A vida dos seus amigos não é tão incrível quanto você imagina

Uma equipe de pesquisadores, liderados pela psicóloga Sarah W. Helms, chegou à conclusão que adolescentes superestimam a vida de seus amigos. Em outras palavras, eles acreditam que os amigos saem mais, namoram mais, bebem mais - todas atividades que, para os jovens, seriam associadas a pessoas mais legais.

O estudo foi realizado em duas partes. Em um primeiro momento os pesquisadores dividiram 235 alunos do ensino médio de um colégio público em quatro categorias (“atletas”, “populares”, “nerds” e “valentões” - lembrou de O Clube dos Cinco?), para saber se algum grupo achava outro mais divertido. Naturalmente, os atletas e populares foram os mais superestimados.

O método foi simples: primeiro eles perguntaram para os alunos com qual frequência eles tinham um comportamento considerado “arriscado” (como beber, fumar ou fazer sexo) e “benéfico”. Depois, perguntaram quais grupos partilham os mesmo comportamentos.

O resultado foi assustador: sempre achamos ser menos legais que nossos amigos. Por exemplo, os que não estavam no grupo dos atletas sempre achavam os atletas mais legais. Ao mesmo tempo, os atletas achavam os populares mais legais e assim sucessivamente.

A segunda parte do estudo foi feita com outros 166 alunos do nono ano de outro colégio, com renda menor e em uma zona rural dos EUA. Os pesquisadores usaram o mesmo método para descobrir quem era popular e quem não era. A diferença foi o tempo: eles repetiram as perguntas por dois anos. Concluíram que o comportamento que os adolescentes diziam ser de pessoas “legais”, como beber ou fumar, tornava-se um hábito entre eles.

A psicologia explica esse efeito como “ignorância pluralística”, um estado onde muitos membros de um grupo têm crenças erradas sobre o comportamento de outros membros, superestimando-os e sendo influenciados.

Então, não pense que seu amigo tem uma vida tão excitante assim. Ela é tão divertida - ou sem graça - quanto a sua!

Fonte: Galileu

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis