F-1: Rosberg garante a sua 11ª pole na temporada do ano em Abu Dhabi. Hamilton, o líder, vem logo atrás

Nico Rosberg, vice-líder da temporada da F1, garantiu neste sábado, a pole position para o GP de Abu Dhabi, que será realizado neste domingo e é a última prova do ano. Ele cravou 1:40.480 em sua última volta. Foi a pole de número 11 do alemão em 2014. O inglês Lewis Hamilton, seu companheiro de Mercedes e o líder da competição, terminou em segundo, 386 milésimos atrás de Rosberg, e sairá ao seu lado.

O primeiro lugar foi muito comemorado por Rosberg. Afinal, no Q1 e no Q2, ele ficara atrás de Hamilton. Na hora da decisão, conseguiu as duas melhores voltas. Com isso, o alemão entra com moral para a corrida, na qual tem de tirar uma diferença de 17 pontos a favor de Hamilton. O alemão, por exemplo, tem de terminar em primeiro e o rival em terceiro. Para não depender de nenhum resultado e garantir o seu segundo título, Hamilton deve vencer ou terminar em segundo.

Em seguida, no grid, apareceram as duas Williams: o finlandês Valtteri Bottas roubou o terceiro lugar de Felipe Massa quando o cronômetro de fim dos treinos já estava zerado. Já as duas Ferraris foram mal. Kimi Raikkonen terminou em nono e Fernando Alonso foi apenas o décimo.

Fonte: Terra



Camilo Santana quer ampliação de repasses federais para o Ceará

O governador eleito Camilo Santana (PT) afirmou que é preciso renegociar os valores dos repasses federais para o Ceará. “Do jeito que está, nós vamos ter que reduzir gastos em outros setores para garantir um serviço essencial”, declarou o petista, referindo-se à Saúde. De acordo com ele, “a cada um real que o governo federal repassava (há oito anos), nós gastávamos um. Hoje, a cada um real que o governo repassa, o estado gasta cinco”. Camilo foi o quarto entrevistado da série “Debates Grandes Nomes”.

O governador eleito afirmou que o volume dos repasses cresceu em valores absolutos, mas caíram proporcionalmente. Ele também afirma que há discrepâncias regionais entre as transferências. “O grande volume de recursos do Brasil vão para a região Sul e Sudeste”, afirmou. O petista garantiu que seguirá com a bandeira de Cid Gomes (Pros) em defesa de um novo marco para a partilha dos royalties do petróleo, o que garantiria mais recursos para o Nordeste. “Até porque o Nordeste deu a grande vitória a presidente Dilma”, disse o governador eleito.

Cultura
Quanto a um dos pontos mais criticados da gestão Cid – e que o governador eleito admite precisar de uma “sacudida” -, Camilo prometeu que o próximo gestor da pasta da Cultura será escolhido por critérios técnicos. “Não haverá intervenção partidária ou política na escolha desse gestor”, afirmou. Ele também prometeu que 1,5% da receita do Estado serão destinados ao setor.

O petista destacou o Comitê de Cultura criado por sua campanha – de acordo com o próprio, ele foi o único candidato a fazê-lo. Este espaço, segundo Camilo, gerou debates sobre o assunto que ele pretende ampliar, prometendo engajar a classe artística na discussão. o petista vê a cultura como um elemento no combate à violência.

Camilo afirmou que deve descentralizar as ações de cultura, não apostando em grandes obras como carro-chefe de sua gestão na área. Entretanto, ele mesmo admite, “eu não sentei ainda com essa área para discutir isso”.

Segurança
Outra área em que o atual governo tem enfrentado duras críticas, a segurança foi descrita como “complexa” pelo governador eleito. Ele garantiu um tom de continuidade em sua gestão, afirmando que “se nós dissermos que não houve um esforço grande desse governo nessa área, nós estaríamos falando uma mentira”.

Apesar disso, Camilo declarou que trabalhará para que as estatísticas sobre a violência melhorem mais rápido do que na atual gestão. Entretanto, afirmo que “ninguém vai ter aqui um salvador e ninguém aqui vai fazer mágica para resolver a coisa de uma hora para a outra”.

De acordo com entrevistado, o aumento da criminalidade envolve fatores que fogem da esfera estadual. Ele criticou, por exemplo, as leis penais do País. “Têm pessoas que são presas seis vezes e seis vezes são soltas no outro dia”, afirmou. Segundo o petista, é preciso que seja feito um debate para a integração das polícias no nível estadual e federal. Ele afirma que “a questão da segurança pública hoje fica só nas costas do Estado”. Camilo também prometeu reajustes salariais para os profissionais da área, pagando-lhes a média dos Estados do Nordeste. “Há uma distorção salarial muito grande, principalmente na Polícia Militar”, afirma. Porém, o petista avisa que o diálogo com os militares está condicionado a manutenção da hierarquia na Força, considerada fundamental pelo futuro governador para a execução de suas atividades.

Secretários
Sobre a composição da nova equipe de governo, Camilo declarou que ainda não discute nomes. “Eu não tenho compromisso com nenhuma pessoa nem com nenhum cargo desse governo”, afirmou. Ele disse que atuais secretário podem, eventualmente, continuar na gestão.

O petista sugeriu a criação de um conselho com a presença de representantes da sociedade civil, para debater-se as políticas públicas em curso. Camilo também quer a reativação do “Governo Itinerante”, iniciativa de Cid que acabou abandonada.

Entretanto, ele defendeu o ainda governador no quesito “diálogo”. Camilo afirma que Cid foi o primeiro governador do Ceará a receber um líder do sem-terra ou dos trabalhadores rurais. “Antes, quando os trabalhadores iam até o Palácio (da Abolição), era a polícia que os recebia”, afirmou.

Cocó
Coube a Camilo defender Cid Gomes quanto a declaração de que a cerca do Parque do Cocó já equivaleria a sua regulamentação. De acordo com o petista, “o próprio governador Cid determinou que o Conpam (Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente), que é o órgão responsável, fizesse um estudo sobre a regulamentação do parque”.

Segundo Camilo, há pendências jurídicas, envolvendo indenização de terrenos desapropriados, mas admite que não sabe se esse é o problema que impede que a regulamentação saia do papel. “Eu não posso aqui dizer que eu posso resolver isso aqui esse ano (referindo-se a 2015) porque eu não conheço as pendências”. Ele, entretanto, comprometeu-se a realizar os estudos necessários sobre o assunto.

Fonte: O Povo



Crato (CE): Gestora da assistência social do município recebe o prêmio “Vivência Social 2014”

Com um trabalho voltado para a promoção de ações com ênfase na proteção à criança e ao adolescente, a valorização da pessoa idosa,  a realização de cursos sustentáveis que aumentam a autoestima, bem como também proporcionam a geração de renda às famílias menos favorecidas e a implementação do Bolsa Família, a secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato, Elisangela Rodrigues,  é homenageada com o prêmio “Vivência Social 2014”.

O prêmio é o reconhecimento nacional do trabalho de líderes municipais que não medem esforços para levar melhor condição de vida à população mais necessitada de recursos e proteção. O 3º Fórum Nacional Sustentável de Secretarias de Assistência Social acontece no período de 20 a 23 de novembro, no Hotel Mercure Internacional, na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e reunirá gestores das secretarias de assistência social e das secretarias de saúde municipal de todo o país.

Os critérios pesquisados onde a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) obteve excelente índice de ações positivas ao município durante os anos 2013 e 2014 foram os seguintes:

Ações e Projetos praticados no município;
  • Definições das prioridades da política municipal de assistência social;
  • Elaboração do Plano Municipal de Assistência Social;
  • Gestão dos recursos, bem como os ganhos sociais e o desempenho dos programas e projetos aprovados;
  • Formulação de estratégias e controle da execução da política de assistência social;
  • Qualidade para o funcionamento dos serviços de assistência social público, execuções financeiras e orçamentárias do Fundo Municipal de Assistência Social, e fiscalização da movimentação e aplicações dos recursos.
Assessoria de Imprensa/PMC



Morre Seu Lunga, aos 87 anos, em Barbalha

O sucateiro que se tornou um personagem da cultura popular nordestina, Joaquim Santos Rodrigues, conhecido como "Seu Lunga", morreu hoje pela manhã, por volta de 9h30, aos 87 anos, em decorrência de um câncer no esôfago. Ele estava internado no hospital São Vicente, em Barbalha. Seu Lunga morava com a esposa Carmelita Rodrigues Camilo e foi desse matrimônio que nasceram 13 filhos.

Biografia
Joaquim dos Santos Rodrigues nasceu em 18 de agosto de 1927, no Sítio Gravatá no município de Caririaçu, e viveu a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré. Recebeu um apelido por uma senhora, que era vizinha, e passou a chamá-lo de Calunga, que mais adiante se reduziu para Lunga. Com 16 anos de idade foi morar no município de Juazeiro do Norte. Casou em 1951 e tornou-se pai de treze filhos. Lunga era dono de uma sucata em Juazeiro do Norte que vendia de tudo, desde aparelhos de televisão a frutas.

Processo
Em 2011, Seu Lunga venceu um processo contra o cordelista Abrahão Batista, que utilizava o apelido do sucateiro em suas publicações. "Eu não desejo nenhuma indenização. Quero somente que ele deixe de escrever mentiras em meu nome", disse, à época, ao Diário do Nordeste. Abrahão publicou o cordel com o título "As histórias de Seu Lunga, o homem mais zangado do mundo", que narra frases e respostas atribuídas ao comerciante.

Fonte: Diário do Nordeste

Juazeiro do Norte (CE): Avanços nas pesquisas sobre Padre Cícero

Com avanços nas pesquisas e importantes descobertas relacionadas às causas do Padre Cícero e de Juazeiro do Norte, foi encerrado, na tarde de ontem, neste Município, o IV Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero. O evento trouxe como temática central o aprofundamento nos estudos relacionados às três primeiras edições, dando continuidade como eixo central à questão “E... onde está ele?”.

Um das novidades apresentadas no evento diz respeito aos fatos milagrosos ocorridos em Juazeiro, que começaram a ser divulgados na imprensa em 1887, e não apenas a partir de 1889, tendo como personagem central a beata Maria de Araújo. Temáticas relacionadas às curas e ao Padre Cícero, crescimento das igrejas evangélicas e a presença da umbanda foram questões novas introduzidas nos debates, além da preservação do patrimônio histórico.

A descoberta da divulgação dos milagres de Juazeiro do Norte, segundo a pesquisadora Fátima Pinho, ocorreu a partir de uma ampla análise junto às publicações relacionadas ao Município, que já ocorriam antes também com assuntos voltados à política e à religiosidade na cidade.

Mas, em relação ao milagre, ela disse que, antes de 1889, as publicações referiam-se à beata Maria de Araújo como Maria de Jesus. Jornais de outros Estados, além do Nordeste, chegaram a publicar os fatos ocorridos na terra do Padre Cícero, a exemplo do Amazonas, Pará e Espírito Santo. O seu trabalho foi elogiado pelos pesquisadores pela ampla pesquisa que demonstrou novidades acerca dos estudos relacionados aos fatos de Juazeiro.

A professora Maria do Carmo Pagan Forti disse que esse simpósio teve uma peculiaridade, por não se conter aos ‘achismos’, mas que deu uma dimensão mais aprofundada dos estudos, com maturidade no nível das pesquisas e discussões protagonizadas pelos participantes.

A pesquisadora trouxe, no segundo simpósio, um dos temas considerados tabu, relacionado ao milagre da beata Maria de Araújo, que pela primeira vez foi debatido num ambiente público e de forma ampla.

Para a coordenadora do evento, Sandra Nanci Freire, a Universidade Regional do Cariri (Urca), órgão realizador do encontro, juntamente com a parceria da Diocese do Crato e do Geopark Araripe, cumpre a importante missão de debater questões de grande relevância no que diz respeito ao processo de desenvolvimento regional.

“O Padre Cícero está dentro de todo esse processo como o grande protagonista”, diz ela, ao ressaltar que a instituição se associa justamente por estar cumprindo o seu papel em prol do crescimento Cariri, além de fazer com que esses processos estejam cada vez mais sendo compreendidos. A coordenadora ressaltou a presença de grandes pesquisadores, com novos trabalhos apresentados em torno das discussões a respeito da religiosidade e o estímulo para que novas pesquisas sejam realizadas.

O simpósio contou com palestrantes e conferencistas do Brasil e exterior, a exemplo da norte-americana Candace Slater, da Universidade da Califórnia Berkeley, além de pesquisadores como Renato Casimiro, e o professor doutor José Gonçalves Gama, da Universidade Católica Portuguesa, que anunciou, durante o encontro, a criação do Museu da Imagem e do Som, em Juazeiro do Norte; o professor Daniel Walker; professora Luitgarde Barros, pesquisadora do Rio de Janeiro; Marcelo Camurça, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), entre outros debatedores.

A conferência de abertura do evento foi ministrada pela irmã Annette Dumoulin, sobre o tema central do evento.

Mais informações 
Universidade Regional do Cariri (URCA)
Pró-Reitora de Extensão da URCA
Rua Cel. Antônio Luis, 1161
Telefone (88) 3102 .1200

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Padre escondia drogas entre os santos da igreja

Os 176 quilos de maconha apreendidos com o Padre Mário Roberto Gomes de Arruda, de 44 anos, ficavam escondidos entre as imagens do santos, na igreja Católica São Judas Tadeu, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. A quantidade da droga é considera a maior apreensão de 2014 pela Polícia Civil de Pernambuco. A apresentação do caso foi divulgada na tarde desta sexta-feira (21), na sede da Polícia Civil, no bairro da Boa Vista, área central do Recife.

As investigações foram iniciadas há um mês, após denúncias de tráfico de drogas no município. Além do padre, mais duas pessoas também foram presas: Joselin Joana de Oliveira e Eduardo José dos Santos, ambos de 20 anos. Ainda de acordo com a polícia, existe uma suspeita de triângulo amoroso entre os traficantes. “Estamos estudando esta hipótese. Mas, até o momento, não podemos confirmar nada”, disse o coordenador de operações do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Sérgio Ricardo.

Além da maconha, os policiais também apreenderam, dentro da igreja, duas armas de fogo e uma carteira de autoridade eclesiástica, possivelmente falsa. “Durante as investigações, recebemos uma informação de que ele (padre) chegou a ameaçar um bispo de outra igreja, dizendo que, caso fosse expulso da paróquia, dava um tiro no religioso”, concluiu o coordenador.

De acordo com o vigário geral da Diocese de Jaboatão dos Guararapes, Padre Gustavo Lima, Mário Gomes estava afastado há sete meses da igreja, mas não queria sair do local. “Ele foi afastado do cargo por má conduta, desobediência e incontinência. Os fieis da paróquia contou a Diocese que o padre vivia embriagado. Pedimos para ele sair da igreja, mas ele não obedeceu à ordem”, disse.

Ainda segundo o Padre Gustavo Lima, a notícia do tráfico de drogas foi surpresa para o clero. “Não tínhamos ideia de que ele mantinha drogas dentro da igreja. Quando vimos ele preso, pensamos que tinha sido por causa da desobediência de não querer sair da paróquia”, contou.

O padre e os outros dois presos foram autuado em flagrante por tráfico de entorpercente e associação para o tráfico.

Fonte: Leia Já



TCU aponta superfaturamento de R$ 42 mi em obra de transposição

O Tribunal de Contas da União (TCU) julgou nesta quarta-feira (19) um processo que aponta superfaturamento de R$ 42 milhões em trechos das obras de transposição do rio São Francisco.

O montante representa 4,7% do orçamento de R$ 895 milhões do projeto. Trata-se da construção de um canal com 112,5 quilômetros, cruzando 13 cidades da Paraíba.

O empreendimento foi financiado com recursos federais do Ministério da Integração Nacional e administrados pelo governo do Estado da Paraíba.

Além das suspeitas sobre os valores, os ministros do tribunal encontraram irregularidades na licitação organizada pela Secretaria de Meio Ambiente paraibana, em 2010. A pasta, ainda segundo o TCU, também não aprovou os projetos básicos apresentados pelas empreiteiras.

Parte das exigências incluídas no edital prejudicou a competitividade do processo, de acordo com o relator do processo, ministro do TCU Bruno Dantas.

"Assim, as empresas que se sagraram vencedoras apresentaram descontos inferiores a 1%", salienta Dantas, em seu voto.

A obra foi dividida em três lotes. As empresas Carioca Christiani-Nielsen Engenharia, a S/A Paulista de Construções e Comércio e a Serveng-Civilsan arremataram o primeiro trecho, apresentando uma proposta de R$ 203 milhões.

Já os outros dois ficaram com o consórcio Acauã (empresas Construtora Queiroz Galvão, Via Engenharia, Construtora Galvão Engenharia e Construtora Marquise), que ganharão cerca de R$ 690 milhões para executá-los.

Queiroz Galvão e Galvão Engenharia estão sendo investigadas pela Polícia Federal, na Operação Lava Jato, e são acusadas de integrar o cartel que, segundo a PF, participou do esquema de corrupção na Petrobras.

O TCU constatou superfaturamento nos três lotes: R$ 4 milhões no primeiro (equivalente a 1,2% do orçamento desse trecho); R$ 27 milhões no segundo (8,5%) e, no último, de R$ 11,3 milhões (6%).

O tribunal estabeleceu prazo de 15 dias para o governo da Paraíba adotar providências, sanar os sobrepreços e considerar a possibilidade de fazer alterações nos contratos e nos aditivos já firmados.

O TCU informou ao governo do Estado e ao Ministério da Integração sobre as improbidades encontradas pela auditoria, além de pedir o envio da decisão às construtoras responsáveis pelas obras.

No curso do processo, os consórcios questionaram parte da metodologia adotada pelos técnicos do tribunal e argumentaram que já foram feitas algumas revisões nos orçamentos, reduzindo o sobrepreços apontado.

A reportagem não conseguiu contato com a Secretária estadual de Recurso Hídricos e Meio Ambiente da Paraíba.

Fonte: Folhapress



Secitece e STDS encerram primeira semana de reuniões da equipe de Camilo

A primeira semana do processo de transição foi encerrada com a realização de mais duas reuniões: com as secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece) e do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Até esta sexta-feira (21/11) , já aconteceram encontros com nove secretarias e seus órgãos vinculados.

As reuniões são comandadas pelo governador eleito do Ceará, Camilo Santana, e delas participam a comissão de transição - composta pela vice-governadora eleita, Izolda Cela, e pelos deputado Mauro Filho, secretário adjunto da Seplag, Carlos Eduardo Sobreira, chefe de gabinete do Governo Cid Gomes, Danilo Serpa, e coordenador do Plano de Governo, Eudoro Santana.

A Sefaz abriu a série de reuniões com a comissão de transição e equipe de plano de governo, na última terça-feira (18/11). No mesmo dia, ainda participaram Seplag e CGE. Na quarta-feira (19/11), o governador eleito recebeu as pastas das Cidades, Turismo e Esporte. A quinta-feira (20/11) foi dedicada à cúpula da Segurança Pública do Ceará. Na ocasião, foram ouvidas a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Controladoria Geral de Disciplina (CGD).

Secitece e STDS
O secretário René Barreira apresentou a estrutura da Secitece, seus projetos, estratégias e ações, além de todas as informações sobre as suas vinculadas. Cabe à Secitece, ainda, a gestão das universidades estaduais do Ceará (Uece, Urca e UVA), além do Instituto Centro de Educação Tecnológica (Centec), Funcap e Funceme.

Pela STDS, o secretário Josbertini Clementino apresentou a estrutura, programas, projetos e ações da pasta., Entre eles, os Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITs), os ABCs e ações integradas com o Pronatec. O objetivo é promover iniciativas que promovam a qualificação social e profissional com foco na empregabilidade e inclusão social.

As reuniões da transição continuam na segunda-feira.

*Com informações da assessoria de Camilo Santana



Crato (CE): Secretaria de Educação lança edital de seleção para professores no ProJovem

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria Municipal de Educação, disponibiliza edital para o Processo Seletivo Simplificado, para contratação temporária de pessoal para atuação no Programa Projovem Urbano 2014, na cidade do Crato/CE.

O edital está disponível no site da Prefeitura. As inscrições serão realizadas na sala da Coordenação do Projovem Urbano, na escola São Francisco, localizada à rua Leandro Bezerra, nº 406, Centro, Crato, CEP 63.100-090, no período de 01 a 12 de dezembro de 2014, nos horários de 7h às 11h e de 13h às 17h.

Estão sendo oferecidas vagas para professores, objetivando o preenchimento de cargos, distribuído nas seguintes áreas: Ciências Humanas (História e/ou Geografia), Língua Portuguesa, Inglês, Matemática e Ciências da Natureza.

Vagas também para educador de Participação Cidadã, educadores para o Monitoramento do Acolhimento às crianças de 0 a 8 anos, filhos dos estudantes atendidos pelo programa, educador de Qualificação Profissional e Tradutor e Intérprete de Libras.

Os interessados deverão portar curriculum vitae, RG, título de eleitor, comprovante de quitação eleitoral, CPF, PIS/PASEP, carteira profissional, comprovante de endereço, certificado de reservista ou de dispensa de corporação, em caso de candidato do sexo masculino, declaração pessoal de que não sofreu condenação definitiva por crime ou contravenção, nem penalidade disciplinar no exercício de qualquer função pública, diploma, de acordo com o requisito do cargo pleiteado.

O processo seletivo constará de duas etapas que são a análise do currículo, e entrevista. A convocação dos funcionários terá a validade de 18 meses e o inicio das aulas do curso, com previsão para o dia 23 de fevereiro de 2015, data sujeita a alterações conforme deliberações do Ministério da Educação.

Assessoria de Imprensa/PMC



Consultores revelam 5 truques que lojas usam para seduzir cliente no Natal

Falta pouco mais de um mês para o Natal, e a corrida pelas vendas já começou. Na busca para fisgar o maior número de consumidores, muitas lojas adotam truques simples e atrativos. Algumas soluções nem representam custo para o lojista, apenas trabalham com estratégia e sedução do cliente.

Consultores ouvidos pelo UOL disseram que deixar o preço sempre à mostra, destacar os produtos na loja e oferecer pacotes com itens diversificados são ações acessíveis e eficientes para atrair vendas. O momento é o ideal para os empreendedores. Segundo a Associação Comercial de São Paulo, o Natal é responsável por cerca de 15% do movimento médio anual do varejo.

"Dependendo da atividade, o faturamento do empresário pode até mesmo dobrar na época de Natal", afirma Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo).

Uma estratégia usada nesta época para vender mais é conhecer o histórico de vendas, segundo Caetano. Os comerciantes descobrem quais produtos destacar na prateleira ao rever o registro de vendas de anos anteriores. Isso mostra quais foram os artigos mais procurados, o que encalhou, quais foram os horários de pico e se houve problemas com trocas de mercadorias.

Carlos Cruz, diretor do IBVendas (Instituto Brasileiro de Vendas), diz que é importante ter uma equipe bem orientada para identificar as necessidades do cliente. "Nesta época, o consumidor está predisposto a comprar. Ao descobrir quantas pessoas ele precisa presentear, por exemplo, o vendedor pode oferecer várias opções e vender mais de um produto."

Fazer campanhas específicas para o Natal, inserindo a data na comunicação da empresa no site e nas redes sociais, também ajuda a atrair mais clientes, segundo Cruz. "Produtos específicos de Natal ou Ano-Novo também merecem destaque na loja, até para não encalharem após a data", diz.

Veja abaixo cinco truques que as lojas usam para impulsionar as vendas de fim de ano.

1- Produtos em destaque
Em geral, os produtos ficam ao alcance ao consumidor. Itens exclusivos para a data recebem destaque para não encalhar, pois mercadorias bem sinalizadas vendem mais rápido. Ao analisar o histórico de vendas em anos anteriores, o lojista pode saber o que vende mais e o que encalha.

2- Cliente paparicado
Ouvir o cliente com cuidado, identificar suas necessidades e oferecer opções são estratégias de bons vendedores. Assim, em vez de vender um produto só, é possível vender mais. Neste caso, uma equipe bem treinada e atendimento padronizado fazem a diferença.

3- Preço em evidência
Nem todas as lojas fazem isso, mas destacar todos os valores que fazem parte da compra, as condições de pagamento e as de troca, se houver, evita perda de tempo com consultas a vendedores e permite que o cliente avalie se está de acordo com as suas possibilidades de gasto.

4- Campanhas para o período nas redes sociais
Incluir o Natal na comunicação da empresa no site e nas redes sociais faz com que o cliente associe a loja ao período e lembre dela na hora de comprar presentes. O envio de e-mails para clientes cadastrados também ajuda a aumentar o fluxo de pessoas no ponto de venda.

5- Pacotes com itens diversificados
Pacotes que combinam vários produtos, por faixa etária e sexo, ou a oferta de itens complementares ao que está sendo comprado são formas de aumentar o gasto médio e desencalhar itens.

Fonte: UOL



Secretários de Segurança de 15 estados se reúnem para debate no Ceará

Os secretários de 15 estados brasileiros participaram nesta sexta-feira, 21, da 56ª reunião ordinária do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), realizada no Centro de Eventos do Ceará. Entre os assuntos abordados, a reformulação do Código Penal foi o mais debatido.

Com a presença do secretário de Segurança do Ceará, Servilho Paiva, e do presidente do Consesp, o secretário Alexandre Bustamante dos Santos (MT), o evento teve como objetivo planejar estratégias e debater ideias sobre o combate à violência, além da troca de informações sobre os Estados.

De acordo com Bustamante, atualmente, a legislação é permissiva, visto que os crimes de furto e receptação são afiançáveis. O secretário ainda afirmou que o modelo contribui para o aumento da criminalidade.

Participaram do evento os secretários dos estados do Mato Grosso (Alexandre Bustamante), Goiás (Joaquim Mesquita), Pará (Luiz Fernandes Rocha), Paraíba (Cláudio Coelho de Lima), Pernambuco (Alessandro Carvalho Liberato), Paraná (Leon Grupenmacher), Rio de Janeiro (José Mariano Beltrame), Rio Grande do Norte (Elieser Monteiro), Santa Catarina (César Augusto Grussa), Amazonas (Aloísio Paes), Bahia (Ary Oliveira), Espírito Santo (Guilherme Pacífico), Piauí (Francisco Magalhães Júnior), Roraima (Eduardo Wayner Santos), além do secretário cearense, Servilho Paiva.

Fonte: O Povo



Conheça os 15 benefícios à saúde da dieta vegana

Novembro é o mês vegano e a data é dedicada a despertar o interesse pelas preferências na dieta e no estilo de vida de quem evita proteína animal. As pessoas presumem que veganos sejam pessoas com pouco apetite que estão se privando de uma alimentação adequada, mas uma dieta vegana tem todos os ingredientes necessários para manter uma pessoa forte e saudável. E ainda com vantagens! Veja 15 delas a seguir:

PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS
Uma dieta vegana reduz o risco de desenvolver doenças degenerativas crônicas como obesidade, hipertensão e diabetes do tipo 2 devido à baixa ingestão de gorduras saturadas

PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDÍACAS
Veganos não consomem nenhuma gordura animal nem colesterol, diminuindo assim as chances de desenvolver doenças coronarianas - causa da morte de 5 milhões de pessoas anualmente. É possível até reverter alguns danos já causados ao coração por uma dieta onívora ao aderir ao veganismo

PREVENÇÃO DO CÂNCER
As dietas vegetariana e vegana previnem câncer. Em particular, a dieta vegana previne tipos de câncer como o de cólon, de mama, da próstata, do estômago, do pulmão e do esôfago

PREVINE A OBESIDADE E MANTÉM A FORMA
Se a forma física é uma preocupação sua, ser vegano é uma maneira de prevenir a obesidade e manter o baixo peso sem precisar contar muito as calorias ingeridas

PREVENIR INTOXICAÇÃO ALIMENTAR
Alimentos contaminados geralmente têm origem animal, portanto, ser vegano previne doenças como a comuníssima salmonella

AUMENTAR A EXPECTATIVA DE VIDA
De acordo com um estudo que analisou durante 30 anos 600 centenários japoneses, o segredo de sua longevidade foi a ingestão de uma dieta de baixo valor calórico e a presença de carboidratos complexos, rica em fibras, legumes e soja

DIMINUIÇÃO DA PEGADA ECOLÓGICA
Uma dieta baseada em vegetais diminui a incidência de doenças digestivas como a constipação e as hemorroidas. Além disso, as dietas veganas diminuem o custo ambiental da alimentação

PREVENÇÃO DO CONSUMO DAS TOXINAS
Estudos estimam que quase todos os resíduos de toxinas são encontrados nas carnes, peixes e laticínios. Ser vegano é evitar que estas toxinas acabem ingeridas

MELHORA DA IMUNIDADE
A dieta vegana é cheia de produtos que melhoram a imunidade, como legumes, cereais integrais, sementes e derivados da soja

ANTI-CARCINOGÊNICOS NATURAIS
As frutas e legumes são cheios de fito-químicos - antocianinas e carotenoides que ajudam a prevenir o câncer em geral

PREVENÇÃO DE DOENÇAS NEURONAIS
Frutinhas, ervas, temperos e verduras têm antioxidantes. O consumo deste tipo de alimento previne os males de Alzheimer e o Parkinson

DESINTOXICAÇÃO DO CORPO
Comparada com outras dietas vegetarianas, as veganas tendem a conter menos gorduras saturadas e mais fibras, o que naturalmente desintoxica o organismo

REDUÇÃO DAS ALERGIAS
Reduzir o consumo de carne, laticínios e ovos geralmente alivia diversas alergias

MELHORA DA DISPOSIÇÃO
O consumo de mais legumes e frutas melhora a disposição das pessoas em relação à dieta com ingestão de carnes

REDUÇÃO DA TPM
A dieta vegana reduz e pode até eliminar os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM)

Fonte: MSN



Crato (­CE): Nota de Esclarecimento do agente do Demutran José Wellylvan Calou

Diferentemente do conteúdo das noticias divulgadas em diversos meios de comunicação de nossa região, venho a público, através desta, esclarecer a sociedade de minha terra, que em momento algum, afugentei­-me e muito menos me ausentei de minhas responsabilidades, em razão dos fatos ocorridos, na sede do DEMUTRAN/Crato, na manhã do último dia 19 (dezenove) de Novembro do corrente ano, quando, na intenção de evitar a queda da arma de fogo que portava legalmente, em minha cintura, acidentalmente, foi disparada, em virtude do instinto da contrição nervosa recebida pelo meu braço direito, decorrente de uma segunda descarga elétrica, recebida de um equipamento eletrônico, a altura do pescoço, o que fez a mesma disparar de dentro da própria "bainha" e o projetil, ter ido de encontro a "panturrilha" de um amigo oficial militar, esposo de uma colega de trabalho, pelos quais, desfrutamos de uma amizade recíproca;

Esclareço, contudo, que espontaneamente prestei esclarecimentos a autoridade policial e, como não poderia ser diferente, em razão de minha formação familiar, pessoal e de minha conduta, acompanhei por intermédio de meus familiares o atendimento ao amigo vitimado junto ao Hospital Regional do Cariri e, estarei sempre, sempre à disposição das autoridades administrativas, policiais e judiciárias, quando assim for necessário, para que os fatos possam ser verdadeiramente esclarecidos.

Crato(CE), 20 de Novembro de 2014.

JOSÉ WELLYLVAN CALOU DE MENESES LOBO



Governo adia anúncio da equipe econômica; conheça cotados

Depois de mobilizar toda a equipe do Palácio do Planalto, a Presidência da República informou que não haverá mais anúncio de nomes de ministros nesta sexta-feira (21), segundo a jornalista Cristiana Lobo. A decisão foi da presidente Dilma Rousseff. As razões não foram explicadas até agora.

A presidente Dilma Rousseff deveria anunciar hoje (21) sua nova equipe econômica composta por Nelson Barbosa, Joaquim Levy e Alexandre Tombini, disseram fontes do governo à Reuters.

Segundo uma dessas fontes, no momento já está definido que Tombini seguirá como presidente do Banco Central. As fontes, que falaram sob a condição de anonimato, não disseram quem seria o ministro da Fazenda e quem seria o titular do Planejamento. "Será um dia longo", limitou-se a dizer uma das fontes.

O ministro do desenvolvimento também já estaria escolhido. O senador Armando Monteiro (PTB-PE) foi convidado, pela presidente, para ocupar o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Dilma estava reunida nesta manhã com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Na agenda da presidente, estão previstos ainda "despachos internos" na parte da tarde. Uma fonte do mercado financeiro também disse à Reuters sobre a equipe sendo formada por Levy, Barbosa e Tombini.

Os mercados financeiros reagiam positivamente aos nomes. O dólar e os juros futuros recuavam, enquanto a bolsa subia quase 2 por cento. Dilma tinha considerado inicialmente o presidente Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, para comandar a Fazenda, mas na fase atual da montagem dos principais titulares da equipe econômica já está fora de cogitação, segundo outra fonte do governo.

A presidente passou então analisar um outro nome do grupo Bradesco para compor sua equipe econômica.

Joaquim Levy esteve à frente do Tesouro Nacional na gestão do ex-ministro Antonio Palocci, quando o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula buscava conquistar a confiança dos agentes econômicos. Levy atualmente é o diretor-superintendente do Bradesco Asset Management, braço de gestão de recursos do Bradesco.

Nelson Barbosa também já integrou o governo, como secretário-executivo do atual ministro da Fazenda, Guido Mantega, até 2013. E enquanto esteve no governo sempre teve proximidade com a presidente. Ele chegou a ser especulado como sucessor de Mantega ainda durante os primeiros anos do governo Dilma.

Tombini preside o BC desde o início do governo e também já teve seu nome especulado para assumir a pasta da Fazenda.

Um indício de que Tombini se manteria na equipe econômica foi sua participação inesperada na reunião de cúpula do G20 na Austrália no último fim de semana.

Dias antes da viagem de Dilma para a reunião, Tombini não estava listado na comitiva presidencial e tinha inclusive participação confirmada numa reunião com investidores em Londres.

Fonte: Reuters



10 fatos que vão mudar sua opinião sobre os EUA

Há tempos o tal do “american way of life” (o modo de vida americano) é visto como uma luz no fim do túnel para muita gente, sendo a solução perfeita para quem reclama muito em viver aqui no Brasil. Se você realmente acha que os americanos são os grandes defensores das liberdades de cada indivíduo ou enxerga os caras como a nação com a melhor qualidade de vida do planeta, saiba que está totalmente equivocado em seu pensamento.

Assim como todas as nações do universo (seja o planeta que for), a nação americana também têm telhado de vidro, mas é claro que nem sempre a gente fica sabendo dos “podres” deles, pois as informações são constantemente camufladas — no país do futebol também não é diferente.

Com isso em mente, a equipe do Mega Curioso resolveu arregaçar as mangas e revelar alguns dados lamentáveis acerca dos EUA que provavelmente você não faz a mínima ideia de que eles sejam realmente verdadeiros. Confira, mas não fique surpreso por não ter acesso a estas informações anteriormente:

1. Maior população carcereira
Desde os anos 80, a surreal taxa de encarceramento dos Estados Unidos já virou até negócio para muitos empresários, em que uma nova categoria de milionários consolida seu poder político. Na prática, os tais donos de prisões privadas não passam de verdadeiros donos de escravos, que trabalham encarcerados arduamente por míseros salários inferiores a 50 cents por hora.

Aliás, leis precárias que aprovam sentenças de até 15 anos de prisão para crimes menores (como roubar chicletes, por exemplo) estão fazendo com que alguns municípios americanos sobrevivam através do dinheiro obtido nas grandes prisões, em que, obviamente, pobres e negros são aqueles que mais sofrem com isso. Para você ter ideia, os negros representam 13% da população norte-americana, mas compõem 40% da população prisional do país.

2. Pobreza infantil absurda
De acordo com alguns cálculos, os EUA já possuem mais de 16 milhões de crianças que vivem fora do status de “segurança alimentar”, ou seja, em famílias sem a mínima capacidade econômica para cuidar dos requisitos nutricionais mínimos de um ser humano.

Consequentemente, essa criançada têm piores resultados na escola, aceitam empregos medíocres, não conseguem cursar uma universidade e possuem mais chances de serem presos ao longo da vida.

3. Invasões e bombardeios desenfreados
Você já parou pra pensar que, entre 1890 e 2012, os americanos já invadiram ou bombardearam 149 países? Pois é, senhoras e senhores, esse número é maior do que os países que eles não invadiram, ou seja, os EUA já causaram praticamente em todos os cantos do globo terrestre.

Alguns dados polêmicos mostram que mais de oito milhões de mortes foram causadas pelo país só no século XX — Hitler ficou pra trás nessa. Atualmente, de acordo com o ilustre e poderoso Obama, os EUA estão conduzindo mais de 70 operações militares secretas em vários locais do Planeta Azul, além de aumentar consideravelmente o orçamento militar norte-americano desde a Segunda Guerra Mundial.

4. Apoio mínimo de maternidade
Você sabia que as mulheres americanas não têm direito a absolutamente nenhum dia pago antes ou depois de dar à luz? Pois é, triste realidade. Para você ter ideia, o comum é oferecer entre 12 e 50 semanas pagas quando a mulher se encontra em licença de maternidade — a maioria dos países adota essa prática.

5. A vida é dura sem plano de saúde
Os Estados Unidos possuem mais de 50 milhões de pessoas que não assinam nenhum tipo de plano de saúde, e o resultado disso não sai barato: viagens de ambulância custam em média R$1300 e a estadia num hospital público mais de R$500 por noite. Com isso, o número de norte-americanos que morrem por não poderem aderir a nenhum tipo de plano de saúde já chega a 125 por dia — triste.

6. Passado negro
Caso você não saiba, os índios e colonos americanos nunca dividiram o mesmo peru na mesa em jantares especiais ou algo do tipo. Na verdade, a história dos EUA teve início com o programa de erradicação dos índios, em que o país foi fundado sobre o genocídio de 10 milhões de nativos.

Além disso, os Estados Unidos foi o primeiro país no globo terrestre a oficializar esterilizações obrigatórias como parte de um programa de eugenia, que, inicialmente era contra pessoas portadoras de deficiência e, mais tarde, contra negros e índios — que história suja, não?

Infelizmente, os dados não são nada positivos para os nativos: só entre 1940 e 1980, 40% de todas as mulheres em reservas indígenas foram esterilizadas pelo governo.

7. Não vale ser comunista
Se você deseja viver em qualquer pedaço de terra norte-americana, saiba que será obrigado a jurar não ser comunista, agente secreto, criminoso de guerra nazi, e até mesmo vão fazer aquela típica pergunta de americano: “Já foi membro do Partido Comunista?”. É óbvio que você deve responder negativamente para preservar sua vida.

8. Dívidas ao cursar uma universidade
Os banqueiros adoram a mina de ouro que é o sistema de ensino superior norte-americano, em que os estudantes contraem dívidas assustadoras que, acrescidas de juros, levarão, em média, 15 anos para serem pagas totalmente.

Com isso, os alunos acabam se tornando vítimas de juros absurdos que os bancos cobram, em que muitas vezes eles são forçados a fazerem novos empréstimos para pagarem os antigos — e assim sobreviver com apenas poucos trocados no bolso.

De acordo com alguns dados confiáveis, só entre 1999 e 2012, a dívida total dos estudantes norte-americanos cresceu cerca de 500%, chegando à marca de 1,5 trilhões de dólares.

9. Haja munição
Muita gente sabe que os EUA são craques em gastar fortunas com armamentos, não é verdade? Contudo, a surpresa aparece ao compararmos o país com outras partes do mundo: no restante do planeta, há uma arma para cada dez pessoas. Nos Estados Unidos, nove para cada dez, resultando em 30% (mais ou menos 275 milhões) de todas as armas no mundo!

10. Crença forte no capiroto
Diferente do Brasil, a maioria dos americanos são céticos, em que apenas 40% dos norte-americanos acreditam na Teoria da Evolução e 60% acreditam na existência de maligno Satanás e de sua corja infernal. Não é à toa que Rick Santorum, ex-pré-candidato republicano, acusou milhares de acadêmicos norte-americanos de serem controlados por Satã.

Fonte: Mega Curioso (Via Pragmatismo Politico)



F-1: Ferrari confirma saída de Alonso e chegada de Vettel para 2015

A Ferrari confirmou nesta quinta-feira oficialmente o que toda a Fórmula 1 já esperava: Sebastian Vettel será piloto da equipe a partir de 2015.

O anúncio foi feito de forma simples, pelo Twitter da equipe. "É oficial: Sebastian Vettel será piloto da Ferrari e formará dupla em 2015 com Kimi Raikkonen", alertou a conta da escuderia na rede social. O alemão chega para ocupar a vaga de Fernando Alonso, que deixou o time de Maranello.

Segundo a escuderia, o contrato de Vettel tem duração de três anos, de 2015 a 2017. O acerto era dado como certo nas últimas semanas, e ganhou força após a divulgação de um suposto formulário preenchido por Vettel no Brasil como piloto da Ferrari.

"A Scuderia Ferrari decidiu apostar no mais jovem multicampeão da história da Fórmula 1", anunciou Marco Mattiaci, chefe de equipe da escuderia italiana, em nota oficial. "Vettel é uma combinação única de juventude e experiência, e traz com ele todo o senso de espírito de equipe que se provará incalculável quando, junto com Kimi, enfrentar os desafios que nos esperam, uma vez que queremos brigar por resultados o quando antes", completou.

Vettel era especulado para correr na McLaren, na vaga que deverá ser ocupada pelo próprio Alonso. Desta forma, Jenson Button – titular da McLaren entre 2010 e 2014 – passa a ter destino incerto.

O alemão, fã de Michael Schumacher, chega para a equipe italiana com o desafio de recolocá-la na briga por vitórias. Caso Fernando Alonso ou Kimi Raikkonen não vençam o GP de Abu Dhabi, neste domingo, a escuderia encerrará o ano sem uma vitória pela primeira vez desde 1993.

"O próximo estágio de minha carreira na Fórmula 1 será com a Ferrari. Para mim, isso significa o sonho de uma vida", disse Vettel. "Quando eu era criança, Michael Schumacher no carro vermelho era meu grande ídolo. Agora, é uma honra incrível finalmente ter a chance de pilotar pela Ferrari. Tive um pequeno sabor do que o espírito da Ferrari significa quando venci pela primeira vez em Monza, em 2008, com um motor do Cavallino Rampante construído em Maranello. A escuderia tem uma grande tradição no esporte, e estou extremamente motivado para ajudar a equipe a voltar ao topo. Colocarei meu coração e minha alma para fazer isso acontecer", completou.

Revelado pelo programa de formação de pilotos da Red Bull, Sebastian Vettel chegou à equipe após passagens por BMW Sauber (2007) e Toro Rosso (2007 e 2008). Na equipe principal do conglomerado austríaco, foram seis temporadas (2009 a 2014), 38 vitórias e quatro títulos mundiais (2010, 2011, 2012 e 2013).

Alonso fora após cinco temporadas
Minutos antes de anunciar a chegada de Vettel, a Ferrari confirmou a saída de Fernando Alonso após cinco anos. "A Scuderia Ferrari e Fernando Alonso anunciam que, de comum acordo, encerraram seu relacionamento (...). Todos na Scuderia Ferrari agradecem a Fernando por sua grande contribuição nos níves pessoal e profissional", publicou a equipe, relembrando os 1186 pontos, os 44 pódios e as 11 vitórias conquistadas pelo espanhol em cinco anos.

"No rol de grandes pilotos da Ferrari, Fernando Alonso sempre ocupará um espaço especial", disse Marco Mattiaci, o chefe de equipe da escuderia de Maranello, em comunicado oficial.

"Nós oferecemos a ele nosso agradecimento de coração pelo que tem sido uma extraordinária aventura com a Scuderia. Nos últimos cinco anos, ele passou muito perto de conquistar o Mundial de pilotos duas vezes. Estou certo de que um grande piloto como Fernando sempre carregará o Cavallino Rampante (o símbolo da equipe) em seu coração. E espero que os fãs da Ferrari continuem a tê-lo em elevada consideração em seu futuro", completou.

Ainda em comunicado oficial, Alonso agradeceu os esforços da escuderia, lembrou de ter estado próximo do título mundial em pelo menos duas ocasiões e chamou a Ferrari de "família".

"Hoje não é um dia fácil pra mim, porque ainda que eu olhe para o futuro com muito entusiasmo e determinação, é o fim da minha trajetória como piloto da Ferrari. É uma decisão difícil a tomar, mas eu pensei bem e levei meu amor pela Ferrari em consideração. Tenho que agradecer à equipe por entender a minha posição", afirmou o espanhol.

"Eu deixo a Scuderia Ferrari após cinco anos, durante os quais alcancei meu melhor nível profissionalmente, enfrentando desafios que me fizeram encontrar novos limites. Sempre mostrei ser um piloto de equipe, pondo os interesses da Scuderia à frente dos meus. Obrigado a todos os esforços dos homens e mulheres de Maranello, em três ocasiões em que ficamos em segundo lugar no Mundial, duas delas lutando pelo título até o final, correndo em uma posição de liderança por várias voltas. Sem sombra de dúvidas, esses cinco anos produziram alguns dos melhores momentos da minha carreira, e eu sinto que, deixando a equipe, é uma família que estou deixando para trás. Agora, olho para o futuro com grande entusiasmo, sabendo que parte do meu coração sempre estará aqui".

Com a confirmação de Vettel na Ferrari e a ida quase certa de Alonso para a McLaren, passam a restar poucas vagas disponíveis na F1 para 2015. Force India e Toro Rosso têm uma vaga de titular cada uma para confirmar.

Fonte: UOL



Crato (CE): Secretaria de Saúde promove ação pelo dia “D” de combate à Dengue

Cumprindo o calendário de atividades de combate à Dengue, a Secretaria Municipal de Saúde do Crato, através do setor de mobilização social realiza no dia 24 de novembro, segunda-feira, o “Dia D de combate à Dengue”. Ocasião criada objetivando a mobilização social para o combate ao mosquito Aedes aegypti, e assim, promover o controle da doença.

Durante todo o dia os agentes de endemias do Crato estarão realizando um evento de sensibilização com a comunidade do bairro Pinto Madeira, quando na oportunidade será entregue um veículo Van para as endemias, doado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenadora de mobilização social, Maria Iracema Mariano, todos os agentes de endemias estarão participando do mutirão de visitas pelo bairro, abordando a população com informações educativas sobre o tratamento do foco e combate ao mosquito da dengue e as principais formas de preveni-la.

A ação contará com a participação da secretaria de serviços públicos, que estará realizando a limpeza das ruas do bairro, capinagem e pintura de meio fio.

O  coordenador do setor de endemias, Antonio Teles Esmeraldo, destacou que no ultimo boletim, divulgado pela Vigilância Epidemiológica, em 2014, foram notificados 412 pacientes, sendo confirmados 180 casos e nenhum óbito, de janeiro a outubro.

Antonio Teles vê como positiva a ação e ressalta a importância da população em receber no domicilio o agente de endemias.  “A população, cada vez mais, demonstra interesse sobre os cuidados e sabe bem o que fazer para evitar o surgimento do mosquito. Nossa preocupação, agora, é fazer com que ela conheça também os sinais de alerta que a doença apresenta, e colabore com a visita dos agentes para que possamos fazer um combate eficaz”, justifica.

Assessoria de Imprensa/PMC



A psicologia do emagrecimento: aprenda 6 truques para perder peso

Quando o assunto é perder alguns quilinhos, às vezes não adianta apenas escolher a dieta do momento e fazer algum tipo de atividade física. Para tratar a obesidade é preciso entendê-la mais a fundo, até mesmo porque algumas pessoas passam a vida inteira fazendo dieta e simplesmente não conseguem emagrecer.

O ganho de peso tem a ver com o metabolismo e também com a herança genética de cada pessoa. É por isso que tem gente que come muito e não engorda: são pessoas que provavelmente têm o metabolismo mais acelerado e vêm de uma família com mais pessoas magras.

Pesquisas recentes indicam que o número de calorias consumidas pelas pessoas do mundo aumentou muito desde os anos 80. O valor de calorias gastas, no entanto, continua praticamente o mesmo. Ou seja: estamos acumulando cada vez mais.

A maioria das dicas que você vai aprender hoje foi dada por Brian Wansink, que é um pesquisador que estuda como comemos. Esse cara já escreveu livros sobre nossos maiores erros com relação à alimentação e é um dos responsáveis por elaborar um plano alimentar para a galera da Casa Branca.

Wansink fala a respeito do momento em que nos sentimos satisfeitos durante uma refeição. Na hora de comer, 100 calorias a mais ou a menos acabam não fazendo diferença, afinal é uma quantidade muito pequena, certo? Se você não tem muita noção disso, clique aqui e confira quanta comida é equivalente a 200 calorias.

Voltando ao raciocínio de Wansink, essa questão das 100 calorias é fácil de entender: não faz diferença mesmo. O problema é que, ao longo de um ano, ingerir 100 calorias a mais do que o recomendado vai fazer com que você engorde quase 5 kg. Em contrapartida: ingerir 100 calorias a menos pode acabar diminuindo 5 kg do seu peso em um ano.

Para que essa conta faça mais sentido, o ideal é saber quanta energia seu corpo gasta por dia. Ainda que os valores nutricionais dos alimentos tenham como base uma dieta de 2.500 calorias, esse valor não é universal. Para saber quantas calorias seu corpo gasta por dia, procure um nutricionista e peça para fazer um exame chamado bioimpedância.

A seguir, confira uma série de dicas de Wansink publicadas pela revista Time. São ótimas para quem busca enfrentar a balança com a ajuda de alguns truques psicológicos:

1 – Tire petiscos e afins do seu plano de visão
Não precisa radicalizar e jogar todas as “besteiras” do seu armário na lata de lixo – até mesmo porque medidas radicais demais tendem a não ser duradouras. O ideal é deixar aquele chocolatezinho guardado no armário da cozinha, e não em cima da mesa, onde você o vê sempre.

Wansink explica que o que não está à vista acaba não despertando nosso desejo: “Se o pote de doces está em sua mesa, você constantemente precisa decidir heroicamente se vai resistir ao chocolate que tem olhado para você durante todo o dia”, explica.

O pesquisador estudou a relação de pessoas magras e de pessoas acima do peso em um buffet cheio de gostosuras. Adivinha só: as pessoas magras sentam-se distantes das mesas com quitutes, já as pessoas acima do peso acabam escolhendo um lugar próximo ao buffet, o que as coloca a todo o momento nesse flerte com as comidas.

Essa relação é tão verdadeira que Wansink afirma que, ao chegar em uma casa e reparar quais alimentos estão à mostra, ele já consegue imaginar o peso dos moradores. E há até uma estatística para isso: pessoas que têm frutas à mostra, em fruteiras ou algo do gênero, geralmente pesam 3,5 kg a menos do que aquelas que têm um pote com balas e bombons em cima da mesa.

2 – Mude o que está ao seu alcance
Não adianta esconder seus petiscos em um cofre e ficar sem comer. Bom mesmo é estipular quais alimentos são permitidos. Além disso, use pratos menores e, depois de se servir, coma longe das panelas e travessas cheias de comida. Essa dica tem a ver com o estudo explicado no item anterior, sobre o buffet.

De acordo com Wansink, ter doces na mesa de trabalho é um péssimo negócio. Ele explica que quem tem um chocolatezinho ao alcance pesa em média 7 kg a mais do que quem não tem esse tipo de petisco disponível durante o expediente.

O economista comportamental Dan Ariely revelou os resultados de uma medida bastante interessante, adotada pelo Google em seu escritório de Nova York. Os funcionários de lá tinham acesso a M&M’s, que ficavam depositados em refratários. Quando os doces foram colocados em dispensers, 3 milhões a menos de bolinhas coloridas foram consumidas em um mês. Só o fato de “dificultar” o acesso do produto já diminuiu o consumo.

3 – Planeje-se melhor e evite armadilhas
No experimento do buffet, Wansink reparou que 71% das pessoas magras foram conferir todas as opções de alimentos antes mesmo de pegarem um prato. Assim elas já tinham uma ideia do que escolheriam e acabavam pegando menos comida. As pessoas mais pesadas, por outro lado, não olhavam o menu antes de se servirem e acabavam fazendo pratos maiores, com um pouco de cada coisa.

Outra dica valiosa e simples é: nunca vá ao mercado com fome. A questão não é nem a quantidade de comidas que você acaba comprando, mas a qualidade. “Quando estamos com fome, compramos alimentos que são convenientes o suficiente para comer naquele momento”, explica o pesquisador: “Nós não compramos brócolis ou tilápia; nós compramos carboidratos em caixinhas”.

Outro hábito que deve ser deixado de lado é o de comer assistindo à TV. Wansink já descobriu que esse tipo de distração faz com que as pessoas comam mais sem ao menos perceberem. Olha só que curioso: se uma pessoa assiste TV por uma hora, ela come 28% a mais de pipoca do que aquela que assiste TV por meia hora.

E não adianta nada você fazer tudo certo e não aprender, de uma vez por todas, a ler os rótulos dos alimentos. Eles indicam se o produto contém adição de açúcar, conservantes e afins, além de indicar a quantidade de calorias de cada porção do produto, o que é fundamental para quem quer perder peso: saber o que come e as calorias daquilo que come.

Se você é uma pessoa impulsiva, está na hora de tentar mudar a situação. Há estudos que apontam que os impulsivos pesam, em média, 10 kg a mais do que as pessoas que não comem por impulso.

4 – Vá devagar
Lembra a galera do buffet? Outra diferença entre os participantes: aqueles mais magros mastigavam pelo menos 15 vezes cada garfada. Esse número caía para 12 entre as pessoas acima do peso. A dica, então, é mastigar bem e com calma. Isso vai, inclusive, melhorar a sua digestão e fazer com que você se sinta saciado mais rapidamente.

Uma pesquisa reuniu um grupo de mulheres para avaliar essa questão de tempo de mastigação. Primeiro, elas deveriam comer rapidamente, e, em um intervalo de nove minutos, ingeriram uma média de 646 calorias. Quando foram orientadas a comer mais devagar e a mastigar 20 vezes cada garfada, elas consumiram 579 calorias em 29 minutos.

A sensação de saciedade chega depois de 20 minutos, por isso é importante comer devagar, para se sentir “cheio” sem exagerar. Quanto tempo você gasta almoçando? A verdade é que a mesma quantidade de comida pode fazer com que você se sinta satisfeito ou com fome a ponto de fazer outro prato. Tudo depende do tempo que você gasta comendo.

5 – Não se preocupe tanto com a variedade
E voltamos para o experimento do buffet. Se você também tem a sensação de que o segredo é pegar um pouco de cada coisa, saiba que não é bem por aí. Pegar um pouco de tudo significa comer muito. Duvida? Então preste atenção em um experimento feito pela Dra. Barbara Rolls.

A equipe de Bárbara selecionou um grupo de pessoas para participar de uma degustação de iogurtes. Aquelas que experimentaram três sabores diferentes comeram 23% a mais do que as que só experimentaram um sabor.

6 – Comer sozinho pode ajudar
Na hora de diminuir a quantidade de comida que você coloca em seu prato, há um fator bem bizarro que pode influenciar nesse processo: companhia. Pesquisas recentes já comprovaram que, quando você almoça com uma pessoa, você acaba comendo 35% a mais do que comeria se almoçasse sozinho. Bizarro, né?

Ao que tudo indica, quanto maior for a roda de amigos que almoçam juntos, maior é o prato de cada um. Se você almoçar com mais três pessoas, vai acabar comendo em média 75% a mais do que comeria se estivesse sem companhia. Agora, se sete pessoas saírem para almoçar com você, seu prato vai ser quase o dobro do que seria se você estivesse almoçando sozinho. Quem diria...

Fonte: Mega Curioso (Via Time/Eric Barker)



Câmara rejeitou 12 pedidos de impeachment de Dilma neste ano

Desde o início deste ano, a Câmara dos Deputados já rejeitou 12 pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff, de acordo com o site Congresso em Foco. Todos os pedidos foram rejeitados pelo mesmo motivo: inconsistência jurídica. No período eleitoral, três solicitações foram apresentadas.

Segundo a Secretaria Geral da Câmara, a maioria dos pedidos foi arquivada por não comprovar “tipicidade e/ou indícios mínimos de autoria e materialidade”. Alguns requerimentos foram rejeitados porque a denúncia formulada foi “formalmente inepta”, ou seja, não atendeu às exigências protocolares.

Na quinta-feira, a consultoria jurídica da Casa encaminhou ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), parecer contra o pedido de impeachment de Dilma feito por um presidiário. O requerimento deve ser arquivado na próxima semana, segundo a Secretária Geral.

Fonte: Terra



Crato (CE): Secretaria de Saúde participando de campanha nacional de prevenção às DST’s e Aids

A secretária de Saúde do Crato, Aline Alencar, participou nesta semana de um encontro em Aracaju, capital de Sergipe, para debater sobre a intensificação de ações no Nordeste acerca de doenças sexualmente transmissíveis e Aids.

No encontro Aline Alencar representou os gestores de saúde da região do Cariri e teve a oportunidade de debater quais as ações prioritárias para se combater a Aids na Região do Cariri.

Os gestores de saúde tiraram como prioridade que em cada município deve se desenvolver ações e práticas de prevenção, além de fortalecer a atenção primária com o intuito de atender pacientes já diagnosticados. Os municípios irão ainda melhorar a logística das unidades de saúde.

Em Crato, a Secretaria de Saúde irá participar da campanha nacional de combate às DST’s e Aids, desenvolvendo uma série de ações no mês de dezembro, orientando as pessoas para se prevenirem contra doenças sexualmente transmissíveis.

A secretaria em breve irá divulgar um calendário com uma série de ações de prevenção e orientação sobre o assunto.

Assessoria de Imprensa/PMC



Alimentos que têm mais sódio: 10 piores opções para uma dieta saudável


Um acordo entre o Ministério da Saúde e a Associação das Indústrias da Alimentação (ABIA), divulgado no último dia 12 pelo ministro da saúde Ademar Arthur Chioro, prevê a redução do sódio em alimentos industrializados. As conclusões indicam que as indústrias alimentícias, em um ano, reduziram 1.295 toneladas de sódio em três tipos de alimentos: pão de forma, bisnaguinhas e macarrão instantâneo. A previsão é que a retirada deste item, que começou em 2011, alcance mais de 1,8 mil toneladas até o fim deste ano. Até 2020, é esperado que mais de 28 mil toneladas de sódio estejam fora das prateleiras.

Segundo a pesquisa Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), o brasileiro tem percepção equivocada a respeito da quantidade de sal que deve consumir diariamente. Segundo os achados, 48% dos brasileiros avaliam seu nível de consumo diário de sódio como sendo médio. No entanto, estima-se que o consumo médio seja de quase 12 gramas por dia no país. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que sejam consumidas no máximo de 5 gramas de sal e menos de 2 gramas de sódio por dia.

O excesso de sódio é um dos grandes responsáveis pelo surgimento de doenças como hipertensão, insuficiência renal e infarto. Grande parte dos alimentos do dia a dia possui essa substância que, muitas vezes, passa despercebida. Veja a seguir a lista dos alimentos que têm mais sal e evite as bombas de sódio.

Alimentos que mais têm sódio:

1- Atum light enlatado em água: o alimento apresenta 382 mg de sódio a cada 113 gramas.

2- Molho de soja: cada colher de sopa de shoyu possui 297 mg de sódio.

3- Queijo cottage 1% de gordura: apesar de pouco gorduroso, 115 gramas desse tipo de queijo têm 459 mg de sódio.

4- Presunto: três fatias possuem aproximadamente 700 mg de sódio.

5- Queijo muçarela sem gordura: apesar de ser considerada light, ela possui 840 mg de sódio por porção.

6- Pizza congelada: pouco mais da metade da embalagem possui 2.103 mg de sódio.

7- Pizza: Um pedaço, dependendo do sabor, equivale à 500 mg de sódio.

8- Peito de frango: 115 mg de peito de frango sem osso e sem pele podem conter de 40 a 330 mg de sódio, dependendo da quantidade de água salgada inserida no alimento para torna-lo mais suculento e saboroso.

9- Cereal matinal: alimentos doces também podem ter sódio, o cereal de aveia Quaker, por exemplo, tem 260 mg de sódio por porção.

10- Molhos prontos: uma porção de molho de tomate pronto pode conter mais de 400 mg de sódio.

Fonte: Bolsa de Mulher



AddThis