Jardim (CE): Polícia recupera carga com 26 motonetas roubadas no Pernambuco

Wedson abandonou o caminhão que tinha descarregado
motonetas no Sítio Malhada (Foto: Cícero Valério/Ag. Miséria)
A polícia de Jardim recuperou nesta sexta-feira uma carga de motonetas e toner para impressoras que tinha sido roubada por volta das 22 horas de quinta-feira em Custódia (PE). Populares procedentes do Distrito de Horizonte na zona rural de Jardim denunciaram a estranha movimentação de um caminhão tipo baú e um Celta de cor prata e placas KJN-2175, inscrição de Juazeiro.

Uma patrulha comandada pelo Subtenente R. Monteiro com o apoio do Sargento Tarcisio, o Cabo Marisvaldo e os Soldados Costa e Januário foi averiguar e quando chegava no Sítio Bom Sucesso se deparou com o caminhão Iveco Tector tipo baú de cor branca e placas PGE-3882, inscrição de Jaboatão dos Guararapes (PE). O mesmo era dirigido por Wedson Claudiano dos Santos Silva, de 27, residente em Serra Talhada (PE).

Ele disse aos PMs que tinha feito uma mudança para o sítio, mas não lembrava direito o local. A polícia fez buscas no jovem e no caminhão, mas nada foi encontrado. Mesmo assim seria levado até a Delegacia de Jardim para ampliar as averiguações quando o Soldado Costa foi com Wedson na cabine do caminhão que era escoltado pela patrulha. No caminho apareceu o Celta, cujo motorista fez o retorno e partiu em alta velocidade pela estrada do Sítio Malhadinha ao ver a viatura.

Este foi perseguido e encontrado abandonado quando seus ocupantes fugiram. Já Wedson atirou o caminhão em uma ribanceira e conseguiu fugir, deixando o soldado que o acompanhava ferido. Horas depois, novas denúncias chegaram para a polícia avisando que as caixas que eram transportadas pelo caminhão tinham sido deixadas em um imóvel no Sítio Malhada Vermelha em Jardim.

Os PMs foram lá encontrando 26 motocicletas cinquentinhas da marca Italika todas vermelhas e encaixadas além de 15 caixas de toner para impressora. Os veículos e as mercadorias foram trazidos para a Delegacia Regional de Juazeiro, onde, por volta das 19 horas, chegou a dona do Celta, Vanusa Teles da Silva, informado que o mesmo tinha sido roubado pela madrugada em Barro. Por telefone, policiais falaram com a dona do caminhão, Maria Cristina, a qual avisou que tinha sido roubado com 33 motonetas.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Juazeiro do Norte (CE): Juizado da Mulher planeja convênio com Urca para capacitar agentes públicos

O Juizado de Violência contra a Mulher de Juazeiro do Norte está organizando encontro com a reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), professora Otonite Cortez, e representantes de órgãos ligados ao combate à violência doméstica. O objetivo é planejar convênio para capacitação permanente de profissionais de segurança pública e demais agentes que atuam no atendimento de casos envolvendo a Lei Maria da Penha na região.

A reunião está marcada para o próximo dia 11 de dezembro, às 14h30. A comitiva será composta pela desembargadora Francisca Adelineide Viana, presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, a secretária de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), Mariana Lobo, promotores de Justiça, defensores públicos e delegados regionais. O Juizado da Mulher de Juazeiro do Norte, que também atende às Comarcas de Crato e Barbalha, tem como titular o juiz José Mauro Lima.

“Percebemos a necessidade de implantar projeto de extensão beneficiando policiais, agentes penitenciários e outros parceiros. A ideia é que os cursos sejam ministrados por professores da Faculdade de Direito da Urca e que forneçam noções de Direito Constitucional, Penal, Processual Penal e Perícia Forense”, disse o magistrado.

Também no dia 11 de dezembro, a Comitiva irá se reunir com integrantes do sistema Judiciário da região para falar sobre o programa de monitoramento eletrônico de infratores da Lei Maria da Penha.

Fonte: TJ-CE



Vida longa e próspera: 15 maneiras simples de viver mais e melhor

Quando uma pessoa faz aniversário nós geralmente a parabenizamos e desejamos que ela tenha muitos anos de vida. Viver bastante é, definitivamente, um de nossos maiores objetivos. Se é isso que você também quer, confira algumas atitudes inusitadas a seguir, retiradas da Time, e que podem ajudar você a apagar muitas velinhas ainda. E, lógico, não se esqueça de olhar para os dois lados da rua antes de atravessar – o mínimo cuidado também ajuda:

1 – Adote um cachorro
Uma pesquisa recente, publicada no Circulation, revelou que ter um cachorro em casa faz com que o dono do animal seja mais ativo e, consequentemente, diminua os riscos de desenvolver doenças cardíacas. Olha só que bacana: quem leva seu cachorro para passear acaba fazendo, em média, 150 minutos de atividade física semanalmente. Além de tudo, ter um cachorro vai reduzir seu stress e fazer de você uma pessoa feliz.

2 – Faça mais sexo
Eis uma forma bastante prazerosa de fazer bem para a sua saúde, convenhamos. Talvez você não saiba, mas muitos cientistas por aí já sugeriram que há uma relação direta entre ter orgasmos e viver mais. Pode começar a comemorar.

Vamos aos dados e às datas: uma pesquisa de 1997 concluiu que homens que tinham bastantes orgasmos eram menos propensos a desenvolver doenças cardíacas. Além disso, fazer sexo vai melhorar seu sistema imune, reduzir seu stress e, inclusive, pode ajudar a controlar seu apetite – ótimo complemento para aquela sua dieta nova. Três orgasmos por semana já vão melhorar a sua saúde. Ordens médicas: melhor não contrariar.

3 – Não se esqueça de usar o fio dental
Usar o fio dental não apenas vai tirar aquele restinho de comida que ficou entre os dentes, como também vai evitar a formação de placas. A verdade é que não usar o fio dental pode causar inflamações na sua gengiva, o que aumenta o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Parece bizarro, mas diversos estudos relacionam o surgimento de doenças cardíacas à falta de higiene bucal. Especialistas recomendam usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia.

4 – Tenha atitudes positivas
Cientistas da Escola de Medicina Albert Einstein, em Nova York, estudaram a vida de 243 centenários e descobriram que todos eles tinham algumas características em comum: eram pessoas que viam o lado bom da vida, otimistas, felizes e fáceis de conviver.

Na dúvida, tente ser uma pessoa mais maleável, divirta-se mais, ria mais, dedique um pouco de seu tempo a assistir vídeos engraçados ou a fazer qualquer coisa que provoque o seu riso. Rir ajuda a diminuir a pressão arterial, as dores fortes e o stress.

5 – Seja sociável
Sair com os amigos, ir num boteco ou apenas reunir a galera para tomar um café pode fazer com que você viva mais. Uma análise de 148 pesquisas, feita pela Universidade de Brigham Young, descobriu que claramente há uma relação entre o convívio social e uma vida longa.

“Pessoas com relações sociais fortes têm 50% a mais de chances de continuar vivendo do que aquelas com relacionamentos fracos”, disse Elizabeth Lombardo, pesquisadora, escritora e psicóloga. Ela completou dizendo que ficar sozinho pode comprometer nosso sistema imune.

6 – Coma nozes
Pessoas que comem nozes com frequência têm menos chances de morrer de doenças cardíacas do que aquelas que não comem. A relação entre nozes e longevidade foi publicada em 2013 no New England Journal of Medicine.

Nozes são ricas em antioxidantes, fibras, gorduras insaturadas e, de quebra, fazem um bem danado à sua saúde cardíaca. Consumindo com moderação, está valendo.

7 – Descubra seu propósito
Não importa qual é a sua idade, encontrar um propósito na sua vida vai fazer com que você viva mais. Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Rochester descobriu, avaliando o perfil de 6 mil pessoas, que aquelas que encontram um propósito para suas vidas vivem mais do que as que correm atrás de apenas um objetivo específico.

Para definir um senso de propósito de vida, foque-se no impacto positivo que determinado trabalho realizado por você pode ter. Deixe de ser perfeccionista e não fique focado em apenas um objetivo.

8 – Beba café
Péssima notícia para quem tem gastrite: a verdade é que beber café pela manhã não apenas faz com que você acorde de uma vez por todas como o consumo da bebida pode aumentar seu tempo de vida. Há diversos estudos sobre os efeitos do café no organismo, e alguns já apontaram que a bebida pode diminuir as chances de a pessoa ter diabetes, doenças cardiovasculares e, inclusive, Alzheimer.

O segredo, como tudo na vida, é não exagerar. O excesso de cafeína pode provocar insônia, crises de ansiedade e interferir na absorção de cálcio.

9 – Durma bem
Sabe aquela pessoa que diz que dorme pouco porque “vai ter a eternidade inteira para dormir”? Não dê ouvidos a ela. Para viver mais, você precisa dormir bem. A falta de sono está diretamente ligada a doenças como o diabetes tipo dois, sabia? Além disso, ficar sem dormir vai fazer de você uma pessoa ranzinza, mal humorada e cansada o tempo todo. O ideal é ter pelo menos sete horas de sono por dia. Manter uma rotina de descanso é fundamental – vale também para os finais de semana, hein!

10 – Seja feliz
Lógico que felicidade não é uma camisa que você simplesmente escolhe usar, mas é possível pensar a respeito e descobrir o que é que faz de você uma pessoa feliz de verdade. Vale de tudo: daquele bolo de fubá que só a sua avó sabe fazer à companhia do seu melhor amigo; do seu novo livro favorito ao final de semana passado ao lado dos seus pais. A felicidade vem, geralmente, com as coisas mais simples, repare.

Ser feliz é tão bom que um estudo de Illinois, nos EUA, descobriu que, de fato, pessoas felizes vivem mais. Elizabeth Lombardo explica que fatores como depressão, pessimismo e stress estão diretamente relacionados a uma vida mais curta, afinal são fatores que prejudicam nosso sistema imunológico.

Vale lembrar que, em casos de depressão e outras doenças similares, não adianta dizer para a pessoa que ela precisa ver o lado bom da vida, simplesmente porque isso não depende dela. Nesses casos, portanto, é sempre bom procurar ajuda médica, afinal há diversos tratamentos eficientes para o problema.

11 – Chega de refrigerante
Não pense na bebida apenas como uma vilã para quem quer perder peso. Refrigerante não é bom para ninguém, e isso vale tanto para a versão normal quanto para as sem açúcar. Um estudo recente, publicado no American Journal of Public Health, descobriu uma relação entre o consumo da bebida e o tempo de vida de quem a bebe.

Os pesquisadores levaram cinco anos para descobrir que o consumo de refrigerante normal está diretamente relacionado ao encurtamento dos telômeros, que são estruturas dos nossos cromossomos, ligadas ao envelhecimento.

Quanto às versões dietéticas, fica o alerta: o consumo está associado ao ganho de peso, ao surgimento do diabetes tipo 2 e à depressão. Na dúvida, tome bastante água e aposte em sucos, principalmente os naturais sem açúcar.

12 – Corridinha básica
Além de ser um excelente exercício, algumas pesquisas sugerem que não é necessário mais do que cinco minutos de corrida por dia para garantir uma vida mais saudável e, consequentemente, mais longa. Isso pode reduzir em até 58% a sua chance de desenvolver problemas cardíacos, sabia? Além disso, diminui em 28% o risco de morte de uma maneira geral. E o melhor de tudo é que você pode correr em ritmo lento, não precisa querer bancar o maratonista.

13 – Se você come carne, escolha o peixe
O conselho aqui se dá por causa do ômega-3, substância com efeitos praticamente mágicos. Um estudo publicado no Annals of Internal Medicine revelou que pessoas com maiores níveis de ômega-3 no sangue vivem dois anos a mais do que quem tem pouca quantidade da substância. Não é uma prova de que comer peixe faz você viver mais, mas é, definitivamente, uma conexão entre as duas coisas.

Pessoas com altos níveis de ômega-3 no organismo têm uma redução no risco de morte em até 27% e de 35 no de desenvolver doenças cardíacas. Para comer ômega-3, escolha salmão, atum e truta-de-lago.

Se você não come carne, é bom consumir semente de linhaça e o óleo extraído dela, rico na mesma substância. De acordo com o nutricionista George Guimarães, especialista em dietas vegetarianas, o ideal é consumir, diariamente, uma colher de chá de óleo de linhaça. Então não tem desculpa, hein!

14 – Levante-se!
Nós já até falamos sobre o assunto aqui no Mega Curioso: ficar sentado durante muito tempo faz mal à sua saúde e ainda reduz seu tempo de vida. A questão tem, mais uma vez, relação com os telômeros dos seus cromossomos. A novidade é: ficar muito tempo sentado diminui o tamanho dessas estruturas também. A solução é levantar da cadeira a cada 1 hora, mais ou menos, e dar uma voltinha. Melhor ainda se for para buscar um copo de água.

15 – Seja um voluntário
Ter algum papel social e ajudar o próximo não é apenas um exercício de cidadania, mas faz com que você se sinta útil – lembra a dica de encontrar um propósito para a sua vida? –, mas faz com que você tenha uma vida mais longa. Ou seja: o mundo fica melhor e você também.

Quem faz algum tipo de trabalho voluntário tem 20% menos chances de morrer devido a doenças cardíacas. A relação entre uma coisa e outra está no fato de que quem trabalha ajudando as pessoas de maneira voluntária geralmente tem menos depressão, sente-se melhor e mais satisfeito com relação à própria vida.

Há até um estudo realizado com pessoas aposentadas: aquelas que fazem pelo menos 200 horas anuais de trabalho voluntário no primeiro ano de aposentadoria apresentam melhoras na pressão arterial e, por isso, têm menos chances de desenvolver problemas cardíacos. Todo mundo sai ganhando. Mesmo.

Fonte: Mega Curioso (Via Time/Linda Melone, Nutriveg)



Missão Velha (CE): Cinco homens que estavam em um carro com pistola e revólver foram levados para a delegacia

A polícia prendeu cinco homens às 19 horas desta quinta-feira após receber denúncias anônimas de que estariam praticando assaltos na estrada vicinal de acesso ao Sítio Quimami, imediações da ponte sobre a via férrea na zona rural de Missão Velha. O quinteto se encontrava em um veículo Gol de cor cinza e placas MNJ-0020, inscrição do Ceará, supostamente abordando os que por ali passavam. O Sargento Feitosa, o Cabo Ricardo e os Soldados Lima e Wendel foram lá e interceptaram o carro perto da entrada para a cachoeira.

Eles passaram a revistar o veículo e os cinco ocupantes quando, sob o banco dianteiro do passageiro do Gol foi encontrada uma pistola calibre 9mm com um carregador tendo 14 cartuchos intactos e mais dois sobressalentes no piso do veículo. Já entre o banco traseiro e a lateral esquerda do carro se depararam com um revólver calibre 38 tendo seis cartuchos intactos. O quinteto foi trazido para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro com o apoio da patrulha comandada pelo Cabo Jean e apresentados ao Delegado Victor Timbó.

Todos são de Juazeiro e Adelson Fernandes dos Santos, de 31 anos, residente na Rua Sebastião Cavalcante, 497 (Timbaúbas), se apresentou como dono da pistola, enquanto Wágner Benjamim Flor, de 23 anos, que mora na Rua Maria das Dores, 516 na Vila São Francisco (Aeroporto) disse que o revólver era seu. Este pagou fiança e foi liberado, enquanto o proprietário da pistola permaneceu preso por se tratar de uma arma de uso restrito.

Os demais foram ouvidos na qualidade de testemunhas e liberados, sendo, antes, identificados como Francisco Ferreira Araújo, de 49,, que mora nas imediações do Posto de Saúde do Sítio Sabiá; Vicente Ferreira Flor, da mesma idade e residente na Rua Maria das Dores, 516 da Vila São Francisco (Aeroporto) e Clóvis Bezerra Mendes, de 33 anos, moradora da Rua Maria das Dores, 623 na Vila São Francisco no bairro Aeroporto igualmente em Juazeiro.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Reciclagem no Cariri é destaque em seminário em São Paulo

A experiência das associações de catadores de lixo na Região do Cariri (CE) foi destaque durante o X Recicle Cempre, seminário anual sobre gestão de resíduos sólidos realizado pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), realizado nesta cidade durante essa semana. Palestrantes e convidados conheceram a iniciativa que se iniciou em Nova Olinda, no Ceará, e hoje já se instalou de forma organizada para a reciclagem dos resíduos sólidos em cinco cidades da Região.

O evento aconteceu paralelamente à XV Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, de 11 a 13/11, no Expo Center Norte, em São Paulo, representando uma mostra atualizada de opções na área ambiental e possibilitando o contato com os mais importantes especialistas e empresários atuantes no Brasil.

Além de Nova Olinda, as associações dos catadores já estão presentes em Crato, Santana do Cariri e Brejo Santo. Ao todo, são mais de dois mil catadores que passaram a tirar o sustento da reciclagem de materiais que antes eram destinados aos lixões, com uma renda mensal que chega até R$ 1 mil.

Recicladores
A experiência cearense posta em discussão fez parte do painel "A contribuição das cooperativas de reciclagem para a implantação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)". A palestrante pelo Ceará, na última quarta-feira, foi a tecnóloga em saneamento ambiental Nathália Crisostomo, que falou sobre a ação bem sucedida dos recicladores e, sobretudo, da gestão do aterro sanitário de Brejo Santo, o primeiro a ser instalado no Cariri, que vem sendo administrado pela empresa Proex.

No entanto, houve uma atenção especial para os depoimentos do fomentador das associações no Cariri, Paulo Sérgio Garcia de Souza, e do presidente da Associação dos Recicladores de Brejo Santo (Abresent), Joaquim Pereira da Silva. Paulo lembrou que a forma de organização não apenas vem garantindo uma renda estável para os trabalhadores, como também impactou na mudança de status.

"Antes, os catadores eram vistos como mendigos e pessoas miseráveis. Agora, houve a recuperação da dignidade, por se fazer um trabalho que é importante para a melhoria do meio ambiente", destacou Paulo. Ele informou que a iniciativa, inspirada em outras ações já desenvolvidas no País, se projeta para um progresso ainda maior, com a formação das cooperativas.

De acordo com Joaquim, a melhoria da qualidade de vida já se pode reconhecer desde a implantação da associação, em 2003. Aos 42 anos, casado e pai de dois filhos, ele disse que é um dos trabalhadores que passaram a garantir o sustento da família, com um rendimento maior do que diversas atividades produtivas existentes no Interior.

Coleta seletiva
Contudo, lembrou que o ensejo maior aconteceu a partir de 2012, já na gestão do prefeito Guilherme Landim. Com o apoio do Município, os recicladores, como agora são chamados, passaram a contar com vacinação, equipamentos de segurança, galpões e a ativação do aterro sanitário. O material priorizado na coleta seletiva é o plástico, que é vendido a uma empresa em Juazeiro do Norte. Também fazem a venda de resíduos metálicos e outros produtos secos.

Para a tecnóloga Nathália Crisostomo, o papel da associação é uma peça valiosa na forma como o município trata a questão do destino final dos resíduos sólidos. Ela explicou que a ativação do aterro sanitário é outra ação importante e exemplar para o Estado e, particularmente, a região, que vivia num impasse para a instalação do primeiro aterro sanitário do Cariri.

Localizado numa área de 30 mil metros quadrados, no sítio Capoeira, o aterro funciona dentro de uma estrutura de dois galpões de triagem e prensa, além de espaço para negociação e sede da Associação. A vida útil é estimada em 30 anos e o equipamento recebe, em média, 40 toneladas de resíduos por dia.

Segundo a assessora da Secretaria de Meio Ambiente, Juliana dos Santos Monte, o material que não é reaproveitado segue para as células, onde é feita a drenagem do chorume, por meio de bombeamento, e o escoamento de gases. As células são escavações de cerca de 10 metros, revestidas com geomembranas (uma espécie de plástico) de 1,5 mm e depois coberta por argila.

O aterro, segundo licenciado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), passou por um processo de readequação, com transformação de lixão em aterro, que durou seis meses e consumiu cerca de R$ 500 mil em recursos. Todo o projeto de transformação foi idealizado e administrado pela Proex.

Fimai é destaque em toda a América Latina
Considerada a mais importante feira do setor de Meio Ambiente Industrial na América Latina, a Fimai apresenta-se como excelente opção para mostrar o que há de melhor e mais avançado em nível mundial, sendo um grande atrativo para investidores e empresários nacionais e internacionais que desejam estreitar contatos com empresas do setor, fazer negócios e expandir sua rede de relacionamentos comerciais. Novas tendências, inovações tecnológicas, práticas ambientais bem sucedidas e proatividade no setor socioambiental é a marca registrada dos expositores da feira, transformando o evento em um centro gerador de experiências e de negócios importantes. A cada ano, desde sua 1ª edição em 1999, a Fimai e seus eventos paralelos reafirmam a proposta de perpetuar a "sustentabilidade" no setor produtivo industrial.

MARCUS PEIXOTO
REDATOR

Fonte: Diário do Nordeste



PF prende quadrilha que fraudava o Enem no Ceará

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de ontem, a Operação Apollo, que investiga uma quadrilha acusada de fraudar as edições do Enem em 2013 e deste ano. Na ação, realizada simultaneamente no Ceará, Paraíba e Piauí, a PF cumpriu quatro mandados de prisões temporárias, sendo dois em Juazeiro do Norte (CE) e dois na Paraíba.

Os envolvidos, segundo a Polícia, atuavam na captação de estudantes interessados em se beneficiar com a fraude, sobretudo com o repasse dos gabaritos respondidos. A investigação foi iniciada em outubro de 2012 e os acusados foram autuados pelos crimes de fraude a exames de interesse público e formação de organização criminosa. As penas podem chegar a oito anos de reclusão. Além das prisões, a Polícia cumpriu ainda 13 mandados de busca e apreensão, sendo sete no Ceará, quatro na Paraíba e um no Piauí.

No sábado passado (8), após a aplicação da primeira etapa do Enem, a PF já havia prendido em Juazeiro do Norte outras duas pessoas que fariam parte deste esquema. Elas foram pegas em flagrante portando aparelho celular que continha o gabarito das provas durante o exame.

A delegada responsável pela Operação Apollo no Ceará, Andreia Karine, informou que dezenas de estudantes foram mapeados e a PF busca agora identificar os beneficiados. No esquema criminoso que tinha como foco a região do Cariri, os gabaritos com as respostas eram repassados durante o exame. Para preservar o curso das investigações, a PF não revelou como as informações eram recebidas pelos candidatos no esquema.

Exame mantido
Apesar da operação da PF, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Francisco Soares, assegurou que “não há a menor possibilidade de o exame ser cancelado”. A declaração foi dada, na manhã de ontem, durante entrevista na Superintendência da Polícia Federal no Ceará.

Ontem, também o Ministério Público Federal (MPF) no Ceará instaurou procedimento para apurar o suposto vazamento do tema da redação do Enem deste ano para estudantes cearenses.

Na sede da PF, o presidente do Inep reiterou que o instituto se preocupa com a isonomia do Enem, entretanto garantiu que casos de fraudes devem ser apurados pela Polícia Federal, por tratarem-se de crimes.

De acordo com o presidente do Inep, sempre haverá tentativa de fraude ao certame, mas quem atentar contra o Enem será preso. “Podem ter certeza, quem não estudar e procurar obter vantagens por outros meios será punido”, assegurou.

Ontem, o MPF, baseado nas informações veiculadas pelo Diário do Nordeste, que o tema da redação “Publicidade Infantil no Brasil” teria vazado também para estudantes do Ceará, instaurou um procedimento para apurar o caso. O MPF do Piauí, onde surgiu a primeira denúncia de vazamento da edição deste ano já havia adotado a mesma medida na quinta-feira (13).

No dia anterior, um estudante piauiense denunciou que teve acesso antecipado ao tema da redação através de mensagens trocadas em um aplicativo (Whatsapp) do celular.

Conforme exposto pelo Diário do Nordeste na edição de ontem, alguns estudantes garantiram que, pouco tempo antes do exame no domingo (9), receberam o tema da redação através de mensagens em celulares.

Segundo um dos alunos, a informação foi repassada por um amigo que mora em Campinas (SP) e também teria recebido a informação antecipada através de um grupo em um aplicativo.

O MPF já havia sido acionado, através da Sala de Atendimento ao Cidadão – canal de comunicação do órgão na internet – sobre o caso.

MPF deve convocar estudantes cearenses
No Ministério Público Federal do Ceará, a apuração do possível vazamento foi distribuída ainda ontem e ficou a cargo da procuradora da República Nilce Cunha. Como primeira medida, a procuradora, conforme informado pela assessoria de comunicação, garantiu que irá convocar os estudantes que afirmam ter tido acesso ao tema antecipadamente para prestar depoimento.

Outra ação a ser adotada pelo MPF é ver com estes estudantes a possibilidade de eles cederem os aparelhos celulares para serem periciados. Somente após esta etapa de apuração é que o MPF irá decidir qual medida adotará diante do caso, como por exemplo, a solicitação da anulação da prova.

Em visita ao Ceará, na última quinta-feira (13), o ministro da Educação, Henrique Paim, se pronunciou sobre o caso. De acordo com o gestor, a Pasta está segura de que o processo referente às denúncias de irregularidades está sendo bem conduzido pela Polícia Federal, que já abriu um inquérito e em breve deve divulgar o resultado dessas investigações

O presidente do Inep, Francisco Soares, ressaltou que o instituto tem colaborado com as investigações desde 2013, fornecendo banco de dados que ajudaram na identificação dos investigados e na elucidação da fraude.

Fonte: Diário do Nordeste



WhatsApp libera opção que desativa aviso de mensagens lidas

Após muitas reclamações e tentativas de burlar a nova função do WhatsApp, que mostra por setas azuis que a mensagem foi lida, o aplicativo decidiu oferecer nesta sexta-feira, 14, um recurso que desativa a notificação.

A atualização, no entanto, está disponível apenas para smartphones com sistema operacional Android e pode ser baixada apenas pelo site do WhatsApp.

Interessados em utilizar o recurso na versão 2.11.44, devem desinstalar o app e atualizá-lo, via site do serviço. Em seguida, deve ir em “Configurações”, depois em “Privacidade” e selecionar, por fim, “Opções de conversa”. A opção "dedo-duro" será desativada logo após o usuário desmarcar a opção “Recibos de leitura”.

A versão do WhatsApp com a novidade deve estar disponível, em breve, no Google Play. Embora não tenham sido divulgada como opção para iOS e Windows Phone, é possível driblar a função de mensagens lidas nesses sistemas.

Fonte: O Povo



Crato (CE): Minha Casa Minha Vida está sendo construído e recebe visita da imprensa caririense

O maior conjunto de habitações da história do Crato já está sendo realidade, com as primeiras casas erguidas no Município, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, com investimentos de mais de R$ 102 milhões e a construção de 1.578 casas nesta primeira etapa. As moradias estão sendo feitas por meio de parceira do Governo Federal, Governo Estado e Governo Municipal.

O Prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, esteve recepcionando os comunicadores durante a apresentação das primeiras casas, juntamente com os empresários proprietários das construtoras responsáveis pela execução das construções, além do Secretário da Cidade, José Muniz, e uma comissão de vereadores e assistentes sociais. São mais de 500 empregos diretos gerados nos canteiros de serviços, que deverão duplicar nos próximos meses, para atender as etapas de serviços, inclusive com mulheres pedreiras tendo a sua mão-de-obra valorizada e absorvida pelo programa.

A primeira visita foi realizada no Conjunto denominado Residencial Monsenhor Montenegro, onde estão sendo construídas 596 unidades habitacionais. Todos os detalhes dos projetos foram repassados para os comunicadores pelos representantes das construtoras responsáveis pela obra. No Residencial Filemon Rodrigues Lima Verde estão sendo construídas 982 unidades, com a previsão de entrega das primeiras unidades em outubro do próximo ano. Os conjuntos habitacionais estão sendo construídos no bairro Barro Branco.

O Município do Crato vem trabalhando intensamente no intuito de atender as exigências do projeto, proporcionando as facilidades necessárias para o encaminhamento das obras, com infraestrutura e todos os quesitos burocráticos, além de investimentos voltados para o desenvolvimento de várias ações, a exemplo de diversos projetos sociais, no intuito de atender às famílias. Com as próximas etapas de construções, há a perspectiva de apresentação dos projetos aos futuros moradores. Uma forma de familiarizar as pessoas aos seus futuros espaços de moradia.

O secretário da Cidade destacou todo o empenho que vem sendo empreendido pelo prefeito Ronaldo Gomes de Mattos, desde o momento de negociações das casas para o Crato e a realização do projeto até a sua aprovação, atendendo todos os quesitos, sendo necessárias diversas viagens a Brasília e Fortaleza, para os ajustes necessários à efetivação do Minha Casa, Minha Vida, em Crato. A administração tem como meta a construção de cerca de 4 mil unidades habitacionais, com a finalidade de reduzir consideravelmente o déficit de moradias, beneficiando as famílias mais necessitadas e as aquelas que residem em área de risco na cidade.

A primeira fase do cadastramento da população já aconteceu nos bairros, com apresentação do projeto e esclarecimento dos principais critérios para a realização dos cadastros. Cerca de seis mil pessoas foram cadastradas e passarão por uma pré-seleção, para avaliar o cumprimento de todos os quesitos. O pré-cadastro final será encaminhado à Caixa Econômica Federal (CEF) com 2 mil cadastros para avaliação e inserção dos beneficiados.

Saiba mais

Residencial Monsenhor Montenegro
Todo um projeto de infraestrutura vem sendo desenvolvido para este residencial, que terá 596 moradias, com um planejamento que inclui área verde, com playground, entre outros benefícios diretos para os moradores, que terão acesso a serviços de saúde, área de mobilidade planejada, além de acessibilidade para os residentes. São cerca de 250 empregos gerados no Residencial Monsenhor Montenegro. As obras foram iniciadas em julho deste ano.

No local está sendo desenvolvido um sistema de drenagem que possibilitará melhores condições de esgotamento no local. São 43 metros quadrados de área construída para cada casa, com 6 metros de frente por 21. A área total reservada para as construções é de cerca de 12 hectares. A construtora Emprecon é responsável pelos serviços neste residencial.

Residencial Filemon Rodrigues de Limaverde
O maior residencial já construído no Município do Crato passará a contar com 982 casas. As paredes são montadas em alvenaria no próprio espaço de construção, o que facilita o processo de montagem e possibilita a construção com menor custo. A meta é que 10 casas sejam montadas por dia no local, que receberá inclusive estação de tratamento para as águas dos esgotos e dejetos, possibilitando a reutilização da água, dispensando a construção de fossas no local. Todas as ruas desse residencial serão asfaltadas. Cada etapa de montagem terá uma equipe, para dinamizar os serviços e fazer cumprir a meta estabelecida, para entrega das casas até outubro do próximo ano.

No local serão construídas duas quadras esportivas, com mais quatro áreas de lazer, praças, posto do Programa de Saúde da Família (PSF) e uma creche. Esses projetos também estão sendo desenvolvidos por meio da Prefeitura Municipal, com parcerias do Governo Federal.

A previsão, com o sistema de montagem adotado pela obra, é que haja antecipação das primeiras entregas de até dois meses, antecipando para setembro de 2015. 80% da parte de água e esgotos no local já estão prontos. Dentro do plano de mobilidade, haverá uma interligação do conjunto, em sua via principal, com a avenida do Contorno que está sendo construída em Juazeiro do Norte.

Assessoria de Imprensa/PMC



"Canibais" de Olinda são condenados por homicídio quadruplamente qualificado

Isabel Cristina da Silveira, Jorge Beltrão Negromonte da Silveira e Bruna Cristina Oliveira da Silva foram condenados pela morte da moradora de rua Jéssica Camila da Silva Pereira, em maio de 2008, além de terem praticado canibalismo com o corpo da adolescente, de 17 anos.

O julgamento terminou nesta sexta-feira (14), em Olinda (PE). Negromonte foi condenado a 21 anos de reclusão e a um ano e seis meses de detenção, enquanto Isabel e Bruna foram condenadas a 19 anos de reclusão, além de um ano de detenção.

Segundo o Código Penal, a pena de reclusão é mais severa e já começa no regime fechado em estabelecimentos de segurança máxima ou média. A pena de detenção, mais branda, admite que o preso inicie o cumprimento da sentença no regime semiaberto, que pode se cumprido em colônias agrícolas, industriais ou similares, ou no regime aberto, cumprido em casas de albergado ou estabelecimentos adequados.

Os três foram condenados pelos crimes de homicídio quadruplamente qualificado, vilipêndio – que diz respeito à profanação do corpo da vítima – e ocultação do cadáver de Jéssica. Foram considerados ainda quatro agravantes do homicídio (motivo fútil, emprego de meio cruel, sem dar chance de defesa à vítima e para assegurar impunidade). A sentença foi lida pela juíza da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Olinda, Maria Segunda Gomes de Lima, que presidiu a sessão. A defesa pode recorrer da decisão.

O julgamento de Isabel, Bruna e Negromonte começou ontem à tarde (13) e terminou hoje, por volta das 20h. De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público (MP), os réus mataram Jéssica e cortaram seu corpo em várias partes. O caso ganhou evidência pelo fato de Isabel, Bruna e Negromonte consumirem a carne da vítima. A filha da Jéssica, de cerca de 1 ano de idade na época do crime, também teria comido carne humana, dada pelos réus.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, Negromonte e Isabel eram casados e não podiam ter filhos, fazendo com que eles quisessem criar a filha de Jéssica como se fosse deles. O MP ressalta ainda que os assassinos fazem parte de uma seita, de nome “O Cartel” e que “a morte da adolescente, bem como todos os demais atos praticados pelos acusados, seriam de 'purificação' da vítima, cuja carne foi consumida nas refeições (...)”.

Fonte: Agência Brasil



Crato (CE): Operação intercepta 500 kg de maconha

Uma operação da Polícia Federal e da Polícia Militar resultou, na noite de ontem, na apreensão de meia tonelada de maconha no Crato (a 500 Km de Fortaleza). A droga era transportada em dois veículos, um Fiat Pálio de placa OSS-0417 e um caminhão S4000, de placa MMX-0532, que trazia a carga num teto falso.

De acordo com o Capitão Lucivando Rodrigues, comandante da 2ª Cia. do 2º Batalhão (Barbalha), a droga vinha do município de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, tendo sido produzida no Paraguai. Os veículos apreendidos já estavam sendo monitorados desde o município de Patos, na Paraíba, pela equipe do delegado federal Fábio Maia.

Duas pessoas foram presas transportando a droga. Um deles portava documentos falsos. A intenção dos traficantes, segundo Capitão Lucivando Rodrigues, era distribuir a droga por toda a região do Cariri.

Os nomes dos suspeitos não foram divulgados até o fechamento desta edição. Os suspeitos e o material apreendido foram levados para a Delegacia de Polícia Federal, em Juazeiro do Norte.

Fonte: Diário do Nordeste



Passeata “Contra a direita e por direitos” reúne 10 mil

Capitaneado pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) de Guilherme Boulos, um ato com a participação de outros movimentos sociais reuniu nesta quinta-feira 13 feira milhares de pessoas, embaixo de chuva, para marchar pelas ruas da cidade. A manifestação passou pelos Jardins, um dos bairros mais ricos da cidade e reuniu, embaixo de chuva, pelo menos dez mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar. Além de discursos políticos, o ato teve momentos bem-humorados, como o baile de forró "contra o preconceito aos nordestinos" na frente do Hotel Renaissance, que tem uma das diárias mais caras da capital paulista.

Sob chuva forte, o ato começou por volta das 17h no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na avenida Paulista, com os militantes do MTST e também da Central Única de Trabalhadores (CUT), do movimento Juntos e de outras organizações. “Tem uma ‘playboyzada’ aí dos Jardins que, porque o ‘titio’ Aécio [Neves] perdeu a eleição, ficaram ‘bravinhos’ e foram para a rua contra o povo. Se lá na marcha deles tem elite, que não gosto do povo, aqui tem povo trabalhador, aqui tem negro, aqui tem nordestino, aqui está o povo brasileiro”, gritou Boulos de cima do caminhão de som, antes de a passeata começar. Era uma referência ao ato do último dia primeiro de novembro, que reuniu 1,5 mil pessoas no mesmo local para pedir a queda da presidenta Dilma Roussef por impeachment ou por meio de um golpe militar.

De acordo com o líder do MTST, um dos objetivos era justamente “fazer o enfrentamento contra a direita atrasada”: “Eles têm ido às ruas nos últimos meses defender posições inaceitáveis para maioria do povo brasileiro. Defender não só intervenção militar e impeachment, como também semear ódio aos pobres, o racismo e a homofobia. Isso não pode ser admitido. Essa marcha vem para fazer contraponto e mostrar que se os golpistas do Jardins estão colocando mil pessoas nas ruas, nós vamos pôr 15 mil só para começar”.

Da avenida Paulista, a passeata passou pelas rua Augusta, alameda Jaú e avenida Rebouças, todas nos Jardins. Quando chegaram em frente ao hotel Renaissance, um dos mais caros da capital paulista, os militantes fizeram um rápido baile de forró ao som de Zé Ramalho e Luiz Gonzaga enquanto outros simulavam carpir o jardim do empreendimento. “Queremos terra”, ironizavam os manifestantes ao mesmo tempo em que viaturas e a Tropa de Choque da PM faziam uma linha de bloqueio na área de embarque e desembarque para proteger o hotel.

“Esse ato é para sociedade brasileira perceber e entender que a Dilma tem o apoio popular para fazer as reformas para qual ela foi eleita. É para dar um recado para a sociedade brasileira: não são só os reacionários que estão indo para as ruas”, afirmou o presidente da CUT, Vagner Freitas. “O povo não votou para ter alta de taxa de juros, não votou para ter banqueiro no Banco Central ou como ministro da Fazenda, o povo não votou para ficar sendo pressionado pelo PMDB reacionário. Quem venceu a eleição foi a agenda progressista. E pela quarta vez, o povo derrotou a agenda retrograda reacionária”, complementou.

Pelas reformas já
Guilherme Boulos, do MTST, explicou ainda que a marcha foi pensada também para pressionar o governo federal pelas reformas prometidas na campanha eleitoral. “O ato também tem o objetivo de pautar reformas populares no Brasil. O programa que foi eleito nas urnas tem que ser realizado”, enfatizou. “[O projeto eleito] era de mudança popular. As propostas que perderam não podem imperar. É necessário que o povo deixe claro a importância das reformas estruturais: a reforma política, a reforma urbana, a reforma agrária progressiva. Enfim, todos esses temas estão travados na agenda brasileira há décadas por conta do impeditivo que as elites colocam no Congresso Nacional”, disse.

Presente na passeata, a ex-deputada federal do PSOL Luciana Genro, que disputou a Presidência em outubro, minimizou a representatividade do discurso de extrema direita: “Eu acho que a manifestação que ocorreu aqui dias atrás não tem força, não tem representatividade social. Mas é evidente que a direita existe no Brasil e ela se expressa, por exemplo, no massacre que a polícia e as milícias promovem semanalmente na periferia das grandes cidades”.

Dos Jardins, a passeata seguiu pela rua Consolação até o centro da cidade, na Praça Roosevelt. Após quase três horas de caminhada embaixo da chuva, o MTST encerrou o ato. No discurso final, Boulos deixou um recado para Dilma. “Nós não vamos permitir que a presidenta não faça as reformas que prometeu e não governe para os trabalhadores”.

Fonte: Carta Capital



Juazeiro do Norte (CE): Menor é apreendido com 50 pedras de crack em casa e a mãe disse que de nada sabia

Mais uma operação de combate ao tráfico de drogas em Juazeiro do Norte resultou na apreensão de um menor a partir de denúncias anônimas oferecidas pela população nesta sexta-feira. Os Soldados do Ronda do Quarteirão, Douglas e Marlon, saíram em diligências para averiguar a veracidade da informação e terminaram apreendendo o adolescente de iniciais T da S. F., de 16 anos de idade, na descoberta de mais uma “boca de fumo”.

Ele estava em sua residência na Rua Pio Norões, 427 (João Cabral) por volta das 11h30min quando os PMs chegaram e a mãe, Ana Célia Silva Feitosa, de 35 anos, autorizou as buscas no imóvel. Não demorou para os policiais encontrarem cerca de 50 pedras de crack e mais R$ 31,00 sendo a maioria em moedas. A mãe foi logo dizendo aos militares que não sabia da existência das drogas em casa e o garoto assumiu ser o dono.

O empenho maior da polícia é descobrir quem é o responsável pela distribuição das substâncias entorpecentes que fomenta os pontos de venda de drogas, principalmente na área periférica de Juazeiro. No caso de hoje, a polícia desconfia que a mãe sabia e é envolvida com o tráfico o que está sendo investigado já que não tem provas. Ana Célia não tem passagens pela polícia, mas existem denúncias que apontam um estranho entre e sai de sua casa.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Crato (CE): Projeto que cria a Escola de Música Maestro Azul é aprovado pelo Legislativo

Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de terça-feira, 11, da Câmara Municipal, o projeto de lei nº 1310001/2014, de autoria do Executivo, que cria a Escola de Música Maestro Azul, que funcionará sob a gerência da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT).

A proposta tem por objetivo o fortalecimento da ação cultural, por considerar este um dos pilares para o desenvolvimento da cidade do Crato. Este também tem por objetivo a formação, qualificação, aprimoramento e a profissionalização de músicos instrumentistas eruditos e populares, bem como a formação de grupos musicais como camerata, quarteto e quinteto de cordas, orquestra e música de câmara em geral.

De acordo com o projeto, a escola oferecerá cursos de flauta doce para crianças a partir dos sete anos, instrumento de sopro e percussão para adolescentes compreendidos entre a faixa etária de 12 e 17 anos, bem como violão, canto e coral para pessoas de qualquer faixa etária.

Assessoria de Imprensa/PMC



Corrupção na Petrobras leva presidentes de grandes empreiteiras do país à prisão

Entre os executivos que tiveram a prisão preventiva ou temporária decretada pela Justiça Federal, a pedido da Polícia Federal durante a sétima fase da Operação Lava Jato, estão presidentes de cinco companhias: da OAS, da Camargo Corrêa Construções, da Iesa Óleo e Gás, da UTC e da Construtora Queiroz Galvão.

Essas empresas, juntas com as outras envolvidas, têm contratos que somam R$ 59 bilhões com a Petrobras, considerando o período de 2003 a 2014. Segundo as investigações, parte desses contratos se destinava a "esquentar" o dinheiro que irrigava o caixa de políticos e campanhas no país.

José Aldemário Pinheiro Filho (OAS) e Ricardo Ribeiro Pessoa (UTC) estão presos. Dalton dos Santos Avancini (Camargo Corrêa) não foi localizado pela polícia. Ildefonso Colares Filho (Queiroz Galvão) se entregou no fim da tarde desta sexta-feira (14) e Valdir Lima Carreiro (Iesa) se entregou no final da noite.

A PF cumpriu mandados de busca e apreensão nas sedes das seguintes companhias: Camargo e Corrêa, OAS, Odebrechet, UTC, Queiroz Galvão, Engevix, Mendes Júnior, Galvão Engenharia e Iesa.

Integrantes do governo, segundo a Folha apurou, consideram que a operação atinge o "coração dos financiadores de campanha".

Foram bloqueados R$ 720 milhões dos executivos investigados, até o limite de R$ 20 milhões por pessoa. Não houve bloqueio das contas das empresas, para não prejudicar a saúde financeira delas.

Os pedidos de prisão –temporária, de cinco dias, ou preventiva– também envolvem diretores, atingindo a cúpula das companhias.

Ao todo, foram emitidos mandados de prisões preventivas e temporárias contra 25 pessoas, dos quais 21 já foram cumpridos; e 9 de condução coercitiva –quando a pessoa é levada para prestar depoimento obrigatoriamente-, dos quais 6 já foram feitos.

Confira, abaixo, os pedidos feitos por empresa quem foi preso até o final da noite desta sexta.

OAS
  • José Aldemário Pinheiro Filho, presidente (prisão temporária e busca e apreensão) PRESO
  • Mateus Coutinho de Sã Oliveira (prisão temporária e busca e apreensão) PRESO
  • Alexandre Portela Barbosa, advogado (prisão temporária e busca e apreensão) PRESO
  • Fernando Augusto Stremel Andrade (condução coercitiva e busca e apreensão)
  • Pedro Morollo Junior (condução coercitiva e busca e apreensão)
  • Busca e apreensão na sede da empresa
CONSTRUTORA OAS
  • José Ricardo Nogueira Breghirolli (prisão preventiva e busca e apreensão) PRESO
  • Agenor Franklin Magalhaes Medeiros, diretor-presidente da área internacional (prisão preventiva e busca e apreensão) PRESO
CAMARGO CORRÊA
  • Eduardo Hermelino Leite, vice-presidente (prisão preventiva e busca e apreensão) PRESO
  • Edmundo Trujillo (condução coercitiva e busca e apreensão)
  • Busca e apreensão na sede da empresa
CONSTRUTORA CAMARGO CORRÊA
  • João Ricardo Auler, presidente do Conselho de Administração (prisão temporária e busca e apreensão)
  • Dalton dos Santos Avancini, presidente (prisão temporária e busca e apreensão)
UTC
  • Ricardo Ribeiro Pessoa, presidente (prisão temporária e busca e apreensão) PRESO
  • Ednaldo Alves da Silva (prisão temporária e busca e apreensão) PRESO
  • Walmir Pinheiro Santana (prisão temporária e busca e apreensão) PRESO
  • Busca e apreensão na sede da empresa
ENGEVIX
  • Carlos Eduardo Strauch Alberto, diretor técnico (prisão temporária e busca e apreensão) PRESO
  • Newton Prado Junior, diretor técnico (prisão temporária e busca e apreensão) PRESO
  • Gerson de Mello Almada (prisão preventiva e busca e apreensão) PRESO
  • Cristiano Kok (condução coercitiva e busca e apreensão)
  • Luiz Roberto Pereira (busca e apreensão)
  • Busca e apreensão na sede da empresa
IESA
  • Valdir Lima Carreiro, presidente (prisão temporária e busca e apreensão) PRESO
  • Otto Garrido Sparenberg, diretor de operações (prisão temporária e busca e apreensão) PRESO
  • Busca e apreensão na sede da empresa
IESA ÓLEO E GÁS
  • Busca e apreensão na sede da empresa
CONSTRUTORA QUEIROZ GALVÃO
  • Ildefonso Colares Filho, presidente (prisão temporária e busca e apreensão) PRESO
  • Othon Zanoide de Moraes Filho, diretor-geral de desenvolvimento comercial da Vital Engenharia (prisão temporária e busca e apreensão) PRESO
  • Busca e apreensão na sede da empresa
GALVÃO ENGENHARIA
  • Erton Medeiros Fonseca, presidente da divisão de engenharia industrial (prisão preventiva e busca e apreensão) PRESO
  • Busca e apreensão na sede da empresa
MENDES JUNIOR
  • Sergio Cunha Mendes, vice-presidente (prisão preventiva e busca e apreensão) PRESO
  • Ângelo Alves Mendes (condução coercitiva e busca e apreensão)
  • Rogério Cunha de Oliveira (condução coercitiva e busca e apreensão)
  • Flávio Sá Motta Pinheiro (condução coercitiva e busca e apreensão)
  • Busca e apreensão na sede da empresa
ODEBRECHT
  • Marcio Faria da Silva (busca e apreensão)
  • Rogério Santos de Araujo (busca e apreensão)
  • Busca e apreensão na sede da empresa
Outros nomes estão envolvidos na operação, mas não estão identificados com alguma empresa. É o caso de Renato Duque, ex-diretor da Petrobras apontado por procuradores e policiais como o principal operador do PT nos desvios da empresa e que foi preso hoje.

O lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB na Petrobras, entrou na lista de procurados da Interpol e do sistema nacional de procurados e impedidos. A PF tinha um mandado de prisão, mas não conseguiu localizar o suspeito de envolvimento em desvios da estatal.

O advogado dele, Mario de Oliveira Filho, ainda não tinha a definição se seu cliente vai se entregar à Polícia Federal. "O que posso dizer é que Fernando mora no Rio de Janeiro. Não está fora do país, como disseram algumas notícias absurdas. Estou em contato direto com ele", disse.

Confira os outros envolvidos.
  • Luiz Roberto Pereira (condução coercitiva)
  • Jayme Alves de Oliveira Filho, ligado a empresas de Alberto Youssef (prisão temporária e busca e apreensão) PRESO
  • Carlos Alberto da Costa e Silva, advogado que atua para empreiteiras (prisão temporária e busca e apreensão) PRESO
  • Adarico Negromonte FIlho, irmão do ex-ministro do Turismo Mário Negromonte (prisão temporária e busca e apreensão)
  • Marice Correa de Lima, cunhada de João Vaccari Neto, tesoureiro do PT (condução coercitiva e busca e apreensão)
Fonte: Folha.com



Juazeiro do Norte (CE): Prefeito Raimundo Macêdo se aposenta com o equivalente a 22 salários mínimos

Prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macêdo (PMDB) adquiriu aposentadoria da Assembleia Legislativa do estado do Ceará com vencimentos equivalentes a 22 salários mínimos de acordo com o blog do Jornalista Diego Laje do site Tribuna do Ceará.

Segundo o veículo, Raimundão receberá mensalmente R$ 16.346,44 por ter exercido o cargo de deputado estadual. De acordo com a lei, os parlamentares podem se aposentar pela Assembleia Legislativa após 35 anos de contribuições à previdência.

Isto só pode acontecer, contudo, se o parlamentar tiver contribuído com pelo menos 20 anos para a Assembleia. Caso não se reeleja após primeiro mandato, o deputado pode continuar contribuindo para completar o tempo previsto e ter direito ao benefício.

O Site Miséria entrou em contato com a Assembleia Legislativa, mas depois de vários contatos telefônicos e de passar por diversos setores não obteve confirmação da informação.

Robson Roque

Fonte: Miséria



Crato (CE): Estudantes de Enfermagem da URCA realizam trabalho com idosos do CRAS Batateira

Estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA) realizaram no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Gisélia Pinheiro (Batateira), um trabalho de educação em saúde para idosos com hipertensão.

Durante os trabalhos, foram realizadas dinâmicas, teste de glicemia, aferição de pressão e conversas sobre os cuidados com a saúde dos idosos. O trabalho foi selecionado e apresentado no XI Congresso do Departamento de Hipertensão Arterial, realizado no dia 31 de outubro, em Porto de Galinhas, no Pernambuco. Na ocasião, foram 74 trabalhos aprovados, sendo 30 da URCA.

Assessoria de Imprensa/PMC



O Enem não será cancelado, afirma presidente do Inep sobre fraudes ao exame

"Não há a menor possibilidade do Enem ser cancelado". Estas foram as palavras do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Francisco Soares, durante entrevista coletiva na Superintendência da Polícia Federal no Ceará, na manhã desta sexta-feira (14), sobre a prisão de envolvidos em um esquema de fraude do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014.

O presidente do Inep afirmou que o instituto se preocupa com isonomia do Enem, desde a elaboração até o repasse da prova aos estudantes. No entanto, conforme Francisco Soares, casos de fraudes são de responsábilidade da Polícia, pois trata-se de um crime.

Francisco Gonçalves ainda elogiou o trabalho realizado pela PF do Ceará, que culminou na prisão provisória de 4 pessoas no estado da Paraíba e em Juazeiro do Norte, no interior do Estado. As investigações devem continuar em busca da identificação e punição dos candidatos beneficiados com o suposto vazamento das questões.

"Quem atentar contra o Enem será preso. Podem ter certeza, quem não estudar e procurar obter vantagens por outros meios será punido", ressaltou.

O Inep tem colaborado com as investigações desde o ano passado, fornecendo banco de dados que ajudaram na identificação dos investigados e na elucidação da fraude. Até agora, a PF do Ceará já prendeu 6 pessoas envolvidas em esquemas de fraudes da prova do Enem.

Fonte: Diário do Nordeste



Ex-funcionária da Mozilla cria empresa para fazer jeans perfeitos para você

Para as mulheres, sair às compras em busca de uma calça jeans que caiba perfeitamente é uma tarefa enlouquecedora – assim como para os homens que as acompanharem durante essa jornada. Por mais “equilibradas” que sejam a proporções de seus corpos, sempre é difícil encontrar aquela peça que se encaixe com precisão em suas pernas, quadril e cintura, ainda mais se considerarmos que cada marca pode usar numerações diferentes.

A solução definitiva para esse problema, no entanto, pode estar mais próxima do que imaginamos. Crystal Beasley, ex-desenvolvedora de web da Mozilla – a empresa responsável pelo navegador Firefox –, recentemente fundou uma empresa chamada Qcut que promete enviar às suas clientes calças jeans azuis feitas sob medida, tudo isso por um preço menor do que elas pagariam por uma peça de uma loja – que provavelmente não serviria perfeitamente.

Segundo Beasley, nenhum dos produtos de sua empresa será fabricado em massa, com cada peça sendo feita de acordo com as medidas exatas solicitadas e enviadas diretamente para o comprador. Dessa forma, é possível fazer roupas com tamanho customizado ao esmo tempo que se economizam gastos, já que não será necessário ter preocupações com gastos de aluguel de armazéns ou com os lucros dos revendedores do varejo.

Por que é tão difícil?
Normalmente, a dificuldade de encontrar uma calça que caiba perfeitamente é decorrente do fato de que as fabricantes determinam as proporções presentes nos diferentes números de seus produtos com base na média estatística das medidas de seus clientes. Como é bastante raro encontrar duas mulheres com variações exatamente iguais, também se torna pra lá de difícil criar uma peça de roupa que se encaixe em todas.

“O sistema de medida atual é burro. A moda é uma questão de autoexpressão, da arte, da subcultura e da forma como você quer se apresentar para o mundo. Isso é incrível, mas mesmo assim acabamos gastando muita energia experimentando as coisas porque não podemos simplesmente confiar no que está escrito nas etiquetas”, afirma Beasley.

De acordo com ela, seria necessário existirem cerca de 400 tamanhos diferentes de jeans para que 99% das mulheres tivesse como encontrar aquele que as servisse com perfeição. “Mesmo que fizesse sentido que as fabricantes produzissem isso, as lojas simplesmente não teriam espaço para armazenar esse montante de variações. E ainda que tivessem, a fabricação em massa dessa quantidade de produtos seria inviável”, explica.

Como funciona
Para garantir uma calça com o tamanho perfeito, a Qcut faz uma série de perguntas às suas clientes, incluindo o tamanho que normalmente usam, sua altura, peso, tamanho de sutiã e medida de seus pés. A relação entre esses valores permite que a empresa faça previsões do comprimento de suas pernas, a altura da cintura, quantidade de músculos e amplitude das curvas no corpo das mulheres.

Aumentando ainda mais a precisão da previsão, a empresa também questiona quais pontos das calças que elas adquirem normalmente não cabem nelas da melhor forma. Uma vez que o algoritmo da Qcut faça seus cálculos, as compradoras são qualificadas com um dos 400 tamanhos de calças possíveis. Por mais que seja impossível garantir que o processo resultará em jeans perfeitos para todas, Beasley afirma que os erros afetarão somente 1% das clientes.

Com uma campanha de financiamento em andamento no Kickstarter, a Qcut tem alguns desafios a superar antes de se tornar uma realidade. Segundo Beasley, um dos maiores problemas é decorrente do fato de que a maior parte da indústria da moda hoje moveu suas fábricas para outros países. “Isso significa que não sobraram muitas pessoas nos EUA com habilidade para fazer jeans. Teremos que treinar nossos funcionários do zero”, disse.

Primeiros passos
Ainda assim, Beasley acredita que os problemas serão superados e que a ausência do lucro dos varejistas e das taxas de inventário vai deixar amplo espaço para que a Qcut tenha lucro. Os jeans da empresa não serão baratos, custando entre US$ 170 e US$ 200 (aproximados R$ 443 e R$ 521) – ou US$ 100 (cerca de R$ 260) para quem colaborar no Kickstarter –, mas eles ainda custarão menos e caberão melhor que os produtos importados de marcas famosas.

Caso o empreendimento obtenha sucesso com as calças jeans, o próximo passo será expandir seu portfólio para outros tipos de roupas. “Nós escolhemos os jeans como o problema a enfrentar primeiro porque essa realmente é a questão mais difícil para a maior quantidade de mulheres. Depois que resolvermos isso, todo o resto será moleza”, conclui. Você pode conferir a página da campanha de financiamento clicando aqui.

Fonte: Mega Curioso (Via Kickstarter)



CNH ficará 23,8% mais cara a partir do dia 1º

A partir de dezembro, quem for tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá mais aulas práticas e gastará em torno de 23,8% a mais com o valor da autoescola. Uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aumenta de 20 para 25 o número de horas/aulas para primeira habilitação categoria B e de 15 para 20 para quem for adicionar categoria.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos do Estado do Ceará (Sindcfcs), Welligton dos Santos, atualmente, são cobrados R$ 945,00 por 20 horas/aula e mais o veículo na hora da prova do Detran. Com a adição de mais tempo, esse valor passará para R$ 1.170,00 ou seja, R$ 225,00 a mais.

"No Ceará, a hora/aula é de R$ 45,00. O impacto no bolso da pessoa será considerável e não é boa para as 350 autoescolas do Estado", informa ele. Na sua avaliação, poderá haver uma correria até o fim deste mês às autoescolas e ao Detran.

No entanto, adianta, os que já estão fazendo aulas, mas ainda não pagaram as taxas de exames, por exemplo, já vão pagar um pouco mais caro. Qualquer boleto emitido a partir do dia 2 de dezembro já será com o reajuste, independentemente de quando começaram as aulas.

O Departamento Estadual de Trânsito no Ceará (Detran/CE) explica que a principal mudança foi na carga horária de aulas práticas para obtenção da CNH categoria B. "Há uma opção de realizar 30% dessa nova carga horária no simulador de direção. Mas no Ceará, nenhuma autoescola adota o simulador", informa.

O Detran ressalta que a resolução é mais uma medida para aprimoramento da formação do futuro motorista, dando mais segurança ao novo condutor. Antes da década de 1990, não era obrigatória a formação prática em autoescola. Era opcional. O candidato à primeira carteira de motorista poderia fazer a prova prática sem ter aulas nas autoescolas. Somente em 1997, com a aprovação do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997), é que foi definida a obrigatoriedade da formação teórica e prática.

Carteira popular
Quem tem baixa renda comprovada e pretende tirar a primeira habilitação pode se inscrever no programa Carteira de Motorista Popular. A iniciativa tem a finalidade de possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção da primeira CNH. De acordo com o órgão, as inscrições só podem ser feitas pela internet, no site do órgão.

O candidato deve obedecer os seguintes critérios: ser maior de 18 anos; alfabetizado; possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF); não estar judicialmente impedido de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH); comprovar domicílio no Estado do Ceará. Além disso, deve estar enquadrado em uma das seguintes situações: beneficiário do Programa Bolsa Família; aluno matriculado há mais de seis meses na rede pública de ensino fundamental e médio ou em cursos públicos profissionalizantes, e que comprovem bom desempenho escolar; pessoas egressas do sistema penitenciário e portadores de necessidades especiais.

LÊDA GONÇALVES
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (CE): Programa Minha Casa Minha Vida está construindo 1.578 unidades habitacionais

Estão sendo construídas em Crato 1.578 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida destinadas a atender famílias de baixa renda na cidade. As construções estão sendo realizadas no bairro Barro Branco, após um criterioso processo de cadastramento da população, nos diversos bairros do Município.

São dois conjuntos habitacionais sendo construídos, o Conjunto Monsenhor Montenegro e Conjunto Filemon Limaverde que além das casas terão toda a infraestrutura montada dando melhor qualidade de vida às famílias que lá forem residir.

Um dos objetivos é construir as casas para a redução do déficit habitacional, numa parceria dos governos federal, estadual e municipal. Segundo o secretário Municipal da Cidade do Crato, José Muniz, as primeiras casas serão entregues no mês de novembro do próximo ano.

Desde a criação do programa, somente na gestão de Ronaldo Gomes de Mattos, o Minha Casa, Minha Vida deixou de ser apenas uma promessa e se tornou uma realidade em Crato. A equipe social da Secretaria de Cidade, responsável pela obra, já finalizou o cadastramento de todos os interessados no programa. Todos os bairros da cidade e os funcionários públicos municipais foram atendidos com reuniões de apresentação, orientação e cadastramento.

Segundo o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos, outros projetos do Minha Casa, Minha Vida já estão sendo pleiteados junto ao Governo Federal. A ideia, segundo Ronaldo, é construir 4 mil casas dentro do programa. Para Ronaldo conseguir esse objetivo é cuidar das pessoas e diminuir o déficit habitacional.

Assessoria de Imprensa/PMC



AddThis