Eleições 2014: Camilo ganha três pontos, Eunício fica estável e lidera, mostra pesquisa O Povo/Datafolha


A terceira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha revela que Camilo Santana (PT) oscilou três pontos percentuais para cima, chegou a 34% e encurtou para sete pontos sua distância para Eunício Oliveira (PMDB) na disputa pelo governo do Ceará. O peemedebista se mantém estável na liderança, com 41% e sem qualquer oscilação depois de duas semanas. O crescimento de Camilo ocorreu tirando votos basicamente de Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (Psol), que oscilaram negativamente um ponto cada e ficaram com 3% e 1%, respectivamente.

Com 51% dos votos válidos, Eunício poderia hoje ser eleito no 1º turno. Porém, como a pesquisa possui margem de erro de três pontos para mais ou para menos, ainda existe possibilidade de segundo turno no Estado. Essa é a primeira pesquisa Datafolha que traz projeção de votos válidos, forma oficial de divulgação do resultado das eleições e que exclui eleitores indecisos e votos brancos e nulos. Considerando a variação máxima da margem de erro, o peemedebista poderia oscilar entre 48% e 54%.

Segundo turno
A pesquisa simula ainda cenário de segundo turno entre Eunício e Camilo. Pela projeção, o peemedebista venceria com 45% das intenções de voto, contra 37% do petista. Já brancos e nulos somam sete pontos. 11% dos eleitores se declararam indecisos. Os dados acima integram a pesquisa estimulada, quando é apresentada ao eleitor uma lista com os nomes dos candidatos. Neste tipo de pesquisa, 8% dos entrevistados disseram ainda votar em branco ou nulo e outros 13% se afirmaram indecisos.

Já na pesquisa espontânea, quando o eleitor diz em quem pretende votar sem ver lista com nomes, Eunício cresce acima da margem de erro e passa de 19 para 25 pontos. Já Camilo oscila positivamente um ponto, alcançando 19%. Apesar de não disputar eleição, o governador Cid Gomes (Pros) foi outro nome a ser lembrado pelos eleitores, alcançando 1%.

Além de liderar as intenções de voto, Eunício Oliveira também aparece com a menor taxa de rejeição, que permanece estável em 17%. Nessa pesquisa, onde os eleitores dizem em qual candidato não votariam de jeito nenhum, Ailton Lopes e Eliane Novais lideram, com 30% cada. Camilo aparece com 21% de rejeição.

Reta final
Essa é a terceira pesquisa de uma série realizada pelo O POVO em parceria com o jornal Folha de S. Paulo. Ela ouviu 1,2 mil eleitores com em 47 municípios do Ceará, entre os dias 18 e 19 de setembro – uma semana após ciclo de sabatinas do O POVO com candidatos ao Governo.

O levantamento baliza a situação dos candidatos no início da reta final da disputa, com um mês de campanha em rádio e TV e pouco mais de duas semanas até a eleição. A pesquisa foi registrada no TSE sob os números CE-00022/2014 e BR-00695/2014.

Fonte: O Povo



Crato (CE): Motorista perde controle e carro cai em vala

Motorista não desenvolvia em velocidade e incidente pode
ter sido apenas descuido (Foto: Robson Roque/ Ag. Miséria)
Um senhor de aproximadamente 60 anos dirigia um veículo da marca Renault quando perdeu o controle do carro e caiu em uma vala na Avenida Pedro Felício Cavalcante, bairro Grangeiro, em Crato.

Instantes após o ocorrido uma aglomeração se formou e alguns homens se juntaram para ajudar a tirar o veículo da valeta. Enquanto faziam força, um guincho estava a postos em uma rua lateral para levar o carro a uma oficina caso fosse necessário.

De acordo com informações, ele não conduzia em velocidade acima do permitido para aquela via, apenas se descuidou quando caiu no espaço entre a pista e a calçada.

Felizmente, também não sofreu nenhum dano físico, apenas o carro ficou avariado, principalmente na lateral do lado do passageiro.

Robson Roque

Fonte: Miséria



Eleições 2014: TSE alerta para riscos de e-mails falsos sobre cancelamento de título

A poucos dias do primeiro turno das eleições, alguns eleitores voltaram a receber e-mails alertando para o suposto cancelamento do título eleitoral, em decorrência de "irregularidades no Cadastro de Pessoa Física".

Entretanto, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) alerta: trata-se de uma mensagem falsa, já que nem a corte nem a maioria dos Tribunais Regionais Eleitorais enviam correspondências eletrônicas deste tipo.

"A Justiça Eleitoral informa que não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de títulos eleitorais ou para convocar mesários -com exceção do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Sul (TRE/RS), que, mediante prévia e específica autorização do convocado, se utiliza desse tipo de correspondência para recrutar seus mesários", informou o TSE, em nota.

No mais recente e-mail em circulação, que tem como suposto destinatário o endereço eletrônico "info@tse.jus.br", a mensagem pede ao usuário que clique em um link -apontado como o endereço do "protocolo" sobre a ocorrência-, para regulamentar a situação eleitoral. Segundo o TSE, porém, o usuário não deve clicar na mensagem, que deve ser imediatamente apagada.

"O TSE ressalta que não autoriza qualquer outra instituição a enviar e-mails em seu nome. Mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso", esclarece.

O golpe do envio de e-mails falsos a partir de endereços eletrônicos supostamente de origem do TSE ou de Tribunais Regionais é antigo, mas volta a acontecer praticamente a cada dois anos, em cada nova eleição.

Fonte: Folhapress



Earth, Wind & Fire - Boogie Wonderland




Eleições 2014: Dilma nega uso irregular dos Correios para distribuir material de campanha

A presidenta Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, rebateu hoje (19) denúncia publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo de que teria usado os serviços dos Correios de forma irregular durante a campanha eleitoral.

De acordo com a reportagem, os Correios entregaram em São Paulo panfletos do PT com propaganda eleitoral sem estampa ou comprovante de que houve pagamento pelo serviço. Segundo Dilma, todos os serviços da estatal contratados pela campanha foram pagos.

“Nós pagamos, temos nota fiscal, contratamos um serviço que os Correios prestam para qualquer entidade, isso é um factoide de campanha. Os Correios oferecem o serviço, quem quiser pode usá-lo”, ressaltou a candidata.

Dilma destacou que, se houve qualquer erro no uso dos Correios para a divulgação, a campanha pagará por ele. “Não sou do tipo que acha que está acima de qualquer suspeita”.

Em nota divulgada no fim da tarde, os Correios negaram favorecimento à candidatura de Dilma. “A entrega de mala direta com propaganda eleitoral segue rigorosamente procedimentos padronizados”, diz a nota da empresa. Segundo os Correios, esse tipo de serviço já foi prestado a candidatos de 12 partidos: PSDB, PMDB, PT, PR, PROS, PTN, PP, PV, DEM, PTdoB, PDT e PTN. O pagamento foi à vista e os comprovantes, disponibilizados na internet.

Na entrevista, concedida no Palácio da Alvorada, Dilma não quis comentar o resultado da pesquisa de intenção de voto divulgada nesta sexta-feira pelo Datafolha. No entanto, quando perguntada sobre a influência das pesquisas nas bolsas de valores, a candidata respondeu que a situação é “ridícula”. “Está ficando ridículo isso. Especulação tem limite e acho que tem gente ganhando com isso. É desagradável o fato de acharem que uma coisa tem a ver com a outra, quando sobe ou quando desce [a intenção de voto em sua reeleição]”, criticou.

Dilma falou sobre suas ações e propostas para a preparação de jovens atletas no país, principalmente de modalidades olímpicas e paralímpicas, e disse que pretende estimular a formação de esportistas. “Temos de criar condições para as escolas serem centros de formação de atletas – essa é a grande campanha, as escolas brasileiras têm de fazer isso.”

A candidata destacou ainda as bolsas concedidas a atletas por meio de programas do Ministério do Esporte e a preparação da infraestrutura para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, principalmente a construção de centros de treinamento para atletas com deficiência. Mais cedo, em evento oficial como presidenta da República, Dilma recebeu, no Palácio do Planalto, 60 jovens atletas que se destacaram em competições internacionais em 2014 e que são promessas para os Jogos do Rio.

À noite, Dilma participou de um comício em Duque de Caxias (RJ), ao lado do candidato a governador Marcelo Crivella (PRB), que foi ministro da Pesca em seu governo. Ela disse que o país precisa de fundamentos éticos e combate à corrupção.

“Quero dizer para vocês que o nosso país precisa de fortes fundamentos éticos. Precisa de compromissos com a igualdade de oportunidades. Nosso país precisa também ter compromissos [no combate] àqueles que desviam o dinheiro público. Contra a corrupção, acabando com a impunidade. Não é possível, que no Brasil, nós tenhamos pessoas que queiram viver com os recursos que não são delas, são do povo brasileiro.”

Dilma disse ainda que, se for reeleita, vai investir na construção de mais creches em todo o país. “Vamos construir creches para as crianças. Creches são para as mulheres trabalharem, mas são, sobretudo, para garantirmos às crianças igualdades de oportunidades.”  Ela também prometeu a construção de mais casas. “Nós aprovamos mais 3 milhões de moradias.”

Neste sábado (20), Dilma terá como compromisso de campanha, às 11h, uma caminhada no Largo 13 de Maio, em Santo Amaro, na cidade de São Paulo.

Fonte: Agência Brasil



F-1: Hamilton larga na pole em Cingapura; Massa fica em sexto

Felipe Massa sentiu o gostinho de liderar o Q3, mas a pole position do GP de Cingapura escapou de suas mãos. Em um final de treino emocionante, Lewis Hamilton 'roubou' a pole de Nico Rosberg e foi o mais rápido no treino classificatório realizado neste sábado no circuito de Marina Bay. O brasileiro teve que se contentar com a sexta posição no grid.

Com o cronômetro zerado, Rosberg fez o tempo de 1min45s688. Nem deu tempo de o líder do Mundial comemorar. Logo na sequência, Hamilton bateu a marca do companheiro de equipe por apenas sete milésimos. Esta é a sexta pole position obtida pelo britânico nesta temporada – uma a menos do que o alemão.

Massa chegou a sonhar com a segunda pole deste ano. O piloto da Williams liderou o Q3 e até conseguiu melhorar um pouco sua marca na segunda tentativa, mas não foi o suficiente para sustentar a primeira posição. Como outros pilotos o superaram, o brasileiro larga em sexto, mas ainda teve algo a comemorar: ele foi melhor do que Valteri Bottas, seu companheiro de equipe, oitavo.

A Ferrari andou bem desde o Q1. Na primeira parte do treino, Räikkönen e Alonso foram os mais rápidos, com uma pequena vantagem do espanhol para Hamilton. Massa esteve ameaçado de não passar para o Q2 – ele ocupava a 16ª posição a 2min do fim da sessão. O brasileiro, porém, melhorou seu tempo (foi para 11º) e avançou.

Massa teve um desempenho muito bom no Q2. Com um estilo agressivo, o brasileiro cravou o quinto melhor tempo da segunda parte. O resultado animou Massa para o Q3, já que ele também superou o companheiro Valteri Bottas.

Os carros da Mercedes deram o troco na Ferrari e mostraram que a briga pela pole position seria bem acirrada. Com uma volta perfeita nos instantes finais, Rosberg foi o único a andar abaixo da casa de 1min46. O líder do Mundial ficou à frente de Hamilton, com Alonso e Räikkönen em terceiro e quarto, respectivamente, no Q2.

A expectativa de Massa começou a se concretizar no Q3. Em sua primeira tentativa de volta rápida, o brasileiro cravou o tempo de 1min46s007 e ocupou a primeira posição.  Só que a marca não resistiu à segunda tentativa dos rivais.

A largada do GP de Cingapura é às 9h (horário de Brasília). A corrida tem transmissão ao vivo da TV Globo e acompanhamento do Placar UOL Esporte.

Confira o grid de largada para o GP de Cingapura:
1. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1min45s681
2. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min45s688
3. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - 1min45s854
4. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min45s902
5. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) -1min45s907
6. Felipe Massa (BRA/Williams) – 1min46s000
7. Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari) – 1min46s170
8. Valteri Bottas (FIN/Williams) – 1min46s187
9. Kevin Magnussen (DIN/McLaren) – 1min46s250
10. Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) – 1min47s362

Eliminados no Q2:
11. Jenson Button (ING/McLaren) – 1min46s943
12. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso) – 1min46s989
13. Nico Hulkenberg (ALE/Force India) – 1min47s308
14. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - 1min47s333
15. Sergio Pérez (MEX/Force India) - 1min47s575
16. Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1min47s812

Eliminados no Q1:
17. Adrian Sutil (ALE/Sauber) -  1min48s324
18. Pastor Maldonado (VEN/Lotus) – 1min49s063
19. Jules Bianchi (FRA/Marussia) – 1min49s440
20. Kamui Kobayashi (JAP/Caterham) – 1min50s405
21. Max Chilton (ING/Marussia) -1min50s473
22. Marcus Ericsson (SUE/Caterham) – 1min52s287

Fonte: UOL



Philip Bailey Duet with Phil Collins - Easy Lover



Juazeiro do Norte (CE): Pau de arara deve ter licença do Detran

Motoristas que realizam o transporte de passageiros em épocas de romaria, em veículos do tipo pau de arara, vão precisar se adequar ao que estabelece a Resolução n° 82 Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para evitar que seus veículos sejam alvo de multas e de apreensões durante fiscalizações realizadas em rodovias federais e estaduais.

A norma estabelece que que os veículos deste tipo pau-de-arara só poderão circular entre localidades de origem e destino que estiverem situados em um mesmo município, municípios limítrofes ou municípios de um mesmo Estado, quando não houver linha regular de ônibus ou as linhas existentes não forem suficientes para suprir as necessidades daquelas comunidades.

As diretrizes também determinam que os veículos devem possuir bancos com encosto, fixados na estrutura da carroceria; carroceria, com guardas altas em todo o seu perímetro, em material de boa qualidade e resistência estrutural e cobertura com estrutura em material de resistência adequada. A maioria dos veículos, no entanto, não se adequa às diretrizes estabelecidas pela norma, o que acaba gerando, na maioria dos casos, aplicação de multas e retenção dos veículos em postos de fiscalização nas rodovias estaduais e federais.

Os veículos só poderão ser utilizados após vistoria da autoridade competente para conceder a autorização de trânsito. No Ceará, o órgão competente para expedir as autorizações é o Detran.

Conforme a promotora de Justiça Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, da 2 Promotoria de Justiça da Comarca de Juazeiro do Norte, mesmo havendo adequações em consonância ao que determina a resolução do Contram, no tocante às questões de segurança, o MP ainda discute as diretrizes que a norma trata em relação a distância permitida para o deslocamento destes veículos. "O debate está acontecendo justamente neste ponto. O grande interesse do Ministério Público é o de garantir a segurança dos romeiros, bem como condições mais dignas aos usuários de veículos paus-de-arara durante os períodos de romaria", observou a promotora.

Segundo ela, outro fator que precisa ser observado pelos fiéis é que, como os veículos precisarão se adequar as às exigências, os custos serão contabilizados pelos proprietários dos veículos, resultando, em tese, em passagens mais caras.

"O entendimento é de que haverá aumento das passagens. Desta forma, ainda visando a questão da segurança dos romeiros, é preferível que estes realizem seus deslocamentos em veículos mais adequados, como em ônibus, por exemplo", observou a promotora.

Para o padre Joaquim Cláudio, pároco da Basílica de N. Sra. Das Dores, é preciso encontrar um meio para que as normas sejam cumpridas sem prejuízo aos fiéis. "Recentemente, em companhia do nosso bispo diocesano, dom Fernando Panico, estivemos em Brasília para discutirmos este problema com representantes de órgãos da fiscalização. Embora compreendamos a necessidade de cumprirmos a legislação, também é preciso que se descubra um modo de não haver prejuízo aos fiéis. Muitos têm os paus de arara como o início da demonstração da fé. Essa questão precisa ser melhor discutida", avalia o religioso.

ROBERTO CRISPÍM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Órgãos públicos no Ceará têm editais com 3,6 mil vagas

Cinco concursos públicos no Ceará disponibilizam 3.685 oportunidades de emprego no serviço público. A maioria das vagas é para profissionais da área de saúde no Hospital de Quixeramobim, previsto para ser inaugurado até o final de 2014, de acordo com o Governo do estado. O concurso para delegado da polícia civil foi divulgado no Diário Oficial do estado nesta sexta-feira (19), mas as inscrições ainda não foram abertas no site da organizadora.

O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) recebe inscrição até este domingo (21) para contratação de cerca de 1.640 profissionais de níveis fundamental, médio e superior para prestação de serviço no Hospital e Maternidade do Sertão Central. Os salários podem chegar a R$ 8.264,65, com carga horária de 40 horas semanais.

A Prefeitura de Pacatuba, na Grande Fortaleza, divulgou edital de concurso público com 1.376 vagas para candidatos de níveis fundamental, médio e superior. São 344 vagas para preenchimento imediato e 1.032 para cadastro de reserva. Os salários podem chegar a R$ 3.246 para cargos com 40 horas semanais de trabalho.

Os interessados devem se inscrever pela internet até 30 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 60 para os candidatos de nível fundamental, R$ 80 para os de nível médio, e R$ 120 para os de nível superior.

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante faz seleção para 257 vagas, sendo 11 vagas para pessoas com necessidades especiais, em cargos de  nível médio ou técnico e superior. Os salários vão de  R$ 820  a R$ 3.100. O edital do concurso está disponível no site da organizadora do concurso. As inscrições podem ser feitas inscrição no site da Promunicípio até o dia 10 de outubro de 2014. Leia mais

A Prefeitura de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, divulgou edital de concurso público com 244 vagas para candidatos de níveis médio e superior. A taxa de inscrição é de R$ 70 para candidatos de nível médio e R$ 120 para o de nível superior, e os salários podem chegar a R$ 6 mil. O edital está no site da organizadora.

O Diário Oficial do Estado divulgou nesta sexta-feira (19) a abertura de concurso para o preenchimento de 168 vagas para o cargo de delegado da polícia civil de 1ª classe, sendo 159 de ampla concorrência e nove, para candidatos com deficiência. As inscrições ainda não foram abertas e o edital deve estar em breve no site da organizadora, a Fundação Vunesp.

Fonte: G1



Crato (CE): Zona Azul volta a funcionar

Depois de nove meses após um processo de reestruturação da Zona Azul em Crato a licitação para a terceirização desse serviço foi concluída no ultimo dia 8 de setembro de 2014. A empresa que ganhou a licitação foi a FLAMAX, que passa a administrar esse serviço na cidade.

Uma novidade que também passa a funcionar na cidade, é a implantação do Zona Marrom. O Zona Marrom é o pagamento por hora, para os caminhões estacionarem e fazerem a operação de carga e descarga, que antes não existia.

O Zona Azul deverá iniciar em 30 dias, contados a partir do dia 17 de setembro de 2014, data que foi assinada a ordem de serviço, e o Zona Marrom 60 dias contados a partir dessa data.

Antes de começar a realizar a cobrança pelo estacionamento, a Flamax deverá realizar uma campanha de orientação aos condutores pelo prazo de 15 dias, antes de ser efetuada a cobrança.

Uma novidade, é o aumento das vagas do Zona Azul, que agora passa a ser de 463 vagas e o Zona Marrom com 33 vagas.

Esse aumento nas vagas, deve-se a novas ruas que passam a fazer parte do Zona Azul, como a avenida Duque de Caxias, entre as ruas José Marrocos e senador Pompeu, e a Rua Bárbara de Alencar em frente a Prefeitura Municipal.

O horário de funcionamento do Zona Azul também mudou, passa a ser de 8h às 18h30min nos dias úteis e aos sábados de 8h às 13h. Já o Zona Marrom terá como horário de funcionamento de 8h às 17h nos dias úteis e 8h às 14h aos sábados. O Zona Marrom é para veículos de carga com até 4 toneladas.

O valor de cobrança do Zona Azul e do Zona Marrom é de R$ 2,00 por hora. O veículo pode estacionar por no máximo 2 horas. Esse valor será usado para o pagamento dos funcionários e manutenção da sinalização.

Os monitores farão a venda dos bilhetes, realizarão a fiscalização e ao detectar alguma irregularidade, o Demutran deverá ser acionado para realizar as medidas cabíveis para solucionar os problemas.

A empresa Flamax tem sede em Juazeiro do Norte, na Rua do Cruzeiro, número 1249 no bairro São Miguel. Telefone (88) 3512-3301

Assessoria de Imprensa/PMC



IBGE corrige Pnad e diz que desigualdade caiu em 2013 no Brasil

Os resultados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad) de 2013, divulgados pelo IBGE na última quinta-feira (18), têm erros, disse nesta sexta-feira (19) o coordenador do estudo, Cimar Azeredo, acrescentando que a concentração de renda no País caiu no ano passado, ao contrário do que tinha sido divulgado anteriormente.

Os erros ocorreram no processo de expansão da amostra da PNAD 2013, o que provocou alterações nos resultados de sete estados: Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Segundo Azeredo, foi utilizado uma projeção de população incorreta em áreas que há mais de uma região metropolitana.

"Em vez de colocar a projeção de população correta se colocou errada. Não percebemos o erro”, disse Azeredo em entrevista coletiva na sede do órgão.

O índice de Gini domiciliar, que mede a concentração de renda, recuou em 2013 para 0,497 ante 0,499 em 2012. Na quinta-feira, o IBGE tinha informado que o índice tinha subido para 0,500. Pelos critérios do indicador, quanto mais perto de zero menor é a desigualdade de um país.

“Houve uma desconcentração, reduziu a desigualdade”, disse Cimar Azeredo.

Fonte: Reuters



Professores são filmados fazendo sexo em escola

Dois professores foram afastados após serem filmados por um aluno fazendo sexo dentro de uma sala de aula na escola Padre Antônio Jorge de Lima, em Bauru (SP). O fato aconteceu no dia 2 de setembro, mas só veio à tona esta semana, depois que a Polícia Civil recebeu a denúncia de um abuso sexual coletivo contra uma menina de 11 anos na mesma escola.

O vídeo dos professores fazendo sexo sobre as carteiras de uma sala de aula foi gravado por um aluno de 16 anos, que deixou a câmera do celular ligada dentro mochila durante o intervalo. De acordo com o pai do garoto, que pediu para não ser identificado, dias antes o menino tentou entrar na sala durante o recreio, mas foi impedido pelo professor.

"Ele e os colegas acharam estranho o comportamento do professor e a permanência dele na sala de aula durante o intervalo. Você sabe como são os adolescentes, colocaram a câmera e deixaram filmando. As cenas gravadas são dignas de um filme pornô", afirma o pai do aluno.

O professor dá aulas de filosofia e sociologia e a professora ensina português. No intervalo, os dois se trancaram na sala de aula onde o vídeo foi gravado. "As cenas são fortes. Quando a professora entra na sala, eles utilizam duas carteiras contra a porta para impedir a entrada de terceiros na sala. Em seguida, começa a sessão de sexo explícito que dura mais de 20 minutos", diz o pai.

Após tomar conhecimento do fato, o pai procurou a direção da escola para denunciar os professores. O caso foi encaminhado para a Diretoria Regional de Ensino, que decidiu suspender os dois educadores.

Uma professora que não quis se identificar disse temer que a escola venha a sofrer uma enxurrada de pedidos de transferência. "O problema é que agora os pais e, até mesmo o alunos que não sabem quem são os professores, nos olham com desconfiança", afirma.

O pai de uma aluna que também procurou a Diretoria de Ensino informou que pretende transferir a filha para outra escola. "Minha filha não vai mais estudar lá, nem que eu tenha que entrar na Justiça para conseguir vaga em outra escola da cidade", afirmou.

Em nota, a Diretoria Regional de Ensino de Bauru informou considerar inadmissível o ato que envolveu dois professores da Escola Estadual Padre Antônio Jorge Lima, e já decidiu pelo afastamento dos docentes. Um processo administrativo foi aberto e pode resultar na demissão dos envolvidos.

Além deste caso, a Diretoria Regional também acompanha a denúncia da menina de 11 anos que teria sofrido abuso sexual por seis colegas, de 11 a 13 anos, durante o horário de aula. "A partir da próxima semana, a gestão da unidade será reformulada, uma vez que a diretora não estará mais no cargo. Nesta semana, a escola passou a contar com mais funcionários para monitorar os alunos", diz a nota.

Fonte: UOL



Cobrança dupla de ICMS em vendas online é enfim proibida de vez

Em 2011, diversos estados se uniram para alertar sobre a concentração no Sudeste de empresas que vendem online: isso prejudica a arrecadação do ICMS, que é pago na origem. É que, geralmente, os produtos são enviados de São Paulo ou Rio de Janeiro, que então acabam ficando com esse imposto estadual.

Por isso, estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste firmaram um acordo para cobrarem ICMS de produtos comprados pela internet, o que resultava em cobrança dupla repassada aos consumidores. Agora, o Supremo Tribunal Federal decidiu extinguir isso porque, bem, a Constituição não permite.

A Constituição brasileira prevê que a cobrança do ICMS é sempre feita no estado de origem, exceto no caso de derivados de petróleo. A menos que você esteja comprando barris cheios de querosene pela internet, é proibida a incidência de ICMS no estado de destino.

Isso não impediu que, desde 2011, os seguintes estados efetuassem a cobrança dupla de ICMS: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins. (Espírito Santo, Pernambuco e o Distrito Federal inicialmente estavam no protocolo 21 do Confaz, mas desistiram da cobrança dupla nesse meio tempo.)

Já em 2011, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) entrou com pedido judicial, argumentando que a cobrança do ICMS duplo é inconstitucional. Infelizmente, o STF demorou até fevereiro de 2014 para conceder uma liminar suspendendo a prática. A decisão valia até que o plenário do STF julgasse o caso, o que ocorreu esta semana.

O ministro Marco Aurélio Mello foi categórico ao comentar o caso: “O protocolo foi feito com uma cara de pau incrível. Estabeleceram um protocolo e colocaram em segundo plano a Constituição”, segundo o G1.

A decisão do STF é final: os Estados agora só podem recorrer com “embargos de declaração”, para discutir eventuais omissões e contradições do julgamento, não para revertê-lo.

A ideia de cobrar ICMS no estado de destino era falha desde o início: afinal, ela impacta o consumidor, não as empresas de e-commerce. Para atraí-las, os estados poderiam, quem sabe, investir em infraestrutura ou reduzir impostos, em vez de ferir a Constituição.

Fonte: Gizmodo



Não é função da imprensa investigar, afirma Dilma

A presidente Dilma Rousseff informou nesta sexta-feira (19) que vai pedir ao STF (Superior Tribunal Federal) o acesso aos depoimentos prestados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa na Polícia Federal, em que ele teria apontado o envolvimento de autoridades do governo em um suposto esquema de corrupção na estatal.

O pedido será encaminhado ao ministro Teori Zavascki, relator do caso na Corte.

"Eu quero saber. Não é possível que a revista 'Veja' [que publicou reportagem sobre o assunto] saiba alguma coisa e o governo não saiba quem está envolvido", disse a presidente, que afirmou que não tomará medidas "baseadas no disse-me-disse".

Dilma voltou a dizer que não fará julgamentos ou tomará medidas em relação às denúncias com base em notícias veiculadas na imprensa. "Não reconheço na revista 'Veja' nem em nenhum outro órgão de imprensa o status que tem a Polícia Federal, o Ministério Público e o Supremo. Não é função da imprensa fazer investigação. Eu não pré-julgo e não comprometo a prova", acrescentou.

O governo já havia pedido acesso às declarações feitas por Costa à PF e ao Ministério Público Federal, que negaram a solicitação. O ex-diretor da Petrobras prestou as informações em um acordo de delação premiada. Na negativa, em ofício enviado ao ministro da Justiça, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, explicou que o sigilo do depoimento tem que ser mantido até que a Justiça transforme o caso em ação penal.

"Agora pedirei ao juiz. Quero ser informada se no governo tem alguém envolvido", acrescentou Dilma, que voltou a criticar o vazamento de informações do depoimento de Costa. Segundo a presidente, esse tipo de prática compromete as provas, o que pode impedir a condenação e aumentar impunidade.

"O câncer que tem nos processos de corrupção é que a gente investiga, investiga, investiga e continuam impunes. Eu tenho imenso compromisso contra a impunidade, porque o pai, o compadre do crime de corrupção, de lavagem de dinheiro, do crime financeiro, é a impunidade", avaliou.

Fonte: UOL



Cera nas maçãs: descubra o que é verdade e o que é mito

Você já assistiu a alguns vídeos que estão rolando na internet mostrando consumidores raspando ceras das maçãs? Se não, é assim: eles mostram uma maçã, normalmente daquelas armazenadas em saquinhos plásticos, comprados em mercado, e fazem um alarde sobre as ceras que envolvem as frutas. Pegam uma faca, raspam levemente por cima da casca e mostram abismados uma quantidade considerável de cera, parecida até com cera de vela.

Depois da postagem de um dos vídeos, em apenas seis dias, o conteúdo foi compartilhado por 62.795 usuários no Facebook (assista aqui). Depois disso, o Reclame AQUI identificou alguns consumidores pedindo explicações ao Grupo Fisher. No dia 13 de setembro, uma consumidora de São Paulo reclamou contra a empresa, produtora das maçãs Turma da Mônica, depois de assistir ao vídeo. "Vi um vídeo no Facebook com uma mãe tirando "cera" da casca da maça. Que produto é realmente?", indaga a consumidora pelo Reclame AQUI.

Em resposta, a empresa alega que "o acúmulo de ceras sobre a epiderme (casca) de frutas, folhas e até mesmo sobre flores, é um processo natural do desenvolvimento das plantas". E finaliza dizendo que "em vista do exposto, não se justifica a divulgação das informações equivocadas no vídeo postado em rede social".

Portanto, o aparente absurdo não passa de um exagero. Claro que, ao escolher por uma dieta saudável, como a de frutas, ninguém espera que um alimento como esse possua conservantes industriais. Por isso, a reportagem do Reclame AQUI foi atrás para saber duas coisas: primeiro se os vídeos eram verdadeiros. Sim, eram reais! E, por fim, queríamos saber o que eram aquelas ceras e, principalmente, se fazem mal à saúde.

Conversamos com a professora doutora Marney Cereda, pesquisadora do CeTeAgro/UCDB e especializada em Alimentos, que esclareceu nossas dúvidas. Só para começar, ela lembrou que as frutas (e verduras) já contêm ceras naturais. "A cera da uva por exemplo pode ser aproveitada das cascas e comercializada para produtos de beleza", explica.

Confira a entrevista que a especialista concedeu ao Reclame AQUI Notícias.

Para as frutas que já a possuem, naturalmente, qual a finalidade dessas ceras?
Profª Cereda: Elas protegem as frutas e verduras das perdas de peso por evaporação e podem também, inclusive, proteger de insetos e doenças. No caso das maçãs em geral não há necessidade de adicionar mais cera, mas as frutas são escovadas como preparo para a venda, aumentando seu brilho. Há artigos atestando sua inocuidade.

Isso quer dizer que as frutas de feira também têm essa cera?
Profª Cereda: Tem sim, assim como as orgânicas.

E qual a composição básica?
Profª Cereda: A cera é um derivado de gordura (lipídios), um tipo de óleo.

Em que situações é necessário adicionar mais dessas ceras?
Profª Cereda: Quando elas não ocorrem naturalmente ou então em pequena quantidade, como nas laranjas para exportação. Ninguém põe cera em frutas de mercado nacional se não é necessário, porque é um insumo caro, e encarece o produto. Em geral um solvente da cera e usado para evitar que descasquem e para que fiquem mais aderentes à casca. Nos vídeos que estão na internet, pode notar que as pessoas fizeram força para raspar.

A ingestão dessa cera compromete a saúde?
Profª Cereda: Se for cera alimentar não há qualquer problema. A película é fina e as ceras são de difícil digestão no estômago. Mesmo que fosse uma cera inadequada, a quantidade é muito pequena. Finalmente é aconselhável descascar as maçãs antes de comer.

O alarde dos consumidores contra essas ceras na internet procede ou é falta de conhecimento? 
Profª Cereda: Eu diria que a preocupação, em si, procede, mas que as colocações de informações pessoais em rede ficou tão fácil, que as pessoas nem se preocupam de buscar informações. Neste caso pode-se afirmar que faltam informações.

Se falta informação, será que não seria bom as indústrias e os mercados informarem a composição dessa cera aos consumidores?
Profª Cereda: Claro que devem. Ocorre que como a quantidade é pequena, não aparece no rotulo de ingredientes, porque seria uma porcentagem ínfima. Mas deveria estar listada. Em geral e só entrar em contato com o SAC da empresa registrada no saquinho e perguntar. A ANVISA também tem informações sobre o que pode e não pode ser usado em alimentos.

Para quem assistiu aos vídeos, ficou assustado, qual sua dica?
Profª Cereda: A opinião das leitoras foi emitida sem nenhuma preocupação de verificar outras possibilidades! E se estão tão preocupadas, descasquem as maçãs. A perda de vitaminas, como a quantidade de cera, é irrisória para a saúde humana.

Fonte: Reclame Aqui



Aprovação do governo Dilma é de 37%, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (19) e publicada na "Folha de S.Paulo" mostra que a administração da presidente Dilma Rousseff (PT) obteve a aprovação de 37% dos entrevistados – no levantamento anterior, divulgado no último dia 10, o índice era de 36%. O instituto considera que aprovam a administração aqueles que julgaram o governo "ótimo" ou "bom".

De acordo com a pesquisa, os que desaprovam o governo (consideram que é "ruim" ou "péssimo") continuaram em 24%. Outros 38% classificam o governo como "regular" (eram 38% no levantamento anterior).

O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:

- Ótimo/bom: 37%
- Regular: 38%
- Ruim/péssimo: 24%
- Não sabe: 2%

A nota média atribuída ao governo é 6,1, de 0 a 10.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". O Datafolha fez 5.340 entrevistas em 265 municípios nestas quarta (17) e quinta-feira (18). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00665/2014.

Fonte: G1



Barbalha (CE): Aposentada é ameaçada de morte e polícia prende acusado com revólver

A polícia de Barbalha prendeu Damião Lourenço da Silva, de 40 anos, por volta das 19h30min desta quinta-feira na Rua P-16, número 137 no bairro Malvinas. Neste endereço reside a aposentada Francisca Araújo Barbosa, de 65 anos, a qual estava sendo ameaçada de morte. O Cabo Murilo e o Soldado Nogueira do Ronda do Quarteirão foram lá e o prenderam com um revólver calibre 38 tendo três cartuchos intactos.

Ele mora no Sítio Paraiso Verde (Distrito de Missão Nova) em Missão Velha, mas já residiu no bairro Malvinas em Barbalha. Dona Francisca disse desconhecer a motivação para o crime afirmando apenas que, desde a semana passada, que Damião voltou a freqüentar o trecho. Ele foi trazido para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro e autuado em flagrante por crimes de porte ilegal de arma de fogo e ameaça.

Demontier Tenório

Foto: Cícero Valério/Ag. Miséria

Fonte: Miséria



F-1 pode ter equipes de três carros para compensar grid esvaziado em 2015

O risco de um grid esvaziado na temporada 2015 pode levar a Fórmula 1 a adotar equipes de três carros. Bernie Ecclestone, diretor-executivo da Formula One Management (FOM), reconheceu que a estratégia pode voltar a ser adotada após três décadas para suprir a saída de eventuais equipes.

Com problemas financeiros, times como Lotus, Sauber, Marussia e Caterham correm o risco de deixar a categoria ao final de 2014. Desta forma, a F1 corre o risco de ter um grid formado por até 14 carros. No pior cenário, com o fechamento de times, o grid teria 21 pilotos em sete equipes.

"Tem sido um pensamento. Se perdermos mais de três equipes, então as outras equipes correrão com três carros", disse Ecclestone em Cingapura. "Acho que deveríamos fazer isso de qualquer forma. Eu preferiria ver a Ferrari com três carros, ou qualquer outra grande equipe, do que ver outras equipes sofrendo", completou.

Ao ser questionado se a possibilidade poderia entrar em vigor já em 2015, Ecclestone despistou. "Veremos depois das próximas duas ou três corridas", completou.

Caso a medida seja aprovada, a Fórmula 1 encerrará um jejum de 30 anos. A última vez que uma equipe correu um Grande Prêmio com três carros foi em 1984. Na ocasião, a Renault disputou o GP de Portugal com Patrick Tambay, Derek Warwick e Philippe Streiff.

Fonte: UOL



Crato (CE): Justiça suspende decisão do juiz que determina a demissão dos funcionários contratados

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE) recebeu nesta semana, recurso com efeito suspensivo da decisão oriunda do processo de número 33940-41.2013.8.06.0071, proferida pelo juiz José Batista, da 1ª Vara Cível da Comarca do Crato, que determina que o prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos suspenda todos os contratos temporários firmados pelo Município.

O órgão máximo do Poder Judiciário do Estado do Ceará concedeu a liminar à Prefeitura do Crato para suspender a decisão do juiz José Batista, que segundo o processo de origem, determina Ação Civil Pública onde o Ministério Público Estadual solicita a declaração de inconstitucionalidade das leis municipais que tratam dos contratos temporários e a convocação dos classificáveis do último concurso público no ano de 2011.



Jornalista revela na TV que tem vida dupla como prostituta de luxo

A jornalista Amanda Goff, 40, surpreendeu a Austrália ao revelar que virou prostituta durante o programa "Sunday Night", na semana passada. A bem-sucedida repórter que vive em Sidney, especializada em beleza e celebridades, disse que decidiu tentar a sorte na nova profissão desde que visitou um bordel de luxo em 2012, durante sua hora de almoço.

"Sou uma mulher de negócios, vendo meu tempo e sexo. Sexo é um negócio, e um grande negócio", disse Amanda ao "Sunday Night". "Por que escolhi vender o meu corpo? Eu não vendo o meu corpo, eu só decidi cobrar por algo que eu já fazia de graça", disse.

Amanda tem 20 anos de carreira como jornalista e diz que a nova profissão não anula a antiga. Ela contou que, após seu divórcio, ela saiu com alguns homens e teve experiências desagradáveis e decidiu: "ninguém mais vai tirar vantagem de mim".

"Samantha X"
A prostituta de luxo atende como Samantha X e cobra US$ 800 (R$ 1.890) por hora de programa, ou US$ 5.000 (R$ 11,8 mil) pela noite inteira. Em paralelo, ela lançou um livro "Hooked, by Samantha X" (um trocadilho com as palavras "prostituta" e "vício", em inglês), e mantém um site onde escreve dicas sobre sexualidade e divulga material promocional de seus serviços.

Amanda diz que, por US$ 5.000, ela oferece o seu tempo e intimidade ao cliente, e que seu trabalho é fazer que eles se sintam desejados. "Ele chega, a gente conversa, faz sexo, ele vai embora, e eu sou paga. É isso", resumiu.

Ao programa  "Morning Show", no qual já tinha feito diversas participações como jornalista, Amanda disse que decidiu "sair do armário" e enfrentar todas as críticas ao se revelar prostituta para parar de viver uma vida dupla, mesmo sabendo do estigma que a profissão enfrenta na sociedade. Ela afirmou que seus pais pararam de falar com ela desde que revelou sua nova atividade, mas sua preocupação maior era que seus filhos, ainda pequenos, descobrissem sua nova atividade por terceiros.

"Na verdade, meu novo trabalho me tornou uma mãe muito mais focada, por mais que as pessoas não entendam isso." Ela divide a guarda das duas crianças, menores de 7 anos, com o ex-marido. E disse que não trabalha nas semanas em que as crianças estão em sua casa.

Ao "Daily Mail Australia", o ex-marido da jornalista, o banqueiro David Basha, disse que a revelação foi uma "desgraça". "Tive que explicar aos meus filhos o que está acontecendo", disse.

"Crianças sofrem com 'bullying' nas escolas todos os dias, mesmo quando suas mães não são prostitutas. E eu acho que o mundo está mudando. Meus filhos estudam com crianças com pais gays, mães lésbicas, e elas não são ridicularizadas", declarou Amanda.

Questionada pelo apresentador do "Sunday Night" se ela tem previsão de quando irá parar de prestar seus serviços como acompanhante, Amanda foi romântica. "Muitas pessoas fantasiam com algo sacana, eu fantasio com algo normal, como ir ao cinema de mãos dadas com um homem bom. Vou parar quando eu me apaixonar."

Fonte: UOL (Com Sunday Night e Daily Mail)



Crato (CE): Equipe do ACESSUAS apresenta o programa para demais secretarias

A equipe do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS) da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) do Crato, vem realizando reuniões voltadas para professores e profissionais de saúde dos Núcleos de Apoio às Famílias (NASF), no intuito de apresentar o programa e falar da importância do trabalho intersetorial da Política de Assistência Social e Saúde. Nesta semana, a equipe visitou a Escola de Ensino Médio Liceu do Crato.      

Como o trabalho do ACESSUAS é de forma intersetorial, a equipe do programa no município apresentou aos profissionais de outras secretarias, para que estes tomem conhecimento das propostas para trabalharem juntos em prol dos usuários do ACESSUAS.

Este programa tem o objetivo de promover a integração dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho, por meio de ações articuladas e mobilização social. A integração ao mundo do trabalho se dá através da integração de ações das diversas políticas públicas, cabendo à Assistência Social viabilizar a promoção do protagonismo, a participação cidadã e a mediação do acesso ao mundo do trabalho. Suas ações poderão ser executadas de forma direta pelo município, ou em parceria com entidades e organizações de assistência social.

Assessoria de Imprensa/PMC



Protógenes Queiroz quer provar que morte de Campos não foi acidente

O deputado federal e candidato à reeleição Protógenes Queiroz (PC do B) tem repetido que a queda do avião em Santos (SP) que matou o candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB) e mais seis pessoas “não foi um acidente normal”, mas sim um atentado. Em entrevista ao Terra, Protógenes, que é delegado licenciado da Polícia Federal (PF), disse: “questão do acidente ser normal, na minha convicção, está afastado isso”. Ele afirma ter provas de sua versão dos fatos, relata estar conduzindo uma investigação paralela e que irá entregar os dados coletados à Procuradoria Geral da República (PGR) após as eleições. “Eu quero saber as explicações para as lacunas de dados que eu estou coletando, pra formatar uma convicção e apontar até uma direção dos possíveis responsáveis”, afirmou.

O irmão de Eduardo Campos, o advogado Antônio Campos, afirmou, por meio de nota na última segunda-feira que juntou "tal nota (sobre a versão do deputado) perante o Ministério Público de Santos e a 5ª Vara Federal de Santos, na tarde de hoje, requerendo que se intime o Delegado Federal e Deputado Federal Protógenes Queiroz para que perante o MPF e a Justiça Federal faça o seu esclarecimento e traga aos autos os citados indícios e depoimentos que alega ter de que o acidente com Eduardo Campos teria sido atentado”.

No dia da queda da aeronave, Protógenes relata que estava na baixada santista, onde iria se encontrar com o candidato à Presidência, “apesar de não pertencer ao mesmo campo político, mas por questão de respeito, por amizade que eu tinha com o Eduardo Campos”. Ao ficar sabendo do ocorrido, o delegado licenciado diz ter se dirigido ao local da tragédia “para coletar informações”.

O primeiro fato estranho, de acordo com Protógenes, é que “a equipe da PF que ficou designada pra poder acompanhar nas buscas, coletar alguns dados, só chegou na madrugada do dia seguinte”. Ele afirma que a área não foi isolada corretamente para a coleta e análise de evidências.

No região da queda do avião ele diz ainda ter encontrado “contradições”. Relata ter localizado um fichário de anotações do piloto, mas apenas a capa, sem as folhas, que encontrou em outro local após buscar por conta própria. “Por que foram retiradas essas folhas? Por que eu encontrei em outro local? Eu fotografei as folhas e pedi pra perícia recolher”.

Ele conta ainda ter tirado fotos de pedaços da fuselagem do avião e que teve acesso às imagens dos destroços coletados e armazenados na base da Força Aérea no Guarujá. Segundo ele, várias peças não constam nas fotos na base aérea: “eu vou lá (na base aérea) pra confrontar o que eles retiraram do local, referente à aeronave, e (ver) se não constam algumas peças que eu encontrei no local”.

O deputado disse que as imagens captadas por câmeras de prédios no entorno levam a crer que o piloto estava sem o controle da aeronave no momento em que caiu. “Todo o sistema de aviônica, eletrônico, digital da aeronave foi paralisado”. Outra questão seria quem autorizou o plano de voo em condições meteorológicas desfavoráveis: "aquela pista (no Guarujá, para onde o jato seguia) precisaria ter boas condições de visibilidade para se poder aterrissar".

Por fim, o delegado afirma que alguns técnicos da PF que estão trabalhando no caso estariam receosos com a possibilidade de um atentado. “Os técnicos estão um pouco amedrontados com a situação, amedrontas porque converge com uma situação de um atentado (...) e eles têm medo de algum tipo de retaliação”.




Eleições 2014: Dilma tem 37% e abre vantagem sobre Marina, com 30%, diz pesquisa Datafolha

Com o desgaste sofrido por Marina Silva (PSB) – e apesar de um esboço de reação de Aécio Neves (PSDB) –, a presidente Dilma Rousseff (PT) se fortaleceu mais um pouco na corrida eleitoral.

A dianteira de Dilma sobre Marina no primeiro turno agora é nítida, mostra a nova pesquisa Datafolha para presidente. O que até a semana passada ainda era um empate técnico se transformou numa inédita vantagem de sete pontos: 37% a 30%.

No teste de segundo turno, a tendência é parecida. A dianteira de Marina sobre Dilma nunca foi tão baixa: 46% a 44%, um empate técnico. No fim de agosto, a vantagem da candidata do PSB era de dez pontos (50% a 40%).

Nos últimos 20 dias, Marina Silva tem sido alvo de ataques constantes disparados de duas frentes. Por cima, ela sofre um bombardeio de críticas e acusações promovidas pela propaganda de Dilma. Entre outras coisas, Marina foi comparada com presidentes que não terminaram o mandato, acusada de ser aliada dos banqueiros e de desprezar a camada pré-sal do petróleo.

Líder desde o início da série de pesquisas, Dilma sente-se ameaçada por Marina principalmente na provável disputa de um segundo turno. Por baixo, a ex-senadora é atingida por torpedos diários lançados por Aécio.

Autor de acusações diretas e indiretas no horário eleitoral e nas entrevistas, o tucano era favorito para disputar um segundo turno com Dilma até o dia em que Eduardo Campos, morto num acidente aéreo, foi substituído por Marina no PSB.

Os ataques simultâneos não provocaram uma queda abrupta da ex-ministra do Meio Ambiente. Mas, conforme o histórico de pesquisas, parecem estar sendo eficientes para minar sua candidatura aos poucos.

As curvas das intenções de voto suscitam duas dúvidas. Primeira: caso Dilma e Aécio mantenham os ataques, a campanha de Marina continuará se desidratando ou, com o tempo, a eficiência dos disparos tende a diminuir?

Segunda: na hipótese de Marina continuar perdendo força, o ritmo de sua queda será suficiente para uma ultrapassagem de Aécio?

A diferença entre Marina e Aécio chegou a 20 pontos no início de setembro. Hoje, a vantagem ainda pode ser considerara grande, mas é quase metade do que já foi: 13 pontos (30% a 17%).

O dado mais eloquente do enfraquecimento de Marina é o aumento de sua rejeição. Pela primeira vez, a taxa dos que dizem que não votariam nela de jeito nenhum (22%) está acima da de Aécio (21%).

A diferença está dentro da margem de erro, dois pontos para mais ou para menos. Mas é preocupante para a pessebista considerando-se que sua taxa cresce de forma acelerada, enquanto a de Aécio se mantém estável. Há um mês, só 11% rejeitavam Marina.

A pesquisa feita na quarta e nesta quinta (18) com 5.340 entrevistas mostra ainda que Dilma passou liderar nas cinco regiões do país.

No Nordeste, no Norte e no Sul, de forma isolada. No Centro-oeste, a petista está agora numericamente à frente de Marina. No Sudeste, tem menos pontos, mas numa situação de empate técnico.

Marina perdeu votos em diversos segmentos. Ela recuou 4 pontos no Sudeste, 4 entre as mulheres, 4 entre os católicos, 5 junto aos moradores de cidades médias (200 mil a 500 mil habitantes) e 6 entre os eleitores de 25 a 34 anos.

O levantamento do Datafolha foi encomendado pela Folha em parceria com a TV Globo.

Fonte: Folha.com



Juazeiro do Norte (CE): Trio é preso sob acusação de roubos originados na chamada “saidinha bancária”

Ricardo, Neviton e Herbert foram presos nesta quinta-feira
(Foto: Cícero Valério/Ag. Miséria)
Três homens foram presos na noite desta quinta-feira em Juazeiro do Norte e conduzidos à 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil sob a acusação da formação de quadrilha e assaltos com origem nas “saidinhas bancárias”. Ricardo Antonio Rodrigues Brito, de 32, Neviton Dezairon da Silva de 24, e Luiz Herbert Macedo, de 34 anos, foram vistos a partir das imagens do monitoramento das ruas, cedidas pela Secretaria de Segurança de Juazeiro, e do banco de onde saiu uma de suas vítimas.

O primeiro mora na Rua do Rosário, 551 (Salesianos) e estava com a moto Honda de cor preta e placa OCS-0156, inscrição de Juazeiro, que tinha sido alugada, enquanto Neviton reside na Rua das Dores, 272 no mesmo bairro e é o dono do veículo, e Herbert mora Rua Manoel Vitorino, 228 igualmente no bairro Salesianos. Este foi o último a ser preso, pois chegou um pouco mais tarde em casa onde policiais militares estavam de campana.

Segundo o Capitão Agra, os levantamentos já vinham sendo feitos desde a primeira ocorrência do crime de “saidinha bancária” e se intensificaram a partir de terça-feira checando as imagens quando do assalto contra o médico oftalmologista George Vasques Landim. Este parou no cruzamento das avenidas Padre Cícero e Castelo Branco, perto do Shopping, e foi abordado por um dos assaltantes que já o perseguia. Este efetuou um disparo quebrando a vidraça do carro dirigido pelo jovem e tomando o dinheiro.

A vítima saiu ferida pelos estilhaços do vidro, mas o autor do disparo ainda não foi localizado pela polícia que já sabe quem é o mesmo, sendo usuário de drogas. A quadrilha inclui um mototaxi e foi por este que começou a identificação dos demais. Um deles monitora o movimento no interior do banco e avisa para os seus comparsas do lado de fora que passam a perseguir o cliente após o saque de dinheiro. Estes respondem pela abordagem e a garantia da fuga. Os demais estão sendo procurados pela polícia e algumas de suas vítimas cobram rigor por parte da justiça no sentido de mantê-los presos.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Eleições 2014: Marina é segunda via do PSDB, alerta Luciana Genro; assista à entrevista

Marina Silva (PSB) é a segunda via do PSDB para a Presidência da República e ainda mais radical que Dilma Rousseff (PT) na defesa dos interesses do sistema financeiro, criticou a candidata do PSOL ao cargo, Luciana Genro, durante entrevista ao iG e à Rede TV! nesta quinta-feira (18).

"Marina, inclusive, eu vejo como uma segunda via do PSDB", disse Luciana aos jornalistas Amanda Klein (Rede TV!) e Rodrigo de Almeida (diretor de jornalismo do iG). "Marina chega a ser mais radical, entre aspas, no sentido de defender a independência formal do Banco Central, que hoje tem uma autonomia para justamente fazer o jogo dos banqueiros, e a gente vê claramente isso com a Dilma. O BC elevou a taxa de juros nove vezes em 12 meses."

Assista ao 1º bloco da entrevista de Luciana Genro ao iG e à RedeTV!:



Assista ao 2º bloco da entrevista de Luciana Genro ao iG e à RedeTV!:



Assista ao 3º bloco da entrevista de Luciana Genro ao iG e à RedeTV!:


Luciana aproveitou o recuo de Marina sobre o casamento gay - após anunciar apoio, o partido voltou atrás e se comprometeu com a união estável, algo como já é permitido judicialmente no Brasil - para ironizar a candidata do PSB.

"A Dilma faz essa união estável dos banqueiros com o BC. A Marina que é contra o casamento civil igualitário, propõe o casamento formal do BC com os banqueiros. Já eu, que defendo o casamento civil igualitário, no caso do BC com os banqueiros não aceito nem a união estável nem o casamento."

Luciana também criticou a apresentação de Marina como candidata que melhor representa a mobilização social que resultou nos protestos de junho de 2013, e com a nova política, como tem feito a campanha do PSB.

"Justamente porque ela defende esse modelo econômico que inviabiliza as reivindicações que o povo trouxe à tona em junho de 2013", disse a Luciana do PSOL, que acusou Marina de ceder ao agronegócio - ao dizer que nunca foi contra os transgênicos e ao defender o aumento da gasolina -, aos bancos - ao propor autonomia do BC - e aos "setores mais reacionários do Congressso", ao voltar atrás no programa de combate à homofobia.

"Não voto no meu pai"
Na entrevista, Luciana reconheceu entretanto que Marina - ao se apresentar como uma terceira via - tem conseguido roubar votos do PSOL. Ela culpa a desigualdade entre as campanhas eleitorais. O comitê de campanha presidencial do PSDB arrecadou R$ 19,6 milhões até o início de setembro e tem dois minutos no horário gratuito de TV, contra R$ 212 mil e 51 segundos do PSOL.

"E quando os telejornais mostram apenas três candidatos, as pessoas ou pensam que só tem três mesmo ou que só tem três mesmo que são para valer e acabam muitas vezes escolhendo o menos pior para votar e jogando seu voto fora, porque votar no menos pior no primeiro turno é um desperdício", afirmou.

A candidata disse que as pesquisas de intenção de voto - que lhe dão 1% das intenções de voto - "muito induzem e menos refletem a realidade", e disse ter esperança de chegar ao segundo turno.

Caso isso não ocorra, Luciana recomendou que os eleitores escolham o "menos pior", e não declarou seu voto em ninguém - nem mesmo no pai, Tarso Genro (PT), candidato ao governo do Rio Grande do Sul.

"Não, não voto no meu pai. Voto no candidato do PSOL, que é o Roberto Robaina. Ele também não vota em mim."

Luciana voltou a classificar Marina, Dilma e Aécio Neves - o candidato do PSDB - como "irmãos siameses" e os acusou de fugirem ao debate eleitoral."

"Ela [Marina] enrola, a Dilma enrola e o Aécio enrola. Eu não enrolo ninguém. Eu estou dizendo claramente que vou enfrentar interesses."

Luciana afirmou que controlaria a inflação segurando os preços administrados - como energia elétrica e gasolina, por exemplo - e aumentando a produção de alimentos, em oposição à agricultura voltada a outros fins. E ressaltou que o programa do PSOL não é "diretamente socialista"

"O programa do PSOL não é diretamente socialista, é um programa de transição, um programa que apresenta reformas radicais que acatam os interesses do capital, dos bancos, das grandes empreiteiras, dessa lógica do lucro se sobrepondo aos bem estar das pessoas."

Fonte: Último Segundo



AddThis