Juazeiro do Norte (CE): Procuradoria do Município recorre de decisão que exonerou 69 servidores

Em dois de setembro a prefeitura de Juazeiro do Norte foi notificada pelo Ministério Público do Ceará para exonerar no prazo de dez dias todos os servidores que se enquadrassem na situação de nepotismo.

No prazo estabelecido o Prefeito Raimundo Macedo (PMDB) apresentou lista com 69 pessoas, dentre elas alguns parentes seus, que, por decreto, deveriam abandonar seus cargos em obediência à decisão do MP-CE.

De acordo com João Vitor de Alencar Grangeiro, Procurador Geral da Prefeitura de Juazeiro do Norte, a administração municipal entrou com dois recursos junto ao Tribunal de Justiça do Ceará para mudar a decisão. “Nós temos o dever legal de recorrer e interpusemos dois recursos perante o Tribunal de Justiça estado do Ceará”, disse.

O procurador disse estar confiante de que os recursos serão entendidos e, assim, aceitos. “Estamos confiantes que os nossos recursos serão providos. Então vamos aguardar respostas dos desembargadores no que diz respeito à apreciação dos nossos recursos”, afirmou.

Questionado sobre se existe uma espécie de “Plano B” para o caso de a orientação do MP seja mantida e os exonerados permaneçam sem cargos da gestão municipal, o procurador afirma que o ideal é aguardar as respostas dos recursos.

“Não se trata de ‘plano B’. São questões que a gente deve aguardar realmente o posicionamento da justiça”.

Com informações do repórter Adriano Duarte 

Robson Roque

Fonte: Miséria



F-1: FIA oficializa com GP no México e 20 provas em 2015

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou nesta sexta-feira o calendário da temporada 2015 da Fórmula 1 e definiu que o próximo campeonato terá 20 corridas, com a principal novidade sendo o retorno da principal categoria do automobilismo mundial ao México.

O último GP realizado no México foi em 1992, no Autódromo Hermanos Rodriguez, na Cidade do México. E o local foi o mesmo escolhido para sediar a volta do país ao calendário da Fórmula 1, em corrida agendada para o dia 1º de novembro.

O calendário expandido em relação ao de 2013, com uma corrida a mais, fará com que a próxima temporada termine uma semana mais tarde do que a atual, no dia 29 de novembro, com a realização do GP de Abu Dabi. O GP do Brasil, no circuito de Interlagos, em São Paulo, será a penúltima etapa do campeonato, no dia 15 de novembro.

Em 2015, os GPs de Cingapura e do Japão serão disputados em semanas seguidas, nos dias 20 e 27 de setembro, respectivamente. Além disso, ao contrário do esboçado anteriormente, houve uma inversão de datas entre as provas nos Estados Unidos e no México. Assim, o GP norte-americano será disputado em 25 de outubro, uma semana antes da prova mexicana.

A definição do calendário da temporada 2015 da Fórmula 1 se deu nesta sexta-feira, durante reunião do Conselho Mundial de Esportes a Motor, realizada em Pequim, na China.

Fora do calendário de 2014, o GP da Índia não retornou ao calendário, como desejava. Enquanto isso, o GP das Américas, em New Jersey, que chegou a fazer parte do calendário provisório inicial da FIA, não vai acontecer.

A temporada 2015 da Fórmula 1 será aberta pelo GP da Austrália, marcado para o dia 15 de março. E o campeonato repetirá 2012, quando também foram disputadas 20 corridas, a mais extensa da história.

Confira o calendário completo:

15/03 - GP da Austrália

29/03 - GP da Malásia

05/04 - GP do Bahrein

19/04 - GP da China

10/05 - GP da Espanha

24/05 - GP de Mônaco

07/06 - GP do Canadá

21/06 - GP da Áustria

05/07 - GP da Inglaterra

19/07 - GP da Alemanha

26/07 - GP da Hungria

23/08 - GP da Bélgica

06/09 - GP da Itália

20/09 - GP de Cingapura

27/09 - GP do Japão

11/10 - GP da Rússia

25/10 - GP dos Estados Unidos

01/11 - GP do México

15/11 - GP do Brasil

29/11 - GP de Abu Dabi

Fonte: Estadão Conteúdo



Mundo vive Terceira Guerra Mundial 'em partes', diz o Papa Francisco

O Papa Francisco disse neste sábado (13) que todas as guerras são "uma loucura", em uma cerimônia na Itália, para lembrar o centenário do início da Primeira Guerra Mundial.

"Depois de contemplar a beleza da paisagem de toda essa região, onde trabalham homens e mulheres, brincam as crianças e sonham os anciãos, só me ocorre uma coisa: a guerra é uma loucura que cresce destruindo e estragando tudo, até a relação entre irmãos e o mais formoso que Deus criou, o ser humano", disse o Papa no cemitério militar de Floriano Redipuglia.

"Ainda hoje, após o segundo fracasso de outra guerra mundial, podemos talvez falar de uma Terceira Guerra guerreada "por partes", com crimes, massacres, destruições", disse.

"Aqui há muitas vítimas, e daqui nos lembramos de todas as vítimas de todas as guerras. Ainda hoje continua havendo muitas vítimas. Como é possível? É possível porque nos bastidores há interesses, planos geopolíticos, avidez de dinheiro e de poder, está a indústria de armas, que parece ser importantíssima", disse.

O Papa também fez uma declaração contra a indiferença ao lembrar a resposta de Caim ao ser questionado por Deus pelo paradeiro de Abel: "A mim me importa? Acaso sou eu o guarda do meu irmão?".

"Com coração de filho, de irmão, de pai", o Papa pediu que a humanidade passe desse "A mim me importa?" para "o pranto, a reação contra o belicismo porque a humanidade tem necessidade de chorar, e esta é a hora".

Fogliano Redipuglia é uma cidade do nordeste da Itália próxima à fronteira com a Eslovênia que teve um dos mais violentos fronts da Primeira Guerra Mundial.

Ali estão dois cemitérios em que jazem combatentes dos dois lados em conflito naquele front: o império austro-húngaro e a Itália.

A intenção do Papa foi a de invocar a paz e orar pelos caídos em todos os conflitos bélicos e simbolicamente visitou os dois cemitérios para honrar os soldados mortos de todos os lados.

Em seguida ele celebrou a missa no sacrário de Redipuglia, uma colossal arquibancada de pedra coroada por três cruzamentos construída a mando de Benito Mussolini em 1938 e que hoje em dia constitui o maior monumento aos caídos de guerra de todo o país.

Fonte: G1



O fracasso subiu à cabeça de Aécio Neves - Por: Antonio Lassance*

O fracasso subiu à cabeça de Aécio Neves.

Depois de ter sido demitido de sua candidatura presidencial pelo confiabilíssimo aliado Agripino Maia, o candidato tucano resolveu reagir.

Sentado na presidência de seu país imaginário, já exonerou o ministro Guido Mantega (disse que o Brasil já está sem ministro da Fazenda) e nomeou para o cargo Armínio Fraga.

Se despencar ainda mais nas próximas pesquisas, vai acabar autoproclamando-se imperador do Brasil.

Sua candidatura esvai-se também com a ajuda daqueles a quem recomendou: "suguem mais um pouquinho e depois venham para o nosso lado".

Seu sonho de tornar-se presidente é agora uma nuvem de poeira.

Não lhe teria sido melhor renunciar, apoiar Marina e tentar ser aquele que fez a disputa ser decidida em primeiro turno?

Um abandono acarretaria uma desmoralização pessoal do candidato e de seu partido - o que não seria a primeira e nem a última vez. Mas ficaria a pecha de Aécio ter corrido da raia.

Apoio em segundo turno é apoio. Apoio em primeiro turno é adesão.

Aécio tenta, desesperadamente, manter intenções de voto suficientes para poder reservar a si próprio algum poder de barganha em um eventual segundo turno.

Também importante é que uma série de acordos regionais e de fluxos do financiamentos de campanhas em curso dependem da candidatura tucana, mesmo que capenga.

Enfraquecido dentro do próprio PSDB, seu recuo estratégico agora prioriza segurar-se em Minas Gerais, única maneira de ter algum naco de influência dentro de seu próprio partido.

De todo modo, enquanto Aécio troveja valentia e dispara petardos contra Dilma e Marina, o comando tucano, principalmente a ala paulista, já faz a lista do que negociará com Marina em um segundo turno.

Dentre as coisas que o partido pretende levar em troca de seu apoio, uma das primeiras é, certamente, o nome de Armínio Fraga para o Ministério da Fazenda.

Fácil. É uma das exigências que Marina aceitaria de bom grado, com as bênçãos do Itaú/Unibanco.

*Antonio Lassance é cientista político

Fonte: Carta Maior



Economia brasileira surpreende e avança 1,5% em julho, segundo o Banco Central

A economia brasileira surpreendeu e avançou 1,5% em julho, nos cálculos do Banco Central. A expectativa dos analistas do mercado financeiro para o IBC-Br (índice que mede a atividade no Brasil) era de alta de 0,6% até 1,4% para as instituições mais otimistas. Ou seja, o resultado ficou acima até dos mais otimistas. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pela autoridade monetária. A alta em julho foi a maior desde junho de 2008, quando a economia cresceu 3,32%.

Apesar de em julho as vendas do varejo terem registrado queda de 1,1%, na comparação com o primeiro trimestre, segundo o IBGE — pior resultado desde 2008 — o BC usa no cálculo do IBC-Br um índice mais amplo, o “varejo ampliado”, que cresceu 0,8% no mês e leva em consideração vendas de veículos, peças e material de construção.

Por essa diferença, a aposta dos analistas para o PIB do BC era de alta. Já a indústria registrou um aumento da sua produção de 0,7% no período. Esses dois fatores são os que mais influenciam o “PIB (Produto Interno Bruto, soma de bens e serviços produzidos no país) do BC”.

Já para o ano, não há otimismo. O crescimento nos últimos sete meses é de apenas 0,7%. Julho compensa parte dos resultados ruim do segundo trimestre. Nas contas do BC, a economia brasileira encolheu 0,83% de abril a junho. Cresceu, entretanto, 0,11% nos três primeiros meses do ano.

Para Octavio de Barros, diretor de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, afirmou que a variação reforça a expectativa do banco de "leve aceleração da atividade econômica neste trimestre, após a retração observada nos dois primeiros trimestres deste ano".

Em relatório enviado a clientes, porém, Ilan Goldfajn, economista-chefe do Itaú, vai na direção contrária e afirma que, para o período entre julho setembro, o banco espera estagnação ou leve contração do PIB. Goldfajn afirma que a instituição reduziu a previsão para o crescimento no ano de 0,6% para 0,1%, devido à lenta recuperação da atividade e a indicadores desfavoráveis que terão impacto no terceiro trimestre. Já para o quarto trimestre, a projeção é de normalização na economia e moderada expansão. Para 2015, o banco manteve a estimativa de 1,3%.

Cálculo do PIB oficial é diferente
O IBC-Br foi criado para balizar a condução da política de juros para controlar a inflação. É para ele que o BC olha na hora de fixar a taxa básica de juros (Selic), que está em 11% ao ano. Metodologicamente, o IBC-Br não pode ser considerado uma simples prévia do PIB, porque o dado oficial, calculado pelo IBGE, é muito mais complexo. O índice construído pelos técnicos da autoridade monetária é o que os economistas chamam de proxy, ou seja, uma aproximação.

No resultado oficial do PIB, em agosto, o IBGE informou que a economia brasileira registrou recuo de 0,6% no segundo trimestre, na comparação com os três primeiros meses do ano. No primeiro trimestre, o desempenho foi revisado de avanço de 0,2% para recuo de 0,2%, o que caracterizou um quadro classificado pelos economistas como recessão técnica (dois trimestres seguidos de contração). O IBGE, porém, é cauteloso ao comentar o assunto e diz que só considera avanço ou contrações a partir de 0,5%, já que a taxa pode ser revisada.

Investimento foi pior indicador do segundo trimestre
Analistas apontaram a queda do investimento – a mais acentuada desde o auge da crise econômica, em 2009, como o pior indicador das contas nacionais. Em 12 meses, a economia registra avanço de 1,4% até junho. Com o recuo de 0,2% frente ao primeiro trimestre, o PIB brasileiro ficou em R$ 1,271 bilhão entre abril e junho.

Ontem, o Banco Central deu sinais de que está preocupado com a atividade economia no país. No entanto, mostrou-se mais tranquilo em relação ao combate da inflação. Para a autoridade monetária, entretanto, o dragão não está tão “resistente” como antes. No entanto, o BC avisou que só espera que a inflação volte para o centro da meta de 4,5% nos primeiros trimestres de 2016.

Fonte: O Globo



Eleições 2014: Ceará é o quinto em fichas sujas

O Ceará é o quinto Estado do País em número e proporção de candidatos barrados pela lei complementar nº 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa, conforme indica relatório da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE). Com onze candidatos barrados, o Estado está atrás apenas de São Paulo, com 68, Pará, com 25, Rio de Janeiro, com 17, e Minas Gerais, que barrou 14 candidatos fichas sujas.

Este é o primeiro ano em que a Lei da Ficha Limpa é aplicada em eleições gerais. Conforme o relatório da PGE, 24 ações de impugnação baseadas na lei foram propostas no Ceará à Justiça Eleitoral. Do total, onze pedidos de registro de candidatura foram indeferidos, nove foram deferidos e quatro candidatos renunciaram.

Os números diferem, entretanto, dos dados fornecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). De acordo com o tribunal, dez pedidos foram indeferidos: dos candidatos Agenor Ribeiro (PSDC), Sineval Roque (PROS), Augusta Brito (PCdoB), Fan Cunha (PTC), Acélio Freitas (PRTB), Zé Macedo (PTN), Rochinha (PTB), Mirian Sobreira (PROS), Raimundinho Cordeiro (PSL) e Raimundo Angelim (PSB). Destes, apenas Acélio Freitas, Mirian Sobreira e Raimundo Angelim não recorrem da decisão.

No País, embora São Paulo tenha indeferido o maior número de candidatos com base na lei Ficha Limpa, é o Pará que tem a maior proporção de candidatos fichas sujas. Dos 975 candidatos paraenses que pediram registro, 2,5% foram barrados, enquanto em São Paulo 2% dos pedidos de registro foram indeferidos.

Os estados Rio de Janeiro e Minas Gerais, embora tenham sido destaque em números brutos, não estão à frente do Ceará na proporção de candidaturas indeferidas. No Rio, 0,5% dos candidatos foram barrados e, em Minas, 0,7%. Em números relativos, o Ceará, que teve 1,34% das candidaturas barradas, está atrás só de Mato Grosso (1,8%) e Roraima (1,37%), além de São Paulo e Pará.

Fonte: Diário do Nordeste



URCA :: NOTA À COMUNIDADE ACADÊMICA

A Administração Superior da Universidade Regional do Cariri, em face da deliberação da greve dos docentes da URCA, comunica a Comunidade Acadêmica que;

1- Todas as atividades administrativas da URCA serão mantidas normalmente.
2- Será assegurada, nos limites de nossa competência, a realização dos eventos acadêmicos e demais atividades programadas para o decorrer do semestre 2014.2.
3- Serão assegurados os pagamentos das bolsas do Programa de Bolsa Universitária- PBU/URCA, desde que cumpridas as normas estabelecidas nos editais e nos termos de concessão de bolsas.
4- Havendo demanda que justifique os custos, será mantido o funcionamento do Restaurante Universitário.
5- O Processo Seletivo Vestibular será mantido normalmente conforme os termos do Edital nº 024/2014 que regulamenta a solicitação de isenção e do Edital nº 026/2014 que fixa as normas do Processo Seletivo Unificado 2015.1.

Gabinete da Reitoria em Crato, aos 11 de setembro de 2014.

Antonia Otonite de Oliveira Cortez
Reitora

Santana do Cariri (CE): Obra atrasada no Pontal

O atraso no início das obras de recuperação da cruz metálica do Pontal de Santana, um dos locais de maior visitação turística deste município, começa a gerar transtornos para alguns dos setores que formam a cadeia econômica na região.

Hotéis, pousadas, bares e restaurantes, entre outros, já contabilizam diminuição nas receitas devido à redução no número de frequentadores da área que, até pouco tempo, era um dos pontos preferidos pelos visitantes que frequentam o município, seja para prática do turismo religioso, ecológico ou científico.

A peça metálica, medindo cerca de 20 metros de altura e 10 metros de extensão, cedeu por conta da ferrugem originada em sua base, devido à falta de conservação e manutenção. No local onde a cruz estava edificada há, também, cultos religiosos. Até o próximo dia 15, fiéis realizam novenas numa pequena capela construída no Pontal. Os momentos de oração fazem parte de uma festa tradicional organizada por moradores da localidade de São Bom Jesus.

O Pontal da Santa Cruz, como também é chamada a área, integra os nove geossítios existentes no Cariri, preservados pelo Geopark Araripe. Conforme o secretário de Cultura e Turismo de Santana do Cariri, Maurício Matos, o projeto de recuperação da cruz do Pontal deveria ter sido iniciado no dia 11 de agosto. Entretanto, a empresa vencedora do processo licitatório realizado pelo governo do Estado, responsável pela reconstrução da peça, por meio da Secretaria de Cidades, sequer encaminhou maquinários ou edificou canteiro para abrigar os operários na área onde as obras já deveriam ter começado.

A data relativa ao início das obras foi apresentada durante uma reunião na sede do Geopark Araripe, no Crato, no início do mês passado, da qual participaram representantes da construtora vencedora do certame licitatório, da Secretaria de Cidades, membros do Geopark Araripe e a prefeita de Santana do Cariri, Daniele de Abreu Machado. Na ocasião ficou acertado que, além da construção do novo cruzeiro, também seria realizado novo projeto de iluminação da área, além da construção de guarda corpo, rampa de observação, bicicletário, abertura e recuperação de trilhas e pavimentação da área de acesso ao mirante. O montante de recursos a ser investido na conclusão dos trabalhos é de cerca de R$ 1,3 milhão, destinado pela Secretaria de Cidades, por meio do Banco Mundial.

"Não há o que ser discutido em relação ao projeto. O que está sendo cobrado pelo município é o início dos trabalhos de recuperação do Pontal da Santa Cruz, principalmente no sentido de que, com a conclusão dos trabalhos, haja o resgate do número de turistas que frequentavam este espaço", afirma Maurício Santos.

Segundo ele, não há explicação plausível para a demora no início das construções. "A empresa vencedora do processo licitatório já esteve reunida com a prefeita da cidade. Já havia, inclusive, uma definição em relação à data para o começo das edificações. Estranhamente, no entanto, o trabalho continua parado", observa.

Para Maurício Santos o principal fator de afastamento dos visitantes ao Pontal da Santa Cruz é a falta de segurança que passou a existir no mirante, após a queda da peça metálica. No local sobraram, apenas, ferragens distorcidas e um buraco, que oferece riscos de acidente para quem ainda se aventura a frequentar o espaço. A área fica a uma altura de 750 metros acima do nível do mar. A cruz, que tombou há cerca de três anos, pesa cerca de 17 toneladas.

Passagem do século
O equipamento foi montado em placas de aço inox há mais de 10 anos, com a finalidade de marcar a passagem do século. "É uma obra imprescindível por conta da paisagem panorâmica que o mirante oferece aos nossos turistas. No entanto, como não há segurança devido à falta de recuperação do mirante, muita gente deixou de frequentar o local", diz o secretário.

Além do Pontal da Santa Cruz, o município de Santana do Cariri é local de atração de turistas e estudiosos devido à existência de diversos locais para a prática do chamado turismo ecológico e pela existência do Museu Paleontológico no município.

Mais informações
Prefeitura Municipal de Santana do Cariri
Rua Dr. José Augusto, 387
Telefone: (88) 3545.1181

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Eleições 2014: Marina Silva visita Fortaleza e não cumpre agenda de entrevista com a Rádio Verdes Mares

A candidata à Presidência Marina Silva (PSB) não cumpriu agenda de entrevista com a Rádio Verdes Mares, compromisso marcado para as 8h20 no programa “Sábado Show” deste sábado (13), comandado pelo jornalista Evandro Nogueira.

A entrevista foi marcada antecipadamente, quando a própria assessoria de imprensa de Marina Silva ligou, na última segunda-feira (8), oferecendo a entrevista, que deveria ter ocorrido por telefone.

Na manhã deste sábado (13), a produção do programa “Sábado Show” entrou em contato, previamente, com a assessoria da ex-senadora, mas as ligações caiam ou não eram atendidas.

Fortalecendo o histórico compromisso de cobertura eleitoral, a Rádio Verdes Mares já entrevistou outros candidatos à Presidência da República nestas Eleições 2014. Aécio Neves (PSDB) e Pastor Everaldo (PSC) já concederam entrevista ao jornalista Evandro Nogueira. Antes do acidente em Santos, o então candidato do PSB, Eduardo Campos, também foi entrevistado pela Verdinha.

Marina Silva visita Ceará
Marina Silva esteve em Fortaleza na última sexta-feira (12) e participou de um encontro com representantes da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). A candidata também esteve presente em um comício na Praça do Ferreira, no Centro da Capital. Neste sábado (13), a ex-senadora deve cumprir agenda em Sobral.

Fonte: Verdinha AM



Crato (CE): Procuradoria-geral do município entra com agravo de instrumento e quer mais prazo para resolver questão dos servidores temporários

A Procuradoria-geral do Município do Crato entrou com um Agravo de Instrumento, junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará  para suspender a decisão do  juiz José Batista de Andrade, da 1ª Vara Cível da Comarca do Crato, que determinou que  o  prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos suspenda todos os contratos temporários firmados pelo Município.

Segundo o procurador George Borges, a prefeitura entrou antes com um Embargo de Declaração solicitando que o Juiz João Batista  esclarecesse  sobre a efetivação do concurso público.

Para George Borges o último concurso público já expirou, em março deste ano e segundo entendimento da procuradoria e dos tribunais como STF e STJ é prerrogativa dos municípios a prorrogação ou não de concursos públicos, utilizando da conveniência e da oportunidade da administração pública.

"Nesse sentido, nós resolvemos após o Dr. José Batista permanecer com sua decisão de exoneração de todos os servidores temporários, entrar com o Agravo de Instrumento para termos mais tempo para solucionarmos a situação," afirmou George Borges.

Segundo o procurador a orientação do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos é solicitar ao Tribunal de Justiça mais tempo para análise do caso, fazer um levantamento das necessidades da máquina administrativa e a partir desse levantamento a prefeitura irá fazer um novo concurso público abrangendo as vagas não contempladas no último concurso.

George Borges lembra que o último concurso além de ter expirado em março último, a gestão do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos convocou mais do dobro dos aprovados.

Para a procuradoria os tribunais corroboram com o ponto de vista de que os concursos públicos podem ser ou não prorrogados e que cabe aos municípios essa decisão, no caso, já tomada pela atual gestão, que acredita que deve ser feito um novo concurso.

Tranquilidade aos servidores
Ao mesmo tempo o procurador-geral pede que os servidores temporários continuem exercendo plenamente suas funções, pois acredita que a questão será resolvida em curto período de tempo, já que  está em jogo a efetivação de serviços importantes para a cidade. George Borges lembra ainda que entre os temporários há algumas funções que não constavam no último concurso público e outras advindas de programas federais como o NASF que estabelece que os serviços sejam executados por servidores temporários especializados, como assistentes sociais, fisioterapeutas e outros.

Assessoria de Imprensa/PMC



Crato (CE): Homem é morto na mesa de bar enquanto tomava uma cerveja

O autônomo Cícero Pereira da Silva, de 33 anos, que residia na Rua Francisco Loiola de Oliveira, 42 do Conjunto Doutor Antenor (Bairro Vila Alta), foi morto a tiros por volta das 19 horas desta quinta-feira. Ele estava sentado em uma mesa na parte externa de um bar e restaurante que funciona no cruzamento das ruas Maestro Azul e Ramiro Monteiro naquele bairro, tomando uma cerveja.

De repente, foi surpreendido por dois homens que chegaram em uma moto de cor preta, sendo que o garupeiro sacou uma arma e efetuou os disparos. Cícero foi lesionado com três tiros na face, clavícula e no peito direito causando sua morte imediata. Segundo familiares, ele já tinha cumprido pena por conta de um homicídio praticado em sua terra natal Exu (PE).

A polícia foi acionada e o Sargento Paulo, o Cabo Marques e os Soldados Martins e Alex do POG (Policiamento Ostensivo Geral) diligenciaram na área sem o êxito de prender os acusados. Este foi o 26º homicídio deste ano em Crato. O último tinha ocorrido no dia 23 de agosto quando a adolescente Sarah de Sousa Correia, de 14 anos, que residia na Rua José Pinheiro Teles, 40 (Bairro Vila Lobo) foi morta com cinco tiros.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Eleições 2014: Dilma tem 39% dos votos, Marina, 31%, e Aécio, 15%, diz Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (12) mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tem 39% das intenções de voto, numericamente à frente de Marina Silva (PSB), com 31%, na disputa pela Presidência da República. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, não há mais situação de empate técnico entre as candidatas na simulação de primeiro turno, ao contrário do que acontecia na pesquisa anterior do instituto, divulgada no último dia 3. Naquele levantamento, o Ibope apontou que Dilma liderava com 37%, contra 33% de Marina.

O senador Aécio Neves (PSDB) aparece com 15% das intenções de voto. O candidato do PSC, Pastor Everaldo, tem 1% das intenções de voto. Os outros candidatos somados têm 1%, e 8% dos entrevistados declararam que vão votar em branco ou nulo. Dos pesquisados, 5% não souberam ou não responderam.

O instituto Ibope Inteligência entrevistou 2.202 pessoas em 144 municípios. A pesquisa foi contratada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00593/2014.

Apesar de só ter sido divulgada hoje, a pesquisa foi feita entre os dias 5 e 8 de setembro. Já a pesquisa Datafolha divulgada no último dia 10 foi feita depois, entre os dias 8 e 9 de setembro.

Segundo turno
O Ibope fez três simulações de segundo turno.

No primeiro cenário, Marina teria 43% das intenções de voto, em empate técnico com Dilma, que teria 42%. Neste caso, brancos e nulos somariam 10% e 5% declararam que não saberiam em quem votar.

No segundo cenário, Dilma venceria Aécio Neves por 48% a 33% dos votos. Neste caso, brancos e nulos somariam 13% e 6% não saberiam em quem votar.

Na terceira hipótese pesquisada, Marina Silva venceria Aécio Neves, com 51% contra 27% dos votos. Neste caso, os brancos e nulos somariam 14% e 8% não saberiam em quem votar.

Potencial de rejeição
A pesquisa CNI/Ibope não mede a rejeição -- percentual de entrevistados que não votariam em determinado candidato de jeito nenhum -- de todos os concorrentes na disputa pelo Palácio do Planalto, mas avalia o potencial de voto associado à rejeição dos principais postulantes. A presidente tem o maior índice de rejeição, com 42%. Marina tem 26% de rejeição, e Aécio, 35%.

Apesar de ter a maior rejeição, Dilma lidera o índice de entrevistados que afirmaram que votariam com certeza na candidata, com 32%. Dos eleitores, 26% votariam com certeza em Marina. Já Aécio tem 15% de certeza de voto entre as pessoas ouvidas pelo instituto.

Avaliação do governo Dilma
A avaliação do governo Dilma melhorou dentro da margem de erro, de acordo com o Ibope. Dos eleitores consultados pela pesquisa, 38% consideram a gestão ótima ou boa, contra 36% no último levantamento. Os entrevistados que avaliam a administração petista como regular são 33%, antes eram 37%. Os que consideram o governo ruim ou péssimo são 28% dos eleitores, ante 26% da pesquisa anterior.

Dos entrevistados, 48% afirmaram que aprovam o governo Dilma, no último levantamento eram 49%. Os que desaprovam são 46%, mesmo percentual verificado na pesquisa anterior. Não souberam ou não responderam 6% das pessoas ouvidas pelo Ibope – ante 5% de contagem anterior.

Fonte: UOL



Crato (CE): Artista plástica usa a criatividade para enfeitar muros



Lotação de professores do Estado será feita até o fim do mês

Os 512 professores que tiveram a convocação anunciada na última quarta-feira pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) deverão estar distribuídos nas escolas da rede entre os dias 23 e 29 deste mês. O prazo para posse e lotação foi definida ontem pela comissão técnica da Seduc e representantes do sindicato da Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará (Apeoc).

As disciplinas que receberão os novos professores também foram definidas. São elas: Arte-educação (15 vagas), Biologia (23), Educação Física (42), Filosofia (10), Física (9), Geografia (94), História (80), Língua Espanhola (7), Língua Inglesa (51), Língua Portuguesa (50), Matemática (100), Química (25) e Sociologia (6), totalizando as 512 nomeações. "O princípio que guiou essa definição foi suprir as carências nestas disciplinas", explicou o vice presidente da Apeoc, Reginaldo Pinheiro.

As vagas fazem parte das 3 mil oferecidas no concurso público realizado no segundo semestre do ano passado. Até então, foram classificados 2.997 professores e nomeados 2.508.

O Estado também tentou contratar professores temporários para suprir outras carências nas escolas. Com a campanha eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) foi consultado. Contudo, o órgão afirmou que a Justiça não pode responder a nenhuma consulta de caso concreto neste período.

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (CE): Município realiza amanhã dia D de vacinação contra o HPV

A Secretaria de Saúde do Crato iniciou no ultimo dia 2 em todos os postos de saúde a vacinação da 2ª dose da vacina HPV nas meninas que tomaram a 1ª dose. Amanhã, sábado dia 13 será o dia de mobilização nacional, onde alguns postos de saúde estarão funcionando das 8 ao meio dia. As unidades que estarão abertas no sábado serão: Centro de Especialidades ( Posto da Grota),Teodorico Teles, PAM, Dr. Raimundo Bezerra (Vila Alta), Recreio (Independência) ,CICA, CEMIC, Fabio Pinheiro (Seminário), Amélia Pinheiro (Batateira), Sinobilina Peixoto, Verônica Couto(Belmonte), Centro de Nutrição, Vicência Garrido (Muriti ll )Ponta da Serra e Dom Quintino.

De acordo com a coordenadora da Imunização, Tereza Cristina Brito as unidades de saúde citadas estarão prontas receber o  público alvo da vacina contra o HPV: meninas de 11 a 13 anos. “É importante que as meninas compareçam para tomar a 2ª dose quanto para iniciar esquema, se ainda não o fez. Essa vacina não é campanha, está na rotina. E lembrem-se de levar a sua caderneta de vacinação” Explica

A vacina irá permanecer em todos os postos de saúde na rotina do calendário de imunização. O roteiro das vacinas é constituído por três doses com intervalo de 6 meses da primeira para a segunda e 5 anos da primeira para terceira dose.

Assessoria de Imprensa/PMC



Juazeiro do Norte (CE): 69 servidores são exonerados

Cerca de 70 pessoas que ocupavam cargos comissionados na gestão do atual prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Mâcedo (PMDB), foram exoneradas nesta quinta-feira (11) de suas funções em obediência a uma determinação judicial oriunda do Processo nº 52174-11.2014.8.06.0112, da 1ª Vara Cível desta Comarca , prolatada pelo juiz José Arcelino Jácome Carvalho, em atendimento a um pedido feito pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), através de uma Ação Civil Pública, onde são denunciados dezenas de casos de nepotismo praticado pela gestão municipal. A relação contendo os nomes das pessoas exoneradas foi publicada na edição desta quinta do Diário Oficial do Município. Dentre os nomes divulgados na relação, constam o da esposa e o da nora do prefeito, além de parentes de vereadores ligados a base de sustentação do governo no Legislativo do município.

Antes de atender a determinação judicial, no entanto, o município impetrou recurso junto ao Tribunal de Justiça do Estado (TJCE), na tentativa de reverter à decisão do juiz da Comarca. O Agravo de Instrumento apresentado pelo município, entretanto, acabou sendo negado pelo desembargador Gerardo Brígido, que manteve a determinação em torno da exoneração de todos os ocupantes de cargos comissionados que fossem cônjuges, companheiros e parentes, até o terceiro grau, do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores do Município de Juazeiro do Norte.

No mês de Julho, o juiz José Arcelino Jácome Carvalho já havia concedido, em parte, a suspenção das nomeações realizadas pela Prefeitura sob o argumento de que as contratações violavam uma das súmulas do Supremo Tribunal Federal (STF), no caso a que acabou se  tornando uma espécie de orientação mais eficaz na luta pelo fim do nepotismo no Brasil. Na ocasião, também ficou determinada a exoneração de todos os ocupantes de cargos que estivessem adequados a situação apresentada na denúncia formulada pelo MPCE  e fixada multa diária de R$ 200 por servidor mantido irregularmente, a ser paga pelo próprio prefeito do Município, limitada ao valor de R$ 500 mil.

O Município, então, apresentou um pedido de suspensão da liminar ao TJ , alegando que o cumprimento da decisão ocasionaria grave lesão à ordem e à economia pública, por fixar prazo exíguo para a exoneração de “parcela significativa dos seus servidores”. Entretanto, ao analisar o pedido, o presidente do Tribunal decidiu por indeferir o pedido, observando que “o requerente sequer especificou de que forma a ordem pública foi atingida pela liminar deferida, restringindo-se a mencionar que o cumprimento da decisão poderia causar a paralisação da administração pública, sob o argumento de que terá que exonerar parcela significativa de seus servidores. No entanto, não vislumbro tal risco, pois em momento algum o magistrado extinguiu cargos, o que aí sim poderia gerar obstáculos na prestação do serviço público”.

Conforme o  promotor de Justiça Breno Rangel, um dos responsáveis pelo pedido de abertura da Ação Civil Pública, o número de cargos criados na Prefeitura através da prática de nepotismo pode ser maior do que os apresentados pela denuncia do Ministério Público. “As autoridades municipais sequer responderam os ofícios que foram encaminhados pelo Ministério Público. Deve haver, sim, muito mais gente contratada de maneira irregular”, observou.

Já o promotor de Justiça Silderlândio Nascimento confirmou que os vereadores ligados à base de sustentação do governo na Câmara Municipal também eram beneficiados com cargos para parentes e demais familiares. “Foi constatado que os vereadores da situação, todos eles ou quase todos,  Têm parentes nomenados, enquanto os da oposição, não. Isso pode significar troca de apoio político pela nomeação do parente”, explicou.

A reportagem tentou ouvir o prefeito Raimundo Macedo sobre as exonerações determinadas pela Justiça. O gestor, no entanto, não atendeu as ligações realizadas ao seu número celular.

Fonte: Diário do Nordeste



Sua saúde: Sete sinais de que você precisa consultar um dentista

Além de causar desconforto e comprometer a saúde bucal, os problemas orais e infecções iniciadas na boca podem afetar o bem estar do corpo inteiro e acarretar disfunções sérias, tais como complicações cardiovasculares e do diabetes, distúrbios renais e respiratórios, hepatite e outras. Mesmo assim, muitas pessoas ainda ignoram os sintomas e passam anos sem visitar o dentista.

Segundo o Dr. Ruy Hizatugu, professor da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas de São Paulo, existem sete sinais que não devem ser ignorados e que indicam que já passou da hora de você ir ao dentista.

1 – Dor de dente
Um levantamento do Departamento de Saúde Pública dos Estados Unidos revelou que as crianças perdem mais de 51 milhões de horas-aula por ano por causa de problemas dentais. “A dor de dente costuma ser tão pouco suportada por jovens que, quando não faltam à escola, também não conseguem prestar atenção na matéria”, diz Dr. Ruy. A cárie é a causa mais comum da dor de dente, que aumenta à medida que o nervo do dente fica mais exposto.

2 – Sangramento
“O sangramento deve ser investigado se persistir por mais de dois ou três dias”, orienta o especialista. O problema pode ocorrer se a pessoa escovar os dentes com muita força, mas as principais causas são gengivite, traumas, distúrbios hemorrágicos, doenças como a leucemia e o escorbuto e próteses móveis mal ajustadas.

3 – Feridas
Elas podem ter várias causas: desde as mais simples, como quando a pessoa morde acidentalmente a parte interna da boca, passa a língua em um dente quebrado ou apresenta aftas ou herpes labial, até as que implicam em uma investigação mais complexa, que é o caso das infecções por bactérias, vírus ou fungos e das leucoplasias.

4 – Sensibilidade nos dentes
“Bebidas quentes ou geladas podem causar dor em pessoas com dentes hipersensíveis. Isso pode ser resultado de cáries dentárias, dentes fraturados, esmalte desgastado, doenças na gengiva ou ainda raiz exposta. O tratamento levará em conta a causa do problema e o  grau de sensibilidade”, explica Dr. Ruy.

5 – Dor na mastigação
Se for persistente, a recomendação é que o paciente procure um cirurgião-dentista o mais rápido possível para obter o diagnóstico correto. “Esse tipo de sintoma pode estar associado a doenças como sinusite, artrite, gengivite, bruxismo ou, ainda, a uma disfunção da articulação temporomandibular”, alerta o especialista.

6 – Fratura
“Com o aumento da expectativa de vida e a incorporação de novos hábitos alimentares, os dentes vêm sendo cada vez mais exigidos. Como os dentes trincados ou fraturados apresentam diversos sintomas, é importante procurar um especialista na presença de dor ao mastigar, dor ao entrar em contato com bebidas muito quentes ou muito frias ou dor localizada”, alerta o professor, que ainda recomenda visitas frequentes ao dentista para um diagnóstico preciso, uma vez que este tipo de problema nem sempre aparece no raio-X.

7 – Abcesso
É o acúmulo de pus em torno da raiz do dente causado por infecção bacteriana. O tratamento consiste em drenar o pus e limpar e desinfetar a área. “Em casos muito graves, a extração do dente é necessária. Mas, como a Odontologia está cada vez mais conservadora, procuramos sempre uma forma de tratar o dente doente e prescrever antibióticos para o paciente”, esclarece Dr. Ruy.

Fonte: itodas/UOL



Crato (CE): Sargento do Ronda é baleado durante assalto em lotérica na Vila Alta

O Sargento Wilton do Ronda do Quarteirão de Crato foi baleado na virilha ao impedir um assalto por volta das 07h30min desta quinta-feira na lotérica Boa Sorte Cariri que funciona na Avenida Tomas Osterne (Bairro Vila Alta) naquele município. Há uma semana, ele foi pára a reserva e se encontrava no estabelecimento quando chegaram dois homens armados e a pé anunciando o assalto. O militar teria simulado o saque de uma arma e um dos acusados percebeu atirando na direção do mesmo para fugirem em seguida.

Ele foi lesionado na virilha com a bala transfixando a coxa e terminou socorrido às pressas para o Hospital São Francisco de Crato, cujo quadro clínico é satisfatório. Já os assaltantes tomaram uma motoneta no momento da fuga e a abandonaram posteriormente. A polícia foi acionada e passou a levantar informações sobre o rumo que a dupla tomou por dentro de um matagal no bairro Batateiras. Os dois estão sendo procurados pelos militares que fizeram o cerco no local.

No último dia 22 de março essa mesma lotérica foi assaltada por dois homens que terminaram presos e foram identificados como sendo Cristiano Manoel Martins da Silva, de 32, e José Pinto de Sousa, de 27 anos, residentes no bairro João Cabral em Juazeiro. Da mesma forma, chegaram armados anunciando um assalto e causando pânico entre os clientes que foram saqueados.

Com uma marreta, ainda tentaram quebrar vidraças e portas da lotérica e não obtiveram êxito após as funcionárias se recusaram a abrir. Depois, fugiram em uma moto Honda Titan de cor preta roubada em Juazeiro. Na época, a dupla foi abordada no semáforo da Avenida Leão Sampaio, em frente ao SENAI e aparentava estar sob o efeito de substâncias entorpecentes. A polícia recuperou o dinheiro e celulares roubados e apreendeu dois revólveres calibres 32 e mais dez cartuchos intactos.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Eleições 2014: Datafolha indica fim de 'onda Marina', avalia economista

O novo cenário eleitoral desenhado pela pesquisa Datafolha divulgada há pouco, de empate técnico entre Marina Silva (PSB) e Dilma Rousseff (PT) no segundo turno, mostra que a disputa tende a ser mais acirrada a partir deste momento, avaliou o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito.

Para ele, no entanto, a notícia não deve resultar em grandes oscilações nos preços dos ativos financeiros. Isso porque os mercados já avaliavam os rumores de um acirramento na disputa. "Alguns ativos já realizaram fortemente nos últimos dias", lembrou. O Ibovespa, por exemplo, acumula seis pregões consecutivos de queda, com perdas de 5,97%.

Perfeito acrescentou que a "onda Marina" passou. Agora, a perspectiva de alternância de poder não está mais tão clara. Os números da pesquisa Datafolha mostraram Dilma Rousseff com 36% das intenções de voto no primeiro turno, Marina Silva com 33% e Aécio com 15%. A diferença entre as duas candidatas aumentou de um ponto porcentual para três pontos porcentuais na comparação com a pesquisa anterior. No segundo turno, a liderança de Marina caiu e agora o cenário é de empate técnico, no limite da margem de erro: Marina oscilou dois pontos para baixo, ficando com 47%, e Dilma oscilou dois pontos para cima, chegando a 43%.

O economista-chefe da Gradual também alertou que, independente desse movimento, o mercado também está em um momento de entender melhor as propostas de Marina. "O mercado tende a olhar de modo mais crítico", afirmou. Nesse contexto, ele informou ter participado, na semana passada, de uma reunião com Walter Feldman, um dos coordenadores do PSB, e citou que outras casas também estão se reunindo com Feldman para avaliar melhor as propostas.

Perfeito comentou que os fatores externos também pesam sobre o Ibovespa e lembrou que na próxima semana há a reunião de política monetária nos EUA.

Fonte: Agência Estado



Crato (CE): Secretaria de Saúde trabalhando no combate a dengue

Objetivando uma melhoria contínua na qualidade de vida da população a Secretaria de Saúde do Crato, por meio dos setores de endemias e vigilância epidemiológica vem desenvolvendo um trabalho de prevenção, controle e combate a dengue.

Fazem parte das ações práticas: pesquisas, levantamentos e sucessivas atividades contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Segundo a Coordenadora do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Crato Danielle de Norões Mota, as medidas preventivas e ações de controle e combate são desenvolvidas em constância, contudo existe a necessidade de apoio integral da comunidade. “Precisamos que a população entenda que é parte fundamental nessa batalha contra dengue. Se cada um fizer sua parte estaremos livres da doença” explica.

Danielle também ressalta que está sendo organizada uma data para uma reunião no Distrito de Ponta da Serra onde será elaborado um plano de ação exclusivo para a comunidade.

No entanto,  a Secretaria de Saúde através do Controle de Endemias está realizando um trabalho intensivo no distrito. Segundo o  coordenador das Endemias Antônio Esmeraldo ontem pela manhã, foram feitas visitas domiciliares casa a casa em toda a localidade de Ponta da Serra e a noite o carro fumacê esteve passando pelas ruas. “É de fundamental importância que a população esteja atenta quando o carro passar, deixando portas e janelas abertas. A conscientização é necessária para que o trabalho de combate seja realmente efetivo, lembrando que a saúde é o nosso bem mais importante” esclarece.

Esmeraldo lembra que o trabalho com o carro fumacê, além de Ponta da Serra também está sendo intensificado na Vila Padre Cicero e na localidade do Lixão. Ontem, dia 9, na próxima sexta-feira, dia 12 e na quarta-feira da próxima semana, dia 17.

A Secretaria de Saúde do Crato Aline Franca convoca a população a atuar junto do poder público ajudando, se unindo contra o mosquito Aedes Aegypti. “Simples atitudes de responsabilidade e bom senso podem preservar a nossa qualidade de vida”, conclui.

Assessoria de Imprensa/PMC



A partir de novembro, valor de multas de trânsito aumenta até 900%

Para tentar conscientizar os motoristas a respeitarem as leis de trânsito, foram sancionadas, em maio deste ano, pela presidente Dilma Rousseff, alterações em 11 artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tornando mais rígida a legislação. Com as mudanças, algumas multas passam a ter valores até dez vezes maiores. O motorista que fizer manobra perigosa, por exemplo, com arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus, em vez R$ 191,54, terá de pagar multa de R$ 1.915,54, o que representa crescimento de 900%. As alterações começam a valer a partir do dia 1º do próximo mês de novembro.

Disputar corrida, promover competições e fazer ultrapassagem pela direita são infrações que também tiveram o valor da punição multiplicado em dez vezes. No caso de ultrapassagem pelo acostamento e pela contramão, o valor passará a ser cinco vezes maior, saltando de R$ 191,54 para R$ 957,70, representando aumento de 400%.

Já o motorista que matar alguém ao participar de corrida, disputa ou competição automobilística sem autorização dos órgãos competentes, poderá pegar até dez anos de prisão.

No caso de homicídio culposo, a pena é aumentada de um terço até a metade, se o condutor não tiver permissão para dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação, praticá-lo em faixa de pedestre ou na calçada, deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente e, no exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros.

Nas ruas, motoristas tiveram opiniões divergentes em relação às mudanças. O taxista Valdir Assunção, 45, concorda com as alterações e ressalta que, em Fortaleza, só funciona se "mexer no bolso". Porém, afirma que só aumentar o valor da multa não vai resolver o problema. Ele diz que é preciso aumentar a fiscalização. "Em relação à consciência, eu acho que não existe. Tem que 'doer' no bolso", reforça.

O mototaxista Elton Cristiano Barbosa da Silva, 25, é outro que concorda com as mudanças, apesar de considerar algumas "esticadas". Mas também afirma que tem que aumentar a fiscalização. "Em vez de supervisionarem o trânsito, os agentes ficam nos carros parados, no ar condicionado. Falta fiscalização nas ruas", reclama. Já um servidor público que preferiu não se identificar acredita que a medida é mais uma "máfia de multas". Para ele, essas mudanças só servirão para "amedrontar a população, mas não vão surtir efeito".

Penalidade
Na visão do promotor de Justiça Gilvan Melo, do Núcleo de Atuação Especial de Controle, Fiscalização e Acompanhamento de Políticas de Trânsito do Ministério Público Federal (MPF), as alterações feitas no CTB são positivas e deverão contribuir para que aqueles que têm em mãos um veículo automotor, o qual quando indevidamente utilizado poderá se transformar em uma arma potencialmente destruidora, usem-no para o fim que foi concebido, com responsabilidade e em observância aos ditames do CTB. "O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades competentes do Sistema Nacional de Trânsito", destaca.

No entanto, afirma que a multa como penalidade elevada isoladamente não fará com que os acidentes de trânsito declinem. Melo defende que elas devem vir conjugadas ao policiamento ostensivo de trânsito e com a educação de jovens e adultos, via campanhas educativas nos meios de comunicação e nas escolas bancadas pelos governos. "Para isso, 5% do valor das multas de trânsito arrecadas em todo território nacional pelos diversos órgãos e entidades de trânsito será depositado, mensalmente, na conta de fundo de âmbito nacional destinado à segurança e educação de trânsito. A conta existe, o régio dinheiro. Não existe, quem sabe, a aplicação dos recursos segurança e educação de trânsito", questiona.

Em nota, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informa que o aumento do valor da infração é uma forma de tornar mais rígida a penalidade, para que os condutores tenham mais consciência de que respeitar a legislação, além de correr o risco de causar um acidente que poderá ser fatal, vai pesar no bolso. "O peso no bolso também influencia a mudança de comportamento dos condutores", defende o órgão.

LUANA LIMA 
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Eleições 2014: Dilma oscila para cima e empata com Marina no 2º turno, mostra Datafolha

Pesquisa Datafolha para Presidente da República finalizada nesta quarta-feira (10) mostra duplo empate entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva.

Na simulação de primeiro turno, Dilma tem 36% das intenções de voto contra 33% de Marina. O senador Aécio Neves (PSDB) alcança 15%, outros candidatos somam 4%.

A vantagem numérica de Dilma sobre Marina no primeiro turno é ligeiramente maior que a da pesquisa anterior (35% a 34%). O quadro, porém, continua sendo de empate técnico, já que a margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.

Na simulação de segundo turno, a combinação de oscilação negativa de Marina (recuo de 2 pontos) com oscilação positiva de Dilma ( avanço de 2 pontos) gera uma nova situação de empate técnico.

Agora, no entanto, com vantagem numérica para a ex-ministra do Meio Ambiente: 47% para Marina contra 43% de Dilma.

Na simulação de embate final entre Dilma e Aécio, a candidata petista vence por 49% a 38%. Num eventual segundo turno Marina contra o tucano, a vitória é da pessebista por 54% a 30%.

O Datafolha também investigou a avaliação do governo Dilma. Em relação ao levantamento da semana passada, não houve alteração.

Os eleitores que avaliam o governo como bom ou ótimo são 36%. Outros 38% julgam a gestão como regular. E para 24%, é ruim ou péssimo.

As 10.568 entrevistas da pesquisa foram feitas na terça (9) e nesta quarta (10). O levantamento foi realizado por encomenda da Folha em parceria com a Globo Comunicações. O registro no (TSE) Tribunal Superior Eleitoral é BR-00584/2014.

Fonte: Folha.com



Crato (CE): Governo Municipal lança proposta do Sistema Integrado de Capacitação Profissional

Tendo como foco o crescimento industrial e comercial do Crato e fazendo parte do Programa de Desenvolvimento do Crato (PRODECRATO), o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), realizou na noite de terça-feira, 9, no auditório do Senac, o lançamento da proposta do Sistema Integrado de Capacitação Profissional (SICP).

Na ocasião, o gestor da SDET, Venâncio Saraiva, apresentou a proposta, que visa levar mais capacitação para as pessoas, proporcionando mais desenvolvimento para a população e para o município do Crato, e explicou como funcionará o programa. “Nós teremos que fazer esse trabalho a nível regional, trabalhando com a demanda da indústria e do comércio”, frisou Venâncio.

De acordo com o secretário, o SICP é formado por uma unidade gerencial, que será o elo entre a oferta e a demanda; por uma assessoria de relações institucionais, que fará o trabalho de coleta de informações para montar uma parceria estratégica para gerar cursos; e por uma assessoria de marketing, que divulgará as ações.

Também estavam presentes no encontro, representantes da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), através da Coordenadoria do PRONATEC; do Sistema FIEC (Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Ceará; do Sest/Senat; do SINE/IDT; de construtoras; e empresários.

Assessoria de Imprensa/PMC



Sua saúde: Uso incorreto do enxaguante bucal causa mau hálito e diminui o paladar

Na lista de produtos usados para promover a higienização bucal, o enxaguatório é o item que promete eliminar as bactérias que causam a placa bacteriana, a gengivite e a cárie. Segundo a dentista Dra. Alessandra Rodrigues, no entanto, é preciso ficar atenta ao uso exagerado desse tipo de produto. “Os que possuem sabor muito forte, por exemplo, acabam ressecando a boca”, afirma.

Malefícios do enxaguante bucal 
De acordo com o cirurgião-dentista Marcelo Rezende, o uso contínuo de produtos com álcool para bochecho acaba inibindo as papilas gustativas, o que diminui o paladar. Além disso, esses enxaguantes desequilibram a flora bacteriana responsável pelo pH da saliva e pelos tecidos da boca, o que pode deixar os dentes amarelos.

“O álcool presente nesses produtos de sabor forte também resseca a mucosa e provoca descamação, que resulta na formação de saburra lingual, motivo do mau hálito”, completa Alessandra.

Benefícios do enxaguante bucal
O cirurgião-dentista destaca que, escolhendo os produtos certos, é possível tornar o enxaguante bucal um grande aliado da higienização oral. “Os colutórios – substâncias para enxaguar a boca – à base de clorexidina tem ação antisséptica e ajudam a proteger a gengiva”, explica. Contudo, o especialista destaca que eles não substituem o fio dental e a escovação e que não devem ser usados mais do que uma vez por dia.

Outro enxaguante bucal que pode ser usado é aquele que contém apenas flúor em sua fórmula. “Essa versão do produto ajuda a reduzir o risco de cárie dentária e não oferece prejuízos à saúde bucal”, diz Alessandra, da Sorridents.

Como usar
A dentista explica que o produto não precisa ser usado várias vezes ao dia e que o ideal é que complete a última higienização do dia, antes de dormir. Segundo Alessandra, o bochecho não pode ultrapassar 45 segundos e deve ser usado após o fio dental e a escovação.

Fonte: itodas/UOL



“Não recebi e não paguei bolsa banqueiro”, diz Dilma, ao rebater Marina

A presidente Dilma Rousseff criticou as propostas para a economia defendidas por Marina Silva e disse que o interesse de sua adversária é retomar o modelo tucano de enfrentamento da crise com ajuste fiscal, aumento dos juros e consequente redução de empregos e salários.

“Eu asseguro para vocês uma coisa. Esse povo da autonomia do Banco Central quer o modelo anterior. Quer fazer um baita ajuste, um baita superávit primário, aumentar os juros para danar, reduzir emprego e reduzir salário. Porque emprego e salário não garante a produtividade, segundo eles. Eu sou contra isso, eu tenho lado, eu sou contra”, disse Dilma, em conversa com jornalistas no Palácio da Alvorada.

A presidente defende que a política econômica seja conduzida por quem foi eleito e que o Banco Central é um instrumento de condução desta política. Ao responder as críticas de Marina de que os bancos nunca lucraram tanto como nos governos petistas, Dilma disse que isso não significou deixar a economia por conta do mercado exclusivamente.

“Eu acho que cada setor neste país merece ser ouvido, inclusive os bancos. Entre isso e eu achar que os bancos podem ser aqueles que garantem a política monetária, fiscal e cambial vai uma diferença”, rebateu. “Eu tenho a impressão que o que estão querendo aplicar aqui não está dando muito certo no mundo, que é uma política recessiva e aberta”, disse a presidente.

Exibindo uma impressão com as taxas de juros praticadas no Brasil desde 1995, a presidente voltou a rebater a acusação de Marina de que ela havia criado uma “bolsa banqueiro” ao manter taxas altas de juros, Dilma voltou a se referir à relação de Marina com Neca Setúbal, herdeira do Itaú e coordenadora do programa de governo da candidata do PSB.

“Eu não criei bolsa banqueiro e também nunca recebi bolsa banqueiro. Não recebi e nunca paguei”, disse a presidente Dilma.

O gráfico apresentado pela presidente exibe uma redução gradual dos juros ao longo dos anos. De 1995 a 2002, a média de juros teria sido de 17%. Entre 2003 e 2010, a média seria de 8,2%. Entre 2011 e 2014, a média seria de 3,3%, de acordo com dados apresentados por Dilma.

Rampa
A presidente Dilma ainda aproveitou para apresentar uma proposta de adotar um regime de transição tributária para empresas hoje abrigadas pelo Simples que tiverem aumento substancial de faturamento que as forcem sair do regime simplificado de tributação. De acordo com a presidente, a medida tem o objetivo de estabelecer uma “rampa” e não uma “escada” ao dizer que o aumento das taxas de juros para as empresas precisa ser “suave”.

“Você não pode deixar que ele [empreendedor] tenha medo de crescer ou crie mecanismos para transferir seu crescimento para outrem para não correr o risco de perder do limite de tributação especial”, destacou Dilma, sem especificar percentuais que serão adotados, nem quando esta medida começará a valer.

A presidente admitiu que há problemas na economia provocados por fatores externos que refletiram no “viés” apresentados pela agência de classificação de risco Moody's para alterar a nota do Brasil de "estável" para "negativa", nesta terça (9). “É claro que eu queria estar crescendo a uma taxa de 10% ao ano. Em termos de crescimento, sou a pessoa que mais quererá crescer”. “Nós estamos discutindo agora modelos de enfrentamento da crise, e não é possível se comportarem no Brasil como se não houvesse crise internacional”, disse.

Fonte: Último Segundo



Barbalha (CE): Mulher diz que seu ex-companheiro fez “macumba” para driblar medida protetiva

Apesar da existência de uma Medida Protetiva que manda um homem identificado apenas pelo apelido de “Torrão” manter uma distância de 100 metros em relação à sua companheira, os dois estavam juntos há cinco dias na Rua Missão Velha (Bairro Cirolandia) em Barbalha. Segundo Ana Paula da Silva, ele revelou ter feito uma “macumba” para a mulher acreditar nas suas promessas de que ia ficar “bonzinho” e a mesma esquecesse a medida judicial.

A harmonia não durou muito e ela foi lesionada levemente com um golpe de faca à altura do ombro, mas não quis representar contra “Torrão” na delegacia e garantiu à polícia que o conflito era dele com um irmão. Apesar de assegurar que nada tem a ver com o conflito, Ana Paula adiantou que não vai retornar para a casa da mãe do acusado onde vivia com o mesmo optando por ficar na residência dos seus pais no bairro Triângulo em Juazeiro.

A Medida Protetiva foi o resultado de muitos conflitos e agressões admitidos pela própria mulher e confessados por “Torrão”. Entretanto, ele atribuiu as causas dos entreveros com a ex-esposa à sua própria mãe. “Ela inventa coisas e não quer que eu viva com a minha mulher”. Ana Paula disse que o reencontro ocorreu no dia em que saiu para apanhar o dinheiro do Bolsa Família e passou perto da casa dele. Já “Torrão” acusou a mesma de se aproximar dele para complicar sua situação.

Demontier Tenório

Fonte; Miséria



AddThis