Ministra diz que prótese dentária para agricultora faz parte de 'ação de rotina'

Dona Nalvinha, 43, que diz ter recebido uma prótese dentária
'do pessoal da Dilma' (Foto:João Pedro Pitombo/Folhapress)
A prótese dentária recebida pela agricultora Marinalva Gomes Filha, 43, a dona Nalvina, faz parte de "uma ação de rotina" do Ministério Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.

A afirmação é da ministra titular da pasta, Tereza Campello, que disse ainda, em entrevista à Folha neste sábado (23), que é praxe no governo federal o encaminhamento dos problemas identificados pelas equipes técnicas do ministério.

Moradora de Paulo Afonso, no norte da Bahia, dona Nalvinha recebeu a prótese na véspera de gravar com a presidente Dilma Rousseff (PT) uma peça de TV para o horário eleitoral petista. Segundo a prefeitura da cidade, o governo federal pediu antes das filmagens para a administração municipal providenciar a dentadura.

"É uma prática nossa. Qualquer situação que a gente identifique, a gente encaminha para o órgão competente", disse.

Segundo ela, a iniciativa faz parte do programa Brasil sem Miséria, no qual, em suas palavras, "o Estado vai atrás das famílias garantindo direitos a elas".

A ministra negou qualquer relação da eleição com a gravação do programa eleitoral e afirmou que a presidente foi à comunidade Batatinha, na zona rural de Paulo Afonso, para cumprir uma agenda institucional.

"Esta agenda não foi eleitoral, era uma agenda da presidenta", disse a ministra.

Apesar da afirmação, a presidente chegou à comunidade acompanhada do ex-presidente Lula e, com ele, gravou imagens e depoimentos para o horário eleitoral.

No evento, jornalistas foram credenciados pela equipe de campanha de Dilma. Credenciais oficiais da Presidência não foram exigidas.

Maquiagem
A ministra Teresa Campello ainda negou qualquer tentativa de "maquiagem" da realidade para a gravação do programa eleitoral.

Segundo ela, programas federais já beneficiaram 2 milhões de pessoas que receberam próteses dentárias. "Se tem esse tanto, por que dona Nalvinha não pode ter direito?", questionou.

A ministra afirmou que as famílias da comunidade Batatinha foram contempladas pelos programas Luz para Todos, Água para Todos e Bolsa Família. "São ações que vêm acontecendo desde 2006. Não há nenhuma maquiagem."

Sobre a construção de um muro de proteção no forno à lenha da casa de Nalvinha na mesma semana da vinda da presidente, Campello disse que esta demanda não partiu do ministério.

Fonte: Folha.com



F-1: Nico Rosberg conquista a pole do GP da Bélgica

O alemão Nico Rosberg (Mercedes) conquistou a pole position do Grande Prêmio da Bélgica, 12ª etapa do Mundial de Fórmula 1, que será disputado no domingo no circuito de Spa-Francorchamps.

Rosberg terá ao seu lado na primeira fila o companheiro de equipe, o britânico Lewis Hamilton, segundo mais rápido no treino de classificação.

Esta é a sétima pole da temporada para o líder do Mundial, que tem 11 pontos de vantagem para Hamilton. Rosberg foi o primeiro no grid de largada nas últimas quatro corridas e saiu vitorioso em duas.

A segunda fila do GP belga terá o alemão Sebastian Vettel (Red Bull) e o espanhol Fernando Alonso (Ferrari).

O brasileiro Felipe Massa (Williams) vai largar na nona posição.

Fonte: Terra



Crato (CE): Multidão acompanhou abertura da festa da padroeira com Pe. Manzotti

Padre Reginaldo Manzotti participou da abertura da
festa da padroeira (Foto: Cicero Valério/ Ag. Miséria)
Uma multidão de fiéis devotos de Nossa Senhora da Penha acompanhou a abertura da festa da padroeira da cidade do Crato. O evento religioso começou com uma carreata com centenas de carros e motos que percorreu diversas ruas e bairros do município saindo do Mirandão.

Chegando à Praça da Sé, os devotos foram recebidos por uma multidão que esteve desde a tarde esperando para ver o Padre Reginaldo Manzotti. Por volta das 20h o Padre que boa parte da população do Cariri acompanha em seu programa em diversas rádios falou e cantou para as pessoas.

Cantou algumas de suas músicas e exortou os fiéis a serem mais ativos em suas comunidades paroquiais. As pessoas o ouviam atentamente e vibrou quando ele cantou a música “A tempestade vai passar”, canção que o tornou famoso em todo o Brasil. Às 19h30 ele participará do show que criou, o “Evangelizar é Preciso” que acontece pela segunda vez no Cariri, na Praça dos Romeiros, em Juazeiro do Norte.

Robson Roque

Fonte: Miséria



Eleições 2014: Postulantes priorizam agenda no interior

Os candidatos ao Governo do Ceará dividiram suas atividades, ontem, entre passeatas e carreatas no Interior do Estado e panfletagem na Capital. O candidato Ailton Lopes (PSOL), por exemplo, lançou, oficialmente, a plataforma "Vote em uma feminista", que objetiva incentivar o número de mulheres na política, visando ainda a aumentar o comprometimento com os direitos desse setor da sociedade.

No fim da tarde, o postulante realizou caminhada pelo Centro de Fortaleza, e à noite, na sede do PSOL, concluiu as atividades com adesão das candidaturas da Frente de Esquerda Socialista à plataforma. Segundo Lopes, o evento visa discutir os direitos das mulheres, contra o machismo, agressão, e, principalmente a baixa representatividade feminina na política.

"O termo 'feminista' é designado assim porque o feminismo é um movimento que atua nas questões de gênero. Historicamente, a sociedade tem mostrado o que o homem e mulher devem fazer, onde o homem assume um papel mais público e a mulher privado. Por isso percebemos a maioria de homens nos cargos públicos", disse ele.

O candidato também explicou a ausência de apoiadores de sua campanha, como Renato Roseno e os vereadores João Alfredo e Toinha Rocha. Conforme informou, Alfredo tem acompanhado suas incursões pelas cidades do Ceará, mas estaria doente. Já Renato Roseno tinha outras atividades no mesmo horário que Ailton. Sobre a ausência de Toinha Rocha na campanha, ele disse que a socialista estava doente, e esse seria o principal motivo para que ela não o acompanhe nas caminhadas.

"Ela teve duas atividades e até pediu afastamento da Câmara Municipal, mas esse pedido está há meses lá e nada é resolvido, disse Ailton. O problema é que a doença dela coincidiu com o período eleitoral", disse ele. A vereadora chegou a questionar a indicação do nome de Ailton Lopes como candidato pelo PSOL, pois, internamente, apoiava outra candidatura.

Outros
O candidato Camilo Santana (PT) também teve agenda cheia durante todo o dia de ontem. Pela manhã, o petista participou de carreatas em Reriutaba e Carnaubal. No período da tarde foi a vez de Guaraciaba do Norte. À noite, Santana realizou caminhada no bairro Pirambu. Antes, a programação era para o mesmo evento no Conjunto Palmeiras, na Capital cearense. Nos últimos dias o candidato governista tem dedicado mais tempo à campanha em municípios do Interior cearense juntamente com os companheiro de chapa, a candidata a vice, Izolda Cela e o candidato ao Senado, Mauro Filho.

Eliane Novais, realizou mais uma visita a uma sede da Companhia de Água e Esgoto (Cagece), no bairro Conjunto Ceará, ontem, pela manhã. Ela apresentou propostas aos servidores, destacando a prioridade que dará para a questão da água e esgoto. A pessebista também discorreu sobre compromissos políticos que têm com a questão do semiárido e afirmou que tentará realizar a universalização do abastecimento de água no Estado. No período da tarde gravou programas eleitorais que serão apresentados no rádio e televisão na próxima semana.

O peemedebista Eunício Oliveira realizou carreata em Quixadá pela manhã, e em Pedra Branca à tarde. No período da noite, o candidato participou de comício no Município de Quixeramobim. Roberto Pessoa (PR) e Tasso Jereissati, respectivamente, candidatos a vice-governador e a senador da República acompanharam o postulante. Eunício, no curso desta semana, também priorizou os eventos de campanha em municípios do Interior cearense, como o seu principal adversário da campanha.

O candidato ao Senado, Tasso Jereissati, hoje vai estar em Salvador para um evento da campanha do presidenciável Aécio Neves, do seu partido o PSDB, devendo acertar, com ele, a próxima visita de Aécio ao Ceará.

Eunício Oliveira, em Quixadá, inaugurou um comitê de campanha e recebeu um protocolo de intenções para o plano de Governo de sua candidatura, com reivindicações para aquela região do Estado. Dentre as reivindicações está a implantação de um curso de Medicina na cidade, além da transposição das águas do Açude Banabuiú para o Açude Pedras Brancas, além da instalação de um presídio regional, fomento do Turismo, ampliação do efetivo policial, dentre outros benefícios.

Fonte: Diário do Nordeste



Neto de Abdelmassih afirma esperar que o avô 'apodreça na cadeia'

Um neto do ex-médico Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de prisão pelo estupro de 37 mulheres, chamou-o de "um bosta", afirmou que Abdelmassih "só pensa nele" e disse desejar que o avô, de 70 anos, "apodreça na cadeia por tudo o que ele fez". As frases foram ditas numa rede social.

Por respeito ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a Folha não publica o nome do neto, menor de idade. Sua família não respondeu aos pedidos de entrevista feitos por e-mail e recado na caixa postal do celular.

As afirmações foram feitas na quarta (20) na rede social Ask.Me, em que anônimos fazem perguntas e o dono do perfil responde.

Um internauta perguntou: "tu é parente dql medico roger abdelmassih?" [Tu és parente daquele médico, Roger Abdelmassih?].

O neto respondeu, usando abreviações típicas de internet: "eu so [sou] sim o fdp [filho da puta]! e essa eh [é] a ultima pergunta q [que] eu respondo dele suave [tranquilo]? presta bem atenção, ele eh meu vo [avô] sim ele fez merda sim! ele deixou agent [a gente] na bosta sim! agent pago td [pagou tudo] ELE tinha pra paga sim!".

O jovem continuou: "to mal? to sim, um pouco! ele foi uma grande bosta, fudeu meu pai inteiro, e mano obrigado ai pelas pessoas q foram fala cmg [comigo] e se preucuparam [preocuparam] cmg! valeu mesmo e se o q eu acho disso? hahahah, acho q ele eh [é] um bosta q so [só] pensa nele, e eu quero q ele apodreca na cadeia por td [tudo] [o] q [que] ele fez".

A frase havia sido "curtida" por 40 pessoas até as 19h30 da sexta (22). Outras atualizações do mesmo dia tinham menos de dez "curtidas". No perfil, ativo e atualizado mais de dez vezes por dia, o neto descreve seu cotidiano. Não há nenhuma outra menção ao avô na rede social, que ele começou a usar sete meses atrás.

Família
Roger Abdelmassih tem dois filhos adotivos que trabalhavam com ele na clínica de reprodução: o médico Vicente Abdelmassih e a bióloga Soraya Abdelmassih.

Ambos declararam em entrevistas que romperam relações com o ex-médico.

Vicente continua trabalhando com reprodução assistida, em outra clínica.

O ex-médico tem ainda dois filhos gêmeos de três anos, que viviam com ele no Paraguai, onde foi capturado na tarde desta terça (19) após mais de três anos foragido.

Não se sabe onde estão as crianças e a mãe delas, a mulher do ex-médico, Larissa Sacco. Testemunhas dizem que Larissa deixou o Paraguai no início da madrugada de quarta-feira (20), por volta da 1h, saindo por Ciudad del Este, rumo ao Brasil.

Vigilância
A Interpol emitiu nesta quinta-feira (21) um alerta para que autoridades dos países ligados à rede investiguem o paradeiro de Larissa.

Não há ordem de prisão contra Larissa, apenas um pedido das autoridades brasileiras para que ela seja monitorada pela polícia em qualquer país em que possa estar.

Fonte: Folha.com



Sua saúde: 2ª dose da vacina contra HPV é disponibilizada

A primeira dose da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) atingiu 89,86% do público alvo no Ceara. No total, 218.199 doses foram aplicadas. No próximo dia 1º, inicia-se a segunda etapa da imunização. As meninas de 11 a 13 anos que receberam a vacina a partir do dia 10 de março deste ano devem ficar atentas ao período da campanha.

Em todo o País, a cobertura vacinal na primeira dose é de 87,17%, com 4,2 milhões de adolescentes vacinadas. Para a segunda imunização é necessário levar o cartão de vacinação ou o documento de identificação. Cada garota deverá tomar três doses para completar a proteção.

Meninas que receberam a primeira dose aos 13 anos, mas que já completaram 14 anos terão que se vacinar nesse período. Aquelas que ainda vão iniciar o esquema precisam estar na faixa etária entre 11 e 13 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

Público-alvo
A público-alvo da vacinação é composto por adolescentes do sexo feminino na faixa etária entre 11 e 13 anos de idade em 2014; 9 a 11 em 2015; e 9 anos de idade em 2016. No caso da população indígena, o intuito é atingir índias entre 9 e 13 anos, em 2014, e de 9 anos de idade do segundo ano em diante.

A vacina contra HPV tem eficácia de 98,8% comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e não tiveram contato com o vírus.

Ela é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. A infecção está associada ao câncer de colo de útero.

O HPV é um vírus capaz de contaminar a pele ou as mucosas. Na maioria dos casos, não apresenta sintomas e é eliminado pelo organismo espontaneamente. Ele pode ficar no organismo durante anos sem a manifestação de sinais e sintomas. A transmissão se dá por contato com a pele ou mucosa infectada.

Fonte: Diário do Nordeste



Quase 30 parlamentares estão na mira da Ficha Limpa

Os efeitos da lei da Ficha Limpa podem frustrar os planos eleitorais de 26 deputados federais e um senador, entre eles cinco suplentes que atuaram neste mandato. Em todo o Brasil, mais de 400 candidaturas, conforme levantamento já divulgado pelo Congresso em Foco, foram contestadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) com base na legislação, alterada em 2010 e aplicada pela primeira vez a candidatos a deputado, senador, governador e presidente da República.

Dos 27 parlamentares federais e suplentes cujas candidaturas foram contestadas, nove casos ainda não foram analisados pela Justiça eleitoral. É a situação dos deputados Paulo Maluf (PP) e Newton Lima Neto (PT), que tentam a reeleição por São Paulo.


Em outros nove casos, a Justiça eleitoral aprovou o registro das candidaturas, mas os políticos continuam sob contestação porque o Ministério Público, adversários políticos ou cidadãos apresentaram recursos. Nessa relação estão, por exemplo, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que disputa o governo da Paraíba, e os deputados Carlos Magno (PP), candidato a vice-governador de Rondônia, e Moreira Mendes (PSD-RO), que busca um posto no Senado.

Há também candidaturas “indeferidas com recurso”. Isto é: a Justiça em primeira instância não aceitou as candidaturas e os candidatos já recorreram contra a decisão. Os deputados Wilson Filho (PTB-PB), André Moura (PSC-SE) e Valdivino de Oliveira (PSDB-GO), que tentam a reeleição, estão nessa situação.

As candidaturas de outros dois foram aprovadas pela Justiça, mas há possibilidade de recurso. É o caso de Silas Brasileiro (PMDB-MG), que disputa uma vaga na Câmara, onde já foi suplente, e o do deputado Márcio Junqueira (Pros-RR), que tenta a reeleição.

Três candidaturas foram rejeitadas, mas até agora os políticos não se mexeram. Para mantê-las, precisam apresentar um recurso os deputados Paulo César Quartiero (DEM-RR), que concorre a vice-governador de Roraima, Chico das Verduras (PRP-RO) e Paulo Feijó (PR-RJ), que querem mais um mandato na Câmara precisam apresentar recurso.

O senador Jayme Campos (DEM-MT) poderia ter tido sua candidatura à reeleição barrada com base na lei da Ficha Limpa, mas acabou renunciando antes do julgamento pelo Tribunal Regional Eleitoral. Já o deputado João Pizzolatti (PP-SC) deixou a disputa após a rejeição da candidatura à reeleição pela Justiça. Ele colocou seu filho João Pizzolatti Neto (PP-SC) em seu lugar. Preferiu não recorrer.

Diante das pendências geradas pelas regras da Ficha Limpa, pela primeira vez aplicada em eleições gerais, especialistas em legislação eleitoral preveem um dos pleitos mais judicializados da história. Como a disputa entre candidatos e Ministério Público tende a parar nos tribunais superiores, a rejeição temporária não elimina o candidato da corrida eleitoral. Ao contrário, permite que ele siga em campanha até a votação, enquanto houver possibilidade de recurso. O levantamento do Congresso em Foco considera apenas os casos de contestação com base na Ficha Limpa feita por promotores e procuradores.

Raio-X
Os contestados pelo Ministério Público com alguma passagem pelo Parlamento representam 14 estados e 15 partidos. Os principais casos de enquadramento na Ficha Limpa são relativos à improbidade administrativa e rejeição de contas de candidatos que foram gestores públicos.

O PP, partido da base aliada, mas com setores rebeldes ao governo federal, é o campeão em número de congressistas enquadrados com base na lei da Ficha Limpa: cinco candidatos. O PMDB, na condição de principal sigla da base governista, tem quatro representantes sob ameaça. PSDB, DEM, PSD e PSC figuram com três nomes nessa situação. Apenas um correligionário da presidenta Dilma Rousseff  está na lista: o deputado federal Newton Lima (PT-SP).

O estado com mais representantes congressistas sob contestação é São Paulo, com cinco deputados – entre eles Paulo Maluf, sobre quem pesa uma condenação criminal e a inclusão na lista de procurados da Interpol, a polícia internacional. Rio de Janeiro tem quatro nomes. O Ministério Público questiona as candidaturas de dois congressistas de Rondônia e três de Roraima. Minas Gerais, Paraíba e Santa Catarina têm, cada, dois casos.

Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Sergipe têm, cada, apenas um candidato passível de impedimento.

Cinco dos postulantes sob contestação do MPE exerceram o mandato na condição de suplente em algum momento da legislatura atual: Celso Jacob (PMDB-RJ), Costa Ferreira (PSC-MA), Eugênio Rabelo (PP-AC), Valdivino de Oliveira (PSDB-GO) e Silas Brasileiro (PMDB-MG).

Pluralidade infracional
Maluf é, sem dúvida, o nome mais conhecido entre os 27 alvos em questão. Desde 2010, quando passou a figurar na relação criminal da Interpol, Maluf vive uma espécie de confinamento forçado em território brasileiro. Ele pode ser preso em quase 200 países onde há atuação da Interpol.

O deputado foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, em novembro de 2013, por improbidade administrativa sob acusação de superfaturar as obras do túnel Ayrton Senna quando ocupava o cargo de governador (1993-1996). Pela sentença, seus direitos políticos estão suspensos até 2018, o que, em tese, impossibilita sua participação no pleito deste ano.

Além de Paulo Maluf, há candidatos parlamentares conhecidos do eleitorado brasileiro, a exemplo do senador e ex-governador cassado da Paraíba Cássio Cunha Lima (PSDB), do deputado e arrozeiro Paulo César Quartiero (DEM) e do ex-deputado Paulo Rocha (PT-PA), que renunciou ao mandato na Câmara para escapar de uma cassação em meio ao escândalo do mensalão e agora tenta mandato no Senado.

Sentença cumprida
Uma das principais lideranças políticas da Paraíba, Cássio Cunha Lima contesta a aplicação da lei da Ficha Limpa. Ex-governador da Paraíba, ele foi o primeiro político barrado pela legislação a assumir mandato no Senado, em 2011. Isso porque o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a lei não poderia valer nas eleições de 2010.

Filho do também ex-governador paraibano Ronaldo Cunha Lima (1936-2012), Cássio foi condenado e cassado, em 2009, por abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação por distribuir 35 mil cheques de um programa social do governo na campanha de 2006. No STF, ele responde ainda ao inquérito 3393 por crimes previstos na lei de licitações e continua a contestar o enquadramento no rol de inelegíveis em decorrência da lei da Ficha Limpa. “Eu já cumpri minha sentença”, chegou a afirmar ao Congresso em Foco, em referência à condenação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), à perda do mandato de governador, em 2009, além da inelegibilidade por três anos. A legislação anterior à lei da Ficha Limpa permitiria que ele concorresse livremente nos próximos anos.

Por meio de sua assessoria, o tucano relembra que sua candidatura foi aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. O TRE do estado entendeu já terem se passado os oito anos da inelegibilidade de Cunha Lima. “Ressalte-se, por imperioso, que Cássio Cunha Lima não foi condenado em ações eleitorais por corrupção ou desvio de recursos públicos, mas porque o TRE, na época, entendeu que um programa de distribuição de benefícios sociais o favoreceria nas eleições de 2006”, disse a assessoria, em nota.

Desistência
O ex-governador de Mato Grosso e senador Jayme Campos tentaria a reeleição sob fogo cruzado do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). A entidade pediu ao Ministério Público a impugnação da candidatura sob o argumento de que o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal de Contas da União mantiveram condenações do parlamentar. Jayme Campos concorreria pela chapa encabeçada pelo também senador Pedro Taques (PDT), candidato ao governo de Mato Grosso. Saiu da disputa alegando desconforto por causa da “falta de unidade” na coligação “Coragem e atitude pra mudar”.



Fonte: Congresso em Foco



Crato (CE): Adolescente de 14 anos foi morta com cinco tiros

A adolescente Sarah de Sousa Correia, de 14 anos, que residia na Rua José Pinheiro Teles, 40 (Bairro Vila Lobo) em Crato, foi morta na noite desta sexta-feira com cinco tiros de revólver. A família da vítima afirma que a morte pode ter relação com caso de pedofilia.

Segundo a Polícia Militar, ela foi encontrada morta em uma estrada de terra próximo a residência onde morava. Ainda de acordo com a polícia, a estudante foi morta com cinco tiros. Testemunhas informaram para policiais que um homem em um carro jogou o corpo na estrada.

A garota era a segunda filha de Francisco Filismino e da Suerlândia Souza. O casal disse que a garota estava sendo ameaçada e suspeita que o crime tenha envolvimento com caso de pedofilia.

"Tenho certeza que ele é um velho e pedófilo. Ele estava com minha filha e mais duas meninas. Uma de 24 e outra de 11 anos. Ele pegava essas meninas aqui em uma praça e levava elas para lá do Mirandão. Ela chegou uma vez a tirar uma foto com ele dentro de um motel. Ela chegava aqui com dinheiro e perguntava que dinheiro era aquele", disse a mãe  Suerlândia Souza.

Crime passional
Na Delegacia Regional do Crato o delegado de plantão não quis falar com a imprensa. Limitou-se a dizer que na próxima segunda-feira (25) vai pegar o depoimento dos familiares. Disse também que a possibilidade do crime ser passional são fortes.

Conforme a Presidente do Conselho de Defesa da Mulher Cratense, Francisca Alves, providências devem ser tomadas para que crimes na região diminua.

“Nossa região está rica de violência. Fora outros casos que nós temos todos os dias. Mulheres com os bicos dos peitos queimados, com orelhas cortadas, todas machucadas e espancadas. Precisamos achar uma forma de acabar com isso”.


Fonte: G1 (Atualizada às 15h01)


Ex-diretor da Petrobras decide fazer delação premiada para sair da prisão

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa aceitou fazer na tarde desta sexta-feira (22) uma delação premiada com procuradores que atuam na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, para deixar a prisão.

A decisão sobre a delação ocorreu no mesmo dia em que a Justiça autorizou operações de busca e apreensão em 13 empresas no Rio de Janeiro que pertencem a uma filha, um genro e um amigo de Costa.

Delação premiada ou colaboração com a Justiça é um recurso no qual um réu fornece informações para a Justiça em troca de uma pena menor. No caso de Costa, sua família quer que ele deixe a prisão o mais rapidamente possível.

Uma nova advogada, especializada em delação premiada, foi enviada pela família a Curitiba para discutir os termos da delação. Beatriz Catta Preta, a defensora escolhida pelos familiares, já cuidou da colaboração dos doleiros Raul Srour e Richard Andrew de Mol van Otterloo.

O advogado que defendia Costa, Nelio Machado, deixou o caso por discordar da estratégia da família. "A defesa do Paulo Roberto é absolutamente viável. Estão trocando uma defesa certa por uma aventura", disse Machado à Folha.

O ex-diretor da Petrobras foi preso pela segunda vez no dia 11 de junho, após as autoridades da Suíça informarem a Justiça brasileira que ele tinha contas com US$ 23 milhões naquele país. Ele havia sido preso inicialmente em 20 de março sob acusação de ocultar provas, mas foi liberado 59 dias depois por decisão do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal.

Costa foi diretor da Petrobras entre 2004 e 2012, período em que a estatal começou uma de suas maiores obras, a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, que já consumiu US$ 18,5 bilhões (R$ 42,2 bilhões).

Ele é réu em uma dos processos sob acusação de ter superfaturado contratos da refinaria e o valor a mais pago teria retornado a ele como suborno. O doleiro Alberto Youssef, preso junto com Costa, é acusado de cuidar da lavagem do dinheiro recebido como suborno.

A Folha revelou no dia 10 de agosto que Youssef também queria colaborar com a Justiça por não ver saída jurídica possível para o seu caso. Ele é réu em 12 processos e pode ser condenado a mais de cem anos de prisão. No caso de Youssef, porém, havia resistência dos procuradores porque eles não confiam no doleiro.

Fonte: Folha.com



Eleições 2014: Cid acredita que Dilma não participará de campanha no Ceará

Com as duas maiores coligações da campanha ao Governo do Estado declarando apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), o governador Cid Gomes (Pros) afirmou não acreditar que a candidata venha ao Ceará para os palanques dos aliados durante a campanha eleitoral.

“Eu não quero criar dificuldades para a Dilma. Eu a apoio por convicção, porque acho que é o melhor para o Brasil e compreendo que ela precisa aqui de todos os votos de todo mundo. Se o outro candidato diz que vota nela, então vamos acreditar”, declarou, fazendo referência a Eunício Oliveira (PMDB).

Cid Gomes também negou a informação, publicada em veículos de imprensa de outros estados, de que ele e Ciro Gomes tiveram uma reunião com o ministro Aloízio Mercadante para pressionar a vinda da presidente e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a campanha de Camilo Santana (PT) no Ceará. Segundo ele, a história não tem procedência.

As afirmações de Cid Gomes foram feitas durante evento no Palácio da Abolição na manhã de ontem, em que viaturas foram entregues para 11 municípios para ações do Programa de Proteção à Cidadania (Pró-Cidadania).

Em entrevista exclusiva ao O POVO, na semana passada, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, apontou a dificuldade em a presidente Dilma se envolver na campanha no Ceará, em função da divisão da base aliada. “Das duas uma: ou ela vem (pedir votos) para as duas candidaturas (de Camilo e Eunício) ou não vem”.

Apesar do palanque duplo a favor da presidente e candidata à reeleição, muitos dos principais aliados de Eunício fazem campanha para Aécio Neves (PSDB) para presidente. Sobretudo o candidato ao Senado apoiado pelo peemedebista - Tasso Jereissati (PSDB) - e o candidato a vice-governador, Roberto Pessoa (PR).

Sem campanha
Cid Gomes evitou falar de outras questões eleitorais, argumentando que sua função de governador o impedia. Em período eleitoral, o gestor tenta conciliar o exercício do cargo com a militância na campanha de seu apoiado. Por essa tentativa de equilíbrio de participação efetiva, as contribuições e aparições de Cid Gomes nos eventos da campanha têm sido aos finais de semana e no período noturno, além dos materiais de divulgação de propaganda política.

“Eu não posso, enquanto governador, e estamos aqui no Palácio da Abolição, ficar misturando administração pública com política. Tenho de me comportar até o dia 31 de dezembro como governador. Sobre eleição, posso falar em outra hora, sou um militante fora da esfera do trabalho de governador, tenho um candidato, mas não posso misturar as coisas”, reiterou durante o evento.

Apoios
Com Camilo Santana e Eunício Oliveira apoiando e se declarando apoiados por Dilma Rousseff, o eleitor sente dificuldades para traçar linhas lógicas de alianças no pleito de 2014, como mostrou pesquisa O POVO/Datafolha, publicada no último domingo (17).

Os dados da pesquisa, 58% dos eleitores não sabiam quem a presidente Dilma apoiava para o governo do Ceará. Entre os eleitores que indicavam um candidato, 20% apontaram apoio da presidente para Camilo, enquanto 18% indicaram Eunício.

Quando a questão tinha como foco o candidato Aécio Neves (PSDB), o número de eleitores que desconheciam o candidato por ele apoiado chegava a 77%. A margem de erro é de 3 pontos.

Fonte: O Povo



Juazeiro do Norte (CE): Padre Reginaldo Manzotti desembarca para o II Evangelizar é Preciso

Pe. Reginaldo Manzotti desembarcou na tarde desta sexta-feira
(22) em Juazeiro do Norte (Foto: Cícero Valério/Ag. Miséria)
Sob o olhar atento de uma multidão, o Padre Reginaldo Manzotti desembarcou na tarde desta sexta-feira (22) em Juazeiro do Norte. Logo mais às 18h ele participa da abertura da Festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade do Crato. No sábado acontece o evento que ele começou e disseminou em todo o Brasil.

O avião que trouxe o sacerdote pousou às 14h50 no aeroporto Orlando Bezerra, que teve suas dependências tomadas por pessoas, a maioria que o acompanha diariamente em programas de rádios.

Quase não foi possível passar pelo saguão do aeroporto ante a multidão que se formava. Os 15 metros entre o portão de desembarque até o carro que o levaria para a cidade de Crato mais parecia ter 150 tamanha a aglomeração que se formou entorno do padre.

A segurança não conseguia conter as pessoas que queriam tirar fotos, abraçá-lo, pedir que ele impusesse as mãos sobre elas. Muitas mães o entregavam o filho, umas para registrar o momento por meio de fotografias, outras pedindo a bênção dele para suas crianças. Às 19h30 do sábado acontece a segunda edição do “Evangelizar é preciso Cariri” na Praça dos Romeiros em frente a Basílica Menor e Nossa Senhora das Dores.

Robson Roque

Fonte: Miséria



Conheça 5 curiosidades sobre a chuva

Dias de sol são os preferidos de muita gente, mas temos de admitir que um dia de chuva de vez em quando é muito gostoso, principalmente quando estamos em casa acompanhados de um bom filminho e uma xícara de café.

Ela que pode ser desejada por muitos em regiões secas e não muito querida por lugares que enfrentam enchentes (ou são muito úmidos o ano inteiro), tem várias facetas e curiosidades muito interessantes. Confira abaixo algumas delas:

1 – A velocidade
As nuvens de chuva são geralmente formadas a uma altitude de 1000 a 1200 metros acima do solo. Se um objeto com o mesmo peso e tamanho de uma gota de chuva cair desta altura, ele atingiria uma velocidade de queda livre, chegando à superfície a cerca de 558 km/h, o que provavelmente causaria um grande estrago.

Mas porque as gotas de chuva não machucam as pessoas ou não estragam o local aonde caem? Devido à forma oval de suas gotículas, a força de atrito é aumentada na atmosfera, impedindo que elas ultrapassem uma velocidade limite. Por isso, a velocidade com que elas chegam à superfície não passa de 8 a 10 km/h, não importando de que altura ela caia.

2 – Circulação de 16 milhões de toneladas de água
A magnitude do ciclo da água é deslumbrante. Quando milhões de partículas de vapor se unem, elas formam gotículas de umidade. À medida que estas aumentam de tamanho, finalmente tornam-se fortes o suficiente para cair na superfície em forma de precipitação, variando entre chuva, neve, granizo e orvalho.

Estima-se que 16 milhões de toneladas de água, em qualquer uma dessas formas acima, caiam em direção à Terra a cada segundo. Através do processo de evaporação toda essa umidade é puxada de volta para a atmosfera e assim o ciclo continua incessantemente. Com isso, em um dia, a Terra recebe cerca de 306 bilhões de galões de água.

3 – “Chuva de sangue”
A “chuva de sangue” ou “chuva vermelha” é um fenômeno que acontece em algumas poucas ocasiões, mas que já foi registrada desde os tempos antigos. Por exemplo, Plutarco falou sobre uma chuva sangrenta que caiu após as grandes batalhas com as tribos dos homens de Criso (que ele refere como “germanos”).

Plutarco acreditava que a evaporação do sangue no campo de batalha ficava impregnada no ar, “pintando” as gotas de água comuns na cor vermelho-sangue.

O último registro da famosa chuva vermelha foi na Índia, no estado de Kerala, em 2001. O evento foi especialmente impressionante pelo tempo de duração, caindo na região durante cerca de dois meses. Uma das suposições é a presença de poeira vermelha nas nuvens, que pode ter sido suspensa a partir do deserto do Saara, porém, pela duração do fenômeno na Índia, dispensaram essa hipótese.

Uma versão considerada um pouco controversa do físico indiano Godfrey Louis supõe que as partículas vermelhas na chuva estejam relacionadas com alienígenas e uma explosão de um meteoro na atmosfera superior sobre o estado de Kerala em 25 de julho de 2001, pouco antes da primeira chuva de sangue. Godfrey analisou amostras da água da chuva e verificou que elas continham células do tipo das hemácias, mas sem DNA, revelando que elas teriam uma forma de vida, mas não sabe de onde vieram.

No entanto, tempos depois a teoria de Godfrey foi desbancada, pois as partículas que causaram a cor vermelha da chuva em Kerala eram "morfologicamente semelhantes" a algas e esporos de fungos do tipo Trentepohlia.

Mas não é só o vermelho que pode colorir uma chuva. Já foram registradas chuvas negras (devido às cinzas vulcânicas), brancas ou leitosas (devido à suspensão de calcário branco: giz) ou até amarelas ou verdes, devido a um excesso de pólen no ar.

4 – Chuva de peixes
Pode parecer coisa de filme, mas você sabia que já foram relatadas ao longo da história “chuva de animais”, como peixes e sapos? Uma hipótese para explicar esse fenômeno é que os ventos fortes ou tornados que viajam sobre as águas às vezes capturam criaturas como peixes ou rãs e as carregam por vários quilômetros.

Segundo relatos, às vezes, os animais sobrevivem à queda, sugerindo que eles são descartados logo após a “captura” dos ventos. Várias testemunhas de “chuvas de sapos” descrevem os animais como assustados, apesar de saudáveis, apresentando um comportamento relativamente normal logo após o evento.

Mais recentemente, uma explicação científica para o fenômeno também tem sido relacionada às chamadas trombas d’água. No entanto, esses fenômenos são muito limitados em se tratando da capacidade de levantar objetos no ar, conseguindo apenas esse feito com gotas de água e detritos da superfície (como terra e folhas) que são rapidamente descartados ao longo de trajetórias balísticas.

No distrito de Yoro, em Honduras, a chuva de peixes atinge a região em uma época de fartura de pesca, entre os meses de maio e julho. Durante esse período, muitos vendavais e tempestades fortes, que podem durar horas, acontecem. Quando algumas dessas chuvas acabam, muitos peixes são vivos são encontrados no chão e os moradores pegam para cozinhar.

Este é um fenômeno único, que acontece todos os anos no mesmo local, mas os cientistas ainda não conseguiram encontrar uma explicação. Alguns argumentam que a principal razão são os furacões frequentes, que levantam os peixes do Oceano Atlântico e os levam para a terra mais próxima. Porém, em geral, o mistério das chuvas de peixes e sapos ainda não foi solucionado claramente.

5 – O cheiro de chuva
A maioria das pessoas percebe um cheiro característico no ar depois de chover. Um dos mais agradáveis aromas de chuva, aquele que frequentemente notamos no campo, é realmente causado por bactérias. Elas são do tipo Actinomicetos, filamentosas, que crescem no solo quando as condições climáticas estão úmidas e quentes.

Quando o solo seca, a bactéria produz esporos. Com a força e a água, a chuva solta estes minúsculos esporos no ar, onde a umidade age como um “spray”, carregando essas partículas e as espalhando no ar. Estes esporos liberam vapores de óleos com um cheiro de terra distinto, por isso, é associado com a precipitação.

A bactéria é extremamente comum e pode ser encontrada em áreas em todo o mundo, representando a universalidade deste delicado cheiro de chuva. O cheiro fica ainda mais forte quando a chuva vem depois de um longo período de seca.

Outro tipo de odor é causado pela acidez da chuva. Devido às substâncias químicas na atmosfera, a água da chuva tende a ser um pouco ácida, especialmente em ambientes urbanos. Quando ela entra em contato com resíduos orgânicos ou produtos químicos no solo, pode causar algumas reações particularmente aromáticas.

Outro cheiro pós-chuva vem de óleos voláteis que as plantas e as árvores liberam e que podem se fixar também em rochas. A chuva reage com o óleo e o carrega como um gás através do ar. Este perfume é como os esporos das bactérias, que a maioria das pessoas considera como um odor agradável e fresco.

Fonte: Mega Curioso



Obras de integração do Rio São Francisco contrata 100% de todas as etapas

O Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), uma das 50 maiores construções de infraestrutura em execução no mundo, contratou 100% de todas as etapas. O empreendimento, orçado em R$ 8,2 bilhões, terá extensão de 477 km nos dois eixos de transferência de água, Norte e Leste, beneficiará uma população estimada de 12 milhões de habitantes, em 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Será garantido o abastecimento de água desde grandes centros urbanos até centenas de pequenas e médias cidades do semiárido e do interior do Nordeste, incluindo populações rurais, promovendo desenvolvimento regional sustentável.

A Integração engloba construção de quatro túneis, 14 aquedutos, nove Estações de Bombeamento e 27 reservatórios, além de recuperar 23 açudes. Atualmente as obras apresentam 62,4% de execução, sendo que os dois canais de aproximação dos eixos Norte e Leste estão concluídos.

Todas as metas de execução estão em atividades e há trechos do Eixo Norte com canteiros de obra que funcionam 24 horas por dia. Estão empregados atualmente 11.462 trabalhadores e 3.929 máquinas estão em operação. A conclusão das obras está prevista para 2015.

O projeto
A Integração do São Francisco é a mais importante iniciativa do governo federal e a maior obra dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos. O objetivo é garantir a segurança hídrica para mais de 390 municípios no Nordeste Setentrional, onde a estiagem ocorre frequentemente. A Região Nordeste possui 28% da população brasileira e apenas 3% da disponibilidade de água, o que provoca grande irregularidade na distribuição dos recursos hídricos, já que o Rio São Francisco apresenta 70% de toda a oferta regional.

As águas do Rio São Francisco beneficiarão bacias que têm, em média, uma oferta hídrica de 450 m3/habitante/ano, bem inferior à considerada como ideal pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 1.500 m3/habitante/ano.

Investimento ambiental
O projeto prevê recursos de quase R$ 1 bilhão (quase 12% do total) para programas básicos ambientais. Trata-se do mais significativo volume de investimentos nas questões socioambientais e arqueológicas do semiárido setentrional. As ações desenvolvidas pelos 38 programas ambientais do projeto possibilitam o conhecimento aprofundado do bioma Caatinga, não só no âmbito da fauna e da flora, mas também em diversos aspectos econômico-sociais, arqueológicos e na melhoria de condições de vida de comunidades indígenas e quilombolas na área de impacto do projeto.

Reassentamento
O projeto possui também um programa de reassentamento para atender as famílias residentes na faixa de obra por meio de reassentamentos em vilas produtivas rurais. As vilas contam com postos de saúdes, escolas, rede elétrica, sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário. As famílias recebem acompanhamento social e capacitação para geração de renda e gestão ambiental.

Fonte: Blog do Planalto



Entenda a doença por trás do 'desafio do balde de gelo'

Nas últimas semanas, vídeos de celebridades internacionais, chefões da tecnologia e jogadores de futebol recebendo um banho de água com gelo sobre a cabeça tomaram conta das redes sociais. Neles, eles desafiam três amigos a fazer o mesmo ou a doar recursos para entidades ligadas à esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa para a qual não existe cura.

Há poucos dias, o “desafio do balde de gelo" passou a ser adotado por brasileiros famosos, incluindo o jogador Neymar, a modelo Gisele Bündchen e a cantora Ivete Sangalo. As associações brasileiras ligadas à condição já sentem o aumento das doações, mas elas ainda são muito menores do que os recursos destinados à causa nos Estados Unidos, onde a campanha teve início.

A iniciativa americana foi criada para estimular as doações para a ONG ALS Association. O desafio recebeu atenção de pessoas como Bill Gates, Mark Zuckerberg e Taylor Swift especialmente após Peter Frates, um americano de 29 anos que tem a doença, aderir à campanha. No dia 31 de julho, ele publicou, em sua página no Facebook, um vídeo em que aparece balançando a cabeça ao som da música Ice Ice Baby. “Água com gelo e ELA são uma péssima mistura”, escreveu, antes de desafiar três colegas a receberem o banho de água com gelo.

Doações
Segundo o jornal The New York Times, a ALS Association recebeu 13,3 milhões de dólares em doações entre os dias 29 de julho e 18 de agosto — no mesmo período do ano passado, as doações somaram 1,7 milhão de dólares.

No Brasil, a adesão de celebridades à brincadeira também provocou um aumento das doações, embora (muito) menor. A Associação Pró-Cura da Ela, por exemplo, recebeu 10 000 reais em doações desde segunda-feira. Em todo o ano passado, foram doados cerca de 12 000 reais. Já a Associação Brasileira de Esclerosa Lateral Amiotrófica (Abrela) recebeu, desde o último dia 13, cerca de 5 000 reais a mais do que o de costume. Normalmente, as doações ao órgão somam aproximadamente 18 000 reais no mês.

A doença
A esclerose lateral amiotrófica danifica as células nervosas do cérebro e da medula, inclusive os nervos motores. Com isso, a capacidade de o cérebro iniciar e controlar movimentos voluntários, inclusive os ligados à fala e deglutição, diminuiu progressivamente. Em estágios avançados, o paciente pode ter paralisia completa. Segundo o neurologista Acary Oliveira, professor da Unifesp e um dos fundadores da Abrela, pessoas com a doença vivem, em média, três anos e meio a partir dos primeiros sintomas. No entanto, há casos mais raros de pessoas que conquistam uma longevidade maior. É o caso do cientista Stephen Hawking, hoje com 72 anos. Ele recebeu o diagnóstico de ELA aos 21 anos.

Estima-se que a doença atinja cerca de 6 000 brasileiros. “No entanto, trata-se de uma doença subdiagnosticada porque o tempo entre o aparecimento dos sintomas e a detecção da doença é longo. Em média, demora um ano”, diz Oliveira. Segundo o neurologista, um dos motivos pelo qual a campanha conquistou tantas adesões é o fato de a doença progredir de forma muito rápida e debilitar a função motora do paciente, mas sem afetar a sua cognição. “Pessoas com a doença chegam a ficar na cama, sem conseguir mover-se, falar ou comer. Porém, a cognição delas está preservada. Isso mexe com as pessoas”, afirma.

Fonte: Veja



Eleições 2014: Bonner e Poeta interromperam Dilma 8 vezes e usaram 1/3 do tempo de Aécio

A presidente da República que pleiteia a reeleição, Dilma Rousseff (PT), foi a candidata que mais tempo falou na série de entrevistas com presidenciáveis feita pelo Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, conforme mostra levantamento feito pelo UOL.

Dilma foi também a concorrente que mais vezes - e por mais tempo - foi interrompida por seus entrevistadores, Willian Bonner e Patrícia Poeta. Já o candidato Aécio Neves (PSDB) foi o que contou com o menor tempo para responder os questionamentos, embora tenha sido aquele que por menos vezes foi interrompido.

A série de entrevistas do "JN" deu origem a uma polêmica que tomou conta das redes sociais na internet. Os âncoras não pouparam os presidenciáveis de perguntas "incômodas e desconfortáveis", como definiu o próprio jornalista. Mas, para simpatizantes de cada candidato, o tratamento dado aos presidenciáveis não foi equânime.

Assim, Bonner e Poeta passaram a ser acusados de interromper ou "apertar" mais este ou aquele candidato, favorecendo as candidaturas adversárias.

O âncora não deixou as críticas sem resposta, e também por meio das redes sociais criticou o comportamento e as opiniões dos internautas. Ele afirmou ter sido isento no tratamento dos candidatos e disse que falta respeito "aos que usam o espaço de comentários de uma foto (em uma rede social na internet) para insultar, agredir, praguejar contra o conteúdo eminentemente jornalístico de uma entrevista".

A reportagem do UOL, então, mediu o tempo que cada candidato teve para dar suas respostas, quantas vezes foi interrompido pelos apresentadores e quanto tempo de sua entrevista teve consumido pelas perguntas dos apresentadores do telejornal.

Fonte: UOL



Juazeiro do Norte (CE): Promoção 'O Seu Almoço vale Cinema' dá descontos de 50% em ingresso

O Cariri Garden Shopping, empreendimento administrado pela Tenco Shopping Centers, lança neste mês de agosto a promoção especial “O Seu Almoço Vale Cinema”. A novidade é uma realização dos restaurantes da Praça de Alimentação do shopping em parceria com a Orient Cinemas. Durante um período promocional de 30 dias contatos a partir de 11/8, quem consumir na Praça de Alimentação ganha 50% para ingressos adquiridos na bilheteria do cinema as quintas e sextas feiras.

Para obter o desconto do cinema pela metade do preço, o cliente que consumir em qualquer restaurante da praça entre segunda e quinta-feira das 12h às 14h, receberá um carimbo premiado no caixo de estacionamento. A troca dos pontos pelo ingresso mais barato deve ser feito a cada cinco carimbos com o valor mínimo de R$ 20,00. Após o primeiro carimbo, a validade para ser inserido na promoção é de 30 dias.. Os filmes em cartaz que fazem parte da promoção estão escalados para exibições as quintas e sextas-feiras com os horários a escolha. As informações e o regulamento da promoção estão no site: www.caririgardenshopping.com.br.

Assessoria de Imprensa/Cariri Garden Shopping 



Dilma rebate atraso na transposição do São Francisco e defende Graça Foster

Em visita a Floresta e Cabrobó, em Pernambuco, a presidenta e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), rebateu críticas sobre atraso nas obras de transposição do Rio São Francisco e saiu em defesa da presidenta da Petrobras, Graça Foster, sobre a notícia de que ela doou dois imóveis a parentes após a compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Questionada sobre a transação envolvendo a presidenta da Petrobras, Dilma disse que Graça “respondeu perfeitamente” sobre a questão em uma nota oficial. "Eu repudio completamente a tentativa de fazer com que a Graça Foster se torne uma pessoa que não possa exercer a presidência da Petrobras”, disse.

Nessa quarta-feira (20), a Petrobras refutou “veementemente” qualquer movimentação de Graça Foster com o intuito de burlar a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de declarar indisponibilidade de bens de gestores da empresa. Dilma contestou que problemas anteriores enfrentados pela empresa não sofram os mesmos questionamentos. “Lamento profundamente a tentativa, a cada eleição, de se fazer uma CPI [ Comissão Parlamentar de Inquérito] da Petrobras, e de se criar esse tipo de problema. Por que ninguém investigou o afundamento da maior plataforma de petróleo que custava US$ 1,5 bilhão a preços atuais?”, questionou.

Segundo Dilma, a estatal será sempre defendida por seus ministros e por ela. “É dever de qualquer ministro do governo defender a Petrobras, posto que ela é não só controlada pela União, mas uma das empresas mais importantes do país”.

Na visita a Floresta e Cabrobó, onde está sendo construído o Projeto de Transposição do Rio São Francisco, a candidata explicou o atraso das obras e disse que o projeto, quando finalizado, vai garantir segurança hídrica ao Semiárido Nordestino. Ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma acompanhou a abertura de uma das tubulações que conduzirão água para a população, e gravou imagens para a propaganda eleitoral na televisão.

A candidata atribuiu a dois fatores o atraso nas obras, que tinham previsão para ficar prontas em 2010 e agora devem ser entregues no final do ano que vem. “Acho que uma parte significou a chamada curva de aprendizado, você tem de aprender a fazer”, disse. “A segunda parte, eu acho que a complexidade da obra é maior do que se supunha, principalmente quando você considera que não é pura e simples a abertura de canal. É também estações de bombeamento”, justificou, destacando que as obras vão levar água para 12 milhões de pessoas em oito estados.

Fonte: Agência Brasil 



Plantão Infotech: Windows 9 pode ser apresentado em setembro, diz site

A Microsoft pode apresentar o sucessor do Windows 8 em um evento para a imprensa no dia 30 de setembro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 21, pelo site “The Verge", através de fontes familiarizadas com assuntos da empresa.

A Microsoft pretende apresentar uma nova versão do software e vai mostrar aos convidados o modelo “Threshold”, que deve alterado para Windows 9, quando estiver concluído. A empresa não confirmou a informação.

Segundo o site, será presentada mudanças de interfaces e um novo menu iniciar. Outra alteração será na barra lateral do Windows 8 que dava acesso ao menu inicar, pesquisas e configurações.

Fonte: O Povo



Juazeiro do Norte (CE): Tem início hoje o 3º Circuito Regional de Skate

Um final de semana cheio de adrenalina para quem curte o famoso skate. Pois é, será realizado a partir desta sexta-feira (22), além dos dias 23 e 24, o 3º Circuito Regional de Skate, com mais de 80 participantes de vários estados do Brasil. O evento acontece por meio da parceria entre o Cariri Garden Shopping e a Associação de Skate do Crato. Além da competição, também serão realizadas apresentações de Slack Line e Bboy Dance.

Mas a grande surpresa é que pela primeira vez a competição, que envolve as categorias mirim, feminino e aberto, estará sendo realizada na Praça de Eventos do shopping. Por isso, o nome “1º de Rua”. A estrutura normalmente montada na rua tem novo espaço. Nesta sexta-feira, será realizado das 10h às 22h o reconhecimento da área de competição pelos atletas que já estão inscritos, para os treinos livres. Eles apenas terão que agendar os seus horários para treinamentos.

Estados como o Ceará, Rio de Janeiro, Pernambuco entre outros terão suas representações no evento, com destaque para boa parte dos atletas do Estado cearense e da região do Cariri. A 1ª etapa do campeonato foi realizada em Sobral e a segunda em Juazeiro do Norte. O presidente da Associação, Tiago Batista, destaca o importante trabalho que vem sendo desenvolvido pelo shopping, que abrange um contexto social importante e incentiva o esporte. “Uma oportunidade para mostrar a dimensão do skate no Cariri”, diz ele.

E para os skatistas é algo novo e há uma grande expectativa, conforme Tiago. Do concreto à madeira, ele ressalta que a adrenalina é a mesma, para os grandes atletas que vão competir. As categorias envolvem competidores nas faixas etárias de 7 a 29 anos.

No sábado, a competição estará voltada para a fase eliminatória, iniciando das 14h às 21h. Já no domingo, acontece à final, no mesmo horário. Para Tiago, o novo espaço destinado às competições permite que haja uma mudança de visibilidade do evento, mostrando a possibilidade de competir em locais diferenciados. “E vai repercutir de forma positiva, tanto para o shopping e também para a associação”, afirma. A entidade que promove o skate no Cariri existe há seis anos, e tem sido fundamental para a difusão do esporte no sul do estado. O circuito regional entra no seu segundo ano de realização.

Já no outro final de semana também estará acontecendo no Cariri Garden Shopping, a Copa Cariri de Futebol Digital, realizada em parceria com a Federação Cearense de Futebol digital. O evento é patrocinado pela Ibyte e conta com o apoio da Power Games, onde serão feiras as inscrições.

Serviço:
3º Circuito Regional de Skate
Local: Praça de Eventos do Cariri Garden Shopping
Período: 22, das 10h às 22h, com treinamento; e 23 a 24 de agosto, das 14h às 21h,
com eliminatórias e a final

Informações:
Associação de Skate do Crato - Tiago Batista: (88) 9309-5995

Assessoria de Imprensa/Cariri Garden Shopping



Crato (CE): Carreata abre comemorações à padroeira N. S. da Penha

Uma carreata prevista para acontecer por volta das 19 horas de hoje marca a abertura dos festejos alusivos a Nossa Senhora da Penha, padroeira deste município e de toda a Diocese de Crato. A concentração dos participantes se dará em frente ao estádio Mirandão, de onde os veículos partirão em direção às principais ruas e avenidas da cidade. O final do percurso acontece em frente à Catedral da Sé.

A expectativa é de que o número de participantes na edição da carreata deste ano supere o evento realizado em 2013, quando foram registrados cerca de 3 mil veículos. O tema da comemoração este ano é: "Com Maria, Mãe da Penha, Celebremos as Alegrias do Ano Jubilar".

A festa também comemora os 246 anos de existência da paróquia de Nossa Senhora da Penha e o centenário da Diocese. O cortejo que abre as comemorações em torno da padroeira deverá passar por todas as paróquias da cidade. Na Catedral da Sé, serão hasteadas bandeiras. O bispo diocesano de Crato, dom Fernado Panico, fará o pronunciamento oficial de abertura das comemorações. Entre as novidades da programação deste ano está à participação do padre Reginaldo Manzotti, que deverá realizar, pelo menos, uma oração em louvor a Nossa Senhora e entoar uma de suas canções católicas.

Durante todo o período de festejos, além dos noitários, uma vasta programação social e religiosa será desenvolvida, por meio da realização de quermesses, missas, novenas, caminhadas e procissões.

Folclore
Por conta da abertura da festa coincidir com o Dia do Folclore, também estão confirmadas apresentações culturais e artísticas com grupos de tradição do município, como grupos de maneiro pau e os irmãos Aniceto, por exemplo. A ação será desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. De acordo com o padre Francisco Edmilson, pároco da catedral da Sé, cerca de 100 mil pessoas deverão participar dos festejos durante os dias de comemorações.

Coroação
A maior movimentação de público, no entanto, deverá ser observada no último dia de festa, quando cerca de 70 mil fiéis são esperados para a procissão de Nossa Senhora da Penha. A data marca, ainda, a coroação da padroeira do município, que será feita por um cardeal encaminhado pela Santa Sé para representar o Papa Francisco nas celebrações ao centenário da Diocese.

"A vinda deste cardeal no encerramento dos festejos é uma prova de que o Papa Francisco tem o desejo de estar próximo de toda a nossa população", avalia Francisco Edmilson, explicando, ainda, que a peça a ser utilizada no ato da coroação de Nossa Senhora da Penha também foi um presente da Santa Sé. "Em todo o Brasil há, caso não haja engano de minha parte, somente seis imagens de Nossa Senhora. O Vaticano decidiu nos presentear este ano com a coroa que será utilizada no ato de encerramento desta nossa festa. Será um momento de muita emoção e simbolismo", ressalta o padre.

No Cariri, além de Crato, Nossa Senhora da Penha também é padroeira do município de Campos Sales. Conforme historiadores, a imagem da santa chegou à região em meados do século XVII, trazida por colonizadores.

Folclore
Os relatos místicos em torno da padroeira acabaram por inserir sua imagem ao contexto do folclore brasileiro. Uma antiga lenda conta que o monge francês Simão Vela sonhou, repetidas vezes, com uma imagem de Nossa Senhora no sopé de uma serra conhecida como Penha de França. O local teria importância histórica por ter sido palco de uma vitória conquistada pelo rei Carlos Magno, durante batalha travada contra os mouros.

Depois de caminhar por três dias, sem interrupções, o monge parou para descansar, momento em que observou uma senhora acompanhada de um filho próximo a ele. A idosa, então, indicou ao religioso um caminho onde encontraria o que buscava. Com a ajuda de pastores da região, acabou encontrando a imagem que lhe aparecia durante os sonhos. Decidiu, então, construir uma pequena capela que logo passou a ser conhecida como local de milagres realizados por meio da interseção de Nossa Senhora da Penha, atraindo grande número de visitantes.

Além de participar do primeiro dia em torno das comemorações a Nossa Senhora da Penha, padroeira do município de Crato, o padre Reginaldo Manzotti se apresenta à população do Cariri durante a realização da segunda edição do "Evangelizar é Preciso", que acontecerá a partir do meio dia de amanhã, no pátio da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, popularmente conhecido como Praça do romeiro. O evento é organizado pela Fundação Educativa Salesiana Padre Cícero.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Eleições 2014: Luiza Erundina assume coordenação-geral da campanha de Marina Silva

A deputada Luiza Erundina (SP) foi designada pelo presidente nacional do PSB como coordenadora-geral da campanha da coligação Unidos Pelo Brasil, que tem Marina Silva como candidata à Presidência e Beto Albuquerque como vice. A notícia foi divulgada na noite de hoje (21) em nota oficial no site do PSB.

Luiza Erundina substitui Carlos Siqueira, que abandonou a coordenação-geral da campanha de Marina Silva pouco após a nomeação da ex-senadora como candidata à Presidência no lugar de Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo no litoral de Santos no último dia 13.

Nascida em  Uiraúna (PB), Erundina é professora e está em seu quarto mandato como deputada federal por São Paulo, todos pelo PSB, partido ao qual é filiada desde 1997. Antes de entrar no PSB, ela passou 17 anos no PT (1980-1997). Como petista foi vereadora e prefeita de São Paulo e deputada estadual. Ela esteve no ato de filiação de Marina Silva ao PSB.

Fonte: Agência Brasil



Crato (CE): Polícia prende dois jovens com drogas e arma e outros dois acusados de receptação

Nova operação de combate ao tráfico de drogas motivada por denúncias anônimas em Crato resultou na prisão de dois jovens, boa quantidade de maconha e um revólver. Foi por 16 horas desta quarta-feira na Rua Heron Felício de Alencar, 5 (Bairro Sertãozinho), onde estiveram militares do Serviço de Inteligência. Foram presos o mototaxista Luciano Martins Teles, de 28, apelidado por “Pequi”, e Cícero Batista da Silva, de 26 anos, o “Adaumir”, que se encontrava no imóvel.

Ao proceder buscas na suposta “boca de fumo”, os PMs encontraram 51 trouxinhas de maconha pesando mais de 300 gramas, um revólver calibre 38 com seis cartuchos intactos, três aparelhos celulares e R$ 580,00 em dinheiro. Os dois jovens, a droga, a arma, o dinheiro e os celulares foram levados para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Crato pelos policiais do Ronda do Quarteirão onde aguardarão um pronunciamento da justiça.

Receptação
Antes, por volta do meio dia na Rua José Valter (Bairro Seminário) igualmente em Crato, O Serviço de Inteligência deteve e levou para a delegacia os jovens Carlos Antonio Gomes da Silva, de 33, seu irmão João Paulo Gomes da Silva, de 26, e sua prima Cícera Monalisa do Nascimento, de 27 anos. Eles estavam com três celulares roubados na tarde de segunda-feira, dia 18, do Cartório do 4º Ofício na Rua do Cruzeiro no Centro de Juazeiro. Além desses, outros dois celulares, segundo a polícia, de origens duvidosas. Os irmãos foram autuados em flagrante pro receptação e a prima como testemunha.

Demontier Tenório

Foto: Cícero Valério/Ag. Miséria

Fonte: Miséria



AddThis