Crato (CE): Secretaria de Saúde apresenta listagem de aprovados na seleção para o SAMU

A Prefeitura do Crato através da Secretaria de Saúde apresenta a lista de aprovados da seleção do SAMU-Crato, repassado pela Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar – COAPH. A Secretária de Saúde do Crato Aline Franca informa que os aprovados devem se dirigir a sede da Secretaria para maiores informações.

Segue abaixo lista dos aprovados:

RESULTADO DOS CANDIDATOS APROVADOS PARA A INTERVENÇÃO NA EXPANSÃO DO SAMU 192 CEARÁ EM CRATO

CATEGORIA: MÉDICO
01 Alfredo Leite Macedo Filho
02 Cícero Francivaldo Silva de Figueiredo

CATEGORIA: ENFERMEIRO
01 Ana Paula Leite de Moura
02 Fabrícia Maria Ribeiro Rocha Holanda
03 Mychele Gonçalves Costa
04 Shura do Padro Arrais de Farias
05 Kéllida Socorro Rocha Oliveira
06 Luana Alves Guetes Silva
07 Mykaele Pereira Araújo
08 Janayna Campos de Santana

CATEGORIA: AUX / TÉCNICO DE ENFERMAGEM
01 Espedito José de Melo Duarte
02 José Bezerra Júnior
03 Maria Audilene Fernandes Sousa

CATEGORIA: CONDUTOR
01 Cícero Rogerlânio Ferreira de Almeida
02 Luiz Ricardo Soares de Sousa
03 Pedro Junior Santos da Silva
04 Valdir Vieira de Lima
05 Sodson Francisco Almeida Oliveira

RESULTADO DOS CANDIDATOS APROVADOS PARA SERVIÇOS INTERNOS NA EXPANSÃO DO SAMU 192 CEARÁ EM CRATO

CATEGORIA: ENFERMEIRO
01 Ana Cristina de Brito Gomes
02 Maria das Dores Silva dos Santos Gomes
03 Laura Gomes de Mattos B. Carvalho
04 Suely Mascena Lima

CATEGORIA: AUX / TÉCNICO DE ENFERMAGEM
01 Gerysleide Matias Grangeiro
02 Ivany Brito de Lima
03 Luciano Silva Oliveira
04 Luzia de Castro Torquato
05 Maria Cristiane Ferreira
06 Marleane Creuza dos Santos
07 Neusa Muniz Feitosa
08 Rosangela de Sales
09 Vanda Lúcia dos Santos

Mais informações
Secretaria de Saúde do Município de Crato
Endereço: Rua 7 de Setembro, 150 - Santa Luzia, Crato - CE
Telefone:(88) 3523-3823

Assessoria de Imprensa/PMC



Petição pede fim do político profissional

O jurista e presidente do Instituto Avante Brasil, Luiz Flávio Gomes, vai lançar nesta sexta-feira uma petição online para coletar assinaturas com o objetivo de forçar o Congresso Nacional a aprovar um projeto de Lei de iniciativa popular que estabeleça regras para futuros pleitos extinguindo a figura do político profissional. Na avaliação dele, o aproveitamento de cargos eletivos como profissão amplia o espaço para a prática da corrupção pública e o fim das seguidas reeleições é o principal passo para a solução deste problema.

"Já existe uma petição, mas ela não foi de nossa iniciativa e está parada. Por isso, nós vamos lançar a partir de primeiro de agosto uma nova petição. Todo mundo pode assinar. Basta acessar o site www.fimdopoliticoprofissional.com.br. É só colocar a assinatura para podermos criar um movimento forte e pressionar os políticos a se auto limitarem. Não tem outra forma. Temos que fazer isso e a pressão é válida", esclareceu.

A proposta apresentada pelo jurista é focada em três eixos. A primeira sugestão presente na petição é proibir a reeleição para qualquer cargo eletivo. A segunda proposição é impedir que parentes sejam aproveitados como peças estratégicas que permitam a continuidade de determinado político no poder. Por último, defende a destituição do eleito caso seja constatada incompetência.

Doação
Luiz Flávio Gomes ressaltou que, em toda campanha eleitoral, os candidatos assumem compromissos com as empresas responsáveis pelo financiamento das atividades durante o pleito e gastam todo o mandato apenas preocupados em honrar acordos com as instituições privadas que serão fundamentais à reeleição.

"As campanhas políticas são financiadas por pessoas que depois cobram toda a doação dada. Então, a doação vira investimento e o político se compromete com quem financiou a campanha. Esse é o problema".

Então, prossegue: "nós temos renovar continuamente os cargos eletivos e manter uma estrutura burocrática eficiente", apontou ao acrescentar que a profissionalização provoca o enraizamento com as práticas de corrupção, nepotismo e clientelismo tão comuns hoje.

Profissão
Em matéria publicada nesta semana, o Diário do Nordeste revelou que, dos 35 parlamentares que tentarão reeleição para assumir por mais quatro anos o cargo de deputado na Assembleia Legislativa do Ceará, quase a metade disse ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que tem como ocupação o cargo de deputado. Para Luiz Flávio Gomes, o balanço registrado no Ceará reflete uma realidade presente em todo o Brasil.

"Na verdade, os políticos estão tão acostumados com essa história de que eles se profissionalizaram na política que colocam naturalmente como profissão. Isso é uma aberração. Não deveria existir. Legalmente, eles não estão impedidos de falarem isso e nem terão registros de candidatura negados por causa disso. Porém, é exatamente isso que nós não queremos mais. Não pode o político tratar isso como uma profissão", reclamou.

"Nós gostamos dos bons profissionais, mas queremos que eles sejam bons profissionais por um mandato. Tem gente no Brasil que já se chegou a fazer 60 anos de política. Isso é um absurdo", disparou.

Luiz Flávio Gomes citou que a importância dada pelos brasileiros aos títulos e honrarias acaba refletindo na persistência do político profissional. "No Império, quando não havia título, o brasileiro comprava o título de nobre. Quando alguém se torna deputado, ele vai ser chamado de deputado pelo resto da vida. É uma reverência social que existe na nossa tradição. É isso que precisa acabar. Se você foi deputado por um período e cumpriu seu dever, ótimo. Seu nome vai ficar escrito como um bom político, mas acabou. Volte a exercer sua profissão. Porque vínculos públicos perpétuos geram muita corrupção", frisou.

O sistema eleitoral é incapaz de impedir que políticos se perpetuem em cargos eletivos, porque grande parte da sociedade ainda depende das práticas clientelistas. "A população reelege o político, inclusive, o corrupto, porque nós temos uma grande quantidade de gente que só tem o prato de comida do dia. Ele não tem absolutamente nada mais, o que o torna dependente desse clientelismo. A outra parcela da população também é degenerada tanto quanto os políticos degenerados. Ou seja, a corrupção está em todos os níveis", justificou.

Fonte: Diário do Nordeste



Nota de esclarecimento sobre a deflagração de Estado de Greve pelo Sindicato dos Servidores do Crato


A Secretaria de Educação Crato vem a público para esclarecer pontos importantes sobre o Estado de Greve deflagrado pelo Sindicato dos Servidores do Município.

Todos os profissionais da Educação do Município do Crato são sabedores que a gestão municipal cumpriu princípios da Lei nº 11.738/2008, que institui o Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do magistério público da Educação Básica. É importante esclarecer que os adicionais previstos no Art. 25 I, II e II da Lei municipal 2468/2008 não são gratificações, e, ao mesmo tempo, não residem na esfera de aumento, uma vez que é adicional fixo, e que os reajustes transcorrem de maneira linear, garantindo assim, paridade nos reajustes dos profissionais.

A Secretaria de Educação resguarda-se nas normas constitucionais: a Constituição Federal lembra a toda sociedade e aos senhores profissionais que a fonte de transferência que garante e assegura o pagamento dos profissionais da educação é única e, é executada na perspectiva viva de previsão, portanto passível de revisão, o que cobra da administração municipal, cautela e responsabilidade, principalmente, quanto ao comprometimento de pacto financeiro sem repasses previamente empenhados, ação prevista no Art 37 da Constituição Nacional.

E, ao mesmo tempo esclarece, salientando que o Presidente do Conselho Municipal do FUNDEB é conhecedor que o repasse contempla nove estados e respectivos municípios que não alcançam com a própria arrecadação o valor mínimo nacional por aluno matriculado, mas que a administração municipal do Crato, mesmo não tendo atingido os níveis de arrecadação necessários, os salários dos professores não sofreram nenhuma alteração, deixando claro que o município do Crato nos últimos dois anos tem garantido aumentos nos reajustes dos salários dos professores acima do que tem sido estabelecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB.

Portanto, não nos é atilada a proposta de revisão dos percentuais de regência, visto posto que a pauta reivindicada não tem sustentação, na medida em que está elencada no próprio Plano de Carreiras, aprovado pelo Sindicato e representantes da sociedade, através dos seus organismos constituídos. 

A valorização dos profissionais como induz a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96) que discorre em seus arts. 62 e 67 sobre a formação do magistério. A valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público, desta feita, cumprindo o processo de hora-atividade já executado para todo os Ensino Fundamental do Infantil ao nono ano, com as devidas correções e revisões da repercussão financeira, sabendo-se, pois, que o ato da hora-atividade altera os indicadores financeiros de folha de pagamento, na medida em que é necessário a inclusão de profissionais para a garantia dos dias e das horas letivas das crianças.

As 800 horas na Educação Básica, os 200 dias e as horas de 60 minutos na carga horária são um direito dos estudantes e é dever dos estabelecimentos cumpri-los rigorosamente. Este cumprimento visa não só equalizar em todo o território nacional este direito dos estudantes, como garantir um mínimo de tempo a fim de assegurar o princípio de padrão de qualidade posto no art. 206 da Constituição Federal e reposto no Art. 3º da LDB.

A Secretaria reconhece que é de total responsabilidade e interesse do Sindicato dos Servidores Municipais do Crato - debater, discutir e reavaliar a Lei Municipal 2468/2008, cujo é um direito legitimo e garantido aos servidores se organizarem, e, como já o são; através da sua representatividade resguardado o ato, por meio do a Art. 8º da Constituição Federal - É livre a associação profissional ou sindical, quanto à arregimentação de outros organismos é uma demanda que se reveste, também, do apelo sindical, portanto sendo uma pauta de interesse coletivo, mormente da gestão municipal com seus pares e parceiros.

É importante deixar claro que todas as pautas reivindicatórias realizadas pelos profissionais direcionados pelo Sindicato já foram atendidas. Mas a Secretaria reconhece o papel e a importância da manutenção do debate e do dialogo com as categorias, e, principalmente com a sociedade para apresentar seus encaminhamentos.

Quanto os resultados das avaliações do ano de 2013; é fundamental deixar claro que na garantia dos 200 dias letivos, nossas crianças não puderam vivenciar, na medida em que a Rede viveu três períodos de greve, o que limitou o tempo pedagógico.

As reivindicações têm sido atendidas, mas é essencial que os profissionais pactuem com as crianças e as famílias cratenses por um resultado qualitativo na aprendizagem.

A valorização profissional passa essencialmente pelo êxito do trabalho desempenhado, ressaltamos que todos os servidores que cumprem as prerrogativas legais serão atendidos nos seus pleitos. Com respeito nos dirigimos aos pais, mães e alunos para dizer que: não medimos esforços para garantia do curso normal das aulas, na busca de melhor aprendizagem.

Prefeitura Municipal do Crato
Secretaria de Educação

Crato (CE): Projeto de Colônia de Férias dos CRAS é encerrado

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Alto da Penha, realizou nos dias 29 e 30 de julho, na quadra do bairro Pantanal, mais uma edição do projeto de colônia de férias para crianças e adolescentes, onde na última quarta-feira aconteceu o encerramento deste projeto, que reuniu cerca de 100 pessoas.

Nesta última atividade do projeto, as crianças e os adolescentes dos bairros Pantanal, Parque Grangeiro e Ossian Araripe puderam participar de oficinas recreativas, envolvendo esporte, lazer e cultura. Este trabalho contou com a parceria da Base da Guarda Municipal, localizada no bairro Pantanal.

De acordo com o Coordenador do CRAS Alto da Penha, Eugênio Silva, o referido projeto ajudou a conscientizar as famílias, especialmente os pais, bem como toda a sociedade civil, sobre a importância e a necessidade de possibilitar atividades de lazer para crianças e adolescentes que vivem nesses territórios vulneráveis e carentes no período de férias.

“Com isso, conseguimos a participação ativa das crianças e dos adolescentes nas atividades educativas e de recreação, onde foram desenvolvidas atividades que fomentaram um sentimento de identidade e integração entre os participantes, grupos, monitores, técnicos e toda as equipes envolvidas. Desenvolvendo, assim, a compreensão mútua, a harmonia e o espírito de cooperação”, frisou Eugênio.

Assessoria de Imprensa/PMC



Estas 10 práticas vão deixar você mais inteligente

Quer ficar mais esperto, ter um rendimento melhor nos estudos e no trabalho? Sabia que é possível dar um empurrãozinho no funcionamento do seu cérebro? A revista Time fez uma lista com pequenas atitudes que podem ajudar você a ser uma pessoa mais inteligente. Confira quais são essas atitudes a seguir e depois nos conte se já pratica alguma delas:

1 – Administração do seu tempo online
Você provavelmente já reparou que, de vez em quando, faz seu login no Facebook “só para dar uma olhadinha” e, de repente, lá se foram algumas horas diante da tela azul e branca. Não que você não possa se divertir com as redes sociais, mas aprender a administrar seu tempo na internet é uma grande coisa.

Você pode usar “o lado bom” da internet e se dedicar a aprender coisas novas, ver palestras do TED, tentar aprender uma nova língua, conhecer um novo país, aprender mais a respeito do corpo humano e por aí vai.

2 – Tome nota!
Você tem acesso a um número muito grande de informações todos os dias, por isso não adianta pensar que vai conseguir lembrar sempre o conteúdo daquela matéria do Mega Curioso que você acabou de ler e que achou incrível. Quando alguma coisa for realmente importante para você – por exemplo: se for algo que possa cair em uma prova –, o ideal é que você faça anotações para poder lembrar depois.

3 – Faça uma lista das coisas que você já fez
Ser confiante e feliz é sinal de inteligência, e uma boa forma de você se tornar confiante e satisfeito é se lembrar das coisas que já conquistou. Se sua meta era fazer academia e se você já está fazendo aulas de musculação há duas semanas, lembre-se disso. Idem para aquela conquista no trabalho, na faculdade, na escola. Isso vai fazer de você uma pessoa mais motivada.

4 – Jogue mais!
Os jogos mais recomendados para treinar seu cérebro são o xadrez, alguns jogos de baralho e, claro, as famosas palavras cruzadas. Tudo que envolve planejamento estratégico e memória é uma boa ideia. Melhor ainda se você jogar sozinho, sem ajuda de livros e dicas.

5 – Selecione melhor seus amigos
Não é novidade que as pessoas com as quais você se relaciona podem influenciar seus hábitos e suas decisões. Por isso, é sempre bom manter por perto aquele amigo que gosta de ler, que vai bem nos estudos, que tem um bom relacionamento social, que sabe tomar boas decisões e que tem boas conversas. Esse conselho serve para a vida inteira: é sempre bom ter por perto uma pessoa inteligente tanto na questão racional da coisa quanto na emocional também.

De acordo com Saurabh Shah, o seu QI é uma média do QI das cinco pessoas mais próximas de você. Isso só comprova o que falamos no parágrafo anterior: ficar perto de gente esperta faz de você uma pessoa esperta.

6 – Leia muito
Esse é um conselho muito batido e, para alguns, um pouco chato. Ainda assim, é preciso reforçar o poder da leitura, principalmente em tempos de redes sociais, quando passamos mais tempo em contato com conteúdos rasos do que com uma boa narrativa literária, por exemplo.

Cientificamente falando, a leitura tem o poder de dar aquele impulso que seu cérebro precisa de vez em quando, sem falar que é um ótimo exercício para a criatividade também. Você não precisa começar lendo a obra completa de Dostoiévski, mas pode criar o hábito de ler jornal e, quem sabe, aquele livro que faz mais o seu estilo. O importante é ler bastante e sempre.

7 – Explique coisas para as pessoas
Albert Einstein, o gênio que todo mundo conhece, disse uma vez que “se você não consegue explicar de uma maneira simples, você não entende o assunto bem o suficiente” e, mais uma vez, ele parecia estar certo. Quando você realmente entende um assunto, consegue falar sobre ele com facilidade. Por isso, acostume-se a falar a respeito das coisas que você tem aprendido. Pode ser até para você mesmo, na frente do espelho.

A verdade é que é fácil aprender uma nova informação, mas manter esse conhecimento com você o suficiente para que não apenas você entenda como repasse o que entendeu é o jeito “certo” de aprender.

8 – Coisas novas e aleatórias
Ninguém gosta de rotina, nem mesmo o seu cérebro. Por isso, faça coisas novas e diferentes com frequência. Pode ser que um dia o que você fez hoje seja útil ou, na “pior” das hipóteses, você está criando memórias de novas experiências e isso é sempre bom.

Steve Jobs, por exemplo, fazia aulas de caligrafia quando mais novo, mesmo sem precisar se preocupar com isso. Anos mais tarde, quando se tornou o gênio responsável pela Apple, os conceitos de design que ele havia aprendido foram mais do que úteis.

Se você trabalha com fotografia, tente escrever um pouco também. Se seu interesse maior é a saúde, pratique ioga ou se aventure em uma aula de zumba. Vale tudo: de torneios de pôquer com os amigos a caminhadas em parques desconhecidos aos finais de semana.

9 – Aprenda um novo idioma
Se você tem acesso à internet, já não vale a desculpa de que está sem grana para pagar por aulas de outro idioma. Lógico que ter aulas de uma língua estrangeira com um professor é sempre a melhor opção, mas você pode também aprender sozinho. Com uma boa pesquisa, dá para descobrir sites que ensinam gramática, ortografia, interpretação de texto, expressões idiomáticas e dão dicas de como se aprofundar em outra língua.

É importante saber qualquer língua além do português para se destacar no mercado de trabalho, lógico, mas isso também deixa seu cérebro mais esperto, mais treinado. Já pensou que bacana ouvir aquela música em inglês, francês, espanhol, ou qualquer que seja a língua, e entender o que ela diz? Você pode até aprender alguns idiomas fictícios, se quiser!

10 – Relaxe!
Depois de um dia corrido, de todas as tarefas do trabalho cumpridas, depois de fazer aquela aula de pilates, de começar a ler um novo livro e de aprender um pouco mais sobre o mugido das vacas, relaxe, respire e fique um tempo em silêncio, sem fazer nada, concentrando-se apenas em seu corpo e em sua respiração.

Esses minutos de calma são muito úteis para que seu cérebro assimile tudo o que você fez e para que seu corpo recomponha as energias. Se você é do tipo que vive muito estressado e irritado, experimente fazer um pouco de meditação todos os dias e, com certeza, você vai perceber que a sensação de irritação vai começar a diminuir.

Fonte: Mega Curioso (via Time)



Menino perde braço após ser atacado por tigre em zoológico

Um menino de 11 anos perdeu o braço direito depois de ser atacado por um tigre em um zoológico de Cascavel, no Paraná. O garoto, que estava acompanhado do pai, entrou em uma área que é proibida para os visitantes e ficou brincando com as feras. Primeiro, ele brincou com um leão e depois com um tigre, que dilacerou seu braço.

As imagens feitas por visitantes do zoológico mostram a criança muito perto da jaula do leão. O garoto se arriscou, colocou a mão entre as grades e ofereceu comida para o animal. Ele também brincou com o tigre, subiu nas grades e correu de um lado para o outro. Depois, ele passou a mão no animal sem demonstrar medo. Pouco depois, foi atacado pelo tigre.

O garoto estava em uma área proibida para visitantes. Ele pulou o cercado feito justamente pra evitar a aproximação das pessoas. Nove guardas municipais fazem a segurança do zoológico, mas segundo testemunhas nenhum deles estava por perto na hora em que o garoto foi atacado pelo tigre. "Se for uma atitude errada do guarda, nós tomaremos as medidas cabíveis", afirma Lauri Dall´Agnol, chefe da Guarda Municipal

O menino estava com o pai e o irmão mais novo, de três anos. Integrantes da equipe de cuidadores do zoológico disseram que a criança foi incentivada pelo próprio pai a correr em volta da jaula, dentro da grade de proteção, provocando o animal.

O pai do menino foi detido porque permitiu que o garoto chegasse perto da jaula. Segundo a polícia, o pai disse que estava cuidando do caçula e não viu quando o outro filho se aproximou da jaula do tigre. "Nós precisamos ouvir todas as pessoas para saber as reais circunstâncias e poder delimitar precisamente quais serão os responsáveis criminais", explica o delegado Denis Zorteia Merino.

Depois de prestar depoimento, o pai foi liberado para acompanhar o filho no hospital. O braço do menino foi amputado na altura do ombro. Ele está internado em observação e não tem previsão de alta.

O tigre foi levado para uma área isolada e está em observação. O felino tem três anos, chegou a Cascavel com oito meses e foi criado em cativeiro. O zoológico tem oito felinos e esse foi o primeiro ataque a um visitante em 40 anos.

Segundo o médico veterinário do zoológico, Valmor Passos, o ataque foi um comportamento natural do animal, que demonstrou irritação com a presença do garoto. "O fato do menino ficar correndo em frente a jaula, para o animal, aquilo era uma presa para ele. Inadvertidamente, por falta da orientação do pai, esse menino lançou o braço para dentro da jaula".

Da grade de proteção até a jaula, tem um metro e meio. Placas avisam que é proibido cruzar esse espaço. O zoológico estuda subir a grade e também fazer campanhas de educação ambiental para evitar o comportamento inadequado de visitantes.

Fonte: G1



Crato (CE): Em andamento obras de saneamento do Bairro Seminário

A Prefeitura Municipal do Crato, em parceria com o Governo do Estado e Banco Mundial, vem executando a obra de Reforma Ambiental e Urbana da Encosta do Seminário, uma das maiores obras de saneamento do Estado orçada em R$ 19 milhões.

No projeto, grande parte do Bairro Seminário será contemplada com a implantação da rede de saneamento básico, correspondendo à 90% de alcance em todo o bairro. A obra vem sendo realizada pela Construtora Coral e contempla 15 mil metros de esgotamento sanitário, que deverá atender cerca de duas mil trezentos e onze (2.311) ligações de esgotos domésticos, além da construção das estações elevatória e de tratamento de esgoto (ETE).

Desta forma, o Bairro Seminário terá 90 % de saneamento atendendo a um anseio da comunidade. Ao mesmo tempo o Município já enviou projeto para que o restante do bairro seja contemplado com mais saneamento.

Assessoria de Imprensa/PMC



Veja os 10 produtos mais vendidos ao redor do mundo

Todos os dias, milhões de produtos são adquiridos no mundo. Porém, você tem ideia de quais são os mais vendidos? Claro que, com certeza, existe uma lista com aqueles mais queridos da população, e os números de vendas são astronômicos. Confira aqui os 10 produtos mais vendidos ao redor do mundo e espante-se com a quantidade!

Coca-Cola
Não é preciso muito para saber que a Coca-Cola é o refrigerante mais consumido do mundo, mas o número de produtos vendidos por dia é gigantesco. Diariamente, são consumidos 1,8 bilhão de porções da bebida. Para se ter uma ideia, a cada oito pessoas no mundo, duas consomem Coca-Cola todos os dias.

Lays
Essa batata é realmente uma delícia, uma das melhores do mundo, e por esse motivo é tão consumida. Somente os Estados Unidos consomem cerca de 633 milhões de sacos de Lays por ano. Se somados os pesos de todos esses pacotes, isso tudo seria muito mais pesado do que um porta-aviões. Dá para acreditar?

PlayStation
Ele surgiu em 1995 e uma nova versão de PlayStation é lançada de tempos em tempos. Porém, desde o seu lançamento, já foram vendidos cerca de 344 milhões de consoles. Se totalizados os pesos de todos os produtos, seria como duas Golden Gate Bridge juntas. É muita coisa mesmo!

Toyota Corolla
Lindo, elegante, chique... São alguns dos adjetivos que podemos empregar quando falamos do fino Toyota Corolla, um dos produtos mais vendidos no mundo. Desde seu primeiro modelo, lançado em 1966, foram comprados cerca de 40,7 milhões de automóveis. Se colocados um na frente do outro, seria como ir e voltar de Nova York a Los Angeles 48 vezes! Uau!

iPad
Quem tem não troca por nada. Quem não tem morre de vontade de adquirir um dos famosos tablets da Apple. Ele foi lançado em 2010 e, de lá pra cá, foram vendidos mais de 211 milhões de produtos. Se colocados um em cima do outro, daria para circular todo o planeta Terra.

Angry Birds
Se você não jogou, com certeza conhece alguém que seja viciado no famoso jogo dos pássaros zangados. Para se ter ideia, desde o seu lançamento, já foram feitos 2 bilhões de downloads do game em todas as plataformas. É como se 29% da população mundial tivesse baixado o jogo para os seus dispositivos.

Álbum “Thriller” do Michael Jackson
Qual criança vivida nos anos 80 nunca teve medo desse clipe do Rei do Pop, no qual muitos zumbis apareciam na tela? O álbum homônimo que traz essa canção foi lançado em 1982 e, desde então, já vendeu 70 milhões de cópias. É como se fosse 15 vezes mais a venda do primeiro álbum da banda One Direction.

Saga Harry Potter
O famoso bruxinho é sucesso no mundo inteiro e é difícil alguém que já não tenha lido um dos livros ou a coleção inteira. Os primeiros exemplares surgiram em 1997 e já foram vendidos, até hoje, 450 milhões de cópias de toda a saga. Para se ter ideia, esse número representa 90% do total de livros vendidos no mundo inteiro em 2013. É muita coisa!

iPhone
Objeto de desejo da maioria da população mundial, o smartphone da Apple foi lançado em 2007 e, de lá pra cá, são mais de 516 milhões de telefones espalhados pelo mundo inteiro. Isso é mais do que todas as pessoas dos Estados Unidos. Seria como se toda a população americana (bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos) tivessem um iPhone.

Rubik’s Cube
Para nós, brasileiros, esse é o Cubo Mágico, famoso brinquedo criado em 1980 e que fez um sucesso enorme na época. Ainda hoje ele é bastante vendido e já atinge 350 milhões de cubos espalhados pelo mundo. Esse número representa 35 vezes a população da Hungria, país de origem do brinquedo. É mole ou quer mais?

Fonte: Mega Curioso (via ShortList.com)



Crato (CE): Seminário debate Programa de Educação Ambiental para o Cinturão das Águas

O Cinturão das Águas do Ceará volta a ser assunto de debates em Crato, dessa vez no que diz respeito principalmente ao início das atividades relacionadas ao Programa de Educação Ambiental. O tema foi abordado na manhã de ontem, durante primeiro seminário realizado no município, com a presença de técnicos em várias áreas correlacionadas.

Dentre os pontos abordados estiveram a estocagem das águas e a garantia de preservação das reservas do acumulado, com reposição por meio do canal, além da educação ambiental, aspectos arqueológicos e paleontológicos da área que atravessa o Cinturão das Águas, com destaque para os subtrechos 13 e 14, principalmente dentro do território do Município. O evento contou com técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado.

O Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano, Hildo Júnior, destacou a importância do debate relacionado à temática da educação. O trabalho será desenvolvido por meio da empresa Engesoft em parceria com as prefeituras e fará todo o percurso do canal. A proposta foi mostrar a estrutura de como o trabalho vai ocorrer, dentro do enfoque da educação ambiental.

Para acompanhar o processo, participaram do evento os técnicos do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. Hildo Júnior disse ainda que o Município é impactado pela obra do Cinturão das Águas e o evento possibilitou também o esclarecimento de dúvidas relacionadas principalmente a como vai ficar o espaço urbano com a obra, a divisão dos bairros, as faixas de domínio, entre outras questões.

Assessoria de Imprensa/PMC



Missão Velha (CE): Homem mata sua ex-companheira e é morto em troca de tiros com a polícia

Uma mulher foi morta por volta das 15h30min desta quarta-feira e, na fuga, o acusado do crime trocou tiros com a polícia e morreu no Hospital Geral de Missão Velha. Diala dos Santos Nascimento, de 27 anos, residia na Rua Coronel José Dantas, 1823 no centro da cidade, mas estava na Churrascaria do Betinho, que funciona no Bairro Casimiro Farias às margens da rodovia estadual de acesso ao Distrito de Jamacaru, onde, segundo informações da polícia, trabalhava como cozinheira.

Ela foi surpreendida com a chegada na cozinha do seu ex-companheiro, José Laureano dos Santos, de 45 anos, apelidado por Zé de Irene, que residia no Sítio Caiçara na zona rural de Missão Velha. Segundo testemunhas, o mesmo proferia ameaças lembrando antigas juras de morte feitas à Diala quando sacou um revólver e efetuou três disparos na direção da ex-mulher com quem tivera um filho.

Uma viatura com policiais civis estava nas imediações e eles ouviram os estampidos de arma de fogo indo ao local. Quando chegaram ao estabelecimento se depararam com o acusado de saída em sua motocicleta o qual, ainda empunhando o revólver, atirou na direção da viatura para afugentar os policiais. Um escrivão saiu levemente lesionado e houve revide com um tiro atingindo Zé de Irene.

A mulher ainda foi levada ao Hospital Geral de Missão Velha, mas já tinha falecido, enquanto “Zé de Irene” morreu momentos após dar entrada nesse mesmo hospital. O policial recebeu apenas atendimento ambulatorial, enquanto um churrasqueiro que se encontrava no estabelecimento e foi atingido por um disparo terminou socorrido às pressas para um dos hospitais de Barbalha.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Eleições 2014: Eleitorado de 16 e 17 anos diminui e o de mais de 60 aumenta, aponta TSE

Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (29) mostram que o total de eleitores entre 16 e 17 anos sofreu redução de mais de 30% em relação ao eleitorado de 2010, última eleição na qual foram escolhidos deputados estaduais, distritais e federais; senadores, governadores, e presidente da República (veja aqui todos os números do eleitorado no site do TSE).

Em 2010, havia 2,39 milhões de eleitores dessa faixa etária. Em 2014, são 1,63 milhão. Em 2010, o número de eleitores jovens que optaram por tirar o título já havia caído em relação a 2006.

Em 2010 eram 900 mil os jovens com 16 anos aptos a votar e nesta eleição são 480 mil – 47% menos. Os jovens de 17 anos somavam 1,49 milhão de eleitores em 2010 e, para a eleição deste ano, são 1,15 milhão inscritos – redução de 22%.

Assim como caiu o eleitorado jovem, aumentou o eleitorado acima de 60 anos – de 20 milhões para 24,2 milhões – alta de 20%.

Para o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, a redução do eleitorado jovem tem razões de ordem "técnica", uma vez que houve envelhecimento da população brasileira.

"Há envelhecimento que o IBGE vem demostrando. Pode haver outros motivos de interesse político, mas há um aumento na faixa etária da população. [...] Se houve componente político, trouxe como hipótese para que a imprensa faça suas análises, mas há dados concretos de envelhecimento da população brasileira."

Toffoli disse ainda que o TSE mudou a metodologia neste ano, para considerar a idade que o eleitor terá no dia da eleição e, por conta disso, pode ter havido impacto.

Em todo o país, 142,8 milhões de pessoas estão aptas para votar nas eleições deste ano, que serão realizadas daqui a pouco mais de dois meses. O número é 5,1% maior do que o eleitorado da última eleição presidencial.

Um dos principais destaques foi o crescimento de 76,7% no eleitorado que vive no exterior. Em 2010, era 200 mil brasileiros fora do país que se cadastraram para votar no presidente.

Neste ano, serão 354,1 mil divididos em 118 países, sendo que o maior número está nos Estados Unidos – 112,2 mil (31,6% do eleitorado no exterior).

Dias Toffoli comentou ainda o aumento dos eleitores cadastrados no exterior e disse que "houve maior divulgação dessa possibilidade de voto no exterior e aprimoramento na relação com o Itamaraty", além, segundo ele, do aumento do número de consulados.

Sexo e faixa etária
Dos eleitores, 52,1% são mulheres e 47,7% são homens. A proporção é semelhante à registrada na eleição de 2010.

A faixa etária dos eleitores também manteve a mesma proporção de 2010 – a faixa predominante continua sendo de 25 a 34 anos.

Regiões e municípios
Entre as regiões, o Sudeste segue como a que tem maior eleitorado (43,4%), seguido por Nordeste (26,8%), Sul (14,7%), Norte (7,57%) e Centro-Oeste (7,17%). O estado de São Paulo é o maior colégio eleitoral do país, com 22,4% dos eleitores. O estado com menos eleitores é Roraima - 299,5 mil.

Considerando as cidades, São Paulo mantém o maior número de eleitores, com 8,7 milhões. Rio de Janeiro é o segundo com 4,8 milhões. Salvador (1,92 milhões), Belo Horizonte (1,91 milhões) e Brasília (1,89 milhões) completam os cinco maiores colégios eleitorais.

O município de Araguainha, no Mato Grosso, tem o menor número de eleitores – 898. Até 2012, o título de menor colégio eleitoral era de Borá (SP).

Biometria
Conforme os dados divulgados pelo TSE, haverá votação com identificação biométrica em 764 cidades - em dois deles - Bento Gonçalves (RS) e Florianópolis (SC) haverá um projeto-piloto de votação mista - com e sem identificação biométrica.

O ministro Toffoli afirmou que o piloto de voto misto nas duas cidades será analisado após a eleição para se verificar a possibilidade de expandir o voto misto - normal e com identificação biométrico - para outras cidades.

"Há perspectiva de cronologia de voto biométrico que estamos reanalisando e nós, após o período das eleições, voltaremos a analisar a experiência realizada e aquilo que poderá ocorrer futuramente", afirmou.

Dos eleitores, 23 milhões estão cadastrados biometricamente, e deles 21,6 milhões votarão após autenticação do voto com as digitais na eleição deste ano.

Três estados - Alagoas, Amapá e Sergipe -, além do Distrito Federal, completaram a revisão do eleitorado com a biometria.

Fonte: G1



Crato (CE): Autoridade em genética das abelhas na América do Sul profere palestra

Realizada na tarde de ontem, 30, no Centro de Convenções do Cariri, em Crato, palestra com o pesquisador argentino, Osvaldo Attela, geneticista especialista em Apicultura. Ele veio à Região, por meio da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município do Crato. O evento teve a presença  de mais de cem participantes, entre apicultores, estudantes e pesquisadores da região, para tratar do assunto relacionado à genética das abelhas.

A palestra contou com representantes da secretaria. O Crato, atualmente se destaca na produção de mel, chegando a exportar o produto, considerado de alta qualidade, para o sul, sudeste e vários países, inclusive da Europa. O evento esteve ligado ao Curso de Agronomia da Universidade Federal, através do Centro de Ciências Agrárias da Biodiversidade.

O pesquisador, durante a palestra, apresentou um estudo de DNA mitocondrial, realizado com abelhas de regiões distintas da Argentina em parceria com a Universidade de Mursia, Espanha, com a finalidade de melhoramento genético, convidado pela empresa Matrunita da Amazônia. Atella tem desenvolvido trabalhos no Brasil relacionados a genética das abelhas africanizadas no Nordeste. O Professor argentino é considerado uma das maiores autoridades sobre o tema na América do Sul.

Assessoria de Imprensa/PMC



CE registra 233 casos de sarampo em sete meses

Nos últimos sete meses, o Ceará registrou 233 casos de sarampo. Mais 63 ainda estão sob investigação. Com o alerta de surto do vírus no Estado, a campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada por mais uma semana. A imunização, que recomeçou ontem, seguirá até o próximo dia 1º de agosto, até ser atingida a meta de 320.838 vacinados. Apesar do prazo, por determinação do Ministério da Saúde, crianças do grupo prioritário deverão continuar recebendo a dose, até 90 dias após o último caso da doença.

"Mesmo que a campanha se encerre, temos a ordem de vacinar todas as crianças que têm idade entre 6 meses e menores de 5 anos, até que o surto passe", afirma a coordenadora de imunização do Ceará, Ana Vilma Braga. Segundo ela, diferentemente do Ceará, que precisou antecipar a campanha por conta do número de casos, o resto do País irá realizar a mobilização contra a doença somente no mês de novembro.

Com esta nova etapa da ação, já foi atingida uma cobertura de 73,62% da população-alvo, com 228.828 doses. Dos 158 municípios participantes da ação, 55 já atingiram a cobertura vacinal ideal, sendo os municípios participantes das regionais de Canindé, Tianguá, Acaraú, Caucaia e Sobral.

O principal objetivo a ser cumprido pelo Estado é que todos os municípios alcancem a meta de, pelo menos, 95% de imunizados, como também, prevenir que outras cidades não apresentem casos da doença.

"Precisamos garantir um controle de cobertura vacinal. Temos que ter esse cuidado até mesmo com os locais que não apresentam mais casos, assim como os que já estão controlados". De acordo com a coordenadora, Fortaleza está numa situação controlada. O último registro do vírus foi em 31 de maio deste ano. "Garantindo a imunização dessas crianças, que são mais vulneráveis e registram mais de 50% dos casos, impedimos que outros grupos sejam atingidos pelo vírus", explica.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) recomenda que os municípios que ainda não atingiram a meta de vacinação adotem como estratégia a busca ativa de crianças não vacinadas em creches e escolas e alerta para a necessidade de alimentar o sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), para atualização das coberturas alcançadas.

"Todos os dias existem crianças completando 6 meses de vida e entrando no grupo prioritário, é preciso que elas sejam vacinadas. Acredito, ainda, que o número que já alcançamos seja bem maior pelo fato de alguns municípios não terem atualizado o número de imunizados. De uma certa forma, o Ceará vem sempre alcançando coberturas", assegura Ana Vilma, acrescentando que a secretaria deve estar sempre em alerta, com vigilância atuante.

Imunização
Neste momento, as crianças que fazem parte do grupo prioritário podem receber até três doses da vacina. A primeira dose, aos 6 meses após o nascimento. A segunda, quando a criança completa 1 ano de idade, já recebendo a primeira dose de rotina. E, por último, com1 ano e 3 meses, representando a segunda dose, a tetraviral, que combate o sarampo, a caxumba, a rubéola e a catapora.

Dos 10 aos 19 anos, devem ser aplicadas duas doses de vacina com o componente sarampo, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Entre os 20 e os 49 anos, a indicação é de uma dose da vacina.

Os pais e responsáveis devem levar crianças de 6 meses a menores de 5 anos para vacinar, mesmo que já tenham recebido a vacina tríplice viral na vacinação de rotina. Os municípios também devem intensificar as ações de imunização contra o sarampo na vacinação de rotina da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, conforme definido no Calendário Nacional de Vacinação. "É importante que o cartão de vacinação esteja em mãos para que os agentes de saúde possam avaliar o caso de cada criança", lembra Ana Vilma.

As crianças que fazem parte do grupo prioritário podem ser atendidas em todos os postos de saúde do Estado, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Mais informações
Ouvidoria da Sesa
0800275.1520

Fonte: Diário do Nordeste



Plantão Infotech: Golpe ameaça bloquear brasileiros no WhatsApp

Uma mensagem enviada por e-mail informa ao usuário do WhatsApp que ele violou a política de privacidade do aplicativo, mencionando o item "12848-WBR", que não existe nos termos de uso. Trata-se de um golpe que ameaça bloquear a conta de forma parcial ou definitiva, segundo o UOL Tecnologia.

A mensagem (veja abaixo) diz que a violação se caracteriza pelo envio de fotos e vídeos ilícitos ou ilegais supostamente denunciados por outras pessoas. O usuário então é informado sobre a existência de um novo termo de aceitação que, caso não seja visualizado, bloqueará a conta de 5 a 90 dias.

O e-mail não indica links ou anexos. Golpes de phishing como este costumam infectar a máquina com o objetivo de roubar dados pessoais e financeiros do usuário.


Fonte: Olhar Digital



Crato (CE): Município recebe Curso de Roteiro entre os dias 28 de julho e 1° de agosto

Realizado pela Secretaria de Cultura em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco e o Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE), teve início nessa segunda-feira, 28, no auditório do Geopark Araripe o Curso de Roteiro.

Ministrado pelo cineasta e crítico de cinema, Rodrigo de Oliveira, o Curso de Roteiro acontece durante toda a semana, das 09h às 19h, sendo encerrado na sexta-feira, 1°.

Os 25 alunos participantes do Curso de Roteiro receberão certificado com 40h/aula.

Rodrigo de Oliveira, natural de Vitória no Espírito Santo, está pela primeira vez no Cariri ministrando o Curso de Roteiro. Para ele, os estudantes possuem considerável conhecimento prévio e isso os ajudará bastante no desenvolvimento no curso.

O coordenador da célula de Artes Visuais da SECULT, Allan Bastos, informou que ainda em 2014 novos cursos serão realizados, inclusive cursos de fotografia para surdos. Uma exposição de esculturas de artistas cratenses também está confirmada para o segundo semestre.

Assessoria de Imprensa/PMC

Eleições 2014: Traições e "viradas de casaca" marcam embate entre Eunício e Camilo


Passado menos de um mês das convenções que definiram as alianças eleitorais, vários políticos já “pularam a cerca” para apoiar candidatos a governador de fora de suas coligações. Criticada de ambos os lados, a infidelidade altera o equilíbrio eleitoral na disputa pelo governo do Ceará.

Se possui a maior coligação do Estado - com 18 partidos -, Camilo Santana (PT) também leva consigo o maior número de baixas na base. Até agora, pelo menos três deputados e cinco prefeitos de partidos aliados já “trocaram o barco” petista pela candidatura de Eunício Oliveira (PMDB). Em contrapartida, três prefeitos e dois vereadores de Fortaleza deixaram a aliança peemedebista para apoiar Santana.

A mudança de lado mais recente veio pelo deputado federal Manoel Salviano (PSD). Apesar de ter subido no palanque que lançou Camilo ao governo em junho, o parlamentar anunciou neste fim de semana que retirará a candidatura de seu filho, Samuel Salviano (PSD), para apoiar candidatos da chapa encabeçada por Eunício. Ely Aguiar (PSDC) e Hermínio Resende (Pros) também trocaram a base cidista pelo PMDB.

Na tarde de ontem, evento do comitê de Eunício em Fortaleza contou ainda com presença prefeitos de Milhã, Ibicuitinga, Pereiro, Mombaça e Iguatu - todos de partidos coligados com Camilo Santana.

Mesmo dono de arco de alianças menor que o do adversário - de nove partidos -, Eunício não escapou de ter também suas baixas. Até a tarde de ontem, os prefeitos de Limoeiro do Norte, Santa Quitéria e Nova Russas (dois deles do próprio PMDB) já haviam confirmado saída da base eunicista para apoiar Camilo.

A assessoria de imprensa do petista também afirma que os vereadores Carlos Mesquita (PMDB) e Wellington Saboia (PSC) estariam apoiando Camilo. A reportagem tentou entrar em contato com ambos, mas não obteve resposta.

Em entrevista ao O POVO na tarde de ontem, Eunício Oliveira se disse “assustado” com práticas de concorrentes na garantia de apoios. Sem citar nomes, o peemedebista denunciou suposto uso de recursos estaduais para cooptar prefeitos do interior. “Eu imaginava inclusive que as estradas estaduais estavam muito boas, porque nós aprovamos R$ 900 milhões para reconstrução delas. E tô vendo que tão pegando esse dinheiro e não fazendo, dando pra municípios pra fazer política”, diz.

O líder do governo na Assembleia, José Sarto (Pros), rejeitou as denúncias. “Acho que já começou a temporada de desespero político (...). O governo não vai parar porque é eleição, ele vai continuar a executar as obras que sempre executou”.

Quem trocou de candidato

Aliados de Cid que apoiam Eunício
Deputado federal Manoel Salviano (PSD) e os deputados estaduais Ely Aguiar (PSDC) e Hermínio Resende (Pros).

Prefeitos de Ibicuitinga, Cleomário de Freitas (PRB); Milhã, Otacílio Macedo (PP); Pereiro, João Francismar (PSD); Mombaça, Ecildo Filho (PSD); e Iguatu, Aderilo Alcântara (PRB). E ainda os presidentes das câmaras de Campos Sales, Jaguaribe, Limoeiro do Norte e Tarrafas.

Coligados com o PMDB que apoiam Camilo
Os vereadores Carlos Mesquita (PMDB) e Wellington Saboia (PSC).

Prefeitos de Limoeiro do Norte, Paulo Duarte (DEM), de Santa Quitéria, Fabiano Lobo (PMDB), e Nova Russas, Gonçalo Lobo (PMDB).

*Adesões divulgadas pelas assessorias de imprensa dos candidatos. Os políticos não foram localizados para comentar o assunto.

Saiba mais
Disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2012 ficou marcada por intenso “troca-troca” entre aliados de Roberto Cláudio (então PSB) e Elmano de Freitas (PT). Na época, partidos como o PTC e o PTdoB, alteraram diversas vezes seu candidato. Os casos foram parar na Justiça.

Em entrevista na tarde de ontem, o vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena, evitou o tema: “Toda a vez que confirmo uma adesão ao jornal, logo depois acontece o contrário. Melhor evitar”.

Carlos Mazza

Fonte: O Povo

Crato (CE): Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social fortalece parceria com o Senac

Visando fortalecer suas parcerias, a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), através da Coordenação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), juntamente com o Senac, proporcionou na manhã de segunda-feira, dia 28, um dia de beleza aos motoristas e ajudantes da empresa Jodibe.

Com o evento intitulado “Eu me cuido”, a turma do curso de manicure e pedicure do Pronatec ofertou serviços e cuidados aos funcionários da empresa. Como parceiro, o Senac disponibilizou uma turma de cabeleireiro que está na prática do Programa Senac de Gratuidade (PSG). A ação foi solicitada pela Jodibe.  

Foto meramente ilustrativa

Assessoria de Imprensa/PMC

80% das cidades do Ceará não têm Plano Municipal de Saneamento Básico

Nem mesmo mexendo no bolso, com impedimento de verbas federais específicas, fez-se com que as prefeituras atendessem ao prazo de criação do Plano Municipal de Saneamento Básico, em dezembro de 2013. A data para o cumprimento foi, então, jogada para 2015, mas o cenário é, na prática, o mesmo de há exatos 12 meses: cerca de 80% dos municípios cearenses não criaram seus planos de saneamento básico. Apenas 38 cidades do Interior criaram o plano municipal, somente três a mais que um ano atrás.

Para especialistas ouvidos pela reportagem, o alongamento do prazo para obrigações penalizou os municípios que se esforçaram para cumprir a data, em detrimento de quem deixou tudo para a última hora, ou pior, para depois dela.

Decreto
Ter água encanada e esgotamento sanitário com destino correto é tão essencial quanto raro na maioria dos municípios brasileiros, sem nenhuma exceção para o Ceará. Passados sete anos da aprovação do decreto federal 11.445, que rege sobre as políticas municipais de saneamento, burocracia, dinheiro e, até, vontade política, são colocados como as principais justificativas para um cenário de pouco avanço no intervalo de um ano.

"Os prazos são muito extensos, as medidas que protelam traz um desestímulo a quem não cumpre a obrigação. Por outro lado, vários municípios realizaram esforços, alguns entrando com recursos próprios, para atender a lei", afirma Alceu Galvão, coordenador de Saneamento Básico da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Ceará (Arce). A entidade auxilia os municípios, em parceria com outros órgãos públicos, na elaboração dos planos municipais.

Pela legislação, os municípios que não tivessem seus planos até dezembro de 2013 deixariam de receber novas verbas federais específicas para essa área. Agora, a data mudou para dezembro de 2015. Ainda assim, a lei obriga os municípios a determinar, até dezembro deste ano, conselho para acompanhar cada plano local. "Estamos orientando as prefeituras para que os conselhos de meio ambiente assumam essa missão", explica Alceu Galvão.

Além das 35 cidades com planos municipais, outras 30, com até 20 mil habitantes, recebiam assistência técnica para criação dessa política por meio de um convênio entre Arce, Secretaria das Cidades, Cagece e Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece). Por "problemas burocráticos", o convênio de R$ 25 mil por município está parado há um ano, com nova perspectiva de retomada só no mês que vem.


Fiscalização
O Ministério Público Estadual criou um núcleo para acompanhar o andamento das políticas municipais de saneamento básico. O foco maior, na atualidade, é a Região Metropolitana do Cariri, que receberá as águas da transposição do São Francisco. "Nosso objetivo é que as cidades atendidas identifiquem as dificuldades e resolvam entraves locais ao receberem essas águas", explica Sheila Pitombeira, procuradora de Justiça que supervisiona o Núcleo de Gerenciamento de Projetos do órgão.

"Os gestores atrelaram o plano de saneamento a projetos de planos de resíduos sólidos e a outros consórcios regionais, que muitas vezes ficaram no papel. Falta interlocução com plano diretor, verificar o aporte populacional, comercial e industrial. Demanda tempo e os próprios municípios acabaram se acomodando", afirma a procuradora.

Mais informações
Secretaria das Cidades do Estado do Ceará
Av. Gal Afonso Albuquerque Lima
Ed. Seplag - 1º Andar - Fortaleza-CE
Telefone: (85)3101-4448

MELQUÍADES JUNIOR
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Juazeiro do Norte (CE): Permissionários do Mercado do Pirajá fecham Av. Ailton Gomes em protesto

Cerca de 50 permissionários fecharam os dois sentidos da Avenida Ailton Gomes em protesto pedindo a saída da SR Empreendimentos, empresa que administra os mercados de Juazeiro do Norte. Uma cortina de fumaça preta foi erguida quando pneus e outros produtos derivados de borracha foram incendiados.

Eles reclamam que a SR tem gerido o espaço de forma arbitrária, cobrando taxas abusivas e descumprindo as cláusulas contratuais. A gestão municipal também foi alvo dos questionamentos. De acordo com eles, a prefeitura juazeirense tem parcela significativa no descaso já que permitiu a terceirização do Mercado Governador Gonzaga Mota.

“É a indignação do povo contra uma administração que não tem cumprido as cláusulas do contrato que atribuem segurança aos permissionários do mercado, a reforma do Mercado do Pirajá, a limpeza que não está sendo feita. E o município não toma providências a respeito disso. O Ministério Público também não. Essa é a indignação do povo”, disse Cláudio Lacerda, presidente da associação dos permissionários.

Dois dos principais pontos reclamados pelos permissionários são a segurança e a limpeza. De acordo com eles, todos os dias um ou outro comerciante do espaço é vítima de assalto. Além disso, o mercado passou por limpeza, que antes era semanal, somente uma vez por ano nos últimos quatro anos.

“Todos os dias nós somos roubados, sem exceção! O Mercado do Pirajá era lavado uma vez por semana. Agora nós estamos com quatro anos e meio e foi lavado quatro vezes. Isso não pode acontecer e nós ficarmos de braços cruzados”, finalizou.

No próximo dia 8 de agosto será realizada uma audiência pública para discutir essas questões. A senhora Maria Costa, feirante há 42 anos, espera ver mudanças já que confidenciou ao Site Miséria nunca ter presenciado descaso tão grande.

Robson Roque

Foto: Cícero Valério/Ag. Miséria

Fonte: Miséria

Crato (CE): Volta às aulas conta com melhoria na educação

Com o fim do período de férias escolares os alunos da rede municipal de ensino do Crato retornaram às aulas nessa segunda-feira (28), em horário normal. A novidade para esse retorno, contou com a entrega total do novo fardamento escolar, ainda no semestre passado,  para todos os alunos da rede de ensino, cerca de 19.500, da zona urbana e rural, desde a educação infantil, que foram beneficiados com o fardamento, cujo kit é composto de calça, camisa, short, tênis e meia, além da implantação de lousas digitais e a formação de professores.

Numa atmosfera de muito comprometimento por parte dos profissionais de ensino, a Secretaria de Educação, realizou antes do início das aulas um encontro de formação para os gestores, coordenadores e professores da rede, com o objetivo de aprimorar o conhecimento de suas equipes e destacar a importância do papel que desempenham dentro do processo educativo.

A formação contou com palestras, dinâmicas e a participação do conselho municipal de educação. “A formação pretende garantir a formação continuada dos profissionais da educação municipal, promover o aprimoramento e dinamizar a prática pedagógica, além de oportunizar o estudo para avaliação dessas práticas”, afirmou o secretario pedagógico Ronaldo Bacurau.

O secretário de Educação, Carlos Queiroz, ressaltou que na última assembleia com o sindicato, dos 19 pontos levantados por melhorias para a classe, o município já atendeu 17 desses pontos, e que está traçando maneiras de atender todas as necessidades dos profissionais da educação. Ele destacou também a implementação da redução de carga horária para os professores, que é uma necessidade antiga da classe.

Em seu programa de rádio, o Prefeito Ronaldo Gomes de Mattos mais uma vez destacou o compromisso da secretaria de educação com a qualidade do ensino que esta sendo implementado no município. “A secretaria vem fazendo acertos para que melhore o nível de educação. Vamos buscar mais transparência, legalidade e compromisso para atingir melhores números para a rede municipal”, afirmou o prefeito.

Foto meramente ilustrativa

Assessoria de Imprensa/PMC

Juazeiro do Norte (CE): Tubulação rompe, abre cratera e vira 'piscina' para crianças

Um cano estourado, neste município, abriu uma cratera nesse fim de semana. Com a água que alaga a cratera, crianças do Bairro Timbaúba o usam como piscina e aproveitam o local para se divertir. A Cagece alerta as crianças de que entrar no buraco é inseguro .

“Na minha casa não tem água então eu vim tomar banho de piscina”, diz o estudante Caio Ferreira, de nove anos. “É uma situação absurda. A gente sem água, e as crianças correndo risco”, afirma Edmar Ferreira.

Os moradores do bairro se dizem indignados porque, além da cratera aberta, falta água na torneira da vizinhança. A população diz que o problema é recorrente e já cobrou do poder público os reparos, mas não tiveram resposta. “Já liguei 10 vezes para a Cagece, mas ele não ajeitam nem os dois vazamentos mais antigos nem esse agora”, afirma Iracema.

Além da falta de água no bairro, a cratera dificulta o trânsito na Rua Rui Barbosa, onde os veículos trafegam lentamente. “Um carro passando aqui à noite é perigoso. Ele nem vê o buraco e corre o risco de cair. É um descaso”, diz o motorista João Paulo Ribeiro.

Maurício Barbosa, coordenador de Suporte Técnico da Cagece, diz que o problema ocorreu por o trecho da tubulação estourada sofre uma pressão muito forte e teve um rompimento na noite de sábado (26). “A gente foi lá no sábado, mas a situação não oferecia condições de trabalho”, diz. O coordenador diz que na tarde desta segunda-feira (28), a equipe retornou ao local e tenta fazer os reparos.

A previsão da Cagece é que a tubulação seja reparada ainda nesta segunda-feira, e a água retorna a casa dos moradores progressivamente ao longo do dia.

Fonte: G1

Santander vira alvo de petistas após análise com críticas a Dilma

O banco Santander virou alvo de ataques de petistas desde sexta-feira (25), quando veio a público um texto enviado a clientes ricos dizendo que o eventual sucesso eleitoral da presidente Dilma Rousseff iria piorar a economia do Brasil.

Jorge Lapas (PT), prefeito de Osasco, município na região metropolitana de São Paulo, aproveitou o episódio para anunciar que romperá o convênio com o banco para recolhimento de impostos e taxas municipais.

Segundo ele, o Santander já foi notificado e o contrato será encerrado em 30 dias. Osasco tem o 12º maior PIB do país, segundo o último levantamento do IBGE.

O texto do Santander afirmava que, se a presidente subir nas pesquisas de intenções de coto, juros e dólar vão subir, e a Bolsa, cair.

A análise já frequentava o mercado de forma difusa, mas nunca assumida de modo institucional por um banco.

Militantes petistas lançaram uma campanha de boicote ao banco. Em redes sociais, defenderam a transferência de contas correntes para o Banco do Brasil e a Caixa, bancos públicos sob controle do governo federal.

Rui Falcão, presidente do PT, classificou o caso como "terrorismo eleitoral" e divulgou que o banco havia enviado um pedido de desculpas.

O site Muda Mais, vinculado à campanha de Dilma, também definiu o episódio como "terrorismo eleitoral".

Proximidade
A versão brasileira do jornal espanhol "El País" publicou reportagem sobre o episódio no sábado. O veículo lembrou que o presidente mundial do banco, Emilio Botín, já foi recebido 4 vezes por Dilma e tentava cultivar uma relação de proximidade com o governo brasileiro.

Em sabatina realizada nesta segunda pela Folha, pelo portal UOL, pelo SBT e pela rádio Jovem Pan a candidata do PT classificou de "lamentável" e "inadmissível" a recomendação do banco Santander a correntistas.

Fonte: Folha.com

Urca pode ter Curso de Pós-Graduação em Paleontologia

Um projeto de indicação do deputado estadual Antonio Carlos (PT) autoriza o Poder Executivo a criar e implantar o Curso de Pós-Graduação em Paleontologia na Universidade Regional do Cariri (Urca).

Em sua justificativa, o parlamentar destaca que a paleontologia vem crescendo gradativamente no Brasil e os profissionais brasileiros na escavação e estudo dos fósseis conquistam cada vez mais respeito no mundo.

Antonio Carlos lembra que as condições de financiamento de pesquisas no Brasil ainda são complicadas. Não há profissionais em número suficiente para ampliar as conquistas científicas com a mesma rapidez como ocorre nos Estados Unidos, salientou o deputado petista.

De acordo com o projeto, no Ceará, os fósseis da Bacia Sedimentar do Araripe vêm sendo estudados desde a época do Brasil colônia e, ao longo do século XIX, foram realizadas inúmeras expedições de naturalistas europeus para estudar o material fossilífero do local.

Com informações do Blog do Eliomar



AddThis