Copa 2014: Brasil tem nova pane no início, arbitragem erra duas vezes e Holanda fica em 3º

Nas semifinais, a seleção brasileira foi humilhada pela Alemanha e a Holanda perdeu para a Argentina apenas nos pênaltis. Depois dos jogos, a comissão técnica do Brasil disse que jogaria na decisão do 3º lugar para encerrar a Copa do Mundo com honra e dignidade, enquanto o técnico holandês admitiu que preferia não fazer o último jogo e voltar logo pra casa.

Dentro de campo, porém, mais uma vez o time brasileiro mostrou falta de padrão tático e acabou superado, dessa vez por 3 a 0, por uma equipe melhor treinada. O desespero para pressionar a saída de bola holandesa no início acabou punido com dois gols antes dos 16 minutos, ambos influenciados pela arbitragem, com uma falta fora da área transformada em pênalti e um impedimento não marcado que resultou em bola cruzada na área e gol de rebote. No final do segundo tempo, Wijnaldum fechou o placar.

Pode-se esperar que os erros de arbitragem, portanto, engrossem o repertório de justificativas da comissão técnica para administrar a crise pós-derrota. Ainda poderão ser citados dois supostos pênaltis não marcados para o Brasil, um agarrão em David Luiz no primeiro tempo e uma mão na bola no segundo, ambos os lances de autoria do zagueiro Vlaar.

Mas o fato é que a seleção brasileira encerrou sua Copa em casa acrescentando novos recordes negativos àqueles já adquiridos com a vexaminosa derrota por 7 a 1 para a Alemanha, a pior de um anfitrião em toda a história do torneio.

Com os três gols deste sábado no Mané Garrincha, o Brasil chegou a catorze sofridos, a pior marca da história, superando os 11 sofridos pela seleção na edição de 1938. Julio Cesar, por sua vez, tornou-se o goleiro mais vazado da seleção, com 18 gols sofridos em 12 jogos. Taffarel, o antigo detentor da marca, sofreu 15 gols em 18 jogos.

Na Copa que organizou para ser campeão, o Brasil termina sem conquistar sequer o prêmio de consolação. Para Louis Van Gaal e seus comandados na Holanda, a despedida veio com a realização da meta de, ao menos, terminar a campanha sem nenhuma derrota.

Quatro dias depois, pane continua
Com dezesseis minutos de jogo, a Holanda já vencia o jogo em Brasília por 2 a 0. Se contra a Alemanha as justificativas após o vexame apontaram para a "pane de seis minutos", dessa vez elas poderão vir acompanhadas de críticas à arbitragem.

Logo na saída de bola, o Brasil mostrou estar disposto a ser agressivo, marcando na pressão até o goleiro Cillessen. Com apenas 84 segundos de jogo, porém, a Holanda conseguiu contra-atacar e Thiago Silva cometeu falta fora da área em Robben, que o árbitro argelino Djamel Haimoudi transformou em pênalti. Van Persie bateu e abriu o placar.

Aos 16, novo erro da arbitragem contribuiu para o 2 a 0. De Guzmán, que estava impedido, foi lançado por Robben na direita, chegou à linha de fundo e cruzou para trás. David Luiz desviou de cabeça, mas o rebote caiu nos pés do canhoto Blind, que ajeitou e chutou de perna direita para superar Julio Cesar.

Como contra a Alemanha, o Brasil se mostrava perdido. David Luiz carregava a bola até o ataque, ignorando a existência dos volantes do time. Oscar voltava até a defesa para iniciar a transição da bola para o ataque. E nenhum dos métodos funcionava.

Aos 35, um lance pela direita foi emblemático da confusão brasileira em campo. Com dois jogadores dentro da área e outros dois se aproximando, veio um cruzamento. O autor? Jô, centroavante de referência e jogador mais alto da seleção, cm 1,91 metro. Obviamente, não houve quem subisse mais alto que a defesa holandesa.

Alterações não surtem efeito e Holanda administra
Na volta do intervalo, Felipão trocou Luiz Gustavo por Fernandinho. Pouco depois dos dez minutos, Hernanes entrou no lugar de Paulinho. No final, Hulk ainda substituiu Ramires. Mas nenhuma das alterações influenciou o suficiente para resultar em uma reação no placar.

O jogo ficou mais equilibrado, é verdade. Mesmo que sem organização, o Brasil passou a chegar mais próximo da área holandesa, geralmente em bolas alçadas na área, que facilitavam o trabalho da alta defesa adversária. A postura ofensiva, no entanto, também proporcionava chances de contra-ataque para Robben e companhia.

Foi numa dessas chances, já aos 44 minutos do segundo tempo, que saiu o terceiro. Janmaat recebeu passe de Robben na direita, cruzou e Wijnaldum só completou para o fundo das redes. Nos últimos minutos, Van Gaal ainda teve tempo de colocar seu goleiro reserva, Vorm, em campo. Com isso, ele colocou em campo todos os 23 convocados para a Copa do Mundo.

Fonte: iG



Crato (CE): Governo Municipal realiza campanha em defesa dos direitos da criança e do adolescente

Com o objetivo de mobilizar, informar e sensibilizar a sociedade sobre a violência que atinge crianças e adolescentes a Prefeitura do Crato através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), realizará no período da Expocrato, de 13 a 20 de julho, a campanha “Em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

Na ocasião, será apresentada a maneira que a equipe do CREAS contribui para combater todos os tipos de violência, trazendo consigo todas as práticas desenvolvidas pela política de assistência social. A partir desse trabalho, a população poderá identificar os serviços que são oferecidos pela equipe técnica junto aos usuários dentro da unidade para obtenção de fortalecimento de vínculos sociais, familiares e comunitários.

Durante a Expocrato, serão realizadas adesivagem em barracas, carros e motos,  abordagens, orientação aos expositores e visitantes dentro do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante e mobilização social.

O CREAS funcionará das 8h às 14h, na sua sede, localizada na Rua Job Lobo, 78, no bairro São Miguel; e no parque de exposição será das 16h às 22h.

Assessoria de Imprensa/PMC 



Assaré (CE): Estátua em homenagem ao poeta Patativa é reinaugurada

Nos 12 anos da partida do poeta que recebeu nome de ave, um monumento é reposto no local onde se encontrava há quatro anos: a sua imagem em tamanho natural. No dia 8 de julho passado foi reinaugurada na cidade de Assaré a estátua em bronze do poeta Antônio Gonçalves da Silva, o poeta Patativa do Assaré.

Em 5 de março deste ano, comemorou-se 105 anos do seu aniversário. O poeta que se tornou universal, pelo caráter abrangente de sua obra, é a maior referência da cidade de 23 mil habitantes.

Há cerca de quatro anos, a estátua em resina, afixada na praça da Matriz de Nossa Senhora das Dores, em frente ao Memorial do Patativa do Assaré, foi quebrada  no momento em que uma pessoa posava para foto encostada ao monumento. Ficou em pedaços e não teve como ser recuperada e reposta no espaço.

Durante esses anos, a cidade ficou sem a lembrança simbólica do poeta em espaço público.

A vida e a obra de Patativa podem ser acompanhadas por meio do memorial, que fica exatamente em frente à estátua e ao lado da igreja matriz da cidade. O local recebe em média 1.200 pessoas a cada mês.

Uma solenidade de inauguração foi organizada para desenvolver a cidade a estátua da sua personalidade maior. O monumento foi uma doação da Construtora Coral, confeccionada por um artesão de uma cidade no Estado do Paraná.

Agradou aos filhos do poeta, três deles presentes na inauguração: Inês Gonçalves, Afonso Gonçalves e João Cidrão, mais conhecido como Janjão, declamador inato e de uma memória de quem tem Patativa no sangue.

Honra
Até o tom de voz ao declamar a poesia lembra o poeta seu pai. "Assaré guardará eternamente a história do seu filho iluminado. Que o meu pai descanse em paz, eu para ele terei tempo de sobra, para honrar seu nome e sua obra, eu confesso que sou forte demais", assim repetia em verso especial destinado à ocasião.

Dessa vez, mesmo sendo um monumento mais resistente, foi afixado em cima de uma base de granito, e segundo o prefeito de Assaré, Samuel Freire, terá uma redoma de vidro para garantir que não terá o mesmo destino da anterior.

Ele ainda destacou a importância de Patativa para a cidade, com reconhecimento internacional, e inclusive sendo estudando por universidades, como a Sorbonne, na França, tendo várias de duas poesias traduzidas para o francês. Patativa recebeu cinco títulos de Doutor Honoris Causa e vários prêmios.

Todas as universidades do Ceará compartilharam a honraria com o poeta, que pode expressar por meio da sua poesia, a crítica social e a vida do sertanejo, o seu cotidiano, as dificuldades enfrentadas com a seca, e chegou a publicar livros e diversos cordéis, além de declamar seus versos onde chegava, inclusive em rádios da região, principalmente em Crato.

O então bancário e escritor, Roberto Jamacaru é um admirador do trabalho do poeta Patativa, mas ele afirma que no período em que gerenciava banco em Crato, todas as vezes que se dirigia ao cliente, ele simplesmente respondia em forma de poesia. Era o trato natural de quem tinha a poesia na alma, conforme o escritor.

Turismo
O secretário de Cultura e Turismo de Assaré, Eugênio Oliveira, afirma que esse é um momento especial para a cidade que hoje está na rota do turismo regional, graças a importância do poeta Patativa.

Ele destaca a relevância do poeta e dos seus escritos, como um cidadão do mundo. "A poesia o caracterizou dessa forma, porque hoje ele é um pássaro, que está voando pelo universo do discurso da poesia que ele tinha, de vanguarda. Era o grito dos descamisados, dos exilados", disse.

Ele lembra de referências do poeta, a exemplo de Castro Alves, e era amigo pessoal de Luiz Gonzaga, que chegou a gravar músicas com letras do Patativa, além da amizade com o poeta Pedro Bandeira.

Poeta universal
Para Eugênio, Patativa consegue ser um poeta universal e lembra da 'Lição do Pinto',  considerada uma poesia à frente do seu tempo, feita para a Anistia Nacional, por telefone.

"Ele consegue fazer do discurso um grito de libertação dos filhos que moravam fora" afirma o secretário. Oliveira foi amigo do poeta. Lembra que Patativa não saiu de Assaré e nem da sua serra de Santana e levou o Município de pequeno porte para o mundo.

O secretário classifica o monumento atual como um marco da história da cidade, por coincidir com o momento em que Assaré é contemplado com o Programa Nacional de Regionalização do Turismo.

Com isso, será feito o Corredor da Cultura Patativa do Assaré, percorrendo a cidade em direção à casa onde o filho mais ilustre da cidade morou, passando pelo Memorial, levando a história de um dos maiores poetas populares do Brasil para o público que visitar a sua terra de origem e puder ir embora carregando mais conhecimento.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Morre o comentarista esportivo Osmar de Oliveira

Faleceu na noite desta sexta-feira, aos 71 anos de idade, o médico e comentarista esportivo Osmar de Oliveira. Ele estava internado no Hospital AC Camargo, em São Paulo após sofrer uma cirurgia para a retirada de um tumor na próstata, mas também sofria com complicações pulmonares. As causas exatas da morte ainda não puderam ser divulgadas, pois não houve autorização familiar.

Dr. Osmar, como era conhecido, formou-se médico em 1969, pela Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba. Especialista em medicina esportiva, trabalhou no Corinthians, no Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e também na Seleção Brasileira de basquete.

Futuramente, em 1979, concluiu o curso de Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e exerceu o cargo de comentarista esportivo na Gazeta (televisão e rádio), onde cobriu a Copa do Mundo da Argentina. Após participar de programas como Mesa Redonda - ao lado de nomes como Dalmo Pessoa e Geraldo Blota -, passou pelas emissoras SBT, Manchete, Cultura, Record e Globo. Seu último trabalho ocorreu na Bandeirantes.

Em julho de 2013, Dr. Osmar teve um enfarto e atribuiu a enfermidade à atuação do árbitro paraguaio Carlos Amarilla, em partida que eliminou o Corinthians da Copa Libertadores da América. Na ocasião, o empate em 1 a 1 classificou o Boca Juniors de Riquelme à fase seguinte.

Fonte: Terra



Crato (CE): Prefeitura lança Operação Expocrato 2014

O Departamento Municipal de Trânsito do Crato (Demutran) informa a população cratense e visitantes que no período de 13 a 20 de julho estará desenvolvendo a Operação Expocrato 2014, que tem como principal objetivo, garantir a segurança da população durante a festa.

Nessa operação, todo o efetivo do Demutran estará  trabalhando para uma circulação segura dos veículos e pedestres.

A operação é composta por agentes de trânsito que ficarão fiscalizando toda a cidade, verificando possíveis irregularidades que serão resolvidas, para que aconteça a  fluidez no trânsito.

Para que isso aconteça, o Demutran está em parceria com a Guarda Municipal, Policia Militar, Policia Rodoviária Estadual e demais órgãos de segurança para auxiliar na fiscalização, com o objetivo de conter possíveis excessos.

Durante a Expocrato, o Demutran disponibiliza para a população um telefone 24 horas por dia, para atender as ocorrências, basta entrar em contato pelo número (88) 3523-5232.

Assessoria de Imprensa/PMC 



MP pede impugnação de 20 candidaturas no CE

O Ministério Público Eleitoral fechou ontem à noite o balanço dos pedidos de impugnação a registros de candidaturas encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE). No total, 20 candidatos cearenses estão com os registros ameaçados, incluindo quatro deputados estaduais, suplentes de parlamentares e o petista Elmano de Freitas, postulante à Prefeitura de Fortaleza em 2012. Esses pleiteantes são enquadrados na Lei da Ficha Limpa e foram condenados em decisões judiciais colegiadas.

Dentre os nomes com candidaturas contestadas estão os deputados estaduais Carlomano Marques (PMDB) e Dedé Teixeira (PT). O representante do Ministério Público é o responsável pela quase totalidade das impugnações que ainda deverão ser julgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral, a partir da próxima semana. Os juízes podem acatar ou não o pedido de impugnação. Alguns dos nomes impugnados, pelo mesmo motivo, não tiveram suas candidaturas prejudicadas no último pleito.

Além de Carlomano Marques e Dedé Teixeira, entrarem ontem na lista das impugnações o suplente de deputado federal Eugênio Rabelo (PP) e o ex-prefeito de Aurora Carlos Macêdo. Na última quinta-feira, já estavam no rol das impugnações os deputados Sineval Roque e Mirian Sobreira, do PROS; Ana Paula Cruz (PHS), suplente na Assembleia; e o ex-prefeito de Juazeiro do Norte Manoel Santana (PT).

O deputado Carlomano Marques teve o mandato cassado em dezembro de 2012 pelo Tribunal Regional Eleitoral, ficando inelegível por oito anos, por captação ilícita de sufrágios nas eleições de 2010. A irmã do peemedebista, a vereadora e médica Magaly Marques, no mesmo processo, foi acusada de atender pacientes no comitê de campanha do deputado em troca de votos para o irmão.

Elegível
Mesmo após a cassação, Carlomano Marques continua exercendo o cargo de deputado estadual por conta de uma liminar concedida pela ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enquanto o recurso impetrado naquela Corte não for julgado pelo pleno. Para o seu advogado, em razão do recurso, a condenação está suspensa e ele é elegível.

O petista Dedé Teixeira é acusado de improbidade administrativa por ter as contas de Governo desaprovadas pela Câmara Municipal de Icapuí, em 2004, relativas ao período em que era prefeito do Município, além da rejeição de suas contas de gestão pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

O petista ainda foi condenado em primeira instância na Justiça Federal, por suposto desvio de recursos, também quando era prefeito de Icapuí. Por conta dessa condenação, ele teve os bens tornados indisponíveis para garantir a devolução dos recursos aos cofres federais. Já Elmano de Freitas tem uma condenação do TRE por conduta vedada e transitada em julgado.

Suplente
O ex-prefeito de Aurora Carlos Macêdo teve as contas de governo desaprovadas pela Câmara Municipal em 2004 e nove contas de gestão rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios no mesmo ano.

O suplente de deputado federal Eugênio Rabelo foi condenação por órgão colegiado do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que lhe suspendeu os direitos políticos. Também está listada uma desaprovação de contas pelo Tribunal de Contas dos Municípios.

Na última quarta-feira, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cassou uma decisão do TCM que desaprovava as contas de Eugênio Rabelo referentes ao período em que ele era prefeito de Ibicuitinga, argumentando que cabe às Cortes de contas somente apreciar e emitir parecer prévio sobre as contas dos chefes do Poder Executivo estadual ou municipal. O Legislativo seria o responsável pelo julgamento.

Ainda chegaram ao Tribunal Regional Eleitoral, ontem, três notícias de inelegibilidade contra o candidato a deputado estadual João Dilmar da Silva, encaminhadas por Francisco Hyadson Vieira Lourenço, Francisco Weslon da Silva de Souza e Manoel Maximino Ribeiro. A justificativa é uma decisão transitada em julgado - quando não há mais como recorrer - por conduta vedada a agente público.

Esclarecimento
A deputada Mirian Sobreira enviou ao Diário do Nordeste, no final da manhã de ontem, uma nota de esclarecimento sobre a impugnação da sua candidatura, noticiada no dia anterior. "Mirian é acusada de receber doação (na campanha de 2010) de 10% da renda de uma empresa, sendo permitida somente a doação de 2% do valor da renda para pessoa jurídica e 10% para pessoa física. Essa ação foi julgada em 2011 e vencida em primeira instância, inocentando a deputada das acusações sob a justificativa de engano contábil", esclarece Sobreira, avisando que já apresentou defesa ao TRE.

Fonte: Diário do Nordeste



Expocrato começa amanhã e deve bater recorde de negócios

Com perspectiva de público estimado em cerca de 400 mil visitantes, a Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ExpoCrato 2014), que neste ano completa 70 anos de criação, abre sua 63ª edição no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, neste município, as 20 horas de amanhã. O evento deverá contar com a presença do governador do Ceará, Cid Gomes, do secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, do prefeito de Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, e diversas outras autoridades de municípios circunvizinhos.

A previsão do Grupo Gestor da ExpoCrato 2014 é que durante a edição deste ano, que acontece entre os dias 13 e 20 deste mês, o volume de negócios realizados seja superior aos R$ 100 milhões registrados no ano passado. Pelo menos seis animais, entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos, de diferentes regiões do país, estarão sendo comercializados, através de leilões, durante os dias da exposição. O número também é maior do que o registrado na edição passada, quando por causa da estiagem decorrida em grande parte do Nordeste Brasileiro, os criadores deixaram de realizar a renovação de seus rebanhos.

"Como a quadra invernosa se constituiu de forma mais proveitosa em grande parte dos estados neste ano, o número de animais que estará exposto nesta edição da ExpoCrato acabará sendo maior do que a edição passada. Desta forma, pelo menos em tese, o volume de negócios também deverá superar o alcançado em 2013", informou o presidente do Grupo Gestor do evento, Luiz Gonzaga de Melo Neto.

 Os pavilhões onde os animais permanecerão expostos, num total de 15, estão prontos desde a última quinta-feira. A maioria recebeu reformas e em todos eles nova pintura foi feita.

Reparos
Outras áreas do Parque de Exposições também receberam reparos, inclusive no tocante a questão das instalações elétricas e de acessibilidade. No ano passado, houve a necessidade de cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo Ministério Público do Ceará (MP-CE), devido o estado de precariedade detectado em algumas áreas do local. A maioria das áreas onde as reformas foram realizadas havia ficado pronta no final do dia de ontem.

"Todas as demandas que ainda existiam no interior do parque foram sanadas no sentido de assegurar ao visitante total comodidade. Também foi trabalhada a criação de um novo plano de segurança durante os dias de Exposição, garantindo, desta forma, maior tranquilidade às visitações realizadas no período da manhã e da tarde, bem como nos horários noturnos, quando da realização dos shows artísticos", explicou Gonzaga de Melo.

Os eventos artísticos realizados durante a ExpoCrato são terceirados desde a década 90. Neste ano, os shows contam com apresentações de artistas consagrados junto ao público, como Ivete Sangalo, Jota Quest, Tribo de Jah, Sorriso Maroto, Bruno & Marrone e Aviões do Forró, por exemplo. A área onde os shows serão realizados também sofreram adequações. Dois grandes palcos foram erguidos para receber os artistas.

A área dos camarotes também está ampliada. Um dos mais concorridos neste ano e o da Concessionaria Honda Ares Motos, que modificou toda a estrutura utilizada pela empresa no ano passado, garantindo, desta forma, maior espaço e conforto aos seus convidados.

A ExpoCrato 2014 também traz boas expectativas de negócios às empresas especializadas na comercialização de maquinários e implementos agrícolas que estarão participando do evento. O número de empresas do setor, inclusive, é maior que o registrado na edição do ano passado. No entanto, por causa do espaço diminuto que há no parque, devido o crescimento que a ExpoCrato vem atravessando, principalmente, nos últimos dez anos, o presidente do Grupo Gestor avalia que o volume de empresas atuantes neste setor do agronegócio nacional poderia ser maior. "Nós deixamos de receber a presença de grandes empresas do setor do agronegócio brasileiro para a edição deste ano por conta das dificuldades de espaço no interior do parque", observou.

" Hoje, existe uma grande necessidade de readequação do espaço físico onde a ExpoCrato é realizada. Infelizmente, o município não conseguiu acompanhar o crescimento do evento e isso acaba gerando uma série de insatisfações, como pode ser observado, inclusive, em relação aos congestionamentos que se formam na cidade neste período. Algo precisa ser feito neste sentido. É preciso garantir um maior espaço, objetivando a participação de novas empresas em edições futuras e conforto, comodidade e segurança aos visitantes", ressaltou Gonzaga de Melo.

Durante o período da Expocrato, também será realizada a I Feira de Cultura e Turismo dos Municípios, com o objetivo de fortalecer a prática do turismo na região do Cariri e de estabelecer uma ação conjunta entre os participantes, no sentido da criação de um consórcio onde sejam trabalhadas as demandas para solidificação do trade turístico na região.

O projeto envolve sete municípios. Representantes das cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Santana do Cariri, Missão Velha, Assaré, Barbalha e Nova Olinda integrarão a feira.

Um cortejo contendo a presença dos grupos de tradição destes municípios será realizado na próxima segunda-feira, a partir das 17 horas, saindo da Praça da Sé, com destino ao Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (Urca), no campus do Pimenta, onde o evento acontecerá sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade. Lá, haverá rodas de conversação os municípios, festival gastronômico com o cardápio regional e apresentações de artistas da Cultura Popular das cidades participantes. A feira terá três acessos, para o interior do ginásio, desde o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante à Rua Carolino Sucupira, por trás da URCA, e pela lateral, na Rua Major José Gonçalves.

Mais informações
Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante
Praça Cel. Filemon Teles
Centro - Crato
Telefone (88) 3523.2120

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



URCA realiza I Feira de Cultura e Turismo de Municípios do Cariri na ExpoCrato

Pela primeira vez, municípios do Cariri estarão apresentando suas principais potencialidades em caráter conjunto, por meio da I Feira de Cultura e Turismo de Municípios do Cariri. Serão nove cidades, com os seus principais atrativos na área do turismo, além das riquezas culturais sendo expostas para um público estimado em cerca de 20 mil pessoas, de 13 a 20 de julho, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato.

O evento poderá integrar um calendário permanente durante o período da ExpoCrato e envolver mais municípios da região nos próximos anos. Neste primeiro ano, será feita uma homenagem especial a um dos expositores, na cidade sede da I Feira, com o tema “Abraçando os Municípios, nos 250 anos do Crato”.

No momento em que se debate várias formas de viabilizar e fortalecer o turismo na região, os gestores, junto com a Pró-reitoria de Extensão da URCA, buscaram debater novas alternativas de divulgação. Segundo a pró-reitora, Sandra Nancy, a ExpoCrato é o maior evento da região e a própria universidade já tem um espaço determinante, levando aos visitantes, todos os anos, a sua produção científica, ações junto à sociedade e também essas riquezas. Conforme ela, a feira nasce com a diversidade e a cara do Cariri, com toda a sua riqueza e peculiaridades. “É uma forma não apenas de fortalecer esses segmentos, mas também de divulgar”, diz.

As cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Santana do Cariri, Missão Velha, Nova Olinda, Assaré estão entre as que deverão compor o consórcio de turismo a ser criado, e para isso contará com um mapeamento das principais potencialidades dessas localidades. Também foram convidados para participar das feiras os municípios de Várzea Alegre e Exu, no Pernambuco.

Como forma de divulgar a gastronomia desenvolvida na região e mais especificamente nessas localidades, será criado o espaço regional, com a degustação dos principais pratos com o sabor caririense. A feira terá abertura oficial no dia 13, às 20 horas, e contará com três palcos no espaço.

No dia 14, acontece um grande cortejo saindo da praça da Sé, às 17 horas, em direção ao parque de exposições e a feira. Serão cerca de 60 grupos, com mais de 600 brincantes, representando todas as cidades, com maneiro-pau, reisados, quadrilhas, bandas cabaçais, grupos de coco, escolas de samba, sanfoneiros, repentistas, grupos de xaxados, penitentes, incelências, lapinhas, dentre outras manifestações da cultura. Durante a semana haverá roda de conversas, com representantes dos municípios, à tarde, a à noite as apresentações musicais no Palco Sonoro da URCA, no espaço do Ginásio Poliesportivo, com apresentações regionais. No local serão montados dois palcos.

Assessoria de Imprensa/Urca



Crato (CE): Município se destaca no PRONATEC com 2.080 matrículas realizadas

O município do Crato, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), tem se destacado nas ações e projetos desenvolvidos com o intuito de ampliar os programas sociais no Município.

Uma prova disso é que o Crato é destaque na Região do Cariri e no Estado do Ceará na oferta dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

Durante o primeiro semestre do ano corrente, foram realizadas 2.080 matrículas  com cursos do PRONATEC em andamento para diversos públicos, entre eles, pessoas com deficiência,  usuários encaminhados pela rede socioassistencal,  mulheres e jovens.

Para a realização dos cursos, o município tem como parceiros o SEST/SENAT; SENAC e o SENAI. Foram ofertados cursos para operador de computador; atendente de lanchonete,  manicure e pedicure, cuidador infantil,  garçom,  recepcionista de eventos,  serígrafo, entre outros.

Assessoria de Imprensa / PMC



Como enfrentar o luto após a goleada por 7 a 1 que sofremos da Alemanha

Quem aguenta uma goleada como a que sofremos ontem? Quando a bola entrou no gol brasileiro aos 11 minutos do primeiro tempo, foi apenas uma tristezinha passageira. Todos acreditávamos que em instantes reverteríamos a desvatagem. A ilusão durou pouco. Ao fim do primeiro tempo, após os alemães marcarem mais quatro em sete minutos, o estrago estava feito.

Nas arquibancadas, a torcida chorava. Uma parte decidiu deixar o Mineirão já no intervalo. Em casa ou no boteco, o clima era o mesmo. No segundo tempo, como se sabe, o vexame ficou pior e a partida terminou em 7 x 1.

E agora? E agora que não dá para fingir que já passou e hoje é um outro dia. Não é. Segundo os especialistas, uma derrota - principalmente como a que sofremos - inaugura um sentimento de tristeza coletiva, de luto mesmo, parecido com o sentido após a perda de um ente querido.

E não é exagero, afirma o professor do curso de psicologia da Unesp de Assis, Claudio Reis. Para ele a amplitude dada para a perda de um campeonato é explicada pela dimensão que é dada ao futebol. “Ele serve como uma autoafirmação do Brasil, como uma identidade nacional.”

A duração do luto vai depender do envolvimento e da expectativa que cada um tinha em relação à seleção, mas invariavelmente é um sentimento que deve ser notado em todo o País. A partir de agora, os brasileiros devem passar por todas as fases do luto. Pouco a pouco presenciaremos etapas como negação, raiva, busca de culpados, depressão e, por fim, a aceitação.

Reis explica que depois da descrença e da raiva, mesmo que expressada minimamente por um grito pelas janelas, a população vai buscar os culpados. "Mesmo porque, ao contrário de países como o Chile e a Colômbia, que receberam os jogadores como heróis após serem eliminados da Copa, nós não temos a cultura do vice e do terceiro lugar no futebol. Isso não nos interessa”, diz.

O psicólogo afirma que o luto com a eliminação na Copa precisa ser assumido, trabalhado e vivenciado.  Somente após esse período a derrota será assimilida. “Com o tempo, a pessoa passa a pesar questões como treinador, mazelas da seleção e a própria saída do Neymar. Depois disso começa o processo de aceitação e da decisão de voltar para a velha e boa rotina”. Uma rotina com o fantasma da má recordação.

Fonte: iG Saúde



Número de casos de febre chikungunya no Brasil sobe para 20

Subiu para vinte o número de casos confirmados de febre chikungunya no Brasil em 2014, informou o Ministério da Saúde nesta segunda-feira. A doença é semelhante à dengue e também é transmitida pelo Aedes aegypti. Todas as infecções foram contraídas fora do país, em regiões onde há circulação do vírus causador da doença. Mais de metade dos casos (11) foram identificados no Estado de São Paulo e outros três, no Rio de Janeiro.

Entre as pessoas que apresentaram a condição, uma esteve na República Dominicana; 17 são militares e missionários que retornaram de missão no Haiti; e as outras duas são haitianos que visitaram o Brasil, mas que já retornaram a seu país de origem. A pasta informou que todos os pacientes apresentam quadro leve e estável de saúde e uma evolução clínica favorável.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem outros dois casos que estão sob investigação com suspeita de febre chikungunya, de indivíduos que também estiveram nesses países.

A doença
A febre chikungunya apresenta sintomas similares aos da dengue – febre alta, mal estar e dores nos músculos, ossos e articulações – e é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, também existente no Brasil. A doença começa a se manifestar três a sete dias depois de o paciente ser picado. E se o paciente for novamente picado nos primeiros cinco dias dos sintomas, ele passa o vírus para o mosquito, que pode retransmiti-lo a outras pessoas.

"O nome é complicado mas a prevenção é simples. Como na dengue, é preciso mobilizar as pessoas para erradicação de focos do mosquito", disse o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Sáude, Jarbas Barbosa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2004 o vírus chikungunya já foi identificado em 19 da África, Ásia e Caribe. No Caribe, há um surto da doença atualmente: de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), de dezembro de 2013 a maio de 2014, foram registrados 61 864 casos, entre suspeitos e confirmados.

Casos importados — quando o paciente é infectado em viagem — foram já foram identificados nos Estados Unidos, Canadá e Guiana Francesa. No Brasil, houve três registros em 2010, também de pessoas contaminadas fora do país. Desde então, o Ministério da Saúde passou a monitorar a situação do vírus no país.

Fonte: Veja



Crato (CE): Demutran informa mudanças nos estacionamentos, bloqueios de ruas e trânsito durante a Expocrato

Durante a realização da 63ª Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados – Expocrato 2014 – o Departamento Municipal de Trânsito do Crato (Demutran) estará realizando um trabalho de fiscalização das principais ruas e avenidas do Município.

Nas imediações do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, onde acontecerá a Expocrato, o Demutran lembra que os taxis e mototaxis só podem ser estacionados na área em frente ao parque, no entorno da Praça Coronel Filemon Teles, não podendo ser estacionado nesse espaço veículos particulares.

Na Rua Dom Quintino, nas imediações do Colégio Santa Tereza fica proibido parar e proibido estacionar nos dias da exposição.

No período da Expocrato não será permitido estacionamento de veículos na Rua Coronel Antonio Luiz (rua da Urca) entre a Praça Alexandre Arraes e a Rua Nossa Senhora de Fátima, no lado direito da via (ao lado do Crato Tênis Clube). Os veículos que estacionarem nesse espaço serão multados e removidos do local para desobstruir o tráfego de veículos.

Na Rua Rui Barbosa, em frente a maternidade do Hospital São Francisco será proibido estacionar também ao lado da praça Alexandre Arraes, como um complemento, pois já é proibido estacionar ao lado da maternidade.

A Rua Carolino Sucupira entre as ruas Brigadeiro Monteiro (no pé da ladeira) até a Rua Maildes de Siqueira, será proibido estacionar no lado esquerdo (ao lado da Urca), e também no trecho compreendido da Rua Carolino Sucupira entre a avenida Maildes de Siqueira até a rua Rodolfo Teófilo, contornando por trás do colégio Santa Tereza, também será proibido estacionar.

Com relação aos bloqueios das ruas, o Demutran informa que nos horários de maior movimento, a Rua Maildes de Siqueira no cruzamento da praça Alexandre Arraes será bloqueada para os veículos a partir das 19 horas.

Os condutores que transitarem pela Rua Dom Quintino, que quiserem ter acesso ao parque de exposição, devem seguir em frente pela rua Coronel Antonio Luiz e fazer o contorno pela rua Brigadeiro Monteiro, seguindo pela rua Carolino Sucupira, Maildes de Siqueira ate o parque, obedecendo a sinalização e os bloqueios que serão implantados.

Na Rua Major José Gonçalves (ao lado da URCA),também será bloqueada para o trânsito no período da exposição, no horário de maior movimento, a partir das 19 horas, sendo permitido o acesso dos moradores.

Em frente ao corpo de bombeiros, será bloqueado as 19 horas e o condutor que quiser retornar, deve seguir e realizar o retorno que existe ao lado da Ematerce.  

Essas mudanças foram feitas para melhorar o trânsito nas imediações do parque, tanto para os veículos como pedestres e assim, melhorar a fiscalização e o trânsito sem causar transtornos aos cratenses e visitantes.

O Demutran avisa que no período da Expocrato todo o efetivo do órgão estará trabalhando em regime de plantão 24 horas para atender  as ocorrências de trânsito. Informações (88) 3523.5232

Assessoria de Imprensa / PMC



Juazeiro do Norte (CE): Feira do Livro Infantil promove incentivo à leitura

Com uma grande visitação, está sendo realizada na Praça de Eventos do Cariri Garden Shopping, a Feira do Livro Infantil, que em mais um ano de realização repete nos primeiros dias já repete o sucesso de público.

A feira é uma realização da LereBrinque, que atua com livros e brinquedos educativos, com o apoio do empreendimento. Até o dia 3 de agosto, pais e filhos poderão contemplar a grande variedade de livros, entre os novos lançamentos, possibilitando um espaço onde as crianças possam contemplar e optar pelo livro preferido.

Além dos preços populares, do vasto acervo bibliográfico, também estará sendo desenvolvida durante a realização da feira uma programação infantil, que foi iniciada no último dia 5, das 17h às 19h. As atividades continuam no próximo sábado, dia 12 de julho. Dentre as atividades acontecem uma oficina de arte com balões, pintura facial, além de show de palhaços. No dia 19 de julho, a programação será no mesmo horário, com os contadores de histórias; dia 26, haverá recreação com palhaços, das 17h às 19h.  A programação com as brincadeiras será encerrada no dia 2 de agosto, com os contadores de histórias, a partir das 17h.

A feira está aberta à visitação do público, de forma gratuita. O gerente de marketing do Cariri Garden Shopping, Eduardo Duffles, destaca o sucesso de público do ano passado, registrado durante a feira do livro, importante estímulo para as crianças. “É muito importante podermos ter um evento desse porte, que possibilita a criança entrar no universo da leitura, com atrativos interessantes, e assim ter o gosto e encantamento pela leitura”, afirma.

Serviço
Feira do Livro Infantil
Local: Cariri Garden Shopping (Praça de Eventos)
Período: Até 03 de agosto de 2014
Horário: Das 10h às 22h
Indicação: Livre
Entrada: Gratuita

Assessoria de Imprensa/Cariri Garden Shopping



TCE abre curso à distância sobre Administração Pública; saiba como se inscrever

O Instituto Plácido Castelo (IPC), escola de gestão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), está com inscrições abertas para o curso Introdutório de Administração Pública, na modalidade a distância. Podem se inscrever servidores, jurisdicionados e pessoas da sociedade em geral interessadas no tema.

A pré-inscrição deverá ser feita até o dia 7 de agosto próximo, clicando no banner do Sistema de Gestão Educacional, disponível no portal do IPC. (http://www.ipc.tce.ce.gov.br)

O conteúdo programático será o seguinte: Introdução à Administração Pública; Princípios da Administração Pública, Serviço Público, Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial; Estruturas e Sistemas Organizacionais: Entendendo as Organizações Modernas; Processo Organizacional: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle e Avaliação.

O curso, de 20 horas/aula, terá como tutor o analista de Controle Externo do TCE-CE, Henrique Bezerra Cardoso. A capacitação acontecerá entre os dias 11 de agosto e 8 de setembro de 2014. O objetivo é contribuir com a formação básica dos servidores públicos, bem como estender para a sociedade os respectivos conhecimentos, visando o estímulo ao controle social da gestão pública.

Mais informações pelos telefones (85) 3488-5915 ou 1793, com Pedro ou Fabíola.

* Com informações do TCE



Crato (CE): Mototaxistas se dividem entre expectativa e preocupação com período da ExpoCrato

A ExpoCrato se aproxima e com ela a expectativa dos mototaxistas cratenses devido ao grande afluxo de turistas. Contudo, a associação da categoria no município tem suas preocupações que se estendem desde o temor de assaltos à prática ilegal daqueles que trabalham de forma clandestina.

O presidente da AMCRA (Associação de Mototaxistas do Crato), Josemar Luis Moreira, cobra fiscalização por parte dos órgãos competentes, como o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), quanto aos que circulam deforma ilegal pelo Crato. O número deve aumentar consideravelmente durante a exposição agropecuária.

“A gente espera que a fiscalização veja porque temos um aumento gradativamente dos clandestinos e o Demutran não está fazendo nada sobre isso. A gente pede uma fiscalização e eles vêm mais em cima da gente do que dos clandestinos”, diz Josemar. “Queríamos ver se tinha como fazer fiscalização nas entradas e saídas do Crato, colocar fiscalização porque está havendo muito assalto”, acrescenta.

Em Crato, 990 profissionais estão credenciados junto à AMCRA. Uma “corrida” do Centro até o Parque de Exposições, por exemplo, é feita ao valor de R$ 4 (quatro reais). Para outros pontos cabe a negociação entre o mototaxista e o usuário. A associação espera que durante essa festividade a movimentação financeira cresça até 40%.

Robson Roque

Foto: Cícero Valério / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Globo recua e escala Galvão Bueno para narrar as duas partidas finais da Copa

Galvão Bueno, que estava escalado para narrar apenas a final da Copa do Mundo, entre Argentina e Alemanha, foi confirmado para trabalhar dois dias seguidos na tela da Globo. A emissora alega que havia escalado Luiz Roberto porque tentava resolver problemas de logística, que só foram solucionados na tarde desta quinta-feira (10).

Em comunicado enviado pela asessoria de imprensa da TV Globo, a emissora informa que Galvão irá comandar as duas partidas finais da Copa do Mundo ao vivo. Ele terá a companhia de Walter Casagrande, Junior e Arnaldo Cezar Coelho na transmissão da partida em que a Seleção Brasileira disputa o terceiro lugar da competição contra a Holanda, no Mané Garrincha, em Brasília no sábado (12).

No dia seguinte, Galvão estará no Maracanã para transmitir toda as emoções da grande final entre Argentina e Alemanha. Ele divide a cabine com Casagrande, Ronaldo Nazário e Arnaldo, enquanto Junior e Caio Ribeiro também estarão no estádio para comentar os lances e as escolhas táticas de cada equipe.

Fonte: iG



Crato (CE): Mãe denúncia o próprio filho por envolvimento em assaltos e a polícia recupera duas motos

Uma mãe angustiada denunciou seu próprio filho à polícia ante as suspeitas de envolvimento do mesmo com assaltos no município de Crato. Segundo Antonia Mendes, de 54, Rodrigo Mendes de Morais, de 28 anos saiu de casa na Rua Coronel Luiz Teixeira (Bairro Seminário) na última segunda-feira e só reapareceu hoje cedo. De acordo com o escrivão Mário Gomes, chefe do cartório da Delegacia Regional de Polícia Civil de Crato, o rapaz foi preso por volta das 08h30min.

Ele disse que algumas ocorrências de assaltos na tarde de quarta-feira apontavam para uma pessoa com a mesma característica e a Polícia Civil já vinha investigando a partir das informações passadas por três vítimas que foram registrar boletins de ocorrências naquela DP. Ainda segundo o escrivão, nos últimos cinco dias foram várias ocorrências e outras vítimas devem aparecer com a divulgação da prisão de Rodrigo que não tinha passagens pela polícia.

À imprensa, a mãe revelou que o filho é usuário de drogas e até já tinha colocado o mesmo em clínica de reabilitação de dependentes químicos em Juazeiro e Fortaleza, mas não surtiu efeito. Ela acrescentou que desconfiava do envolvimento de Rodrigo em assaltos e tinha medo de vê-lo morto não encontrando outro caminho senão ligar para a polícia o que terminou fazendo para buscar ajudas.

Provavelmente, duas motos roubadas de mototaxistas e que estavam abandonadas, sendo recuperadas por policiais militares foram tomadas de assalto por ele. Por volta das 13h30min de ontem o Cabo Nascimento e os Soldados Sérgio e Carlos Magno estiveram na Avenida Padre Cícero (Bairro Muriti), onde, nas imediações da antiga fábrica da Crack Bom, estava uma moto Honda Fan 125 caracterizada como mototaxi. Esta foi roubada de Fabriciano Muniz Rodrigues, de 35 anos.

Cinco horas depois foi a vez dos Soldados Braga, Ismael e Isaac recolherem uma moto Yamaha YBR 125 igualmente caracterizada como mototáxi, abandonada na Rua Álvaro Bomilcar (Seminário). Ela tinha sido roubada de Oscar Monteiro de Morais, de 52 anos, por ocasião de uma corrida fretada para o Sertãozinho, Posteriormente, foi vista sendo utilizada em um assalto no posto de combustíveis Tribus.

Demontier Tenório

Foto: Cícero Valério / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Crato (CE): Endemias promove dedetização preventiva no Parque de Exposição

Visando promover a segurança e saúde dos cratenses e dos que visitam a cidade, a Secretaria de Saúde do Crato por meio da Coordenação de Endemias esteve trabalhando durante o dia de ontem com serviço de dedetização no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti onde será realizada a 63ª. edição da Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados- Expocrato, que terá inicio no próximo domingo, dia 13, com termino no dia 20 de julho.

O coordenador das Endemias Antônio Esmeraldo explica que a dedetização faz parte de uma série de atividades preventivas que a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo constantemente. “Dedetizamos toda a área do Parque de Exposições com homens devidamente munidos de equipamentos de proteção individual. Assim fortalecemos a higiene do ambiente como um todo, além de proporcionar segurança aos que frequentarão o local no período da festa”, afirmou Esmeraldo. Ele lembra que após os festejos da Expocrato será realizada uma nova limpeza em todo o parque.

A previsão é que a festa receba cerca de 400 mil pessoas e a Secretaria de Saúde do Crato estará presente no contexto de oferecer serviços em saúde, segurança e bem estar a comunidade local e aos seus visitantes.

Assessoria de Imprensa / PMC



Eleições 2014: Dilma terá mais da metade do tempo no horário eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quinta-feira a estimativa de tempo que os 11 candidatos à Presidência da República terão no horário eleitoral no rádio e na televisão, que começa no dia 19 de agosto. Os números serão apresentados aos partidos em audiência pública na quarta-feira. Após as coligações tomarem conhecimento da minuta, o plano de divulgação definitivo será colocado em votação no plenário do tribunal.

Segundo os dados, a coligação Com A Força do Povo, da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), terá 11 minutos e 48 segundos. A coligação Muda Brasil, do candidato Aécio Neves (PSDB), ficou com 4 minutos e 31 segundos. Eduardo Campos (PSB), da coligação Unidos pelo Brasil, terá 1 minuto e 49 segundos.

O restante do tempo no rádio e na TV ficou dividido entre: PSC, do Pastor Everaldo (1 minuto e 8 segundos); PV, de  Eduardo Jorge (1 minuto e 1 segundo); Psol, da candidata Luciana Genro (51 segundos), e Eymael, do PSDC (47 segundos). Os candidatos Levy Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) terão 45 segundos para expor suas ideias.

O bloco de 20 minutos que será destinado aos que disputam a Presidência da República foi dividido de acordo com o número de partidos e coligações que registraram candidaturas ao cargo e a suas representações na Câmara dos Deputados.

O TSE definirá a primeira ordem de exibição dos programas em sorteio no dia 5 de agosto. Nos programas seguintes, a ordem seguirá o critério de rodízio. Caso a disputa vá para segundo turno, o bloco de 20 minutos será dividido de forma igualitária entre as coligações.

Fonte: Terra



Greve de instrutores faz Detran-CE acumular 2.700 testes de habilitação

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) estima que cerca de 2.700 exames práticos estejam atrasados, até esta terça-feira (9), devido à greve dos instrutores de autoescolas que já dura pelo menos oito dias. Os profissionais exigem reajuste salarial de 35% e melhores condições de trabalho.

“Hoje nós ganhamos R$ 899,28 brutos. Tem instrutor que chega a ganhar o triplo disso com a empresa pagando por fora. Isso está ocasionando um trabalho escravo”, disse o instrutor Salgado Filho, presidente do sindicato dos instrutores de autoescola. “Chegamos a trabalhar até 18 horas por dia, não aguentamos mais”, afirmou.

Segundo o presidente do Sindicato das Autoescolas do Ceará, Wellington dos Santos, um aumento de 10% foi oferecido à categoria, mas foi recusado. “O aumento que eles estão querendo hoje (...) é abusivo. Eu queria que eles entendessem. A gente tem que trabalhar junto'', afirma Santos.

Desde o início da paralisação, a área de exames do Detran-CE que normalmente realiza 600 testes de habilitação por dia, está vazia. O órgão disse que ainda é possível recuperar o tempo perdido, mas, para isso, a greve precisa acabar logo. Enquanto isto não acontece, os alunos têm de esperar. “Eu tirei o mês das férias para tirar a carteira com mais rapidez, mas por causa dessa paralisação a gente atrasou totalmente”, disse a estudante Yane Costa.

Considerando que a greve começou no dia 2 de julho, foram quatro dias úteis totalmente sem exames (dias 2, 3, 7 e 9), além do dia do jogo do  Brasil, que houve meio expediente  - dia em que o órgão estima que realizaria 300 testes.

Fonte: G1



Crato (CE): Município recebe melhorias na iluminação pública

Visando melhorar a iluminação do município, a Prefeitura do Crato e a Secretaria Municipal de Obras, através da Diretoria de Gestão Energética e Iluminação Pública, estão realizando o trabalho de manutenção e troca dos postes da cidade.

De acordo com Emerson Henrique, responsável pela diretoria de gestão energética e iluminação pública, ao longo do mês de julho, serão trocados 56 postes do nosso município. Durante os dias 7, 8 e 9 deste mês foram trocados 20 postes da Avenida José Alves de Figueiredo. E também estão sendo recolocados todos os postes ao longo do canal do Rio Grangeiro que faltavam e os que foram derrubados pela enchente de 2011, indo do Mercado Walter Peixoto até a Rua Nossa Senhora de Fátima.

Após a Expocrato, as instalações da Avenida José Alves de Figueiredo deixarão de ser subterrâneas para serem aéreas, evitando assim furtos e constantes curtos circuitos. E as lâmpadas passarão a ser brancas, de 400 watts. A gestão municipal realizou ainda melhorias nas instalações do Parque Pedro Felício Cavalcante, bem como, a remoção e troca dos postes que apresentavam problemas.

Assessoria de Imprensa / PMC



Juazeiro do Norte (CE): Ato público alerta para índices de violência contra a mulher

Cerca de 300 pessoas, entre homens e mulheres, participaram na manhã de ontem do Ato Contra o Feminicidio no Cariri, realizado pela Frente das Mulheres dos Movimentos da região, em parceria com os Conselhos Municipais da Mulher de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. Também estiveram representantes de cerca de outras 30 entidades públicas e privadas, dentre elas a Universidade Regional do Cariri (Urca) e o Grupo de Apoio a Livre Orientação Sexual do Cariri (Galosc).

Com faixas e cartazes, os integrantes do movimento percorreram as ruas do centro da cidade de Juazeiro, acompanhados por carros de som, com destino à Praça Padre Cícero, onde, posteriormente, realizaram concentração e pronunciamentos por parte dos representantes dos movimentos que atuam na defesa dos direitos da mulher na região do Cariri. Além de apresentarem números e estatísticas que comprovam o crescimento no número de casos de violência contra a mulher nos municípios do Cariri, os manifestantes também cobraram maior participação do poder público, no sentido da elaboração de campanhas de conscientização que possam resultar na diminuição dos índices já registrados.

Conforme dados do Centro de Referência da Mulher de Juazeiro do Norte (CRM), o número de casos de agressões praticadas contra a mulher tem crescido assustadoramente no município.

Denúncias
Durante todo o ano passado, a entidade recebeu 48 denúncias de mulheres vítimas da violência. Somente nos seis primeiros meses deste ano, o número de mulheres que procuraram a entidade após terem sido, de alguma forma, agredidas, já chegou a 46. "Todos estes novos casos se enquadram na Lei Maria da Penha. São situações em que, de alguma maneira, a vítima sofreu agressões dentro do próprio seio familiar", informou a presidente do CRM, Renata Santana.

No período de 2011 a 2014, o Centro de Referência da Mulher de Juazeiro registrou 202 casos de agressão a mulheres. Os registros se referem ao sofrimento de violência física, psicológica, patrimonial, sexual ou moral. "São casos onde o agressor é o próprio companheiro da vítima", diz a presidente da entidade. O machismo, segundo avalia, é o principal responsável pelas agressões desenvolvidas. "A cultura do machismo ainda é predominante na maioria dos municípios da região. Infelizmente, a mulher ainda é vista como propriedade e não como pessoa humana. Este sentimento acaba sendo o fator principal da maioria dos casos de violência registrados contra a mulher", avalia.

A presidente do Conselho da Mulher de Juazeiro do Norte, Adriana Brito, alerta que além dos casos decorridos no seio da família, há, ainda, diversos outros crimes praticados em detrimento da mulher acontecendo diariamente pelo país afora. "Diariamente, em todo o país, há registros de mulheres surradas, espancadas, violentadas sexualmente, enfim, agredidas nas mais variadas formas. A brutalidade contra este gênero humano é aterrorizante", comenta.

Adriana Brito ressalta que mesmo após oito anos de criação da Lei Maria da Penha, grande parte das mulheres agredidas ainda desconhecem os benefícios que a legislação lhes garante. "Nem todas as mulheres que denunciam as agressões sofridas possuem conhecimento da Lei, disse a presidente.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Esporte: 17 curiosidades que provavelmente você não sabia sobre a Seleção Brasileira


A Copa do Mundo está quase chegado ao fim, mas ainda existem diversos segredos que não foram revelados. Que nossa Seleção é pentacampeã todo mundo sabe, mas existem muitas curiosidades que nem mesmo o Pelé deve saber. A seguir, você confere 17 fatos interessantes sobre uma das maiores seleções do campeonato:

1. Não chegou nem entre os dez primeiros colocados
Apesar de ser penta, o Brasil já amargou a 14ª posição. Em 1934, o país disputou apenas uma partida contra a Espanha e acabou sendo derrotado por 3 a 1. Ainda bem que essa fase ruim já passou e neste ano chegamos às semifinais.

2. Cafu, eterno!
Embora Pelé seja sinônimo de futebol no Brasil, o jogador com mais partidas vestindo a camisa da Seleção Canarinho foi Cafu. No total, o jogador disputou 20 partidas de Copa do Mundo e foi um dos destaques do pentacampeonato em 2002. Ele participou de 4 Copas: 1994, 1998, 2002 e 2006. Em suas duas últimas participações, o jogador atuou como capitão.

3. Os sete favoritos
No total, sete jogadores estão empatados no primeiro lugar do ranking dos que mais participaram da Seleção Brasileira durante as Copas do Mundo: Cafu (1994, 1998, 2002 e 2006), Castilho (1950, 1954, 1958 e 1962), Djalma Santos (1954, 1958, 1962 e 1966), Leão (1970, 1974, 1978 e 1986), Nilton Santos (1950, 1954, 1958 e 1962), Pelé (1958, 1962, 1966 e 1970) e Ronaldo (1994, 1998, 2002 e 2006).

4. Flawless victory!
Das cinco vezes em que o Brasil se consagrou campeão da Copa, em duas delas a Seleção teve 100% de vitórias. Em 1970 e 2002, nenhum time adversário foi páreo para o Brasil.

5. Seleção numerada
Nas primeiras Copas do Mundo, os times não usavam os uniformes com o padrão de números nas costas dos jogadores. Apenas em 1950, quando a Copa foi disputada em terras tupiniquins, as equipes adotaram esse modelo. Entretanto, a número 10 só ficou famosa oito anos depois, graças a Pelé, durante o Mundial da Suécia.

Além disso, Pelé foi o único que vestiu a número 10 em quatro Copas do Mundo. Depois dele, apenas Rivellino, Zico e Rivaldo conseguiram ao menos usá-la por duas vezes.

6. Capitão Brasil
Nem sempre o papel de capitão foi desempenhado por apenas um jogador. Em algumas Copas, o título foi dividido entre alguns companheiros, sendo que, em 1994, isso ocorreu pela última vez. Nessa época, Dunga dividia as honrarias com Jorginho e Raí. Todavia, no final do Mundial, o meio-campista foi quem levantou a taça da vitória.

7. Quebra-quebra
No jogo contra a Colômbia em 2014, o jogador Neymar saiu do campo carregado, pois fraturou uma vértebra. Esse tem sido um dos assuntos mais comentados das redes sociais e está deixando o público brasileiro aflito para a semifinal da Copa. Todavia, desde 1994, em todos os Mundiais pelo menos um jogador teve que deixar a Seleção Brasileira por alguma contusão.

8. Será que idade influencia?
Em geral, o tempo de carreira de um jogador de futebol não é muito longo, porém a Seleção Brasileira mais “velha”, com média de 29,6 anos, foi bicampeã em 1962. Entretanto, a Seleção mais nova da história, com média de 23,2 anos, amargou o pior desempenho do Brasil em um campeonato: a 14ª posição, em 1934.

Neste ano, a média da Seleção Brasileira é de 27,7 anos, sendo a terceira maior na história do Brasil em Copas. Dos 23 selecionados, só um possui menos que 21 anos: Bernard. Porém, seis dos escolhidos possuem idade de 31 anos ou mais (Júlio César, Jefferson, Victor, Daniel Alves, Maicon e Maxwell).

9. Canhotinha de Ouro
O jogador Gérson, mais conhecido como “Canhotinha de Ouro”, era o mais experiente entre os convocados para a Copa de 1970. Segundo boatos, as opiniões do rapaz eram muito solicitadas e ouvidas durante o Mundial do México. Entretanto, Zagallo, que ficou responsável pelos treinos da Seleção após a saída de João Saldanha, nunca assumiu receber ou acatar os conselhos de Gérson.

10. Remorsos do baixinho
Em 1998, a CBF impôs que Zico atuasse como consultor técnico de Zagallo. Nessa época, o jogador foi apontado como um dos principais responsáveis pelo corte do atacante Romário – que na época tinha 32 anos. Para se vingar, Romário fez uma série de caricaturas de Zagallo e Zico nos banheiros de sua boate. Após o vice-campeonato de 98, Zico foi demitido do cargo.

11. Alguns desistentes
Não são muitos aqueles que optaram por desistirem de vestir a camisa da Seleção. Um dos casos mais recentes foi o do jogador Leonardo que, em 1995, teve algumas divergências com Vanderlei Luxemburgo. Entretanto, quando Felipão voltou a ser técnico, o ex-jogador do São Paulo e do Flamengo retornou à equipe.

Em 1986, o lateral-direita Leandro saiu da equipe quando o então técnico Telê Santana dispensou o amigo Renato Gaúcho. Outro que saiu da Seleção foi o atacante Careca, que se sentia fora de forma e pediu para o técnico o deixar de fora dos jogos eliminatórios do Brasil, em 1993.

Até mesmo dois campeões mundiais já optaram por se afastar da equipe brasileira: Taffarel e Romário. Em 2006 o atacante se recusou a enfrentar a Eslovênia em um amistoso. Já o goleiro, em 1995, entrou em conflito com Ricardo Teixeira, presidente da CBF, e se recusou a jogar. Porém, ambos os jogadores voltaram a vestir a camisa da Seleção posteriormente.

12. Um time sem paulistas
Desde 1930, essa é a primeira vez que nenhum jogador de clubes paulistas é convocado para a Copa. Por sua vez, os cariocas ficaram de fora do Mundial em 2006. Todavia, grande parte dos jogadores convocados nasceram no estado de São Paulo, entre eles Jefferson, Victor, David Luiz, Paulinho, Oscar, Luiz Gustavo, Willian, Neymar e Jô.

13. Emprestando jogadores
Na Copa de 2014, 17 times liberaram atletas para disputar o mundial. Em questão de empréstimos, esse total ficou em segundo lugar, perdendo apenas para a Copa de 2002, na qual Felipão conseguiu retirar jogadores de 18 equipes.

Além disso, essa Copa possui muitos estreantes, sendo que apenas seis atletas já disputaram outros Mundiais:, são eles: Júlio César, Daniel Alves, Maicon, Thiago Silva, Ramires e Fred. Entretanto, apenas o goleiro já participou de duas edições anteriores do torneio. Em todo o grupo, foram disputadas apenas 7 Copas, ou seja, o menor número do Mundial desde 1958.

14. Brasil, o país da Copa
Ainda que a decisão sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil tenha gerado uma série de protestos, o país detém o recorde com o maior público da história dos Mundiais. Em 1950, durante a decisão entre Brasil e Uruguai, o Estádio do Maracanã abrigou 173.830 torcedores pagantes. No total, o público atingiu 199.854 pessoas.

Um fato interessante é que nesse ano não houve uma final. O título foi compartilhado de forma quadrangular entre os quatro campeões: Brasil, Uruguai, Suíça e Espanha.

15. A estreia da “amarelinha”
Em 1919, quando o Brasil estreou na Copa América de futebol, ele vestia uma camisa branca com detalhes em azul e calção de mesma cor. Até a derrota da seleção na Copa do Mundo em 1950, o uniforme continuou o mesmo. Mas, graças a um concurso realizado pelo jornal carioca Correio da Manhã, uma nova vestimenta foi eleita para os jogadores.

O vencedor foi Aldyr Schele, um desenhista e cartunista gaúcho de Jaguarão. A estreia da nova vestimenta foi em 1954, na Copa da Suíça. Embora o short continuasse o mesmo, a camisa ficou inteiramente amarela.

16. Pelé na área
Na Copa da Suécia (1958), Pelé, então com 17 anos e alguns dias, se tornou o jogador mais novo a marcar um gol em uma Copa do Mundo. Além disso, ele foi o mais jovem a disputar uma final. Nela, o Brasil venceu os anfitriões por 5 a 2 e conquistou o primeiro título mundial.

17. Ronaldo no auge
Em seus bons tempos, Ronaldo fazia jus ao título de fenômeno. O brasileiro detém o título de maior goleador da história dos mundiais ao lado de Klose, da Alemanha, participando de quatro Copas e marcando 15 gols. Apesar de ter sido convocado em 1994, ele assistiu à vitória da Seleção a partir do banco de reservas. Já em 1998, o Brasil chegou à final graças aos seus gols.

Todavia, em 2002, na Coreia do Sul e no Japão, ele marcou oito vezes, se consagrou campeão pela segunda vez e tornou-se artilheiro. Em 2006, mesmo com as diversas críticas e chacotas sobre seu excesso de peso, Ronaldo conseguiu marcar três vezes e superou Gerd Mullër (14 gols) como o maior goleador em Copas, até 2014, quando Klose igualou seu feito.

Fonte: Mega Curioso



AddThis