Danilo Gentilli entrevista Rachel Sheherazade no The Noite [vídeo]

No The Noite desta quarta-feira, 12 de março, Danilo Gentili recebeu Rachel Sheherazade. Ele conversou com a jornalista sobre as polêmicas que envolveram seu nome nos últimos tempos, sobre sua história e sua vida pessoal.

Rachel reafirmou ser fã da banda Iron Maiden e foi convidada pelo Ultraje a Rigor para adivinhar músicas do grupo de heavy metal a partir de notas musicais. No momento mais irreverente da entrevista, Danilo pediu que Rachel cante uma música do Ultraje junto com a banda. Ela escolheu “Nós Vamos Invadir Sua Praia” e cantou junto com Roger no palco da atração.

Assista entrevista completa em duas partes:





Foto: Roberto Nemanis/SBT

Fonte: SBT

Crato (CE): Motorista morre após caminhão com carga de gesso perder os freios na descida da serra

O motorista morreu e seu companheiro de viagem saiu gravemente ferido após uma pane no sistema de frenagem de um caminhão na descida da serra do Araripe em Crato. O acidente aconteceu por volta das 18 horas desta sexta-feira e militares da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) notaram o veículo de passagem pelo posto e descendo a chapada desgovernado, mas nada puderam fazer. O motorista Rosemberg Vieira, de 31 anos, que residia em Petrolina (PE), morreu no local.

Segundo o Sargento Silvestre, ele ainda conseguiu desviar alguns veículos salvando vidas pelo caminho até perder o controle e descer uma ribanceira no km 14 da CE-292 com cerca de 20 metros de altura. O caminhão Mercedes Benz 1620 de cor vermelha e placas JOC-7690, inscrição de Petrolina, conduzia uma carga de gesso. Ele sobrou em uma das curvas e capotou nas imediações do Colégio Agrícola de Crato causando a morte do motorista no local.

O auxilio de militares do Corpo de Bombeiros foi requisitado por conta das vítimas presas às ferragens. Rosemberg já foi resgatado sem vida, enquanto Francisco José Gouveia dos Santos, de 23 anos, foi socorrido para o Hospital São Raimundo de Crato com fraturas expostas nas duas pernas e fratura na bacia. O corpo do motorista foi trazido para ser necropsiado no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro do Norte.

Demontier Tenório

Foto: Cícero Valério / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Plantão Infotech: Internet chega a 41% dos lares brasileiros, aponta o Ipea

Quatro em cada dez domicílios brasileiros têm acesso à internet, aponta pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo, realizado em 3.809 lares de 212 municípios em junho de 2013, revelou também que quase metade dos entrevistados (44,1%) está satisfeita com a qualidade da conexão.

A pesquisa, intitulada "Sistema de Indicadores de Percepção Social: serviços de telecomunicação", revela que o modelo mais comum de acesso é a ligação a cabo (32,8%), seguida por telefonia fixa (23%), telefonia móvel (18,3%), satélite (10,6%), rádio (10,2%), outros meios (3,6%) e linha discada (1,5%). Não houve comparação com a primeira edição, divulgada em 2012, em função das mudanças nas questões fornecidas aos entrevistados.

A região Sudeste registra a maior taxa de acesso à web, com 51,5%. Em seguida, vêm Sul (42,9%), Centro-Oeste (40,7%), Nordeste (29,2%) e Norte (20,7%). Mais da metade dos entrevistados (55,2%) afirmou pagar entre 31 e 70 reais pelo acesso.

O levantamento também revela que o computador não está presente em 51,9% dos lares brasileiros. Além disso, em 15,5% das residências, nenhum morador possui telefone celular. Entre os lares da pesquisa, 78,6% usam aparelhos pré-pagos e apenas 2%, pós-pagos, exclusivamente. O uso concomitante dos dois modelos é registrado em 3,9% das residências.

Fonte: Veja


Sua saúde: Site lista 10 dicas para perder peso na rotina diária

Perder peso exige suor e disciplina, mas mesmo quando você não está pensando nisso, existem várias maneiras para não se perder na balança, sem ir à academia ou ter que “fechar a boca”. O site Fitsugar separou 10 dicas; veja a seguir.

Sempre comece a refeição com um copo de água: você vai se manter hidratado e se sentir mais saciado, o que pode evitar comer demais.

Faça algumas trocas simples em cada refeição: optar um molho de vinagrete em vez de outros pode ajudar a tornar o prato menos calórico.

Coma um pedaço de chocolate preto de sobremesa: em vez de optar pelos biscoitos, acalme suas ânsias do açúcar com um pedaço de chocolate escuro. Ele pode não ser tão satisfatório nas primeiras vezes, mas depois que perder o vício por açúcar, será feliz e economizará calorias.

Controle as porções: se você quer perder peso, controlar cada parte da refeição é importante. Meça lanches antes de comer, use pratos menores e não deixe sobras para não ir para o segundo prato.

Se movimente mais: mesmo que não se dedique tempo exclusivo para as atividades físicas, pode queimar calorias extras fazendo esforço para se mover um pouco mais durante o dia. Fazer pausas para caminhar ao redor do escritório, optar pelas escadas ao invés do elevador e estacionar o carro mais longe estão entre as dicas.

Não beba calorias: talvez essa seja uma razão pela qual você não está vendo resultados. Calorias vazias contidas em refrigerante, sucos e vinhos atrapalham a dieta. Água aromatizada com ingredientes frescos, como  pepino, limão e hortelã pode economizar calorias importantes.

Não fique com fome por muito tempo: “morrer” de fome durante todo o dia leva à sabotagem da dieta saudável. Mantenha os níveis de açúcar no sangue elevados para não falhar.

Lanches proteicos e ricos em fibras: na hora do lanche, fique longe das opções de alto teor calórico como batatas fritas e biscoitos. Prefira alimentos ricos em fibras e proteína. Um snack com 150 calorias te deixará satisfeito.

Jante cedo: tente fazer o jantar composto por 25% das calorias diárias e faça a refeição pelo menos duas ou três horas antes de ir para a cama. Comer muito tarde pode causar problemas de digestão.

Durma mais: a falta de sono pode dar mais fome durante o dia e provocar falta de energia para os exercícios. O ideal é ter pelo menos sete horas de sono por noite.

Fonte: Terra


Crato (CE): Desempregado agride policiais e acaba morto com um tiro de pistola no peito

Por volta das 22h15min, desta sexta-feira (14), a CIOPS Crato, recebeu várias ligações de populares e também de familiares denunciando que o desempregado Francisco Wellington da Silva Lima, vulgo “Toicinho”, 22 anos, que residia na Rua Elias Siqueira, 106, no bairro do Seminário estaria promovendo desordens e ameaçando transeuntes que passavam pelo local. A patrulha RD 1233, composta pelos soldados Luismar e Roberto foi acionada para o local, onde encontrou o acusado armado com uma faca peixeira, na companhia de dois mais amigos, tentando contra a vida dos moradores da área.

Ao chegar ao local os policiais foram recebidos a pauladas, pedradas, socos e pontapés, além de tentativa de agressão a faca pelo trio. Diante dos fatos, os PM’s solicitaram apoio da equipe da RD 1234, composta pelos soldados Mendonça e Acácio que juntamente com os demais policiais tentaram dialogar com os acusados que mesmo assim continuaram agredindo os militares, ocasião em que um dos acusados jogou um tijolo que feriu a cabeça do soldado Luismar.

Na mesma ocasião “Toicinho” armado com faca peixeira investiu contra o soldado Mendonça, este que para se defender efetuou um disparo contra o seu agressor, que foi lesionado a altura do peito e socorrido pelos militares para o Hospital São Francisco onde morreu quando recebia atendimento médico. Os outros dois acusados, um menor de 17 anos e o servente de pedreiro Carlos Witalo da Silva Lima, 23 anos, residente na rua Caririaçu, 548, Seminário, foram levados para à delegacia do Crato para adoção dos devidos procedimentos

De acordo com a consulta feita ao sistema criminal, a CIOPS Crato constatou que Francisco Wellington da Silva Lima, o “Toicinho” já respondia procedimentos policiais por infrações aos artigos: 147 – ameaça, art.150 – invasão de domicílio; 157 roubo e 33 da lei 11.343 – tráfico de drogas. Já Carlos Witalo da Silva Lima responde ao artigo 329 ameaça a funcionário publico. Contra o menor não foi constatado nenhum ato infracional. O corpo de “Toicinho” foi trasladado pelo rabecão para necropsia na PEFOCE regional do Cariri em Juazeiro do Norte.

Jota Lopes

Foto meramente ilustrativa

Fonte: Cariri-CE



Entenda como os bandidos conseguem quebrar o vidro usando velas automotivas

Se você já teve o infortúnio de ter o vidro do seu carro quebrado e os seus pertences roubados, agora você vai entender como os bandidos conseguem esse feito. Como nem sempre é fácil arrebentar um vidro à mão e uma pedra grande faria muito barulho e chamaria a atenção, às vezes a técnica da vela é usada por ser mais eficaz e discreta.

No vídeo abaixo apresentado pela National Geographic é possível ver que o martelo utilizado não tem qualquer efeito sobre a superfície. Porém, um pequeno pedaço de porcelana – que pode ser facilmente obtido a partir da vela automotiva (ou vela de ignição) – lançado com certa força é capaz de estilhaçar o vidro todo.

Isso acontece porque as janelas dos carros são protegidas com vidro temperado, que é mais forte e resistente do que o vidro comum. Mas, quando um pedaço de porcelana atinge o vidro, ele é extremamente fino e o impacto é tão preciso que isso causa um rompimento que se espalha em toda a superfície.

Em vez de ficar chateado com a situação, pense pelo lado positivo e perceba que, assim como ressalta o apresentador no vídeo, você pode usar essa técnica para abrir o carro caso tenha uma emergência.


Fonte: Mega Curioso


Crato (CE): Promotor de eventos morre em acidente e vocalista sai gravemente ferido

Um grave acidente foi registrado no final da madrugada deste sábado deixando o saldo de um morto e outro gravemente ferido em Crato. Por volta das 05h30min o empresário do ramo de eventos, Antonio Wener Fernandes da Silva, de 37 anos, perdeu o controle do seu veículo e chocou-se violentamente contra um poste da rede elétrica após subir o canteiro central da Avenida Padre Cícero.

Ele morreu no local, enquanto seu companheiro de viagem foi socorrido às pressas para o Hospital Regional do Cariri.  João Anderson Martins, de 27 anos, é vocalista da Banda Os Meninos e, segundo informações de familiares, o mesmo fraturou o fêmur e houve ainda uma ruptura na bacia. Ele é filho do radialista Fernando Martins da Vale FM e tinha feito show no Texas antecedendo a dupla sertaneja Jorge & Mateus.

Ao término, Wener e Anderson decidiram ir até o município de Crato fazer um lanche e já estavam de retorno a Juazeiro do Norte quando aconteceu o acidente com o veículo I30 da Hyundai de cor prata e placas PFW-4376, inscrição de Toritama (PE) nas imediações do antigo Café Itaytera. Wener residia no bairro Novo Juazeiro e ficou preso às ferragens após o poste se partir ao meio e cair sobre o carro.

Ele era sócio do Texas e, há bastante tempo, atuava na promoção de eventos alguns em parceria com o radialista e empresário Jota Rodrigues. A polícia foi avisada e os Soldados Lucas, J. Santos e Regis do Ronda do Quarteirão de Crato estiveram no local e acionaram uma equipe dos Bombeiros para resgatar o corpo do motorista do interior do veículo que ficou bastante destruído.

Demontier Tenório

Foto: Cícero Valério / Ag. Miséria

Fonte: Miséria


F-1: Após superar pista molhada, Hamilton vibra com pole na Austrália: 'Divertido'


Lewis Hamilton parece mesmo gostar de estragar a festa da torcida. Em 2008, no inesquecível desfecho do campeonato no GP do Brasil, o inglês impediu a comemoração da arquibancada de Interlagos ao tirar o título de Felipe Massa na última curva. Neste domingo, no treino classificatório para o GP da Austrália, o piloto da Mercedes voltou a jogar um banho de água fria no público da casa. Quando o cronômetro já estava zerado, Hamilton superou o tempo de Daniel Ricciardo e deixou o australiano com a segunda posição do grid.

- Tem sido um fim de semana interessante até agora aqui em Melbourne. A classificação foi o momento mais difícil para todos, um verdadeiro desafio. É a primeira vez que levei o carro ao limite numa pista molhada, mas me senti muito bem e estou feliz com o trabalho da equipe. Estar na pole é um resultado fantástico para nós. Foi muito divertido e estou realmente ansioso para a corrida de amanhã. Vai ser difícil, mas vou fazer o meu melhor e ver o que acontece - comemorou o inglês de 29 anos.

Depois de ter sido superado por um surpreendente Ricciardo, o companheiro de Lewis Hamilton, Nico Rosberg, não esconde uma pontinha de decepção pelo terceiro lugar no grid de largada deste domingo. Apesar disso, o alemão aposta em um bom início de prova para brigar pela vitória no circuito de Melbourne.

- Foi uma classificação realmente muito complicada. Começar do terceiro lugar não é o ideal, mas está tudo bem. Eu sei que tenho um bom carro e estou confiante. Com uma boa largada, eu poderei ter mais chances de fazer um bom resultado. Vai ser uma corrida muito interessante, porque o consumo de combustível e os pneus serão levados ao extremo. Então, podemos esperar algumas surpresas para amanhã - disse Rosberg.

Amigos de longa data, Hamilton e Rosberg são apontados como dois dos pilotos com mais potencial para faturar o título da nova temporada da Fórmula 1. A dupla garante que não deixará a disputa pelo campeonato abalar a amizade. No segundo treino livre do GP da Austrália, eles conseguiram emplacar a dobradinha da Mercedes, com Hamilton à frente.

Fonte: Globoesporte.com



Estudo britânico indica que a "regra dos cinco segundos" é real

Um grupo de estudantes do ultimo ano do curso de Biologia da Aston University, de Birmingham, Inglaterra, fez uma descoberta que vai fazer a alegria dos gulosos e desastrados de plantão: a famosa “regra dos cinco segundos” é real. Segundo os pesquisadores, a passagem do tempo realmente é um “fator considerável” na transferência de bactérias do chão para um pedaço de comida.

Trabalhando sob a tutela do professor de microbiologia Anthony Hilton, os estudantes monitoraram quão rapidamente a Escherichia coli e outras bactérias comuns se espalham de superfícies em ambientes fechados para torradas, macarrão e outras comidas grudentas.

Os testes forneceram evidências que suportam a veracidade da regra dos cincos, segundo a qual um alimento ainda está apropriado para consumo se tiver caído a menos de seis segundos no chão. Além disso, eles também descobriram que o tipo de piso também é crucial para a transferência dos micro-organismos, surpreendentemente constatando que o carpete é o tipo de chão mais seguro.

Apoio singelo
“Consumir comida derrubada no chão ainda possui um risco de infecção, já que depende muito de quais bactérias estão presentes no piso naquela hora. No entanto, as descobertas desse estudo vão trazer um leve alívio àqueles que vêm empregando a ‘regra dos cinco segundos’ por anos, a despeito do consenso geral de que ela é apenas um mito”, disse Hilton.

Vale lembrar que os riscos aumentam exponencialmente em ambientes externos, áreas públicas e hospitais – para não falar de banheiros. E aí, pronto para começar a mergulhar atrás daqueles escorregadios pedaços de lanche?

Fonte: Mega Curioso (via Metro)



Crato (CE): Água depende da floresta preservada

É na vegetação úmida, mata mais verdejante que fica na encosta da Chapada do Araripe e próxima às nascentes, o ambiente, onde o Soldadinho do Araripe (Antilophia bokermanni), o pássaro global mais ameaçado de extinção, busca refúgio da onda de destruição que quase dizimou sua espécie. Único pássaro, exclusivo em território cearense, a pequena ave da família dos piprídeos, com sua plumagem branca, rabo preto e um espetacular topete vermelho que cai sobre o bico é a prioridade máxima para conservação da biodiversidade no Estado do Ceará, com apenas 200 casais observados.

O Soldadinho do Araripe, como afirma o biólogo da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) e um dos descobridores da espécie, Weber Girão, é um símbolo para conservação das águas e matas da Chapada do Araripe, que são justamente os fatores que fazem do Cariri um oásis.

Essa "ilha verde" - resquício de Mata Atlântica entre a mata branca da Caatinga - está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Araripe. O gerente da APA, Paulo Fernando Maier Sousa, afirma que a APA Chapada do Araripe, ainda tem dificuldades com limites em seu 1 milhão e 63 hectares. "É descrita como uma curva de nível: começa em Pernambuco, aos 640 metros de altitude; aqui no Ceará chega aos 500 metros; e, no Piauí, a 480 metros. Estamos reconstruindo os limites, apesar das dificuldades de encontrar alguns documentos e estamos fazendo isso junto ao conselho com representantes dos três Estados". Ele lamenta que, por isso, o Plano de Manejo da APA esteja atrasado oito anos.

Maier destaca que a APA tem um problema considerado grave que são as queimadas. Em 2009, por exemplo, foi segunda unidade de conservação no País em número de focos de calor, que é diferente de área queimada. "Como é uma região muito ocupada, de uso sustentável, não é estranho porque isso é uma prática tradicional. As vezes o fogo perde o controle. A gente tem um monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), satélites com sensores térmicos que registram diariamente o número de focos de calor. Segundo Meier, ano passado foram mais de 2.000 focos de calor nos municípios que compõem a APA, mas 838 dentro da APA. "Neste ano, estamos tentando conseguir um conjunto de equipamentos que possam ser colocados à disposição de trabalhadores, nos diferentes municípios, para o combate aos incêndios florestais".

Floresta Nacional
Dentro da APA, temos a primeira Floresta Nacional (Flona) do Brasil, a Floresta Nacional do Araripe. Segundo William Brito, chefe da Flona e funcionário do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Unidade de Conservação (UC) tem, com a área incorporada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), 40 mil ha. Brito explica que a Flona foi criada em 1946, mas só foi demarcada em 1973, 27 anos depois.

Passear durante a manhã por esse ambiente verde e enevoado é uma experiência única. Brito revela que a umidade que vem das chuvas, vai para as fontes, e faz com que a vegetação seja subperenifolia, ou seja, mesmo na época mais seca, ela não perde as folhas totalmente, como acontece na Caatinga. "Boa parte das plantas que vivem na encosta estão adaptadas para aproveitar o orvalho, a umidade que está nessa névoa. Isso é o espelho dos brejos úmidos do Nordeste. A neblina se dissipa por volta das 10 horas, mas as plantas já absorveram a umidade", resume alegremente.

Conforme o chefe da Flona, os brejos de altitude têm como principal característica a diversidade: "nós temos, na encosta da Chapada, a mata úmida. Quando começamos a subir a Chapada e nos afastamos dessa mata úmida, essa umidade vai diminuindo e a mata se transforma em cerradão, aquilo que, no bioma cerrado, aparece nos cursos d'água. Ao se afastar um pouco mais, a secura aumenta e temos o Cerrado, onde predominam o pequizeiro e a janaguba. Se afastando mais, você tem o Carrasco, um ecossistema muito específico da nossa região, só existe no Araripe e na Ibiapaba. Ao passar para o outro lado, temos a Caatinga. Mata Úmida, Mata Seca, Cerradão, Cerrado, Carrasco e Caatinga. É um complexo. A Chapada do Araripe é uma 'Ilha de Mata num mar de Caatinga", filosofa Brito.

Recursos hídricos
De acordo com ele, mais de 70 pesquisas estão em andamento na Flona do Araripe. O extrativismo beneficia 1.500 famílias, que, nesta época, coletam Pequi. "A Floresta cumpre seu papel social e ecológico. Podemos dizer, hoje, que o maior fornecedor de água para a Região Metropolitana do Cariri é a Flona do Araripe. É uma área de 40 mil ha, cada hectare são 10 mil m2. Se imaginar que em cada metro quadrado cai mil litros de água por ano e 90% disso, no mínimo, infiltra, quem bebe água em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha tem que agradecer todos os dias a existência da Flona", afirma.

Mas a água não é só solução na Chapada do Araripe. O biólogo Weber Girão alerta que o Soldadinho é considerado ameaçado de extinção pela degradação florestal, desmatamento e mau uso dos recursos hídricos. "A legislação brasileira diz que você não deve fazer encanamento total de nascente. Você deve respeitar os 50 metros e muitas nascentes aqui são encanadas 100%. O cara faz uma caixa de alvenaria em torno da nascente e sai um cano. Se o passarinho quiser beber água só se ele for um pica-pau para furar o cano para pegar água. O que acontece com isso? A vegetação da nascente seca, a vazão da água diminui", alerta.

Na Nascente do Batateira, um dos habitats do Soldadinho, existem 59 outorgas para uso da água. São canos que retiram a água do local e levam para uso em lavoura, consumo e lazer. Segundo Claire Anne Viana, geóloga e analista em gestão de recursos hídricos e águas subterrâneas da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), hoje, no Crato, se usa 380 litros de água por habitante por dia, quase quatro vezes o que recomenda a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). "São 29 poços funcionando 20 horas por dia", alerta.

O nível, apesar de não ser o ideal, ainda não é o problema principal. "O problema não é quantidade, mas qualidade (da água). Nós temos observado que está crescendo a alteração no nível de nitrato. No começo do nosso projeto (60 poços analisados), em 2009, tínhamos cinco poços que apresentavam alteração de nitrato. Cinco anos depois, passamos ter 12 poços com alteração, o que não significa dizer que não se pode usar. Mas isso está crescendo", enfatizou.

Nascentes sofrem com encanamento desordenado
Ambientalistas denunciam o problema dos encanamentos nas nascentes da Chapada do Araripe. A nascente da Batateira é uma delas. Atualmente existem 59 autorizações (outorgas) para uso da água. Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a maior outorga é da Sociedade Anônima da Água e Esgoto do Crato (SAAEC), que utiliza a água para abastecimento humano. Os técnicos da Cogerh explicam que não é qualquer um que pode fazer uma ligação da fonte para sua casa ou propriedade. É necessário preencher uma ficha. Para cada uso, existe uma especialidade. A primeira é a de abastecimento humano; a segunda é para uso para animais; a terceira, indústria; a quarta, irrigação; e a última é lazer. Conforme a Cogerh, 65 famílias e mais 20 mil pessoas do bairro Seminário usam a água, que possui uma comissão gestora.

EMERSON RODRIGUES
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste


Campos Sales (CE): Acusado de estuprar duas menores é preso por determinação judicial

Cumprindo Mandado de Prisão Preventiva, a polícia de Campos Sales prendeu o jovem Antonio Pedro de Araújo, de 28 anos, acusado da prática de dois estupros de vulneráveis naquele município. O recolhimento do mesmo à cadeia pública se deu por volta das 14 horas quando se encontra à disposição da justiça. No primeiro momento, ele negou, mas terminou confessando os crimes.

Segundo o Tenente Bertoleza, Comandante da 4ª Companhia do 2º BPM com sede em Campos Sales, o rapaz mora na Rua Ana de Sousa Lacerda, 415 em Farias Brito, porém, há alguns dias encontra-se naquela cidade. Há exatamente uma semana, ou mais precisamente nos dias 6 e 7 de março, Antonio estuprou uma criança de 9 e uma adolescente de 16 anos, residentes em Campos Sales.

Ele se aproximou das garotas e passou a aliciá-las até conseguir o seu intento. A confissão do acusado só se deu quando houve o reconhecimento por parte das vítimas que estuprou começando pela adolescente. A polícia de Campos Sales está mantendo contatos com o destacamento de Farias Brito em busca de mais informações sobre a vida de Antonio que consta como morador daquela cidade.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Plantão Infotech: Bill Gates diz que Microsoft teria comprado WhatsApp

O Facebook não era o único interessado na compra do WhatsApp. Segundo Bill Gates, a Microsoft também estava disposta a adquirir o aplicativo de mensagens utilizado por 465 milhões de pessoas no mundo todo, agora parte do patrimônio de Mark Zuckerberg.

"A Microsoft também estaria disposta. Não sei se pagaria US$ 19 bilhões, mas a plataforma é extremamente valiosa", afirmou o cofundador da empresa em entrevista à revista Rolling Stone. No mês passado, o Facebook ofereceu US$ 16 bilhões pela empresa e mais US$ 3 bilhões em ações para os seus 55 funcionários.

Na análise de Gates, Zuckerberg fez um bom negócio, embora o valor tenha superado suas expectativas. "Isso mostra que as bases de dados dos usuários são extremamente valiosas", avalia o homem mais rico do mundo, com fortuna estimada em quase US$ 80 bilhões.

Fonte: Olhar Digital (via The Guardian)



Você sabe quais são os efeitos da pimenta no seu organismo?

Você é daqueles que gosta de pimenta ou não consegue nem chegar perto de alimentos picantes? Independente da sua preferência, um vídeo produzido pelo pessoal do TED Ed explica exatamente quais são os efeitos que pimentas, mostardas e outros temperos “quentes” têm no nosso organismo.

Então, se algum dia você já se perguntou por que parece que sua língua está queimando quando você come pimenta, se tentou entender por que wasabi faz sair água dos olhos ou já imaginou qual seria o tempero mais picante de todos, você está no lugar certo.

Confira a animação abaixo (com áudio e legenda em inglês) e em seguida veja algumas das curiosidades reveladas no vídeo:


  • A sensação picante vem de alguns compostos presentes nos alimentos que ativam os nociceptores polimodais presentes na língua, que são estimulados pelo calor;
  • São esses receptores sensoriais que mandam sinais para o cérebro, que por sua vez entende que sua língua está realmente queimando. É por isso que algumas pessoas começam a suar e sentem o coração acelerar;
  • Os alimentos picantes nos causam sensações diferentes. Isso acontece porque as pimentas possuem capsaicina e piperina, que são moléculas grandes e pesadas chamadas de alquilamidas e que costumam ficar na boca;
  • Já a mostarda e o wasabi são formados por moléculas menores chamadas de isocianatos que conseguem alcançar os seios nasais. É por isso que o wasabi queima o nariz e faz com que os olhos lacrimejem;
  • A escala de Scoville é usada para medir a ardência das pimentas. A partir dessa classificação, as pimentas mais fortes do mundo são a Trinidad Moruga Scorpion e a Carolina Reaper;
  • Não se sabe como ou porque a humanidade começou a consumir alimentos apimentados. Porém, arqueólogos encontraram mostarda – entre outros temperos – que datavam de 23 mil anos;
  • Também não se sabe ao certo qual era a função da pimenta em outras civilizações. Uma teoria defende que as pessoas adicionavam pimenta à comida para eliminar as bactérias. Nesse sentido, estudos mostram que os temperos se desenvolveram mais em regiões quentes do planeta, que são as mesmas onde os micróbios estão mais presentes;
  • E se você pensava que comer mais pimenta faria a ardência diminuir, está enganado. Estudos apontam que não é que a queimação diminui, mas sim a pessoa que se acostuma e parece gostar da sensação.
Fonte: Mega Curioso



Juazeiro do Norte (CE): Jovem foi morto com 17 tiros de pistola no bairro Socorro

Um homem que respondia por porte ilegal de arma de fogo e já tinha sido vítima de um atentado à bala há exatamente seis meses, foi assassinado com 17 tiros de pistola por volta das 23h30min desta quinta-feira em Juazeiro do Norte. O crime aconteceu na Rua Monsenhor Juviniano Barreto, nas imediações da Escola Padre Cícero (Bairro Socorro), onde a polícia esteve após ser avisada sobre estampidos diversos de arma de fogo.

O jovem Luiz Marcílio da Silva Brito, de 30 anos, chegava em casa na sua motocicleta Honda C100 Biz de cor verde, ano 2002, e placa HXV-1049, inscrição do Ceará, quando foi alvejado a tiros. Tudo indica que dois homens estavam de tocaia nas proximidades do Memorial Padre Cícero e fugiram provavelmente em uma Honda CB 300 de cor amarela após os disparos. Uma equipe do SAMU ainda esteve no local, mas não houve tempo para socorro.

A polícia isolou a área enquanto aguardava o rabecão a fim de conduzir o corpo para necropsia no IML (Instituto Médico Legal), sendo que a vítima estava com R$ 1.240,00 no bolso. Foi o terceiro homicídio de março e o 30º do ano em Juazeiro do Norte. Marcílio tinha sido preso certa vez na tarde do dia 12 de fevereiro de 2013 , no cruzamento das ruas São Paulo e São Francisco, no centro de Juazeiro, em uma moto Honda CBX 250 Twister de cor amarela com um revolver, calibre 38 municiado.

Já no dia 14 de setembro, ainda do ano passado, foi vítima de um atentado à bala. Por volta das 17h30min de um sábado, ele passava no cruzamento da Avenida Carlos Cruz com a Rua Frei Ibiapina (Bairro Pio XII), quando foi alvejado com um tiro nas costas, cujo projétil transfixou o abdômen. A autoria foi atribuída a dois homens que se aproximaram em uma moto, sendo que Marcílio foi socorrido por populares para o Hospital Regional do Cariri, a fim de ser submetido a uma cirurgia com resultados favoráveis.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Aécio Neves, pré-candidato à Presidência, tenta bloquear buscas na internet

A Justiça negou um pedido do senador Aécio Neves, que queria obrigar buscadores a bloquear resultados de buscas relacionados à sua pessoa. Pré-candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio tem o nome vinculado a desvio de dinheiro durante sua gestão como governador de Minas Gerais e ao uso de entorpecentes.

Segundo a Folha de S.Paulo, a Justiça já havia decidido contra o senador sobre o caso do desvio, então ele entrou com recurso e pedido de liminar. Foi derrotado novamente, mas o mérito do processo ainda está em análise.

A ação mira Google, Yahoo e Bing, onde aparecem notícias que o acusam de responder por desvio de verbas da Saúde em MG – são mais de 20 mil links. O senador pede a remoção dessas informações e de mais 19 termos.

O Google diz no processo que Aécio "parece 'sensível' demais às críticas sobre sua atuação" e que é impossível remover o conteúdo sem interferir em outras buscas relacionadas ao senador. Mesmo assim, avisa a empresa, mexer nisso implica em vistoriar o conteúdo antes que ele apareça nos resultados, algo visto pela empresa como atentado à liberdade de expressão.

O outro caso, iniciado em 2013 e que liga o tucano ao uso de entorpecentes, corre em segredo de Justiça. Ele pede providências contra comunidades e perfis que tratam do assunto.

Fonte: Olhar Digital



Chuvas mantêm estável volume dos reservatórios no CE

Mesmo com o acúmulo das precipitações caídas durante o mês de fevereiro, somados aos índices de pluviometria já registrados durante os primeiros dias do mês de março, o volume de água na maioria dos reservatórios hídricos monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) ainda apresenta níveis preocupantes. Atualmente, o estado acumula cerca de 5,5 bilhões de metros cúbicos de água, o que representa 29,85% de sua capacidade total.

Apesar das chuvas que caíram nos últimos dias, o volume dos reservatórios não apresentou aumento significativo. No entanto, conforme o órgão gestor, as chuvas contribuíram para manter o volume nos reservatórios estável nos últimos 30 dias.

Segundo o último levantamento realizado pela Cogerh, das doze bacias monitoradas pela Companhia, apenas as bacias do Salgado e do Alto Jaguaribe registram aumento em relação as suas capacidades. Devido às chuvas que atingiram o estado no período de fevereiro até a primeira semana do mês março, a bacia do Alto Jaguaribe conseguiu receber boa recarga hídrica. Atualmente, encontra-se com cerca de 46% de sua capacidade. O açude do Muquém, localizado em Cariús, foi o que atingiu maior percentual de recarga, até o momento.

Hoje, o reservatório apresenta 56% de sua capacidade, cerca de 28 milhões de m³. Outro equipamento que também recebeu bom volume hídrico devido às chuvas do período foi o açude de Orós, que está com volume superior a 1 bilhão de m³, correspondentes a 52% de sua capacidade de armazenamento.

A situação verificada na bacia do Salgado também aponta sinais de melhoria. Em janeiro deste ano o volume apresentado era de 22% da capacidade total, o que representava cerca de 108 milhões de m³. Com as chuvas que têm caído com maior frequência na região Sul do Estado, o volume acumulado na bacia cresceu para 28% da capacidade, ampliando para 138 milhões de m³, um índice 6% maior em relação ao início do ano.

O açude de Lima Campos é o que aponta maior recuperação hídrica. O volume de água armazenada no reservatório é de 42,18 milhões de m³, o que significa 63,54% de sua capacidade. Já o açude Olho d´Água, em Várzea Alegre, ampliou sua capacidade para 58,58% e acumula cerca de 12,3 milhões de m³, enquanto que o Junco, em Granjeiro conseguiu atingir 50,64% de armazenamento, o que corresponde a cerca de 1 milhão de m³.

Os dados da Cogerh mostram, ainda, que a bacia hidrográfica que apresenta a situação mais delicada é a Bacia dos Sertões de Crateús, que está com 3,25% da sua capacidade total. Contudo, as chuvas que atingiram a região nos últimos dias proporcionou um aumento significativo na Barragem do Batalhão, que passou de 60 mil m para 620 mil m.

Outra região que apresenta uma situação mais delicada no abastecimento é a da Bacia do Curu, onde está localizado Canindé, o qual a Cogerh considera como a situação mais crítica no abastecimento em todo o Ceará.

O órgão de gerenciamento, no entanto, afirma que, para as duas regiões apontadas já há soluções emergenciais sendo adotadas, entre as quais está a construção de adutoras emergenciais. Conforme a Cogerh, para atender à região de Canindé será construída uma adutora de montagem rápida interligando o açude General Sampaio à sede do município, numa extensão de cerca de 50 km.

Já no caso da região de Crateús, a Companhia informou que será construída uma adutora de montagem rápida a partir do açude Araras, com extensão de cerca de 150km. O prazo para execução das obras é de 90 e 120 dias, respectivamente. O prazo inicia após a assinatura das respectivas ordens de serviços.

Racionamento
A Cogerh também informou que, devido à gravidade da situação em Canindé, já foi adotado o racionamento de água na região, o que não compromete a segurança hídrica do município, segundo o órgão. Informa, ainda, que todos os municípios do Ceará terão a sua segurança hídrica garantida e que todos os cenários estão sendo trabalhados, inclusive com aporte zero.

Ontem, voltou a chover no interior do Estado. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), houve registro em 94 municípios. As maiores precipitações aconteceram em Quixeré (58mm), Amontada (50mm), Pentecoste (50mm), Ibaretama (49mm), Irauçuba (48mm), São Gonçalo do Amarante (47mm), Trairi (45mm), Maranguape (40mm), Paracuru (38mm) e Limoeiro do Norte (37,7mm).

Juazeiro decreta emergência
Os estragos ocasionados pelas chuvas que caíram neste município nas últimas semanas levaram a administração de Juazeiro do Norte a decretar estado de emergência na manhã de ontem. O decreto é válido por um período de dois meses, podendo ser prorrogado por mais 30 dias.

A ação foi adotada após o gestor do município, Raimundo Macedo, ter realizado vistoria em algumas artérias localizadas nos bairros Betolândia, Novo Juazeiro, Tiradentes, Frei Damião, Antônio Vieira e São José, onde foram constatadas a existência de diversos estragos ocasionados pelas precipitações. Em alguns bairros, inclusive, as vias praticamente desapareceram devido o surgimento de buracos de grandes proporções.

Com o estado de emergência, a intenção do município é criar uma força-tarefa para que os trabalhos de recuperação dos locais danificado sejam imediatamente inciados.

"Nós vamos realizar licitações para contratação de empresas que possam nos fornecer manilhas e telhas, e demais materiais que não estejam disponíveis no estoque da Prefeitura, para darmos celeridade as obras de recuperação", informou Raimundo Macedo.

No bairro Novo Juazeiro, moradores da Rua Raimundo Sobreira Rocha estão preocupados com a situação em que a artéria se encontra. A intensidade da chuva caída no início da semana, cerca de 100mm, fez com que o solo, que não possui qualquer tipo de canalização para o escoamento das águas, acabasse sendo arrastado por quase toda a extensão da via, gerando um enorme buraco no local.

Bombeiros
Cinco pessoas de uma mesma família, uma delas uma criança de 10 anos de idade, acabou ficando sem condições de sair de casa durante a madrugada do último domingo, e parte da manhã de segunda-feira, por causa da quantidade de água formada em frente a residência da família. O Corpo de Bombeiros foi acionado. Para que os moradores pudessem sair do local, foi necessário quebrar uma parede localizada no fundo do imóvel.

A Secretaria de Infraestrutura do município informou que já começou a elaborar um mapa das ruas da cidade que necessitam de recuperação em regime de urgência.

Conforme o secretário Akiro Menezes, que responde pela pasta, máquinas, equipamentos e trabalhadores estão sendo deslocados para prestar atendimentos às áreas mais afetadas.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a sede do município já registrou cerca de 416mm de chuvas no período de 1º de fevereiro até o dia de ontem. Os dados representam um aumento na ordem de 43,8% em relação à média histórica de precipitações na área do levantamento, conforme a Fundação. A expectativa de mais chuvas é por parte dos agricultores que dependem do inverno para plantar

Mais informações
Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (85) 3218.7020

Fundação Cearense de Meteorologia (85) 3101.1117

Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte
Av. Ailton Gomes Alencar, S/N - Bairro Franciscano
Telefone: (88) 3511.3512

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

"Cansei de ser rico", diz professor ao se divorciar de mulher bilionária

O  professor de matemática Tony Hawken, 57, se divorciou da megaempresária Xiu Li, 51, por estar "cansado" de ser rico.

Segundo o jornal Daily Mail, o casal inglês entrou para a lista dos bilionários do jornal Sunday Times após Li projetar shoppings centers em abrigos chineses espalhados em diversos países, em 2011, o que rendeu uma fortuna estimada em 1,1 bilhão de libras (ou cerca de R$ 4,318 bilhões, de acordo com a cotação do Banco Central do dia 12 de março de 2014).

Desde então, Hawken se sentia "desconfortável" com os novos hábitos da mulher. Li chegou a gastar 900 libras em uma garrafa de vinho, enquanto o marido cultivava a vida simples de antes de ser rico, como comprar livros de lojas de caridade, evitar roupas de grifes e comer em lanchonetes.

"Tudo isso me deixou desconfortável, porque eu não tenho esse hábito. Eu não gosto de gastar muito dinheiro", disse o professor ao site The Times.

Com a separação, Hawken ficará com "apenas" 1 milhão de libras, mas afirma que será o suficiente para ele. Ainda de acordo com o Daily Mail, o único arrependimento do inglês é não ter se separado antes, decisão que foi adiada pelo filho do casal, William, agora com 17 anos.

Nos mais de 20 anos juntos, Hawken afirma que eles passaram a maior parte do tempo distantes, principalmente quando a mulher se envolveu mais intensamente com os negócios. Atualmente, ela possui 22 centros comerciais e é presidente do time de futebol Guizhou Renhe, que está em terceiro lugar na Super Liga chinesa.

Fonte: UOL



Sem Barbosa, STF absolve Cunha da pena de lavagem e o livra de regime fechado

Por seis votos a quatro, o STF (Supremo Tribunal Federal) votou pela absolvição do ex-deputado João Paulo Cunha (PT-SP) da acusação de lavagem de dinheiro, livrando o réu de cumprir pena em regime fechado. O ministro Joaquim Barbosa, presidente da Corte, não participou da sessão e, portanto, não apresentou seu voto. O ministro só apareceu depois, quando a sessão já estava em andamento.

O relator Luiz Fux foi a primeiro a votar a favor da manutenção da condenação por lavagem, sendo seguido por Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Celso de Mello. Os ministros Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, os mais novos no STF, abriram a divergência e votaram pela absolvição. Os dois foram seguidos por Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello, que mantiveram os mesmos votos apresentados no julgamento em 2012.

No julgamento em 2012, Cunha foi condenado por corrupção passiva, peculato (desvio de dinheiro público) e lavagem de dinheiro a 9 anos e 4 meses em regime fechado. Na condenação por lavagem, Cunha recebeu quatro votos favoráveis, condição que lhe permitiu ter um novo julgamento somente para esta acusação.

Com a absolvição de hoje, a pena final de Cunha foi reduzida a 6 anos e 4 meses em regime semiaberto, no qual o detento pode, mediante autorização judicial, passar o dia fora da prisão, desde que trabalhe ou estude, e retornar à noite. Quando a pena supera a 8 anos, o regime é fechado.

Cunha está preso preso no Complexo Penitenciário da Papuda desde o mês passado.  Ele renunciou ao mandato parlamentar logo após ir para a cadeia.

A exemplo do que aconteceu na reanálise das acusações por formação de quadrilha, os votos de Barroso e Zavascki foram decisivos no julgamento de lavagem de dinheiro. Os dois não participaram do julgamento em 2012 e foram nomeados após aposentadoria dos ex-ministros Cezar Peluso e Ayres Britto, que votaram pela condenação de Cunha por lavagem.

Além de Cunha, a Corte irá analisar os últimos recursos de mais dois réus: João Cláudio Genú, ex assessor do PP, e Breno Fischberg, ex-sócio da corretora Bônus-Banval. Se concluir o julgamento dos recursos, o Supremo pode encerrar nesta quinta o julgamento do mensalão.

Mulher de Cunha sacou o dinheiro
Cunha era presidente da Câmara dos Deputados à época do escândalo do mensalão (2003-2004) e foi acusado de ter recebido R$ 50 mil para fechar contratos de publicidade entre a Casa e a agência de Marcos Valério, operador do esquema. Em seu lugar, o ex-deputado mandou a sua mulher retirar o dinheiro, em espécie, em uma agência do Banco Rural em Brasília.

A Procuradoria Geral da República entendeu que, com isso, Cunha tentou ocultar o fato e o acusou de lavagem de dinheiro.

A defesa dele, porém, nega que tenha havido tentativa de esconder o recebimento do dinheiro. Para o advogado Pierpaolo Bottini, o fato de a mulher de Cunha ter assinado um recibo no banco demonstra que não houve indício de ocultação. O defensor argumenta ainda que o saque não pode ser compreendido como lavagem, e sim com uma continuação do crime anterior, de corrupção passiva.

Para Fux, "não faltam elementos de que Cunha sabia estar se valendo de esquema ilegal de dinheiro."

Fux afirmou que o "crime de corrupção já havia se consumado antes do saque no Banco Rural" e, portanto, o saque por intermédio da mulher de Cunha não seria continuação deste crime, mas um novo delito, o de lavagem. "O recebimento do dinheiro, por debaixo dos panos, na clandestinidade, é um mal, por si só, apto a receber censura penal autônoma."

Já Barroso disse que "não foi produzida prova de que o participante tenha participado do esquema de lavagem de dinheiro ou que tivesse ciência da origem do dinheiro", disse Barroso.

"O crime de lavagem de dinheiro é a conduta de ocultar ou dissimular a origem ou a procedência de dinheiro proveniente de ilícito penal. Quando os fatos ocorreram, somente o produto de determinados crimes listados em lei poderiam ser objeto de lavagem de dinheiro", explica Leandro Sarcedo, advogado criminalista, que acompanha a sessão do STF na redação.

Lewandowski, por sua vez, afirmou que não há provas de Cunha tinha ciência da origem ilícita do dinheiro para querer praticar a lavagem de dinheiro. "Não é possível que essa Corte aceite o bis in idem, ou seja, que o réu seja punido duas vezes pelo menos fato delituoso."

Cunha escapa de regime fechado
O julgamento desse recurso, chamado de embargos infringentes, teve início há duas semanas, quando os ministros do Supremo ouviram advogados e a acusação. Na sessão de hoje, o ministro Luiz Fux, relator desses recursos, dará o seu voto e os demais magistrados deverão votar em seguida.

Só tem direito a esse recurso quem tiver sido condenado por um placar apertado, em que recebeu ao menos quatro votos pela absolvição. Esse recurso tem o poder de rever o tamanho das penas impostas e até reverter a condenação, como aconteceu há duas semanas, em que oito réus acabaram absolvidos do crime de formação de quadrilha, entre eles os ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino.

Na ocasião, o presidente do tribunal, ministro Joaquim Barbosa, criticou os colegas e, em tom de desabafo, disse que "se sentia autorizado a alertar a nação brasileira de que este [a absolvição] é apenas o primeiro passo" para mudar o resultado do julgamento do mensalão.

Fonte: UOL 



STF manda União indenizar Varig por congelamento de tarifas

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (12), por maioria de votos (cinco a dois), que a União deve indenizar a companhia aérea falida Varig pelo congelamento de tarifas durante o Plano Cruzado, entre 1980 e 1990. Para a maioria dos ministros, as medidas econômicas para conter a inflação prejudicaram a empresa, que foi à falência, causando prejuízos aos funcionários.

A decisão foi tomada pelo plenário na análise de um recurso da União contra decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que estabeleceu que a Varig tinha direito à indenização de R$ 2,3 bilhões (em valores de 2002, ainda não corrigidos).

O valor atualizado, segundo a União, é de R$ 3 bilhões, mas, segundo a Varig e ex-trabalhadores da empresa, a quantia corrigida pode superar os R$ 6 bilhões.

O dinheiro deve ser usado para o pagamento de dívidas trabalhistas individuais e com o fundo de previdência Aerus, que reúne ex-funcionários e aposentados pela Varig. A falência foi decretada em 2010.

Quando o processo no Supremo transitar em julgado (ainda cabem embargos de declaração para esclarecer a decisão), a Justiça Federal de Brasília deverá fazer os cálculos sobre a quantia atualizada. Depois, a Vara de Falências do caso Varig vai definir quem tem prioridade para recebimento dos valores.

Só sete dos 11 ministros do Supremo votaram sobre o tema. Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski foram favoráveis à indenização à extinta companhia aérea. O presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, e Gilmar Mendes ficaram vencidos.

Três ministros se declararam impedidos, ou seja, não se consideraram isentos para julgar o caso: Dias Toffoli, que atuou como advogado-geral da União no caso, e Luiz Fux e Teori Zavascki, que já analisaram o tema quando atuavam como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Fux foi favorável à decisão de indenizar a Varig e Teori, contrário. Além disso, o ministro Marco Aurélio Mello não compareceu à sessão desta quarta.

O caso está na Justiça há mais de 20 anos - em 1993, a Varig entrou com ação na Justiça do Distrito Federal para ser indenizada. Desde então, o processo passou pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e pelo STJ - ambos reconheceram o direito da Varig.

O julgamento no STF começou em maio do ano passado, quando a relatora do recurso, ministra Cármen Lúcia, votou pela indenização à Varig. Na ocasião, o debate foi adiado por um pedido do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo, para analisar melhor o caso.

A Varig alegou ao Supremo que "a diminuição do seu patrimônio líquido seria decorrente da política de congelamento tarifário vigente, no país, de outubro de 1985 até janeiro de 1992, instituída pelo denominado Plano Cruzado, do que adviria a responsabilidade da União pelos danos que a comprometeram."

A Advocacia Geral da União defendeu no STF que a União não poderia ser condenada "por exercer legitimamente uma de suas funções típicas, de regular o serviço público em prol de toda coletividade, de toda sociedade".

A Procuradoria Geral da República concordou que "toda coletividade sofreu prejuízos" com o Plano Cruzado e que a Varig não deveria ser indenizada.

A favor da indenização
Em maio do ano passado, a relatora Cármen Lúcia entendeu que, ao congelar as tarifas, o governo atuou de forma "imperativa" e prejudicou o direito de funcionários da Varig.

Ao falar novamente sobre o tema nesta quarta, a ministra destacou que, embora as medidas dos planos econômicos tenham sido lícitas, houve um prejuízo financeiro à Varig e isso deve ser reparado. Segundo Cármen Lúcia, como concessionária de serviço público, a Varig foi obrigada a cumprir o tabelamento de preços e acabou prejudicada. "Houve quebra do equilíbrio econômico-financeiro. Ônus de um lado e serviço a ser prestado de outro."

Os ministros Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski destacaram também que não caberia ao Supremo reavaliar provas já analisadas pelas instâncias inferiores.

"Entendo que o dano causado à Varig restou comprovado nos autos, em perícia, nas instâncias ordinárias, e no Supremo Tribunal Federal essa matéria não pode ser revista", ressaltou Lewandowski.

Magistrado com mais tempo de atuação na Corte, Celso de Mello, frisou que as medidas tomadas pela União foram responsáveis pela situação da Varig. "Houve de maneira explícita a ocorrência de responsabilidade civil da União quanto aos prejuízos sofridos pela Varig."

Contra a indenização
Ao votar nesta quarta, Joaquim Barbosa destacou que beneficiar a Varig seria "partilha de prejuízo de empresa privada por toda a coletividade".

"A ação foi protocolada muito antes da revelação do estado de penúria dos fundos dos aeronautas. Em uma época em que ia tudo muito bem para a Varig. A perspectiva de pagamento de indenização pleiteada na ação sobre a qual versa o recurso serviu como garantia contra a má gestão da companhia", destacou Barbosa.

O presidente do Supremo destacou que, no caso da Varig, a quebra da empresa parece ser fruto de má gestão. "Parece lícito especular que o que pode ter ocorrido foi a dificuldade em ajustar perfil da companhia com o crescimento das concorrentes sem que os gestores tenham conseguido manter os reflexos no custeio das operações internas."

Barbosa destacou que, caso a Varig fosse beneficiada, outras empresas também deveriam ser indenizadas por conta das medidas do governo federal para estancar a inflação. "Por que indenizar apenas uma companhia se todas as demais empresas brasileiras se submeteram aos efeitos dessa medida de natureza econômica?"

O ministro Gilmar Mendes concordou: "O boteco da esquina e a birosca da Maria fariam jus a um tipo de indenização em face do estado. Isso levaria à responsabilidade universal", ressaltou.

Fonte: G1



Juazeiro do Norte (CE): Jovem é preso pela 15ª vez, sendo esta por arrombamento

A polícia prendeu pela 15ª vez o jovem Gilvan Henrique dos Santos Andrade, de 19 anos, residente no bairro Triângulo em Juazeiro do Norte. Ele já foi levado para a delegacia por diversas práticas de furtos e portes ilegais de arma de fogo, facas e até pistolas de brinquedos com as quais praticava assaltos. Pela madrugada, ele foi localizado no cruzamento das ruas São José e Alencar Peixoto no centro da cidade.

Segundo militares do Ronda do Quarteirão, o mesmo tinha arrombado um Fiat Uno de cor prata furtando do interior do mesmo um macaco e várias ferramentas. No último dia 4 de março, ele tinha sido preso pela última vez no cruzamento das ruas Todos os Santos e Perpetua Carneiro da Cunha (João Cabral). Na oportunidade, o garoto andava com uma faca na cintura.

Histórico
No dia 16 de janeiro de 2011, tinha 17 anos quando foi apreendido no cruzamento da Avenida Castelo Branco com a Rua Farias Brito (João Cabral), juntamente com F. E. M., de 17 anos, após furtarem um aparelho DVD de uma casa na Avenida Paraná. No dia 27 de maio do mesmo ano, foi apreendido na Rua Socorro Norões Mota (Triângulo) com uma escopeta de fabricação caseira na cintura. Ele ainda tentou esconder, mas não deu tempo.

Já no dia 3 de julho de 2012, Gilvan tinha 18 anos e era a 11ª prisão ao tentar assaltar um ônibus com arma de brinquedo. Naquela data, passageiros do coletivo que fazia a linha Centro/Triângulo tentaram linchar o rapaz, mas foram impedidos pela polícia. Quando entrou no ônibus, anunciou o assalto e um passageiro notou que a arma era de brinquedo imobilizando o rapaz que ainda foi espancado.

No dia 6 de fevereiro deste ano, no cruzamento das ruas Delmiro Gouveia e Rui Barbosa (Bairro Santa Tereza), Gilvan voltou a ser preso. Segundo militares do Ronda do Quarteirão, ele estava armado com uma faca e surgiram denúncias de que tentava praticar assaltos. Foi um dos primeiros procedimentos feitos na Delegacia Regional de Polícia Civil com este já sendo maior de idade.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Inflação oficial acelera em fevereiro, puxada por educação, diz IBGE

A inflação ganhou força em fevereiro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – que mede a inflação oficial do país, por ser usado como base para as metas do governo – acelerou para 0,69% em fevereiro, após ter avançado 0,55% no mês anterior. Em fevereiro de 2013, a taxa foi de 0,60%.

O que mais pesou sobre o desempenho da inflação oficial foi o grupo de gastos com educação, cujos preços subiram 5,97%, influenciados pelo aumento do valor das mensalidades dos colégios. Nos cursos regulares, o avanço foi de 7,64%, "o maior impacto individual", segundo o IBGE. Nas mensalidades dos cursos diversos, como de idioma e informática etc, a alta foi de 5,95%.

Na sequência, entre os maiores impactos está o exercido pelo grupo alimentação e bebidas, cuja alta passou de 0,84% para 0,56% de janeiro para fevereiro. Mesmo apresentando resultado inferior ao de janeiro, exerceu o segundo maior impacto sobre o IPCA.

O desempenho foi influenciado pelos preços dos alimentos comprados para consumo dentro de casa. A variação passou de 0,90% para 0,22%. O leite longa vida, por exemplo, ficou mais barato (-3,65%), mas, em compensação, os preços de hortaliças e verduras subiram 11,42%.

"Os alimentos foram responsáveis por conter o índice geral. Parte dos itens mais sensíveis, como as hortaliças e o tomate, foi afetada pela falta de chuva no mês de janeiro e isso causou um impacto também nos índices", disse Eulina Nunes dos Santos, da Coordenação de Índices de Preços.

Influenciado pelos preços de aluguel, que subiram 1,20%, e de condomínio, que tiveram alta de 0,80%, o grupo habitação registrou variação maior em fevereiro, passando de 0,55% para 0,77%.

Também mostraram avanços acima das taxas de janeiro os grupos saúde e cuidados pessoais (de 0,48% para 0,74%) e comunicação (de 0,03% para 0,08%). O grupo artigos de residência apresentou variações maiores: de 0,49% para 1,07%.

Os outros grupos mostraram taxas negativas em relação a janeiro: vestuário (de -0,15% para -0,40%) e transporte (de -0,03% para -0,05%), com destaque para as passagens aéreas, que ficaram 20,55% mais baratas.

Rio e Brasília
No ano, de janeiro a fevereiro, o IPCA acumula alta de 1,24%, abaixo da variação do mesmo período de 2012, quando ficou em 1,47%. Já nos últimos 12 meses, o índice ficou em 5,68%, acima dos 5,59% relativos aos 12 meses anteriores.

A  maior variação do IPCA no mês partiu da região metropolitana do Rio de Janeiro (1,07%) e a menor, de Brasília (-0,12%).

"Os serviços continuam aumentando além da inflação, como os alimentos consumidos fora do domicílio, que sobem mês a mês acima da própria inflação. Brasília tem uma estrutura de consumo mais rica de passagens aéreas. Elas têm um peso grande. Como as tarifas estão mais baratas, isso puxou o índice pra baixo", disse Eulina Nunes dos Santos.

INPC
Também divulgado nesta quarta-feira, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou variação de 0,64% em fevereiro, depois de subir 0,63% em janeiro. No ano, a variação é de 1,27% e, em 12 meses, de 5,38%. Em fevereiro de 2013 o INPC foi de 0,52%.

Fonte: G1



Frases e gestos marcam primeiro ano de pontificado do papa Francisco

Em um ano, o papa Francisco marcou presença com algumas frases e gestos que já se tornaram célebres, criticando a mundanidade e mostrando sua proximidade com o homem comum.

O papa marca presença também por seu gosto pelas multidões, seus gestos espontâneos com relação aos enfermos, aos deficientes que são carregados para que ele os beije. O padre deve saber "levar o carinho de Deus", diz Francisco, que não hesita em brincar, colocar uma criança no papamóvel, tirar o solidéu branco para colocar um novo, ofertado por um fiel, vestir uma camisa de futebol ou compartilhar um chimarrão.

Ele alterna gestos simples e gestos fortes como quando lavou, em 29 de março, os pés de 12 detentos - dentre os quais dois muçulmanos - ou quando ele liderou, em 7 de setembro, um dia de jejum pela paz na Síria.

O Santo Padre telefona e escreve de punho próprio para dezenas de pessoas. A ponto até de, às vezes, pegar seus interlocutores desprevenidos: como as religiosas de um convento espanhol que receberam uma ligação sua no ano novo, confusas por não terem atendido o telefon

Confira algumas frases que marcaram o 1º ano de pontificado do papa Francisco:

1) Em 16 de março de 2013, ele diz para a imprensa: "Como eu queria uma Igreja pobre, feita para os pobres!".

2) Em 17 de março, durante seu primeiro Angelus, ele convida ao "perdão" e à "misericórdia": "Um pouco de misericórdia deixa o mundo menos frio e mais justo". "Nós não devemos ter medo da bondade, nem da ternura".

3) Em 28 de março, ele pede aos padres que se dirijam às periferias, onde há mais sofrimento, onde o sangue é derramado". Os padres "não devem ser colecionadores de antiguidades", nem "funcionários públicos". Quando aos bispos, não são nem "apologistas, nem cruzados", "eles devem se impregnar do odor de seu rebanho".

4) Em 17 de abril de 2013, durante missa em Santa Marta: a Igreja "não deve ser uma babá que nina uma criança para que ela durma".

5) Em 8 de maio de 2013, ele convida milhares de religiosas a uma "castidade fecunda (...) A pessoa consagrada é uma mãe, deve ser mãe e não uma solteirona".

6) Em 8 de julho de 2013, durante viagem a Lampedusa, ele chama atenção para o drama dos migrantes que atravessam o Mediterrâneo: "a cultura do bem-estar nos torna insensíveis aos gritos do próximo" e "culmina numa globalização da indiferença".

7) Em 29 de julho, no avião que o levava de volta à Itália após sua viagem ao Brasil, ele diz para a jornalista brasileira Ilze Scamparini: "se uma pessoa é gay e procura Jesus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?"

8) Em 4 de outubro de 2013, ele denuncia o "perigo da mundanidade": " o cristianismo sem a cruz, sem Jesus, sem despojamento é como uma confeitaria, um lindo bolo".

9) Em 26 de novembro de 2013, ele denuncia a especulação financeira: "uma nova tirania invisível impõe leis de uma maneira unilateral e implacável".

Fonte: Correio Braziliense



Empresa incomoda aeromoças ao solicitar uso de uniforne mais curto

O novo uniforme da japonesa Skymark Airlines está causando polêmica entre as aeromoças. A empresa, que voava apenas com aviões da Boeing, irá inaugurar ainda este ano uma rota com o Airbus A330. Para comemorar a novidade e promover a marca, a Skymark estreou um uniforme mais curto para as funcionárias que trabalharão nas novas aeronaves.

Segundo o site The Japan Times, o uniforme ganhou críticas da Federação Japonesa de Aeromoças, que faz parte do sindicato dos aeroviários do país. O grupo afirma que a roupa é inapropriada para o trabalho das mulheres, que inclui agachar-se e esticar o corpo para alcançar os compartimentos mais altos. Em uma nota publicada no dia 25 de fevereiro, a entidade disse estar preocupada que o novo comprimento possa causar problemas como assédio sexual. "Além disso, (Skymark) está tratando as mulheres como produtos, já que sua propaganda é atrair consumidores com esse uniforme", diz o texto.

Ao Japan Times, um porta-voz da empresa afirmou que as mulheres não estão sendo tratadas como produtos. "O A330 será usado pela primeira vez no Japão pela Skymark. O interior da aeronave é muito confortável, com mais espaço entre aos assentos. Queremos que as pessoas saibam disso, então adotamos esse desing de uniforme", disse. Ele também garantiu que a empresa não recebeu nenhuma reclamação direta da federação.

O vestido com menor comprimento deve ser usado apenas por seis meses, começando no dia 31 de maio. Durante uma coletiva de imprensa na última sexta-feira (7/03), Shinichi Nishikubo, presidente da empresa, afirmou que eles receberão seis aeronaves até o final do ano.

Fonte: Época Negócios


AddThis