Barro (CE): Pneus de caminhão-pipa doado pelo governo são roubados

Bandidos levaram na manhã desta sexta-feira (28) rodas e pneus de um caminhão- pipa doado recentemente ao município de Barro, distante cerca de 544 km de Fortaleza, pelo Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O veículo estava estacionado no pátio de um posto de combustíveis, de onde foi retirado por volta das 6 horas da manhã, conforme demonstrado pelo disco tacógrafo do veículo, recolhido por policiais civis que investigam o caso, e levado as imediações do sítio Xique-Xique, onde foi encontrado posteriormente.

Ao todo, foram levadas 11 rodas e pneus do caminhão-pipa, além de um rádio toca CD extraído do interior do veículo. O local de onde o caminhão-pipa foi retirado recebia segurança de uma empresa privada contratada pelo posto de combustíveis. Porém, ninguém no local sabe dizer quem ou em qual horário o caminhão foi retirado do estacionamento.

A notícia do roubo do caminhão foi recebida pelo prefeito do município, Neneca Tavares, por volta das 7 horas da manhã. “O motorista do caminhão foi quem me avisou. Ele chegou em minha casa dizendo que o caminhão não estava no local onde havia sido estacionado na noite anterior e que poderia ter sido roubado”, conta o gestor, informando que após receber a notícia entrou em contato com o destacamento da Polícia Militar em Barro solicitando ajuda. “Também pedimos que houvesse apoio por parte da 3ª Companhia da Polícia Militar, em Brejo Santo, e para a delegacia de Polícia Civil, em Aurora, na tentativa de ampliarmos o raio de busca desse caminhão”, disse.

Neneca Tavares explicou que o caminhão-pipa pernoitava no estacionamento do posto porque a garagem municipal não comporta receber mais veículos. “Não há mais espaço na garagem. Desse modo, há veículos que pernoitam em equipamentos do município, como o Hospital Santo Antônio, e, no caso de maquinários de grande porte, alguns eram estacionados no pátio do posto”, comentou.

Após as primeiras diligências, o veículo foi localizado nas imediações do sítio Xique-Xique, cerca de 1 km da sede do município. No local foram encontrados calços de madeira utilizados para manter o veículo travado enquanto os pneus e as rodas eram retiradas do caminhão-pipa. “A ação foi realizada nas primeiras horas da manhã. Os calços ainda apresentavam sinais de corte recente”, observou o prefeito de Barro.

Policiais Rodoviários Federais também compareceram ao local onde o veículo foi encontrado, as margens da BR 116, para dar apoio nas diligências. Uma barreria foi montada pela polícia do vizinho estado da Paraíba, nas imediações do município de Cajazeiras, devido a proximidade entre as duas cidades. Por volta do meio dia o veículo foi transportado para o destacamento da Polícia Militar no município, de onde seguirá para ser periciado em Brejo Santo, mesmo local onde o Boletim de Ocorrência (BO) será lavrado ainda na tarde de hoje.

Após a realização do BO, uma cópia do documento será encaminhada a Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Ceará, responsável pela realização de entrega do equipamentos aos municípios beneficiados, para que o seguro seja acionado.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Barbalha (CE): Destaques do Ano 2013 são agraciados

A Divulgue Publicidade realizou brilhante solenidade do PRÊMIO BARBALHA EM DESTAQUE 2013, entregando certificados aos diversos segmentos representativos da sociedade barbalhense, como: indústrias, lojas, profissionais liberais, políticos, imprensa e outros setores que foram escolhidos pela população.

De acordo com o diretor presidente da DIVULGUE PUBLICIDADE, Gilberto Rocha, 900 questionários foram lançados as mãos do povo, sendo devolvidos 637 questionários preenchidos com a opinião popular apontando os melhores do Ano 2013. Detalhe que merece ser exaltado, a pesquisa foi registrada em cartório como forma de lisura e transparência do trabalho realizado pelo senhor Gilberto Rocha.

A solenidade que reuniu os mais diversos segmentos representativos da sociedade da barbalhense aconteceu no Espaço Flores & Festa Buffel, com animação de Maninho e Banda.

Por compromissos outros agendados, o professor e radialista, João Hilário Coelho Correia, foi representando por Silva Neto, que em nome do agraciado enalteceu o evento, agradeceu a generosidade do povo pela escolha e, parabenizou a todos os agraciados da noite.  

Foi uma noite muito agradável, alegria estampada no semblante dos agraciados, familiares e amigos.

A Divulgue Publicidade está de parabéns pela realização do evento, de parabéns também o povo que com sabedoria apontou com avaliação e juízo próprio os Destaques do Ano 2013.

Silva Neto

Fonte: Diário do Cariri



Chuvas isoladas estão previstas no Carnaval

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) divulgou a previsão para os dias de Carnaval na manhã de ontem. Segundo o órgão, nos dois primeiros dias, sábado e domingo, poderá chover na faixa litorânea e no sul do Estado, em função da atuação de um Cavado de Altos Níveis (CAN) sobre parte do Nordeste brasileiro, o que deverá favorecer à ocorrência de chuvas isoladas no sul do Ceará. Na faixa litorânea, há possibilidade de chuvas isoladas devido à influência da brisa terrestre.

Nos dois dias seguintes, segunda e terça-feira de Carnaval, a Zona de Convergência Intertropical favorecerá a ocorrência de chuvas no norte e centro do Estado. "A tendência é que ocorram chuvas nesses dois últimos dias de Carnaval na região Centro Norte, por influência de um ramo da Zona de Convergência Intertropical e nas demais regiões podem ocorrer chuvas isoladas", informa Dayse Moraes, meteorologista do órgão.

Nesta semana, houve uma redução nos índices pluviométricos e no número de municípios. Nas últimas 24h choveu em apenas 10 municípios do Estado, sendo a maior chuva registrada em Penaforte, na região sul, com 26mm. Mesmo sem ser generalizado, pois ocorreram precipitações isoladas, no Estado observa-se um veranico na maioria das regiões. Nesse período, o Cariri foi a região mais beneficiada.

A redução nos índices pluviométricos se deu devido ao afastamento do ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuvas no Estado, provocando uma redução na ocorrência de precipitações. A situação de veranico é confirmada pelas Funceme, que considera como característica do fenômeno a ausência de chuvas por um período acima de 10 dias.


Autoridades e trabalhadores rurais se preocupam com a ocorrência de veranicos, pois temem o prolongamento da seca, que já dura praticamente três anos. Sem chuvas suficientes, a situação ficará crítica na maioria das regiões, desde a safra, à água para animais e o abastecimento humano, atualmente a principal preocupação.

Nos Sertões de Crateús e Inhamuns, na maioria dos municípios já se registra em torno de 12 dias sem chuvas, fato que desanima a população. A falta de chuvas e o forte calor voltaram nos últimos dias, após alguns dias de precipitações e clima mais ameno na primeira quinzena do mês.

Para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crateús, a realidade de falta de chuvas e ocorrência de veranico preocupa e desanima os trabalhadores no campo. Estão apreensivos com a ausência de precipitações praticamente em todo o município.

"Já são 12 dias sem chuvas em quase todo o município. A situação é alarmante. Estamos muito preocupados. Quem plantou em dezembro colheu um pouquinho, quem plantou em janeiro e começo de fevereiro, corre risco de perder, se passar mais dias assim. E nos reservatórios a situação é mais crítica ainda", lamenta Maria de Fátima Marques, presidente do Sindicato.

O presidente da Defesa Civil de Crateús, Teobaldo Marques, lamenta o atual quadro e informa que o município continuará envidando esforços para encontrar maneiras de amenizar os efeitos da estiagem.

SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Sua saúde: Aprenda a preparar sucos energético e detox, indicados para quem vai curtir o Carnaval

O Carnaval, que começa oficialmente nesta sexta-feira (28), é sinônimo de festas, diversão e, de vez em quando, alguns exageros. Para evitar que a folia traga muitos prejuízos ao organismo, a nutricionista Bruna Burti, da equipe Alessandra Luglio, dá dicas para aproveitar as comemorações sem passar dos limites.

Durante o Carnaval, os foliões perdem bastante líquido, por isso, o primeiro passo é manter a hidratação em dia. Além da água, boas opções são água de coco e sucos de fruta natural. Quem gosta de bebidas alcoólicas não precisa abrir mão do hábito, mas, para evitar exageros, é importante intercalá-las com água. Outro cuidado imprescindível é se alimentar antes de cair na folia e, se você vai passar muito tempo fora de casa, leve lanches práticos, como barras de cereais, mix de castanhas, frutas secas ou desidratadas.

A boa notícia é que sucos práticos, saborosos e nutritivos podem ajudar a manter o organismo em dia durante e depois da folia. “Além de dar um sabor especial às bebidas, a água de coco possui diversos benefícios para a saúde e é considerada um isotônico natural por ser rica em sais minerais, como sódio e potássio”, sugere Maria Fernanda Cortez, nutricionista da Salad Creations. Abaixo, veja as receitas de suco energético e suco detox.

Suco energético
Ingredientes: 200 ml de suco de laranja; 50 g de manga; e 20 g de beterraba.
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador.

Receita fornecida pela nutricionista Bruna Burti, da equipe Alessandra Luglio

Suco detox
Ingredientes: 50 g de abacaxi; 50 g de couve; 5 g de gengibre; ½ limão; 200 ml de água; e gelo.
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador.

Receita fornecida pela nutricionista Bruna Burti, da equipe Alessandra Luglio

Fonte: Terra



Alerto o Brasil que este é só o 1º passo, diz Barbosa após absolvição no STF


Após o STF (Supremo Tribunal Federal) absolver nesta quinta-feira (27) oito réus do mensalão da acusação por formação de quadrilha, o ministro Joaquim Barbosa fez um desabafo antes do intervalo da sessão. O presidente da Suprema Corte criticou os pares e, indiretamente, a presidente Dilma Rousseff, ao afirmar que se formou no tribunal uma "maioria de circunstância".


"Sinto-me autorizado a alertar a nação brasileira de que este é apenas o primeiro passo. Esta maioria de circunstância tem todo tempo a seu favor para continuar nessa sua sanha reformadora", disse. "Essa maioria de circunstância [foi] formada sob medida para lançar por terra todo um trabalho primoroso, levado a cabo por esta corte no segundo semestre de 2012", disse o ministro.

Quando fala em maioria circunstancial, Barbosa refere-se à nomeação dos ministros Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, indicados por Dilma para os lugares de Ayres Britto e Cezar Peluso, que em 2012 votaram pela condenação dos réus por formação de quadrilha. Barroso e Zavascki tiveram entendimento diferente dos antecessores e foram decisivos para absolver os réus.

Apesar de negar publicamente que irá se candidatar a algum cargo nas eleições de 2014, Barbosa teria recebido o convite do PSB para disputar uma vaga no Senado. Nos bastidores, comenta-se que o presidente do STF está cansado e pode deixar a Corte. Pela lei, Barbosa pode deixar o cargo até seis meses antes das eleições (abril) caso queira disputar algum cargo.

Por 6 votos a 5, o STF (Supremo Tribunal Federal) absolveu, em sessão nesta quinta-feira (27), oito réus do mensalão do crime de formação de quadrilha. Com isso, a pena do ex-ministro José Dirceu e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares serão diminuídas e ambos vão deixar o regime fechado e ir ao semiaberto.

Hoje, apresentaram seus votos os ministros Teori Zavascki e Rosa Weber, que inocentaram os réus desta acusação,e Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Joaquim Barbosa, que votaram pela manutenção da condenação. Ontem (26), Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski já haviam votado pela absolvição.

Além de Dirceu e Delúbio, o ex-presidente do PT José Genoino, os publicitários Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz e os ex-dirigentes do Banco Rural Kátia Rabello e José Roberto Salgado estão sendo julgados novamente pela acusação de formação de quadrilha e terão as penas diminuídas.

Crítica a Barroso e Zavascki
Em seu discurso, Barbosa criticou Barroso e Zavascki, os mais novos integrantes da Corte, por apresentarem cálculos em seus votos para demonstrar que a pena dos oito réus foi exagerada. "Ouvi argumentos tão espantosos como aqueles se basearam simplesmente em cálculos aritméticos e em estatísticas totalmente divorciadas da prova dos autos, da gravidade dos crimes praticados e documentados nos autos dessa ação penal", criticou, referindo-se aos votos dos novatos.

"Ouvi até mesmo a seguinte alegação: 'Eu não acredito que esses réus tenham se reunido para a prática de crimes'. Há duvidas de que eles se reuniram? De que se associaram? E de que essa associação perdurou por mais três anos? E o que dizer dos crimes que eles praticaram e pelos quais cumprem pena?", questionou o presidente da Corte.

Em seguida, Barbosa afirmou que era claro o papel que cada um desempenhava no esquema. Para o magistrado, o ex-ministro José Dirceu "se manteve na posição de líder e organizador da quadrilha até que o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) veio a público denunciar a quadrilha."

"Conforme se demonstrou fartamente", foi Dirceu "que encaminhou os deputados interessados para que recebessem a propina mediante agendamento com os réus Delúbio Soares e Marcos Valério", disse. "Não havia dúvida ainda do papel exercido por José Genoino como 'preposto' de José Dirceu no Partido dos Trabalhadores", acrescentou o presidente da Corte.

Ele disse ainda que Delúbio foi a "referência" dos parlamentares para saber "quanto receberiam, a data e o local" e que Valério foi a "fonte de todo o dinheiro ilícito", o "canal por onde circulou o dinheiro ilícito usado para distribuir aos deputados"

Ao encerrar sua sustentação, Barbosa disse que "esta é uma tarde triste para o STF". "Com argumentos pífios foi reformada, jogada por terra, extirpada, do mundo jurídico, uma decisão plenária sólida, extremamente bem fundamentada, que foi aquela tomada por este plenário no segundo semestre de 2012."

"Maior farsa da política"
Celso de Mello, o decano da Corte, também fez uma sustentação em tom de desabafo. O ministro disse que "quadrilha poderosa", "visceralmente criminosa", "se apoderou do governo".

Segundo o magistrado, que votou pela condenação de todos os réus por formação de quadrilha, houve "plena configuração do crime de quadrilha". "Os integrantes desta quadrilha agiram com dolo de planejamento, divisão de trabalho e organicidade."

O ministro ironizou declarações das defesas e apoiadores dos condenados, que acusam o julgamento do mensalão de ser "a maior farsa da história" da Justiça.

"A 'maior farsa da historia política brasileira' residiu, isso sim, nos comportamentos moralmente desprezíveis, cinicamente transgressores da ética republicana de delinquentes travestidos então da condição de altos dirigentes governamentais políticos e partidários, que fraudaram despudoradamente os cidadãos dignos de nosso país", declarou.

O decano encerrou sua fala dizendo que os réus do mensalão "nada mais são que meros e ordinários criminosos comuns".

Fonte: UOL



Carnaval 2014: Várzea Alegre traz talento das escolas de sambas

O som dos tamborins e dos tambores ecoam na zona rural deste município. A bateria da Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro (Esurd) fez o último ensaio geral nesta semana. Passistas e músicos da Escola de Samba Mocidade Independente do Sanharol (MIS) também concluíram ensaio. O clima é de alegria e de expectativa nas duas agremiações para o Carnaval que começa hoje.

Neste sábado à tarde haverá o desfile da Escola Mirim Mocidade Independente do Sanharol (MIS), um projeto sociocultural que tem por objetivo incentivar crianças e adolescentes na prática musical e na dança.

"É um programa que cresce a cada ano, atendendo centenas de jovens", disse um dos fundadores da MIS, Dakson Aquino. Amanhã, a partir das 18 horas, começa o desfile da Esurd, agremiação fundada em 1963 por um grupo de agricultores, moradores do sítio Roçado de Dentro.

Neste ano, a escola traz para a avenida o tema "Minha vida é andar por esse País". Serão 14 alas, 600 passistas e dois carros alegóricos para retratar a temática que fala do retirante, viajante, bandeirante, andarilho, do cangaço, do turista, hippie e do parqueiro e circenses.

A diretora da Esurd, Creuza Lima, promete muitas surpresas esse ano. "Com certeza, o público vai adorar", disse. Fez questão de citar o refrão do samba enredo deste ano, de autoria da pesquisadora Dayse Diniz: "Esurd é amor, é paixão, que explode dentro do peito, contagiando meu coração". No barracão da Escola, operários dão os últimos retoques nos carros alegóricos e um grupo de mulheres aprontam as últimas fantasias.

A Escola de Samba Mocidade Independente do Sanharol (MIS) desfila na segunda-feira, 18h. Neste ano, a agremiação traz o tema sobre a Copa do Mundo de Futebol. Serão 17 alas, quatro carros alegóricos e uma bateria com 150 ritmistas. O samba enredo foi composto por Dakson Aquino, Fernando Souza e Júnior Clementino.

Mais informações
Secretaria de Cultura de Várzea Alegre
cultura@varzeaalegre.ce.gov.br
Rua Antônio Gonçalo Araripe, 260
(88) 3541.1548 / (88) 9999.4222

Fonte: Diário do Nordeste



Coelce abre 43 vagas de estágio. Saiba como se inscrever

A Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) abre inscrições, até o dia 13 de março, para processo seletivo de 43 vagas de estágio através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Podem concorrer estudantes do ensino médio, técnico e superior.

Informações sobre datas, locais e horários das provas serão divulgadas posteriormente no site da IEL.

Confira as vagas de estágio:

Ensino Médio: 06 (seis) vagas

Ensino Técnico: 06 (seis) vagas
Técnico em Eletrotécnica – Messejana 01 (uma) vaga
Técnico em Segurança do Trabalho – Caucaia 01 (uma) vaga
Técnico em Eletrotécnica – Joaquim Távora 04 (quatro) vagas

Ensino Superior: 31 (trinta e uma) vagas
Administração de Empresas
Ciências Atuariais
Ciências Contábeis
Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Informática, Análise de Sistemas.
Economia
Enfermagem
Engenharia de Produção
Engenharia de Telecomunicações
Engenharia Elétrica

Serviço

Fonte: O Povo



23 prefeituras cearenses cancelam Carnaval

Devido à seca que atinge o Interior, pelos menos 23 municípios não realizarão festas de carnaval em 2014. Enquanto 17 deles tiveram a iniciativa de cancelar as festividades, três acataram recomendação do Ministério Público Estadual e outros três tiveram contas bloqueadas pela Justiça.

Após fiscalizar os cofres das prefeituras, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) solicitou o detalhamento dos gastos de 44 prefeituras. Sete cidades, porém, optaram por cancelar a festa antes de receber o pedido do Tribunal: Aquiraz, Aurora, Farias Brito, Groaíras, Hidrolândia, Itapajé e Juazeiro do Norte.

A população de Aquiraz e Groaíras não ficará sem curtir o Carnaval. As prefeituras fecharam parcerias com empresas privadas, que realizarão os eventos nas cidades. Já Baixio, que havia desistido da festa, confirmou programação ontem.

Após o pedido de detalhamento do TCM, Itatira, Caucaia, Maranguape, Milhã, Umirim, Quixadá, Barro, Tamboril e Crato desistiram dos eventos. Já Icapuí, Senador Pompeu e Jaguaretama acataram recomendação do MPE, que pedia a não realização de carnaval nas cidades.

A Justiça teve que intervir em três municípios cearenses. Em Solonópole, R$ 212 mil foram bloqueados para pagamento da folha salarial dos servidores. Em Santa Quitéria, a verba de R$ 400 mil destinada a bandas foi suspensa, mantendo somente a apresentação de 10 blocos.

Morada Nova teve sua festa cancelada pela Justiça, que decretou a verba. A decisão atende a uma ação do MPE, devido à falta de atenção com as políticas prioritárias do Município.

Já o município de Maracanaú, desistiu do carnaval, ontem, alegando solidariedade à crítica situação de estiagem que vive o Estado e, também, pela questão da insegurança.

Detalhamento
Das 44 cidades convocadas pelo TCM a detalharem os gastos para o carnaval, sete ainda não prestaram informações até a manhã de ontem: Aracoiaba, Catunda, Ibiapina, Itarema, Jaguaruana, Jati e Senador Sá.

Na última quinta (27), o MP expediu uma recomendação à Prefeitura de Tauá pedindo comprovação de que os R$ 504 mil gastos no carnaval não sairiam dos cofres do Município, visto que a população enfrenta sérias dificuldades por conta da seca. A Prefeitura apresentou comprovante de que um convênio com o Ministério do Turismo.

Segundo a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), 62 municípios cearenses disseram que não deverão realizar festas de Carnaval. Das 130 cidades que responderam ao questionamento, pelo menos 60 cidades confirmaram a programação e outras oito se mantiveram indecisas.

Fonte: Diário do Nordeste



Governo anuncia aumento no salário de cubanos do Mais Médicos

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou hoje (28) um reajuste salarial de 25% para os profissionais cubanos que trabalham no Brasil por meio do Programa Mais Médicos. A partir de março, eles vão passar a receber US$ 1.245.

O salário dos cubanos, atualmente, consiste em US$ 400, pagos pelo governo brasileiro, e US$ 600, pagos pelo governo cubano e retidos em uma conta no país. O aumento anunciado pela pasta, portanto, é US$ 245, sendo que o valor total, a partir de agora, será pago no Brasil.

Segundo Chioro, a negociação com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e com o governo cubano para estabelecer o reajuste salarial já estava em andamento quando ele assumiu o comando da pasta, no início do mês de fevereiro. Houve, de acordo com o ministro, uma determinação da presidenta Dilma Rousseff para que o valor pago aos profissionais cubanos fosse revisto.

Chioro fez questão de ressaltar que não houve aumento dos valores repassados pelo governo brasileiro pela cooperação internacional. “Não vamos gastar um centavo a mais. Vamos continuar pagando o mesmo valor”, disse. O que houve, segundo ele, foi uma alteração nos valores acordados no contrato com o governo cubano.

Chioro rebateu a ideia de que o anúncio do reajuste seria uma resposta à pressão de médicos cubanos como Ramona Rodríguez, que abandonou o programa. “Não há, da nossa parte, nenhuma questão que envolva diretamente pressão dos próprios médicos cubanos, muito menos daquela profissional. Não é o que nos mobiliza. O que nos mobiliza é a necessidade de aprimorar.”

Atualmente, 7,4 mil médicos cubanos atuam no Brasil por meio do Mais Médicos.

Fonte: Agência Brasil



Começam inscrições do concurso para o Tribunal de Justiça do Ceará

As inscrições para o concurso do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-CE) começam nesta sexta-feira (28). Ao todo, são 238 vagas, incluindo as de formação de cadastro reserva, para cargos de analista judiciário e técnico judiciário para capital e interior. Os salários variam de R$ 3.980,17 a R$ 8.937,28.

As inscrições devem ser feitas no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), até 19 de março deste ano. As inscrições custam R$ 60 (nível médio) e R$ 100 (superior). As pessoas que têm direito à isenção devem preencher formulário disponível no site do Cespe/UnB, no período de 28 de fevereiro a 19 de março de 2014.

As provas objetivas e a discursiva para os cargos de nível superior terão a duração de cinco horas e serão aplicadas em 11 de maio, no turno da manhã. As avaliações objetivas e a discursiva para os cargos de nível médio terão a mesma duração e serão aplicadas na mesma data, no período da tarde.

Veja o edital do concurso AQUI.

Fonte: G1



'Mensaleiros' podem deixar prisão ainda este ano

A ficha criminal e a pena do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, dos ex-dirigentes do PT José Genoíno e Delúbio Soares e de outros cinco condenados pelo mensalão serão atenuadas, após a mais recente e polêmica decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Ontem, a Corte mudou o entendimento de 2012 e, desta vez, concluiu que os réus não formaram quadrilha na prática dos crimes. A novidade permitirá que Delúbio e Genoino deixem a prisão ainda em 2014; já Dirceu deverá se livrar da cadeia a partir de março de 2015.

A liberdade poderá ser concedida por causa do direito à “progressão de regime”, que permite aos condenados migrar do regime semiaberto para o aberto após cumprirem um sexto de suas punições. Como Genoino e Delúbio tiveram penas mais curtas (ver quadro), eles poderão pedir o benefício ainda este ano. Caso Dirceu consiga abater o tempo do castigo – através de trabalho, leitura de livros e outras condições – há chance de ele também se tornar apto à progressão em 2014.

A nova interpretação do STF gerou um turbilhão de críticas, acusações e opiniões sobre o caso, com duras declarações do presidente da Corte, Joaquim Barbosa, contrário à absolvição do crime de quadrilha. Barbosa disse que uma maioria “sob medida” foi formada e, com votos “pífios”, criou uma “tarde triste para o Supremo”. Ele se referia à posição dos dois novos ministros, Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, indicados pela presidente Dilma Rousseff (PT) e cujos votos foram favoráveis aos réus.

Qualidade das provas
Em meio ao clima de “Fla-Flu” da análise sobre o mensalão, especialistas em Direito Penal ouvidos pelo O POVO lançaram outras explicações para a nova postura do STF, baseados em pelo menos dois aspectos: as sutilezas em torno do conceito de formação de quadrilha e a qualidade das provas apresentadas.

O artigo 288 do Código Penal aponta que há formação de quadrilha quando um grupo se reúne com a finalidade de cometer crimes. “Os motivos da associação, na origem, é que determinam formação ou não de quadrilha. Se no decorrer de um grupo lícito as pessoas começam a cometer crimes, é outra coisa, não é quadrilha”, defendeu o presidente do Instituto de Direito ao Direito de Defesa, Fábio Tofic, de São Paulo.

Para o professor de Direito Penal da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Thiago Bottino, faltaram provas mais consistentes de que os envolvidos tenham se associado, originalmente, nesse sentido. “No mensalão, a prova de gestão fraudulenta era cabal, o STF teve votações quase unânimes. É diferente da prova da quadrilha. Algumas defesas alegaram que o cliente nunca tinha visto ou se encontrado com determinada pessoa. A prova da quadrilha precisa demonstrar que as pessoas estavam unidas para a prática de vários crimes”, explicou.

Saiba mais
Votaram pela absolvição os ministros Luís Roberto Barros, Teori Zavascki, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Optaram pela manutenção da condenação os ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes, Celso de Mello, Joaquim Barbosa e Marco Aurélio Mello.

Com a derrubada do crime de quadrilha, o “núcleo político” do mensalão cumprirá pena somente pelo crime de corrupção ativa.

A acusação de quadrilha foi o fio condutor da denúncia do Ministério Público. O então procurador-geral da República Roberto Gurgel usou várias vezes a palavra “quadrilha” e disse que Dirceu era “chefe” da associação criminosa.

No próximo dia 13 de março, o STF volta a se reunir para decidir se houve o crime de lavagem de dinheiro para três réus, entre eles o ex-deputado petista João Paulo Cunha. Com isso, o caso enfim deverá ser encerrado.

Fonte: O Povo


BPMA segue no combate à poluição sonora em Juazeiro do Norte e Crato

Equipes da CPA pertencentes ao Núcleo da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) de Juazeiro do Norte, seguem atendendo chamados e combatendo os crimes de perturbação ao sossego público. Nesta quarta-feira foram registradas duas apreensões, sendo uma delas por volta 23h30min na Avenida Paraná (Pirajá) em Juazeiro.

Os Cabos Herman e Hertz e o Soldado Moreira levaram para a delegacia o jovem Lázaro Soares de Figueiredo, de 23 anos, que estava com o som do seu carro em alto volume e causando poluição sonora. O veículo, um Corsa de cor prata e placas HXZ-8540, inscrição do Ceará, foi igualmente levado à delegacia com dois altos falantes de 15, quatro cornetas, dois twiters e um módulo.

Antes, por volta das 9 horas, o Sargento Bonfim, o Cabo Sobreira e o Soldado Sousa estiveram na Rua Padre Limeira (Bairro Muiriti) em Crato. Ali, Osmar Matias Figueiredo estava com um equipamento sonoro ligado acima do limite permitido quando foram registrados85 decibéis. Além dele foi conduzida para a delegacia uma torre de caixa de som.

Outro
Já no Conjunto São Raimundo em Várzea Alegre o vendedor José Donizete Viana, ali residente na Rua José Raimundo de Menezes, 47 estava com o som do seu veículo numa altura exagerada perturbando o sossego alheio. Ele e o seu Fiat Uno de cor vermelha e placas HUP-7794, que se encontrava estacionado na frente do imóvel, foram levados para a delegacia pelo Cabo Aírton e os Soldados Erivam e Santana. Os PMs pediram para baixar e este desobedeceu.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Incrível! Vídeo mostra como é fazer parte de um campeonato de Supercross

Ter um ponto de vista diferente pode mudar muita coisa em sua vida, sabia? O simples exercício de olhar uma coisa de um ângulo distinto já vai revelar novas impressões, sem dúvidas. E é por isso que os vídeos feitos com câmeras GoPro são um sucesso na internet: eles colocam a pessoa diante do computador em uma posição completamente nova.

O vídeo que você vai ver a seguir é um excelente exemplo disso, tanto que em certos momentos é bem provável que você sinta vontade de controlar as motos, como se estivesse jogando vídeo game. As imagens foram feitas pelos pilotos Ken Roczen e Ryan Villopoto, que contaram com câmeras presas a seus capacetes, em uma competição realizada há alguns dias.

O cenário é basicamente o de um evento de Supercross, só que tudo é exibido pelo ponto de vista dos pilotos das duas motos. Assista, preste atenção em como é essa experiência de ver algo comum de uma maneira diferente e depois nos conte o que você achou. Boa corrida!


Fonte: Mega Curioso


Dois homens sequestrados em Juazeiro do Norte foram executados sumariamente em Crato

Dois corpos foram encontrados despidos no início da tarde desta quinta-feira em meio a vegetação na Floresta Nacional do Araripe perto da divisa entre os estados do Ceará e Pernambuco. Eles estavam crivados de bala calibre 38 entre o pescoço e a cabeça até vestígios de massa encefálica no solo. As execuções sumárias estão envoltas em mistério e, segundo o perito criminal Antonio Barbosa, ocorreram de ontem para hoje.

Uma equipe do Ronda do Quarteirão de Crato, sob o comando do Capitão Marcus Alencar, esteve no local após a informação de populares sobre o achado dos cadáveres em meio a uma vegetação fechada. De acordo com o perito um aparenta algo em torno de 25 anos e outro aproximadamente 40 anos de idade. O local onde foram encontrados fica a uma distância de 22 km para o centro de Crato e o duplo homicídio foi praticado lá mesmo.

Os dois homens estavam de joelhos como se tivessem implorado aos seus supostos algozes para não serem mortos. Não havia qualquer objeto ou documentos que a eles pertencessem e até suas roupas foram levadas, pois estavam completamente nus. Os corpos foram trazidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro, onde compareceu uma mulher, no início da noite, se apresentando como advogada e apontou um deles como sendo “Márcio” que chegou a ser cliente seu.

O mesmo veio de São Paulo há algum tempo e já esteve preso em Juazeiro, enquanto o outro é um colega dele, mas não sabia o nome deste. Outra informação está relacionada com um seqüestro havido por volta das 21 horas desta quarta-feira após o arrombamento da casa onde os dois se encontravam no bairro Tiradentes em Juazeiro. O carro de um deles foi levado pelos assassinos, mas a probabilidade de latrocínio é descartada se encaminhando mais para vingança ou acerto de contas como móvel das execuções.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



'É uma tarde triste para o STF', diz Barbosa sobre absolvição de condenados

Por 6 votos a 5, o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou o crime de formação de quadrilha no processo do mensalão e beneficiou o ex-ministro José Dirceu (PT) e outros sete réus, que não terão suas penas aumentadas.

Pouco antes de proclamar o resultado julgamento, o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, disse que uma maioria "sob medida" foi formada e, com votos "pífios" criou uma "tarde triste para o Supremo".

"Esta é uma tarde triste para este Supremo Tribunal Federal, porque, com argumentos pífios, foi reformada, jogada por terra, extirpada do mundo jurídico, uma decisão plenária sólida, extremamente bem fundamentada, que foi aquela tomada por este plenário no segundo semestre de 2012. Peço vênia à maioria que se formou e voto pela rejeição dos embargos infringentes".

Barbosa também fez referência à nova composição da corte. No julgamento do mensalão 2012, dois ministros (Ayres Britto e Cezar Peluso) que foram favoráveis à condenação por quadrilha saíram e foram substituídos por Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, que votam pela absolvição do crime de quadrilha.

"Uma maioria de circunstância, formada sob medida para lançar por terra todo o trabalho primoroso levado a cabo por esta corte no segundo semestre de 2012 (...) [Agora] estão suscetíveis para o enquadramento do crime de quadrilha aqueles segmentos sociais dotados de certas características sócio-antropológicas. Aqueles que rotineiramente incorrem nos crimes de sangue ou patrimônio privado. Criou-se um novo determinismo social", disse.

Se a condenação fosse mantida, Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares deixariam o regime semiaberto de prisão, quando é possível trabalhar fora do presídio durante o dia, desde que exista autorização da Justiça, e seguiriam para o regime fechado.

Votaram pela absolvição os ministros Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Optaram pela manutenção da condenação os ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes, Celso de Mello, Joaquim Barbosa e Marco Aurélio Mello. Este último, no entanto, apesar de ter votado pela existência da quadrilha, considerou que as penas fixadas eram muita altas e reafirmou que elas deveriam ser baixadas para um patamar que levasse o crime à prescrição.

Penas
Com a derrubada do crime, o chamado núcleo político do mensalão, que além de Dirceu e Delúbio conta com o ex-presidente do PT José Genoino, cumprirá pena somente pelo crime de corrupção ativa. De acordo com advogados que atuam no caso, a derrubada da quadrilha tem um valor simbólico, uma vez que ela foi o fio condutor da denúncia do Ministério Público. Na última peça de acusação apresentada no processo, o então procurador-geral da República Roberto Gurgel usou a palavra "quadrilha" 42 vezes e disse que Dirceu era seu "chefe".

Nesta manhã, o primeiro a votar foi Zavascki. De acordo com ele, os condenados não se uniram, exclusivamente, para cometer crimes e atingir a paz pública – requisito para o crime de quadrilha. "Não se nega a ocorrência desses delitos, é difícil sustentar que o objetivo comum tenha sido a prática de todos aqueles crimes. Não está efetivamente a presença do dolo específica do crime de quadrilha, ou seja, a vontade livre de estar participando de ações do grupo", disse.

Assim como o ministro Luís Roberto Barroso, que ontem também votou pela absolvição dos réus, Teori era peça decisiva na análise dos recursos, uma vez que ele não participou da primeira etapa do julgamento. Depois do ministro, foi a vez de Rosa Weber proferir seu voto. Ela, que em 2012 foi a primeira a votar pela absolvição pelo crime de formação de quadrilha, manteve sua posição e a maioria foi formada, uma vez que os ministros Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Cármen Lúcia haviam antecipado seus votos – também pela derrubada de quadrilha– ontem.

Votação
Nesta manhã, o primeiro da agora corrente minoritária a votar foi Gilmar Mendes. Ele criticou o fato da composição da corte ter sido alterada em meio ao julgamento e insinuou que uma nova mudança pode acontecer para inocentar os condenados por outros crimes quando um recurso conhecido como revisão criminal for apresentado. "O julgamento se alongou e não precisava se alongar tanto. Dois colegas deixaram de integrar a corte. Quiçá no futuro, dali a pouco, a corte será várias vezes recompostas para a revisão do crime".

Apesar disso, o ministro disse que, como réus foram condenados e já cumprem pena por outros crimes, "o Brasil saiu fortalecido" do julgamento, uma vez que, em sua opinião, existia um projeto para transformar o STF numa "corte bolivariana".

A alteração da composição do Supremo também foi criticada no voto do ministro Marco Aurélio Mello. De acordo com ele, a mudança foi fundamental para a alteração do resultado da primeira etapa do julgamento. Para o decano – ministro com mais tempo de corte – Celso de Mello, o mensalão montou uma "sofisticada organização criminosa" composta de "delinquentes travestidos de altos dirigentes políticos e partidários" que nada mais são que "meros e ordinários criminosos comuns".

"É incompatível a afirmação, completamente destituída de base empírica, de que teria havido um isolado, transitório, ocasional e eventual concurso de pessoas. (...) Esse processo tornou claro que os membros da quadrilha, reunidos em verdade empresa criminosa, que se apoderou do governo, agiram com dolo de planejamento, divisão de trabalho e organicidade".

Novos recursos
Findo o julgamento da formação de quadrilha, o STF analisará, à tarde, três recursos que tratam do crime de lavagem de dinheiro. Apresentaram apelações o ex-deputado do PT João Paulo Cunha (PT-SP), o ex-assessor do PP João Cláudio Genu e o ex-sócio da corretora Bonus Banval Breno Fischberg.

A situação mais crítica é a de João Paulo. Condenado pelos crimes de peculato (desvio de dinheiro público) e corrupção passiva, está cumprindo uma pena de 6 anos de prisão. Se a condenação por lavagem for mantida, sua pena ultrapassará os 8 anos – chega a 9 anos e 4 meses– e o ex-deputado terá de deixar a prisão em regime semiaberto, quando é possível se trabalhar fora durante o dia, desde que autorizado pela Justiça, e ir para o regime fechado.

Fischberg e Genu, só foram condenados por lavagem. Por isso, se o crime for mantido, as penas serão convertidas em penas alternativas. Caso contrário, serão absolvidos e totalmente inocentados no mensalão.

Fonte: Folha.com



Operação do Carnaval envolve 4.479 policiais

Para garantir a segurança neste Carnaval, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disponibilizará efetivo extra de 2.888 policiais militares em todo o Estado, 400 a mais do que no ano passado. O Plano Operacional Carnaval 2014 foi divulgado, ontem, em coletiva à imprensa na sede do órgão. O efetivo foi distribuído de acordo com a demanda e a proporção da festa em cada município. Beberibe, por exemplo, um dos destinos mais procurados, receberá reforço de 178 policiais militares, Aracati 141, Paracuru 141, Cascavel 79, Camocim 50, Presídio 41 e Guaramiranga 20.

A operação envolve, ao todo, 4.479 homens, sendo 2.888 da Polícia Militar, 702 do Corpo de Bombeiros, 664 da Polícia Civil, 95 da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), 85 da Perícia Forense do Estado (Pefoce) e 45 da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e Coordenadoria Inteligência (Coin). Além disso, contará com 464 veículos, sendo 250 da Polícia Militar, 92 da Polícia Civil, 85 do Corpo de Bombeiros, sete veículos e quatro aeronaves do Ciopaer, que ficarão em Iguatu, Aracati, Sobral e Fortaleza. "Eles ficarão nesses pontos estratégicos para, no caso de necessidade, estarem em no máximo uma hora no local da ocorrência", esclarece.

Wilemar Rodrigues Júnior, secretário adjunto da SSPDS salienta que o serviço ordinário permanecerá normalmente com os trabalhos. Para dimensionar o quantitativo, o gestor explica que foi avaliada a demanda de todos os municípios. "Na nossa concepção é um efetivo suficiente para que a gente tenha um carnaval tranquilo", assegura.

Mesmo nos municípios onde a festa de Carnaval foi cancelada pelas prefeituras, a SSPDS manterá o efetivo de policiais. "Não vai ter o Carnaval promovido pelas prefeituras, mas certamente existirá alguma espécie de folia, por isso vamos manter os homens da Polícia Militar e, se for o caso, da Polícia Civil. O objetivo é garantir a segurança dos foliões". O secretário adjunto apela para que cada folião faça a sua parte brincando o período momino com responsabilidade.

Afogamentos
Com os excessos em bebidas alcoólicas, outra grande preocupação é com os afogamentos. João Carlos de Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros do Ceará informa que o efetivo da corporação foi otimizado, distribuído em todo o litoral cearense, que vai de Icapuí à Camocim.

"O reforço será naqueles municípios que costumam organizar grandes festas de Carnaval", afirma. Como os mananciais não estão com grande aporte de água, o efetivo será direcionado principalmente para o litoral.

No caso de crianças perdidas, pulseiras serão distribuídas pelo Corpo de Bombeiros para facilitar que seus pais as encontre. "Sempre reforçamos que os pais são os melhores guarda-vidas de seus filhos", destaca o comandante. Só na Capital, acrescenta, o efetivo do Corpo de Bombeiros será reforçado por 85 homens.

Para quem vai viajar, outro alerta que se faz é sobre a perigosa combinação de álcool e direção, que se configura em infração gravíssima, sob pena de multa e suspensão do direito de dirigir, além de retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado, e recolhimento do documento de habilitação.

LUANA LIMA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste


Crato (CE): Prefeitura acata orientação do TCM e não realizará Carnaval 2014

A Prefeitura Municipal do Crato tendo em vista a orientação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) não irá  realizar nenhum evento relativo ao Carnaval 2014.

O TCM em documento enviado ao Gabinete do prefeito, e assinado pelo presidente do órgão, Francisco de Paula Rocha Aguiar, recomenda a “não aplicação de recursos públicos em atividades carnavalescas, como o apoio financeiro às escolas de samba ou blocos de rua, a contratação de bandas e/ou trios elétricos destinados ao Carnaval 2014”.

Para o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos é importante cumprir a orientação do TCM, mesmo considerando que ainda acredita ser importante o fortalecimento dos festejos mominos em Crato.

O prefeito considera ainda que  a orientação do TCM, ao mesmo tempo procede, pois evita gastos desnecessários dos municípios cearenses, principalmente nesse momento de estiagem ainda vivido por homens e mulheres do campo.

A decisão do prefeito Ronaldo também leva em consideração que o Município deve  economizar para ter caixa para as contrapartidas de obras que serão executadas no ano de 2014.

Segundo Ronaldo Gomes de Mattos este ano o Município do Crato deve receber recursos na ordem de R$ 100 milhões e para executar as obras deve ter a contrapartida mínima de 10%, ou seja, R$ 10 milhões.

Além disso, a prefeitura vai executar obras e ações com recursos próprios como a construção da drenagem no Bairro Recreio, obra orçada em R$ 250 mil e uma antiga reivindicação da comunidade. Será feito também o Estudo de Impacto Ambiental que será enviado ao Governo do Estado para proceder a etapa final para reforma da Estrada de Santa Fé, com um custo aproximado em R$ 80 mil.

Administração atua com esquema de segurança nas ruas durante desfile de Bloco
Começa hoje a abertura dos festejos carnavalescos da cidade do Crato, com o desfile do Bloco das Virgens, um dos mais tradicionais do interior do estado. A agremiação reúne nas ruas da cidade, com a irreverência e humor dos participantes, cerca de 10 mil pessoas. Para isso, está sendo montando um forte esquema de segurança no trânsito e nas ruas da cidade, no intuito de prevenir acidentes e conter a violência.

A concentração do tradicional desfile das Virgens, que esse ano volta a sair do bairro Mirandão, será a partir das 15h em frente ao estádio Mirandão. O início do desfile do bloco está marcado para às 17h, percorrendo as avenidas Chagas Bezerra, Perimetral D. Francisco, Travessa Iguatu, Avenidas Padre Cícero e Teodorico Teles, Rua Almirante Alexandrino, Dr. João Pessoa, Monsenhor Esmeraldo, rua Ratisbona terminando no largo da Rffsa.

Segurança Pública e Demutran prontos para o carnaval do Crato
A Secretaria de Segurança Pública do Crato, através do secretário Francisco Bom Fim, informa a toda população cratense e caririense, que a secretaria esta preparada para realizar um trabalho de fiscalização e segurança durante todo o período do carnaval, e em particular para o desfile do Bloco das Virgens.

De acordo com o secretário de Segurança, aconteceu uma reunião com o comandante da polícia militar, Capitão Luciano, com o diretor da Guarda Municipal, Cezar Alves, com o diretor do Demutran, Alfredo Alencar, e com o organizador do evento, André Lacerda, onde ficou definido que a segurança será realizada por 40 Guardas Municipais, 15 Agentes de trânsito, 30 Policiais Militares, que estarão trabalhando exclusivamente para oferecer mais segurança aos participantes do desfile.

O Demutran e a guarda municipal estarão trabalhando 24 horas durante todo o período carnavalesco.

Contatos pelos telefones:
3521-7069 (Guarda Municipal)
3523-5232 (Demutran Crato)

Assessoria de Imprensa / PMC

Santana do Cariri (CE): Vereadores se confrontam durante sessão da Câmara

Os vereadores de Santana do Cariri, Gilvaneide Sisnando (PR) e João Cabral (PT), protagonistas de uma grande polêmica que acabou na delegacia com uma denúncia de agressão física e verbal, se confrontaram novamente na sessão da Câmara, na manhã dessa quinta-feira (27).

A vereadora Gilvaneide usou a tribuna para repercutir pronunciamento da deputada federal Gorete Pereira (PR-CE), na Câmara dos Deputados na quarta-feira (26). Gilvaneide foi além e disse que responsabiliza a prefeita Danielle Machado (PSL) Camara-de-Santanapelas ameaças de morte que, segundo ela, vem sofrendo. “Estou pagando um alto preço por denunciar o que está errado. Estou recebendo várias ameaças de morte,” disse a vereadora.

Para Gilvaneide, a ouvidora Ana de Abreu Machado e o vereador João Cabral (PT), são orientados pela prefeita para promover terrorismo, com sua pessoa, em retaliação divulgação das denúncias. “Quero dizer que as ameaças de morte não vão me calar,” afirmou a vereadora Gilvaneide. No pronunciamento, a deputada Gorete Pereira garantiu que formalizará a denúncia junto a Secretaria de Segurança do Estado.

Em seguida o líder da prefeita na Câmara, vereador João Cabral, usou a tribuna para dizer que a administração vem sofrendo um verdadeiro ataque por motivação pessoal. Sobre as acusações de ameaças de morte e agressões, o vereador disse que Gilvaneide terá que provar o que diz.

Quanto a compra do colorau, o líder da prefeita afirmou ser licita e disse que a administração apenas atendeu as necessidades do município. “O colorau deixa o alimento atrativos para as crianças,” disse o vereador, destacando uma operação matemática, onde diz que todo o colorau se resume a 250g por escola ao dia. Chegou a dizer que se dividido por cinco refeições, serão 50g por refeição. Para ele, nada de absurdo.

O vereador Vicente Brilhante (PSD) observou que não existe cinco refeições nas escolas do município e que a maioria é composta de café com leite, ou suco, com biscoito. “Então estão usando colorau até em lanche?” questionou o vereador Vicente.

Sobre o pronunciamento da deputada Gorete Pereira, o vereador João Cabral, disse que a deputada estava se metendo no que não lhe interessava. Ele cobrou as emendas prometidas e que jamais chegaram ao município. Para o vereador João Cabral o julgamento em curso contra a administração é prematuro. Segundo ele, tudo será esclarecido.

A sessão foi bem disputada por populares que ouviram atentamente o confronto dos vereadores. Um destacamento da Polícia Militar, solicitado ao município do Crato, esteve presente a sessão para garantir a segurança de todos.

TCM na cola
Enquanto a Câmara promovia o debate político sobre a crise que toma conta da administração, oito técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) visitavam as instalações de secretarias do município. Há a informação de que os técnicos já identificaram a compra de mais de 1 tonelada de colorau, além 1,6 toneladas de batata e 790 kg de alho. Os técnicos do TCM chegaram na terça-feira (25) e não se sabe quando devem deixar o município.

Secretária afastada
Outro fato que chamou a atenção de todos foi o anuncio de que a Secretária de Educação, Ana Sisnando, foi afastada do cargo e a prefeita pediu abertura de sindicância para apurar as denúncias de compra exorbitante de colorau e outros produtos.

O afastamento foi informado durante a sessão da Câmara, na quinta-feira, pelo secretário de Governo Eneas Nogueira Neto. Segundo ele a prefeita Daniele Machado decidiu sobre o afastamento a partir do momento que tomou conhecimento das denúncias.

Ainda, segundo o secretário, foi formada uma comissão para apurar o caso. A comissão terá 60 dias para concluir a investigação. Mesmo com o afastamento da secretária e a criação de uma comissão para investigar, o secretário disse que a administração não admite a possibilidade de haver irregularidade.

Madson Vagner

Fonte: Miséria



Leitores e foliões, que tal conferir algumas curiosidades sobre o carnaval?

O carnaval, assim como muitas outras festas celebradas pelo mundo — como o Natal e a Páscoa, por exemplo — tem suas raízes no paganismo. O costume surgiu na Grécia antiga por volta de 600 e 520 a.C. e, originalmente, era um festival celebrado na primavera durante o qual os gregos agradeciam aos deuses pela fertilidade e colheita farta.

Uma das muitas divindades honradas era Dionísio, o deus do vinho, e mais tarde os romanos acabaram adotando a mesma tradição para celebrar a Saturnália, quando também honravam a Baco, que era como o deus do vinho era conhecido em Roma. Durante esse período, as aulas nas escolas romanas eram suspensas, os escravos eram liberados e todo mundo saía às ruas para festejar.

Com respeito à origem da palavra “carnaval”, há quem acredite que ela surgiu do termo carrum navalis, que eram carros que transportavam homens e mulheres romanos nus em desfiles durante a Sarturnália. Outra possibilidade é que a palavra tenha se originado da expressão carnem levare — ou adeus à carne em latim —, já que as festas antecediam a quaresma, período durante o qual os cristãos não devem comer carne.

Fim da alegria
Voltando à antiguidade, as festividades, como você pode imaginar, eram regadas a muita bebida, e é claro que ocorria muita bagunça durante as celebrações. Com o surgimento do cristianismo, muitos dos costumes pagãos foram sendo incorporados pela nova religião, e a Igreja Católica, que também adotou a tradição, baniu os “atos pecaminosos” que ocorriam nas festas, substituindo a bebedeira e as orgias por rituais religiosos.

Isso ocorreu por volta do ano 590, e o carnaval só voltou a ser uma festa popular na Europa no século 16. Cada cidade e aldeia festejava à sua maneira, incorporando suas tradições e costumes locais. Os desfiles com máscaras e fantasias só foram surgir mesmo por volta do século 19, quando foram introduzidos pela sociedade vitoriana, e Paris foi a responsável por espalhar esse modelo de festa para o resto do mundo.

Origens no Brasil
Como se trata de um festival europeu, evidentemente quem trouxe o costume para o Brasil foram os imigrantes portugueses. Antigamente, entretanto, a “cara” do carnaval era muito diferente da atual, e os festejos eram inspirados na versão portuguesa, chamada Entrudo. A festa consistia em sair às ruas e encharcar uns aos outras com baldes de água, e também ocorriam verdadeiras guerras de lama e até comida que muitas vezes acabavam em confusão.

Com o tempo, a coisa foi ficando mais organizada e os festejos foram se tornando cada vez mais populares e, assim como ocorreu na Europa, vários elementos culturais foram sendo incorporados. Logo foram surgindo os desfiles nos quais as pessoas saiam às ruas fantasiadas e mascaradas, e foi só mais tarde — lá pelos séculos 18 e 19 — que os carros alegóricos fizeram suas primeiras aparições, assim como os blocos de carnaval.

Popularização da festa
No entanto, é um pouco complicado estabelecer exatamente quando foi que o carnaval brasileiro se transformou na festa mundialmente famosa que é hoje, especialmente o do Rio de Janeiro, sem desmerecer os das demais capitais! O samba mesmo, cuja música e dança são partes integrantes da festa, surgiu a partir de uma eclética mistura de ritmos e tem forte influência da cultura africana, trazida pelos escravos libertos que viviam na capital carioca.

O primeiro baile de carnaval do Brasil de que se tem notícia ocorreu no Rio de Janeiro em 1840, e o evento teria sido organizado por uma atriz italiana que desejava reproduzir o Carnaval de Veneza. O primeiro bloco foi fundado em 1855 por um grupo de intelectuais que incluía o escritor José de Alencar, e se chamava “Congresso das Sumidades Carnavalescas”. Nessa época, contudo, quem participava dos desfiles era a elite, e não o povão.

A primeira música composta especialmente para o carnaval foi de autoria de Chiquinha Gonzaga — com “Ô Abre Alas!” —, e foi criada para o cordão Rosas de Ouro, que desfilava pelas ruas do Rio durante as festas. Já o termo escola de samba surgiu no final da década de 20, quando o compositor Ismael Silva decidiu reunir os principais sambistas do bairro carioca Estácio, para formar uma roda de samba em frente à antiga Escola Normal.

Os quatro dias de festa que hoje marcam o calendário turístico da Cidade Maravilhosa só foram se consolidar a partir de 1963, quando a agremiação do Salgueiro desfilou ao som de um enredo sobre Chica da Silva. Com a popularização dos desfiles, na década de 70 os organizadores foram obrigados a estabelecer um limite de tempo para cada escola, e na década de 80 os desfiles foram transferidos das ruas para o Sambódromo, construído por Oscar Niemeyer.

Fonte: Mega Curioso



Carnaval 2014: Crato abre folia com as "virgens"

A folia de Momo começa logo mais à tarde neste município com o tradicional desfile do Bloco das Virgens pelas principais ruas e avenidas da cidade. O número de participantes este ano está previsto em cerca de 20 mil homens, segundo os organizadores do evento. Maior bloco carnavalesco do Interior cearense, as "Virgens do Crato", como é popularmente conhecido, existe a mais de 50 anos e continua atraindo a participação de empresários, políticos, profissionais liberais, agricultores, sindicalistas, representantes da terceira idade e até de crianças que, acompanhadas dos pais, fazem surgir novas gerações de adeptos da brincadeira.

Eles se vestem com roupas femininas, pintam as unhas, usam maquiagem e arrumam os cabelos. A maioria dos foliões não dispensa o uso do salto alto e, para muitos, a utilização de adereços, como colares, brincos e pulseiras, também é fundamental. Há, ainda, os que não abrem mão das perucas para incrementar as fantasias que, em alguns casos, são especialmente elaboradas, ou, então, alugadas em lojas especializadas.

Após alguns anos realizada em outro local, a concentração do Bloco das Virgens do Crato retorna neste ano às suas origens, a Praça do Mirandão, onde também será realizada uma partida de futebol com homens travestidos de mulheres. O jogo acontece as 15h30 e, após a partida, os atletas irão se incorporar aos demais integrantes do bloco para darem início ao desfile, previsto para acontecer a partir das 16 horas.

Antes, ainda na concentração, os foliões realizarão a escolha da Rainha das Virgens edição 2014. Para a escolha da vencedora, serão observados alguns critérios, como desenvoltura, simpatia e figurino.

Outra novidade no desfile deste ano é a proibição da presença de carros e motos acompanhando os foliões. Todo o percurso, segundo a organização, deverá ser feito a pé. O consumo de quaisquer bebidas não poderá ser feito através do uso de garrafas de vidro.

Os organizadores da festa também estarão atentos a todo e qualquer ato que possa ser considerado atentado ao pudor e garantem que, caso aconteça, será coibido de acordo com a legislação em vigor.

"Nós tomamos todas as precauções necessárias para que o desfile das Virgens do Crato aconteça dentro de um clima onde a brincadeira e a alegria prevaleçam", informa André Lacerda, um dos organizadores do bloco.

Mais informações
Bloco das Virgens do Crato
Telefone: (88) 9927.5717

Clube Recreativo Granjeiro
Telefone: (88) 3523.4445
Região do Cariri

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Maioria do STF absolve Dirceu e mais sete por formação de quadrilha

Com os votos dos ministros Teori Zavascki e Rosa Weber está formada a maioria no STF (Supremo Tribunal Federal) pela derrubada do crime de quadrilha, o que beneficia o ex-ministro José Dirceu e outros sete réus, que não terão suas penas aumentadas.

Se a condenação fosse mantida, Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares deixariam o regime semiaberto de prisão, quando é possível trabalhar fora do presídio durante o dia, desde que exista autorização da Justiça, e seguiriam para o regime fechado.

Com a derrubada do crime, o chamado núcleo político do mensalão, que além de Dirceu e Delúbio conta com o ex-presidente do PT José Genoino, cumprirá pena somente pelo crime de corrupção ativa.

De acordo com advogados que atuam no caso, a derrubada da quadrilha tem um valor simbólico, uma vez que ela foi o fio condutor da denúncia do Ministério Público. Na última peça de acusação apresentada no processo, o então procurador-geral da República Roberto Gurgel usou a palavra "quadrilha" 42 vezes e disse que Dirceu era seu "chefe".

Nesta amanhã, o primeiro a votar foi Zavascki. De acordo com ele, os condenados não se uniram, exclusivamente, para cometer crimes e atingir a paz pública – requisito para o crime de quadrilha.

"Não se nega a ocorrência desses delitos, é difícil sustentar que o objetivo comum tenha sido a prática de todos aqueles crimes. Não está efetivamente a presença do dolo específica do crime de quadrilha, ou seja, a vontade livre de estar participando de ações do grupo. É difícil afirmar que José Dirceu ou Genoino [núcleo político] tivessem se unido com o objetivo de praticar crimes contra o sistema financeiro [núcleo financeiro]. Parece inverossímil que Kátia Rabello ou José Roberto Salgado [núcleo financeiro] tenha se unido a agentes políticos com o objeto de cometer crimes de corrupção", disse.

Assim como o ministro Luís Roberto Barroso, que ontem também votou pela absolvição dos réus, Teori era peça decisiva na análise dos recursos, uma vez que ele não participou da primeira etapa do julgamento.

Depois do ministro, foi a vez de Rosa Weber proferir seu voto. Ela, que em 2012 foi a primeira a votar pela absolvição pelo crime de formação de quadrilha, manteve sua posição e a maioria foi formada, uma vez que os ministros Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Cármen Lúcia haviam antecipado seus votos - também pela derrubada de quadrilha - ontem.

A corte colherá agora os votos dos ministros que ainda não votaram e depois passará a analisar outros três recursos, contra o crime de lavagem de dinheiro. Apresentaram apelações o ex-deputado do PT João Paulo Cnha (PT-SP), o ex-assessor do PP João Cláudio Genu e o ex-sócio da corretora Bonus Banval Breno Fischberg.

A situação mais crítica é a de João Paulo. Condenado pelos crimes de peculato (desvio de dinheiro público) e corrupção passiva, está cumprindo uma pena de 6 anos de prisão. Se a condenação por lavagem for mantida, sua pena ultrapassará os 8 anos - chega a 9 anos e 4 meses – e o ex-deputado terá de deixar a prisão em regime semiaberto e ir para o regime fechado.

Fischberg e Genu, só foram condenados por lavagem. Por isso, se o crime for mantido, as penas, abaixo de 4 anos, serão convertidas em penas alternativas. Caso contrário, serão absolvidos e totalmente inocentados no mensalão.

Fonte: Folha.com



Crato (CE): Encontro reúne 18 coletivos

Num clima de descontração e diversidade foi realizado nesta ultima quinta-feira (dia 27), no auditório do Geopark Araripe encontro que reuniu ativistas e artistas de  18 coletivos, no I Encontro de Coletivos da Região do Cariri.

O objetivo do encontro foi propiciar o entrosamento dos grupos  e cada coletivo teve a oportunidade de apresentar o que pensam e o que fazem.  Intervenções urbanas, performances, produção cultural, ajuda comunitária, ativismo social e discussões  sobre  políticas públicas para cultura foram algumas das questões apresentadas no Encontro.

A intenção é que  esses encontros possam incentivar a  criação de uma rede colaborativa  de  ações  conjunta entre os coletivos.

O encontro foi uma iniciativa de grupos que  atuam no campo  da arte e da produção cultural.

Coletivos presentes no encontro
Coletivo Camaradas
Coletivo PECA
Coletivo Disse Não Disse
Coletivo Ensaio Aberto
Coletivo Foto Crato
Bando
Quadrilha Fotográfica
Vem Vai Ter Sorriso
Coletivo Café com Gelo
Philantropia Alternativa
União da Juventude Socialista
Levante Popular
Rua – Juventue Anticapitalista
Trilhas Cariri
Grupo de Performances Circenses
Trupe Zumba
Foobá
Cena Ativa

Fonte: Coletivo Camaradas



AddThis