P3 Midia

P3 Midia

Veja 12 dicas para equilibrar vida profissional e pessoal

Uma das perguntas da vida moderna é: seria possível equilibrar o sucesso no trabalho com o da vida pessoal?

Segundo Larissa Barber, professora assistente de psicologia na Northern Illinois University, o equilíbrio é muitas vezes usado como uma palavra para se “conseguir tudo o que você quer”.

Ao site Health.com, a profissional afirma que é preciso pensar cuidadosamente sobre os próprios valores e necessidades em ambos os lados.

A conselheira de carreira Erica Ravich reforça que é preciso saber se dividir com cuidados entre as duas coisas sem sacrificar a própria sanidade. Para isso, veja 12 dicas listadas pelo site.

Trabalhe de forma inteligente
1. Sincronize seus calendários
Envie seus compromissos pessoais para o mesmo calendário que contém as responsabilidades profissionais. “Dessa forma, você não vai se esquecer e vai trabalhar de forma mais eficiente ao longo do dia”, explica Ravich. Trate os dois calendários da mesma forma e lembre-se de sair da mesa na hora de se divertir.

2. Bloqueie seu tempo
Chegou uma tarefa em cima da hora? Adicione no calendário e ignores todas as outras distrações adicionais. “Desta forma, me dou limite e mantenho o foco”, diz Ravich. Não deixe que interrupções atrapalhem o fluxo de trabalho.

3. Esqueça os alertas
Um telefone apitando pode ser uma distração a mais, e você pode se tornar um viciado. Você também não precisa ficar conferindo todas aquelas atualizações do Facebook o tempo todo. “Se você tem que checar o telefone, faça em horários específicos”, indica Ravich, ressaltando que quem é mais focado é mais produtivo.

4. Aposte nas listas
Adicione até as tarefas mais simples na lista do que fazer ao longo do dia. Se você tem algo grande para fazer, quebre em pequenos pedaços para que você possa ver exatamente o que precisa para concluir. Psicólogos afirmam que este tipo de planejamento liberta a mente para que possa se concentrar no “aqui e agora”.

Mantenha-se em forma
5. Malhe
Segundo Ravich, a atividade física é uma forma de se manter energizado, focado e motivado. Tire o tempo que você merece para isso todos os dias. Isso demonstra respeito por si próprio e, consequentemente, autoestima mais elevada.

6. Exercite-se de manhã
Movimentar-se logo cedo garante energia e endorfinas antes do trabalho, e também previne o excesso de adrenalina antes da hora de se deitar.

7. Aproveite ao máximo o seu exercício
“Você realmente só precisa de 30 minutos, se ficar valer cada minuto”, indica Ravich. Ela recomenda exercícios que mexem com o corpo inteiro, como agachamentos, além de exercícios com o próprio peso corporal.

Proteja o seu tempo para a vida pessoal
8. Defina suas metas
Barber relaciona o equilíbrio da vida profissional e pessoal à vida financeira. Assim como o dinheiro, você tem uma quantidade limitada de tempo. “Conheça os seus valores, defina metas em relação a estes valores”, recomenda. Entenda como as responsabilidades individuais contribuem ou desviam você de seus objetivos.

9. Administre expectativas
Mesmo que você desligue o computador, pode sentir e-mails caindo na sua caixa de entrada. Barber recomenda uma conversa com seus parceiros de trabalho sobre as horas que você deve estar disponível e o quanto eles podem esperar de você. O mesmo serve para a família: certifique-se de quando realmente os seus filhos podem te interromper em um momento de trabalho.

10. Aprenda a dizer não
Dizer não significa impor limites, segundo Barber. Se uma atividade simplesmente não cabe na sua agenda, é hora de negar. Mesmo que você encontre tempo, é bom considerar se alguns compromissos estão de acordo com seus objetivos e valores.

Durma o suficiente
11. Prepare-se para o dia seguinte
Antes de pegar no sono, deixe pronto tudo o que vai precisar para o dia seguinte – lanches saudáveis, bolsa da academia, etc. Estar preparado pode te ajudar a relaxar mais rapidamente.

12. Esteja pronto para se deitar
Programe o alarme para sete ou oito horas antes de acordar, para que se lembre o quanto tempo tem para dormir. Tente também praticar algo relaxante, como ioga antes de se deitar, para que o corpo entenda que já  é hora de dormir.

Fonte: Terra

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis