Dez alimentos que não devem ser guardados na geladeira

Sua geladeira continua sendo indispensável, mas, em alguns casos, os alimentos devem ficar longe dela. Veja as dicas dos especialistas do jornal espanhol "ABC" para conservá-los melhor:

1- Tomate
Segundo Harold McGee, especialista em nutrição, o tomate perde sabor na geladeira, já que o frio faz com que ele interrompa seu processo de amadurecimento, que ressalta seu aroma e gosto. A baixa temperatura também rompe suas membranas e o deixa mais farinhento. A melhor opção nesse caso é colocar o fruto em um cesto fora da geladeira.

2- Batata
Guardar batata na geladeira faz com que o seu amido se converta em açúcar. Por isso a batata fica mais doce e farinhenta. A recomendação é guardá-la em uma sacola de papel. Por serem porosas, elas demoram mais para apodrecer. A apresentadora de TV americana Martha Stewart recomenda que elas fiquem em locais escuros e com boa ventilação. Durante o verão, é bom não demorar muito para consumi-las.

3- Pão
Colocar pão na geladeira faz com que ele fique duro e seco. O ideal é guardá-lo em um saco de pano. Se não for utilizar em breve, é melhor enrolar o pão em papel filme e congelar. Antes de consumir é preciso deixar que ele descongele totalmente. O mesmo não vale para o pão de forma. Contanto que ele esteja em embalagem de plástico, não há problema em deixá-lo na geladeira.

4- Abacate
Deixar o abacate em local escuro e fresco é a melhor maneira de conservá-lo. Na geladeira, ele estraga mais rápido, ficando com a casca escura e a polpa dura.

5- Frutas tropicais
Para banana, abacaxi e mamão, a geladeira só traz danos. Baixas temperaturas anulam as enzimas que fazem a fruta amadurecer, fazendo com que sua polpa fique pastosa e sua casca escureça com mais facilidade. A dica é, deixe as frutas em local fresco e com pouca luz. No verão, compre ou colha poucas e consuma o quanto antes.

6- Cebola
A umidade da geladeira faz com que as cebolas amoleçam e mofem mais rapidamente. Para que elas durem mais, é bom guardá-las em local fresco e seco. Ah, e longe das batatas. Cebolas e batatas juntas emitem um gás que acelera o processo de apodrecimento.

7- Alho
Na geladeira, pequenos brotos crescem rapidamente no alho, fazendo com que ele fique mole e mofe mais rapidamente. Para ter alhos frescos por mais tempo, o saco de pano, que também serve para o pão, é a melhor opção. Mantenha o saco em local fresco e seco.

8- Manjericão
O manjericão murcha rapidamente na geladeira, além de absorver os odores de outros alimentos ao redor. O melhor é guardar o ramo em um vaso com água, como se fossem flores. Se deseja guardar o ramo por muito tempo, Martha Stewart recomenda que ele seja fervido, batido e congelado em formas de gelo.

9- Mel
As características do mel, como baixa quantidade de água e grande concentração de açúcar e agentes antibacterianos, fazem com que este alimento não estrague facilmente. Não há necessidade alguma em colocá-lo na geladeira, onde ele se cristaliza facilmente.

10- Azeite de oliva
O melhor local para deixar o azeite é em sua embalagem, em local fresco e com pouca luz. O frio da geladeira faz com que ele condense rapidamente, formando uma pasta parecida com a manteiga e alterando seu sabor.

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis