Veja o que pode e o que não pode quando o assunto é forno micro-ondas

Você não precisa ser um gênio da cozinha para saber que um micro-ondas pode salvar a sua vida em diversos momentos. O que muita gente não sabe é que nem tudo pode ser aquecido nessa maravilha moderna. Então para evitar que você acabe tornando sua cozinha um ambiente perigoso, preste atenção nas dicas que daremos a seguir:

Recipientes
Tudo bem se você resolver esquentar um pouco de leite em um copo de vidro. Aliás, recipientes de vidro são especialmente recomendados para usar no micro-ondas – fica a dica. Além disso, pratos de papel também podem ir para o forno. Idem para guardanapos. É preciso que você preste bastante atenção e se certifique de que o guardanapo em questão não contém plástico em sua composição.

Cuidado com cerâmicas e, se insistir em usá-las no micro-ondas, escolha apenas as porcelanas. E é melhor que os pratos usados não tenham pinturas – se a tinta for metálica, poderá haver uma explosão.

Quanto aos recipientes feitos de alumínio, a dica é: não os leve ao micro-ondas! E ponto final. Idem para papel alumínio e qualquer coisa feita de metal. Também não é recomendável que você leve ao forno aqueles sacos de papel marrom, pois além de provocar fogo, eles podem emitir substâncias tóxicas para o alimento. A tinta e a cola presentes nesses sacos de papel podem emitir substâncias tóxicas quando expostas às micro-ondas do seu forno. Substitua o uso desse material por sacos próprios para esse tipo de cozimento.

Também está terminantemente proibido o uso de potinhos descartáveis, como os de iogurte, margarina e afins. Nada de sacolas plásticas, sacos de lixo, latas de produtos enlatados e papel filme.

Discutíveis
Os plásticos são polêmicos quando o assunto é o forno de micro-ondas. Muitas pessoas associam a utilização de recipientes plásticos ao aparecimento de alguns tipos de câncer. A verdade é que as pesquisas que buscam comprovar essas relações ainda não chegaram a resultados concretos, o que se sabe é que talvez o perigo não seja assim tão grande...

De qualquer forma, há recipientes plásticos próprios para serem utilizados no micro-ondas. Esses materiais já passaram por testes que avaliaram o poder de interferência no corpo humano. Então, na dúvida, compre materiais plásticos próprios para seres usados nesse tipo de forno. Não tem erro. É bom também que você se certifique de que esses utensílios não estejam quebrados, velhos e manchados, hein!

Materiais feitos de isopor e similares também são de uso questionável e, da mesma forma que os plásticos, é bom que você se certifique de que o recipiente em questão tem um aviso de que pode ser utilizado em seu forno, caso contrário, é melhor nem tentar.

Comidas e bebidas
Mesmo que alguns aparelhos já venham com todas as funções possíveis – de pipoca à bolo de caneca – é preciso saber que nem tudo pode ser preparado nesse tipo de forno.

Entre os itens que você pode preparar no micro-ondas estão: bacon (coloque uma vasilha sobre o prato, para que a gordura não espirre para todos os lados); pizza congelada; ovos (há recipientes específicos para cozinhar ovos nesse tipo de forno); batata; limão e laranja (para extrair mais suco deles); pipoca; vegetais (especialmente berinjela); sobremesas e infinitos outros produtos, exceto os que você vai ver a seguir.

A lista do que não preparar em um micro-ondas é relativamente pequena: nada de esquentar uvas no forno, elas pegam fogo; ovos sem o devido prato específico para eles (caso contrário, eles explodirão e você não vai gostar do resultado); pimentas secas e qualquer outro material seco – eles pegam fogo muito fácil.

É preciso ter cuidado extra quando o alvo da vez é a água que, quando fervida no micro-ondas, fica quente demais e pode explodir. Coloque um palito dentro do copo com água e evite que isso aconteça. E da mesma forma que você faz com os ovos, o recomendável é furar os itens que podem explodir devido à pressão interna, como é o caso das salsichas e batatas.

Outros usos do seu forno
Você sabia que colocar uma esponja molhada – sem detergente – no micro-ondas é uma boa forma de limpá-la? Se você preencher uma meia com grãos de feijão ou arroz e levá-la ao forno, terá uma bolsinha térmica.

Agora se o que você quer é limpar seu micro-ondas e tirar o cheiro da pipoca de queijo que você resolveu fazer há duas semanas, a dica é esquentar um copo de água com limão – isso garante que seu forno fique limpo e sem cheiros fortes. Nunca, nem por decreto, coloque uma esponja seca em um forno micro-ondas – a não ser que você seja piromaníaco e goste de brincar com fogo.

E aí, você gostou dessas dicas? Se você acha tudo isso inútil, é porque provavelmente ainda mora com mamãe e papai. Nesses casos, conte para a sua mãe tudo o que você descobriu. Ela vai amar.

Fonte: Mega Curioso

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis