Plantão Infotech: Conheça os sete pecados de quem vacila com a segurança na internet

O uso da internet exige cuidados. O mau uso da rede pode causar apenas uma pequena dor de cabeça (como receber toneladas de e-mails de spam) ou arruinar, literalmente, a vida de uma pessoa (caso das mancadas em redes sociais). Para ajudar o internauta "sem noção", o UOL Tecnologia elencou os principais "pecados" de quem vacila com a segurança no mundo virtual.

Deixar a conta de e-mail e de redes sociais logadas no computador
Prato cheio para a zoeira entre amigos, a mania de não efetuar logoff em redes sociais pode comprometer ao menos temporariamente) seu perfil no Facebook, por exemplo. Vez ou outra é possível verificar mensagens bem estranhas na página de pessoas de quem não esperaria essas postagens. O mais comum é que os amigos postem algo referente à orientação sexual da pessoa ou compartilhem fotos indecentes.

Com e-mail, a situação pode ser mais séria, pois é comum que haja informações importantes nas caixas de mensagens. Já imaginou alguém encaminhando para todas as pessoas da sua lista um cupom de desconto para motel? Ou mesmo alguma revelação bombástica (falsa) só para "brincar" com o colega?

Esquecer senhas
Se antes da popularização da internet o número de senhas era condicionado apenas à quantidade de cartões de banco, agora o usuário da rede tem de fazer malabarismo para lembrar-se da combinação de letras e números. Colocar só a data do aniversário não é recomendável, pois vai ser a primeira tentativa de descoberta de alguém mal-intencionado. A senha tem de ser complexa, porém fácil de lembrar. Neste link você encontra dicas que podem ajudar a criar senhas fortes e recordá-las.

Cadastrar e-mail em tudo quanto é canto
O internauta deve tomar cuidado com os cadastros que faz (tanto na internet como em cadastros físicos). Quanto maior o número de mensagens de promoção alguém recebe, outros e-mails (de pessoas) importantes podem passar despercebidos.  Além da alta quantidade de mensagens, há ainda o risco de receber e-mails com conteúdo malicioso.

Uma dica útil para quem gosta de receber e-mails de promoção é ter uma conta apenas para este fim, enquanto usa outra para assuntos pessoais e importantes (como envio de currículos, comprovantes de pagamento, etc).

Deixar a rede Wi-Fi aberta
O advento de dispositivos portáteis (smartphones, tablets e notebooks) fez com que muita gente comprasse um roteador para compartilhar internet banda larga. Mas por falta de informação (ou simplesmente preguiça), várias pessoas não colocam uma senha para dar acesso à rede.

Ao estabelecer uma combinação de letras e números nesses aparelhos, geralmente, o usuário também ativa algum tipo de criptografia, o que impede (ou dificulta) cibercriminosos de monitorarem o que está sendo visto pelos computadores daquela rede. Neste link há mais dicas de segurança para blindar uma rede sem fio.

Clicar loucamente em tudo que aparecer
Apesar de parecer genérico, o pecado em questão tem relação com o comportamento do usuário na rede. Uma das práticas comuns de infecção de vírus é por meio links de spam maliciosos ou anexos em e-mails enviados.

O clique não acontece à toa, pois o cibercriminoso aguça a curiosidade do internauta com algum assunto supostamente bombástico ("veja fotos de fulana nua" ou "caiu na net o barraco de casal famoso"). Nunca é demais recomendar que, em e-mails, deve-se apenas abrir mensagens de pessoas confiáveis e tomar cuidado com mensagens de instituições financeiras (raramente, os bancos enviam e-mails para os clientes, a não ser que a pessoa solicite).

Não pensar antes de postar em redes sociais
Postar em redes sociais sem antes considerar as consequências é um erro comum. As pessoas acabam esquecendo que esse tipo de serviço é público e o conteúdo postado lá pode chatear alguém próximo ou provocar uma demissão (ou pior: influenciar uma não contratação).

Caso o usuário queira muito compartilhar determinados conteúdos com amigos, é possível no Facebook criar grupos fechados. Entre amigos, pelo menos, as chances são menores de que ocorra algo de errado.

Não atualizar software
A tarefa de atualizar os programas do computador pode ser chata, mas trata-se de um mal necessário.  No início do ano, por exemplo, havia uma falha no plugin do java (linguagem usada em quase toda a internet) que permitia a instalação de vírus apenas ao entrar numa página. Alguns dias depois, a companhia responsável apresentou uma atualização de software que resolvia o o problema -- as empresas fazem sua parte, você também deve fazer a sua.

Fonte: UOL


Juazeiro (BA): Brinquedo tomba morto em possível tiroteio com a polícia


A incessante caçada pelo foragido da polícia, Francisco Josiano Pereira, de 33 anos, conhecido como Brinquedo, teve fim na manhã deste sábado, 14. De acordo com informações repassadas ao Site Miséria pelo Comandante da Companhia da Polícia Militar da cidade de Brejo Santo Capitão L.Rodrigues, Brinquedo foi morto durante um possível confronto com a polícia no municipio de Juazeiro da Bahia, na localidade conhecida como Projeto Mandacaru, onde estava refugiado.

Segundo informações extra-oficiais, os policiais militares foram recebidos a bala, no momento em que cercavam o imóvel onde o foragido se escondia. Após intensa troca de tiros, Brinquedo tombou sem vida. A busca pelo homem acusado de tráfico de drogas, assaltos à banco, roubos e assassinados percorreu pelo menos cinco estados do Nordeste.  A PM da Paraíba, Piauí, Bahia, Pernambuco e Ceará estavam no encalce de Brinquedo há alguns meses.

A reportagem do Site Miséria entrou em contato com o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro da Bahia, no qual foi fornecido o número de um telefone para que os parentes de Brinquedo possam entrar em contato para fazer o reconhecimento do corpo. (74) 3611-7938.

Saiba mais
Brinquedo era apontado como líder de uma quadrilha e tido como principal mentor de homicídios e roubos de grande magnitude. No dia 15 de Outubro, ele foi visto na companhia de Jarlieldo Jackson da Silva, de 18 anos, durante uma tentativa de homicidio contra um adolescente de 16 anos, no Bairro Casimiro Farias, em Missão Velha.

Duas semanas depois, no dia 27, Brinquedo trocou tiros com a polícia na cidade de Mauriti. Na ação, uma viatura do Destacamento de Mauriti ficou bastante avariada. Josiano e outros três comparsas conseguiram empreender fuga em direção do Distrito Buritizinho, utilizando uma Hilux de cor prata e placas PGE-9710 que havia sido roubada em Missão Velha. Este mesmo veículo tinha sido visto durante a destruição do Caixa Automático do Banco do Brasil de Penaforte.

No dia seguinte, a polícia prendeu Damiana Alexandre de Souza, de 33 anos, em posse de 200 gramas de maconha. Segundo os militares, a jovem era integrante do bando de Brinquedo. Naquele mesmo dia, as policias do Ceará e da Paraíba encontraram a Hilux utilizada na fuga da quadrilha incendiada no Sítio Campos, zona rural de Conceição - PB.

Na mesma semana, a Polícia prendeu seis homens fortemente armados e municiados na zona rural de Mauriti que seriam integrantes do bando liderado por Brinquedo. Com eles a polícia encontrou três revólveres calibre 38, uma pistola 9mm de uso restrito, farta munição de calibre 380, outros 9mm, alguns 38 e mais calibre 28. Além das armas e munições, certa quantidade de maconha e crack, bem como duas motocicletas, sendo uma delas com o chassi picotado.

Brinquedo era tido como uma pessoa de alta periculosidade com ações em várias cidades do Cariri, principalmente Missão Velha, Abaiara, Mauriti e Milagres. Ele já havia cumprido pena por por tráfico de drogas na Penitenciária Industrial e Regional do Cariri e, contra ele, existiam dois mandados de prisão, sendo um datado do dia 23 de agosto e outro do dia 20 de setembro.

André Costa

Foto: Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Aprovação do governo Dilma sobe de 37% para 43% em pesquisa CNI/Ibope

O índice de aprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff subiu para 43%, de acordo com a pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o Ibope, divulgada na manhã desta sexta-feira (13).

Na última pesquisa, divulgada em setembro, 37% consideraram o governo Dilma ótimo; 39% regular; 22% ruim ou péssimo; e 1% dos entrevistados não souberam ou não responderam à pesquisa.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A área de combate à fome e à pobreza é a que recebe a maior aprovação dos entrevistados: 53%. Por outro lado, tiveram os menores índices de aprovação os setores de saúde (26%) e segurança pública (27%), a carga de impostos (24%) e os valores das taxas de juros (28%).

O índice de aprovação do governo fica bem abaixo dos 72% que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha no mesmo período do seu segundo mandato. No entanto, quando se olha para o primeiro governo do petista, esse índice estava mais baixo, em 29%, ao final do terceiro ano.

Em relação ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Dilma leva certa vantagem. No final do terceiro ano do segundo governo do tucano, o percentual de aprovação era de 21%. Já no primeiro mandato do FHC, 40% consideravam seu governo ótimo ou bom.

Na pesquisa divulgada hoje, 35% dos entrevistados consideram a gestão regular, contra 39% da pesquisa anterior, e 20% avaliam o governo como ruim ou péssimo, ante 22% do último levantamento

A aprovação pessoal à presidente também subiu dentro da margem de erro, para 56%, contra 54% registrados na última pesquisa. O percentual de quem desaprova a maneira de governar da petista caiu de 40% para 36%. Entre os entrevistados, 7% não souberam ou não quiseram responder a essa pergunta no levantamento de agora. A soma dos percentuais não iguala 100% devido a arredondamentos.

Popularidade
A sua popularidade também tem apresentado tendência de melhora nos últimos meses, mas está longe ainda de atingir os índices anteriores à onda de protestos no país, que aconteceu em junho e se espalhou pelo Brasil.

Em março deste ano, ela tinha 79% de aprovação, contra 17% de desaprovação. No entanto, em junho, com as manifestações, a desaprovação dela subiu para 49%, superando a aprovação, que despencou para 45%.

A popularidade da presidente é maior nos Estados do Amazonas, Rondônia, Piauí e Ceará. Os menores indicadores encontram-se no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

A pesquisa, feita pelo Ibope sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizada entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro, envolvendo também a avaliação dos governadores dos Estados. Foram entrevistadas 15.414 pessoas com mais de 16 anos de idade, em 727 municípios.

Fonte: UOL



Barbalha (CE): Idoso é preso acusado de estuprar sobrinha de oito anos

Um homem de 70 anos foi preso em flagrante na tarde deste sexta-feira, 13, acusado de estuprar sua sobrinha de apenas oito anos de idade. O crime aconteceu no Sítio Boa Esperança, Distrito do Arajara, em Barbalha.

A mãe da criança conta que desconfiou do comportamento estranho tanto da filha, quanto do acusado João José da Silva, conhecido popularmente como João Lugério. Segundo ela, o idoso teria saído de São Paulo – cidade onde reside – para passar os festejos de fim de ano e, ao longo de todo o dia, permaneceu na casa da vítima.

Em dado momento, os pais da garota tiveram que se ausentar por um instante, deixando a filha com o acusado. Ao retornarem, perceberam a filha “calada” e João “desconfiado”. Os pais então decidiram conversar com a criança, que revelou tudo que teria acontecido no ínterim em que os pais estiveram fora.

Ainda de acordo com a mãe, o acusado teria oferecido R$ 20,00 para que a sobrinha não contasse nada, além de prometer que, caso ninguém ficasse sabendo do que aconteceu, ele não mais regressaria a cidade em outras datas e ficaria enviando presentes à criança.

Militares do Policiamento Ostensivo Geral – POG levaram o acusado a 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte onde foi autuado em flagrante por estupro. O  Conselho Tutelar acompanhou a garotinha, juntamente com seus pais, para realização do exame de Corpo de Delito. O resultado deve sair em uma semana.

André Costa

Foto: Chinês / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Juazeiro do Norte (CE): Câmara entra em recesso para evitar novos desgastes

A Câmara de Vereadores deste município entrou em recesso na noite de ontem (12), após quatro manifestantes terem jogado lixo no plenário da Casa em repúdio a forma como os vereadores vinham se comportando diante de denúncias de corrupção, mau uso do erário público e acordos supostamente firmados para garantir a manutenção do mandato do ex-presidente do Legislativo, Antônio de Lunga (PSC), impedido de exercer as funções por determinação judicial.

Com a decisão, anunciada pelo presidente interino da Câmara, Darlan Lobo (PMDB), o recesso parlamentar passa a ser antecipado, tendo em vista ainda restarem duas sessões ordinárias para o fim do ano legislativo, conforme o calendário de atividades da Casa.

Darlan Lobo explicou que alguns parlamentares vinham solicitando à Mesa Diretora a antecipação do período de recesso, devido a falta de condições de trabalho no legislativo. “Não há material de expediente para trabalharmos”, alega o presidente interino. Ele garante que materiais de limpeza, açúcar, café e papel higiênico, dentre outros produtos, também estão em falta “Quem utilizar o banheiro do legislativo vai passar dificuldades pela falta do papel higiênico”, observa.

As informações do parlamentar contrastam com a aquisição de materiais adquiridos pela Câmara de Juazeiro do Norte no início do mês de agosto, através da compra autorizada pelo ex-presidente Antônio de Lunga. Na relação de materiais adquiridos constam 2,5 toneladas de sabão, 2.500 caixas de fósforo, 312 mil unidades de óleo de peroba, 33.600 unidades de lã de aço, 215 mil copos de café, 1.428 unidades de água sanitária, 4 mil vassouras e 5 mil sacos para recolher lixo. O caso ficou conhecido nacionalmente como “farra das vassouras”.

“O material está todo apreendido. Nós já solicitamos a liberação parcial dos produtos. Porém, ainda não houve resposta por parte do Poder Judiciário”, informou o presidente interino, afirmando que os parlamentares vinham se cotizando na compra de café, açúcar e alguns outros produtos. “Tinha vereador que dava cinquenta reais, outros davam vinte. E assim a gente ia se virando. Como já houve um processo licitatório para aquisição destes produtos, qualquer compra que eu autorize pode gerar, contra mim, um processo por improbidade administrativa”, explica.

Conforme o parlamentar, a antecipação do recesso também visa diminuir as criticas que setores da sociedade local vem fazendo à Casa nos últimos. “A manifestação popular é justa. Mas é preciso frear um pouco todas estas criticas”, avalia Darlan Lobo, ressaltando que a insatisfação popular também é relativa a baixa produtividade legislativa verificada nos últimos três meses.

“Praticamente não houve matéria sendo discutida na Casa. Nos últimos noventa dias o que se ouviu muito foram discussões entre as bancadas, ataques de todos os lados, provocações e pedidos de instalação de CPI´s”, comenta.

Em Juazeiro do Norte o recesso parlamentar foi estabelecido sem que duas matérias que constavam da pauta da sessão de ontem tivessem sido discutidas. A primeira estabelece a necessidade de modificações no Código Tributário do município. A segunda matéria trata sobre a manutenção ou derrubada do veto do Executivo ao projeto que estabelece o Passe livre à estudantes.

“Embora o recesso já tenha sido anunciado, não haverá prejuízos ao município em relação a estas ou quaisquer outras matérias que possam ser de interesse da população. Basta que o Executivo convoque uma sessão extraordinária, sem ônus aos cofres públicos, para que as discussões e votações possam ser realizadas” informou o parlamentar.

A tendência, no entanto, é que somente no próximo ano haja o retorno das discussões no âmbito do legislativo no município.

Fonte: Diário do Nordeste



Pássaros venenosos? Eles existem e podem ser fatais para os seres humanos


Quando falamos em animais venenosos, você provavelmente se lembrará de aranhas, de escorpiões, de cobras ou de outros seres similares. O que certamente não passará pela sua mente são os pássaros, não é? Pois bem, prepare-se para saber que existem sim pássaros venenosos no mundo (e com um veneno bastante poderoso), porém que só são encontrados em determinadas regiões de Papua Nova Guiné, nas ilhas da Oceania.

Estamos falando do Pitohui dichrous, um pequeno pássaro com tons pretos e alaranjados que traz em suas penas e pernas as toxinas batratoxinas, também presentes em muitas espécies de rãs venenosas. A descoberta do veneno desse animal é recente para os cientistas, pois ocorreu há poucos anos, sendo que ele não é totalmente entendido pelos biólogos. Além disso, ele é considerado o único pássaro venenoso do mundo.

Aparentemente, esses pássaros conseguem absorver o veneno encontrado nas suas presas, como os besouros Choresine (que também são peçonhentos), e depositá-lo em seu próprio corpo, também criando um sistema de defesa bastante fatal. Eles são imunes ao veneno do besouro, porém de algum modo as toxinas ficam presentes em seu corpo permanentemente.

Os nativos de Papua Nova Guiné não comem o pássaro e nem se aproximam muito dele, já que o animal pode ocasionar sensação de dormência e paralisação dos músculos. Se ele realmente for ingerido por alguém, pode gerar sérios problemas de saúde ou paralisar o coração, ocasionando óbito imediato.

Existem várias espécies do Pitohui que são identificadas pelo tipo de coloração. Quanto mais vibrantes forem suas cores, mais venenoso o pássaro será. Como ocorre o envenenamento? Simplesmente ao tocar no animal, especialmente se você possuir algum tipo de ferida na pele e entrar em contato com as penas do Pitohui.

Mas fique tranquilo: para que os problemas realmente sejam sérios, você deve entrar em contato com muitos desses pássaros. Sem falar que eles estão bem longe aqui do Brasil – pelo menos você já sabe que terá que se cuidar bastante se tirar as férias em Papua Nova Guiné.

Fonte: Mega Curioso

Iguatu (CE): Estudantes protestam em solenidade oficial

A solenidade de inauguração da Policlínica Regional Manoel Carlos de Gouvêa, nesta cidade, foi marcada por um clima de tensão e por manifestação de estudantes e professores da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli) da Universidade Estadual do Ceará e do campus da Universidade Regional do Cariri (Urca). Em protesto, os alunos vaiaram os discursos de autoridades e abriram faixas e cartazes com críticas ao governo do Estado.

A Policlínica de Iguatu estava concluída e fechada há dois anos. Começa a funcionar parcialmente neste mês com a oferta de exames de imagem e atendimento ambulatorial especializado para os moradores da região Centro-Sul. A unidade será gerida por um consórcio de Prefeituras. O prefeito de Iguatu Aderilo Alcântara destacou a importância da unidade para reduzir a demanda de exames na região e a melhoria da assistência básica de saúde.

As aulas estão paralisadas nas universidades públicas estaduais por causa da greve dos professores. Inicialmente, o acesso de estudantes ao local de inauguração foi impedido por policiais militares. Todas as bolsas de mulheres eram revistadas. Houve denúncia de que um segurança agrediu um aluno que filmava a revista. Depois da intervenção de um professor da Urca, os policiais decidiram liberar a passagem dos universitários.

O clima de tensão permaneceu por toda a noite. Faixas e cartazes falavam sobre a precariedade de infraestrutura dos campi universitários, da necessidade de contratação de professores por meio de concurso público e de mais investimentos nas unidades de ensino superior. Policiais e segurança conseguiram retirar algumas faixas das mãos dos estudantes.

No início da solenidade, os alunos vaiavam, gritavam e faziam gestos com o polegar direito inclinado para baixo. Houve momento em que um grupo sentou-se em frente ao palanque e depois deu as costas para as autoridades. Graças a uma estratégia utilizada pelo governador, os manifestantes suspenderam as vaias e permitiram que Cid Gomes fizesse um longo pronunciamento sobre a temática da Educação. O gestor estadual, antes de falar, convidou alunos a fazerem pronunciamentos.

Três universitários subiram no palanque e cobraram melhoria na infraestrutura dos campi, a conclusão da obra do campus multi-institucional (Uece, Urca e Fatec), nesta cidade, a realização de concurso público para professores e a negociação por parte do governo com os docentes que estão em greve.

Em seguida, o governador, demonstrando calma e vez ou outra cobrando o compromisso de que os alunos ficassem sem manifestar-se, fez um longo pronunciamento sobre os investimentos realizados no ensino superior. "Quando assumi o governo, o Estado investia cerca de R$ 90 milhões no ensino superior e hoje são mais de R$ 300 milhões", comparou. "Implantei a gratuidade dos cursos ofertados pela Urca em Iguatu e, nesta cidade, está em construção uma das melhores estruturas de ensino superior do Norte e Nordeste".

Contratações
Cid Gomes rebateu a proposta dos professores em greve da Uece, Urca e UVA. "A pauta de verdade trata de aumento salarial, mas os professores não têm coragem de dizer", afirmou. "Hoje, um professor de universidade estadual no Ceará tem salário mais alto do que os docentes de universidade federal".

O governador informou ainda que contratou cerca de 90 docentes universitários e que não iria realizar novo concurso público. "Se eu quisesse anunciava o concurso, passaria o tempo para inscrição, prova, divulgação de resultado e, por ser ano eleitoral em 2014, deixaria para o próximo governador a contratação. Mas não vou fazer isso", disse Cid Gomes.

Acerca do atraso das obras do campus multi-institucional que vai abrigar cursos da Uece, Urca e possivelmente da Fatec em Iguatu, o governador Cid Gomes esclareceu: "Não sou infalível, mas o atraso deveu-se ao fato de que a construtora que começou a obra faliu, depois tivemos que fazer nova licitação para contratação de outra empresa e há demora na liberação de parte dos recursos do BNDES". Na obra serão investidos cerca de R$ 18 milhões.

Cid Gomes convidou os estudantes universitários a fazer uma visita às obras do campus multi-institucional e, por volta das 23 horas, um grupo acompanhou o governador. Ele previu para abril do próximo ano a conclusão da conhecida Cidade Universitária.

O secretário de Saúde, Ciro Gomes, dessa vez evitou confronto com os manifestantes, embora demonstrasse impaciência. Cid Gomes o conteve, por várias vezes pediu calma. Ciro anunciou que a Policlínica vai funcionar parcialmente já este mês e que até o fim de março de 2014 inaugura a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Iguatu.

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



Acusado de conspirar contra o regime, tio de ditador norte-coreano é morto

A mídia estatal norte-coreana anunciou nesta quinta-feira a execução de Jang Song-thaek, 67, tio do ditador Kim Jong-un e tido como a segunda autoridade mais poderosa do regime comunista do país asiático antes de cair em desgraça.

Segundo a agência oficial KCNA, Jang foi julgado por um tribunal militar especial e condenado pelo crime de traição. "O acusado agrupou forças indesejáveis numa facção, da qual era o chefe, e cometeu o hediondo crime de tentar derrubar o governo", declarou a nota da agência.

A execução aconteceu menos de uma semana após Jang Song-thaek ser destituído dos seus cargos no Partido Comunista da Coreia do Norte.

O tio do ditador também foi acusado de corrupção e de levar uma vida "dissoluta e depravada" --ele teria tido "relações impróprias" com mulheres, usado drogas e apostado em cassinos no exterior.

Jang ocupava o cargo de vice-presidente da Comissão de Defesa Nacional, o órgão de decisão mais poderoso do país, e era marido de Kim Kyong-hui --irmã do ditador Kim Jong-il, que morreu em 2011 e foi sucedido pelo filho.

Durante décadas, o tio de Kim Jong-un foi uma das personalidades fundamentais da ditadura comunista, chefiada por três gerações de Kim desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Ganhou destaque pelo respaldo que ofereceu ao sobrinho quando este dava seus primeiros passos como líder máximo do regime.

Poder concentrado
A execução do tio é vista por analistas como a última e mais drástica medida do ditador, de idade estimada em torno de 30 anos, para reforçar seu poder dentro do país.

Jang também era visto por observadores externos como o principal defensor de reformas econômicas ao estilo chinês na Coreia do Norte.

Na vizinha Coreia do Sul, há o temor de que a execução do ex-número dois do regime leve a uma instabilidade perigosa ou a ameaças de ataque como as que Pyongyang fez em março, as quais incluíram EUA e Japão como alvos.

Editado
Um documentário chamado "O Grande Camarada" exibido pela TV estatal norte-coreana em outubro mostra Jang ao lado de Kim Jong-un. No entanto, as mesmas cenas foram editadas e reexibidas em dezembro, sem o tio do ditador.

Fonte: Folha.com



Juazeiro do Norte (CE): Manifestantes jogam lixo no plenário da Câmara e encerram sessão


A sessão da Câmara de Juazeiro do Norte desta quinta-feira (12), foi encerrada mais cedo em consequência do intenso mal cheiro no plenário, causado pelo grande volume de lixo jogado por quatro manifestantes.

Os quatro rapazes invadiram a Câmara com sacolas de lixo e, ao rasga-las, no meio do plenário disseram que o lixo representava a atuação dos vereadores de Juazeiro. O presidente interino da Casa, vereador Darlan Lobo (PMDB), encerrou a sessão, contrariando muitos dos colegas que queriam a continuação do debate que acontecia.

Os vereadores debatiam a votação do Código Tributário do Município que tramita na Câmara. O vereador Normando Sóracles (PSL) pedia mais tempo para analisar, tanto o teor do Código, quanto as suas emendas.

O líder do prefeito, vereador Sargento Nivaldo (DEM), debatia a possibilidade de uma sessão extraordinária para discutir e votar o Código com mais rapidez. Segundo ele, a matéria é muito importante para esperar até a volta do recesso parlamentar que deve acontecer em duas sessões.

O presidente Darlan Lobo, ressaltou que a votação da extraordinária dependia dele é que, no momento, iria pleitear mais tempo para discussão. Darlan reclamou da impossibilidade de funcionamento da Câmara, motivada pela falta de material de expediente. “Está faltando até papel higiênico nos banheiros, açúcar na cozinha, e muito mais,” disse Darlan.

Durante a manifestação, o vereador Capitão Vieira Neto (PTN), chegou a pedir que o presidente interino solicitasse a prisão dos manifestantes o que não aconteceu. Darlan disse não faria por considerar uma manifestação popular e não um ato de vandalismo.

Após o encerramento da sessão, Capitão Vieira, se dirigiu a Delegacia Regional da Polícia Civil de Juazeiro do Norte, para registrar Boletim de Ocorrência (B.O.). Em seguida, os quatro manifestantes foram detidos para interrogatório. Contra os manifestantes foi instaurado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO).

Voto aberto
Durante a sessão foi protocolado, com 15 assinaturas, o Projeto de Lei (PL) instituindo o voto aberto para qualquer votação na Câmara de Juazeiro que exija qualquer maioria dos vereadores.

O vereador Cláudio Luz (PT), autor da PL, disse que essa é a oportunidade da Casa corrigir um erro histórico. Para ele, a lei vai evitar que vereadores se escondam atrás do voto secreto e mostre a cara nas votações polêmicas.

O presidente Darlan Lobo, não confirmou a realização da sessão de terça-feira (17). Ele defendeu a antecipação do recesso em duas sessões, para que, a justiça devolva o material apreendido e viabilize o funcionamento da Casa Legislativa.

Madson Vagner

Foto: Cícero Valério / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Juazeiro do Norte (CE): Cinema do shopping será inaugurado no primeiro trimestre de 2014, afirma assessoria


Depois de dois anos sem cinema, os fãs da sétima arte no Cariri tem renovada novamente a esperança de assistir filmes com todo conforto, segurança e comodidade. A imprensa do Cariri foi convidada para um café na manhã desta quinta-feira (12) no Cariri Garden Shopping onde foram dadas explicações sobre o porquê do atraso nas obras do complexo de salas de cinema.

Segundo a assessoria do shopping e da Orient Cinemas, o atraso das obras deveu-se único e exclusivamente a falta de cumprimento de prazos com a antiga construtora.

A Orient Cinemas irá colocar a disposição seis salas digitalizadas (três com a tecnologia 3D), dez bilheterias, amplo foyer com uma moderna bomboniére, terminais de auto-atendimento (ATM) para venda de ingressos e os mais modernos projetores do mundo, além de total acessibilidade para pessoas com necessidades especiais e idosos.

O novo complexo de cinemas terá 1.257 poltronas, além de 23 lugares para cadeirantes e salas de projeção tipo stadium. A previsão de inauguração é no primeiro trimestre de 2014.

Saiba mais
Líder no mercado de exibição de filmes da Bahia, a Orient Cinemas figura entre as 20 maiores empresas de exibição do Brasil, segundo levantamento da entidade de pesquisa da área, Filme B. Possui hoje 8 complexos espalhados pelas cidades de Salvador-BA, Feira de Santana-BA, Juazeiro do Norte-CE e Petrolina-PE que somam 27 salas de cinema. Está presente nos três continentes, tendo forte presença na África e mais recentemente na Europa.


SAMUEL PINHEIRO
REPORTAGEM

SAMUEL PINHEIRO E ELIZÂNGELA SANTOS
FOTOS



Barbalha (CE): Incêndio destrói engenho de cana-de-açúcar

Um tradicional engenho de cana-de-açúcar da cidade de Barbalha, situado na localidade ‘Venha Ver’, zona rural daquele município, foi completamente destruído por um incêndio que atingiu um de seus galpões na tarde desta quarta-feira, 11.

O foco do sinistro foi no galpão que estoca o bagaço da cana, de fácil combustão. Em poucos minutos, as chamas atingiram quase quatro metros de altura e se alastraram por toda extensão do prédio. Moradores da região começaram a debelar o fogo utilizando equipamentos de irrigação, enquanto viaturas do Corpo de Bombeiro de Juazeiro do Norte se deslocavam ao local.

Após cerca de uma hora, o incêndio foi totalmente controlado. O engenho estava arrendado a duas pessoas que, foram até ao local, porém, não quiseram se pronunciar sobre o sinistro. De acordo com o Sargento Valter, qualquer avaliação antes da realização da perícia seria temerária, no entanto, acredita-se que o fogo pode ter tido início a partir de uma falha na fiação elétrica.

André Costa

Foto: Cícero Valério / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Assembleia aprova criação da contribuição de melhoria por obra

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta quarta-feira (11) a criação da “Contribuição de melhoria”, que permite cobrar tributos de proprietários de imóveis quando houver valorização de estabelecimentos em decorrência da realização de obras públicas. A lei deve passar a valer 90 dias após a publicação no Diário Oficial do Estado.

Entre os deputados presentes, 24 votaram a favor da aprovação da mensagem, enviada pelo Governo do Estado ao legislativo. Votaram contra os deputados Antônio Carlos, Dr. Guimarães, Eliane Novais, Fernanda Pessoa, Heitor Férrer e Ronaldo Martins. "Ele [o contribuinte] tem o seu imóvel valorizado, mas ele não tem, obviamente, o aumento do seu salário mensal. Se ele não aumentou o salário mensal, ele não aumenta sua capacidade contributiva", justifica o deputado Heitor Férrer.

O governador Cid Gomes alega que a contribuição será usada para custear desapropriação para obras. "Além do custo de execução da obra, o Estado tem que desapropriar áreas, então a ponderação que a gente tem feito é que isso também cria um benefício para o proprietário da terra."

De acordo com o projeto, a "Contribuição de Melhoria" será cobrada "uma única vez por cada obra pública realizada [...], adotando-se como critério a valorização imobiliária resultante da obra pública". Fica isento da contribuição o imóvel rural ou urbano cujo valor de mercado não ultrapasse 30 mil Unidades Fiscais de Referência do Estado do Ceará (UFIR-CE), que equivale, em 2013, a R$ 91,2 mil.

O projeto estipula que o valor da "Contribuição de Melhoria" será equivalente a "10% da efetiva valorização imobiliária, limitado a 5% do valor venal do imóvel beneficiado, incluindo-se neste a respectiva valorização imobiliária". Valor venal é o preço que o imóvel alcançaria em uma operação de compra e venda à vista, em condições normais do mercado imobiliário.

Obras públicas
Entre as intervenções públicas que justificam a cobrança da "Contribuição de Melhoria" estão abertura, alargamento, pavimentação, iluminação, arborização, esgotos pluviais e outros melhoramentos de praças e vias públicas; construção ou ampliação de sistema de trânsito rápido; serviços e obras de abastecimento de água potável, esgotos, instalações de redes elétricas, telefônicas, transportes e comunicação.

A proposta também prevê a cobrança da contribuição quando forem realizadas ações, pelo Poder Público, de proteção contra secas, inundações, erosão, ressacas, bem como de saneamento e drenagem. Construção e melhoramento de estradas, pavimentação de vias, também justificam, segundo o Governo do Estado, a cobrança da "Contribuição de Melhoria", assim como a construção de reservatórios, canais de transposição e adutoras.

O projeto também estipula as multas por atraso no pagamento do valor. O proprietário do imóvel que deixar de pagar a o valor cobrado no prazo estipulado fica sujeito a multa equivalente a 0,15% por dia de atraso, até o limite de 15%, corrigida pela taxa Selic, do Banco Central. Se o pagamento não for efetuado, o devedor poderá ser inscrito na Dívida Ativa do Estado.

Fonte: G1



Juazeiro do Norte (CE): Delegada assume comando da PF

Durante solenidade bastante concorrida na noite de ontem (11), a delegada federal Rejane Maria Maciel Sales assumiu o comando da Delegacia de Polícia Federal neste município. O evento de posse da nova delegada foi realizado no auditório do Memorial Padre Cícero, no centro da cidade, e contou com as presenças do Superintendente da Polícia Federal no Ceará, Renato Casarine; do Desembargador Aroldo Correia Bastos, que representou o Poder Judiciário Estadual e do promotor de justiça Germano Guimarães, a quem coube representar a Procuradoria Geral de Justiça do Ceará. O prefeito do município, Raimundo Mâcedo, também compareceu a posse do novo comando da PF em Juazeiro do Norte. O Legislativo juazeirense foi representado pelo vereador Cláudio Luz, que também é policial federal.

Rejane Maria Maciel substituirá o delegado Francisco de Assis Castro Bonfim, que permaneceu a frente da unidade durante período de quatro anos. Ela atua como delegada federal há cerca de uma década e, conforme salientou, assume como missão à continuidade do trabalho que já vem sendo desenvolvido pela PF no combate aos crimes praticados contra a União.

Em seu pronunciamento de posse, pediu benção ao Padre Cícero e ressaltou que o combate a corrupção, tráfico de drogas, desvio de verbas e fraudes previdenciárias, serão desafios a serem combatidos pela PF durante sua permanência na região do Cariri.

Para o superintendente da Polícia Federal no Ceará, Renato Casarine, a posse da delegada marca um novo momento da PF na região. Ele lembrou que essa é a primeira vez, nos últimos onze anos, que uma mulher assume o comando da Delegacia em Juazeiro do Norte. Renato Casarine destacou, ainda, a capacidade profissional da colega e disse que a delegada e uma profunda conhecedora das operações deflagradas pela PF em todas as áreas de atuação da corporação.

Fonte: Diário do Nordeste



Justiça afasta governadora do Rio Grande do Norte por abuso de poder

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte decidiu ontem pelo afastamento do cargo da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM). Os juízes decidiram pelo afastamento imediato da única governadora do DEM no país --o que deve ocorrer após a publicação da decisão. Os magistrados também determinaram a posse do vice-governador, Robinson Faria (PSD), que rompeu com Rosalba no primeiro ano de gestão.

A Justiça Eleitoral considerou que Rosalba praticou abuso de poder político e econômico ao viajar dezenas de vezes a Mossoró durante a campanha eleitoral do ano passado para apoiar a candidata Cláudia Regina (DEM), afastada do cargo na semana passada pela mesma acusação de abuso de poder na campanha. A reportagem entrou em contato com o governo do RN, que ainda não havia comentado a decisão até o momento.

Rosalba Ciarlini foi a primeira prefeita de Mossoró e a primeira senadora do Rio Grande do Norte.

Fonte: O Povo



Plantão Infotech: Usar "gatonet" agora é crime e dá até dois anos de cadeia

Praticamente qualquer brasileiro já ouviu falar do famoso “gatonet”. Pois bem, saibam que agora é uma boa ideia dar um fim ao “serviço” e trocá-lo por uma TV por assinatura de verdade se você não quiser parar na cadeia.

Isso porque um projeto de lei aprovado nessa terça-feira (10) torna o ato um crime, segundo o site Convergência Digital. Agora, quem for pego com o sistema recebe como punição de seis meses a dois anos de cadeia.

Vale notar também que a nova lei não cita especificamente o “gatonet”, mas sim qualquer uso inadequado dos serviços. Isso inclui também o uso de equipamentos não certificados pela Anatel para receber o sinal; logo, é melhor também se livrar de decodificadores alternativos e ficar apenas com aquilo que é fornecido pelas próprias prestadoras do serviço de TV.

Fonte: Convergência Digital

Patricia Poeta se levanta antes da hora no final do JN


Os espectadores presenciaram um momento diferente ao final do “Jornal Nacional'' desta terça-feira (10). Os créditos já corriam na tela, mas o programa ainda estava no ar, quando a apresentadora Patricia Poeta se levantou e começou a tirar o microfone. Ela, então, se deu conta de que as imagens ainda eram vistas e se sentou…



Papa Francisco é eleito "personalidade do ano" pela revista "Time"

O papa Francisco foi eleito a "personalidade do ano" pela revista norte-americana "Time". O pontífice concorria com Bashar al-Assad (ditador sírio), Jeff Bezos (fundador da Amazon), Ted Cruz (senador do Estado do Texas), Miley Cyrus (cantora), Barack Obama (presidente dos EUA), Hasan Rowhani (presidente do Irã), Kathleen Sebelius (secretária de Saúde e Serviços Humanos dos EUA), Edward Snowden (ex-integrante da NSA) e Edith Windsor (ativista pelos direitos dos homossexuais).

Segundo a editora da Time Nancy Gibbs, o papa tem seu foco na compaixão e "se tornou a nova voz da consciência".

"Poucas vezes, um novo ator do cenário mundial captou tanta atenção de maneira tão rápida --de jovens e velhos, crentes e céticos-- como fez o papa Francisco", escreveu.

"Em nove meses no trono, Francisco se colocou no centro das principais conversas de nossa época: sobre riqueza e pobreza, imparcialidade e justiça, transparência, modernidade, globalização, o papel da mulher, a natrureza do matrimônio, as tentações do poder", afirmou.

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio se tornou no dia 13 de março o pontífice de número 266 da Igreja Católica e sucedendo o agora papa emérito Bento 16, que supreendeu o mundo ao renunciar ao trono de São Pedro no dia 28 de fevereiro.

Francisco é o primeiro latino-americano e o primeiro jesuíta a se tornar papa. Sua primeira viagem oficial como líder máximo da Igreja Católica foi ao Brasil, em julho, onde participou da 28ª Jornada Mundial da Juventude.

Desde 1927, a principal revista semanal norte-americana escolhe a pessoa que mais influenciou no ano.

Em 2012, pela segunda vez depois de 2008, o presidente norte-americano Barack Obama foi o escolhido para receber o título.

Fonte: UOL



Jucás (CE): Casal acusado de falsificar dinheiro é preso

Um casal foi preso nesta terça-feira (10) suspeito de falsificar dinheiro no município de Jucás, a 407 km de Fortaleza. A polícia do município encontrou com eles 18 notas ilegítimas de R$ 20.

A autoria do crime foi assumida pelo homem conhecido como “Neném Cabeção”, de acordo com o inspetor Fernando Moreira, da Delegacia Municipal de Jucás. “Foram encontrados com eles impressoras, tintas, injeções, notebook e vários tipos de papéis”, afirmou o inspetor.

O dinheiro era utilizado pelos próprios falsificadores e denúncias da população levaram a polícia até os suspeitos. “Alguns comerciantes da área já haviam recebido a nota. Eles nos avisaram e a gente iniciou uma investigação, comandada pelo delegado Jerffison Pereira, e chegamos até a residência deles”, disse o inspetor.

O casal está detido no presídio do município e aguarda julgamento.

Fonte: Diário do Nordeste



Juazeiro do Norte (CE): Via precária causa transtornos

Moradores reclamam de falta de infraestrutura em rua que liga os bairros Aeroporto e Pedrinhas. No local, a população não dispõe de calçamento, serviço de coleta de lixo, metade da rua não tem iluminação pública e, para dificultar ainda mais a vida dos moradores, possui três nomes diferentes. Cansados de conviver com tantos problemas, a população pede mais uma vez ao poder público que solucione os problemas que afligem a comunidade.

Metade da rua não possui energia elétrica. Com isso, alguns moradores fazem uso de ligações clandestinas. A dona de casa Andressa Alana Pereira confidenciou que já foram feitas várias solicitações à Coelce, empresa responsável pelo abastecimento de energia, mas que até o momento não foram atendidos. "Nós já pedimos várias vezes para a Coelce colocar energia e nada", diz Andressa.

A vizinha de Andressa, que não quis se identificar, fala das dificuldades que encontra para conviver sem energia. "Os meninos querem assistir televisão. Com um calor desses a gente precisa ligar um ventilador. Como fazer isso se não tem energia? O jeito que tem é fazer gato mesmo", desabafa a moradora.

Outro morador, residente no local há quatro anos e que também pede para que não seja identificado, conta que ele mesmo já fez mais de cinco ligações clandestinas para não ver o sofrimento da população. "Quase toda semana a Coelce interrompe o fornecimento da energia. Eles cortam e a gente liga de novo porque não tem condições da população ficar sem energia. A gente só faz gato porque eles não colocam energia. Se tivesse, a gente pagava tudo direitinho e não precisava fazer gambiarra," ressalta o morador.

Solicitações
De acordo com a dona de casa, Cíntia Feitosa, várias solicitações já foram encaminhadas à Coelce e à Prefeitura. "Já fizemos mais de cinco abaixoassinado e nada do problema ser resolvido", diz Cíntia.

A falta de calçamento dificulta a vida dos moradores. A dona de casa Maria Socorro do Nascimento tem três filhos pequenos. Ela diz que, por conta da falta de calçamento, a rua é tomada de areia prejudicando a saúde dela e dos seus filhos.

"Com essa poeira, a gente fica doente. Fazem cinco dias que eu estou com o corpo doendo", relata Maria. A situação no local é tão complicada que por muitas vezes impede que os moradores recebam visitas.

"O pessoal que tem coragem de visitar a gente, muitas vezes fica atolado. Aqui só passa moto, e assim mesmo as vezes cai", desabafa a dona de casa Cícera Maria Pereira da Silva.

Seu José Damião de Oliveira, pedreiro, que mora na rua há mais de dois anos, conta como se sente com a situação. "Eu fico triste vendo meus vizinhos adoecerem e terem que descer gritando de dor até o final da rua para pegar um carro e ir ao médico. Quando chove a situação piora, não tem como sair de casa", conta com tristeza.

Por conta do acesso, o carro que faz a coleta do lixo não passa no local. A dona de casa Aline dos Santos diz qual é a solução encontrada. "Como não passa carro do lixo, o jeito que tem é queimar mesmo, a gente sabe que não é o certo, mas chega um momento que tem tanto lixo que a solução é queimar", declara Aline.

Nomes
Para completar a situação, a rua ainda possui três nomes diferentes. Na placa que fica no início da rua aparece o nome João Crispim. Na conta de água, Rua Projetada Dois e no papel de solicitação de energia o local recebe o nome de Monte Manoel Simões Moura.

De acordo com os moradores, a dificuldade em saber o nome certo da rua prejudica na hora de realizar compras no comércio. "A gente vai comprar nas lojas e, quando alguém pergunta o nome do logradouro, a gente diz os três nomes. Aí eles pensam que a gente quer enrolar. Aqui é tudo difícil. Eu só não mudo para outro local porque a minha casa é própria", conclui Aline.

Com relação às reclamações dos moradores referentes à falta de iluminação no local, a Coelce informou que não pode colocar poste e realizar a distribuição de energia elétrica porque o local não tem calçamento.

A Coelce informou ainda que o furto de energia elétrica, além de crime previsto no Código Penal Brasileiro, pode causar graves acidentes, como choques elétricos e incêndios, além de comprometer a rede elétrica e a segurança da população.

Para combater as perdas e o furto de energia, a Coelce implementa uma série de ações que vão desde a intensificação das inspeções até a utilização de novas tecnologias anti-furto.

Sobre a falta de calçamento no local, o secretário de infraestrutura de Juazeiro do Norte, Aquiro Menezes, informou que foi assinado o contrato com a empresa que venceu a licitação para realizar serviços de tapa-buracos e pequenas pavimentações. Segundo ele, o corredor receberá calçamento. Ele só não soube informar o prazo de realização da obra.

Mais informações
Coelce
Rua São José, 170 - Centro
Telefone: (88) 3566.2225
Atendimento das 8h às 12h e de 14h às 18h 

SAMYLLA ALVES
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste



Juazeiro do Norte (CE): Quatro dos seis vereadores renunciam a mesa diretora da Câmara


O que já era dado como certo nos bastidores, acabou se confirmando nessa segunda-feira (09). Quatro dos seis vereadores integrantes da mesa diretora da Câmara de Juazeiro do Norte protocolaram pedido de renúncia aos cargos que ocupavam.

Renunciaram aos cargos o presidente afastado, vereador Antônio de Lunga (PSC); o tesoureiro, também afastado, Ronnas Mota (PMDB); o 2º vice-presidente, Adauto Araújo (PSC); e o 3º secretário Antônio Cledmilson (PSD). A surpresa da renúncia ficou por conta dos outros três integrantes, já que, comentava-se que somente o presidente afastado renuncia ao cargo.

Com a dissolução da mesa diretora, a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte continua, provisoriamente, sob o comando 1º vice-presidente, vereador Darlan Lobo (PMDB). Junto com Darlan, permanece o 2º secretário, vereador Firmino Calú (PRP).

Agora a Câmara deve iniciar o debate sobre a convocação ou não de eleição para escolha de uma nova mesa diretora. Segundo o Regimento Interno, o presidente interino, deve convocar a eleição. O problema é que o regimento não determina prazo para a convocação.

Mesmo renunciando ao cargo de presidente, o vereador Antônio de Lunga, ainda deve enfrentar outra comissão processante, prevista para ser protocolada nessa terça-feira (10), durante sessão ordinária da Casa.

Segundo, alguns vereadores, que preferiram não se identificar, a renúncia é uma forma de pressionar a Casa para abandonar a ideia de nova comissão e, ainda, apressar a formação de nova mesa diretora.

Madson Vagner

Fonte: Miséria



Mandela inspirou luta no Brasil e na América do Sul, afirma Dilma em discurso na África do Sul


A presidente Dilma Rousseff afirmou, em discurso feito em português na cerimônia de despedida e homenagem ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, realizada nesta terça-feira (10) no estádio FNB -também conhecido como Soccer City- no bairro de Soweto, em Johannesburgo, que o ex-líder inspirou uma luta igual no Brasil e na América do Sul. A brasileira foi a única sul-americana convidada para discursar no ato.

"O combate de Mandela e do povo transformou-se em um paradigma não só para o continente, mas para todos os povos que lutam pela justiça, pela liberdade e pela igualdade", disse Dilma. "Esse grande líder teve seus olhos postos no futuro de seu país, do seu povo e de toda a África e inspirou a luta no Brasil e na América do Sul."

Dilma chamou Mandela de "personalidade maior do século 20" e afirmou que o sul-africano "conduziu com paixão e inteligência um dos mais importantes processos de emancipação do ser humano na história moderna: o fim do apartheid na África do Sul."

A presidente lembrou que o Brasil tem diversos descendentes de africanos e disse que "nós, nação brasileira, que trazemos com orgulho o sangue africano em nossas veias, choramos e celebramos o exemplo desse grande líder que faz parte do panteão da humanidade."

"Mandela deixou lições, não só para seu querido continente africano, mas para todos aqueles que buscam a liberdade, a justiça e a paz no mundo", afirmou a presidente que encerrou seu discurso dizendo "viva Mandela para sempre".

A presidente foi a segunda mandatária a discursar na cerimônia, logo após o norte-americano Barack Obama. Dilma foi bastante aplaudida quando começou a falar.

Desde o início da cerimônia, chove no local, o que não impede os presentes de celebrarem a vida de Mandela com muita música e dança. 

Fonte: UOL



Morre Ana Cecília, a menina que sensibilizou as redes sociais ao lutar por um transplante de medula

A menina Ana Cecília Malveira, de 4 anos, que ficou conhecida nas redes sociais por necessitar de um transplante de medula para sobreviver, nao resistiu ao tratamento pós-transplante e faleceu na madrugada desta terça-feira (10), em um hospital de São Paulo.

Cecília sensibilizou milhares de pessoas pela luta que protagonizou contra um tipo agressivo de leucemia e pela batalha judicial que seus pais, Juliana Nobre e Ítalo Malveira, travaram  com o Estado para que ela tivesse seu tratamento custeado pelo governo. Após uma intensa disputa nos tribunais, o Estado desistiu de recorrer e resolveu pagar o tratamento da menina.

Segundo Lízia Nobre, avó de Ana Cecília, mesmo após o transplante, a leucemia voltou e a garota fazia tratamento para combater o problema. Ainda segundo a avó, a menina estava bem até a última quinta-feira, quando começou a apresentar pioras em seu estado de saúde. "Foi tudo muito rápido. Ela estava bem, feliz. Na quinta-feira, porém, ela começou a piorar e foi levada pra o hospital. As células sanguíneas dela começaram a aumentar rapidamente e o quadro foi se complicando. Os médicos, então, disseram que a situação dela já não tinha solução. Ela acabou morrendo às 0h35 de hoje (terça)", contou a avó.

Dona Lízia se emocionou ao lembrar de toda luta que Ana Cecília viveu durante o tratamento contra a doença e disse que a neta permaneceu forte até o fim. "Ela era muito forte, uma guerreira. Até o fim, permaneceu forte. Ela lutou muito, batalhou muito para vencer essa doença", disse. "Uma hora dessas, a gente não tem nem o que falar. A gente queria ela aqui, mas a vontade de Deus foi de que ela partisse, então, que seja feita a vontade Dele", concluiu, em meio às lágrimas.

A avó de Ana Cecília disse que ainda não tem detalhes sobre o velório, mas adiantou que o sepultamento será em Fortaleza.

Fonte: Diário do Nordeste



Juazeiro do Norte (CE): Samu Cariri fica mesmo para 2014

Setembro terminou, chegou outubro, passou novembro, estamos em meado de dezembro e Serviço de Assistência Médica de Urgência (SAMU) continua na promessa. O SAMU Cariri que vai integrar o 3º polo, quando for instalado, deverá ter uma cobertura de 1.516.626 habitantes em 49 municípios. Segundo informações recentes, a instalação do SAMU caririense está prevista para o primeiro bimestre do próximo ano, com a chegada das ambulâncias do Ministério da Saúde. A informação vem da Secretaria de Saúde do estado do Ceará.

Enquanto o tão prometido serviço de emergência não sai do papel e das promessas que duram mais de dez anos, os caririenses que necessitam do serviço tão importante ficam a mercê da própria sorte. Não é de hoje que o atendimento médico de urgência no Cariri é um dos piores do país. Apesar da importância dos municípios que formam a região do Cariri, as melhorias demoram muito a chegar, em detrimento a outras regiões. Para muito, o Cariri vem perdendo ano a ano sua força política e outras regiões vão se fortalecendo.

Solenidade
Em solenidade no dia de ontem, no Palácio Abolição, o governador Cid Gomes entregou 22 ambulâncias novas do SAMU para o Ceará. Esses equipamentos vão atender a ocorrências emergenciais em Canindé, Boa Viagem, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Pedra Branca, Russas, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Alto Santo, Jaguaruana, Tabuleiro do Norte e Pereiro. Com estas aquisições, a cobertura estadual dá um salto quantitativo, passando de 47 para 79 municípios contemplados, o que representa 48,8% da população do interior. Destas 22 ambulâncias, quatro são avançadas, com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móveis, e 18 são básicas.

Mais uma vez o Cariri fica na espera e seu povo sofrendo humilhações quando necessita de um atendimento de urgência. Na região são apenas duas ambulâncias velhas e sucateadas do Corpo de Bombeiros que estão constantemente quebradas. Algumas cidades contam com ambulâncias próprias, mas, quando o assunto é o atendimento de urgência, fica a desejar. Em muitos casos as vítimas de acidentes são socorridas sem o menor cuidado, o que, de certa forma, coloca em risco a saúde do paciente. Para os médicos traumatologistas, o socorro correto de um acidentado é de suma importância para que a pessoa venha a se recuperar rapidamente.

Roberto Bulhões

Fonte: Miséria



Esgotos poluem mananciais em sedes urbanas do Cariri

O Cariri está preocupado com os impactos da falta de esgotamento sanitário na saúde da população. Os municípios conhecidos pelas oportunidades de negócio, turismo e biodiversidade, apesar de todo desenvolvimento econômico, possuem esgotamento sanitário inadequado, de acordo com estudos realizados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). Análise de amostras de mananciais da região revelam poluição por esgoto nas sedes urbanas, especialmente no triângulo Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha).

Para avaliar a questão, foi realizado um debate ontem, neste município, promovido pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MP), a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) e o Instituto Trata Brasil.

O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Ifce). Na ocasião, Edson Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil, falou sobre esses impactos, mostrando que, de 104 milhões de brasileiros, 52% não tem coleta de esgoto e a situação no Cariri não é diferente.

A Região Metropolitana do Cariri (RMC), formada por 9 municípios: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, possui 564.478 habitantes, de acordo com o último Censo realizado em 2010, e representa, aproximadamente, 5% do PIB (Produto Interno Bruto) cearense.

As águas subterrâneas do Cariri são importantes fonte de abastecimento, tanto para as populações urbanas e rural, quanto para projetos de irrigação. Nas cidades Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte, que formam o triângulo Crajubar, o abastecimento público provém de água subterrânea, por meio de poços profundos ou fontes, cerca de 90%, e cuja prestação de serviços é realizada principalmente, pela Cagece e o Sistema Autônomo de Águas e Esgoto do Crato (Saec).

Alguns poços da Bacia Sedimentar do Cariri localizam-se dentro de aglomerados populacionais e sofrem interferências em sua qualidade, devido ao lançamento de esgoto "in natura" do solo e em mananciais superficiais da região. Análises de controle de qualidade da água da Cagece e relatórios de fiscalização da Arce demonstram redução da qualidade da água destes mananciais, em função da frequente presença de nitrato nas amostras, o que indica a presença de poluentes na água.

O último Censo revelou que a presença de esgotos a céu aberto nas zonas urbanas, principalmente no triângulo Crajubar, está causando problemas de contaminação e interferindo na qualidade da água subterrânea. Conforme o levantamento, cerca de 302.423 habitantes da RMC convivem com esgoto a céu aberto. Nos municípios de Caririaçu, Juazeiro do Norte, Missão Velha e Barbalha, os índices são superiores a 70%. Segundo a Cagece, isso ocorre porque parte da população que possui rede de esgoto disponível não está interligada aos serviços de esgotamento sanitário nas cidades.

Juazeiro do Norte poderia ter cerca de 37 mil ligações ativas de esgoto, porém somente 55,95% dos domicílios estão conectados ao sistema. Em Barbalha, a situação é mais preocupante, pois apenas 25,78% dos imóveis com rede de coleta de esgoto disponível estão efetivamente ligados.

Estudo socioeconômico revela que a maior parte da população (84,6%) exposta a esgoto a céu aberto na RMC possui rendimento mensal de até um salário mínimo, o que reforça a necessidade de programas especiais para incentivo, à interligação a rede coletora de esgotos, tal como tarifa social.

Saúde
A saúde da população está diretamente relacionada com as condições de saneamento básico, principalmente no que diz respeito ao acesso dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

De acordo com pesquisas realizadas pelo IBGE e Datasus, que registra os indicadores básicos da saúde no Brasil. Crato, Barbalha e Jardim apresentam as piores taxas de internação por diarreia, em média 47,6% foram de crianças menores de 5 anos de idade.

Jardim possui a pior taxa de internação por diarreia e representa 22,4% do total das internações da Região Metropolitana do Cariri. Os dados deixam as autoridades em alerta

Mais informações
Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)
Av. Dr. Lauro Vieira Chaves, 1030 Vila União, Fortaleza
Telefone: 0800 275 0195

SAMYLLA ALVES
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis