Copa do Mundo 2014: Brasil pega Croácia, México e Camarões na 1ª fase da Copa; veja grupos

O Brasil já conhece seus adversários na primeira fase da Copa do Mundo de 2014. A Seleção de Luiz Felipe Scolari, cabeça de chave do Grupo A, estreia contra a Croácia, em 12 de junho, em São Paulo; faz a segunda partida contra o México, em 17 de junho, em Fortaleza; e depois pega Camarões, em 23 de junho, em Brasília.

Os croatas já foram adversários do Brasil na estreia da Copa de 2006 - perderam por 1 a 0, com gol de Kaká. Já os mexicanos são tradicionais "carrascos" da Seleção em tempos recentes, mas foram derrotados na Copa das Confederações. Por fim, Camarões é mais lembrado por eliminar o time verde-amarelo da Olimpíada de 2000, nas quartas de final.

O chamado "grupo da morte" acabou sendo o Grupo D, que ficou com três campeões mundiais: o cabeça de chave Uruguai e os europeus Inglaterra e Itália. A franco-atiradora Costa Rica completa a chave. O detalhe é que os ingleses vão jogar contra os italianos em Manaus, sede que o técnico Roy Hodgson havia abertamente dito que queria evitar.

Já o Grupo B, que cruza com a chave do Brasil nas oitavas de final, também ficou com duas equipes de peso: Espanha e Holanda, finalistas da última Copa do Mundo. Os outros dois possíveis adversários da equipe de Felipão são Chile e Austrália.

Outra chave complicada foi a da Alemanha. Uma das favoritas ao título, a equipe terá como oponentes no Grupo G as seleções de Portugal, Gana e Estados Unidos. Já a Argentina deu mais sorte, ficando no Grupo F com Bósnia, Irã e Nigéria.


Fonte: Terra


Erika - I Don't Know


Krokodil: droga semelhante à heroína é a mais mortal do mundo

Cerca de dez anos atrás, os médicos russos notaram o aparecimento de ferimentos e marcas no corpo de alguns dependentes químicos. Pacientes em hospitais da Sibéria e do Extremo Oriente da Rússia apresentavam pedaços de carne que tinham uma coloração escura e começavam a descamar, como se fosse a pele de um crocodilo.

Em pouco tempo, eles descobriram o que causava tal reação no corpo: os pacientes estavam injetando uma nova droga que foi batizada, como era possível prever, de “krokodil”. Embora a palavra signifique “crocodilo” em russo, alguns defendem que o nome da substância vem de um dos principais compostos da droga, a alfa-clorocodida.

Na mesma época, vídeos que mostravam os efeitos da droga devastadora – que recebeu o nome de desomorfina quando foi inventada para uso médico em 1932 – logo surgiram na internet. Apesar do uso da substância como entorpecente ter surgido na Rússia, acredita-se que a droga já tenha chegado aos Estados Unidos e tudo indica que podemos ter uma epidemia em breve.

O preço do vício
Um dos principais motivos para o grande uso e a disseminação da krokodil é que se trata de uma substância fácil de ser produzida – qualquer pessoa consegue preparar a droga com ingredientes encontrados em farmácia e alguns utensílios de cozinha.

O ingrediente ativo da krokodil é a codeína, um opioide leve que pode ser encontrado com facilidade em muitos países. Os usuários misturam a codeína com uma série de outros ingredientes, como thinner, ácido clorídrico, fósforo (que eles raspam de caixas de fósforo), entre outros.

O resultado é um líquido amarelado com um cheiro ácido forte capaz de imitar os efeitos da heroína por um custo muito menor. De acordo com a Time, uma dose da krokodil custa alguns dólares, enquanto uma dose de heroína pode chegar a cerca de 20 dólares na Europa.

Mesmo não gastando muito dinheiro para conseguir os efeitos, os dependentes da krokodil pagam com a própria vida. A expectativa de vida de um usuário é de dois a três anos. Nos locais em que a droga é injetada, é comum que os vasos sanguíneos se rompam, que o tecido comece a apodrecer e, algumas vezes, descole dos ossos e caia em pedaços. Esses efeitos colaterais deram à substância um novo apelido: a droga zumbi.

O panorama da dependência
Rapidamente, a krokodil se tornou popular entre os dependentes na Rússia. Em 2005, a agência de narcóticos do país afirma ter registrado apenas casos de um único uso da substância. Seis anos depois, a agência confiscou 65 milhões de doses apenas no primeiro trimestre de 2011. No mesmo ano, a disseminação da droga cresceu e milhões de dependentes foram identificados na Rússia.

A iminência de uma epidemia é alarmante para os responsáveis. Além de ter crescido surpreendentemente na Rússia, notícias do uso da krokodil já começam a aparecer em outras partes do mundo. Em outubro, um relatório publicado no periódico online American Journal of Medicine confirmou o caso de um dependente de 30 anos do estado de Missouri, nos Estados Unidos, que perdeu um dos dedos e sofreu com o apodrecimento da pele depois de injetar a krokodil.

A proibição da venda de codeína nas prateleiras aconteceu em 1º de junho de 2012 e fez com que os números diminuíssem consideravelmente. Emanuelle Satolli, a fotógrafa italiana responsável pelas imagens que você vê abaixo, conta que os dependentes russos agora buscam o principal ingrediente da krokodil no mercado negro.

Durante um ano, a fotógrafa viveu na cidade industrial de Yekaterimburgo, nos Montes Urais, que é um destino conhecido pelo uso de drogas. Nesse período, ela retratou de perto sua experiência e o cotidiano de cerca de 12 dependentes.

Aviso: AQUI você ver imagens relativamente fortes de preparo e aplicação da droga e que podem impressionar pessoas sensíveis.

Fonte: Mega Curioso



A tradição popular e a arte contemporânea juntas no Cariri

O Cariri, conhecido como um dos principais celeiros de manifestações artísticas do Ceará, tem algumas particularidades também. Uma delas, a convivência entre o contemporâneo e as tradições, explica o artista educador e integrante do Coletivo Camaradas, Alexandre Lucas, um dos responsáveis pela promoção da II Mostra Nacional de Vídeos Intervenções e Performances (Mostra IP), que acontecerá de amanhã, até domingo, nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Santana do Cariri.

O objetivo da mostra é promover a circulação das obras artísticas. "A arte não pode ficar embaixo de sete chaves e nem virar mercadoria", reforça. Por isso, um dos critérios da organização é deixar claro aos artistas participantes sobre a garantia quanto a disponibilização das obras nas redes sociais digitais. Trata-se de mostra colaborativa, com custo zero para ser realizada, esclarece.

Não era necessário enviar as obras, já que a filosofia da evento é socializar a obra de arte, tanto na mostra quanto nas salas de arte. Realizada pela segunda vez, participam artistas de 12 estados, totalizando 49 vídeos enviados e 39 inscrições.

A abertura da mostra, que inclui intervenções urbanas, ocupação fotográfica, roda de poesia, encontro cosplay e exibição de vídeos, será sexta, às 18, no corredor cultural da Universidade Federal do Cariri (UFCA). No sábado, o evento se desloca para o Crato, quando acontece, das 9 às 19h, a ocupação artística da comunidade do Gesso, localizada na periferia da cidade, antiga zona de prostituição.

"Foi uma das maiores zonas de prostituição da região Sul do Ceará durante quatro décadas", afirma Alexandre Lucas, explicando que, no início dos anos 1990, as casas foram extintas, sendo alguns pontos transformados em venda de crack. A mostra termina domingo, às 19h, na Praça do Calçadão, em Santana do Cariri.

Coletivo
O coletivo de arte Camaradas desenvolve atividades no local há oito anos, no sentido de transformar a realidade, usando a arte como um dos elementos. A produção de um documentário faz parte da iniciativa realizada em especial com as crianças. "É uma forma de organizar e potencializar as ações da comunidade". Todos os meses, o grupo realiza a ação denominada "trocaria", que consiste na troca de roupas e livros. O Coletivo Camaradas é formado por 20 integrantes, todos da região do Cariri, que utiliza as artes visuais, a música e o ativismo como forma de linguagem artística. No entanto, a ação vai além da estética, invadindo o campo social.

Tradução
"Hoje, o Cariri trabalha com a tradução", admite Alexandre Lucas, justificando que consiste em tirar da tradição elementos para uma releitura à luz do contemporâneo. Na sua opinião, é isso que forma o caldeirão estético, artístico e politicamente organizado da região. Em outras palavras significa dizer que "não existe limite entre o contemporâneo e o popular. As tradições são reinventadas a cada dia", argumenta. Explica que, nas décadas de 1960 e 1970, a região já esboçava ações de vanguarda no campo da arte, uma vez que sempre sofreu influência dos estados vizinhos. Atualmente, no tempo da cultura digital e das informações compartilhadas de forma instantânea, as novas gerações de artistas da região não só acompanham, mas utilizam as mídias digitais para "socializar a arte". Como a Mosta IP, que reúne registro de performances e intervenções que usam como suporte a internet. "Alguns podem não estar editados", ou seja, trata-se de material bruto.

Conforme o artista educador, um dos objetivos do evento é evidenciar essa produção feita na contemporaneidade. "Visa provocar uma reflexão sobre o que é e o que não é arte, bem como discutir seu papel social". Assim, um dos critérios para a participação na mostra é a disponibilização dos trabalhos em plataformas de visualizações na web.

O objetivo é enfatizar "a não propriedade do trabalho artístico", ou seja, aquilo que é produzido artisticamente não é mais do autor, enfatizando a circulação. Não pode ser guardado, diz, criticando a transformação da obra de arte em mercadoria. "Por isso, estamos levando a exibição da mostra para uma zona periférica da cidade do Crato, e não para uma galeria ou instituições consagradas no campo da arte e da cultura".

Incentivo
A II Mostra IP tem a finalidade de incentivar a produção de registros em vídeos de intervenções e performances, além de fomentar o intercâmbio neste campo das artes. Conta com a participação de artistas dos estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Amazonas, Bahia, Santa Catarina, Minas, Mato Grosso e Rondônia. O evento é uma realização do Programa Nacional de Interferência Ambiental (PIA- Cariri) e tem como co-realizadores o Coletivo Camaradas, Laboratório de Estudos, Vivências e Experimentos em Arte Contemporânea (Leve) e o Cine Arte Clube da UFCA.

IRACEMA SALES
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



Barbalha (CE): Jovem é encontrado morto em condições misteriosas

Um jovem de 27 anos foi encontrado morto no início da manhã desta sexta-feira, na Avenida Lírio Callou, CE 293, próximo ao Colégio Santo Antônio no sítio Tupinambá, zona rural de Barbalha.

De início, a ocorrência foi registrada como acidente de trânsito, pois, próximo ao local do corpo do jovem Antônio Gilvan Barbosa Cardoso, de 27 anos, estavam uma moto Honda CG vermelha, de placa HWJ – 0934, bastante danificada e um carro modelo Fiat Strada Adventure cinza de placas NKL – 6152, com inscrição de Anápolis-GO.

O corpo de Gilvan estava caído dentro de uma vala, às margens da rodovia. Próximo a ele, a Polícia Rodoviária Estadual encontrou um revólver Taurus calibre 38 com cinco cartuchos deflagrados. A hipótese de assassinato ganhou subsídios após guardas noturnos, da região, afirmarem ter ouvido “vários disparos de arma de fogo”.

O Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro do Norte foi acionado para fazer a remoção do corpo, no entanto, os peritos não confirmaram se há marcas de tiro na vítima. Gilvan Barbosa tinha passagens pela polícia.

André Costa

Fonte: Miséria



Plantão Infotech: Estudante é enganado e paga alto preço por foto do Xbox One

Comprar em sites como o eBay pode ser uma boa ideia para economizar dinheiro, mas às vezes tudo que se consegue é dor de cabeça. Ao menos foi isso que aconteceu com Peter Clatworthy, inglês de 19 anos que pagou 450 libras (cerca de R$ 1.740) por um Xbox One e acabou recebendo uma foto do console.

Segundo o site Nottingham Post, o jovem tinha a intenção de presentear seu filho de quatro anos, McKenzie, no Natal com a edição Day One do novo Xbox, mas foi enganado.

“Tinha que fazer uma piada com isso, pois estava nervoso. Pelo menos agora temos algo para rir nos anos que estão por vir”, comentou Clatworthy.

Intervenção do eBay
De acordo com o Nottingham Post, a página do vendedor no eBay realmente indicava que o jovem receberia uma foto do console, e não o video game propriamente dito. Entretanto, o comprador disse que esperava receber o aparelho, já que estava listado na categoria Video Games & Consoles.

“Dizia ‘foto’ e eu pensei em duas coisas, mas olhei a descrição e o fato de estar na categoria certa me fez pensar que era algo real. Vi o histórico do vendedor e não havia nada negativo. Fiz a compra porque achei que seria um bom negócio, mas recebi uma foto com a mensagem ‘obrigado pela sua compra’ no verso”, explicou Clatworthy.

O próprio eBay entrou em contato com o comprador e disse que, caso a compra tenha sido feita utilizando o PayPal, ele pode receber o reembolso do valor integral do vendedor, que tem até segunda para devolver o dinheiro.

Um representante do eBay informou ao Nottingham Post que a página “não permite listagens que enganem [os compradores], e vai tomar as medidas cabíveis contra o vendedor”. Além disso, a fonte também comentou que o comprador está protegido com a garantia de devolução de dinheiro do site, e vai permanecer em contato com ele até que tudo se resolva.

Fonte: Tecmundo



Crato (CE): Balanço da Mostra Sesc no Cariri provoca bate-boca

O evento que começou de forma tranquila, com apresentação do quinteto de flautas, do Projeto Menino Jesus da cidade do Crato, terminou em bate-boca na unidade do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc), neste município. O encontro aconteceu na última quarta-feira e contou com a presença de prefeitos, secretários e empresários do comércio de bens, serviços e turismo da região do Cariri.

O objetivo era apresentar a evolução da Mostra Sesc nos últimos 15 anos e realizar o pré-lançamento da edição de 2014. Após a apresentação musical, o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, mostrou um vídeo sobre a evolução do evento, que este ano completou 15 anos de realização na Região do Cariri.

Gastão frisou que a primeira edição contou com apresentações de 19 grupos do Cariri e que, com o passar dos anos, esse número teve um aumento significativo. Segundo ele, na edição 2013, aconteceram 170 apresentações, sendo que 120 com artistas do Cariri. O evento, que no primeiro ano aconteceu exclusivamente na cidade do Crato, hoje conta com a participação de mais de 20 municípios da região do Cariri.

Ao falar sobre os princípios que norteiam a Mostra, Gastão citou: gratuidade, valorização da cultura e formação de plateia. Disse que um dos objetivos do projeto é promover arte e cultura nos espaços públicos, tirando a cultura do que ele chamou de "recintos", lugares com capacidade de público definida.

Ele lembrou ainda que a mostra não é só uma reunião de artistas, tem o objetivo de propiciar o intercâmbio entre os artistas locais, nacionais e internacionais. Observou ainda que a participação dos grupos de tradição da cultura local sempre foi prioridade na programação do evento. "A participação dos grupos de cultura é assegurada desde o início do evento", salienta Gastão.

Em seguida, declarou que o evento também contribui para o desenvolvimento da região. "Durante os dias da Mostra, muitos turistas visitam a região. Além disso, eu posso garantir que o Sesc, para promover um evento dessa natureza, gasta em torno de R$1 milhão", afirmou.

Ele citou ainda uma pesquisa realizada em 2012, pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), que apresenta o impacto da Mostra na economia da região. Segundo dados da pesquisa, a rede hoteleira teve ocupação de 80%, empresários abordados declararam aumentar em 60% os estoques para o período, além de contratar 20% mais pessoas, investir 16% em infraestrutura e 10% dos entrevistados mencionaram que dedicaram recursos para a publicidade, durante o período da Mostra.

Depois de falar sobre o desenvolvimento econômico, o clima no auditório começou a ficar mais tenso. Gastão passou a esclarecer os boatos envolvendo a realização da Mostra em 2013. O presidente leu vários e-mails citando data, horário e conteúdo dos mesmos. Ele apresentou as correspondências entre o Sesc e o coordenador da Guerrilha do Ato Dramático Caririense, Cacá Araújo. Os e-mails tratavam sobre os dias de apresentação da Guerrilha, que deveria anteceder a Mostra e também da colaboração financeira do Sesc com o evento.

Gastão defendia que, para contribuir com a realização da Guerrilha, a mesma deveria anteceder a Mostra e os espetáculos deveriam ser gratuitos. Após a leitura dos e-mails, o coordenador da Guerrilha, Cacá Araújo, foi o primeiro a falar. O coordenador deu a sua versão sobre os fatos e citou que o pagamento dos ingressos é uma forma de reconhecimento do trabalho dos artistas locais. "Os artistas custeiam figurino, cenário, eles precisam ser valorizados, receberem pelo trabalho", disse.

Após o coordenador apresentar suas reivindicações, Gastão respondeu. "Eu não admito que um evento ligado à Mostra cobre ingresso. Você tem as suas convicções, eu tenho as minhas. Dentro das convicções que cada um tem, cada um age da forma que deve agir", disse.

Sobre a polêmica envolvendo o fato do Crato sediar um número menor de espetáculos na última Mostra, Gastão pontuou que 68 apresentações ficaram no próprio município, entre os dias 8 e 13 de novembro. Não foi possível realizar mais programações nos espaços públicos do Crato porque não houve resposta do poder público do município, com relação à solicitação do Sesc para viabilizar a Mostra nos respectivos espaços.

Luiz Gastão falou ainda sobre a ideia de ampliar ainda mais a programação nos diversos espaços da região. "Queremos discutir com os municípios como ampliar o evento, levar os espetáculos para os municípios menores. A nossa expectativa é que, em 2014, seja realizada a maior Mostra do Cariri", conclui Gastão.

De acordo com ele, a partir do próximo ano, as Prefeituras que desejarem sediar a Mostra Sesc deverão realizar credenciamento até fevereiro do ano que vem. Segundo Gastão, será lançado um edital com as formas e condições necessárias para que cada Prefeitura que deseje participar do evento possa ler o edital e realizar o cadastro antecipadamente. "É necessário que as Prefeituras interessadas em participar atendam aos princípios da Mostra, cedendo espaços públicos que propiciem a formação de plateia, oferecendo espetáculos de forma gratuita e que valorizem a cultura", aponta Gastão.

SAMYLLA ALVES
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste



Morre Nelson Mandela, ex-presidente e líder histórico da África do Sul


O ex-presidente e líder histórico da luta contra a segregação racial da África do Sul, Nelson Mandela, morreu nesta quinta-feira, 5 de dezembro de 2013. A notícia foi transmitida à nação e ao mundo pelo presidente sul-africano, Jacob Zuma.

"Meus amigos sul-africanos, nosso amado Nelson Rolihlahla Mandela, o presidente fundador da nossa nação democrática, foi embora. Ele morreu em paz, na companhia da sua família, por volta das 20h50 (horário sul-africano) neste dia 5 de dezembro", comunicou Zuma em rede nacional, enquanto uma multidão de sul-africanos, permeada por policiais e jornalistas, se mobilizava na frente de sua casa, à espera da notícia. "Ele está descansando. Ele está em paz. Nossa nação perdeu seu maior filho. Nosso povo perdeu um pai", resumiu Zuma.

Mandela tinha 95 anos e há muito lutava contra doenças decorrentes do período em que permaneceu preso por conta de sua luta contra o Apartheid, regime segregacionista que imperou durante décadas no seu país. Ele passou 27 anos preso para depois se eleger presidente da África do Sul, de 1994 a 1999.

Durante o último ano, Mandela havia passado muitos meses internado em condições críticas, mas recentemente retornara para seu lar, onde permaneceu até hoje, ao lado de familiares e amigos.

Após o comunicado de Zuma, o povo em frente à casa de Mandela começava a cantar e orar, enquanto o mundo começava a absorver a notícia e prestar sua homenagem unânime a um dos mais importantes e determinantes nomes do século XX. "Estou profundamente triste pela morte de Nelson Mandela, um campeão pela justiça. Ninguém como ele fez tanto pelos valores e aspirações das Nações Unidas", disse o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, perante a imprensa, em Nova York.

"Personalidade maior do século XX, Mandela conduziu com paixão e inteligência um dos mais importantes processos de emancipação do ser humano da história contemporânea – o fim do apartheid na África do Sul", afirmou Dilma Rousseff. "Com sua valente dignidade e sua incansável disposição para sacrificar sua própria liberdade pela liberdade dos outros, Mandela transformou a África do Sul e comoveu a todos", resumiu o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. "Uma grande chama se apagou no mundo", resumiu o premiê do Reino Unido, David. Cameron.

Uma vida de resistência, sonho e luta contra a segregação e a favor da união
Nascido em 18 de julho de 1918 no vilarejo de Mvezo, no distrito de Umtata, região sul-africana de Transkei, Rolihlahla Mandela foi o grande nome da luta contra o fim da divisão entre brancos e negros na África do Sul.

Em 1962, Mandela foi preso e condenado a cinco anos de prisão, por incentivo a greves e por viajar ao exterior sem autorização. Em 1964, foi novamente julgado e condenado à prisão perpétua por sabotagem e por conspirar para outros países invadir a África do Sul. No julgamento, ele se declarou culpado da primeira, mas jamais assumiu a segunda acusação.

Mandela passou 27 anos preso. Os primeiros dezoito, na ilha de Robben. Em 1976, recusou uma revisão da pena em troca de retornar para sua região de origem. Em 1985, também rejeitou a liberdade condicional em troca de não incentivar a luta armada. Ele finalmente foi libertado em 11 de fevereiro de 1990, quando sufocado pelas sanções internacionais, o regime do Apartheid iniciou um processo de abertura e soltou o principal rosto de sua oposição.

Em 1991, Mandela foi eleito o presidente do Congresso Nacional Africano, principal partido negro do país que fora banido nos anos 60 e recém retomava as atividades. Engajou-se de corpo e alma ao fim do regime segregacionista e, em 1993, conquistou o prêmio Nobel da Paz ao lado do presidente Frederik Willem de Klerk por seus esforços conjuntos pela reconciliação do povo sul-africano.

Em 27 de abril de 1994, foi eleito presidente nas primeiras eleições multirraciais do país, colocando um ponto final no regime segregacionista que governara a África do Sul por 46 anos. "Nós enfim atingimos nossa emancipação política. Nunca, nunca e nunca de novo deixemos que essa linda terra experimente a opressão de um pelo outro", disse em seu discurso de posse, em 10 de maio de 1994.

Fonte: Terra



Juazeiro do Norte (CE): Câmara arquiva relatório da Comissão Processante e absolve Antônio de Lunga

Contrariando todas as expectativas da população, a Câmara de Juazeiro do Norte, em sessão extraordinária, nessa quinta-feira (05), votou pelo arquivamento do relatório da Comissão Processante da Casa que pedia a cassação do presidente afastado, vereador Antônio de Lunga (PSC). Na sessão, 13 vereadores votaram pela cassação; sete pela absolvição e houve uma ausência. Eram necessários dois terços dos parlamentares para cassar o mandato do vereador, ou seja, 14 votos.

A sessão, recheada de opiniões, notadamente, favoráveis a cassação, iniciou com a leitura do parecer do assessor jurídico da Câmara, que esclareceu o pedido do vereador Cláudio Luz (PT), sobre a ilegalidade de manifestar e expor o voto, quando fosse convocado. O parecer do assessor foi contrário, sob o argumento de que a decisão do Congresso, que definiu a questão apenas para a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, deixou de fora as Câmaras Municipais e as Assembleias Legislativas.

Os vereadores Tarso Magno (PR), relator da Comissão, e Rita Monteiro (PTdoB), secretária, fizeram a leitura do parecer. Após a leitura os vereadores, Normando Sóracles (PSL), Alberto Costa (PT), Cláudio Luz (PT), Rita Monteiro, Danty Benedito (PMN) e Gledson Bezerra (PTB), usaram da palavra facultada, com tempo máximo de 15 minutos.

Normando destacou o momento histórico, citou exemplos de injustiças e mencionou trechos dos depoimentos de funcionários da Câmara e do contador, constantes no inquérito da Polícia Civil. Para o vereador, o mais triste do processo, foi a exposição negativa a que Juazeiro foi submetido. Além disso, Normando desabafou que estava triste em ter que votar escondido.

Os vereadores Alberto e Cláudio Luz, disseram que os vereadores não podiam decepcionar o povo e as próprias famílias. Alberto ressaltou que não podia ser omisso com o desmando dos recursos públicos. Já Cláudio Luz, conclamou os colegas a não ignorar as provas contidas nos altos. Para ele, o comportamento dos vereadores na votação, pode repercutir na imprensa nacional.

A vereadora Rita Monteiro citou um pensamento de Cristovão Buarque sobre o avanço da consciência política da população. O vereador Danty Benedito, autor da denúncia na Polícia Civil e Ministério Público do Estado, ressaltou que contra fatos não há argumentos. Segundo ele, o desvio está comprovado no Portal da Transparência, onde estão expostas as notas frias que confirmam a fraude.

O vereador Gledson Bezerra, disse não ter esperança de ver o mundo nascer “cor de rosa”, com decisão da Câmara. Exemplificou a cassação de um prefeito na gestão passada e, em pouco mais de 30 dias depois, a Casa já estava de lua de mel com o mesmo prefeito cassado e reconduzido ao poder pela justiça.

Por último o representante do presidente afastado, Dr. Paolo Giorgio Quezado Gurgel e Silva, destacou a importância do dia para o aprofundamento da democracia. Paolo exemplificou a Revolução Francesa que, num julgamento sumário e sem direito a defesa decapitou o, então Monarca, Luis XVI. Para o procurador, a Câmara poderia cometer o mesmo erro nesse dia. Paolo destacou que a defesa, desde o início do processo, alegou atropelamento de fases primordiais, o que, segundo Paolo, inviabilizou uma defesa consistente.

Após as explanações o presidente interino, vereador Darlan Lobo (PMDB), orientou o processo de votação com a conferência da urna e das cédulas. Em seguida, os vereadores foram convocados, por ordem de chamada, para votarem.

A votação obedeceu a seguinte sequência: Normando Sóracles, Capitão Vieira, Danty Benedito, Bertran Rocha, Cláudio Luz, José de Amélia Júnior, Alberto Costa, Tarso Magno, Rita Monteiro, Gledson Bezerra, Didi de Amarílio, Sargento Firmino, Claudionor Mota, Zé Ivan Leiteiro, Sargento Nivaldo, Antônio Cledmilson, Preto Macedo, Adauto Araujo, Darlan Lobo. A vereadora Mara Torres, justificou a sua falta por motivo de doença.

Repercussão
O vereador Darlan Lobo, disse estar decepcionado com o resultado e que é uma pena que sete vereadores demonstraram não ter compromisso com o povo. Darlan avaliou que o voto secreto é ruim nesses casos. Mas, num todo, o vereador disse achar natural e ressaltou que a Câmara merece a volta do presidente afastado, inclusive, na presidente da Casa.

Normando disse que o problema estava em como ter que sair às ruas e encarar o povo. Para ele, o voto secreto coloca todos no mesmo patamar e penaliza sem distinção.

Cláudio Luz avaliou como sendo um momento de grave crise ética e política. Para ele, a Câmara perdeu a oportunidade de vencer essa crise; mas se perdeu, aprofundando ainda mais a mesma crise. Cláudio disse, ainda, que a Câmara, infelizmente, votou contra a vontade popular.

O advogado Paolo Gurgel ressaltou que a decisão permitiu a Antônio de Lunga, por parte dos parlamentares, que Antônio de Lunga precisa continuar na Câmara. Segundo Paolo, deve seguir com a defesa nos processos em curso na justiça para que ele permaneça no seu cargo, inclusive, na presidência da mesa diretora.

O grande número de populares presentes a sessão se manifestarão de forma contundente demonstrando suas insatisfações. Foram exibidas vassouras e óleo de peroba, mercadorias adquiridas em quantidades exorbitantes pelo presidente afastado, mas absolvido pela Câmara.

Madson Vagner

Foto: Cícero Valério

Fonte: Miséria



Crato (CE): Chega ao município cerca de 30 mil livros doados de Brasília para formar bibliotecas em bairros e na zona rural

Um caminhão  carregado com livros chegou à cidade do Crato para abastecer pontos de leitura e formar novas bibliotecas.

A carga já foi descarregada, será selecionada e depois enviada para formar novas bibliotecas na cidade.

A iniciativa é do Instituto de Memória e da Cidadania do Cariri (IMCC) que em parceria com o Instituto Enoch Rodrigues, de Brasília, quer criar diversas “padarias espirituais” no Crato incentivando a leitura e o conhecimento.

Na sede do instituto no Bairro Seminário, em Crato, a Padaria Espiritual Jackson Antero de Sousa já está funcionando e consiste numa biblioteca com mais de 12 mil volumes, gibiteca, brinquedoteca, e atualmente vem sendo montado um pequeno estúdio para realização de cursos de locução em rádio e  são ofertados cursos para lideranças comunitárias, sindicais, professores, estudantes e público em geral.

De acordo com Ricardo Monteiro de Carvalho, presidente do IMCC a instituição pretende criar  padarias espirituais nos bairros Gesso,  Centro, no Monte Alverne, Dom Quintino e distribuir livros entre escolas,  entidades sindicais e comunitárias do Crato para formar novos pontos de leitura.

Segundo Ricardo, os pontos de leitura podem ser feito em uma casa, num sindicato ou numa associação de moradores.  Para ele, basta que os organizadores tenham compromisso em manter o ponto de leitura funcionando e distribuindo cultura e conhecimento.

Mas não basta apenas querer participar, já que existem critérios que devem ser cumpridos para quem quiser criar um ponto de leitura.

A carga de cerca de 30 mil livros foi enviada ao Crato por Elmano Rodrigues, natural de Farias Brito que faz um trabalho social enviando livros da Capital Federal para o Nordeste brasileiro para criar novas bibliotecas. Até agora Elmano já enviou mais de 100 mi livros para o Nordeste criando bibliotecas em diversas cidades como Crato, Juazeiro do Norte, Mauriti, Quixadá, Maracanaú, entre outras.

Elmano Rodrigues é membro do Instituto Cultural do Cariri, produtor cultural e funcionário público federal. Neste mês  de dezembro ele estará no Crato participando  de uma série de atividades que serão realizadas pelo IMCC.

As entidades que quiserem criar pontos de leitura devem entrar em contato com o IMCC que funciona na Rua Marcos Macedo nº 139 – Bairro Seminário no horário de 14 às 18 horas.

Fonte: Blog do Alexandre Lucas



Genoino renuncia ao mandato de deputado federal

O deputado licenciado José Genoino (PT-SP) apresentou há pouco à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, seu pedido de renúncia ao mandato.

Com isso, a decisão que a mesa teria de tomar hoje em relação ao seu futuro político foi suspensa antes mesmo de o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), começar a contagem dos votos favoráveis e contrários à instauração de um processo de cassação.

O ex-deputado, que foi presidente do PT, foi condenado à pena inicial de quatro anos e oito meses de prisão na Ação Penal 470, conhecida como processo do mensalão.

O presidente da Câmara vai ler ainda hoje (3), no plenário da Casa, a carta de renúncia de Genoíno e, amanhã, seu suplente deputado Renato Simões deve assumir a vaga definitivamente.

Fonte: Agência Brasil



Veja essa! Homem vence campeonato ao devorar sanduíche supergigante


Se você ainda não tomou seu café da manhã, aqui vai a nossa sugestão de um cardápio balanceado para começar o dia com muita energia – muita mesmo! Vale lembrar que o “lanchinho” não é recomendado para quem quer perder peso ou vive brigando com a balança para se manter em forma.

Por outro lado, se você for um fanfarrão, como parece ser o caso do britânico James Brettell, de 26 anos, a comilança vai ser bem-vinda. Vamos por partes: em Southend-on-Sea, na Inglaterra, há um restaurante chamando Mangetout Bistro, que propõe alguns desafios impossíveis a seus clientes.

O gigante
Desafio lançado, desafio vencido, e Brettell saiu do estabelecimento se sentindo um verdadeiro rei da categoria peso-pesado no quesito sanduíche, já que ele conseguiu abocanhar o temido gigantwich, nome que nada mais é do que uma brincadeira entre as palavras “gigante” e “sanduíche”.

Só para você ter ideia, Brettell comeu uma refeição gigantesca de mais de 8 mil calorias, e com um peso maior do que o de um bebê. O sanduíche vem, é claro, com uma bela dose de batatas fritas e uma porção de salada de repolho.

Receita de sucesso
O lanche gigantesco foi devorado em míseros 36 minutos, tempo abaixo dos 45 minutos estipulados. Assim, Brettell derrotou outras 116 pessoas que já haviam tentado realizar a proeza sem muito sucesso. Ao final da prova, tocou a música tema de Rock Balboa, “Eye of the tiger”. O prêmio não foi um cinturão – será que fecharia no abdome? –, mas uma camiseta e a quantia em dinheiro no valor equivalente a R$ 447.

A receita hipercalórica incluía hambúrguer, salsicha, bacon, carnes de porco, peru e carneiro, batata frita, queijo, omelete, saladas de tomate e de pepino, cebola empanada, molhos de maionese, mostarda e barbecue, além, é claro, de muito pão. E aí, você encararia essa boquinha?

Fonte: Mega Curioso



Polícia da Islândia mata uma pessoa pela primeira vez em sua história

Um homem morreu nesta segunda-feira durante uma operação policial em Reykjavik, capital da Islândia, no que configurou a primeira morte durante ação de policiais na história recente deste país, disseram as autoridades. O episódio, considerado "sem precedentes", contrasta com o caráter pacífico da sociedade islandesa.

A operação começou quando um homem na casa dos 50 anos efetuou disparos em seu apartamento na região leste de Reykjavik, nas primeiras horas da madrugada desta segunda. Os policiais ordenaram a evacuação do prédio e iniciaram tratativas para convencer o homem a se entregar.

As negociações fracassaram, e os policiais decidiram disparar bombas de gás e entrar no apartamento do homem, onde eles tentaram, sem sucesso, imobilizá-lo. O morador realizou mais disparos. Um policial foi atingido no capacete, e outro, no escudo, mas ambos escaparam ilesos. Os policiais foram então obrigados a disparar. O morador acabou ferido e morreu em um hospital.

"A polícia lamenta este incidente e envia condolências à família deste homem", disse o chefe da Polícia Nacional em Reykjavik, Haraldur Johannessen. Ele também classificou o incidente como "sem precedentes" na história islandesa.

A Islândia tem uma população de 322 mil pessoas e uma das mais baixas taxas criminais do planeta. A polícia do país raramente usa armas em suas operações, e esta foi, segundo as informações oficiais, a primeira morte causada durante uma operação da polícia islandesa.

Fonte: Terra



Crato (CE): Município foi pré-selecionado para receber curso de medicina

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira (03), a lista com 42 municípios pré-selecionados para receberem novos cursos privados de medicina. A única cidade cearense na lista é o Crato, que foi beneficiada por uma articulação do líder do PT na Câmara Federal, deputado José Guimarães, junto ao MEC. Para ser selecionada, a cidade precisava ter 70 mil habitantes ou mais, não ser capital e não ter um curso de Medicina. Na segunda fase de seleção, os municípios receberão visita para verificar a infraestrutura de saúde.

Segundo as regras do MEC, a cidade precisa ter pelo menos cinco leitos do SUS para cada aluno, um mínimo de dezessete equipes de atenção básica e três programas de residência médica. A iniciativa está no âmbito do programa Mais Médicos e visa ampliar o número de vagas de graduação e a formação de profissionais. A expectativa é que sejam criadas cerca de três mil vagas nos cursos.

Os municípios que não foram pré-selecionados têm até o dia 9 para entrar com recurso. O resultado final será divulgado no dia 18 de dezembro.

A lei que cria o programa Mais Médicos prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017. O programa tem o objetivo de levar profissionais brasileiros e estrangeiros para atender a população em áreas carentes das periferias de grandes cidades e no interior do país.

Assessoria de Imprensa / Dep. Federal José Guimarães



Fidel Castro entra na lista dos mais ricos do mundo da "Forbes"

A lista das pessoas mais ricas do mundo elaborada pela revista "Forbes" inclui neste ano o ditador cubano Fidel Castro, que teria acumulado uma fortuna de US$ 550 milhões.

Entre políticos e chefes de Estado citados pela "Forbes", estão à frente de Fidel em fortuna apenas o rei Fahd Bin Abdul Aziz Alsaud, da Arábia Saudita, com US$ 22 bilhões; o sultão Haji Hassanal Bolkiah, de Brunei, com US$ 20 bilhões; o príncipe Hans-Adam, de Liechtenstein, com US$ 3,2 bilhões; o primeiro-ministro da Tailândia, Thaksin Shinawatra, com US$ 1,9 bilhão; e a rainha Elizabeth 2ª, com US$ 720 milhões.

De acordo com a publicação, se, por um lado, Cuba não pára de empobrecer desde 1959, quando a revolução comandada por Fidel e pelo médico argentino Ernesto Che Guevara derrubaram o governo de Fulgêncio Batista, por outro lado a fortuna pessoal do ditador não pára de crescer.

Segundo a "Forbes", Fidel teria acumulado a fortuna a partir de "uma rede de negócios pertencentes ao Estado".

Entre esse negócios, a revista cita o Palácio de Convenções, um centro de convenções próximo a Havana (capital do país); o conglomerado do setor de varejo Cimex; e o Medicuba, que vende vacinas e outros produtos farmacêuticos produzidos no país.

A revista afirma ainda que Fidel viaja exclusivamente em comboios de carros Mercedes-Benz. Além disso, teria recebido US$ 50 milhões em 1993 por ter vendido a fabricante estatal de rum Havana Club para a gigante francesa Pernod Ricard.

Criada nos Estados Unidos em 1917, a "Forbes" hoje é publicada em diversos países e produz anualmente listas das personalidades mais ricas do planeta.

Fonte: Folha.com



Barbalha (CE): Governo Municipal adquire mais duas motos para o Demutran

A Prefeitura de Barbalha acaba de adquirir mais duas motos DRAFA 150 com intermitente para o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Os dois equipamentos vão ser usados no trabalho de fiscalização do trânsito.

Com essas duas novas motos adquiridas, o órgão passa a ter agora seis motos que são usadas nos trabalhos dos agentes de trânsito no município.

O diretor do Demutran Roberto Grangeiro fez essa solicitação ao prefeito Zé Leite, que viu a necessidade de ampliar os trabalhos operacionais do departamento no trânsito, proporcionando assim, uma melhoria para agilizar as blitze dos agentes do Demutran.

Assessoria de Imprensa / PMB



Brasil melhora mas ainda é um dos últimos em ranking de educação

Os estudantes brasileiros ocupam os últimos lugares nos rankings de leitura, matemática e ciências em uma lista de 65 países e territórios, segundo um levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado nesta terça-feira.

De acordo com o estudo realizado pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) 2012, da OCDE, apesar da melhora nos resultados, os estudantes brasileiros na faixa de 15 anos ficaram em 55° lugar em leitura entre os 65 países analisados pelo estudo.

O Brasil totalizou 410 pontos em leitura, resultado semelhante aos registrados pela Colômbia e Tunísia e abaixo da Costa Rica, mas acima da Argentina e do Peru.

A média em leitura dos países que integram a OCDE, na grande maioria economias desenvolvidas, foi de 496 pontos em leitura.

A China, que liderou a classificação também em matemática e ciências, obteve 570 pontos em leitura.

A OCDE ressalta que a performance dos estudantes brasileiros em leitura melhorou desde 2000, passando de 396 para os atuais 410 pontos, o que revela uma evolução média anual de 1,2 ponto.

"Dados relativos a mudanças demográficas e sociais entre 2000 e 2012 no Brasil mostram que a melhora no desempenho na leitura pode ser totalmente explicada pela melhoria no estatus econômico, social e cultural da população estudantil", afirma o estudo.

Competências básicas
Mas o PISA revela um dado alarmante em relação ao nível de leitura dos estudantes brasileiros: quase a metade (49,2%) ficou abaixo do nível de competências básicas (classificado como nível 2 - que representa 407 pontos).

"Isso significa que, na melhor das hipóteses, eles podem identificar o assunto principal ou o objetivo do autor em um texto com assunto familiar e fazer uma simples conexão entre a informação do texto e seus conhecimentos diários", diz o estudo.

Houve, no entanto, um leve progresso, já que esse índice havia sido de 49,6% na pesquisa anterior, divulgada em 2010. Em 2000, a proporção de estudantes brasileiros com nível 2 de leitura havia sido de 55,8%.

Na área de matemática, os alunos brasileiros ficaram em 58° lugar, totalizando 391 pontos.

O resultado é comparável ao da Albânia, Jordânia, Tunísia e Argentina. A média obtida em matemática pelos países da OCDE foi de 494 pontos. A China totalizou 613 pontos nessa disciplina.

A OCDE destaca que o Brasil foi o país que registrou a maior taxa de crescimento no total de pontos em matemática nos últimos dez anos.

O Brasil passou de 356 pontos nessa disciplina em 2003 para 391 pontos em 2012. A evolução média anual no período foi de 4,1 pontos.

Em ciências, os estudantes brasileiros ficaram em 59° lugar, com 405 pontos.

O desempenho nessa disciplina também vem aumentando desde 2006, afirma a OCDE, quando o total de pontos obtidos por estudantes brasileiros havia sido 390. No período, houve uma evolução anual de 2,3 pontos nos resultados.

Quase 20 mil estudantes brasileiros de 837 escolas participaram dos testes do PISA 2012, que avaliou 510 mil alunos em 65 países.

Repetência
A organização destaca ainda no estudo PISA que o nível de repetência ainda é extremamente elevado no Brasil e ocorre em maior número entre os estudantes socialmente desfavorecidos.

"No Brasil, mais de um terço dos estudantes (36%) com 15 anos repetiu um ano pelo menos uma vez no ensino primário ou secundário. Muitos repetiram mais de uma vez. Esta é uma das mais altas taxas de repetência entre os países que participam do PISA", diz o relatório.

"O Brasil precisa encontrar meios de trabalhar com a baixa performance dos alunos para motivá-los e criar expectativas para todos e reduzir as taxas de abandono dos estudos", afirma a OCDE.

O Pisa avalia a cada três anos a performance de estudantes em leitura, matemática e ciências, com idade de 15 anos ou mais, matriculados a partir da 7ª série do ensino fundamental.

Fonte: Terra (com informações da BBC Brasil)



Sua saúde: Teste rápido de HIV deve ser vendido nas farmácias a partir de fevereiro

Para facilitar o diagnóstico do HIV e antecipar o tratamento de pessoas que podem desenvolver a aids, o Ministério da Saúde deve autorizar a venda, em farmácias, de um teste rápido para detectar o vírus, a partir de fevereiro de 2014. Produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o exame é feito em 20 minutos, com coleta de saliva pela própria pessoa, e deverá custar R$ 8.

A informação foi confirmada pelo diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do ministério, Fábio Mesquita, durante evento neste domingo (1°), Dia Mundial de Luta contra a Aids, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o governo federal anunciou a antecipação do tratamento para pessoas com o HIV. Antes, somente pacientes com a doença desenvolvida recebiam medicamentos.

De acordo com o diretor, o teste rápido de HIV tem duas vantagens: “Uma delas é a confidencialidade. A pessoa vai à farmácia pega o teste e faz em casa, sem precisar ver um agente de saúde e dividir isso com ninguém. A segunda vantagem é a rapidez, não tem fila, não precisa ir ao posto, não precisa esperar o tempo que leva para sair o resultado de um exame normal”, esclareceu Mesquita.

Ao disponibilizar o teste rápido de HIV, vendido na internet por um laboratório americano por cerca de R$ 160, o ministério pretender iniciar o tratamento mais cedo e melhorar a qualidade de vida de pessoas com HIV, além de reduzir em cerca de 96% o risco de contágio, principalmente para parceiros fixos ou durante a gestação, quando o vírus pode passar da mãe para o bebê.

Dados do ministério apontam que cerca de 150 mil pessoas, de um total de 700 mil estimadas com a doença, não sabem que têm o vírus HIV. No Brasil, embora a prevalência de pessoas convivendo com o vírus seja considerada baixa para o conjunto da população (0,4%), a infecção é alta entre meninas entre 14 e 19 anos e meninos gays, de acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Segundo Padilha, grande parte dos casos de detecção de HIV em meninas ocorre durante o pré-natal. “Nessa faixa etária tem muita gravidez na adolescência, em situação vulnerável, por isso, descobrimos mais meninas que homens com o vírus”, disse. “Elas engravidam já infectadas”, reforçou. Os jovens são público-alvo da campanha contra a aids lançada neste domingo (1°).

Fonte: Díário do Nordeste



Esporte: Para dirigente, sem acesso, Icasa deixou de ganhar "poder de barganha" para evoluir profissionalmente

A chance de conquistar um salto em sua profissionalização. Assim é que o gerente de futebol do Icasa, Fred Gomes, define a principal perda do clube juazeirense ao não ter se classificado para a Série A do Campeonato Brasileiro. Em entrevista ao O POVO, o dirigente alegou que o Verdão, em caso de classificação, poderia chamar atenção de novos investidores e aproveitar maior cota de direitos de transmissão.

“Deixamos de ganhar uma cota que nos dava o direito de reorganizar o clube. Planejar tudo com uma estrutura profissional. Não posso mencionar aqui valores, não sei, já que o Icasa nunca cogitou estar numa Série A. Mas, no momento que tivemos para sonhar, começamos a mensurar essa ideia de crescer”, afirmou Gomes.

Com despesas mensais girando em torno dos R$ 400 mil, o Icasa construiu sua renda na Série B com: R$ 2,7 milhões dos direitos de transmissão, R$ 590 mil do Governo do Estado para toda a disputa, apoio mensal de R$ 40 mil da Prefeitura de Juazeiro do Norte, além dos patrocínios.

Para o gerente de futebol, um acesso viria para tornar duradouro o planejamento iniciado em 2013 no clube. “A Série A era oportunidade de qualificar nossa estrutura física e de futebol. Todo final de semana a gente receberia grandes clubes do Brasil. Ganho não apenas em bilheteria, mas também na capitalização de outros tipos de recursos, como sócio-torcedor e grandes apoios publicitários. Teríamos poder de barganha”.

Segue o jogo
Ao longo desta semana, a diretoria executiva do Icasa estará reunida para pensar em 2014. A equipe volta às atividades no dia 26 de dezembro, para início de pré-temporada. Reformulações devem ocorrer no elenco e comissão técnica. Mas o Verdão não vai deixar de sonhar.

“A gente provou para o futebol brasileiro que equipes pequenas podem, sim, sonhar com um possível acesso à Série A. Isso mostrou que o futebol brasileiro está nivelado. Planejando, trabalhando, times com menos condições têm chances de chegar longe”, avaliou Gomes.

Fonte: O Povo



Governador de Sergipe, Marcelo Déda morre aos 53 anos em São Paulo

Morreu às 4h45 desta segunda-feira (2), aos 53 anos, o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT). Vítima de um câncer gastrointestinal, o governador foi internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 27 de maio, com dificuldades para se alimentar. Nos últimos dias, o estado de saúde do governador havia se agravado e, no sábado (30), o hospital divulgou boletim médico, afirmando que o quadro de Déda era grave e que apresentava "piora progressiva".

Casado duas vezes, atualmente com a repórter-fotográfica Eliane Aquino, o governador deixa cinco filhos. No seu lugar assume o vice-governador, Jackson Barreto, do PMDB.

O governo decretou luto de sete dias no Estado, além de ponto facultativo até terça-feira. As aulas das escolas estaduais também foram suspensas.

Advogado formado pela Universidade Federal de Sergipe, Déda estava em seu segundo mandato.

A família postou uma mensagem no Twitter do governador. "O céu acaba de ganhar mais uma estrela. Marcelo Déda voou 'nas asas da quimera'. Paz e bem". Déda será velado no Palácio Museu Olímpio Campos, ainda em horário a ser definido. O corpo deve chegar a Sergipe às 16h do horário local (17h em Brasília). O velório será aberto à população. Ele será cremado, conforme seu pedido.

Em outubro de 2012, ele anunciou a descoberta de um câncer no estômago. Desde lá inciou um tratamento intenso, em São Paulo, que resultou em afastamentos. Em maio, se afastou pela última vez para intensificar os tratamentos.

A última postagem de Déda pelas redes sociais foi em 10 de novembro, pelo Twitter, quando comentou sobre as eleições estaduais do PT.

Dilma publicou nota de pesar em que afirmou que "como prefeito, deputado e governador, Marcelo Déda exerceu a política com P maiúsculo".

Na última foto que publicou, em 29 de outubro, ele aparece ao lado da presidente Dilma Rousseff, que o visitou na data. Com uma camisa do Flamengo, o governador aparece sorridente, mas visivelmente debilitado.

Fonte: UOL



7 lendas urbanas sobre o sexo

Quando o assunto é o que acontece entre quatro paredes — ou não, caso você seja mais aventureiro —, a verdade é que existem muitos mitos que, de tão disseminados, acabaram sendo aceitos como verdades. Pensando nisso, resolvemos fazer uma seleção de lendas urbanas sobre o sexo nas quais muita gente acredita, mas que não são reais. Confira:

1 – Depois dos 40 a vida acaba
Não pense que os homens a partir dos 40 anos de idade só podem “curtir a vida” com a ajudinha de medicamentos. Eles podem aproveitar tanto quanto os mais jovens e, embora as atividades sejam menos intensas do que na juventude, eles ainda contam com a experiência a seu favor. O que interfere na verdade são alguns problemas de saúde relacionados à idade — como hipertensão, diabetes e obesidade —, que podem resultar em dificuldades nessa área.

2 – Ponto de debate
Já ouviu falar do mitológico Ponto G e sobre o incrível debate que ele gera entre os especialistas sobre a sua existência ou não? Pois — alegrem-se meninas! — pesquisadores franceses encontraram evidências físicas de que ele existe sim, na forma de um tecido um pouco mais denso do que o normal localizado na parede anterior da vagina, próximo à uretra.

Segundo os especialistas, infelizmente o Ponto G não parece estar presente em todas as mulheres, mas, nas sortudas que contam com ele, o funcionamento desse “botãozinho mágico” depende da sensibilidade de cada mulher e das habilidades de seus parceiros.

3 – Sete segundos
Já ouviu aquela história de que os homens pensam “naquilo” uma vez a cada sete segundos? Então, um estudo apontou que esse intervalo de tempo é bem variável, e apenas 23% dos participantes admitiram fantasiar com frequência. Bem, melhor não descartar completamente a possibilidade de que os restantes 77% mentiram ou estavam ocupados demais para ficar checando o cronômetro!

4 – Os casados se divertem menos
Esse papo de que as pessoas casadas se “divertem” menos foi desmentido em 2006 por um estudo realizado pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, que, depois de avaliar dados levantados em 59 países, concluiu que eles são tão ativos quanto os solteiros.

5 – A idade do auge
Você já deve ter ouvido que os meninos chegam ao seu ápice sexual aos 18 anos, enquanto para as meninas isso ocorre mais tarde, aos 28 anos. Esse mito veio do fato de que os níveis de testosterona nos homens alcançam seu pico por volta dessa idade, e esse é apenas um pequeno fator entre muitos outros relacionados com a performance sexual masculina. Já as mulheres nem contam com uma idade específica para alcançar esse suposto ápice.

6 – Os jovens de hoje são mais precoces
Apesar de hoje em dia termos a impressão de que os jovens iniciam suas vidas sexuais mais cedo, um estudo realizado por pesquisadores britânicos apontou que, na verdade, assim como em gerações passadas, a atividade sexual geralmente começa — em média — entre as idades de 15 e 19 anos, sendo que as meninas começam mais cedo.

7 – Promiscuidade e DSTs
Ao contrário do que muita — muita — gente pensa, a promiscuidade e a incidência de doenças sexualmente transmissíveis não andam necessariamente de mãos dadas. Tanto que um estudo surpreendeu uma equipe de pesquisadores britânicos, que esperava encontrar um maior índice de promíscuos na África, já que várias regiões do continente apresentam taxas de enfermidades de transmissão sexual altíssimas.

Contudo, os pesquisadores descobriram que, ao contrário do que esperavam, o número de pessoas que praticam sexo regularmente com múltiplos parceiros é muito maior nos países industrializados. O que isso nos diz? Que hoje não podemos nunca — jamais — basear nossas escolhas em “achismos”, e que o uso de proteção é absolutamente indispensável.

Outros mitos curiosos
  • Segundo a ciência, não existe relação entre o tamanho dos pés e dos órgãos genitais masculinos;
  • Não existem ossos no interior do pênis, portanto, tecnicamente, ele não quebra. Contudo, isso não significa que os meninos não precisem ter cuidado, pois seus amiguinhos podem sofrer traumas causados pelo rompimento de estruturas internas;
  • Apesar de o risco ser menor, é totalmente possível que uma mulher engravide se ocorrerem relações sexuais durante o período menstrual e o casal não usar métodos contraceptivos;
  • E por falar em métodos contraceptivos, a aspirina só funciona para dores de cabeça mesmo, e não para evitar as dores de cabeça de uma gravidez indesejada. Ficar pulando feito louca depois de fazer bobagens também não tem nenhum efeito;
  • Por mais controlados que sejam em suas vidas, os melhores “amiguinhos” dos homens têm vida própria, e nenhum rapaz é capaz de suprimir voluntariamente uma ereção.
Fonte: Mega Curioso



Tarrafas (CE): Girleuda Matias é eleita prefeita

Com 57,22% dos votos válidos, a candidata Girleuda Matias (PT) foi eleita ontem prefeita deste município, após realização de eleições suplementares determinadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). A diferença entre ela e o candidato derrotado, Cláudio Germano (PSD), foi de 1.002 sufrágios. Foram apurados 5.640 votos. Deste total, Girleuda Matias recebeu 3.227 votos. O segundo colocado recebeu 2.225 votos, ou 39,45% da votação. Votos nulos foram 135, enquanto que brancos somaram 53. O número de abstenções foi de 1.788, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Girleuda Matias é esposa do também petista Neto Alcântara, que teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, em atendimento a um pedido realizado pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor eleitoral Edgar Jurema de Medeiros, que apontou irregularidades na participação de Neto Alcântara no novo pleito.

A candidatura de Girleuda Matias só foi registrada na Justiça Eleitoral no início da noite da última quinta-feira, data limite para troca de candidaturas, conforme o calendário eleitoral do TRE-CE.

A propaganda eleitoral da candidata foi realizada em apenas um dia. "Só tivemos tempo de realizar um único comício. Somente no encerramento da campanha, na sexta-feira da semana passada, é que meu nome foi oficialmente levado ao eleitorado de Tarrafas", conta.

Durante todo o dia de ontem houve intensa movimentação pelas ruas da cidade. Nos distritos e demais localidades interioranas, eleitores também demonstravam ansiedade em relação ao resultado das eleições.

Para evitar que houvesse quaisquer problemas durante o transcorrer do período de votação, o juiz eleitoral da 18ª Zona Eleitoral de Assaré, David Melo Teixeira Sousa, que também responde pelo município de Tarrafas, solicitou aumento no contingente policial militar, bem como a presença de policiais civis e federais.

Conforme o magistrado, apenas três incidentes foram registrados. Todos no período da manhã. "Houve uma denúncia de tentativa de captação ilícita de sufrágio e duas denúncias de provável transporte ilegal de eleitores. Ambas as situações não resultaram em prisões e estão sendo apuradas pela Polícia Federal", informou.

O delegado da Polícia Federal (PF), Samuel Elânio de Oliveira Júnior, esclareceu que foram tomados os depoimentos dos envolvidos e que irá remeter as informações ao Ministério Público Estadual para que o órgão ministerial decida se dará ou não continuidade às investigações.

Emocionada com a vitória, a prefeita eleita disse que irá priorizar o setor de saúde durante sua gestão. Ela apontou, ainda, deficiência nas áreas de educação, segurança, social, infraestrutura, cultura e juventude.

"O município viveu um período de caos administrativo. Não há, sequer, ambulâncias para atender aos nossos pacientes. Embora seja sabedora das deficiências em todas as áreas, nessa gestão, a saúde será prioridade absoluta", garantiu.

Audiência
Embora só assuma o mandato em 1º de janeiro do próximo ano, Girleuda Matias disse que irá, ainda nesta semana, solicitar audiência junto ao governador do Estado, Cid Gomes, para solicitar apoio ao município.

"Precisamos de investimento, de recursos e de parcerias. Vamos começar a trabalhar o mais depressa possível", ressaltou.

Após o resultado da apuração, houve festa na cidade. Centenas de eleitores lotaram praças e avenidas. Houve carreata pela principal avenida do Centro e, na residência da prefeita eleita, os eleitores cantaram jingles de campanha e gritaram parabéns. "É emocionante. Isso nós obriga a trabalhar com seriedade em prol da nossa gente, do nosso povo", finalizou a prefeita eleita.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis