Você se sente isolado? Veja 5 coisas que podem estar contribuindo para isso

A turminha do bairro nunca convida você para fazer nada? Seus “amigos” pararam de chamar você para as sessões de jogatina? Começou a perceber que o pessoal do trabalho sai de fininho para almoçar ou tomar um cafezinho só para você não ir junto? Será que tudo isso é coisa da sua cabeça ou as pessoas estão mesmo isolando você? Pior ainda: será que todo mundo te odeia?

Na verdade, lá no fundo todo mundo adora “detestar” algo ou alguém, e muitas vezes os motivos que despertam esse sentimento são tão ordinários que parece até piada. Então, se você está se sentindo pouco querido ultimamente, confira a seguir algumas coisas — listadas pelo pessoal do ListVerse — que você pode estar fazendo de errado para que os demais não gostem muito de você:

1 – Ser exibido
Se você é do tipo que não resiste à tentação de postar autorretratos toda vez que vai pôr os pés para fora de casa ou encontra com algo — que só você acha — interessante, é melhor aprender a se controlar. Diversos estudos apontaram que as consequências de tanto “narcisismo” nas redes sociais podem ser incrivelmente negativas; quanto mais fotos desse tipo são postadas, pior é a repercussão.

Assim, se você pensa que essa overdose de fotos suas está fazendo com que os seus contatos achem que você é superlegal, saiba que, na verdade, todo mundo pensa que você é um palerma.

2 – Ser barbudo
Tudo bem que ultimamente as barbas parecem estar em alta, mas várias pesquisas realizadas ao longo dos anos apontaram que as pessoas tendem a associar homens barbudos com atos criminosos e comportamento violento. Em um desses estudos, por exemplo, 371 participantes tinham que descrever um personagem com aparência criminosa, e 82% deles incluíram os pelos faciais entre as características.

Outro estudo apontou ainda que jurados tendem a condenar mais barbudos do que barbeados por crimes graves. Assim, se você é adepto dos pelos faciais, não é necessário raspar tudo! Entretanto, tente manter a sua cabeleira sob controle.

3 – Receber e fazer elogios
Todo mundo adora ouvir elogios, não é mesmo? Bem, todo mundo adora quando os elogios não são dirigidos para outra pessoa. O nome disso é inveja, e tanto faz se você é o alvo das congratulações ou se é você é quem está enaltecendo alguém. Quem estiver por perto — independente de achar que o louvor seja merecido ou não — vai sentir aquela incômoda alfinetadinha.

4 – Ser um ativista
Qual é o sentimento que palavras como “feminista” e “ambientalista”, por exemplo, despertam em você? Uma pesquisa recente apontou que, quando se trata de ativismo, não conseguimos evitar os estereótipos que temos dessas pessoas. Aliás, os participantes desse estudo inclusive responderam que não escolheriam um ativista como amigo.

Assim, por mais que as suas intenções sejam as melhores possíveis quando o assunto é defender um ideal fervorosamente, é possível que muita gente deteste você simplesmente por isso.

5 – Ser solitário
Vamos combinar que as pessoas solitárias e deprimidas não são lá as melhores companhias do mundo, não é mesmo? O que é muito triste, pois, como ninguém quer ficar por perto de pessoas assim, é criado um círculo vicioso no qual o “solitário” tem dificuldades de fazer novos amigos e é evitado a todo custo, ficando ainda mais sozinho.

E o que é ainda pior: um estudo feito nos EUA com 5 mil pessoas demonstrou que essa alienação com o resto do mundo é contagiosa, e que até mesmo pessoas que não estão ligadas diretamente aos solitários — com até três graus de separação — também evitarão o contato. Então, que tal mudar um pouco a sua atitude?

Fonte: Mega Curioso



Barbalha (CE): Antiga reivindicação da população, trecho da Rua Princesa Isabel é asfaltada

O Governo Municipal asfaltou uma boa parte da Rua Princesa Isabel no centro da cidade. Foram 2.804 metros de asfalto. A rua é uma das principais artérias do centro e que recebe um bom fluxo de veículos diariamente devido uma boa parte do comércio, agência bancária e outros agentes financeiros, Prefeitura e outros atrativos.

Esse trecho da referida rua, necessitava de um bom nivelamento, devido seu calçamento já está causando problemas aos motoristas e aos próprios moradores. Com o asfalto, a rua recebe um novo visual levando melhorias para quem trafega e aos moradores.

O prefeito Zé Leite esteve na manhã desta quinta-feira (28) observando todo o asfalto na companhia do secretário de Infraestrutura e Obras, Roberto Grangeiro e o adjunto, Luiz Cláudio. Projeto do prefeito Zé leite, mais doze ruas serão asfaltadas em Barbalha melhorando assim, a qualidade de tráfego nas ruas da cidade.

Assessoria de Imprensa / PMB



Sua saúde: 8 remédios caseiros que realmente funcionam

Nossas mães e avós costumam ser especialistas nesses remédios caseiros que operam pequenos milagres. Logicamente, não são soluções para doenças sérias, mas certamente podem resolver um problema simples ou dar uma ajudinha em caso de emergência.

Para aproveitar os benefícios dos remédios caseiros, basta abrir os armários, a geladeira ou correr até o quintal e você encontrará facilmente os ingredientes necessários para acabar com o chulé, desentupir o ouvido ou dar um fim na azia, por exemplo.

Vale lembrar que essas receitas podem ajudar, mas não substituem o acompanhamento médico quando necessário. Confira alguns remédios caseiros e compartilhe conosco caso você conheça mais alternativas para solucionar problemas como esses.

1) Enxaguante bucal
As versões tradicionais dos enxaguantes bucais que contém álcool são uma ótima opção para combater problemas nos pés. Para prevenir fungos, micoses e outros tipos de incômodo, mergulhe os pés no líquido de uma a duas vezes por semana.

2) Vinagre de maçã
O vinagre serve como um ótimo remédio para diferentes problemas. Por ter propriedades antibióticas, o ingrediente pode ser usado para aliviar dores de garganta, combater diarreias de origem bacteriana e até remover manchas dos dentes. Além disso, existem algumas receitas caseiras:
  • Se você está com o nariz entupido, beba uma colher de chá de vinagre diluída em um copo de água. A mistura ajuda a descongestionar as vias;
  • Se você tem câimbras durante a noite, misture duas colheres de sopa de vinagre e um pouco de mel em um copo de água e beba para diminuir os sintomas;
  • Se você for picado por uma vespa, aplique um pouco de vinagre sobre a região para neutralizar as toxinas.
3) Aloe vera
A aloe vera, também conhecida como babosa, é um poderoso laxativo. Então, se você estiver constipado, beba o suco das folhas da aloe vera seca e mantenha a hidratação em dia.

4) Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é um dos melhores remédios caseiros para combater azia. Quando a queimação bater, misture algumas colherinhas do ingrediente na água e beba. A substância também serve para diminuir os efeitos em caso de ferroada de abelha. Se você for picado, aplique no local uma mistura de bicarbonato de sódio e água depois de retirar o ferrão.

5) Mel
O mel tem propriedades antibacterianas que ajudam a limpar e curar pequenos machucados. Isso porque o ingrediente retira a água das células das bactérias e a combina com açúcares naturais para formar peróxido de hidrogênio. Assim, as bactérias são exterminadas através da desidratação.

6) Vodka
Se o seu problema é chulé, um pouco de vodka pode ser a solução. Esfregue a bebida nos pés para eliminar as bactérias e evitar que o mau cheiro volte. E saiba que, quanto maior o teor alcoólico da vodka, melhor será o resultado.

7) Água oxigenada
Quando seu ouvido estiver entupido e isso causar incômodos, experimente utilizar água oxigenada de 10 volumes. Deite-se de lado, pingue algumas gotas diretamente no canal com a ajuda de uma seringa ou conta-gotas e espere agir. É comum ter uma sensação de formigamento, que é causada pela ação do ingrediente em contato com a cera. Depois de 5 a 10 minutos ou quando a efervescência diminuir, tampe o ouvido com um algodão e vire a cabeça para o lado oposto para que a sujeira possa escorrer. Termine de higienizar o canal e repita a operação no outro ouvido se necessário.

8) Chá preto
O chá preto pode ajudar você a não ficar com a pele queimada depois de se expor ao sol. Isso porque os taninos presentes na erva têm o poder de aliviar a pele, acelerar a recuperação e reduzir a descamação. Para aproveitar esses benefícios, prepare um chá preto concentrado e deixe em infusão por bastante tempo para obter um líquido quase preto. Espere esfriar bem e aplique o chá nas áreas queimadas.

Fonte: Mega Curioso



Médicos não veem motivos para José Genoino se aposentar por invalidez

Foram divulgados nesta quarta-feira (27), em Brasília, os resultados dos exames do deputado José Genoino, do PT, no processo pela aposentadoria dele, que está em andamento na Câmara. Genoino foi preso há 12 dias e quer se aposentar por invalidez.

O resultado da perícia foi apresentado pelos cardiologistas que examinaram José Genoino. Para eles, o estado de saúde do deputado licenciado ainda requer cuidados, embora ele não seja portador de uma cardiopatia grave.

Genoino não foi considerado pelos médicos, neste momento, inválido para o trabalho, o que afasta a aposentadoria imediata. Ele continua de licença até uma próxima  avaliação que será feita em 90 dias.

“Não existe no momento uma invalidez definitiva. O que existe no momento é uma circunstância, em função da doença, de ele ter riscos na atividade laboral. Por isso, a gente precisa de um controle melhor do quadro clínico dele para poder depois ver se ele pode voltar ao trabalho”, explica o cardiologista Luciano Janussi Vacante.

Na semana que vem, a direção da Câmara deve decidir se abre processo de cassação do mandato de Genoino. No Supremo Tribunal Federal, o ministro Joaquim Barbosa ainda aguarda manifestações do Ministério Público e da defesa de José Genoino sobre o laudo da outra junta medica, que atestou que o deputado licenciado não precisa de tratamento domiciliar. Só depois disso, Barbosa vai determinar onde Genoino cumprirá a pena.

No Tribunal de Justiça do Distrito Federal, já está tramitando o pedido do ex-ministro José Dirceu, que quer  trabalhar fora da prisão. A decisão pode sair em 40 dias.  Ele já arrumou um emprego com carteira assinada e salário de R$ 20 mil por mês.

O cargo de José Dirceu é de gerente administrativo do hotel Saint Peter, no Centro de Brasília, que pertence a Paulo Masci de Abreu, irmão de José Masci de Abreu, presidente nacional do Partido Trabalhista Nacional (PTN), que apoiou a eleição da presidente Dilma em 2010.

Fonte: G1



Santana do Cariri (CE): Sobre pressão de ameaças de morte, padre é impedido de celebrar missas

O Pároco local Pe. Paulo Lemos Pereira, vem sofrendo tentativas e ameaças de morte, mais precisamente na comunidade de D. Leme a 22km da sede de Santana do Cariri, O pároco foi impedido de celebrar uma missa nesta segunda-feira, devido as ameaças de morte de um indivíduo chamado Francisco Soares, vulgo “França”.

O mesmo tentou cometer o ato de porte de uma arma tipo punhal, repetindo várias vezes a frase: “Vou Matar o Padre”. O elemento amendotrou a comunidade daquele distrito da Chapada do Araripe, que também sofreram agressões verbais. O “França”, já vem há algum tempo ameaçando a autoridade religiosa, inclusive outros padres que pela Cidade já passaram.

A Policia Militar foi acionada e o mesmo foi conduzido para os procedimentos legais, sem resultados o mesmo retorna a comunidade de D. Leme, e continua as ameaças.

A comunidade inconformada, tenta sensibilizar a família para que o “França”, passe por um tratamento, pois segundo testemunhas ele sofre de alguns problemas mentais. Encontrando resistência por parte da Família para tratá-lo, o Pe. Paulo Lemos sente-se incomodado com a situação, pois além de ser um risco de segurança pessoal a comunidade também sente-se insegura com as ameaças do elemento.

Uma Mobilização a favor do Padre, entre a comunidade e autoridades locais está sendo mobilizada, A Justiça também já está sendo acionada. Santana do Cariri, há quatro anos sem Delegacia, e o quesito segurança começa a tirar o sono dos Santanenses, devido ao constante Ibope nas manchetes das páginas policiais. A Comunidade de D. Leme, distrito este abençoado pelo Pe. Cícero Romão como a Serra da Mãe de Deus, deverá ficar sem missas enquanto o caso não for solucionado.

Assessoria de Imprensa 



Esporte: Flamengo vence Atlético-PR e é tri da Copa do Brasil

No ano em que a Copa do Brasil voltou a ter todos os times grandes do País, um gigante venceu. O Flamengo foi tricampeão após bater o Atlético-PR por 2 a 0, nesta quarta-feira, mas não foi fácil: após um jogo tenso e feio, sairam gols de Elias e Hernane, junto a uma festa empolgada e bonita. O título coroa uma campanha brilhante do Flamengo, que eliminou quatro dos cinco times que estão melhor posicionados no Campeonato Brasileiro: Cruzeiro, Botafogo, Goiás e agora o Atlético-PR.

Apesar do Maracanã pegar fogo, o primeiro tempo foi morno, sem emoções e pouco digno de uma final tão importante. Apenas os primeiros minutos indicaram algo diferente: o Atlético-PR avançou a marcação, o Flamengo encarou de frente e até criou chance aos 6min. Luiz Antonio avançou com espaço pelo centro e arriscou o chute de fora, mas Wéverton se esticou para espalmar.

Depois disso, porém, nem mesmo a empolgação da torcida resistiu ao jogo cheio de erros e nervosismos dos times. Enquanto o Atlético-PR apostava, como sempre, nas bolas longas para Marcelo, o Flamengo tinha Luiz Antônio. Em noite inspirada, o volante fez boas chegadas ao ataque e quase marcou. Aos 34min, chutou de longe novamente e viu a bola passar ao lado do gol. Aos 41min, chegou ainda mais perto: cobrou falta e acertou o travessão e a trave, no ângulo.

Mesmo assim, o primeiro tempo acabou 0 a 0. E apesar do fraco futebol apresentado, os treinadores foram cautelosos e não mexeram no intervalo. Nada mudou no jogo e só aos 12min aconteceu a primeira substituição: saiu o meio-campista Felipe e entrou o atacante Dellatorre no Atlético-PR. Pouco depois, saiu o atacante Carlos Eduardo e entrou o volante Diego Silva.

Com isso, desenhava-se um Flamengo recuado para segurar a vantagem do 0 a 0, mas o futebol não tem lógica: Hernane teve duas chances, aos 19 e 22min. Wéverton defendeu o chute na primeira. O cabeceio foi para fora na segunda.

O jogo inteiro tinha sido tenso, mas quando faltavam 15 minutos para o fim, isso ficou ainda mais evidente, refletido em confusão: Dellatorre chutou a bola em Samir e levou um tapa de Luiz Antônio. O juiz Pedro Vuaden deu cartões amarelos e deixou a partida seguir.

E seguiu sem lógica: o Atlético-PR precisava do gol, tentava criar uma pressão, mas o time perigoso era o Flamengo. Aos 34min, Paulinho aplicou um "chapéu" na área, mas teve o chute travado. Aos 38min, Hernane arriscou um belo voleio, mas Wéverton evitou o golaço.

Até que, aos 42min, não teve como segurar: Paulinho foi para a linha de fundo e tocou para atrás, onde estava Elias, que concluiu para o gol: 1 a 0. Logo depois, Ciro e André Santos discutiram em campo e foram expulsos. Mas a torcida nem viu. Era hora de prestar atenção em quem queria comemorar. Hernane gosta disso e, aos 49min, após linda jogada de Luiz Antônio pela esquerda, acabou com o jogo e aumentou o volume da festa.

Fonte: Terra



Tarrafas (CE): Moradores voltam às urnas para escolha de novo prefeito

No próximo domingo, 1º de dezembro, os eleitores de Tarrafas, município situado a 458 km de Fortaleza, voltam às urnas para eleger o prefeito e o vice. As eleições suplementares se devem à cassação dos mandatos da prefeita eleita Lucineide Batista e do vice-prefeito Francisco Alves, após denúncias de compra de votos e abuso do poder econômico nas eleições de 2012.

Duas chapas participam da disputa eleitoral. Pela coligação "Tarrafas avançando com o povo" (PSD/PSB), com Cláudio Alves Palacio (candidato a prefeito) e Francisco Teotonio Neto (candidato a vice-prefeito). A coligação "Unidos por uma Tarrafas melhor" (PT/PMDB), vem com José Alcântara de Araújo Neto (candidato a prefeito) e Tertuliano Candido Martins Araújo (candidato a vice-prefeito).

Na eleição suplementar do próximo domingo estarão aptos a votar 7.426 eleitores, em 31 seções com urnas, distribuídas em 14 locais do município. O juiz da 18ª Zona Eleitoral, David Melo Teixeira Sousa, dirigirá o pleito, tendo como chefe de cartório, Fábio de Menezes Galvão, e, como promotora eleitoral, Alessandra Magda Ribeiro Monteiro.

A apuração/totalização da eleição suplementar de Tarrafas ocorrerá, a partir das 17 horas de domingo, 1º/12, no cartório eleitoral da 18ª Zona Eleitoral, localizado em Assaré, na rua Padre Emílio Cabral, 320-A, Centro.

*Com informações do TRE/CE



SDA cobra mais empenho na vacinação contra a aftosa

A menos de cinco dias para o encerramento da campanha de vacinação contra a aftosa, apenas 39% do rebanho estão imunizados. Tendo em vista que a cobertura vacinal é estimada em, pelo menos, 95%, a perspectiva é que haja um esforço redobrado até sábado, último dia da campanha.

No sentido de que haja maior envolvimento do produtor com a campanha contra a febre aftosa, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), em entrevista coletiva, apresentaram, ontem, os dados parciais da vacinação, ao mesmo tempo em que foi feito um apelo para que os agropecuaristas não deixem de cumprir a obrigatoriedade da imunização, sob o risco de pagamento de multa, além de outras sanções.

Durante a entrevista coletiva, que aconteceu no auditório do Parque de Exposições Governador César Cals, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, reconheceu que os dados parciais ficam abaixo do esperado, haja vista que a campanha se desenvolveu desde o dia 1º deste mês e fica encerrada no próximo dia 30.

Desempenho
Segundo Nelson Martins, há sempre uma preocupação quando o percentual da cobertura está abaixo, embora lembre que no ano passado, em igual período, o índice era de 31,9%, o que correspondeu neste ano a um aumento de 7,19% dos animais vacinados. “Não podemos responsabilizar a seca pela baixa adesão até o momento dos produtores, porque, em maio passado, quando os efeitos da estiagem eram muito mais fortes, houve uma pronta mobilização dos criadores”, disse Martins.
Pelo relatório apresentado pela SDA, os municípios com melhor desempenho na campanha são Piquet Carneiro, Itaitinga e Pacoti, com índices, respectivamente, de 73,38%, 68,92% e 67,94%. Estão relacionados como de performance mais baixa os de Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Cruz, com percentuais, respectivamente, de 11,7%, 11,11% e 6,02%.

Logística
O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri), Augusto Júnior, informou que o órgão mantém 210 fiscais, a fim de garantir a meta de vacinação. Ele lembrou que o Estado dá continuidade às barreiras fitossanitárias, instaladas nos municípios de Tianguá, Parambu, Penaforte, Jati, Ipaumirim, Chorozinho, Icapuí, São João do Jaguaribe, Morada Nova e Barbalha. No caso do rebanho, a atenção maior é com relação a inibir a circulação de animais não vacinados no Ceará.

Para Nelson Martins, todos esses esforços é no sentido de fazer garantir o status do Ceará, obtido ainda neste ano, de Estado livre da aftosa com vacinação no território nacional. Ele lembrou que, no próximo ano, haverá uma nova inspeção que poderá no resultar reconhecimento internacional do atual status do rebanho cearense.

Além de estabelecer como meta a vacinação de 95% do rebanho bovino e bubalino, a determinação é que também se imunize 80% das propriedades rurais. O secretário Nelson Martins apelou para que os produtores possam vacinar o rebanho o mais rápido possível.

“Precisamos da parceria dos produtores rurais nesta campanha de vacinação, pois atingir o índice de vacinação previsto vai permitir ao Ceará entrar na zona livre internacional de febre aftosa com vacinação”, destacou.

Reconhecimento
O Ceará foi reconhecido como zona livre nacional de aftosa com vacinação e pleiteia o reconhecimento internacional, que deve acontecer em maio de 2014. “Para isso, os nossos produtores precisam continuar vacinando o rebanho”, conclamou o secretário. A dose da vacina continua com preço médio de R$ 1,50. A multa para quem não vacinar o rebanho é de R$ 15,20 por cabeça.

Depois de vacinado o rebanho, os produtores devem procurar as unidades locais da Adagri, as Prefeituras ou os escritórios da Ematerce para declarar a vacinação. Após 30 de novembro, a Adagri realizará visitas às propriedades rurais do Estado do Ceará para fiscalizar quais vacinaram o rebanho.

A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por vírus de rápida multiplicação. O animal infectado apresenta feridas na boca, nos lábios, tetas e nos cascos. Os bichos também se afastam do rebanho, babam, não comem e não bebem água.

Mais informações
SDA
Av. Bezerra de Menezes, 1820
São Gerardo
Telefone: 3101.8002

MARCUS PEIXOTO
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste


Juazeiro do Norte (CE): PM prende dupla com motos roubadas em Crato e Barbalha

O Serviço de Inteligência do 2º BPM prendeu por volta das 18 horas desta terça-feira dois homens com motocicletas levadas de seus proprietários nos municípios de Crato e Barbalha. Vandiclide dos Santos Macedo, de 34, e José Rivaldo Cavalcante Alves, de 25 anos, estavam no cruzamento das ruas Raimundo Sobrinho e Francisco Martins de Souza (Bairro Frei Damião) em Juazeiro do Norte.

Ambos residem naquele bairro e Vandiclide já responde inquéritos policiais por roubos e furtos, inclusive de veículos em Juazeiro do Norte, além de ter contra si um mandado de prisão preventiva expedito pela Comarca de Campos Sales. Com ele foi encontrada uma moto Honda CG 125 Titan de cor azul, ano 2002, e placa HXG-6124, inscrição do Ceará, roubada na última segunda-feira em Crato.

Com Rivaldo os policiais militares encontraram uma moto Yamaha YBR Factor de cor preta, ano 2006, e placa HZA-0908, igualmente do Ceará, que tinha sido furtada em Barbalha. Os dois foram autuados em flagrante na 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte e as motocicletas devolvidas aos seus proprietários.

Demontier Tenório

Foto: Chinês / Ag. Miséria

Fonte: Miséria

Crato (CE): Município participa da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, através do secretário, Stephenson Ramalho de Lacerda e do assistente executivo do Núcleo de Educação Ambiental, Paulo Sergio Garcia, participaram da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente. O evento que aconteceu em Brasília e debateu propostas ambientais, além de oferecer mais conhecimentos sobre cooperativismo entre os catadores e estratégias para a implantação da coleta seletiva na cidade.

A 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, contou com a participação da Ministra do Meio Ambiente, Isabele Teixeira, da chefia Secretaria Geral da Presidência da República, movimento nacional dos catadores, senadores e deputados. Na ocasião, foram discutidas a produção de consumo sustentável, redução dos impactos ambientais, a geração de emprego/renda e educação ambiental, tendo como principal objetivo contribuir com a implantação da política nacional de resíduos sólidos - PNRS.

Segundo Stephenson, o encontro teve o objetivo de qualificar o poder público, o setor privado, a sociedade civil, as cooperativas de catadores e cidadãos em geral para tentar reduzir a geração de resíduos, assumindo a responsabilidade da construção de uma sociedade sustentável. A intenção é proporcionar um olhar diferenciado sobre os resíduos sólidos, como um reconhecido bem econômico e motor promotor da cidadania.

Assessoria de Imprensa / PMC



Ciro Gomes nega ter recebido convite para ser ministro de Dilma

O secretário da Saúde do Ceará, Ciro Gomes, negou ter recebido convite da presidente Dilma Rousseff para assumir o cargo de ministro da Saúda. “Não houve convite. Eu tenho muito carinho pela presidente Dilma, tenho enorme apreço por ela, apoio a presidente Dilma, tenho queixas em relação ao governo, mas confio na seriedade dela e a minha missão hoje é servir aos cearenses como secretário da Saúde”, disse o Ciro.

Segundo aliados políticos, Ciro Gomes é cotado para assumir um cargo no Governo Federal para “bater de frente” com Eduardo Campos na campanha presidencial de 2014. Ciro Gomes era membro do PSB, partido presidido por Eduardo Campos, até dois meses atrás.

Durante visita de Dilma Rousseff ao Ceará na semana passada, a presidente fez elogios públicos a Ciro Gomes. “Nós dois fomos juntos ministros no primeiro governo do ex-presidente Lula. Conheci o Ciro como um homem de coragem, um homem de perseverança, um excelente gestor, mas sobretudo um homem de imensa dignidade, um homem íntegro. E, mesmo que ele não queira, extremamente doce”, disse.

Fonte: G1



Crato (CE): Câmara Municipal arquiva pedido de CPI

A Câmara Municipal do Crato decidiu arquivar o pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI) que investigaria suposta compra de votos de parlamentares para reprovarem as contas do ex-gestor Samuel Araripe relativas ao exercício financeiro de 2009. A decisão seguiu parecer apresentado pela assessoria jurídica da Casa.

No documento, o advogado Alexei Teixeira Lima, aponta a inconstitucionalidade de funcionamento da casa que apurava denúncia de que parlamentares teriam recebido R$ 50 mil para desaprovarem as contas de responsabilidade do ex-prefeito Samuel Araripe. Os pagamentos, conforme as denúncias teriam sido feitos pelo atual prefeito do município, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, e somariam R$ 450 mil.

Votaram a favor da criação Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI) os vereadores: Bebeto, Guri, Guer, Amadeu de Freitas e Jales Veloso.

Os votos contra foram dos vereadores: Luiz Carlos Saraiva, Thiago Esmeraldo,  Henrique Leite, Nágila, Nando Bezerra, Expedito Anselmo, Pedro Alagoano, Galego da Batateira, Marquim do Povão, Luciano Saraiva, Paulo de Tarso e Celso dos Frangos.

Fonte: Cariri-CE

Sua saúde: Dia Nacional de Combate ao Câncer é lembrado neste 27 de novembro

O câncer representa a segunda causa de morte no Brasil, perdendo apenas para as mortes por Acidente Vascular Cerebral (AVC). Neste ano, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) aponta para o surgimento, no Brasil, de cerca de 52.680 casos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em relação ao câncer da próstata, são estimados 60.180 novos casos entre brasileiros em 2012. Esses são os tipos de câncer que mais atingem as mulheres e os homens, respectivamente.

Para mudar esse cenário, o País tem investindo em ações e programas na luta contra a doença. Uma delas é o programa de Mamografia Móvel, que visa ampliar ainda mais a assistência de prevenção e diagnóstico do câncer de mama no País. Os mamógrafos móveis conseguem alcançar mulheres de regiões mais carentes, por meio de unidades terrestres e fluviais, como por exemplo, carretas e barcos.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destaca os avanços obtidos com o programa. “O principal dado que nós podemos mostrar é que o esforço do Ministério da Saúde buscando a cooperação com os estados e municípios, gerou um aumento de 41% no número de mamografias realizadas pelas mulheres brasileiras na faixa etária recomendada no primeiro semestre deste ano comparado com o primeiro semestre do ano passado. Nós estamos garantindo um avanço importante, mas nós precisamos avançar muito para reduzir a brutal desigualdade que existe ainda no acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer no Brasil”, diz.

Complementando as ações de combate ao câncer, a presidenta Dilma Rousseff sancionou na última sexta-feira (23) a a Lei 12.732 que fixa o prazo de até 60 dias para o tratamento de câncer maligno pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O prazo vale a partir do diagnóstico da doença.

O projeto foi aprovado em outubro deste ano pelo Senado e tem o apoio do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para o diretor-geral do órgão, Luiz Antônio Santini, a iniciativa vai melhorar a eficácia da prestação de serviços no tratamento da doença. Entretanto, segundo o Ministério da Saúde, os estados deverão elaborar planos regionais para atender melhor a população.

De acordo com a publicação, o prazo de 60 dias será considerado cumprido quando o tratamento for efetivamente iniciado, seja por meio de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Em casos mais graves, o prazo poderá ser inferior ao estabelecido.

A doença
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando inter-relacionadas.

As causas externas referem-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de uma sociedade. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.

Os tumores podem ter início em diferentes tipos de células. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.

Tratamento
Existem várias modalidades de tratamentos que podem ser feitos para combater o câncer. A principal é a cirurgia, que pode ser empregada em conjunto com radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas pelo SUS.

Prevenção
A prevenção do câncer nem sempre é possível, mas há fatores de risco que estão na origem de diferentes tipos de tumor. O principal é o tabagismo. O consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade também devem ser evitados para prevenir os tumores malignos. São raros os casos de câncer que se devem apenas a fatores hereditários.

Fonte: Blog da Saúde / Portal Brasil


Crato (CE): Estudantes reclamam de precariedades no CVTec

Alunos do curso técnico em cozinha do Centro Vocacional Tecnológico (CVTec) neste município denunciam falta de infraestrutura para a continuação do curso. Segundo alegam, além de problemas relacionados à falta de material no laboratório de práticas culinárias e carência no número de professores para que as disciplinas do curso possam ser ministradas, os recursos disponibilizados à instituição são insuficientes para que as aulas aconteçam com qualidade.

O curso permaneceu paralisado durante todo o primeiro semestre deste ano. No início do mês de março, os alunos decidiram não mais participar das atividades em sala de aula devido aos inúmeros problemas que vinham sendo verificados. Segundo uma estudante que pediu para não ser identificada, a situação de crise vivenciada no CVTec de Crato já perdura há algum tempo.

"Os professores comentam que o curso recebe, apenas, R$ 3 mil mensais. Já houve casos de professores e alunos terem que comprar o material que é utilizado no laboratório para que as aulas pudessem acontecer", diz uma aluna. Devido à dificuldade financeira, conforme afirma, materiais de expediente, como cartuchos de toner para impressão das declarações que os alunos necessitam durante a realização de estágios, estão em falta.

"Os alunos reclamam da situação. Já há quem pense em desistir do curso devido os problemas", afirma. A reportagem também apurou que, na unidade, os pagamentos referentes às despesas com o consumo de água e energia são pagos pela Prefeitura do município, através de convênio com a instituição. No local, funcionam três turmas do curso técnico em gastronomia, divididas nos dois períodos, uma turma na tarde e outra na noite. O curso possui cerca de 90 alunos matriculados. O custeio para realização dos cursos é feito pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), através de repasse financeiro ao Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), responsável pela manutenção dos CVTecs. Para realização de todas as ações previstas para 2013, que incluem, além dos CVTecs, outras instituições mantidas pelo Centec, os recursos destinados pela Secitece atingem cerca de R$ 16 milhões, conforme a própria Secretaria. O dinheiro, além de ser utilizado na manutenção de todos os cursos oferecidos, também é usado para pagamento da folha de funcionários, professores e administradores.

Embora o CVTec do Crato possua coordenação nomeada, as diretrizes são estabelecidas em conjunto com a Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec Cariri), através do diretor da instituição, professor Raimundo de Sá Granjeiro Barreto. Por telefone, ele confirmou os problemas que a instituição vem enfrentando nos últimos anos.

Raimundo Granjeiro nega, no entanto, que haja carência de professores para o curso técnico em cozinha na unidade de Crato e afirma que, desde o mês de agosto deste ano, há um esforço sendo desenvolvido pelo corpo administrativo do CVTec no sentido de sanar as demandas ainda existentes. "A direção recebeu uma espécie de herança maldita oriunda da gestão passada. Os problemas foram muitos. Embora a nova diretoria já esteja à frente da instituição há pouco mais de um ano, ainda não houve tempo suficiente para sanarmos todas as dificuldades. Estamos trabalhando neste sentindo", afirma.

Conforme o professor, neste segundo semestre não houve reclamações de alunos à coordenadoria do curso, tão pouco à direção da unidade. "No passado, uma das reivindicações, inclusive, era o laboratório de práticas culinárias que nós já entregamos. Em relação ao problema de professores, não há carências neste sentido. A denúncia, no nosso entendimento, não procede", avalia Raimundo Granjeiro.

Em nota, a Assessoria de Comunicação confirmou que o Instituto Centec passou por diversos problemas administrativos ao longo dos anos, motivo pelo qual encontra-se atualmente num processo de reestruturação com a nova gestão do diretor presidente Francisco Ferrer Bezerra, que teve início em fevereiro de 2013.

Reestruturação
Conforme a nota, o Governo do Estado, através da Secitece, está dando total apoio à instituição durante o processo de reestruturação e a expectativa é que ela esteja concluída já no próximo ano de 2014.

O documento também ressalta que o CVTec do Crato iniciou suas atividades em maio de 2001 e hoje possui um total de 93 alunos do curso técnico de nível médio em cozinha. Todos encontram-se no segundo módulo e concluirão o curso no 2º semestre deste ano.

A assessoria explica, ainda, que as aulas foram interrompidas no primeiro semestre devido à reforma do laboratório de processamento de alimentos que foi reinaugurado em agosto.

A nota é finalizada com a informação de que todos os cursos técnicos de nível médio do Instituto Centec estão em processo regulamentar de reconhecimento junto ao Conselho Estadual de Educação e que até o final deste ano o Centec atingirá a marca histórica de meio milhão de pessoas capacitadas.

Mais informações
Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec)
Rua Silva Jardim, 515
Bairro José Bonifácio - Fortaleza
Telefone: (85) 3066.7000

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Projeto Padarias Espirituais destina mais livros para o Cariri

De Brasília, o idealizador do projeto Padarias Espirituais, Elmano Pinheiro, nos informa que está enviando acervo bibliográfico ao Instituto da Memória e da Cidadania do Cariri, para implementação das Padarias Espirituais em cidades da região do Cariri Cearense. Estão programadas mais cinco remessas destindas ao IMCC, dependendendo apenas de logística de transporte, pois serão implementadas aproximadamente vinte unidades na primeira etapa, sendo que o acervo já está praticamente pronto.

Conforme acertamos com o presidente do Instituto, Ricardo Monteiro de Carvalho, além da montagem dessas bibliotecas, estaremos trabalhando com o projeto da Liga do Livro e da Leitura, e da Cesta Básica da Cultura e do Conhecimento, editando obras de autores da região, e um vasto projeto voltado para as escolas públicas, projeto esse já implementado em Brasília.

A Cidadania por meio da Leitura, toma forma, e já apresenta resultados bastante animadores, chegando aos cem títulos publicados, e distribuidos por bibliotecas de todo Brasil.

N.E.: Elmano, parabéns pelo projeto. Cultura e saber sempre são bem-vindos em um país que infelizmente não dá o devido valor a leitura. Sucesso.

SAMUEL PINHEIRO
Diretor Blog Cariri



Laudo da junta médica aponta que caso de Genoino não é grave

A junta médica determinada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, concluiu que a situação do deputado federal José Genoino (PT-SP) não é grave e que sua permanência no regime domiciliar ou hospitalar não é imprescindível para a continuação do tratamento de saúde a que vem sendo submetido desde que foi preso. O laudo servirá de base para Barbosa decidir se mantém a concessão ou se envia Genoino novamente para o Complexo Penitenciário da Papuda.

"Portador de cardiopatia que não se caracteriza como grave, com base nas diretrizes pertinentes da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Assim sendo, o conceito de doença cardiovascular grave (cardiopatia e aortopatia) não se aplica ao presente caso em seu contexto clínico-cirúrgico de momento atual, que se apresenta sob impressão de expectativa favorável", atesta o laudo, assinado pelo doutor Luiz Fernando Junqueira, presidente da junta médica.

O exame físico realizado pelos médicos não detectou nenhum anormalidade em Genoino. Segundo o laudo, o petista teve seu histórico avaliado e mesmo sua pressão arterial foi considerada normal, tendo marcado 12/8, além de frequência cardíaca em 62 batimentos por minutos e frequência respiratória em 13 incursões por minutos. Testes laboratoriais mostraram alteração na capacidade de coagulação de Genoino, mas ajustes na dose dos remédios foram feitas e a situação foi controlada.

O ex-presidente do PT ainda foi submetido a outros quatro exames, como eletrocardiograma, ecodopplercardiograma e angiotomografia nas artérias e na aorta. Em julho, Genoino foi submetido a uma cirurgia para contornar uma dissecção da aorta - a artéria estava abrindo em camadas, o que provocava hemorragias - e foi implantada uma prótese de 15 centímetros para evitar que ela se rompesse. Os resultados apontam que a cirurgia foi bem sucedida em controlar os problemas cardíacos pelo qual o petista passava.

"Pode-se concluir pela existência de discreta cardiopatia aterosclerótica e/ou hipertensiva, aterosclerose coronária não obstrutiva sem insufiência e aortopatia torácica aterosclerótica tratada com sucesso por meio de prótese de correção de dissecção aguda há quatro meses. Conjuntamente, essas condições não se constituem em graves doenças cardiovasculares", aponta o laudo.

Os médicos afirmam ainda que a recente crise pela qual passou Genoino é fruto de um quadro psicossomático. Em outras palavras, o petista teria passado mal pelo estresse emocional ao qual teria sido submetido desde sua prisão.

Fonte: Terra



Vacinação contra febre aftosa termina no próximo sábado (30)

Representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri) apresentaram nesta terça-feira (26) o resultado parcial da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Ceará. Até o momento cerca de 40% do rebanho bovino e bubalino do Ceará foi vacinado e apenas 35% das propriedades do Estado do Ceará foram imunizadas. “Nossa meta é superar 95% de vacinação dos animais e imunizar 80% das propriedades”, lembrou o coordenador estadual da campanha de combate à febre aftosa, Joaquim Sampaio.

Até o momento, o município que mais vacinou o rebanho foi Piquet Carneiro, no Centro Sul cearense, alcançando um índice de aproximadamente 75% de imunização. O que menos vacinou foi Cruz, no Litoral Oeste, com menos de 6%. “O produtor tem até o dia 30 de novembro para comprar a vacina em lojas credenciadas pela Adagri e realizar a vacinação, após esta data a fiscalização agropecuária vai às propriedades que não vacinaram para aplicar a multa determinada pela legislação”, afirmou o presidente da Adagri, Augusto Júnior.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, apelou para que os produtores possam vacinar o rebanho o mais rápido possível. “Precisamos da parceria dos produtores rurais nesta campanha de vacinação, pois atingir o índice de vacinação previsto vai permitir ao Ceará entrar na zona livre internacional de febre aftosa com vacinação”, destacou.

O Ceará foi reconhecido como zona livre nacional de aftosa com vacinação e pleiteia o reconhecimento internacional, que deve acontecer em maio de 2014. “Para isso, os nossos produtores precisam continuar vacinando o rebanho”, conclamou o secretário.

A dose da vacina continua com preço médio de R$ 1,50. A multa para quem não vacinar o rebanho é de R$ 15,20 por cabeça. Depois de vacinado o rebanho, os produtores devem procurar as unidades locais da Adagri, as Prefeituras ou os escritórios da Ematerce para declarar a vacinação. Após 30 de novembro, a Adagri realizará visitas às propriedades rurais do Ceará para fiscalizar quais vacinaram o rebanho.

A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por vírus de rápida multiplicação. O animal infectado apresenta feridas na boca, nos lábios, tetas e nos cascos. Os bichos também se afastam do rebanho, babam, não comem e não bebem água.

* Com informações da SDA

Fonte: Ceará News 7



Dirceu vai trabalhar em hotel em Brasília e ganhará 20 mil reais por mês

O ex-ministro José Dirceu, preso devido à condenação no processo do mensalão, foi contratado pelo hotel Saint Peter, em Brasília, como gerente administrativo, por um salário de R$ 20 mil mensais. A carteira de trabalho dele foi assinada no último dia 22.

Dirceu cumpre pena de 7 anos e 11 meses por corrupção ativa no regime semiaberto, o que lhe dá direito a sair durante o dia para trabalhar. A defesa dele entrou, então, com pedido no STF (Supremo Tribunal Federal) para que ele possa trabalhar durante o dia. O pedido também foi encaminhado à VEP (Vara de Execuções Penais). Segundo a assessoria de imprensa do Supremo, quem irá decidir será o juiz da VEP.

Os documentos de contratação de Dirceu constam do pedido entregue ao STF, disponível no andamento eletrônico do processo.

No pedido, a defesa ressalta que Dirceu "preenche todos os requisitos necessários para que lhe seja deferida a possibilidade trabalho externo. Além de estar cumprindo pena em regime no qual se admite tal medida, o requerente possui toda sua documentação pessoal em ordem", além de possuir "proposta concreta de trabalho", exigência legal para que seja concedido o benefício do trabalho externo. Diz que, inclusive, "já elaborou e assinou o competente contrato de trabalho e carimbou carteira de trabalho do requerente".

O pedido feito ao tribunal destaca que consta do contrato de trabalho que o hotel está ciente quanto às restrições de horário de Dirceu, uma vez que precisará passar as noites na cadeia. Segundo o contrato, o horário de trabalho dele será das 8h às 17h, com almoço de uma hora, das 12h às 13h. Na ficha de solicitação de emprego, Dirceu diz que está se candidatando à vaga por "necessidade e por apreciar hotelaria e área administrativa".

A mando da VEP, o pedido de Dirceu será encaminhado para a Seção Psicossocial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, formada por assistentes sociais e psicólogos, para avaliar a proposta de emprego e elaborar relatório que servirá de base para conceder autorização ou não para o trabalho externo. O Ministério Público também precisará se manifestar sobre o parecer.

Reportagem da Agência Estado mostra que uma gerente que trabalhou no hotel no ano passado ganhava R$ 1,8 mil, dez vezes a menos que Dirceu.

Preso em 15 de novembro junto com outros réus do processo, Dirceu candidatou-se à gerência do hotel brasiliense três dias depois, em 18 de novembro.

O estabelecimento fica na quadra 2 do Setor Hoteleiro Sul de Brasília, próximo à área central da capital, como a Esplanada dos Ministérios. O hotel diz em seu site que é "o maior da área central de Brasília", com 427 apartamentos, incluindo 16 quartos adaptados para portadores de necessidades especiais. A diária para um quarto "executivo single" sai por R$ 440. Também há salas de conferência e espaços para eventos.

Dirceu também foi condenado a dois anos e 11 meses de prisão pelo crime de formação de quadrilha, mas, como teve quatro votos favoráveis em sua condenação, será julgado novamente pelo STF no ano que vem. No julgamento, o STF considerou que Dirceu era o chefe da quadrilha do mensalão.

Fonte: UOL



Daryl Hall & John Oates - Maneater



Pro Teste - Filmadora  Gratis

Crato (CE): Jovem é preso com revólver enquanto bebia com amigos

Um jovem de 19 anos foi preso em Crato e vai responder por porte ilegal de arma de fogo. Antonio Wanderson de Lima Santos estava com um revólver calibre 38 tendo três cartuchos intactos e mais uma munição calibre 357 intactas. O mesmo estava ingerindo bebidas alcoólicas com amigos na calçada de uma residência.

Quando os Soldados Marlon  e Lima, do Ronda do Quarteirão, iam passando notaram um comportamento estranho e decidiram abordar os rapazes quando encontraram a arma em poder de Wanderson. O grupo se encontrava na Rua Manoel Macedo (Bairro Seminário) e, segundo a polícia, ele já tinha sido preso anteriormente sob a acusação de roubo. Foi a oitava arma de fogo de apreendida este mês em Crato.

Somente neste final de semana, cinco armas de fogo foram retiradas de circulação nos municípios de Aurora, Juazeiro, Jardim e Farias Brito. Foi um revólver calibre 38 com José Roberto de Matos Souza, de 19 anos, em Aurora, outro com Cícero Pereira do Nascimento Neto, de 31 anos, em Jardim, uma pistola artesanal em poder de Augusto Lopes Neto, de 24 anos, no bairro Leandro Bezerra em Juazeiro, outro revólver calibre 38 com Cícero Werben Alves Garcia, de 18 anos, em Farias Brito e munições com Francisco Wedson Crispim dos Santos, de 24 anos, no bairro Santa Tereza em Juazeiro.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Mais de 20 mil famílias do Ceará podem perder Bolsa Família

Mais de 20 mil famílias correm o risco de perder o benefício do Bolsa Família caso não atualizem os dados do cadastro até 13 de dezembro. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, com base em dados do Ministério do Desenvolvimento Social  e Combate à Fome, essas famílias estão com dados sem atualização há dois anos. Caso as informações não sejam atualizadas, o benefício dessas famílias poderá ser bloqueado a partir de janeiro de 2014.

Todas as famílias que precisam fazer a Revisão Cadastral de 2013 receberam mensagens alertando sobre a necessidade de atualizar os dados. Com as informações atualizadas, é possível avaliar se as famílias cumprem os pré-requisitos para o recebimento dos benefícios financeiros.

Os usuários do programa devem atualizar as informações do cadastro sempre que mudarem de endereço; quando os dependentes mudarem de escola, houver alteração de renda das pessoas declaradas no cadastro, inserção de novo dependente, mudanças de registro civil, entre outros casos.

Além da documentação obrigatória, as famílias podem levar outros documentos que ajudem a melhorar a qualidade das informações do Cadastro, como comprovante de residência, conta de energia elétrica, comprovante de matrícula das crianças e adolescentes na escola e Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Estudo divulgado em 4 de novembro pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica (Ipece), mostra que o Ceará ocupa a 4ª posição entre os estados brasileiros e o Distrito Federal (DF) no número de beneficiados pelo Programa Bolsa Família, do Governo Federal, com 3,8 milhões de pessoas  atendidas.  Em primeiro lugar está a Bahia, com 6 milhões, seguido por São Paulo, com 4,4 milhões e Minas Gerais, com 4,2 milhões. Em quinto está o Pernambuco, com 3,6 milhões e Maranhão, com 3,3 milhões, em sexto.

Para cadastrar
Para atualizar as informações, o responsável familiar deve procurar a unidade para atendimento do Cadastro Único mais próxima de sua casa portando os documentos necessários – do responsável pela família (RG, CPF ou título de eleitor; Carteira de Trabalho e comprovante de residência) e de todos os demais componentes familiares (RG ou qualquer documento de identificação com foto – maiores de 18 anos; Carteira de Trabalho e Certidão de Nascimento – crianças e adolescentes com menos de 18 anos. Na capital cearense, os beneficiários podem procurar um dos 23 Centros de Referência de Assistência  Social (CRAS) espalhados pela cidade, além dos postos de atendimento instalados nas Secretarias Regionais e no Terminal de Messejana para revisar seu cadastro.

Fonte: G1



Sua saúde: Oito métodos que te ajudam a parar de fumar

Quem já tentou sabe que largar o cigarro não é fácil. Vários métodos podem ser utilizados para deixar de fumar, desde a parada abrupta até o suporte de produtos à base de nicotina, as chamadas terapias de reposição. "Vários fatores influenciam na escolha do método, como motivação, medos sobre parar de fumar e sintomas de ansiedade", afirma a psicóloga e especialista em tabagismo Sabrina Presman, da Associação Brasileira de Estudo do Álcool e Outras Drogas (Abead). Segundo a especialista, um tratamento efetivo envolve a abordagem de três aspectos: físico, psicológico e comportamental. "Além de contornar a abstinência (físico), é preciso desvincular o cigarro de emoções como alegria ou tristeza (psicológico) e de hábitos como tomar café ou dirigir (comportamental)", diz. Só uma avaliação médica criteriosa é capaz de indicar qual o tratamento ideal para cada paciente. Está interessado e quer saber mais sobre os métodos disponíveis? Confira as orientações dos especialistas:

1 - Chicletes de nicotina
As gomas de mascar feitas à base de nicotina devem ser utilizadas quando o paciente estiver com sintomas de abstinência ou vontade intensa de fumar. "Aos serem mastigados, os chicletes liberam nicotina gradualmente, e esta é absorvida pela mucosa oral, com pico em 20 minutos", explica o cardiologista Roberto Cury, do Laboratório Pasteur, em São Paulo. Nesse caso, a ação da nicotina no organismo é diferente de quando é inalada com a fumaça do cigarro, pois será depositada na corrente sanguínea em doses pequenas com o objetivo de controlar o vício. A psicóloga e especialista em tabagismo Sabrina Presman, da Associação Brasileira de Estudo do Álcool e Outras Drogas (Abead), diz que um fator importante para que o uso desses chicletes seja eficaz é sua técnica de utilização. "Eles não devem ser mastigados como um chiclete comum, e sim mascados algumas vezes até que o sabor da nicotina fique aparente, e após isso deve-se depositar o chiclete entre a gengiva e a bochecha até que o gosto desapareça", afirma. "O mesmo ciclo de mastigar e depositar o chiclete deve ser repetido até que se completem 30 minutos de uso, quando ele deve ser desprezado."

O cardiologista Roberto afirma que os chicletes de nicotina são contraindicados para pacientes com distúrbios da articulação temporo-mandibular, má dentição ou gengivite e gestantes. "No caso das futuras mães, sabe-se que a nicotina está associada ao nascimento de bebês de baixo peso, devendo ser excluída toda a nicotina da gestação", afirma a psicóloga Sabrina. "Entretanto, a utilização das terapias de reposição de nicotina, como adesivos e chicletes, ainda é mais segura que continuar fumando." Os efeitos colaterais podem incluir náuseas, vômito, dor abdominal, cefaleia, tosse, excesso de salivação e irritação da mucosa da orofaringe. Além disso, ingerir líquidos enquanto masca a goma pode "lavar" a nicotina bucal, tornando o produto ineficaz.

2 - Pastilhas de nicotina
Parecidas com os chicletes, as pastilhas de nicotina também liberam a substância gradativamente, devendo ser usadas em baixo na língua. "As pastilhas exigem uma dose maior para pacientes que fumam o primeiro cigarro em menos de 30 minutos após acordar", afirma o cardiologista Roberto. Por não exigir mastigação, ele pode ser usado em pacientes com distúrbios da articulação temporo-mandibular ou má dentição, mas as demais contraindicações são as mesmas do chiclete. "As pastilhas de nicotina podem ser usadas por até três meses e os efeitos colaterais são similares ao da goma." O ideal é que a pastilha seja movida de um lado para o outro da boca até se dissolver completamente, sendo utilizada quando o paciente sentir vontade de fumar, não excedendo a quantidade diária indicada na bula.

3 - Adesivos de nicotina
Com o objetivo de aumentar ainda mais as taxas de abstinência ao tabaco, foram desenvolvidos os adesivos de nicotina transdérmica. "Eles devem ser usados constantemente e trocados a cada 24 horas, sem interferir nas atividades do indivíduo", explica a especialista em tabagismo Sabrina. O cardiologista Roberto afirma que eles estão indicados para todas as pessoas que querem largar o tabagismo, não possuindo nenhuma contraindicação formal, com a ressalva para gestantes. O uso dos adesivos de reposição deve ser feito durante 45 a 90 dias, sendo que a dosagem depende de quantos cigarros a pessoa fumava por dia. Entre os efeitos colaterais estão a presença de irritações na pele, que podem impedir a continuidade do tratamento. "Efeitos colaterais mais comuns devido ao uso durante a noite são insônia e pesadelos, nestes casos o adesivo deve ser retirado antes de dormir", alerta o cardiologista.

4 - Spray nasal de nicotina
O spray nasal libera uma solução aquosa com nicotina na mucosa nasal com rápida absorção e pico de 10 minutos, quando comparada ao chiclete e pastilha. Seu uso é recomendado por até três meses. Ele deve ser ministrado a uma ou duas doses por hora, sem exceder o número de cinco doses por hora ou 40 doses por dia. "Seus efeitos colaterais mais comuns são irritação nasal e da orofaringe, rinite e lacrimejamento, sendo que 94% dos usuários apresentam algum sinal de irritação nasal nos primeiros dois dias", afirma o cardiologista Roberto. No entanto, nenhum desses efeitos justifica a suspensão do tratamento. O produto pode ser usado em conjunto com outras formas de reposição, conforme indicação médica. ?A maioria dos pacientes usa em média 15 doses por dia, diminuindo o número de doses com o passar do tempo?, diz Sabrina.

5 - Bupropiona
Originalmente um antidepressivo, essa medicação foi aprovada pelo Food and Drug Administration (FDA) para tratamento do tabagismo. Seu efeito no combate ao tabaco foi descoberto em estudos para verificar seus efeitos contra a depressão, nos quais os participantes declaravam diminuição do desejo de fumar. Diferente das terapias de reposição de nicotina citadas acima, os fumantes devem iniciar o uso da bupropiona uma semana antes da abstinência. "Ela é administrada por meio de comprimidos via oral e age no sistema nervoso central, não sendo recomendado que a pessoa fume durante o tratamento", explica o cardiologista Roberto. Os efeitos colaterais mais comuns são insônia, agitação, boca seca e dor de cabeça. Os especialistas lembram que a bupropiona pode ser usada em conjunto com outras terapias de reposição, como o chiclete de nicotina, mas independente de ser ministrada individualmente ou não, pede o acompanhamento médico.

6 - Parada abrupta
Algumas pessoas optam por não usar qualquer tipo de terapia ou medicamento para cessar o vício, optando apenas pela parada imediata - que consiste em marcar uma data para largar o vício e, chegado o dia, não ter qualquer cigarro guardado e interromper seu uso. "É importante nessa situação que o paciente receba acompanhamento psicológico, para atingir com sucesso a abstenção do tabagismo sem reincidência do vício", explica Roberto Cury. Os principais efeitos colaterais da parada imediata podem ser ganho de peso e ansiedade.

7 - Parada gradual
O método de parada gradual consiste em diminuir o número de cigarros com o passar dos dias ou então retardar a hora do primeiro cigarro. "Com a parada gradual, você tem um risco menor de abstinência, mas o sucesso muitas vezes é dependente do acompanhamento médico e psicológico", diz o cardiologista Roberto. A redução varia conforme a quantidade que o paciente fuma. "Um fumante de 30 cigarros por dia, por exemplo, pode reduzir cinco cigarros a cada dia, cessando completamente após uma semana", explica Sabrina Presman. Ou então, uma pessoa que começa a fumar às 9h vai atrasando em duas horas o seu primeiro cigarro a cada dia, chegando ao sétimo dia sem cigarros. "A estratégia gradual não deve durar mais de duas semanas, pois pode se tornar uma forma de adiar, e não de parar de fumar", explica Sabrina. O mais importante é marcar uma data para que seja seu primeiro dia de ex-fumante.

Lembre-se também que fumar cigarros de baixos teores não é uma boa alternativa, pois todos os derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de Bali, cigarrilhas, narguilé, entre outros) fazem mal à saúde. Ao sinal de dificuldades, o paciente pode optar por terapias de reposição de nicotina associado à parada gradual.

8 - Cigarro eletrônico
A comercialização do cigarro eletrônico é proibida no Brasil. Segundo a especialista em tabagismo Sabrina Presman, o cartucho interno desses produtos contém nicotina, a mesma substância dos cigarros comuns que causa dependência, apesar de os fabricantes alegarem que a fumaça é apenas vapor d?água. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária afirma que não há evidências de que o dispositivo tenha alguma utilidade no processo de cessação do tabagismo. "Como se trata de um produto não regulamentado, não há como saber de fato quais são as substâncias presentes nesses cigarros nem se elas podem trazer malefícios", explica Sabrina. O cardiologista Roberto afirma que existem pesquisas sobre o cigarro eletrônico que não mostraram benefício a longo prazo, mas sim problemas e dificuldades respiratórias nos usuários.

Fonte: Minha Vida



Crato (CE): Aberto o I Encontro de Inovação das Práticas em Saúde Mental

O I Encontro de Inovação das Práticas em Saúde Mental nas Redes Assistenciais do Município do Crato foi iniciado ontem em Crato, e seguirá até a próxima sexta-feira. O evento foi aberto no começo da tarde, na Escola Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, no bairro São Miguel. O tema central debatido no encontro é “(Re) ativando inovações na prática clínica, abordagens terapêuticas e reconhecimento da cidadania no campo da saúde”.

Segundo a coordenadora da Saúde Mental do Município do Crato, Margareth Novais, o intuito dessa semana será discutir a conjuntura das políticas de saúde mental no Brasil e sua interlocução com a constituição da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Município. Será enfatizada nas discussões a prática clínica, além da organização dos serviços e integração de sujeitos e propostas de emancipação cidadã.

Dentre as temáticas abordadas estarão: políticas, serviços e redes de atenção psicossocial; construindo a rede de atenção psicossocial: Conexões, sujeitos e experiências (RAPS) - (família x tratamento x sujeito); Internação compulsória e atenção à crise e abordagens em saúde mental: Conduta e clínica psicossocial.

Participam desse encontro integrantes da Secretaria de Saúde do Crato, como os profissionais da Atenção Básica, os Centros de Referência Psicossocial  - CAPS II e Equipe do CAPS  Álcool  e Drogas AD III, Conselho Tutelar, Casas de Acolhimento,  Centro de Referência em Assistência Social - CREAS, Ministério Público, Hospitais e Conselho Municipal de Saúde.

A Secretária de Saúde do Crato, Aline Franca, na abertura do evento destacou a importância desse encontro, como forma de expor informações acerca dos novos aprendizados em saúde mental nas organizações assistenciais.

A Programação completa disponível no site da Prefeitura do Crato.

Assessoria de Imprensa / PMC



Antes do Black Friday, Procon aumenta 'lista negra' do comércio eletrônico

O Procon-SP acrescentou mais três sites em sua "lista negra" de sites de comércio eletrônico: Baratoajato.com.br, Myamivendas.com e Miamicelular.com. Com isso, sobem para 325 as páginas não recomendadas pelo órgão de defesa do consumidor.

O órgão diz ter recebido reclamações sobre esses sites, que foram notificados e não responderam ou não foram encontrados. Assim, foi impossível "qualquer tentativa de intermediação entre as partes", explicou o Procon-SP em seu blog.

Entre as principais queixas estão a não entrega dos produtos adquiridos. "Esses fornecedores não são localizados [...]no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, responsável pelo registro de domínios no Brasil. Por isso, antes de comprar, o consumidor deve buscar mais informações a respeito do fornecedor para não cair em armadilhas".

O Procon-SP orienta os consumidores a procurar no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail); a optar por fornecedores recomendados por conhecidos; a desconfiar de ofertas vantajosas demais; a não comprar em lojas que só aceitem boleto bancário e/ou depósito em conta; a imprimir todos os documentos referentes à transação (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).

Além disso, o usuário deve instalar programas de segurança em seu computador, mantê-los atualizados e nunca realizar transações online em computadores públicos.

Para ver a lista negra completa clique AQUI.

Fonte: UOL



AddThis