Mais Médicos: Profissional cubano é afastado por erro na dose de medicamento

Integrante do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, o cubano Isoel Gómez Molina foi afastado ontem das funções pela Secretaria de Saúde de Feira de Santana (BA), a 109 quilômetros de Salvador. Molina é acusado de prescrever superdosagem de dipirona (analgésico e antitérmico) a bebê de um ano e 10 meses. A criança, porém, não chegou a ser medicada na quantidade indicada por ele.

A denúncia de má atuação foi feita por outra médica da cidade, que atendeu o bebê numa policlínica e pediu para ver a receita que havia sido passada por Molina. No documento, ele indica que sejam ministradas 40 gotas do medicamento ao bebê, de 10,2 quilos. O indicado na própria bula do remédio era que a dose deve ser de uma gota por quilo.

A receita foi levada à direção da unidade e repassada para a Secretaria da Saúde, que instaurou sindicância para apurar o caso, junto com a Secretaria Estadual e o Ministério da Saúde. As apurações, de acordo com o órgão, vão durar até 30 dias, período no qual Molina ficará afastado.

A mãe da criança, a diarista Gilmara Santos, porém, afirma que Molina não errou: “Ele explicou que seria uma gota por quilo do meu filho, só errou na hora de escrever a receita”, alegou, durante protesto de moradores da região na frente do posto de saúde no qual o médico trabalha, pedindo o retorno dele, na manhã de ontem.

“Querem prejudicar os cubanos, porque eles atendem bem”, afirmou Gilmara, que diz desejar que o profissional volte a atender no posto de saúde. De acordo com Gilmara, como a febre do filho continuou após o uso do medicamento, ela decidiu procurar a policlínica.

Treinamento
Segundo a secretaria municipal, trabalham na cidade 12 integrantes do Mais Médicos. O órgão ainda afirma que, por causa da ocorrência, eles passarão por um treinamento, no fim de semana, com profissionais do Sistema de Assistência Farmacêutica da cidade. Foi o primeiro afasta mento de um profissional do programa.

Gómez Molina atuava havia duas semanas no posto do Programa Saúde da Família do bairro Viveiros.

Fonte: O Povo



Dilma garante profissionais do Mais Médicos em todos os municípios do Ceará até março de 2014

A presidente Dilma Rousseff promete que, até março de 2014, todos os municípios do Ceará que solicitaram profissionais do programa Mais Médicos serão atendidos. De acordo com a presidente, mais 573 médicos devem chegar ao Estado e irão beneficiar mais de 3 milhões de cearenses.

Dilma também assegurou que, até dezembro deste ano, todas as cidades do semiárido cearense serão atendidas por, pelo menos, um médico. O anúncio foi feito durante solenidade de lançamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Horizonte, na tarde desta sexta-feira (22).

Além dos médicos, Dilma reforça que é preciso a construção de mais escolas de Medicina no Interior do País, para poder dar mais oportunidades aos brasileiros. Presidente também enfatiza a importância da criação de mais residências.

Fonte: Diário do Nordeste



"Joaquim Barbosa é um homem mau", diz advogado Celso Antônio Bandeira

"Joaquim Barbosa é um homem mau, com pouco sentimento humano." A descrição nada elogiosa é de Celso Antônio Bandeira de Mello, um dos mais conceituados advogados brasileiros e professor da PUC há quase 40 anos.

Ele se refere em especial à forma como Barbosa conduziu a prisão de José Genoino. "Acho que é mais um problema de maldade. Ele é uma pessoa má. Falo isso sem nenhum preconceito com a pessoa dele pois já o convidei para jantar na minha casa. Mas o que ele faz é simplesmente maldade", afirma o advogado.

Bandeira de Mello subscreveu na terça-feira, ao lado de juristas, intelectuais e líderes petistas, um manifesto condenando a postura de Barbosa. A ação supostamente arbitrária do ministro na prisão dos condenados no processo do mensalão seria passível de um processo de impeachment.

"A medida concreta neste caso seria um pedido de impeachment do presidente do Supremo", disse Bandeira de Mello, com a ressalva de que não é especialista em direito penal mas expressa "a opinião de quem entende da matéria".

De acordo com o advogado, o foro adequado para o pedido de impeachment seria o Senado Federal. Segundo o inciso 2º do artigo 52 da Constituição Federal, é de competência exclusiva do Senado julgar os ministros do Supremo. A iniciativa, segundo Bandeira de Mello, pode ser de "qualquer cidadão suficientemente bem informado e, principalmente, dos partidos políticos".

Na segunda-feira, o diretório nacional do PT chegou a cogitar medidas concretas contra Barbosa. A iniciativa, no entanto, foi abortada por líderes moderados do partido.

Segundo Bandeira de Mello, o fato de Barbosa ter mandado para o regime fechado pessoas que haviam sido condenadas ao semiaberto e a expedição de mandados de prisão em pleno feriado da Proclamação da República sem as respectivas cartas de sentença (emitidas 48 horas depois) contrariam a legislação e poderiam motivar o afastamento de Barbosa.

Para o advogado, a culpa pelas supostas violações e arbitrariedades é exclusivamente do presidente do Supremo. "É o Barbosa. Os demais ministros, ou parte deles, já praticaram as ilegalidades que podiam praticar no curso do processo", disse Bandeira de Mello.

O manifesto divulgado na terça-feira diz que "o STF precisa reagir para não se tornar refém de seu presidente". O texto é subscrito por dezenas de militantes petistas e partidos aliados, como os presidentes do PT, Rui Falcão, e PCdoB, Renato Rabelo, além de personalidades de diversas áreas como o jurista Dalmo Dallari, a filósofa Marilena Chauí, a cientista política Maria Victoria Benevides, os cineastas Luci e Luiz Carlos Barreto e o escritor Fernando Morais.

Bandeira de Mello crê que o plenário do Supremo deveria fazer uma censura pública a Barbosa. "Poderia ser de forma verbal, em plenário, por meio de um manifesto e até mesmo pessoalmente. Ou o Supremo censura a conduta de seu presidente ou ele vai cada vez mais avançar o sinal", diz o advogado.

Fonte: Último Segundo/iG



Crato (CE): Governo Federal avalia alunos da rede municipal

Realizada avaliação dos estudantes das escolas do município do Crato pelo Governo Federal, por meio dos exames ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) e Prova Brasil. De acordo com a Secretária de Educação, Meyre Muniz, a ANA é a novidade deste ano. A avaliação é aplicada pela primeira vez no Brasil e conta com provas de leitura, escrita e de matemática. Segundo a secretária, as avaliações permitem fazer o aprimoramento do ensino na rede municipal, além de conhecer o que foi agregado na aprendizagem dos alunos.

As avaliações foram finalizadas no último dia 19 e desde o dia 12 que estavam sendo realizadas. O trabalho contou com o apoio de 45 técnicos da Secretaria de Educação do Crato, pertencentes aos setores de aperfeiçoamento pedagógico, PAIC PNAIC, superintendência, programas e projetos e apoio do transporte. Os resultados das aferições vão oferecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas públicas de educação básica.

Segundo o Ministério da Educação, tanto na Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), quanto na Prova Brasil, estudantes, professores, diretores e aplicadores vão responder questionários contextuais. Eles servirão como instrumentos de coleta de informações sobre aspectos da vida escolar, do nível socioeconômico e cultural, formação profissional, práticas pedagógicas e formas de gestão, dentre outros.

Foto meramente ilustrativa

Assessoria de Imprensa / PMC



Governo retoma obras de transposição do São Francisco em ritmo lento

A presidente Dilma Rousseff disse ontem em Fortaleza que a obra de transposição do São Francisco "está andando". Na prática, contudo, o cenário é outro: rachaduras, remendos, mato e trabalhos em ritmo lento.

A Folha percorreu nesta semana os dois canais da obra -- o leste e o norte. Encontrou placas de concreto rachadas sendo remendadas, em vez de substituídas por novas peças.

A transposição ganhou recentemente contornos eleitorais. O presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG) exibiu trechos abandonados no programa nacional do partido, o que levou Dilma a cobrar a aceleração das obras.

Hoje, em Fortaleza, a presidente se referiu à obra mesmo sem ser questionada.

"Também a interligação do São Francisco [está andando] antes que você fale para mim que a interligação está parada", afirmou a jornalistas.

A conclusão, prevista inicialmente para 2012, foi remarcada para dezembro de 2015. A construção dos 477 km de canais é a mais cara ação federal de combate aos efeitos da seca no Nordeste.

O orçamento total pulou de R$ 4,6 bilhões para R$ 8,2 bilhões desde o início dos trabalhos, em 2007, durante o segundo mandato de Lula.

Em Floresta, no sertão pernambucano, uma imagem resume o cenário atual: num canal de concreto, vê-se a carcaça de um bode, animal resistente à caatinga, mas que não suportou a uma das piores secas dos últimos 60 anos.

Quando prontos, os dois canais levarão parte da água do São Francisco a rios e açudes de quatro Estados (CE, PE, PB e RN). Para que a água chegue de fato aos sertanejos, são necessárias adutoras, instaladas pelos Estados.

Em 2007, a obra só começou após o governo derrubar ações na Justiça que denunciavam impactos ambientais e negociar o fim da greve de fome de um bispo da Bahia.

A imprecisão dos projetos básicos exigiu novas licitações, renegociação de contratos e interrupção do serviço pelas empreiteiras. Os únicos trechos prontos são dois lotes feitos pelo Exército.

Quem toca a obra é o Ministério da Integração Nacional, até outubro comandado por Fernando Bezerra, indicado pelo provável candidato à Presidência e governador Eduardo Campos (PSB-PE).

Em quatro canteiros, há trabalho 24 horas: Salgueiro e Cabrobó, em Pernambuco, Jati, no Ceará, e São José de Piranhas, na Paraíba. Em geral, porém, o ritmo é lento nos locais onde a obra foi retomada. Operários ainda são contratados em cidades como Sertânia (PE).

Fonte: Folha.com



José Dirceu impõe disciplina a companheiros de cárcere

Acostumado a dar ordens, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu impõe a disciplina na prisão. Levanta bem cedo, faz ginástica, organiza temas para "debates" e virou o "rei da cela". É ele o mandachuva que passa as tarefas para os companheiros e decreta a hora de fazer exercícios, de ler, de caminhar e de jogar conversa fora.

Na manhã desta quinta-feira, 21, antes da saída do deputado e ex-presidente do PT José Genoino - que passou mal e foi hospitalizado -, Dirceu deu voz de comando a Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido. Maníaco por limpeza, ele pegou um balde de água, sabão e vassoura e puxou Delúbio para ajudá-lo na faxina na cela "S 13", número do PT.

"A gente chega lá e sai triste com a situação, mas também motivado, porque meu pai não se entrega. É um guerreiro", afirmou o deputado Zeca Dirceu (PT-PR), filho do ex-ministro.

Quem vai visitar Dirceu e seus companheiros tem a impressão de que está num quartel. A sala de visitas é modesta, com mesa e cadeiras, e todos vestem roupas brancas. No Centro Penitenciário da Papuda, a cela que abriga os condenados do PT foi a cantina do presídio, hoje reformada.

Até esta quinta-feira, era Dirceu - hipocondríaco de carteirinha - quem cuidava do horário dos remédios de Genoino, conferia se ele se alimentava direito e procurava animá-lo. "A Dilma defendeu você", disse ao deputado, na noite de quarta-feira, numa referência à entrevista na qual a presidente Dilma Rousseff afirmou estar preocupada com a saúde do amigo petista.

No manual de autoajuda de Dirceu, o importante é manter "a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo". Para se distrair no cárcere, o ex-chefe da Casa Civil do governo Lula lê O Capital e suas Metamorfoses, do economista Luiz Gonzaga Belluzzo. "O ensaio é uma tentativa de resgatar Karl Marx como pensador da prisão a que ele foi submetido ao longo do século 20", definiu o autor. Depois de ler, Dirceu gosta de saber a opinião dos colegas de cela - como Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do PL (hoje PR) e Romeu Queiroz, ex-deputado do PTB - sobre as eleições de 2014 e os rumos da política.

Fonte: A Tarde



Crato (CE): Cidade recebe oito profissionais do Programa Mais Médicos

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Duciele Pinheiro, o Município do Crato recebeu oito médicos para atuarem na Estratégia de Saúde da Família em diversas localidades cratenses. Os profissionais fazem parte do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, e irão atuar nos seguintes pontos: São Miguel, Belmonte, Vila Lobo e Vila Alta. Os doutores irão atuar com a função de clínico geral. São eles: Mozarth Rodrigues, Erica Laura Gonçalves, Paulo Emídio Oliveira, Walter Ulisses, Luane Gomes, Erivaldo Angel Dias e Angel Luiz.

O Programa Mais Médicos, do Governo Federal por meio do Ministério da Saúde, faz parte de um acordo de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

Assessoria de Imprensa / PMC



Esporte: Apenas um estádio possui autorização para receber jogos do Cearense 2014

O Campeonato Cearense de Futebol 2014, que tem início previsto para 5 de janeiro, já começa a preocupar a Federação Cearense de Futebol (FCF) para um quesito fundamental para o jogo: estádio. Apenas um campo foi regularizado para o início do certame em 2014.

O Estádio Alcides Santos, que pertence ao Fortaleza Esporte Clube, é o único que o possui os laudos técnicos em dia para o início da competição. O diretor de Competições da FCF, Josimar de Carvalho, está preocupado com a renovação dos laudos técnicos dos estádios que receberão as partidas do certame estadual.

De acordo com Josimar de Carvalho, a cobrança da FCF em relação aos laudos é constante. “Há aproximadamente quatro meses a Federação vem alertando e avisando aos administradores dos estádios e também aos clubes, quanto à necessidade de renovação dos laudos técnicos que credenciam as praças esportivas a receberem jogos das competições oficiais da FCF”, disse.

Nem a novíssima Arena Castelão está fora da lista dos estádios com laudos vencidos ou a vencer até janeiro de 2014. Somados a ela, os estádios Domingão em Horizonte; Junco em Sobral; Mirandão no Crato; Romeirão em Juazeiro do Norte; Tarcisão da cidade de São Benedito; Moraisão em Maranguape; Elzir Cabral ainda estão com a pendência.

Arena Castelão diz que está com os laudos em dia
Em nota, a assessoria da Arena Castelão informou que o estádio está com todos os laudos em dia. O único que tem o vencimento próximo é o laudo sanitário, que expira dia 4 de dezembro. A assessoria disse ainda que este laudo está em processo de atualização. Quantos aos demais, a Arena afirma que eles serão atualizados na medida que forem vencendo.

Fonte: Diário do Nordeste



Já estava na hora! Mike Tyson devolve pedaço da orelha de Holyfield [vídeo]

Em 1997, uma abocanhada raivosa em uma luta transmitida ao vivo ganhou repercussão mundial. Os protagonistas do embate eram o lendário Mike Tyson e o também grande Evander Holyfield, que foi quem teve um pedaço da orelha arrancada pela mordida de Tyson em um dos momentos mais históricos do boxe mundial.

Agora, 16 anos depois, eis que Tyson resolveu devolver o pedaço da orelha de Holyfield com todo carinho, dando-lhe até um abraço. Claro que tudo não passa de um vídeo divertido que está rodando a internet. Afinal, o pedaço arrancado foi costurado de volta na orelha de Holyfield logo após o ocorrido.

O vídeo em questão é uma campanha da rede Foot Locker chamada All is Right (“Está tudo certo”, em tradução livre), em que Tyson chega à casa de seu antigo rival e devolve o pedacinho de orelha em uma caixinha com um clima bem amigável. Diria até, fofo.



Tyson já está bastante acostumado às câmeras, como vocês sabem, pois foi uma das estrelas dos dois primeiros filmes da saga divertida de “Se Beber não Case”.

Segundo o site Brainstorm9, o filme da Foot Locker foi criado pela BBDO de Nova York e divulga a “semana da grandeza”, quando a loja lança produtos da linha premium que garantem aos clientes que “está tudo certo no mundo”. É com essa filosofia de paz e amor, que acontece o encontro dos gigantes do boxe.

A campanha tem ainda a participação de Dennis Rodman (o polêmico jogador de basquete), que compra uma passagem só de ida para a Coreia do Norte, enquanto Craig Sager — um jornalista esportivo conhecido por seus trajes duvidosos — queima suas roupas e Brett Favre (ex-jogador de futebol americano) diz que há momentos em que é preciso seguir adiante. Mesmo com as outras participações, a cena mais divertida de fato é com os dois lutadores.  

Fonte: Mega Curioso



Crato (CE): Lançado Novembro Azul

A Campanha Novembro Azul no Crato foi lançada oficialmente na noite de ontem. O trabalho de atendimento já vem sendo realizado em algumas unidades com orientações e cuidados com a saúde dos homens, através da Coordenação da Saúde do Homem. Segundo Neyana Batista, durante o mês de novembro esses cuidados serão ainda mais intensificados. “Todos os postos de saúde estarão disponibilizando atendimento noturno em dias alternados, de acordo com o cronograma de cada unidade, ressaltando que no CAIC e na Unidade do Alto da Penha já foram realizados esses atendimentos durante a noite.

“Queremos que o homem cratense, trabalhador, tenha no período da noite profissionais de saúde para atendê-lo da melhor forma. Estamos ofertando nos postos exames clínicos, verificação da pressão arterial para rastreamento da hipertensão, e exame de glicemia capilar para rastreamento do diabetes; além de exame de próstata para homens acima de 50 anos ou que tenham fatores de risco e aos homens acima de 40 anos, triados pela equipe de saúde da família e agentes comunitários de Saúde”, esclarece.

A secretária de Saúde, Aline Franca, convoca os homens cratenses para cuidarem mais da sua saúde. “Temos em nossas unidades de saúde profissionais que podem esclarecer suas dúvidas e disponibilizar um atendimento de qualidade”, diz ela. O Movimento Novembro Azul foi criado justamente para desmistificar o exame de toque e alertar a ala masculina sobre a doença. A ideia é convocar a sociedade para quebrar o preconceito e encorajar os homens a cuidarem de sua saúde.

Assessoria de Imprensa / PMC



Jason Mraz ft. Sungha Jung - I'm Yours



Crato (CE): Município divulga processo de cadastramento do Programa Minha Casa, Minha Vida

A Secretaria da Cidade do Crato divulga o cronograma das reuniões que serão realizadas nos bairros do Crato. O objetivo é divulgar o Programa Minha Casa, Minha Vida, e informar todo o processo para cadastramento das famílias interessadas, documentação necessária e outras informações solicitadas pela comunidade.

A primeira reunião aconteceu no Muriti de Baixo e São José, às 17 horas de ontem. Hoje, será a vez do Muriti de Cima e Barro Branco, às 17 horas, na Escola José do Vale Arrais Feitosa, no Barro Branco. No próximo dia 26, a reunião acontece nos bairros São Miguel e Santa Luzia, no Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcante. E, no dia 28, a reunião será às 17 horas, no bairro Gisélia Pinheiro, na quadra Maria Yara de Brito Gonçalves – CAIC.

Os outros bairros a serem contemplados com as reuniões são: Vila Alta e Independência, Seminário, Novo Crato, Cacimbas, Franco Alencar, Baixada Fluminense, Mirandão e Vila Lobo, Pinto Madeira, Centro, Alto da Penha, Mutirão, Pimenta, Pantanal, Ossian Araripe, Zacarias Gonçalves, Grangeiro e Parque Grangeiro. As datas ainda serão confirmadas.

Assessoria de Imprensa / PMC



Confira 6 dos documentos mais intrigantes da história da Igreja Católica

Em 2011, uma exibição inédita ocupou o Capitólio de Roma, levando aos olhos do público geral cerca de 100 documentos dos Arquivos Secretos do Vaticano.

Peças de valor inestimável, que contam um pouco da história envolvendo a Igreja Católica, estavam entre as raridades. Muitos delas datadas de até mil anos. Confira abaixo alguns dos destaques:

6 – Uma carta da Rainha Mary da Escócia
Um dos documentos em exibição é a carta que a Rainha Mary da Escócia mandou para o Papa Sisto V, em novembro de 1586. Na carta, escrita em francês no Castelo de Fotheringhay, em Northamptonshire, Mary implorava pela sua vida e pedia perdão pelos seus pecados.

No registro, ela ainda professa a sua lealdade ao “universal” da Igreja Católica de Roma, se defendendo contra as mentiras perpetuadas por seus inimigos na Inglaterra. Ela também contava sobre o sofrimento que passou por 20 anos de cárcere sob as leis de sua prima, Elizabeth I da Inglaterra, a quem havia, a princípio, pedido proteção após sair da Escócia.

A carta foi escrita três meses antes de sua execução por um suposto envolvimento em conspirações para assassinar a Rainha Elizabeth I. Ela alegou que o tribunal que a condenou à morte era ilegítimo e herético.

5 – Documentos do julgamento dos Cavaleiros Templários
Escrita em tinta preta em um pergaminho amarelado, o documento oficial de justiça revela detalhes do julgamento da ordem dos Cavaleiros Templários, que era suspeita de heresia no século 14.

A ordem de guerreiros cristãos foi perseguida pelo rei Filipe IV da França, que tinha desconfianças do poder e riqueza dos Templários. Papa Clemente V iniciou um inquérito e muitos cavaleiros foram enviados para julgamento. No entanto, alguns foram posteriormente perdoados pelo papa.

O nome completo da ordem era “Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão", e ela foi fundada por um cavaleiro francês na época das Cruzadas, por volta do século XI, com o propósito original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista.

4 – Uma carta de uma tribo indígena canadense
Um dos documentos mais intrigantes é uma carta escrita em casca de bétula em 1887 pela tribo Ojibwe dos nativos canadenses de Grassy Lake, Ontário, para o Papa Leão XIII.

A carta foi escrita em maio daquele ano, mas traz informações de que foi produdiza "onde há muita grama, no mês das flores" e aborda o papa como "o grande mestre da oração, aquele que ocupa o lugar de Jesus". O registro foi escrito no dialeto Ojibwe e teve uma tradução feita em francês por um missionário católico. A carta agradece a Deus e ao Papa pelo envio de um bispo para trabalhar entre os Ojibwe.

3 – O pedido de anulação de Henrique VIII
Um dos documentos mais elaborados é uma carta em pergaminho, adornada com mais de 80 selos vermelhos, que os colegas ingleses do Papa Clemente VII escreveram para pedir a anulação do casamento de Henrique VIII com Catarina de Aragão.

No entanto, o Papa recusou o pedido, o que levou ao nascimento da Igreja da Inglaterra, que concedeu a anulação. O manuscrito só foi descoberto em 1926 e estava escondido debaixo de uma cadeira em uma das muitas câmaras dos Arquivos do Vaticano.

2 – Documentos do julgamento de Galileu
Outro item valiosíssimo e importante dos Arquivos Secretos do Vaticano é um documento sobre o julgamento do astrônomo italiano Galileu Galilei, que foi condenado pela Inquisição por afirmar que a Terra girava em torno do Sol. A afirmação de Galileu foi considerada uma grave heresia pela Igreja Católica do século 17.

O mais impressionante é que um dos documentos tem a assinatura do astrônomo. Galileu, que viveu de 1564 a 1642, passou os últimos nove anos de sua vida em prisão domiciliar. Ele evitou ser queimado na fogueira ao concordar em retratar sua visão de que o Sol, e não a Terra, era o centro do universo. Ainda assim, o Vaticano proibiu seus livros. A Igreja Católica só admitiu formalmente o seu erro em condenar Galileu em 1992.

1 – Carta de uma imperatriz chinesa
Um dos poucos documentos da Ásia é uma carta escrita em 1650 por uma imperatriz chinesa, que prometeu sua lealdade ao catolicismo depois de ter sido convertida por padres jesuítas.

A carta, enrolada em um tubo de bambu com a imagem de um dragão, foi enviada ao Papa Inocêncio X pela Imperatriz Wang, que adotou o nome cristão de Helena. Ela deu ao seu filho, Yongli, o nome de Constantino, depois de o imperador romano de mesmo nome adotar o Cristianismo.

Fonte: Mega Curioso



Barbalha (CE): Demutran se reúne com mototaxistas para discutir lei que regulamenta a categoria

Na tarde desta quarta-feira (21) no Cine Neroly Filgueira, com a presença do Secretário de Infraestrutura e Obras e Diretor do Demutran Roberto Grangeiro, de servidores deste órgão e mototaxistas de Barbalha, aconteceu uma reunião para discutir pontos da Lei nº 2082/13 que regulamenta o serviço de mototaxi neste município.

Conheça alguns pontos da Lei:

Para a prestação do serviço, os mototaxistas serão cadastrados em pontos de estacionamento específico, com número mínimo de 04 (quatro) e no máximo 20 (vinte) mototaxistas, com distância mínima de 50 (cinqüenta) metros entre os pontos já existentes e de 100 (cem) metros para os postos que surgirão posteriormente. 

As motocicletas destinadas ao serviço deverão atender, obrigatoriamente, às seguintes exigências, sem prejuízo de outras estabelecidas por Lei:

I – contar com, no máximo, 15 (quinze) anos de fabricação; 
II – ter potência mínima de 125cc (cento e vinte e cinco cilindradas); 
III – possuir protetores de isolamento do escapamento, para evitar queimaduras e mata-cachorro; 
IV – possuir protetores metálicos afixados na parte lateral e/ou posterior da motocicleta, destinados à sustentação e apoio do passageiro; 
V – possuir adesivos padrões conforme Anexo II desta Lei; 
VI – possuir emplacamento no município de Barbalha; 
VII – possuir aparador de linha antena corta-pipa; 
VIII – cor verde (sugiro mesclar com as cores do município proporcionalmente).

As pessoas físicas prestadoras dos serviços de que trata esta Lei deverão atender, obrigatoriamente, às seguintes exigências, sem prejuízo de outras estabelecidas por Lei: 

I – ter o veículo registrado em seu nome e estar com sua documentação completa e atualizada; 
II – ter completado 21 (vinte e um) anos de idade, (conforme Lei nº 12.009 de 29 de julho de 2009); 
III – possuir habilitação, por pelo menos 02 (dois) anos na categoria “A”, (conforme Lei nº 12.009 de 29 de julho de 2009); 
IV – apresentar certidão negativa criminal expedida pelo Fórum da Comarca de Barbalha, renovável a cada 01 (um) ano; 
V – estar em dias com a Justiça Eleitoral; 
VI – apresentar comprovante de residência do município de Barbalha; 
VII – estar inscrito junto a Secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal de Barbalha; 
VIII – apresentar comprovante de pagamento referente a permissão anual que corresponderá a 10 (Ufir) do município de Barbalha. 
IX – apresentar certificado ou declaração do curso de especialização conforme regulamentação do CONTRAN; 
X – o condutor deverá renovar anualmente a permissão para exercício da profissão. 

§ 1º - Será admitida procuração pública do proprietário da motocicleta ao permissionário mototaxista para que exerça a atividade até janeiro de 2014. 

§ 2º - Não será concedida ou renovada a permissão para o exercício da profissão àquele que tiver sido condenado, ainda que em primeira instância, por crime punível com pena de reclusão. 
______________________________________

O diretor do Demutran Roberto Grangeiro avaliou positivamente a reunião e ressaltou que esta Lei começa a vigorar em 02 de janeiro de 2014 e os mototaxistas terão um prazo de 90 (noventa) dias a contar desta data para se regulamentarem. Findo esse prazo, o órgão municipal de trânsito irá recolher todas as motos que não estão de acordo com a Lei, bem como aplicará as penalidades cabíveis.

Para o presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Barbalha Erivan Raimundo a reunião com o Demutran foi importante para esclarecer pontos da Lei que regulamenta a profissão no município. “É bom que os mototaxistas tomem conhecimento que a partir de janeiro o Demutran estará na rua não apenas orientando, mas já colocando a Lei em prática. Por isso é importante que os companheiros estejam dentro das normas. Do que diz a Lei”, finalizou.

O Demutran de Barbalha será responsável pelo cadastro dos veículos e dos mototaxistas que prestarão o serviço no município.

Assessoria de Imprensa / PMB


Crato (CE): Secretaria de Cultura e Fundação Nacional das Artes realizam Oficina de Xilogravura no município

A Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) do Crato , em parceria com a Fundação Nacional das Artes, realiza do dia 25/11 a 29/11, das 14h às 20h, no Teatro Salviano Arraes, oficina de Xilogravura Contemporânea ministrada pelo artista plástico, grafiteiro e xilógrafo Luis Augusto Bitú. A atividade tem como público alvo artistas, estudantes, educadores, e interessados.

A oficina está dentro do projeto “Desafios Contemporâneos”, que tem por objetivo promover a reflexão sobre a prática das artes contemporâneas, por meio de conversas e encontros que abordem movimentos, linguagens e pesquisas artísticas, nas mais variadas interpretações da arte, bem como de seus valores.

Na prática, este lugar de diálogo e de troca de conhecimento complementa diferentes momentos das atividades do setor, estimulando também a formação de público, e de reconhecimento da diversidade dos valores culturais da arte brasileira. A atividade está sendo organizada pela Coordenadoria de Políticas de Programas e Ações Culturais da SECULT, com vagas limitadas para apenas 15 pessoas.

Assessoria de Imprensa / PMC



Experimento perigoso: cientista perde mais de 11 quilos em apenas 24 horas


Até este feito ser divulgado, ninguém poderia pensar que alguém pudesse perder mais de 11 quilos em apenas 24 horas. É sabido que os atletas de UFC (e de algumas outras modalidades esportivas) realizam dietas e passam por um processo de emagrecimento rápido para alcançar o peso de sua categoria, mas eles fazem isso em uma semana, em média.

No entanto, o cientista esportivo Ross Edgley conseguiu fazer algo impressionante em um tempo muito menor e registrou todo o seu esforço e métodos para conseguir perder cerca de 11,3 quilos em apenas um dia com um processo que se evidencia mais pela desidratação do corpo.

Edgley queria mostrar para as pessoas que elas não precisam ser neuróticas e se basear no número que conferem na balança, pois o nosso corpo passa por muitas flutuações de peso devido à quantidade de líquido contido em nosso organismo. Ele afirma que o peso corporal tem pouco a ver com a quantidade de gordura.

"Muitas pessoas são escravas das balanças e têm a sua autoestima e nutrição governadas por elas. Espero que esta experiência crie um relacionamento saudável entre as pessoas e as balanças. Dessa forma, elas vão perceber que o peso pode oscilar em função de muitos fatores, não apenas de gordura”, disse ele, segundo o Daily Mail.

Processo de perda de peso
Para o feito, o cientista levou o seu corpo ao limite extremo utilizando métodos como tomar pouquíssima água, fazer várias horas de sauna, exercícios e usar trajes quentes.

Além disso, ele se alimentou com uma dieta sem sal e sem carboidratos, fez banhos de imersão com sal de Epsom (sulfato de magnésio) e tomou diuréticos. No entanto, ele alerta que a experiência foi extrema e para fins científicos, sendo totalmente inadequada para qualquer pessoa, pois pode causar sérios problemas de saúde.

Ross Edgley explicou que cerca de 50 a 70% do nosso peso corporal é composto de água. Utilizando os seus próprios dados: se ele pesa 95 quilos, isso significa que, em teoria, 47,5 quilos de seu corpo são o valor em água.

O uso do diurético foi um dos principais responsáveis pela perda de peso (em líquido) do cientista esportivo: embora só tenha tomado 100 ml de água naquele dia, ele fez xixi cerca de 20 vezes. Ele ressalta que o uso de diuréticos deve ser feito com extrema cautela e apenas sob orientação médica.

Confira abaixo os principais métodos utilizados na perda de peso de Ross, que eliminou 11,3 quilos em apenas 24 horas:

Corte de sal: o sal é conhecido por reter a água no corpo. Então, ele tinha que ter certeza de que a sua comida não tivesse tempero.

Banho com sal de Epsom: o corpo transpira sob condições muito quentes e úmidas e não há nada mais similar a isso do que um banho quente. O sal de Epsom é feito de sulfato de magnésio, que é um tipo de sal que funciona mais para "sugar" toda a umidade do corpo.

Sauna: isso funciona exatamente com o mesmo princípio que o banho de sal de Epsom, na medida em que faz com que o corpo sue e libere água.

Corte de carboidratos: os carboidratos armazenam nos músculos algo chamado “glicogênio muscular”, que pesa 18 gramas por quilo de músculo. Então, parando a ingestão de carboidratos e se exercitando, você esgota os hidratos de carbono no corpo, podendo reduzir drasticamente o seu peso.

Traje quente: o cientista se exercitou usando cinco camadas de roupas e sacos de lixo pretos selados com fitas adesivas em volta de seu corpo para aumentar a quantidade de suor.

Proteína e gorduras: durante o dia inteiro ele só comeu proteínas, gorduras, multivitaminas e Super Greens em pó (um suplemento). Isso porque a proteína e a gordura não armazenam glicogênio muscular (peso adicional) e os suplementos e vitaminas ajudaram a garantir que seu corpo tivesse todo o apoio de nutrientes possível, enquanto ele sofria de desidratação e exaustão.

Ele acrescentou: "Devo salientar que, embora eu tenha perdido mais de 11 quilos em 24 horas, absolutamente nada disso era gordura e eu imediatamente recuperei tudo de volta duas horas depois que eu terminei o experimento. O que eu fiz foi muito perigoso, e tudo foi feito sob condições muito estritas e com acompanhamento médico.”

Confira abaixo o peso e as medidas do antes e depois do processo:

ANTES
Cintura: 83 centímetros
Peitoral: 114 centímetros
Braço: 45 centímetros
Coxa: 73 centímetros
Peso: 94,7 kg

DEPOIS
Cintura: 73 centímetros
Peito: 101 centímetros
Braço: 35 centímetros
Coxa: 60 centímetros
Peso: 83,4 kg

Fonte: Mega Curioso



Estado lança concurso com 500 vagas para PM e Bombeiros

Foi publicado no Diário Oficial do Estado da última segunda-feira (18) o edital de concurso público da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS) para a contratação de efetivo destinado ao Corpo de Bombeiros Militares (CBM) e à Polícia Militar do Ceará. Ao todo, são 500 vagas disponíveis.

As inscrições começam no dia 5 de dezembro deste ano e seguem até o dia 20. Serão 200 vagas para primeiro-tenente da PM, sendo 180 para o sexo masculino e 20 para o feminino. Já para a função de primeiro- tenente do Corpo de Bombeiros serão 30 vagas: 27 para homens e três para mulheres. O número total de vagas para soldados é de 270, dessas, 256 para o sexo masculino e 14 para o feminino.

A taxa de inscrição é no valor de R$ 85,00 para os cargos de primeiro-tenente e R$ 80,00 para a função de soldado. Além disso, a primeira etapa dos concursos é composta de provas escritas divididas em questões de conhecimentos gerais e específicos, elaborada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).

A primeira prova ocorrerá no dia 24 de fevereiro de 2014. O local será divulgado no Diário Oficial do Estado em 11 de fevereiro. O exame terá caráter eliminatório e classificatório, valendo 120 pontos. Os candidatos selecionados após a primeira etapa ainda farão exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico e depois finalizam o processo com um Curso de Formação Profissional para Carreira de Oficiais da Polícia Militar. Após a nomeação, os candidatos aprovados serão lotados nas unidades da Capital ou do interior do Estado, de acordo com as vagas disponibilizadas pela Administração Pública.

Em todos os cargos ofertados no edital do concurso, os candidatos devem ter entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,62m para homens e 1,57m para mulheres. O certame também conta com as novas exigências para os órgãos, como a obrigatoriedade da Carteira Nacional de Habilitação classificada, no mínimo, na categoria "AB", na data da matrícula no Curso de Formação Profissional e o conhecimento do Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará (Lei nº 13.729, de 11 de janeiro de 2006), do Código Disciplinar da Polícia Militar do Ceará e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (Lei nº 13.407, de 21 de novembro de 2003) e da Lei Complementar Estadual nº 98, de 20 de junho de 2011.

Arquitetura
O Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado (DAE), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), é outra alternativa de concurso. As inscrições para o certame vão de 11 de novembro a 1º de dezembro de 2013. São 76 vagas disponíveis de nível superior, médio e técnico profissionalizante.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente no posto de atendimento da Escola Municipal Deputado José Dias Macedo, localizada na Rua Nunes Valente, 809, Meireles, ou por meio do website www.funcab.org. A taxa de inscrição para o concurso é de R$ 84,00 para os profissionais de nível superior e R$ 58,00 para os de nível médio e técnico profissionalizante. De todas as vagas disponíveis, 5% será destinada a pessoas com deficiência, como é previsto no artigo 93 da Lei 8.213/199.

Segundo a assessoria de imprensa do DAE, no dia 9 de dezembro será divulgado no Diário Oficial o local e as regras para a execução da prova, que ocorrerá no dia 15 de dezembro. Os dias 18, 19 e 20 serão destinados à entrega dos títulos. A seleção será diferente para as categorias. Os de ensino médio e profissionalizante farão uma prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório. Para as categorias profissionais de ensino superior haverá também prova de títulos.

Mais informações
Inscrições os cargos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros devem ser realizadas no endereço eletrônico do Cespe/UnB.

Fonte: Diário do Nordeste



Cliente da Claro TV é chamado de Otário Chorão em boleto

O empresário César de Medeiros teve uma surpresa desagradável ao abrir o boleto de pagamento de sua assinatura da Claro TV referente ao mês de novembro. Em vez de o documento constar em seu nome, ele estava endereçado a “Otário Chorão” — algo que o consumidor acredita estar relacionado a uma ligação em que ele pediu um desconto à empresa.

Segundo Medeiros, ele entrou em contato com a companhia para pedir uma redução em sua mensalidade após ver a divulgação de uma oferta que oferecia um serviço semelhante ao que ele havia assinado, porém com um preço inferior. “Começou tudo aí. Paguei pelo cancelamento e depois pela ativação”, relatou ele ao G1.

Indignado, o empresário acredita que a mudança se trata de alguma espécie de “vingança” por parte do funcionário responsável por atendê-lo, que teria se aproveitado da situação para mudar dados do sistema da Claro TV. “O que eles fizeram afeta minha honra como pessoa, como pai de família”, relata.

Empresa afirma já ter tomado provisões
“Tentei resolver direto com eles. Liguei, questionei e eles me pediram quarenta e oito horas para resolver o problema, isso na semana retrasada. Eu queria a certeza de que o problema foi resolvido, uma carta de retratação, um simples respeito, mas nem resposta da empresa eu tenho”, declarou Medeiros.

Por meio de sua assessoria de empresa, a empresa afirmou que o tipo de conduta relatada não está de acordo com seus princípios e valores. Com isso, a companhia afirmou que já tomou as providências necessárias para solucionar a questão.

Fonte: G1



Barbalha (CE): Jovem é executado com sete tiros de pistola

Um homicídio foi registrado por volta do meio dia desta terça-feira na CE-293, rodovia estadual que liga os municípios de Barbalha e Missão Velha. O jovem Vanderlei Sousa Brigido Filho, de 28 anos, apelidado por Lê, se encontrava em frente à Churrascaria Sabor do Sertão quando foi surpreendido com disparos de arma de fogo. Segundo a perícia criminal, ele foi alvejado com sete tiros de pistola calibre 380 sendo dois no peito, dois no braço e mais três nas costas.

A vítima residia na Rua T 08, número 326 (Vila Santa Terezinha) em Barbalha e, segundo informações constantes no SIP (Sistema de Informações Policiais), respondia por um crime de estelionato e era testemunha de uma lesão corporal. Lê tombou morto às margens da rodovia e ao lado de sua moto Honda Fan 125 de cor preta e placa HYE-8732. A polícia foi acionada quando o Subtenente Luciano, os Cabos Mauro, Iran e Marcos e os Soldados Roberto e Adolfo estiveram no local e até diligenciaram.

É o segundo homicídio em três dias no município de Barbalha já que por volta das 19 horas de sábado morreu no Hospital São Vicente de Barbalha o jovem Albino Vitorino Silva, de 27 anos, que residia na Vila São João no Sítio Brejinho. Uma hora e meia antes ele se encontrava no Bar do Jerry naquela localidade quando se envolveu em uma discussão durante bebedeira e terminou atingido com uma facada. Segundo a polícia, o autor foi uma pessoa identificada como Jeane de Antonio que está foragido.

Demontier Tenório

Foto: Cícero Valério / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Após prisões, procura por filiações ao PT aumenta mais de 2.000%

A prisão de José Genoino e José Dirceu, duas lendárias personalidades do Partido dos Trabalhadores, condenadas por envolvimento no escândalo do mensalão, neste final de semana, fez com que o interesse por filiações ao partido aumentasse mais de 2.000%.

Não se trata da filiação, mas sim de um formulário no qual a pessoa expressa seu interesse em se filiar, uma espécie de pré-cadastro, que é concretizado junto aos diretórios locais. De acordo com o partido foram entre sexta-feira e domingo foram feitos 392 preenchimentos, 2.613% mais que os 15 registrados no final de semana anterior.

A procura, no entanto, foi praticamente espontânea, incentivada apenas por algumas pessoas em redes sociais como o Twitter. “A única maneira de enfrentar a direita, a mídia conservadora e a injustiça da Justiça, é filiação em massa ao PT”, dizia um internauta, enquanto outros completavam que o Supremo Tribunal Federal (STF) “fez surgir a maior campanha de filiação ao PT”.

Em seu site, o partido apenas divulgou uma nota assinada pelo presidente da legenda, Rui Falcão, na qual classificou a determinação da prisão dos condenados como “casuísmo jurídico” que “fere o princípio da ampla defesa”.

Já no Facebook durante todo o final de semana foram divulgadas mensagens de mobilização e apoio aos presos no final de semana.

Fonte: Terra


Crato (CE): Município apoia campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

Durante vinte dias, iniciando no dia 20/11 e encerrando no dia 10/12, o Governo do Crato estará apoiando a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Esta campanha foi criada no ano de 1991, quando 23 mulheres de diferentes países foram reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o combate à violência contra as mulheres, e também promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra elas.
         
No período da campanha, serão realizadas palestras, rodas de conversa, audiências públicas, e oficinas para tratar sobre a violência pelo olhar da lei, o papel do álcool e da droga neste tipo de violência, entre outros assuntos. A abertura da campanha será no dia 20/11, no Largo da RFFSA, a partir das 17h.
         
No município do Crato a campanha será realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense (CMDMC), tendo como parceiros a Prefeitura Municipal através das secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social; Educação; Cultura; Saúde; Defensoria Pública; SESC; Fetraece; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); URCA; Casa Lilás; Cáritas; Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC); Conselho Tutelar e Ronda do Quarteirão.

Assessoria de Imprensa / PMC



Cariri experimental: expressões de uma cena contemporânea

O riso e os dedos levantados de curiosos estavam por toda parte: apontavam para ação do coletivo de performance baiano Construções Compartilhadas. Pelas ruas do Centro de Juazeiro do Norte na Praça Padre Cícero, um grupo de transeuntes circulava alinhados com guarda-chuvas cor de rosa. Enquanto isso, personagens do reisado, um Mateus, por exemplo, passava desapercebido ou, pelo menos, encarado com mais naturalidade.

Reconhecido como um celeiro e vitrine de manifestações tradicionais - coco, reisado, banda de pife, congada, bacamarte - o Cariri vem gestando uma boa cena de arte contemporânea, dia a dia mais pulsante.

Da Mostra Sesc Cariri, realizada de 8 a 13 deste mês no Cariri, participaram grupos como Café com Gelo, coletivo de artistas visuais, que expôs "Desmame", com 26 fotografias que exploram o fantástico, o absurdo, na Galeria da unidade Sesc do Crato. "Ainda existe um foco muito grande na cultura popular, que tem um valor imenso, mas estão surgindo artistas com outras problemáticas, que não a da seca, não é só o sertão", avalia Joseph Olegário, de 27 anos, estudante de artes visuais da Universidade Regional do Cariri (Urca). O artista faz parte do grupo Bando, que também teve ação incluída na Mostra Sesc.

O grupo trabalha com ações visuais provocativas, que despertem, pela provocação, o debate sobre os temas escolhidos. Na mostra, eles montaram um arsenal de recortes, fotografias, estêncil, adesivos, resgatando o cenário das manifestações de junho em praças de Juazeiro do Norte, incluindo a localizada em frente ao prédio da prefeitura. Logo de início, ao hastear a bandeira da diversidade sexual no mastro oficial, foram repreendidos pela Guarda Municipal, e acataram o pedido de retirada, realocando a bandeira.

"Nós não temos muita preocupação de como as pessoas vão reagir, e sim de se aquela ação está de acordo com o que pensamos e propomos", diz. O grupo foi criado em 2008, tendo a frente artistas como Maria Dias, Jânio Tavares, Geraldo Júnior, Dinho, Carol Landim e Orlando Pereira. Hoje, contabiliza Joseph, tem uma composição flutuante, entre 20 e 30 artistas. Entre as ações que já desenvolveram, ilustra, uma colagem de adesivos com a imagem da beata Maria de Araújo, protagonista do episódio conhecido como "Milagre de Juazeiro", cujos restos mortais estão desaparecidos. "Muita gente se sentiu ofendida com esta ação. Saiu em jornal, TV", lembra. Joseph, cita ainda, como partícipes da cena, como os coletivos Xícara, de artistas visuais, Camaradas, grupo multilinguagens, com ações mais voltados para a militância política e o debate público, além do artista Bitú, "que é um coletivo unitário".

Nu em cena
Outra ação bastante ousada durante a mostra, foi assinada pela artista e ativista anarco- feminista - se é que é possível rotulá-la - Bartira Dias. Na noite de sábado, ela executou a performance "Vivendo de Cores", pertencente a segunda série do projeto Exdrógeno.

Nús, ela e os artistas convidados Edilson Melo e Expedito Oliveira Ramos, ocuparam o espaço entre os banheiros masculino e feminino do Sesc Crato, utilizando tinta vermelha no corpo e nas paredes, aplicadas durante a ação.

"Eu trabalho com o corpo e a questão de gênero. Essa foi a primeira vez que fiz essa performance, que faz parte da segunda de quatro séries do Exdrógeno. Essa segunda série tem cinco performances", situa Bartira sobre a ação.

O projeto busca uma reinvenção da sexualidade no corpo, desta vez, colocando o masculino e feminino em um arranjo inicial, que, à medida que eram recobertos de vermelho, experimentavam outras combinações. "Por isso, propositalmente, fizemos entre os banheiros", reforça Bartira.

Natural do Cariri, tendo residido em Fortaleza e Brasília, a artista está de volta à região há apenas um ano. Bartira Dias é mestre em educação, com foco em arte e resistência.

"Eu fiz uma performance bem ousada em uma esquina, toda plastificada e com flores ao redor", relembra. "É um desafio. Minha família mora aqui. Eles não se metem muito, mas me sinto um pouco angustiada relação a mim, enquanto mãe", revela.

Há, no entanto, para a artista, um terreno fértil na região, com uma crescente de artistas enveredando para este lado. "O Cariri tem muita curiosidade na performance", avalia.

Fotos: Júnior Panela

FÁBIO MARQUES
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Em carta escrita na prisão, petistas dizem que não aceitam 'humilhação'

Um dos advogados que defendem o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, Luiz Egami, visitou seu cliente no presídio da Papuda nesta terça-feira e, ao sair do encontro, mostrou à imprensa uma carta que, segundo ele, foi escrita por Delúbio, José Genoino e José Dirceu.

A carta está assinada pelos três, mas o advogado não quis dizer de quem é a letra no bilhete.

No texto, os três petistas escrevem que querem "respeito à lei". Disseram também que não aceitam "humilhação" e preferem o "risco e a dignidade da luta".

Veja a frente e o verso da carta:



Eles cumprem pena em regime semiaberto. Na última sexta-feira (15), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, emitiu mandados de prisão para 12 réus condenados no processo do mensalão, entre eles os três petistas.

Dirceu e Genoino se entregaram à polícia ainda na sexta, em São Paulo. Delúbio se entregou no sábado, em Brasília. Os condenados presos foram transferidos para a capital federal no fim de semana e, nos primeiros dias na Papuda, ficaram em celas que não eram as do semiaberto, o que gerou protestos das defesas dos réus que foram condenados a esse tipo de regime de prisão, como é o caso dos três petistas.

Nesta segunda, após analisar as ordens de prisão emitidas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal determinou que aqueles que tinham direito ao semiaberto deveriam ir para o setor reservado para esse tipo de regime.

Fonte: G1



Barbalha (CE): AABB em parceria com o Governo Municipal promoverá jogos

Nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, a AABB em parceria com o Governo Municipal de Barbalha promoverá os Jogos de Educandos das AABBs Comunidade do Ceará. O objetivo desses jogos é promover a sociabilidade, troca de experiências e cultura entre os educandos.

O programa AABB Comunidade tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações educacionais que favoreçam a inclusão socioprodutiva e ampliem a consciência cidadã, contemplando a formação de educadores sociais.

Promovido em parceria com o Banco do Brasil e as Prefeituras Municipais para atender alunos da rede de escolas públicas municipais com esportes, arte, música, dentre várias outras modalidades que leva o desenvolvimento de habilidades e integração social de crianças e adolescentes,

Além destes parceiros, a entidade também busca por colaboradores que possam ajudar na manutenção do programa.

Em breve será divulgada a programação oficial do evento.

Foto: Blog Pelé Junior

Assessoria de Imprensa / PMB



Em retaliação ao mensalão, PT quer processar Joaquim Barbosa por crime de responsabilidade

O PT estuda pedir ao Senado para entrar com representação contra o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, por crime de responsabilidade. Os petistas avaliam que Barbosa feriu a Constituição ao permitir que parte dos réus do mensalão começasse a cumprir as penas em regime fechado, mesmo condenados ao semiaberto -- como é o caso de José Dirceu e José Genoino.

O partido também tem outro dois argumentos contra Barbosa: o fato de os réus não estarem cumprindo as penas em seus domicílios e José Genoino não estar recebendo tratamento médico adequado no Complexo Penitenciário da Papuda, onde está detido desde sexta-feira (15).

Pela Constituição, o Senado é a instituição que tem poderes para investigar ações do Supremo em casos de crimes de responsabilidade. Se o processo for aberto, ele pode resultar no impeachment de Barbosa, entre outras sanções ao presidente do STF.

O PT busca o apoio de partidos governistas para assinarem em conjunto um pedido de informações ao Supremo --pontapé inicial para a abertura da ação.

A ideia da representação contra Barbosa foi apresentada durante reunião da presidente Dilma Rousseff com líderes aliados, no Palácio do Planalto, realizada nesta segunda-feira (18). Segundo relato de líderes que participaram do encontro, Dilma desestimulou a eventual ação contra Barbosa.

A presidente disse aos líderes que não vai se manifestar publicamente sobre o mensalão porque quer evitar uma "crise institucional" entre os poderes. O vice-presidente, Michel Temer, reiterou que declarações públicas de Dilma sobre o caso poderiam gerar uma crise entre Executivo e Judiciário.

A ação contra foi sugerida pelo líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI), que tem o apoio do partido. O líder disse que, depois do pedido de informações a Barbosa, o próximo passo seria dar continuidade à representação contra o presidente do STF. "Para você abrir um processo de julgamento, você precisa ter informações", disse.

Antes de decidir sobre a representação contra Barbosa, porém, o PT deve endossar requerimentos de advogados dos réus encaminhados ao Supremo. Se os pedidos dos advogados não forem atendidos, aí o partido pretende pedir ao Senado para pedir informações ao STF, com o apoio de siglas aliadas.

"Amanhã vamos tratar com nossa bancada e com líderes aliados se apresentaremos posicionamento próprio ou apoiaremos os requerimentos de advogados nessa direção. O Supremo responde ao Senado pelos crimes de responsabilidade", afirmou Dias.

Apesar de estudar a ação contra Barbosa, o líder petista admite que o gesto poderia desencadear um conflito entre Legislativo e Judiciário --por isso precisa do aval de outros partidos governistas. Se assinado pela maioria dos líderes da Casa, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), teria que encaminhar o pedido de informações à Corte.

"O que queremos é uma solução. Para se cumprir a Constituição, é necessário o atendimento desses nossos pleitos", afirmou.

O PT também vai cobrar do STF "isonomia" no julgamento do chamado mensalão tucano, ocorrido em Minas Gerais em 1998. O partido quer que o Supremo dê celeridade na análise do caso e condene os réus --em sua maioria, políticos do PSDB, principal adversário político do PT.

"Por que não foi feita denúncia sobre esse inquérito? Por que ele dorme nas gavetas da Procuradoria Geral da República? O que queremos é que seja respeitada a Constituição e seja feita Justiça", afirmou Dias.

Dilma convocou os líderes de partidos aliados no Senado para discutir a chamada "pauta bomba" de projetos que tramitam no Legislativo. Antes de discutir as propostas que podem ampliar gastos do Executivo, os líderes falaram por alguns minutos o mensalão depois que alguns senadores criticaram a prisão de Dirceu e Genoino em regime fechado.

Pauta bomba
No encontro, segundo relatos de líderes, a presidente pediu que o Congresso não aprove nenhum projeto que amplia os gastos públicos até as eleições de 2014. O Palácio do Planalto está preocupado com propostas como a que define piso salarial dos agentes comunitários de saúde, a PEC 300 (que aumenta salários de policiais) e a proposta que cria passe livre para estudantes nos transportes públicos, entre outras.

"O núcleo político do governo deve tomar a decisão de não votar nenhuma matéria que impacte gastos novos até as eleições", disse o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM).

Além disso, o ministro Guido Mantega (Fazenda) disse aos senadores que o governo federal não quer apoiar propostas que reduzam o superávit de Estados e municípios -- porque isso também contribuiu para encolher o superávit do governo federal.

O Planalto teme que, em ano pré-eleitoral, os congressistas aprovem projetos populares que ampliam os gastos públicos de olho em seus redutos eleitorais.

"A oposição tem tratado desse assunto, mas ele tem contado com anuência da base aliada. Há vontade de se atender segmentos da sociedade num momento em que isso traz visibilidade política", disse o senador Benedito de Lira (PP-AL).

Fonte: Folha.com



AddThis