Crato (CE): Alunos da Universidade Regional do Cariri param aulas em protesto

Estudantes da Universidade Regional do Cariri (Urca), no interior do Ceará, paralisaram as aulas desde quinta-feira (24) em protesto por melhorias na universidade. As mesas e cadeiras foram retiradas das salas de aulas e colocadas nos corredores da Urca.

Os alunos reivindicam principalmente a contratação de mais professores. Segundo o grupo que aderiu à greve estudantil, há necessidade de pelo menos 350 novos professores. “Todos os campi da Urca estão precarizados. O campus do triângulo tem problemas na questão da eletricidade, da refeição, tudo bagunçado. O pessoal do direito diz que seis vezes por dia caiu a energia, tiveram até aula sem luz”, diz o estudante Fernando Teixeira, coordenador da greve.

A reitora da Urca, Otonite de Oliveira Cortez, está viajando a trabalho. A pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da Urca, Arlene Pessoa, diz que o protesto ocorre “sem legitimidade”. “Alunos resolveram entrar nas salas de aula, retirando cadeiras e mobiliários das aulas, impedindo de alunos entrarem, e professores de administrarem suas aulas, não existe legitimidade nesse ato, uma greve deve ser deflagrada pela maioria”, diz.

Os alunos também citam problemas no campus da Urca. “O ginásio nunca ficou pronto, o e governador não coloca nada em pauta. Isso é uma questão muito crítica e humilhante para todo mundo”, reclama a estudante de educação física Cícera Kaísa.

A pró-reitora Arlene Pessoa reconhece os problemas apontados pelos alunos, mas diz que já há recursos garantidos para solucioná-los. “O governo já liberou recurso para a construção de um bloco onde vão funcionar os cursos de biologia, enfermagem e educação física. Isso já teve início com a licitação de uma empresa para fazer a planta desse bloco”, diz.

Fonte: G1



Estudos apontam que sexo equivale à prática moderada de exercícios físicos

Um novo estudo realizado por pesquisadores Universidade do Quebec em Montreal, no Canadá, aponta que, entre os jovens, os homens gastam uma média de 4,2 calorias por minuto enquanto as mulheres queimam 3,1 calorias por minuto durante o sexo.

A boa notícia é que, de acordo com os especialistas, esses números equivalem à prática moderada de exercícios físicos. Ou seja, se pensarmos nas calorias queimadas, fazer sexo pode ser mais vantajoso do que fazer uma caminhada, mas não é melhor do que correr, pedalar ou realizar qualquer atividade física mais intensa.

Prazer ou exercício?
“Esses resultados sugerem que a atividade sexual tem potencial para ser considerada como um exercício significativo”, explica o relatório da pesquisa. No entanto, a discussão sobre a intimidade de um casal ser ou não considerada uma atividade física válida pode dividir opiniões. Estima-se que uma relação sexual possa queimar entre 100 e 300 calorias, mas, considerando a natureza do ato, é difícil para a ciência encontrar um número exato.

Os famosos pesquisadores sexuais William Masters e Virginia Johnson, que conduziram estudos com casais a partir da década de 1950, concluíram que a frequência cardíaca de uma pessoa podia chegar a 180 batimentos por minuto. Em comparação, sabe-se que a frequência cardíaca de uma pessoa de 50 anos que pratica exercícios de intensidade moderada não passará de 119 batimentos por minuto.

Em 1984, um estudo realizado com 10 casais utilizou a frequência cardíaca, a pressão sanguínea, um equipamento de análise de oxigênio e um eletrocardiograma para determinar que, para os homens, a masturbação aumentava a função cardíaca em 37%, enquanto o sexo aumentava em 51%.

Tempos modernos
Lançando mão da tecnologia existente hoje em dia, os pesquisadores da Universidade do Quebec em Montreal utilizaram um dispositivo chamado SenseWear, que deveria ser colocado no braço dos participantes para monitorar suas reações enquanto praticavam sexo no conforto de suas casas.

Antes de passar para a parte mais prazerosa do estudo, os voluntários correram por 30 minutos em uma esteira em intensidade moderada para que os pesquisadores pudessem registrar o gasto calórico de cada um. Em casa, o SenseWear usaria seu acelerômetro, seus sensores de temperatura e sensores de respostas da pele para coletar informações sobre a atividade sexual.

Os resultados da pesquisa
Ao analisar os dados fornecidos pelo SenseWear, os pesquisadores registraram que a duração média de uma relação sexual era de 24,7 minutos, sendo que a mais curta durou 10 minutos e a mais longa se estendeu por 57 minutos.

Em geral, os homens queimaram 101 calorias, ou seja, 4,2 calorias por minuto durante o sexo. Em comparação, a corrida na esteira consumiu 276 calorias, o que equivale a 9,2 calorias por minuto. Para as mulheres, a média consumida entre os lençóis era de 69 calorias, sendo 3,1 calorias por minuto. Já na esteira, elas queimaram 213 calorias, que equivalem a 7,1 calorias por minuto.

Sexo ou academia?
Independente dos resultados, os pesquisadores acreditam que as pessoas apresentam mais disposição para passar alguns minutinhos entre quatro paredes do que para ir até a academia. E, se é para ficar em casa, o sexo se mostrou mais eficiente em queimar calorias do que as tarefas domésticas: um outro estudo publicado em outubro no periódico BMC Public Health descobriu que as pessoas superestimam a quantidade de calorias consumidas enquanto limpam o chão ou passam aspirador.

Depois de conferir esses estudos, qual é a sua opinião: sexo conta como um exercício físico?

Fonte: Mega Curioso



Crato (CE): Prefeito Ronaldo Gomes de Matos nega acusação de compra de votos de vereadores

O prefeito do município do Crato, Ronaldo Gomes de Matos, negou, através de comunicado, as acusações de suposta compra de votos de vereadores da Câmara Municipal do município feitas nesta sexta-feira (25) pelo deputado Fernando Hugo (SDD). O gestor afirmou ter sido envolvido em uma "rede de intrigas" e que em "nenhum momento" participou de qualquer articulação.

Na nota, o prefeito declarou que a denúncia foi foi feita através de uma gravação feita, supostamente, com a articulação do ex-prefeito Samuel Araripe.

Conforme Gomes de Matos, "as contas de um gestor municipal são analisadas e aprovadas ou não, pela Câmara Municipal, não cabendo ao Poder Executivo interferir nesse debate".

Denúncia do ex-prefeito do município
De acordo com o ex-prefeito do município do Crato, Samuel Araripe, autor da denúncia, as contas da sua gestão no ano de 2009, aprovadas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), foram desaprovadas na Câmara Municipal após vereadores receberem R$ 50 mil do atual prefeito da cidade.

"O prefeito convocou uma reunião no dia 8 de outubro com 15 vereadores. Na ocasião, 9 deles receberam R$ 50 mil para votar contra. O restante [6 vereadores] foi pressionado com o argumento de que iriam perder cargos de familiares e amigos na prefeitura", conta o ex-gestor que afirma existir uma gravação de uma conversa entre ele e o vereador Dárcio Luiz onde o parlamentar denuncia que o atual prefeito.

O ex-gestor do município do Crato contou ainda que a gravação divulgada é apenas uma parte. "A gravação era muito longa. Vamos enviar ela na íntegra apenas para os órgãos competentes", declarou.

O ex-prefeito afirmou que já foi encaminhado um ofício ao Ministério Público do Estado do Ceará (MP) para que haja a puração do caso. “O deputado Fernando Hugo enviou a gravação com um ofício ao procurador geral pedindo empenho na apuração de todos os fatos".

Vereador diz que gravação foi editada
O vereador Dárcio Luiz disse, também em nota, que a gravação feita pelo ex-prefeito foi "editada" e só foi divulgada "após a desaprovação das suas contas, o que avalia como um ato claro de chantagem e desespero afim de buscar uma justificativa para anular a citada sessão".

O vereador também pede que o ex-prefeito divulgue a gravação na íntegra, "não de forma editada, pois a conversa não se restringiu ao que foi divulgado".

Votação na Câmara Municipal
As contas da gestão de Araripe referentes a 2009 foram desaprovadas na última segunda-feira (21) na Câmara Municipal do Crato, com 14 dos 19 vereadores votando pela desaprovação.

Assembleia Legislativa
A denúncia foi feita pelo deputado Fernando Hugo (SDD) que subiu à tribuna da Assembleia Legislativa e abriu seu discurso na manhã desta sexta-feira (25) com o caso.

O deputado chegou a reproduziu a fala do vereador envolvido na gravação: "prefeito é prefeito, né Samuel? Eu tenho 28 pessoas empregadas aqui, se eu romper com ele eu tô f…"

Além disso, Fernando Hugo afirmou que já pediu proteção policial ao prefeito e ao vereador. Na ocasião, o deputado declarou que não podia apresentar a gravação em plenário, porém, que quem quisesse escutar era só aparecer em seu gabinete e ficaria “de boca aberta”.

Gravação divulgada pelo ex-prefeito
Dárcio Luiz de Sousa:  "Samuel, o negócio está ruim pra você. O prefeito chamou nós tudinho lá, aí chamou um por um, chamou lá no quarto dele, aí foi e disse: "O que não votar, eu corto tudo, ele chamou todo mundo. Tem 16 votos contra você"

02 - Numa segunda gravação, o vereador Dárcio Luiz confessa acordo para derrotar o ex- prefeito caso ele não os procure:

"Prefeito é prefeito, né ? EU tenho é 28 pessoas empregadas aí. Se eu romper com ele, eu to Fud.... aqui, aí "ele" foi e disse: amanhã nós derrota, e você vê como é...E Eu concordei: Tudo bem, SE SAMUEL NÃO NOS PROCURAR, A GENTE DERROTA. Tô sendo sincero com você e HONESTO. ( Samuel fala: ) "você está sendo sincero e honesto e eu também vim aqui lhe dizer que essa coisa aí vai me prejudicar pelo resto da vida".

03 - Já numa terceira gravação, o vereador Dárcio Luiz diz que o atual prefeito teria dado 50 mil reais a cada vereador para votar desaprovando as contas do ex- prefeito:

"Guri ( vereador ) não vota com você...se Henrique e Guri votar, você pode...pois não vota não, EU tô dizendo que o prefeito "calçou" ele. ( Samuel diz: pois eu tô satisfeito ) - O que foi que o prefeito deu a Guri ? ( pergunta Davi Araripe ). Dácio responde: 50 mil a cada um. ( A cada vereador ? Davi pergunta ) - a cada vereador, é, dá 450 mil".

Fonte: Diário do Nordeste



Nota de esclarecimento aos amigos e amigas cratenses e à imprensa


Tenho a mais profunda clareza de que estou como prefeito do Crato para honrar a confiança de todos os cratenses, indistintamente.

Nestes dez primeiros meses do meu governo tenho pautado a gestão na transparência das ações e na busca de soluções para os graves problemas acumulados no decorrer dos anos.

Assim, quero deixar claro que a minha trajetória de vida, familiar, empresarial, pessoal e política me impedem de comungar e/ou me envolver com práticas atrasadas que denotam uma política defasada e fadada ao fracasso.

E, com base nesse esclarecimento venho, por meio desta nota, assegurar aos amigos e amigas cratenses, assim como, aos profissionanis da nossa laboriosa e democrática imprensa cearense, em especial a caririense, que em nenhum momento como prefeito da terra de Bárbara de Alencar participei de qualquer articulação para prejudicar politicamente o ex-prefeito Samuel Araripe, ou qualquer outra liderança política da nossa região.

Faço este esclarecimento devido ao fato de, nos últimos dias, meu nome ter sido envolvido em uma rede de intrigas, inflada por uma gravação feita, supostamente, com a articulação do ex-prefeito Samuel Araripe, em que eu teria oferecido ou dado benefícios para que vereadores desaprovassem as contas do ex-gestor.

Entendo que as contas de um gestor municipal são analizadas e aprovadas ou não, pela Câmara Municipal, não cabendo ao Poder Executivo inteferir nesse debate. Lembro, ainda, que minha postura nesse caso, sempre foi de respeito a decisão do Poder Legislativo. O que, vale salientar, está registrado pela imprensa da Região do Cariri.

Portanto, reafirmo que não dei, não ofereci, não pedi e não fiz nenhuma ingerência contra as contas do ex-prefeito Samuel Araripe. Minha preocupação é com o município Crato. 

Crato, Ceará, 25 de outubro de 2013.

Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos
Prefeito Municipal do Crato

Lucro da Petrobras cai 39% no terceiro trimestre e fica em R$ 3,4 bilhões

A Petrobras (PETR3 e PETR4) anunciou nesta sexta-feira (25) lucro líquido de R$ 3,395 bilhões, queda de 39,02% em relação ao mesmo período do ano passado (quando teve lucro de R$ 5,567 bilhões).

A empresa viu também o lucro diminuir 45,25% em relação ao 2º trimestre, quando anunciou ganhos de R$ 6,201 bilhões.

O resultado veio bem abaixo da expectativa do mercado, que era de R$ 5,84 bilhões.

A queda do dólar nos últimos meses ainda não foi suficiente para melhorar os resultados da petrolífera, que importa combustível mais caro do que vende. Um aumento no preço da gasolina e do diesel vem sendo discutido com o governo, mas ainda não há previsão de quando irá ocorrer.

"Ainda que tenhamos tido quatro reajustes de preço de diesel e dois de gasolina nos últimos 16 meses, totalizando 21,9% e 14,9% de aumento, respectivamente, a forte depreciação do Real verificada desde maio de 2013, chegando a 22% de desvalorização, fez com que a defasagem voltasse a crescer nos últimos meses", afirmou a presidente da estatal, Maria das Graças Foster, no documento divulgado pela Petrobras para relatar seu balanço financeiro.

Importações de derivativos disparam
As importações de derivados de petróleo da Petrobras dispararam 89% no terceiro trimestre em comparação ao trimestre anterior, para 493 mil barris ao dia.

A estatal elevou as importações de petróleo e derivados para 827 mil barris por dia no terceiro trimestre, enquanto as exportações atingiram 402 mil barris diários, no que resultou em déficit de 425 mil barris por dia.

As receitas da empresa no 3º trimestre subiram 5,3%, para R$ 77,7 bilhões. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) registrou baixa de 6,7%, para R$ 13,58 bilhões.

Produção média de petróleo tem recorde em setembro
Hoje, a empresa afirmou que a produção média de petróleo no pais em setembro teve o maior volume mensal do ano.

A presidente da Petrobras, Graça Foster, disse que a estagnação da produção da companhia acabou e que a produção deve voltar a crescer significativamente nos meses finais deste ano.

Produção no campo de Libra terá início em 2020
Nesta semana, a Petrobras venceu o o leilão de Libra, formado também pela anglo-holandesa Shell e a francesa Total, com 20% cada uma, e duas estatais chinesas, a CNPC e a CNOOC, cada uma com 10% no consórcio.

Porém, a grande descoberta de petróleo na costa marítima do Brasil, a área de Libra, só deverá entrar em produção em 2020.

Alta do dólar prejudica a empresa
Há mais de dois anos a Petrobras está vendendo no mercado interno com preços substancialmente menores que no mercado externo. Como a empresa vende o combustível por um preço menor do que compra, a valorização da moeda norte-americana prejudica o balanço da petrolífera.

Com isso, a empresa vem discutindo com o governo a possibilidade de uma alta no preço dos combustíveis. Rumores de mercado apontam que a gasolina e o diesel podem ficar cerca de 7% mais caros até o final do ano.

Mudança contábil
A empresa anunciou em julho uma mudança contábil que permite registrar de forma diluída, ao longo dos próximos sete anos, parte do prejuízo causado pela variação cambial. Essa medida tem ajudado os resultados da petrolífera.

A manobra é legal e permite que empresas reduzam impactos provocados por variações cambiais em seus resultados, desde que gerem fluxos de caixa futuros em moeda estrangeira no sentido oposto.

No caso da Petrobras, a companhia usará o petróleo que exportará no futuro para anular a perda cambial no presente. Uma espécie de proteção (hedge) contra a variação cambial.

Fonte: UOL



Crato (CE): Município está entre os selecionados para receber investimentos do PAC 2

Fortaleza e outros 36 municípios do Estado do Ceará serão contemplados com recursos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), voltados para obras de pavimentação e saneamento. O anúncio, feito nesta quinta-feira (24) pela presidente Dilma Rousseff, prevê investimento de R$ 13,5 bilhões em todo o País.

De acordo com o governo, foram aprovados 310 projetos que preveem a pavimentação de 7,5 mil quilômetros de vias e recapeamento e implantação de ciclovias, além de 15 mil quilômetros de calçadas, sinalização, acessibilidade e faixas de pedestres. Também serão aplicados recursos na construção de sistemas de drenagem de águas pluviais, redes de abastecimento de água e esgoto sanitário.

Os municípios contemplados no Estado são: Horizonte, Iguatu, Limoeiro do Norte, Tamboril, Acaraú, Barreira, Barro, Cariré, Chorozinho, Croatá, Cruz, Fortaleza, Granja, Independência, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Jucás, Maracanaú, Massapê, Milagres, Paraipaba, Poranga, Quixadá, Quixeré, Russas, Saboeiro, São Gonçalo do Amarante, Senador Sá, Camocim, Caucaia, Pacajus, Crato, Cascavel, Guaiúba, Quixeramobim, Sobral e Morada Nova.

Ainda segundo o Governo, os municípios selecionados serão oficialmente informados pelo Ministério das Cidades sobre o valor exato do recurso a ser liberado. As obras vão beneficiar 1.198 municípios de todos os estados do País e o Distrito Federal.

Projetos beneficiados no Estado
Dos 37 municípios beneficiados no Estado, 28 municípios irão receber pavimentação e qualificação de vias Urbanas. O restante, terão projetos de abastecimento de água, esgotamento sanitário e saneamento integrado.

Em Fortaleza, 4 projetos foram selecionados. Entre os bairros que receberão as obras estão Coaçu, Lagoa Redonda, Curió, Paupina, Messejana, Ancuri, Presidente Vargas, Mondubim, Parque São José, Canindezinho e Jangurussu.

Investimentos do PAC 2
A nova seleção de projetos com recursos do PAC 2 destina R$ 10,5 bilhões para obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário, sendo R$ 6,1 bilhões do Orçamento Geral da União (OGU) e R$ 4,4 bilhões de financiamento. Já os projetos selecionados para pavimentação terão uma linha de financiamento especial no valor de R$ 3 bilhões.

Dados do Ministério das Cidades revelam que nos últimos anos foram investidos R$ 39 bilhões em saneamento.

Fonte: Diário do Nordeste



Pink - Just Give Me A Reason ft. Nate Ruess





Comidas bizarras que são consideradas como iguarias mundo afora


Como você sabe, não são em todos os lugares que os pratos típicos consistem no — supertranquilo e nutritivo — “arroz e feijão”. Recentemente nos deparamos com um artigo publicado pelo pessoal do io9 com algumas iguarias apetitosas que poderiam ser servidas em um banquete digno de filme de terror. Aliás, os pratos que você está prestes a conferir com certeza são capazes de fazer com que os estômagos mais delicados reclamem. Preparado?

1 – Boodog
Origem: Mongólia


Este prato consiste em assar a carne de cabra ou de marmota dentro da pele do próprio animal, utilizando para isso pedras superquentes.

2 – Pidan
Origem: China


Também conhecido pelo nome de “ovos centenários”, o preparo dessa iguaria consiste em preservar ovos de ganso, pato ou galinha durante várias semanas — ou até meses — em uma mistura de cal, amido de arroz, sal, cinzas e argila. Já imaginou o cheiro disso?

3 – Smalahove
Origem: Noruega


Este prato tradicional da culinária norueguesa — também conhecido pelos nomes de smalehovud ou skjelte — consiste no que você viu na foto mesmo: uma cabeça de ovelha defumada e depois cozida servida inteirinha. Bem, quase inteira, pois, algumas vezes, o cérebro do animal é removido antes do preparo.


4 – Sangue frito
Origem: Hungria


Normalmente consumido no café da manhã, trata-se de um prato feito à base de sangue de boi fresquinho frito com cebola e pimenta. Para começar bem o dia!

5 – Olhos de atum
Origem: Japão


Aparentemente, olhos de atum são uma iguaria popular entre os japoneses, e dizem que o sabor é bem parecido com o da lula. Há quem prefira devorá-los fritos com alho e molho de soja, outros gostam deles cozidos, mas há também quem saboreie essa iguaria crua mesmo, para não perder a experiência de engolir a meleca gelatinosa que rodeia os olhões.

6 – Panquecas de sangue
Origem: Escandinávia


Embora pareçam ser feitas de chocolate, as panquecas acima — chamadas de veriohukainen na Finlândia e blodplättar na Suécia — são feitas a partir de uma mistura de sangue de porco, manteiga, cebola, leite, farinha de centeio e melaço. Hum...

7 – Kiviak
Origem: Groelândia


Se a descrição desta iguaria não fizer o seu estômago revirar, você certamente merece um prêmio! Trata-se de um número entre 300 e 500 pequenos pássaros colocados intactos dentro do corpo de uma foca, que depois é fechada e selada com gordura e coberta com uma pilha de pedras durante um período de três a 18 meses. Então, depois que todas as avezinhas fermentaram lá dentro, é só abrir a carcaça da foca e saborear os pássaros crus. Delícia!

8 – Sopa de morcego
Origem: Micronésia



Apreciada em Palau, esta bela sopa é feita com morcegos que se alimentam de frutas — como se esse detalhe tornasse o prato menos bizarro! —, que são cozidos vivos em leite fervente.

***
E aí, leitor, o que você achou do cardápio de horrores acima? Já tinha ouvido falar de algum desses pratos? Teria coragem de experimentar? Não deixe de contar para a gente nos comentários!

Fonte: Mega Curioso



Mensagem do Prefeito Ronaldo ao dia do Dentista


Santana do Cariri (CE): Católicos rezam por beatificação de Benigna

Milhares de pessoas participaram ontem, em Santana do Cariri, da 10ª edição da Romaria em louvor à menina Benigna Cardoso. A data também marcou o aniversário de 72 anos da morte da jovem que, aos 13 anos, foi brutalmente assassinada ao defender sua castidade.

Pela manhã, houve uma pequena romaria com a participação de crianças. Em seguida, foi celebrada a Missa das Flores, quando os fiéis depositaram rosas e margaridas no túmulo que abriga os restos mortais da mártir. O local foi construído no interior da Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana, no Centro da cidade.

Caravanas de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Mauriti, Nova Olinda, Assaré, Salitre, Campos Sales e Altaneira participaram das celebrações. Também havia fiéis de São Paulo, Bahia, Pernambuco e Piauí.

O momento de maior emoção aconteceu no distrito de Inhumas, a 1,5 Km sede do município, onde a menina foi morta. A movimentação de populares aconteceu durante todo o dia. Por volta das 17h, em caminhada, os fiéis se deslocaram com destino à Matriz, onde foi celebrada missa campal, presidida pelo padre da cidade, Paulo Lemos, e concelebrada por outros 18 párocos da Diocese de Crato.

Durante a missa, os fiéis aproveitaram para agradecer a Deus pelo pedido de beatificação da menina Benigna, que é analisado no Vaticano.

Para o pároco de Santana do Cariri, Paulo Lemos, a possibilidade da beatificação da jovem Benigna já foi percebida pelos fiéis. Motivo pelo qual, segundo ele, a romaria cresce a cada ano. "Não há prova de amor maior do que aquela na qual a própria vida é entregue por uma causa cristã. Foi isso o que Benigna fez. Há fortes elementos que comprovam essa ação", avalia o padre.

Segundo ele, caso seja confirmada a beatificação da mártir pela Santa Sé, outro pedido deve ser feito: o reconhecimento da santidade da menina.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Dilma venceria eleições com folga contra qualquer rival, segundo Ibope

A presidente Dilma Rousseff ganharia as eleições do dia 5 de outubro de 2014 com folga contra qualquer rival em caso de aspirar a sua reeleição, segundo uma pesquisa de intenções de voto divulgada nesta quinta-feira.

Dilma receberia entre 39% e 41% dos votos no primeiro turno das eleições, dependendo de quem fosse os oponentes dos partidos de oposição, segundo a pesquisa realizada pelo Ibope.

Esta é a primeira pesquisa realizada desde que a ecologista Marina Silva anunciou sua afiliação ao PSB, legenda que ainda não decidiu entre lançá-la ou seu principal dirigente, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Segundo a pesquisa, Campos receberia 10% dos votos, enquanto Marina Silva, terceira candidata mais votada nas presidenciais de 2010, ficaria 21% dos votos.

O senador Aécio Neves, candidato quase certo do PSDB, a maior força da oposição, receberia entre 13% e 14% dos votos.

Em qualquer caso, Dilma derrotaria qualquer adversário em um hipotético segundo turno.

A atual presidente seria reeleita com margens de entre 42% e 47% dos votos, e a rival melhor posicionada seria Marina Silva, que seria a favorita de 29% dos eleitores em um hipotético segundo turno.

A pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos percentuais e foi feita entre os dias 17 e 21, com perguntas a 2002 eleitores em 143 municípios de todo o país.

Fonte: UOL



Barbalha (CE): Rede psicossocial do município é a única do Cariri contemplada com projeto do Ministério da Saúde

O município de Barbalha foi contemplado com projeto do Ministério da Saúde no valor de 50 mil reais, fruto de projeto do Coordenador do CAPS III, Tiago Figueredo, e da Coordenadora do CAPS Infantil, Anne Jobênia Coelho Dantas. Essa verba será destinada a projetos em toda a rede psicossocial de Barbalha.

Com o tema “Tecendo saberes e construindo cidadania na rede de atenção psicossocial do município de Barbalha”, este município foi o único da região do Cariri a ser contemplado e está entre as cinco cidades do Ceará beneficiada com o teto máximo. As outras cidades foram: Itarema, Icó, Fortaleza e Limoeiro do Norte.

Saiba mais
O projeto “Tecendo saberes e construindo cidadania na rede de atenção psicossocial do município de Barbalha”, surge a partir das experiências acumuladas pelos profissionais da saúde mental dentro da rede psicossocial do município. O projeto prioriza as ações de produção de artesanato que serão desenvolvidas pelos portadores de transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas dos CAPSi, CAPS III e CAPS AD, a partir da articulação de setores produtivos populares vinculados a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Econômicos e Solidários da Universidade Federal do Ceará – UFC e aos parceiros do projeto.

Assim, apoiados sob o movimento da Reforma Psiquiátrica de inclusão social e promoção da cidadania, este Projeto de Fomento à Economia Solidária e Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial do município de Barbalha visa contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico, inclusive na Região do Cariri, a partir da articulação dos setores produtivos populares, instituições públicas de saúde e assistência social, tendo por base os princípios da economia solidária com ênfase na auto-gestão, cooperação e alta-sustentabilidade.

Assessoria de Imprensa / PMB



Nota aberta à população do Crato


Diante dos últimos acontecimentos quando o ex-prefeito do Crato, Samuel Vilar de Alencar Araripe, divulgou uma gravação de áudio "editada" em que falo sobre a votação das sua contas de governo, pelo legislativo cratense, quero afirmar o seguinte:

1. Diferente do que o ex-prefeito tinha noticiado dias atrás, quando afirmou em uma emissora de rádio que vereadores estavam lhe extorquindo, é importante observar que na gravação divulgada, reafirmo editada, em nenhum momento eu tento extorquí-lo ou peço qualquer favor ou dinheiro ao mesmo.

2. A gravação, editada, foi feita em minha casa, numa segunda-feira à noite, por volta das 23 horas. Vale salientar, que o ex-prefeito é quem foi em minha casa acompanhado por dois seguranças, Davi França (seu enteado e ex-chefe de Gabinete) e o vereador Guer (Helder França) seu cunhado, com a clara intenção de me pressionar para aprovar suas contas do exercício de 2009. É importante ressaltar que essas pessoas invadiram minha casa, me trataram de forma acintosa e com tom ameaçador. 

3. Tudo o que eu disse foi com a clara intenção de me livrar da presença do ex-prefeito e de seus acompanhantes que, no momento, me assediavam políticamente. Afirmo que, em nenhum momento da minha vida política, recebi ou pedi qualquer benefício ou vantagem para votar qualquer matéria de interesse dos governos que acompanhei como vereador, o que, pode ser confirmado, inclusive por Samuel Araripe. Ao mesmo tempo, confirmo também que o atual prefeito não me ofereceu qualquer vantagem. 

4. Acho estranho que o ex-prefeito Samuel Araripe não tenha publicado a íntegra da gravação.

5. O ex-prefeito Samuel Araripe só fez a divulgação da gravação "editada", após a desaprovação das suas contas na sessão da Câmara do dia 21, o que avalio como um ato claro de chantagem e desespero afim de buscar uma justificativa para anular a citada sessão. É notório a intenção do ex-prefeito, de se beneficiar diretamente do aúdio, feito em minha casa e sem meu conhecimento. Pelo que percebo a gravação foi feita por terceiros sem a intenção da legítima defesa, ou seja, eu não estava extorquindo o ex-prefeito para ele justificar a gravação como um crime cometido por mim. Pelo contrário, ele quem me procurou insistentemente, bem como, a outros vereadores. No meu caso, fui pressionado em minha casa e no meu momento de repouso.

6. O ex-prefeito Samuel Araripe cometeu assédio e isso está comprovado na sua fala, quando declara que procurou vários vereadores, segundo ele, provando sua conduta ilegal.

7. Venho agora pedir o seguinte:

Que o ex-prefeito Samuel Araripe divulgue a gravação na sua integra, não de forma editada, pois a conversa não se restringiu ao que foi divulgado. Para que a sociedade cratense faça uma avaliação com isenção é importante que o ex-prefeito divulgue a gravação na sua totalidade. Afirmo que o ex-prefeito foi quem me ofereceu dinheiro para votar nas suas contas. Que ele seja sincero e honesto politicamente, e divulgue tudo.

Que o ex-prefeito Samuel Araripe divulgue também como foi a prática dele durante sua gestão, e como ele "trabalhou" para desaprovar todas as contas do ex-prefeito Walter Peixoto.

8. Quero deixar claro que essas são minhas opiniões e a verdadeira versão sobre os fatos. E que no momento oportuno e necessário irei falar sobre o que está acontecendo; sobre a tentativa de tentar me desestabilizar e prejudicar minha carreira política pelo simples fato de não fazer mais parte do seu grupo político.

9. A tentativa do ex-prefeito Samuel Araripe de desestabilizar minha vida pessoal, atingir minha família e desencadear ostensivamente ou veladamente estados emocionais que possam exercer influência sobre meus eleitores, propagando fatos sabidamente inverídicos para atingir minha honra e a boa fé dos meus eleitores. As ações de Samuel  mostram que ele criou toda uma situaçaõ a seu favor por represália, uma vez que seus interesses foram contrariados na votação do último dia 21.

Crato, 24 de outubro de 2013.

Darcio Luiz de Sousa
Vereador

Sua saúde: Uso diário de aspirina é arriscado para pessoas saudáveis, diz estudo

Uma das mais amplas análises já feitas sobre o assunto, encomendada pelo Serviço Nacional de Saúde britânico (National Health Service - NHS), aconselha que pessoas saudáveis não usem aspirina para evitar ataques cardíacos ou câncer.

O levantamento, realizado pelo setor de pesquisas do NHS, afirma que o remédio não deve ser consumido em doses diárias até que sejam levantadas mais provas de seus benefícios.

A aspirina faz com que o sangue fique menos espesso e, por isso, reduz as chances de formação de coágulos que podem causar um ataque cardíaco ou derrame.

Já foram feitas até pesquisas que sugerem que o remédio pode diminuir o risco de alguns tipos de câncer, o que levou a discussões sobre as possíveis vantagens do uso de aspirinas por pessoas saudáveis.

Diante de novos questionamentos sobre o assunto, o NHS pediu a uma equipe da Universidade de Medicina de Warwik que avaliasse estudos sobre os efeitos do medicamento.

Segundo os pesquisadores, dar aspirina a todos para evitar ataques cardíacos e derrames "causaria danos, devido ao aumento do potencial de sangramentos".

Quanto à prevenção do câncer, os pesquisadores avaliam que as provas não são fortes o suficiente para que se chegue a uma conclusão, mas os testes com aspirina feitos atualmente darão resultados mais claros nos próximos cinco anos.

"Os riscos estão em um equilíbrio delicado e, no momento, não há provas para aconselhar as pessoas a tomar (o remédio)", diz Aileen Clarke, que liderou a análise na Universidade de Medicina de Warwik.

"Seria ótimo falar que pessoas acima dos 50 anos devem tomar uma aspirina por dia e terão menos casos de câncer, mas a pesquisa ainda não foi concluída e devemos ser cautelosos."

"Temos que ser extremamente cuidadosos com a promoção em excesso da aspirina", acrescentou a pesquisadora.

Fonte: Terra



Crato (CE): Secretaria de Educação adquire cinco novos ônibus escolares

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Educação, adquiriu na manhã dessa quarta-feira, 23, mais cinco novos ônibus escolar, através de investimento próprio, completando uma frota de 17 novos ônibus na gestão do prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos. A frota conta, ainda, com alguns carros agregados transportando alunos da rede municipal de ensino e do Estado, através de parceria entre a Secretaria de Educação do Crato e o Governo estadual.

Os novos ônibus atuarão no transporte escolar, proporcionando ainda mais conforto e segurança aos 17.895 alunos da rede de ensino que são beneficiados com o transporte escolar gratuito oferecido pela prefeitura municipal. As chaves dos veículos foram entregues à secretária de Educação do Município, Meyre Muniz, que destacou a importância da aquisição dos novos transportes, que oferecerão mais qualidade de vida e conforto aos alunos da rede de ensino.

O gerente do Núcleo Gestor de Transporte do Município, João Paulo de Oliveira, ressalta a necessidade dos motoristas estarem sempre se reciclando sobre o Código de Trânsito Brasileiro. Segundo ele, é importante, acima de tudo, prezar pelas relações pessoais e a qualidade de vida, tanto dos motoristas quanto daqueles que são transportados. A garagem da prefeitura se encontra localizada na Rua Ministro João Gonçalves, Bairro São Miguel, próximo à Secretaria de Saúde do Município. As informações e sugestões podem ser dadas pelos telefones: (88) 9204.0045/9669.4421.

Foto meramente ilustrativa

Assessoria de Imprensa / PMC



Mutirão da Defensoria Pública atende 150 pessoas no Cariri

Ação proposta pela Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec) resultou no atendimento à população deste município que não possui condição financeira suficiente para contratação de advogado. As cerca de 150 pessoas atendidas apresentaram situações diferenciadas aos defensores públicos, durante mutirão realizado ontem pela manhã, na Praça Padre Cícero, no centro da cidade.

Na maioria dos casos, as demandas se referiam há atrasos no pagamento de pensões alimentícias, casos de divórcio, dívidas trabalhistas, alimentos provisórios e reconhecimentos de paternidade.

Intitulada "Defensor Público, transformando a causa de um em benefício de todos", a campanha contou com a participação de 17 defensores públicos atuantes na região do Cariri.

Além de prestarem orientações sobre a realização de ações judiciais, também realizaram esclarecimentos sobre a maneira como a população deve agir para o recebimento gratuito de medicamentos de alto custo, através do Estado.

Também foram recebidas demandas em torno de ações que garantam cirurgias e tratamento de urgência recusados pelo sistema público de saúde. Conforme a presidente da entidade, Sandra Moura de Sá, o trabalho faz parte da campanha nacional de valorização da categoria. No mês passado, em Sobral, conforme lembra, foram atendidas 120 pessoas. "O trabalho é ordinário e tem como finalidade a ampliação dos serviços prestados pela Defensoria Pública do Estado às comunidades onde ainda não exista a presença de um defensor", explica.

Déficit
Segundo a presidente da Adpec, dos 184 municípios que formam o Estado, apenas 49 cidades possuem um defensor para atender a demanda. "O déficit é muito grande. Temos 73% dos municípios cearenses sem Defensoria Pública. Já solicitamos uma reunião com o governador com o intuito de que, através da realização de concurso público, sejam criadas novas vagas para a função de defensor. No entanto, ainda aguardamos a data para a reunião", informa. A situação, segundo comenta, tem sido levantada por parlamentares no âmbito da Assembleia Legislativa. "Os deputados reconhecem avanços alcançados pela categoria no decorrer da atual gestão. Porém, muitos também acreditam na importância do encontro entre a direção da entidade e o Executivo", avalia Sandrá Sá.

Em Juazeiro do Norte, quem procurou atendimento durante a realização do mutirão precisou levar documentos pessoais, comprovante de endereço e atestados médicos, para as demandas na área da saúde. Em relação às ações de investigação de paternidade e alimentos, foram necessários, além dos documentos pessoais, a certidão de nascimento da criança, nome completo e endereço do pai, bem como provas do relacionamento da mãe do menor e do pai investigado. Cópias dos documentos também foram solicitadas.

A presidente da entidade destacou, ainda, ação em torno da ressocialização de ex-detentos através da prática laboral e a inserção dos portadores de deficiência no mercado de trabalho. "Os direitos individuais se mesclam com os direitos sociais e todos conduzem para a segurança pública que tanto precisamos", conclui.

Mais informações
Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará
Avenida Santos Dumont, 5753

Torre Empresarial São Matheus
Telefone: (85) 3265-8213

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



F-1: Massa nega acordo com a Williams e diz que negocia com "alguns times"

Felipe Massa negou já ter um contrato fechado com a Williams a partir de 2014. A informação foi publicada na noite de quarta-feira pelo blog brasileiro “Diário Motorsport”, que afirmou que o brasileiro teria se vinculado a Grove por cinco anos, sem precisar levar patrocinadores. Ele entraria no lugar de Pastor Maldonado, que estaria de mudança para a Lotus.

Coincidentemente, o vice-campeão de 2008 passou a seguir o perfil oficial da equipe inglesa no Twitter, o que suscitou ainda mais rumores e levou a revista italiana “Autosprint” a escrever que um acordo estaria “em iminência”, embora nenhuma fonte da escuderia confirme a notícia.

Nesta quinta-feira, no autódromo de Buddh, onde se prepara para a disputa do GP da Índia, no domingo, Massa admitiu estar em negociações com a esquadra de Frank Williams, mas garantiu que também mantém conversas com outros times e que sua situação ainda não foi definida.

“Às vezes você ouve tantas coisas sobre você, mas vou comentar sobre isso no momento certo. Estou conversando com algumas equipes, inclusive a Williams, mas não tenho nada a dizer no momento”, limitou-se a responder o vice-campeão de 2008, quando indagado acerca do assunto. Apesar das esquivadas, Massa se mostrou confiante em encontrar um bom caminho para a próxima temporada, já que deixará a Ferrari após longo período de oito anos.

“Tenho plena confiança de que vou encontrar uma direção interessante. Até ter certeza, existe sempre um risco, mas estou otimista e trabalhando para isso. Não vou para um time pequeno: vou para um que tenha possibilidades de construir um bom carro e espero achar uma solução”, garantiu.

Por fim, o paulista de 32 anos reiterou o desejo de seguir na categoria sem precisar apelar para a busca de patrocinadores pessoais. “Não sou um piloto pagante, por isso não vou para uma equipe simplesmente por ter patrocínio. Vou para um time por conta de minha experiência, por aquilo que já mostrei em minha carreira”, defendeu.

“Espero ter chance em um time que me queira por aquilo que eu sou, não pelo que eu posso oferecer em termos de dinheiro. “[Fazer parte de um pacote comercial] não é levar dinheiro, mas sim ajudar a encontrar uma boa direção. O que eu puder fazer para ajudar [financeiramente] a equipe, vou fazer. Usar seu nome para ajudar a melhorar a situação e o desenvolvimento com certeza é bem-vindo”, completou.

Fonte: Tazio / UOL



Barbalha (CE): “Sorvetinho” é apreendida com mais dois comparsas que estariam planejando um assalto na Fissura

A adolescente de iniciais L. S. G. S., de 16 anos, apelidada por Sorvetinho e residente na localidade denominada Vila Nova (Bairro Pedrinhas) em Juazeiro do Norte, foi apreendida por volta do meio dia desta quarta-feira na Avenida Leão Sampaio, imediações da CEASA em Barbalha. Ela estaria planejando um assalto na Loja Fissura que funciona na Rua do Vidéo daquele município juntamente com outros dois comparsas, sendo um deles irmão da garota.

Uma pessoa teria reconhecido Sorvetinho e se distanciou para avisar à polícia quando esta notou e teve receio de dar continuidade ao assalto. O trio trafegava em uma moto Yamaha YBR de cor vermelha e placa HXA-5308 e terminou perseguido quando um deles deixou o veículo para ficar mais leve. Na altura da CEASA, a FTA Moto comandada pelo Soldado Roberto e uma equipe do Ronda do Quarteirão liderada pelo Cabo Rodrigues interceptaram a moto.

Além de Sorvetinho, estava no veículo Wellison Pereira Alves, de 20 anos, residente na Rua Pelúsio Correia de Macedo (Bairro Leandro Bezerra) em Juazeiro. Um popular avisou à polícia sobre a fuga do terceiro acusado em uma TOPIC a qual foi interceptada em frente ao antigo Hospital Santo Inácio de Juazeiro. Nela, estava o irmão de Sorvetinho de iniciais C. B. G. S., de 17 anos, apelidado por Macaxeira. Com este, o Sargento Valdir e o Cabo Jean da companhia de Barbalha e o Soldado Brandão da FTA de Juazeiro, encontraram um revólver calibre 38 com três cartuchos intactos.

Outros
A adolescente teria sido autora do assalto na UNIMED Pediatria, que funciona na Rua do Cruzeiro (São Miguel) em Juazeiro no último dia 14 de outubro. Por volta das 20h30min um casal armado chegou ao estabelecimento anunciando o assalto roubando celulares dos clientes que aguardavam atendimento além de uma bolsa com dinheiro, documentos e cartões, bem como dinheiro da própria UNIMED. Os dois saíram a pé, mas uma moto os aguardavam.

Antes, no dia 7 de outubro, foi registrada uma tentativa de assalto no Dentista Popular que funciona na Rua São Pedro, no centro de Juazeiro, resultando no ferimento à bala de um rapaz de 22 anos que reagiu e o atropelamento de uma mulher por ocasião da fuga do casal armado. Uma testemunha disse à polícia que a jovem seria “Sorvetinho”. Seu comparsa atropelou uma mulher já perto da Matriz, deixando cair um revólver, mas se levantou quando apanhou a arma e a moto para seguir na fuga.

Já no dia 4 de julho do ano passado, no cruzamento das ruas da Paz e Nossa Senhora Aparecida (João Cabral), Sorvetinho foi apreendida com uma amiga de 14 e um rapaz de 17 anos armados com um revólver calibre 38 e mais 16 cartuchos, sendo três deflagrados. O garoto tentava passar a arma para a mesma que estava com pouca roupa e não deu para esconder. No dia anterior, já tinha sido apreendida por furto e posta em liberdade.

Já no dia 16 de fevereiro deste ano, no cruzamento das ruas das Flores e Jaime Dorcy (João Cabral), a polícia reconheceu a mesma pilotando uma moto Yamaha YBR Factor de cor roxa e mandaram parar. Na garupa vinha Cícero Kerciano Silva Duarte, de 20 anos, que mora na Rua Clotilde Norões Mota (Triângulo), que demonstrou certa inquietação já que portava na cintura um revólver calibre 38 com quatro cartuchos intactos encontrado pelos PMs ao revistá-lo.

Mais recentemente, no dia 9 de setembro, ela e outra mulher adentraram a loja de confecções Audace que funciona na Rua São Benedito (Franciscanos) e renderam a proprietária de 32 anos. Elas roubaram dois celulares, um notebook, uma bolsa com documentos, cartões e várias peças de roupas. Antes de fugirem em uma moto Honda Fan de cor preta, uma delas atirou duas vezes na comerciante atingindo-a no braço direito e na perna, sendo socorrida por familiares.

Demontier Tenório

Foto: Chinês / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Crato Rosa realiza o dia ‘D’ de luta contra o câncer de mama e colo do útero

Crato lançou desde o inicio do mês de outubro, por meio da Secretaria de Saúde do Município, o Crato Rosa. A campanha contra o câncer de mama e de colo de útero vem disponibilizando diversos serviços de saúde, incluindo os exames preventivos. A programação segue até o final do mês e já atendeu a cerca de 1.500 mulheres. A meta é realizar a  coleta de material para exame de 2.500 mulheres.

No próximo sábado, será realizado o dia ‘D’ da campanha. De acordo com o Mobilizador Social da Secretaria de Saúde do Crato, Francisco José Macedo, o Centro de Especialidades irá disponibilizar atendimentos especiais durante todo o sábado, das 8 às 18 horas. “Uma equipe multidisciplinar estará preparada para atender as mulheres cratenses com exames de prevenção a câncer de mama e colo de útero, testes rápidos de sífilis e material informativo”, explica

A Coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde do Crato, Nelyse Araujo, convida as mulheres que ainda não realizaram sua prevenção a comparecer ao Centro de Especialidades “Estaremos esperando pelas mulheres que prezam pela sua saúde com serviços especializados, carinho e muita informação” ressalta. A Secretária de Saúde do Crato, Aline Franca, parabeniza s mulheres que estão engajadas nessa campanha e alerta sobre a importância do diagnóstico, no início da doença.

É importante ressaltar que o câncer de mama ou de colo do útero, quando detectado precocemente, as chances de cura são bem elevadas.

Assessoria de Imprensa / PMC



Barbalha (CE): Secretaria de Saúde promove palestra sobre hanseníase

Durante toda esta quarta-feira (23) acontece no prédio da ETSUS (Escola Técnica do SUS) de Barbalha, palestra sobre hanseníase com a Dra. Ana Fátima Teixeira, da Coordenadoria de Controle de Hanseníase da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. A palestra é direcionada aos médicos e enfermeiros do PSF do município de Barbalha.

A Dra. Ana Fátima Teixeira afirma que o município de Barbalha está inserida no cluster 6 (em uma escala de 0 a 10), sendo prioridade do Ministério da Saúde. “No estado do Ceará, todos os postos de saúde dispõe de tratamento contra a doença. Por isso é importante que os médicos e os enfermeiros estejam capacitados. Como existe uma alta rotatividade desses profissionais é necessário esse treinamento. E Barbalha está sempre interessada. Já é a segunda vez que eu venho aqui e fico muito feliz em ver  que todos os profissionais comparecem”, afirmou.

A médica disse ainda que Barbalha não é uma cidade com altos índices de hanseníase, mas está próxima de duas cidades hiper endêmicas: Crato e Juazeiro. Por isso é importante a detecção e o tratamento da doença. “É muito importante que a Secretaria de Saúde estejam preparando os profissionais da saúde para que possam atender os casos que por ventura venham a aparecer”.

Saiba mais
A hanseníase, conhecida oficialmente por este nome desde 1976, é uma das doenças mais antigas na história da medicina. É causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Não é, portanto, hereditária.

Com período de incubação que varia entre três e cinco anos, sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas.

Com o avanço da doença, o número de manchas ou o tamanho das já existentes aumenta e os nervos ficam comprometidos, podendo causar deformações em regiões, como nariz e dedos, e impedir determinados movimentos, como abrir e fechar as mãos. Além disso, pode permitir que determinados acidentes ocorram em razão da falta de sensibilidade nessas regiões.

O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. Exames laboratoriais, como biópsia, podem ser necessários.

O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos e, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, em face do estigma que esta doença tem, não é necessário o isolamento do paciente. Aliás, a presença de amigos e familiares é fundamental para sua cura.

Durante este tempo, o hanseniano pode desenvolver suas atividades normais, sem restrições. Entretanto, reações adversas ao medicamento podem ocorrer e, nestes casos, é necessário buscar auxílio médico.

Assessoria de Imprensa / PMB



Crato (CE): Município registra 7 casos de leishmaniose visceral

Levantamento realizado pelo setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde deste município aponta para sete o número de casos de Leishmaniose Visceral em seres humanos confirmados no período de janeiro a outubro deste ano. Do total de casos, há registro de pelo menos um óbito ocorrido no mês passado, na localidade de São Miguel.

O avanço em relação aos números já confirmados tem assustado as autoridades do setor de saúde. No ano passado, apenas dois casos de Leishmaniose Visceral haviam sido confirmados. "O resultado deste último levantamento comprova aumento quase quatro vezes maior em relação aos casos detectados durante todo o ano de 2012", afirma Antônio Soares, técnico do setor de Epidemiologia.

Segundo ele, através de parceria com outros setores da área de saúde, ações foram iniciadas na tentativa de impedir a propagação da doença. "Iniciamos, a partir do levantamento, uma varredura nas áreas onde houve confirmação de casos. Armadilhas foram instaladas para captura do mosquito transmissor e fizemos, também, solicitação para que os departamentos de Zoonoses e Endemias realizassem ações de pulverização de inseticida nos locais apontados e, ainda, o recolhimento dos animais abandonados", disse.

O combate à proliferação da doença, no entanto, foi interrompido no início da semana, devido a falta de inseticida e de material para o exame de sorologia canina. "Nós temos pessoal capacitado e bombas costais suficientes para atender a toda a demanda. O que falta, na verdade, é o inseticida à base de órgano-fosforato que deveria ter sido repassado pela Secretaria de Saúde do Estado e que, até agora, ainda não chegou ao município", afirma o coordenador do setor de Endemias, Antônio Esmeraldo.

Conforme o levantamento, as áreas de maior incidência estão localizadas no bairros Vila Alta, São Miguel e Muriti. "Nestas localidades, nós chegamos a iniciar o trabalho de pulverização do inseticida. Como o veneno acabou ainda faltam algumas ruas a serem trabalhadas", comentou Antônio Soares.

Aumento
O diretor do Centro de Zoonoses de Crato, Ricardo Pierre Martins, também prevê possibilidade de aumento no número de casos, devido à falta do material para exames. O veterinário afirma que não há como o órgão realizar o recolhimento dos animais por que não há kits para realização da sorologia canina à disposição dos veterinários e técnicos que atuam no órgão.

Ele calcula que existam cerca de mil cães abandonados pelas ruas do município. Além dos animais em situação de abandono, também há cães que apresentam sintomas da doença e que não estariam sendo recolhidos devido à falta de permissão de seus guardadores.

"O problema existe em todos os sentidos. Não bastasse a falta de interesse das pessoas, que abandonam seus animais, ou então, impedem que estes sejam recolhidos devido à apresentação de sinais da doença, há também a falta de condição de atendimento por causa da carência de material para análise", afirma. A distribuição dos kit´s para sorologia canina, segundo Ricardo Pierre, são de responsabilidade do Estado, e não estariam sendo emitidos ao município há, pelo menos, trinta dias.

"Primeiro disseram que estava em falta em todo o Estado. Depois, fomos informados que os kits já estavam disponíveis na Capital e que não teriam sido encaminhados devido a um problema de logística, não há veículos para que o material seja trazido ao Crato", frisa.

O veterinário diz que, com a falta do material, todas as ações desenvolvidas para barrar o crescimento da doença ficam prejudicadas. "No momento em que falta o material para pulverização nos bairros e, ainda, para a realização da sorologia nos animais, o ciclo de propagação tende a ser contínuo", ressalta.

Ricardo Pierre também aponta redução no número de eutanásias realizadas no Centro de Zoonoses. Conforme afirma, a redução também se refere à falta do exame de sorologia. "Não se pode realizar eutanásia em animais sem que haja comprovação clínica para tal finalidade. Seria um crime se isso acontecesse", disse. A Leishmaniose visceral, ou calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito Palha (Lutzomyia longipalpis), sendo que apenas a fêmea do mosquito é responsável pela transmissão do parasita Leishmania chagasi.

Na maioria dos casos, o período de incubação é de 2 a 4 meses.Os principais sintomas da leishmaniose visceral são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.

A reportagem procurou ouvir a Secretaria de Saúde do Estado em relação à falta dos materiais citados pelos coordenadores e técnicos dos setores de saúde no município. A assessoria de comunicação da pasta ficou de encaminhar nota explicando a situação, o que não aconteceu até o fechamento desta edição.

Mais informações
Secretaria Municipal de Saúde do Crato
Telefone: (88) 3586-8000

Centro de Zoonoses
Telefone: (88) 3521- 2698

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR 

Fonte: Diário do Nordeste



Comissão do Senado aprova fim do voto secreto no Legislativo

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira (23) o fim do voto secreto no Legislativo. A matéria segue para o plenário da Casa.

A medida, conhecida como PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Voto Aberto, prevê alteração na Constituição para que o voto deixe de ser sigiloso na cassação de mandatos dos congressistas, na análise de vetos presidenciais e nas indicações de autoridades para o Poder Executivo e o Judiciário.

O tema já foi aprovado em uma PEC da Câmara no início de setembro e tinha passado pela CCJ do Senado. No entanto, quando a matéria chegou ao plenário do Senado, no começo de outubro, alguns senadores apresentaram emendas e a proposta precisou voltar à comissão.

No entanto, o texto analisado pelos senadores não é exatamente o mesmo que veio da Câmara. Eles analisaram o relatório do senador Sérgio Souza (PMDB-PR) sobre três PECs (Propostas de Emenda à Constituição) que tratam desse assunto e tramitam em conjunto.

Souza defende que as votações secretas só se justificavam no passado quando os parlamentares poderiam sofrer eventuais pressões. "Avançamos nas páginas da história e, hoje, a sociedade clama por transparência para melhor fiscalizar o seu representante. Por isso, defendo o voto aberto em todas as circunstâncias."

A emenda apresentada pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que previa que as votações abertas ocorressem apenas nas cassações de mandatos dos congressistas, foi rejeitada.

Também foi rejeitada a emenda do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que havia sugerido emenda que abria os votos apenas nos casos de cassações e vetos presidenciais.

Apesar de a CCJ ter rejeitado as alterações, elas poderão ser votadas em plenário porque, inicialmente, haviam sido apresentadas ali.

Se as emendas passarem no plenário do Senado, a matéria terá que retornar para a Câmara para reanálise do novo texto. Caso sejam rejeitadas, a proposta segue para a promulgação e as votações secretas no Legislativo passarão a ser extintas.

A PEC vale para as três esferas de poder e atinge as deliberações da Câmara, do Senado, das assembleias legislativas estaduais, da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das câmaras de vereadores municipais.

Também deverá ser extinto o voto secreto para eleição dos presidentes da Câmara e do Senado, assim como os membros da Mesa Diretora das duas Casas.

O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou a aprovação da proposta. "Enfim a vida mostra que vale a pena persitir no seu sonhos. O fim do voto secreto, em todas as situações, acaba de aprovado na CCJ do Senado", postou em seu Twitter.

A própria CCJ do Senado já havia aprovado proposta semelhante, em julho, após a onda de manifestações que tomou conta do país. No entanto, a PEC aprovada anteriormente acabava com o voto secreto no Congresso Nacional, e não em todo o Legislativo. O fim do voto secreto era uma das reivindicações dos manifestantes que foram às ruas.

Fonte: UOL



AddThis