Criança de dois anos é a pessoa mais jovem a fazer cirurgia bariátrica

Um menino de apenas 2 anos e meio e pesando 33 kg se tornou a pessoa mais jovem a ser submetida a uma cirurgia bariátrica, segundo a publicação especializada International Journal of Surgery. A origem e o nome da criança não foram divulgados, e o procedimento foi feito há 2 anos, mas somente documentado agora.

Ele apresentava obesidade mórbida e apneia obstrutiva do sono, que é quando se para de respirar por um certo intervalo de tempo enquanto dorme. As dietas não funcionavam e, após exames, observou-se que a obesidade não tinha raízes genéticas ou hereditárias, ou origem em doenças como tumor no cérebro. O procedimento foi, então, autorizado.

Não houve complicações, segundo o relatório, e após 2 meses a apneia havia diminuído consideravelmente.

O colunista Philip Sherwell, do Telegraph, contou um pouco a história do menino. Aos 14 meses de idade, com mais de 21 kg, ele foi a um endocrinologista e começou uma dieta, mas 4 meses depois seu peso havia aumentado em 8 kg.

O menino foi então encaminhado a uma clínica de obesidade, mas continuou ganhando peso. Foi somente nessa época que os cirurgiões decidiram operá-lo, apesar da pouca idade. Dois anos após o procedimento, seu peso chegou aos 24 kg.

Antes do caso, a criança mais jovem a ser submetida a uma gastrectomia tubular laparoscópica, em que aproximadamente 85% do estômago é retirado, de acordo com o centro médico da Universidade de Maryland, foi uma criança de 5 anos da Arábia Saudita.

Fonte: Terra



SAMU terá 40 ambulâncias para atender o Cariri

A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU 192 em Juazeiro do Norte está cada vez mais próximo da realidade. O prefeito Raimundo Macedo informou que pretende iniciar, em breve, a reforma e adaptação do prédio onde funcionou a Usina José Bezerra para se tornar a sede do mesmo. Disse mais que as ambulâncias deverão estar chegando entre os meses de outubro e novembro num total de 40 destinadas a atender toda a região do Cariri.

Dentre estas, modernas UTIs Móveis e Raimundão adiantou que está lutando para que o serviço já comece dispondo de um helicóptero para salvamentos em situações mais críticas e em locais de difícil acesso via terrestre. Trata-se de uma parceria do município com os governos estadual e federal, sendo que a reforma do espaço na área central de Juazeiro terá confortáveis alojamentos para acolher os profissionais das equipes de plantão.

O SAMU atende urgência e emergência em residências, locais de trabalho, vias urbanas e rurais e rodovias. O socorro começa com a chamada pelo 192 que é passada para um médico o qual inicia o atendimento orientando sobre as primeiras ações. Além do motorista, a ambulância conta com auxiliar de enfermagem e socorrista, enquanto a UTI Móvel possui médico e enfermeiro. Estes já avisam ao hospital mais próximo sobre o caso em nome rapidez no tratamento. O serviço atende as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental.

Fonte: Diário do Nordeste



Bon Jovi - You Give Love A Bad Name




Crato (CE): Primeira fase de beatificação de Benigna é concluída

A primeira fase do processo de beatificação da jovem Benigna Cardoso da Silva será encerrada hoje (21), durante solenidade marcada para as 8h30, no Auditório Monsenhor Rubens Gondim Lóssio, anexo à Igreja da Sé Catedral do Crato. É a primeira vez que a Diocese do município encerra um processo de beatificação desde que foi criada, há mais de 100 anos.

A investigação entrará na fase romana do processo de beatificação. Um tribunal será nomeado pela Santa Sé, através da Congregação para a Causa dos Santos, formado por peritos, legistas e especialistas em Direito Canônico, para que os documentos sejam novamente avaliados.

Nos documentos a serem encaminhados ao Vaticano, constam Depoimentos de pelo menos 12 pessoas contemporâneas à jovem assassinada anexados.

O material, disposto em três urnas, será lacrado após juramento e lavratura de atas. Uma cópia do inquérito eclesiástico permanecerá na Diocese, enquanto outras duas serão remetidas à Congregação para a Causa do Santos, da Cúria Romana.

Com a confirmação das apurações, a Congregação lança o documento Positio, que afirma o grau de virtudes. Se o martírio for constatado, não é necessária a comprovação de um milagre. A jovem poderá ser a primeira beata do Ceará. Benigna tinha 13 anos quando foi assassinada ao defender a sua castidade.

Fonte: Diário do Nordeste



5 coisas que deixam você mais inteligente

Aprender outro idioma, jogar sudoku ou palavra cruzada, blábláblá – tá, todo mundo sabe que isso deixa seu cérebro mais afiado. Mas a ciência já descobriu caminhos bem mais divertidos e fáceis para você ficar mais espertinho. Pode descartar a monotonia solitária do sudoku e apostar nestas outras dicas aqui para ficar mais inteligente:

Ficar de mau humor
Pode deixar seu lado ranzinza correr solto. Numa pesquisa australiana, alguns voluntários assistiram a filmes curtos que os deixavam, propositalmente, de mau ou bom humor. Em seguida, todos passaram por testes de raciocínio lógico. Os mau humorados se saíram melhor do que os outros: cometeram menos erros e ainda se comunicaram melhor. É que, de alguma forma, o mau humor potencializa os caminhos de processamento de informações no cérebro.

Pensar em sexo
Capricha na cena imaginária antes de se preparar para aquela reunião chata. Quando você pensa em sexo, seu cérebro ativa uma área feita especialmente para facilitar o processo de reprodução. Aí você fica mais atento e se dá conta de alguns detalhes que antes passariam batidos. Palavra do pessoal da Universidade de Amsterdã. Eles entregaram problemas de lógica e matemática para homens e mulheres. E quem  estava pensando em sexo alcançou pontuações mais altas.

Come chocolate
Coma sem medo. Os médicos da Universidade Harvard pediram a 60 idosos para tomarem, por um mês, duas xícaras de chocolate quente por dia. Ao fim do prazo, eles se saíram melhor em testes de memória e raciocínio. É que o chocolate melhora o fluxo sanguíneo no cérebro, aí ele trabalha melhor. Ainda não se convenceu? Bem, o cardiologista Franz Messerli descobriu que os países de onde saem mais vencedores do Prêmio Nobel coincidentemente são grandes consumidores de chocolate… E disse mais: quanto maior o consumo de chocolate por habitantes, maior o número de gênios premiados com o Nobel, a cada 10 milhões de pessoas.

Parar de comer carne
Só tenho uma certeza: haters are gonna hate. Mas isso é ciência, gente. Pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, analisaram a dieta e o QI de 8 mil voluntários ao longo de 20 anos. E os vegetarianos levavam uma vantagem de cinco pontos nos testes de QI sobre os que comiam carne regularmente. Além disso, a turma da alface tinha os melhores empregos e mais diplomas de curso superior. Ainda não se sabe ao certo os motivos, mas eles desconfiam que a alimentação vegetariana possa aumentar a capacidade cerebral. Ou talvez a explicação seja mais simples: pessoas inteligentes se preocupam mais com o bem-estar dos animais. Aí deixam de comer carne.

Ser o filho mais velho
Ok, essa depende do destino. Mas de qualquer forma, comemore se você for o primogênito da casa. Não adianta espernear. Um pesquisador da Universidade Estadual da Flórida analisou a relação entre as habilidades nos primeiros anos do colégio e a ordem de nascimento na família. E, olha só, entre os 12 mil entrevistados da pesquisa, os primogênitos demonstravam um desenvolvimento cognitivo maior do que os filhos do meio. Mas, calma, a notícia não é tão ruim se você for o caçula: nem sempre os irmãos mais velhos levavam a melhor em cima deles.

Fonte: Superinteressante



Facilitadores do ProJovem no Ceará temem ficar sem dinheiro após paralisação do programa

Os mais de 200 funcionários que prestaram serviços de qualificação profissional na execução do programa ProJovem Trabalhador no Ceará continuam sem saber como irão receber o dinheiro referente aos dias trabalhados desde o último dia 26 de agosto.

A execução do programa foi paralisada pelo Instituto Mundial do Desenvolvimento e da Cidadania (IMDC) após a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) informar que iniciou o processo de rescisão do contrato celebrado com o IMDC, além de já ter suspendido o repasse de verba, devido a denúncias no âmbito federal.

O ex-presidente do Instituto, Deivson Oliveira Vidal, foi alvo da Operação Esopo deflagrada pela Polícia Federal ao ser acusado de desviar verbas de licitações firmadas com o Ministério do Trabalho e dez estados, incluindo o Ceará.

As dúvidas sobre o pagamento e o futuro do programa surgiram após todos os funcionários receberem um e-mail, na última quinta-feira (19), informando que as atividades do programa em todo o Estado deveriam ser paralisadas, devido à falta de recursos, segundo alegou o IMDC.

O facilitador Rafael Sousa atuou em Itapipoca durante o programa e é um dos profissionais preocupados com o impasse. "Nos informaram que o escritório do IMDC em Fortaleza está paralisado e, para recebermos nosso dinheiro, mandaram a gente procurar o escritório em Belo Horizonte. Não sabemos o que fazer. Teremos que ir até lá para conseguir nossos direitos?", questionou.

Rafael reclamou que todos os profissionais têm dificuldades para conseguir informações com o IMDC. "Fica a incerteza. O escritório de Fortaleza diz que não vai se responsabilizar. Trabalhamos até durante os sábados para tentar terminar a primeira fase do programa no prazo estabelecido. Também sentimos muito por causa dos alunos", lamentou.

A cozinheira Zelma Rodrigues também teme que tenha um prejuízo de pelo menos R$ 3.500 pela incerteza no pagamento dos serviços prestados.

Ela era responsável por fornecer lanches aos facilitadores e aos estudantes e revelou que, em nenhum momento, foi informada de como deveria proceder para receber o pagamento após o paralisação do programa."Não pagaram e nem me avisaram nada. Nem o telefone atendem" reclamou.

Secretaria diz procurar soluções
A STDS garantiu que, em parceria com a Controladora Geral do Estado (CGE) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), está buscando e analisando soluções técnicas e jurídicas para dar continuidade ao programa e aos cursos de capacitação, sem que haja prejuízos para os jovens e os facilitadores do ProJovem Trabalhador.

A reportagem também tentou entrar em contato com os escritórios do IMDC em Belo Horizonte e Fortaleza, mas não conseguiu até o momento da publicação da matéria.

Fonte: Diário do Nordeste



8 coisas do seu dia-a-dia que são proibidas em países islâmicos radicais

Em setembro de 2011, a história de Kainat Soomro comoveu o mundo. A paquistanesa de 17 anos foi sequestrada, estuprada por 4 homens e, por pouco, não teve que morrer para lavar a própria honra. É que, segundo a tradição islâmica, mulheres que fazem sexo antes do casamento trazem vergonha para a família e devem ser punidas com a morte. Mas a família de Soomro enfrentou a tradição. O resultado: eles foram perseguidos, receberam ameaças de morte e tiveram a casa atacada.

Casos como esse reforçam a polêmica em torno do islamismo no ocidente. Claro, nem todas as nações islâmicas são tão radicais. Mas casos extremos e fundamentalismo existem em qualquer lugar e religião. Aqui, mostramos coisas que são comuns no seu dia-a-dia, mas que seriam condenáveis em países muçulmanos conservadores:

1. Acessar a internet livremente
Você que passa horas navegando na web e adora falar mal do governo pelo Facebook, jogue as mãos para o céu e agradeça por morar no Brasil. Durante o regime de Hosni Mubarak, o Egito não censurou diretamente a internet, mas manteve seus principais blogueiros e críticos do governo sob constante vigia. Mubarak caiu, mas a prática continua. Pessoas têm sido perseguidas, ameaçadas e até presas por criticar os rumos do país na web, segundo um relatório do Reporters Without Boarders de março de 2012.

Outro país com restrições é o Irã. No começo do ano, quando a Revolução Islâmica completou 33 anos, o acesso a contas de e-mail e redes sociais foi cortado. Havia boatos de que protestos contra o governo estavam sendo organizados na época. No dia 25 de setembro, vários jornais internacionais divulgaram que o país parece já ter as bases técnicas para criar uma rede online nacional. Os iranianos teriam, então, sua própria rede de internet, separada da web que o resto do mundo usa. E isso, obviamente, só aumentaria o controle sobre as informações que podem ser acessadas no país.

2. Beber cerveja
Várias passagens do Alcorão afirmam que todos os produtos intoxicantes são proibidos. Por isso, países como Líbia, Irã, Paquistão e Arábia Saudita tornaram as bebidas alcoólicas ilegais. Na Arábia Saudita, você só conseguirá consumir álcool se for um diplomata estrangeiro. Ou se arranjar uma garrafa com um contrabandista. Há décadas, os líbios só conseguem beber cerveja ou vinho assim: comprando no mercado negro. E no Irã, onde o mais comum é produzir a própria cerveja em casa, a punição para quem é pego bebendo não é nada leve: são 80 chicotadas.

3. Namorar
Muçulmanos não podem ter nenhum tipo de intimidade com pessoas do sexo oposto de fora da família antes do casamento. Nada de tirar um tempo para conhecer melhor o pretendente, nada de criar intimidade antes do casório. A escolha do marido ou esposa segue o padrão do Islã: é a família quem decide, depois de muito planejamento e ponderação, sem estar sob o efeito da agitação dos hormônios dos jovens.

Apesar de “mortes por honra” serem ilegais na Arábia Saudita, quase não há condenação a esse tipo de assassinato. No Paquistão, as coisas melhoram um pouco: sexo fora do casamento não é mais punido com a morte, mas com uma prisão de até 5 anos. No Irã, uma pessoa solteira que fizer sexo pode levar 100 chicotadas.

4. Dirigir carros (se for mulher)
Em setembro de 2011, as mulheres da Arábia Saudita conquistaram um direito básico: o de poder votar e concorrer às eleições locais pela primeira vez. Não que a gente possa se gabar. Mulheres brasileiras só puderam votar em 1932. Agora, as sauditas tentam quebrar outra barreira para sua independência: poder dirigir um automóvel.

No ano passado, Manal al-Sharif, de 32 anos, foi presa apenas por ter divulgado um vídeo em que dirigia. Outra mulher, identificada apenas como Shema, foi condenada a 10 chicotadas por ter desrespeitado a ordem de não dirigir. Essa restrição é feita pelos religiosos muçulmanos. E o mais chocante é que não existe uma lei escrita que proíba a ação no país. Mesmo assim, as punições contra quem descumpre a regra são feitas de forma oficial, como a prisão de Manal.

5. Viajar desacompanhada (se for mulher)
Nos Emirados Árabes, um país mais liberal, as mulheres podem dirigir. A proibição fica por conta das passageiras. Uma moça só pode pegar um táxi sozinha em Dubai se outra estiver ao volante. Na Arábia Saudita, as mulheres sofrem diversas restrições: não podem escolher as próprias roupas, não têm direito sobre o próprio corpo e não podem viajar sem a permissão do marido ou pai. Esta última regra é tão rígida que está afetando até estrangeiras que chegam ao país. Quase mil peregrinas muçulmanas vindas da Nigéria foram detidas esta semana pelas autoridades sauditas por estarem sem acompanhantes. As mulheres, que tinham como destino a cidade de Meca, estão sendo ameaçadas de deportação.

6. Raspar a barba
Se você é do tipo que reclama sempre que tem que fazer a barba, pense duas vezes na próxima vez. Em alguns países islâmicos, a prática é reprovada e pode gerar até perseguições religiosas. Segundo algumas interpretações do Alcorão, o ato de raspar a barba é pecado. No Egito, religiosos muçulmanos que seguem essa linha estão em uma campanha informal para convencer os barbeiros a deixar de oferecer o serviço. O barbeiro Bahaa Shaaba contou ao site Egypt Independent que seu estabelecimento foi invadido por homens que lhe acusaram de pecador e disseram que ele pagaria por isso no dia do julgamento.

Depilar o rosto ou arrancar os pelos que estão sobrando também não é de bom tom. Mas, se depender de alguns barbeiros, a prática deve continuar. “Para ser honesto, ficamos com medo de ir para o inferno e paramos de barbear as pessoas durante uma semana. Então, percebemos que íamos falir, e voltamos a fazer o serviço”, disse Shaaban.

7. Ler o livro que você quiser
“A imprensa é livre para expressar sua opinião, desde que ela não seja contra a fundação do Islã ou dos direitos das pessoas, e a lei vai explicar os detalhes”. Esse é o artigo 24 da Constituição da República Islâmica do Irã. Na prática, esses detalhes proíbem, entre outras coisas, qualquer obra que crie uma atmosfera de perda dos valores nacionais ou de valorização da cultura ocidental.

Você já sabe o que aconteceu depois: diversos livros foram banidos do Irã. Entre eles, alguns best-sellers, como “O Código da Vinci”, de Dan Brown, e algumas publicações políticas importantes como “O Contrato Social”, de Jean-Jacques Rousseau. Além disso, escritores conceituados, como Gabriel García Márquez e seu livro “Memória de Minhas Putas Tristes”, estão banidos. Ah, “O Zahir”, do brasileiro Paulo Coelho também está na lista dos proibidos.

8. Ser gay, lésbica ou bissexual
Mesmo com todo o preconceito que ainda existe com os homossexuais no mundo ocidental, ainda estamos na frente de muitos países islâmicos neste tema. O Islã deixa sua posição sobre o assunto bem clara: a homossexualidade é proibida.  As explicações variam. Alguns afirmam que isso distorce a ordem natural na qual Deus criou os seres humanos. Outros dizem que isso leva à destruição da família e da instituição do casamento. As duas justificativas se parecem bastante com o argumento dos religiosos cristãos contra os gays. Mas pode ser pior.

No Líbano, onde a homossexualidade é ilegal, 36 homens foram presos e torturados porque estavam em um cinema pornô-gay no começo de agosto. No Afeganistão, a orientação sexual também dá cadeia. Sudão e Arábia Saudita têm pena de morte para a os gays. Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã, onde também há a pena de morte nesses casos, declarou em entrevista a CNN nesta semana que a homossexualidade é “um comportamento muito desagradável” proibido por “todos os profetas de todas as religiões e todas as fés”.

Fonte: Superinteressante



PSB convida Luizianne para ser candidata à governadora em 2014

Às vésperas do fim do prazo para mudanças partidárias para a disputa das eleições de 2014, a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT-CE), disse nesta sexta-feira (20), durante debate dos candidatos a presidente nacional da sigla, em Fortaleza, que recebeu convite de uma comissão do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em nível nacional para disputar o pleito do ano que vem como candidata a governadora do Estado do Ceará.

A ex-gestora confirmou que ela e o também opositor do governador Cid Gomes (PSB-CE), Heitor Férrer (PDT-CE), foram convidados a compor os quadros do partido socialista. A proposta teria partido de Sérgio Novais, ex-presidente da Companhia Docas do Ceará, Márcio França, presidente do PSB de São Paulo e Carlinhos Siqueira, secretário geral do partido.

Sobre a proposta, Luizianne não descarta a possibilidade. Para ela, é muito dificil deixar o PT, por conta da história, mas diz que tem de avaliar, pois estaria sendo isolada no partido  por conta do apoio da própria sigla ao governador. "Não precisamos defender o Cid Gomes. E estou preocupada com o desgaste do governador respingar na reeleição da Dilma", afirmou.

O convite teria ocorrido após a reunião da cúpula do partido em Brasília que definiu a saída do PSB da base da presidente Dilma Rousseff e a entrega de cargos em ministérios.  No encontro, Cid Gomes deixou no ar a possibilidade de migrar para um novo partido, o PROS, e deixou clara a posição de não sair do palanque da presidente em 2014.

Fonte: Diário do Nordeste



F-1: Lotus admite interesse em contratar Felipe Massa

Eric Boullier, chefe da Lotus, confirmou que sua equipe já manteve conversas com o brasileiro Felipe Massa para uma eventual contratação do piloto brasileiro para a temporada do ano que vem da F-1. "A maioria dos pilotos atualmente tem contrato, mas também há os nomes que podemos ver, como Massa, Hulkenberg, que estão no mercado e é fato que já conversamos com eles", disse o dirigente francês. "Mas nossa lista é bem longa. Temos até alguns nomes engraçados e surpreendentes", completou Boullier.

Desde o ano passado a Lotus é uma das equipes que tem disputado vitórias na categoria. Em 2012, o time terminou o Mundial de Construtores na quarta colocação, mesma posição que ocupa atualmente. O time tem 191 pontos. A Red Bull, que lidera o campeonato, já somou 352.

Segundo Boullier, o objetivo de seu time é contratar sua dupla de pilotos baseada apenas em critérios técnicos, não em dinheiro. "A estratégia correta para uma equipe de F-1, se você quer ser um time grande, é escolher seus pilotos com base nos méritos e porque eles se encaixam com seu modelo de estratégia e esporte", afirmou o atual chefe de Kimi Raikkonen e Romain Grosjean.

Fonte: Reuters



Crato (CE): Bispo presta depoimento em inquérito que investiga estelionato e agiotagem

O bispo diocesano de Crato, dom Fernando Panico, foi ouvido na tarde de hoje pela delegada Lorna Aguiar, responsável pelo inquérito policial que apura denúncias de estelionato e agiotagem apresentadas pelo Ministério Público em desfavor da Diocese.

O depoimento durou cerca de três horas. O representante da Santa Sé chegou acompanhado da assessoria jurídica da diocese por volta do meio dia e permaneceu na sala da delegada, onde foi ouvido, a maioria do tempo em que esteve na regional de policia. De lá saiu por volta das três da tarde. O bispo não falou com os jornalistas presentes ao local. Também não foram oferecidos maiores detalhes sobre o depoimento prestado pelo bispo à polícia.

O escrivão Mario Gomes, que acompanhou o depoimento do religioso, limitou-se a informar que “em relação à continuação do pagamento dos aluguéis, após a venda dos imóveis, o bispo informou que estes teriam sido acordados com os antigos inquilinos”.

Pelo menos 10 inquilinos das 65 casas vendidas já teriam prestado depoimentos a policia. Outros religiosos suspeitos de participação no esquema fraudulento também já teriam sido ouvidos pela delegada que preside o inquérito.

Os imóveis comercializados, casas e prédios comerciais, estão localizados em varias ruas, inclusive no centro do Crato. No mês passado, através de uma Nota encaminhada pela Diocese, o pároco Edmilson Neves, administrador da igreja Matriz da cidade, chegou a afirmar que as negociações para venda dos imóveis alugados teriam sido feita por um assessor da Igreja, sem o consentimento de dom Fernando.

A nota também informava que as negociações em torno da venda dos imóveis teriam sido canceladas e que todo o patrimônio retornaria a posse da diocese. O documento foi assinado, a época, pelo próprio bispo dom Fernando Panico e por outros diáconos que lhe assessoram no comando da diocese.

Conforme assessores da Igreja em Crato, na próxima semana o bispo deverá convocar uma coletiva junto a Imprensa para prestar esclarecimentos sobre o depoimento prestado à polícia.

Fonte: Diário do Nordeste



Chiquinho Scarpa não enterra carro e faz campanha pela doação de orgãos

O playboy Chiquinho Scarpa interrompeu o enterro de seu Bentley na manhã desta sexta-feira (20), que vale mais de R$ 1,5 milhão, para chamar a atenção das pessoas para a semana da campanha de doação de orgãos e tecidos, que acontece entre 23 e 27 de setembro.

O conde desabafou dizendo que muitas pessoas o criticaram durante a semana para que doasse o carro ao invés de enterrá-lo, mas disse que a maioria das pessoas enterram algo muito mais valioso: "um coração, um pulmão e outros órgãos". Comparou, afirmando que seu carro não vale nada perto de um órgão.

"Eu fiz essa bagunça toda, para chamar a atenção, queria mostrar a todo mundo, pois quantas pessoas morrem por causa de falta de orgãos e quantas pessoas morrem e com seus órgãos? Quantas pessoas são enterradas com seus bens preciosos?", disse o playboy.

"Peço às pessoas que falaram mal de mim essa semana que se tornem doadoras de órgãos", pediu. "Para doar um órgão não prcisa colocar no RG ou no testamento. Basta avisar um familiar seu. Eu sou doador. Você vai salvar inumeras vidas", falou ele ao programa "Balanço Geral".

O discurso de Scarpa teve o apoio dos apresentadores e humoristas Marcelo Tas, Danilo Gentili e Marcelo Mansfield, que deram seu apoio a Chiquinho e à campanha. Tas leu algumas das críticas feitas a Scarpa.

Antes do anúncio
Com a presença de toda a imprensa, Chiquinho Scarpa foi fotografado chorando e aparentemente emocionado enquanto seu assessor, Marcelino, que trabalha com Scarpa há 25 anos, dirigia o carro em direção ao buraco.

"Não estou em condições de falar", falou ele ao ser abordado por uma repórter durante o quase enterro.

Quando o carro chegou ao local em que seria enterrado, Scarpa parou o enterro e pediu aos presentes que entrassem dentro de sua casa. Foi então que ele falou que fez isso para chamar a atenção das pessoas para a importância de se doar orgãos.

A história do enterro
Na terça-feira (17), o conde avisou em sua página do Facebook que iria enterrar seu Bentley Continental no quintal de sua mansão no bairro dos Jardins, em São Paulo.

"Decidi fazer como os faraós: essa semana vou enterrar meu carro favorito, o Bentley, aqui no jardim de casa!! Enterrar meu tesouro no meu palácio rssss", escreveu.

Fonte: UOL



Crato (CE): Cidade é contemplada com II Mostra de Cinema Infantil do Ceará

O Município  do Crato, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), foi contemplado com a II Mostra de Cinema Infantil do Ceará, parte integrante do projeto Estrela Criança, do Instituto Stela Naspolini. O evento será de 1 a 12 de outubro, nos distritos e no entorno dos bairros contemplados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

A segunda Mostra de Cinema Infantil do Ceará visa proporcionar o contato das crianças cearenses com uma produção audiovisual de qualidade, feita especificamente para o público infantil (5 a 12 anos), através de uma mostra de filmes que raramente chegam aos circuitos comerciais. Juntamente com as demais atividades culturais e educativas voltadas para a infância promovidas pelo Estrela Criança, a mostra busca promover a diversidade, ao possibilitar que a criança tenha acesso à cinematografia de seu próprio país e de outras culturas, ampliando sua visão de mundo e sua postura crítica.

O Instituto Stela Naspolini, fundado em 2007, é uma associação de direito privado, sem fins econômicos, cujo objetivo é promover, apoiar e implementar ações que visem o desenvolvimento social e a promoção humana, através de atividades ligadas à educação, cultura, esporte e meio ambiente.

Assessoria de Imprensa / PMC



Cientistas descobrem sinais de vida após a morte cerebral

Você sabia que o cérebro pode registrar atividade depois do estado que tem sido considerado atualmente como a morte cerebral? Uma nova pesquisa da Universidade de Montreal descobriu que existe um profundo estado de coma, que vai além do que os médicos consideram a linha final.

Tradicionalmente, quando um registo de eletroencefalograma só mostra uma linha plana, é considerado que a atividade do cérebro cessou. Mas, a equipe de pesquisa descobriu que a atividade pode retornar novamente através de um coma induzido. Em um artigo publicado quarta-feira na revista PLOS One, os pesquisadores afirmam que este estado de coma recém-identificado é "a forma mais profunda de coma obtido até agora".

Pesquisa em felinos
A descoberta pode afetar o que os médicos consideram hoje como a verdadeira morte cerebral. "No mínimo, os resultados atuais devem ser úteis para os médicos na avaliação de profundidade do coma do paciente. Também deve chamar a atenção para as dificuldades em estabelecer a morte cerebral clínica”, afirmam os pesquisadores.

Porém, embora ainda não esteja muito claro por que a atividade do cérebro retorna neste coma profundo, os pesquisadores sugerem que as principais funções do cérebro relaxam, enquanto outras funções podem tornar-se livres de restrições anteriores e iniciam novas atividades.

Para chegar a essa conclusão, a pesquisa foi realizada com felinos, sendo que 26 gatos foram anestesiados em um coma induzido profundo. A partir daí, os pesquisadores mediram as atividades cerebrais dos gatos nas regiões corticais superiores e hipocampo. Em todos os gatos, um "evento de ondulação" era evidente no hipocampo após o eletroencefalograma se mostrar com a linha plana.

Os resultados foram similares aos que foram vistos em um paciente humano, cuja atividade cerebral, considerada nula, retornou após ter sido dada uma medicação para epilepsia enquanto em coma profundo.

Fonte: Mega Curioso



Papa: Igreja não pode "interferir espiritualmente" na vida dos gays

O Papa disse que a Igreja tem o direito de expressar suas opiniões, mas não pode "interferir espiritualmente" nas vidas de gays e lésbicas. Em uma entrevista divulgada nesta quinta, Francisco afirmou também que as mulheres deveriam ter papel nas decisões da Igreja e desconsiderou as críticas daqueles que dizem que ele deveria lutar contra o aborto e o casamento entre homossexuais.

A entrevista, divulgada hoje pela revista La Civiltà Cattolica e traduzida em diferentes línguas (leia na íntegra, em inglês), aprofunda a visão de Franciso a respeito da Igreja Católica Romana. Eric Marrapodi e Daniel Burke, comentaristas de religião da rede de TV americana, acreditam que os comentários do Papa não fere a política ou a doutrina católica, mas mostram um movimento que vai da censura ao engajamento (em relação à polêmica).

"A Igreja, às vezes, se fecha em si mesma em coisas pequenas, em regras pequenas", disse o chefe da Igreja de Roma. "As pessoas de Deus querem pastores, e não clérigos agindo como burocratas ou oficiais do governo", acrescentou. Segundo Francisco, se a Igreja falhar em achar equilíbrio entre as missões espiritual e política, "vai ruir como um castelo de cartas".

Sobre os divorciados e homossexuais, Francisco disse que "é preciso ter sempre em conta à pessoa" e acrescenta: "Deus acompanha às pessoas e é nosso dever acompanhá-las a partir de sua condição", mas o que deve ser feito com "com misericórdia". "Uma vez uma pessoa, para me provocar perguntou se eu aprovava a homossexualidade. Então respondi com outra pergunta 'Diga-me, Deus quando olha uma pessoa homossexual aprova sua existência com afeto ou a rejeita e a condena?'", relembrou.

No final de julho, quando voltava a Roma depois da Jornada da Juventude, realizada no Rio de Janeiro, Francisco já havia feito declarações parecidas. "Se a pessoa é gay, procura a Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgar?", disse o Papa na época.

Sobre o papel das mulheres na Igreja, o Pontífice afirmou que "é necessário ampliar os espaços para uma presença feminina mais incisiva na Igreja, temo a solução do 'machismo com saias' porque a mulher tem uma estrutura diferente do homem, mas os discursos que ouço sobre a mulher frequentemente se inspiram em uma ideologia machista". "As mulheres estão formulando questões profundas que devemos enfrentar. A Igreja não pode ser ela mesma sem a mulher e o papel que desempenha. A mulher é indispensável".

Fonte: Terra



Barbalha (CE): Trio algema mulher em árvore, deixa a mesma semi nua e rouba sua Hilux

Um caso de seqüestro seguido de roubo foi registrado na noite desta quinta-feira no município de Barbalha. Por volta das 21 horas a jovem de iniciais A. U. S. C., de 32 anos, residente no Centro de Barbalha, foi abordada por três homens quando chegava em sua casa. O trio tinha o apoio de um carro que a mesma não conseguiu identificar. Dois deles adentraram a Hilux de cor prata, ano 2013, e placas ORZ-0077, inscrição do Ceará, e mandaram a vítima para o banco traseiro.

Os acusados partiram na direção da Floresta Nacional do Araripe e o roubo já começou dentro do veículo quando tomaram a aliança, brincos e cordão de ouro da jovem, além do aparelho celular e um Iphone. Num certo trecho da “viagem”, pararam a Hilux e mandaram-na descer, deixando-a algemada em uma árvore quando seguiram adiante com o carro da jovem.

A polícia só tomou conhecimento do caso por volta das 23 horas após A. U. S. C conseguir quebrar o galho da árvore no qual ficou algemada e ir para a pista pedir ajuda. Populares ligaram para o Destacamento de Barbalha avisando sobre uma mulher semi despida pedindo socorro às margens da CE-060, rodovia estadual que liga os municípios de Barbalha e Jardim. O Subtenente Henoch e os Soldados Leite e Siclesio foram imediatamente ao local.

O trecho fica perto da entrada para o município de Porteiras e os PMs a encontraram ainda com a algema de plástico em um dos braços e priorizaram o socorro da mesma para o Hospital São Vicente de Paulo em virtude do quadro clínico apresentado de forte abalo emocional e até escoriações pelo corpo. Destacamentos, companhias militares e batalhões de cidades próximas, incluindo até dos municípios de Salgueiro (PE) e Cajazeiras (PB), foram mobilizados e a caça aos assaltantes tem prosseguimento principalmente em áreas da floresta.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Barbalha (CE): Governo Municipal retoma visitas itinerantes às comunidades

O Governo Municipal, através do prefeito Zé Leite e a vice Maria Betilde, retomou o ciclo de visitas nas comunidades barbalhenses.

Foi no seu primeiro mandato que em 2009, que o prefeito Zé Leite começou pela primeira vez, as visitas itinerantes tanto na zona rural como urbana, levando seu plano de governo ao conhecimento da população, ouvindo as pessoas e conhecendo de perto o que era mais premente nas localidades.

Agora em seu segundo mandato, o prefeito Zé Leite retoma as visitas levando as mesmas propostas e proporcionando diálogo e interatividade junto à população, e nesta quarta-feira 18, aconteceu a primeira visita na comunidade do sítio Santana, às 19 horas na Escola Almiro da Cruz.

No encontro com a comunidade santanense foi participativo e contou com a participação do prefeito Zé Leite, da vice-Maria Betilde Correia, dos secretários municipais, assessores, vereadores, lideranças comunitárias, estudantes, além da participação popular.

Ouvir as reivindicações, solicitações e levar as ações do governo municipal, essa é a principal pauta das Visitas Itinerantes. O encontro coordenado pela Secretaria de Governo foi aberto pelo secretário adjunto Dorivan Amaro que agradeceu inicialmente pela participação dos moradores e disse da importância da presença do executivo nas comunidades, como sempre foi feito em Barbalha desde 2009 e isso, faz parte do trabalho do prefeito Zé Leite.

Questões como nas áreas de segurança, esportes, infraestrutura nas estradas e área de lazer foram abordados pelos moradores da comunidade. O sítio Santana que já foi beneficiado no primeiro mandato de Zé Leite com uma Escola de grande porte, a Almiro da Cruz, obra do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, abastecimento de água, calçamentos, uma UBS – Unidade Básica de Saúde e iluminação pública.

“Essa primeira visita itinerante da segunda gestão, foi positiva sobre o ponto de vista que todas as secretarias estavam presentes, com a presença principalmente dos moradores fazendo suas revindicações”, disse o prefeito Zé Leite que concluiu que o município já se propondo em resolver algumas ações de imediato e,  outras que serão analisadas e levadas a instâncias superiores como a questão de segurança e asfalto, onde o município pretende adquirir apoio para essas reivindicações da população. “Por isso que considero positivo esse encontro, e agradeço a participação de todos”, finalizou.

A vice-prefeita Maria Betilde ressaltou que "esse é um momento mais de ouvir os anseios da população, do que de falar. É um momento que enriquece a administração e dá vez a população de fazer os seus pedidos, as suas reclamações e seus agradecimentos".

O jovem Luiz Eduardo da Silva disse que o encontro com o Governo Municipal foi proveitoso, foram tiradas muitas dúvidas, os moradores que revindicaram não saíram sem resposta e, o mais importante é que o tanto o prefeito como os secretários se propuseram a ajudar.

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Francisco Sérgio afirmou que o momento foi importante para toda comunidade, e parabenizou a equipe do governo municipal por essa iniciativa de ir a encontro das comunidades e estamos aqui não só para revindicar, solicitar e criticar, mais agradecer o que já foi feito pela comunidade, disse.

Assessoria de Imprensa / PMB



Nota de esclarecimento

Acerca de matéria veiculada no Jornal Diário do Nordeste, edição número 11.390, de 19 de setembro de 2013, sob o título "Prefeitura do Crato pode gastar R$ 5 mi com refeições” cabe-nos prestar os seguintes esclarecimentos:

01. Atendendo orientação da Procuradoria-geral do Município a licitação para a contratação de empresa para prestar serviço de seleção de melhor proposta para registro de preços visando futuras contratações de serviços para fornecimento de coffee break, refeições, serviços de buffet e quentinhas tão logo foi homologada, foi cancelada por ordem do prefeito do Município, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos. Portanto o certame está sem provimento desde o último dia 12 de setembro.

02. O cancelamento não causou prejuízo ao erário municipal, pois não ouve repasse de nenhum valor à empresa que venceu o processo licitatório já cancelado.

03. Uma nova licitação será encaminhada atendendo os parâmetros da economicidade e num período de 12 meses.

Assessoria de Imprensa / PMC



PSB deixa Governo Dilma e Cid Gomes diz que vai pensar sobre sair da sigla

O PSB nacional deu novo passo rumo ao rompimento com o Governo Dilma Rousseff (PT) e resolveu, por meio de carta, entregar os cargos que ocupa no Executivo federal. A decisão foi formalizada ontem à tarde, em reunião da cúpula nacional e das direções estaduais da sigla. O governador do Ceará, Cid Gomes, que preside o PSB local, foi o único que se manifestou contra, tornando nítido seu isolamento no partido. Ele, que antes assegurava permanência no PSB em 2014, agora diz que avaliará possível saída.

“Vou pensar. Há muito fígado e pouca razão”, afirmou Cid, em entrevista ao jornal Correio Braziliense. O que o cearense chama de “fígado” são as pretensões cada vez mais explícitas de uma candidatura própria do PSB à Presidência da República, encabeçada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Cid, por sua vez, defende a reeleição de Dilma.

A carta do PSB foi entregue à petista em mãos, pelo próprio Campos. Conforme foi publicado no blog do jornalista Gerson Camarotti, de Brasília, o pernambucano disse que entregava os cargos para ter liberdade para discutir sua provável candidatura. “Tentaram carimbar o partido como fisiologista. O PSB nem tem o carimbo de fisiologista nem muda de lado”, teria dito Eduardo a Dilma, em conversa supostamente cordial.

O futuro de Cid
Definido o divórcio na esfera nacional, Cid será obrigado a mexer suas peças no Ceará, caso queira estar presente no palanque de Dilma. A legislação eleitoral proíbe que ele peça votos para a petista se o PSB tiver candidato próprio. A saída para esse impasse deverá ser definida nas próximas horas, em reunião do governador com a executiva estadual do PSB.

O POVO apurou que uma das alternativas é que Cid se licencie do partido e, assim, fique livre para apoiar Dilma. A hipótese foi colocada por um interlocutor do governador que pediu para não ter a identidade revelada e também pelo deputado estadual Sarto Nogueira (PSB), líder do Governo na Assembleia Legislativa.

Outra possibilidade é que o governador troque o partido por outra legenda, comprometida com a reeleição de Dilma. Tal hipótese também é estudada por deputados do PSB que não querem estar ao lado de Campos.

Há cerca de duas semanas, Cid e o presidente da Assembleia, José Albuquerque (PSB), estiveram reunidos com o ex-vereador de Fortaleza João Batista, representante do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) – sigla que poderá ser formalizada na próxima semana. Batista disse que os dois conversaram sobre uma possível migração de membros do PSB à legenda. O prazo para essa decisão se encerra em 5 de outubro.

Saiba mais
A carta do PSB à Dilma aponta que, embora tenha decidido deixar o Governo, o PSB continuará na base de apoio da presidente no Congresso.

Entre os cargos do PSB no Executivo federal estão o Ministério da Integração (Fernando Bezerra), a presidência da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (João Bosco), e a Secretaria Especial dos Portos (Leônidas Cristino), este último cearense e bastante ligado a Cid.

Até a noite de ontem, Dilma ainda teria série de reuniões para tratar do desfecho da relação com o PSB.

Fonte: O Povo



Crato (CE): Município promove ações educativas durante a Semana Nacional do Trânsito

A Prefeitura Municipal do Crato, através do Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN iniciou ontem, 18, a programação oficial da Semana Nacional de Trânsito. O tema deste ano é "Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas".

A semana é uma ação do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) para os órgãos estaduais e municipais com a realização de atividades relacionadas ao setor no período de 18 a 25 de setembro, com palestras e ações educativas de conscientização levando informações sobre segurança no trânsito à população.

Este ano, alunos da rede pública municipal estão entre o público-alvo. Na abertura, foi promovida uma palestra educativa aos estudantes da Escola José Alves de Figueiredo. A diretora da escola, Maria das Graças ressaltou a importância das ações para os alunos colocando-os como agentes multiplicadores das normas de segurança no trânsito, no colégio onde estudam, na comunidade e junto aos próprios familiares. Ao mesmo tempo, esses jovens poderão adotar os cuidados necessários com o objetivo de diminuir os riscos de acidentes, explica a diretora.

O encerramento da campanha acontecerá na próxima quarta-feira, 25, com uma ação social promovida pelo DEMUTRAN, na Praça São Vicente a partir das 8 horas.

Foto: Cariri Notícia

Assessoria de Imprensa / PMC



Julgamento do Mensalão: Celso de Mello aceita infringentes e 12 réus poderão ter novo julgamento

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira pelo cabimento dos embargos infringentes no processo do mensalão. Com isso, ao menos 12 réus poderão entrar com novos recursos que levarão a uma reanálise de seus casos.

Em um voto que consumiu quase duas horas, o decano da Corte advertiu que a admissibilidade dos embargos não implica necessariamente em sua aceitação pelos ministros e menos ainda na discussão do mérito de cada recurso. Ou seja, para Mello, a Corte decidiu que eles podem ser apresentados, mas não significa que eles serão aceitos no caso dos mensaleiros e nem que um novo julgamento signifique que haverá uma alteração na condenação dos réus.

“Torna-se claro que o juízo de mérito sobre a acusação criminal nos limites temáticos resultantes do dissenso nada tem a ver com o juízo meramente preliminar de admissibilidade”, disse.

Antes de dar início ao voto propriamente dito, Mello fez uma introdução destacando que a interrupção da sessão na semana passada, articulada por outros ministros da Corte, teve o efeito positivo de “aprofundar a convicção” em torno dos infringentes. Ciente da tentativa de fazê-lo mudar seu entendimento sobre o assunto, o decano afirmou que julgamentos do STF, para serem imparciais, isentos e independentes, não podem se submeter a questões externas, como o clamor popular.

“A resposta do poder público ao fenômeno criminoso, que não pode manifestar-se de modo cego e instintivo, é de reação pautada por regras que viabilizem a instauração, perante juízes isentos, imparciais e independentes, de um processo que neutralizem as paixões exacerbadas das multidões, em ordem que prevaleça aquela velha e clássica definição aristotélica de que o direito há de ser compreendido em sua dimensão racional, da razão desprovida de paixão”, afirmou.

Sustentando o argumento de que não houve uma revogação explícita do artigo 333 do Regimento Interno do STF, que trata da admissibilidade dos infringentes, Celso de Mello destacou que todos os regimentos do Supremo trataram do tema e que a lei do novo Código Penal, em tramitação no Congresso Nacional, mantém esse entendimento.

“O que é relevante é que todos os regimentos internos do STF, notadamente aqueles a partir de 1909, 1940, 1970 e o atual, de 1980, todos eles dispuseram sobre os embargos infringentes”, disse o ministro, acrescentando que uma lei federal aprovada em 1902 já previa os embargos infringentes.

O ministro ainda destacou que a Câmara dos Deputados manteve, deliberadamente, a possibilidade de apresentação de embargos infringentes nos julgamentos do Supremo Tribunal Federal, ao contrário do que defendia o presidente da Corte e relator do mensalão, Joaquim Barbosa. Enquanto Barbosa insistiu que a lei 8.038/90 teria revogado o artigo 333 do Regimento Interno do STF, que previa os embargos, Mello mostrou que isso nunca ocorreu.

O decano citou documentos da tramitação da lei, que trazia uma mensagem presidencial acrescentando um artigo que derrubava os infringentes. Ao longo da tramitação na Comissão de Constituição e Justiça, o então deputado Jarbas Lima, hoje professor de direito constitucional da PUC do Rio Grande do Sul, apresentou um voto em separado pedindo a supressão do trecho que previa o fim dos embargos.

“Tenho para mim que ainda subsistem no âmbito do STF, nas ações penais originárias, os embargos infringentes previstos no regimento que, ao meu ver, não sofreu no ponto revogação tácita em decorrência da lei 8.038/90, que se limitou a dispor sobre normas meramente procedimentais. Nós não podemos afirmar sempre, incondicionalmente, que a lei se superpõe ao regimento interno, nem que o regimento interno se superpõe à lei. É preciso verificar os domínios temáticos que a Constituição estabeleceu”, afirmou.

Nova etapa
Dos 25 condenados pelo Supremo, ao menos 12 teriam direito a apresentar os embargos  infringentes. São os casos de João Paulo Cunha, João Cláudio Genú e Breno Fischberg, que nas condenações por lavagem de dinheiro obtiveram ao menos quatro votos a favor.

Outros oito réus (José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério, Kátia Rabello, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz e José Roberto Salgado) foram condenados por seis votos a quatro no crime de formação de quadrilha.

Simone Vasconcelos também obteve quatro votos favoráveis no crime de quadrilha, mas a punição prescreveu, e ela não pode mais pagar por este crime. No entanto, ainda poderá recorrer, reivindicando que sua pena seja recalculada.

O próximo passo do Supremo será a publicação do acórdão do julgamento dos embargos de declaração, a maioria rejeitada pelos ministros. O acórdão é o documento que resume o que foi discutido durante as sessões do julgamento e que formaliza as decisões tomadas. A estimativa é que a Corte leve, no mínimo, um mês para publicá-lo, mas o prazo legal é de até 60 dias.

Com o acórdão em mãos, os advogados terão 15 dias para apresentar os embargos infringentes. Após a apresentação dos recursos, será realizado um sorteio para definir um novo relator para essa fase do julgamento. Estão excluídos o Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski por terem sido, respectivamente, relator e revisor do primeiro julgamento. Nesta nova fase, não haverá a figura do revisor.

O novo relator não tem um prazo legal para colocar o processo em pauta. Há quem diga que, caso ele pare nas mãos dos ministros mais novos, como Luís Roberto Barroro e Teori Zavascki, que não participaram do primeiro julgamento, a análise dos recursos ficaria para depois do segundo semestre do ano que vem.

Em paralelo a isso, o Supremo ainda terá de definir a situação dos réus que não terão direito aos embargos infringentes, entre eles o delator do esquema, Roberto Jefferson, e os deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT), condenados ao regime semiaberto.

Também nessa questão há uma divisão na Corte. Há ministros que defendem a execução das penas logo após a publicação do acórdão, quando pode ser decretado o trânsito em julgado do processo. Outro, no entanto, acreditam que ainda cabem os chamados “embargos dos embargos”, que são novos embargos de declaração sobre os que já foram examinados pelos ministros.

O mensalão do PT
​​​Em 2007, o STF aceitou denúncia contra os 40 suspeitos de envolvimento no suposto esquema denunciado em 2005 pelo então deputado federal Roberto Jefferson (PTB) e que ficou conhecido como mensalão. Segundo ele, parlamentares da base aliada recebiam pagamentos periódicos para votar de acordo com os interesses do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Após o escândalo, o deputado federal José Dirceu deixou o cargo de chefe da Casa Civil e retornou à Câmara. Acabou sendo cassado pelos colegas e perdeu o direito de concorrer a cargos públicos até 2015.

No relatório da denúncia, a Procuradoria-Geral da República apontou como operadores do núcleo central do esquema José Dirceu, o ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares e o ex- secretário-geral Silvio Pereira. Todos foram denunciados por formação de quadrilha. Dirceu, Genoino e Delúbio respondem ainda por corrupção ativa.

Em 2008, Sílvio Pereira assinou acordo com a Procuradoria-Geral da República para não ser mais processado no inquérito sobre o caso. Com isso, ele teria que fazer 750 horas de serviço comunitário em até três anos e deixou de ser um dos 40 réus. José Janene, ex-deputado do PP, morreu em 2010 e também deixou de figurar na denúncia.

O relator apontou também que o núcleo publicitário-financeiro do suposto esquema era composto pelo empresário Marcos Valério e seus sócios (Ramon Cardoso, Cristiano Paz e Rogério Tolentino), além das funcionárias da agência SMP&B Simone Vasconcelos e Geiza Dias. Eles respondem por pelo menos três crimes: formação de quadrilha, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

A então presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, e os diretores José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório foram denunciados por formação de quadrilha, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro. O publicitário Duda Mendonça e sua sócia, Zilmar Fernandes, respondem a ações penais por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O ex-ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) Luiz Gushiken é processado por peculato. O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato foi denunciado por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) responde a processo por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia inclui ainda parlamentares do PP, PR(ex-PL), PTB e PMDB. Entre eles o próprio delator, Roberto Jefferson. Em julho de 2011, a Procuradoria-Geral da República, nas alegações finais do processo, pediu que o STF condenasse 36 dos 38 réus restantes. Ficaram de fora o ex-ministro da Comunicação Social Luiz Gushiken e o irmão do ex-tesoureiro do Partido Liberal (PL) Jacinto Lamas, Antônio Lamas, ambos por falta de provas. A ação penal começou a ser julgada em 2 de agosto de 2012. A primeira decisão tomada pelos ministros foi anular o processo contra o ex-empresário argentino Carlos Alberto Quaglia, acusado de utilizar a corretora Natimar para lavar dinheiro do mensalão.

Durante três anos, o Supremo notificou os advogados errados de Quaglia e, por isso, o defensor público que representou o réu pediu a nulidade por cerceamento de defesa. Agora, ele vai responder na Justiça Federal de Santa Catarina, Estado onde mora. Assim, restaram 37 réus no processo.

No dia 17 de dezembro de 2012, após mais de quatro meses de trabalho, os ministros do STF encerraram o julgamento do mensalão. Dos 37 réus, 25 foram condenados, entre eles Marcos Valério (40 anos e 2 meses), José Dirceu (10 anos e 10 meses), José Genoino (6 anos e 11 meses) e Delúbio Soares (8 anos e 11 meses). A Suprema Corte ainda precisa publicar o acórdão do processo e julgar os recursos que devem ser impetrados pelas defesas dos réus. Só depois de transitado em julgado os condenados devem ser presos.

Fonte: Terra



Barbalha (CE): Usina ainda sem perspectiva de funcionamento

Mesmo arrematada pelo Governo do Estado no mês de junho deste ano, por R$ 15,4 milhões, ainda não há perspectiva de funcionamento da Usina Manoel Costa Filho, no Município de Barbalha, que poderá empregar de forma direta, após modernização do equipamento, cerca de 250 pessoas. Na área indireta com a retomada do cultivo, há perspectiva de ampliação do plantio, que passou a ser irrisório diante da necessidade de cana-de-açúcar para manter em funcionamento a usina.

Durante os últimos anos, poucos engenhos sobreviveram. A agroindústria chegou a empregar, nos anos 90, cerca de 1.600 pessoas. Ex-funcionários do empreendimento aguardavam ansiosos à compra, para receber as dívidas trabalhistas, o que foi considerado um dos maiores empecilhos para a venda.

O leilão foi promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE). Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, está sendo realizado o levantamento de área produtiva. Segundo ele, o Estado estará na responsabilidade de incentivar o cultivo da cana. Para isso, está sendo concluído estudo de capacidade de retomada do plantio.

Um levantamento inicial da área cultivável de cana-de-açúcar na região foi feito, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Conforme o projeto de viabilidade, a área atualmente cultivável na região, que inclui cidades como Missão Velha, Barbalha, Crato, Jardim é de 8.500 hectares. São locais de maior umidade, com área de brejo, onde o cultivo poderá ser favorecido. Ainda conforme o secretário, a câmara municipal de Barbalha fez o convite para sua participação em uma sessão, onde se prevê esclarecimentos relacionados ao andamento do projeto de reativação da Usina Manoel Costa Filha.

Comemoração
A aquisição da usina de açúcar e álcool foi comemorada pelo titular SDA, Nelson Martins, e pelo presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), Roberto Smith.

A ideia é que haja investidores do setor privado sulcroalcooleiro. Para isso, vem sendo realizada uma mobilização da Adece no intuito de atrair novos investidores para o segmento na região. O Governo do Estado, Cid Gomes, segundo Nelson Martins, esteve participando de reunião, no Ministério da Agricultura, para tratar do assunto.

Há grande expectativa dos produtores locais, e dos agricultores, em relação á tão sonhada retomada. Grande parte dessas pessoas teve que mudar de atividade para sobreviver. O êxodo rural aumentou significativamente na cidade e milhares de trabalhadores se deslocam todos os anos, para trabalharem em área de cultivo da cana e outras culturas, no interior do Pernambuco, Bahia, Paraná e São Paulo.

Outro levantamento para viabilidade da compra da usina pelo Governo do Estado foi realizado em 2009, pela União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), tendo à frente o presidente da entidade, Alexandre Lima. Segundo o secretário de Agricultura de Barbalha, Elismar Vasconcelos, os produtores e ex-produtores continuam na expectativa, já que a compra agora é uma realidade.

O secretário defende o sistema de cooperativa como o mais viável para tocar a usina. A ideia é fortalecer o fornecimento de cana e álcool no Nordeste. Atualmente, estão em funcionamento quatro engenhos, mantidos comercialmente, principalmente em virtude das grandes romarias de Juazeiro. Com a reativação do setor, também deverá haver o fortalecimento desse segmento.

O arremate do empreendimento aconteceu na presença gestores públicos, produtores rurais e antigos trabalhadores da Manoel Costa Filho. A compra da usina remonta uma discussão de vários anos, relacionada à revitalização do cultivo da cana-de-açúcar na região. O valor inicial era de mais R$ 25, 8 milhões.

A perspectiva de modernização da usina anda junto com a retomada do cultivo da cultura canavieira. O governo fez um estudo e identificou que serão necessários cerca de R$ 35 milhões para recuperação. Para o titular da SDA, a usina deve gerar um grande benefício social à região do Cariri quando estiver em pleno funcionamento. Num raio de 100 Km, deverá abranger pelo menos 19 municípios com aproximadamente mil produtores de cana-de-açúcar.

Por isso, ressalta, será necessário um trabalha voltado à retomada da produção agrícola de cana-de-açúcar na região, com a ajuda do projeto Cinturão das Águas. Ainda não há uma definição de como será o sistema de gestão da usina, se passará por uma regime cooperado. Para a Adece, esse poderá não ser o melhor meio de administração do empreendimento. A gestão da iniciativa privada fará com que os investimentos para a compra, no futuro retornem aos cofres do Estado. A Usina Manoel Costa Filho chegou a representar na década de 80, auge da produção, cerca de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB), do Ceará. "O que não deve acontecer hoje, pelo crescimento no Estado, mas terá uma repercussão positiva em relação aos municípios onde haverá produção direta", afirma o secretário.

Mais informações
Escritório da Ematerce
Praça Filemon Teles, S/N
Centro - Crato - Cariri
Telefone: (88) 3521. 2835

ELIZÂNGELA SANTOS
REPORTER 

Fonte: Diário do Nordeste



Em 1º passo para candidatura Campos, PSB anuncia saída do governo Dilma

Tradicional parceiro do PT nas disputas nacionais, o PSB anunciou oficialmente na tarde desta quarta-feira (18) a entrega dos cargos que possui no governo Dilma Rousseff, que incluem o ministério da Integração Nacional e a Secretaria de Portos. O partido afirmou ainda que não irá para a oposição, mas que o apoio ao governo no Congresso será discutido caso a caso.

A atitude é uma resposta a recentes ataques do PT e representa o primeiro passo concreto da candidatura presidencial do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, que deve ser oficializada em março.

"Estamos deixando o governo, entregando as funções que ocupamos, para deixar o governo à vontade e para que também possamos ficar à vontade para fazer o debate sobre o Brasil. (...) A decisão sobre candidatura própria é só em 2014, [mas] o desejo hoje do partido é pela candidatura própria", disse Campos após o fim da reunião.

A pedido do ex-presidente Lula, com quem conversou ontem para comunicar a decisão, o governador terá nesta quarta-feira uma audiência com Dilma para oficializar o desembarque.

A decisão foi anunciada após reunião de emergência da Executiva do PSB, realizada em Brasília, conforme a Folha antecipou na terça-feira. O desembarque teve o apoio de praticamente todos os membros da Executiva, com exceção do governador do Ceará, Cid Gomes, um dos principais aliados de Dilma dentro da sigla.

Presente na reunião, ele disse considerar "intempestiva" a ruptura, mas afirmou que "assinava embaixo" a entrega de cargos caso essa fosse o entendimento da maioria da legenda. Na votação, entretanto, se absteve por não concordar com a decisão.

O estopim para o anúncio de hoje foi a avaliação da cúpula do PSB ficaria refém de críticas de fisiologismo. O partido considera que o PT e integrantes do governo Dilma são os responsáveis por alimentar noticiário contra o partido, na linha de que o PSB, apesar de ensaiar a candidatura de Campos, não abria mão dos cargos na Esplanada dos Ministérios.

"Estávamos chegando a uma situação que beira a humilhação. É uma decisão madura de um partido que quer discutir livremente sua candidatura, sem ter que ouvir toda semana baboseiras e constrangimentos de integrantes do PT e do governo sobre cargos", afirmou o deputado Beto Albuquerque (RS), líder do partido na Câmara, segundo quem o governo Dilma está autorizada a demitir todos os ocupantes de cargos federais indicados pelo partido.

Ainda segundo ele, o PSB espera que o PT "seja correto", aja com reciprocidade e devolva os cargos que possui nos seis Estados governados pelo PSB --Pernambuco, Ceará, Paraíba, Piauí, Amapá e Espírito Santo, . "Amigável ou não, é um divórcio." Eduardo Campos, porém, afirmou que isso não foi discutido na reunião e que caberá a cada Estado avaliar o seu caso.

O clima entre o PT e o PSB já não era dos melhores havia algum tempo. Na semana passada, Dilma e os integrantes de seu conselho político informal chegaram a discutir a expulsão do PSB da Esplanada, mas Lula acabou conseguindo barrar essa movimentação. Antes Dilma já havia comentado com assessores ter sido uma provocação a foto em que Eduardo Campos aparece, sorrindo, ao lado do oposicionista Aécio Neves (PSDB-MG), outro virtual candidato à Presidência em 2014.

Na reunião, vários socialistas criticaram o ministro Aloizio Mercadante (Educação), apontado com o interlocutor de Dilma nas ameaças de expulsar o PSB da Esplanada dos Ministérios.

Indicado por Campos para o cargo, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, estava na reunião e anunciou a saída do cargo. "Pedirei audiência para a presidenta Dilma para agradecer a possibilidade de servir ao país e dizer que sigo a recomendação do partido. Direi também que fiquei honrado com o apoio do partido e a confiança da presidenta", afirmou.

Leônidas Cristino (Portos), afilhado de Cid Gomes, está em viagem ao exterior, mas Cid afirmou no encontro que ele também deve sair.

Congresso
Nono partido da Câmara dos Deputados, com 25 cadeiras, e oitavo no Senado, com 4 vagas, o PSB diz agora que discutirá o apoio do partido ao governo no Congresso caso a caso, em uma posição de independência.

"Não vamos de forma nenhuma entregar os cargos e entrar em oposição à presidenta Dilma, vamos continuar dando apoio naquilo que entendemos que é correto. (...) Tudo aquilo que for correto para o Brasil terá o apoio do PSB. Se houver uma coisa relevante que o governo entenda que é preciso a ajuda do PSB, não haverá nenhum problema dialogarmos", afirmou Campos.

Nos últimos tempos, porém, a posição da legenda já tem sido mais na linha da independência. Na noite de ontem, por exemplo, o partido de Eduardo Campos liberou sua bancada a votar como quisesse na análise do veto da presidente Dilma ao fim da multa de 10% sobre o FGTS pago pelos empregadores ao governo em caso de demissão sem justa causa. O veto acabou sendo mantido pelo Congresso.

Apesar do discurso de independência, o clima na reunião foi de muitas críticas ao PT e a Dilma. "Ela [Dilma] é uma excelente figura humana, mas é uma péssima política. Ela era é a tal 'gestora', mas tal gestora está vendo que gestão política, uma coisa não bate com a outra. Mas é até injusto cobrar dela. É aquela coisa, bananeira não dá laranja", disse o deputado federal Márcio França (SP).

De acordo com a última pesquisa do Datafolha, Campos tem 8% das intenções de voto no cenário mais provável hoje, contra 35% de Dilma.

Fonte: Folha.com

AddThis