Juazeiro do Norte (CE): Protestos são retomados no Sete de Setembro

Mobilizados, por meio da internet, centenas de manifestantes  se organizam para tomar as ruas neste sábado, em um movimento batizado de "Operação Sete de Setembro". Em Juazeiro do Norte, grupos, no Facebook, convocaram protestos para as 08 horas, na Avenida Castelo Branco a onde aconteceu o desfile cívico de 7 de setembro. Mais de 8.000  pessoas curtiram uma das paginas denominada Fora Raimundão.

Por volta das 10hs, manifestantes foram impedidos de passarem em desfile no trajeto pré-determinado pela organização do evento, e houve um confronto entre manifestantes, polícia militar e guarda civil. Pessoas foram conduzidas para delegacias de polícia civil que ficou lotada.  Manifestantes alegavam que foram agredidos, já a guarda municipal diz que eles portavam objetos como pedras e garrafas.

Um menor de 17 anos mostrava a imprensa presente na delegacia, marcas de violência por parte da guarda civil, e de que um dos agentes o ameaçou com uma arma de fogo.

O clima nos arredores do batalhão da polícia militar e da polícia civil foi bastante pesado. Apesar dos confrontos, a população aprovou o local do evento de 7 de setembro que já é tradição na cidade.

Foto: Michel Dantas / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



F-1: Com Vettel na pole, Red Bull domina e faz 1ª fila em Monza; Massa é quarto

O treino de classificação para o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 terminou sem surpresas na primeira fila. Dominante nos treinos livres, a Red Bull colocou o alemão Sebastian Vettel na pole position (1min23s755), deixando Mark Webber em segundo lugar (1min23s968). O brasileiro Felipe Massa foi quarto com o tempo de 1min24s132.

O brasileiro mostrou evolução em relação às últimas provas, já que não largava tão bem desde as primeiras corridas do ano – foi o quarto no grid da Austrália e segundo no grid da Malásia. Com Fernando Alonso em quinto, Massa ainda voltou a bater o companheiro de equipe, o que não acontecia desde o GP da Alemanha, quando saiu em sétimo – Alonso foi oitavo.

A posição de Massa seria ainda melhor se não fosse uma surpresa no fim da sessão: Nico Hulkenberg levou a Sauber ao terceiro lugar, marcando 1min24s065 no fim do Q3. Nico Rosberg (sexto com a Mercedes), Daniel Ricciardo (sétimo com a Toro Rosso), Sergio Perez (oitavo com a McLaren), Jenson Button (nono, McLaren) e Jean-Eric Vergne (décimo, Toro Rosso) completaram as cinco primeiras filas do grid.

As etapas do treino se destacaram pelo equilíbrio dos tempos, que acabaram vitimando pilotos com tempos competitivos. Exemplo disso: no Q2, de Alonso (segundo colocado) até Sutil, todos os pilotos andaram na casa de 1min24s. Antes disso, no Q1, menos de 1s separou Sebastian Vettel (1min24s319, primeiro lugar) de Valtteri Bottas (1min25s291, o 18º colocado).

Por conta disso, as principais baixas ficaram por conta de Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen. Pole position nas últimas quatro provas, o britânico da Mercedes foi eliminado ainda no Q2 e largará apenas na 12ª posição; o finlandês da Lotus, um pouco melhor, é o 11º, duas posições à frente do companheiro de equipe, o francês Romain Grosjean.

O Q1 aconteceu sem surpresas, com Vettel marcando o primeiro tempo (1min24s319) e Nico Rosberg em segundo (1min24s527). Sem forçar o ritmo, Felipe Massa foi o 14º, em fração do treino que foi marcada pelas escapadas de Romain Grosjean (Lotus) e Valtteri Bottas (Williams).

As eliminações do Q1 também não surpreenderam: Esteban Gutierrez (Sauber) foi o 17º, enquanto o próprio Bottas foi o 18º. Além deles, foram cortados também Giedo van der Garde (19º, Caterham), Charles Pic (20º, Caterham), Jules Bianchi (21º, Marussia) e Max Chilton (22º, Marussia).

O Q2 começou com um bom desempenho de Alonso, que assumiu o topo da tabela com 1min24s227 – o melhor tempo do fim de semana até então. O entanto, Vettel deixou os boxes no fim da cronometragem e, a menos de dois minutos para o fim, andou abaixo de 1min24s pela primeira vez: 1min23s977. Webber, que também só fez volta rápida no fim, marcou 1min24s263 e assumiu o terceiro lugar.

Massa, desta vez, assustou: o brasileiro chegou a cair para 11º com o cronometro já zerado, mas conseguiu encerrar a volta lançada na qual estava com o sétimo lugar. Em compensação, a Lotus decepcionou e ficou fora do Q3, com Kimi Raikkonen em 11º e Romain Grosjean em 13º. Também foram eliminados Lewis Hamilton (12º), Adrian Sutil (14º), Pastor Maldonado (15º) e Paul di Resta (16º).

No Q3, Webber chegou a liderar com 1min23s990, mas Vettel logo estabeleceu a marca a ser batida: 1min23s859. O australiano ameaçou, mas só melhorou a marca para 1min23s968, enquanto o alemão marcou 1min23s755 e se isolou em primeiro.

Massa chegou a ser terceiro com a marca de 1min14s132, mas acabou surpreendido pelo bom desempenho da Sauber de Nico Hulkenberg, que conquistou o terceiro lugar no fim com 1min24s065. Ainda assim, o brasileiro da Ferrari largará na frente de seu companheiro, Fernando Alonso, quinto com 1min24s142.

A largada do Grande Prêmio da Itália acontece neste domingo, às 9h (de Brasília).

Fonte: Terra



Juazeiro do Norte (CE): Jovem é preso praticando crime de estelionato na agência do Banco do Brasil

Um jovem de 27 anos foi preso nesta sexta-feira sob a acusação da prática de crime de estelionato no interior da agência centro do Banco do Brasil em Juazeiro do Norte. Segundo a denúncia, Renato Freire de Lima se dispunha a ajudar aposentados no saque do seu benefício e o fazia tudo de forma correta. Só que na hora de devolver o cartão do beneficiário do INSS entregava outro. Depois, sabedor da senha do titular, faria empréstimo em nome deste.

Hoje, a vítima seria José do Nascimento que terminou recebendo de volta o cartão tendo como titular Cristiane Rodrigues. Um filho dele ia chegando e notou a troca, mas quando procurou o homem este tinha acabado de deixara a agência do BB. O rapaz seguiu em perseguição até encontrá-lo dentro de um estacionamento de veículos na Rua São Paulo quando pediu ajuda. Renato terminou preso pelo policial civil Dagmar Grangeiro Cruz.

Ele o algemou e conduziu à 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro, onde foi autuado em flagrante pela delegada Suerda Bezerra. Na carteira do mesmo o policial encontrou mais cinco cartões do Banco do Brasil e outro no bolso da camisa em nome de diferentes titulares. Com Renato estava o cartão da vítima e este ficou preso à disposição da justiça para responder por crime de estelionato.

Demontier Tenório

Foto: Michel Dantas / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Seria este o currículo mais bizarro de todos os tempos? Confira

Uma entrevista de emprego é sempre um momento sério, de certo nervosismo, no qual o candidato deve passar a melhor impressão possível e mostrar suas qualidades de maneira clara e verdadeira. Quando você for a uma entrevista dessas, deve levar sempre uma cópia de seu currículo. Isso todo mundo sabe, não é mesmo?

Aparentemente, nem todo mundo. Um currículo extremamente bizarro está circulando a internet depois que um candidato resolveu fazer uma homenagem a um programa infantil de TV na hora de procurar emprego. Ele usou a terceira pessoa em todo o documento, sempre se referindo ao “pequeno pônei” candidato.

As qualificações do autor são excelentes e incluem experiências em tecnologia, computação e cálculo. O documento dá uma espécie de “explicação” para a homenagem: o candidato diz que quer ser contratado para uma vaga que exija criatividade. Será que cola? Na dúvida, prefira fazer um currículo tradicional.

Fonte: Mega Curioso



Crato (CE): Pedido de embargo de estátua pelo MP causa revolta

O pedido de embargo apresentado pelo representante do Ministério Público (MP) no Crato, Lucas Felipe Azevedo de Brito, da 2ª Promotoria de Justiça desta comarca, visando à paralisação nas obras de construção da estátua de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Barro Branco, gerou revolta de moradores.

Para a população, com a conclusão da estátua, ruas do bairro passarão a receber melhor infraestrutura, tendo em vista a possibilidade do local vir a ser transformado em área de peregrinação de romeiros.

Para o agricultor Nonato Pereira, a paralisação pode causar prejuízos. "Aqui, além do povo ser muito católico, tem a esperança de melhorias", diz. No bairro, não há postos de saúde, área de lazer e a maioria das ruas não são calçadas.

O monumento medirá 46 metros de altura. A obra está orçada em R$ 948 mil, com recursos do governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, e é confeccionada em fibra de vidro. A construção já dura cinco anos.

Irregularidades
No início do ano, a Justiça determinou a paralisação da obra, atendendo à solicitação do MP. A segunda instância, no entanto, liberou a continuação.

Lucas Felipe Azevedo afirma que as investigações apontam para irregularidades. Segundo ele, há fortes indícios de superfaturamento. "Foi apurado que, na primeira tentativa de construção, houve desvio de recurso superior a R$ 400 mil", avalia.

Segundo o MP, a construtora já teria recebido mais de 90% dos recursos destinados à estátua. "As medições foram falsificadas, inúmeras vezes, pelos engenheiros e pelos proprietários da construtora", acusa o promotor.

A Promotoria também solicitou ação por improbidade administrativa contra o proprietário da construtora e os engenheiros responsáveis. Ainda foi apresentada denúncia criminal contra os envolvidos. O MP quer a prisão preventiva do proprietário da empresa Projesul Construções e Serviços Ltda., responsável pela obra.

"O proprietário está em local incerto e não sabido. Nem mesmo durante as diligências policiais houve condição de intimá-lo", observou o promotor. A empresa, conforme Lucas Felipe Azevedo também estaria fechada. "Por isso o pedido de prisão preventiva solicitado à Justiça".

A reportagem visitou o local na tentativa de conversar com os responsáveis a respeito das denúncias. Ninguém foi localizado. No canteiro de obras, havia apenas quatro funcionários.

Fonte: Diário do Nordeste



Juazeiro do Norte (CE): Empossados novos secretários de infraestrutura, saúde e educação

O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, empossou três novos secretários na tarde desta sexta-feira deixando o recado de que o seu governo seja de transformação e voltado para atender a população. Ele disse que o objetivo maior é dar uma resposta positiva à sociedade “que cobra em cada canto do município”. O prefeito empossou o engenheiro civil Akiro Menezes Chikushi na Secretaria de Infraestrutura, a enfermeira Petrúcya Frazão Lira na saúde, e o professor Geraldo Alves Silva na educação.

Vereadores, demais secretários e assessores participaram da solenidade no auditório do CEREST, onde Raimundão rogou o empenho e ações com dedicação acima de tudo. Além disso, que o governo seja um corpo só condenando isolamentos e mandando um recado direto ao afirmar que os descompromissados não devem fazer parte do serviço público. Akiro é barbalhense e formado pela Universidade Federal do Pernambuco, Petrúcya é de Juazeiro e se graduou na Universidade do Vale do Acaraú, enquanto Geraldo nasceu em Ipaumirim e se formou na Universidade Federal do Ceará.

No seu pronunciamento, o jovem engenheiro prometeu oferecer os seus serviços numa caminhada “sem atropelos e muita celeridade”. Ele pediu paciência aos juazeirenses, principalmente em relação à recuperação da malha viária do município. Geraldo lembrou o grande desafio que é a educação, mas prometeu empenho em nome da qualidade e busca constante de melhores indicadores. Por fim, Patrúcya elogiou a equipe da saúde, porém defendeu mais organização e planejamento. Ela reconheceu a existência de problemas sérios que “se arrastam há bastante tempo”.

Demontier Tenório

Foto: R.F. Araújo

Fonte: Miséria



Santana do Cariri (CE): Mais de mil fósseis são encontrados

Cerca de 10 mil fósseis poderão ser encontrados até o fim do projeto da maior escavação controlada do Nordeste, que está sendo desenvolvida na Bacia Sedimentar do Araripe. Mais uma etapa de trabalho foi finalizada, com 972 peças encontradas em concreções e mais 300 em folhelhos. Na primeira grande escavação realizada em Araripe, em 2011, foram cerca de 4 mil fósseis achados. Os trabalhos de campo prosseguem no próximo ano.

Segundo a coordenação do projeto, que reúne pesquisadores de três universidades, tendo à frente a Universidade Regional do Cariri (Urca), o trabalho representa um marco para a pesquisa paleontológica e formação de novos profissionais na área, além de revelar grande descobertas, a exemplo de uma espécie única de camarão encontrado na área e um dos maiores pterossauros já descritos, achados no ano de 2011.

O trabalho faz parte do projeto de pesquisa "Estudos Sistemáticos e Paleoecológicos da Fauna de Vertebrados das Formações Crato e Romualdo (grupo Santana) da Bacia do Araripe". O projeto vem sendo coordenado por meio da Urca. Segundo o coordenador da pesquisa, professor Álamo Feitosa, o trabalho veio mais uma vez dar uma importante contribuição para o fortalecimento das pesquisas no âmbito da Paleontologia. Em Santana do Cariri, uma das áreas de maior incidência de fósseis da Bacia, foram encontradas diversas peças de peixes, comuns na formação Romualdo.

Até o momento foram descritas 26 espécies achadas na região, mas, de acordo com o coordenador das pesquisas, novidades poderão surgir a partir dos folhelhos encontrados. Nessas peças, podem ser vistas pequenas espécies de peixes, de até 3 centímetros "Desse material poderá surgir algo diferente do que já foi descrito até o momento", afirma o pesquisador.

Reserva técnica
Todo o material encontrado será repassado para o Museu de Santana do Cariri e também os museus de Pernambuco e Nacional, no Rio de Janeiro, além do laboratório de Paleontologia da Urca, já que são fósseis considerados comuns e que já existem em abundância na área do Araripe. As peças encontradas também serão encaminhadas para fins de pesquisa. É que neste caso, há a utilização de material químico e alguns fósseis chegam a quebrar durante os estudos.

O número de achados nos três nos de trabalho deverá ser bem representativo. Caso chegue à quantidade estimada, deverá até ultrapassar o acervo atual do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, que possui mais de nove mil fósseis. "O material, na verdade, fará parte da reserva técnica", afirma Álamo.

A escavação realizada durante 15 dias, finalizada na última semana, aconteceu no Parque dos Pterossauros, em Santana do Cariri, responsável por importantes achados fósseis, que vem sendo realizada desde 2011 na área da Bacia Sedimentar do Araripe. As escavações foram feitas a 2km da cidade, envolvendo 20 pesquisadores da Urca, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Museu Nacional.

Período Cretáceo
O Parque dos Pterossauros denomina um dos nove geossítios do Geopark Araripe. No Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, se encontra um dos maiores acervos de fósseis do período Cretáceo do mundo, principalmente conhecido por conter holótipos de pterossauros, os répteis voadores. No início da pesquisa, em 2011, foi encontrada na escavação na zona rural de Araripe, a asa de um pterossauro, o Tropeognathus mesembrinus, considerado um dos maiores do mundo. O professor Álamo Feitosa ainda afirma que as pesquisas continuam e no próximo ano será realizada mais uma escavação. O trabalho de três anos já é considerado, para o paleontólogo, um grande sucesso e destaca a região como importante área de pesquisa da paleontologia no Brasil. São fósseis de mais de 110 milhões de anos.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Editorial: A ingratidão da Globo. Por: Mino Carta*

Ingratidão da Globo me espanta, ela vomita no prato em que comeu, com o perdão pelo uso do verbo, de eficácia indiscutível, no entanto. Aludo ao editorial com que o mais autorizado porta-voz das Organizações, O Globo, brindou seus leitores dia 1º de setembro. Diz-se ali que apoiar o golpe de 64 foi erro nascido de um equívoco. Veio a ditadura, como sabemos, provocada pelos gendarmes chamados pelos donos do poder civil, entre os quais figurava, com todos os méritos, Roberto Marinho, e os anos de chumbo de alguns foram de ouro para a Globo.

A empresa do doutor Roberto cresceu extraordinariamente graças aos favores proporcionados pelos ditadores, gozou de regalias incontáveis, floresceu até os limites do monopólio. O apoio de 64 prosseguiu impavidamente por 21 anos, enquanto o Terror de Estado imperava. Grassavam tortura e censura, repetiam-se os expurgos dentro do Congresso mantido como estertor democrático de pura fancaria. Só o MDB do doutor Ulysses Guimarães redimiu o pecado original ao reunir debaixo da sua bandeira todos os opositores do regime. Para desgosto da Globo.

Sim, O Globo apoiou o golpe, juntamente com os demais jornalões como o editorial não deixa de acentuar, e também apoiou os desmandos do regime, a começar pelo golpe dentro do golpe que resultou no Ato Institucional nº 5. E prisões e perseguições, e até as ditaduras argentina, chilena e uruguaia.

Em contrapartida, combateu Brizola governador, e de modo geral, os demais governos de estado conquistados pela oposição em conjunturas diversas, bem como o movimento sindical surgido sob o impulso de um certo Luiz Inácio, presidente do Sindicado dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, responsável pelas greves de 78, 79 e 80, finalmente preso e enquadrado na famigerada Lei de Segurança Nacional.

Derradeiro lance global, a condenação inapelável do movimento das Diretas Já, quando a Globo foi alvo da ira popular e um veículo da empresa foi incendiado na Avenida Paulista no dia 25 de janeiro de 84, ao término de uma manifestação que reuniu na Praça da Sé 500 mil pessoas. Rejubilou-se, contudo, o doutor Roberto, com a rejeição da emenda das Diretas, obra magistral da Arena de José Sarney, e com a formação da Aliança Nacional, nome de fantasia da enésima, inesgotável conciliação das elites.

Não se diga que a Globo deixou de ser coerente com seus ideais. Decisiva na eleição de Fernando Collor em 89, com a manipulação do debate de encerramento com Lula, comandada pelo doutor Roberto em pessoa. Nosso colega, como sustentavam seus assalariados, não hesitou em promover a festa carnavalesca contra o presidente corrupto, desmascarado somente pela IstoÉ ao descobrir a testemunha inesperada e fatal, o motorista Eriberto. Antes disso, o governo Sarney contara com o apoio irrestrito da Globo, sempre beneficiada por Antonio Carlos Magalhães, ministro da Comunicações, na mesma medida em que o fora por outro amigo insubstituível, Armando Falcão, ministro da Justiça do ditador Ernesto Geisel.

O governo Fernando Henrique quebrou o País três vezes, mas nunca lhe faltou o aplauso global oito anos a fio, tanto mais na hora do singular episódio intitulado “Privataria Tucana” e da compra dos votos para garantir a reeleição do príncipe dos sociólogos, sem falar do “mensalão" também tucano. Houve até o momento em que, tomado de entusiasmo, o doutor Roberto acreditou cegamente na sua colunista Miriam Leitão, segundo quem, eleito pela segunda vez, FHC garantiria a estabilidade da moeda até o último alento. Doze dias depois de reempossado, o príncipe desvalorizou o real e cobriu a Globo de dívidas. Havia, contudo, um BNDES à disposição para tapar o buraco.

FHC deixou saudades, a justificar o apoio compacto aos candidatos tucanos nas eleições de 2002, 2006 e 2010. E a adesão à maciça campanha midiática que, como em 1964, coloca jornalões e quejandos de um lado só, então a favor do golpe, nos últimos dez anos contra um governo tido como de esquerda, atualmente a carregar a herança de Lula. Vale observar, aliás, que mesmo no instante do pretenso arrependimento, O Globo de domingo passado desfralda os mesmos argumentos de 50 anos atrás. Donde a evocação da “divisão ideológica do mundo” à sombra álgida da Guerra Fria, aprofundada no Brasil “pela radicalização de João Goulart”. Enfim, renova-se o aviso fatídico: a marcha da subversão estava às portas. Eu a espero em vão até hoje.

Sim, o doutor Roberto acreditou ter agido acertadamente até sua morte e sempre chamou o golpe de revolução. Explicaria em um dos seus retumbantes editoriais da primeira página, no 20º aniversário daquele que seus pupilos agora definem como “equívoco”, que “sem povo não haveria revolução”. E quem seria o povo daquela quadra criminosa? As marchas dos titulares da casa-grande e dos seus aspirantes, secundados pelos fâmulos momentaneamente retirados da senzala.

Sim, é verdade que muitos jornalistas de esquerda tiveram abrigo na redação de O Globo, e alguns deles foram e são amigos meus, mas não me consta que o doutor Roberto se tenha posicionado “com firmeza contra a perseguição” de profissionais de quaisquer outras redações. Vezos nativos. O Estadão chegou a hospedar colunistas portugueses, inimigos do regime salazarista. Tinham eles a virtude de escrever em castiço os editoriais ditados pelo doutor Julinho. Este gênero de situações reflete a pastosidade emoliente da realidade do País, onde o dono da casa-grande pode permitir-se tudo o que bem entender.

De todo modo, não é somente deste ponto de vista que a Globo foi deletéria. Ensaios foram escritos no exterior para provar como a influência global foi daninha, inclusive com telenovelas vulgarizadoras de uma visão burguesota, movida a consumismo e cultura da aparência, visceralmente apolítica, anódina e inodora. Como tevê, e como jornal, a Globo já foi bem melhor. Ocorrem-me programas de excelente qualidade, conduzidos por humoristas como Chico Anysio e Jô Soares, capazes às vezes de ousar o desafio sutil à ditadura. Mas a queda foi brutal, como se deu em relação ao jornal à época da direção de Evandro Carlos de Andrade. Lamentáveis as opiniões, em compensação, boa, frequentemente, a informação.

O texto do editorial carece, é óbvio, da grandeza que a situação recomendaria, pelo contrário é de mediocridade e superficialidade doridas, não somente na lida difícil com o vernáculo, mas também pela demonstração, linha a linha, palavra a palavra, e, mais ainda, no desenrolar do raciocínio central, da sua insinceridade orgânica. Surge, de resto, da covardia diante das manifestações anti-Globo e, como de hábito, aferra-se à hipocrisia típica dos senhores da casa-grande, velhacos até a medula.

Esta é a gente que gosta de brigar na proporção de cem contra um, se possível mil, sem mudar o número de quantos ousam confrontá-los. Incrível, embora natural, inescapável, nesta pasta víscida e maligna que compõe a verdade factual do país da casa-grande e da senzala, a falta de um debate em torno da peculiar confissão global, como acentua Claudio Bernabucci na sua coluna desta edição. Que dizem os jornalões acusados de conivência pelo O Globo? Que dizem as lideranças partidárias? E o Congresso? Nem se fale das figuras governistas e parlamentares que até agora enxergam na Globo um sustentáculo indispensável.

*Publicado no site da revista Carta Capital em 06/09/2013



Far Corporation - Stairway To Heaven



Barbalha (CE): Escolas desfilam em homenagem ao dia 7 de setembro

Muitos barbalhenses se concentraram na manhã desta sexta-feira (06), no Centro da cidade, para assistir ao tradicional desfile de 7 de Setembro, data em que é comemorada a Independência do Brasil. Neste ano, foi comemorado 191 anos deste importante acontecimento da nossa história.

O evento foi organizado pelo Governo Municipal através da Secretaria de Educação. Uma multidão compareceu ao longo de todo o percurso, da Rua da Matriz até o Largo do Rosário, para prestigiar o desfile.

Além das escolas da rede municipal de ensino, escolas da rede particular de Barbalha e entidades como SOAF, SOBEF, SESFA, Sociedade Pestalozzi dentre outras, participaram do desfile CAPS III e CAPS Infantil, Filarmônica São José e Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), desenvolvido nas escolas do município em parceria com a Polícia Militar.

Ao todo, 12 escolas da rede municipal abrilhantaram o desfile, foram elas: CEI Martinho Teles, CEI Maria das Graças, CEI Monsenhor Murilo, Escola César Cals, Escola Edson Olegário, Escola Joaquim Duarte, Escola Josefa Alves, Maria Alacoque Bezerra, Escola Maria das Dores, Escola Maria Valquíria, Escola Raul Coelho e Escola Martiniano de Alencar. Todas elas se apresentaram com seus projetos e programas educacionais.

Assessoria de Imprensa / PMB



Cid Gomes oficializa exoneração de secretários

Cid Gomes divulgou, na manhã desta sexta-feira (6), os nomes dos secretários estaduais que serão exonerados das pastas. As saídas farão com que 4 titulares, que são deputados estaduais, voltem à Assembleia Legislativa. O governador informou ainda que mais mudanças serão realizadas, mas o anúncio será feito até o fim do dia.

Foram exonerados os deputados Camilo Santana (PT), da Secretaria das Cidades, Francisco Pinheiro (PT), da Secretaria da Cultura, Gony Arruda (PSD), da Secretaria dos Esportes, e Mauro Filho (PSB), da Secretaria da Fazenda. Além deles, o titular do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa (PMDB), também deixará o cargo para assumir o mandato como deputado na Câmara Federal.

A assessoria do Governo do Estado informou que todas as exonerações já serão publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira.

A expectativa das mudanças no secretariado era somente para dezembro, já que vários deles teriam que deixar seus postos em abril de 2014 para concorrer às eleições do próximo ano. O governador, no entanto, surpreendeu ao fazer o anúncio antes do esperado. Cid Gomes, no início deste segundo mandato, também exonerou secretários sem qualquer comunicação anterior.

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (CE): Homem é encontrado morto a faca em matagal

O corpo de um homem de cor morena, estatura mediana, idade aproximada 25 anos, foi localizado por volta nesta quinta-feira (05) por populares que acionaram a polícia, já sem vida em um matagal nas imediações do posto de combustíveis Galeão, entre os bairros Independência e Batateiras, na cidade do Crato, no Ceará.

De acordo com a polícia, a vítima estava trajando apenas cueca de cor amarela e apresentava na altura do peito esquerdo perfurações a faca. No local do achado de cadáver populares disseram a polícia que o jovem residia na ladeira da rua Lavras da Mangabeira, no Bairro Seminário, mas não souberam informar o nome do mesmo.

O corpo levado pelo rabecão para necropsia no Núcleo de Pratica Forense (Antigo Instituto Médico Legal-IML) Regional do Cariri em Juazeiro do Norte aonde até o início desta manhã ainda permanecia sem identificação.



Vale-Cultura: Saiba o que pode ser comprado com o benefício

Os beneficiários do Vale-Cultura poderão comprar artesanato, se inscrever em cursos de artes, circo e teatro e comprar ingressos para festas populares. A descrição destes e outros produtos disponíveis para uso do benefício foi divulgada hoje no Diário Oficial da União. O decreto presidencial que regulamenta o Programa de Cultura do Trabalhador e institui o vale-cultura, no entanto, já havia sido publicado no fim de agosto. O objetivo do programa, também conhecido como bolsa cultura, é facilitar o acesso dos trabalhadores aos produtos e serviços culturais, estimulando a visitação a galerias, museus, teatros, cinemas, shows e a compra de livros, revistas e outros produtos artísticos.

A instrução normativa divulgada hoje estabelece, ainda, normas e procedimentos que deverão ser adotados pelas empresas beneficiárias, operadoras e recebedoras e pelos usuários do Vale-Cultura no Programa de Cultura do Trabalhador.

Sobre a taxa de administração das operadoras de cartões, a portaria define que empresas não devem praticar taxas superiores a seis por cento para serem contratadas pelas empresas beneficiárias ou para cadastrar as empresas recebedoras.

Confira a lista de produtos e serviços que podem ser adquiridos com o Vale-Cultura:
  • Artesanato – Peça
  • Cinema – Ingresso
  • Curso de Artes – Mensalidade
  • Curso de Audiovisual – Mensalidade
  • Curso de Circo – Mensalidade
  • Curso de Dança – Mensalidade
  • Curso de Fotografia – Mensalidade
  • Curso de Música – Mensalidade
  • Curso de Teatro – Mensalidade
  • Curso de Literatura – Mensalidade
  • Disco-Áudio ou Música – Unidade
  • DVD-Documentários/Filmes/Musicais – Unidade
  • Escultura – Peça
  • Espetáculo de Circo – Ingresso
  • Espetáculo de Dança – Ingresso
  • Espetáculo de Teatro – Ingresso
  • Espetáculo Musical – Ingresso
  • Equipamentos de Artes Visuais – Unidade
  • Equipamentos e Instrumentos Musicais – Unidade
  • Exposições de Arte – Ingresso
  • Festas Populares – Ingressos
  • Fotografias/Quadros/Gravuras – Unidade
  • Jornais – Unidade
  • Livros – Unidade
  • Partituras – Unidade
  • Revistas – Unidade
* Poderão receber o benefício todos os trabalhadores cujos contratos sejam regidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) que ganhem até cinco salários mínimos. Basta que suas empresas façam adesão ao Programa.

Fonte: Agência Brasil



Jon Secada - Just Another Day


Pro Teste - Filmadora  Gratis

Apaixonado, aposentado de 74 anos se casará com cabra

Você já deve ter visto em vários sites da internet que algum japonês resolveu se casar com sua personagem favorita de video game ou que alguém naquele país oriental também juntou as trouxas com um jogo de computador. No entanto, o Brasil é um país muito rico e com uma diversidade cultural enorme, o que nos garante uma quantidade inacreditável de bizarrices dentro de nosso amado (e imenso) território nacional.

O protagonista dessa nova façanha é o aposentado Aparecido Castaldo, de 74 anos. Esse senhor deixou de lado os preconceitos da sociedade ao seu redor e resolveu assumir publicamente seu amor pela sua cabra de estimação. E mais do que isso: Seu Aparecido vai se casar com Carmelita (que é o nome do animal).

No entanto, a cerimônia da união estável religiosa do casal não foi muito bem aceita pelas instituições ecumênicas de Jundiaí (a mais ou menos 45 quilômetros da capital paulista). Por essa razão, o casamento acabou sendo marcado para o dia 13 de outubro, dentro da Igreja do Diabo de Jundiaí.

O mestre de cerimônias será ninguém menos do que Toninho do Diabo, que se autointitula como o “emissário de Lúcifer na Terra” e é reconhecido nacionalmente como um dos líderes satanistas do Brasil.

O amor “berrando” mais alto
Quando alguém questiona o mérito da união de Seu Aparecido com a cabra, o aposentado não tem pudor algum em responder o seguinte: “Ela é muito melhor que mulher porque só come capim, não faz compras no shopping e não fica grávida”. Vale mencionar que os sete filhos de Seu Aparecido aprovam a decisão do pai e já garantiram suas presenças junto do velhinho apaixonado no altar. Agora, quem não gostou muito desse inusitado matrimônio foram os ativistas pelos direitos dos animais.

Mas sobre isso, não é preciso se preocupar: o noivo garantiu que não pretende fazer de sua noiva uma refeição. Ele está apenas procurando uma companhia para o resto de sua vida. Por outro lado, o que está preocupando um pouco os organizadores dessa cerimônia é o vestido da noiva. Carmelita já comeu suas primeiras vestimentas durante as provas antes do casório...

Enfim, realmente é verdade quando dizem que “cada panela tem a sua tampa”. Mesmo que o conjunto pareça inusitado, o que vale é a felicidade. Que os noivos sejam muito felizes!

Fonte: Mega Curioso



Altaneira (CE): MPF obtém condenação de ex-prefeito acusado de compra de votos

Com base em ação ajuizada pelo procurador da República Rafael Rayol, a Justiça Federal condenou Antônio Dorival de Oliveira a pagar indenização por abuso de poder político durante a campanha eleitoral de 2008

O Ministério Público Federal (MPF) em Juazeiro do Norte obteve a condenação do ex-prefeito do município de Altaneira (Cariri), Antônio Dorival de Oliveira. De acordo com o procurador da República Rafael Rayol, autor da ação civil pública que resultou na sentença, o ex-gestor provocou a anulação da eleição municipal para prefeito da cidade em decorrência de abuso do poder político no processo eleitoral. Antônio de Oliveira foi condenado ao pagamento de R$ 100 mil, por dano moral coletivo.

Consta na ação que, em 2008, Antônio de Oliveira foi candidato à reeleição para prefeito do município, e venceu a disputa com 50,17% dos votos válidos. Porém, investigações constataram que o gestor havia se utilizado de verba pública municipal para comprar combustível, que teria sido distribuído a correligionários, para fins eleitorais.

Na ação civil pública ajuizada, o procurador Rafael Rayol pediu a condenação do ex-prefeito pelo prejuízo causado aos cofres públicos por conta da realização de nova eleição, além de indenização por dano moral da coletividade. Na sentença, o juiz federal Tiago José Brasileiro Franco, da 16ª Vara Federal, acatou todos os pedidos da Procuradoria da República em Juazeiro do Norte.

A decisão do juiz levou em conta o abuso do poder político, pela compra de votos com uso de dinheiro público, através da distribuição gratuita de gasolina, em ação individual ou através de agentes da própria Prefeitura, causando descrédito da população aos valores democráticos e à confiança nas instituições.

Fonte: Diário do Nordeste



Cid Gomes anuncia mudanças no secretariado. Até dez gestores podem ser exonerados

O governador Cid Gomes deixou todo o seu secretariado em polvorosa, nesta noite, ao anunciar pelas redes sociais, através do seu perfil pessoal no Facebook, que amanhã fará mudanças na sua equipe de secretários. Na publicação, nada mais adiantou além disso, apesar das dezenas de questionamentos de internautas e jornalistas.

Os seus auxiliares mais próximos foram informados da decisão quando ele começou a postar a notícia. Só amanhã ele vai dizer de que forma fará o anúncio das mudanças.

Especula-se que poderão ser substituídos até 10 dos atuais secretários. Para o núcleo político do Governo, as mudanças no secretariado deveriam acontecer em dezembro, aproveitando que vários deles teriam que deixar seus postos em abril de 2014, para efeito de desencompatibilização, em razão de suas candidaturas .

A antecipação da saída dos candidatos também tinha o objetivo de serenar os ânimos na Assembleia Legislativa, devido às vantagens políticas que têm os secretários sobre os demais candidatos ao Legislativo.

O governador, no início deste segundo mandato, também defenestrou secretários sem qualquer comunicação anterior aos afastados. Dessa forma, até agora à noite ele não conversou com nenhum dos possíveis exonerados.

Também pelo fato de ele não ter conversado com ninguém, além de Ciro Gomes, especula-se que os convites aos próximos auxiliares serão feitos esta noite. E na relação dos saintes estariam os detentores de mandatos: Professor Pinheiro, Nelson Martins, Camilo Santana e Gony Arruda. Este, por sinal, já está com sua secretaria parcialmente esvaziada. Mauro Filho, o outro deputado estadual, seria ó único a permanecer no Governo em razão das peculiaridades que a economia reclama.

Além dos secretários com mandato parlamentar, também há a especulação que seja exonerado o secretário de Segurança Pública, Francisco Bezerra, em razão dos índices negativos que a pasta tem apresentado nos últimos meses. No facebook, a maioria dos internautas solicitava que as alterações atingissem a área da segurança pública do Estado.

Fonte: Diário do Nordeste



Juazeiro do Norte (CE): Polícia prende mais quatro em uma suposta “boca de fumo”

Nova operação de combate ao tráfico de drogas resultou na prisão de mais quatro acusados por volta das 15h30min desta quinta-feira na Rua do Rosário, 800 (Salesianos) em Juazeiro do Norte. Ali mora o jovem Anderson Crisóstomo Aparecido Silva, de 29 anos, e militares do Ronda do Quarteirão tinham sido avisados anonimamente de que ali funcionava um ponto de venda de drogas.

Alguns policiais estavam de campana e o primeiro a ser preso foi Geslando Pessoa Lima, de 37 anos, apontado pela polícia como o avião responsável pela distribuição da droga. Segundo o Capitão Guedes, ele chegou em uma motocicleta Yamaha Crypton de cor preta e placa OIQ-2764, inscrição de Juazeiro do Norte, com 18 papelotes de cocaína, certa quantia em dinheiro, incluindo um dólar.

No imóvel estavam ainda Francisvaldo dos Santos Nogueira, de 27, e José Perboyre Alves de Sampaio Morais, de 24 anos, e todos foram levados para a 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil. Na casa, os PMs encontraram mais alguns papelotes de cocaína e um aparelho celular. A moto também foi levada para as devidas averiguações na delegacia.

Demontier Tenório

Foto: Chinês / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Santana do Cariri (CE): Maior escavação controlada do Nordeste finaliza etapa de trabalho no Parque dos Pterossauros

Finalizada no Parque dos Pterossauros, em Santana do Cariri, a escavação controlada responsável por importantes achados fósseis, que vem sendo realizada desde 2001 na área da Bacia Sedimentar do Araripe. As escavações no local, a 2 km de Santana do Cariri, duraram cerca de 15 dias e contaram com a participação de 20 pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Museu Nacional.

O trabalho faz parte do projeto de pesquisa ‘Estudos Sistemáticos e Paleoecológicos da Fauna de Vertebrados das Formações Crato e Romualdo (grupo Santana) da Bacia do Araripe’, da maior escavação controlada já realizada no Nordeste. O projeto vem sendo coordenado por meio da URCA.

Segundo o coordenador da pesquisa, Professor Álamo Feitosa, o trabalho veio mais uma ver dar uma importante contribuição para o fortalecimento das pesquisas no âmbito da paleontologia. Na área dos trabalhos foram encontrados diversos achados fósseis de peixes, comum na formação Romualdo.

O Parque dos Pterossauros denomina um dos nove geossítios do Geopark Araripe. Todas as peças encontradas passarão a compor o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, onde se encontra um dos maiores acervos de fósseis do período Cretáceo do mundo, principalmente conhecido por conter holótipos de pterossauros, os répteis voadores. No início da pesquisa, em 2011, foi encontrada na escavação na zona rural de Araripe, a asa de um pterossauro, o ‘Tropeognathus mesembrinus’, considerado um dos maiores do mundo.

O professor Álamo Feitosa ainda afirma que as pesquisas continuam e no próximo ano será realizada mais uma escavação. O trabalho de três anos já é considerado, para o paleontólogo, um grande sucesso e destaca a região como importante área de pesquisa da paleontologia no Brasil.

Fonte: Diário do Nordeste



Plantão Infotech: Top 10 redes sociais mais acessadas no Brasil

Segundo o levantamento da ferramenta de inteligência em marketing digital da Serasa Experian, Hitwise, o Facebook é o líder isolado nos acessos das redes sociais no Brasil. Os dados são de jullho de 2013, confira os dez mais:

1• Facebook: 68,77% de participação de visitas às redes sociais

2• YouTube: 17,99%

3• Ask.fm: 1,96%

4• Twitter: 1,83%

5• Orkut: 1,54%

6• Yahoo! Answers Brasil: 1,37%

7• Badoo: 1,05%

8• Bate-papo UOL: 0,80%

9• Google+: 0,66%

10• Instagram: 0,50%

Dados: Hitwise
Fonte: Lista 10



Crato (CE): Três cursos da URCA recebem estrelas de classificação no ‘Guia do Estudante’, da Editora Abril

Os cursos de Enfermagem, Pedagogia e Ciências Sociais, da Universidade Regional do Cariri (URCA), receberam estrelas de classificação, na avaliação realizada pelo Guia do Estudante (GE), da Editora Abril, e constará da publicação GE Profissões Vestibular 2014, que passa a circular nas bancas a partir do dia 11 de outubro de 2013.

De acordo com a ordem de classificação, os cursos de Enfermagem e Pedagogia, em Crato, ficaram com classificação 3 estrelas, enquanto o curso de Ciências Sociais, conquistou 4 estrelas. A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, disse que é com grande alegria que a Universidade recebe esse comunicado, destacando os cursos da Instituição, ao mesmo tempo em que parabeniza professores e alunos, pelo brilhante desempenho. A Reitora ainda ressalta a inteira disponibilidade e a luta empreendida pela administração, no intuito de fortalecer a URCA e os seus respectivos cursos.

O Guia do Estudante é uma referência, por se tratar de uma fonte de informações voltada para a classe discente, com dados de destaque sobre o mercado de trabalho e as profissões universitárias do Brasil, detalhando o que é cada curso e as suas respectivas áreas de atuação. Além disso, traz dicas importantes sobre o vestibular e em qual universidade estudar. São mais de 13 mil cursos de 900 faculdades públicas e privadas detalhadas no Guia. A publicação também promove eventos para estudantes e prêmios para os melhores cursos e universidades do Brasil.

Fonte: Diário do Nordeste



Sua saúde: Atividades diárias que aumentam a chance de você ter uma doença

Tudo o que existe está absolutamente recoberto de bactérias - inclusive você, por dentro e por fora. No entanto, nem todas as bactérias causam doenças, sendo algumas inclusive benéficas e essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Mas quando pensamos nos micro-organismo patogênicos - que tem potencial de transmitir doenças - a boa higiene é fundamental para mantê-los longe.

O clínico geral Eduardo Finger, coordenador do departamento de pesquisa e desenvolvimento do SalomãoZoppi Diagnósticos, explica que nem sempre a pessoa sucumbirá ao patógeno, ainda que seja exposta à doença. "E também não é todo o vírus que pode ser transmitido durante o dia a dia, pois nem todos sobrevivem muito tempo fora do corpo humano", lembra o especialista. No geral, a gripe e os resfriados são mais facilmente transmitidos de uma pessoa para outra, principalmente no inverno, e existem algumas atividades muito comuns em nossa rotina nas quais estamos expostos a isso e nem percebemos. Confira:

Telefones públicos e telas sensíveis ao toque
Pode ser difícil encontrar um telefone público nestes dias, mas teclados comuns e telas sensíveis ao toque estão em toda parte. "O real potencial de transmissão de doenças infecciosas por objetos como os telefones celulares não é conhecido, mas é possível que esse fenômeno indesejável ocorra", explica o imunopatologista Marcelo Vivolo Aun, da Sociedade Brasileira de Imunologia. Já os telefones públicos não costumam ter uma manutenção e limpeza com periodicidade adequada, e pode acontecer de uma pessoa gripada usá-lo e você, ao usar em seguida, correr o risco de contrair a doença. "Se você quiser diminuir essa possível transmissão, o melhor é ter o mínimo de contato com o bocal, ou seja, falar mais afastado." No caso do telefone celular, evite compartilhá-lo com pessoas que estejam doentes e mantenha a higiene do aparelho.

Corrimões e maçanetas
A nossa pele tem bactérias que "moram" nela, ou seja, nos colonizam, e não causam doenças. "Desse modo, todo objeto que é tocado por mais de uma pessoa - como corrimões, torneiras e maçanetas - pode transmitir bactérias e outros micróbios", diz o infectologista Marcelo. Assim, pessoas eventualmente doentes, com viroses intestinais ou gripe, por exemplo, podem passar esses agentes pelo contato. "A melhor prevenção é a lavagem de mãos."

Notas e moedas
"Pior do que as bactérias que todos falam são outras substâncias que possam estar nas notas, transmissoras de doenças", explica o clínico geral Eduardo Finger, coordenador do departamento de pesquisa e desenvolvimento do SalomãoZoppi Diagnósticos. Até porque, você não sabe por onde as mãos da pessoa que estava com a nota antes de você passaram - inclusive, o infectologista Marcelo afirma que nem mesmo as notas do caixa eletrônico se salvam. "Por isso, o recomendado é lavar as mãos com sabão comum após pegar em notas em moedas, evitando assim um possível contágio", explica Eduardo, que dispensa a necessidades de sabonetes antibacterianos.

Ônibus, trem e metrô
Ao falar em transporte público, logo pensamos nas barras de segurança que muitas vezes usamos para nos apoiar enquanto estamos de pé - e elas, assim como os corrimões, também têm potencial para abrigar vírus transmissores de doenças. ?No entanto, você não precisa da barra para estar exposto a bactérias, vírus e patógenos, já que estes circulam pelo ar?, explica o clínico geral Eduardo. E ambientes como esses, que favorecem a aglomeração, intensificam as chances de uma transmissão por via respiratória, por meio de gotículas de secreções da boca e nariz. "Essa situação é maior quanto mais pessoas estiverem no local e quanto menor for esse espaço", completa o imunologista Marcelo.

Academias
Ainda que a limpeza dos aparelhos e banheiro de academias seja mais frequente que a de um ônibus, por exemplo, o ambiente fechado do estabelecimento também facilita a transmissão de doenças. E para as pessoas que sentem protegidas após limpar o aparelho com os paninhos de higienização disponíveis nas academias, saiba que eles não te deixam completamente protegido de doenças. "Utilizamos os panos, pois as pessoas tem nojo do contato com o suor de outra pessoa, mas no nível microbiológico, não faz a mínima diferença", explica Eduardo Finger. De acordo com o especialista, essa limpeza pode diminuir a exposição da pessoa aos patógenos caso o usuário anterior do aparelho estiver com alguma doença contagiosa, mas jamais protegerá 100%. "Lembrando que ser exposto a um patógeno não quer dizer necessariamente que você irá contrair a doença, cabendo entender qual é o limite da higiene saudável, sem exageros", ressalta o especialista. Além disso, nos dias mais frios, a mudança brusca de temperatura que acontece dentro e fora da academia pode causar uma irritação no sistema respiratório, aumentando a chance de ocorrências como asma e rinite.

Convivência com amigos e família
"A chance de contrair uma doença de outra pessoa é influenciada pela exposição, e geralmente estamos mais em contato com os amigos e família", declara o clínico geral Eduardo. Quem nunca viu aquela família que um começa a pegar gripe ou virose intestinal do outro, não é verdade? "O melhor modo de evitar essas ocorrências é não dividir objetos de uso pessoal (talheres, toalhas, travesseiros) e lavar as mãos com mais frequência durante os períodos em que alguém está doente."

Balada e happy hour
Todo lugar que concentra mais gente, aumenta a possibilidade de exposição a patógenos. "Se o lugar for fechado e o ar recircular várias vezes por várias pessoas, as concentrações de patógenos aéreos aumentam e mais uma vez, sua chance de se expor aumenta", alerta Eduardo Finger. O especialista explica que em alguns casos, você precisa de uma carga mínima de um patógeno para se infectar - e a chance de bares e baladas fechadas atingirem essa concentração crítica, que varia de pessoa para pessoa, aumenta. "Além disso, álcool e sono irregular podem baixar sua imunidade e aumentar o risco de você contrair uma doença", ressalta o infectologista Marcelo. Há também a mudança de temperatura dentro e fora desses locais nos dias frios, que podem intensificar os problemas respiratórios.

Comer junk food
Consumir uma dieta pobre em vitaminas e minerais e rica em gorduras, açúcar, sódio e conservantes enfraquece o sistema imunológico e sua capacidade de combater resfriados e outras doenças infecciosas. Por isso uma alimentação baseada em fast food e congelados prontos para consumo, além de pobre em frutas, legumes e verduras, pode prejudicar a sua imunidade e deixar seu organismo mais sensível a infecções. Embora esses hábitos sejam essenciais em todas as estações do ano e os benefícios sejam percebidos em longo prazo, nunca é tarde para mudar a alimentação e deixar seu corpo mais protegido.

Fonte: Minha Vida



Crato (CE): Projovem seleciona alunos até dia 30 de setembro

A Secretaria de Educação do Município do Crato continua realizando as inscrições para o Projovem Urbano até o dia 30 de setembro. O programa do Governo Federal, desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Crato, além de elevar a escolaridade de jovens, de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever, mas que não concluíram o ensino fundamental, possibilita o aprendizado de uma profissão a partir da qualificação profissional adequada às oportunidades de trabalho da cidade.

O curso funcionará na Escola São Francisco, no turno noturno, durante 18 meses, e os alunos que frequentarem regularmente as aulas receberam mensalmente um auxílio financeiro no valor de R$ 100,00. Para melhor atender os alunos será oferecida uma sala de acolhimento para crianças de 0 a 8 anos que acompanharem os pais. Os documentos necessários são: Xerox da carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência e histórico escolar.

As matrículas podem ser feitas na Secretaria de Educação (no Bairro Mirandão) através do telefone (3523 1050) e na Escola São Francisco (3523 3405).

Fonte: Diário do Nordeste



Deputado José Genoino pede para se aposentar por invalidez na Câmara

O deputado federal José Genoino (PT-SP) entrou com um pedido de aposentadoria por invalidez na Câmara dos Deputados. Segundo o advogado do parlamentar, Luiz Fernando Pacheco, Genoino precisa de "repouso absoluto" depois de uma cirurgia realizada em julho.

"Cerca de um mês atrás, um mês e meio, (Genoino) foi submetido a uma cirurgia cardíaca, uma cirurgia muito grave. Ele colocou uma prótese da artéria aorta, e teve 15 centímetros da aorta retirados", afirmou Pacheco. No final de julho, o deputado passou por uma operação para contornar uma dissecção da aorta, já que a artéria estava se abrindo em camadas, provocando hemorragias.

Genoino já está de licença na Câmara desde que os deputados voltaram do recesso, em agosto.

Fonte: Terra



Novos médicos reforçam PSF nos bairros e zona rural do Cariri

Os primeiros atendimentos do Programa Mais Médicos no Cariri foram realizados nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF), deste município, por cinco profissionais. Na região, Jardim recebeu quatro, além da cidade de Barbalha. Na terra do Padre Cícero, veio o alívio para os usuários de algumas unidades que estavam descobertas. Mas a deficiência no sistema ainda existe na cidade, mesmo com 64 postos do PSF.

Os bairros Salesianos, Franciscanos, Frei Damião, Vila Real e João Cabral foram beneficiados. No posto 59, no Salesianos, a médica Carla Vitorino, assumiu ontem a função, que estava há cerca de dois meses sem profissional para atendimento. Um dia antes, ela foi realizar o reconhecimento da área de atuação que irá cobrir, de 4 mil pessoas. O número de pacientes diários estão dentro do preconizado pelo programa, de até 40 pacientes, com os casos de emergência.

Segundo a médica, ainda há muitas questões que precisam ser definidas pelo programa, como as garantias sociais, além da insalubridade. "Até agora, quanto a isso, não ficou muito claro. Não se especifica férias e nem a questão do 13º", diz ela, mas não reclama do salário líquido de R$ 10 mil, já que os profissionais do PSF concursados ganham pouco mais de R$ 5 mil. Ela ainda ressalta a carga horária benéfica. Eles terão que trabalhar 40 horas semanais, só que oito estarão dedicadas à pós-graduação em Saúde Pública, que deverá ocorrer "on line".

A responsável pelo posto, a enfermeira Náila Gonçalves, comemora a contratação. Segundo ela, havia dificuldade no cumprimento da carga horária por parte do médico que atendia anteriormente. E nem todos os dias ele estava presente, por dificuldades pessoais. "Foi por isso que ele se afastou do cargo", ressalta. Mas, a ineficiência no atendimento tem sido motivo de reclamações de usuários em vários postos da cidade que, mesmo chegando cedo ao local, não conseguem se consultar. "Uma das vantagens desse programa é que agora teremos a médica nos dois expedientes para atendimento", reconhece ela.

Os pacientes, por outro lado, ainda reclamam da ineficiência do serviço e aposta na melhoria com o Mais Médicos. Para a dona de casa Maria Amélia de Oliveira Santos, que tem problema de osteoporose, não tem sido fácil obter uma consulta para dar continuidade ao seu tratamento. Chegou ao posto às 6 horas e saiu praticamente às 10 horas sem conseguir uma consulta com o médico de sua área.

Deficiência
Uma agente de saúde não quis se identificar, mas ela afirma que a sua área de cobertura no bairro Salesiano, está desassistida e não tem para onde encaminhar os usuários que acompanha. São desde idosos, a pacientes hipertensos, diabéticos. No bairro, estão atuando dois médicos do PSF. A área de cobertura abrange cerca de 8 mil habitantes.

Mais informações
Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte
Rua Rui Barbosa, 71
Bairro Santa Tereza
Telefone: (88) 3511.3800

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Veja como um caminhão estacionado pode causar um grande acidente [vídeo]

O vídeo que você vai ver a seguir está circulando o mundo todo e mostra uma colisão absurda de uma van com um caminhão estacionado, provocando uma segunda batida, com outro carro, que trafegava na pista ao lado – as imagens são realmente impressionantes. Assista ao vídeo abaixo e depois nos conte o que achou dele. Fica o alerta: é sempre bom prestar atenção nos veículos estacionados, e agora você já sabe o que pode acontecer se por acaso você esbarrar em um deles.



Fonte: Mega Curioso


Transparência nos gastos públicos é debatida no Cariri

Termina hoje o encontro regional nesta cidade pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O evento, aberto na última terça-feira, contou com a participação de caravanas de 16 municípios da região. Além de gestores municipais, estiveram presentes também secretários municipais, gestores de contas, vereadores e presidentes de Câmaras Municipais.

O objetivo do seminário foi o de fornecer aos gestores públicos e aos demais participantes informações em torno da legislação fiscal, bem como sobre a publicação de gastos das municipalidades em tempo real, através dos chamados "portais da transparência".

Entre os municípios participantes, Abaiara, Barro, Brejo Santo, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Penaforte e Porteiras. Estes foram os que encaminharam maior número de representantes ao evento.

"Foram três dias de amplos debates e repasse de conhecimentos", avaliou o presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, que abriu os trabalhos na terça-feira, pela manhã. "Neste período, também procuramos ouvir o que os cidadãos tinha a dizer. Seja para melhorar nosso trabalho ou como ampliar a contribuição da sociedade em nossas atividades".

Neste ano, o TCM convidou a sociedade civil a participar das discussões apresentadas durante o encontro. Alunos de escolas da rede publica municipal e estadual, universitários, presidentes de associações comunitárias e organizações não governamentais (ONGs) também foram orientados durante o evento.

"O Tribunal achou interessante criar esse espaço de participação popular para que, após o aprendizado ofertado, a sociedade passe a deter uma melhor condição em fiscalizar os gastos do poder público", salientou a ouvidora do TCM, Telma Escóssio. A técnica avalia que, somente nesta edição, o órgão de fiscalização dos municípios tenha conseguido formar cerca de 5 mil novos fiscais. "É um número importante, tendo em vista o potencial da região e o número de municípios que formam o Cariri", disse. Todos os participantes receberam certificado expedido pelo órgão.

Entre os temas apresentados durante os dois primeiros dias os participantes receberam noções gerais de prestação de contas; educação fiscal e captação de recursos; transparência e controle social; arrecadação municipal e controle interno. Houve, ainda, palestras em torno da Transparência e do Controle Social e sobre o Lançamento do Programa de Desenvolvimento da Gestão Municipal do Estado do Ceará - Prodeg (Ideci/Egp).

Hoje, a programação estará voltada para a fiscalização nos gastos durante a realização de obras públicas; consórcios e convênios. Subsídio de vereadores e acúmulo de cargos ou funções no Legislativo também estão na pauta. Os temas Especificidades nos setores de saúde e educação e Contratação de pessoal fecham as discussões do encontro.

Prefeitos municipais aprovaram a iniciativa do Tribunal. "Primordial para quem não possui experiência administrativa", avaliou o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo. Segundo ele, as diretrizes e as normas apresentadas pelo órgão durante a realização do seminário garantem o conhecimento necessário no combate às chamadas atecnias. "Você passa a ter a condição, não apenas em errar menos, mas, também, de economizar nos gastos da máquina administrativa", ressalta.

A vice-prefeita de Barbalha, Maria Betilde Sampaio Correia, representou o gestor do município, José Leite, durante os dois últimos dias de evento. Segundo ela, com as informações repassas pelo Tribunal, os técnicos e demais gestores passam a estar devidamente aptos para o repasse das informações à sociedade.

A avaliação é confirmada prefeito do município de Aurora, José Adaílton Macedo. "O conhecimento repassado pelo TCM aos gestores é extremamente gratificante neste encontro regional. Louvo a iniciativa", afirmou o gestor.

Durante os três dias do encontro foi disponibilizada uma ilha digital para navegação no site do Tribunal de Contas. Entre os locais mais acessados pelos participantes, ouvidoria, portal da transparência, portal das licitações e dados abertos foram os mais acessados.

Outro ponto importante destacado pela ouvidora do Tribunal diz respeito ao cuidado que prefeitos e presidentes de Câmaras devem adotar durante o repasse das informações de gastos aos portais de transparência. "Como a sociedade está também treinada na fiscalização dos dados eletrônicos, haverá, sim, uma maior necessidade de cuidado por parte dos gestores na transmissão desses dados".

Durante a apresentação das informações repassadas pela técnica aos participantes do encontro, diversos questionamentos foram levantados, principalmente em relação a abertura de processos licitatórios. "Outro grande gargalo que precisa ser amplamente observado pelos gestores", avalia a ouvidora.

Segundo ela, há casos em que um pequeno deslize na transmissão das informações pode acarretar sérios problemas. "Por isso que estamos realizando esse encontro. Para que todos tenham a condição de realizar suas atividades com a máxima qualidade possível", frisou.

Mais informações
Tribunal de Contas dos Municípios, em Fortaleza
Telefone: (85) 3218.1305
Prefeitura Municipal de Barbalha
Telefone: (88) 3531. 2116

CLODOALDO AMARO
FOTO

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis