Apoio editorial ao golpe militar de 64 foi um erro, afirma Globo

Em texto publicado no site do jornal O Globo no final da tarde deste sábado (31), as Organizações Globo afirmam que o apoio editorial do jornal ao golpe militar de 1964 foi "um erro". "Já há muitos anos, em discussões internas, as Organizações Globo reconhecem que, à luz da história, esse apoio foi um erro", diz a nota.

De acordo com o texto, os protestos de junho deram às Organizações Globo "ainda mais certeza de que a avaliação era correta e o reconhecimento do erro, necessário".

"Desde as manifestações de junho, um coro voltou às ruas: 'A verdade é dura, a Globo apoiou a ditadura'. De fato, trata-se de uma verdade, e, também de fato, de uma verdade dura", diz o primeiro parágrafo da nota. "A lembrança é sempre um incômodo para o jornal, mas não há como refutá-la. É história."

O texto acompanha a publicação do projeto "Memória", que recupera os 88 anos de história do jornal O Globo e foi lançado hoje. "Há alguns meses, quando o Memória estava sendo estruturado, decidiu-se que ele seria uma excelente oportunidade para tornar pública essa avaliação interna", afirma a nota. "De nossa parte, é o que fazemos agora, reafirmando nosso incondicional e perene apego aos valores democráticos."

A nota, que ainda reproduz a íntegra do texto sobre a avaliação do apoio ao golpe militar de 1964, pode ser acessada AQUI.

O texto afirma que "parcela importante da população" e outros veículos apoiaram a intervenção dos militares. "Naqueles instantes, justificavam a intervenção dos militares pelo temor de um outro golpe, a ser desfechado pelo presidente João Goulart, com amplo apoio de sindicatos --Jango era criticado por tentar instalar uma "república sindical"-- e de alguns segmentos das Forças Armadas."

Fonte: UOL



3 dicas da ciência para esquecer um amor

Perder um amor dói. E não é pouco. Dizem que machuca tanto quanto uma surra – e pode até acabar com a sua vida. Um coração machucado até rende bons livros e canções, é verdade, mas se você é do time que prefere se livrar logo das amarguras da vida aproveita essas três dicas da ciência.

1. Trate como droga
Ele age como a cocaína, numa região do cérebro conhecida como núcleo accumbens. É aí que fica a zona de recompensa, que te faz sentir prazer. E é esta a sensação que causa vício. Exatamente como acontece com a cocaína. A antropóloga e especialista em amor Helen Fisher trabalhou durante anos com imagens de cérebros. E percebeu que, sim, o amor desperta as mesmas áreas que a cocaína ou cigarro – e por isso pode viciar tanto quanto ela. Portanto, deve ser tratado como tal. A recomendação de Fisher é que você jogue fora (ou esconda) tudo que te faz lembrar seu ex-amor: e-mails, fotos, cartões. “Não converse ou fuce no Facebook dele(a). Se você está tentando cortar o álcool, você não deixa um uísque na sua mesa”, diz. Aliás, já dissemos por aqui que excluir ex do Facebook ajuda a superar o término, lembra?

2. Como cortar a obsessão
Tá, mas deixar de pensar na pessoa não é assim tão fácil, certo? Bem, o psicólogo Robert Stemberg, da Universidade do Estado de Oklahoma, dá quatro dicas para manter o pensamento longe do perigo: lembre-se das características negativas dele (a) e nunca esqueça que relacionamentos só funcionam quando os dois querem, aposte num novo amor (mesmo que ele seja temporário) e mantenha-se ocupado.

3. Deixe o tempo curar
Essa é a mais óbvia, mas quando a gente tá nessas parece que não vai passar nunca, não é? Pois bem, passa. Palavra da ciência. Nas imagens cerebrais analisadas por Helen Fisher, ela percebeu que o pessoal que havia levado um pé na bunda, depois de algum tempo, apresentava uma atividade menor numa área chamada palladium ventral, região associada à sensação de apego. E ela ainda acrescenta outras dicas para compensar a ausência do ex: receba muitos abraços dos amigos (serve para aumentar os níveis de ocitocina, hormônio que te deixa mais relaxado) e faça exercícios físicos (vai aumentar a taxa de dopamina no cérebro).

E você? Tem mais alguma dica para esquecer a dor de amor? Conta pra gente!

Fonte: Superinteressante



CRM denunciará suposta demissão de médicos no CE

Um novo episódio em torno do Programa Mais Médicos, do governo federal. Após denúncias de que profissionais já contratados estariam sendo demitidos para substituição por estrangeiros, entidades médicas do Ceará se manifestaram, ontem, repudiando a suposta ação e exigindo investigação. O presidente do Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremece), Ivan Moura Fé, informou que a entidade formalizará a denúncia à Promotoria de Defesa da Saúde Pública, do Ministério Público do Ceará (MP-CE). O Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec) avisou que se manterá alerta aos fatos.

Esse caso rodou o País, ontem, após reportagem na Folha de São Paulo. A matéria mostrava indícios de que prefeitos dos municípios cearenses de Canindé, Barbalha e Cascavel estariam planejando trocar os médicos já contratados (e em diversas cidades do Norte e Nordeste) por profissionais do Mais Médicos. O objetivo era, segundo a reportagem, garantir um maior corte dos gastos. Na matéria, supostos médicos aparecem como vítimas e até uma gestora pública reforça a ameaça: "entram cubanos, saem os daqui".

Na denúncia, uma profissional baiana afirma: "disseram que eu tinha que dar lugar a um cubano", diz a suposta médica demitida. Nas redes sociais, internautas desmentem esse fato, afirmam que a tal doutora teria quatro empregos e foi destituída por descumprimento de carga horária, e não por perseguição política e presença externa.

Muito foram os internautas que, nas redes sociais, também demonstraram apoio aos médicos estrangeiros, questionamentos a veracidade dessas denúncias de substituições. "Isso seria mais uma tentativa de golpe contra o Mais Médicos do que uma verdade", avalia uma militante social.

Investigação
Sobre essas questões, o Ministério da Saúde enviou nota alertando os gestores: municípios que se inscreveram no Mais Médicos são proibidos de demitir profissionais já contratados para substituí-los por participantes do programa do governo federal.

"Municípios que descumprirem a regra serão excluídos do programa, com remanejamento dos médicos participantes para outras cidades, e serão submetidos a auditoria do Ministério da Saúde", esclarece a nota. "Por enquanto, são só denúncias, mas não podemos deixar de considera-las", afirma Moura Fé.

"Apesar de não termos confirmações ainda, vamos encaminhar esses informes para que a Comissão de Fiscalização e o Ministério Público possam investigar. Mas, de antemão reafirmo que essas demissões são abusivas, ilegais", aponta o presidente do Conselho. Ele indaga os objetivos do programa: "o que foi anunciado é que a medida iria trazer mais médicos, e não substituir uns por outros", diz.

O Estado do Ceará conta, segundo dados de 2011 do Ministério da Saúde, com mais de 9.227 profissionais médicos (uma proporção de 1,5 por cada mil habitantes). Para a região, está prevista, na ação federal, 116 deles.

Para Wilames Freire Bezerra, presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) do Ceará, o fato é lamentável, gera desconfianças e temor. "Apesar de não concordar com essas supostas demissões, não quero acreditar que isso esteja acontecendo. Acho que os gestores não vão fazer uma irregularidade dessas logo em um momento em que todos os holofotes estão em cima do Mais Médicos. Torço para que as denúncias de substituições não se confirmem e novos fatos não apareçam", relata.

Ele conta ainda que os 116 profissionais previstos pela ação não dão conta da carência de profissionais, principalmente no Programa Saúde da Família (PSF). Segundo Freire, há uma demanda hoje de mais de mil profissionais, grande escassez.

Intrigado com o fato, o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec), José Maria Melo, sai na defesa da categoria, repudia as supostas demissões.

"Tenho recebido ligações constantes de médicos temendo pelos empregos. Espero que essas demissões não se concretizem, sejam só boatos. Estamos alertas, vigilantes", diz. Em recente polêmica sobre as vaias aos cubanos, se explicou através de nota no jornal: "a palavra escravo não deveria ter sido utilizada, a intenção era denunciar má condições de trabalho. Todos os médicos são bem-vindos".

Prefeituras negam as acusações de destituições
O prefeito de Barbalha, José Leite, negou que estejam havendo demissões de profissionais por conta da adesão ao Mais Médicos. Segundo ele, estão sendo contratados mais profissionais por conta de uma ação movida por concursados, que estava sub judice desde 2006. A gestão estaria contratando 15 médicos, 15 dentistas e 15 enfermeiros. Até o momento, foram contratados apenas cinco médicos.

Para o Município, serão destinados dois profissionais do Mais Médicos, que irão atender duas áreas do Programa de Saúde da Família (PSF) que estavam descobertas, em Macaúba e Lagoa. Ao todo são 22 médicos que atuam no PSF, 12 pelo Programa de Melhoria da Qualidade da Atenção Básica, cinco concursados e cinco contratados.

Cascavel
Já em Cascavel, o procurador do município, Josinês Freitas, afirmou, em nota, que a informação divulgada sobre a possível demissão de médicos é "absolutamente leviana e jamais partiu oficialmente deste Órgão Público. O local hoje possui 19 equipes de PSF ativas, estando apenas duas equipes com carência de médicos. Com a vinda dos sete profissionais do Programa Mais Médico, o Município pretende criar mais cinco equipes". A reportagem tentou sucessivos contatos com Prefeitura de Canindé, mas não obteve retorno até o fechamento dessa edição.

IVNA GIRÃO / ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTERES

Fonte: Diário do Nordeste



Filme de Rosemberg Cariry vai encerrar a 23ª edição do Cine Ceará

A ficção do cineasta Rosemberg Cariry, “Os Pobres Diabos” vai encerrar com uma exibição especial a 23ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, no dia 14 de setembro. O 23º Cine Ceará será realizado de 7 a 14 de setembro, pela primeira vez no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Exibições e palestras do 23° Cine Ceará vão acontecer também no espaço da Caixa Cultural, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, na Universidade de Fortaleza (Unifor), no Mercado dos Pinhões e na Vila das Artes. O festival vai homenagear a cinematografia contemporânea de Portugal, trazendo longas e curtas produzidos nos últimos 15 anos e com a presença da atriz, cantora e cineasta portuguesa Maria de Medeiros, que realizará show de abertura e terá uma mostra especial.

A exibição especial de “Os Pobres Diabos” será feita no mesmo dia do anúncio dos curtas e longas vencedores do Festival. O 12° longa-metragem de Rosemberg Cariry é estrelado por Silvia Buarque, Chico Diaz, Everaldo Pontes, Gero Camilo, Zezita Matos e marca o retorno do cineasta à ficção. Os últimos trabalhos de Cariry foram os documentários “Cego Aderaldo – O Cantador e o Mito” (2012) e “Patativa do Assaré, Ave Poesia” (2007). No dia 18 de setembro, o novo filme abrirá a mostra competitiva do 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O lançamento comercial está marcado para o segundo semestre de 2014.

“Os Pobres Diabos” mostra a difícil jornada dos artistas e trabalhadores de um pequeno circo lutando pela sobrevivência, permeada de aventuras e desventuras dos anti-heróis picarescos inspirados nas artes populares. “Vemos que o espetáculo continua, apesar de todas as dificuldades. O filme tem um espírito bem humorado, mas esbarra em uma dura realidade que se encaminha, no final, para uma tragicomédia”, afirma o cineasta.

A trama surgiu das memórias do próprio cineasta quando vivia no sertão do Ceará, onde era comum a presença de circos itinerantes. Rosemberg Cariry nasceu em Farias Brito em 1953. Entre os doze filmes de longa-metragem que realizou, estão “Corisco e Dadá” e “O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto”.

23° Cine Ceará
Nesta edição, oito produções concorrem ao Troféu Mucuripe de longa-metragem nas categorias melhor filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator, atriz e prêmio da crítica. São eles: Se Deus Vier Que Venha Armado, de Luis Dantas (Brasil); Emak Bakia, de Oskar Alegria (Espanha); Olho Nu, de Joel Pizzini (Brasil); Rincón de Darwin, de Diego Fernández Pujol (Uruguai-Portugal); El paciente interno, de Alejandro Solar Luna (México); La Película de Ana, de Daniel Diaz Torres (Cuba); Mercedes Sosa, la voz de Latinoamérica, de Rodrigo H. Vila (Argentina); e Solidões, de Oswaldo Montenegro (Brasil).

Já na Mostra competitiva de curtas-metragens, doze filmes concorrem ao Troféu Mucuripe – nas categorias melhor filme, direção, roteiro, produção cearense e prêmio da crítica: Au Revoir, de Milena Times (PE); ED., de Gabriel Garcia (RS); Em Cartaz, de Fernanda Teixeira (RJ); Jessy, de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge (BA); Mauro em Caiena, de Leonardo Mouramateus (CE); O Melhor Amigo, de Allan Deberton (CE); O Pacote, de Rafael Aidar (SP); O Pai do Gol, de Luiz Ferraz (SP); O Que Lembro, Tenho, de Rafael Barbosa (AL); Pintas, de Marcus Vinicius Vasconcelos (SP); Quinha, de Caroline Oliveira (PE); e Sanã, de Marcos Pimentel (MG).

Fonte: G1



5ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense

INSCREVA SEU ESPETÁCULO!




Release

A Guerrilha do Ato Dramático Caririense é um evento reconhecido no calendário da cultura cearense e de profunda significação no desenvolvimento das artes cênicas do Cariri, fruto que é da vitalidade e pujança das companhias aqui sediadas. Em 2013, mais uma vez fará brilhar os céus de nossas almas com espetáculos em ruas, praças e palcos. 

O movimento é indispensável à luta em favor da diversidade, respeito e afirmação da identidade cultural brasileira a partir da dramaturgia e encenação produzidas no Cariri cearense. Reunirá expressivo contingente de dramaturgos, atores, diretores, produtores e técnicos de companhias de artes cênicas respaldadas pela perseverança e seriedade na pesquisa e realização de seus trabalhos. 

A 5ª edição da Guerrilha do Ato Dramático Caririense tem sua realização prevista para o período de 26 de outubro a 07 de novembro de 2013, no Teatro Ponto das Artes (Sociedade Cariri das Artes, Crato-CE), Casa Ninho (Crato-CE), Teatro Adalberto Vamozi (SESC Crato-CE), Teatrinho da RFFSA (Crato-CE) e em praças e ruas da cidade do Crato-CE.


Regulamento

Apresentação

Artigo 1º - A Guerrilha do Ato Dramático Caririense é um movimento de afirmação da identidade cultural brasileira, a partir da exposição de espetáculos de artes cênicas produzidos e realizados no Cariri cearense, cuja finalidade maior é promover e difundir o teatro, a dança e o circo, contribuindo para seu desenvolvimento, valorização, conquista de plateias e intercâmbio. 

Artigo 2º - A Guerrilha do Ato Dramático Caririense é uma realização da Sociedade Cariri das Artes em cooperação com companhias e grupos em atividade na região, sendo esta sua 5ª edição.

Artigo 3º - A 5ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense acontecerá no período de 26 de outubro a 07 de novembro de 2013, no Cariri, Estado do Ceará, e sua organização e funcionamento são regidos pelo presente Regulamento.

Participação

Artigo 4º - Poderão participar companhias e grupos de teatro, dança e circo em atividade na região do Cariri cearense, com espetáculo de duração mínima de 40 minutos, nas modalidades palco à italiana, espaço alternativo e rua.

Parágrafo Primeiro – Os espetáculos submetidos à seleção terão, obrigatoriamente, que já ter estreado até o ato de sua inscrição, não sendo vedada a participação de espetáculos que tenham sido apresentados em edições anteriores da Guerrilha. 

Parágrafo Segundo – A convite da Comissão Organizadora, sem prejuízo da participação de grupos/companhias locais, companhias e grupos de outras regiões do estado, do restante do país e estrangeiras poderão integrar a programação, como forma de incremento do intercâmbio e compartilhamento de processos criativos.

Inscrição

Artigo 5º - A inscrição na 5ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense deverá ser feita EXCLUSIVAMENTE em Encontro de Agendamento, a ser realizada no dia 10 de setembro de 2013 (terça-feira), às 18h, no Teatro Ponto das Artes, Rua Nelson Alencar, n° 420, Centro, Crato-CE, Tel.: (88) 3523.5148 | (88) 8801.0897 | (88) 9960.4466, com a seguinte pauta:

1. História, Princípios e Fundamentos da Guerrilha do Ato Dramático Caririense;
2. Inscrição de espetáculos pelos grupos e companhias presentes;
3. Definição de locais, datas e horários de apresentação;
4. Formatação da Programação Oficial pelo Coletivo de Grupos e Companhias da Guerrilha. 

Parágrafo Primeiro – Não será permitida a inscrição de espetáculo cujo grupo/companhia não esteja representado no referido Encontro de Agendamento. 

Parágrafo Segundo – Para efetivar a inscrição, é obrigatória a apresentação dos seguintes itens:

a. Ficha técnica básica com elenco, corpo técnico e necessidades técnico-operacionais;
b. Sinopse;
c. Mapa e planilha de iluminação;
d. Vídeo completo do espetáculo (ou link de acesso na internet);
e. Até 3 fotos em boa resolução;
f. Relação nominal dos integrantes com nome completo, número de RG, CPF e Registro Profissional (caso tenha);
g. Termo de cessão de direitos/autorização de montagem emitida pelo autor, SBAT ou outro órgão de representação legal;
h. Breve currículo da companhia/grupo. 

Parágrafo Terceiro – A ficha de inscrição aqui tratada, assim como as informações nela indicadas, poderão ser solicitadas pelo endereço eletrônico 

cariridasartes@yahoo.com.br 

ou coletadas no blog 

http://guerrilhadoatodramaticocaririense.blogspot.com.br/

ou, também, na página

https://www.facebook.com/GuerrilhaDoAtoDramaticoCaririense

Parágrafo Quarto – Os grupos/companhias convidados deverão realizar inscrição entregando pessoalmente ou enviando o material elencado no Parágrafo Segundo do presente Artigo, via correios, com Aviso de Recebimento (AR), para o endereço abaixo: 

SOCIEDADE CARIRI DAS ARTES 
5ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense 2013 
Rua Nelson Alencar, 420 
Centro, Crato-CE, CEP: 63.100-110 

Cachês

Artigo 6º – Cada grupo/companhia receberá, por espetáculo apresentado, o correspondente ao rateio, em partes iguais, da receita líquida do arrecadado na bilheteria de todos os espetáculos realizados em espaços fechados e dos recursos advindos de patrocínio/s para este fim. 

Parágrafo Único – Entende-se por receita líquida o resultado obtido após a subtração das despesas com energia elétrica, camarim e serviços de terceiros, da arrecadação geral da Guerrilha (bilheteria e patrocínios).

Disposições Gerais 

Artigo 7º – A 5ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense será composta de espetáculos selecionados e convidados.

Parágrafo Único – A quantidade de espetáculos será determinada pela Comissão Organizadora, observando o princípio da inclusão e cultural de grupos e companhias do Cariri cearense e a prática de intercâmbio com outras regiões, estados e países.

Artigo 8º – Cada grupo/companhia será responsável por suas despesas referentes a deslocamento, alimentação e hospedagem, sendo o camarim, de responsabilidade da organização da Guerrilha. 

Artigo 9° – A divulgação geral do movimento será de responsabilidade de grupos e companhias integrantes da programação, a partir de material impresso e virtual fornecido pela Comissão Organizadora da Guerrilha.

Parágrafo Primeiro – Caberá aos grupos/companhias a produção de peças de marketing virtual e divulgar seus espetáculos na rede mundial de computadores, podendo, também, às suas expensas, mandar confeccionar divulgação impressa e utilizar-se de outros meios que lhes forem possíveis.

Parágrafo Segundo – Os grupos/companhias deverão, através de seus membros, cooperar na divulgação de cada espetáculo em particular, compartilhando postagens em seus perfis, bem como nas redes sociais e distribuindo releases via mala direta.

Artigo 10 – A Curadoria dos espetáculos selecionados e convidados caberá à Comissão Organizadora designada pela Sociedade Cariri das Artes, ouvindo o Coletivo de Grupos e Companhias da Guerrilha, podendo ser solicitado apoio técnico e consultoria de pessoas com notório conhecimento na área.

Artigo 11 – A data, horário e local de cada espetáculo serão definidos no Encontro de Agendamento, a ser realizado no dia 10 de setembro de 2013, às 18h, no Teatro Ponto das Artes.

Parágrafo Único – A Programação Oficial será publicada até o dia 30 de setembro de 2013.

Artigo 12 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora da 5ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense, depois de ouvido o Coletivo de Grupos e Companhias da Guerrilha. 


Crato-Cariri-Ceará, 29 de agosto de 2013.


A Guerrilha do Ato Dramático Caririense

Diante de polêmica, Governo divulga uso de helicópteros para transportar pacientes do Interior

O Governo do Ceará, envolto em polêmica referente à compra de três aeronaves, investigada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), divulgou, nesta sexta-feira, 30, relato e fotos do uso de uma das aeronaves para atender pacientes de hospitais na Região do Cariri, que precisaram ser transferidos para a Capital. Na quinta-feira, 29, Cid Gomes publicou fotos internas de um dos helicópteros, equipado com alta tecnologia para atendimento de emergência.

Os helicópteros foram enviados ao Cariri no final da tarde de ontem e voltaram para Fortaleza, com o pacientes, na manhã de hoje. Foram transportados a dona de casa Francisca Henrique Silva, 48, que estava internada no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e um bebê, com sete dias de vida, internado no hospital São Lucas, em Barbalha. Ambos sofrem com doenças no coração e foram transferidos para o Hospital da Messejana, em Fortaleza.

Segundo a assessoria do Governo, a equipe de profissionais de urgência e emergência que acompanha a transferência dos pacientes na nova UTI áerea é do SAMU Ceará, da Secretaria da Saúde do Estado.

Compra de aeronaves
O governo Cid aproveitou brecha de projeto de modernização tecnológica para adquirir as três aeronaves. Foram gastos R$ 78 milhões para comprar, sem licitação, os helicópteros por meio do Projeto de Modernização Tecnológica do Estado do Ceará (Promotec).

O contrato para a aquisição dos helicópteros foi firmado em agosto de 2012 com a empresa alemã MLW Intermed, no valor de R$ 66 milhões, conforme o Portal da Transparência do Estado. O contrato publicado do Diário Oficial do Estado não cita helicópteros, e sim fornecimento de “equipamentos e instrumentos técnico-científicos e educacionais”.

A Corte de Contas do Ceará está verificando se a aquisição está de acordo com a Lei 8.666, a Lei das Licitações. O financiamento para a compra das aeronaves foi aprovado pela Câmara Comercial Brasil-Alemanha, pela Assembleia Legislativa e pelo Senado Federal.

O deputado Heitor Férrer (PDT) questionou a transação, por entender que o governo burlou a Lei de Licitações, mas teve os requerimentos com pedido de esclarecimentos rejeitado pela maioria dos deputados, na Assembleia Legislativa.

Cid mostra helicóptero
O governador Cid Gomes (PSB) publicou na página pessoal no Facebook, imagens dos helicópteros adquiridos pelo Governo. Questionado sobre a compra sem processo de licitação, Cid justificou, alegando que os helicópteros são feitos na Alemanha e não têm similar no Brasil. Cid ainda se referiu à polêmica da compra como “artificial”.

Fonte: O Povo 



Juazeiro do Norte (CE): Darlan diz que proposta de afastamento da mesa diretora da Câmara é golpe

O vereador Darlan Lobo (PMDB), avaliou como golpe da bancada de sustentação do prefeito Raimundo Macedo (PMDB), a tentativa de afastar toda a mesa diretora para amenizar o desgaste que toma conta da atual gestão da casa.

Para Darlan, os vereadores da situação, derrotados no início do ano, na montagem da mesa, querem derrubar os atuais membros e eleger outra mesa, onde teriam o controle total. “Não vamos renunciar. Além do presidente Antônio de Lunga, ninguém mais tem culpa. Que ele pague,” disse Darlan.

O vereador anunciou, ainda, que já existe, inclusive, um nome para a presidência, indicado pelo prefeito. Sobre o afastamento do presidente, segundo Darlan, o Grupo dos dez (G10), só assinam com a autorização do prefeito. “Sem o aval de Raimundão ninguém assina nada. Ele é quem manda” disse.

Não satisfeito, em responder que não se afastará da mesa diretora, Darlan disse que, caso o G10 continue com a proposta, vai sugerir, como contraproposta, que os 21 vereadores, chamem as autoridades e todos renunciem aos cargos. “A renúncia coletiva é a única maneira de limpar a Câmara,” disse.

“Se a mesa tem culpa, todos os vereadores também têm,” ressaltou Darlan, se referindo à entrevista do vereador Tarso Magno (PR), em uma rádio local, defendendo o afastamento da atual mesa.

Darlan disse que o próprio Tarso, acompanhado por outros vereadores, já foi na contabilidade e nunca falou nada sobre o caso. “Ele mesmo já era para ter denunciado tudo isso, mas não fez. Eles até identificaram, mas foram calados com três portarias para cada um do G10,” denúncia Darlan.

Ainda segundo Darlan, com a concessão, todos os vereadores da casa passaram a ter os três cargos à disposição para indicar quem quiser. “Portanto, a renúncia coletiva seria a melhor maneira de limpar a Câmara, devolver a dignidade da casa e servir de exemplo para o povo,” finalizou Darlan.

Madson Vagner

Foto: Normando Sóracles / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Suspeitos de matar menino boliviano são achados mortos em cadeia

Dois homens suspeitos de participar do assassinato do garoto boliviano Brayan Yanarico Capcha, de 5 anos, morreram dentro de uma cadeia em São Paulo. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) diz que Paulo Ricardo Martins, de 19 anos, e Felipe dos Santos Lima, de 18, foram encontrados mortos nesta sexta-feira (30) por volta das 14h30.

O garoto Brayan foi assassinado na madrugada de 28 de junho na região de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo. A prisão de Felipe Lima ocorreu no mesmo dia do crime, enquanto Paulo Martins foi preso no dia seguinte.

Os dois cumpriam prisão preventiva no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André, no ABC, onde aguardariam julgamento. Eles tinham chegado à unidade faz quatro dias. Antes, eles cumpriam prisão temporária em carceragem da Polícia Civil.

De acordo com integrante da administração estadual ouvido pelo G1, a dupla foi vítima de envenenamento. Eles foram obrigados a tomar uma mistura de cocaína, viagra e álcool, que teria causado a morte quase imediata dos presidiários.

A dupla não estava em ala reservada, porque suspostamente não havia ameaça contra eles. O crime ocorreu em um pátio da unidade.

A Secretaria diz que outros presos solicitaram atendimento de urgência. A SAP informa que imediatamente os agentes de segurança penitenciária os levaram à enfermaria da unidade penal, onde já chegaram sem vida.

A Secretaria da Administração Penitenciária informou que o caso será apurado pela Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário. Foi instaurado Procedimento Apuratório Preliminar, para apontar a causa da morte e elas serão comunicadas Vara de Execução Criminal, à Polícia Civil e à perícia.

Além da dupla que foi encontrada morta no CDP, um adolescente foi detido pelo crime. Entretanto, outros dois acusados são considerados foragidos: Diego Rocha Freitas Campos, de 20 anos,  e Wesley Soares Pedroso, de 19 anos. Segundo as investigações, Diego foi o autor do disparo que matou a criança.

O assassinato de Brayan
No dia do crime, os cinco criminosos usavam máscaras para não ser identificados e estavam armados com revólveres e facas. O grupo rendeu o tio da vítima que chegava com o carro na garagem, na madrugada de sexta.  De acordo com as vítimas, os bandidos eram brasileiros.

Os pais contaram ter dado R$ 3,5 mil aos assaltantes, mas eles exigiam mais. Em seguida, o tio entregou R$ 1 mil à quadrilha, que não se deu por satisfeita e passou a ameaçar matar Brayan com uma faca caso não recebesse mais dinheiro. Veronica relatou que ainda abriu a carteira vazia. "Não tinha mais nada", disse ela, que está há seis meses no Brasil, depois de vir com o marido e filho da Bolívia.

A costureira disse ainda que segurou o menino no colo durante o assalto, se ajoelhou e implorou que os criminosos não matassem a criança. Porém, assustado com a situação, o garoto chorava muito, o que irritou os bandidos. Ela relatou que o criminoso gritava para o menino "parar de chorar" e não chamar a atenção dos vizinhos. Irritado com o choro da criança, um dos criminosos atirou na cabeça do menino, que completaria 6 anos em 6 de julho.

Logo após o assassinato do garoto, bolivianos realizaram protestos em ruas de São Paulo. Eles pediam a prisão dos criminosos e mais segurança para os estrangeiros que moram na capital paulista.

Fonte: G1



Prédio anexo à sede do governo do CE custará R$ 44 mi; oposição critica

Está em fase final o processo licitatório para a construção de um anexo do Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará. O local escolhido pelo Governador Cid Gomes (PSB) é o prédio onde atualmente funciona a Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará, na Avenida Barão de Studart. A obra deve custar R$ 43,9 milhões aos cofres públicos e deve ficar pronta em 2014.

O Palácio da Abolição, localizado no Bairro Meireles, voltou a ser sede do Governo do Estado em 2011. Até então, o gabinete do governador ficava no Palácio Iracema, no Bairro Água Fria. A transferência da sede do governo custou R$ 19 milhões, dinheiro usado na reforma do Palácio da Abolição. Com a construção do anexo, o Estado do Ceará terá gasto R$ 63 milhões em prédios para abrigar o governo em quatro ano.

A obra foi criticada na sessão desta sexta-feira (30), na Assembleia Legislativa do Ceará. "O governador Cid Gomes comete um disparate e um desrespeito ao povo do Ceará  quando quer construir um anexo [do Palácio da Abolição]  ao custo de quase R$ 44 milhões. O Ceará é um estado pobre, onde 307 mil famílias não têm onde morar", criticou o deputado Heitor Férrer (PDT). Heitor Férrer promete entrar com uma ação popular para impedir o que ele classifica de  'mais uma insanidade' do Governador Cid Gomes.

Abolição
O 'novo' Palácio da Abolição foi inaugurado em 25 de março de 2011. Restaurado, o Abolição voltou a sediar o Governo depois de quase 25 anos. O local abriga o gabinete do Governador, do secretário-chefe da Casa Civil e do chefe do Gabinete do Governador. Com 7.641,71 metros quadrados de área construída, além dos gabinetes o Palácio da Abolição conta com salas de reunião, cerimonial, galeria de arte, auditório, espaço de eventos e biblioteca. Em um prédio anexo ao Palácio, estão instalados os setores administrativos do Gabinete do Governador, da Casa Civil e da Casa Militar.

Entre 1970 e 1986, o Poder Executivo do Ceará esteve sediado no Palácio da Abolição. O primeiro governador a despachar no prédio foi Plácido Castelo, depois da transferência do Palácio da Luz, localizado no Bairro Centro. O último governador a ocupar o Palácio da Abolição foi Gonzaga Mota, que governou o Ceará de 1983 a 1986.

Em 1987, a sede do Governo do Estado foi transferida para o Centro Administrativo do Cambeba, construído pelo então governador Tasso Jereissati. Em 2003, Lúcio Alcântara volta a mudar a sede do Executivo, passando a despachar no Palácio Iracema.

Fonte: G1



Crato e Juazeiro do Norte festejam suas padroeiras

Um dia dedicado aos festejos das padroeiras de Crato e Juazeiro do Norte. As alvoradas festivas nos municípios anunciam o começo de uma das maiores festas do Nordeste, com a festa Romeira de Nossa Senhora das Dores, na terra do Padre Cícero, e o encerramento, com a Festa de Nossa Senhora da Penha.

A estimativa dos organizadores, na Sé Catedral, na cidade cratense, é que cerca de 70 mil pessoas participem da procissão, que inicia às 17 horas de amanhã, com cortejo percorrendo ruas do centro da cidade.

Na manhã deste domingo, uma carreata conduzindo a imagem da "Mãe das Dores´ sairá da Basílica, com a bênção dos veículos presentes, a partir das 11h30. No final da tarde, com a participação de peregrinos, haverá procissão com a imagem e a bandeira da santa.

A abertura solene ocorre às 19 horas, após hasteamento das bandeiras do Nordeste e de Nossa Senhora das Dores, que permanecerá até o dia 15 de setembro, dia da grande procissão. A estimativa da igreja, é que mais de 400 mil pessoas estejam participando dos noitários e caminhadas com a imagem da padroeira.

Comércio
Este ano, Juazeiro do Norte, passa a contar com uma organização maior dos barraqueiros, que estão sendo destinados a ocuparem boxes no Centro de Apoio aos Romeiros. A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) já começou a entregar os crachás para comerciantes e ambulantes inscritos para trabalhar durante o período de Romaria. A entrega será realizada na sede da Secretaria localizada no parque ecológico das Timbaúbas.

Segundo o secretário Ivan Bezerra, não serão permitidas as instalações de barracas ao longo das ruas e avenidas de Juazeiro do Norte, principalmente nas proximidades das igrejas da Matriz, Socorro, São Miguel e Salesianos, principais centros de visitação de romeiros oriundos de várias regiões.

Desta forma, cada comerciante cadastrado receberá um crachá, cujo uso é obrigatório durante todo o período da romaria.

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos lembra ainda que os cadastramentos de novas vagas vão prosseguir até o final de semana.

Os interessados devem se dirigir ao no Centro de Apoio ao Romeiro, munidos de CPF, cédula de identidade e comprovante de endereço. O horário de atendimento é de 8 às 17 horas.

Romeiros
A secretária de Cultura e Romarias, Marly Bezerra, confirmou para as 8 horas da próxima terça-feira, dia 3, no Círculo Operário São José, a última reunião da Operação Romeiro. O encontro vai analisar os detalhes finais relacionados ao acolhimento do romeiro que participará da festa.

A chegada dos peregrinos só deve acontecer a partir do dia 10 de setembro, quando começa a primeira grande romaria do ano, abrindo o calendário do ciclo romeiro na cidade.

Este ano, uma das grandes preocupações da Igreja tem sido relacionada à segurança dos fiéis do Padre Cícero. Por isso, o pároco da Basílica, Joaquim Cláudio, solicitou uma atenção maior do poder público nesse sentido, e uma reunião chegou a ser realizada no Ministério Público do município.

A promotora de Justiça, Alessandra Monteiro, destacou que algumas melhorias podem ser notadas em relação à romaria, mas é necessário ser realizado esse acompanhamento no sentido de proporcionar uma boa acolhida ao visitantes.

A secretária Marly Bezerra diz que a atenção maior também estará voltada à devolução dos espaços aos peregrinos nas avenidas, ruas e praças. Outras questões a serem avaliadas têm relações diretas com os setores da saúde, limpeza pública, organização do trânsito e segurança.

O Comando do 2º BPM já anunciou sobre o reforço em Juazeiro, além da disponibilização de 70 Guardas Municipais e 75 agentes do Demutran em motos e viaturas pela Secretaria de Segurança do município. Já a saúde fará funcionar postos no Horto, Matriz e Capela do Socorro, além de ambulâncias à disposição dos romeiros.

Procissão
A caminhada de Nossa Senhora da Penha, em Crato, sairá da Praça da Sé, seguindo pelas ruas Dom Quintino, Coronel Luiz Teixeira, Nossa Senhora de Fátima, 21 de Junho, Coronel Secundo, Avenida José Alves de Figueiredo, Araripe, Pedro II, Nelson Alencar, Bárbara de Alencar e Miguel Limaverde, retornando à Matriz, para o encerramento, com a bênção do santíssimo.

A festa foi aberta no último dia 22, com uma carreata envolvendo cerca de três mil veículos. Este ano, comemora-se 245 anos de paróquia e 99 como Catedral da Sé. O tema da festa é "Com a Mãe da Penha seguimos Jesus, nossa luz".

Segundo o padre Edmilson Neves, pároco da Catedral de Crato, a preparação para os festejos à Nossa Senhora da Penha foi iniciada há vários meses. Ele explica que este ano o evento será realizado de forma diferente, com a pré-festa, durante nove dias, como forma de dar maior visibilidade na área da paróquia.

A devoção à Nossa Senhora da Penha começou a partir do momento em que os frades capuchinhos chegaram ao Cariri, no período da colonização, há mais de 300 anos. A primeira imagem veio para o município do Crato, da Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Olinda/PE, e ainda existe preservada na paróquia. A justificativa para que viesse ao Crato é que imagem ficou pequena no altar construído na Basílica daquela localidade.

A imagem foi adquirida na França. O padre Edmilson Neves ressalta a devoção à Nossa Senhora da Penha na Região e no Brasil, a exemplo das cidades de Campos Sales, no Cariri, e paróquias da Penha em São Paulo e Rio de Janeiro. A santa é também padroeira da Diocese.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



Barbalha (CE): Prefeito Zé Leite é homenageado pelo Rotary Club

Rotaryanos barbalhenses se reuniram em plenária realizada na noite desta quinta-feira (29), para dar posse mais uma vez ao rotaryano Antônio Damião da Silva, para o biênio 2013-2014. Antônio Damião vinha como presidente do clube já há um ano, e agora, foi reconduzido para mais um mandato.

A solenidade, que contou com as presenças de rotaryanos de Juazeiro do Norte e Crato, homenageou o prefeito de Barbalha José Leite, que recebeu o título Sócio Honorário do Clube Rotary de Barbalha. A solenidade foi bastante concorrida com as presenças das autoridades e convidados que participaram do jantar festivo.

O prefeito José Leite agradeceu a homenagem e falou da importância do Rotary Clube hoje no mundo inteiro, pelos seus relevantes serviços prestados a sociedade. “Receber esse título tem uma importância grande para mim, até porque já fui rotaryano, e pelos serviços que prestamos como ex-presidente desta casa”, disse José Leite.

Assessoria de Imprensa / PMB



Prefeituras vão demitir médicos para receber equipes do governo

Para aliviar as contas dos municípios, médicos contratados por diferentes prefeituras no país serão trocados por profissionais do Mais Médicos, programa do governo Dilma Rousseff (PT) para levar estrangeiros e brasileiros para atendimento de saúde no interior e nas periferias.

Na prática, a medida anunciada à Folha por prefeitos e secretários de saúde pode ameaçar a principal bandeira do plano: a redução da carência de médicos nesses lugares.

A reportagem identificou 11 cidades, de quatro Estados, que pretendem fazer demissões para receber as equipes do governo federal. Segundo as prefeituras, essa substituição significa economia, já que a bolsa de R$ 10 mil do Mais Médicos é totalmente custeada pela União.

O plano de Dilma foi lançado em julho e provocou polêmica na classe médica principalmente devido à vinda de estrangeiros --incluindo 4.000 cubanos, que devem ser deslocados para 701 cidades que não despertaram interesse de ninguém na primeira fase do Mais Médicos.

Outro atrativo alegado por prefeituras para a troca de equipes é a fixação desse novo médico no município por um período mínimo de três anos. Prefeitos reclamam da alta rotatividade dos médicos, que não se adaptam à falta de estrutura nessas localidades.

As cidades que já falam em trocar suas equipes estão no Amazonas (Coari, Lábrea e Anamã), Bahia (Sapeaçu, Jeremoabo, Nova Soure e Santa Bárbara), Ceará (Barbalha, Cascavel, Canindé) e Pernambuco (Camaragibe).


Hoje, as prefeituras recebem da União cerca de R$ 10 mil por equipe no programa Saúde da Família. Complementos de salários e encargos, porém, são pagos com recursos de cada cidade.

Um exemplo é Coari, no Amazonas, a 421 km de barco de Manaus, onde a prefeitura paga R$ 25 mil para médicos recém-formados e R$ 35 mil para os especialistas.

"Somos obrigados a pagar esse valor ou ninguém aceita. Vamos tirar alguns dos nossos médicos e colocar os profissionais que chegarão do Mais Médicos", diz o secretário da Saúde, Ricardo Faria.

A prefeitura diz que vai demitir um médico de seu quadro para trocá-lo por outro que chegará já na primeira fase do programa federal.

Plano igual ao de Lábrea (a 851 km de Manaus), que tem seis médicos. "Pago R$ 30 mil para cada um deles. [Substituí-los] diminuiria os gastos da prefeitura", diz o prefeito Evaldo Gomes (PMDB).

Fonte: Folha.com



Juazeiro do Norte (CE): TCM fará inspeção na Câmara Municipal

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) fará uma inspeção especial, entre os dias 2 e 6 de setembro, no Município de Juazeiro do Norte, para investigar as prestações de contas gerais de 2013 da Câmara Municipal da cidade. A informação foi dada ontem pelo presidente da Corte, conselheiro Francisco de Paula Rocha Aguiar, após as inúmeras denúncias de irregularidades referentes à compra de material de limpeza em quantidade apontada como abusiva, episódio que tem sido conhecido como "farra das vassouras".

As inspeções a serem realizadas em Juazeiro do Norte vão focar em toda a prestação de contas relacionada ao exercício de 2013 e não ficarão restritas à compra de material de limpeza citada pelo vereador Danty Benedito. A Polícia Civil do Município abriu um inquérito para aprofundar o caso. No sábado passado, com a posse de mandados de busca e apreensão, policiais fizeram a apreensão, em vários pontos da cidade de Juazeiro, de parte do material comprado.

Além das 4,2 mil vassouras compradas para o legislativo de Juazeiro, também foram adquiridos mais de 3 mil detergentes, 33 mil unidades de palha de aço, 125 mil palitos de dente e 312 unidades de óleo de peroba pela Câmara, dentre outros.

O presidente da Câmara de Juazeiro, Antônio de Lunga, já foi ao Ministério Público encaminhar documentação relacionada à compra, mas ele ainda deve ser chamado a se explicar formalmente. O vereador também foi convocado pelo próprio partido, o PSC, a prestar esclarecimentos sobre o caso. No portal do TCM, é possível encontrar as licitações em andamento e concluídas realizadas nos municípios.

Fonte: Diário do Nordeste



Juazeiro do Norte (CE): Mutirão agiliza processos judiciais

Termina hoje, com cerca de 2.700 atendimentos, o Mutirão da Cidadania, da 30ª Vara da Justiça Federal. Iniciado neste município desde a última segunda-feira, os atendimentos foram realizados para moradores de várias cidades da região.

A mobilização contou com o trabalho de seis Juízes Federais e 30 colaboradores. Foram mais de 700 audiências de Instrução e Julgamento, atualizando, assim, processos de até 10 meses que estavam na 30ª Vara. A maioria deles refere-se a benefícios previdenciários relativos ao trabalhador rural.

Segundo a coordenadora do mutirão, juíza Maria Júlia Tavares, a iniciativa teve como finalidade a redução do número de processos que tramitam na 30ª Vara. Ela reforça ainda mais a preocupação da Justiça Federal em propiciar celeridade aos processos e o bem-estar de todos os jurisdicionados.

De acordo com a magistrada, cerca de 95% dos julgamentos estão relacionados a benefícios previdenciários e envolvem trabalhadores rurais. São desde pensões, auxílios de doença a salário maternidade. "São benefícios que de fato impactam a economia e a vida das pessoas que precisam ter proporcionadas essas condições para poder sobreviver", afirma.

A Justiça Federal contou com a parceria de outras instituições, segundo a juíza, como forma de melhor acomodar as pessoas.

Ela destaca ainda que o Mutirão da Cidadania foi motivado por uma situação que considerou singular. O juizado entrou em funcionamento há pouco mais de um ano, mas se encontrava sem um juiz titular. "Nós ficamos com uma distribuição maior. Cerca de 75% dos dois juizados, e houve de fato um acúmulo de processos", explica.

Atendimento
Atualmente, a média de tramitação no juizado é de três a quatro meses, conforme revela a magistrada. Por conta desse problema no início, os processos ficaram parados em cerca de 10 meses. Para resolver essa situação foi pensada a iniciativa. A última delas foi realizada há cerca de quatro anos.

"Uma das nossas grandes preocupações são os que precisam de benefícios previdenciários, que são em sua grande maioria. Sabemos que essas pessoas precisam", afirma a juíza Maria Júlia Tavares.

Foram atendidas pessoas de cerca de 30 municípios. Uma delas, Angélica dos Santos, veio da cidade de Aurora, em busca de agilizar o salário maternidade. Segundo a servidora, que chegou ao local por volta de 7h30, a expectativa é que haja um encaminhamento rápido no seu processo. A audiência foi marcada pela própria Justiça Federal. "Pelo menos, temos a esperança de que está havendo esse trabalho, como forma de beneficiar quem precisa", ressalta.

O critério para o chamamento foi por antiguidade, ajuizamento e tema. A expectativa é que após três meses da ão, todos os processos previdenciários, na medida em que forem ajuizados, deverão estar resolvidos.

A demanda de atendimentos antes era concentrada nas 16ª e 17ª Varas da Justiça Federal, e agora, com o juizado especial, a meta é encaminhar os processos de forma mais rápida e fortalecer os serviços de interiorização da justiça.

Somente no primeiro semestre de 2013, a Subseção, que inclui a 16ª, 17ªe 30ª Varas federais, realizou 3.283 audiências e pagou R$ 8.523.929,86, por meio de requisições de pagamentos por Precatórios, na sua grande maioria.

Foi realizada ainda uma programação paralela às audiências, com o apoio da prefeitura de Juazeiro do Norte. Foram ofertados no local serviços de saúde (como aferição de pressão arterial e imunização) e de ação social (como emissão de documentos, casamento civil, passe livre municipal e interestadual).

Juizado
A 30ª Vara Federal tem como titular a juíza Maria Julia. As atividades foram iniciadas no local em 28 de junho de 2012, funcionando em espaço provisório. A Vara é caracterizada como Juizado Especial Federal, ou seja, tem competência para conciliar, julgar e executar causas cíveis no valor de até 60 salários mínimos.

A jurisdição da Subseção Judiciária de Juazeiro do Norte atende aos municípios de Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Umari e Várzea Alegre.

Mais informações
Justiça Federal Subseção Judiciária de Juazeiro do Norte (16ª, 17ª e 30ª Varas Federais)
Rua Jonas de Sousa, s/n Lagoa Seca
Telefone : (88) 3571.1331

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



Barbosa pede que Câmara aumente salários de ministros do STF para R$ 30.658

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, solicitou nesta quinta-feira (29) à Câmara dos Deputados que o salário de seus pares na Casa seja reajustado para R$ 30.658,42. Se aprovada, a medida impactará em pouco mais de R$ 598 mil no orçamento anual do Supremo, e em cerca de R$ 149 milhões no orçamento do poder judiciário da União.

A proposta, que já chegou à mesa diretora do legislativo na forma do projeto de lei, seguirá para análise das comissões –como as de Constituição e Justiça, Administração e Finanças e Orçamento – e determina que o reajuste vigore a partir de 1º de janeiro de 2014. Hoje, o salário de um ministro do STF é de R$ 28.059,29.

O pedido de reajuste foi formalizado no mesmo dia em que o Ministério do Planejamento anunciou o novo valor do salário mínimo: R$ 722,90, também a partir de 1º de janeiro de 2014. O texto deve ser votado pela Câmara e pelo Senado, até o fim do ano, para que o reajuste possa valer.

No final de 2012, o Congresso já havia aprovado aumento de 15,8% aos ministros do Supremo, mas escalonado em três anos --o que daria índice de pouco mais de 5,2% por ano, a partir de janeiro do ano que vem. Assim, o salário iria a R$ 29.462,25 em janeiro.

Com a proposta de hoje, no entanto, os 5,2% sofrem um acréscimo de 4,06% e ultrapassam os 9,32%, a partir de janeiro.

O reajuste de salário dos ministros do Supremo equivale ao teto do funcionalismo público. Com isso, as modificações de valores ditam o efeito cascata que passa a valer não apenas para o restante da magistratura, como para outras carreiras públicas, como governadores e deputados.

Na matéria, Barbosa justifica que o reajuste é necessário para aliviar perdas decorrentes da inflação de janeiro de 2012 a dezembro deste ano.

Fonte: UOL



Crato (CE): Detran inaugura nova sede

Com a ampliação dos serviços na região do Cariri, o Departamento de Trânsito (Detran) do Crato terá nova sede, inaugurada às 17 horas de hoje, na cidade. Cerca de R$ 1 milhão foi investido pelo Governo do Estado, como forma de ofertar mais serviços e minimizar a grande demanda na sede regional, em Juazeiro do Norte. As reclamações dos usuários são constantes em virtude da quantidade de atendimentos realizados na terra do Padre Cícero.

A nova sede é no mesmo local em que eram oferecidos os serviços, no bairro São Miguel, no Crato. A área construída tem 497 metros quadrados, em um terreno de 1.720 m².

Do total de investimentos, cerca de R$ 705 mil foram direcionados à obra; o restante, em mobiliário e no sistema de tecnologia da informação.

Habilitação
Entre os serviços realizados estão a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), renovação da CNH e outros serviços relativos à habilitação, além dos registros de veículos transferência, vistoria, obtenção da segunda via do CRV, Certificado de Registro de Veículo e do CRLV, certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, exames de vista, psicotécnico e legislação poderão ser realizados no local.

Segundo o gerente da agência da sede do Crato, Antônio Idelfonso de Morais, serão atendidos no município do Crato cidades como Campos Sales, Salitre, Potengi, Altaneira, Tarrafas, Assaré, Araripe, Antonina do Norte e Nova Olinda. Com isso, a sede do Detran em Juazeiro do Norte ficará mais desafogada, pois um público significativo da região poderá utilizar o atendimento da nova sede. O quadro de funcionários para o atendimento diário, incluindo especialistas, também aumenta.

Fonte: Diário do Nordeste



Natan Donadon vota contra sua cassação e deputados pedem nova votação

Os deputados Simplício Araújo (PPS-MA) e Amauri Teixeira (PT-BA) pediram hoje (29.ago.2013) à mesa diretora da Câmara que anule a votação que manteve o mandato do deputado Natan Donadon (ex-PMDB), de Rondônia, preso desde junho após ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal.

Eles afirmam que o regimento da Câmara foi violado. Donadon votou na sessão que decidia sobre o seu mandato, o que é proibido pelas normas da Casa.

Ontem, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), percebeu que Donadon havia votado e tentou contornar a situação. Como a votação foi secreta, Alves presumiu que Donadon havia votado contra a própria cassação e reduziu, no placar, um dos votos pelo “não”.

Para Araújo e Teixeira, a manobra de Alves foi ilegal e a Casa deveria realizar uma nova votação.”Quem garante que Donadon votou não? E se a consciência dele determinou que se abstivesse?”, afirmou Araújo.

O artigo 180, parágrafo 8, do regimento da Câmara determina: “No caso de deliberação sobre aplicação de sanção disciplinar por conduta atentatória ou in­compatível com o decoro parlamentar, é vedado o aco­lhimento do voto do Deputado representado”.

A Câmara ainda não avaliou o pedido de anulação, mas o secretário-geral da mesa, Mozart Vianna, acredita que o pleito não será aceito. “O regimento estabelece que o voto não deve ser acolhido, e de fato ele não foi”, diz.

Fonte: Blog do Fernando Rodrigues / UOL



População de fumantes cai 20% em todo o país, diz Ministério da Saúde

No Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de Agosto) o Ministério da Saúde divulgou um dado inspirador: a parcela da população brasileira acima de 18 anos que mantém o vício em cigarro caiu 20% em todo país nos últimos seis anos, de acordo com a pesquisa Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde. Já em São Paulo, o número de fumantes reduziu 17%, passando de 18%, em 2006, para 15%, em 2012.

Os dados revelaram também que os homens continuam fumando mais. Ano passado, o índice de homens fumantes foi de 21%, contra 22% em 2006. Já entre as mulheres, esse dado era de 14% e foi reduzido para 11% em 2012.

O levantamento revela ainda que em São Paulo a frequência de fumo passivo no domicílio é de 9%, sendo 7% em homens e 11% em mulheres. Além disso, a frequência entre pessoas que fumam 20 ou mais cigarros por dia em São Paulo é de 5%: 7% homens e 3% mulheres. Em relação ao número de adultos fumantes por cidade, o levantamento mostra que a capital que tem a maior concentração é Porto Alegre (RS) com 18% - o estado também detém a maior proporção de pessoas que fumam 20 cigarros ou mais por dia (7%). Já a capital com o menor índice é Salvador (BA), onde 6% da população adulta diz ser fumante. Em São Paulo, a frequência de adultos fumantes é de 16%.

Sobre a pesquisa 
O estudo Vigitel tem o objetivo de medir a prevalência de fatores de risco e proteção para doenças não transmissíveis na população brasileira e subsidiar ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças. O levantamento monitorou 45,4 mil adultos residentes em domicílios com telefone fixo em todas as capitais do país. Uma novidade nesta edição do Vigitel é a atualização dos dados da população de referência levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No estudo deste ano foi utilizado o censo demográfico de 2010, e não de 2000. Ao utilizar informações mais atuais, os dados revelam uma população maior, mais escolarizada e também mais idosa. Em função disso, as análises de tendência foram refeitas para o período de 2006 a 2012 - para todas as variáveis, incluindo o tabagismo ? o que explica as possíveis diferenças nos números impressos em anos anteriores.

Fonte: Minha Vida



Eduardo Campos e Aécio Neves inauguram 'aliança tática' contra Dilma

O governador Eduardo Campos (PSB-PE) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), virtuais adversários em 2014, ensaiam parceria temporária para fortalecer seus nomes à disputa presidencial. Aliados querem que eles evitem agressões mútuas e estabeleçam, sempre que possível, convergência nas críticas ao governo Dilma Rousseff.

Hoje, Campos receberá o tucano para um jantar no Recife (PE), como antecipou ontem a coluna Painel. A ideia é mudar a pauta dos encontros regulares que realizam.

Diálogo recente entre o governador de Pernambuco e o senador mineiro mostra quão afinados estão os dois virtuais candidatos à Presidência da República.

"Você é oposição, e eu sou aquele que reconhece quando há acertos [do governo federal]", disse o pernambucano ao mineiro há pouco mais de dois meses.

"Esquece, Eduardo, esse sou eu, pô! Só dar porrada é discurso vazio", retrucou, sorrindo, o tucano.

Nos últimos dias, Campos e Aécio fizeram críticas muito parecidas ao Planalto e à própria presidente Dilma, de quem o governador socialista ainda é formal aliado.

Campos preside o PSB, partido com cargos no segundo escalão federal e dois ministérios (Integração Nacional e Secretaria de Portos).

Auxiliares do pernambucano afirmam que as declarações não foram combinadas. Reconhecem, contudo, que as críticas em dose dupla ganham dimensão maior na imprensa e podem aprofundar o desgaste da petista.

Interlocutores de ambos os lados ouvidos pela Folha explicam que a proximidade não significa um pacto de não agressão. Mas nenhum deles demonstra vontade de tratar o outro como rival agora.

Até porque o limite dessa "parceria tática", como definiu um aliado do pernambucano, são os números das pesquisas. Ou seja: se um disparar sobre o espólio eleitoral do outro, o acordo evapora. O jantar de hoje é justamente para retardar, ao máximo, esse momento.

Outro tema do encontro são eventuais conflitos em candidaturas do PSDB e do PSB nos Estados. Em Minas, Campos quer que o prefeito Márcio Lacerda, seu correligionário, dispute o governo. Ocorre que Lacerda é aliado de Aécio. Há desafios em São Paulo, no Paraná, na Paraíba, mas também muito esforço para compor palanques onde for possível.

Afora as demandas objetivas, socialista e tucano querem explorar o simbolismo do encontro. Ao mostrar afinidade, eles indicam que uma aliança em um eventual segundo turno é um caminho natural. Isso fortalece a perspectiva de poder de ambos.

Os dois têm desempenho modesto nas pesquisas. Em um dos cenários da pesquisa Datafolha de 10 de agosto, Aécio tinha 13% de intenção de voto. Campos, 8%.

Para "eduardistas", a imagem dos dois juntos abre caminho para que Campos, político com histórico de esquerda, mas que flerta com setores tidos como mais conservadores, avance sobre o segundo espectro ideológico.

De outro lado, Aécio tem dificuldade de fazer o movimento contrário. Ele tenta puxar o governador para conduta mais ofensiva contra Dilma.

Na conversa de hoje, os dois terão de discutir dois fatores que podem mudar o cenário atual: a possibilidade de Marina Silva não montar a Rede e a eventual candidatura de José Serra pelo PPS.

Hoje no PSDB, Serra tiraria votos de Aécio sobretudo em São Paulo, território vital para dar competitividade a qualquer um dos prováveis candidatos.


Fonte: Folha.com


AddThis