Exames de Lula estão normais, informam médicos do Sírio-Libanês

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por exames na manhã deste sábado (10) no Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo. O médico Roberto Kalil Filho, que integra a equipe que cuida da saúde de Lula, disse em entrevista coletiva que os resultados foram "normais". "O presidente Lula se encontra em excelente estado geral [de saúde]", informou. Segundo ele, os exames foram de rotina e as próximas avaliações devem ocorrer apenas em 2014.

"A equipe médica não constatou nenhuma volta de doença", completou. Segundo Kalil Filho, a entrevista foi convocada a pedido do ex-presidente, para afastar boatos sobre o retorno do câncer. Os últimos exames haviam sido feitos em abril deste ano e não houve mudanças no quadro desde então, segundo os médicos. Três exames foram realizados neste sábado, todos totalmente normais. "Ele me disse: 'Kalil, estou extremamente aliviado'", relatou o médico.

Em julho, o ex-presidente aproveitou uma palestra na Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo, para negar a volta do câncer. "Tem muito boato de que eu estou com metástase. Eu fui visitar o Marcelo Déda, que é governador de Sergipe, que está com câncer e aí disseram que eu vou ao Hospital Sírio-Libanês de madrugada fazer tratamento e que eu estou indo escondido", disse.

Lula disse que jamais esconderia se a doença tivesse se manifestado novamente. "Graças a Deus não tenho mais câncer. Tenho que fazer meus exames rotineiros a cada quatro meses e isso vai durante cinco anos", afirmou. "Se eu tiver, serei o primeiro a falar para a imprensa que eu tenho."

Em outubro de 2012, Lula realizou uma bateria de exames no mesmo hospital e os resultados confirmaram a remissão completa do câncer na laringe. Exames realizados em março e julho de 2012 por Lula já tinham indicado a regressão total do tumor.

O tumor na laringe foi descoberto em outubro de 2011. Em seguida, teve início o tratamento, com sessões de quimioterapia e de radioterapia. A última fase do tratamento foi realizada em fevereiro de 2012. Lula foi considerado curado em março.

Fonte: G1



Barbalha (CE): Cidade tem uma das menores taxas de evasão escolar do CE, segundo PNUD

A proporção de crianças e jovens frequentando ou tendo completado determinados ciclos indica a situação da educação entre a população em idade escolar do município e compõe o IDHM Educação.

Em Barbalha, no período de 2000 a 2010, a proporção de crianças de 5 a 6 anos na escola cresceu 4,21% e no de período 1991 e 2000, 138,40%. A proporção de crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental cresceu 144,18% entre 2000 e 2010 e 134,47% entre 1991 e 2000.

A proporção de jovens entre 15 e 17 anos com ensino fundamental completo cresceu 141,32% no período de 2000 a 2010 e 337,93% no período de 1991 a 2000. E a proporção de jovens entre 18 e 20 anos com ensino médio completo cresceu 278,56% entre 2000 e 2010 e 94,53% entre 1991 e 2000.

Em 2010, 68,56% dos alunos entre 6 e 14 anos de Barbalha estavam cursando o ensino fundamental regular na série correta para a idade. Em 2000 eram 41,85% e, em 1991, 15,93%. Entre os jovens de 15 a 17 anos, 37,90% estavam cursando o ensino médio regular sem atraso. Em 2000 eram 6,96% e, em 1991, 0,69%. Entre os alunos de 18 a 24 anos, 15,49% estavam cursando o ensino superior em 2010, 1,98% em 2000 e 1,40% em 1991.

Anos esperados de estudo
Os anos esperados de estudo indicam o número de anos que a criança que inicia a vida escolar no ano de referência tende a completar. Em 2010, Barbalha tinha 10,40 anos esperados de estudo, em 2000 tinha 7,89 anos e em 1991 5,26 anos. Enquanto que Ceará, tinha 9,82 anos esperados de estudo em 2010, 8,22 anos em 2000 e 6,27 anos em 1991.

*Com dados do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento)

Assessoria de Imprensa/PMB



Plantão Infotech: Google lança serviço para encontrar aparelho perdido com Android

O Google disponibilizou, na última quarta-feira (7), o Android Device Manager, que permite encontrar smartphones com Android perdidos e apagar os dados do aparelho remotamente.

ocalização de seu celular ou tablet num mapa e fazer com que ele, mesmo no modo "silencioso", emita um toque no volume máximo para facilitar as buscas, caso tenha sido deixado num restaurante ou esteja num canto escondido da casa.

O Android Device Manager, que funciona com aparelhos com a versão 2.2 ou superior do sistema operacional do Google, também oferece a opção de deletar todos os dados do dispositivo. Dessa forma, se ele for roubado, não há perigo de suas informações pessoais caírem nas mãos erradas.

Ferramenta não é a primeira com esse propósito
A ferramenta não é a primeira com esse propósito - aplicativos de terceiros, como o "Where's my Droid" e o "Find my Phone", já existiam -, mas é a solução oficial do Google para evitar a perda de aparelhos.

"Find my Phone", aliás, é também o nome do serviço oficial da Apple, lançado a três anos atrás, para encontrar iPhones, iPads e iPods perdidos.

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (CE): Polícia prende dupla acusada do latrocínio contra a acadêmica de Serviço Social da FLS

Oito dias após o registro de um caso de latrocínio contra uma jovem universitária que chocou o Cariri, a polícia respondeu com a prisão de dois acusados. Por volta das 6 horas deste sábado policiais civis e militares de Crato cumpriram mandados de busca e apreensão e de prisão com êxito. Foram recolhidos em suas residências e levados para a Delegacia os jovens Dione Oliveira David, de 21, apelidado por Capote, e Ítalo Ferreira da Silva, de 23 anos, o Paizinho.

Apesar da negativa, a polícia não tem dúvidas do envolvimento da dupla no crime praticado na Rua Raimundo Siebra, em frente ao número 43 do Conjunto Padre Cícero (Bairro Muriti) em Crato. Por volta das 23 horas do dia 2 de agosto, um grupo de mulheres estava na calçada quando dois jovens armados se aproximaram em uma moto Honda Bros de cor vermelha anunciando um assalto. Bárbara Rodrigues de Carvalho, de 21 anos, correu e adentrou uma casa.

Todavia, demonstrando indignação saiu à porta e xingou os acusados quando o garupeiro atirou atingindo a jovem na testa a qual morreu momentos depois no Hospital Regional do Cariri. Segundo o Capitão Luciano Rodrigues, Comandante da Companhia Militar de Crato, Paizinho foi preso na Rua Monsenhor Lima, 184 (Bairro Pinto Madeira), onde a polícia encontrou uma espingarda calibre 12 de repetição e o blusão preto supostamente usado por este na noite do crime.

Em poder de “Capote” estava a moto Honda Bros de cor vermelha que a polícia acredita ter sido usada naquela noite. Com os dois foram encontrados ainda celulares, alto falantes, quatro rodões, cornetas, twiters e relógios. De acordo com a polícia, a dupla fora reconhecida por testemunhas através de fotos além de outras provas que levaram a justiça a conceder os mandados cumpridos esta manhã.

Demontier Tenório

Foto: Michel Dantas/Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Sabe quanto um fumante pode custar ao ano para o empregador?

Você é fumante ou trabalha com algum? Para quem fuma, é muito comum dar aquela paradinha no serviço para alimentar o vício ao menos umas quatro ou cinco vezes durante a jornada diária. Alguns podem chegar a parar até mais vezes para isso. Esse tipo de rotina pode custar muito para a empresa que o emprega.

Quer ver? De acordo com uma pesquisa norte-americana feita pela Universidade de Ohio — que também realizou uma análise de dados coletados de estudos anteriores sobre os custos do tabagismo — um fumante custa a um empregador privado nos Estados Unidos um extra de 5.816 dólares ao ano em comparação com um não fumante.

Detalhes e custos
Desse total acima, os pesquisadores estimaram que o maior custo, de 3.077 dólares por ano, vem das pausas para fumar, o que leva a uma falta de produção do trabalhador e consequente prejuízo da empresa. Segundo os resultados da pesquisa, a média de pausas é de cinco por dia, em comparação com as três normalmente sancionadas para a maioria dos trabalhadores.

O segundo maior custo, de 2.056 dólares, foi relacionado com o excesso das despesas de saúde. Obviamente, os fumantes costumam ter mais problemas de saúde do que aqueles que não fumam, incluindo doenças cardíacas, pulmonares e vários tipos de câncer.

Os custos restantes vieram de aumento do absentismo, ou seja, das faltas dos funcionários fumantes no trabalho e perda de produtividade, talvez devido aos efeitos da abstinência da nicotina em quem está querendo parar de fumar. Os pesquisadores descobriram que os fumantes perdem cerca de dois dias e meio de trabalho a cada ano devido a esses problemas.

"Nós certamente incentivamos as empresas a oferecer programas de controle do tabagismo. Pelo menos, para as grandes empresas, é altamente benéfico para economizar dinheiro ao longo do tempo", disse Mica Berman, o principal autor da pesquisa.

Fonte: Mega Curioso



Sua saúde: Comida engorda mais do que você pensa

Você sempre dá uma olhadinha no valor calórico de cada prato antes de escolher o que vai almoçar? Pode estar sendo enganado. Essa é a conclusão de um novo estudo, que avaliou 269 pratos de 42 lanchonetes e restaurantes e constatou que a realidade é mais engordativa: em média, as comidas têm até 100 calorias a mais do que está indicado no cardápio. Parece pouco? Se você trabalha e almoça fora de segunda a sexta, é o suficiente para ganhar 3,5 kg por ano - sem nem sequer saber o porquê.

O mais interessante é que essa diferença é maior justamente entre os pratos considerados light (com 625 calorias ou menos). "Os cozinheiros acabam exagerando na quantidade de comida, justamente porque os pratos leves parecem menores", diz Susan Roberts, doutora em nutrição humana e responsável pelo estudo, que foi realizado pela Universidade de Tufts (EUA). Já para quem gosta de comer bastante e não está nem aí, a pesquisa trouxe uma notícia boa. Os pratos com mais de 625 calorias têm valor energético inferior ao indicado no menu - em média, 10 calorias a menos.

O Congresso brasileiro está analisando um projeto de lei que obrigaria a todos os restaurantes do país a informar no cardápio o número de calorias de cada prato - como Nova York faz desde 2008. Mas talvez não adiante muito: um estudo com 15 mil nova-iorquinos concluiu que apenas 1 em cada 7 pessoas presta atenção às calorias no menu. Cada um sabe a dor e a (gor)delícia de ser o que é.

Fonte: Superinteressante



Brejo Santo (CE): Dois irmãos e um primo são assassinados

Um triplo homicídio foi registrado na tarde desta sexta-feira (9) na zona rural de Brejo Santo, na região do Cariri. As vítimas foram identificadas como os irmãos agricultores Leonardo Araújo Sousa, 24, e José de Araújo Souza, e o primo Marcelo de Jesus Ribeiro, de 27 anos.

Todos residiam no Sítio Baraúnas e outro primo identificado apenas por Eronildo saiu baleado no braço.

Os crimes aconteceram na estrada que dá acesso ao Sítio Poço do Pau já próximo ao açude Atalho a uma distância média de 25 Km para o Centro de Brejo Santo. A polícia está convencida de que o triplo homicídio foi resultante de um conflito entre as famílias Firmino e Martins. Há cerca de um ano nove armas foram apreendidas na localidade denominada Canabravinha em poder de um membro da primeira família.

Com informações do Site Miséria

Fonte: Ceará News 7



Dilma recupera 6 pontos de popularidade, diz Datafolha

Depois de uma queda de 35 pontos percentuais na aprovação de seu governo, a presidente Dilma Rousseff teve uma ligeira recuperação, segundo pesquisa Datafolha concluída ontem.

O índice dos que consideram o governo ótimo ou bom subiu de 30% no final de junho, no auge dos protestos, para 36% agora.

A aprovação a Dilma é maior entre os mais pobres. Entre os que ganham até dois salários mínimos, 41% aprovam o governo.

Entre os mais ricos, aqueles que ganham acima de dez salários mínimos, a aprovação tem o menor índice (29%), mas foi nessa faixa que Dilma teve o maior crescimento entre aqueles que consideram a sua gestão ótima/boa. O aumento foi de oito pontos percentuais.

O ápice da aprovação de Dilma ocorreu em março, quando 65% consideravam a sua gestão ótima ou boa.

Na pesquisa deste mês, o índice dos que julgam o seu governo ruim/péssimo variou de 25% para 22% e aqueles que o consideram regular oscilou de 43% para 42%.

Há menos otimismo agora dos benefícios que os protestos podem trazer tanto para o entrevistado como para os brasileiros. No fim de junho, 65% diziam que a onda traria mais benefícios pessoais do que prejuízos; agora são 49%. Em relação aos brasileiros, o índice caiu de 67% para 52%.

A avaliação do governo Dilma na área econômica também teve uma pequena recuperação. A aprovação subiu de 27% para 30%, um ponto acima da margem de erro do levantamento, de dois pontos percentuais.

O Datafolha mostra que estancou o movimento dos que acreditam que a inflação vai aumentar. Entre o final de junho e agosto, esse índice oscilou de 54% para 53%. O pessimismo com a inflação estava em crescimento desde dezembro do ano passado.

Há mais otimismo com o emprego, ainda de acordo com a pesquisa. Caiu cinco pontos percentuais o índice de brasileiros que dizem acreditar que o desemprego vai aumentar, de 44% para 39%.

Também houve uma queda no contingente daqueles que acham que o poder de compra dos salários vai diminuir (de 38% para 32%).

Os brasileiros são mais otimistas com a sua situação econômica do que com as expectativas para o país.

Subiu de 44% para 48% os que acreditam que sua situação vai melhorar. Já a opinião sobre a situação do país segue igual a junho (oscilou de 31% para 30%).

A pesquisa foi feita entre quarta-feira e ontem em 160 municípios do país, com 2.615 entrevistados.

Fonte: Folha.com



Crato (CE): Fundação Araripe e instituições parceiras levam experiência à feira regional

A Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Araripe (FAraripe), esteve participando da ExpoCrato 2013, com um stand levando aos visitantes os projetos e experiência vividas na área do semiárido. São trabalhos desenvolvidos em prol das comunidades de áreas dos Estado do Ceará, Pernambuco e Piauí, para promoção da sustentabilidade ambiental e melhor convivência do homem com a seca.

Além das experiências, foram levados ao público diversos trabalhos artísticos desenvolvidos pelos integrantes das organizações não governamentais, associações, que atuam em parceria com os projetos da Fundação. Um deles está voltado para o extrativismo vegetal na região, inserindo as comunidades de áreas como o sítio Macaúba, No município de Barbalha, de mulheres que atuam na extração do óleo do côco Babaçu e experiência também do Município cratense.

Esse trabalho faz parte das ações do projeto ‘Produção do Arranjo Produtivo do Babaçu e Pequi’, que vem sendo desenvolvido na região do Cariri. Mais de mil famílias da região sobrevivem do setor extrativista no Cariri. Segundo o coordenador, Cristiano Cardoso, o projeto envolve comunidades dos municípios de Barbalha, Jardim, Santana do Cariri, Missão Velha, Crato, dentre outras cidades onde há a produção extrativista. Com duração de um ano, já reuniu as comunidades em oficinas de planejamento, para a realização de mapeamento e levantamento das áreas.

A finalidade é diagnosticar a cadeia e compreender os entraves que existem e quem está atuando nesse processo, o quanto se produz e deixa de aproveitar. O projeto tem apoio de órgãos federais e Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento (Pnud). Cristiano Cardoso destaca a importância econômica para a região desses produtos, principalmente no período de safra, promovendo o aquecimento da economia local. “Em torno de 15% a 20% no campo da agricultura podem ser estimulados por esses produtos”, estima.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Flo Rida - Let It Roll




Juazeiro do Norte (CE): Detran realiza 1º leilão do Interior

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realiza sábado e domingo o quinto leilão de veículos apreendidos pelo órgão. É a primeira vez que acontece no Interior. Serão ofertados, em Juazeiro do Norte 298 lotes, dos quais 175 de veículos e 120 de sucatas de veículos.

Os lotes de veículos estão divididos em 154 lotes de motocicletas e 21 lotes de automóveis. E os lotes de sucatas são compostos por 88 de sucatas de motocicletas e 33 de sucatas de automóveis. O leilão começa às 10 h.

Internet
Esse primeiro leilão regional realizado pelo Detran foi possível porque os lances podem ser feitos pela Internet (http://www.montenegroleiloes.com.br/), por meio da empresa vencedora da licitação, gerando economia para o Órgão, por não transportar os veículos de Juazeiro do Norte e outros municípios, onde foram apreendidos, para Fortaleza.

Nos últimos anos, o Detran tem realizado uma média de três leilões anuais, todos em Fortaleza. Somente em 2013 foram quatro pregões. Em outubro próximo, acontecerá o sexto leilão do ano, voltando a ser feito em Fortaleza. A hasta pública é realizada pela Montenegro Leilões, que venceu o processo de licitação.

O lance inicial de maior valor é referente ao lote de um cavalo mecânico Volvo, com datações 1998-1999, modelo NL12 360 4x2T EDC, que custa R$ 26 mil. Há dois lotes de veículos com lance inicial de R$ 3 mil cada um, referente a um GM Prima Maxx 2008/2008 e de um VW Parati 16V Turbo 2010-2011. Há, também, dois lotes com lance inicial de R$ 10 mil cada um, referente a um VW Gol 1.0 2010-2010 e um Fiat Siena Fire Flex 2007-2008.

Nos lotes de motocicletas, o lance de maior valor é R$ 2,6 mil, referente a uma Honda CBX 250 Twister 2007-2008; outro lance inicial de R$ 2,2 mil referente a uma Honda CG 125 Fan KS 2011-2011; e dois lotes, no valor de R$ 2 mil cada um, referentes a uma Honda CG 150 Fan ESI 2010-2010; e a uma Honda CG 150 Titan KS 2009-2009.

Sucatas
Nos lotes de sucatas, cuja característica é a impossibilidade de circular em via pública, porque não têm documentos para regularização, por isso só podem ter suas peças aproveitadas, há lances iniciais variados.

Em cada lote de sucatas de motos, há pelo menos três unidades de modelos diferentes com lance inicial de R$ 900. Ainda se inclui duas motos Honda Titan KS 2008-2008 e 2005-2006 e uma Honda CBX 250 Twister 2008-2008; e de R$ 1 mil, duas Honda CG 150 Titan de ano 2005-2005 e 2006-2006 e, ainda, CG 125 Fan KS 2010-2010.

Nos lances de sucatas de veículos, o de maior valor R$ 4,6 mil é referente a um Renault Sandero Automático 1.6 2009-2010 e de um Ford Corcel II 1983-1983.

Há dois lotes de menor valor, ao custo inicial de R$ 200 cada um. O primeiro refere-se a uma GM Chevette L 1993-1993 e uma VW Kombi, também de ano 1993-1993, e o segundo referente a um Ford Del Rey GL 1985-1985 e um Fiat Prêmio S IE 1992-1992.

MELQUÍADES JÚNIOR
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Sobrevivente de raio e picada de cobra ri após perder parte da perna para tubarão

"É a dieta do tubarão. Você perde 1 kg em três segundos", diz Erik Norrie, 40, à emissora de TV "Fox 13", do leito de um hospital em Tampa Bay, nos EUA.

Norrie, pescador, mora na Flórida e teve um pedaço de sua perna devorado por um tubarão em julho deste ano, enquanto pescava em Bahamas. Antes, ele já sobreviveu a um raio, uma picada de cobra e até mesmo a um ataque de macacos, segundo o jornal "The New York Daily News".

"Senti o tubarão agarrar a minha perna e o barulho do rasgo. Quando vi, a água estava repleta de sangue. Parecia (um filme da série) 'Tubarão'", disse à emissora "WTSP".

Segundo Norrie, sua fé o faz superar as dificuldades pelas quais passou na vida. "Acredito de todo coração que o Senhor foi quem me deu forças para aguentar isso tudo", disse ao "NY Daily News".

Fonte: UOL



Serviços do Samu ainda não chegaram a todo o Estado

Ainda não há data prevista para a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Cariri. Alguns municípios se preparam para iniciar os serviços e a expectativa é até dezembro desde ano. A fase de mapeamento e reconhecimento de território das áreas estratégicas onde serão instaladas as bases dos serviços está sendo finalizada. Com isso, será elaborado o desenho da rede, segundo a coordenação Estadual de Urgência e Emergência do Estado do Ceará.

Até a finalização desses serviços serão destinados 90 dias para ser iniciada a operacionalização. No Estado, a região que conta com mais avanços nesse setor é o Litoral Leste e cidades Maciço de Baturité. As duas cidades no Estado, que primeiro implantaram o sistema de emergência foram Fortaleza e Sobral, por meio dos municípios. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), a meta é avançar em todas as regiões por conta da demanda de serviços, mas há todo um planejamento para que haja a implementação, que não chega a ser tão simples no seu processo de administração, por conta com sistema integrado.

No caso do Polo 3, que insere o Cariri, conforme a Assessoria de Imprensa, há um planejamento de área, já que não dá para serem implantadas bases em áreas que não sejam estratégias bem estudadas, no sentido de mobilização dos veículos. As ambulâncias são cedidas pelo Governo Federal. De acordo com a Sesa, em alguns Estados há avanços e outros sequer implantaram o projeto.

A região do Cariri contará com 36 ambulâncias, com unidades básicas, para 100 mil habitantes e bases de suporte avançado, para o atendimento de até 400 mil habitantes. Enquanto esses serviços não chegam à região, a população tem serviços precários, e grande parte dos veículos disponíveis nas cidades são insuficientes e precários.

Em Juazeiro do Norte, a frota disponível passou por melhorias, mas a maioria dos carros funciona de forma precária e com a falta dos equipamentos necessários para ambulâncias.

A meta era que os serviços do Samu fossem iniciados até o mês de julho, mas a justificativa da Secretaria é que houve as mudanças de gestão e esse processo, que já havia passado por uma conscientização dos gestores, teve que ser replanejado pelas administrações, de como seriam implementados.

Em Crato, o local para implantação dos serviços já foi escolhido. Segundo a secretária de Saúde, Aline Franca, o local será numa área estratégica, no Centro Administrativo, na antiga garagem da Secretaria. O Polo 3 insere a regional do Cariri. Conforme a Secretaria de Saúde do Estado, toda a região terá cobertura dos serviços.

O mapeamento das áreas está sendo efetuado, justamente para traçar pontos estratégicos para implementação do Samu. Essas bases serão instaladas em pontos baseados no tempo-resposta, acesso fácil, locais próximos às BRs, e onde há maiores registros de acidentes.

O sistema contará com a participação dos governos federal, estadual e os municípios e a forma de rateio entre as cidades está sendo estudada, para efetivação dos serviços. O funcionamento do SAMU será através de uma regulação, com profissionais especializados.

Cada base fará um levantamento de demanda da população. Na 20ª Coordenadoria Regional de Saúde (20ªCeres) estarão em funcionamento, quatro bases, entre elas a de Crato, Várzea Alegre, Campos Sales e Araripe, inicialmente. Nesses espaços, vão ter centrais onde os serviços serão solicitados por meio de regulação.

No caso do Crato, Aline destaca que o município contará com uma equipe multiprofissional e uma ambulância avançada, com uma estrutura de UTI, com médicos, motorista capacitado, uma equipe de para-médicos e técnicos de enfermagem que vão compor a equipe. Os profissionais vão ser contratados pelo Estado. Para o Crato serão entregues três ambulâncias. "Essas ambulâncias serão um reforço muito importante dentro dos serviços de atendimento", destaca.

Ela afirma que a disponibilidade atual de ambulâncias para os serviços e diz que há uma grande demanda, por conta principalmente da violência no trânsito, além da necessidade de melhoria dos transportes, alguns deles precisando manutenções constantes. Em Crato, funcionam atualmente cinco ambulâncias, três delas na sede e duas nos distritos. Ela disse que a meta é o município também irá reforçar o serviço, com a compra de mais ambulância para a cidade.

A próxima etapa dos serviços na cidade, segundo ela, depende do Estado, e está voltada para a seleção dos profissionais e a aquisição dos equipamentos. Conforme a secretária, o município vai entrar com todo o custeio, com a manutenção dos veículos, combustível, e o Estado com os profissionais e o financiamento para entrar no custeio com o Ministério da Saúde.

Enquanto isso, os próprios usuários reclamam do péssimo serviços. No caso de um acidente em maiores proporções, órgãos como o Corpo de Bombeiros tem que entrar em ação para o atendimento, em cidades como Juazeiro do Norte. A única Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel existente na cidade, não funciona de forma integral, segundo um dos motoristas.

A implantação do serviço aos pacientes da região previa no início a inserção de mais 39 ambulâncias, no Polo 3, que inclui a região, para atender 44 cidades da macrorregião, no Cariri e algumas cidades do Centro-Sul. Juazeiro irá centralizar o Samu, que terá sede no Centro Multifuncional. O prédio ainda está em conclusão nas proximidades do Mercado dos Romeiros.

De acordo com a Secretaria, o Polo 1 do Samu Ceará 192 dará cobertura aos municípios de dez regiões de saúde da macrorregião de Fortaleza e parte da macrorregião do Sertão Central. A exceção é Fortaleza, que tem serviço próprio. Com a ampliação, o serviço dará cobertura à população de 2,9 milhões de habitantes dos 79 municípios, que representam 48,8% da população do Interior do Estado. A universalização da cobertura feita pela Sesa se completará com a implantação do Polo 2, com cobertura de 55 municípios da macrorregião de saúde de Sobral, e do Polo 3, no Cariri.

Rede pública conta com veículo especial
O SAMU integra a Rede de Atenção às Urgências do Ceará. Com transporte sanitário, qualifica o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência, quando acionado pelo telefone 192.

O atendimento de urgência e emergência é realizado em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento. O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca.

Mais informações
Secretaria da Saúde do Estado
Sede em Fortaleza
Telefones: (88) 3101.5221 / 8733.8213
Twitter: @SaudeCeara

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (CE): Acusado de assalto é preso após perseguição policial que resultou em acidente

O servente de pedreiro Francisco Pereira de Sousa, de 30 anos, residente na Rua Francisco Rodrigues Sales (Bairro Frei Damião) em Juazeiro do Norte, foi preso na noite desta quinta-feira na Avenida Padre Cícero, imediações do viaduto na entrada de Crato. Ele fugia em um mototaxi que apanhou no cruzamento das ruas São Paulo e Alencar Peixoto no centro de Juazeiro do Norte.

Após fretar a corrida e ir saindo na garupa da moto, populares se aproximaram apontando o mesmo como suspeito de um assalto quando havia roubado aparelhos celulares de algumas vítimas ali perto. Foi quando, segundo testemunhas, o acusado sacou um revólver e direcionou para o grupo que recuou ao vê-lo armado. Além disso, Francisco Pereira ordenou ao mototaxista seguir em frente já sob ameaça da arma.

Os dois tomaram a Rua Padre Cícero e, posteriormente, a Avenida Padre Cícero. Nas imediações do Cariri Garden Shopping, uma pessoa notou que o garupeiro dava ordens ao piloto e percebeu a arma tratando de avisar a polícia que já estava diligenciando a ermo. Tomando conhecimento da viagem em direção ao Crato, a polícia daquela cidade foi avisada e localizou o a moto perto do viaduto em Crato aonde chegou sem parar nos semáforos.

Mais à vontade, o mototaxista identificado como Zé Nilton reduziu a velocidade e, na perseguição, a viatura do Ronda do Quarteirão bateu levemente na traseira da mesma quando os dois caíram juntamente com o veículo. Os policiais “abafaram” o garupeiro para impedir disparos de revólver e o prenderam trazendo para a 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil. O piloto foi levado para o Hospital Regional do Cariri com ferimentos leves e disse que era ameaçado de morte pelo acusado caso este fosse preso.

Demontier Tenório

Foto: Chinês/Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Atenção: postar muitas fotos no Facebook faz com que gostem menos de você

Você faz parte daquele grupo de pessoas que não consegue ficar sem postar suas próprias fotos no Facebook? Se sim, é bom começar a tomar cuidado para que isso não interfira em suas relações na vida real. Isso mesmo, postagens frequentes de fotografias próprias nas redes sociais pode fazer com que seus amigos acabem gostando um pouco menos de você. E quem diz isso não é uma, mas quatro universidades britânicas.

O doutor David Houghton — especialista em marketing da Escola de Negócios de Birmingham e um dos principais responsáveis pelo projeto — afirma que a “pesquisa descobriu que aquelas pessoas que frequentemente postam suas fotografias estão correndo o risco de danificar seus relacionamentos da vida real”. E ele também explica as razões para isso, que não são tão surpreendentes.

Houghton diz que, com exceção de amigos muito próximos e parentes, poucas pessoas querem ter acesso constante a detalhes de viagens, festas e outras situações que geralmente são responsáveis pela postagem frequente de fotografias. No estudo, 500 pessoas foram entrevistadas e as análises das pesquisas resultaram no gráfico que você pode ver no topo desta notícia.

O gráfico mostra que a maior parte dos grupos tem redução na aceitação das fotografias de acordo com a frequência delas. Apenas “fotos de amigos”, “fotos próprias de amigos próximos”, “fotos das famílias de parceiros” e “eventos de parceiros” realmente conseguem crescer na mesma proporção. Você concorda com a pesquisa?

Fonte: Tecmundo



Acordo sobre fósseis é descumprido

O pedido de repatriação de fósseis da Chapada do Araripe, pelo Ministério Público Federal (MPF/CE), por meio de cooperação jurídica internacional, chama a atenção para o antigo problema de saída de diversos outros fósseis ilegais do Brasil, hoje presentes em grandes museus do mundo e nas mãos de colecionadores. Segundo estudiosos da Paleontologia, na região da Bacia Sedimentar do Araripe, há um acordo de ordem internacional, que inclui os países da Europa, junto à Unesco, que não está sendo respeitado quanto à legislação relacionada à proibição de tráfico.

O pesquisador Álamo Feitosa, da Universidade Regional do Cariri (Urca), afirma que é quase remota a possibilidade dos fósseis serem repatriados, mas chama a atenção de algo que considera de grande importância, em relação à legislação brasileira. "Os outros países devem perceber que temos uma lei restritiva. Esse pedido é muito importante por ter um cunho político. Mostra que a posse desses fósseis é ilegal", afirma.

O paleontólogo foi responsável pela caracterização do material junto ao MPF. O pedido do MPF/CE foi enviado na última quarta-feira, pedido de cooperação jurídica internacional ao Ministério da Justiça na Itália para iniciar o processo de repatriação de fósseis extraídos da Chapada Nacional do Araripe, no Cariri cearense, e exportados ilegalmente. O material paleontológico, extraído em 1983, foi contrabandeado para o País europeu e encontra-se no "Centro Studi e Richerche Ligabue", em Veneza.

O pedido do MPF ao governo italiano será intermediado pelo Ministério da Justiça no Brasil.

De acordo com o procurador da República, Celso Costa Lima Verde Leal, autor do pedido, o MPF tentará recuperar os fósseis contrabandeados por meio de pedido de busca e apreensão enviado à Itália. Trata-se de duas cabeças de pterossauros, descritas no museu italiano como "único exemplar do Cearadactylo Ligabuei Dalla Vechia 1993".

Segundo Álamo, são fósseis raros e considerados únicos encontrados na área da Chapada do Araripe. "Quando se trata do material deles, eles levam a sério e a legislação é muito rígida, mas no que diz respeito a nós, eles não estão dando muito importância", ressalta o pesquisador.

O procurador afirma que houve outras tentativas de devolução de material fóssil do Araripe, uma delas aconteceu nos Estados Unidos, com êxito, mas a outra ocorreu na Alemanha, e a peça não foi devolvida. Quanto se trata de países europeus, onde há maior rigor em relação aos fósseis, a situação se complica mais ainda, conforme avalia.

Durante investigações sobre o caso, a unidade do MPF em Juazeiro do Norte apurou que não houve autorização de viagem ou estudos dos fósseis por parte do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), o que atesta que as espécies do material paleontológico foram retirados de forma irregular do território brasileiro. O fato também é confirmado por parecer da Coordenadoria Geral do Geopark Araripe, vinculado à Universidade Regional do Cariri (Urca), administrada pelo Estado do Ceará.

Acervo exclusivo
O professor Álamo ainda destaca a importância desse material, caso seja repatriado, ser destinado ao Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, onde há peças importantes e holótipos, que são espécies únicas encontradas, e que demonstram a importância do equipamento para a pesquisa. "Cuidamos muito bem do nosso material e nada mais justo do que ele retornar ao local de onde saiu. Aqui é o lugar dele", ressalta. Por serem únicos, o pesquisador ressalta em relação a outros materiais já levados da região, a exemplo de alguns peixes, com outros registros também na área da Bacia do Araripe.

Mais informações
Geopark Araripe
Universidade Regional do Cariri (URCA) 
Rua Carolino Sucupira, S/N
Bairro Pimenta
Telefone: (88) 3102.1237 

Fonte: Diário do Nordeste



Veja o que leva a polícia a apontar menino como autor da morte de PMs em SP


Farto das versões que contestam as investigações sobre a chacina da Vila Brasilândia , o delegado Itagiba Franco desabafou: “Quem é então? Que essas pessoas forneçam uma pista que vamos atrás”, disse o delegado. Os caminhos mais palpáveis da investigação, sustenta, apontam para uma tragédia familiar envolvendo quatro homicídios e um suicídio.

“Não há peça sem encaixe”, sustenta Itagiba. Desde segunda-feira (05) o delegado tem se ocupado em juntar as partes de um mosaico que, se não fosse a profusão de teorias sem base factual - mas que servem para tumultuar as investigações - já estaria montado.

Encerrado hoje, o caso revelaria um ritual macabro e de padrão tão escabroso que nem a ficção policial ousaria encenar: assassinatos em série, a sangue frio, envolvendo como principais vítimas dois profissionais de segurança (um deles integrante da tropa de elite mais temida pelo crime), duas senhoras idosas e, como executor, um adolescente suicida de 13 anos cujo sonho secreto - uma contradição para a imagem do indefeso menino propagada pela mídia - era virar pistoleiro de aluguel. Como se vê, um roteiro tão forte como uma tragédia grega.

Há vários detalhes da cena do crime sobre as quais, apesar da ausência de laudos conclusivos, os peritos não têm dúvidas: a soldado Andréia é classificada como a quarta vítima da chacina, sua morte ocorreu bem depois da do sargento Luiz Marcelo - algo em torno de 18 horas -, foi executada com um tiro à queima roupa na nuca quando se agachava de cócoras, aparentemente para ver o que havia acontecido com o marido. Ela tinha chegado em casa pouco antes de ser eliminada pelas costas com um único tiro que a jogou de joelhos e cotovelos amparados no colchão.

O adolescente Marcelo, de 13 anos, morreu num espaço entre 12 e 15 horas depois da mãe, enquanto seu pai, o sargento da Rota, a avó, Benedita, e a tia, Bernadete, dormiam quando tiveram as cabeças varadas por balaços de curta distância. A posição dos três corpos, de bruços, diz o delegado, é típica de quem entra em sono profundo.

As dúvidas são levantadas pela tenra idade do suspeito, a suposta incapacidade do menino em manejar o armamento, dirigir um carro ou planejar uma ação em que os detalhes chocantes e anormais para os padrões brasileiros dão aparências de crime perfeito. Familiares e até policiais experientes - como o coronel Wagner Dimas, que teve de voltar atrás da declaração em que afirmava que Andréia havia denunciado colegas - chegaram a levantar hipóteses como queima de arquivo.

Também insinuaram que poderia se tratar de retaliação do Primeiro Comando da Capital (PCC), a organização que o governo paulista faz de conta que não existe, mas que trava uma guerra particular com a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), a tropa de elite em que trabalhava no pai de Marcelo, o sargento Pesseghini.

Sem sobrevivente ou testemunha ocular, o crime está exigindo mais perícia para administrar a guerra por audiência envolvendo os programas policiais sensacionalistas de duas emissoras de televisão - a Record e a Bandeirantes - do que investigação propriamente dita.

“Se a autoria estivesse ligada ao crime organizado, haveria sinais de esculacho no local. As quadrilhas sempre querem demonstrar superioridade em relação às vítimas. Ninguém fora a família teve acesso a casa”, observa Itagiba Franco.

O suspeito número um, apontam os indícios citados pelo delegado, é o menino. A primeira evidência são duas gravações em vídeo registradas por câmeras externas onde ele aparece saindo de casa por volta da 1h de segunda dirigindo o carro da mãe e depois estacionando nas proximidades da escola que frequentava. A última imagem mostra, aparentemente, que dormiu no carro e, às 06h23, sai pela porta do motorista. Vestido o uniforme estudantil, segue caminhando até a escola.

Marcelo deixa o colégio por volta do meio dia e pega carona com o pai do colega e melhor amigo. No caminho, o motorista vê e estranha a presença do carro da mãe do garoto estacionado próximo a escola. Marcelo sugere que Andréia estaria pelas cercanias realizando alguma tarefa, mas pede para o pai do amigo parar, desce, abre o carro com uma chave que carregava no bolso e apanha algo que poderia ser o revólver 32 que a polícia encontraria depois em sua mochila. Ao chegar em casa pede para não buzinar, alegando que seus pais estariam dormindo.

“Quando Marcelo foi à escola a família já estava morta. Os pais jamais deixariam que passasse a noite fora. Ouvimos várias testemunhas que dizem o seguinte: se ele tivesse fugido o casal entraria em desespero e imediatamente avisaria a polícia”, explica o delegado Itagiba Franco.

Familiares e amigos do casal trataram de desmistificar as histórias relacionadas a suposta falta de perícia com a arma e o volante. O sargento e nsinou o filho de 13 anos a atirar com vários tipos de armas , entre elas a pistola ponto 40 usada no crime. Ele também ensinou o filho a dirigir. Uma vizinha contou que o garoto dirigia tão bem que era ele quem retirava o carro da garagem todas as manhãs.

Marcelo também já não era o menino franzino que aparece junto com os pais na foto que ganhou o mundo. A imagem foi feita em 2010, quando ele tinha, portanto, dez anos. Antes de morrer, era um adolescente de 1m52 de altura e 50 quilos, um porte bem superior a imagem estereotipada de menino franzino que a foto de 2010 sugere.

A polícia não encontrou registros de desvios psicológicos do menino nos consultórios médicos frequentados pela família, mas espera o depoimento de uma testemunha que diz ter algo a dizer sobre o assunto.

Relatos feitos em depoimento pelo melhor amigo apontam que Marcelo manifestava o desejo de matar os pais, fugir de carro , esconder-se temporariamente em algum lugar e transformar-se num pistoleiro de aluguel, como os personagens de seus jogos de videogame.

No roteiro traçado, teria cumprido apenas a execução do crime e a fuga temporária no carro da família. Desistiu do resto, foi a escola - onde já dissera algumas vezes a colegas e professores que “hoje é meu último dia na escola” , voltou para casa e se deu conta que seu mundo ruíra.

Reunira então coragem para completar a tragédia com um tiro na cabeça, disparando com a mão esquerda, já que era canhoto, como atestam todos os relatos e uma fotografia em que aparece pintando um quadro.

Antes de dar fim a vida, Marcelo ainda teria escrito numa folha de papel uma frase enigmática em que sugere que o amor pelo pai era maior que supostas desavenças surgidas nos dias que antecederam a tragédia. Disse que sempre amaria o pai. Os depoimentos das testemunhas ajudarão a polícia a traçar um perfil do menino, mas o fator determinante para a conclusão do inquérito e seu relatório serão os laudos periciais que devem ser apresentados em duas semanas.

“O caso ganhou um vulto que ninguém esperava. Se amanhã ou depois surgir uma nova linha, terei a coragem e a humildade de dizer que erramos. Mas não tem nada escondido. Estamos agindo com seriedade”, repetiu o delegado Itagiba Franco, no final da tarde de quinta-feira.

No mesmo momento, a divulgação de fotografias pelo apresentador José Luiz Datena, no programa Brasil Urgente, da Band, mostrando os corpos da família na cena do crime mergulharia a Divisão de Homicídios que o delegado dirige numa crise sem precedente.

“Para. Mandaram parar”, soprou no ouvido do delegado um assessor. A delegada Elizabeth Sato, diretora do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), que estava de férias, telefonou para a divisão, determinou que as entrevistas fossem suspensas e a polícia se concentrasse em investigar.

Também mandou que a polícia encontrasse explicação para o vazamento das imagens constrangedoras. Profissional experiente, temperamento sereno e humilde, o delegado classificou o vazamento de criminoso, eximiu o DHPP e passou a se concentrar no que interessa para a polícia: derrubar o muro que separa a investigação dos familiares das vítimas e da incredulidade social alimentada pelos programas policiais de televisão. “Essa guerra é improdutiva”, diz o delegado. Ele afirma com segurança, que até agora todos os indícios apontam o garoto como suposto autor da tragédia que abalou São Paulo.

Fonte: iG



Ceará ficará como zona livre de aftosa com vacinação

Está previsto para o próximo dia 21, o anúncio de que o Ceará obterá a certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de zona livre de febre aftosa com vacinação. A portaria de reconhecimento nacional será assinada pelo titular do Mapa, ministro Antônio Andrade, em solenidade com local e horário a serem definidos.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, considera a conquista do Ceará com status de zona livre de aftosa com vacinação como um avanço fundamental para o crescimento do setor agropecuário. "É um marco histórico, uma conquista que o Ceará vem tentando há vários anos".

O Ceará cumpriu todas as exigências estabelecidas pelo Mapa nas últimas campanhas de vacinação. "Agora vamos ampliar os negócios agropecuários e melhorar o padrão genético do nosso rebanho", afirmou Nelson Martins. A conquista favorece a comercialização de carne, queijo e outros derivados de leite para outros estados.

Nelson Martins atribui à conquista o esforço coletivo com a participação de vários parceiros, dentre eles a Imprensa. "O Diário do Nordeste e a Televisão Verdes Mares muito contribuíram, divulgando as campanhas de vacinação contra a febre aftosa", destacou. "Ematerce, Faec, Fetraece, prefeituras e as rádios no Interior foram fundamental".

Para obter o status de zona livre com vacinação foi necessário alcançar altos índices de imunização contra a febre aftosa. Essa era a principal exigência do Mapa. Em 2012, o Ceará bateu todos os recordes e vacinou 93,99% do rebanho. Na primeira etapa deste ano, um novo recorde foi quebrado e 94,62% dos animais foram imunizados.

A meta estabelecida pelo Ministério era que, pelo menos, 90% do rebanho recebessem a vacina em 80% das propriedades do Estado.

Outros fatores também foram essenciais para essa conquista, segundo destaca o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará, órgão responsável pela sanidade animal e vegetal no Estado, Augusto Júnior. "O governo do Estado investiu na reestruturação da Adagri, ampliando de 25 para 40 postos e criando seis escritórios regionais da agência", observou.

Para ampliar a fiscalização e o trabalho educativo no campo de conscientização dos criadores, o governo autorizou a contratação de 40 veterinários, 21 agrônomos e 79 agentes agropecuários. Um convênio com o Mapa possibilitou a compra de novos veículos e equipamentos para as unidades na Capital e no Interior. "Nós concluímos a sorologia em 14 mil cabeças de gado e não foi detectada a presença do vírus da febre aftosa", frisou. "Intensificamos a fiscalização em eventos agropecuários e no trânsito de animais de produtos de origem animal para evitar que houvesse contaminação".

Mesmo com a nova certificação, os produtores continuam obrigados a vacinar os animais duas vezes por ano. Mas o status de zona livre com vacinação abre as portas do mercado para os produtos locais e possibilita um incentivo à industrialização do Estado. Além do Ceará, o reconhecimento nacional chega a mais sete Estados: Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, além do Estado do Pará, na Região Norte do País.

Internacional
Após o reconhecimento pelo Mapa, o Ceará espera que seja dado um novo passo, isto é, a conquista do status de zona livre de aftosa com vacinação em caráter internacional. "Após a homologação do Mapa, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), com sede na França, fará auditoria no Estado até fevereiro de 2014", explica Augusto Júnior. "Temos expectativa de que em março do próximo ano, o Ceará será homologado em caráter internacional como zona livre de aftosa com vacinação".

Caberá ao Mapa, definir as regras sobre comercialização externa de produtos de origem animal (carne e leite) e o trânsito de bovinos internamente e entre os Estados, a partir do novo reconhecimento.

O Ceará, há cerca de quatro décadas, lutava para obter este status de zona livre. Entretanto, nos últimos seis anos, os esforços foram intensificados. "Passou de área de risco desconhecido para zona livre, pulando três etapas de alto, médio e baixo risco", comemorou Augusto Júnior. "A partir da instalação da Adagri em 2009, muitos avanços foram obtidos e o governador Cid Gomes não mediu esforços para obter a certificação que o Estado está prestes a receber".

Apenas Santa Catarina tem a certificação de livre de aftosa sem vacinação. O Ceará está próximo de ficar em pé de igualdade aos demais das regiões Sul e Centro-Sul do País. "A gente sofria constrangimentos, humilhação, pois os animais do Ceará ficavam em quarentena quando iriam participar de feiras e exposições em outros Estados", observou Nelson Martins. O título é avaliado anualmente pelo Mapa e de dois em dois anos, pela OIE. Daí a necessidade de permanecer com duas campanhas por ano contra a doença.

Mais informações
Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA)
Telefone: (85) 3101. 8105

Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri)
Telefone: (85) 3101. 2501

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



Laudo dos EUA pode provocar uma reviravolta no caso Isabella Nardoni

Um laudo produzido nos Estados Unidos pelo Instituto de Engenharia Biomédica da George Washington University aponta que as marcas nos pescoço da menina Isabella Nardoni, morta em 2008, "não são de mãos humanas".

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8) pelo criminalista Roberto Podval, que defende Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, condenados pela morte da menina. O pedido para a realização do novo exame partiu do defensor.

Em março de 2010, Alexandre Nardoni foi condenado na primeira instância da Justiça de São Paulo a 31 anos, 1 mês e 10 dias de reclusão, e Anna Carolina Jatobá, madrasta de Isabella, a 26 anos e 8 meses de reclusão. A menina de 5 anos foi encontrada morta no jardim do Edifício London, em 29 de março de 2008.

Até a manhã desta quinta, Podval disse ter tido acesso apenas a um resumo do laudo. "Haverá uma apresentação ainda hoje e terei acesso à íntegra do material. O que já posso afirmar por enquanto é que está comprovado que as marcas [no pescoço de Isabella] não são sequer de mãos humanas, quanto mais das mãos de Anna Carolina ou Alexandre, como diz a acusação", afirmou o advogado ao G1. O laudo de 65 páginas foi produzido pela equipe do pesquisador James K. Hahn.

Para a realização do novo laudo, de acordo com Podval, foram usadas fotos e até mesmo moldes feitos das mãos de Alexandre e Anna Carolina. Os moldes seriam usados para a suposta definição de quem seria o responsável pelas marcas que seriam de esganadura, segundo a acusação. Eles sequer foram usados porque, segundo Podval, as marcas não são de mãos humanas. "O laudo não diz o que pode ter causado essas marcas", afirma. O laudo não encontrou marcas de polegar no pescoço da garota, segundo mostrou o SPTV desta quinta.

Questionado sobre as medidas que serão tomadas pela defesa de Alexandre e da Anna Carolina, Podval afirmou que ainda avalia "as melhores medidas jurídicas para o caso, mas certamente, vamos usar esse novo material na defesa do Alexandre e da Anna Carolina", disse o defensor, por telefone, dos Estados Unidos.

A advogada Cristina Christo, que representa Ana Carolina de Oliveira, mãe da menina Isabella, foi procurada pela reportagem do G1 e disse que ambas preferem não se pronunciar sobre o laudo por desconhecer seu conteúdo e as circunstâncias em que foi produzido.

Fonte: G1



Guarda Municipal expulsa manifestantes do Parque do Cocó

Cerca de 300 policiais do Grupamento de Operações Especiais da Guarda Municial de Fortaleza expulsaram, na madrugada desta quinta-feira (8), os manifestantes que estavam acampados no Parque do Cocó. Caminhões e um trator limparam a área do acampamento e retiraram todas as barracas.

Para a desocupação da área, a Guarda Municipal usou spray de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo. Três pessoas foram presas acusadas de lesão corporal. Elas foram encaminhadas para o 2º Distrito Policial, no Bairro Meireles, na capital. A Guarda Municipal  interditou a área e bloqueou  o acesso ao Parque do Cocó.

O cruzamento da Avenida Engenheiro Santana Júnior com Avenida Antônio Sales está interditado. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), os manifestantes que ocupavam o Parque do Cocó e foram retirados durante a madrugada ainda estão na manhã desta quinta-feira no cruzamento.

Os manifestantes estavam acampados na área desde julho e protestavam contra a derrubada de árvores para a construção de um viaduto nos cruzamento entre as Avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales.

Operação tranquila
Em nota, a Prefeitura de Fortaleza informou que a operação foi considerada tranquila. E que só no final da desocupação do Parque do Cocó, houve o confronto com alguns manifestantes. As máquinas já começaram a trabalhar pra retirada de 15 árvores restantes, do total de 94. Ainda segundo a prefeitura, estão sendo plantadas mais de 500 árvores em três locais: perto da área da obra, no parque Adahil Barreto e perto da Avenida Raul Barbosa.

Fonte: G1



Filho de Dominguinhos entra com ação na Justiça para tentar levar corpo do pai para Garanhuns

Duas semanas depois do sepultamento do cantor e compositor Dominguinhos no Cemitério Morada da Paz, no Grande Recife, o conflito de opiniões entre os seus filhos Liv e Mauro Moraes tem um novo capítulo. Aos 53 anos, o filho mais velho do artista pernambucano entrou com uma ação na Justiça para que o corpo seja transferido para Garanhuns, no Agreste, alegando que esse era o desejo do pai.

Em entrevista de 2011 a Geraldo Freire, da Rádio Jornal, o cantor e sanfoneiro havia expressado a vontade de ser enterrado na cidade onde nasceu. "Daria um pouquinho de trabalho para o pessoal querendo vir para Garanhuns", afirmou.

O advogado Ednaldo Silva Ferreira, que representa Mauro, deu entrada na ação cautelar que pede o traslado do corpo em Paulista na última sexta-feira (2). "A maior prova anexada é é a entrevsta concedida a Geraldo Freire. O que deve prevalecer é a vontade dele (de Dominguinhos)", afirmou.

Porém, durante o velório do artista realizado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Recife, Liv Moraes afirmou que estava, sim, cumprindo o desejo do pai. A também cantora disse que Dominguinhos disse antes de ser internado, em dezembro do ano passado, que queria ser enterrado em Recife ou Fortaleza.

Mauro acredita, no entanto, na entrevista que ouviu também durante o velório. "Tomaram (Liv e a mãe, Guadalupe, ex-esposa de Dominguinhos) a decisão sem me consultar. Antes de ouvir a gravação, na minha opinião, o certo seria enterrar o meu pai no Rio de Janeiro, onde os pais deles também foram sepultados e os irmãos e netos moram. Agora, acho que deveria ser na cidade dele", explicou. "Como filho, acho que tinha o direito de fazer isso (entrar com a ação). Tenho que respeitar o desejo dele", concluiu. Segundo o advogado, uma resposta sobre o caso deve ser divulgada até o fim da semana.

Dominguinhos faleceu no último dia 23, aos 72 anos, devido a complicações infecciosas e cardíacas, em São Paulo. O cantor lutava contra um câncer havia seis anos e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês. Ele havia desenvolvido insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes, sendo transferido do Recife, onde estava internado desde o dia 17 de dezembro, para a capital paulista em 13 de janeiro.

Fonte: NE10 



Esponja de cozinha é mais suja do que privada, diz estudo

Sabe qual o item mais sujo da casa? A esponja de cozinha. Ela pode conter até 200 vezes mais germes e bactérias do que o assento sanitário, por exemplo. A informação vem de uma reportagem feita pela rede inglesa BBC e aponta que o objeto pode conter até mesmo bactéria que está ligada a casos de paralisia.

Veja o que a pesquisa constatou:

Estudos apontam que existem 10 milhões de bactérias por metro quadrado na esponja de cozinha. Esse número é de um milhão nos panos usados na cozinha;

O alerta também vai para roupas e toalhas, que podem conter microorganismos prejudiciais à saúde;

Um levantamento feito em 180 casas em diversos países (Australia, Canadá, Alemnaha, Índia, Malásia, Arábia Saudita, África do Sul, Inglaterra e Estados Unidos) mostrou que os banheiros passaram no teste de limpeza em 70% dos casos;

Já apenas 6% das pias verificadas mostraram boas condições de higiene, segundo a pesquisa;

O interior das geladeiras também passaram no 'teste'em 40% das casas analisadas. Já panos usados na cozinha foram identificados como perigosamente sujos em 36% das casas ;

Segundo o Global Hygiene Council, entidade que reúne especialistas em todo o mundo para discutir normas e procedimentos de limpeza em vários aspectos, sugere que esponjas de cozinha devem ser lavadas em água com temperatura superior a 60C para matar germes e que isso deve ser feito regularmente;

 Especialistas sugerem o uso de lenços umedecidos com propriedades antibacterianas para conter a contaminação com batérias;

Além da pia, tábuas usadas na manipulação de alimentos devem ser desinfetadas;

Manter as mãos limpas e lavá-las entre o manuseio de diferentes itens ou materiais também deve ser hábito para diminuir os níveis de contaminação da cozinha;

Não devem ser esquecidas a limpeza de itens que são muito manuseados, como puxadores, maçanetas, interruptores;

Pesquisador de microbiologia da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, Charles Gerba afirma que o assento sanitário é uma das áreas menos perigosas da casa em relação aos riscos de contaminação. Isso devido aos cuidados com a limpeza e à pouca manipulação do objeto;

Segundo especialistas, a bactéria campylobacter, ou bactéria retorcida, comumente encontra em esponjas de cozinha, pode causar paralisia, comprometendo os movimentos pois afeta os nervos periféricos.

Fonte: Terra



Crato (CE): Secretaria de Cultura promove Conferência

A Secretaria Municipal de Cultura do Crato promove nos dias 09 e 10 de agosto, no Pátio da Pedagogia -URCA, a III Conferência Municipal de Cultura visando estabelecer marcos regulatórios de uma politica pública cultural para o município.


Após 42 anos na floresta, pai e filho voltam à civilização

Um vietnamita e seu filho viveram em uma floresta durante 42 anos e voltaram para a civilização nesta quarta-feira (7). Ho Van Thanh, 82 anos, e Ho Van Lang, idade não divulgada, fugiram para a floresta em 1971 após sua casa ser bombardeada durante a guerra do Vietnã.

O bombardeio provocou a morte da mãe de Lang e de outras duas crianças, mas o filho caçula conseguiu sobreviver, segundo a imprensa local.

Ho Van Thanh e Ho Van Lang viviam em uma cabana feita de madeira que eles construíram em uma árvore. Foi neste local que as autoridades encontraram os dois, segundo o jornal vietnamita "Thanh Nien".

A equipe foi obrigada a entrar 40 km mata adentro na província de Quang Ngai para encontrar os dois vietnamitas. Com eles foram encontrados armas e utensílios artesanais que eram usados para trabalhos no local. Thanh e Lang vestiam tangas feitas com fibras vegetais.

Em torno da casa na floresta, os dois cultivavam uma pequena horta, incluindo tabaco, que eles fumavam. Eles também procuravam frutas em árvores da região e caçavam. No local também foi encontrado um uniforme militar que pertencia a Ho Van Thanh.

O filho caçula de Thanh se salvou do bombardeiro e viveu com parentes. Em 1983, ele conseguiu encontrar os dois com a ajuda de um tio. No entanto, apesar da insistência, o filho não conseguiu convencer o pai e o irmão a abandonar a floresta e voltar para a civilização.

O filho caçula voltou várias vezes desde então, inclusive acompanhado por autoridades, na tentativa de convencer os parentes. Ele também levava roupas e coisas difíceis de encontrar no local, como azeite e sal.

Thanh e Lang sempre se negaram a regressar e se escondiam quando tentavam agarrá-los para trazer à civilização.

Na quarta-feira (7), Ho Van Thanh, já fraco demais para andar sem ajuda, teve que ser carregado e voltou à civilização.

Com informações agência EFE

Fonte: UOL



08 de agosto

1876 - Thomas Edison recebe uma patente para o seu mimeógrafo.
1990 - O Iraque ocupa e anexa o Kuwait, antecedendo a Guerra do Golfo.
1991 - Ocorre o colapso da Torre de rádio de Varsóvia, a maior estrutura até então construída.

Nasceram neste dia…
1694 - Francis Hutcheson, teólogo, poeta, escritor e filósofo irlandês (m. 1746).
1879 - Emiliano Zapata, ativista mexicano (m. 1919).
1981 - Roger Federer (foto), tenista suíço.

Morreram neste dia…
1588 - Alonso Sánchez Coello, pintor espanhol (n. 1531).
1828 - Carl Peter Thunberg, naturalista sueco (n. 1743).
1898 - Eugène Boudin, pintor francês (n. 1824).

Fonte: Wikipédia



AddThis