Willian Bonner empurra funcionário da Globo. Veja!



O Rappa - Vem pra rua




Crato (CE): Professores entram em greve

Os professores municipais do Crato estão em greve. O movimento foi iniciado na quinta e ganhou força nesta sexta-feira, 14. A categoria cobra da prefeitura o cumprimento da Lei do Piso, além da implantação de um plano de carreiras, no qual seja concedida a gratificação por progressão.

Os professores exigem um reajuste de 10%, além dos 8% já concedidos este ano. Isso porque, conforme argumenta a categoria, uma comissão formada por professores, conselheiros, membros da Prefeitura e da Câmara Municipal verificou que um aumento maior poderia ser concedido.

Além disso, os docentes querem gratificação por progressão no valor de 3% em cima do salário-base. Segundo eles, a Prefeitura está devendo à categoria desde 2008.

“Essa greve significa uma grande retomada, devido à falta de diálogo e à quebra de compromissos”, afirma o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Crato, Júnior Matos. Segundo ele, a greve é por tempo indeterminado. Atualmente, há cerca de 1200 professores municipais no Crato.

Fonte: O Povo


Copa das Confederações: começa o teste para a Seleção e para o País

Ainda em 2007, a Fifa confirmou o Brasil, concorrente único, como sede da Copa do Mundo de 2014. Quatro anos, sete meses e 16 dias depois, começa o principal teste que o País terá para o Mundial. A Copa das Confederações, que tem seu pontapé inicial hoje, com a partida entre Brasil e Japão, às 16 horas, em Brasília, colocará sob prova tudo o que as seis cidades-sede prepararam.

Além de Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belo Horizonte e  Fortaleza foram confirmadas para a competição em maio de 2011. Com a exceção da capital brasileira, que sediará apenas o jogo de abertura, cada cidade receberá três partidas.

Nas cidades, porém, apenas os estádios estão finalizados. Obras de mobilidade urbana, saúde, turismo e aeroportos foram entregues parcialmente ou nem isso. O Brasil será testado. Sem disputar competições regulares desde a Copa América, em 2011, essa será a hora também de testar a seleção, que mira o hexacampeonato no ano que vem.

Como funciona
Brasil, Espanha, Itália, Japão, México, Nigéria, Taiti e Uruguai terão suas histórias contadas a partir de danças e encenações. Cerca de 2.800 bailarinos, artistas circenses, acrobatas e militares do Exército farão parte da cerimônia. A coreografia é organizada pelo carnavalesco Paulo Barros. As oito seleções participantes representam América do Sul, Europa, Américas do Norte, Central e Caribe, África, Ásia e Oceania, além do país-sede e do último campeão mundial. Na primeira fase, elas estão divididas em dois grupos de quatro equipes. Quatro seleções se classificam para as semifinais. A final da competição será no dia 30 de junho.

MARIANA FREIRE 
REPÓRTER

Fonte: O Povo



15 de junho

1922 - Os aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral chegam ao Rio de Janeiro num hidroavião, realizando a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.
1911 - É constituída a Computing Tabulating Recording Co., a antecessora da International Business Machines Corporation (IBM).
1954 - A Union of European Football Associations (UEFA) é formada em Basileia, Suíça.

Nasceram neste dia…
1330 - Eduardo, o Príncipe Negro, Príncipe de Gales (m. 1376).
1843 - Edvard Grieg, compositor norueguês (m. 1907).
1916 - Herbert Simon, economista norte-americano (m. 2001).

Morreram neste dia…
1836 - Guido Marlière, militar e sertanista francês radicado no Brasil (n. 1767).
1970 - Almada Negreiros, artista e escritor português (n. 1903).
1996 - Ella Fitzgerald (foto), cantora de jazz estado-unidense (n. 1917).

Fonte: Wikipédia



Garoto propaganda da TIM, Huck usa Vivo

Contratado pela operadora TIM há quase dois anos, o apresentador Luciano Huck usou um smartphone com chip da Vivo para postar uma mensagem em sua conta no Instagram.

Luciano publicou o controverso post nesta sexta-feira (14), agradecendo seus fãs por ter alcançado a marca de 10 milhões de seguidores no Facebook.

“Acordar com 10 milhões de pessoas em sua página pessoal... não é todo dia”, escreveu Huck. Na imagem que Huck capturou de seu Facebook para fazer um post no Instagram, no entanto, é possível ver que a rede do smartphone de Huck é da Vivo, concorrente da TIM.

O post causou grande constrangimento na TIM e, ao que tudo indica, Huck é mesmo usuário da operadora Vivo. Afinal, para fazer o post no Instagram ou no Facebook, é preciso instalar esses aplicativos e fornecer suas senhas pessoais de acesso, o que dificilmente Huck faria no smartphone de um terceiro.

Esta não é a primeira vez que uma celebridade faz propaganda para uma marca, mas utiliza serviços ou produtos de um rival. No final de maio, a repórter do programa CQC, da Band, Daniela Calabresa, postou uma mensagem de elogio ao Galaxy S3, como parte de uma ação acordada com a Samsung.

Daniela, no entanto, usou um iPhone para fazer o post. Antes, Alicia Keys, contratada da BlackBerry, também foi flagrada usando o app do Twitter em um iPhone.

Fonte: Exame



Crato (CE): Cansada das ameaças, filha denuncia o pai pela prática de um homicídio

Uma jovem de 23 anos de idade compareceu na noite desta quinta-feira na 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro fazendo denúncias de agressões e ameaças contra seu próprio pai. Segundo ela, José Helmanir Oliveira dos Santos, de 41 anos, é separado de sua mãe e vive insistindo em reatar uma relação que, como diz, não deu certo. O acusado mora na Rua José Francisco Ferreira (Bairro Vila Alta) em Crato e sempre vai a casa da ex ameaçá-la e até já arrombou a porta para agredi-la.

Os ex-sogros que são pessoas idosas, conforme relata Katiane de Souza Oliveira, também se tornaram vítimas das ameaças de morte a exemplo de outros parentes. Cansada da situação e vendo que a mãe não tinha coragem de representar contra Helmanir, decidiu fazê-lo com medo que algo pior acontecesse. Por volta das 18h30min os Soldados Flávio Maia, Acácio e Marcos Lima o prenderam e trouxeram a Juazeiro em uma viatura do Ronda do Quarteirão.

Naquele momento, ele já estava mais uma vez se aproximando da residência da ex-mulher levando em uma mochila preta uma garrafa plástica contendo veneno que iria tentar fazê-la ingerir. Nas vezes anteriores, a polícia até que era acionada, mas este sempre conseguia escapar das garras da patrulha. Dessa vez não deu certo e ele foi preso quando, de acordo com Katiane, pretendia envenenar a todos se a mulher não o quisesse de volta.

A garota foi mais adiante em suas denúncias na Delegacia de Juazeiro e apontou o pai como um homicida. O relato é de que Helmanir já esteve foragido por algum tempo e jamais  respondeu pelo assassinato praticado há algum tempo. Ela não soube precisar o ano e nem a vítima. Apenas que ainda era criança ou adolescente quando o homicídio aconteceu.

Demontier Tenório

Foto: Chinês / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Esporte: Mano Menezes é o novo treinador do Flamengo e assina até o fim de 2014

Mano Menezes é o novo treinador do Flamengo. Após a empatia imediata em um primeiro contato ao vivo, treinador e clube definiram questões mais importantes, como salários e composição da comissão técnica, ainda no início da semana e chegaram a um consenso em relação a detalhes do contrato nesta quinta-feira, concluindo as negociações. O Rubro-Negro desejava um acordo até o fim de 2015, mas o vínculo inicial será até 31 de dezembro 2014. O clube já fez o anúncio em seu site oficial.

- De Nação para a Nação. Ser técnico do CR Flamengo é meu novo grande trabalho. Um orgulho - disse o treinador em seu perfil oficial no Twitter.

Mano Menezes chega com o auxiliar técnico Sidnei Lobo, com quem trabalha desde 2004, e um preparador físico, conforme definido já em conversas iniciais. O Flamengo defendeu a permanência de Joelton Urtiga, preparador que trabalhava com Jorginho e passou a ser funcionário permanente do clube, e o treinador não se opôs.

O valor da remuneração de Mano Menezes foi outro ponto definido sem maiores traumas. Simpático ao projeto apresentado pelo Flamengo, como revelou no início da semana, o treinador receberá um meio-termo entre o que era pago ao seu antecessor, Jorginho, e os R$ 800 mil que Dorival Junior ganharia em reajuste ao longo do ano previsto em contrato. O montante é superior também ao que o profissional recebia da CBF.

Todo processo de negociação foi conduzido por membros do conselho gestor do rubro-negro, como os vices de marketing, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, relações externas, Flávio Godinho, finanças, Rodrigo Tostes, e futebol, Wallim Vasconcellos. Bastante questionado internamente, o diretor executivo Paulo Pelaipe, que já trabalhou com Mano no Grêmio, não participou das tratativas.

Mano Menezes já era o nome de consenso da diretoria desde de quinta-feira passada, horas depois da demissão de Jorginho. Decidido a abrir mão da postura radical de redução de gastos, o vice de futebol, Wallim Vasconcellos, deixou o hotel onde a delegação estava hospedada em Florianópolis rumo ao Rio logo pela manhã para iniciar as tratativas. A aposta mal sucedida no tetracampeão deixou clara a necessidade de um nome de peso para conduzir a equipe no processo de reestruturação rubro-negro.

Ainda não há confirmação da apresentação oficial. Mano será o sexto treinador gaúcho do Flamengo, em lista que inclui vitoriosos como Claudio Coutinho e Paulo Cesar Carpegiani, e terá seu primeiro contato com o elenco na próxima terça-feira, no Ninho do Urubu.

Trajetória de sucesso
O primeiro trabalho de Mano à frente de uma equipe profissional aconteceu em 1997, no Guarani de Venâncio Aires-RS. Seu primeiro trabalho de destaque foi no XV de Campo Bom-RS. Em 2004, levou o clube à semifinal da Copa do Brasil, eliminando o Vasco na segunda fase do torneio, com um acachapante 3 a 0 em São Januário.

O primeiro grande clube foi o Grêmio, clube que recolocou na elite do futebol brasileiro com a conquista da Série B, em 2005. Ainda conduziu o Tricolor a um bicampeonato gaúcho (2006 e 2007) e à final da Libertadores de 2007.

No Corinthians, o auge em clubes: novamente venceu a Série B, em 2008, e no ano seguinte foi campeão paulista e da Copa do Brasil.

O sucesso no Timão alçou Mano à seleção brasileira. As conquistas com a Amarelinha se resumiram a dois Superclássicos das Américas (taças disputadas em dois jogos contra a Argentina, em 2011 e 2012). O fraco desempenho contra seleções tradicionais fez com que ele perdesse força e acabasse demitido.

Fonte: Globoesporte.com



Barbalha (CE): Festa de Santo Antônio chega ao fim

A devoção a Santo Antônio, padroeiro de Barbalha, levou cerca de 60 mil pessoas às ruas do município, no fim da tarde de ontem, na procissão de encerramento da festa. A estimativa é do pároco da matriz que leva o nome do "santo casamenteiro", Cícero Alencar. As comemorações foram iniciadas no último dia 2 de junho, com o cortejo do carregamento do pau da bandeira, levando uma multidão de aproximadamente 300 mil pessoas às ruas da cidade.

A procissão foi iniciada às 16h, percorrendo as principais ruas da cidade. Pela manhã, foi celebrada missa de encerramento e, no fim da tarde, com a chegada da imagem do padroeiro à matriz, houve a bênção do Santíssimo. A cidade comemorou durante os festejos, o primeiro ano em que Barbalha recebeu o título de Capital Cearense dos Festejos de Santo Antônio, reconhecida por lei estadual.

Dentro dos festejos, houve a abertura, nesta quarta-feira, da exposição museográfica permanente sobre a Festa de Santo Antônio, desenvolvida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Foto: JAQUELINE PINHEIRO

Fonte: Diário do Nordeste



Conheça 8 fatos curiosos sobre a Disneylândia

Ir à Disney é um dos sonhos de muita gente. São tantas atrações, fogos de artifício e personagens andando por todo lado que fica difícil não voltar a ser criança por um período e simplesmente se esquecer de que existe mundo fora do parque temático. Dessa forma, fica fácil passar despercebido por diversos segredos dos bastidores desses parques.

Na lista a seguir você pode confere um pouco desses detalhes ocultos e que ajudam a manter a magia da Disney funcionando.

1. Nada de chicletes e lixo pelo chão
Os planos de construção da Disneylândia preveem que qualquer lugar do parque tenha uma lixeira por perto, dentro de um raio de até 30 passos. Essa medida, aliada ao fato de que não são vendidos chicletes no complexo, ajuda a manter o ambiente mais limpo.

2.  Música ininterrupta
O sistema de som do parque é complexo demais e causa bastante contratempo para ser desligado e ativado novamente. Por isso, o parque mantém o som tocando em loop ininterruptamente, durante as 24 horas dos sete dias da semana. Imagine como fica a cabeça de quem trabalha por lá.

3. Mundo subterrâneo secreto
Existe uma área de 36,4 mil metros quadrados abaixo do solo do parque onde são depositados os lixos coletados e possuem salas especiais para que funcionários possam, por exemplo, tirar a roupa de Mickey antes de ir para casa.

4. Acordando Tinkerbell
Existem atividades pouco divulgadas, mas que podem ser bastante especiais para os visitantes. A primeira criança a entrar na loja da Tinkerbell, por exemplo, pode acordar a fadinha.

5. Mickeys escondidos por toda parte
A silhueta do ratinho mais famoso do mundo pode ser encontrada por todo o parque, desde tecidos de renda até impressos no concreto. Ninguém sabe ao certo quantos desses desenhos ocultos estão espalhados, mas uma das diversões é incentivar as crianças a procurar por eles.

6. Speakeasy dentro do parque
Durante o período da Lei Seca, nos Estados Unidos, os lugares clandestinos que vendiam álcool ficaram conhecidos como speakeasy, nome bastante apropriado, visto que bêbados possuem a fama de revelar informações importantes facilmente. Pois saiba que na Disney também existe um desses clubes secretos. Destinado a membros e VIPs que pagam uma taxa exlucisva, esse é considerado o único ponto do parque onde alguém pode beber coquetel tranquilamente.

7. Controle natural de ratos
Durante a noite, depois que pessoas queimadas pelo sol e funcionários exaustos vão para casa, a Disneylândia é invadida por cerca de 200 gatos domésticos que são mantidos em estações específicas dentro do parque. Eles funcionam como um controle natural de ratos que possam aparecer pelo parque.

8. Bigodes são bem-vindos
Durante 43 anos, os funcionários do parque foram proibidos de usarem bigodes ou qualquer outro tipo de barba. Em março de 2000, os bigodes foram liberados, porém, com regras muito claras: a pessoas já deve ter um bigode ao ser contratada ou, então, deixar crescer durante as férias.

Fonte: Mega Curioso



Manifestação 'Fortaleza Apavorada' reivindica segurança pública

Manifestantes se reuniram na tarde desta quinta-feira (13) para a realização do "Fortaleza Apavorada", em frente ao Palácio da Abolição, sede do governo do estado do Ceará. Usando gritos de guerra como "senhor governador, segurança por favor" e "o povo se cansa, exige segurança", o grupo exigiu do estado ações mais efetivas contra o crescimento da violência urbana na cidade.

Em todo o Ceará foram registrados 1.356 homicídios dolosos (quando há intenção de matar) nos quatro primeiros meses de 2013, de acordo com as mais recentes estatísticas divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Quase metade dos homicídios, 48,82%, ocorreram na capital.

"Não podemos viver em uma cidade onde os encarcerados somos nós. Meu irmão foi morto brutalmente dentro do local de trabalho. Ele foi pegar o dinheiro para pagar os funcionários, ele foi perseguido e assassinado na frente da mulher e da filha. O bandido foi preso recentemente, mas não adianta porque daqui a pouco ele está solto", protesta Tereza Clemente, que participou da caminhada com a foto do irmão, assassinado em dezembro de 2012. O empresário João Carlos Clemente foi morto quando entrava na empresa dele após sacar dinheiro no banco.

As pessoas se concentraram no local desde o início da tarde desta quinta-feira. Famílias inteiras estavam no evento e até mesmo os bichos de estimação, como a cadela Keith, que fazia companhia ao casal de donos. A Manifestação seguiu pela Avenida Beira Mar, até o cruzamento da Rua da Paz. A segurança foi reforçada no entorno do Palácio da Abolição.

O grupo Fortaleza Apavorada foi criado por parte população que protesta contra o crescimento da violência. Por meio de redes sociais, eles reuniram um grupo para mobilizar a participação da população no evento. Mais de 2 mil pessoas participaram da caminhada.

Fonte: G1



9º Feirão Caixa da casa própria acontece neste final de semana, no Cariri

Com mais de 2 mil imóveis e a perspectiva de R$ 300 milhões em negócios, o Cariri Garden Shopping, administrado pela Tenco Shopping Centers, sedia neste final de semana, dias 15 e 16 de junho, sábado e domingo, o 9º Feirão Caixa da Casa Própria. No evento 90% das ofertas são de imóveis novos, mas há também opções de usados e na planta. O Feirão acontece juntamente à 6ª Feira de Imóveis do Cariri, numa parceria da Caixa Econômica Federal com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

O feirão será realizado na Praça de Eventos do empreendimento e contará com 22 estandes, de empresas e instituições parceiras, como construtoras e imobiliárias, e no local será possível realizar o negócio, conhecer dados do imóvel e dar entrada nos papéis do financiamento. Para isso, uma equipe de 70 empregados da Caixa Econômica Federal,  detalharão ao público informações sobre linhas de crédito e efetuarão simulação do valor de financiamento e aprovação dos créditos, entre outros serviços.

Na edição de 2012, a Feira contou com mais de 10 mil visitantes. Na ocasião, foram fechados e/ou encaminhados 1.255 negócios, somando o montante de R$ 111,5 milhões em negócios, incluindo a Caixa e os parceiros. O evento reúne, num único espaço, diversos representantes do segmento da habitação: construtoras, imobiliárias e técnicos da Caixa, responsáveis por analisar e autorizar os financiamentos. O cliente pode conhecer o imóvel, dar entrada na documentação necessária ao financiamento e até fechar negócio.

Para requerer o crédito da casa própria, no Feirão, basta levar documento de identidade, CPF e comprovante de renda. Os interessados também podem obter informações em todas as agências da Caixa e pelo Serviço de Atendimento ao Cliente do banco, através do telefone 0800-726-0101, disponível 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana. E ainda é possível fazer simulações do crédito imobiliário no endereço www.caixa.gov.br.

Construtoras e imobiliárias das cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha participarão do Feirão. Segundo as informações cedidas pela Caixa, este ano, quem adquirir o financiamento imobiliário durante o período do Feirão poderá começar a pagar a primeira prestação em janeiro de 2014. A condição é válida para financiamentos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Serviço
9° Feirão CAIXA da Casa Própria de Juazeiro do Norte e 6ª Feira de Imóveis do Cariri
Data: 15 e 16 de junho de 2013 (sábado e domingo)
Horário de Atendimento: sábado das 10h às 22h, domingo das 12h às 18h
Local: Cariri Garden Shopping

Fonte: Diário do Nordeste



Barbalha (CE): Livro e exposição sobre a Festa de Santo Antônio foram lançados

Uma noite de emoção, reconhecimento e novas perspectivas para o registro oficial da Festa de Santo Antônio de Barbalha, como patrimônio cultural brasileiro. Assim foi a quarta-feira, em Barbalha, com o lançamento do livro "Sentidos da Devoção"e a abertura da exposição "Pau de Santo, Festa de Fé".

A solenidade de apresentação do livro e da exposição, coordenados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em parceria com a Prefeitura, reuniu um público numeroso no Casarão da Secretaria de Cultura de Barbalha, e foi marcada por um clima de confraternização e otimismo quanto a perspectivas de repercussão nacional ainda maior para a Festa.

"O lançamento do livro e da exposição, produzidos em parceria pela Prefeitura e pelo Iphan, é um momento importante para o município e para todos os barbalhenses, que fazem questão de conservar sua cultura, sua tradição", afirmou o prefeito José Leite, saudando a equipe do Iphan-CE que se dirigiu à cidade para o lançamento do livro e da exposição - incluindo os organizadores da publicação, Ígor Menezes e Ítala Byanca, e o arquiteto Alexandre Jacó, responsável pelo belo e elegante projeto gráfico do livro.

"Essa tradição tem que ter, ainda mais, o destaque que ela merece, com o reconhecimento nacional da festa como patrimônio cultural brasileiro. Esperamos que no próximo ano a Festa de Santo Antônio aconteça tendo esse tema, com esse registro já formalizado", acrescentou José Leite.

Superintendente do Iphan-CE, Ramiro Teles respondeu que são grandes as chances de este registro acontecer ainda este ano. "Estamos trabalhando para fornecer toda a documentação para a Câmara do Patrimônio Imaterial até agosto, para que em novembro esse registro possa estar na pauta do Conselho do Patrimônio Cultural", detalhou, citando o Conselho que recentemente prestou reconhecimento à Festa de Nosso Senhor do Bonfim, da Bahia.

Ramiro Teles agradeceu pelo apoio da Prefeitura e de toda a equipe de organização da Festa de Santo Antônio, bem como a todos os integrantes do Iphan, para que o livro e a exposição pudessem se concretizar como marcos da edição 2013 da festa. E adiantou que já estão garantidos R$ 50 mil para a elaboração do projeto de reforma do Casarão da Secretaria de Cultura - "para que, com o projeto em mãos, possamos partir para a captação de recursos para a reforma".

Data marcante
Agradecimento também foi a marca do pronunciamento do Secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Antônio de Luna, que destacou o empenho de toda a equipe da Secretaria e dos demais setores da administração municipal, para a organização e a qualidade da festa.

"Este 12 de junho de 2013 vai ficar marcado na história. Agradecemos também, e muito, ao Iphan. Esta exposição e este livro, assim como aconteceu com o documentário que o Iphan já produziu sobre a festa, fortalece ainda mais esse caminho para o registro como patrimônio imaterial da cultura", ressaltou Antônio de Luna.

Exposição e livro
Aberta na noite desta quarta-feira, a exposição "Pau de Santo, Festa de Fé" foi produzida a partir dos resultados do Inventário Nacional de Referências Culturais da Festa de Santo Antônio de Barbalha, pesquisa que compõe a instrução de Registro da Festa como Patrimônio Cultural Brasileiro. A mostra retrata como as celebrações de Corte, Carregamento e Hasteamento do Pau da Bandeira foram se tornando centrais no calendário de Barbalha, ao mesmo tempo em que passaram a funcionar como elemento identificatório de seus moradores. E como as insinuações em torno do poder milagreiro do mastro da bandeira dão toda uma conotação sensual e brincalhona à Festa de Santo Antônio de Barbalha.

Também nesta quarta foi lançado o livro "Sentidos de Devoção - Festa e Carregamento em Barbalha", igualmente resultado de trabalho realizado pela equipe do Iphan e um marco importante no registro documental e acadêmico da festa. A publicação, de 260 páginas, tem como organizadores Igor de Menezes Soares e Ítala Byanca Morais da Silva, historiadores que integram a Superintendência do Iphan no Ceará, e reúne artigos de diversos autores, abordando variadas facetas da festa e de suas múltiplas leituras. Todos os presentes ao lançamento receberam gratuitamente um exemplar do livro, que será distribuído às bibliotecas da Rede Estadual.

A obra traz reflexões tecidas sobre a Festa de Santo Antônio em campos variados, como História, Geografia, Antropologia, Pedagogia, Cinema e Turismo, evidenciando a natureza interdisciplinar da instrução dos processos de reconhecimento das práticas culturais como Patrimônio Cultural Brasileiro. O Iphan ressalta que existem poucos trabalhos acadêmicos defendidos e publicados sobre a festa e que, dessa forma, a publicação pretende provocar o preenchimento de uma lacuna editorial e também servir de leitura inicial, estimulando novas pesquisas sobre a celebração.

A seleção de autores e imagens foi fruto das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) da celebração, que compõe o dossiê de registro da Festa como Patrimônio Cultural Brasileiro. Atualmente, o Iphan-CE possui um acervo de mais de 3 mil registros da festa, como entrevistas, fotografias, matérias em periódicos, além do próprio INRC. O livro poderá ser obtido mediante solicitação encaminhada ao Iphan-CE e também será disponibilizado nas bibliotecas do Sistema Estadual do Ceará.

Fotos: SAMUEL PINHEIRO / DIVULGAÇÃO

Assessoria de Imprensa / SECULT



Pernambucana embala a si própria como presente para o Dia dos Namorados

Nesta semana, muita gente quebrou a cabeça atrás de presentes para a pessoa amada. Porém, uma moça de Caruaru, em Pernambuco, resolveu a situação da maneira mais prática possível: embalou a si própria como presente e, feliz demais com a ideia e a produção, também publicou fotos dessa situação na internet.

A foto de Jucy Silva, seminua e embalada pelo plástico da cesta de café da manhã, foi compartilhada mais de 7 mil vezes, mas conquistou apenas 73 “Curtir” até a publicação desta notícia.

No ano passado, um chinês tentou algo semelhante, porém com menos sucesso. Hu Seng enviou a si próprio pelo correio para a namorada. Mas nem tudo saiu como previsto: o serviço de entrega se atrasou e, com o tempo prolongado que passou na embalagem, Hu Seng acabou perdendo os sentidos e chegando desmaiado à casa da namorada.

Fonte: Yahoo!



Crato (CE): Estudante denuncia ter sido agredido por policiais militares

O estudante Alisson Régis dos Santos denunciou nesta quinta-feira (13) ser agredido por policiais militares do Ronda do Quarteirão. Ele mostra a guia feita pelo Instituto Médico Legal (IML) que constata hematomas no corpo.

Segundo o estudante, ele foi agredido por dois policiais com golpes de cassetete e tapas quando voltava de uma festa com familiares. “Eles foram muito ignorantes quando fizeram a abordagem, dizendo ‘mão na cabeça, seus vagabundos'. Pediram os documentos, eles começaram a xingar e a agredir a gente”, conta o estudante de engenharia.

“Mesmo que eu tivesse desacatado, o direito deles era prender. Eles começaram a bater na gente”, completa. Ainda segundo Alisson, os policiais pediram para ele correr ou iriam atirar contra o grupo. No corpo de Alisson Régis, há marcas e cicatrizes que ele diz ser da agressão dos policiais.

Além de Alisson, um familiar dele também afirma ter sofrido agressão dos policiais, mas não quis dar entrevista com medo de represálias. “Eu espero que tomem alguma providência para não ficar dessa forma. Que apurem direitinho para não ficar impune”, afirma a mãe do estudante agredido, Lucimar dos Santos.

O boletim de ocorrência foi feito na Delegacia Regional do Crato, onde o caso é investigado. “Por enquanto nós temos a versão das vítimas. Vamos ouvir os policiais, vamos investigar. Testemunhas presenciais devem ser ouvidas também para que a gente chegue a um denominador comum”, diz o policial Mário Gomes.

Segundo o comando do Ronda do Quarteirão, os policiais acusados de agressão foram identificados, mas não terão os nomes revelados à imprensa até o fim das investigações. O caso é apurado pela Controladoria da Polícia Militar. De acordo com a Polícia Militar, caso seja confirmada a agressão, os policiais estão sujeitos a penas que vão de advertência verbal a expulsão do cargo de policial.

Fonte: G1



Barbalha (CE): Festa do Padroeiro aumenta fluxo nas lojas

A terra de Santo Antônio comemora de forma positiva o bom desempenho do comércio no período da festa, considerado o segundo do ano. Alguns setores superam as expectativas, como o comércio de confecções e tecidos, mas outros segmentos como hotéis, restaurantes, setor de móveis, além de calçados, conseguem obter mais de 15% nas vendas nesse período.

A Festa de Santo Antônio, Padroeiro de Barbalha, foi iniciada no último dia 2, com o carregamento do Pau da Bandeira, e será encerrada hoje, com a procissão alusiva ao santo, pelas principais ruas do Centro da cidade, no fim da tarde.

O tradicional evento conta com dois importantes diferenciais este ano: trata-se da primeira edição do evento após o reconhecimento de Barbalha, por lei estadual, como capital dos festejos de Santo Antônio. Durante a programação ontem foi lançado o livro "Sentidos de Devoção: Festa e Carregamento em Barbalha". Também foi aberta a exposição museográfica permanente "Pau de Santo, Festa de Fé", ambos coordenados pelo Iphan.

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), alguns setores passam a ter venda maiores do que no período natalino. O período é o de maior movimentação na cidade e a presidente da entidade, Suzete Luna, diz que há isso ocorre em função da grande movimentação turística, principalmente nos primeiros dias da festa. O turismo, por conta da festa, conforme a presidente da CDL, deixa na economia valores representativos, que chega a compensar a retração que acontece nas vendas, após o período, compensado apenas no final do ano, com as vendas do período de Natal.

Impulso financeiro
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico local, são mais de R$ 15 milhões injetados na economia, gerando renda em setores importantes.

Ela disse que mesmo esse ano, a vinda dos turistas não estando acima das expectativas, sempre há um acréscimo importante para o comércio. O representante comercial, Salomão Queiroz, afirma que as vendas na área de tecidos e confecções na cidade passaram a ter um impulso cerca de 30 dias antes de começar a festa. Ele fornece o produto para lojas da cidade e já tem como certo esse período com encomendas acima dos outros meses do ano.

Segundo o representante, são sobretudo tecidos com características do período junino, que na verdade continua até o final do mês. São dançarinos de quadrilhas e mesmo aquelas pessoas que desejem entrar no clima da festa. A alta nas encomendas passou dos 15% este ano.

A vendedora Raiane Chagas confirma a estimativa do representante comercial, com impacto positivo nas vendas, mas avalia que esta ano ainda não foi dos melhores. Para a vendedora é realmente um período de grande movimentação, mas as pessoas estão mais precavidas na hora de gastar.

O setor informal, no município de mais de 57 mil habitantes, também cresce de forma significativa, com vendedores de várias cidades da região. São mais de mil pessoas, segundo a secretaria. As barracas e bares têm uma grande representatividade no comércio, e de certa forma, conforme Socorro Luna, atingem em potencial os supermercados, para abastecerem os seus estabelecimentos.

A festa conta com uma movimentação de mais de 300 mil pessoas em sua abertura, mas Suzete Luna diz que o evento não se resume apenas ao ritual de carregamento do pau da bandeira. Segundo ele, os bons eventos, com shows de grandes artistas são primordiais para atrair o grande público da região.

A ritual para preparação do pau da bandeira começou no dia 14 de abril, e o corte no dia 17 de maio, para o carregamento no dia 2 de junho, durante a abertura da festa. Neste ano, a árvore escolhida foi um jatobá de mais de 20 metros e duas toneladas. A procissão de encerramento conta com milhares de pessoas, principalmente da cidade, a participação dos grupos de tradição.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Foto: Clodoaldo Amaro

Fonte: Diário do Nordeste



Mulher perde 100 kg por medo de ficar 'entalada' no avião

Com mais de 170 quilos, Sue Thompson, 40 anos, chegou a ter medo de ficar entalada no assento do avião e, por isso, passou a evitar as viagens em família para o exterior. No entanto, esta história mudou quando ela eliminou 100 quilos, diminuindo 10 manequins, e ganhou o prêmio Slimming World Slimmer of the Year. As informações são do Daily Mail.

Sue, que é mãe de Jessica-Ray, 15 anos, deixou o emprego para passar pelo processo de emagrecimento e disse que passou a vida toda sendo grande, mas nunca se sentiu muito mal por isso, mesmo que o excesso de peso causasse situações constrangedoras. "Eu sabia que não era uma das garotas magras na escola, mas isso nunca me afetou quando o assunto eram amigos e namorados e eu não sofria bullying", disse. "Conforme fiquei mais velha, comecei a ganhar mais peso, mas nem as situações vergonhosas, como quando quebrei uma espreguiçadeira em um salão de bronzeamento, me motivaram a emagrecer", completou.

No entanto, Sue revelou que seu pensamento mudou quando deu à luz Jessica. "Eu odiava a ideia de que eu poderia ser motivo de vergonha para ela ou para o meu marido. Eles nunca disseram nada e eu sei que eles me amariam independentemente do meu tamanho, mas fiquei preocupada com como meu peso impactava a vida deles", disse.

Por isso, Sue passou anos inventando desculpas para não ir a eventos sociais por medo de constranger o marido e deixou de ir a reuniões de família por medo de ser considerada uma mãe ruim. A gota d'água veio quando Sue percebeu que seu tamanho também traria consequências a longo prazo para a sua saúde e a morte prematura se tornou uma preocupação real.

"Eu tinha aceitado que o sobrepeso era meu destino. Eu realmente acreditava que meu peso era o que iria me matar - o que é realmente assustador, porque eu tinha apenas 37 anos", contou. "Eu costumava ir para a cama à noite e me perguntar se aquela seria a noite em que eu não acordaria mais", completou.

Por isso, Sue se juntou a um grupo de emagrecimento em março de 2010 em uma tentativa de emagrecer e salvar sua vida. "Eu estava totalmente constrangida. Estava com medo de ser muito grande para as balanças e de ser a maior do grupo. E eu provavelmente era, mas isso não importava porque todo mundo era de diferentes tamanhos e formas, mas estávamos no mesmo barco juntos", disse.

Para eliminar os excessos, Sue baniu as comidas para a viagem e passou a comer apenas comida fresa, feita em casa. "Eu sempre digo 'não estou de dieta, apenas sou saudável agora'. Tenho uma relação totalmente diferente com a comida. Costumava ser uma batalha, mas agora sei comer de forma saudável", contou.

Sue eliminou 63 quilos em 12 meses e, quando completou 40 anos, em outubro de 2012, já pesava cerca de 80 quilos. Atualmente, ela pesa por volta de 69 quilos e diminuiu seu manequim 32 para 12.

Fonte: Terra



Juazeiro do Norte (CE): Homem é preso acusado de assaltar e matar a sogra

Um assalto seguido de morte intrigou a Polícia Militar deste município na manhã da última quarta-feira, 12. Um homem foi preso em flagrante após tramar o assalto e a morte de sua sogra. Além do genro da vítima, outro jovem foi preso e um adolescente, apreendido.

De acordo com informações da Polícia Militar, o crime aconteceu na localidade do sítio Pedrinha, zona rural do município. O acusado, genro da vítima, Francisco Maciel da Silva, 26 anos, acionou uma viatura da Polícia informando que sua sogra havia sido vítima de latrocínio.

Ao chegarem ao local, policiais encontraram a vítima, Josefa Lourenço da Silva, 54 anos, atingida por três tiros na cabeça. Luciano Fabrício Henrique da Silva, 18 anos, e Gelson Danilo da Silva, 17 anos, foram apreendidos em flagrante. Junto com eles, a Polícia encontrou R$8.700 em espécie, dois relógios, dois revólveres e um celular.

Francisco Maciel havia informado à Polícia que estava com sua sogra no momento do crime, mas os dois suspeitos apreendidos confessaram que o genro havia ajudado a organizar o crime e foi o responsável por matar a vítima. Ele utilizou luvas cirúrgicas para não ter suas digitais reconhecidas pela Polícia. Os três responsáveis pelo crime foram encaminhados para Delegacia de Defesa da Mulher.

Fonte: O Povo



Dilma dá crédito de R$ 5 mil a famílias do Minha Casa

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, anunciou nesta quarta-feira (12) uma linha de crédito de R$ 17 bilhões para os beneficiários do Minha Casa, Minha Vida adquirirem móveis e eletrodomésticos. Cada família poderá financiar até R$ 5 mil com taxa de juros de 5% ao ano e prazo de 48 meses para pagamento.

As famílias de qualquer faixa de renda, de acordo com o ministro, terão acesso ao crédito. Ribeiro anunciou ainda que haverá desconto de 5% na nota fiscal sobre os preços à vista e que as prestações poderão ser pagas por boleto bancário ou por débito em conta. O governo espera que 3,4 milhões de famílias do Minha Casa Minha Vida sejam beneficiadas.

O conjunto de medidas foi batizado pelo governo como Minha Casa Melhor. O programa foi anunciado durante cerimônia no Palácio do Planalto, com presença da presidente Dilma Rousseff.

A condição para ter acesso ao programa, de acordo como ministro, é estar em dia com as prestações do imóvel adquirido por meio do Minha Casa, Minha Vida. Os beneficiários poderão comprar geladeira, fogão, lavadora de roupas, computador, TV digital, guarda-roupa, cama de casal e de solteiro (com ou sem colchão), mesa com cadeiras e sofá.

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil vão emitir um cartão magnético para ser usado pelos interessados a usar o crédito. A linha de financiamento, de acordo com o ministro, estará disponível por 12 meses a partir da data de emissão do cartão.

A contratação do Minha Casa Melhor poderá ser feita pelo telefone 0800-726-8068 ou nas agências da Caixa Econômica Federal. O cartão magnético poderá ser utilizado em 12 mil lojas credenciadas em todo o país, que estão listadas na página da Caixa na internet.

Juros
A taxa de juros oferecida dentro do programa, de 5% ao ano, é bastante inferior à praticada pelo mercado, que chega a ultrapassar os 100% ao ano.

Em maio, segundo levantamento da Anefac divulgado nesta quarta-feira (12), a taxa média de juros anual cobrada pelo comércio (crediário) era de 61,59%, chegando a 93,83% em artigos do lar, 61,4% em eletroeletrônicos, e 96,71% em decoração.

No cartão de crédito, a taxa era de 192%, e no empréstimo pessoal, de 42% nos bancos e de 123% em financeiras.

Fonte: G1



Criminoso é enterrado vivo na Bolívia

O jovem Santos Ramos Colque, de 18 anos, foi enterrado vivo na Bolívia depois de praticar alguns crimes pesados e causar revolta na população do povoado de Colquechaca, a 400 km de La Paz. De acordo com a promotoria local, em declaração publicada no Correio Braziliense, o agressor é suspeito de estupro e assassinato.

A vítima, de 35 anos, que teria sido assassinada por Colque, foi velada e, pouco antes do enterro, o criminoso foi espancado por uma multidão de pessoas revoltadas com o caso, amarrado e jogado na sepultura ainda vivo. O caixão da vítima foi colocado em cima do corpo do rapaz, que estava de barriga para baixo e tinha as mãos amarradas.

De acordo com o promotor Gilberto Cruz, a polícia não conseguiu interromper as ações do grupo revoltado que, com aproximadamente 100 pessoas, decidiu vingar a morte da vítima. O caso aconteceu há pouco mais de uma semana.

Fonte: Mega Curioso



Juazeiro do Norte (CE): Professores param atividades após lei que reduz salários

Os professores da rede municipal de Juazeiro do Norte decidiram em assembleia geral da categoria entrar em greve por tempo indeterminado. O primeiro dia de paralisação ocorre nesta quarta-feira (12), em protesto contra projeto de lei aprovado na Câmara Municipal que reduz a remuneração da categoria.

De acordo com a mudança, a gratificação por regência de classe que corresponde a 40% sobre o salário base de R$ 783, passa a ser de 30%. A sessão que aprovou a lei ocorreu em meio a protesto dos professores. A Polícia Militar foi chamada à Câmara Municipal para evitar um possível tumulto.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte (Sinsejun), Marcel Alves de Oliveira, a lei aprovada também elimina outros benefícios. "A lei aprovada dá brecha para que o prefeito altere o plano de cargos e carreiras dos professores por meio de decreto, bem que seja apreciado pela Câmara Municipal". A nova lei prevê também que outros 2.300 servidores possam perder gradativamente esse bônus, além de 220 professores que perdem o benefício de imediato.

A lei aprovada também reduz o nível de aumento salarial por tempo de carreira. Antes da aprovação, cada professor recebia automaticamente um aumento de 5% no salário a cada três anos no serviço público, um bônus por tempo de carreira.

Com a mudança, o aumento a cada três anos passa para 3%. "Uma preocupação extra é com os professores que estão afastados das salas de aula por doença e que agora perdem a gratificação de regência de classe. Tem professor com redução de R$ 900 no salário", explica.

O Ministério da Educação estabelece o valor de R$ 1.567,00 como piso para docentes. Em Juazeiro do Norte, somando as gratificações, os professores recebem R$ 2.193,00. A Secretária de Educação, Célia Viana, diz que a redução é necessária. “Nós precisamos fazer um reajuste nessa folha porque, como está, está sendo impossível pagar. A gente reconhece que, em certa parte, está atingindo os nossos servidores, mas a gente precisava mesmo rever isso”.

Fonte: G1



Plantão Infotech: Aplicativos de celular são alternativa para usar caxirola no estádio

As lojas de aplicativos móveis já contam com opções que recriam o som e o ritmo das caxirolas, chocalho criado pelo músico Carlinhos Brown para a Copa do Mundo.

As caxirolas ‘virtuais’, acionadas com o movimento dos smartphones, podem ser uma alternativa aos instrumentos reais, cujo uso foi proibido nos estádios, segundo confirmou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, na sexta-feira (31).

A possibilidade de proibição da caxirola motivou a criação do aplicativo “Caxirola World Cup Shake”, há pouco mais de um mês, pelo desenvolvedor Glauber Monteiro, que tem 27 anos e estuda Ciência da Computação na Unifacs, em Salvador. “Percebi que iria ser proibido o uso da caxirola nos estádios, achei um bom entretenimento e não causará perigo algum em um celular. Então, como trabalho com áudio gravei o som da caxirola real e resolvi lançar por conta própria o aplicativo”, conta o desenvolvedor ao G1. O aplicativo teve mais de 400 downloads até o momento, informa Monteiro.

Fonte: G1



Barbosa manobra para triplicar folha de salários do CNJ

Sem conseguir nos bastidores emplacar no Congresso mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Joaquim Barbosa, quer editar resolução que praticamente triplica o limite de gastos do órgão com o pagamento de pessoal. Em valores, Barbosa busca aumentar em R$ 74 milhões o teto do CNJ para contratação de servidores - de R$ 40,4 milhões para R$ 114,4 milhões. A manobra desafia o Tribunal de Contas da União (TCU), que considera obrigatório o aval do Legislativo para as alterações.

Para não precisar do Congresso, que desde 2009 debate novos parâmetros da LRF para o Judiciário, Barbosa pediu aos presidentes de quatro tribunais superiores (Superior Tribunal de Justiça, Superior Tribunal Militar, Tribunal Superior do Trabalho e Tribunal Superior Eleitoral) que cedam ao CNJ parte dos seus limites de despesas. A proposta de resolução, assinada pelo ministro, precisa ser aprovada pelo plenário do conselho. Sem ela, o órgão estourará o máximo de gastos definido pela legislação e não poderá convocar todos os candidatos já aprovados no concurso feito este ano.

Conforme informações encaminhadas pelo CNJ aos quatro tribunais superiores, às quais o Estado teve acesso, o limite atual de despesas "mostra-se insuficiente para comportar as presentes despesas e os acréscimos decorrentes do provimento de cargos". Os gastos previstos na lei orçamentária já ultrapassariam o limite de despesas com pessoal definido para este ano. Em alguns cenários, incluindo aumento de salário e contratação dos 177candidatos aprovados em concurso para o CNJ, o limite poderia ser extrapolado em cerca de R$ 9 milhões.

O CNJ foi criado após a aprovação da LRF, sancionada em 2000. Por isso, os limites de gastos do órgão vêm sendo definidos por normas internas - a mais recente é a Resolução 26, de 2006, em vigor atualmente. Segundo o TCU, contudo, a solução é irregular, pois uma lei complementar não pode ser alterada pela caneta dos conselheiros. "Como a divisão interna dos porcentuais entre os diversos órgãos do Poder Judiciário foi feita a partir de um comando expresso contido na LRF, esses valores não ensejam modificação apenas por meio de uma resolução daquele órgão. A via legislativa é o canal indicado para a promoção dessas alterações", diz decisão da corte de contas, que analisou a reivindicação em 2008 e recomendou ao conselho que tomasse providências para que as mudanças tivessem o aval do Congresso.

Desde 2009, um projeto visando à adequação dos parâmetros tramita no Legislativo, mas não foi votado. Diante disso, Barbosa pretende levar adiante a aprovação de mais uma resolução, aumentando as despesas do CNJ, apesar do entendimento do Tribunal de Contas. A restrição feita pelo tribunal foi lembrada aos assessores de Barbosa. Mas, segundo fontes dos tribunais, o presidente decidiu levar o projeto adiante.

Procuradores do Ministério Público que atuam no TCU adiantam que, aprovada a norma no CNJ, cabe representação para que a corte analise novamente o caso. "Se a matéria é tratada por lei, você não pode alterar por portaria ou resolução, a não ser que a própria lei preveja assim", diz um dos representantes do MP, que falou reservadamente com o Estado.

O presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal criticou, nos últimos dias, a proposta de criação de quatro novos tribunais regionais federais (leia abaixo) e o consequente aumento de custos no Judiciário. No começo de sua gestão, chegou a sugerir no CNJ que uma comissão avaliasse a necessidade da existência Justiça Militar. Desta vez, Barbosa viu-se compelido a pedir a anuência dos presidentes do Conselho da Justiça Federal (CJF), Felix Fischer, e do Superior Tribunal Militar (STM), general Raymundo Nonato de Cerqueira Filho.

Em documento enviado à presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, e ao presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Carlos Alerto Reis de Paula, Barbosa pede que todos se manifestem favoravelmente à nova resolução. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: A Tarde/UOL



Barbalha (CE): Livro e exposição sobre a Festa de Santo Antônio serão lançados nesta quarta

Nesta quarta-feira, 12/6, às 19h, acontece a abertura da Exposição Museográfica sobre a Festa de Santo Antônio, fruto de parceria entre a Prefeitura de Barbalha e o Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, autarquia do Ministério da Cultura responsável pela preservação do patrimônio cultural brasileiro. A exposição "Pau de Santo, Festa de Fé" será aberta ao público no Casarão que sedia a Secretaria de Cultura de Barbalha (Rua da Matriz, S/N, Centro).

A exposição foi produzida a partir dos resultados do Inventário Nacional de Referências Culturais da Festa de Santo Antônio de Barbalha, pesquisa que compõe a instrução de Registro da Festa como Patrimônio Cultural Brasileiro. A mostra retrata como as celebrações de Corte, Carregamento e Hasteamento do Pau da Bandeira foram se tornando centrais no calendário de Barbalha, ao mesmo tempo em que passaram a funcionar como elemento identificatório de seus moradores. E como as insinuações em torno do poder milagreiro do mastro da bandeira dão toda uma conotação sensual e brincalhona à Festa de Santo Antônio de Barbalha.

Livro "Sentidos de Devoção"
Também no dia 12 de junho, será lançado o livro "Sentidos de Devoção - Festa e Carregamento em Barbalha", igualmente resultado de trabalho realizado pela equipe do Iphan e um marco importante no registro documental e acadêmico da festa. A publicação, de 260 páginas, tem como organizadores Igor de Menezes Soares e Ítala Byanca Morais da Silva, historiadores que integram a Superintendência do Iphan no Ceará, e reúne artigos de diversos autores, abordando variadas facetas da festa e de suas múltiplas leituras.

São reflexões tecidas sobre a Festa de Santo Antônio em campos variados, como História, Geografia, Antropologia, Pedagogia, Cinema e Turismo, evidenciando a natureza interdisciplinar da instrução dos processos de reconhecimento das práticas culturais como Patrimônio Cultural Brasileiro. O Iphan ressalta que existem poucos trabalhos acadêmicos defendidos e publicados sobre a festa e que, dessa forma, a publicação pretende provocar o preenchimento de uma lacuna editorial e também servir de leitura inicial, estimulando novas pesquisas sobre a celebração.

A seleção de autores e imagens foi fruto das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) da celebração, que compõe o dossiê de registro da Festa como Patrimônio Cultural Brasileiro. Atualmente, o Iphan-CE possui um acervo de mais de 3 mil registros da festa, como entrevistas, fotografias, matérias em periódicos, além do próprio INRC. O livro poderá ser obtido mediante solicitação encaminhada ao Iphan-CE e também será disponibilizado nas bibliotecas do Sistema Estadual do Ceará.

Foto: Clodoaldo Amaro

Assessoria de Imprensa / SECULT



Dilma seria eleita no primeiro turno em 2014, diz pesquisa CNT

A presidente Dilma Rousseff seria reeleita no primeiro turno para a Presidência da República caso as eleições de 2014 fossem hoje, segundo pesquisa divulgada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em conjunto com o instituto MDA nesta terça-feira (11).

Nos dois cenários analisados pelos pesquisadores, a presidente teria mais de 50% das intenções de voto.

No primeiro cenário avaliado, a presidente teria 52,8% das intenções de voto, contra 17% do senador Aécio Neves (PSDB-MG); 12,5% da ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade) e 3,7% do governador Eduardo Campos (PSB-PE).

Na segunda simulação, em que figuram apenas Marina e Aécio, Dilma lidera, com 54,2% das repostas dos entrevistados, ante 18% de Aécio e 13,3% de Marina. Os entrevistados que votam em branco somam 8,6% e os que não sabem ou não responderam totalizaram 5,9%.

Em ambas as simulações, a diferença de Dilma para o segundo colocado é de cerca de 35 pontos percentuais, semelhante ao intervalo verificado pela pesquisa Datafolha divulgada no último domingo. No entanto, ao contrário do Datafolha, que traz Marina Silva na segunda posição, na pesquisa CNT/MDA Aécio Neves aparece em segundo lugar.

Segundo a CNT, a pesquisa não contemplou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva porque ele já declarou que não sairá como candidato.

Apesar dos números favoráveis à atual presidente, 73,1% dos entrevistados afirmaram que ainda não possuem candidato para a eleição de 2014. Apenas 17,4% deles sabem em quem votar no próximo pleito, enquanto 2% votariam branco ou nulo e 7,5% não sabem ou não responderam.

"A presidente ganharia em todos os cenários em primeiro turno. Mas se aproxima muito de um segundo turno à medida que eles [demais candidatos] passam a ser mais conhecidos. Eles vão crescendo nas intenções de voto, disse Clésio Andrade, presidente da CNT, em entrevista após a divulgação dos dados.

A pesquisa também considerou uma situação em que opinaram apenas os entrevistados que conhecem os prováveis candidatos -- 755 num universo de 2.010 pessoas. Nessa situação, Dilma teria com 44,1%, Aécio 22,8%, Marina 14,2% e Eduardo Campos 5,8%, o que levaria a disputa para o segundo turno. Ainda nesta simulação, brancos e nulos somariam 8,9% e 4,2% dos entrevistados não responderam ou não sabiam.

Sobre o grau de conhecimento dos candidatos, a CNT/MDA verificou que Dilma foi reconhecida por 99,5% dos entrevistados, seguida por Marina Silva (75,6%), Aécio Neves (72,6%) e Eduardo Campos (45%).

Quando questionados sobre qual partido político gostariam de ver na Presidência da República, 23,1% dos entrevistados apontaram o PT, legenda da presidente, enquanto 5,1% escolheram o PSDB, o maior partido de oposição ao governo federal, cujo presidente é o senador Aécio Neves.

O PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer e maior sigla da base aliada, recebeu apoio de 2,5% dos entrevistados, seguido pelo PSB, do governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos, com 0,7%. Outros 41,7% não sabiam ou não escolheram e 24% não apontaram nenhum partido.

Aprovação pessoal e do governo
A 113ª Pesquisa CNT/MDA também  avaliou os índices de popularidade do governo e pessoal da presidente Dilma Rousseff. A presidente é aprovada por 73,7% dos entrevistados, e seu governo, por 54,2%. Na última pesquisa, de julho de 2012, Dilma teve aprovação pessoal de 75,7% e aprovação de seu governo foi de 56,6%. A queda na aprovação pessoal de Dilma está dentro da margem de erro, de 2,2 pontos percentuais.

A redução da aprovação da mandatária foi noticiada no domingo por pesquisa do instituto Datafolha. No entanto, como a periodicidade da pesquisa da CNT é diferente, não foi possível detectar a tendência de queda mostrada pelo Datafolha.

Foram entrevistadas 2.010 pessoas em 134 municípios de 20 Estados entre os dias 1º e 5 de junho deste ano. Esta é a segunda pesquisa da CNT em parceria com o instituto MDA -- os levantamentos anteriores foram feitos com os institutos Vox Populi (1º ao 28º) e com o Sensus (29ª a 111ª).

A pesquisa não tem periodicidade definida -- o último levantamento, feito entre os dias 18 e 26 de julho de 2012, foi divulgado em agosto de 2012.

Pessimismo
A pesquisa registrou um maior pessimismo dos brasileiros com relação às expectativas para os próximos meses. Com relação à oferta de empregos, 39,6% dos entrevistados acham está melhor agora, ante 54,1% do ano passado. Já 44,5% acham que ficará igual, ante 32,2% da avaliação anterior, e 11,5% acreditam que poderá piorar frente 9,6%.  Aqueles que não sabem ou não responderam não se mantiveram no patamar de 4%.

A expectativa de aumento renda mensal também caiu de 35,8% deste ano ante 49% do ano passado. Mas a maioria (51,9%) acredita que deverá se manter igual – que é maior que a avaliação anterior de 42,9%. Somam 8,5% os que disseram acreditar que a renda vai diminuir, antes era 5,1%.

As ofertas de saúde e educação também registraram baixa na perspectiva de melhora de 43,7% (em julho de 2012) para 26,2% (em junho deste ano) e 47,2% (em julho de 2012) para 33,1% (em junho deste ano), respectivamente.

A situação da segurança no país também apresentou queda no otimismo: 29,1% dos entrevistados acham que vai melhorar, frente 39,1% da pesquisa passada. Outros 41,1% acham que ficaria igual (o índice era de 41,2%) e 27,3% acham que vai piorar ante 17,1% da avaliação anterior.

"Há uma queda em relação no otimismo em relação ao emprego e à renda mensal. [Houve] também quedas nos índices de saúde e segurança estes itens pesam. É um alerta ao governo, apesar dos altos índices de popularidade da presidente", destacou Clésio Andrade.

Confiança
Entre as instituições que inspiram maior confiança nos entrevistados, a Igreja aparece em primeiro lugar, com 37,5%, seguida da Polícia Federal (13,8%), do Supremo Tribunal Federal (8,2%), od Ministério Público (7,8%), da Presidência da República (7,1%). Senado, com 0,7% de confiança, e Câmara dos Deputados, com 0,6%, aparecem no final da lista. Outros 18,7% dos entrevistados disseram não acreditar em nenhuma delas, e 5,7% não sabem ou não responderam.

Os entrevistados também se dividiram quando questionados sobre o impacto da inflação em sua renda: 36,7% avaliaram que será alto; 36,6% acham que será moderado; 18,6% consideram que será baixo e 8,1% não sabem ou não responderam.

Pesquisa anterior
Na pesquisa anterior, o então cenário eleitoral mostrava que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria com 69,8% dos votos caso a eleição se realizasse no dia que os entrevistados foram questionados. Na sequência, estaria o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 11,9% das intenções de voto e o governador do Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) com 3,2%. A margem de erro era de 2,2 pontos porcentuais para baixo ou para cima.

Em um segundo cenário, a CNT trocou Lula pela presidente Dilma Rousseff, que venceria as eleições com 59% das intenções de voto, seguida por Aécio com 14,8% e Eduardo Campos com 6,5% das intenções de voto.

Fonte: UOL



Sua saúde: Uso de casca e talos trazem benefícios à saúde

Desprezar as cascas dos alimentos é um erro segundo a nutricionista Iramaia Bruno, professora do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza (Unifor). Isso porque alguns alimentos devem ser consumidos com as cascas, a exemplo de frutas cuja textura é suave (maçã, uva, carambola, morango).

"Os nutrientes estão distribuídos em todo o fruto, mas as camadas periféricas, aquelas bem próximas à casca, concentram maior quantidade de vitaminas e sais minerais. Na extração da casca, uma fração destes nutrientes é perdida", esclarece.

A nutricionista acrescenta que, além dos nutrientes comumente conhecidos, as cascas trazem boa quantidade de fibras alimentares, nas camadas celulósicas, imprescindíveis em uma alimentação saudável.

No entanto, há alimentos que, por apresentarem texturas espessas e aparência pouco atrativa, não são incluídos na dieta. Como é o caso do abacaxi, da manga, da melancia, do melão, das folhas da cenoura e da macaxeira, por exemplo.

Neles, a quantidade de vitaminas e sais minerais estão presentes da mesma forma, como também as fibras. Daí, a importância do aproveitamento integral dos alimentos.

Cultura do não desperdício
"A inclusão de estruturas antes desprezadas ocorre por meio do auxílio de técnicas de abrandamento, cortes e trituração das fibras estruturais, permitindo sua utilização em preparações alternativas, com sabor e boa aceitabilidade", explica Iramaia Bruno.

É o caso da iniciativa Favela Orgânica, que incentiva e ensina pessoas a aproveitar sobras dos alimentos. Idealizado pela paraibana e empreendedora individual, Regina Tchelly, o projeto tem sede em sua casa, no Morro da Babilônia (Rio de Janeiro) e realiza oficinas sobre o tema, além de serviços de buffet em eventos.

Mas antes de manipular o alimento, Regina destaca que o primeiro passo é a higienizá-lo: lavá-lo em água tratada corrente e submergi-lo com hipoclorito de sódio. Conforme a nutricionista Iramaia Bruno, essa é uma boa forma de higienização, mesmo sabendo que a contaminação por microrganismos e parasitas pode ocorrer em toda cadeia produtiva do alimento.

No último sábado, dia 8, o município cearense de Beberibe foi palco para Regina passar um pouco da sua experiência no assunto durante oficina que compôs o II Encontro da Nação Pachamama.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis