Crato (CE): Malhação do Judas revive festa pagã

Hoje é comemorado o Sábado de Aleluia entre os cristãos. Mas a tradição popular realiza na data a festa profana da malhação do Judas. O evento, que acontece de forma espontânea, ao ar livre, em várias cidades, geralmente, envolve comunidades inteiras durante a fabricação do boneco e montagem do sítio do Judas.

Costuma reunir muitos espectadores. A manifestação, assim como as demais que têm cunho profano e religioso existentes na humanidade, foi herdada dos primitivos cultos agrários surgidos antes de Cristo. Os espetáculos detêm uma carga de significação que revivem a festa pagã das capitais romanas. Estes festejos, somente após a popularidade que tomou na Península Ibérica, foram radicados para o âmbito da América Latina.

No Cariri a festa existe desde o início do processo de colonização da região. Em Crato, a mais antiga malhação do Judas é realizada na da comunidade Sagrada Família. Entretanto, nos últimos anos, a festa acontece no Largo da Rffsa e vem tomando grandes proporções. Chama a atenção pelo seu caráter político e de envolvimento da população.

Há exatos 13 anos, a Sociedade Cariri das Artes faz a releitura da morte de Judas Iscariotes, personagem que traiu Jesus na história bíblica. Para isso, anualmente é realizada uma eleição do “traidor” do povo cratense.

Este ano, por seus posicionamentos preconceituosos em relação aos homossexuais, cujas pregações disseminam a homofobia e a intolerância religiosa, o eleito foi o pastor Silas Malafaia. Na festa do município ele está sendo identificado como “O Pastor Homofóbico”.

O boneco foi confeccionado pelo artista plástico Everardo Aguiar Oliveira. Tem três metros de altura e simboliza o “acerto de contas” do povo com a postura do pastor que, segundo os 4.300 votantes, foi o personagem que mais incomodou a população cratense.

Com o apoio de artistas populares, bandas cabaçais, grupos de caretas e da sociedade haverá um cortejo que seguirá pelas principais pelas ruas da cidade até chegar ao Centro Cultural do Araripe, onde, às 19 horas, será realizado o tradicional roubo ao sítio do Judas e a explosão do boneco figurante.

Protesto
Haverá um protesto contra as posições e pregações que disseminam a homofobia e a intolerância religiosa e diversos shows de forró pé de serra. A concentração está marcada para as 15 horas, na Praça São Vicente. Ao todo, estão sendo esperadas mais de duas mil pessoas.

Nesta edição, após o resultado da eleição do personagem, os membros da Igreja Madureira Assembleia de Deus, instalada no Crato, procuraram a Defensoria Pública do Estado para reclamar sobre a realização da festa. Segundo eles, a escolha do nome do pastor Silas Malafaia, como Judas, feriu os princípios da religião evangélica, já que o eleito é representante nacional desta comunidade.

Porém, a proposta de desassociação do nome e semelhança da imagem do boneco com o pastor não foi aceita pelos organizadores do evento, que mantiveram a decisão estabelecida pela eleição. De acordo com dramaturgo Cacá Araújo, organizador do evento, o ritual fortalece a identidade cultural da região. “Pelo fato de sempre ter uma abordagem polêmica, a malhação reúne muita gente no processo de discussão e debates sobre os temas abordados. Como reflexos, vejo que há um reencontro do povo com a própria ancestralidade”, revela.

A malhação do Judas é uma manifestação tradicional que se insere no contexto cultural como um ritual de complexidade. Como em todos as demais festa do gênero, o Judas costuma deixar seu testamento. O documento é publicado em versos populares e o personagem passa sua herança para pessoas da comunidade, em clima de humor.

No Município de Jardim, a programação teve início no último dia 28, com uma passeata do pau do Judas, pelas principais ruas da cidade. O cortejo foi acompanhado pelos caretas. Na linguagem historiográfica, estes significam a imagem satânica. Já no dia seguinte, o boneco foi exibido também em marcha coletiva. Amanhã, às 15 horas, no Curral do Gado, acontecerá a tradicional malhação. Logo após, haverá apresentações de artistas regionais, além de um festival de máscaras.

Em Jardim, a malhação do Judas já se configura como um dos principais eventos culturais do município. A festa teve início no final do século XIX, quando era um hábito restrito as comunidades rurais.

Mais informações
Malhação do Judas; no Crato
concentração às 15h, na Praça São Vicente, e no largo da Rffesa, às 19h, o boneco será explodido. 
Em Jardim, amanhã, 15h, no Sítio Morro do Tetéu - Curral do Gado.
Eventos gratuitos

YAÇANÃ NEPOMUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Saiba como utilizar o programa Farmácia Popular

Garantir o acesso à população de medicamentos essenciais por um baixo custo. Com este objetivo, foi criado pelo Governo Federal em junho de 2004, o Programa Farmácia Popular. A iniciativa tem permitido aos usuários da rede de saúde pública e privada a aquisição de remédios de uma forma gratuita ou com descontos de até 90%. O programa envolve unidades próprias da Farmácia Popular e de parceiros através de um sistema de copagamento,

As Farmácias Populares contam com um elenco de 108 medicamentos. E para que o usuário tenha acesso a eles, basta apresentar a receita médica. No Ceará, a rede própria do programa é composta por 29 unidades. No Brasil, até 2011 existiam 550.

Pelo sistema de copagamento, que integra as farmácias credenciadas no programa, o Governo paga uma parte do valor dos medicamentos e o cidadão banca o restante. Para isso, basta o usuário ir a qualquer drogaria com a marca ”Aqui tem Farmácia Popular” apresentando a receita juntamente com o CPF e a Carteira de Identidade. Em Fortaleza há 143 farmácias integrantes do programa.

Há três anos, a contadora Socorro Venâncio recorre mensalmente a rede de Farmácia Popular, onde compra medicamentos para si e para a sua mãe, Maria Valderez, 85, que faz uso continuo de remédios para pressão, colesterol, coração e estômago. Nesses estabelecimentos, ela diz conseguir descontos de mais de 60%. No entanto, Socorro acredita que o estoque nas Farmácias Populares poderia ser maior. “Às vezes não tem o remédio”, diz.

Para Maurício Filizola, diretor tesoureiro do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Ceará (Sincofarma-CE), a importância do programa é possibilitar atendimento independente da classe social. Entre outras vantagens Filizola destaca a disponibilidade assegurada pelas redes privadas. “Elas estão disponíveis quase 24 horas por dia e muitas vezes estão próximas dos pacientes”, reforça.

De acordo com Filizola, o programa ajuda a minimizar a burocracia no recebimento dos remédios e evita a superlotação dos centros de saúde e clínicas particulares.

Economia
Para Flávio Wanderley, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge-Nordeste), a economia que os usuários fazem a partir da iniciativa é considerável. “O remédio alivia a patologia e o bolso do usuário”.

Porém, ele vê o universo de redes próprias e credenciadas como limitado. Outro ponto, segundo ele, seria a demora na remuneração das redes credenciadas. O valor pago pelo Estado equivale a 90% dos Valores de Referência dos produtos. Ele afirma ainda que falta ao programa quesitos como a ampliação dos itens disponibilizados.

Entenda a notícia
Para comprar medicamentos do programa, o usuário, da rede pública ou privada, deverá apresentar a receita do médico, que tem validade de 180 dias a partir da emissão, e o CPF em qualquer farmácia integrada ao Farmácia Popular.

Tira-dúvidas

De quais critérios dependerá o valor dos remédios?
Como o valor pago pelo Governo Federal é fixo, o cidadão poderá pagar menos para alguns medicamentos do que para outros, de acordo com o tipo (referência, similar ou genérico) e o preço praticado pelo estabelecimento.

Quais os medicamentos disponibilizados pelo programa? 
Medicamentos para hipertensão, diabetes, dislipidemia, asma, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de anticoncepcionais e fraldas geriátricas.

Quais medicamentos são gratuitos?
São gratuitos apenas os medicamentos para hipertensão, diabetes e asma. Os demais são disponibilizados com até 90% de desconto.

Como proceder caso o estabelecimento se recuse a oferecer gratuitamente esses medicamentos?
As farmácias e drogarias que não cumprirem os dispositivos da Portaria 184, de 03 de fevereiro de 2011, estarão sujeitas às penalidades previstas na própria Portaria, podendo inclusive ser descredenciadas do programa. Basta denunciar no telefone da Ouvidoria: 0800 61 1997

Quais os prazos de validade para a apresentação das receitas médicas?
Para hipertensão, diabetes, dislipidemia, asma, rinite, parkinson, osteoporose e glaucoma, a validade é de 120 dias. Para anticoncepcionais, a validade chega a 1 ano. Para fraldas geriátricas, as receitas médicas valem até 120 dias.

Serviço
As Farmácias Populares no Ceará: CLIQUE AQUI

Parceiros: CLIQUE AQUI

Fonte: O Povo



Dispositivo avisa quando a esposa ou marido de alguém tira a roupa em algum lugar

A tecnologia está avançando para melhorar a vida dos casais. Os chineses criaram um micro dispositivo instalável em qualquer peça de roupa, com sensor e GPS embutido, que envia torpedo para um celular cadastrado avisando quando a peça de roupa for retirada. Além disso, o GPS avisa a localização da pessoa naquele momento. 

Os primeiros testes da tecnologia foram um sucesso, para alguns, para outros foi um tormento que gerou alguns problemas. 

"Recebi o torpedo com a mensagem de que a minha namorada tinha acabado de tirar a roupa, quando fui ver a localização no GPS, ela estava em um Shopping fazendo compras e provando roupas, tive um alivio grande, enorme”, disse um consumidor que testou a tecnologia. 

A empresa autora da invenção disse que é importante não avisar, ao parceiro(a), a compra do dispositivo e colocar escondido em alguma parte da roupa. “Ele é muito pequeno, ninguém consegue ver ou perceber ele dentro da roupa”, disse o diretor da empresa que fabricou a tecnologia.

Fonte: Mega Curioso



Sua saúde: Colesterol bom não necessariamente reduz risco de doenças cardíacas

Um artigo publicado nesta quinta-feira na revista The Lancet questionou a ideia de que o aumento do colesterol bom (HDL) no sangue necessariamente diminui o risco de uma pessoa sofrer um ataque cardíaco. O trabalho observou que indivíduos com determinadas variações genéticas que levam ao aumento do HDL no organismo não correm menos riscos de sofrerem um problema no coração. O estudo foi desenvolvido por pesquisadores de diversas instituições de ensino, entre elas o Hospital Geral de Massachusetts, a Universidade da Pensilvânia e a Faculdade de Saúde Pública de Harvard, todas nos Estados Unidos.

De acordo com autores da pesquisa, embora vários estudos feitos nas últimas décadas tenham confirmado que o aumento do colesterol ruim, o LDL, no sangue de fato aumenta o risco de uma pessoa ter doença cardíaca, os efeitos do HDL ainda não são totalmente claros. Os pesquisadores explicam que diversos trabalhos apontaram para os efeitos benéficos do HDL ao coração, mas nenhuma abordagem genética confirmou essa associação.

Os pesquisadores analisaram o genoma de aproximadamente 170.000 pessoas e observaram as variações nos genes que fazem com que o corpo regule de maneiras diferentes os níveis de HDL no sangue.

Eles observaram, por exemplo, que indivíduos com uma dessas variações tinham níveis de HDL no sangue cerca de 10% maiores. Esse aumento de colesterol significaria, segundo teorias atuais, uma redução de 13% nos riscos de doença cardíaca. No entanto, os pesquisadores não encontraram diferenças na incidência desses problemas entre esses pacientes e o restante.

Contudo, para os autores do estudo, esses resultados não descartam capacidade de o HDL servir como um marcador biológico para doenças cardíacas. Ou seja, os níveis do colesterol no sangue ainda podem ajudar a prever a probabilidade de uma pessoas ter problema. "Sabemos que o HDL é um importante e útil biomarcador de ataques cardíacos, por exemplo. Mas nós mostramos que não se pode presumir que a elevação de HDL necessariamente ajudará os pacientes”, afirma Sekar Kathiresan, um dos autores da pesquisa.

Fonte: Veja



Juazeiro do Norte (CE): 200 mil fiéis devem visitar Colina do Horto no feriado

Milhares de pessoas repetem a tradição e vão até à Colina do Horto, na Sexta-Feira da Paixão. Grande parte dos peregrinos percorre vários quilômetros a pé, em sacrifício, até a estátua do Padre Cícero e o Santo Sepulcro. Este ano, nem mesmo a chuva foi empecilho. Normalmente, as pessoas saem a pé durante a madrugada e chegam ao amanhecer do dia, numa das áreas mais altas da região do Cariri. A preparação da administração do Horto para receber os visitantes e romeiros acontece há vários dias. A estimativa da administração do Horto é que passem pelo local até o próximo domingo cerca de 200 mil pessoas.

A maioria das pessoas, vinda do Centro e bairros de Juazeiro e também de outras cidades da região e Estados vizinhos, sobe a pé até a estátua pela Rua do Horto, conhecida como a estrada velha. A movimentação começou desde a noite de quinta-feira. Por conta das chuvas, ainda pela manhã, era grande movimentação até o meio-dia de ontem e continuou até o fim da tarde.

Vários romeiros escolhem como roteiro de feriado, passar o período da Semana Santa em Juazeiro. Muitas pessoas aproveitam o momento de reflexão para pagar promessas, como é o caso da empregada doméstica Maria Edlane Ferreira dos Santos. Ela decidiu subir as escadarias do monumento do Padre Cícero, de joelhos, para suplicar uma graça do Padre Cícero.

"Pedi para ele tirar de mim uma bruxaria que colocaram há pouco mais de um mês". Segundo ela, o sacrifício foi importante e vale à pena, porque já se sentia melhor. Vestida de preto e com um terço no pescoço, fez as suas orações finais ao pé da estátua, para concretizar a sua promessa.

Já o comerciante, Francisco Germano Borges, há 11 anos percorre do bairro Salesiano, em Juazeiro, até a estátua, mais de 3 quilômetros, a pé. Ontem saiu um pouco antes do que de costume. Ao invés das 4 horas, decidiu sair às 6h30. O percurso, neste ano, também foi um pouco mais curto. Ele não seguiu até o Santo Sepulcro, por conta da chuva. Durante a manhã, muita lama pela cidade. Nas proximidades do Parque São Geraldo, uma árvore desabou, causando prejuízos aos moradores de três casas que foram atingidas. O Corpo de Bombeiros esteve no local, mas não houve vítimas.

Para facilitar o fluxo de peregrinos, foi impedida a passagem de veículos pela Estrada Velha. Na Rua do Horto, os romeiros pagam promessas, subindo a pé a ladeira de mais de 2 quilômetros. Até a chegada ao monumento do Padre Cícero, algumas paradas nas 14 estações, em concreto, que retratam os momentos da crucificação de Jesus. As pessoas acendem velas e rezam nesses locais.

Como forma de organizar a visitação no Museu Vivo do Padre Cícero e na estátua, os agentes do Tiro de Guerra iniciaram, desde às 6 horas, a organização das filas para o acesso a esses locais. Para chegar até o monumento, os romeiros seguiam em uma grande fila que se formou em torno da base da estátua.

Para facilitar o acesso à Colina do Horto, foi elaborado um plano de trânsito pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Desde a última quinta-feira, foi proibido o acesso de veículos pela ladeira que dá acesso ao local. Essa é uma medida de segurança, por conta da grande quantidade de pessoas que descem e sobem pela Estrada Velha. O administrador do Horto, Padre Venturelli, afirma que o grande número de romeiros se dá pelo revezamento dos visitantes durante todo o dia. A começar das primeiras horas da manhã, quando chega a maioria dos fiéis de cidades como Crato e Barbalha. "Chega uma remessa de pessoas e enche o local, e depois esvazia, com grande parte que segue em direção ao Santo Sepulcro", constata.

Lei Seca
Há muitos anos vem sendo feito um trabalho, no sentido de coibir a comercialização de bebidas alcoólicas na área, mas muitas pessoas não dispensam o vinho, durante a subida. Por conta disso, também foi reforçado o policiamento. Várias celebrações aconteceram durante o dia e à noite na Capela do Bom Jesus do Horto. Encenações e shows com bandas religiosas foram reservados para o local, para onde as pessoas se deslocam após chegarem à Colina. Apresentação da dramatização "Jesus , o Nazareno", com o grupo Compactur, aconteceu pela manhã.

Mais informações
Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte
Colina do Horto
Região do Cariri
Telefone: (88) 3511.6006

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Silas Malafaia, o Judas homofóbico!

13ª FESTA POPULAR DA MALHAÇÃO DO JUDAS

Crato | Cariri | Ceará | Brasil
30 de março de 2013




PROGRAMAÇÃO:

15h00min
- Cortejo do Judas, acompanhado pelo Grupo de Caretas do Distrito da Bela Vista e atores em personagens regionais. Trecho: Praça São Vicente (Concentração) – Rua Monsenhor Esmeraldo – Rua São Francisco – Rua Monsenhor Assis Feitosa – Centro Cultural do Araripe.

17h:00min
- Chegada ao Sítio do Judas, montado no Centro Cultural do Araripe, onde o traidor permanecerá até a hora de seu julgamento e malhação, sob a vigilância dos Caretas.
- Tradicional roubo do Sítio do Judas: os Caretas vigiam o sítio montado e açoitam com chicotadas os que ousarem roubar. A façanha é sair do sítio sem apanhar (e com o roubo).

19h:30min
- Distribuição e leitura do Testamento do Judas, elaborado em versos (cordel).
- Malhação do Judas, com artistas circenses em perna-de-pau e malabares de fogo. 

20h00min
- Forró pé-de-serra. 

22h00min
- Encerramento. 

OBSERVAÇÕES:

Em 2013, a 13ª Festa Popular da Malhação do Judas será realizada no Centro Cultural do Araripe, mobilizando aproximadamente 8.000 pessoas, dia 30 de março (Sábado de Aleluia), das 15 às 22 horas, em forma de auto medieval profano, com a participação do Grupo de Caretas do Mestre Cirilo, Artistas Populares e população. O eleito foi o Silas Malafaia – O Pastor Homofóbico, religioso que se destacou por seu comportamento preconceituoso em relação aos homossexuais, cujas pregações disseminam a homofobia, a violência e a intolerância religiosa.




Missão Velha (CE): Cachoeira já é atração

Um espetáculo de rara beleza na região é proporcionado durante as chuvas de março no Cariri. A Cachoeira de Missão Velha, o portal de entrada do processo civilizatório da região, é um dos mais belos postais. A queda d´água de 12 metros atrai para o local turistas de várias localidades durante esta fase do ano.

Formada pelo Rio Salgado, a cachoeira fica a 3 quilômetros da cidade e integra o Geopark Araripe. Neste ano, mesmo com as chuvas na localidade, que chegam a mais de 260 milímetros, e em outras cidades da região, ainda é pouco o acúmulo de água nos reservatórios. No Cariri, devido à incidência das chuvas que caíram no últimos dias, a gerencia regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) fez análises de monitoramento das vazões dos açudes e poços artesianos tubulares profundos. Mas ainda não houve precipitações suficientes para recarregar significativamente nenhum dos reservatórios. Todos estão com volume hídrico abaixo do satisfatório.

Pouca água
No açude Quixabinha é onde a situação é mais crítica. O maior açude da região, o Thomaz Osterne de Alencar, o Umari, está com apenas 4.800 mil metros cúbicos, o que corresponde a 16% de sua capacidade. O açude, com a escassez de chuvas este ano, chegou a 10% de sua capacidade, uma das mais baixas das últimas décadas.

Atualmente, quantidade de água que passa pela bacia hidrográfica do Rio Salgado está sendo supervisionada através da estação de monitoramento de Icó. Um dos pontos onde a vazão é maior é na Cachoeira de Missão Velha, que após 264 milímetros de chuvas, em uma semana, já apresenta forte correnteza. A população local aproveita a modificação do cenário raro para pescar e tomar banho nas águas do Rio Salgado. Outra área em que o acúmulo de água também foi significativo é a passagem do Rosário, no Município de Milagres. No Crato, apesar de ainda estar em obras, o Canal do Rio Granjeiro continua resistindo às chuvas. No momento, a Cogerh está realizando uma campanha de análise e qualidade das águas dos reservatórios.

Mesmo com as chuvas ocasionadas em março deste ano, a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é que o inverno fique abaixo da média este ano, mas os agricultores aproveitam para encher reservatórios, principalmente para matar a sede dos animais.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crato, Chico Alves, caso não houvesse chuva até o dia de São José, no 19 último, sequer daria para colher as plantações que restaram de milho e feijão. A grande preocupação seria a perda dos animais, já que muitos estavam morrendo de sede e fome, pela falta do pasto.

Alimento do rio
Mas, além do espetáculo proporcionado aos moradores e turistas na cidade de Missão Velha, alguns aproveitam o grande volume de águas para obter o peixe da ceia da Semana Santa, como é o caso do agricultor, Cícero Francisco Brito, morador da localidade. Ele disse que, neste ano, mais uma vez, mesmo com as dificuldades, terá a oportunidade levar para casa o curimatã e o piau. Os peixes de pequeno porte das águas doces do Salgado enchem a mesa dos moradores pobres das áreas próximas.

Mas a Cachoeira é histórica, remonta o século XVII com os primeiros habitantes da região. Eram os índios Kariris, povos que viverem na região do Araripe. De acordo com historiadores locais, a queda d´água foi um importante centro cerimonial e ritualístico dos indígenas. O empresário Waldery Rodrigues Júnior, ressalta a importância histórica, natural e turística da área.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Sua saúde: Dieta líquida pode combater obesidade e diabetes, diz estudo

As dietas líquidas que propõem a substituição de refeições por milk shakes são mal vistas por nutricionistas. Os especialistas normalmente defendem que a perda rápida de peso pode ser ruim para o organismo e esse tipo de dieta não garante que a pessoa aprenderá a comer de forma saudável após o emagrecimento. E de fato muitas pessoas voltam a ganhar peso depois de dietas líquidas. Porém, uma pesquisa, divulgada pelo jornal Daily Mail, sugere que dietas líquidas de baixa caloria podem combater a obesidade e até reverter alguns casos de diabetes tipo dois.

O motorista de táxi escocês James Aitken, por exemplo, é um dos pacientes que se beneficiou com essa nova abordagem. Há um ano, com 1,67 m, ele pesava 165 kg e seu IMC era de 56, dados suficientes para que fosse diagnosticado como alguém com obesidade mórbida. Ele chegou a cogitar desistir da profissão, já que sua barriga era pressionada pelo volante, enquanto isso, o taxista também foi obrigado a passar a injetar insulina para controlar sua diabetes. “Até a Lola, minha cachorra, estava engordando, porque eu não podia levá-la para caminhar mais pois meus joelhos doíam muito. Eu queria brincar com meu neto Cooper, mas agachar era impossível”, contou.

Muitos médicos afirmaram que a única maneira de James perder de 15 kg a 30 kg, o mínimo recomendado para fazer diferença na condição geral de sua saúde, seria fazer uma cirurgia de redução de estômago. "Eu estava nervoso de ter que fazer a operação pelos riscos e também por ter ouvido falar que grande parte dos pacientes precisam fazer uma nova cirurgia mais tarde”, disse.

No entanto, James decidiu fazer parte de um programa do governo escocês que tentava testar a eficácia de uma dieta líquida contra o sobrepeso. Durante três meses o taxista ingerir todos os alimentos na forma de bebidas nutricionalmente balanceadas. As vitaminas de frutas e alimentos salgados forneciam 800 calorias por dia. “É um choque inicial para os pacientes. Essas pessoas poderiam ingerir de 3 a 4 mil calorias por dia. Então, nos primeiros dias eles passam fome, mas, surpreendentemente, a maioria se adapta rapidamente e dentro de uma semana já não sentem tanto desejo por alimentos”, relatou a enfermeira Mhri Swanson.

Ao final do tratamento James havia perdido 38 kg e atingiu um IMC de 43,5. Um ano depois, ele ainda mantém um plano de alimentação saudável e não apenas manteve o peso, como perdeu ainda mais. Atualmente ele está perto dos 120 kg, graças também a visitas regulares a academia. Porém, o mais importante são as melhorias em sua saúde. Agora ele não apenas pode abandonar o uso de injeções de insulina como até diminuiu o uso de medicamentos, já que sua glicose está sob controle.

De acordo com a edição de fevereiro do British Journal of General Practice, cerca de 30% das 90 pessoas que participaram da pesquisa perderam entre 15 e 20 kg e conseguiu manter o peso durante um ano.

As autoridades escocesas estudam a aplicação de dietas líquidas a partir do sistema público de saúde. Mike Lean, professor de nutrição da Universidade de Glasgow que liderou a pesquisa, esta discutindo sobre o financiamento de um estudo ainda maior com 200 pessoas para estudar o benefício da dieta para diabéticos. "O aumento do número de pessoas obesas ou diabéticas custará bilhões. Se os resultados da pesquisa se repetirem isso poderia representar uma economia muito grande”, defendeu o especialista em obesidade Tont Leeds.

Outro benefício para James, foi a melhora das dores nos joelhos.  "Lola está satisfeita também, porque nós estamos saindo para passear de novo e depois eu ainda tenho energia para brincar com Cooper", contou.

De fato, na Dinamarca, uma dieta líquida está prestes a se tornar a primeira linha de tratamento para pessoas com osteoartrite do joelho. O tratamento nasceu através de um estudo realizado com 175 pacientes. Durante a pesquisa eles não apenas perderam muito peso com 60% apresentou também melhora significativa na dor e incapacidade de realizar tarefas.

“Até alguns anos atrás a única oferta a esses pacientes era o uso de analgésicos e conselhos para perder peso. A osteoartrite normalmente torna os ossos fracos, reduzindo a densidade mineral óssea. E a dieta líquida pode melhorar essa condição porque permite que o paciente ingira a dose diária recomendada de todos os aminoácidos, vitaminas e minerais. Receber uma dose extra de vitamina D, por exemplo, é vital para a reconstrução dos ossos”, contou o reumatologiata Henning Bliddal.

De acordo com o especialista, cerca de 10% das pessoas com mais de 55 anos têm problemas nos joelhos e está acima do peso. A dieta é uma alternativa para que esses pacientes melhorem as condições da cartilagem danificada.  O estudo dinamarquês, publicado no European Journal of Clinical Nutrition, em 2011, concluiu que a dieta líquida foi "eficaz e segura".

De fato, apesar das preocupações de que uma queda rápida de calorias pode ser ruim, novas evidências apontam que ela pode diminuir os níveis de colesterol também. Alguns pesquisadores sugeriram ainda que ela pode até reduzir os sintomas de asma. No entanto, para fazer um regime com restrição de calorias, seja líquida ou sólida, é essencial fazer um acompanhamento com um especialista.

Fonte: Terra



Paixão de Cristo mobiliza atores populares no Cariri

Praças públicas e espaços comunitários dos bairros cedem espaço para os artistas amadores nesta época do ano. Seguindo a tradição católica e cristã em todo o mundo, começam hoje, na região do Cariri, as apresentações dos tradicionais espetáculos da Paixão de Cristo. Na região, são vários grupos que oferecem peças teatrais sobre a história de vida, martírio, morte e ressurreição do Filho de Deus.

O número de companhias que encenam a temática é incontável e vai desde as já conhecidas pelo público, até as que estão com suas primeiras exibições. Sendo amador ou não, os atos costumam atrair grande quantidade de espectadores, que, geralmente, emocionam-se com choros e aplausos.

Opção de lazer
Para a Igreja Católica, a Paixão de Cristo representa o retorno às origens do cristianismo e a atualização da narrativa para o contexto atual. Para quem não vai viajar durante a Semana Santa, as apresentações são uma boa opção de lazer.

Em Juazeiro do Norte, um dos grupos de destaque que apresentam o espetáculo é a Compactur. A companhia é formada por lavadores de carros, serventes de pedreiros, chapeados e por suas famílias, além do proprietário de um lava-jato, onde são realizados os ensaios da peça, "Jesus - O Nazareno".

Ao todo, entre crianças, jovens e adultos, o elenco é composto por mais de 100 atores, técnicos e produtores do evento. Há mais de 20 anos, aos pés da estátua do Padre Cícero, os integrantes da Compactur realizam a encenação da Paixão de Cristo, na Colina do Horto e em alguns bairros periféricos da cidade.

Para este ano, a expectativa é que de que o espetáculo seja atração para cerca de duas mil pessoas. Aberta ao público, a encenação acontecerá hoje, a partir das 9 horas.

O grupo Compactur tem apoio cultural da Prefeitura de Juazeiro do Norte e de alguns comerciantes locais. Entretanto, os custos das produções dos figurinos são bancados pelos próprios atores, que envolvidos no aspecto social da arte teatral, não desperdiçam a oportunidade de participar. Eles contam que tudo é preparado com muito amor e carinho, por isso, os resultados são sempre gratificantes. De acordo com o produtor, Mano Damasceno, os aplausos do público são o sinal de que tudo deu certo. "Esse é um trabalho grandioso. Todos os artistas se preparam para fazer o melhor. Na nossa visão, a peça envolve emocionalmente tanto quem faz, como a quem a assiste. Com os aplausos, temos o sentimento de dever cumprido", assegura.

No elenco principal de Jesus- O Nazareno estão atores veteranos como José Antônio de Sousa, o Zezim, que além de presidente do grupo, também é produtor e ator. Mas, a cada ano, os papeis se invertem e novos figurantes entram para a encenação.

Neste ano, o personagem principal, Jesus, será protagonizado pelo ourives Jorge da Silva Melo, que encara pela primeira vez o papel. Já o de Maria, a Mãe de Jesus, será encenado pela vendedora Andreilda Pereira Sales, que também está estreando. O espetáculo tem duração superior a duas horas. Ainda haverá outra apresentação no domingo, dia 31, no espaço Marcos Jucier, na Avenida Aílton Gomes, no Pirajá, às 19 horas.

Páscoa solidária
Em Barbalha, desde o início do ano, o projeto Páscoa Sem Fome está sendo desenvolvido na Escola Otília Correia Saraiva. A ação envolve mais de 250 estudantes do ensino médio e professores, que representam a Paixão de Cristo. A exibição começa na escola e segue pela ruas do Parque Bulandeira, onde atrai cerca de 600 pessoas.

No último dia 27, como forma de beneficiar as famílias carentes durante o período pascoal, o projeto arrecadou três toneladas de alimentos não perecíveis. Este ano, a meta é atender 196 famílias. A entrega continuará até a próxima segunda-feira.

Já em Crato, no Bairro Batateiras, a comunidade se reúne para celebrar a Via Sacra. A apresentação que acontece há 14 anos e engloba 50 atores amadores é organizada pela Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.

Através da história de sofrimento de Jesus, o evento tem por meta a evangelização e transmissão da palavra de Deus. Segundo o Padre Paulo César Borges, a peça auxilia na elevação da autoestima dos participantes. Ele diz que é na encenação que os jovens e adultos testemunham sobre a vida do Salvador. "Hoje, as pessoas costumam associar suas dificuldades às de Cristo. Do ponto de vista religioso, a encenação da Paixão de Cristo ajuda a aprofundar o conteúdo de fé que há na peça", afirma o religioso.

No ato, os personagens revivem os momentos de sofrimento do mais notável símbolo do Catolicismo e deixam uma mensagem de esperança para as pessoas que assistem. A apresentação da Via Sacra da comunidade Batateiras vai iniciar às 17 horas, na sede da paróquia, de onde segue pelas principais ruas do bairro Batateiras.

Mais informações
Paixão de Cristo em Juazeiro do Norte, Colina do Horto, 9h
No Crato, Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, 17 horas
Entrada gratuita

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Chove em 42 municípios cearenses de quinta para sexta

Choveu em 42 municípios do Ceará das 7h da quinta, 28, até as 7h desta sexta-feira, 29. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou a maior precipitação, com índice de 37mm, na cidade de Ipaumirim, a 412,4 km de Fortaleza.

O maior volume de chuvas aconteceu na macro região do Cariri, onde a Funceme registrou precipitações em 14 municípios. Além de Ipaumirim, as cidades da macro região que mais receberam chuvas foram Barro (35,6 mm), Aurora (23 mm), Crato (21 mm), Milagres (18,5 mm) e Granjeiro (14,2 mm).

A previsão para todo o Estado nas próximas 24h é de céu parcialmente nublado a claro com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões.

Fonte: O Povo



Ematerce realiza limpeza em açudes

Uma experiência inovadora para favorecer a qualidade e aumentar a capacidade de acúmulo de água nos reservatórios do Estado está sendo realizada por meio da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

O projeto piloto em 25 açudes do Ceará foi iniciado nas cidades de Piquet Carneiro, Quixeramobim e Madalena, onde as dificuldades com escassez de água estava mais crítica.

O projeto envolveu recursos na ordem de R$ 500 mil. Mas segundo o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, há possibilidade de estender o programa com apoio do governo, em outros municípios cearenses.

Mais recursos
Ele disse que fará a solicitação de recursos, já que a experiência vem sendo bem sucedida nos locais onde houve a limpeza dos reservatórios.

"Temos dois grandes objetivos com esse trabalho. Um deles é possibilitar uma água de melhor qualidade e o outro é o aumento da capacidade dessas áreas" explica.

O presidente da Ematerce afirma que as chuvas dos últimos dias têm deixado os agricultores esperançosos, mesmo com os prejuízos causados com os primeiros cultivos.

Ele lembra das previsões da Funceme, de um inverno abaixo da média histórica, e ressalta a dinâmica da meteorologia.

Com as chuvas até o dia 10 de abril, é esperado que uma nova realidade se desenhe no cenário produtivo da agricultura.

Cerca de 35% da área estimada do Estado, conforme Pimenta, já está com o plantio das sementes distribuídas pelo governo. Além dos 8% de área de replantio, em virtude dos prejuízos causados pelas primeiras terras cultivadas e a estiagem, que não possibilitou o desenvolvimento da lavoura.

Replantio
No Cariri está a maior parte das áreas plantadas, principalmente por ser a região do Estado que apresenta melhor índice de chuvas. Mas, as precipitações continuam mal distribuídas em todo Estado do Ceará.

Trabalhadores rurais do Cariri e Centro-Sul já estão fazendo o replantio de algumas culturas, na esperança de que as precipitações tenham continuidade. Os mais otimistas esperam já tirar a primeira colheita a partir do mês de maio.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



7 grandes mentiras sobre o sexo

Você sabe tudo sobre sexo? Muita gente acha que sim, mas a verdade é que todos têm algumas dúvidas sobre o tema. Além disso, há uma grande quantidade de coisas que aprendemos e que na verdade são grandes mentiras.

É comum ouvirmos alguém dizendo que na primeira relação sexual não se pode engravidar, mas isso não é verdade. E essa não é a única confusão que temos. Reunimos, neste artigo, sete das maiores mentiras relacionadas ao sexo. Confira tudo sobre elas.

1. Sexo menstrual não engravida
Não é o fato de sua namorada estar no período menstrual que vai dizer que vocês podem fazer sexo sem utilizar preservativos. Embora sejam mais raros, existem casos em que as mulheres engravidam enquanto estão na fase de sangramento do ciclo. Mas é preciso que o ciclo completo seja mais rápido do que o normal (inferior aos 28 dias) para o risco existir.

Em uma mulher de ciclo padrão, a fecundação ocorre quando o espermatozoide encontra o óvulo na região das tubas uterinas (também conhecidas como trompas de falópio). Depois de passar pelas tubas, os gametas femininos se prendem ao endométrio (parede do útero) e, não sendo fecundados, são desmanchados junto com a parede. É assim que ocorre o sangramento.

Mas em mulheres cujo ciclo menstrual é muito rápido, pode ocorrer algo diferente. Nesse caso, o sangramento ocorre antes de um segundo óvulo passar pelas tubas, sendo que ele pode ser fecundado por espermatozoides mesmo que a mulher esteja nessa fase.

2. Não é possível engravidar na primeira vez
Biologicamente falando, sabe qual a diferença entre a primeira vez e as outras? O hímen (e em algumas mulheres com hímen complacente, nem ele). Quem diz que as mulheres não podem engravidar na primeira vez em que fazem sexo está completamente enganado. Assim como qualquer outra relação sexual, ela envolve gametas, ciclos menstruais e a possibilidade da gravidez e das DSTs.

Não é a primeira vez que falamos isso, mas nunca é demais ressaltar: a única forma de evitar a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis é por meio do uso dos preservativos de látex, ou seja, as camisinhas. Não importa se você está perdendo a virgindade ou se já é muito experiente, cuidar-se nunca é demais.

3. Utilizar duas camisinhas é mais seguro
Essa afirmação é uma enorme (e perigosa) mentira. Se um homem utilizar dois preservativos, a chance de algo dar errado é bem grande. Apesar da falsa sensação de segurança (por estar “duplamente protegido”), o atrito entre os materiais das camisinhas pode causar o rompimento delas, deixando o caminho livre para os espermatozoides e mucosas que podem transmitir doenças.

4. O corpo muda após perder a virgindade
Se você já ouviu algum amigo dizendo que o corpo das meninas muda após a primeira relação sexual, diga para ele que essa é uma grande mentira. Como já dissemos, a única alteração é o rompimento do hímen (desde que a garota não tenha o hímen complacente). Mas não existe nenhuma relação entre sexo e desenvolvimento do corpo feminino.

O que acontece é que a perda da virgindade, geralmente, acontece no mesmo período em que as meninas estão entrando em uma fase de mudanças hormonais. Como os dois casos costumam andar juntos (inclusive pelo fato de os hormônios incentivarem o desejo sexual), é muito comum acontecer essa confusão.

5. Masturbação causa o aparecimento de espinhas
Calma, meninos, isso é mentira. A confusão aqui ocorre pelo mesmo motivo da citada acima. A mudança hormonal masculina começa na adolescência, mesma fase em que as espinhas começam a “pipocar” no rosto dos garotos. E a presença dos hormônios é a única relação entre a masturbação e o surgimento de acne na pele.

6. Homens e mulheres têm o pico sexual em fases diferentes
É comum ouvirmos que a melhor fase sexual para os homens está no início da fase adulta, sendo que nas mulheres isso ocorre depois dos 40 anos. A verdade é que não existe uma data pré-definida de pico sexual para eles ou para elas. Segundo pesquisadores da Universidade de Cornell (Estados Unidos), isso se dá muito mais por questões psicológicas.

Homens e mulheres na juventude passam por pressões sociais opostas. Quanto mais garotas eles levarem para a cama, melhores serão vistos pelos amigos. Com elas acontece o oposto, pois ter vários parceiros (e até mesmo ter mais desenvoltura nas relações) é encarado como algo errado e as caracterizaria como “soltas demais”.

Com o passar do tempo, as mulheres conseguem se libertar de alguns paradigmas e medos, o que as torna mais confiantes em relação ao próprio corpo e, principalmente, às maneiras de obter mais prazer. Mas isso não tem razões biológicas ou químicas.

7. A camisinha não é necessária no sexo oral
A transmissão da AIDS pelo sexo oral ainda é um tema controverso. Muitos médicos dizem que é impossível haver a contaminação, mas há tantos outros que dizer ser comum a contaminação por meio das mucosas presentes nos órgãos sexuais e possíveis pequenos cortes na boca.

Além disso, já se sabe que outras doenças como HPV, sífilis e hepatite podem ser transmitidas dessa maneira. Por essa razão, a utilização de preservativos nos momentos do sexo oral também é necessária.

Fonte: Tecmundo



Divulgados preços para show de Paul McCartney em Fortaleza

Os ingressos para o show do cantor Paul McCartney em 9 de maio na Arena Castelão vão custar de R$ 90 a R$ 600. Os organizadores do evento divulgaram os valores nesta quinta-feira (28).

Os preços da apresentação em Fortaleza no frontstage são R$ 600 (inteira) e R$ 300 (meia). A pista premium custará R$ 280 (inteira) e R$ 140 (meia). As cadeiras inferiores serão de R$ 280 (inteira) e R$ 140 (meia) e superiores, R$ 180 (inteira) e R$ 90 (meia). Na cadeira superior lateral, a inteira será de R$ 180 e a meia, de R$ 90. A classificação etária é de 16 anos. Só serão vendidos seis ingressos por CPF.

Onde comprar
A venda geral dos ingressos começa zero hora de 6 de abril pelo www.ingresso.com. Haverá também venda nas bilheterias do Mucuripe Club a partir das 10h de sábado (6). A bilheteria funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h, até o fim dos ingressos.

A pré-venda será no dia 2 de abril, a partir das 10h, pela internet. Para comprar na pré-venda, os fãs precisam ser clientes Ourocard do Banco do Brasil ou estar cadastrados no site internacional do cantor. O limite também será de seis ingressos por CPF.

Abertura dos portões
O evento terá 55 mil lugares, segundo a organização. Os portões serão abertos às 17 horas de 9 de maio e o show começa às 21 horas. O estádio permanecerá fechado para montagem e desmontagem do show de 29 de abril a 15 de maio. Serão necessárias 30 carretas para trazer equipamento e estutura.

Turnê em três cidades
Fortaleza será a última das três capitais a receber show da nova turnê “Out There!” do ex-Beatle. O site oficial do cantor divulgou nesta terça-feira (26) informações sobre as datas e vendas dos shows do cantor na capital cearense, Belo Horizonte e Goiânia.

A produtora nacional da turnê de Paul no Brasil, a Planmusic Entretenimento, já havia divulgado os preços dos ingressos do show no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, no dia 4 de maio. Os valores da apresentação na capital mineira vão de R$ 80 (meia) nas cadeiras superiores a R$ 600 na pista premium.

Fonte: G1



Marco Feliciano usa mandato em benefício de suas empresas e igreja

O deputado e pastor Marco Feliciano (PSC-SP), que esta semana assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) em meio a uma saraivada de críticas, usou o mandato parlamentar em benefício de suas empresas e das atividades de sua igreja. Além de destinar verbas públicas para seus negócios particulares, ele paga salário a um funcionário fantasma, que na verdade trabalha em um escritório de advocacia de Guarulhos. Essa firma recebeu R$ 35 mil da cota parlamentar do deputado desde que ele tomou posse. Feliciano também repassou recursos públicos ao escritório de outro advogado, que o defendeu em um processo eleitoral às vésperas do pleito. O gabinete 254, no Anexo 4 da Câmara, é quase uma filial da Assembleia de Deus Catedral do Avivamento: o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias emprega cinco pastores da congregação que ele preside, e ainda cantores de música gospel que trabalharam na gravação de seu CD. Além de deputado, pastor e empresário, Feliciano também é músico.

Personalidade de sucesso no mundo gospel, e requisitado para palestras e pregações em todo o país, o parlamentar é dono de dois negócios: a Marco Feliciano Empreendimentos Culturais e Eventos Ltda. e a Tempo de Avivamento Empreendimentos Ltda. Em 2008, a primeira empresa foi contratada pela Nettus Criação de Eventos, uma firma gaúcha, para que o pastor se apresentasse em São Gabriel, no Rio Grande do Sul. Ele seria a grande estrela da festa, que reuniu ainda cantores e outros pastores evangélicos. A empresa contratante repassou o dinheiro a Feliciano, mas ele não compareceu. Os representantes da Nettus recorreram à Justiça e o processo se arrasta até hoje na 2ª Vara Cível da Comarca de São Gabriel. Os donos da empresa lesada pedem R$ 950 mil de indenização.

O advogado que representa a empresa de Marco Feliciano nesse processo, Rafael Novaes da Silva, é contratado pela Câmara. Ele assumiu a defesa do empreendimento depois que tomou posse no gabinete do pastor, em fevereiro de 2011. Antes de Rafael se tornar secretário parlamentar, a causa tinha outros dois advogados.

O defensor da empresa do pastor não é o único contratado da Câmara que presta serviços particulares ao deputado. Wellington Josoé Faria de Oliveira, conhecido como Well Wap, é secretário parlamentar da Câmara, mas produz todos os programas de televisão da empresa de Feliciano. O site de sua produtora, a Wap TV, tem mais de 420 vídeos encomendados pelo pastor. São orações, programas de televisão, entrevistas em que Feliciano explica suas posições de repúdio aos homossexuais, e até mesmo imagens de amigos desejando feliz aniversário ao congressista. Nada que remeta às atividades parlamentares.

Funcionário fantasma
Marco Feliciano foi eleito para sua primeira legislatura em 2010. Sua campanha custou R$ 226,3 mil. Na lista de doações eleitorais, nove repasses foram feitos por integrantes da família Bauer, totalizando R$ 9 mil. Depois que o pastor ganhou a eleição, o policial civil de São Paulo Talma de Oliveira Bauer conseguiu o cargo de chefe de gabinete do parlamentar. Daniele Christina Bauer, parente do policial, ganhou emprego com salário de R$ 8.040.

A filha de Talma, Cinthia Bauer, também doou recursos para a campanha de Feliciano e, logo depois, trabalhou como assessora de imprensa do deputado. Fez viagens Brasil afora com passagens emitidas com a cota do gabinete. A proximidade do pastor com os integrantes da família Bauer é tamanha que, em agosto do ano passado, Feliciano gravou dentro das dependências da Câmara um vídeo em que pedia votos para Cinthia, então candidata a vereadora de Guarulhos. Assim como todo o material audiovisual do parlamentar, o trabalho teve produção da Wap TV.

Mas o caso mais grave é o de Matheus Bauer Paparelli, neto do chefe de gabinete de Feliciano. Ele é secretário parlamentar, contratado pela Câmara em novembro do ano passado, e recebe R$ 3.005,39 mensais. Mas o jovem formado em direito dá expediente a 1.170km do Congresso: ele é funcionário do escritório Fávaro e Oliveira Sociedade de Advogados. Na manhã de ontem, o Correio ligou para a firma e foi o próprio Matheus quem atendeu o telefonema. Questionado se ele também era funcionário do gabinete do pastor Marco Feliciano, ele disse que a ligação estava ruim e desligou. Depois, não atendeu mais as chamadas. O escritório Fávaro e Oliveira recebeu R$ 35 mil da Câmara entre setembro de 2011 e setembro de 2012, por meio de repasses da cota parlamentar de Marco Feliciano. Ao todo, o pastor gastou R$ 306,4 mil de sua cota em 2012, valor bem próximo do limite permitido pelas regras da Câmara para os parlamentares paulistas, que é de R$ 333,2 mil.

Com verba pública
Confira alguns casos de funcionários lotados e de contratação de empresas pelo gabinete do deputado Marco Feliciano

» O advogado Rafael Novaes da Silva, contratado pelo gabinete da Câmara e pago com recursos públicos, defende a empresa Marco Feliciano Empreendimentos Culturais e Eventos, do próprio deputado, em um processo que tramita no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Ele assumiu a causa depois de ter tomado posse como funcionário do gabinete.

» O produtor de tevê Welington José Faria de Oliveira é contratado da Câmara dos Deputados e recebe salário com recursos públicos. Mas trabalha como produtor de tevê dos programas pessoais do pastor Marco Feliciano, sob o codinome Well Wap.

» O policial civil e pastor Talma Bauer e sua família estão entre os que mais doaram recursos para a campanha do pastor Marco Feliciano. Depois da eleição, ele assumiu cargo no gabinete, assim como sua filha, Cinthia Brenand Bauer, que também doou recursos e depois foi nomeada como assessora. Há outras duas pessoas que são parentes de Talma Bauer contratadas pelo gabinete de Marco Feliciano.

» Matheus Bauer Paparelli, neto de Talma, é um funcionário fantasma do gabinete do deputado Marco Feliciano. Apesar de ser contratado pela Câmara com salário de R$ 3.005,39, ele dá expediente diariamente no escritório Fávaro e Oliveira Sociedade de Advogados, que fica em Guarulhos. A reportagem gravou uma conversa com ele, em que Matheus confirma que trabalha mesmo no escritório de advocacia. Essa empresa recebeu R$ 35 mil em recursos da Câmara dos Deputados entre setembro de 2011 e setembro de 2012.

» O deputado Marco Feliciano emprega cantores gospel que participaram da gravação dos seus CDs. Um deles, Roberto Marinho, afirma em sua página pessoal que a função dele como braço direito do pastor é acompanhá-lo “nas viagens de ministrações pelo Brasil e pelo mundo”.

» O advogado Anderson Pomini defendeu Marco Feliciano em um processo de impugnação contra a sua candidatura, antes das eleições. Depois de conseguir liberar o pastor para disputar o pleito, a empresa Pomini Advogados Associados recebeu R$ 21 mil em três repasses de R$ 7 mil, em fevereiro, março e abril de 2011, logo depois que Feliciano tomou posse.

Fonte: Correio Braziliense



Plantão Infotech: Saiba como identificar no Facebook falsos sorteios, promoções e serviços


"Temos 14 iPhones novos, como estão sem a película externa protetora não podem ser comercializados e vamos sorteá-los. Para participar, compartilhe o post e curta nossa página". É provável que você tenha visto algum post com esse texto recentemente. A onda de falsos sorteios, promoções e serviços no Facebook tem feito vítimas na rede social. Elas são atraídas pela facilidade de "uma curtida" em ganhar smartphones, tablets e até carros -- ou em obter "superdescontos" e facilidades. Mas alguns passos simples, segundo especialistas consultados pelo UOL Tecnologia, podem evitar que você caia nesses golpes.

A crescente popularidade do Facebook entre brasileiros é bastante atraente para os cibercriminosos, diz Fábio Assolini, analista de ameaças digitais da Kaspersky. Enquanto parte dos golpes tem como intuito apenas "bombar" o número de curtidas em páginas, outros podem causar mais danos.  "Os criminosos aproveitam para usar nomes de empresas conhecidas para disseminar links maliciosos e capturar dados dos usuários", alerta.

O risco, prossegue Assolini, é quando essas páginas na rede social pedem que o usuário instale algum programa, use algum aplicativo dentro da plataforma do Facebook ou vá para alguma página externa à rede social. "Os criminosos podem conseguir então acessar todas as informações pessoais do usuário, coletar dados pessoais, instalar programas maliciosos no computador e até controlar o perfil dele na rede social", detalha o especialista.

Desconfiômetro ligado
Entre as dicas para evitar cair em golpes no Facebook, a mais básica (e óbvia) é: quando a esmola é demais, desconfie. "A internet é um mundo que barateia as coisas, e a ganância acaba cegando as pessoas", afirma Wanderson Castilho, perito em crimes digitais e diretor da E-net Security. Caso você se depare com um sorteio ou promoção prometendo bens de alto valor ou descontos "imperdíveis", frisa o especialista, a probabilidade de ser um golpe é maior.

Outra dica é procurar informações sobre aquele sorteio, promoção ou serviço fora do Facebook. Geralmente, lembra Assolini, o site oficial da empresa menciona a ação que está sendo feita na rede social, com o link entre os dois sites. Se ainda estiver em dúvida sobre a veracidade, explica o especialista, vale até ligar para a central de atendimento daquela empresa citada para confirmar se o tal sorteio ou promoção existe mesmo.

Já no caso de promoções, a dica é procurar referências na própria internet sobre a idoneidade da companhia. "Encontrar reclamações de outros usuários sobre aquela empresa já é indício suficiente para desistir da oferta", diz Castilho.

É preciso evitar ainda confiar em uma página por ela ter um número de "curtidas" alto – isso não prova que ela é verdadeira. "Se o cibercriminoso for realmente bom naquilo que faz, consegue rodar um programa para que usuários que já tiveram perfis contaminados curtam aquela página falsa", completa Assolini, da Kaspersky.

Outro alerta importante é que o usuário evite ao máximo informar dados pessoais (como CPF, RG, número do cartão de crédito e endereço), seja dentro da rede social ou em sites para o qual for direcionado. "Já vi um golpe em que os criminosos usaram o nome de uma grande montadora de veículos para sortear um carro em uma página falsa no Facebook. Ao clicar no link, ele era levado para um site fora da rede social em que deveria responder a um questionário enorme de informações", conta Assolini.

O Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) mantém uma cartilha na internet com informações sobre mais golpes comuns e como se proteger. Essas dicas podem ser encontradas no site da entidade.

Facebook: regras para promoções
A realização de promoções é permitida pelo Facebook, mas a empresa estabelece diretrizes para que isso seja feito dentro da rede social. Entre as principais regras, estão a de que a ação seja gerenciada por aplicativo de terceiros e que nenhum recurso ou funcionalidade do Facebook (como a do botão "Curtir", o de Check-In ou as fotos, fotos de capa e vídeos) sejam usados como registro de entrada do usuário na promoção. Portanto, se você estiver diante de uma promoção que não siga minimamente esses termos, desconfie da postagem.

Com a profusão de falsos sorteios, caso o usuário identifique uma tentativa de fraude, deve reportar esse tipo de material à rede social. Segundo o Facebook Brasil, essa é "a melhor forma de submeter o conteúdo à revisão" da equipe da empresa. Ela avalia o conteúdo e "remove prontamente aquilo que violar os nossos termos". Mais informações sobre como denunciar esse tipo de problema estão em na própria rede social.

Evite cair em golpes
  • Sempre desconfie de sorteios de itens caros e ofertas com descontos altos
  • Sempre desconfie de promoções ou ofertas que exijam ações muito simples, como curtir uma página ou compartilhar um post
  • Procure o site oficial da empresa em um sistema de busca e veja se a promoção, oferta ou serviço é mencionado lá
  • Se ainda não tem certeza de que a promoção, oferta ou serviço é verdadeiro, ligue na central de atendimento da empresa para confirmar 
  • Páginas com número alto de "curtidas" e compartilhamentos não são necessariamente verdadeiras
  • Antes de clicar, passe o mouse sobre o link mencionado no post do sorteio para verificar se o destino daquele endereço é verdadeiro
  • Sempre evite informar dados pessoais como CPF, RG e número de cartão de crédito
  • Sempre desconfie se, ao fazer uma busca na internet, achar reclamações sobre a empresa daquela promoção, oferta ou serviço
  • Antes de instalar um aplicativo na rede social, revise as permissões de acesso que ele terá aos seus dados
  • Ao identificar uma página falsa, denuncie no botão fornecido pela rede social
Fonte: UOL



Liquida Cariri crescerá vendas em 10%, estima CDL

Com a perspectiva de ampliar as vendas num período atípico para grandes promoções, será realizado nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, o 1º Liquida Cariri. A promoção começa no próximo dia 4 de abril e vai até o dia 20. A pretensão é aumentar as vendas nas cidades em até 10%.

A adesão dos empresários, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), tem sido representativa. A entidade encampa o projeto, desenvolvido em grandes capitais, como Fortaleza. Os descontos durante o período de promoção deverão chegar a até 70%. De acordo com o presidente da CDL de Crato, Francisco Parente, esse trabalho tem a finalidade de possibilitar o aumento das vendas e também deixar o comerciante mais otimista.

Ânimo renovado
Uma das coisas que estava preocupando, segundo ele, era a falta de chuvas na região do Cariri, mas com as precipitações durante esta semana, houve uma renovação de ânimo. Ele espera maior participação dos lojistas no Liquida Cariri.

As três maiores cidades da Região Metropolitana do Cariri (RMC) estão envolvidas no projeto. Segundo o presidente da CDL de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, a meta é transformar esse período do Liquida Cariri, num calendário permanente do comércio regional, como acontece em Fortaleza e outras capitais do Nordeste como Salvador. O trabalho está sendo desenvolvido por meio da empresa Start Consultoria.

Em Juazeiro do Norte, a CDL já conta com uma adesão de mais de 300 comerciantes. Em Crato, esse número chega a 80. "Até iniciar, pretendemos ampliar para 150 lojistas", diz Parente. O presidente da CDL afirma que os kits para os lojistas, como cupons promocionais, cartazes e bandeirolas, para enfeitar as lojas, estão sendo comercializados a R$ 210,00.

"Quando for iniciada a divulgação espero que bem mais lojistas participem", diz ele. Serão sorteados, no dia 27 de abril, um veículo e cinco motos. Com a finalidade de atrair mais clientes para o comércio, o presidente da CDL de Crato afirma que está sendo negociada a possibilidade de redução dos juros das dívidas, principalmente contraídas durante o fim do ano.

Ele afirma que essa é uma alternativa para a redução da inadimplência na cidade, que é considerada alta. Esse trabalho, segundo o lojista, é importante pela movimentação no comércio a um mês de uma das melhores datas do ano para o setor, o Dia das Mães. Juazeiro do Norte tem o maior comércio da região, com lojas no centro e no Cariri Garden Shopping. Lojistas do empreendimento farão parte da promoção, segundo Michel Araújo, como forma de ampliar também os vários segmentos do setor e atender todos os segmentos da população.

Michel prefere não fazer uma estimativa de quanto haverá de aumento nas vendas durante os 16 dias do Liquida Cariri. "Ainda não tenho como avaliar, por ser a primeira vez que acontece na região", diz ele, ao ressaltar a importância de se criar uma data a mais para favorecimento das vendas no comércio.

Essa é uma ideia antiga, mas a chance de desenvolver o projeto veio somente agora. A perspectiva é que haja a participação de mais de 500 lojas somente em Juazeiro do Norte.

Otimismo
Para o presidente da CDL de Juazeiro do Norte, a estimativa com a movimentação no comércio é que as vendas atinjam o patamar de até R$ 15 milhões em negociações. Mesmo sendo um projeto que ocorrerá nas três cidades, de forma simultânea, cada CDL é responsável pela sua área. O Liquida Cariri é aberto para qualquer setor do comércio.

Alívio no bolso
70% é o percentual de desconto que pode ser alcançado durante o período da promoção estipulado entre os dias 4 e 20 de abril na Região Metropolitana do Cariri.

Mais informações
Câmara de Dirigentes Lojistas
Juazeiro do Norte
Região do Cariri
Telefone: (88) 3512.2266

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Cid Gomes processa jornalista Ricardo Boechat por comentário em que governador foi chamado de canalha

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), move processo judicial contra o jornalista Ricardo Boechat, da emissora de rádio Bandnews. Em comentário no último mês de janeiro, Boechat chamou Cid de canalha devido à contratação da cantora baiana Ivete Sangalo para a inauguração do Hospital Regional Norte, em Sobral.

Na manhã desta quarta-feira, 27, Boechat informou, na Bandnews, que foi notificado da ação por oficial de justiça.

No comentário que provocou a ação, o jornalista questiona a postura da cantora baiana por ter aceito fazer o show e, embora ressalte que ela faz jus ao cachê, a artista deveria observar a natureza do contrato. E aí passa a se deter sobre a postura de Cid. "Será que a saúde pública do Ceará pode dispor desse dinheiro prum espetáculo? Será que eu (Ivete, ao aceitar fazer o show) não tô entrando, sem perceber, na lógica canalha desses políticos, que acham que dinheiro público é pra isso? Como canalha é esse governador do Ceará. Porque isso é uma canalhice".

O jornalista ainda lembra o polêmico episódio da viagem de Cid, durante o Carnaval de 2008. "A mesma canalhice que ele fez quando pegou um jatinho particular, com dinheiro do contribuinte cearense, para passear na Europa com a sogra e a mulher. Um cara que é capaz de fazer esse tipo de coisa e não cometer harakiri depois que é descoberto e ainda bate no peito e tira onda: 'Vou fazer doa a quem doer'. Em você é que não dói. Não é dinheiro seu, é dinheiro do contribuinte".

Por fim, Boechat ainda explica o uso do adjetivo. "Quem faz canalhice é canalha. Cid Gomes nesse caso e no outro do avião, também, agiu como canalha. Não tem outro nome".

Na época da polêmica, questionado pelo site Comunique-se, que faz análise de conteúdos jornalísticos, Boechat disse que profissionais de imprensa são muito cerimoniosos  ao criticar políticos. "O Ceará é um estado miserável e analfabeto. Como um cara pega um jatinho e vai para a Europa com o dinheiro desse contribuinte? É um canalha, um canalha reincidente".

Ouça o que ele disse e que levou o governador a mover o processo:



Fonte: O Povo


AddThis