Barbalha (CE): Homem tenta fazer sexo com a vizinha que se nega e é espancada

Um casal foi levado à presença do Delegado de Polícia Civil de Juazeiro do Norte após conflitos e lesões corporais em Barbalha. Raimundo Maximiniano dos Santos, de 58 anos, foi acusado de assédio sexual e espancamento por Maria das Dores da Silva Menezes, de 36 anos. Eles moram vizinhos e há indícios que Raimundo possui uma paixão recolhida pela amiga.

Por volta das 15 horas desta sexta-feira o mesmo estava desmanchando um barraco de sua propriedade no Bairro Malvinas em Barbalha quando notou a presença dela nas imediações. Ele teria recorrido à vizinha com a proposta de fazer sexo e esta se negou alegando que tinha o seu companheiro e era uma mulher fiel. Foi o suficiente para surgir uma discussão entre os dois.

O acusado teria agredido com socos e até atingindo Maria das Dores com um golpe de roçadeira com a qual trabalhava quando populares chamaram a polícia e Cabo Lindomar e os Soldados Soares e Valdeir estiveram no local. Na Delegacia, a mesma apresentou hematomas no rosto e um ferimento na perna direita. Raimundo demonstrava estar alterado e com sintomas de ter ingerido bebidas alcoólicas. Sua roçadeira foi entregue ao delegado.

Demontier Tenório

Foto: Chinês / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Crato (CE): Audiência pública promovida pela Câmara Municipal discute a criação do COMAD

Com participação de entidades da sociedade civil, de representantes de Secretarias Municipais, de órgãos públicos do Estado e de populares, a Audiência Pública promovida pela Comissão de Cultura e Assistência Social da Câmara Municipal do Crato realizada no último dia 15 para discutir a proposta de criação do Conselho Municipal Antidrogas – COMAD obteve o objetivo pretendido de colher sugestões para a definição de um texto adequado à realidade do município.

A Maioria das propostas foram no sentido de assegurar a paridade na composição do conselho, a autonomia do seu papel deliberativo, a ampliação da participação da sociedade civil e um apelo para a urgente implementação da política municipal antidrogas em nosso município. Importante registrar a existência de lei municipal de 2004 que instituiu o referido conselho, sem a sua efetivação. O atual texto proposto pelo Governo Municipal e as mudanças propostas na audiência deverão produzir um texto sintonizado com as experiências da política nacional antidrogas.

Texto publicado originalmente no perfil do Vereador Amadeu de Freitas no Facebook.



Plantão Infotech: Parabéns, Microsoft! Sua campanha contra o Gmail atraiu 0,002% dos usuários

A Microsoft lançou uma campanha de ataque ao Gmail para promover o Outlook.com. Ela quer lembrar a todos que o Google analisa seus e-mails para exibir anúncios direcionados, insinuando que o Google se preocupa mais com o dinheiro das propagandas que com sua privacidade.

Não é de hoje que a Microsoft lança campanhas contra o Google: em 2011, eles prepararam um vídeo criticando o Gmail, inicialmente divulgado apenas entre sua equipe de vendas. Desta vez, no entanto, a campanha está voltada para o público em geral: ganhou seu próprio site, uma série de vídeos e um termo – Scroogled.

Não é novidade que o Gmail analisa seus e-mails: isso começou há quase dois anos. Como explica o Google, isso é feito de forma automática, então humanos não lerão suas mensagens. Além disso, o Google não vende nem mostra qualquer informação a terceiros que possa identificar quem você é. De fato, nada disso pareceu ser um problema para os usuários: na verdade, ele ultrapassou o Hotmail no mundo, de acordo com a comScore.

Mas este é o novo mote da campanha da Microsoft: “VOCÊ PENSA QUE O GOOGLE RESPEITA SUA PRIVACIDADE? PENSE DE NOVO”, diz o site Scroogled.com. É uma mistura de site profissional com amador, reunindo estatísticas e exemplos sobre invasão de privacidade, além de vídeos terríveis como este:



Críticos dizem que a Microsoft está sendo muito agressiva e está espalhando FUD (medo, incerteza e dúvida) em vez de… fatos. Por exemplo, eles dizem que o Gmail analisa toda mensagem enviada ou recebida, e afirma que não há como evitar isso. Isso não é bem verdade. Se você não quiser anúncios personalizados, pode desativá-los neste link; você ainda verá propagandas, porém seu arquivo do Gmail não será analisado para tanto. O Google lembra, no entanto, que “você ainda poderá ver anúncios contextuais com base em mensagens que está lendo”.

A Microsoft também lista algumas imagens para exemplificar como o Gmail exibe propagandas ao lado de e-mails com assuntos delicados, como doenças, endividamento ou morte. No entanto, o Google diz: “não exibiremos anúncios com base em informações de conteúdo delicado, como raça, religião, orientação sexual, saúde ou situação financeira”.

O Google se defende das acusações basicamente repetindo o que está em suas páginas de suporte:

"As propagandas mantém gratuitos o Google e muitos dos sites e serviços que o Google oferece. Nós trabalhamos duro para garantir que os anúncios sejam seguros, discretos e relevantes. Nenhum ser humano lerá seu e-mail ou informações da sua Conta do Google, a fim de mostrar anúncios ou informações relacionadas. Um algoritmo automatizado – semelhante ao usado para funções como a Caixa Prioritária ou filtragem de spam – ​​determina quais anúncios são exibidos."

A campanha ainda envolve uma petição para que o Google não escaneie mais seus e-mails para fornecer propagandas direcionadas. O objetivo da Microsoft é chegar a 25.000 assinaturas, mas como observa o Marketing Land, se eles continuarem no ritmo que estão, vão demorar dois meses até alcançarem o objetivo. Por enquanto, pouco mais de 7.000 pessoas assinaram – ou 0,002% dos usuários do Gmail, considerando os dados da comScore.

Mas a melhor parte da petição está nos comentários. Há pessoas apenas ameaçando sair do Gmail (a Microsoft quer que você migre para o Outlook.com), há outras achando que a constituição garante o direito à privacidade em e-mails gratuitos, e há quem esteja apenas confuso, achando que o Google está enviando spam para o Gmail (são apenas propagandas na interface).

Ainda há uma ironia nessa petição: o site onde ela está hospedada usa propagandas personalizadas; e a Microsoft usa propagandas personalizadas para divulgar o Scroogle.com.

Mas por que a Microsoft está tão agressiva? De acordo com o The Verge, a empresa contratou o estrategista político Mark Penn para o cargo de “projetos estratégicos e especiais”. Então faz sentido que estes vídeos sejam bem semelhantes a propagandas eleitorais nos EUA. E como diz Stefan Weitz, diretor-sênior de serviços online no Bing, “há tanto ruído na mídia… que às vezes você precisa ser um pouco mais provocador”.

A campanha Scroogled na verdade começou no ano passado, quando a Microsoft criticou o Google Shopping (concorrente do Buscapé) por exibir produtos mediante pagamento, em vez de inseri-los de graça na busca. No entanto, como aponta o Search Engine Land, o Bing Shopping faz a mesma coisa – às vezes de forma menos transparente.

A briga da Microsoft contra o Gmail gerou alguma repercussão, mas a campanha não parece muito exitosa. No máximo, caso mais pessoas sejam convencidas, o Google deve responder de forma mais direta – assim como há um ano, após as críticas motivadas pela mudança em suas políticas de privacidade.

Até que isso aconteça (ou não), parabéns, Microsoft: você atraiu no máximo 0,002% dos usuários do Gmail.

Fonte: Gizmodo



Crato (CE): Leitor questiona uso do dinheiro público nas estradas do CE

Neste Carnaval trabalhamos com nossa estrutura no estado do Maranhão. Viajei mais de cinco mil kilômetros em idas e vindas com palco, som, gerador e banheiro químico. Nessas andanças percebi algumas coisa que não consigo compreender.

No estado do Ceará todos os caminhoneiros para trafegar nas estradas tem que emitir uma autorização no site do Detran que se chama AET - Autorização Especial de Trânsito. Essa autorização é para saber a quantidade de caminhões que trafegam pelo Estado. O Ceará tem um dos impostos mais caros do Brasil e toda mercadoria que compramos fora, quando entra no estado paga-se mais impostos, o combustível diesel custa em média R$ 2,30, há inúmeros foto sensores espalhados em trechos até sem sentido. No entanto com tudo isso a malha viária cearense é péssima. As estradas são esburacadas fazendo com que muitas vezes nossos carros quebrem ao cair nesses buracos ou até podendo acontecer algo mais grave.

Enquanto isso no estado do Maranhão, cheguei a encontrar diesel na cidade de Caxias sendo vendido a R$ 1,94 (uma diferença de praticamente 15%). Os postos da policia não exigem nenhuma autorização para trafegar caminhões, quase não há sensores de velocidade e as estradas são perfeitas. Você viaja com tranquilidade.

O que não consigo entender é o porque dessa disparidade. Será que nossos políticos priorizam outras coisas que não sejam estradas? Fica a pergunta.

Postado originalmente no perfil de Joaquim Coelho (proprietário da OK! Produções) no Facebook. Publicado no Blog Cariri com expressa autorização do autor.



Chove em 125 municípios do CE. Precipitações devem continuar

As chuvas de ontem atingiram 125 dos 184 municípios cearenses. A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é de que nos próximos dias caiam chuvas isoladas em todos os municípios do Estado. De acordo com o órgão, a região do sertão central cearense, onde estão situados os municípios de Canindé, Quixadá e Quixeramobim, foi a que recebeu maior volume de chuva durante toda a sexta-feira. O município de Tamboril,no sertão central, foi o que recebeu mais chuva, tendo sido registradas pela Funceme chuvas de até 61 milímetros.

A Funceme detalhou que as chuvas no Ceará não ocorreram de forma homogênea, mas que há previsão de que chova nos outros 59 municípios cearenses nos próximos dias.

O presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Moisés Brás, diz que os agricultores do Estado receberam com bastante alegria as chuvas em todo o Ceará. “Isso porque essa chuva veio para contrariar dados meteorológicos dos últimos 15 dias que apontavam um inverno apenas 20% acima da média no Estado”.

Moisés diz que o agricultor cearense tem armazenado água da chuva de ontem para consumo animal e pastagem. “Os projetos governamentais garantem água para consumo humano. A preocupação do agricultor agora é de não deixar morrer o gado e a plantação”.

O presidente da Fetraece diz ainda que os agricultores cearenses encaram com otimismo a chegada das chuvas e aguardam uma boa quadra chuvosa este ano. “Apesar de estarmos vivendo uma grande seca a esperança do agricultor é sempre que as chuvas só aumentem”.

Em Fortaleza, a Funceme registrou que entre as 7h e 14 horas de ontem choveu 41 milímetros. De acordo com o órgão, a previsão é que até domingo o tempo permaneça nublado na Capital.

Marina Solon

Fonte: O Povo



O que acontece com os produtos apreendidos pela polícia?

Depende, porque estamos falando de um grupo eclético. Entram nesse bolo drogas, armas de fogo, animais silvestres, alimentos que apresentem irregularidades, cigarros e remédios falsificados, grana de origem suspeita, madeira extraída ilegalmente e, claro, quase tudo que está à venda na banquinha do camelô.

A maior parte dessas batatas quentes vai parar nas mãos da Receita Federal, que mantém cerca de 150 depósitos espalhados pelo Brasil. Elas podem ser leiloadas, destruídas, doadas a entidades sem fins lucrativos ou incorporadas a órgãos da União – nesse caso, os mais beneficiados costumam ser as Polícias Rodoviária e Federal.

Até outubro do ano passado, a Receita já tinha embargado quase R$ 1 bilhão em produtos, um número 22% maior que o de 2006, por exemplo. Os campeões foram eletroeletrônicos (R$ 79 milhões), cigarros (R$ 77 milhões), óculos (R$ 73 milhões), calçados (R$ 65 milhões) e artigos de informática (R$ 58 milhões). Disso tudo, 6,5% voltam para os antigos donos.

Se ninguém der as caras para reclamar a apreensão ou a decisão final for contrária ao acusado, a mercadoria tem seu destino determinado, na maioria dos casos, pela Justiça Federal.

Em 2008, por exemplo, os valores foram estes: R$ 66,4 milhões para leilões, R$ 179 milhões incorporados a órgãos públicos e R$ 74,4 milhões doados a entidades beneficentes. Para esse grupo de beneficiados, o crime compensa.

O que vai vem, o que vem vai
Saiba onde vão parar os produtos irregulares. Às vezes, o sistema literalmente bota pra quebrar

Rasgando dinheiro
Grana falsa – só em 2008 foram apreendidas 325 mil cédulas – é levada direto para o triturador. Já a de verdade fica depositada no banco até que se decida a quem ela pertence.

Contrabando
Produtos piratas ou simplesmente ilegais são destruídos, muitas vezes em grandes ações públicas. “É para dar o exemplo”, diz Eliana Polo, superintendente da Receita Federal.

Mercadoria legal
Produtos apreendidos sem restrição de circulação podem ser leiloados, incorporados a órgãos públicos ou doados pra caridade.

Fogo na bomba
Com drogas, não tem conversa: tudo que é apreendido é incinerado – ou pelo menos deveria.

Feras feridas
Os animais apreendidos pela polícia nem sempre são devolvidos à natureza. Às vezes faltam recursos para a readaptação, e o jeito é deixar com os antigos donos mesmo.

Fonte: Superinteressante



Juazeiro do Norte (CE): Insegurança preocupa lojistas

Mais uma vez, empresários lojistas deste município se reúnem para debater a questão da segurança pública, em virtude da grande quantidade de assaltos registrados no comércio da cidade, principalmente na área do Centro. O encontro, mesmo com a participação de poucos lojistas, contou com a presença do comando da Polícia Militar. O intuito não foi apenas discutir a problemática, mas compartilhar sugestões, para minimizar a situação.

A partir da próxima segunda-feira, a Polícia irá reforçar a segurança, com mais 30 homens no patrulhamento, aumentando a quantidade de agentes no Centro, como forma de inibir a ações criminosas. A reunião aconteceu na noite da última quinta-feira, sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Juazeiro do Norte.

Um dos comerciantes, que não quis se identificar, chegou a dizer que já foi assaltado "mais de 100 vezes". Segundo ele, há uma dificuldade até de contratar pessoas para trabalhar em caixas de lojas, por causa dos assaltantes. Para o comerciante, a situação é de pânico. Somente no início deste ano, seu estabelecimento comercial chegou a ter mais seis assaltos.

Alvos
Postos de gasolina e farmácias da cidade, que ampliam os horários de funcionamento, além das Casas Lotéricas, viraram alvos em potencial dos assaltantes. Alguns desses locais, mesmo com sistema de monitoramento por câmeras, não inibem a ação dos bandidos. São constantes os registros de assaltos em lojas, arrombamentos, roubos de malotes contendo grande quantidade de dinheiro.

Os grupos que agem no Centro estão sendo investigados pela Polícia. Inclusive, alguns deles, já foram elucidados. Há pouco mais de um mês, uma fábrica de alumínio da região chegou a ser assaltada, e um dos envolvidos no crime morreu em confronto com a Polícia.

A problemática se estende principalmente para o Centro, onde, de forma disparada, acontecem os delitos registrados pela Polícia.

Por meio de gráficos e com vários números já registrados de delitos por localidades, a Polícia apresentou para os empresários a real situação de como se encontra o mapa da violência em Juazeiro do Norte.

Levantamento
O tenente coronel Vilson Veiga Bezerra Castro, comandante do 2ª Batalhão da Polícia Militar, apresentou diversos números já levantados de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Polícia, no intuito de minimizar a criminalidade na cidade. Um dos principais agravantes tem sido o tráfico de drogas, que acaba desencadeando outros crimes, segundo ele. A Polícia tem realizado diversas apreensões de armas e a prisão de traficantes, nos bairros. A maioria acaba se dirigindo ao Centro para realizar os delitos. O número de assaltos a pessoas também preocupa.

De acordo com o comandante, com as informações disponíveis, dá para ter um planejamento melhor, por meio dos recursos existentes. Para desenvolver o trabalho, ele destaca a importância da colaboração dos próprios empresários, com prevenção, e também da sociedade, denunciando os traficantes e bocas de fumo. Vilson Veiga afirma que houve uma queda no número de homicídios, e com mais homens nas ruas, prevê uma diminuição no número de assaltos em fevereiro. Em janeiro desde ano houve uma redução de 25% no número de homicídios em relação ao ano passado, conforme levantamento da Polícia.

O presidente da CDL, Michel Araújo, disse que o objetivo da reunião foi discutir meios para auxiliar na diminuição no número de furtos e roubos no Centro, considerada a área mais crítica.

Ele afirma que os empresários têm buscado alternativas de investir em segurança particular e aconselha que haja circuitos internos de segurança. De acordo com o lojista, a situação, no momento, tem sido difícil em relação à ausência de segurança.

Câmeras
Desde o ano passado que estão funcionando em áreas do Centro de Juazeiro do Norte, também em espaços estratégicos nas saídas da cidade, o sistema de monitoramento eletrônico.

Das dez câmeras instaladas em pontos estratégicos, apenas seis estão funcionando. Provavelmente uma empresa privada ficará responsável pela manutenção e acompanhamento dos serviços. A sala de monitoramento está sendo coordenada por meio da Secretaria de Segurança Pública do município de Juazeiro do Norte.

Reforço
30 homens do patrulhamento da Polícia Militar darão reforço à segurança no Centro de Juazeiro do Norte, a partir de segunda-feira

Mais informações
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Rua Padre Cícero, 576
Centro - Juazeiro do Norte
Região do Cariri
Telefone: (88) 5512.2266

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Meteoro deixa 1.200 feridos na Rússia

A passagem de um meteoro que cortou o céu na região oeste da Sibéria assustou os moradores da cidade de Tcheliabinsk.

A explosão causou uma onde de choque que estilhaçou vidraças e derrubou muros na cidade deixando 1.200 feridos, dos quais cerca de 200 crianças, segundo informações do governo russo.

Estima-se que o evento tenha atingido uma área de 100 mil metros quadrados e danificado cerca de 3.000 prédios, entre eles muitas escolas.

Segundo especialistas, este é o maior objeto a atingir a Terra em um século. O último havia sido em 1908 no lago Tunguska, na Sibéria, quando um objeto de 100 metros explodiu sobre a região.

Estima-se que o objeto pesasse 7.000 toneladas antes de se partir na atmosfera.

"Estava sentado trabalhando e a janela estava levantada. Em segundos foi como se a cidade inteira tivesse sido iluminada. Olhei para fora e vi uma grande mancha brilhante no céu que durou dois, três minutos e então os cachorros começaram a uivar", disse um homem identificado como Artyom que falou à rádio Moscou FM.

Tcheliabinsk tem pouco mais de 1 milhão de habitantes e fica cerca de 1.500 km a leste de Moscou. A região tem forte presença de indústria bélica, inclusive com produção de armas nucleares. Não há informações de vazamento de radiação, segundo fontes do governo.

Coincidência
Apesar da coincidência, a queda do meteoro na Rússia e a passagem "de raspão" de um asteroide pela Terra ontem não são eventos relacionados, segundo especialistas.

"É literalmente uma coincidência cósmica", afirmou Alan Fitzsimmons, do Centro de Pesquisa de Astrofísica da Queen's University, em Belsfst (Irlanda), à BBC.

"O asteroide vai do norte para o Sul", afirmou Don Yeomans, da Nasa, chefe do departamento de Objetos Próximos da Terra. Segundo ele, a trajetória do objeto que caiu na Rússia não era compatível com o que se esperaria de um corpo que viajasse junto ao asteroide que se aproximou da Terra às 17h25 de ontem.

Na opinião de Daniela Lazzaro, chefe do projeto Impacton do Observatório Nacional, que monitora asteroides e outros objetos espaciais potencialmente perigosos, a discrepância na direção entre o asteroide e o meteoro é mesmo uma evidência forte de que esses eventos não foram relacionados.

Ela ressalta, porém, que fenômenos como esse são até bastante comuns. O que determina o nível dos estragos é a região atingida e não só o tamanho do objeto. "A maioria cai no mar ou em zonas desabitadas, e ninguém acaba se ferindo."

Onde de choque
Segundo a pesquisadora, é preciso destacar que as pessoas não foram feridas pelo meteoro em si, mas pelos efeitos secundários.

"É como se fosse a explosão de uma bomba. Os destroços, os vidros é que acabaram ferindo as pessoas. É muito difícil que tenha sobrado algum fragmento para ferir alguém", diz ela.

A entrada do meteoro na atmosfera foi capturada por diversas câmeras de vigilância que ficam nos painéis dos carros russos.

Os motoristas do país usam as câmeras nos veículos para obter provas para reclamar o seguro de acidentes, num país em que más estradas, tempo extremo e motoristas alcoolizados produzem altas taxas de acidentes.

Veja o momento do impacto:



Fonte: Estadão



Barbalha (CE): Órgão de trânsito ganha reforço

Para reforçar a segurança aos pedestres e condutores de veículos que circulam pelo Cariri, os Departamentos Municipais de Trânsito (Demutran) da região estão recebendo equipamentos que viabilizam o maior rigor nas fiscalizações das infrações trânsito. No último dia 11, foi a vez do município de Barbalha, que recebeu o seu primeiro "etilômetro alco sensor". O aparelho foi cedido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Crato e Juazeiro do Norte já foram contemplados desde o ano passado.

Até o fim do mês de fevereiro, o bafômetro, como é popularmente conhecido, será utilizado em blitze em todo o território barbalhense. No momento, os agentes de trânsito estão recebendo as instruções de como usar o equipamento. Ao todo, 24 serão capacitados. De acordo com o Demutran, as ações serão intensificadas, principalmente, nos fins de semanas, quando costuma haver maior incidência do descumprimento das leis.

No município, durante o período de carnaval, não houve nenhum registro de acidentes envolvendo veículos. Também não aconteceu furtos ou roubos desses bens.

Segundo dados da autarquia municipal de trânsito, nos quatro dias de folia, a ausência de documentação dos veículos, uso de equipamentos de segurança, falta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e alteração de descargas resultaram na apreensão de 11 motocicletas. O diretor interino do órgão, Roberto Correia Grangeiro, afirma que o período foi considerado tranquilo. "A gente acredita que essa paz no trânsito é decorrente de um trabalho bem planejado dos órgãos de segurança", revela. Ele conta que irá promover melhorias para que a população sinta-se segura ao transitar pela cidade de Baralha.

Como forma de proporcionar um fluxo normal de pedestres e veículos, o diretor planeja, até o fim deste ano, regulamentar os mototaxistas, melhorar a sinalização vertical e horizontal, principalmente na área central da cidade, e intensificar as fiscalizações. Outra meta é solicitar ao Detran, o envio de comissões de habilitação e emissão de CHN, para que esses serviços possam ser realizados no município. Até agora, isso só é possível em Juazeiro do Norte, onde está instalada a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Atualmente, na realização de blitzes, o Demutran de Barbalha atua em parceria com a Polícia Militar. Os locais escolhidos para as fiscalizações variam de acordo com as denúncias da população. As infrações mais comuns são o não uso do capacete, ausência de CNH e atraso dos emplacamentos.

Em Barbalha, segundo o Demutran, mensalmente acontecem cerca de cinco acidentes envolvendo motocicletas. A rede hospitalar da cidade é referência regional no atendimento a traumas. Devido a isso, as estatísticas apontam altos índices de ocorrências deste tipo.

Para Roberto Grangeiro, a chegada do bafômetro vai diminuir ainda mais os números. Ele assegura que a Lei Seca será totalmente eficaz. "Agora, com esse equipamento, a Legislação será cumprida com mais severidade", afirmou.

Recentemente, para fazer cumprir o Código de Transito Brasileiro (CBT), o órgão emitiu uma portaria na qual informa que está terminantemente proibida a circulação de ciclomotores, conhecidos como cinquentinhas, motonetas e vespinhas que não estiverem devidamente emplacadas e com condutores habilitados.

O município do Crato foi o primeiro da região do Cariri a receber um equipamento que mede a quantidade de álcool por litro de sangue dos condutores de veículos. Cada aparelho tem custo estimado de R$7 mil.

O "etilômetro" servirá para fiscalizar condutores com base na Lei Seca ou lei da alcoolemia zero, em vigor desde 2008, de acordo com o artigo 277, do Código de Trânsito Brasileiro. Ela sugere que os condutores que, se envolverem em acidentes ou que forem alvo de fiscalização ou ainda que aparentarem sintomas de embriaguez, façam o teste com o aparelho.

Mais informações
Demutran Barbalha
Endereço: Rua Miguel de Freitas, 184
Bairro: Cirolândia
Telefone: (88) 3532.0540 

Fonte: Diário do Nordeste



Estagiárias são demitidas após publicarem foto de rato na gráfica do Senado

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), assumiu o cargo há duas semanas e, desde então, é um dos alvos preferidos dos internautas brasileiros. Nas redes sociais, os insatisfeitos com a eleição do cacique do PMDB divulgam uma petição contra o senador, que, na manhã de ontem, já somava 1,5 milhão de assinaturas.

Apesar de não comentar a mobilização popular, a direção do Senado está incomodada com a avalanche de críticas a Calheiros. Tanto que duas estagiárias da Casa foram demitidas, na semana passada, depois de postarem mensagens com comentários sobre o senador alagoano. As jovens estudantes, uma delas sobrinha do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, receberam a punição depois de publicarem nas redes sociais que Renan Calheiros seria um “problema” para o Senado. A demissão das estagiárias repercutiu entre funcionários da Casa: servidores que haviam compartilhado críticas, abaixo-assinados ou qualquer outro comentário sobre a eleição do presidente do Senado se apressaram em apagar qualquer vestígio das publicações.

O episódio que levou à demissão das duas jovens aconteceu no último dia 6. As estudantes estagiavam no Serviço de Administração da Secretaria de Recursos Humanos do Senado durante o período matutino. Na manhã daquela quarta-feira pré-carnaval, as estagiárias e os colegas foram surpreendidos com a presença de um rato no meio do setor, que fica no prédio da Gráfica do Senado. Em meio à correria causada pelo roedor, uma copeira matou o animal com a ajuda de um calendário de papelão. O cadáver do bicho ficou por alguns minutos no chão, e as duas jovens decidiram fotografá-lo. Uma delas postou a imagem no Facebook com uma legenda que dizia: “E a gente que achou que o único problema aqui fosse o Renan Calheiros”. A colega, que é filha da irmã de Joaquim Barbosa, publicou a foto com comentário semelhante.

Fonte: Correio Braziliense



Juazeiro do Norte (CE): CCBNB lança edital para projetos culturais

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) está lançando o edital de seleção de propostas artísticas para participação nas programações dos Centros Culturais BNB-Cariri (em Juazeiro do Norte, região Sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), durante o período de julho de 2013 a junho de 2014.

Com o objetivo de orientar os artistas, produtores, gestores culturais e demais interessados no preenchimento dos formulários-proposta do referido edital, os Centros Culturais BNB-Cariri (Rua São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte - fone: (88) 3512.2855) e Sousa (Rua Cel. José Gomes de Sá, 7 - Centro - fone: (83) 3522.2980) realizarão quatro oficinas, no período de 16 a 28 deste mês.

Serão ministradas duas oficinas em Juazeiro do Norte, neste sábado, a partir das 15 horas, e no dia 26, às 19 horas.

Os interessados devem apresentar propostas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, atividades infantis e música.

O edital de seleção de propostas e os formulários-proposta estarão disponíveis em formato eletrônico, a partir do dia 18, na segunda-feira, no portal do Centro Cultural Banco do Nordeste, para download.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode apresentar projetos para as duas unidades do CCBNB. As inscrições das propostas serão feitas mediante entrega do formulário-proposta devidamente preenchido e enviado eletronicamente para o endereço de e-mail programacaoCCBNB@bnb.gov.br 

Os anexos obrigatórios para a análise das propostas de vídeos, músicas e textos deverão estar citados no formulário-proposta de inscrição, com seus respectivos links de consulta na Internet. O BNB receberá propostas de 18 de fevereiro a 15 de março, e o resultado da seleção será divulgado no dia 8 de maio, pela Internet, no portal do BNB. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@bnb.gov.br ou pelos fones (88) 3512.2855 (Cariri) e (83) 3522.2980 (Sousa).

O gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do BNB, Tibico Brasil, destaca que serão selecionadas, prioritariamente, propostas que façam uma reflexão crítica sobre os desenvolvimentos contemporâneos da Arte. A comissão de seleção será composta por profissionais do Banco do Nordeste de notória competência e experiência em cada área cultural, sendo a mesma indicada e coordenada pelo Ambiente de Gestão da Cultura.

Segundo o gerente, serão observados os seguintes critérios: possuir qualidade artística e técnica; promover a formação de plateias; viabilidade físico-financeira; difundir a arte e a cultura regional e universal; priorizar as atividades que estão fora do mercado; e promover a experimentação, reconhecendo também as manifestações artísticas da tradição nordestina, bem como os hibridismos entre essas duas vertentes (inovação/tradição).

Mais informações
CCBNB - Juazeiro do Norte
Marco Aurélio Ramos (gerente do Centro Cultural no Cariri)
(88) 3512.2855 / 8802.0362 

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



Plantão Infotech: Usuários do MSN serão migrados automaticamente para o Skype, diz Microsoft

Nesta sexta-feira (15), a Microsoft anunciou que os usuários do Messenger serão migrados automaticamente para o Skype no dia 8 de abril, assim, dando fim ao popular serviço de mensagens, anunciado aqui.

Os primeiros usuários que sofrerão a mudança serão os de língua inglesa. Os que falam português brasileiro serão os últimos. Para nós, a mudança terá inicio no dia 30 de abril. “Nossos clientes começam a receber e-mails nesta sexta-feira (15) informando a data de migração do Messenger para cada idioma especificamente. Vamos migrar idioma por idioma”, disse Parri Munsell, diretor de integração de marketing da divisão Skype.

A integração dos dois serviços foi anunciada pela Microsoft ainda em novembro de 2011. O popular programa continuará funcionando somente na China.  “A Microsoft tomou esta decisão com base na dinâmica local do mercado”, respondeu o Skype. A Microsoft adquiriu o Skype em maio de 2011 por 8,5 bilhões.

Fonte: R7



Barbalha (CE): Poluição causa problemas de saúde na população

O forte odor e a fumaça que vem da combustão dos resíduos sólidos, acumulados no lixão de Barbalha, estão causando prejuízos à população residente na cidade. As reclamações são frequentes e relacionadas à poluição, problemas de saúde e falta de visibilidade em algumas áreas. Diariamente, os barbalhenses estão sendo obrigados a conviver com uma névoa que cobre o céu, principalmente, após as 16 horas. Os bairros mais atingidos são o Santo André, Cirolândia, Vila Santo Antônio e Bela Vista. Os que mais sofrem as consequências são as crianças e os idosos.

Devido à fumaça, algumas pessoas dizem apresentar doenças frequentes, como tosse, cansaço, dor de cabeça e ânsia de vômito. A população teme que, futuramente, haja uma ampliação do número de casos. No momento, os usuários dos serviços da rede pública de saúde já reclamam das grandes filas formadas nos hospitais e Postos de Saúde da Família (PSFs), onde, geralmente, os sintomas são os mesmos para todos.

Proibição
De acordo com o técnico em agropecuária e morador da Vila Santo Antônio, Eliomar José da Silva, é necessário que os órgãos competentes proíbam a combustão do material. "Acho que não dá mais para esperar. É preciso tomar uma atitude urgente, pois as pessoas estão sofrendo as consequências e isso pode ser ainda pior do que a gente imagina", afirma.

Além da população, a fauna e flora local também estão sendo prejudicadas. Nos últimos anos, o agravamento da propagação da fumaça foi intensificado, quando para abrir espaço para a construção civil, algumas áreas de vegetação verde localizadas próximos a o lixão foram desmatadas. O lixão foi implantado irregularmente no Alto da Seriema, próximo a um riacho, que corta parte da cidade.

A água, que antigamente era consumida, agora está poluída. Atualmente, o lixão não recebe o tratamento adequado e necessário para este tipo de depósito de resíduos. 18 catadores de material reciclável sobrevivem dos trabalhos que realizam no local. De forma cotidiana, o acúmulo de gases provoca a combustão natural do material.

O problema já se arrasta há décadas. Com relação a presença da fumaça que adentra às residências e forma uma poeira, até agora, pouco foi feito para solucionar a questão. Os moradores já fizeram várias denúncias e agora pedem maior rigor nas fiscalizações e a implantação urgente de um aterro sanitário.

Ciente dos danos causados à população, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos afirmou que o problema só poderá ser solucionado quando o Aterro Consorciado do Cariri for implantado. Ainda em 2005, o município firmou com o Ministério Público do Trabalho um Termo de Ajustamento de Conduta para que fossem retiradas todas as crianças que trabalhavam no lixão. Já no início deste ano, visando coibir a permanência dos catadores no lixão, o prefeito José Leite os convocou para uma reunião, onde ofereceu uma bolsa auxílio para aqueles que aceitarem realizar a coleta seletiva do material, nas ruas da cidade.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Polyana Silva Coimbra Cruz, o município não tem um local adequado para tratar o lixo. Ela conta também que haverá uma ação de retirada obrigatória dos catadores do lixão. "Temos consciência que a fumaça traz prejuízos para a população. Mas temos que esperar o Aterro Consorciado ser implantado para que possamos tentar solucionar essa questão. Queremos tomar medidas para evacuar o lixão, mas a dificuldade está na fiscalização".

De acordo com a secretária, o pouco efetivo de policiamento ambiental impede as ações. O órgão enviou um ofício à Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Semace) solicitando um laudo sobre as atuais condições dos filtros da empresa Itapuí, fabricante de cimento. O empreendimento também é grande emissor de gases poluentes.

A ação do Governo do Estado de implantar, até o ano de 2014, o Aterro Consorciado do Cariri deverá por fim ao problema dos lixões em nove cidades da região do Cariri.

Na expectativa que o lixão seja extinto, a Cáritas Diocesana do Brasil está desenvolvendo um projeto para organizar e cadastrar os catadores de material reciclável. A ideia é forma associações e cooperativas, prestar assessoria técnica, fortalecer os empreendimentos econômicos e solidários. As ações são executadas em parceria com o poder público. A proposta é criar alternativas de geração de renda.

Para Manoel Leandro Do Nascimento, assessor técnico de gestão da Cáritas, é preciso incluir os catadores nos Planos Municipais de Resíduos Sólidos. "Eles não ganham nada para dar o destino correto aos resíduos, já as grandes empresas de coleta contratadas recebem para dar o destino errado", afirma.

Mais informações
Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Rua da Matriz
Centro - Barbalha
Telefone: (88) 3532.1125

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



Salve Jorge tem a pior audiência de todos os tempos entre as novelas do horário na Globo

A fórmula de escrever e gravar novela "ao vivo" na Globo deveria ser repensada. Deveria? A considerar o Ibope de Salve Jorge, que traz consigo a marca de ter a mais baixa audiência na história da dramaturgia no país, deveria sim. Histórias fechadas, há algum tempo, foram consideradas obsoletas. Mas escrever todo dia, seguindo o humor do público, deve ser algo a ser repensado. Mas isto é assunto para James Akel. O fato é que a média dos primeiros 90 dias da novela é de 30,8 pontos.

Repleta de polêmicas desde a sua estreia, "Salve Jorge" atingiu uma marca que não deve ser comemorada: a de pior Ibope de todos os tempos entre novelas das nove da Globo. Os primeiros 90 capítulos do folhetim marcaram média de 30,8 pontos - cinco a menos que "Passione" (Silvio de Abreu), que até então detinha o pior índice no período.

"Avenida Brasil", a antecessora de "Salve", marcou no período média de 37,7 pontos. "Fina Estampa", de Aguinaldo Silva, marcou 38,8 pontos. O desempenho da novela de Gloria Perez ficou aquém de outros fiascos da emissora carioca, como "Esperança", de Benedito Ruy Barbosa, de 2002, que à época obrigou a Globo a intervir e substituir o autor por Walcyr Carrasco.

A obra fechada, como era feita há muitos anos, tinha início, meio e fim quando era apresentada pelo autor. Hoje, acreditando que o humor do público poderia aumentar a audiência, o autor apresenta uma sinopse e, não raro, no decorrer da novela a história muda o seu curso.

Fonte: Conexão Jornalismo



Uma viagem incrível pela fabricação de lentes da Nikon

Esse é, sem dúvida, um dos vídeos mais curiosos que já postei aqui no blog. Não exatamente por efeitos especiais ou alguma tirada de humor. Ele é incrível porque nos coloca para pensar que, por trás de toda a tecnologia do mundo, existe o trabalho artesanal e manual de algum talentoso profissional.

O que você verá abaixo é o processo de confecção das lentes das câmeras da Nikon desde sua matéria prima mais básica até o setor de qualidade técnico, que testa as super zoom da marca. Foi criado para comemorar os 80 anos da empresa e é de cair o queixo.




Revista Forbes descobriu o tamanho da fortuna de Silvio Santos. Vem saber!

A revista “Forbes” pesquisou e descobriu a resposta para uma das perguntas que habitam o imaginário dos brasileiros há anos: afinal de contas, qual é o tamanho da fortuna de Silvio Santos? Desde os anos 1960 que o Homem do Baú é reconhecido como um dos empresários mais bem-sucedidos do país, mas até hoje ninguém nunca estimou quanto dinheiro ele já ganhou.

Para desvendar o mistério, a “Forbes” analisou os números relativos às mais de 30 empresas que formam o grupo Silvio Santos, um conglomerado com receitas anuais superiores a R$ 4 bilhões. Três destas empresas – a Jequiti Cosméticos, a Liderança Capitalização (Tele Sena) e, claro, o SBT – são responsáveis pela maior parte do patrimônio de Silvio.

A Jequiti, aliás, já atraiu até mesmo os olhares de gigantes internacionais, como a Coty e a L’Oréal, que cogitaram pagar até US$ 500 milhões pelo controle da empresa no ano passado.

Pois bem, depois de fazer as contas, a publicação norte-americana concluiu que o baú de Silvio está recheado com pelo menos US$ 1,3 bilhão, quantia suficiente para garantir a ele um lugar na próxima lista com as pessoas mais ricas do mundo, que será lançada em março e na qual também aparecerão os irmãos Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto Marinho, donos da Globo.

* Vale lembrar que o o Grupo Silvio Santos passou por uma séria crise financeira em 2010, por conta de um rombo no  Banco Panamericano, que também pertencia ao grupo. O prejuízo beirava os R$ 4 bilhões.

Fonte: Glamurama / UOL



Juazeiro do Norte (CE): Acusado do tráfico de drogas é preso pela terceira vez armado com revólver

O jovem Cosmo Diego da Silva Correia, de 22 anos, foi preso pela terceira vez nos últimos oito meses armado com um revólver. Ele já responde por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo e, por volta das 16 horas desta quarta-feira, a polícia foi até a Vila Isaac (Bairro Timbaúbas) em Juazeiro do Norte, a partir de denúncias anônimas apontando se tratar de uma “boca de fumo”. Duas mulheres avisaram aos PMs que estavam pulando muro de suas residências quando estes chegaram.

Todo um cerco foi feito por militares do Ronda do Quarteirão, Força Tática de Apoio (FTA) e o auxílio da aeronave da CIOPAER sobrevoando a área. Diego foi preso e um comparsa seu - não identificado pela polícia - conseguiu fugir. No interior da casa onde o rapaz estava os PMs encontraram um revólver calibre 38 com seis cartuchos intactos e uma moto Honda Twister de cor preta e placa HWN-0655 a qual é de uma moto Honda CG 150 Titan ES de cor preta, ano 2004, inscrição do Ceará.

Além disso, dois capacetes, a metade de um saco de dindim com 64 gramas de cocaína, uma trouxa de maconha prensada pesando 84 gramas, um cachimbo para uso de crack e mais R$ 654,00 em dinheiro, três celulares, dois relógios e documentos em nome de Cícero Lemos Pereira da Silva e Diego Vieira Ferreira.

Histórico
Diego já é bem conhecido da polícia. No último dia 6 de junho, ele foi preso por equipes da FTA e Ronda do Quarteirão sob a acusação de trafegar armado em uma moto praticando assaltos. O mesmo estava sentado à porta de um imóvel no cruzamento das ruas Tenente José Dias e Assis Sobreira (Timbaúbas) e correu ao ver os PMs, deixando a moto Yamaha YBR Factor 125 K de cor preta e placa OCP-2354. A polícia o perseguiu prendendo-o com um revólver calibre 32 e dois cartuchos intactos.

Já no dia 14 de janeiro deste ano, a polícia voltou a prendê-lo juntamente com dois comparsas. Novamente, o jovem estava com um revólver calibre 38 tendo capacidade para seis cartuchos no imóvel número 414 da Rua Sebastião Regis (Aeroporto). Ele e Josualdo Cícero dos Santos, de 29, além de um menor de 17 anos apelidado por Léo, foram acusados de lesionarem o adolescente Warley Rufino dos Santos, de 16 anos, que tinha acabado de dar entrada no Hospital Regional do Cariri com um ferimento à bala no pé.

Demontier Tenório

Foto: Chinês / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Prostituta se assusta com tamanho de pênis de cliente e foge

No Quênia, ocorreu uma fato um tanto inusitado: uma prostituta com medo do tamanho do pênis de seu cliente fugiu, apavorada, do hotel em que se encontravam. Clique e confira tudo sobre essa inesperada situação!

Uma prostituta foi flagrada fugindo depois que ficou assustada com o tamanho do pênis de um cliente em um hotel na cidade de Mtwapa, no Quênia.

Segundo o site "Nairobi Wire" e a emissora de TV "HLN", a mulher permaneceu por 15 minutos no quarto de um turista estrangeiro, mas fugiu quando viu que o homem era bem dotado.

“Estou nesse negócio há mais de dez anos, mas nunca me deparei com o que eu vi dentro daquele quarto. Esse homem era extremamente bem dotado”, disse a prostituta.

"Se não tivesse fugido, poderia ter morrido ou ter que fazer pontos”, acrescentou.

Um outro hóspede fotografou com seu celular a mulher enquanto ela fugiu do hotel.

Fonte: G1 / Planeta Bizarro


Um dos melhores vídeos motivacionais já feito. Assista!

Motivação é o combustível para se conquistar qualquer coisa na vida. Sem ela, a vida perde o sentido e se torna vazia. Hoje, você assistirá a um grande vídeo que o motivará demais. Então, clique e confira!

O vídeo em questão teve merecidas e justíssimas mais de 2 milhões de visualizações no Youtube e, indubitavelmente, acrescentará muito em sua vida. Assista-o:


Agora que você assistiu ao vídeo, quero que reflita sobre sua vida e suas atitudes. Se o mundo acabasse hoje, você estaria feliz consigo mesmo? Caso não, mude logo! Reverta esse quadro de insastifação! O grande e incomparável Chico Xavier disse, sabiamente: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".

Então, não perca tempo: mude o rumo de sua vida, caçe sua felicidade, vá atrás de seus sonhos!

"Cada vez que você deixa um sonho para trás, um pedaço do seu futuro deixa de existir." 
(Steve Jobs)

Fonte: Mundo DSE



Barbalha (CE): Cursos gratuitos estão sendo um sucesso

O PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e, o ACESSUAS – Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS / TRABALHO destinados a indivíduos entre 16 e 59 anos dos municípios, com população igual ou inferior a 50 mil habitantes, (região norte e nordeste) ou para municípios que solicitarem a inclusão nos programas, em parceria com o Governo Federal por meio do Ministério da Educação – MEC e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS e a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Barbalha, comunicam a todos os cidadãos e cidadãs barbalhenses, sobre a existência e execução dos programas PRONATEC / ACESSUAS – TRABALHO.

Os cursos com parceria firmada entre Sistema Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) por meio do MEC, os Institutos Federais e o Sistema S (SESC, SENAI, SENAC, SESI, SENAR E SEBRAE),  no que se refere ao oferecimento dos cursos.

O PRONATEC / ACESSUAS se articula ainda com os demais serviços das diversas políticas públicas, principalmente as implicadas no mundo do trabalho. Articulando-se em parceria com órgãos e entidades governamentais e não governamentais que, ofertam ações direcionadas a qualificação profissional ou, por meio do acesso aos cursos, programas e serviços de intermediação de mão de obra.

O Coordenador do PRONATEC em Barbalha, o professor Wescley Quezado da Fonseca está informando que, a inda há vagas para os seguintes cursos do PRONATEC: Cobrador de ônibus coletivo urbano turno noite 14 vagas; Costureiro de calçado, 10 vagas no turno manhã e tarde; Eletricista predial de baixa tensão, 11 vagas no turno manhã e noite 12 vagas; Eletricista de automóveis  há 8 vagas no período da manhã e, 3 vagas no período da tarde; Mecânica de motocicletas há vagas 7 vagas no turno da manhã, no turno da tarde há 3; para o curso de Garçom ainda existem 2 vagas no para o período da tarde e para o curso de Almoxarife de obras, no turno da tarde há 10 vagas.

A coordenação informa ainda que os cursos começam a partir do dia 4 de março, com exceção do curso de eletricista predial de baixa tensão que come no dia 25 de março.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB



CDL de Juazeiro do Norte convida

Clique para ampliar

Crato (CE): “Aleijado” mata “Mosca” a tiros de revólver

Um homicídio foi registrado por volta das 15h30min desta quarta-feira em Crato. O ex-presidiário Neurivan Paulino Jacinto de Araújo, de 25 anos, que era apelidado por “Mosca”, foi morto a tiros em sua residência na Rua Manuel Macedo, 119 (Bairro Seminário). Segundo testemunhas, dois homens chegaram em uma moto e um deles atirou seis vezes atingindo a vitima que respondia dois inquéritos policiais e três processos por roubos.

A companheira dele apontou como principal suspeito um rival do seu marido apelidado por “Aleijado”, que esteve preso recentemente, cujo nome é Gerson Pires Soares residente nas imediações da Prefeitura no centro de Crato. Segundo a polícia, ambos são envolvidos comroubos, furtos e tráfico de drogas e detém rixas antigas. Uma viatura do Ronda do Quarteirão com os Soldados Nunes, Miguel e Marcos Paulo esteve diligenciando na área em busca do acusado.

Há alguns meses, o radialista Jota Lopes reconheceu Mosca como sendo um dos autores de roubo contra sua pessoa quando foi lesionado com uma paulada na cabeça e tomaram seu relógio, carteira com documentos e máquina fotográfica. Segundo a polícia, Aleijado já tinha tentado matar Mosca no último dia 14 de agosto. A vítima deu entrada no Hospital São Francisco de Crato após ter sido lesionada com duas facadas nas costas e socorrida por um mototaxista para ser submetido a uma cirurgia.

Demontier Tenório

Foto: Chinês / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Crato (CE): Audiência pública discute projeto que cria Conselho Municipal Anti-drogas

A Comissão de Cultura e Assistência Social - CCAS da Câmara Municipal do Crato realizará na próxima sexta-feira uma Audiência Pública para discutir com a sociedade o Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal Antidrogas do Crato – COMAD, de autoria do Prefeito Municipal.

A criação do referido conselho é mais uma etapa para o Município do Crato integrar a política nacional antidrogas e receber recursos do Governo Federal para o desenvolvimento de ações de prevenção e tratamento. O conselho será composto por representantes de órgãos governamentais e entidades da sociedade civil. Na audiência, a Comissão vai colher sugestões para o aperfeiçoamento do projeto de lei.

A Audiência Pública é aberta à participação de todos/as.

Data: 15 de fevereiro de 2013 (sexta-feira)
Local: Câmara Municipal do Crato
Hora: 9:00

Vereador Amadeu de Freitas
Presidente da CCAS


Mostra de cinema internacional no Cariri

Até o próximo dia 31 de abril, na região do Cariri, estarão sendo realizadas duas mostras inéditas de filmes estrangeiros. Todas as sessões são gratuitas e acontecem nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte, nos cinemas das unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc). No total, serão exibidos 18 longas metragens produzidos John Ford e Jacques Tati. Estima-se que apenas nas duas primeiras sessões que ocorreram nos últimos dias 4 e 6, cerca de 200 pessoas estiveram presentes. Até o final do evento, o público de espectadores, formado por estudantes do ensino médio e universitário, além de comerciários, deverá atingir a marca de dois mil.

Na mostra Cinemarana, que é realizada no Sesc Crato, a próxima sessão será no dia 18, onde vai ser apresentado o filme "As férias do Sr. Hulot", do diretor francês Jacques Tati. Ele é considerado pela crítica especializada como um dos comediantes mais originais do cinema. Entretanto, ainda é desconhecido por grande parte do público brasileiro. Embora atendesse a diversas faixas de público, sua obra ficou restrita aos grandes centros urbanos, e em raras iniciativas do circuito de arte.

Já a mostra Cinematógrapho, que vai oferecer 11 filmes que cobrem as décadas de 30, 40, 50 e 60, acontece no Sesc de Juazeiro, às quartas-feiras, às 19h. Neles, os espectadores verão um variado painel de algumas das mais importantes contribuições para o cinema mundial do diretor norte-americano, John Ford. A mostra recupera o elemento que deu origem a toda uma lenda: seus filmes. Através de um vasto panorama de sua produção, composto dos mais diversos gêneros e períodos, o público vai poder atravessar a barreira do mito e experimentar o vigor e a beleza que o cinema de Ford conserva até hoje.

Western
Entre os filmes, um dos mais aguardados é "No tempo das diligências", de 1939. O longa, que tem 96 minutos de duração, traz a história de nove pessoas que são obrigadas a embarcar em uma perigosa diligência através do Arizona, cada uma com seu motivo pessoal para realizar tal viagem. O filme traz clássicas cenas do western, desde combates com índios até duelos na cidade. Outro destaque é para a "Meu Tio", produzido em 1954 pelo diretor Jacques Tati. No filme, em companhia de seu sobrinho, Hulot vive uma série de peripécias que ridicularizam com a febre modernista do final dos anos 50, em especial a automação.

Atualmente, estes cineastas só possuem mostras retrospectivas de suas produções nas capitais e fora do País. De acordo com o mediador de cinema, Élvis Pinheiro, esta é uma oportunidade imperdível para que o Cariri prestigie o cinema. "O Cariri tem como característica a diversidade cultural e essas mostras provam que a região também é capaz de receber tudo que é produzido lá fora. São grandes clássicos do cinema norte-americano e francês exibidos na tela grande", afirma.

A proposta das mostras cinematográficas é, através da obra dos dois cineastas de renome internacional, auxiliar os espectadores a entender mais sobre este tipo de arte e abrir espaços para o entretenimento. O perfil geral dos filmes é formado por comédias, ações e aventuras. Todos de fácil entendimento e que, apesar de serem antigos, agradam variadas faixas etárias. O evento integra o programa Cultura do Sesc, que desenvolve ações em múltiplas linguagens, entre elas a música, teatro, tradição, artes visuais e cinema.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



67 anos depois da morte do Beato José Lourenço, missa rememora Caldeirão

Das mais marcantes passagens da história cearense, o movimento messiânico Caldeirão, registrado nos anos 1920 e 1930, será rememorado amanhã, no Cariri cearense. Em missa celebrada no município de Juazeiro do Norte, o padre Vileci, pároco da Igreja do Socorro, lembrará os 67 anos de morte do beato José Lourenço - figura central da comunidade do Caldeirão, dizimada pela artilharia das forças oficiais do Estado.

Considerado por muitos como o sucessor de Padre Cícero Romão Batista, o beato levou, no início do século XX, experiência de socialismo à comunidade localizada no Sítio Baixa Dantas. Lá, abrigou trabalhadores rurais de diversos estados e desenvolveu filosofia embasada nos preceitos do catolicismo popular e do trabalho.

Resgate
Mostrando que as cicatrizes da aniquilação da comunidade ainda não sararam e que o Caldeirão precisa ser lembrado e discutido, a experiência de um socialismo primitivo, que durou cerca de 20 anos, é resgatada anualmente no Ceará, em dois momentos. O primeiro deles, em 12 de fevereiro, data da morte do beato. O segundo, sempre em setembro, quando é realizada a Romaria das Comunidades de Base ao Caldeirão do Beato José Lourenço.

Neste ano, o Carnaval impediu que a missa em memória da morte do beato fosse realizada no exato dia 12. Mas, para os que querem reverenciar aqueles anos do início do século passado, não houve impasse que resistisse. “O importante é não deixar esquecer aquele que fez uma comunidade experimentar o socialismo por pelo menos uma década”, assevera um dos organizadores do movimento que relembra o beato José Lourenço, Pedro Andrade.

Ele, remanescente do Caldeirão, exalta o sistema de produção e distribuição de forma coletiva praticada naquele momento histórico do Ceará e garante que foram naqueles remotos anos que sua mãe, hoje falecida, viveu os melhores dias de sua existência, por entre dezenas de moradores do Caldeirão. Encravado no Cariri cearense, o Sítio Baixa Dantas tornou-se um local próspero, segundo ele, graças ao que o beato conseguiu construir ali.

Entenda a notícia
O beato José Lourenço foi figura central da comunidade do Caldeirão, dizimada pelas forças oficiais da época no Estado. Considerado sucessor do Padre Cícero, ele está completando, agora, 67 anos de morte.

Serviço
Missa em memória dos 67 anos de morte do beato José Lourenço
Quando: amanhã (sexta-feira), às 17 horas
Onde: Igreja do Socorro, em Juazeiro do Norte

Raquel Maia

Fonte: O Povo



Chuvas em 63 cidades do Ceará já são da quadra chuvosa, afirma Funceme

A Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 63 municípios do Estado, no período de 24 horas. De acordo com o órgão,  as precipitações foram causadas pela Zona de Convergência Intertropical, que marca o início da quadra chuvosa no território cearense, que deve ir até o mês de maio. Nesses meses, as chuvas tendem a acontecer com mais frequência em todo o Estado.

O município de Barroquinha teve a maior precipitação registrada, com 102 milímetros (mm), seguido por Granja, com 84.4 milímetros (mm) e por Chaval, com 62 milímetros (mm).

De acordo com Leandro Valente, metereologista da Funceme, os indícios de chuvas mais intensas foram no Litoral Norte e na região da Ibiapaba, sendo Viçosa do Ceará o município da região com maior incidência de chuvas, com 25 milímetros (mm).

"As chuvas estão ocorrendo devido à Zona de Convergência Intertropical, que está próxima ao Ceará, além do aumento da umidade relativa do ar", afirmou o meterologista. Foram registradas também indícios de chuvas isoladas nas faixas litorâneas do Estado.

Para as próximas 24 horas, a previsão da Funceme é que continue chovendo na faixa litorânea e Região Norte. Para as próximas 72 horas, as chuvas devem ocorrer de maneiras isoladas em toda a região do Ceará, segundo a Funceme.

Fonte: Diário do Nordeste



Carnaval com nova lei seca tem 241 autuações

O primeiro Carnaval na vigência da nova lei seca rendeu ao Ceará a autuação de 241 pessoas, que deverão responder por um processo administrativo, pagar uma multa de R$ 1.915,40 e ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por 12 meses. Os dados divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), foram coletados até o meio-dia de ontem e dizem respeito às estradas estaduais. O levantamento ainda atestou que 43 dos autuados deverão responder por um processo criminal.

O procedimento ocorreu com os indivíduos que tiveram registrado nos bafômetros 0,34 miligrama por litro de álcool expelido pelos pulmões ou porque se recusaram a fazer o teste. A operação de Carnaval do Detran e da PRE prossegue até a meia-noite de hoje e reúne 600 agentes no trabalho, os quais utilizam 600 viaturas e 140 bafômetros nos diversos pontos espalhados no Estado.

Outras ocorrências
A nota divulgada pelo órgão também informa "outras notificações": 184 CNH recolhidas; 185 veículos recolhidos (68 automóveis, 100 motos e 17 ciclomotores - cinquentinhas).

O levantamento feito pelo Detran também apresenta número reduzido de mortes nas estradas cearenses, neste Carnaval. Ao todo foram três, o que corresponde a uma redução de 67%. Além disso, de acordo com o órgão, "outros números também foram menores em 2013, registrando queda de 24% e 26%, respectivamente para acidentes (57 agora e 77 em 2012) e feridos (38 agora e 50 em 2012).

CNH vencida
Outro problema comum no Estado e que foi constatado pelas autoridades do trânsito neste Carnaval é que há 19.669 condutores, de todas as categorias, com a CNH vencida. De acordo com o Detran, o condutor, que não renova o documento e insiste em dirigir fora da lei, comete uma infração do tipo gravíssima, gerando multa de R$ 191,54, além da perda de sete pontos.

Segundo o comandante da PRE, coronel Túlio Studart, a principal causa de apreensão se deve aos casos de condutores não habilitados e de veículos desregulamentados. Ele diz que as motocicletas são a maioria. Em 2012, foram apreendidos mais de 20 mil veículos. O problema, segundo o coronel, é que, dos 184 municípios cearenses, só 53 têm o trânsito municipalizado. O Código de Trânsito estabelece que a CNH deve ser renovada a cada cinco anos para os motoristas que têm entre 18 e 65 anos. Para os que estão com mais de 65 anos, a lei estabelece que o tempo diminui para três anos.

Renovação
Segundo a assessoria de imprensa do Detran-CE, o procedimento de renovação necessita que o condutor vá a uma unidade do órgão. Em Fortaleza, os postos estão nos bairros: Maraponga, Aldeota e São Gerardo. Ao comparecer em uma delas, o condutor deverá apresentar o original e a cópia do CPF; da carteira de identidade; de comprovante de residência em nome do habilitado (qualquer documento emitido pelos Correios), e pagar a taxa no valor de R$ 115,54.

Fonte: Diário do Nordeste

AddThis