SECULT e Universidade Federal do Cariri debatem projeto para o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto

Representantes da Secretaria Municipal de Cultura do Crato (SECULT), em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), visitaram, na manhã desta terça-feira (03), o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, juntamente com o cineasta e poeta Rosemberg Cariry, que apresentou projetos relacionados à requalificação do espaço onde se encontra o Caldeirão.

Na ocasião, o cineasta e a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, discutiram sobre a criação de um projeto que requalifique estruturalmente o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, levando riqueza cultural através de pesquisas, sustentabilidade, e educação ambiental. O projeto também tem por objetivo inserir profissionais de diversas áreas.

Para Rosemberg, o Caldeirão representa um modelo de futuro, um processo civilizatório muito avançado, e que reconhece a complexidade dos ciclos populares sem passar pela visão do intelectual de esquerda.

O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto foi um dos movimentos messiânicos que surgiu nas terras do Crato. A comunidade era liderada pelo paraibano de Pilões de Dentro, José Lourenço Gomes da Silva, mais conhecido por beato José Lourenço. No Caldeirão, os romeiros e imigrantes trabalhavam todos em favor da comunidade e recebiam uma quota da produção. A comunidade era pautada no trabalho, na igualdade, e na religião.

Também estavam presentes na visita, o vice-reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness, membros da Pró-reitoria de Cultura da UFCA e alunos da universidade.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis