Juazeiro do Norte (CE): Colmeia desaba e ataque de abelhas deixa quatro hospitalizados

Quatro pessoas foram internadas após uma ataque de abelhas no Bairro Centro, em Juazeiro do Norte, interior do Ceará, na manhã deste sábado (24). Segundo o Corpo de Bombeiros, uma das pessoas atacadas foi levada inconsciente para o Hospital Regional do Cariri (HRC) e sofreu uma parada cardíaca. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a colmeia tem cerca de um metro de diâmetro.

De acordo com os bombeiros, a colmeia estava localizada em uma árvore ao lado de um restaurante e caiu por volta de 8h30. Ainda conforme os bombeiros, não se sabe ao certo se alguém mexeu na colmeia ou se o peso a fez cair. Não havia pessoas no restaurante no momento da queda, mas as pessoas que passavam pelo cruzamento foram atacadas.

Um flanelinha foi o mais afetado pelo ataque e se encontra em estado grave no HRC, segundo o Corpo de Bombeiros, ele sofreu cerca de 500 picadas. Um motociclista que passava pelo local também foi ferroado e chegou a se jogar no chão para evitar as abelhas. O Corpo de Bombeiros afirmou ter solicitado auxílio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Juazeiro do Norte para isolar a área.

À noite, os bombeiros farão um trabalho de extermínio das abelhas que restaram. Segundo os servidores, esse tipo de serviço é sempre feito no período noturno, quando as abelhas evitam voo e se mantêm na colmeia.

A abelha cuja colmeia caiu é do tipo africana. Segundo o Corpo de Bombeiros, as picadas desse tipo de abelha são perigosas e podem levar a pessoa à morte.

Fonte: G1

F-1: Hamilton ofusca candidatos ao título e crava pole em Interlagos


Lewis Hamilton fez o melhor tempo no classificatório deste sábado (24) e larga da pole position no GP do Brasil, em Interlagos. Ao seu lado na primeira fila larga Jenson Button, seu companheiro de equipe. Mark Webber foi o terceiro.

Próximo do tricampeonato, Sebastian Vettel larga em quarto, quatro posições à frente de seu rival, Fernando Alonso, apenas o oitavo. Felipe Massa fechou a sessão com o quinto tempo. Bruno Senna larga da décima segunda posição.

Q1 - Grosjean perde asa dianteira e fica fora do Q2. Bruno Senna é o segundo
Antes do início da sessão, uma leve garoa caiu, molhando alguns trechos do circuito. Com ameaça de chuva forte em Interlagos, as equipes nanicas se apressaram e foram as primeiras a fazer voltas rápidas. Porém, a chuva esperada não caiu e a pista começou a secar ao longo do Q1. Com isso, Lewis Hamilton liderou, com 1m15s075, com Bruno Senna em segundo. Faltando pouco para o fim, Romain Grosjean, da Lotus, perdeu a asa dianteira ao tocar na HRT de Pedro de la Rosa, e acabou na 18ª posição. Além do francês, Vitaly Petrov e Heikki Kovalainen, da Caterham; Timo Glock e Charles Pic, da Marussia; Narain Karthikeyan e De la Rosa, da HRT, foram eliminados e ficaram fora do Q2.

Q2 -  McLaren e Red Bull mostram força e Ferrari escapa por pouco da eliminação
Sem chuva, a pista secou ainda mais durante o Q2 em Interlagos. Aproveitando a melhoria das condições do circuito, a Ferrari mandou logo seus pilotos à pista. Alonso fez 1m14s631, com Massa na segunda posição, 0s3 atrás. Mas logo depois McLaren e Red Bull deixaram os boxes e esmagaram os tempos da dupla da Ferrari. Vettel liderou o Q2, com Hamilton em segundo. No fim, Alonso e Massa escaparam da eliminação por pouco. Alonso foi nono e Massa, décimo. Paul di Resta, Bruno Senna, Sergio Pérez, Michael Schumacher, Kamui Kobayashi,  Daniel Ricciardo e Jean-Éric Vergne foram os mais lentos e foram eliminados da sessão.

Q3 -  Em sua última corrida pela McLaren, Hamilton bate Vettel e Alonso e crava a pole
O Q3 começou sob sol, acabando com qualquer possibilidade de chuva durante o classificatório. Na briga pela pole, Jenson Button, Sebastian Vettel, Mark Webber, Lewis Hamilton, Nico Hulkenberg, Fernando Alonso, Pastor Maldonado, Felipe Massa, Nico Rosberg e Kimi Raikkonen.  Rosberg foi o primeiro a ir à pista. Em seu último classificatório pela McLaren, Lewis Hamilton confirmou o favoritismo da equipe inglesa e ficou com a pole, com Button em segundo. Na segunda fila sai Webber, em terceiro, e Vettel, em quarto. A quinta posição ficou com Felipe Massa. Apostando na chuva no domingo, Fernando Alonso conseguiu apenas a oitava colocação e vê o tricampeonato mais distante

O Grande Prêmio do Brasil de F1 , que define o tricampeão mais jovem da história da Fórmula 1, acontece neste domingo, às 14h (horário de Brasília) com transmissão da Rede Globo.

Fonte: iG

Crato (CE): Estudantes montam exposição de arte

Resultado da diversidade regional e de vivências do conteúdo educativo contido na obra de Luiz Gonzaga, cantor e compositor popular brasileiro, nascido no Exú, interior de Pernambuco e que este ano, se estivesse vivo, completaria 100 anos, os alunos do Colégio Ágape do Crato elaboraram uma exposição de arte contemporânea como forma de homenagear o artista e reconhecer o seu legado para a cultura nacional.

A mostra, que foi construída ao longo do ano, dentro das atividades escolares, traz mais de 200 produções construídas em oficinas de criatividade, serigrafia, isopor, gravuras, fotografia, vídeo arte e canto.

A exposição "O conto, o canto e o encanto" está proporcionando a mais de 400 estudantes que a compuseram, uma maior aproximação com a história viva do "Rei do Baião" e o esclarecimento de pontos relacionados à cultura regional.

Em campo, eles visitaram feiras livres, muito retratadas nas músicas do Gonzagão, onde pesquisaram suas cores, cheiros, formas e sons e registraram a diversidade por meio da fotografia. Para muitos, o local ainda era uma realidade desconhecida.

Já o museu de Luiz Gonzaga, em Pernambuco, foi onde o alunos apropriaram-se da trajetória do músico, o que contribuiu para o entendimento da importância da obra deixada por ele.

De acordo com a diretora pedagógica, Thereza Denise Luna, a exposição dá a oportunidade para que a população se aprofunde na cultura local. "Queremos fortalecer nossa cultura para que as novas gerações possam reconhecê-la e valorizá-la", revela a educadora.

Para dar um diferencial das demais exposições sobre o artista realizadas na região, os estudantes buscaram elementos dos conceitos e linguagens da arte contemporânea e na interatividade. Entre as obras estão os gabinetes de curiosidades, compostos por maletas tradicionais, onde cada integrante colocou um objeto relacionado com a temática e depositaram cartas escritas em forma de quebra cabeça, direcionadas ao Gonzagão.

Também há as esculturas sonoras, local em que o visitante pode ouvir nove composições do artista cantadas pelos alunos do ensino infantil, que fazem parte do Coral Crianças Cariris. Entre elas está Cecília Barbosa, de apenas 3 anos, que canta com maestria as músicas "Asa Branca" e "Respeita Januário".

A pequena garota conta que vai seguir os passos do cantor. "Aprendi a cantar no sertão de Luiz Gonzaga, quando uma vez ele sorriu para mim em uma foto. Ele aprendeu a cantar com o pai dele e eu com os meus avós, já sei usar o microfone", diz ela.

No Espaço Sonoridades, existe ainda um painel com apropriações das capas dos discos de mestre Lula, feitas por meio da linguagem da pop arte. O ambiente é extremamente colorido e as plotagens mostram fitas, miçangas, lacres de latinhas de refrigerantes, retalhos de tecidos e papeis atrelados às imagens do artista. Para tratar da religiosidade nordestina, constantemente abordada nas canções, foi proposta a construção de relicários. Neles, cada criança escolheu um objeto com valor significativo para si e o expôs nas produções.

Já na área Multimídia, os estudantes do ensino médio confeccionaram vídeos a partir da obra do "Rei do Baião". Para isso, eles usaram a técnica de animação stop motion. Os sete curtas metragens abordam grandes sucessos como "Xote das meninas" e "Eu vou pro Crato".

Inspirado na feira de Caruaru e tentando reproduzir o ambiente das feiras livres está montada uma intervenção em que é possível visualizar as bancas de temperos, as ferramentas utilizadas pelos agricultores e alguns utensílios domésticos presentes nos lares dos nordestinos, como a panela de barro e de alumínio e o moinho de grãos.

Um dos pontos mais atrativos da exposição é o painel de intervenção, onde os visitantes podem deixar seus registros ou fazer pinturas nas fotografias de Luiz Gonzaga.

Público
Na programação estão previstos debates com cantores e compositores regionais, apresentações musicais, teatrais e vídeos, além de encontros educativos.

A exposição "O conto, o canto e o encanto" é aberta ao público e pode ser conferida até o próximo dia 28, no Espaço Cultural da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), entre às 8 e 21 horas.

A expectativa é que mais de cinco mil pessoas, entre artistas, produtores culturais, professores, secundaristas e universitários passem pelo local, que promete diversão e educação.

Mais informações:
Colégio Ágape Estudos
Rua Ratisbona, 294
Centro
Crato - CE
Telefone: (88) 3521.3366 

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Dirceu convoca PT para ir às ruas contra julgamento do mensalão

O ex-ministro José Dirceu, condenado a dez anos e dez meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal, convocou ontem o PT e os movimentos sociais a irem às ruas para "fazer o julgamento do julgamento" do mensalão.

Ele discursou em plenária promovida pelo deputado João Paulo Cunha, também condenado, em Osasco, base eleitoral do parlamentar.

O ex-presidente do PT José Genoino, sentenciado a seis aos e oito meses de prisão, também participou do desagravo aos réus condenados.

"É preciso ir às ruas, discutir, debater o que está acontecendo. Não aceitamos. Estamos revoltados e indignados e somos vítimas de um julgamento injusto", afirmou o ex-ministro da Casa Civil.

Ele também criticou a imprensa. "Nós, antes de sermos condenados, fomos linchados. Quem jogou o principal papel na articulação foram os meios de comunicação, não todos, mas determinados meios de comunicação."

Dirceu afirmou que a reforma política e a regulação da mídia devem ser as principais agendas do PT em 2013.

Apesar da presença de dirigentes nacionais petistas, como o secretário de organização, Paulo Frateschi, o presidente do partido, Rui Falcão, que chegou a ser anunciado, desistiu de ir.

Mesmo antes do evento, Falcão e o presidente estadual do partido, Edinho Silva, já haviam sido orientados a falar apenas sobre os resultados eleitorais do PT, deixando para João Paulo o pronunciamento sobre o mensalão.

Assessores da presidente Dilma Rousseff também haviam aconselhado a dirigentes que fossem participar de eventos como o de João Paulo que se detivessem a análises eleitorais e evitassem críticas ao Supremo.

Mas hoje a carga de críticas do partido ao Supremo deve aumentar. Está programado, em São Paulo, um ato em defesa do PT contra o que chama de "julgamento político do STF", com a presença de José Genoino.

No evento de ontem, os primeiros a defender os condenados foram os deputados do PT de São Paulo. "Se Genoino cair no rio Pinheiros, é capaz de purificá-lo em dez minutos, dada sua pureza que é agora achincalhada", disse Vicente Cândido.

Fonte: Folha.com

Juazeiro do Norte (CE): Quinteto é levado para a delegacia após furto em loja de equipamentos sonoros

Um jovem de 18 anos e mais quatro adolescentes todos de 17 anos de idade foram apresentados na noite desta sexta-feira ao Delegado de Polícia Civil que os autuou por furto qualificado. Pela madrugada, eles tinham arrombado uma loja de equipamentos de som que funciona na Rua Noemia Cruz Landim (Bairro Santa Tereza) em Juazeiro do Norte.

Alguns são de classe média e familiares até compareceram à delegacia surpresos com o fato de ver parentes presos sob suspeita de furto. O grupo teria levado em mercadorias algo em torno de R$ 4 mil, segundo estimou o proprietário Francisco Helcing de Souza, de 29 anos, que até conhecia um deles no caso Helânio Diniz Martins Santos, de 18 anos, residente na Rua João Rocha Matos (Bairro Leandro Bezerra).

Há informações de que este seria o líder do grupo que conta ainda com os menores de inciais J. A. S. J., residente na Rua Ernestina Sobreira (Timbaúbas); T. M. B., que mora na Rua Ezequiel Almeida (Tiradentes), F. W. R. S., moradora da Rua 22 de julho (Franciscanos) e C. H. S., que reside na Rua Marechal Dutra (Pio XII). Este último seria o idealizador do furto qualificado, segundo as apurações iniciais.

Além disso, C. H. S., foi vítima de um atentado a bala há duas semanas em Juazeiro quando se encontrava na porta de sua casa. Dois homens que trafegavam em uma moto dispararam contra o mesmo atingindo-o no braço, sendo socorrido para o Hospital Regional do Cariri. Os equipamentos furtado da loja foram recuperados e devolvidos ao proprietário.

Demontier Tenório

Foto: Chinês / Ag. Miséria

Fonte: Miséria

Crato (CE): ONG realiza campanha em prol de crianças com câncer

A Organização Não-governamental Anjos da Enfermagem vem realizando uma campanha para arrecadar alimentos não perecíveis que serão disponibilizados para entidades e instituições que trabalhem no apoio a crianças com câncer. A campanha começou no último dia 1º de novembro e se dá nos 17 estados em que a ONG atua. Os alimentos podem ser entregues na sede da ONG, em Crato, e em Fortaleza, na sede da Fanor e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

Segundo Ed Carlos, da equipe da ONG Anjos da Enfermagem, a campanha vem sendo bem aceita pela sociedade. “Acreditamos que a sociedade vem escutando nosso apelo no sentido de trabalharmos em defesa dessas crianças e das famílias carentes que precisam do nosso apoio”, avalia.

A ONG Anjos da Enfermagem iniciou seu trabalho em Crato, mas hoje já funciona em 17 estados brasileiros em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O Centro de Apoio a Criança com Câncer - Instituto Anjos da Enfermagem é uma associação civil, sem fins lucrativos, que presta assistência a crianças com câncer e desenvolve trabalhos no âmbito da Humanização da Saúde.

O trabalho com crianças com câncer feito pela ONG se dá desde 2007 quando foi efetivada uma parceria com o Hospital Maternidade São Vicente de Paula - Centro de Oncologia do Cariri, e feito um estudo que apontou as principais necessidades das crianças com câncer na região.

O Instituto luta agora pela construção de centro de apoio as crianças com câncer no Cariri, para atender as crianças necessitadas de toda a região. A intenção é com isso oferecer um espaço onde as crianças encontrarão condições de permanecer próximas ao Centro de Oncologia do Cariri, onde deverão receber o tratamento adequado no combate a doença.

Entenda a notícia
O atendimento e atenção a crianças com câncer é uma dura realidade de várias famílias brasileiras, agravado quando as condições dessas famílias não consegue atender as necessidades do acompanhamento.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Plantão Infotech: Cinturão Digital no CE ainda está limitado a 29% das cidades

A promessa inicial do Cinturão Digital do Ceará (CDC) era de acesso à Internet em alta velocidade por meio de uma rede de cabos de fibra óptica. O projeto, entretanto, anda a passos lentos. Depois de um ano de inaugurado, dos 184 municípios cearenses, apenas 53 são atendidos e de forma restrita para instituições públicas estaduais (escolas, hospitais, escritórios da Ematerce, delegacias de Polícia). Isto representa apenas cerca de 29% de cobertura.

O projeto do CDC prevê três etapas: o atendimento aos órgãos públicos estaduais; às Prefeituras e à população. Até agora, de acordo com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), responsável pelo programa, somente 22 Prefeituras tiveram seus projetos aprovados, mas falta o serviço de acesso ser instalado.

Ainda não há previsão de quando o serviço chegará à população, aos lares e às empresas particulares, que desejam e necessitam ter acesso à banda larga em cidades do Interior do sertão cearense. A proposta da Etice é oferecer banda larga para os moradores por meio do CDC de um Plano Básico (contratual) por R$ 29,00 por mês para 2Mbps.

Os moradores aprovam o valor do Plano Básico da Etice que é bem inferior aos serviços particulares ofertados de acesso à Internet por meio de antenas Wireless, em torno de R$ 60,00 por mês. "O sistema é lento e cai com regularidade", reclamou o estudante Paulo Afonso Moreira. "Estamos esperando o funcionamento desse Cinturão Digital, mas por enquanto não saiu do papel", afirmou.

Mesmo com a limitação das áreas de abrangência, o Governo Estadual afirma que o serviço cobre 90% das áreas urbanas do Ceará. Um dado questionável. O governo já investiu R$ 68 milhões no projeto, que é pioneiro.

O presidente da Etice, Fernando Carvalho, disse que nos 53 municípios atendidos pelo CDC, 100% dos órgãos públicos estaduais estão interligados ao novo sistema. Em Iguatu, por exemplo, esse dado não corresponde à realidade. O Centro de Vocação Tecnológica (CVT), a Faculdade de Educação, Ciências e Letras (Fecli) e a Delegacia de Defesa e Proteção da Mulher ainda aguardam a chegada do serviço informatizado.

Cessão privada
O CVT usa, por enquanto, a cessão de uma empresa privada que instalou antena de sinal de Internet na área da instituição e em troca fornece o sinal. "Não temos nenhuma novidade e não sabemos quando seremos interligados ao Cinturão Digital", disse o coordenador, Roberto Bezerra. A secretaria da Fecli disse que o sistema não foi instalado, apesar de alguns testes terem sido realizados.

Até o momento, somente 22 Prefeituras tiveram projetos aprovados e aguardam interligação do sistema. "O número de municípios não foi reduzido e pretendemos publicar novo edital em 2013", explicou o presidente da Etice, Fernando Carvalho. "O acesso já foi disponibilizado para as prefeituras aprovadas, porém considerando as restrições do período eleitoral, os municípios estavam proibidos de assinar convênios e contratos e agora vamos reiniciar o processo de instalação".

A grande maioria dos municípios não mostrou interesse em participar do projeto do CDC. A expectativa é de que os novos gestores que vão assumir a partir de 1º de janeiro de 2013 procurem a Etice para aderir ao programa estadual.

Apesar do gargalo burocrático, técnico e da demora, Fernando Carvalho faz uma avaliação do projeto. "O CDC tem impactado positivamente em várias secretarias do governo. As secretarias da Educação, Saúde, Segurança Pública e a da Fazenda são as mais beneficiadas", frisou. "Todas possuem programas que não seriam possível de realizar sem a rede do Cinturão Digital". Carvalho destacou o serviço de Telemedicina, o monitoramento dos postos de fronteira e as câmeras de vigilância.

Ele observou ainda que duas empresas indianas de call center deverão se instalar em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e, sem o CDC, a demanda dessas empresas por banda larga não poderia ser atendida. "Vale citar também que, ao longo deste ano, já houve uma expansão de 15% da rede, com respeito ao projeto inicial", comparou. "Esperamos que o ingresso de operadoras em regime de competição massifique o acesso de baixo custo no Estado", completou o gestor.

De acordo com informações da Etice, as prefeituras que aderiram ao CDC são as seguintes: Viçosa do Ceará, Sobral, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Crateús, Limoeiro do Norte, Tauá, Quixadá, Mauriti, Jaguaruana, Jaguaretama e os seguintes municípios associados - Banabuiú, Jaguaribara, Alto Santo, Solonópole, Potiretama, Milhã, Pacoti, Guaramiranga, Cedro e também Quixeré.

Os critérios utilizados para a instalação de fibra ótica foram municípios com população igual ou superior a 50.000 habitantes e municípios turísticos.

Estima-se que as sedes dos municípios com população abaixo de 50.000 habitantes serão contempladas com esse serviço até o final de 2014. O CDC constitui de uma infraestrutura de cerca de 3 mil km de fibra óptica que irá conectar 92 cidades, com cobertura inicial instalada na sede de 53 municípios, o que corresponde a 85% da população urbana do Estado.

Para o governo, o CDC é um projeto estratégico, que permitiu a construção de uma rede de transmissão de dados pioneira e que já é vista como modelo para outros estados.

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Filho de Ciro Gomes é preso com drogas após acidente em Fortaleza

O filho do ex-ministro Ciro Gomes foi preso na manhã deste sábado depois de se envolver em uma acidente de trânsito na área nobre de Fortaleza (CE). De acordo com a Polícia Militar, logo após a colisão no cruzamento das ruas Idelfonso Albano e Costa Barros, Ciro Saboya Ferreira Júnior teria agredido o condutor do outro veículo e com a chegada da primeira viatura da PM, tentado subornar os agentes. 

Ele foi conduzido ao 2° Distrito Policial, na Aldeota, com drogas, bebidas alcoólicas e copos encontrados no veículo que dirigia. Assim que recebeu a notícia, Ciro Gomes seguiu para a delegacia, onde acompanhou o depoimento do jovem sobre o caso. Enquanto isso, na recepção do prédio, um major da PM exigiu que a imprensa deixasse o local sob pena de prisão por desacato. 

 Fonte: Terra

Consumidora encontra gosma em embalagem de suco

"Ontem abrimos uma garrafa de Ades de Uva para o Renan e logo que ele começou a beber falou que estava com gosto ruim e jogou fora. Como ele é muito enjoado e o Alan provou e disse que estava bom, deixei.  À noite ele tornou a falar que estava ruim. Peguei e joguei tudo na pia. Qual não foi o meu espanto quando vi que depois de ter esvaziado a garrafa uma gosma começou a sair". Assim a carioca Ursula de Almeida descreve a experiência que teve no último domingo com um suco da marca Ades.

No dia seguinte, na segunda-feira pela manhã, Ursula entrou em contato com o SAC da Unilever, empresa fabricante do Ades, e foi informada que a tal gosma era um fungo que provavelmente teria sido formado por uma fissura na caixa. A consumidora foi orientada a descartar a embalagem e a aguardar um vale de R$ 5,00 para comprar uma nova bebida. “Não fui mal atendida, mas me impressionou o fato de a menina tratar o fato com tanta naturalidade e não querer nem recolher a embalagem e o fungo para análise”.

Irritada com o tratamento recebido, a consumidora postou o caso no Facebook. E se assustou com a repercussão. Na noite de segunda já eram 7.000 compartilhamentos, além de muitos comentários não só em sua página, mas nas páginas do Ades e da Unilever. Às 18h00 desta quarta-feira eram mais de 150 mil compartilhamentos.

Segundo Ursula, algumas pessoas chegaram a duvidar do fato, achando que a foto era uma montagem. Mas ela garante que não e diz ter em casa o fungo e a caixa como prova.

Na terça-feira Ursula recebeu um telefonema da Unilever. Uma porta-voz da empresa afirmou que o processo de fabricação é muito correto e garantiu que o filho não enfrentaria problemas por ter bebido o suco. Diferentemente do primeiro contato, desta vez eles pediram a embalagem.

Hoje, um novo contato foi feito pela Unilever. A empresa informou que foi feita uma análise no lote do suco e não foi verificada nenhuma irregularidade. Segundo a consumidora, a companhia está certa de que se trata de um fungo e que o problema está na embalagem, que pode ter sofrido uma fissura durante o transporte ou armazenamento.

Eles insistem em recolher a embalagem, mas Ursula, decidida a acionar a empresa na Justiça, diz que pode fornecer uma amostra do fungo, mas precisa de um ok de seus advogados para saber se pode entregar a caixa.

ÉPOCA NEGÓCIOS entrou em contato com a Unilever, que enviou o seguinte comunicado:

"A Unilever, que detém a marca Ades em seu portfólio, esclarece que segue criteriosos procedimentos nas etapas de fabricação para oferecer produtos de qualidade.

A produção da bebida à base de soja Ades é feita em equipamentos fechados e com análises laboratoriais rigorosas.

Transporte ou armazenamento inapropriado pode gerar microfuros na embalagem por onde o conteúdo fica exposto ao meio externo e suscetível ao desenvolvimento de bolor ou fungo na presença de oxigênio.

Os produtos fabricados pela Unilever atendem todas as normas vigentes no Brasil, tanto com relação aos processos de fabricação, quanto aos ingredientes presentes, embalagens e rotulagem.

A Unilever está presente no Brasil há 83 anos e garante o mais alto padrão de qualidade de todos os seus produtos por meio de procedimentos rigorosos no controle das matérias-primas utilizadas e em todo o processo de fabricação e distribuição.

A empresa está à disposição dos consumidores para esclarecimentos por meio do telefone 0800-707-9977 ou e-mail sac@atendimentounilever.com.br."

Fonte: Época Negócios

Esporte: Guardiola aceitaria assumir comando da Seleção Brasileira, diz jornal

Atualmente sem clube, o técnico Josep Guardiola está disposto a assumir o comando da Seleção Brasileira. A informação é do diário esportivo Lance!, que publica neste sábado que ouviu de uma fonte próxima ao espanhol que este "aceitaria assumir o cargo amanhã" e ainda projetou que, caso isso acontecesse, seria campeão da Copa do Mundo de 2014.

Guardiola, afastado do futebol desde que encerrou sua trajetória de sucesso no Barcelona ao final da última temporada europeia, é um dos nomes especulados para a vaga de Mano Menezes, demitido nesta sexta-feira. Em um ano sabático, o espanhol está morando com a família em Nova York, nos Estados Unidos, e de acordo com a imprensa espanhola não teria interesse em voltar a trabalhar até o início da próxima temporada. Andrés Sanchez, diretor de Seleções da CBF, disse que não contrataria um treinador estrangeiro para o cargo.

Fonte: Terra

Crato (CE): Cordel ambiental pode ser utilizado em sala de aula

"Fiquemos todos alerta ao que está acontecendo. Nosso planeta morrendo, sangrando em veias abertas. Nossas chances são incertas, talvez, já não haja cura. A realidade é dura e pode ser fatal". É assim que os cordelistas Paulo Ernesto e Paulo de Tarso chamam a atenção da população para as questões do aquecimento global e sobre a destruição da natureza.

Juntos e através da internet, eles escreveram um cordel sobre o tema, que atualmente preocupa as autoridades ambientais e é amplamente discutido em todo o mundo. A preocupação fez com que os dois escritores buscassem alternativas para tentar conscientizar crianças, jovens e adultos a respeito da emissão de gazes poluentes e quanto aos reflexos da ação do homem com relação a natureza.

Lançado recentemente na X Bienal Internacional do Livro do Ceará, que aconteceu em Fortaleza, o cordel "O aquecimento global tá destruindo a natureza" já está à disposição das autoridades do poder público regional para ser incorporado como ferramenta didática e objeto de estudo nas escolas da rede pública de ensino. Até agora, uma instituição particular do Crato já demonstrou interesse em adotar o folheto como material educativo em suas salas de aula.

Diante da simples e direta linguagem dos versos e da relação da temática com os nordestinos, que atualmente vivenciam uma das piores secas dos últimos 50 anos, a expectativa é que haja uma forte compreensão do cordel, que relembra grandes tragédias ambientais ocorridas.

Para os escritores, o tema tem grande relevância. O cordel "O aquecimento global tá destruindo da natureza" mostra que as ações por parte da humanidade em busca do controle da situação são valiosas e sem elas, o planeta está exposto a um colapso ambiental. O folheto repassa uma mensagem que deverá ser refletida nas próximas gerações, que podem pagar um preço alto pelos danos causados à natureza, além de tentar incentivar as boas práticas de conservação do meio ambiente.

"A região Nordeste tem uma ligação muito forte com a poesia e, principalmente, com o cordel, por ser uma arte genuinamente sertaneja. Assim, a gente espera criar uma identificação com o público e passar a nossa mensagem que acredito ser válida", disse Paulo Ernesto.

Elaborado na Academia dos Cordelistas do Crato, instituição com 21 anos de atuação e que, mesmo diante da modernização das tecnologias da comunicação, ainda utiliza o processo gráfico antigo, através da tipografia e xilogravura, o cordel está sendo apresentado aos futuros gestores públicos municipais, para que eles analisem a proposta de tratar do assunto nas escolas.

A expectativa é que, a partir do próximo ano, todos os estudantes tenham acesso às informações contidas no folheto. Para simplificar o processo de adesão, os escritores Paulo Ernesto e Paulo de Tarso dispensaram todo e qualquer tipo de remuneração ou lucro sobre a autoria. Eles fazem apenas Uma exigência: que seja paga a impressão dos cordéis, trabalho feito na Academia dos Cordelistas.

"O aquecimento global tá destruindo a natureza" foi escrito à distância pelos dois cordelistas, estando um no Crato e outro em Tauá, no intuito de promover a visibilidade da literatura de cordel e divulgar a arte.

Ainda em 2006, os poetas participaram de um festival de versos que estava sendo realizado em nível nacional. O tema ganhou notoriedade e o título foi votado e selecionado como o segundo melhor entre os concorrentes, dentro de uma das etapas do julgamento.

Elemento cultural
Atualmente, a maioria dos cordelistas escreve de forma simples e autêntica, mas com conhecimento de causa. A arte é analisada como elemento cultural. Os temas mais abordados pelos autores são a política, ética, religião e críticas sociais a sistemas públicos, além de biografias e criação de histórias cômicas.

No Cariri, empossados na Academia de Cordelistas do Crato existem 20 sócios. Mas, o número de poetas escritores chega a ser superior a 200, em estimativa extraoficial. Anualmente, a média de produção é de 100 títulos. No Crato, a tradição do cordel está relacionada à figura de Elói Teles Morais, que durante 35 anos manteve um programa diário de poesia popular.

Na década de 80, foi profetizada a morte do cordel, mas, devido à iniciativa dos poetas, a literatura permanece mais viva e atuante do que antes. Hoje, há projetos de incentivo à cultura regional que contemplam a arte.

Mais informações
Academia de Cordelistas do Crato
Praça Cel. Filemon Teles, S/N
Crato - CE
Telefone: (88) 3523.3947

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Macarrão é condenado a 15 anos por sequestro e morte de Eliza; ex de Bruno pega cinco anos

O réu Luiz Henrique Romão, o Macarrão, 27, amigo de infância e ex-braço-direito do goleiro Bruno Souza, foi condenado nesta sexta-feira (23), pelo Tribunal do Júri de Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte), a 15 anos pelo sequestro, cárcere privado e morte da modelo Eliza Samudio, ex-amante do atleta, além do sequestro e cárcere de seu filho Bruninho. Ele foi inocentado da acusação de ocultação do cadáver.

Já a ré Fernanda Gomes de Castro, 35, ex-amante do goleiro, recebeu uma condenação de cinco anos pelos crimes de sequestro e cárcere privado de Eliza e seu filho, hoje com dois anos e meio de idade. Como a condenação foi menor do que seis anos, Fernanda cumprirá pena em regime aberto.

Segundo a Promotoria, Macarrão coordenou toda a trama que começou com o sequestro de Eliza, em 4 de junho de 2010, no Rio de Janeiro, e terminou com sua morte, na casa de Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, seu executor, em Vespasiano (região metropolitana de Belo Horizonte), em 10 de junho do mesmo ano.

Coube a Macarrão a tarefa de atrair Eliza para Belo Horizonte, prometendo a ela que Bruno iria fazer um teste de DNA para reconhecer o filho, além de entregar a modelo o dinheiro referente a pensão de Bruninho, conforme sustentou a acusação. Para realizar a tarefa, Macarrão contou inicialmente com a ajuda de Jorge Rosa, primo de Bruno, menor a época dos fatos, que agrediu a vítima com coronhadas na cabeça dentro da Land Rover do goleiro.

Em seguida, ambos levaram Eliza para a casa de Bruno no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio, seu primeiro cárcere privado. Lá, tiveram ajuda de Fernanda, que ficou com o filho de Eliza enquanto a modelo era mantida no cárcere até a noite do dia seguinte, sábado, 5 de junho, quando foi levada para Minas Gerais.

Ainda de acordo com o Ministério Público, Eliza e o bebê foram para Minas na Land Rover, dirigida por Macarrão, junto com Jorge, enquanto Bruno foi com Fernanda em uma BMW. Ao chegarem na Grande Belo Horizonte, eles se hospedaram em um motel no município de Contagem. Macarrão, Jorge e Eliza chegaram antes. Bruno e Fernanda foram buscar outro primo do goleiro, Sérgio Rosa Salles, e se dirigiram para o motel.

No dia seguinte, domingo, 6 de junho, todos foram a um jogo de futebol do time 100%, patrocinado por Bruno, em Ribeirão das Neves. Eliza não. Ela foi levada por Macarrão ao sítio do goleiro em Esmeraldas (região metropolitana de Belo Horizonte), onde foi mantida em cárcere privado até quinta-feira, 10 de junho.

Nesta data, Macarrão, Jorge e Sérgio a levaram até um local situado perto da Toca da Raposa, centro de treinamento do Cruzeiro na região da Pampulha, em Belo Horizonte. No local, aguardava eles, em uma moto, Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, que os guiou até a casa dele em Vespasiano (região metropolitana de Belo Horizonte), onde Eliza foi morta por estrangulamento. Seus restos mortais, segundo a Promotoria, foram destruídos.

Bola teria se recusado a matar a criança, o que obrigou Macarrão a procurar Dayanne de Souza, ex-mulher de Bruno, para arrumar um destino ao bebê. Ela ficou com a criança por alguns dias no sítio em Esmeraldas, até entregá-la a vizinhos de Bruno no bairro Liberdade, em Ribeirão das Neves --Bruninho foi encontrado pelo dias depois, em uma casa do bairro.

Macarrão está recluso desde julho de 2010 na penitenciária de segurança máxima Nelson Hungria, em Contagem. Fernanda chegou a ser presa em agosto de 2010, mas ganhou a liberdade em dezembro do mesmo ano e, desde então, responde em liberdade.

O júri de Bruno, Bola e Dayanne foi desmembrado e adiado para 4 de março de 2013. Outros réus do caso, Wemerson Marques de Souza, amigo de Bruno, e Elenílson Vítor da Silva, o Coxinha, ex-caseiro do sítio do goleiro, também irão a júri, sem data definida.

Na sua sentença, Marixa Fabiane escreveu que "após a análise de todo o contexto probatório na fase de inquérito policial e em juízo, com base pericial, documental e testemunhal, por ocasião da instrução do processo, externei meu convencimento de que materialidade do crime estava comprovada pela prova indireta que Eliza Samudio, de fato, foi morta".

Marixa continua: "No entanto, alguns dos advogados, no exercício legítimo da defesa, semearam de forma exitosa a dúvida na mente de milhares de pessoas, ao longo de dois anos e cinco meses, que questionavam-se se de fato Eliza Samudio estava realmente morta. Tenho que a admissão do réu Luiz Henrique, que realmente levou Eliza Samudio para o encontro com a morte, foi de extrema relevância para tirar do Conselho de Sentença qualquer dúvida sobre a materialidade do crime de homicídio".

Sobre a confissão de Macarrão, a juíza escreveu que "prestigio sua confissão em plenário para a redução da pena [do crime de homicídio] para o mínimo legal (12 anos)".

Outro lado
Carla Silene, advogada de Fernanda Castro, afirmou, após o julgamento que vai recorrer da decisão --mesmo ela colocando sua cliente em regime aberto. "Não quero que a Fernanda tenha antecedentes criminais", afirmou.

Leonardo Diniz, advogado de Macarrão, afirmou que ainda vai analisar o processo para ver se recorre da sentença. Ele disse não saber quando o ex-braço direito de Bruno poderá deixar a prisão. "Vamos analisar para fazer o cálculo", afirmou.

Sobre a confissão de seu cliente da morte de Eliza, ele disse se tratar de "um direito dele". "O julgamento mudou de dinâmica", afirmou. Diniz disse que não havia falado com Macarrão, após a sentença. "Ele [Macarrão] está muito emocionado", afirmou.

Segundo o promotor Henry Castro, Macarrão poderá pedir a progressão de sua pena daqui a dois anos e meio.

Fonte: UOL

24 de novembro

1631 - A cidade de Olinda é incendiada pelos neerlandeses.
1859 - É publicado pela primeira vez o livro A Origem das Espécies, do naturalista britânico Charles Darwin.
1967 - Castelo Branco promulga Constituição legitimando o governo militar no Brasil.

Nasceram neste dia…
1632 - Baruch de Espinoza, filósofo neerlandês (m. 1677).
1861 - Cruz e Sousa, poeta brasileiro (m. 1898).
1925 - Simon van der Meer, físico neerlandês.

Morreram neste dia…
1572 - John Knox, reformador escocês (n. 1513 ou 1514).
1991 - Freddie Mercury (foto), vocalista britânico (n. 1946).
1991 - Eric Carr, baterista norte-americano (n. 1950).

Fonte: Wikipédia

Dona Anésia. Sobrenome: Sinceridade # 18


Mais uma obra prima do Will.

Esporte: Mano Menezes é demitido e não comanda mais a seleção brasileira

O técnico Mano Menezes foi demitido no comando da seleção brasileira na tarde desta sexta-feira. A informação foi divulgada pelo Sportv.

A decisão foi tomada em reunião realizada na FPF com o presidente da entidade, Marco Polo del Nero, e o mandatário da CBF, José Maria Marin. Mano assumiu a seleção brasileira jogo após a Copa do Mundo de 2010.

Segundo o Blog do Quesada, O diretor de seleções da CBF, Andrés Sanchez, foi voto vencido e não conseguiu demover a decisão da dupla Marin-Del Nero. O presidente da entidade e o fiel escudeiro, desde o início não esconderam a intenção de mudar o comando técnico da seleção.

O blog informa ainda que pelo menos três nomes agradavam mais que Mano: o pentacampeão Felipão, Luxemburgo e Muricy.

Mano disputou 35 partidas a frente da seleção brasileira , e teve 23 vitórias, seis empates e seis derrotas, o que dá um aproveitamento de 71,42% (75 pontos de 105 disputados).

Fonte: UOL

Plantão Infotech: Facebook testa novo formato para a linha do tempo

A linha do tempo do Facebook pode passar por mudanças em breve. Segundo o site Mashable, a rede social está testando um novo design para suas páginas no qual as postagens dos usuários apareceriam umas em cima das outras em uma única coluna à esquerda da tela, e não intercaladas à esquerda e à direita, como acontece hoje.

A mudança seria uma forma de melhorar a navegação na linha do tempo, considerada confusa pela maioria dos usuários desde quando houve o lançamento do novo formato em dezembro.

Outra possível mudança é nos módulos que ficam à direita da tela e que mostram atualizações recentes como fotos publicadas por um usuários e seus amigos. Esses módulos devem ficar menores para dar mais destaque aos posts da linha do tempo.

O novo formato está sendo testado com uma porcentagem pequena de usuários antes da rede social decidir se lança ou não o modelo. Ainda não há previsão de quando a mudança deve ocorrer.

Fonte: Época Negócios

Barbalha (CE): Cidade figura entre as 10 cidades fora da situação de emergência

O governador Cid Gomes assinou nesta terça-feira (20), decreto em que declara situação de emergência em 174 municípios cearenses afetados pela estiagem. Segundo o documento, apenas 10 cidades, entre elas Barbalha, não estão sofrendo em plenitude os efeitos da seca. De acordo com Decreto nº 31053, a declaração tem como objetivo combater e minimizar os efeitos da estiagem que tem ocasionado perdas de pastagens e lavouras no Ceará.

Cid assinou os termos com base em relatório técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Segundo o documento, está garantida a mobilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil no âmbito do Estado, para prestar apoio aos municípios em situação de emergência com articulação em todas as Setoriais do Governo Estadual e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

O decreto tem prazo de vigência de 90 dias a contar da data de publicação no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por até, no máximo, 180 dias. Em reunião com prefeitos eleitos e reeleitos na tarde da última terça-feira (20), da qual também participou o prefeito de Barbalha, José Leite (PT), o governador Cid Gomes definiu como "dramática" a situação financeira de muitos municípios do Estado. Segundo o governador, com a economia nacional menos aquecida, o repasse do Governo Federal para o Estado e Municípios sofreu redução.

No entanto, Cid fez durante o encontro várias promessas aos futuros governantes municipais, entre elas, a construção de Escolas Profissionalizantes em todos os municípios com mais de 25 mil habitantes.

Fonte: Rádio Cetama

Crato (CE): Polícia fecha “boca de fumo” protegida por cães de raça

A polícia fechou mais um ponto de venda de drogas na tarde desta quinta-feira no município de Crato a partir de denúncias anônimas que recebeu. A viatura do Ronda do Quarteirão não foi muito longe, pois a “boca de fumo” ficava a uma distância de apenas 50 metros em relação ao núcleo do policiamento comunitário. Era na conhecida Escadaria do Japão localizada no bairro Pinto Madeira.

No imóvel a polícia encontrou 45 papelotes de maconha e 22 papelotes de crack, mas foi preciso muito cuidado com os cães de guarda. O local é protegido por um casal de cães da raça pastor alemão. Ali foi preso João Paulo Alves Maia, de 32 anos, e foi apreendido o menor de iniciais S. A de O., de 16 anos mais conhecido como “Bitin” e suspeito de envolvimento em um homicídio naquela cidade.

A operação chefiada pelos capitães Luciano Rodrigues e Rabelo e a participação dos Soldados George Silva, Barros e Filho conseguiu localizar, também, um revólver calibre 38 com seis cartuchos intactos, uma faca e pequena quantia em dinheiro. Os dois estavam ingerindo bebidas alcoólicas e deitados em uma rede quando a polícia chegou. João Paulo nega envolvimento com o tráfico e o adolescente disse que nada sabia sobre as drogas.

Demontier Tenório

Foto: Chinês / Ag. Miséria

Fonte: Miséria

Gol anuncia fim da Webjet e demissão de 850 empregados

A Gol Linhas Aéreas anunciou nesta sexta-feira (23) o fim das atividades da Webjet, comprada pela empresa em julho de 2011. A Gol também disse que vai cortar mais 850 empregados entre tripulação técnica, tripulação comercial e manutenção de aeronaves.

Segundo a empresa, os clientes da Webjet com passagens compradas serão atendidos pela Gol, sem qualquer custo adicional.

A Gol concluiu a compra da WebJet em outubro de 2011, por R$ 70 milhões, além de ter assumido dívidas de cerca de R$ 200 milhões. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a fusão das duas empresas em outubro.

"Modelo de passagens baratas deixou de ser competitivo"
Em nota, a Gol afirma que o modelo de negócios da Webjet deixou de ser competitivo com a alta nos preços do combustível e o alto consumo dos aviões que eram utilizados pela empresa.

"A Webjet possui um modelo de operação com base em uma frota composta majoritariamente por aviões modelo Boeing 737-300, de idade média elevada, alto consumo de combustível e defasagem tecnológica. Esse modelo deixou de ser competitivo", disse a Gol em fato relevante.

Segundo o diretor-presidente da Gol, Paulo Kakinoff, com o recente aumento nos preços, o combustível passou a representar 46 por cento dos custos totais da Gol.

Clientes da Webjet serão atendidos pela Gol; lanche será cobrado
Desde a meia-noite de hoje, os seis Boeings-737/300 da Webjet pararam de voar. Segundo a Gol, "os clientes e passageiros da Webjet serão integralmente assistidos pela empresa, e terão seus voos garantidos".

Uma das medidas que deve ser implementada em todos os voos da Gol é a venda de lanches a bordo. O modelo de negócio foi inaugurado no país pela Webjet.

Cerca de 3.000 pessoas foram demitidas em 2012
Após o corte de quase 3.000 funcionários desde o início do processo de fusão entre as duas empresas, a Gol não prevê novas demissões. Além dos 850 funcionários anunciados nesta sexta-feira, outros 2.000 já tinham sido desligados da empresa neste ano.

"Agora, com a nova estrutura, incluindo desligamento desses 850 colaboradores, nossa estrutura ficará estável em torno de 17 mil colaboradores", afirmou Kakinoff, em teleconferência.

Segundo o executivo, a maioria dos demitidos são membros de tripulação. A Gol irá absorver 450 funcionários da WebJet que atuam principalmente nos aeroportos.

Gol irá devolver aeronaves; empresa quer mais eficiência
A Gol irá devolver as 20 aeronaves Boeing 737-300 da Webjet até o final do primeiro semestre de 2013.

A aérea informou ainda que estima um aumento pontual de custos no 4º trimestre deste ano. Em 2013, a empresa prevê redução na oferta doméstica de assentos de 5% a 8%.

Fonte: UOL

Esporte: Icasa vence Paysandu e se classifica para final da Série C

O Icasa está a um passo de ser campeão da Série C em 2012. Em Juazeiro do Norte, o time cearense superou o Paysandu por 2 a 1 e avançou para a final da competição. A equipe do Pará até tinha vencido o primeiro jogo por 3 a 2, mas foi eliminado por ter sofrido mais gols dentro de casa. O adversário do Icasa na final será Oeste ou Chapecoense - o time paulista venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e decidirá a vaga nesta sexta.

Em um confronto de times que passam por problemas financeiros, inclusive com pagamento de salários atrasados, a vitória do Icasa começou a ser desenhada cedo. O time cearense abriu o placar aos 6min, com Naylhor, que aproveitou desvio de Canga para cabecear sozinho para o gol. O lance fez o Paysandu acordar e tentar a reação, mas os jogadores desperdiçaram as poucas chances criadas.

O Icasa seguiu em alta e também criou suas oportunidades e chegou a acertar o travessão duas vezes. Aos 22min, Carlinhos cobrou falta perigosa que parou no poste. Já aos 30min foi a vez de Canga aproveitar escanteio e mandar a bola na trave. Mas com tanto azar dos dois lados não houve mais gols no primeiro tempo.

Na etapa final o Paysandu sentiu a pressão e viu o Icasa crescer. O time cearense desperdiçou seguidas chances, como no lance incrível de Gilberto, que chutou a bola para fora de frente para o goleiro, aos 22min. Mas na sequência aconteceu o lance que definiu o andamento da partida.

Aos 24min, Marcus Vinícius, do Paysandu, foi expulso por ter tocado a bola com a mão, dentro da área. O pênalti foi convertido por Niel, marcando o segundo gol do Icasa. Com um a mais, o domínio dos cearenses já aumentaria, mas ficou ainda mais fácil aos 29min, quando Ricardo também levou o vermelho, por reclamação.

Mas o inesperado aconteceu. Aos 42min, Thiago Potiguar carregou a bola do meio-campo para o ataque sozinho, se livrou da marcação e resolveu chutar de longe. A bola foi precisa para o fundo da rede e calou a festa cearense por alguns minutos, já que mais um gol do Paysandu mudaria tudo. Porém, o gol não saiu e o Icasa se classificou.

Fonte: Terra

Sua saúde: Alimentos orgânicos vs. tradicionais. Qual o melhor?

Em um primeiro momento, a notícia caiu como uma bomba. Depois de revisar nada menos do que 237 pesquisas, estudiosos da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, concluíram que desembolsar uma grana extra para ter alimentos orgânicos na despensa pode não valer a pena. É que eles não identificaram, na maioria dos casos, diferenças significativas na concentração de vitaminas e afins. Justiça seja feita, o fósforo - mineral que, em parceria com o cálcio, participa da formação dos ossos - foi detectado em maiores doses nos orgânicos. Porém, como pouquíssimas pessoas apresentam carência desse mineral, o achado não foi considerado excepcional.

"A investigação não surpreende. Outros trabalhos já revelaram que o orgânico não reúne mais nutrientes. Acontece que a qualidade do alimento vai além da quantidade de substâncias presentes nele", analisa Elaine de Azevedo, nutricionista da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Mato Grosso do Sul, e consultora do Portal Orgânico. Por exemplo: em uma lavoura adubada com fertilizantes sintéticos há muito nitrogênio, o que leva a altas taxas de proteína no vegetal plantado ali. Parece bom, não é? "Em contrapartida, esse elemento deixa a planta bastante vulnerável a doenças e com elevado teor de nitrato, que é tóxico", avisa Elaine.

Isso sem contar que, em certas situações, os itens orgânicos são, sim, mais ricos em nutrientes. Em sua tese de doutorado, a química Sônia Stertz, da Universidade Federal do Paraná, encontrou menos substâncias benéficas nas versões convencionais de tomate, batata, morango, agrião e couve-flor. "Contudo, isso depende de fatores como clima e solo. E há grandes variações de um produtor para outro", pondera a cientista. O morango orgânico, para ter ideia, esbanjou 342% a mais de ferro, 183% de magnésio, 80% de potássio extra, 34% de cálcio, 26% de fibras e 24% de proteínas.

Contradições nutricionais à parte, segundo Sônia Stertz, um artigo recente indica que os alimentos cultivados de acordo com o sistema orgânico tendem a apresentar níveis superiores de fitoquímicos. E esses compostos bioativos têm ação antioxidante, ou seja, são capazes de combater radicais livres e, consequentemente, evitar males que vão desde câncer até doenças cardiovasculares. Estamos falando do licopeno do tomate, da isoflavona da soja, do sulforafane das couves...

Isso é bastante plausível porque o vegetal sem agrotóxicos precisa acionar seu mecanismo natural de defesa o tempo inteiro para se proteger de seus inimigos. Esse processo, por sua vez, estimula a fabricação dos aclamados fitoquímicos. Na revisão americana, outro destaque ficou por conta da comparação entre os níveis de agrotóxicos encontrados nos alimentos orgânicos e nos convencionais. No geral, os primeiros se mostraram menos propensos à contaminação por pesticidas.

"De fato, essa é a principal diferença entre as duas opções. Os orgânicos são muito mais seguros", afirma a nutricionista Semíramis Domene, professora da Universidade Federal de São Paulo. "Os pesticidas são desenvolvidos para atacar organismos vivos em geral. Portanto, não afetam apenas as pragas", esclarece. A triste realidade é que também estamos sob sua mira.

O perigo cresce quando a exposição a essas substâncias acontece dia após dia. Situação que, convenhamos, não é improvável de acontecer - basta pensar nas frutas do café da manhã, nas folhas do almoço, nos legumes da sopa servida no jantar e por aí vai. "O contato frequente com os agrotóxicos aumenta o risco de uma série de problemas", aponta Luiz Cláudio Meirelles, gerente-geral de toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. "Entre eles estão o câncer, alterações embrionárias e distúrbios hormonais", lista.

Se os consumidores já ficam suscetíveis à ação desses malfeitores, imagine só os indivíduos que os manipulam nas plantações. Pois um trabalho conduzido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e da Univates, em Lajeado, identificou vários transtornos associados ao convívio, digamos, íntimo com agrotóxicos. "Muitos dos trabalhadores apresentavam doenças neurológicas, entre outras coisas", informa José Antônio Azevedo Spindola, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa Agrobiologia, no Rio de Janeiro. "Por isso é tão crucial usar equipamentos de proteção, algo que nem sempre acontece", lastima.

Os agrotóxicos, diga-se, não são os únicos vilões das produções convencionais. Em alimentos como carnes, ovos e leite, a enrascada reside no fato de os animais serem tratados com fármacos veterinários, como antibióticos. Aí, a probabilidade de nos tornarmos resistentes a esses medicamentos sobe. "Se tivermos uma infecção bacteriana, o antibiótico que tomamos pode não surtir efeito", reforça Elaine de Azevedo, da UFGD. Nas versões orgânicas, como mostrou a análise da Universidade Stanford, há poucos resíduos desses remédios, porque os bichos são tratados com fitoterapia e homeopatia. É por essas e outras que, no fim, os especialistas acham bobeira se incomodar tanto com um empate meramente nutricional.

O que é um alimento orgânico? "É aquele produzido sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos sintéticos, sementes transgênicas e drogas veterinárias", define a nutricionista Elaine de Azevedo, da UFGD. Já os itens processados não recebem aditivos químicos nem irradiação.

De olho no placar 

Quantidade de nutrientes
Nesse quesito não são esperadas grandes variações.

Segurança alimentar
Vegetais orgânicos são cultivados sem agrotóxicos nem adubos químicos sintéticos. Por isso, são mais confiáveis.

Fitoquímicos
A ausência de pesticidas leva a uma maior formação desses compostos com ação antioxidante nos orgânicos.

Preço e disponibilidade
Os alimentos orgânicos ainda são mais caros do que os tradicionais. Além disso, não se encontram em todos os supermercados.

Preservação do meio ambiente
Os agrotóxicos contribuem para a contaminação do solo, da água e do ar.

Fonte: Saúde

Pentecoste (CE): 'Seu Zuza' entrou na universidade aos 77 e se formou em História

José de Anchieta e Silva, "o seu Zuza", 82 anos, morador de Pentecoste, a 86 km de Fortaleza, entrou na universidade aos 77 anos e se formou em História, pela Universidade Vale do Acaraú. A entrada na faculdade aconteceu graças ao incentivo das filhas. Ele só ficou sabendo que ia prestar vestibular, um dia antes das provas. "Nós explicamos para ele como era todo o procedimento. Ensinei para ele como iria preencher o gabarito. Fiz um esboço, ele olhou e no dia fez tudo certinho, graças Deus", afirmou uma das filhas.

Seu Zuza passou em 12º lugar no vestibular. E agradece à família pelo estímulo. "Os 15 filhos são maravilhosos. Todos encaminhados na vida. Quase todos estão bem. Hoje eu tenho mais de 20 netos formados. E eles são a minha força", disse seu Zuza.

Ele publicou um livro anos 20 antes de prestar vestibular O livro, sobre a história da cidade, vendeu 2 mil cópias e já está na segunda edição. "Ele é um exemplo para todos os alunos da escola. Graças a ele conhecemos a história da nossa cidade", disse uma das alunas.

Aluno exemplar
José de Anchieta e Silva foi também um exemplo durante o curso de História. Das 43 disciplinas teve nota 10 em 28 delas. Média geral de 9,7. Melhor da turma e de todo o Estado. "Porque tiro nota 10? Não sei dizer. Acho que meus cabelos brancos não permitem eu tirar notas baixas", explica sorrindo. Ele planeja voos mais altos. Ele pensa em fazer pós-graduação, mestrado e doutorado. Sobre o sonho, seu Zuza brinca e conta que recentemente esteve no seu médico e falou que pretende realizar esse sonho. "Falei dos meus planos para o meu médico e ele disse que se dependesse da minha idade eu me formaria tranquilamente, pois sou mais novo do que muito adolescente por aí", disse.

Fonte: G1

CPI do Cachoeira: Procurador recebe relatório paralelo de “independentes”

Insatisfeito com o relatório final da CPI do Cachoeira, um grupo de parlamentares ditos independentes entregou hoje (22) ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, representação para que o Ministério Público Federal aprofunde as investigações de dados que não foram analisados pela CPI. No documento, com 88 páginas, o grupo ainda reitera o apoio a Gurgel e pede o indiciamento de pessoas que, segundo eles, receberam recursos públicos pagos de forma fraudulenta à empreiteira Delta Construção. “Em razão de questões políticas partidárias, a CPI não avançou. Isso significa que perdemos tempo, e o lixo não foi mostrado à sociedade brasileira. O ideal é a representação e fizemos isso ao entregar o documento ao procurador-geral da República”, disse o senador Pedro Taques (PDT-MT).

“A CPI poderia ter investigado mais, sobretudo, aquelas pessoas fantasmas que receberam milhões de reais da Delta, que recebeu dinheiro do Tesouro Nacional via Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes)”, acrescentou Taques.

O então diretor-geral do Dnit Luiz Antonio Pagot foi exonerado da entidade em meio a denúncias de corrupção. Em depoimento à CPI, ele disse não renegar sua gestão e que poderia prestar esclarecimentos, inclusive, em uma eventual CPI do Dnit. “Deixei a autarquia sem ter medo do passado”, disse ao depor no colegiado em agosto. Na mesma ocasião, sobre a Delta, Pagot disse que esteve em algumas ocasiões com o ex-dono da construtora Fernando Cavendish e o representante da empreiteira no Centro-Oeste, Cláudio Abreu, apontado pela Polícia Federal como um dos integrantes da quadrilha de Cachoeira. De acordo com o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), os governistas na CPI impediram o aprofundamento das investigações de uma organização criminosa muito maior do que a chefiada pelo bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Por esta razão, enfatizou, o grupo de parlamentares elaborou a representação.

“Começamos em torno da organização do Carlinhos Cachoeira e descobrimos que há uma organização muito maior, que movimenta volume de recursos extraordinários. Essa organização se espalhou por vários estados e se apropriou de recursos público, dentro do governo federal, particularmente no Dnit”, ressaltou Lorenzoni. Segundo ele, o esquema chefiado pela Delta movimentou cerca de R$ 540 milhões. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que a representação vai ajudar o Ministério Público a continuar as investigações. “Certamente, há informações para que o Ministério Público dê continuidade aos trabalhos.

Fonte: Agência Brasil

23 de novembro

1891 - Primeira Revolta da Esquadra: o almirante Custódio de Melo ameaça bombardear o Rio de Janeiro, forçando a renúncia do presidente Deodoro da Fonseca.
1908 - É inaugurada a linha férrea do Vouga em Portugal.
1913 - É fundada a primeira universidade tecnológica do Brasil, sendo a décima escola de engenharia do país, a Universidade Federal de Itajubá

Nasceram neste dia…
  912 - Oto I da Germânia, imperador do Sacro Império Romano-Germânico (m. 973).
1837 - Johannes Diderik van der Waals, físico neerlandês (m. 1923).
1930 - Herberto Helder, poeta português.

Morreram neste dia…
1616 - Próspero Alpini, médico e botânico italiano (n. 1553).
1982 - Adoniran Barbosa (foto), compositor, cantor, humorista e ator brasileiro (n. 1910).
1990 - Caio Prado Júnior, escritor, político e editor brasileiro (n. 1907).

Fonte: Wikipédia

Ceará tem percentual de cheques sem fundo maior que a média nacional

No acumulado do ano até outubro, 3,38% dos cheques entregues pelos consumidores cearenses foram devolvidos por falta de fundos. A inadimplência com cheques supera o resultado da Região Nordeste (3,72% devolvidos) e o nacional (2,02%). Os dados são do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos.

No acumulado de janeiro a outubro deste ano foram devolvidos no país 2,02% de cheques, contra 1,92% no mesmo período de 2011.

No mês de outubro, foram devolvidos 1,94% dos cheques do País contra 1,92% no mesmo período do ano anterior e 1,87% em setembro.

Segundo os economistas da Serasa Experian, os cheques devolvidos por falta de fundos aumentaram em outubro, perante setembro, em razão das vendas do Dia das Crianças. Apesar deste aumento, a devolução de cheques por falta de fundos em outubro (1,94%) foi a terceira mais baixa do ano até agora, perdendo apenas para as devoluções de 1,87% e de 1,93%, registradas em setembro e janeiro, respectivamente.

Nos estados e regiões
Nos dez primeiros meses de 2012, Roraima, está na liderança dos estados com o maior percentual de cheques devolvidos (11,80%). No outro extremo, o estado com o menor percentual de devolução de cheques no acumulado de janeiro a outubro é São Paulo, com 1,47%. Observando-se por região, a Norte, com 4,42% segue com maior percentual de devolução de cheques no período; a Sudeste com o menor, 1,59%.

Fonte: O Povo

AddThis