Show de Lenine na abertura da Mostra Sesc Cariri 2012 - Cobertura Fotográfica


Coisas sem provas científicas que as pessoas creem

Embora a principal virtude que nos diferencia das demais espécies seja a nossa capacidade de raciocinar plenamente sobre tudo, sobre nossas vidas, nossos ideais e até sobre nossos sentimentos, ainda hoje possuímos crenças e valores que são associadas sem a menor comprovação científica de que existam.

Lembrando que não se trata de um julgamento pessoal da crença de cada um, mas sim, uma reflexão racional e cientifica sobre alguns fenômenos ainda inexplicáveis.

Extraterrestres Visitantes
Inúmeros são os livros, filmes, documentários, teorias conspiratórias sobre o tema além de incontáveis relatos de pessoas que afirmam terem tido contato com alienígenas, mas o fato é que todas estas fontes de informação só servem para manter viva a suposta teoria de vida inteligente em outros sistemas, porém o que torna a possibilidade deles nos visitarem improvável são as monumentais distâncias entre as estrelas, mesmo viajando à velocidade da luz levaria milhares de anos para que chegassem a nós mesmo das estrelas mais próximas.

Astrologia
Esta é uma das crenças mais infundadas, pois em suma ela alega que as estrelas influenciam na vida terrestre, ou seja, elas podem determinar nosso futuro, nossa personalidade... Já deu uma olhada no seu horoscopo hoje?

Criptídeos
A palavra criptídeo faz referência a seres que a ciência não reconhece a existência, mas apesar disso muitas pessoas ao redor do mundo creem nisso veementemente devido a relatos e fotos de supostas criaturas como: o Abominável Homem das Neves, Chupacabras, o Monstro do Lago Ness, entre outros...

Fantasmas
Este é um dos temas mais controversos, pois tem muita gente que jura que já viu uma manifestação fantasmagórica, mas apesar de todas essa credulidade os mais céticos sempre procuram uma explicação plausível e racional, como a influência da luz e erros na percepção cerebral.

Médiuns
Esta crença reforça a anterior, pois acredita-se que os médiuns são as pessoas que tem a capacidade de estabelecer um contato com indivíduos que já faleceram.

Carma
A premissa de que boas ações irão gerar bons frutos e que ações negativas serão punidas de alguma forma conforta, e nos faz sentir uma forte sensação de justiça, porém esta carece de comprovações científicas.

Intuição
Todos nós já fizemos alguma escolha baseada no que sentimos, muitas vezes alegando um mau ou bom pressentimento, como uma espécie de sexto sentido (as mães que o digam), entretanto isso não significa que tomamos a decisão mais acertada.

Destino
Nada mais é que a crença de que tudo que ocorre em nossas vidas tem um motivo. A necessidade de que o ser humano tem de tentar achar uma razão em tudo, até nas coisas mais improváveis, pode ser notada na crença no destino, pois embora não tenhamos provas de que nossa existência segue um caminho pré-determinado, é comum buscarmos conforto na ideia de que mesmo os eventos mais tristes de nossas vidas têm uma "razão maior" por trás.

Textos Religiosos
Polêmicos... pelo fato destes textos apresentarem sempre relatos plausíveis e concomitantemente histórias incríveis como, o Dilúvio, os feitos realizados por Jesus Cristo, entre tantos outros. Tudo isso faz que a interpretação de livros como a Bíblia sempre acabe gerando as mais acaloradas discussões. Afinal de contas, quem poderia afirmar quais histórias são realmente verdadeiras e quais são mitos?

Deus
Tão ou mais polêmico que o tema anterior, o assunto sempre divide opiniões, já que por definição a existência de um criador não pode ser comprovada de forma empírica, ao passo que este é justamente o significado de fé, contudo a crença em Deus acompanha a história da humanidade há milênios.

Fonte: Minilua

Esporte: Icasa está de volta à Série B; Verdão empata com o Duque de Caxias e garante acesso

O Icasa está de volta à Série B do Campeonato Brasileiro. O Verdão do Cariri empatou sem gols com o Duque de Caxias na noite desta sexta-feira (09), e avançou para a fase semifinal da Série C, garantindo o acesso para a segundona. 

O jogo foi válido pelo jogo de volta da fase mata-mata da competição. No jogo de ida o Verdão venceu o Duque de Caxias por 2 a 1 no Romeirão.

O jogo
Após 30 minutos de atraso, por falta de ambulância no estádio, Duque de Caxias e Icasa iniciaram o primeiro tempo marcado pelo nervosismo em campo.

Foi o Verdão do Cariri que criou o primeiro lance de perigo. Aos 4 minutos, André Turatto aproveitou rebote, após cruzamento, e conseguiu cabecear no ângulo. O goleiro Fernando conseguiu ir na bola e evitar o que seria o primeiro gol da partida.

Ainda no início da partida, Canga fez jogada pela esquerda passou por dois zagueiros e mandou pro gol. O chute saiu fraco e o goleiro Fernando ficou com a bola.

O Duque de Caxias também foi pra cima e conseguiu criar boas chances de abrir o placar. Aos 9 minutos, Marco Goiano cruzou na área do Icasa mirando o Charles Chad. O atacante chegou atrasado na bola e na sobra, o goleiro João Paulo fez a defesa.

O Icasa explorou bem os contra-ataques. Em uma das jogadas, Carlinhos avançou pela esquerda, fez o lançamento na área do Duque de Caixas, mas a zaga fez o corte. O Verdão estava nervoso em campo, o que fez o time errar vários passes. O Duque de Caxias aproveitou e foi para o ataque. Charles Chade chegou bem pela direita finalizou e o goleiro João Paulo fez a defesa.

O jogo seguiu muito nervoso, com oportunidades para os dois times. Porém ninguém conseguiu abrir o placar no primeiro tempo.

2º tempo
Se o jogo já estava nervoso na etapa inicial, tanto Icasa como Duque de Caxias também tiveram que conter a tensão dentro de campo.

O Duque de Caxias assustou primeiro. Aos 4 minutos, Bruno Veiga acertou um chute de fora da área. A bola foi direto pro gol, mas o goleiro João Paulo estava ligado na jogada e fez a defesa. No rebote, André Gomes perdeu a chance de abrir o placar.

O jogo estava bom para os dois times e o Icasa também foi pra cima, com mais eficiência no toque de bola. Aos 11 minutos, Niel tocou para Carlinhos, que cruzou para área do Duque. Éder chegou bem e, de frente pro gol, errou o chute e a bola foi pra fora.

Na medida em que o tempo ia passando, o jogo ia ficando mais aberto, com os dois times buscando o resultado para garantir vaga na série B de 2013.

Pressão do Duque de Caxias
O Duque de Caxias imprimiu pressão para cima do Icasa e chegou a acertar o travessão na cobrança de falta cobrada por João Paulo. O time carioca também teve um gol anulado aos 27 minutos. Na cobrança de falta Jéferson Silva cabeceou direto pro gol. Porém, o auxiliar marcou impedimento na jogada.

O Icasa tentava segurar a pressão do adversário e explorava as jogadas de contra-ataque com Niel. Aos 37 minutos, o goleiro recebeu cartão amarelo e depois o vermelho, após demorar a cobrar tiro de meta. Com uma menos, o Icasa ficou se retrancou de vez. O resultado deu certo e o Verdão segurou o empante sem gols no Estádio Marrentão.

Próxima fase
Com o acesso garantido para Série B 2013, o Icasa agora aguarda o vencedor de Paysandu e Macaé, que se enfrentam no sábado (10), para saber quem será o seu adversário na fase semifinal.

Foto: Normando Sóracles / Ag. Miséria

Fonte: Diário do Nordeste

Crato (CE): Artistas querem fixar em 2% valor do orçamento para cultura

Um abaixo-assinado servirá como base para a apresentação de um projeto de lei popular para que 2% do orçamento do Crato seja destinado para políticas públicas da cultura. A iniciativa é de um grupo de artistas locais que vêm se mobilizando em torno da cultura desde o processo eleitoral quando os quatro candidatos a prefeito foram convidados para assinaram um manifesto em defesa da cultura. Na oportunidade todos assinaram o manifesto.

Passado o processo eleitoral teve início o abaixo-assinado com recolhimento de assinaturas para um projeto de iniciativa popular destinando 2% do orçamento para a cultura. O projeto consiste na defesa da cultura como política pública essencial, determinando a criação de um sistema de editais. “A nossa ideia é fazer com que os gestores pensem a cultura como política pública permanente e não apenas como entretenimento ou realização de festas e eventos”, avalia o artista plástico Alexandre Lucas, um dos idealizadores do movimento.

Segundo Alexandre, a ideia de priorizar cultura não é um pensamento que surgiu no Crato, mas é fruto de uma série de discussões de âmbito nacional via as conferências de cultura, fóruns nacionais de diversidade cultural que vêm amadurecendo a proposta de que a cultura deve ser uma política pública permanente e não pontual.

A proposta dos artistas cratenses contempla a ideia que a cultura é uma política de entretenimento, garantindo para a população equipamentos funcionando em condições adequadas. Dentro da proposta a ser apresentada inclui ainda que os artistas beneficiados com recursos para produção e circulação de seus trabalhos dêem um retorno à sociedade. “Queremos uma galeria de arte na cidade e um teatro que tenha condições técnicas de atender às companhias que veem a cidade”, afirma. A campanha está nas redes socais e a cada dia mais pessoas aderem ao manifesto. Segundo Lucas até março o projeto será dado entrada na Câmara Municipal. Quanto à expectativa com relação ao novo secretário de cultura do Crato, Alexandre diz que há especulação em torno de nomes mas nada concreto. “O que nos interessa e será bom para a cultura é que o próximo gestor seja uma pessoa com trânsito entre os artistas e entenda de cultura”, avalia.

Entenda a notícia
Artistas e formadores de opinião da cidade esperam que a nova gestão municipal se volte ao tema e possa atender às reivindicações relacionadas a criação de uma politica pública destinada à área cultural.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Está provado: O amor é uma droga

Uma pesquisa feita pelo Colégio de Medicina Albert Einstein de Nova York, provou o que poucos desconfiavam e muitos sabiam: o amor é uma bela droga.

O estudo se utilizou de ressonâncias magnéticas para avaliar diversas pessoas que se diziam perdidamente ou muito apaixonadas. E os 17 participante, quando eram expostos a imagens das suas amadas(os), acabaram mostrando algo bastante interessante: o cérebro ativa a mesma parte que é usada quando utilizamos drogas.

"O amor, aquele bem apaixonado, usa o mesmo sistema no cérebro que é usado quando uma pessoa é viciada em drogas", comentou um dos autores do estudo.

Resumindo tudo: quando você está apaixonado por alguém, você deseja essa pessoa do mesmo jeito que um viciado deseja a droga.

"Você pode sentir muito feliz quando está apaixonado, mas também pode se sentir ansioso. Pois a outra pessoa torna-se o objetivo da sua vida."

Então não use drogas, se apaixone que é muito melhor e dá o mesmo efeito!

Fonte: Minilua

Dilma diz que vai ´derrotar´ a seca

A presidente Dilma Rousseff prometeu, ontem, em Salvador, "derrotar a seca e resolver estruturalmente o problema" no Nordeste. A declaração foi dada ao fim da 16ª Reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

No evento, do qual também participaram governadores ou representantes de todos os Estados nordestinos, além dos vice-governadores de Minas Gerais e do Espírito Santo e dos ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, foram assinados convênios entre o governo federal e os governos estaduais para liberação de recursos referentes a 77 obras para ampliar a oferta de água em municípios da região. Os projetos, somados, têm investimentos previstos de R$ 1,8 bilhão - e, segundo Bezerra, formam a primeira parte de um programa que prevê investimento total de R$ 3 bilhões.

"Este País não tem mais o direito de deixar que a seca se transforme em um flagelo, nem pode agir de forma parcial ou isolada, no que se refere a suas esferas de poder, para resolver os problemas", disse a presidente. "Nós vamos usar esta seca para avançar mais. Nós vamos resolver, estruturalmente, o problema da seca. Esse é o compromisso que sai desta reunião".

Perdas
Além das obras de construção e ampliação de barragens, adutoras e sistemas de abastecimento e irrigação, Dilma também prometeu medidas emergenciais para compensar as perdas de agricultores e pecuaristas, que sofrem com a estiagem deste ano - considerada a pior em 50 anos em algumas regiões nordestinas. No evento, foi anunciada também a ampliação do bolsa-estiagem de R$ 400 para R$ 560 e a do seguro garantia-safra de R$ 680 para R$ 952.

"O governo federal também está extremamente preocupado em solucionar a questão do milho - nós vamos fazer o possível e o impossível para aumentar o fornecimento de milho subsidiado para os pequenos produtores dos Estados nordestinos", disse.

"Acho que vamos ter de nos preparar para sustentar rebanhos e recompô-los. É importante que a gente já olhe um pouco mais longe". Na manhã de ontem, ela inaugurou uma adutora de água em Malhada (800 km de Salvador) no semiárido baiano. A obra da chamada adutora do Algodão, realizada pelos governos federal e baiano, leva água tratada do rio São Francisco para oito municípios da região.

CE investirá R$ 400 mi em obras
O Estado do Ceará deverá investir até 2014, cerca de R$ 400 milhões em obras hídricas voltadas principalmente para as sedes dos municípios. O anúncio foi feito ontem pelo governador Cid Gomes (PSB) logo após a assinatura de convênios com a Funasa e com o Ministério da Integração Nacional.

Ontem foram assinadas parcerias no valor de R$ 40 milhões. "Esses recursos serão voltados para obras definitivas. Uma seca impõe dois tipos de ações - uma emergencial e outra estruturadora, com obras que nos permitam conviver com a seca, que é um fenômeno que vai acontecer, que vai se repetir sempre", disse.

Cid fez elogios à presidente Dilma Rousseff quanto ao atendimento das reivindicações dos Estados do Nordeste, principalmente o Ceará. "Temos que reconhecer a sensibilidade que sempre teve a presidente Dilma, que atendeu todos os pontos, todas as sugestões e demandas", disse.

O governador assevera a decisão da presidente de ampliar o Garantia Safra. "Nós também no Ceará estamos ampliando o Bolsa Estiagem com mais duas parcelas", disse.

Cid Gomes destacou que o governo do Estado destinará obras para as sedes dos municípios, que segundo ele, devido o crescimento populacional estão apresentando problemas crônicos de falta de água.

Quanto às comunidades rurais, observou que já são realizadas diversas ações, como programa de implantação de cisternas e de pequenos sistema de abastecimento d´água.

"Agora mesmo estamos tratando de um financiamento como Banco Mundial para estender o Projeto São José e trabalhamos na diretriz de universalização do abastecimento d´água para toda a população do Estado até 2014", revelou.

Fonte: Diário do Nordeste

Mulheres usam gemidos para controlar os homens

Uma pesquisa revelou algo muito interessante e importante para os homens na hora H, pois sua namorada, noiva, esposa ou parceira pode estar usando gemidos para te controlar na cama, para fazer o que ela quer na hora que deseja.

O estudo, que foi desenvolvido em parceria entre duas universidades inglesas, a Central Lancashire e a de Leeds,  afirma que as mulheres gemem de maneira diferente dependendo do que querem naquele momento. Por exemplo, ela emite determinados sons quando quer incentivar os homens e solta outros quando quer que ele acabe rápido, pois a coisa está ruim e ela quer evitar o tédio.

Isso nos mostra que as mulheres conseguem controlar seus impulsos na hora do sexo e controlar toda a situação: "provavelmente as utilizam para manipular o comportamento do parceiro, em particular para influenciar no momento do clímax".

Ou seja, você pode achar que está detonando, mas na verdade ela pode estar apenas gemendo mais para você acabar logo com isso... Fique esperto!

Fonte: Minilua

Ceará receberá R$ 145,2 mi para 19 obras

O Ceará receberá R$ 145,2 milhões dos R$ 1,8 bilhão anunciados pelo Governo Federal para investimentos em 19 obras. Dessas, 10 receberão R$ 73,6 milhões referentes ao Ministério das Cidades. Cinco no valor de R$ 37,6 milhões da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e quatro, no valor de R$ 34 milhões, do Ministério da Integração Nacional.

O pacote de investimentos será destinado a 77 obras localizadas na região Nordeste e no norte de Minas Gerais. O objetivo é aumentar a oferta de água nos municípios que sofrem com a estiagem, já que será feito a construção e ampliação de barragens, adutoras e sistemas de abastecimento. Essa é a primeira parte de uma lista que prevê R$ 3 bilhões em investimentos em prevenção contra a estiagem.

Na relação dos municípios cearenses contemplados pelo Ministério das Cidades estão Juazeiro do Norte, Aracati, Tauá, Itapipoca, Sobral, Russas, Quixadá e Caucaia. A execução das obras será feita pelos estados e municípios, sob a supervisão da Caixa Econômica Federal. O governador Cid Gomes assinou o termo de compromisso para o início das obras e afirmou que todos os municípios que tiverem problemas de abastecimento de água receberão investimentos, seja na construção de açudes ou construção de adutoras.

“Nós assinamos um conjunto de ações, em convênio com a Funasa e com o Ministério da Integração, voltado para as obras hídricas definitivas, já que a seca vai acontecer e se repetir sempre, por isso precisamos de obras estruturadas que nós permitam conviver com esse fenômeno”. Segundo ele, o Governo Federal também liberou mais duas parcelas do Garantia Safra e do Bolsa Estiagem, em função das chuvas, que só devem acontecer a partir de janeiro. “A sede dos municípios de Quiterianópolis, Palmácia, Irauçuba, Itapajé, Parambu, Salitre e Campos Sales passam por problemas. Alguns convênios já foram assinados hoje (ontem), mas todos que tiverem problemas de abastecimento vão receber investimentos, que hoje são de R$ 140 milhões, mas chegaremos a R$ 400 milhões de investimentos de recursos hídricos”.

Entenda a notícia
De acordo com o Governo Federal, serão beneficiados municípios do semiárido com decreto de situação de emergência reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. As obras serão indicadas pelos governos estaduais.

Saiba mais
As obras que terão convênio com o Ministério da Integração são:

- Barragem Germinal, no valor de R$ 21,90 milhões;

- Implantação de ações de abastecimento de água humana e animal de 10 comunidades ao longo do Eixão das Águas, com investimento de R$ 3,32 milhões;

- Adutora de Alto Santo, com R$ 5,38 milhões

- Recuperação da adutora de água bruta de Hidrolândia-Irajá, com 10,8km de extensão, no valor de R$ 4,4 milhões.

Fonte: O Povo

Alerta: Incidência de Aids no CE é a maior em 15 anos

Nos últimos 15 anos, o Ceará registrou crescimento considerável do número de casos de Aids. Com taxa de incidência da doença de 9,7 para cada grupo de 100 mil habitantes, o ano de 2011 aparece com o maior registro, até o momento, neste período, com 815 casos. Os dados são do último Informe Epidemiológico da doença, divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), e revelam também o aumento de casos entre heterossexuais.

Conforme o levantamento, o número de ocorrências de Aids no período de 1996 à 2011caracterizou-se por evolução lenta e progressiva, tendo destaque para grande incidência nos anos de 2003 e 2004. Em seguida, registrou-se um declínio até o ano de 2006 e, nos anos seguintes, novo crescimento, chegando a maior incidência no ano de 2011.

Na análise por categoria de exposição entre pessoas com 13 anos ou mais, tendo como principal forma de transmissão a sexual, a grande predominância dos casos está no grupo heterossexual, a partir do ano de 1997. Em 2011, foram 401 casos contra 119 em homossexuais, e 32 em bissexuais. Se levado em consideração os índices por cor, faixa etária e sexo, o boletim aponta que o perfil da doença se concentra mais em homens, pardos, e de 20 a 49 anos.

Embora a maior incidência tenha sido registrada no grupo heterossexual, Manoel Fonsêca, coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, revela que os números são superiores em virtude de ser uma população bem maior e que, de fato, a maior proporção de casos está no grupo de homens que fazem sexo com homens (HSH). "Essa ainda é a maior pendência. Muitos não se protegem", diz.

Sobre os casos na população em geral, Fonsêca afirma que a tendência, não apenas no Ceará, mas em todo o País, varia entre uma certa estabilização e um crescimento lento. Segundo explica, três componentes favorecem o aumento dos números: a interiorização da doença no Ceará, que indica a presença da doença em 98% dos municípios, a feminização da Aids, reflexo do comportamento das mulheres, que muitas vezes, por vulnerabilidade biológica, se sujeitam a relações sem preservativos e com homens que têm várias parceiras, e o aumento de relações sexuais na terceira idade, público em risco potencial pela prática sexual sem proteção.

Sobre a transmissão vertical, que ocorre quando a gestante passa a doença ao bebê, Manoel Fonsêca acredita que não haverá crescimento em virtude da liberação de testes da doença para todos os municípios pelo Governo do Estado.

"Cada uma tem direito a dois testes, um no primeiro trimestre, e outro no último. Se detectado logo, inicia-se o tratamento até o nascimento da criança que, após nascida, passa por novo tratamento durante seis meses. Isso reduz em 90% as chances de infecção ao bebê", explica o médico e coordenador.

Campanha
Nos dez dias que antecedem o Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro, o governo federal mobilizará Estados e municípios para uma grande campanha de testagem de HIV, sífilis e hepatites virais. Estimando-se que 200 mil a 250 mil brasileiros têm HIV e não estão diagnosticados, a expectativa é realizar 500 mil testes entre 22 de novembro e 1º de dezembro.

RENATO BEZERRA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

10 de novembro

1549 - É convocado o conclave que escolheria o Papa Júlio III.
1854 - Morre o poeta simbolista francês Arthur Rimbaud, em Marselha, França.
1937 - É instaurado o Estado Novo no Brasil, por Getúlio Vargas, depois do outorgamento da Constituição brasileira de 1937, a "Polaca".

Nasceram neste dia…
1683 - Jorge II, Rei da Grã-Bretanha (m. 1760).
1759 - Friedrich Schiller, poeta, filósofo e historiador alemão (m. 1805).
1919 - Mikhail Kalashnikov, armeiro russo.

Morreram neste dia…
1938 - Kemal Atatürk, o "pai" da Turquia moderna (n. 1881).
1982 - Leonid Brejnev, ex-presidente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (n. 1906).
1990 - Mário Schenberg (foto), físico, crítico de arte, político e escritor brasileiro (n. 1914).

Fonte: Wikipédia

Professores e alunos de universidades estaduais fazem protesto

Com palavras de ordem, batucada e cartazes, cerca de 600 professores e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Regional do Cariri (Urca) fizeram uma manifestação em frente ao Palácio da Abolição, ontem, para reivindicar melhorias para as instituições.

A audiência com o governador, para expor os pontos de pauta dos sindicatos de professores, que tinha sido marcada para ontem, precisou ser adiada para o dia 13, pelo fato de o governador Cid Gomes estar em Brasília.

Ontem, uma comissão de nove professores e um aluno foi recebida pelo secretário da Ciência e Tecnologia, René Barreira, quando foi marcada, através de ofício, a audiência com Cid.

Reivindicações
Segundo presidente do Sindicato de Docentes da Uece (Sinduece), Epitácio Macário, as principais reivindicações dos professores são a realização de concurso para professor efetivo e servidores, a equiparação salarial de efetivos e substitutos, a regulamentação do Plano de Cargos e Carreiras e a implantação de políticas de assistência estudantil.

Conforme o diretor do Sinduece, Eudes Baima, existe uma carência de 354 professores naquela universidade. Só na UVA, a carência é de 180 profissionais, segundo a professora do curso de Geografia, Aldiva Sales.

Já na Urca, de acordo com a diretora do Sindicato dos Docentes da Urca, Zuleide Queiroz, o semestre em curso deverá ser interrompido pela falta de professores. A presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Uece, Sara Ortins, também ressalta a falta de estrutura dos cursos dos campi de Fortaleza.

Registros
De acordo com o vice-reitor da Urca, Patrício Melo, não há registros de que a universidade possa parar pela falta de professores. Quanto à ausência de um ginásio, ele esclarece que o mesmo está em fase de conclusão.

O Reitor da Uece, professor José Jackson Coelho Sampaio, afirma que todas as principais questões levantadas já estão com as negociações ocorrendo, citando, como exemplo, o concurso público para professor efetivo, que já se encontra em fase de realização.

Conforme explica, são, ao todo, 76 vagas decorrentes de exonerações e óbitos entre janeiro de 2007 e julho de 2012. "As inscrições já começaram e 852 candidatos de todo o Brasil já estão inscritos", destaca.

Fonte: Diário do Nordeste

Todos os homens, sem exceções, veem pornografia na net

Não adianta negar, ajoelhar-se e dizer que jamais fez isso ou mesmo jurar pela vida do seu cachorro, pois uma pesquisa revelou que todos os homens que tem acesso a internet olham aquela bela pornografia online.

O estudo feito pela Universidade de Montreal, Canadá, confirmou o que muitos já sabiam ou no mínimo desconfiavam, ele mostrou que homens solteiros olham pornografia pelo menos três vezes por semana em uma média de 40 minutos.

Já os que tem namorada, esposa ou noiva também não deixam de assistir ao famoso "porn", só que com menos da metade da frequência e apenas 20 minutos de consumo semanal.

Não adianta negar, pois a pesquisa revelou que todos os homens fazem isso, mas também foi dito pelo pesquisador chefe: "O importante é que todas as formas de sexualidade sejam as mais harmoniosas e satisfatórias possível". Curta o que tiver, pois se você gosta ninguém tem que lhe julgar.

Fonte: Minilua

Presidente da CDL Juazeiro participa de palestra com Paulo Henrique Amorim em Fortaleza

O empresário Michel Araújo, presidente da CDL Juazeiro do Norte participou do lançamento do “Fortaleza Liquida 2013”. O evento contou com a participação do conceituado jornalista Paulo Henrique Amorim, que ministrou a palestra “Perspectivas para o Brasil 2013”.

O lançamento do “Fortaleza Liquida 2013” foi destinado à imprensa, lojistas e patrocinadores do evento. No encontro, o jornalista traçou um panorama para a economia brasileira em longo prazo. Com muito bom humor e descontração, ele tratou de temas pertinentes para quem deseja se destacar no comércio varejista, como: o crescimento da economia nacional, o perfil dos novos consumidores, a influência das economias emergentes no cenário nacional, a ascensão da nova classe média e os benefícios decorrentes de todo esse processo.

Mais
A edição 2013 do “Fortaleza Liquida” chega com muitos prêmios. Os participantes podem ganhar um automóvel Mercedes-Benz 0 Km, dez televisores de 50 polegadas, entre outros. E para concorrer é fácil: a cada R$ 25,00 em compras, o cliente recebe um cupom. A expectativa de crescimento previsto é acima de 20%. Na campanha deste ano houve a adesão de 3.168 lojistas, 2.822 profissionais do comércio treinados, 5,9 milhões de cupons entregues aos consumidores e R$ 220 milhões em vendas.

Fonte: Assessoria de Imprensa CDL Juazeiro

Está provado: mulheres são mais preguiçosas do que os homens

Todo mundo pensa que os homens são os seres mais preguiçosos desse planeta, porém uma nova pesquisa revelou algo bastante curioso, acabando com a crença de que o sexo masculino é o mais preguiçoso de todos.

O estudo, que envolveu mulheres dos quatro cantos do mundo, mostrou que elas são mais preguiçosas, apesar de que o ideia da pesquisa original era ver quais países eram mais sedentários e no fim esse resultado curioso surgiu.

Em média 28% dos homens não praticam exercícios e levam uma vida bem sedentária, enquanto a média de mulheres que só ficam descansando é de 34%, ou seja, a mulherada anda preferindo ficar deitada no sofá e no PC em vez de se exercitar.

A pesquisa foi feita em mais de 120 países, inclusive no Brasil e mostrou que em média 14% das pessoas não se exercitam, sendo que até aqui as mulheres tem mais preguiça.

Então está na hora da mulherada levantar da cadeira e ir se exercitar, por que se estão mais preguiçosas até que os homens é que a coisa anda bem feia mesmo!

Fonte: Minilua

Dilma quer pôr fim ao conflito entre PT e PSB, diz Cid

Durante almoço, ontem, no Palácio do Alvorada, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff (PT) disse ao governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), que "é importante" que não existam problemas entre o PT e o PSB. "Eu quero que acabe com qualquer ruído do PT com o PSB", disse a presidente, conforme informou Gomes.

O governador acrescentou que a presidente relatou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou preocupado com declarações que fez no Ceará que teriam ofendido líderes políticos do Estado, chamados por Lula de "elite". O governador disse que, para ele, o assunto está "encerrado".

Sucessão
Com uma pauta extensa para dialogar com o governo federal, Cid se encontrou com a presidente na cerimônia de lançamento, no Palácio do Planalto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e depois teve um almoço reservado com ela.

O governador do Ceará aproveitou a visita de três dias a Brasília para defender ontem, junto à presidente Dilma Rousseff, uma nova configuração da base aliada do PT, com a indicação de um candidato do PSB (leia-se Eduardo Campos, presidente do partido) para a vaga de vice-presidente da República na chapa de Dilma em 2014.

"Nós temos projetos que muitas vezes são antagônicos. O PMDB já será contemplado com a presidência da Câmara e do Senado no ano que vem e, por isso, entendemos que a vice-presidência da República para as eleições de 2014 seja do PSB, com Eduardo Campos", disse.

Segundo o governador, Dilma Rousseff não fez nenhum comentário sobre essa proposta, mas reiterou que o partido é um aliado do governo e espera que qualquer problema entre o PT e o PSB seja eliminado. Na pauta do almoço, além da proposta de estreitamento das relações PSB/PT, foi apresentado ainda um pedido para que a presidente não vete o projeto de partilha dos royalties do petróleo aprovado nesta semana no Congresso.

Cid e Dilma conversaram ainda sobre a proposta do governo para unificação do ICMS, mas o assunto principal foi mesmo as relações entre os partidos de ambos, que ficaram estremecidas após a disputa nas eleições municipais que colocaram em disputa direta PT e PSB em cidades como Fortaleza (CE) e Recife (PE).

Cid informou ainda que a presidente da República acertou com Eduardo Campos a realização de uma reunião com os novos prefeitos do PSB e os governadores, como um gesto de boa relação. O encontro entre Dilma e Cid aconteceu em um momento crucial para a definição dos rumos do PT, pelo menos no Ceará. Na última quarta-feira a prefeita Luizianne Lins (PT) e o candidato petista derrotado na disputa pela Capital, Elmano de Freitas, do mesmo partido, estiveram com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, defendendo o rompimento total do PT cearense com o governo de Cid Gomes. O encontro de Dilma e Cid é um indicativo da tendência nacional do partido.

Reaproximação
Segundo Cid Gomes, este é o momento de reaproximação do PSB com o PT e de fortalecimento desta aliança. O governador lembrou o desempenho de sua legenda nas urnas neste ano e avaliou que o PMDB não tem um projeto de governo nacional com os socialistas.

Para Cid, o atual vice-presidente da República, Michel Temer, poderia, com o apoio petista, ser candidato ao Senado Federal em 2014. "Nenhum partido sobrevive sem ambição", afirmou o governador ao defender o projeto socialista. Cid Gomes avaliou que não é de se estranhar que apesar de terem sido aliados de primeira linha e que o governador de Pernambuco seja considerado afilhado político do ex-presidente Lula, que chegue um momento em que PT e PSB sigam rumos diferentes.

De olho na reeleição, Dilma tenta recompor a base aliada. Questionada se o PSB, rival do PT em diferentes capitais, precisa de afago, a presidente disse: "O PSB? Todos precisam de afago. Todos. Quem não precisa de afagos em sendo humano?".

A reportagem tentou ouvir a direção estadual do PT no Ceará, mas não obteve retorno nas ligações telefônicas.

Fonte: Diário do Nordeste

Antonina do Norte (CE): MP tenta cassar registro de eleito

O Ministério Público ofereceu Representação Eleitoral junto à 18ª Zona Eleitoral do Ceará contra o prefeito de Antonina do Norte, Antonio Roseno Filho (PDT), reeleito em 7 de outubro. De acordo com o promotor de Justiça Edgard Jurema de Medeiros, logo após as eleições, o MP foi informado que o prefeito teria utilizado serviços da Coelce para a realização de dois comícios da coligação dele durante a campanha. Um deles ocorreu no dia 29 de setembro e o outro no dia 4 de outubro.

A denúncia é proveniente da ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE) e chegou ao MP através do Cartório Eleitoral. A partir de então, foi instaurado procedimento para apurar os fatos. Além de solicitar serviços que lhe beneficiaram diretamente, Antonio Roseno Filho também teria utilizado a máquina pública para solicitar à Coelce serviços em favor de particulares. Uma das irregularidades apontadas é um requerimento feito por ele solicitando à Companhia que fosse feita uma ligação provisória para um evento de uma igreja evangélica local.

A conduta em que o gestor se utiliza da condição de agente político para favorecer particulares, viola os princípios da impessoalidade e da igualdade e caracteriza abuso de poder político, segundo alegação do Ministério Público.

Na ação, o promotor Edgard Jurema de Medeiros pede que Antonio Roseno Filho tenha o registro da candidatura cassado e que seja condenado ao pagamento de uma multa.

Fonte: O Povo

Coelce é condenada a pagar R$ 15 mil por falta de energia em festa de 15 anos

A Companhia Energética do Ceará (Coelce) foi condenada a pagar indenização de R$ 15 mil a uma estudante que teve a festa de 15 anos prejudicada devido à falha no fornecimento de energia, em junho de 2008. A decisão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) publicada nesta quinta-feira (8) determinou que a empresa também arque com parte das despesas do evento, que aconteceu no bairro Monte Castelo.

De acordo com o TJ, no dia 18 de junho de 2008, a família da adolescente pagou à Coelce R$ 304,80, referentes à instalação de caixa de energia para suportar os equipamentos que seriam utilizados no dia da comemoração. A Coelce, no entanto, não realizou o serviço.

Transtornos
A ausência do equipamento deixou a iluminação precária, além de prejudicar a qualidade do som e da filmagem. A empresa foi acionada diversas vezes para solucionar o problema, mas a equipe técnica não compareceu ao local.

Após os transtornos, a mãe da jovem entrou com ação na Justiça, alegando que, devido à negligência da concessionária, passou vexame diante dos 150 convidados. Na contestação, a empresa defendeu que não providenciou a instalação da caixa por motivos técnicos, pois o aumento da carga poderia suspender o fornecimento de eletricidade aos imóveis vizinhos ao buffet.

A Coelce declarou que a situação gerou somente meros aborrecimentos e que os danos materiais não foram comprovados. A empresa  defendeu a redução da quantia da indenização de R$ 50 mil pedida pela família por danos morais.

Ao analisar o caso, o Tribunal reduziu a indenização por danos morais para R$ 15 mil e determinou que a concessionária pague metade dos custos feitos com os serviços de som, luz, palco e filmagem do evento.

“Não é preciso muito esforço para se concluir que o não fornecimento da capacidade de energia no estabelecimento causou frustrações, constrangimentos e dissabores aos organizadores e aos convidados”, afirmou a relatora do caso, desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda. A Coelce declarou que não foi notificada oficialmente sobre a decisão do TJ.

Fonte: Diário do Nordeste

'Baião de Dois' apresenta duetos virtuais de Gonzaga com 12 cantores

Dentro das comemorações pelos 100 anos de Luiz Gonzaga (1912 - 1989), a serem festejados em 13 de dezembro de 2012, a gravadora Sony Music põe nas lojas o CD Baião de Dois. Produzido por Fagner com José Milton, Baião de Dois apresenta duetos virtuais do Rei do Baião com 12 cantores, viabilizados por conta da tecnologia digital. O time de intérpretes convidados é formado por Alcione (na faixa-título Baião de Dois), Chico César (em Estrada de Canindé), Dominguinhos (no Forró de Cabo a Rabo), Elba Ramalho (em Paraíba), Fagner (em Asa Branca), Geraldo Azevedo (em Onde Tu Tá Neném?), Ivete Sangalo (em Nem se Despediu de Mim), Jorge de Altinho (em Deixa a Tanga Voar), Zé Ramalho (em A Volta da Asa Branca), Zeca Baleiro (em Danado de Bom), Zeca Pagodinho (em Siri Jogando Bola) e Zélia Duncan (em Qui Nem Jiló).

Além das 12 faixas inéditas, Baião de Dois apresenta três duetos já pré-existentes de Gonzaga com Alceu Valença (em Plano Piloto, gravação do álbum 70 Anos de Sanfona e Simpatia, de 1983), Gal Costa (em Forró nº 1, fonograma do álbum Sanfoneiro Macho, de 1985) e Gonzaguinha (A Vida do Viajante, faixa-título do álbum duplo de 1981). Ideia de Fagner, o CD Baião de Dois chega às lojas neste mês de novembro de 2012.

Fonte: Blog Notas Musicais

Facebook te deixa mais gordo, pobre e até mais burro

Hoje em dia é até estranho encontrar alguém que não use o Facebook diariamente, mas parece que essa grande rede social, apesar de ter sua parte boa, pode ser na verdade péssima para você em vários sentidos.

Os cientistas da Universidade de Pitsburgo, em parceria com os da Columbia, fizeram uma pesquisa que revelou fatos interessantes sobre quem adora o Facebook, e não é nada bom. Primeiro eles descobriram que quem usa muito a rede tende a engordar, preferindo sempre se alimentar de comidas mais calóricas, ao contrário dos que não usam a rede.

Além disso, quem usa o site de Mark Zuckerberg tende a gastar mais dinheiro em porcarias, pois de alguma maneira as pessoas viciadas no Face se tornam bem mais consumistas (talvez a explicação para isso seja que as pessoas compram para depois poderem mostrar para os amigos na internet, em vez de comprarem só o que realmente precisam.)

Para completar, quem usa muito o site também parece ficar menos inteligente, pois os testes mostraram que os viciados em Facebook tendem a desistirem mais facilmente na hora de resolver problemas de matemática.

Os cientistas responsáveis pelo estudo disseram que as pessoas ficam assim, pois se sentem bem usando o Facebook e falando com os amigos, por essa sensação de felicidade acabam se descuidando de outras coisas, o que gera esse péssimo resultado.

Então saia um pouco do PC vá viver a vida fora do Facebook, se não daqui a pouco vai estar gordo, burro e pobre! Não deixe de curtir o post logo a baixo!

Fonte: Minilua

Colóquio discute implantação da Região Metropolitana do Cariri

O Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (Urca) promove o “II Colóquio Sociedade, Políticas Locais e Desenvolvimento Sustentável” que, segundo a professora Valéria Pinheiro, do curso de Economia e coordenadora do evento, pretende abrir o diálogo com temas fortemente relacionados com a Região Metropolitana do Cariri. Ela diz que a proposta é “pensar a economia numa perspectiva interdisciplinar, valorizando seus aspectos sociais, sua contribuição para a transformação da sociedade e construção de novo paradigmas de desenvolvimento”.

A Universidade pretende, segundo a professora Valéria, após o colóquio, em janeiro próximo, abrir um debate com os novos prefeitos e vereadores eleitos sobre a importância da estruturação da RMC. Valéria defende que a Urca deve ter um importante papel nessa formação, pois tem pessoal especializado e pode contribuir com a efetivação de diversas políticas para que a ideia da RMC se concretize.

Segundo a educadora, apesar de a Região Metropolitana do Cariri estar criada, sua implantação é um momento em que a sociedade deve de fato “sentar e ver qual a identidade dessa região, para não importarmos modelos de fora para cá”.

O que é
Identidade para a professora é o conjunto dos valores que tem na região, como a relação entre municípios que nem sempre é harmônica, a cultura como valor fundamental, e outros aspectos da região que devem ser trabalhados.

“Outra questão é fazer com que a RMC saiba como distribuir o crescimento econômico e desenvolvimento de forma ordenada e não apenas fortalecer os municípios do Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), por exemplo. Essa é uma das preocupações do colóquio e das discussões”, afirma.

O colóquio é formado por palestras, mesas, redondas, mostra de filmes, apresentações culturais, comunicações cientificas e exposições e segue até hoje. Cerca de 400 pessoas vem participando dos eventos do colóquio, no Campus do Pimenta, em Crato.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Crato (CE): Inauguração do Centro de Convenções deve acontecer em março

Os trabalhos de construção Centro de Convenções do Cariri foram recentemente retomados. Após um atraso de mais de dois anos, a obra está a um passo da conclusão. Se não acontecerem novos impasses, a previsão de entrega do prédio é para o mês de março.

No momento, existem cerca de 25 homens, entre engenheiros, mestres de obras, pedreiros, serventes, carpinteiros, além de operadores de máquinas trabalhando no local.

Ao todo, o investimento nesta etapa é de R$ 4.331,274,29. Mas, apenas para a fase inicial, o Governo do Estado destinou R$9.631.242,78. No total, o equipamento custará R$ 13,9 milhões. Agora, a previsão de inauguração, segundo a Secretaria de Turismo do Ceará, é até o primeiro semestre de 2013.

Atualmente, a Construtora Granito, definida por um processo licitatório, está responsável pelos serviços de drenagem das águas pluviais, terraplanagem externa, escavação e execução de pisos intertravados e tijolinhos, meio fio, iluminação pública, construção de jardins e rega. Na área interna do prédio estão sendo realizadas a construção dos degraus para a instalação dos acentos dos auditórios, onde havia apenas o pavimento básico, estabelecimento de palcos e de rampas de acesso para os deficientes físicos e abertura de novas saídas de emergência. Na estrutura do equipamento ainda serão efetuados ensaios e conclusão das partes elétricas e hidráulicas, também vão ser aplicados os acabamentos de revestimentos, adaptação em gesso cartonado no teto do ambiente e adequação das coberturas acústicas no auditório master.

Agilidade
Em aproximadamente 12 mil metros quadrados, tratores e retroescavadeiras trabalham frequentemente para que a obra esteja pronta ainda antes do prazo estabelecido. Segundo os trabalhadores, o ritmo das atividades é acelerado. Desde que a construção do Centro de Convenções foi iniciada, ainda em julho de 2009, as lideranças políticas e institucionais do Cariri cobram ao Governo do Estado a entrega do equipamento. Nos últimos anos, a região tem vivenciado um relevante crescimento econômico e, por esta razão, vem atraindo eventos e gerando demandas nas áreas profissionais, cultural e turística. Entretanto, ainda não conta com nenhum espaço que possa comportar grandes seminários, feiras, exposições ou apresentações.

Quando estiver pronto, o Centro de Convenções do Cariri deverá beneficiar 28 municípios. O espaço começou a ser construído pela Construtora Marquise, licitada para realizar as obras físicas. A empresa foi responsável pela execução dos levantamentos do prédio principal de 4.950,68 metros quadrados, em um terreno de 27.803,35 metros quadrados. A estrutura conta com um auditório para 600 pessoas e outros três, com 160 lugares cada, sala de recepções, subsolo para depósito e casa de máquinas, quatro salas multiuso, estacionamento com 208 vagas e espaços externos cobertos para exposições.

Turismo
De acordo com o secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, o equipamento irá suprir as necessidades da região no setor. "Tendo em vista o crescimento econômico e o potencial turístico que a região vem apresentando, além da grande demanda pela realização de eventos, principalmente, na área de feiras agropecuárias, este Centro de Convenções era uma realidade que não poderia deixar de acontecer", revela.

O equipamento fica localizado às margens da CE-292, na ligação entre Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, o local deverá contemplar diversas atividades culturais e sociais.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Supremo pede à PF que controle fronteiras para evitar fuga de 25 réus condenados no mensalão

Além do pedido do ministro-relator Joaquim Barbosa para que os 25 réus condenados no julgamento do mensalão entreguem seus passaportes, o STF (Supremo Tribunal Federal) pediu também à Polícia Federal que fiscalize as fronteiras do país para evitar a fuga dos condenados.

Hoje, o réu João Cláudio Genú, ex-assessor do PP na Câmara dos Deputados, entregou seu passaporte ao Supremo. O prazo de 24 horas, no entanto, só começa a contar quando os réus enviarem ofício ao Supremo dando conta de que foram intimados.

Passaportes
O relator do processo do mensalão acatou na quarta-feira (7) o pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para recolhimento do passaporte dos 25 réus condenados. Os réus Rogério Tolentino, advogado de Valério, e o ex-deputado Pedro Corrêa (PP) já entregaram o documento na semana passada.

Em outubro, o ex-diretor do BB Henrique Pizzolato viajou para a Europa e o ex-deputado Romeu Queiroz foi ao Caribe com a mulher.

"A proibição de o acusado já condenado ausentar-se do país, sem a autorização jurisdicional, revela-se, a meu sentir, medida cautelar não apenas razoável como imperativa, tendo em vista o estágio avançado das deliberações condenatórias de mérito já tomadas nesta ação penal pelo órgão máximo do poder Judiciário do país -- este Supremo Tribunal Federal", diz a decisão de Barbosa.

"Considero, por outro lado, que alguns dos acusados vêm adotando comportamento incompatível com a condição de réus condenados e com o respeito que deveriam demonstrar para com o órgão jurisdicional perante o qual respondem por acusações de rara gravidade. Uns, por terem realizado viagens ao exterior nesta fase final do julgamento. Outros, por darem a impressão de serem pessoas fora do alcance da lei, a ponto de, em atitude de manifesta afronta a este Supremo Tribunal Federal, qualificar como 'política' a árdua, séria, imparcial e transparente atividade jurisdicional a que vem se dedicando esta Corte, neste processo, desde o dia 2 de agosto último", continua o relator.

Apesar de não citar nomes, o texto do relator vai de encontro a reações de réus petistas condenados no julgamento. Após sua condenação, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu diz ter sido vítima de um "tribunal de exceção". Já o ex-deputado federal José Genoino também criticou o STF e disse que as decisões da Corte não são "verdades irrefutáveis".

"Na fase em que se encontra o julgamento, parece-me inteiramente inapropriada qualquer viagem ao exterior por parte dos réus já condenados nesta ação penal, sem conhecimento e autorização deste Supremo Tribunal Federal, ainda que o pronunciamento da Corte, até o momento, não tenha caráter definitivo", afirma Barbosa.

"Ante o exposto, defiro o pedido do procurador-geral da República e decreto a proibição de ausentar-se do país, sem prévio conhecimento e autorização do Supremo Tribunal Federal", diz o documento, enumerando em seguida os 25 condenados.

"Como consequência, determino a intimação destes réus para que entreguem seus passaportes, no prazo 24 horas, a este relator, inclusive os passaportes obtidos em razão de dupla ou múltipla nacionalidade, ou seja, emitidos por Estados estrangeiros."

Fonte: UOL

Cid Gomes pede a Dilma que não vete projeto de distribuição de royalties

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), disse, nesta quinta-feira, após almoço com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada, que reiterou a necessidade de ela não vetar o projeto de distribuição de royalties do petróleo aprovado pela Câmara na terça-feira (6) à noite. O governador falou da preocupação da presidente com o texto aprovado e comentou que ela disse que o material está sendo "minuciosamente estudado pelo governo".

Cid Gomes explicou que a preocupação da presidente se deve ao fato de que "esta não é uma questão pacífica". O governador argumentou, no entanto, que o Rio de Janeiro e Espírito Santo fizeram uma ampla movimentação popular à época da discussão das propostas e que a ideia desses Estados já foi derrotada duas vezes. "A solidariedade que ela (Dilma) poderia ter em relação ao Rio, ela já teve. Pela segunda vez, foi decidido pelo Congresso, no Senado de forma quase unânime e na Câmara por ampla maioria, que a divisão tem de ser entre todos", afirmou.

O governador do Ceará contou que pela manhã, quando chegou ao Palácio do Planalto, esteve no gabinete de Dilma na companhia do presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS). Na ocasião, Maia disse à presidente que o texto aprovado é uma vontade reiterada dos parlamentares e pediu que ela não se desgastasse vetando o texto. Cid Gomes emendou a conversa, dizendo: "Eu assino embaixo do que ele está falando. A senhora já fez o que podia fazer pelo Rio de Janeiro e pelo Espírito Santo. Não é justo mudar isso. Não é justo com os demais Estados", disse.

Sobre as declarações de governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), de que o Estado não teria condições de realizar a Copa do Mundo e a Olimpíada por causa da mudança nos royalties, Cid Gomes atacou: "Me recuso a acreditar que isso seja uma chantagem. Se ele tiver problema, nós podemos, muito bem, realizar os cinco ou seis jogos previstos para serem realizados no Rio no Ceará, assim como a Olimpíada. E tudo que nós pegamos para fazer, fazemos bem feito".

"É muito importante que Estados e municípios tenham participação mais justa nos royalties. O Brasil tem 27 Estados e mais de 5 mil municípios. E isso (o petróleo) está a 500 quilômetros da costa do Rio. Não é justo que apenas poucos Estados e municípios sejam beneficiados", defendeu. No caso da destinação de recursos dos royalties para a educação, Cid Gomes lembrou que isso pode ser alterado durante a votação do Plano Nacional de Educação.

Anel Viário
Ainda nesta quinta-feira (8), em Brasília, o governador se reuniu com a ministra do Planejamento, Mirian Belchior, para definir inclusão de açudes e adutoras do Interior do Estado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Estiagem.

A ampliação e duplicação do Anel Viário na Região Metropolitana de Fortaleza, além de algumas intervenções que serão feitas para as obras do VLT também foram assuntos discutidos por Cid e a ministra na reunião.

Fonte: Diário do Nordeste

09 de novembro

1799 - 18 de Brumário: Napoleão Bonaparte toma o poder na França.
1918 - O Imperador alemão Guilherme II abdica do trono.
1989 - O Muro de Berlim começa a ser derrubado, pressagiando a reunificação da Alemanha.

Nasceram neste dia…
1818 - Ivan Turgeniev, escritor russo (m. 1883).
1934 - Carl Sagan, astrónomo e astrofísico norte-americano (m. 1996).
1955 - Fernando Meirelles (foto), realizador de cinema brasileiro.

Morreram neste dia…
1940 - Neville Chamberlain, antigo Primeiro-Ministro britânico (n. 1869).
1970 - Charles de Gaulle, militar e estadista francês (n. 1890).
1964 - Cecilia Meireles, poetisa brasileira (n. 1901).

Foto: Wikipédia

Operação prende suspeitos de atentado contra promotor

As polícias civil e militar prenderam 15 pessoas e apreendeu um adolescente até as 10h30 desta quinta-feira (8), nas cidades de Pedra Branca e Beberibe, interior do Ceará. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSPDS), os detidos são suspeitos de participarem de atentado contra um promotor de Justiça em Pedra Branca, em julho, além de envolvimento com tráfico de drogas e homicídios.

Ainda de acordo com a SSPDS, as prisões atenderam a mandados de prisão decretados pela Justiça. A operação foi comandada pela Coordenadoria de Planejamento Operacional da SSPDS, em parceria com o Ministério Público Estadual (MP-CE).

Os detidos foram levados paras delegacias de Beberibe e de Pedra Branca. Conforme a polícia, os suspeitos têm entre 17 e 42 anos, com eles foram apreendidos dois revólveres calibres 38 e 32 e uma pistola 380.

Atentado
Na madrugada do dia 26 de julho, tiros foram disparados contra a casa de um promotor de Justiça da cidade de Pedra Branca, a 261 km de Fortaleza. Um Boletim de Ocorrência foi registrado no mesmo dia e a residência foi periciada.

Segundo o depoimento do promotor na delegacia de Pedra Branca, os tiros foram dados por volta de 00h30, mas ele acreditou se tratar de fogos de artifício e não saiu de casa. Os cartuchos das balas foram encontrados somente pela manhã e o carro do promotor apresentava perfurações.

Fonte: G1

Crato (CE): Servidores aproveitam transição para negociar salários

Os servidores municipais do Crato estarão reunidos no próximo sábado, 10, quando irão discutir as principais propostas que apresentarão à prefeitura para a campanha salarial 2012/2013.

Segundo o presidente da entidade, professor Júnior Matos, dois pontos principais devem fazer parte das reivindicações. O primeiro diz respeito a revisão do Plano de Cargos e Carreira da categoria, não apenas do magistério, mas de todos os servidores. Outro ponto diz respeito à data-base das categorias e o reajuste. “Nós ainda não concluímos o estudo para sabemos qual o percentual, mas até o final deste mês isso estará decidido, e então, entregaremos nossas reivindicações”, afirmou.

Transição
A campanha salarial dos servidores do Crato se dá exatamente no período em que acontece a transição para a próxima gestão. Sai o prefeito Samuel Araripe (PSDB), que conclui o segundo mandato consecutivo, e entra Ronaldo Gomes de Matos (PMDB), o Ronaldo da Cerâmica, eleito com a maior diferença de votos já observada numa eleição municipal em Crato.

Quanto à questão, Júnior Matos avisa que o sindicato espera discutir com o prefeito eleito. “Da mesma forma que já estamos vendo, o que é correto, o prefeito eleito se reunindo com a Caixa Econômica Federal, empresários, BNB, Urca, é preciso também ele conversar com os servidores”, advertiu o sindicalista.

Júnior Matos disse que o sindicato irá oficialmente enviar uma carta ao prefeito eleito pedindo uma reunião para discutir qual será o tratamento a ser dado aos servidores. Ele se diz otimista coim o fato de se ter dito que a saúde é prioridade, “o que quer dizer que os servidores da saúde também terão mais atenção”.

Júnior Matos disse que o sindicato agora está acompanhando o processo de demissões que está se dando em Crato. “Sabemos que é fruto de um TAC feito como Ministério Público, mas ficaremos sempre ao lado dos servidores e todo abuso ficaremos contra”, adiantou.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Pode haver nova eleição em oito municípios do CE

Em pelo menos oito municípios do Ceará ainda poderão ser realizadas novas eleições, a depender de julgamentos em andamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Candidatos a prefeito de Meruoca, Pacoti, Quixeramobim, Redenção, Nova Olinda, Reriutaba, Independência e Horizonte tiveram problemas com os registros de suas candidaturas e ainda aguardam decisões judiciais no TSE e também, em alguns casos, no TRE.

Em Redenção, Manuel Soares Bandeira, que obteve 59% dos votos, teve o registro de candidatura indeferido pelo TRE por irregularidades no Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP). Recorrendo ao TSE, entretanto, o indeferimento foi mantido, mas ainda está em curso um outro recurso.

Já em Nova Olinda e Reriutaba, os postulantes Francisco Ronaldo Sampaio e Galeno Taumaturgo Lopes, que receberam a maioria dos votos, respectivamente, tiveram os registros de candidatura cassados durante a campanha, por abuso de poder. Eles respondem a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) no TRE, mas a Corte ainda não apreciou os respectivos processos. O procurador regional eleitoral vai emitir parecer sobre os casos. Em Independência, também poderão ocorrer novas eleições, porque o candidato mais votado, com 50,63% dos votos, Valterlin Coutinho, teve o registro cassado por uma AIJE.

Diplomado
A assessoria do TRE adianta que os processos podem se prolongar até por dois anos, dada a natureza da matéria. Como a AIJE não prevê efeitos suspensivos, para que o candidato possa ser diplomado, ele terá de utilizar-se de "recursos processuais" para assegurar a posse até que o recurso seja julgado pelo TRE. Em caso de decisão desfavorável, eles ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.

Em Horizonte, o candidato que obteve a maioria dos votos, Manoel Gomes, o Nezinho, teve o registro negado pelo TRE, mas ainda pode recorrer ao TSE.

Por sua vez, os municípios de Acaraú, Boa Viagem, Cedro, Deputado Irapuan Pinheiro, Iguatu, Mucambo, Orós e Tururu já têm situação parcialmente definida, já que o Tribunal Superior Eleitoral reformou a decisão do TRE e deferiu os registros de candidaturas dos impugnados.

Obtendo pouco mais de 50% dos votos válidos, Alexandre Ferreira Gomes da Silveira deverá ser diplomado como prefeito em Acaraú, por decisão monocrática da ministra Laurita Vaz, que reformou decisão do TRE. No Cedro, a situação foi semelhante. Os dois únicos candidatos haviam tido os registros indeferidos, mas eles recorreram e obtiveram decisão favorável. Por ter recebido 51% dos sufrágios, Francisco Nilson Alves Diniz será o novo prefeito do município.

A divergência entre o TSE e o TRE do Ceará se dá principalmente em relação ao entendimento sobre julgamento de Contas de Gestão e de Governo. O procurador regional eleitoral, Márcio Torres, afirma que a decisão final só poderá ser dada pelo Supremo Tribunal Federal. De acordo com ele, quem está responsável por acompanhar os julgamentos em Brasília é a vice-procuradora geral da República, Sandra Cureau.

Competência
Segundo Márcio Torres, a situação ficaria ajustada entre os tribunais se o Supremo interferisse, ampliando a competência do TCM. Nesta situação, eventualmente os prefeitos empossados poderiam ter o mandato cassado. Entretanto, ele considera a possibilidade de uma decisão desse tipo ser aprovada apenas nas próximas eleições.

O procurador acrescenta que o TSE estabeleceu como prazo máximo de julgamento a diplomação dos prefeitos, pois os candidatos sub judice não podem ser empossados tampouco os que ocuparam o segundo lugar no pleito.

Fonte: Diário do Nordeste

AddThis