Mensalão: Relator vota por condenar 11 réus

Os votos do ministro revisor Ricardo Lewandowski e o relator Joaquim Barbosa foram mais uma vez divergentes no julgamento da Ação Penal 470, que ficou conhecida como processo do mensalão.

Na análise do último capítulo do processo Supremo Tribunal Federa (STF), o relator votou pela condenação por formação de quadrilha de 11 réus dos chamados núcleos político, financeiro e operacional. Já o revisor votou por absolver todos os 13 réus.

Entre eles estão o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro Delúbio Soares, o empresário Marcos Valério, seu advogado Rogério Tolentino, seus sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, sua funcionária Simone Vasconcelos, além de réus ligados ao Banco Rural Kátia Rabello, Vinicius Samarane e José Roberto Salgado.

Todos já foram condenados por outros crimes no processo. O relator entendeu que eles se associaram para cometer os crimes do mensalão. Os ministros entenderam que o esquema desviou recursos públicos da Câmara e do Banco do Brasil, que misturados a empréstimos fictícios do Rural, foram utilizados para a compra de apoio político no Congresso nos primeiros anos do governo Lula (2003-2010).

O tribunal realizou ontem a 38ª sessão do mensalão, com 25 condenados em quase três meses de julgamento. A conclusão dessa parte deve ocorrer na segunda-feira, com os votos dos outros ministros.

Segundo o relator, não há como negar que os réus "de forma livre e consciente, associaram de maneira estável, organizada e com divisão de tarefas para o fim de praticar crimes contra a administração pública e contra o sistema nacional, além de lavagem de dinheiro".

Essa associação, disse Barbosa, enquadra-se "perfeitamente na descrição do crime de quadrilha" e descartou a caracterização da coautoria.

Já para Lewandowski, a quadrilha do mensalão só existiria se os acusados tivessem se reunido para "viver" da prática de crimes indeterminados.

Ao votar, o revisor fez críticas ao trabalho da Procuradoria-Geral da República, que afirmou existir uma quadrilha chefiada por Dirceu com o objetivo de comprar apoio político no Congresso Nacional.

Para Lewandowski, no entanto, o Ministério Público fez uma "miscelânea", ao misturar conceitos diferentes do direito penal, considerando-os todos como a mesma coisa.

Segundo Lewandowski, juízes que trabalham na área penal têm verificado, ultimamente, que toda vez que há denúncia contra quatro ou mais pessoas, "automaticamente já se imputa aos acusados a formação de quadrilha". "Nós juízes precisamos separar o joio do trigo", disse.

Empates
O revisor da ação reverteu ontem seu voto em relação a cinco réus, elevando para seis o número de empates quanto à condenação, sem que a Corte tenha definido como agir nestes casos. Lewandowski reverteu o voto condenatório por formação de quadrilha do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP); do ex-deputado Pedro Correa (PP); o ex-assessor do PP João Cláudio Genu; do ex-tesoureiro do extinto PL Jacinto Lamas, e de Enivaldo Quadrado, então sócio da corretora Bônus Banval, que teria sido usada para lavar dinheiro do suposto esquema.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, vai insistir no pedido de prisão imediata dos condenados no julgamento do mensalão. Mas o ministro Celso de Mello, adiantou que prender réus antes do trânsito em julgado da ação é inconstitucional.

Gurgel argumentou que os recursos possíveis nesse caso não teriam o poder de inverter o resultado do julgamento. Terminado o julgamento, o tribunal precisa providenciar a publicação do acórdão com todos os votos proferidos pelos ministros. Isso pode demorar meses. Somente depois disso é aberto o prazo para que os advogados recorram. E o julgamento desses recursos deve ocorrer somente em 2013.

Fonte: Diário do Nordeste

Barbalha (CE): Projeto Esporte na Minha Cidade acontece neste final de semana

O projeto Esporte na Minha Cidade, desenvolvido pelo Governo do Ceará, chega neste final de semana ao município de Barbalha. Até domingo (21), a população terá à disposição diversas atividades culturais, recreativas e voltadas para a capacitação, oferecidas pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte).

A programação terá início nesta sexta-feira (19), com apresentações culturais no Parque da Cidade, a partir das 19 horas. Neste sábado (20), as atividades começam ás 08 horas, no Parque da Cidade, para o público infantil com aulas recreativas de ginástica, dança, alongamento e artes marciais. Os brinquedos cama elástica, mini-tênis e futebol de sabão também prometem fazer a alegria da criançada.

Às 09h o atleta Alberto Bial, irmão de Pedro Bial (Rede Globo), vai proferir palestra no Cine Teatro Municipal. Para os professores será oferecido um Curso de Formação que no sábado (20), será realizado na Escola Estadual de Ensino Profissional Otília Correia Saraiva (Liceu), das 08h às 12h. Também no Liceu, das 13h às 17h30min, será realizado um segundo Curso de Formação e a prática de esportes coletivos. Das 16h ás 19h, crianças e adolescentes de 10 a 16 anos participam do bloco esportivo na quadra do Alto da Alegria.

No mesmo horário, no Parque da Cidade, serão realizadas atividades gerais como recreação, massoterapia, avaliação física, esportes, jogos de tabuleiro, dança e brinquedos. No domingo (21), as atividades acontecem das 08h às 12h no Parque da Cidade e na quadra do Alto da Alegria. O encerramento da programação acontecerá ao meio-dia de domingo (21), no Parque da Cidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Jovem paquistanesa Malala Yousufzai já consegue ficar em pé

Malala Yousufzai, a jovem paquistanesa baleada na cabeça pelo grupo Taleban, conseguiu ficar de pé com a ajuda da equipe médica pela primeira vez desde o atentado, informaram nesta sexta-feira (18) os médicos responsáveis por seu tratamento em um hospital britânico.

Ela também está se comunicando com algumas notas por escrito, explicou Dave Rosser, diretor-médico do Hospital Queen Elizabeth, em Birmingham, no centro da Inglaterra, para onde a adolescente foi transferida na segunda-feira.

A estudante foi baleada na última semana em um ônibus escolar no antigo reduto taleban do vale do Swat, no noroeste do Paquistão, como punição por defender os direitos das mulheres à educação.  A menina foi atingida por tiros no ombro e na cabeça.

"O estado de Malala nesta manhã é confortável e estável", informou o hospital em um comunicado. "A família dela permanece no Paquistão neste momento", acrescentou a nota do hospital.

A rede de televisão ITV informou que o hospital estava tentando fazer com que ela ouça a voz de seu pai pelo telefone, embora ainda não consiga falar.

"Sabemos que houve algum dano em seu cérebro, certamente não físico, não houve déficit em termos de função", disse citando um porta-voz.

Uma porta-voz do hospital informou à AFP que Malala tinha 15 anos, e não 14, como foi informado anteriormente.

O ataque provocou uma grande comoção em todo o mundo e no Paquistão, onde um sentimento antitaleban foi registrado em várias regiões do país de mais de 180 milhões de habitantes, onde foi percebido um aumento do fundamentalismo religioso nos últimos anos.

"Ataque contra todas as meninas"
O presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, afirmou na terça-feira (16) que os tiros disparados contra Malala representam "um ataque contra todas as meninas" do Paquistão.

"O ataque dos talebans contra esta jovem, que desde os 11 anos está comprometida na luta pelo direito da educação das meninas, é um ataque contra todas as meninas do Paquistão, um ataque contra a educação e todas as pessoas civilizadas", declarou Zardari à margem de um fórum econômico em Baku, capital do Azerbaijão.

"O trabalho era maior aos olhos de Deus do que o que fazem terroristas em nome da religião. Vamos continuar defendendo sua causa notável", completou.

Fonte: UOL

ONS está preocupado com apagão após capítulo final de ‘Avenida Brasil’

Enquanto os telespectadores estão ansiosos para saber quem matou o vilão Max de ‘Avenida Brasil’, o Operador Nacional do Sistema (ONS) – que coordena a operação de energia no país – está preocupado com um possível apagão após o último capítulo da novela, que vai ao ar nesta sexta-feira (19).

Em geral, os capítulos finais provocam um efeito que os especialistas chamam de rampa de carga, que é o aumento súbito do consumo de energia elétrica. “Quando a novela termina, as pessoas retomam as atividades: abrem a geladeira, vão tomar banho, acendem a luz”, enumera a comentarista de economia Flavia Oliveira.

Até agora, o recorde é de ‘Passione’, que terminou em janeiro do ano passado, e elevou em quase 5% o consumo de energia no minuto seguinte ao fim do capítulo. A expectativa é que ‘Avenida Brasil’ ultrapasse a marca. Em julho, quando houve o ponto de virada e Nina começou a vingança contra Carminha, o aumento foi de 5%.

A ordem do ONS é de que as operadores gerem folga de energia e as linhas de transmissão operem com capacidade ociosa para que o país não fique no escuro após o fim da novela.

Fonte: G1

Crato (CE): Aumenta abandono de cães e gatos

Atualmente, sem os serviços de captura dos animais abandonados nas ruas e avenidas do Crato, a população do município enfrenta adversidades geradas pela posse irresponsável de cães e gatos. Os bichos ficam expostos a maus-tratos e podem ser tornar fontes de zoonose no ambiente.

O número estimado da população animal é 19.420, sendo 15.020 cães e 4.400 gatos. Apesar da Secretaria de Saúde do Estado recomendar que haja um senso oficial em todos as cidades, no município ainda não existe nenhuma campanha ou projeto de controle da natalidade, por meio do setor público.

Segundo a Associação de Proteção à Vida (Aprov), a reprodução descontrolada é um problema grave que deve ser inspecionado. Para a entidade, que existe desde 2009 e executa ações sobre a posse responsável e controle da população animal, o aumento das zoonoses e os maus-tratos ao bichos precisam ser combatidos de forma eficaz.

Os riscos para a população vão desde a transmissão de enfermidades simples, como as que acometem a pele e verminoses, à doenças severas tipo leishmaniose, hepatite e raiva. Além do risco de ataques com mordidas e acidentes de trânsito.

O Crato tem um Centro de Controle de Zoonoses do Cariri (CCZ). Entretanto, o órgão não disponibiliza a estrutura necessária para atender às demandas externas e ambulatoriais. Conta apenas com um departamento clínico, administrativo, canil e gatil, seis baias para animais de economia dos portes pequeno, médio e grande. Além de um laboratório para o diagnóstico de raiva animal.

Mas, neste sentido, o órgão efetua somente a coleta do sangue para a realização da sorologia e encaminha o material para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Nos casos de haver soropositividade, o animal é recolhido e eutanasiado no Centro de Zoonoses. Hoje, no órgão, estão cerca de 30 animais aguardando as análises veterinárias. Entre as atividades de combate às zoonoses, o CCZ disponibiliza apenas a imunização antirrábica. A campanha deste ano, será realizada no próximo dia 10 de novembro. Na ação, toda a população de cães e gatos do município deverá ser vacinada.

Vacinas
No ano passado, foram aplicadas 16.976 doses da vacina. De acordo com o médico veterinário Ricardo Pierre Martins, a contagem animal é baseada nos dados da população humana. Para ele, é urgente a implantação de programas que possam controlar as taxas de natalidade. "É preciso que o setor público implante o controle dessa população como meta para que não haja a proliferação indiscriminada dos animais, e que os órgãos responsáveis possam inspecionar as doenças transmitidas por eles. Sem isso, o município fica desprotegido na área da saúde", afirma ele.

Já a presidente da Aprov, Antônia Ferreira Lima, faz um apelo ao proprietários de animais domésticos, no sentido do tratamento adequado dos animais e controle da natalidade. "Se a gente conseguisse que o setor público fizesse a castração dos machos, já melhoraria em 50% o problema dos animais errantes na cidade, consecutivamente diminuiríamos as zoonoses e os maus-tratos aos bichos", revela.

Fonte: Diário do Nordeste

Crato (CE): Samuel Araripe prepara decreto de transição

O prefeito do Crato Samuel Araripe (PSDB), disse que pretende fazer a transição para o prefeito eleito, Ronaldo Gomes de Matos (PMDB), da forma mais tranquila possível.

“Já conversei com o procurador do Município para que redija o decreto. Queremos fazer a transição em sua plenitude e não criaremos qualquer obstáculo para a futura gestão”,afirmou”, afirma Araripe

Com 59,87% dos votos, Ronaldo derrotou o candidato do atual prefeito, Cícero Luiz Bezerra (PV) e os também concorrentes Marcos Cunha (PT) e Sineval Roque (PSB).

Segundo Araripe, o futuro prefeito do Crato terá todos as informações à sua disposição, assim que o decreto com as normas for assinado.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Plantão Infotech: iPad mini deve ser anunciado no próximo dia 23

A Apple deve anunciar o iPad mini durante um evento nos Estados Unidos agendado para o próximo dia 23. A informação, divulgada nesta sexta-feira, é do blog de tecnologia AllThingsD, do periódico econômico Wall Street Journal.

Microsoft Surface chega às lojas em 26 de outubro
O evento vai acontecer poucos dias antes do encontro promovido pela Microsoft para o lançamento do Windows 8, seu novo sistema operacional, e do Surface, seu primeiro tablet.

Ainda segundo o WSJ, fornecedores da Apple na Coreia do Sul e Taiwan iniciaram a produção do tablet, que teria tela de 7,85 polegadas – contra 9,7 do aparelho original – e uma resolução menor do que a do último iPad. O preço do aparelho também deve ser menor do que o praticado atualmente nos EUA.

Se as especulações se confirmarem, o novo produto deve competir com rivais já estabelecidos no mercado, como os aparelhos da linha Galaxy Tab, da sul-coreana Samsung, e o Nexus 7, o tablet oficial do Google.

Fonte: Veja

Classical Gas - Sungha Jung


Por quê os homens são fascinados por seios?

Os homens são fascinados nas mulheres. Principalmente em alguns atributos como o sorriso, a simpatia… a bunda e os seios.

Alguns dirão que é porque eles são bonitos, e quanto maior melhor, mas existe explicação científica para isso. E ela vem da Universidade de Emory, da cidade de Atlanta, Georgia (EUA).

Quem explica o porquê é o professor de psiquiatria Larry Young, que estuda explicações neurológicas para as ações humanas. E segundo ele a resposta para essa questão vem desde que éramos um bebê, e nos amamentávamos do leite da nossa mamãe.

Basicamente ao tomar o leite do seio da nossa mãe, é liberada a ocitocina (na mãe), o hormônio do amor, e isso ajuda a aumentar a atenção e a afeição da mãe por seu bebê. E até antes desse estudo, acreditava-se que isso só acontecia na relação mãe e filho.

O estudo concluiu que as mulheres apresentam esse mecanismo desde o aumento dos seios. Nisso o estimulo dos seios, sexualmente falando, ativa as mesmas áreas do cérebro que ao estimular a vagina ou o clitóris da “moça”. Então ao estimular os seios da parceira, a mesma ocitocina é liberada, dessa vez ajudando na aproximação do casal. E de alguma forma a evolução fez com que os homens quisessem fazer isso.

Porém você poderia se perguntar por que, dentre tantos mamíferos, os humanos são os únicos que têm esse fascínio pelas mamas. Segundo Larry a resposta está em que normalmente nós temos relações monogâmicas (apenas um parceiro), enquanto 97% dos outros mamíferos não. Outro ponto que pode ser considerado é que os humanos fazem sexo ‘cara a cara’, deixando a oportunidade para estimular as peitolas.

UFC: Vitória sobre Dave Herman rende R$ 955 mil a Minotauro. Spider fica com R$ 470 mil e Jason com R$ 174 mil

O Ultimate Fighting Championship (UFC) revelou ontem a premiação recebida por cada atleta no UFC Rio III, realizado no último sábado. O baiano Rodrigo "Minotauro" Nogueira foi o atleta mais bem pago, recebendo quase um milhão de reais, seguido por Anderson Silva, com R$ 470 mil. Em quinto na lista, o cearense Rony recebeu cerca de R$ 174 mil.

Somente para lutar, Minotauro recebeu R$ 508 mil. Com a vitória sobre Dave Herman, o ex-campeão do UFC e do Pride ganhou mais R$ 305 mil e o prêmio de finalização da noite lhe rendeu mais R$ 142 mil. No total foram cerca de R$ 955 mil, o maior salário pago pelo UFC no ano de 2012. Os valores revelados não incluem vendas de pay-per-view ou patrocínios.

De acordo com os valores revelados, Anderson Silva recebeu R$ 407 mil, sem bônus para vitória. No entanto, o Spider ganha uma porcentagem não divulgada do pay-per-view.

Números parecidos
No primeiro UFC realizado no Rio de Janeiro, em agosto do ano passado, os números foram parecidos. Na ocasião, Anderson e Minotauro também eram os principais astros da noite.

O salário do peso pesado foi o maior, faturando cerca de R$ 800 mil. Foram somados bolsa normal, mais o bônus da vitória sobre Brendan Schaub e o prêmio de nocaute da noite. Já Anderson, que superou o japonês Yushin Okami, recebeu aproximadamente R$ 400 mil.

Cearenses
O salário do cearense Rony Jason pela vitória no sábado foi o foi o quinto maior do evento devido ao bônus pela vitória (R$ 16 mil) e também por causa do prêmio pelo nocaute da noite (R$ 142 mil). Se perdesse, Jason receberia apenas a quantia de R$ 16 mil.

Em 11º lugar, o campeão do TUF 14, Diego Brandão, recebeu R$ 61 mil ao derrotar o americano Joey Gambino.

O cearense, radicado em Manaus, recebeu R$ 30.500 mil pela luta e mais US$ 30.500 mil pela vitória.

Já o fortalezense Renée Forte ficou com o menor pagamento entre todos os lutadores que participaram do evento, ao receber R$ 12 mil.

Diego Brandão pede patrocínio ao Ceará
O Ultimate Fighting Championship (UFC) pode ter um Clássico-rei entre dois lutadores. Isso porque o cearense Diego Brandão, que desafiou Rony Jason para um combate no octógono, quer ser patrocinado pelo Ceará em uma possível luta entre os dois.

Jason, por sua vez, é atleta patrocinado pelo Fortaleza. Brandão, que foi criado em Manaus, está em Fortaleza para visitar parte da família e anunciou em o desejo pelo Twitter.

"Quero apoio do time do Ceará, vamos lá, quero patrocínio", escreveu Brandão.

O Ceará, por meio de sua assessoria de imprensa, explicou que tem interesse em conversar com o atleta para negociar.

Campeões do TUF
Os dois lutadores possuem outra semelhança além do Estado de nascimento. Ambos já venceram o reality show do UFC, o The Ultimate Fighter (TUF).

Diego foi o vencedor do TUF norte-americano no ano passado, e Rony venceu o primeiro TUF Brasil em junho passado. Na oportunidade, Jason superou na final o também cearense Godofredo Pepey.

UFC RIO III

GRANA BOA

1º) Rodrigo Minotauro: R$ 955 mil
2º) Anderson Silva: R$ 407 mil
3º) Jon Fitch: R$ 387 mil
4º) Demian Maia: R$ 195 mil
5º) Rony Jason: R$ 174 mil
6º) Erick Silva: R$ 159 mil
7º) Gleison Tibau: R$ 126 mil
8º) Phil Davis: R$ 122 mil
9º) Stephan Bonnar: R$ 69 mil
10º) Glover Teixeira: R$ 61 mil
11º) Diego Brandão: R$ 61 mil
12º) Dave Herman: R$ 43 mil
13º) Rick Story: R$ 39 mil
14º) Luiz Banha: R$ 39 mil
15º) Serginho Moraes: R$ 33 mil
16º) Chris Camozzi: R$ 33 mil
17º) Cristiano Marcello: R$ 33 mil
18º) Wagner Caldeirão: R$ 33 mil
19º) Fábio Maldonado: R$ 22 mil
24º) Renée Forte: R$ 12 mil 

Fonte: Diário do Nordeste

Sua saúde: As 4 frutas que eliminam gordura

Pera 
Ela tem seu mérito e não só a popular maçã - na hora de enxugar os quilos extras. Pesquisa do Instituto de Medicina Social da Universidade do Rio Janeiro -- e publicada no o Journal of Nutrition, uma das mais respeitadas revistas americanas sobre nutrição -- mostrou que as mulheres que comeram três peras por dia durante 12 semanas consumiram menos calorias e perderam mais peso do que as que não ingeriram nenhuma fruta. O estudo foi feito com 411 voluntárias entre 30 e 50 anos. A pera tem a grande vantagem de ser bem fibrosa. Concentra, em média, 3 gramas de fibras totais por 100 gramas - quase o dobro da maçã, que fornece 1,6 grama, afirma a nutricionista Tânia Rodrigues, diretora da RGNutri Consultoria Nutricional, de São Paulo. Além disso, o consumo de uma unidade representa 12% da necessidade diária de fibras, que é de aproximadamente 25 gramas por dia. Ela também é grande fonte de fibras insolúveis, que estão relacionadas à prevenção de prisão de ventre e de doenças como diverticulite e câncer de cólon, completa Tânia.

Grapefruit e suas irmãs 
Quer uma razão para reverenciar essa fruta? Ingerir metade de uma grapefruit ou tomar seu suco antes de cada refeição pode ajudar na perda de até meio quilo por semana, mesmo que você não mude absolutamente nada na sua dieta. Foi essa a conclusão a que chegaram os pesquisadores da Scripps Clinic, na Califórnia, uma rede de serviços de saúde sem fins lucrativos e que investe pesado em estudos. Eles acompanharam 100 obesos por 12 semanas. Passado esse período, descobriram que componentes da fruta ajudam a regular a produção de insulina, um hormônio que está intimamente ligado ao estoque de gordura. Níveis baixos de insulina também contribuem para afastar o apetite por mais tempo quando os índices estão elevados, o hormônio estimula o hipotálamo, região do cérebro que, entre outras funções, regula a fome. Se anda difícil encontrar grapefruit na sua cidade, aposte em duas outras variedades: a laranja-pêra e a laranja-bahia. A sugestão é de Vanderlí Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta, de São Paulo. Elas contêm os mesmos compostos e atuam da mesma forma no emagrecimento, garante.

Banana verde 
Verdade. Nesse estágio, ela faz a balança se render graças a um amido resistente que ainda marca presença no macarrão integral, no feijão branco, na lentilha, na cevada e no pão com grãos integrais, que têm alto poder de saciedade. Esse efeito ficou mais do que comprovado em uma pesquisa americana realizada pela Universidade do Estado de Louisiana e publicada no Journal of Obesity. De acordo com o estudo, esse amido estimula hormônios que fazem o organismo se sentir satisfeito e sinalizam que é hora de parar de comer. O amido resistente também promove um aumento do peristaltismo intestinal, que pode diminuir a absorção de nutrientes e, consequentemente, de calorias, afirma a nutricionista Luci Uzelin, coordenadora de nutrição do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Outro dado: um pequeno estudo da Universidade do Colorado revelou que a queima de gordura foi 23% maior entre os pacientes que incluíram alimentos ricos nesse amido. Dá para comer banana verde? Sim. Você encontra receitas ótimas na internet ou no livro Yes, nós temos Bananas (editora Senac), de Heloísa de Freitas Valle, uma das pioneiras no uso da fruta verde como ingrediente principal de vários pratos.

Amêndoas 
Esta também é de cair o queixo: um farto punhado de amêndoas, cheia de gorduras -- benéficas, diga-se -- é capaz de reduzir o peso. E não só ele: a barriga também! Isso é o que mostra um estudo realizado no City of Hope National Medical Center in Duarte, Califórnia, nos Estados Unidos, e publicado no International Journal of Obesity. Em seis meses, os pacientes que adotaram diariamente 84 gramas da fruta oleaginosa (cerca de 70 unidades!) reduziram 18% do peso e 14% da medida na cintura. O colesterol ruim (LDL) também diminuiu 15% e os triglicérides, 29%. O grupo que se deliciou com as amêndoas perdeu também 56% a mais de gordura corporal em comparação com a turma que ingeriu o mesmo número de calorias na forma de carboidratos complexos, que estão nos cereais integrais, no arroz, nos pães, nas massas e nas batatas. Além das fibras, que afastam a fome por mais tempo, a amêndoa contém ômega-3, gordura do bem que ajuda a estimular os hormônios da saciedade, afirma a médica ortomolecular Heloísa Rocha, do Rio de Janeiro. Também é riquíssima em vitamina E, que regula os hormônios sexuais tanto no homem como na mulher. Nele, a amêndoa  facilita a formação de massa magra. E, quanto mais massa magra, maior a queima de gordura. Nela, o mesmíssimo amido resistente evita o estoque das células gordurosas. Ou seja, o peso despenca.

Fonte: Revista Saúde

O que você nunca teve tempo de perceber durante o orgasmo



Dois amigos de faculdade, Mitchell Moffit e Gregory Brown, que amam estudar Ciência da Biologia na University of Guelph, em Ontario, Canadá, resolveram compartilhar sua paixão pela web. O resultado é um canal de video - ASAP Science - que em cinco meses de existência já tem mais de 5,5 milhões de visualizações. Os temas vão de “Por que a gente enrubresce quando tem vergonha?” à “Ciência do Orgasmo”.

Aliás, nesse quesito, saiba que ter orgasmo faz bem à saúde e, sobretudo, estimula a atividade cerebral. Cientistas escanearam os acontecimentos dentro do cérebro durante um orgasmo e chegaram a mapear as regiões mais agitadas (veja no video acima) e também as substâncias produzidas como Dopamina e Ocitocina (imagem abaixo). Que dia divertido no laboratório deve ser sido este!

Os estudantes canadenses respondem perguntas dos espectadores dos seus videos. Assista e tire suas dúvidas (em inglês).

Blog do Tas (e o Blog Cariri) adverte: sexo é muito mais que o orgasmo. O “antes” e o “depois” são tão importantes, e até fundamentais, acrescento, quanto e para o “durante”. Pratique com carinho, saúde e atenção.

Fonte: Blog do Tas

Juazeiro do Norte (CE): Casal sofre acidente de moto

Um casal que reside no bairro Mutirão ficou ferido ao sofrer um acidente na noite desta quarta feira (17), na rodovia que liga Juazeiro a Barbalha, próximo ao posto Casarão.

Segundo informações da Polícia, que atendeu a ocorrência, os dois ocupantes da motocicleta Bros de cor vermelha placa OCF-0024 inscrição de Juazeiro do Norte, seguiam no sentido Barbalha, quando segundo um filho do casal que vinha logo atrás e assistiu tudo, um veículo tipo Pálio de cor cinza de placas NNN-4042 inscrição de Juazeiro do Norte, não sinalizou que iria sair de sua mão e fechou bruscamente a moto que não teve tempo de desviar tocando no Pálio, perdeu o controle da direção, ocasionando a queda.

O condutor da motocicleta, Manoel Xavier de Oliveira, 49 anos e a garupa, Francisca Dos Santos Oliveira, 44, sofreram graves ferimentos, mas sem risco à vida. Os dois foram atendidos pela equipe do Corpo de Bombeiros, e encaminhados para o Hospital Regional do Cariri.

Foto: Normando Sóracles

Fonte: Miséria

Dilma veta nove itens do Código Florestal

A presidente Dilma Rousseff vetou nesta quarta-feira (17) a principal mudança feita no Código Florestal pelo Congresso, a que alterava a chamada escadinha e diminuía a área de recuperação de florestas nas margens dos rios. Um decreto presidencial, usado para regulamentar o Cadastro Ambiental Rural (CRA) e o Programa de Recuperação Ambiental (PRA), vai recuperar o texto original da Medida Provisória alterada pelos parlamentares, o que promete abrir uma nova frente de batalha com a bancada ruralista da Câmara dos Deputados.

"Todos os vetos foram fundamentados na recuperação dos princípios da Medida Provisória de não anistiar, não estimular o desmatamento ilegal e estimular a justiça social no campo", afirmou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. "Foi vetado tudo aquilo que leva ao desequilíbrio social e ambiental". Os vetos incluem, ainda, a proibição de usar árvores frutíferas para recuperação de áreas degradadas dentro das Áreas de Preservação Permanente e um artigo que definia uma área de cinco metros na recuperação nas margens de rios intermitentes de até dois metros de largura em propriedades de qualquer tamanho.

A maior questão para os ruralistas, no entanto, é mesmo o tamanho das áreas de preservação em margens de rios. A versão final que saiu do Congresso, em uma enorme derrota para o governo, diminuiu a obrigação da recomposição para médias e grandes propriedades.

Nas médias propriedades, de 4 a 10 módulos fiscais, o governo quer a recuperação de 20 metros em cada margem em rios com até 10 metros de largura. Em propriedades com até 10 módulos fiscais, se o rio for maior que 10 metros, e em áreas maiores do que essas, com rios de qualquer tamanho, a recuperação terá que ser equivalente à metade da largura do rio, com um mínimo de 30 metros e máximo de 100 metros. A mesma regra vale para as grandes propriedades. Essa é a versão que será recuperada com o decreto presidencial publicado amanhã no diário oficial.

Na versão do Congresso, a área a ser recuperada nas médias propriedades seria de 15 metros em qualquer caso e, nas grandes propriedades, a faixa mínima passaria a ser de 20 metros e o tamanho máximo passaria a ser regulado pelos Estados. Na avaliação do governo federal, as alterações tinham potencial de reduzir significativamente o tamanho das matas ciliares.

A edição de um decreto presidencial para substituir o que estavam em uma lei promete criar um enorme atrito com a bancada ruralista, que já ameaça entrar na Justiça alegando a inconstitucionalidade da lei. O Advogado Geral da União, Luiz Inácio Adams, alega que as mudanças feitas pelos parlamentares permitiram a edição do decreto quando passaram a regulamentação do Cadastro Ambiental Rural e o Programa de Recuperação Ambiental para as disposições transitórias da lei. "Essa previsão não existia na versão anterior, por isso não foi feita", explicou.

O chamado CAR é um cadastro em que todos os produtores precisarão se inscrever para regularizarem sua situação ambiental. Depois de inscritos, o governo federal avaliará as propriedades para ver quais precisarão estar no PRA e definir o que precisa ser feito de recuperação. É nesse ponto que a AGU viu a brecha para tratar a escadinha como parte da regulamentação do CAR e do PRA.

O outro ponto vetado foi a inclusão, na Câmara, da possibilidade da recuperação das áreas ser feita com árvores frutíferas não nativas. De acordo com a ministra do Meio Ambiente, a possibilidade do uso de frutíferas nativas intermitentes com outras árvores das regiões está prevista. O que o governo não quer é ver as APPs transformadas em pomares.

No total, a presidente vetou nove de 84 itens da MP aprovada em setembro pelo Congresso. Tanto o texto quando o novo decreto serão publicados nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial.

Fonte: Estadão

Morre a atriz Sylvia Kristel, estrela de "Emmanuelle"

A atriz holandesa Sylvia Kristel, famosa em todo o mundo como a protagonista do filme erótico "Emmanuelle", de 1974, faleceu em sua casa, em Amsterdã, durante a noite de quarta-feira (17), vítima de câncer, informou a agência que administrava sua carreira.

"Ela morreu durante a noite, durante o sono", disse à AFP Marieke Verharen, da agência Features Creative Management, que representava a atriz de 60 anos. Ela sofreu durante meses com um câncer de esôfago.

Em junho deste ano, Sylvia já havia sofrido um derrame em casa e precisou ser levada ao hospital com urgência.

Kristel, que será enterrada em cerimônia fechada, foi casada com o escritor Hugo Claus, com quem teve seu filho Arthur, e nos últimos anos foi "muito feliz" com Peter Brul, segundo seu site pessoal.

Trajetória
Sylvia Kristel iniciou sua carreira como modelo juvenil, e em 1972 foi escolhida Miss TV Europe, o que a tornou conhecida nos bastidores do cinema.

A atriz ganhou fama internacional por seu papel em "Emmanuelle", filme de grande êxito internacional dirigido por Just Jaeckin, e apareceu também em várias de suas sequências. Além do clássico, atuou em cerca de 50 filmes internacionais, muitos de conteúdo erótico.

Entre os papéis de destaque, estão o de "Lady Chatterley" na adaptação para o cinema do famoso romance de D. H. Lawrence, e o de Mata Hari, no filme homônimo sobre a vida da espiã.

Na segunda metade dos anos 1970 a atriz teve problemas de dependência de drogas e álcool. Em 2003, descobriu um câncer de garganta de que chegou a se recuperar, e em seguida ainda participou de algumas produções.

Em 2006, ela ganhou um prêmio especial do júri no Festival de Tribeca pela animação “Topor and Me”, dirigida por ela e que conta a história do cenário cultural parisiense dos anos 1970, quando ela começou a filmar “Emmanuelle”. Nos últimos anos a atriz morava em Amsterdã, onde expunha ocasionalmente suas pinturas.

Diretor de “Emanuelle” lamenta morte
O diretor Just Jaeckin lamentou a morte da atriz, com quem ainda mantinha contato, apesar de os dois não se falarem desde fevereiro deste ano. “Estou muito triste. Ela era como uma irmã mais nova”, disse em entrevista à agência de notícias Associated Press.

Jaeckin afirmou que sabia que Kristel era destinada ao papel de protagonista de “Emmanuele”, mas ressaltou que o filme não trouxe só coisas boas para eles. “Quando a vi, fiquei impressionado. Nós começamos juntos. Mas ‘Emmanuelle’ trouxe-nos  grandes problemas. Ficamos um pouco marcados. Era um filme muito criticado e agora é cult”.

Fonte: UOL

Juazeiro do Norte (CE): `Cascudinho´ mata desafeto com um golpe de faca no bairro Santa Tereza

Após 10 dias sem o registro de homicídios em Juazeiro do Norte, eis que um homem de 36 anos foi assassinado com uma facada no pescoço se constituindo no 4º do mês de outubro e 102º do ano. Luiz Fábio dos Santos, residia na Rua Rui Barbosa, era conhecido como Fabinho e o crime aconteceu por volta das 19 horas na Rua Rui Barbosa (Bairro Santa Tereza). Ele ainda foi socorrido às pressas para o Hospital Regional do Cariri direto para a sala de ressuscitação onde morreu.

Segundo a polícia, o autor do homicídio foi Alex Silva dos Santos, de 24 anos, apelidado por "Cascudinho", que mora na Rua São Paulo (Bairro Romeirão). Após o golpe com a arma branca, ele fugiu pelo interior do Colégio Polivalente, mas foi preso na manhã desta quarta-feira justificando que tinha levando um soco no rosto desferido pela vítima. O recolhimento até a 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil foi feito em uma viatura do Ronda do Quarteirão.

História de atentados
Não foi a primeira vez que tentaram contra a vida de Fabinho. Na noite do dia 21 de março de 2009, na Rua Rui Barbosa, ele foi alvejado com três tiros no nariz, abdômen e braço esquerdo, sendo socorrido em estado grave ao hospital. Exatamente seis meses após, na mesma rua, Fabinho estava em casa quando “Andrezinho” e “Joãozinho” chegaram em uma moto Twister de cor preta e um deles passou a atirar atingindo o mesmo no pé direito.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Plantão Infotech: Perguntas e respostas esclarecem dúvidas sobre o Windows 8, novo sistema da Microsoft

A Microsoft vai lançar o Windows 8 na próxima semana, depois de liberar liberar duas versões de teste durante este ano. O sistema mudou completamente o visual comparado ao seu antecessor, o Windows 7. Com a proximidade do início das vendas do sistema (que ocorrerá no Brasil no dia 26 de outubro), o UOL reuniu dúvidas sobre o novo sistema da Microsoft para esclarecer o que mudou no programa. Veja abaixo:

- O que é o Windows 8?
O sistema operacional Windows 8 é o sucessor do Windows 7, que foi lançado em outubro de 2009. O sistema da Microsoft tem como diferencial uma nova interface gráfica, chamada inicialmente de Metro, e novos ícones chamados de “tiles” (azulejos). O sistema foi anunciado em 2011. Desde o início do ano, a Microsoft liberou versões de teste gratuitas para quem quisesse conhecer a novidade.

- Quantas versões o Windows 8 tem?
O Windows 8 terá quatro versões: Windows 8, Windows 8 Pro, Windows 8 Enterprise (específica para empresas) e Windows RT (específica para tablets com processador ARM – feitos por empresas como Qualcomm e Nvidia).

- Quanto vai custar o Windows 8 no Brasil?
A Microsoft ainda não fechou o preço do sistema operacional para o mercado brasileiro. No entanto, a empresa disponibilizará o programa pela internet, por CD e em caixas à venda no varejo. Nos Estados Unidos, será possível comprar o Windows 8 Pro (para quem já tem Windows XP, Vista ou 7) por US$ 39,99 (aproximadamente R$ 80). Quem solicitar o CD pelo site da Microsoft pagará US$ 69,99 (aproximadamente R$ 140).

- Comprei um computador há pouco tempo com Windows 7, vou ter que pagar o valor cheio de uma licença do Windows 8?
Depende da data da compra. A Microsoft oferecerá a atualização para o Windows 8 para quem comprar um máquina com Windows 7 original a partir de 2 de junho de 2012 por R$ 29. A promoção dura até 31 de janeiro de 2013.

- O que estes novos recursos se diferenciam do Windows 7?
A nova interface gráfica é completamente diferente do Windows 7. O Windows 8 tem o novo Internet Explorer 10 e uma área de trabalho com rolagem vertical (da esquerda para a direita). É neste lugar que a Microsoft quer que o usuário fique e acesse os programas no computador. Caso algum deles não esteja com um ícone, basta digitar o nome dele que o sistema já exibe o ícone para acessá-lo.

Nesta área de trabalho nova, há ícones chamados “tiles”. Eles são blocos de informações “vivos”, pois mostram a todo o momento atualizações referentes ao programa. Por exemplo: No aplicativo “Calendar” (Calendário), ele fica exibindo os compromissos e aniversários do dia no “tile”.  No “Photos” (Fotos), ele reúne imagens tiradas pelo usuário e as exibe em formato reduzido nos blocos interativos.

Para não chocar os usuários já acostumados com as versões anteriores, a Microsoft oferece uma área de trabalho clássica, que é igual à utilizada no Windows 7.

 - Como é essa área de trabalho convencional?
Muito parecida com a do Windows 7, mas com uma pequena diferença: não há botão Iniciar. O usuário consegue criar pastas, ícones, navegar pelo Windows Explorer e fazer qualquer tarefa que está acostumado em fazer em versões anteriores do Windows.

Nesta área, há uma espécie de botão iniciar escondido (clicando com o botão direito do mouse no lado esquerdo inferior). Ele dá acesso ao Painel de Controle, Gerenciador de Tarefas e a opção Executar.

- Quais são as especificações mínimas de hardware para utilizá-lo?
Em postagem no blog oficial da companhia, a Microsoft informou que os requisitos mínimos para instalar o Windows 8 são: o computador deve ter um processador de 1 GHz ou superior, 1 GB de RAM (para sistemas 32-bit) e 2 GB de RAM (para sistemas 64-bit), pelo menos 16 GB de disco rígido livre e compatibilidade com a tecnologia gráfica DirectX 9 WDDM 1.0 ou superior.

- Como é o novo Internet Explorer 10?
O Internet Explorer 10 tem duas versões no Windows 8. Uma para a nova área de trabalho e outra para a “antiga”. Na nova interface, o navegador oficial da Microsoft foi todo modificado: funciona por padrão em tela cheia, a barra de endereços está na parte inferior e ele roda Flash de forma limitada (apenas em páginas consideradas confiáveis pela Microsoft). As abas e a barra de endereços ficam disponíveis ao clicar com o botão direito do mouse.

Na interface antiga, o Internet Explorer 10 é igual ao Internet Explorer 9 no visual. A diferença básica dele é que apesar da cara antiga, traz os mesmos mecanismos de renderização e suporte a HTML 5 da interface nova. Ela faz parte da concepção da empresa de não provocar mudanças bruscas para o usuário que já está acostumado com o Windows há um tempo.

- Os programas que utilizo no Windows 7 serão compatíveis com o Windows 8?
A princípio, a maioria dos programas que funciona no Windows 7 funcionará no Windows 8. Durante os testes da reportagem com a versão release candidate (a última versão de teste antes do lançamento), foi possível instalar o Microsoft Office 2010 e até o OpenOffice.

O único “problema” é que, como eles não foram planejados para funcionar no Windows 7, eles não conseguem gerar ícones vivos. De resto, os programas testados funcionam como na versão anterior. Para consultar a compatibilidade, o usuário deve contatar o desenvolvedor do software.

- O que é a Windows Store?
É a loja de aplicativos do sistema operacional Windows 8. Da mesma forma que a Apple tem loja de aplicativos para o Mac, a Microsoft agora conta com uma para o seu sistema operacional. A ideia é que cada vez menos sejam vendidos produtos “na caixa” para serem comercializados por meio da loja virtual.

Fonte: UOL

Barro (CE): Demissões seguidas de protestos paralisam a cidade

A cidade do Barro viveu nesta terça-feira (16), um clima de caos com os protestos de mais de 260 servidores demitidos na última semana pela prefeitura municipal. Setores como saúde, educação, limpeza urbana e assistência social, foram as mais atingidas e estão com seus serviços comprometidos.

A decisão foi tomada pelo prefeito José Moreira e justificada pelo procurador do município, Gilson Marques Evangelista, como adequação a lei de responsabilidade fiscal. Segundo o procurador, uma auditoria realizada no dia 19 de setembro último, identificou o problema que já ultrapassava R$ 1 milhão, comprometendo as condições financeiras do município.

No outro lado da decisão estão os demitidos que entendem a medida como perseguição política e acabaram indo as ruas para protestar. Além dos funcionários, acredita-se que a medida deva prejudicar o comercio local que vive dos salários dos servidores.

Para Aparecida Dias, assistente social e técnica em saúde, o que aconteceu foi uma falta de respeito ao trabalhador. “Cheguei ao local de trabalho e fui impedida de entrar. Já presto serviço ao município há 12 anos e, independente da preferência partidária, sou uma profissional e mereço respeito,” disse.

Marquesa Rolim, enfermeira, alertou que quando a saúde paralisa as atividades quem se prejudica é a população mais pobre. “É inadmissível essa situação que coloca o cidadão em situação de vulnerabilidade,” disse. Segundo Maria Aparecida de Oliveira, coordenadora do Núcleo de Educação Especial, todos os alunos, chamados especiais, estão prejudicados.

Outro problema acarretado pelas demissões é a falta de merenda que, ocasiona grandes aglomerações de alunos nas vias públicas, já que, estão sendo liberados mais cedo; além da carência dos transportes escolares que andam superlotados e falta em alguns lugares. Os pais reclamam por terem que pagar R$ 2,00 por dia para que a filha chegue à escola.

Jana Maria Lima, mãe de aluno, lamenta a situação dizendo que os mais prejudicados são os alunos mais carentes que, ainda, vão para escola motivados pela merenda. O procurador do município disse que alguns servidores poderão retornar, mas somente após um minucioso planejamento acerca da real necessidade de suas atividades.

Madson Vagner (Colaborou Chinês / Agência Miséria)

Fonte: Miséria

Santana do Cariri (CE): Romaria de Benigna deverá reunir cerca de 30 mil fiéis

Será realizada, no próximo dia 24 de outubro, a 9ª Romaria de Benigna. O evento deverá reunir em torno de 30 mil pessoas para reverenciar a jovem Benigna Cardoso da Silva, nos 71 anos de passagem do seu martírio, e pedir pela sua beatificação. Ela foi assassinada barbaramente por outro jovem, Raul Alves Ribeiro, em sua cidade. Este ano, foi realizada a exumação dos restos mortais da mártir, levados para a matriz de Nossa Senhora Santana, em Santana do Cariri. O local passou a receber mais romeiros, desde a transferência do túmulo do cemitério para a igreja. Documentos foram enviados este ano para Roma, relatando toda a trajetória de vida e morte da menina, além dos casos milagrosos, no intuito de serem avaliados e que haja a abertura de um processo pela sua beatificação.

Estão sendo mobilizadas para a Romaria 53 paróquias. Orações são realizadas pela beatificação da menina, que, pela sua condição de martirizada, comoveu toda uma geração.

O pároco da matriz de Santana do Cariri, Paulo Lemos, afirma que a celebração em que ocorreu o sepultamento dos restos mortais teve a participação de pelo menos 12 mil pessoas, com a mobilização de dez paróquias.

A autorização para os estudos relacionados ao caso da menina Benigna agora dependem de Roma, segundo o padre Paulo Lemos. A organização da documentação solicitada ficou a cargo do monsenhor Vitaliano Mattiolli, postulador da causa de beatificação e representante da Diocese do Crato. De acordo com o padre Paulo, há uma expectativa quanto ao acolhimento do pedido por Roma, para só então ser iniciado o processo de beatificação.

Manifestações
Enquanto a beatificação não vem, cresce as manifestações de devoção à Benigna em toda a região. Segundo o representante da comissão Diocesana, Ypsilon Rodrigues Félix, a cidade tem recebido, de forma constante, principalmente nos fins de semana, fiéis de várias partes da região e até de outros estados, que se deslocam para as romarias em Juazeiro do Norte.

E os eventos religiosos relacionados à causa da beatificação da menina, morta ao 13 anos, reúnem cada vez mais pessoas. "A nossa expectativa é de uma grande participação", diz o padre. A possibilidade de abertura do processo de beatificação tem chamado à atenção da sociedade.

Documentos relatando todos os casos relativos as curas por intercessão da menina Benigna e todo o seu histórico de vida foram enviados para Roma. Até mesmo a cópia do processo do assassinato estava sendo levantada, depoimentos de suas irmãs de criação, Terezinha Sisnando e Dulcinéia Sisnando, estão inseridos, além dos casos relatados dos milagres. Elas inclusive acompanharam a exumação e fizeram o reconhecimento dos restos mortais de Benigna.

De acordo com Ypsilo Félix, também devoto de Benigna, estão sendo mobilizados 28 municípios e vem sendo feita uma ampla divulgação. A programação será iniciada às 7 horas, com caminhada das crianças até Inhumas, local onde se encontra o santuário erguido pelos moradores, em memória da menina. Celebrações e homenagens serão feitas no local. Às 14 horas haverá a concentração das caravanas no Distrito de Araponga, em Nova Olinda, e os fiéis seguirão em carreata e moto-romaria para o santuário construído em memória da mártir, no sítio Inhumas, em Santana do Cariri, onde acontece uma paraliturgia. A caminhada sai do santuário às 16h30 para a grande celebração na matriz da cidade, às 17 horas, com a presença do bispo diocesano, dom Fernando Panico, e todo o clero da Diocese.

O martírio vivido por Benigna passou a chamar a atenção desde a sua morte, quando começaram a acontecer casos de milagres atribuídos a ela. Em mais de sete décadas depois se multiplicam os casos. As pessoas vão à cidade, conhecer o santuário feito em seu nome, a 200 metros do local onde ela foi morta, a golpes de facão. Ypsilo destaca que a fama de santidade de Benigna tem se espalhado muito rápido.

A elaboração do livro para compor o processo contou com idas e vidas do monsenhor ao Vaticano, para ter as orientações necessárias de que estava no caminho certo e seguindo os procedimentos exigidos. A exumação passou a contar como um desses requisitos, e ocorreu no dia 26 de abril passado. Antes, foi realizada uma preparação com a Congregação dos Santos, elaborado um dossiê e, somente depois, o relatório final.

Mais informações
Paróquia Senhora Sant´Ana
Rua Padre Cristiano, 304
Centro
Santana do Cariri - CE
Telefone: (88) 3545.1485

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Barbalha (CE): Mata dos Lima recebeu "Terça no Bairro"

Pela segunda vez, o sítio Mata dos Lima recebeu mais uma edição do Projeto “Terça no Bairro”. A ação aconteceu na manhã dessa terça-feira (16) de outubro, e contou com a participação dos profissionais da Secretaria de Saúde, que levaram os diversos serviços aquela comunidade.

Ortopedista, cardiologista, clínico geral, pediatra, psicólogo e enfermeiros e auxiliares estiveram presentes ao “Terça no Bairro”, além dos atendimentos como, marcação de exames, distribuição de medicamentos, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e avaliação do IMC – índice de massa corpórea.

O projeto “Terça no Bairro” foi criado para desafogar os atendimentos da atenção básica nos hospitais de emergência, além de ampliar o atendimento aos pacientes nas diversas comunidades, seja na zona rural ou urbana.

A manhã foi bastante movimentada no PSF da Mata dos Limas, quando os moradores foram atendidos pelas equipes da Secretaria de Saúde.

O enfermeiro Pedro Evangelista afirmou que a cobertura na manhã desta terça-feira no PSF daquela localidade, foi cem por cento, e superou as expectativas da coordenação em relação à presença dos usuários e os atendimentos.

Fonte: Assessoria de Imprensa /PMB

Na última semana de "Avenida Brasil", Nina e Carminha se reconciliam, diz jornal

Depois de Carminha (Adriana Esteves) “salvar” a vida de Nina (Débora Falabella) matando o amante, Max (Marcello Novaes), as inimigas irão se reconciliar no último capítulo de “Avenida Brasil”, da Globo, que vai ao ar sexta-feira (19). A informação foi divulgada pelo jornal “Extra”, que faz parte das Organizações Globo.

Na semana final da novela, a emissora não divulga os resumos dos capítulos e tem tentado manter sigilo sobre o desfecho dos principais personagens. A Central Globo de Comunicação não confirma as informações divulgadas pela imprensa.

O perdão entre as rivais da novela das nove irá acontecer no lixão, depois que Carminha sair da prisão. A vilã cumprirá pena pelo assassinato de Max.

Elas terão uma conversa franca e tocante, em que se desculpam por tudo de ruim que uma fez com a outra. Para selar a paz e o momento de felicidade, a chef de cozinha e Jorginho (Cauã Reymond) apresentam o filho deles para avó, que fica emocionada com o gesto. Carminha dará um longo abraço em Nina.

E mais: os telespectadores vão descobrir que Lucinda viu a vilã matando o próprio filho, e que assumiu a autoria por acreditar que matou a mãe de Carminha no passado.

Ainda no fim do folhetim, Santiago será acusado de ter violentado Carminha durante sua infância, o que a motivou a ir morar no lixão e se prostituir.

Nilo revela segredo para Nina
No capítulo de terça (16), Santiago (Juca de Oliveira) matou Nilo (José de Abreu) depois de presenteá-lo com uma bebida envenenada. O pai de Carminha colocou algumas pílulas dentro de uma garrafa de uísque e levou para o catador no lixão.

No leito de morte, depois de inúmeras alucinações, Nilo contou para Nina que Santiago é o culpado pela morte de Virgínia, mãe de Carminha, e que incriminou Lucinda (Vera Holtz) pelo assassinato.

“Salva a Lucinda que eu vou morrer. O Santiago me envenenou. Ele matou a esposa dele e incriminou a Lucinda. Ele fez Lucinda pensar que foi ela. Foi ele que matou a Virgínia. Ele é um monstro”, disse Nilo minutos antes de morrer.

Sequestro
No episódio de hoje (17), depois de forçar Carminha a passar por "boa samaritana" para a família de Tufão, Santiago tentará obrigar a vilã a planejar um sequestro do ex-jogador de futebol. "O que importa agora é o sequestro do Tufão", diz o pai da megera.

Mistérios ainda não revelados
Na reta final da trama, ainda há muitas revelações a serem feitas. Não está claro, por exemplo, a ligação entre Carminha e Lucinda. Ao longo de toda a trama, Carminha chamou a mãe do lixão diversas vezes de "assassina" e "criminosa", apesar de ter visto o próprio pai matar sua mãe.

Que Santiago é um dos grandes vilões da trama não resta dúvida, mas a relação dele com a filha e os golpes dados por Max e Carminha ao longo da história também são obscuros. O maior mistério da novela continua sendo o assassino de Max, que pode revelar quem é o maior vilão de "Avenida Brasil".

Fonte: UOL

Produtividade do amendoim pode ser ampliada no Cariri

Mesmo com uma produtividade baixa, entorno de 600 quilos por hectare, o Cariri tem condições climáticas de produzir amendoim de excelente qualidade. Entretanto, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ainda é necessário que os produtores adotem técnicas de manejo que contribuam para a elevação da produção. Na manhã de ontem, técnicos do órgão apresentaram uma nova variedade da leguminosa.

O objetivo é demonstrar as formas de manejo e colheita adequadas que permitam a obtenção de mais vantagens. Atualmente, um dos grandes entraves para os agricultores é a falta de atributos das sementes, que geralmente vem de outras regiões, principalmente do Sudeste do País.

Os grãos oferecem baixo poder germinativo, levando a frequentes frustrações de safras. Para melhorar a situação regional, ainda no fim do ano passado, o órgão desenvolveu uma nova variedade do amendoim.

Para os técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e produtores que estão envolvidos no agronegócio do amendoim em nove municípios da região, a Embrapa realizou um dia de campo, onde esclareceu as dúvidas e orientou sobre a nova variedade, que é chamada de BRs Pérola Branca. A oleaginosa foi desenvolvida após a Petrobras ter sugerido, ainda em 2005, a inclusão de uma linha de pesquisa voltada para o mercado de óleo. Para a pesquisadora da área de melhoramento genético e responsável pelas cultivares de amendoim da Embrapa no Brasil, Roseane Cavalcanti dos Santos, os benefícios da nova variedade são significativos tanto para a indústria como para os produtores. Segundo ela, o amendoim tem capacidade de produção entre 2,5 e três toneladas por hectare.

"A variedade é adaptada ao ambiente semiárido e tolerante a doenças de folhagens. Somente a última característica citada possibilita o manejo mais barato na ordem de 15%. Além de poder produzir acima do esperado, desde que sejam seguidas as recomendações especializadas para o manejo da cultivar", afirma.

O amendoim BRs Pérola Branca foi elaborado por meios convencionais do melhoramento genético, envolvendo apenas cruzamentos de seleção. Possuindo em torno de 51% de óleo bruto nas sementes, a cultivar é destinada a atender ao emergente mercado produtor de óleo de fontes renováveis.

Por meio de testes, realizados no Instituto de Tecnologia de Paraná (Tecpar), os pesquisadores atestaram a excelente resistência oxidativa do óleo, o que confere maior vida de prateleira para os produtos processados pelas indústrias oleoquímicas, a exemplo dos biocombustíveis.

O calendário de plantio da variedade é durante a estação chuvosa, mas, em regime irrigado, a produtividade duplica. Atualmente, a maioria dos produtores adotam o método de sequeiro. Além deste segmento, a parte aérea da planta pode servir de alimentação para animais ruminantes, nas formas de feno e silagem, quando misturadas a pequenas quantidades de cana de açúcar. Apenas um hectare de amendoim produz, em média, 3.500 quilos de matéria seca de alto valor nutritivo, com aproximadamente 13% a 17% de proteína bruta e 55% de Nutrientes Digestivos Totais (NDT), o que representam a porção energética do alimento.

Ainda possui grande potencial digestivo, de cerca de 62%. Em alguns municípios do Cariri, o aproveitamento está sendo realizado com mais intensidade.

A inovação da cultivar BRs Pérola Branca está nas características da planta, que é rasteira e de copa densa. O que facilita também a colheita manual. No Nordeste, grande parte dos produtores plantam materiais de porte ereto, que embora sejam menos produtivos, facilitam a retirada do solo. No momento, a Embrapa dispõe de quatro cultivares que foram testadas no Cariri. Todas elas demonstraram-se adaptáveis à região nos dois regimes de cultivo. A produção local é direcionada para o mercado de consumo in natura, composta pelo amendoim cozido e torrado que é distribuído por meio de feiras livres ou vendido para outros Estados.

Hoje, uma das grandes dificuldades para a cultura do amendoim é o custo da produção. Em casos de contratação de mão de obra externa, o gastos podem chegar a até R$ 2 mil. No entanto, na safra, o valor do produto não deixa margens para os prejuízos. Este ano, o amendoim em casca teve preço de R$ 2,30 em média. Para os agricultores, o rendimento bruto chega a ser de R$ 3.500 por hectare.

Mais informações
Embrapa Algodão
Avenida José Bernadino, 4000
Sítio Buriti
CE-293
Barbalha
Telefone: (88) 3532.3031

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Câmara aprova proposta que destina 10% do PIB para educação

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou nesta terça-feira (16) proposta que cria o PNE (Plano Nacional de Educação) e estabelece 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a área de Educação. A proposta, que tramita na Casa desde 2010, segue para votação no Senado.

Atualmente, União, Estados e municípios aplicam, juntos, cerca de 5% do PIB no setor. Em 2011, o PIB brasileiro somou R$ 4,143 trilhões. Se a lei já estivesse em vigor, a educação receberia R$ 414,3 bilhões.

De acordo com o texto aprovado, serão utilizados 50% dos recursos do pré-sal (incluídos os royalties) diretamente em educação para que, ao final de dez anos de vigência do PNE, seja atingido o percentual de 10% do PIB para o investimento no setor.

A União deverá promover um Fórum Nacional de Educação com o objetivo de acompanhar a execução do PNE e o cumprimento de suas metas. Caberá ainda aos gestores federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal a adoção das medidas governamentais necessárias ao atingimento das metas previstas no plano.

Entre os objetivos estabelecidos está o de universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos.

Também está na lista das metas a criação, no prazo de 2 anos, de planos de carreira para os profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e para o plano de carreira dos profissionais da educação básica pública. O piso salarial nacional profissional seria tomado como base.

Uma das estratégias definidas na proposta está a de fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso, da permanência e do aproveitamento escolar dos beneficiários de programas de transferência de renda, bem como das situações de discriminação, preconceitos e violências na escola, visando ao estabelecimento de condições adequadas para o sucesso escolar dos alunos.

Fonte: Folha.com

Crato comemora 159 anos de elevação à cidade

O município de Crato comemora hoje 159 anos de elevação à categoria de cidade. Além dessa efeméride, de acordo com o memorialista Humberto Cabral, Crato comemora também a data de instalação do município, em 21 de junho de 1764, como Vila Real. “Antigamente, as vilas, municípios, só passavam a cidade depois de se desenvolverem e isso se deu em 17 de outubro de 1853”, afirma Cabral.

Atualmente, Crato é a segunda maior força econômica do Cariri, ficando atrás apenas de Juazeiro do Norte. Tem no comércio sua força, juntamente com a agricultura, principalmente a de base familiar. Devido a sua arquitetura antiga e suas belezas naturais é tida como uma das mais belas cidades cearenses, berço da cultura e da história regional.

Da Chapada do Araripe saem muitas das belezas da cidade, que é conhecida nacionalmente também, por conta da Exposição Centro-Nordestina de Animais e produtos Derivados (Expocrato) responsável por movimentar a economia regional no mês de julho. Crato é a terra onde nasceu padre Cícero Romão Batista e onde se deu uma das experiências mais significativas de comunidade messiânica no Sertão, o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, organizado pelo beato José Lourenço.

Fonte: O Povo

AddThis