Morada Nova (CE): Ministério Público propõe ação contra Prefeitura e Governo

O Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) propôs na última quarta-feira ação civil pública com pedido de liminar contra o Governo do Estado e a prefeitura de Morada Nova, a 161 quilômetros da Capital, para pedir que sejam disponibilizados pela Prefeitura daquele município no mínimo 20 leitos de internação para dependentes químicos da localidade. O MP requer ainda que o pedido seja atendido em no máximo 30 dias.

O promotor de justiça Adriano Jorge Pinheiro Saraiva, autor da ação, explica que pesquisa informal do MP e pedidos do familiares de dependentes químicos da região foram o ponto de partida para que o órgão se posicionasse sobre o caso. “Também por entendermos que tratar os usuários de drogas é diminuir os roubos e furtos da região”. Atualmente os dependentes químicos de Morada Nova são tratados como pacientes de doenças mentais em Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

O promotor diz que desde que a ação foi ajuizada foi enviado ofício do MP à prefeitura de Morada Nova informando sobre o pedido. “Não recebemos sequer resposta. Se o prefeito fosse inteligente, veria que essa medida beneficia a população como um todo, porque diminui a criminalidade”.

Drogadição
O promotor detalha ainda que a dependência química não é problema apenas de Morada Nova, e que o Brasil inteiro precisa ver o problema como fonte de criminalidade. “Daí vem a importância da construção de Centros de Tratamento em parceria com o Poder Público. Esses Centros funcionariam de forma a diminuir diretamente o crime e a violência que nasce dos dependentes químicos que roubam e furtam para comprar drogas”.

O POVO ligou para o prefeito de Morada Nova, Glauber Castro (PMDB), durante toda a tarde e noite de ontem, mas as ligações não foram atendidas até o fechamento desta edição.

Marina Solon

Fonte: O Povo

“CQC” tira Datena da grade e volta ao seu antigo horário


Os baixos índices de audiência do “CQC” nas últimas semanas provocaram uma mudança importante na grade da Band. A partir desta segunda-feira (17), o programa passa a ser exibido mais cedo, às 22h15. Em conseqüência, o game-show “Quem Fica em Pé”, apresentado por Jose Luiz Datena, deixa de ser exibido às segundas.

Desde abril, quando o programa de Datena estreou, o “CQC” vinha sendo exibido mais tarde, a partir das 22h40. A idéia de que o game-show iria alavancar a sua audiência não se confirmou. A queda do “CQC” é nítida mês a mês. Foi de uma média de 6 pontos (em maio) para 5,6 (junho), 5,3 (julho) e 4,1 (agosto).

Na última segunda-feira (10/9), dia em que a Globo transmitiu a partida entre Brasil e China, o “Quem Fica em Pé” marcou 1 ponto e o “CQC” teve uma das piores médias de sua história, com 3,5 pontos.

Um dos programas mais rentáveis da Band, o “CQC” elegeu o game-show de Datena como vilão desta queda de audiência nos últimos meses. A partir desta segunda, então, volta a ser exibido no horário que o consagrou. Oficialmente, às 22h15, mas na prática assim que terminar “Avenida Brasil”, na Globo.

A edição do “Quem Fica em Pé” cortada da grade de segunda-feira passa a ser exibida às sextas. É a segunda mudança na programação que afeta o game-show. O programa de Datena era exibido também aos domingos, antes do “Pânico”, mas foi substituído por “Conversa de Gente Grande”, apresentado por Marcelo Tas. Este saiu do ar depois de apenas sete episódios, em função dos maus resultados de audiência.

Fonte: Blog do Mauricio Stycer / UOL

Santana - Hold On


Plantão Infotech: Juiz da Paraíba ordena prisão de chefe do Google

O juiz da propaganda eleitoral de mídia e internet de Campina Grande (PB), Ruy Jander, decretou ontem a prisão do diretor geral do Google no Brasil, Edmundo Luiz Pinto Balthazar, residente em São Paulo, acusado de crime de desobediência. O magistrado determinou que a Polícia Federal efetue a prisão de Balthazar e que ele só seja liberado mediante pagamento de fiança, após comprovação do cumprimento da ordem judicial.

O Google divulgou uma nota sobre o assunto, dizendo "que vai recorrer da decisão da Justiça Eleitoral do estado da Paraíba por entender que ela viola garantias fundamentais, tais quais a ampla defesa, o devido processo legal e a liberdade de expressão constitucionalmente assegurada a cada cidadão".

Para a Justiça Eleitoral da Paraíba, o diretor do Google desobedeceu à Justiça, porque teria ignorado sua determinação de retirar do Youtube um vídeo postado por um site denominado "Humor Paraíba". No vídeo, o candidato a prefeito líder nas pesquisas em Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), é chamado de burro numa montagem feita com o personagem Chaves. Como o vídeo não foi retirado do Youtube, o magistrado considerou que houve crime de desobediência.

Fonte: Diário do Nordeste

Juazeiro do Norte (CE): Mística diz que pode evitar desastre

Um desafio de evitar uma grande catástrofe em 2013, que ela chama de retrocesso marítimo, popularmente alarmado pela mídia como tsunami. É com essa missão que a paranormal Maria do Carmo estará amanhã, em Fortaleza, de frente para o mar, levando o seu pedido final, depois de vários meses de penitência e orações para evitar que o mar chegue a invadir a cidade. Também vidente, a mulher conhecida como Maria Raio X saiu de Juazeiro do Norte, onde mora, juntamente com o escritor e jornalista, Geraldo Barbosa. Ele escreveu um livro, lançado em 2007, sobre a personagem. Por décadas tem sido visitada por pessoas que acreditam nos seus poderes de cura.

Sem local e hora divulgados, a vidente deverá estar acompanhada do escritor, e uma equipe de pesquisadores, que realizam um filme sobre a vida da paranormal. Ela chegou a ser tema de matéria no Globo Repórter e em diversos meios de comunicação do Brasil. Depois de uma visão, quando ainda era bem jovem, ela afirma ter sido designada por um homem identificado por Jesus, o Nazareno, para seguir a missão de auxiliar as pessoas.

Maria Raio X, segundo o escritor, chegou a ser bastante requisitada em décadas anteriores, já que havia poucos médicos no interior. Mas, ainda hoje, é raro o dia em que a mulher de 81 anos ainda não receba pessoas em sua casa, na Rua Todos os Santos, na terra do Padre Cícero. São homens e mulheres esperançosos, muitos deles até desenganados pelos médicos, em busca de uma cura milagrosa. Ou pelo menos, que Maria do Carmo identifique, por meio dos seus poderes e olhar além do alcance da maioria das pessoas, que tipo de doença e em que órgão se localiza.

Sair de viagem para outras cidades não é uma prática comum da vidente. A missão especial requer apenas um pedaço de papel. Ela irá anotar uma mensagem em forma de parábola, segundo a paranormal, ditada por Jesus Cristo.

A possível catástrofe que poderá se abater por Fortaleza chegou a ser prevista por videntes e alardeada nos meios de comunicação como maremoto. Maria do Carmo viu antecipadamente o trágico momento, com prédios inteiros sendo levados, inclusive igrejas da cidade. "É algo muito maior do que se imagina", diz. Geraldo Barbosa avaliou o pedido da vidente e decidiu levá-la para cumprir a tarefa de evitar o maremoto. Ela também irá vivenciar um momento de gratidão a Deus. A senhora de olhar diferente e palavras em alguns momentos desconexas afirma conversar com seres de outra dimensão, com uma linguagem diferente dos viventes da terra.

O maremoto previsto para invadir a cidade, segundo informações apregoadas pela mídia, seria uma onda gigante de mais de 80 metros, conforme Geraldo Barbosa. Como serva de Jesus Cristo, dona Maria diz que recebeu a missão de rezar e fazer penitências. A data da ida a Fortaleza só poderia ser depois da festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro.

Geraldo Barbosa, contemporâneo do Padre Cícero e hoje com 88 anos, conhece a mística há mais de 30 anos. Ele escreveu o livro "A um sopro do infinito", em que narra a história da mulher que chegou na sua vida orientada por Deus. Em seu consultório dentário vieram as primeiras impressões de que não se tratava de uma simples mortal. Ela fala dos anjos que a cercam, entre eles ´Cicinho´, o Padre Cícero, fundador de Juazeiro.

Maria do Carmo diz que sua visão está além do que há de normal nas pessoas. "Eu sei ver o outro lado. É diferente. Tudo diferente", diz. Mas ela ressalta que viu mesmo a onda da destruição e de repente franze o rosto. "Só quem pode tirar é o juiz, Jesus. O pai, filho e espírito santo", afirma. A mulher de poderes paranormais anuncia o destino do tsunami, que será levado para um manancial. Na bagagem de ida já levou as três palavras essenciais no processo: fé, confiança e amor.

Mais informações
Maria do Carmo
Rua Todos os Santos, 297
Centro
Juazeiro do Norte
Cariri

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Uso do celular fora do horário de serviço é confirmado como hora extra pelo TST

Em sessão de alterações na sua jurisprudência, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou, nesta sexta (14), mudança na redação da Súmula 428, que trata do regime de sobreaviso. Pelo novo entendimento, o trabalhador que estiver submetido ao controle do empregador por meio de celulares e outros meios de comunicação informatizados, aguardando a qualquer momento um chamado para o serviço durante seu período de descanso, tem direito ao adicional de sobreaviso, correspondente a um terço da hora normal.

A mudança mudou a redação anterior da Lei 12.551 que não caracterizava este regime. Com a nova redação, o regime de sobreaviso passa a ser caracterizado quando o empregado estiver submetido ao controle do patrão por meio de instrumentos telemáticos e informatizados (pagers, Bip, celulares), aguardando a qualquer momento um chamado de serviço durante o seu horário de descanso.

A revisão é resultado das discussões da 2ª Semana do TST, iniciada na segunda-feira (10). "O TST realizou, ao longo desta semana, uma detida reflexão sobre sua jurisprudência e sobre medidas de cunho normativo visando ao aperfeiçoamento da instituição", disse o presidente do Tribunal, ministro João Oreste Dalazen, na sessão do Tribunal Pleno que oficializou as alterações.

"Recebemos inúmeras sugestões, centenas de propostas, sugestões e críticas dirigidas à jurisprudência, mas, dada a exiguidade de tempo, não foi possível examiná-las todas, ainda que muitas delas tenham a maior importância e mereçam toda a nossa consideração."

O tema ganhou repercussão com a aprovação da Lei 12.551, sancionada em dezembro de 2011 pela presidenta Dilma Rousseff, que modificou o Artigo 6º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A nova redação acrescenta ao Artigo 6º o seguinte texto: “Parágrafo único: os meios telemáticos e informatizados de comando, controle e supervisão se equiparam, para fins de subordinação jurídica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e supervisão do trabalho alheio.”

Fonte: JC Online

Crato (CE): Estado oficializa serviço para revitalizar o Sítio Fundão

Foi assinada ontem, a ordem de serviço para a revitalização do Parque Estadual do Sítio Fundão. No local, está um patrimônio de relíquias históricas, culturais e ecológicas deixado pelo ambientalista Jéferson da Franca Alencar. Cumprindo as promessas de melhorias, o Governo do Estado, através do Conselho de Politicas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), vai realizar, inicialmente, as obras de construção de uma guarita e o cercamento verde de mais de dois quilômetros. A ideia é começar a ação pelas áreas onde a pressão urbana é mais forte.

A medida deverá ampliar o controle de acesso ao Parque, onde, desde o início do segundo semestre deste ano, foi instalada uma equipe de segurança das trilhas internas e do perímetro, além do apoio do Instituto Brasileiro de Direito a Vida dos Animais e Meio Ambiente (IBDVAMA), que mantém convênio com o Conpam, para o auxílio ao combate a incêndios florestais, utilização dos espaços e cuidados com o território.

Unidade
A ordem de serviço faz parte do projeto de consolidação da Unidade de Conservação. A previsão de conclusão da primeira etapa é de 120 dias. A obra está custando R$ 1,15 milhão, originário de medidas de compensação. Entretanto, ao todo, estão previstos recursos na ordem de R$ 5 milhões para a revitali-zação do Sítio Fundão. O segundo momento do cercamento para os demais metros restantes será efetivado no próximo ano, após a realização do processo licitatório. Já quanto ao tombamento do patrimônio histórico presente no Parque Estadual do Sítio Fundão, para dar início ao processo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) exigiu um estudo técnico preliminar, que o Conpam solicitou à Urca.

Agora, a Universidade está reunindo um grupo de pesquisadores do Departamento de História para analisar os pontos necessários. O estudo deverá identificar a datação dos equipamentos, a importância deles e o envolvimento da comunidade no período com a localidade, além da conveniência do patrimônio existente como representativo da educação para o estudo da história local.

A análise poderá indicar se serão realizadas ações de recuperação do patrimônio ou conservação do estado em que se encontra. De acordo com o vice- reitor da Urca, Patrício Melo, a Universidade, junto a Secretaria das Cidades, está preparando um projeto de engenharia para a acomodação de visitantes e pesquisadores. A medida será implementada só em 2013. "Como um sítio de proteção integral, não pode haver coleta. Mas, é possível realizar visitação. Queremos abordar um conjunto de ações que já foi iniciado junto à comunidade", conta.

O Parque Estadual do Sítio Fundão faz parte do grupo de Unidades de Conservação do Ceará. A área é de posse e domínio público. Atualmente, o Conpam, órgão que mantém a gestão, tem recebido diversas denúncias e reclamações sobre frequentes invasões à localidade. Como medida protecionista, a Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece) fez uma doação de um terreno, próximo ao local, onde será construída a sede da Unidade de Conservação. Lá, ficará baseada a estrutura de gestão e um alojamento de apoio à Companhia de Policia Militar Ambiental (CPMA). Com o Geopark Araripe e Universidade Regional do Cariri, foi realizada uma parceria para a elaboração do plano de manejo e utilização da área local.

Ainda serão definidas quais as práticas de uso e as formas de condução das atividades no parque. Porém, claramente já são demonstradas as vocações prioritárias para a pesquisa, educação ambiental e atividades de lazer e turismo de baixo impacto.

Biodiversidade
A área total da Unidade tem aproximadamente 100 hectares e cerca de quatro quilômetros de perímetro. O Parque Estadual do Sítio Fundão abriga o Geossítio Batateiras, que representa toda a biodiversidade do Município do Crato, no que diz respeito à ecologia, recursos hídricos, Arqueologia, Paleontologia e História. Ainda no início deste ano, o Geopark Araripe firmou um convênio de co-gestão do Sítio Fundão. O pacto envolve, principalmente, ações de educação da comunidade do entorno, preparatória para o futuro Conselho de Gestão popular, existente em toda Unidade de Conservação e apoio à conservação da biodiversidade local.

Atualmente, a Urca, através do Departamento de História está desenvolvendo estudos para fins de tombamento do patrimônio histórico que envolve o complexo da casa de taipa, construída pelo antigo proprietário do sítio histórico.

Mais informações
Parque Estadual Sítio Fundão
Rua José Franca de Alencar
Bairro: Seminário
Crato/CE
Telefone::  (88) 8726-0133
 
YACANÃ NEPOMUCENA
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste

Barbalha (CE): Anel viário irá desafogar trânsito no Centro

O secretário adjunto das Cidades do Estado do Ceará, Mario Fracalosi informou nesta quinta-feira 13, que a obra do anel viário que será construído em Barbalha a licitação se encontra em fase de conclusão. Onde os investimentos são da ordem de 3,6 milhões.

O anel viário será construído a partir da Subestação da COELCE antes do presídio público e que dará continuidade pelo Largo Silton Luna que terá toda uma avenida pavimentada em asfalto, com iluminação e sinalização horizontal e vertical. Todo projeto dessa obra está concluído.

Com esse anel viário e essa nova avenida, todos os veículos de cargas passadas, deverão deixar de circular no centro das ruas de Barbalha e passarão a circular pelo anel de contorno. E com essa obra, irá desafogar o trânsito das ruas do centro e conseqüentemente, irá diminuir os acidentes em localidades onde o trânsito é mais caótico.

Essa é uma obra que vai oferecer uma melhor qualidade estruturante a cidade de Barbalha, na sua área de trânsito; oferecendo também, mais conforto e tranqüilidade aos moradores do bairro Santo Antônio.

Essa será mais uma obra da Secretaria das Cidades, através do Governo do Estado que vem beneficiar o município de Barbalha.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Juazeiro do Norte (CE): 600 veículos fazem procissão

Mais de 600 veículos de romeiros participaram da Procissão dos Carros, uma das maiores homenagens à padroeira de Juazeiro do Norte, Nossa Senhora das Dores. O evento antecede a grande romaria, que acontece no fim da tarde de hoje. É a festa de encerramento da segunda maior romaria da cidade, a da Mãe das Dores.

A comemoração teve início no último dia 2 de setembro, mas a chegada da maioria dos romeiros de todos os Estados nordestinos começou a ser registrada apenas a partir do último dia 10. Mais de 400 mil pessoas visitam a cidade neste período. Neste ano, haverá entrega de troféus e certificados, no III Prêmio Mãe das Dores, aos campeões de categorias diferenciadas.

Atração
A procissão dos carros se tornou uma das grandes atrações durante a romaria. Os fiéis da Mãe das Dores e do Padre Cícero aproveitam a carreata pela cidade para agradecer a recepção aos juazeirenses, pagar promessas ou simplesmente participar da festa coletiva, com passeio pela cidade. Sob um sol escaldante, homens, mulheres, crianças e idosos aguardavam nos veículos paus-de-arara ou ônibus, o começo do trajeto, que começa na Avenida Leão Sampaio, entrada de Juazeiro, por volta do meio-dia. Os carros ficam alinhados em alguns pontos e, em outros, se misturam ao trânsito normal.

Mesmo marcada para iniciar às 15 horas, os carros começam a sair apenas após as 16 horas, com a bênção do pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Joaquim Cláudio. Crianças, mulheres e adolescentes, em sua maioria, se aglomeram pelas ruas, ao lado dos veículos, para receber os bombons ofertados pelos romeiros.

A ornamentação começa a ser feita ainda pela manhã, com motivos relacionados à festa e o colorido especial. Os principais critérios para concorrer aos primeiros lugares são caracterização, ornamentação e animação. E isso é o que não falta aos romeiros, alguns deles acompanham o cortejo pagando penitência, jogando ao público quilos bombons.

A pernambucana Maria José Ferreira é uma delas. Há mais de dez anos, participa da festa e vai ao desfile de carros. Ao lado de companheiros de viagem, ela realiza a ornamentação do ônibus. Maria José diz que é uma forma de agradecer à cidade. Numa caixa dentro do carro, estão cinco quilos de bombons. Logo que os carros começam a sair, os pacotes são abertos para o público, que espera de fora ansioso pelos doces.

Premiação
O secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, afirma que as premiações para o caminhão, o ônibus e o carro pequeno mais decorados e animados seriam divulgadas durante a despedida do romeiro, que acontece a partir do meio-dia, com celebração do bispo diocesano, dom Fernando Panico.

A procissão da imagem de Nossa Senhora das Dores acontece a partir das 17 horas de hoje, com encerramento previsto para as 18 horas, com a bênção do santíssimo sacramento, na Praça do Romeiro. A saída será da Basílica.

Fonte: Diário do Nordeste

Governo do Estado antecipa conclusão do Castelão em 15 dias

Fortaleza quer, a qualquer custo, ser a primeira das 12 subsedes a entregar um estádio pronto para a Copa do Mundo. E ontem a secretaria especial da Copa do Mundo (Secopa) do Governo do Estado, deu a cartada final para atingir a meta ao anunciar que as obras do Castelão estarão concluídas no dia 15 de dezembro desse ano.

Antecipação é estratégica, já que, no prazo inicialmente traçado para o desfecho da reforma, 30 de dezembro, acabaria ficando em 2º lugar, atrás do Mineirão, que terá reforma concluída no dia 21 de dezembro, conforme divulgou essa semana o governo de Minas Gerais.

Na corrida para deixar tudo pronto a tempo, Fortaleza tem boa vantagem na 1ª colocação. Enquanto a arena da capital mineira está 78% finalizada, a praça esportiva cearense atingiu o patamar de 87,48%, segundo o último relatório divulgado pelo consórcio construtor da Arena Castelão, datado de 31 de agosto deste ano. Este mês, o foco dos trabalhos serão os nivelamentos do campo de jogo e os serviços na área de drenagem.

Se data já não é mais problema para o Governo do Estado, a festa de inauguração e o jogo que marcará a reabertura do Castelão ainda seguem como incógnitas. A meta é trazer um jogo da Seleção Brasileira. “Mês de dezembro é complicado fazer um ato festivo. Será o fim do Campeonato Brasileiro e fica difícil viabilizar a vinda da seleção brasileira pra cá. Nosso desejo é fazer a inauguração do amistoso da seleção brasileira com uma seleção da Europa, exatamente para gerar visibilidade com o continente”, explicou.

“O fim das obras no estádio nós iremos celebrar dia 15 de dezembro de alguma forma. Mas um ato inaugural com toda a pompa que o povo cearense merece, nós ainda veremos a melhor data”, finalizou Ferruccio. Madonna e Paul McCartney são os nomes mais cotados como possíveis atrações. Enquanto isso, a contagem regressiva já pode começar: faltam exatos três meses para entrega da nova Arena Castelão.

Visita
Recebidos por Ferruccio Feitosa, a comitiva recebeu detalhes sobre segurança, tráfego, tecnologia, bilheteria, credenciamento, transmissão e outros detalhes

Festa de inauguração
Não há nada certo para a inauguração do estádio Castelão. O Governo do Estado quer um show internacional e um jogo da seleção brasileira com uma seleção europeia. A preferência é por Paul McCartney, Madonna e a Espanha.

Multimídia
Confira entrevista de Ferrucio Feitosa durante visita da Fifa e do COL ao estádio Castelão: http://bit.ly/Pgb0DH

Vídeo mostra evolução da obra do Castelão: http://bit.ly/QYsGHE

Bruno Balacó

Fonte: O Povo

Ceará é o 3º na aplicação da Lei da Ficha Limpa

O Ceará é o terceiro Estado do Brasil com maior número de registros de candidaturas indeferidas pela Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano, ficando atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo, conforme anunciou o procurador regional eleitoral, Márcio Torres. Foram 78 candidaturas indeferidas na disputa majoritária e 113 da proporcional no Estado. No total, o TRE do Ceará já julgou, até o momento, 1.081 processos de recursos contra de registro de candidaturas. Todos os candidatos, porém, ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e continuarem fazendo campanha.

Conforme informações fornecidas pela Corte, pelo menos 95% dos casos de indeferimento de candidaturas de prefeito e vice ocorreram por conta da desaprovação de Contas de Gestão pelo TCM. Todos os recursos impetrados no TRE foram julgados. Porém, restam ainda alguns processos que retornaram às zonas eleitorais e deverão voltar ao Tribunal para julgamento.

De acordo com o procurador regional eleitoral, a maioria dos casos julgados foi ocasionada por desaprovação de contas públicas. "São candidatos que já tinham sido gestores e, enquanto tal, tiveram contas rejeitadas, já revelando inclinação para má gestão futura, por isso, tem que ser avaliado o fato para ver se é muito grave", destaca. Márcio Torres explica que o resultado foi positivo no Estado e envolveu promotores de Justiça, TCM, procuradores do Estado, promotores eleitorais e não eleitorais, Procurador Geral de Justiça e Tribunal de Justiça.

O alto número de impugnações neste pleito também se deve ao fato de muitos candidatos terem desacreditado na aplicação da Lei da Ficha Limpa, pois, em 2008, as liminares obtidas de última hora impossibilitaram que a Justiça Eleitoral apreciasse as hipóteses de rejeição de contas dos candidatos que poderiam gerar inelegibilidade. Na opinião de Márcio Torres, nesta eleição, o TRE foi mais rigoroso do que os juízes de primeiro grau. "O levantamento feito mostra que foi mais comum o TRE reformar a decisão de um juiz que tinha deferido um registro de candidatura", argumenta.

Problema
Apesar de considerar satisfatória a aplicação da Ficha Limpa nas eleições deste ano, Márcio Torres considera um "problema muito sério" a falta de entendimento entre TRE, TSE e Supremo Tribunal Federal acerca do julgamento do deferimento de candidaturas que envolvem contas irregulares. A Corte do Ceará tem utilizado o critério de que as câmaras municipais têm autonomia para julgar Contas de Governo, enquanto as Contas de Gestão ficam a cargo do TCM. Conforme Márcio Torres, o TRE está seguindo a linha do STF, já que, em decisões monocráticas, alguns juízes têm utilizado este critério de julgamento.

Já o TSE ainda não tem entendimento sobre a competência dos tribunais de contas municipais para julgar Contas de Gestão de responsabilidade do próprio prefeito. Dessa forma, muitos postulantes com registro de candidatura indeferido recorrem ao TSE para que o tribunal reforme a decisão do TRE. Por gozarem do efeito suspensivo, que permite continuidade da campanha enquanto o recurso tramita no Tribunal Superior, há o risco de um candidato chegar a ser eleito e ter o diploma cassado por decisão do TSE ou até pelo STF, já que, em caso de suposto desrespeito à Constituição, o postulante tem direito de recorrer ao Supremo Tribunal.

Recursos
Até o momento, o Ministério Público respondeu 107 Contra Razões de Recurso Especial Eleitoral de candidatos que recorreram ao TSE para questionar indeferimento de registro de candidatura impugnada pelo MP.

Segundo Márcio Torres, há um risco do eleitor que opta por um candidato indeferido com base na Lei da Ficha Limpa. "É importante saber se aquele candidato tinha problemas com a Lei da Ficha Limpa para o eleitor ter noção das consequências do voto, pois ele poderá ser tido como voto nulo", pondera.

Segundo o procurador regional eleitoral, Márcio Torres, existem três filtros que devem ser responsáveis pela aplicabilidade da lei: os partidos políticos, a Justiça Eleitoral e o eleitor. Ele também explica que o Ministério Público Eleitoral tentou, em diversas ocasiões, marcar reuniões com os partidos e orientar sobre o cumprimento da lei, mas não houve resposta positiva dos dirigentes. "A orientação era para que os partidos exercessem um filtro, mas isso não foi atendido. Eles lançaram candidaturas de pessoas com situações criminais, muitas já transitadas e julgadas, e candidaturas de pessoas com restrições no TCM e TCU", critica.

Para Márcio Torres, no Interior, a situação é pior do que na Capital pela falta de interferência do partido nos diretórios municipais. "O que acontece, na prática, é que os caciques de cada partido, dentro da sua jurisdição, se o sujeito quer ser candidato, ele sai mesmo, porque o partido não vai vetar aquela candidatura", aponta.

Acerca dos prazos extrapolados para julgamento dos registros de candidaturas, o procurador justifica pela grande quantidade de processos neste ano aliada ao curto prazo eleitoral. "A Justiça Eleitoral, apesar disso tudo, ainda é a mais rápida, a mais célere, numa velocidade maior que qualquer outro ramo da Justiça. O calendário eleitoral é muito apertado", reflete. Além disso, complementa, a avaliação dos processos é feita por diferentes relatores e, por isso, depende do desempenho individual de cada juiz, respeitando a autonomia do judiciário.

Majoritária
Na sessão de ontem, o TRE julgou 28 recursos eleitorais referentes ao registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador no Ceará. Dentre os candidatos da majoritária que tiveram o registro indeferido em razão da aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa, estão: José Stênio Rios, de Itarema; Daniel Queiroz Rocha, de Beberibe; Roberto Carlos Farias, de Santana do Acaraú; Francisco Márcio Pereira da Silva, de Graça; Nelson Benevides Teixeira, de Mombaça; Cirilo Antônio Pimenta Lima, de Quixeramobim; Tânia Paiva Nibon Mourão e Vicente Mourão Carlos, de Ararendá; Glauber Barbosa Castro, de Morada Nova.

Também tiveram candidaturas indeferidas ontem pelo TRE os postulantes João Coutinho Aguiar Neto, de Meruoca; Francisco Luiz Rodrigues, de Potengi e Pedro Cândido de Oliveira, que postula a vaga de vice-prefeito de Ocara. Os pleiteantes ainda podem recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral.

A expectativa de integrantes do TRE é que a maior parte dos candidatos que tiveram seus registros indeferidos pela Corte tenham a decisão mantida na instância superior. Na próxima segunda, começa a geração de mídia para a urna eletrônica e todos os candidatos, inclusive os indeferidos com recurso, serão incluídos.

Fonte: Diário do Nordeste

Hospitais públicos do Ceará perderam 550 leitos nos últimos 7 anos

A rede pública de saúde no Brasil teve uma perda considerável, nos últimos sete anos, em relação ao número de leitos, com o total de 42 mil desativados. O Ceará, entre 2005 e 2012, passou de 16.475 leitos para 15.925, uma perda de 550 unidades, o que representa redução de 3,3%. Os dados foram divulgados, ontem, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A análise mostra que essa queda, assim como a falta de investimentos na saúde pública, são obstáculos para o exercício da medicina.

O levantamento aponta, dentre as especialidades mais atingidas com as perdas, o da psiquiatria (9.297); pediatria (8.979); obstetrícia (5.862); cirurgia geral (5.033) e clínica geral (4.912). A falta de financiamentos e de infraestrutura é considerado pela análise como fator impactante no número de leitos disponíveis, prejudicando, assim, o trabalho médico.

Apesar do registro negativo, o Ceará, conforme os dados apresentados pelo CFM, aparece em melhor situação, na queda de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), se comparado a outros estados da região Nordeste. Nos últimos sete anos, o Maranhão, por exemplo, perdeu 2.690 unidades; a Paraíba, 1.986; a Bahia, 1631 e Pernambuco, ficou sem 1.073 leitos.

Outro fator apontado como preocupante para o exercício da medicina é a descentralização dos médicos no País. Para a CFM, com 371 mil profissionais registrados e razão de 1,95 médicos para cada mil habitantes, o Brasil possui médicos suficientes. Contudo, a distribuição igualitária, abrangendo as regiões mais desassistidas, depende de políticas públicas de valorização desses profissionais, com boas condições para se oferecer assistência médica de qualidade, com equipamentos e leitos suficientes. Com uma população de mais de oito milhões de habitantes, o Ceará tem 9.362 médicos registrados no CFM e razão de 1,11 para cada mil habitantes.

Para o médico ouvidor do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec), Roberto Wagner de Araujo, é perceptível que a falta de leitos, de fato, exista. No entanto, conforme reforça, se trata de uma situação evidente não apenas no Ceará, mas em todo o País. "Isso explica o número de pacientes que são atendidos de forma inadequada", ressalta ele.

Segundo o médico, para reverter a situação, se faz necessário um maior investimento por parte do Estado. Ele acredita que as novas construções hospitalares anunciadas pelo Governo, aliadas ao aumento do número de profissionais, promova uma melhora na saúde pública do Ceará. "A saúde está presente como direito a todos, e é isso que esperamos que aconteça", enfatiza.

Investimentos
O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, informou que o Ceará tem investido constantemente na construção de novos hospitais, principalmente no Interior, e, por consequência, uma grande ampliação no número de leitos. "Talvez, o Ceará tenha sido o único do Brasil a investir recurso do próprio tesouro do Estado para a ampliação de leitos públicos".

Conforme o gestor, entre os hospitais regionais, serão mais 400 leitos no Hospital Regional Norte, em Sobral; 500 no Hospital Regional Metropolitano, em Maracanaú; mais 258 no Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim e mais 300 vagas no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, em funcionamento desde 2011. "Além disso ampliamos o número de leitos nos hospitais já existentes", destacou.

Sobre a distribuição dos médicos, ele esclareceu que o Governo está ampliando e interiorizando vagas de residência médica, com a incorporação de mais 100 novas vagas para a formação de especialistas das novas redes de atenção à saúde no Ceará.

Queda
550 representa o número de leitos públicos perdidos no Estado do Ceará, entre os anos de 2005 e 2012, o que representa um corte de 3,3%, conforme a análise.

Fonte: Diário do Nordeste

Plantão Infotech: Microsoft identifica computadores que já vêm infectados por vírus de fábricas

Cerca de 20% dos computadores comprados em diferentes cidades chinesas foram infectados com programas maliciosos ainda na fábrica, segundo a Microsoft.

Na última quinta-feira, um tribunal da Virgínia, nos Estados Unidos, deu à empresa permissão para desativar uma rede de mais de 500 vírus que davam acesso aos computadores das vítimas.

A decisão foi tomada após um relatório da própria Microsoft, que dizia que cibercriminosos passaram a se infiltrar em cadeias de produção de computadores não-autorizadas no país para colocar vírus nos computadores.

Investigadores da Unidade de Crimes Digitais da companhia americana compraram 20 computadores em diversas lojas na China e descobriram que pelo menos quatro deles já estavam infectados com um vírus chamado "Nitol".

Este e outros programas maliciosos, chamados de malware, permitem realizar ataques a partir de computadores remotos, roubar senhas de banco e até ligar remotamente a webcam e o microfone da máquina.

"Se você não sabe de onde seu computador ou software vem, você não sabe o que está vindo com ele", disse um vídeo divulgado pela empresa após a decisão judicial.

"Cibercriminosos infectam computadores com vírus que podem causar danos a pessoas e sistemas de infraestrutura em todo o mundo. O malware se esconde nos computadores até que os criminosos o colocam em ação."

'Tolerância zero'
Nos últimos anos, a Microsoft conseguiu permissões similares para combater vírus e redes que controlam programas maliciosos.

Neste caso, a empresa disse ao tribunal que a maioria dos servidores de internet usados para controlar os computadores estava na China, e alguns em Estados americanos como Califórnia, Nova York e Pensilvânia.

A maior parte dos computadores infectados com vírus Nitol se conectavam a um centro de controle no servidor 3322.org, registrado em nome de uma empresa de tecnologia chinesa. Segundo a Microsoft, o domínio chinês abriga, sozinho, 500 tipos de softwares maliciosos.

O domínio 3322.org também vem sendo associado a ataques e ações de espionagem vindos da China contra empresas americanas e europeias.

O proprietário da empresa registrada no endereço, Peng Yong, disse à agência de notícias Associated Press que não tinha conhecimento da decisão americana e que sua empresa tem uma política de "tolerância zero" para atividades ilegais no domínio.

No entanto, ele afirmou que "não pode negar o fato de que usuários podem estar usando seus domínios para propósitos escusos."

O advogado sênior da Microsoft, Richard Boscovich, disse no blog da empresa que "a ação vai reduzir significativamente o impacto das ameaças perturbadoras associadas com o Nitol e o domínio 3322.org, e vai ajudar a resgatar os computadores das pessoas do controle desdes softwares."

Nos primeiros dias após a decisão judicial, a Microsoft afirma que já bloqueou o acesso de 37 milhões de vírus em computadores à rede chinesa.

Fonte: iG

Candidata a vereadora é presa com cocaína

A candidata a vereadora na Capital pelo Partido Trabalhista Nacional, Maria de Fátima Almeida de Pontes, foi presa em flagrante na noite da última quinta-feira (13) com drogas na Casa de Privação Provisória da Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL II), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Segundo a Delegacia de Capturas de Fortaleza, a candidata foi presa com quatro papelotes de cocaína quando entregava a droga a um detento. Os papelotes estariam escondidos dentro do tubo de uma pomada medicinal.

Após a prisão em flagrante, Fátima Pontes foi autuada na Delegacia Metropolitana de Maracanaú e, devido a ausência de uma ala feminina, encaminhada para a Delegacia de Captura de Fortaleza, por volta das 2h da manhã desta sexta-feira (14).

Segundo a polícia, Fátima Pontes será transferida a tarde para o Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa .

Com informações do repórter Fernando Ribeiro

Fonte: Diário do Nordeste

Barbalha (CE): Governo do Estado entregará em breve duas importantes obras na cidade

Em breve o município de Barbalha será contemplado com duas importantes obras, trata-se da requalificação do Centro Histórico já em fase de conclusão e, a pavimentação asfáltica da estrada do Corredor dos Sabinos no distrito Estrela. As duas obras somam um montante em investimentos no valor de R$ 2, 3 milhões através da Scidades em parceria com a Prefeitura Municipal.

No centro histórico de Barbalha, as 20 ruas que compreendem o centro, estão com 90% das obras concluídas onde as mesmas estão padronizadas com o piso em paralelepípedo rejuntado, sinalização turística e rampas de acessibilidade, através do projeto Cidades do Ceará Cariri Central, em parceria com o Banco Interamericano do Desenvolvimento –  BIRD. O município se destaca por possuir vários prédios históricos como o Solar Maria Olímpia, Casarão da Cultura, Palácio 3 de Outubro e as históricas Igrejas da Matriz e de Nossa Senhora do Rosário, que atrai estudiosos de todo país, contando com cerca de 40 prédios históricos, da arquitetura do período colonial.

Um exemplo disso é o Palácio 3 de Outubro onde a Rua Edmundo Sá em frente ao referido prédio, passou pela requalificação, valorizando aquele patrimônio, como afirma o aposentado Expedito Figueiredo que mora em frente ao palácio, segundo ele, serviu de casa,câmara e cadeia e foi  construído por Dom Pedro II na época da grande seca que ocorreu em 1877.

Segue tramitando no IPHAN o processo de inventário e tombamento dos prédios históricos, o que irá enriquecer ainda mais o patrimônio arquitetônico do município.

No distrito Estrela, um sonho de 30 anos daquela comunidade começou a ser concretizado, através do Governo Municipal em parceria com a SCidades, já que os moradores reclamavam de uma estrada para o escoamento da produção agrícola e agora aquela referida rodovia que receberá o nome de Otávio Sabino Dantas comerciante de família tradicional, que teve seu nome colocado pelos serviços prestados naquela localidade.

Segundo o comerciante Francisco Cardoso, que mora na localidade há mais de 10 anos, a nova estrada trará maior investimento no escoamento da produção agrícola, o aumentará o fluxo de pessoas, o que trará novos clientes para o seu comercio comemorou.

A referida estrada recebeu serviço de terraplanagem, drenagem, sinalização horizontal e vertical, tem 1.400 metros de cumprimento, 7 metros de largura com 2 de acostamento e ligará o distrito estrela a CE 060 que liga Barbalha a Missão Velha.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Eleições 2012: Segundo pesquisa, Raimundão tem a maioria absoluta em Juazeiro

Para 68% dos eleitores de Juazeiro do Norte o próximo prefeito da cidade será Raimundo Antônio de Macedo (Raimundão), candidato do PMDB, segundo informa o Ibope, com base na pesquisa feita entre os dias 10 e 11 de setembro para a Televisão Verdes Mares Cariri, integrante do Sistema Verdes Mares.

Em Juazeiro do Norte estão disputando a Prefeitura três candidatos: Raimundão, como está registrado na Justiça Eleitoral, representando o PMDB na Coligação O Povo Pode Mais, Manoel Raimundo de Santana, registrado como Dr. Santana, candidato do PT na Coligação Juntos Para Novas Mudanças e Francisco Demontieux Fernandes, registrado como Demontieux do Jornal, representando o PSOL na Coligação Frente de Esquerda Socialista.

A pesquisa está devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral e foi feita com o objetivo de levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos. Foram ouvidos 504 eleitores, maiores de 16 anos e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total.

Números
Na pesquisa estimulada, aquela que o entrevistador apresenta a relação dos candidatos, Demontieux do Jornal tem 9% das intenções de voto, enquanto Dr. Santana soma 26% e Raimundão 55%. Em relação à pesquisa anterior, de 14 de agosto, Raimundão perdeu 8% pontos e Dr. Santana ganhou 10%. Demontieux ganhou um ponto.

Quanto à pesquisa espontânea, quando ao eleitor é perguntado em quem ele votaria, sem no entanto apresentar nomes, o candidato Demontieux do Jornal tem 7%, Dr. Santana 22% e Raimundão 46%.

O Ibope também procurou saber qual o interesse do eleitor na disputa eleitoral deste ano. 20% dos entrevistas não têm nenhum interesse, 22% registraram pouco interesse, 31% têm interesse médio e 27% disseram estar muito interessados.

Rejeição
O atual prefeito e candidato à reeleição, Dr. Santana é o candidato mais rejeitado pelo eleitorado de Juazeiro do Norte. 51% dos eleitores disseram não votar nele de jeito nenhum. O segundo em rejeição é Demontieux do Jornal com 27% e Raimundão fica em terceiro lugar com 22%. 9% dos entrevistados disseram poder votar em todos.

Na pergunta sobre quem será o próximo prefeito de Juazeiro do Norte, 68% dos entrevistados disseram que será Raimundão, 13% apontaram o nome do Dr. Santana e 1% o de Demontieux.

A saúde pública é o principal problema apontado pela população de Juazeiro do Norte. 75% dos entrevistados disseram isso, enquanto a questão da segurança vem em segundo lugar, logo após a educação. Para esta pergunta o Ibope admite até três respostas.

A administração do prefeito Dr. Santana é reprovada por 50% dos eleitores, enquanto 45% disseram que a aprovam, enquanto 5% não responderam ou não sabem. Também foi feita avaliação sobre os governos de Cid Gomes, no Estado e da presidente Dilma Rousseff, nacional. O governador tem a sua administração considerada boa por 48% dos eleitores, ótima por 17%, Regular por 26% e péssima por 4% dos entrevistados, segundo o relatório do Ibope.

Fonte: Diário do Nordeste

Barro (CE): Tribunal de Justiça afasta prefeito acusado de desvio de verbas

O prefeito de Barro, José Marquinélio Tavares (DEM), foi afastado do cargo após liminar expedida na tarde da última quarta-feira, 12, pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ). Ele é acusado de desvio de verbas, contratações irregulares e ausência de prestação de contas. O desembargador Durval Aires Filho considerou que “as denúncias formuladas contra o gestor versam sobre graves desmandos que ferem o decoro do homem público”. Para ele, a conduta de Marquinélio ofendeu “as normas constitucionais e legais vigentes”.

A decisão revoga o que havia sido determinado pelo juíz da comarca do município. No dia 5 de julho deste ano, em parecer favorável ao prefeito, o magistrado concedeu a Marquinélio o cargo que fora cassado pela Câmara Municipal no mês anterior.

De acordo com a comissão processante do Legislativo, o prefeito desviou recursos que seriam utilizados na construção de um açude, contratou irregularmente funcionários e empresas de veículos, superfaturou contratos de contabilidade, pagou professores “fantasmas” e deixou de prestar contas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e à Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Seis de nove parlamentares votaram pela cassação.

Depois disso, o prefeito defendeu, na Justiça, através de mandado de segurança, que a Câmara não teria competência para afastá-lo. O juíz de primeira instância analisou procedente essa alegação e exigiu também o trancamento do processo instaurado.

Em seguida, o Legislativo de Barro entrou com recurso no TJ, afirmando que manter Marquinélio à frente da administração municipal seria “continuar a dilapidar as finanças daquela localidade” e solicitava a “urgência” na concessão da liminar. O desembargador qualificou como “fortes” as alegações que deram suporte ao pedido e suspendeu a decisão anterior.

Na tarde de ontem, Marquinélio teria viajado à Capital, segundo informações de uma funcionária. Até o fechamento desta edição, seu telefone celular estava desligado.

Fonte: O Povo

Milagres (CE): MPF requer fechamento de faculdade

O Ministério Público Federal (MPF) em Juazeiro do Norte ajuizou ação civil pública requerendo o encerramento das atividades educacionais da Faculdade de Milagres Ceará (Famice). O MPF alega irregularidades no funcionamento como Instituição de Ensino Superior, ao verificar que os cursos não são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), impedindo os concluintes de receberem o diploma do curso.

Até o momento, apenas uma aluna fez a denúncia junto ao órgão e a procuradoria espera novos casos. Segundo informações da Prefeitura local, há algum tempo que as aulas da Famice deixaram de acontecer no prédio do Patronato, onde eram dadas as aulas.

Segundo a procuradora, Lívia Maria de Sousa, a própria faculdade chegou a recorrer ao Tribunal Regional Federal, por meio da 5ª região, a reabertura dos cursos, que chegaram a ser suspensos pela Justiça Federal.

Como não houve a comprovação, durante esse período, do reconhecimento dos cursos, a procuradora decidiu por o pedido de tutela antecipada para impedir o funcionamento, até que haja comprovação.

Para o Ministério Público é necessário que a Justiça Federal decida pelo imediato encerramento das atividades educacionais de nível superior da Famice. A Justiça Federal já tinha determinado a suspensão das atividades da faculdade em dezembro de 2010, quando o então procurador da República, Rômulo Moreira Conrado, ajuizou ação civil pública em razão da ausência de reconhecimento pelo MEC dos cursos ofertados. Na época, a justificativa da instituição de ensino superior era de que já havia protocolado o pedido de reconhecimentos dos cursos.

Até o ano passado, segundo a procuradora, alunos chegaram a ser matriculados junto à instituição. O MPF constatou que a Famice não fez os pedidos de recredenciamento necessários até janeiro de 2008 e de reconhecimento dos cursos durante a integralização da carga horária de cada curso, junto ao Ministério. Ainda segundo o MPF, o simples preenchimento de cadastro no sítio eletrônico do MEC, sem o pagamento das taxas respectivas, não significa que a instituição tenha procedido com sua regularização.

Para a procuradora Lívia Maria de Sousa, é necessário o imediato encerramento das atividades educacionais da Famice, porque sem o reconhecimento oficial os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Letras ofertados não têm valor algum. "São imensuráveis os prejuízos causados aos alunos que já concluíram seus cursos a partir de 2008. Até a presente data, essas pessoas não conseguiram obter seus diplomas", ressalta.

De acordo com informações colhidas pelo próprio Ministério Público, junto ao MEC, a Famice possui autorizados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Letras e Letras - Inglês. Não estando nenhum deles com pedido de reconhecimento em tramitação perante o Ministério da Educação.

Formalização
Ainda conforme a procuradora, se espera agora que os próprios alunos possam procurar o MPF para formalizar a situação em que ser encontram. A Famice foi contatada em Milagres pelo Diário do Nordeste, mas os telefones divulgados pela instituição não se encontram em funcionamento. No prédio do Patronato, onde funcionavam os cursos, ninguém atendeu. A Faculdade de Milagres se define como paga, fundada em 2005, no Município, mantida pelo Centro de Ensino Superior de Milagres.

Mais informações
Ministério Público Federal (MPF)
Jonas de Sousa, 60
Lagoa Seca
Juazeiro do Norte - Cariri
Telefone: (88) 3571.1833 

Fonte: Diário do Nordeste

BC fecha os bancos Cruzeiro do Sul e Prosper; cliente terá até R$ 70 mil

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) garante até R$ 70 mil por cliente (CPF ou CNPJ) em caso de liquidação, como a anunciada nesta sexta-feira (14) pelo Banco Central em relação aos bancos Cruzeiro do Sul (CZRS4) e Prosper.

O FGC é uma entidade privada mantida pelos bancos. O objetivo do fundo é justamente dar garantias aos investidores e clientes quando uma instituição é liquidada.

Entre os investimentos que são cobertos pelo fundo estão as aplicações em conta poupança, no CDB e nas LCI (Letras de Crédito Imobiliário), além das letras hipotecárias e as letras de câmbio.

As regras do FGC preveem que o pagamento aos credores seja feito por meio de outro banco, em agências próximas às antigas agências do banco liquidado. Não é permitido o crédito em conta corrente e não há cobrança de tarifas bancárias na operação.

A exposição do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) ao Cruzeiro do Sul é de R$ 1,9 bilhão. A cifra inicial era de R$ 2,2 bilhões, mas o banco pagou alguns CDBs que foram vencendo, segundo fonte próxima ao assunto.

BC fecha bancos; ações são suspensas
O BC anunciou a liquidação dos bancos Cruzeiro do Sul (CZRS4) e Prosper. A Bovespa informou que as negociações com as ações do banco Cruzeiro do Sul estão suspensas, depois de acumularem valorização 55,6% em três dias.

Negociações com Santander falharam
As negociações com o Santander (SANB11) para a compra do Cruzeiro do Sul se estenderam até a madrugada desta sexta-feira, mas não avançaram diante da cobrança pelo banco espanhol de garantias que impediram um acordo para a venda da instituição.

O Cruzeiro do Sul está sob intervenção do Banco Central desde o início de junho e, na quinta-feira, venceu o prazo para o Cruzeiro do Sul conseguir aprovação de credores para renegociação de dívidas e obtenção de um comprador.

O plano de recuperação do banco Cruzeiro do Sul, que tinha patrimônio negativo em R$ 2,237 bilhões até a intervenção ocorrida em 4 de junho, previa, além da reestruturação da dívida, a venda da instituição.

Banco Prosper também foi liquidado
A liquidação do Banco Prosper, que teve proposta de mudança de controle para o Banco Cruzeiro do Sul não aprovada, "deve-se a sucessivos prejuízos que vinham expondo seus credores a risco anormal, a deficiência patrimonial e a descumprimento de normas aplicáveis ao sistema financeiro", segundo o BC.

Em nota, o BC afirma que "continuará tomando todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades, nos termos de suas competências legais. O resultado das apurações poderá levar à aplicação de medidas punitivas de caráter administrativo e a comunicações às autoridades competentes, observadas as disposições legais aplicáveis. Nos termos da lei, permanecem indisponíveis os bens dos controladores e dos ex-administradores do Banco Cruzeiro do Sul e ficam indisponíveis, a partir de hoje, os bens dos controladores e dos ex-administradores do Banco Prosper".

Histórico negativo
Não é de hoje que o banco Cruzeiro do Sul atravessa problemas. Com quase 20 anos nas mãos da família Indio da Costa, a instituição coleciona um histórico recente marcado por balanços reprovados por auditores, acusação de desvio de recursos e investigações por parte das autoridades.

A lista de tropeços do Cruzeiro do Sul começou a vir à tona em 2008, um ano depois de o banco estrear na bolsa de valores, vendendo cerca de R$ 645 milhões em ações. Desse valor, os Indio da Costa embolsaram R$ 150 milhões.

A instituição, que tinha R$ 2,6 bilhões em operações de crédito consignado, estreou valendo R$ 2,15 bilhões.

Em setembro de 2008, a massa falida do banco Santos acusou, em um processo judicial, o Cruzeiro do Sul de ter desviado R$ 206,2 milhões dos credores da instituição que pertenceu a Edemar Cid Ferreira. O caso ainda está correndo na Justiça.

Um ano depois, no fim de 2009, o banco anunciou a intenção de fazer uma nova oferta de ações, em uma operação que somaria R$ 400 milhões, entre novos recursos para o Cruzeiro do Sul e a venda de parte das ações dos Indio da Costa. Logo, porém, o processo foi abortado, em meio a uma sucessão de episódios negativos.

Em janeiro de 2010, o Banco Central começou a questionar as operações do Cruzeiro do Sul de venda de carteiras para fundos de direitos creditórios. Depois desse repasse, o próprio banco comprava as cotas do fundo, em operações que, para o Banco Central, poderiam ser irregulares.

No mês seguinte, foi a vez de a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) fazer marcação cerrada em cima do banco. A autoridade mandou o Cruzeiro do Sul republicar seus balanços de 2008 e 2009 sob o argumento de que a instituição não estava consolidando em seu balanço os fundos de direitos creditórios que detinha.

Fonte: UOL

Juazeiro do Norte (CE): Praças do Roteiro da Fé são inauguradas durante romaria

Mesmo com conclusão prevista para o fim do ano, começaram a ser inauguradas as primeiras praças incluídas no Roteiro da Fé, neste Município. As obras são voltadas para a melhoria da infraestrutura turística na cidade, inclui do a sinalização, paisagismo e arborização dos espaços, além da reforma das principais praças nos locais de visitação romeira. As obras foram autorizadas durante a romaria de Nossa Senhora das Candeias, no começo do ano. As praças entregues foram Franciscanos e José Geraldo da Cruz. Foi iniciado o processo de licitação, segundo a Secretaria das Cidades, da segunda etapa do projeto, que inclui o entorno da Basílica até Socorro e a subida do Horto, sendo integrada com o Anal Viário da cidade.

Ainda estão em execução a Praça do Socorro, e a área de frente ao Memorial Padre Cícero. Durante a Romaria de Nossa Senhora das Dores, a segunda maior do ano, que está acontecendo na cidade, o espaço da Praça do Socorro foi liberado, por conta da visitação da Capela do Socorro, onde se encontram sepultados os restos mortais do Padre Cícero. Todas as praças estão fechadas para as obras que custarão R$ 2 milhões nessa primeira etapa.

O secretário das Cidades, Camilo Santana, durante a inauguração, anunciou a assinatura da ordem de serviço, em 30 dias, do anel viário de Juazeiro do Norte, na sua primeira etapa, que custará em torno de R$ 14 milhões. O projeto, em sua totalidade, servirá para desafogar o trânsito dentro da cidade, além de retirar de circulação a maioria dos veículos de grande porte, como os caminhões e ônibus, principalmente durante as romarias.

Na próxima romaria do mês de novembro, será desenvolvido um plano de ação para que as praças inauguradas não sejam totalmente ocupadas pelos vendedores. A Romaria de Finados é o período de maior movimentação no local. Na área da Praça José Geraldo da Cruz foi incluída uma academia popular.

Segundo Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, o projeto contempla ainda a construção de um calçadão entre a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores pelas ruas do Brejo, São José e Cruzeiro na direção do Socorro.

A área no entorno da capela e as praças das principais igrejas serão requalificadas, inserindo as praças nas laterais do Grupo Padre Cícero e da Igreja dos Salesianos e São Miguel. No mês de maio foi iniciada a obra no largo do Socorro, que deverá ser a próxima entregue pelo governo. O projeto do Roteiro da Fé é realizado por meio da Secretaria das Cidades, com investimentos do Banco Mundial, de mais de R$ 4,7 milhões.

A praça dos Franciscanos recebeu um novo piso intertravado, além dos tijolinhos de cimento coloridos. A estátua de Frei Damião, inaugurada em 1998, foi deslocada e ficará um pouco mais à frente. O espaço público recebe um novo monumento, a estátua em homenagem a São Francisco.

O secretário enfatiza que o Roteiro da Fé envolve desde a requalificação dos espaços estratégicos, frequentados pelos turistas e os romeiros do Padre Cícero, ao projeto de iluminação, sinalização e urbanização das áreas. Ele destaca a próxima etapa dos trabalhos, que inclui a integração da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, com o trajeto dos fiéis que visitam a cidade, entre as ruas do Brejo, São José e Cruzeiro, em direção ao Socorro e que serão interligadas por um grande calçadão. O caminho do Roteiro da Fé, na direção do Santuário de São Francisco, é a Rua São Bernardo. Os romeiros chegarão ao templo a partir da Praça José Geraldo da Cruz. O estacionamento fica na Rua São Domingos. A meta era concluir as obras do Roteiro da Fé durante esta romaria.

A primeira etapa do projeto inclui a Praça dos Franciscanos, Ourives, Igreja de São Miguel, entorno dos Salesianos e Socorro. Segundo Camilo Santana, a única que falta ser iniciada, é a dos Salesianos, mas ele promete iniciar em breve. "Até o final do ano queremos estar com essa primeira etapa toda concluída. Pelo menos essa é a nossa expectativa", diz ele. A segunda etapa deverá ser iniciada em Janeiro.

Mais informações
Secretaria de Turismo e Romaria
Praça do Cinquentenário
Memorial Padre Cícero
Juazeiro do Norte - Cariri
Telefone: (88) 3511.4040

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

14 de setembro

1959 - A sonda soviética Luna 2 torna-se no primeiro objeto feito pelo homem a atingir a Lua.
1960 - É fundada a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, com sede atual em Viena.
2003 – A Estónia aprova a adesão à União Europeia, por meio de um referendo popular.

Nasceram neste dia…
1580 – Francisco de Quevedo, literário espanhol (m. 1645).
1769 - Alexander von Humboldt, naturalista alemão (m. 1859).
1941 - Olyr Zavaschi, jornalista brasileiro (m. 2011).

Morreram neste dia…
1712 - Giovanni Domenico Cassini, astrónomo italiano (n. 1625).
1901 – William McKinley, político e presidente norte-americano (n. 1843).
1982 - Grace Kelly (foto), atriz estado-unidense e princesa do Mónaco (n. 1929).

Foto: Wikipédia

"Me sentia um lixo", diz ex-vendedor obrigado pela Ambev a participar de eventos com prostitutas

“Me sentia um lixo”, afirmou o microempresário Elcio Milczwski, 34, em entrevista exclusiva ao UOL, em Curitiba. Ele se refere aos anos em que trabalhou na Ambev de Curitiba e era obrigado a ver garotas de programa tirarem a roupa na sua frente, a esfregar óleo bronzeador no corpo delas e a assistir a filmes pornográficos em reuniões de “motivação” da equipe de vendas da qual fazia parte.

No início deste mês, a história ganhou manchetes em todo o país quanto o TST (Tribunal Superior do Trabalho) manteve condenação do TRT do Paraná à Ambev, que determinara que a empresa deverá pagar indenização de R$ 50 mil por conta de “assédio moral decorrente de constrangimento”.

Elcio entrou na Ambev em 2001, aos 23 anos. Já era casado. Seu trabalho era percorrer mercados, bares, restaurantes e outros pontos de vendas, munido de um computador de mão, e coletar pedidos de compra. A partir de 2003, as reuniões matinais promovidas pela gerência com a equipe de vendas –realizadas, usualmente, a partir das 7h da manhã– se tornaram pouco ortodoxas.

“O gerente passou a levar garotas de programa como forma de motivar a equipe. Mas ninguém foi avisado de que isso ia acontecer, e uma vez lá dentro, não podia sair da sala. Éramos todos obrigados a passar óleo nas garotas, éramos empurrados contra elas. Quem se mostrava contrariado era alvo de zombaria. Para quem tivesse atingido a meta de vendas era prometido um vale-programa.”

“Além de homens casados, havia também funcionárias na sala”, disse o advogado André Luiz Souza Vale, que defendeu Elcio no processo. Não é seu único cliente daquela turma. Pelo mesmo motivo, Souza Vale diz que tem outras duas dezenas de ações na Justiça trabalhista. “Uma delas já rendeu, em segunda instância, uma indenização de R$ 100 mil a um ex-supervisor de vendas, mas há recurso em trâmite no TST.”

A ação
Em 2005, Elcio pediu pela primeira vez para ser demitido pela Ambev. “Como a empresa tinha uma política que limitava o número de demissões de vendedores, não era possível.” A saída era pedir demissão, mas aí a saída renderia menos.

“O jeito foi aguentar.” Elcio finalmente conseguiu que a empresa o mandasse embora em julho de 2007. “Foram dois anos pedindo para ser demitido.” Até seus últimos dias na empresa, as reuniões de motivação com garotas de programa se mantiveram, ainda que mais raras – o auge se deu entre 2003 e 2004.

“Não entrei com processo contra a Ambev por ser evangélico, como muitas reportagens chegaram a afirmar. De fato, sou evangélico, mas o que me fez ir à Justiça foi o que sofri lá dentro. Tanto que tenho colegas que não são evangélicos nem casados e também acionaram a empresa.”

“Eu e muitos outros não queríamos estar ali, mas tínhamos de ficar. Eu tenho uma família para sustentar. Era meu trabalho. Mas sempre penso que seria mais simples, e melhor, se a Ambev oferecesse prêmios em dinheiro, em vez de vales-programa, a quem atingisse metas de vendas”, disse Élcio, que há três anos toca uma casa de assados em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Outro lado
Procurada pelo UOL, a Ambev manteve o mesmo posicionamento que assumiu quando a indenização a Elcio  Milczwski tornou-se pública, no início de setembro.

“Reconhecida por sua gestão, a Ambev prega o respeito e valoriza o trabalho em equipe. A companhia, que conta com mais de 30 mil funcionários no Brasil, não pratica ou tolera qualquer prática indevida com seus funcionários”, diz nota emitida pela empresa.

“Casos antigos e pontuais não refletem o dia a dia da empresa. O bom ambiente de trabalho é refletido pelos inúmeros prêmios de gestão de pessoas que a Ambev recebe a cada ano”.

A assessoria de imprensa não soube informar ao UOL, até o fechamento deste texto, se o diretor comercial e os gerentes citados por Elcio ainda trabalham na empresa, mas disse que certamente eles não estão mais na filial de Curitiba.

Fonte: UOL

Duas horas em apenas cinco minutos. Veja o resumo da conferência do iPhone 5 em vídeo


A Apple realizou nesta quarta-feira (12) na cidade de San Francisco, nos EUA, um evento para a imprensa em que revelou novidades e números sobre as vendas dos seus produtos. O CEO da companhia, Tim Cook, subiu ao palco para falar sobre o ótimo momento vivido pela empresa, que é considerada hoje a mais valiosa do mundo.

Números impressionantes
Os números revelados pela empresa na abertura do evento são de fazer inveja a qualquer outra companhia. A App Store conta hoje como 700 mil apps e 90% deles são baixados todos os meses. Além disso, o iPad é responsável por 91% do tráfego mundial na web com relação aos tablets, dominando 68% do mercado e tendo vendido 84 milhões de unidades até agora.

A Apple Store já está presente em 13 países, com um total de 380 lojas físicas. O Mac OS X Mountain Lion teve 7 milhões de cópias baixadas nos servidores da Apple, enquanto os seus notebooks (MacBook Air e MacBook Pro) lideram as vendas no mercado norte-americano, com uma fatia de 27%.

IPhone 5
Em seguida, foi a vez da revelação principal do dia, o iPhone 5. O novo modelo praticamente não sofreu alterações visuais, mas teve a sua tela aumentada de 3,5 para 4 polegadas. O iPhone 5 conta com o novo processador Apple A6, ganhou algumas melhorias na bateria e é compatível com 4G.

Os preços, no mercado norte-americano, permanecem os mesmos: US$ 199 (16 GB), US$ 299 (32 GB) e US$ 399 (64 GB). Outras duas grandes novidades dos produtos são o conector e o fone de ouvido. O primeiro ficou menor, passando de 30 para 8 pinos, e foi batizado de Lightning.

Já os fones de ouvido foram completamente redesenhados, partindo de um padrão após o estudo da anatomia da orelha de centenas de pessoas. O resultado é um modelo com melhor propagação de áudio e capaz de se encaixar perfeitamente aos ouvidos de qualquer consumidor.

Novo iPod Touch e iPod Nano
Dois dispositivos portáteis da Apple também ganharam novas versões. A sétima geração do iPod Nano foi completamente redesenhada e o visual se assemelha a uma mistura de Nokia Lumia e iPhone. O display é multitouch, de 2,5 polegadas, mas os botões físicos na lateral permanecem.

Já o iPod Touch chega à sua quinta geração com um visual mais atrativo, para muitos, do que o próprio iPhone. A espessura é de apenas 6,1 milímetros e a tela de 4 polegadas é a mesma que está presente na última versão do smartphone, reunindo praticamente todos os recursos do iPhone 5.

Fonte: Tecmundo

AddThis