Características: 
Filma em HD, Visor LCD de 3", Estabilizador de imagem,
Foto Panorâmica, conexão HDMI, Zoom de 18x.

Produto Original (Made in Brazil). 

Completa com todos os acessórios: CD, Cabo AV/USB e Manuais

Acompanha:
- Cartão de Memória SD 4Gb
- 3 Kits de Pilhas Recarregáveis
- Carregador Sony
- Alça
- Tampa da lente
- Caixa do produto
- Nota fiscal

Preço: R$ 549,00 

Entrego em mãos ou envio pelo Correio para todo o Brasil (frete por conta do comprador).


Qualquer pergunta sobre o anúncio pode ser feita através da caixa de comentários do Facebook logo abaixo do anúncio. Respondo na hora!

Aconteceu de novo: Áudio vaza e apresentadora da Record solta palavrão ao vivo

Com inúmeras disputas ocorrendo simultaneamente nos Jogos Olímpicos, é até comum haver alguns erros nas transmissões ao vivo. E em seu primeiro dia ‘cheio’ de disputas, a Record já sofreu com um pequeno erro na entrada dos VTs, para desespero da experiente apresentadora Milena Ceribelli, que acabou soltando um palavrão ao vivo.

Após apresentar um breve compacto da luta do brasileiro Robenílson de Jesus no boxe, a apresentadora devia chamar a partida do futebol feminino entre Brasil e Nova Zelândia. Mas por um erro acabou chamando novamente o boxe para logo na sequência corrigir e anunciar a transmissão do futebol. E assim que as primeiras imagens de Marta e cia. apareceram na tela, o áudio da apresentadora vazou e ela compartilhou com todo o Brasil sua indignação com a equipe da TV: “P….!”

E essa não foi a primeira gafe de Milena na Olimpíada. No programa de Roberto Justus, a ex-apresentadora da Rede Globo havia dito que Messi participaria dos Jogos de Londres. E como todos sabem, a Argentina sequer classificou-se.

Lembrando que no dia da abertura dos Jogos Olímpicos, outra ex-apresentadora da Globo, a jornalista Ana Paula Padrão, se equivocou e anunciou o “Jornal da Globo” ao invés do “Jornal da Record”. Veja AQUI.


Fonte: UOL


Tubarões em Super Câmera Lenta

Dá um medinho hein… Eita bicho grande da porra!

O vídeo é um demonstrativo do que o Discovery Channel está preparando com estas filmagens especiais, em super câmera lenta, com a famosa filmadora Phantom.

Eles usaram uma isca simulando uma foca serelepe pra atrair o tubarão e fazer estas imagens incríveis!


Itapipoca (CE): Água poluída preocupa moradores

Moradores do Município de Itapipoca, a 147Km de Fortaleza, reclamam do aspecto da água que tem chegado às suas casas pelo abastecimento da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Eles alegam que notaram o estado da água somente na noite da última quinta-feira, afirmando que, além do aspecto barrento, a água apresenta mau cheiro.

De acordo com informações de moradores, a água utilizada para beber é providenciada através de garrafões de água mineral vendidas em estabelecimentos comerciais e por poços de propriedades particulares.

"A nossa água está muito podre, é como se tivesse um bicho morto dentro. Estamos preocupados com a situação", reclama o morador Frederico Ferreira. Os habitantes de Itapipoca afirmam que estão fervendo e depois filtrando a água para cozinhar alimentos.

Justificativa
Apesar do aspecto da água, a Cagece, em nota, garante que a água é potável e pode ser consumida normalmente pela população de Itapipoca. A empresa afirma que o aspecto barrento da água se deve ao acúmulo de resquícios de algas ou de sedimentos provocados pela suspensão do abastecimento, entre os dias 25 e 27 de julho, para a manutenção de uma bomba do sistema de abastecimento da cidade. Ainda segundo a Companhia, os sedimentos não causam nenhum dano à saúde.

A Cagece informa que está executando frequentes descargas na rede para eliminar qualquer cor ou odor. Até o fim do dia de hoje, o estado da água deve voltar ao normal, segundo a empresa. Até lá, a Cagece orienta que os clientes deixem correr um pouco de água cada vez que constatar alteração na cor.

LEONARDO BEZERRA
ESPECIAL PARA O REGIONAL 

Fonte: Diário do Nordeste

Esporte: Hamilton sobra e garante 150ª pole da McLaren; Massa é 7º e Bruno, o 9º


Em meio aos Jogos Olímpicos de Londres, a Inglaterra virou centro das atenções também na Fórmula 1. O britânico Lewis Hamilton foi soberano durante todo o treino classificatório no circuito de Hungaroring e levou a também britânica McLaren à pole position no GP da Hungria, a 150ª da história da tradicional escuderia. Hamilton sobrou. Foi o mais rápido nas três partes da atividade e garantiu a posição de honra com 1m20s953, quase meio segundo melhor que o francês Romain Grosjean, da Lotus, que largará ao seu lado, na primeira fila.

Foi um sábado bom para os brasileiros. Pela primeira vez, os dois avançaram juntos à superpole. Felipe Massa marcou o sétimo tempo (1m21s900), menos de um décimo atrás do companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, sexto no grid, enquanto Bruno Senna ficou em nono com 1m22s343, conquistando sua melhor posição no grid na temporada. Seu parceiro de Williams, Pastor Maldonado, larga logo à frente, em oitavo.

Após quase ser eliminado no Q1, Sebastian Vettel conseguiu o terceiro lugar no grid, seguido por Jenson Button (McLaren) e Kimi Raikkonen (Lotus). Nico Hulkenberg (Force India) fechou os dez primeiros. Companheiro de Vettel na RBR, Mark Webber também suou para passar da primeira fase, mas acabou caindo no Q2 e larga em 11º.

A RBR, líder do Mundial de Construtores, passou um sufoco no início do treino. Mark Webber e Sebastian Vettel ficaram apenas em 16º e 17º no Q1 e garantiram as últimas vagas na segunda parte da atividade. Sorte da dupla que Daniel Ricciardo, da coirmã STR, recolheu para os boxes, não tentou mais uma volta rápida e ficou de fora. Os outros seis eliminados foram Heikki Kovalainen e Vitaly Petrov, da Lotus; Charles Pic e Timo Glock, da Marussia; e Pedro de la Rosa e Narain Karthikeyan, da HRT. O melhor tempo ficou com Hamilton. Os brasileiros avançaram com tranquilidade: Massa foi o oitavo e Bruno, o décimo.

Os dois brasileiros confirmaram o bom desempenho nos treinos livres e garantiram vaga na superpole. Massa fez uma boa volta e anotou o quarto tempo do Q2. Bruno garantiu um lugar pela primeira vez entre os dez no último suspiro. Com o cronômetro zerado, o piloto da Williams arrancou o décimo lugar, desbancando Webber por apenas dois centésimos. O australiano foi a grande zebra do Q2. Michael Schumacher (17º) e Nico Rosberg (13º) também decepcionaram e não levaram a Mercedes ao Q3. Os outros eliminados foram Paul di Resta (11º), Sergio Pérez (14º), Kamui Kobayashi (15º) e Jean-Eric Vergne (16º). A melhor marca ficou novamente com Hamilton, seguido por Vettel.

Mais veloz nos treinos livres de sexta-feira e melhor durante toda a classificação, Hamilton confirmou o favoritismo e garantiu a pole position. O britânico não teve adversários à altura. Logo anotou uma boa volta e figurou no topo do Q3. Vettel e Grosjean bem que tentaram desbancá-lo, mas passaram longe. No fim, o piloto da McLaren melhorou ainda mais o tempo. Com as três melhores parciais da pista, anotou 1m20s953, e conquistou sua terceira pole em Hungaroring, a terceira no ano.

Confira o grid de largada para o GP da Hungria:
1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m20s953
2 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m21s366
3 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) - 1m21s416
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m21s583
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1m21s730
6 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m21s844
7 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m21s900
8 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m21s939
9 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - 1m22s343
10 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1m22s847

Eliminados no Q2
11 - Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) - 1m21s715
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) -1m21s813
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m21s895
14 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m21s895
15 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) -1m22s300
16 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - 1m22s380
17 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m22s723

Eliminados no Q1
18 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m23s250
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - 1m23s576
20 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - 1m24s167
21 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - 1m25s244
22 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - 1m25s476
23 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - 1m25s916
24 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - 1m26s178

Fonte: Globoesporte.com

Sobral (CE): Dois adolescentes morrem após tentativa de assalto

Uma tentiva de assalto terminou na morte de dois adolescentes na tarde desta sexta-feira (27) em Sobral, distante 240 km de Fortaleza.

De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), cinco jovens adentraram um comércio, localizado no bairro Junco, e anunciaram o assalto. O proprietário do local reagiu e disparou diversos tiros contra os suspeitos.

Na ação, quatro adolescentes foram atingidos. Dois morreram no local e outros dois foram encaminhados para a Santa Casa de Sobral. O quinto suspeito conseguiu fugir.

O hospital, no entanto, informou que os dois adolescentes feridos receberam alta médica na noite desta sexta-feira. Os jovens, que chegaram a receber a visita da família, estão apreendidos. Segundo o CPI, o comerciante ainda deve se apresentar à polícia.

Fonte: Diário do Nordeste

Gostaria de fazer uma mudança em sua vida?


Você provavelmente já de ter visto e ouvido vários conselhos e dicas de como mudar de vida, mas nesse artigo você irá conferir algumas estratégias consistentes, simples e praticas para realizar mudanças em sua vida.

Muitas pessoas afirmam que querem mudar, mas ao mesmo tempo também acham que não é possível, algumas vezes é uma simples questão de incapacidade de tomar a iniciativa. E o grande fato é: Quem quer mudar, consegue! Você duvida disso? Não acredita que é possível? Sim, é possível e você pode fazer isso no momento que escolher!  Certamente há casos em que você deseja mudar, mas não consegue descobrir como. Verdade seja dita, mudar realmente é algo difícil e poucos têm firmeza nesse objetivo.

Logo abaixo estão apresentados alguns conselhos e estratégias para realizar uma mudança eficaz e significativa em sua vida. Alguns conceitos podem não ser novos, porém são totalmente proveitosos.

Histórico negativo e associação ao fracasso
Nós somos “carregados” de lições boas, tristes, fracassos e diversas outras experiências passadas, e é através delas que moldamos nossa realidade. A nossa realidade é o reflexo de crenças e essas crenças determinam a forma com que lidamos com o mundo e com nós mesmos.  Portanto podemos dizer que se essas linhas de pensamento são todas negativas, elas podem e vão influenciar negativamente sua vida e até mesmo te impedir de implementar mudanças e por conseqüência, tornar sua vida miserável.  Muitas vezes você fica frustrado, sofre humilhações, é rejeitado e se decepciona com algo e isso acaba mudando a imagem que tem de si mesmo e o problema é que você acaba tornando-se escravo de desse conceito e pode acabar fazendo auto-sabotagem. As formas mais simples de superar essa “bagagem” emocional são: Focar-se em seu objetivo, trabalhar sua autoestima e principalmente agir independente do passado, pois só assim você conseguirá obter resultados rápidos positivos.

Não busque a felicidade
Sim, você entendeu tudo certo. Por que você não deve buscar a felicidade? Não existe essa coisa de feliz “pra sempre” que sempre vemos na tv. A felicidade pode ser definida como um estado de espírito temporário que inevitavelmente vem e depois vai. O problema de querer alcançar a felicidade é que você se prende a uma busca que jamais terá fim e quando achar que finalmente conseguiu a felicidade e ela sumir, você irá olhar pra isso e irá inconscientemente internalizar o pensamento de que ocorreu algum fracasso e que a culpa disso é sua. É preciso compreender que a felicidade não é algo sustentável e que você não deve torná-la objetivo, mas compreendê-la uma conseqüência do seu sucesso e também de suas experiências positivas.

Descobrir o que você realmente quer
Você estará correndo em uma roda de hamster para sempre se você não souber aonde realmente quer ir. Você deve descobrir o que é importante pra você, somente assim você poderá se tornar aquilo que nasceu para ser. Quando se fala em mudança, você tem que saber o que você quer mudar, pra que? E por quê? São perguntas chave pra realmente conseguir mudanças e progresso em sua vida.

Defina metas realistas
Outro passo muito importante para construir uma vida nova é ter em mente algo realista e factível. Tenha metas realistas: não adianta querer que da noite para o dia sua meta será alcançada, você tem que ter metas realistas, pois do contrario você logo desanima. Os objetivos devem ser claros, alcançáveis​​, relevantes e favoráveis.  E acima de tudo têm de estar harmonia com a sua realidade

Fazer as coisas de maneira diferente
"Se você fizer o que sempre fez, vai obter o mesmo resultado de sempre." - Tony Robbins
Um dos pontos mais importantes e também mais negligenciados quando se fala mudar de vida.  Observa-se que quando surge o desejo de mudar, não surgem também ações direcionadas a mudança e sem isso não há possibilidades reais de atingir tal objetivo, então comece a fazer as coisas de forma diferente pra atingir resultados diferentes.

Elimine o que não é essencial
Pra começar, identifique o que é essencial, ou seja, as coisas mais importantes na sua vida, as que você realmente ama e que não quer viver sem. Após isso, analise sua vida e elimine tudo aquilo que não é essencial. Este processo irá tornar sua vida muito mais simples, onde será mais fácil focar-se naquilo que é essencial, naquilo que lhe é mais relevante.

Identifique os sacrifícios que você terá que fazer, e FAÇA
Não há como fugir desta parte. Se você deseja uma mudança real, você tem que estar preparado para pagar o preço por ela. Esse é o teste real de sua vontade. Muitos dizem que querem mudar de vida, mas quando você olha para o que eles estão fazendo, você vê que realmente não querem mudar. Você quer reconstruir um relacionamento? Então comece refletindo sobre a si mesmo ao invés de tentar mudar a outra pessoa. Quer livras das dívidas? Comece a cortar pequenos luxos e gastos e inúteis e use esse dinheiro extra para quitar sua dívida; busque uma renda extra e faça o mesmo. Quer acabar com um vício? Pare de comprar a droga, o cigarro, a bebida alcoólica, ou qualquer coisa que facilita a prática do vício; mude seu número de telefone, deixe os velhos amigos que são uma má influência etc. Em outras palavras, faça os sacrifícios!

Trabalhe na mudança
Trabalhe aquilo que você quer atingir, pare de esperar que as coisas aconteçam e comece a fazer com que elas aconteçam. Todos os dias você deve estar fazendo algo que te deixe mais próximo da mudança.

Fonte: Mundo DSE

APA do Araripe chega aos 15 anos de criação

Depois de 15 anos, o debate sobre a Área de Proteção Ambiental Chapada do Araripe (APA - Araripe) ganha força, no intuito de tratar do seu futuro e do processo de integração com outras unidades de conservação. A meta é definir uma atuação em conjunto, na área de mais de 1 milhão de hectares, com abrangência em 34 cidades dos Estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. Nos dias 3 e 4 de agosto será comemorado o aniversário de criação da área, com discussão de questões, como a instrumentalização para a construção de um plano de manejo para a área.

Segundo o chefe da APA, Paulo Maier, esse é um momento não apenas de comemoração, mas de reflexão sobre o que se fez e os próximos passos em relação à área de conservação. Estarão reunidos técnicos de vários setores associados ao trabalho voltado ao meio ambiente na região. Serão realizadas visitas técnicas a várias instituições como a Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, e o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri.

A abertura do evento acontece na própria sede administrativa da APA, em Crato, com uma reunião de troca de experiências com os ex-gestores e os atuais da instituição. "Será um momento em que cada um deles irá relatar os projetos desenvolvidos, as dificuldades enfrentadas. Enfim, de que forma poderemos encontrar alternativas para aquilo que ainda pode ser trabalhado", diz ele.

Mata Atlântica
A criação da APA, conforme Paulo Maier, representou um grande passo para a conservação ambiental, inclusive por deter área da Mata Atlântica na região, que são espaços com uma legislação específica. A luta para criação da área de preservação partiu de pessoas como o atual chefe da Floresta Nacional do Araripe, William Brito, que será um dos palestrantes do evento.

As reservas de água serão abordadas pelo representante da Cogerh, Yarlei Brito, e o biólogo Weber Girão, que coordena o Plano de Ação para preservação do soldadinho- do-araripe. Haverá outras participações de palestrantes. Além dele, nomes como da professora Sarah Cabral, Violeta Arraes Gervaiseau e Pierre Gervaiseau, figuram na luta pela articulação e criação da área. O decreto de criação foi de 4 de agosto de 1997. Desde então, segundo Paulo Maier, é importante salientar a importância da criação do Plano de Manejo, que poderia ter sido desenvolvido nos cinco primeiros anos.

Para realizar esse trabalho, é necessário que seja realizado um diagnóstico da área, principalmente levando-se em consideração os aspectos culturais, históricos, além dos de caráter ambiental da área. Ele afirma que um levantamento inicial foi feito há cerca de 12 anos, mas são dados que precisam ser atualizados. Uma das grandes discussões, agora em pauta no Conselho Consultivo da APA, formado por integrantes dos três Estados inseridos, é a preocupação quanto à ocupação das área de forma desordenada. Em relação ao conselho, está havendo, conforme o chefe da unidade de conservação federal, uma cobrança mais efetiva de participação, e não apenas isso, mas a concretização do plano de ação.

Dentro dos 15 anos, foi preparado um plano de ações do conselho, que inclui, desde iniciativas mais simples, segundo o chefe da APA, até este momento de debates. A proposta de inserção de unidades estaduais, particulares, à própria Flona e à APA é para poder integrar todas essas áreas, no intuito de possibilitar uma atuação integrada, num entendimento maior.

No dia 3, a programação começa com café-da-manhã, às 9h, no mini-auditório da APA-, no Crato. À tarde, será realizada reunião pública com a chefia do órgão, mesas-redondas, dentre as quais o Geopark Araripe terá participação e apresentação do projeto Eficiência Energética e Uso Sustentável da Caatinga. A visita técnica na porção leste cearense da APA Chapada do Araripe será a partir das 7h, com saída da Praça Joaquim Fernandes Teles, em frente à sede da APA. O destino será a Fundação Casa Grande, Museu de Paleontologia da Urca/Geopark Araripe, geossítio Pontal da Santa Cruz, Casa sede da FLONA-Apodi, visita técnica Plano de Manejo Florestal Sustentável no Crato e geossítio Riacho do Meio, em Barbalha.

Para o chefe da APA, essas discussões fazem parte de um processo de discussão e da busca de ações mais efetivas na área. "Temos hoje junto ao conselho um calendário de reuniões mais efetivas", diz ele, em relação a nova proposta de atuação.

Até o final do ano está sendo cumprindo um calendário para a participação dos membros. Eles devem ter assento no órgão, efetivamente. Uma das iniciativas que também será proposta e incentivada, de acordo com Paulo Maier, é a criação de novas unidades de conservação, tanto em áreas particulares como públicas municipais.

FIQUE POR DENTRO

Decreto-lei institui unidade
A Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe envolve uma área de 1,063 milhão de hectares. Foi criada em 4 de agosto de 1997, por meio de decreto-lei. Na época de criação, esteve na região o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. São 34 Municípios dos Estados do Ceará, Piauí e Pernambuco, inseridos no espaço da área, que possui um conselho consultivo para debater e propor direcionamentos necessários a serem tomados.

São mais de 300 APAs criadas no Brasil, que envolvem uma categoria de unidade de conservação relativamente nova. Sua implementação se iniciou na década de 80, com base na Lei Federal nº 6.902, de 27 de abril de 1981, que estabelece no art. 8: "Havendo relevante interesse público, os poderes executivos Federal, Estadual ou Municipal poderão declarar determinadas áreas dos seus territórios de interesse para a proteção ambiental, a fim de assegurar o bem-estar das populações humanas, a proteção, a recuperação e a conservação dos recursos naturais".

As APAs são também consideradas como espaços de planejamento e gestão ambiental de extensas áreas que possuem ecossistemas de importância regional, englobando um ou mais atributos ambientais.

Necessitam de um ordenamento territorial orientado para o uso sustentável dos recursos naturais, elaborado por meio de processos participativos da sociedade, que resultem na melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.

Mais informações
Escritório - APA
Chapada do Araripe
Praça Joaquim Fernandes Teles, S/N
Crato
Telefone: (88) 3523.1857

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Crato (CE): PM fecha `boca de fumo´ com um bom sortimento de crack, cocaína e maconha

O combate ao tráfico de drogas em Crato resultou na apreensão de mais uma boa quantidade de substâncias entorpecentes. Por volta das 10 horas desta sexta-feira policiais do Ronda do Quarteirão foram averiguar informações passadas anonimamente sobre um ponto de venda de drogas e descobriu uma “boca de fumo”. Foi na Rua 1 número 262 Conjunto Novo Horizonte (Bairro Vila Lobo) em Crato, onde mora Jailson Santos de Menezes, de 24 anos.

O acusado ainda tentou fugir com a chegada das viaturas, mas não conseguiu furar o cerco da polícia. Terminou se vingando no Soldado Terceiro no momento da prisão. Ele feriu o militar mordendo o seu braço esquerdo. Dentro da casa de Jailson a polícia encontrou 53 papelotes de crack, 191 de cocaína e mais 300 gramas de maconha. O rapaz tinha apenas R$ 37,00 mas esperava muito mais com as vendas na noite de hoje, além do sábado e domingo com base no seu bom “sortimento” de drogas.

Na Delegacia de Crato Jailson disse que a droga era sua e considerou um “meio fácil” de ganhar dinheiro. Ele foi autuado em flagrante e vai responder por crime de tráfico de substâncias entorpecentes. A operação foi liderada pelo Capitão Rabelo com o apoio dos Soldados Terceiro, D Jackson, Ricardo, Luiz, Hélder e Lucas Lima.  Há dez dias, a polícia prendeu Kayo Hamon da Silva Carvalho, de 22 anos, residente no mesmo bairro, com 2 kg de cocaína.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Barbalha (CE): Obras de requalificação das ruas do Centro recebem elogios

A equipe da empresa responsável pela obra, agora se encontram no trecho que compreende todo entorno do Apoio Rodoviário e Praça Engenheiro Dória. A obra de pavimentação em pedras de paralelepípedo está deixando a cidade de Barbalha com outro visual em toda sua parte histórica e arquitetônica.

Os serviços estão sendo executados também no momento, entre as ruas, Neroly Filgueira, Nezinho de Sá e Cariris.

As obras em torno do Apoio Rodoviário e da Praça Engenheiro Dória, deve ser concluída até o início do mês de Agosto. Outras ruas no centro da cidade também deverão ser pavimentadas.

O investimento dessa obra por parte do Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades é em torno de R$ 1, 3 milhões. A obra faz parte do Projeto Cidades do Ceará - Cariri Central.

O final das obras de requalificação nas ruas que fazem parte do Centro Histórico de Barbalha deve ser no final do mês de agosto. A obra vem recebendo elogios da população e principalmente, dos condutores de veículos que segundo eles, a cidade de Barbalha já deveria ter recebido uma obra como essa.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Juazeiro do Norte (CE): Clínica veterinária é assaltada e câmera filma ação dos bandidos

Por volta das 14h30min desta sexta-feira (27), a clínica veterinária 4 patas, localizada no bairro Pirajá, foi assaltada pela segunda vez em menos de um mês.

Com os mesmos moldes operantes, dois indivíduos trajando shorts e camisetas, entraram na clínica e anunciaram o assalto. Não sabiam eles que dessa vez aquele estabelecimento comercial tinha adquirido um sistema de filmagem e toda ação dos meliantes foi gravada.

Quem reconhecer os meninos danados, deverá ligar para o 190 e comunicar, pois a cidade vive uma onda de assaltos a mão armada, sempre assim: Dois homens em uma moto... e por aí vai.

Veja o vídeo:


Fonte: Miséria

Plantão Infotech: Cartão de memória XQD 2.0 promete transferir dados em 1 GB por segundo

A CompactFlash Association, associação que regula novos formatos de cartões de memória, acaba de anunciar o desenvolvimento do XQD 2.0. A nova tecnologia permite uma velocidade de transferência de arquivos de até 1 GB por segundo em aparelhos compatíveis.

Para poder aproveitar esta velocidade em computadores, é necessária uma conexão PCI Express 3.0 na placa leitora – além de memória RAM suficiente para lidar com tamanha quantidade de dados trafegando.

Nos aparelhos móveis, como câmeras fotográficas e filmadoras, a empresa que mais apoia o desenvolvimento deste padrão é a Sony, embora a Canon também tenha demonstrado certo interesse. Ainda não há informações específicas sobre quando serão lançados os primeiros aparelhos que poderão ler e escrever neste padrão – sem contar placas PCI Express para computadores.

Cartões de memória com 1 GB por segundo de transferência serão mais velozes do que os padrões SD e CF Media, que existem no mercado de hoje. A velocidade é mais do que suficiente para lidar com resolução Full HD, além de ser um passo importante para tornar a gravação em 4K mais popular.

Assim como acontece com outros tipos de cartões de memória, o XQS 2.0 é compatível com aparelhos criados para a versão anterior, padrão que foi estabelecido em outubro de 2010. No computador, a leitura e a escrita dos dados também funcionam em gerações anteriores da conexão PCI Express.

Fonte: Techtudo

Ana Paula Padrão comete gafe e fala "Jornal da Globo", ao vivo, em transmissão da Record

A jornalista Ana Paula Padrão cometeu uma gafe durante a transmissão do Jornal da Record, após a abertura das Olimpíadas de Londres, na noite desta sexta-feira, 27.

Ela entrou, ao vivo, e confundiu o nome do jornal da atual emissora em que trabalha, a Rede Record, com o da antiga emissora, a Rede Globo.

"Você está assistindo o Jornal da Globo, ao vivo, de dentro do Estádio Olímpico de Londres...", disse Ana Paula, que ao perceber o erro, logo corrigiu. "Esse é o Jornal da Record pra você", falou a jornalista, levemente constrangida.

A Record detem os direitos de transmissão, em TV Aberta, das Olimpíadas deste ano.

Veja o vídeo:


Barbalha (CE): Jibóias invadem residências na zona rural e bairros periféricos

Segundo a Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) é cada vez mais freqüente a presença de cobras nas residências, principalmente em localidades rurais. Nesta quinta-feira, por exemplo, os PMs recolheram uma Jibóia em direção a uma casa localizada no Sítio Estrela em Barbalha. O proprietário do imóvel Jonathas Souza se assustou com o olha misterioso e o comportamento da cobra decidindo acionar a polícia ambiental.

De acordo com o Tenente Pinheiro chamados com essa mesma finalidade estão se tornando comuns e até em alguns bairros periféricos de Juazeiro do Norte, Crato e Barabalha. Ele diz que a média subiu para dois pedidos de capturas por dia junto ao Pelotão da Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros. As áreas de maior incidência ficam próximas de matas preservadas e ocupadas por moradias. A CPMA já foi acionada para capturar cobras com mais de 2,5 metros. Esta semana, PMs foram chamados para sedar cerca de 20 saguis que invadiram uma casa em Barbalha.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Falta milho da Conab para os produtores rurais no Estado

Produtores rurais no Interior do Ceará reclamam da demora para aquisição de milho do Programa de Vendas em Balcão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em decorrência da seca, a demanda pelo grão aumentou em cerca de 300% e os armazéns da Conab enfrentam obstáculos operacionais para atender a clientela. A situação agravou-se há cerca de 10 dias porque houve descontinuidade do programa. Os estoques acabaram nas unidades e a greve dos caminhoneiros atrasou a entrega de novas remessas para a região Nordeste. Atualmente, os armazéns estão vazios no Estado.

Os criadores de aves, bovinos, ovinos e suínos necessitam de milho para alimentar o rebanho. O setor agropecuário enfrenta neste ano uma grave crise por causa da seca que se abateu sobre o Estado. Resultado: a demanda pelo grão cresceu consideravelmente. Neste mês, a Conab no Ceará começou a operacionalizar o programa especial em caráter emergencial com preços diferenciados para atender os produtores rurais cadastrados na Agência de Desenvolvimento Agropecuário (Adagri) e na Conab.

Na cidade de Iguatu, que é polo de distribuição de milho para nove Municípios da Região Centro-Sul, são atendidos, em média, 50 produtores por dia, mediante distribuição de senha. "Alguns chegam pela madrugada e não conseguem ser atendidos porque o número de senha já se esgotou", contou o produtor Luís Gonçalves. "É preciso tentar novamente no dia seguinte".

Nos dias de atendimento no início deste mês houve muitas reclamações por parte dos produtores rurais. Na cidade de Maracanaú, na Grande Fortaleza, o problema se repete. Um produtor da cidade de Pentecoste, que pediu para não ser identificado, disse que alguns agricultores precisam dar duas ou três viagens para conseguir obter o milho. "Isso traz prejuízo porque muitos vêm em carro alugado", explicou. "O programa é bom, tem preço reduzido que beneficia os produtores, mas a burocracia está prejudicando o andamento".

Após o cadastro, o produtor recebe um boleto para efetuar o pagamento no sistema bancário. Na maioria das vezes, não dá para receber o grão no mesmo dia, tendo que retornar ao armazém no dia seguinte. O que se observa na maioria dos escritórios da Conab no Interior do Estado é o reduzido número de funcionários para atender uma demanda sempre crescente. "Não é só entregar o milho, mas precisamos gerir o sistema de emissão de nota fiscal e realizar outros serviços internos", explica a gerente substituta em Iguatu, Lúcia Araújo. "Sabemos das reclamações e estamos tentando melhorar o atendimento".

O polo de Crateús foi beneficiado com a abertura de uma unidade de distribuição de milho em Tauá. O escritório firmou parceria com a Ematerce, Secretaria de Agricultura do Município e com a Federação das Associações de Moradores e de Produtores. "Dividimos o atendimento por cidades e por isso não temos reclamação quanto à demora para entrega do produto", disse o gerente do armazém regional da Conab, Josemar Martins. "Aqui a reclamação é por causa da falta de estoque de milho".

Atraso
A superintendência da Conab no Ceará não esperava que ocorresse a descontinuidade do programa. A estimativa do órgão era que, até o próximo dia 30, todos os armazéns estivessem com estoque regularizado. "A greve das transportadoras e o milho safrinha direcionado para a região Centro-Sul do País atrasaram a vinda do milho para o Ceará", explicou o superintendente regional substituto, Anastácio Fontelles. "A nossa expectativa é de que o milho comece a chegar até o fim da próxima semana".

Quanto às queixas por parte dos produtores rurais na demora da entrega do milho, Fonteles esclareceu que houve um aumento significativo na demanda. "Passamos de dez mil cadastros para trinta mil em um mês", disse. "A tendência é de crescimento e deve chegar a 80 mil produtores cadastrados por causa da seca", estimou.

Fontelles frisou que a Conab está realizando um planejamento para melhorar o atendimento nos armazéns do órgão e que há uma equipe de fiscalização para observar o andamento do serviço e colher sugestões.

"Estamos no primeiro mês de operacionalização do programa e a demanda foi superior à capacidade instalada, mas vamos enfrentar esse desafio e melhorar o atendimento", disse. "Remanejamos servidores, firmamos parcerias com outros órgãos e temos buscado apoio nos Municípios e no Estado", afirmou.

Dificuldades
A Conab vai ampliar o número de polos de atendimento avançados. Hoje são dois: Tauá e Brejo Santo. "Enfrentamos um período de emergência que deve ser mais crítico em outubro e novembro e, por todas as dificuldades, não teremos um atendimento excelente, mas vamos melhorar", observou Fontelles. "Estamos também preocupados com o período eleitoral para evitarmos qualquer tipo de influência ou benefício no Interior".

No mercado, o preço da saca de 60 quilos do milho já chegou a R$ 40,00. Na Conab, o valor é reduzido e varia de acordo com a quantidade vendida. Os produtores têm direito a uma determinada quantidade segundo o plantel. Até três mil quilos, a saca de 60kg custa R$ 18,12; entre mil quilos e 7 mil quilos, custa R$ 21,00; já entre sete mil quilos e 14 mil quilos, custa R$ 24,60.

Mais informações
Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) 
Escritório no Ceará
Gerência de Operações
Telefone: (85) 3252. 1722

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

28 de julho

1794 - Revolução Francesa: Maximilien de Robespierre e a maior parte dos jacobinos são executados na guilhotina.
1914 - A Áustria-Hungria declara guerra à Sérvia após o ultimato do dia 23 de julho relacionado com o assassinato do arquiduque Francisco Fernando, iniciando a Primeira Guerra Mundial.
1945 - Um bombardeiro B-25 colide acidentalmente contra o Edifício Empire State, vitimando 14 pessoas.

Nasceram neste dia…
1887 - Marcel Duchamp, pintor francês (m. 1968).
1954 - Hugo Chávez, atual presidente da Venezuela.
1965 - Daniela Mercury (foto), cantora brasileira.

Morreram neste dia…
1741 - Antonio Vivaldi, compositor italiano (n. 1678).
1750 - Johann Sebastian Bach, compositor alemão (n. 1685).
2004 - Francis Crick, físico e bioquímico britânico (n. 1916).

Fonte: Wikipédia

Whitesnake - Love Ain't No Stranger


Safra de grãos no Ceará cai 87% e situação se agrava no Nordeste

Sem chuvas regulares desde o segundo semestre do ano passado, os estados do Nordeste contabilizam perdas na agricultura e na pecuária. No Ceará, houve redução de 87% na safra de grãos de 2012, em comparação com 2011.

Na Bahia, a produção do leite já apresenta queda de quase um terço, representando diminuição de 1,5 milhão de litros por dia. Produtores de Pernambuco também enfrentam perdas.

Desde setembro de 2011, deixou de chover regularmente no Semiárido nordestino. A seca atual já é considerada a pior de 30 anos para cá e atinge cerca de oito milhões de pessoas na região, de acordo com dados do Ministério da Integração Nacional.

Um total de R$ 2,7 bilhões foi liberado pelo Governo federal para serem aplicados em ações emergenciais, a fim de amenizar as consequências da estiagem.

Atualmente, cerca de 700 mil agricultores distribuídos por 800 municípios nordestinos recebem recursos do Bolsa Estiagem, que paga R$ 400 a cada família, em até cinco parcelas. Dos 178 municípios do Ceará, 162 tiveram perda de mais de 50% na produção de grãos, segundo informes do Comitê de
Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Estado. Os grãos mais cultivados no Interior cearense são feijão, milho, mamona, arroz e algodão.

A pecuária, igualmente, vem sofrendo as consequências da estiagem prolongada no Nordeste. Sem chuva, os pastos secaram e falta o alimento para os animais.

Os mais prejudicados são os pequenos produtores nordestinos que praticam a pecuária semiextensiva. No Ceará, o volume de chuvas entre os meses de março e junho no Semiárido foi, em média, 47% menor que em 2011 e os pastos secaram.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) avalia que a pecuária de corte, além das perdas da pecuária de leite, dão sinais fortes de redução de oferta de animais para abate. A previsão é que, em 2013, haverá uma menor oferta de bois prontos para o abate, devido à antecipação de animais que só seriam ofertados no próximo ano.

Em Pernambuco, as perdas na produção de carne chegaram a R$ 824 milhões, além de mais R$ 32 milhões na pecuária de leite, entre os meses de março e abril, totalizando R$ 856 milhões, de acordo com as entidades de criadores. (das agências de notícias)

ENTENDA A NOTÍCIA
Nordeste do Brasil atravessa grave situação climática, afetando, diretamente, a safra de grãos na região. Um total de R$ 2,7 bilhões já foi liberado pelo Governo Federal, a fim de aplacar os principais efeitos da situação.

Fonte: O Povo

Plantão Infotech: No Brasil, Firefox OS terá celular que pode durar uma semana sem carga

Christopher Arnold, desenvolvedor de negócios da Mozilla Foundation, aproveitou o primeiro dia do FISL (Fórum Internacional Software Livre) para falar sobre a estratégia da empresa para o futuro. Uma das prioridades da empresa é o mercado mobile, com o sistema Firefox OS, a loja de aplicativos Mozilla Marketplace, o Firefox Sync e o Mozilla Persona. A empresa confirmou que pretende ainda lançar no Brasil no ano que vem um smartphone com o sistema Firefox OS, antes conhecido como Boot to Gecko, cuja bateria pode durar até uma semana.

Antes de falar sobre as novidades, Arnold relembrou o início do Firefox: “Todos vocês sabem que o Firefox surgiu do Netscape, que foi comprado da AOL. A fundação Mozilla foi criada sem fins lucrativos, para servir como um laboratório para criar novos recursos, gerando código livre que está disponível para toda a comunidade. A AOL gostou da proposta, e investiu US$ 2 milhões”.

A maioria das inovações criadas no Firefox vieram no rastro da comunidade, que contribuiu com o código, que a fundação Mozilla recebe e depois coloca o selo de aprovação do Firefox. Para Arnold, mesmo com a participação atual de 25 a 30% do mercado de navegadores, a missão do Firefox está cumprida. "Nós não queremos dominar o mundo e sim incentivar a criatividade”.

O mercado mobile é o próximo objetivo da Mozilla, e o primeiro passo para isto é o Firefox OS. A diferença entre o da Mozilla e aquele dos concorrentes é simples: o sistema é bem mais leve pois conta com menos “camadas” e pode ser iniciado diretamente da Internet. Nas palavras de Arnold, “o Firefox OS dá ao desenvolvedor acesso direto aos APIs da câmera, SMS, telefone, contatos, mensagens e etc, o que vai tornar mais simples a vida dos programadores.”

O Firefox OS está disponível sem qualquer custo para usuários finais, fabricantes ou operadoras. Uma grande dificuldade dos desenvolvedores na App Store do iOS (iPhone e iPad) é a aprovação dos aplicativos por parte da Apple, que geralmente demora muito, sendo que muitas vezes o app é recusado sem maiores explicações. No Firefox OS, a aprovação dos aplicativos é feita pela compatibilidade com os aparelhos e não para restringir o usuário.

O Firefox Sync faz a sincronização dos dados de seus aparelhos, como por exemplo do seu notebook para um tablet, um smartphone ou uma TV. O Mozilla Persona é uma identidade de usuário, feita de forma simples e rápida. Tudo o que você precisa é informar o seu nome e e-mail. Nas palavras de Arnold: “não importa para onde você vá, que sistema resolva usar, você vai continuar com a sua identidade, que não vai estar presa a Apple, Google ou outra empresa.”

Para o Mozilla Marketplace, a proposta também é inovar. “Nós repensamos o que seria uma loja de aplicativos, diminuindo a quantidade de etapas entre o aplicativo e o cliente final, o que facilita a vida dos desenvolvedores”, diz Christopher Arnold.

No Marketplace, não existe a necessidade de pedir a aprovação da Mozilla a cada nova versão do aplicativo. O aplicativo fica hospedado na página do desenvolvedor, e uma Web App entrega o conteúdo do aplicativo para o seu tablet ou smartphone, fazendo os ajustes necessários na resolução.

Brasil é o mercado pioneiro para o Firefox OS
A fundação Mozilla fez um acordo com as operadoras Telefônica/Vivo e vai lançar no Brasil o primeiro celular do mundo com o Firefox OS, a um custo muito acessível. O motivo da escolha do Brasil para o lançamento é o tamanho do nosso mercado, e também a dificuldade que a Apple teve para entrar no Brasil com o iPhone, graças ao seu custo elevado.

Depois do lançamento no Brasil, o aparelho fabricado pela ZTE, deve ser lançado no Chile e na Argentina. “Também estamos em negociações com a Deutsche Telecom na Alemanha e a Sprint, nos Estados Unidos”.

No final da apresentação foi possível dar uma olhada no smartphone ZTE equipado com o Firefox OS. Apesar de ainda ser uma versão beta para desenvolvimento, é possível perceber que o novo sistema é promissor, principalmente pela duração da bateria, que pode chegar a uma semana, segundo o executivo da Mozilla.

Fonte: Techtudo

Juazeiro do Norte (CE): “Cabelo do Cão” é condenado a 29 anos de prisão

Durou quase oito horas o julgamento do andarilho Evandro Rogério dos Santos, de 35 anos, acusado do assassinato de Geraldo Alves da Silva no final da noite do dia 30 de março de 2009 na porta da agência centro do Banco do Brasil. A sentença foi lida por volta das 16 horas pela Juíza de Direito, Ana Raquel Colares dos Santos Linard, condenando-o a uma pena de 29 anos em regime fechado por crime triplamente qualificado com motivação torpe e requintes de crueldade.

O Conselho de Sentença admitiu a acusação formulada pelo representante do Ministério Público, Gustavo Henrique Morgado, repelindo a tese defensiva erguida pelo defensor público Iranildo Feitosa. A sentença vai mais além invocando a culpabilidade exacerbada de “Cabelo do Cão” - como é apelidado - vez que a vítima foi atingida na região da cabeça enquanto dormia e, em nenhum momento, de acordo com os autos, Geraldo causou motivos para ser morto.

Outro aspecto mencionado que contribuiu para uma penalidade maior foi a presença de antecedentes conforme os termos da certidão emitida pelo Comarca de Poção (PE), cuja conduta social revela um homem agressivo. A sentença cita mais a existência nos autos de provas periciais que possibilitam avaliar a personalidade do acusado, “evidenciando mecanismos defensivos dissimulatórios e sem nenhum sinal psicopatológico nos termos do laudo”.

Finalmente, observa que as consequências extrapenais do crime são graves, considerando o clamor e repercussão no meio social. O conselho não deixou de reconhecer a atenuante da confissão, vez que o acusado admitiu diante da autoridade policial ter assassinado a vítima. Na época, o assassinato se deu com uma pedra de paralelepípedo que Cabelo do Cão encontrou sob a calçada do Banco do Brasil. Geraldo era um andarilho e apresentava problemas mentais.

O mesmo dormia na porta da agência após ter saído em busca de um bom banho e alimento. Na sua confissão, o acusado usou de evasivas dizendo que tinha discutido momentos antes com dois taxistas e estava disposto a matar um deles. Todavia saiu com sua ira incontida pela Rua São Pedro e dobrando na São Francisco até encontrar Geraldo que decidiu matar sem qualquer motivo ou justificativa. “Me deu vontade de matar. Só isso”, revelou ao ser preso acrescentando que já havia matado uma mulher sua no Pernambuco.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Greve: Maior sindicato de professores federais rejeita nova proposta

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes SN), principal entidade representativa da categoria no País, divulgou ontem comunicado oficial rejeitando a nova proposta salarial do Ministério do Planejamento. De acordo com o sindicato, o texto foi encaminhado às universidades federais de todo o País, a fim de embasar assembleias que estão acontecendo desde ontem até a próxima segunda-feira.

Nos encontros, será votado o posicionamento de cada instituição sobre o fim ou continuidade da greve dos docentes, que já dura 72 dias. O comando nacional de greve da Andes reuniu-se quarta-feira pela manhã para debater a proposta do Governo e as discussões se estenderam até a madrugada de ontem.

O documento afirmou que as alterações nos percentuais de aumento salarial apresentadas pelo Planejamento “foram dirigidas às situações que demonstravam maior perda de valor real até 2015”, mas que, mesmo assim, “a maioria dos docentes terá valor real reduzido nos seus salários”.

O texto alegou ainda que questões consideradas importantes pelos docentes, tais como a estruturação e a progressão de carreira; a gratificação por projetos institucionais e atividade de preceptoria; além dos critérios para promoção de professores foram jogadas para frente, ficando sob a dependência da criação de grupos de trabalho.

Para o Andes SN, isso evidencia “o esforço do governo para retirar os pontos polêmicos da mesa de negociações durante a greve, avocando a si, no futuro, a discricionariedade para tomar as decisões”.

Marinalva Oliveira, presidente do Andes SN, afirmou que os percentuais de reajuste apresentados pelo Governo, de 25% a 40%, segundo a nova proposta, aparentam ser elevados, mas têm como referência o mês de julho de 2010. “Além disso, a proposta é parcelada em três anos. Se considerada a inflação do período, esses reajustes não cobrem”, disse.

Enquanto isso, a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), central sindical que representa parcela menor da categoria dos docentes, decidiu apoiar a proposta governamental e recomendar o encerramento da paralisação. (das agências de notícias)

ENTENDA A NOTÍCIA
Há mais de dois meses paralisados, professores mantêm posição de continuar greve, por tempo indeterminado. Fim do recesso acadêmico, nos próximos dias, deverá fazer pressão sobre o movimento.

Saiba mais
O Governo Federal tinha cedido e oferecido nova proposta de reestruturação de carreira às entidades sindicais dos professores dos institutos e universidades federais. 

Depois de mais uma rodada de negociação, para colocar fim à greve, foram oferecidos reajustes que variam entre 25% e 40% para todos os docentes.

Além disso, a data para entrar em vigor foi antecipada. Antes, o aumento variava entre 12% e 45%, já somados os 4% aprovados em maio.

A proposta não agradou os representantes da categoria, que alegaram que o governo não contemplou a reestruturação da carreira para todos os níveis de docentes.

Fonte: O Povo

Maior volume de gastos com pessoal nas prefeituras cearenses


Até agora, aproximadamente R$ 3,4 bilhões foram arrecadados pelas prefeituras dos dez municípios mais populosos do Ceará, segundo dados do Portal da Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Os recursos correspondem a 45% da receita total prevista para o exercício de 2012, que, nas referidas cidades, é de R$ 7,4 bilhões. O maior volume de gastos desse montante arrecadado é com pagamento de pessoal.

Em Fortaleza, até ontem 48,6% da receita prevista para 2012 havia sido arrecadada. Os dados estão disponíveis no Portal da Transparência da Secretaria Municipal de Finanças. Do Orçamento anual de R$ 5 bilhões, foram arrecadados R$ 2,4 bilhões.

A maior fonte de receita em Fortaleza, assim como em outras cidades, é oriunda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), seguida de outros impostos como ICMS, ISS e IPVA, enquanto as despesas que ocupam o topo do ranking são pagamento de pessoal e serviços de terceirização.

Na cidade de Fortaleza, já foram gastos R$ 617 milhões com Vencimentos e Vantagens Fixas de Pessoal Civil de uma previsão de R$ 1,2 bilhão. Já o valor empenhado em obras e instalações atingiu R$ 114 milhões, apenas 15% do que está previsto para ser injetado em 2012, um montante de R$ 733 milhões. O Imposto sobre Serviços (ISS) foi responsável por R$ 241 milhões da arrecadação, enquanto o IPVA, que ocupa a sétima posição, somou R$ 122 milhões.

Instalações
O Município de Caucaia, que possui a segunda maior população do Estado, arrecadou R$ 180 milhões, o que representa 39% dos R$ 455 milhões previstos. Caucaia já desembolsou R$ 66 milhões para pagamento de pessoal, incluindo vencimentos e vantagens fixas, e R$ 8,6 milhões em obras e instalações. Os números se referem ao Portal da Transparência, atualizado em 27 de junho.

A cidade de Juazeiro do Norte arrecadou 43% da receita prevista para o exercício de 2012, o que equivale a R$ 137,9 milhões do total de R$ 321 milhões. Até o final de maio, o valor empenhado para a Secretaria Municipal de Habitação foi apenas 8% da verba prevista. Dos R$ 7,2 milhões estimados, o Município empenhou somente R$ 595 mil. Na Secretaria Municipal de Cultura, estão assegurados apenas 17% dos recursos da previsão anual, de R$ 5,7 milhões.

Atraso
Em Maracanaú, as arrecadações também caminham a passos lentos. Da receita anual de R$ 470,4 milhões, só constam no Portal da Transparência do TCM, até junho, R$ 171,8 milhões, 37% do Orçamento para 2012. A exemplo de Juazeiro do Norte, os recursos para a habitação lideram o atraso nas despesas. Apenas 3% foi liberado. Dos R$ 5,5 milhões que deveriam ser destinados ao Fundo Municipal Habitação de Interesse Social, só foi empenhado R$ 182,4 mil.

No quinto município mais populoso do Estado do Ceará, Sobral, a receita aprovada em 2012 é de R$ 424 milhões, mas, até ontem, a Prefeitura só havia prestado contas, no Portal da Transparência do TCM, de R$ 166,7 milhões, 39% do Orçamento total. Com Vencimentos e Vantagens Fixas de Pessoal Civil, foram desembolsados R$ 21,6 milhões e para obras e instalações, R$ 8,6 milhões.

Com 120 mil habitantes e receita anual de R$ 178,4 milhões, o Município de Crato arrecadou 36% do previsto, um valor de R$ 64,3 milhões. Até o final de maio, o Fundo Municipal de Desenvolvimento Ambiental só havia empenhado R$ 23,5 mil, 9% do esperado, R$ 248,5 mil.

Já o sétimo Município mais populoso do Ceará, Itapipoca, arrecadou R$ 91,8 milhões, ou seja, 57% do que está previsto para 2012, de R$ 160 milhões. É o que garante o Portal da Transparência da Prefeitura do Município. Da receita tributária anual, que é de R$ 3,7 milhões, já foi arrecadado R$ 2,2 milhões. Para despesas fixas de pagamento de pessoal, o valor chega a R$ 19 milhões, que lidera o ranking de gastos. Em obras e investimentos, que ocupa o segundo lugar nas despesas, o valor pago foi de quase R$ 8 milhões.

Contrário
No Município de Maranguape, da receita anual prevista, R$ 138 milhões, foram arrecadados R$ 69,9 milhões. Iguatu apresenta um número atípico em relação aos demais. Os gastos com obras e instalações, R$ 14,2 milhões, lideram o topo dos gastos, ao contrário do que ocorre em outras cidades, cujas despesas são prioritariamente voltadas para pagamento de pessoal. Da receita de R$ 157,5 milhões, foram arrecados R$ 63,8 milhões.

Interesses
No décimo Município mais populosos do Estado, Quixadá, só havia sido empenhado, até o mês de junho, menos de 6% do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O valor previsto para o ano é de R$ 130 mil, enquanto apenas R$ 7,5 mil está assegurado. A receita anual no Município é de R$ 110,6 milhões, mas só foi arrecadado, até agora, R$ 54 milhões.

De acordo com o economista Carlos Manso, o baixo fluxo de investimentos nas prefeituras sinalizam uma economia com reduzido dinamismo e pouco voltada para o desenvolvimento. Além disso, acrescenta o economista, o motivo das altas despesas com pagamento de pessoal nos municípios, em detrimento de outros investimentos, poderia ser justificado por interesses políticos.

"Infelizmente, isso está muito relacionado à questão eleitoral, porque as prefeituras mantêm um quadro grande de pessoas com o intuito de gerar empregos numa região que não consegue gerar renda por outros mecanismos característicos do desenvolvimento econômico", explana.

Impactos
Para Carlos Manso, falar em falta de planejamento das prefeituras já é até "clichê", tendo em vista que muitos gestores não possuem uma equipe técnica qualificada para avaliar e monitorar os programas sociais. "Antes de decidir os investimentos, é preciso planejar os impactos e monitorar, para que a realidade seja próximo do planejado. O caminho natural seria a parceria das prefeituras com as universidades e com o setor privado", destaca.

Outro aspecto levantado pelo economista Carlos Manso é o "efeito cascata" que essa ineficácia nos investimentos pode acarretar, pois afeta temas fundamentais para o desenvolvimento. "A gestão pública ainda tem muito a ousar, pois a má gestão pública interfere diretamente em educação e saúde, por exemplo", questiona.

Carlos Manso avalia também que as gestões públicas poderiam se utilizar de alguns métodos incorporados no setor privado, como metas e programas na administração. "As instituições funcionam corretamente quando criam um ambiente propício para o desenvolvimento econômico", justifica o economista. As prestações de contas de todos os municípios do Estado do Ceará estão disponíveis no Portal da Transparência do TCM, através do endereço eletrônico www.tcm.ce.gov.br

Fonte: Diário do Nordeste


Preço da energia deve cair, pelo menos, 10%

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que a tarifa de energia terá redução de pelo menos 10%. A queda seria alcançada por meio de Medida Provisória para a renovação das concessões das empresas distribuidoras, a ser enviada ao Congresso Nacional em até 30 dias. A redução deve ser generalizada, com validade para todo tipo de consumidor, de acordo com o deputado federal José Guimarães (PT), vice-líder do Governo na Câmara.

A presidente Dilma Rousseff também deve pressionar os Estados para redução na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Para tratar do assunto, ela deve se reunir com governadores ainda em agosto, antecipa Guimarães. “Ao aprovarmos a Medida Provisória, o governo estará chamando os entes federados para seguirem o mesmo caminho. Se não, haverá uma distorção”, explica o deputado.

Jurandir Picanço, consultor da Federação da Indústria do Estado do Ceará (Fiec), afirma que a extinção de todos os encargos setoriais representaria até 20% a menos na tarifa de energia. Já a revisão das concessões poderia reduzir em até mais de 10% o preço do insumo, com a depreciação do investimento das concessões antigas.

O consultor, entretanto, aposta em redução menor, com alteração em apenas alguns encargos. Ele acredita que um dos encargos que poderiam ser extintos é a Reserva Global de Reversão (RGR), criada para o pagamento de multa contratual em caso de fim da concessão. Ele também cogita reduções na Cota de Desenvolvimento Energético (CDE), usada para a universalização da energia elétrica, e no PIS e Cofins.

Parte desses encargos não são aplicados com a finalidade para a qual foram criados. “A RGR, por exemplo, nunca foi usada”, disse Picanço.

Impacto
“O que pesa na conta de energia são os encargos. É muito fácil tributar sobre a energia porque todo mês alguém mede seu consumo”, diz o especialista. Segundo ele, as distribuidoras ficam com apenas 35% do total pago pelo consumidor final, o resto são encargos repassados aos governos.

A redução no preço da energia, avalia Picanço, vai impactar em toda a cadeia produtiva, principalmente em setores com grande demanda energética. Com energia representando 30% de seus custos, o setor têxtil deve ser um dos mais beneficiados no Ceará. “Esse movimento começou em reunião da presidente Dilma com empresários”, diz o consultor da Fiec, ao mensurar o tamanho do impacto da medida na economia.

Segundo Guimarães, a redução imediata não comprometerá os investimentos do Governo Federal, mesmo se levados em conta os R$ 48,6 bilhões que deixaram de ser arrecadados desde 2010 com desonerações para estimular a economia.

Fonte: O Povo

Barbalha (CE): Entidades filantrópicas continuam recebendo alimentos da agricultura familiar

O Programa de Aquisição de Alimentos em Barbalha é um exemplo de projeto social. Atraído pela parceria da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário S D A, vem a cada semana entregando os alimentos adquiridos direto do agricultor da Agricultura Familiar, as instituições filantrópicas de Barbalha.

A cada semana, ou seja, a cada dois dias da semana os alimentos são entregues no Banco de Alimentos que fica localizado na Av. Dr. Pio Sampaio no bairro Cirolandia, A 19 entidades sócio-assistenciais.

Os representantes das entidades e associações filantrópicas recebem os mais variados produtos como: Macaxeira, banana, laranja, jerimum, batata, hortaliças, legumes, queijo e outros produtos da Agricultura Familiar.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário José Elismar de Vasconcelos, disse que esse programa é um dos mais consistentes no que diz respeito às políticas públicas da boa alimentação, do incentivo aos pequenos agricultores que tem suas economias valorizadas pelo Governo do Estado e do município.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Crato (CE): Cidade será sede da Rede Cegonha

Este Município será uma das sedes regionais das ações do programa Rede Cegonha, desenvolvido pelo Governo Federal para sistematizar e institucionalizar um modelo de atenção básica de abrangência às mulheres que irão dar a luz. Ao todo, serão coordenadas pela regional outras 12 cidades, que fazem parte da circunscrição.

Até o mês de outubro, o programa deverá estar funcionando parcialmente. Entre as ações, serão contratados dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos e neonatal, dez de Unidade de Cuidado Intermediário (UCI), leitos cangurus, onde a criança permanece em contato direto com a mãe durante o tratamento e de retaguarda, para gestantes de alto risco. Além da ampliação da disponibilidade de exames para as gestantes e bebês.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, a mortalidade infantil no Município é de 20 para cada mil crianças nascidas vivas. Em 2011, aconteceram dois óbitos maternos. Os números são considerados altos. No Ceará, o indicador de recém- nascidos é de 13 mortes. Atualmente, o Crato conta com uma rede de assistência à saúde da mulher que dispõe de serviços preventivos de pré-natal de alto risco e exames para gestantes e bebês. Na cidade, existem cinco leitos de UCI. Até agora, a Secretaria de Saúde já tem assegurado, por portaria ministerial, R$ 844 mil para a ampliação dos exames específicos do período reprodutivo da mulher. Mas, ainda serão disponibilizados recursos para a contratação e implantação dos demais serviços. Em todo o Ceará, o programa vai beneficiar 23 Municípios. Inicialmente, o Estado recebeu R$50 milhões, para investir nas atividades estratégicas de fortalecimento e na funcionalidade do programa.

Para oferecer humanização da atenção, assistência à saúde da mulher e do bebê e internamento sem a ocupação de leitos hospitalares, o Rede Cegonha também vai permitir o apoio de assistência familiar. A previsão é que, com os investimentos, seja construída a Casa da Gestante, espaço de auxílio a gestantes e recém-nascidos de alto risco. No local, haverá, permanentemente, equipe de profissionais para realizar os atendimentos. Segundo a secretária de Saúde do Crato, Sayonara de Oliveira, o Rede Cegonha vem atender a uma necessidade antiga das mulheres do Cariri. "Iremos conseguir melhorar os indicadores da assistência ao parto e aos bebês", revela.

YAÇANÃ NEPONUCENA
COLABORADORA 

Fonte: Diário do Nordeste

AddThis