Plantão Infotech: Finalmente o Galaxy Tab 2 deve chegar às lojas

Após passar cerca de uma semana em pré-venda, o Galaxy Tab 2 finalmente deve começar a ser comercializado a partir de amanhã, dia 13 de maio, nos Estados Unidos. O tablet da Samsung passou várias semanas sem dar notícias, preocupando quem estava louco para botar as mãos no aparelho.

Com tela de 10,1 polegadas, processador dual-core de 1 GHz, 1 GB de RAM, 16 GB de armazenamento e câmera frontal de 3 megapixels, o novo modelo chegará às lojas com o preço sugerido de US$ 399,99.

Vale lembrar também que, em um anúncio realizado algumas semanas atrás, a empresa sul-coreana havia dito que o gadget chegaria às lojas brasileiras em maio. Será?

Fonte: Engadget

Corpo do traficante Matemático é achado em carro no Rio

O traficante Márcio José Sabino Pereira, conhecido como Matemático, o mais procurado do Estado do Rio de Janeiro, foi morto na noite de sexta-feira em confronto com a polícia. O corpo foi encontrado neste sábado dentro de um carro, em Bangu, na zona oeste do Rio, área onde o traficante atuava e ainda não coberta pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). A operação mobilizou agentes da polícias Federal, Civil e Militar.

Segundo a polícia, Matemático era chefe do tráfico de drogas das favelas da Coreia e Taquaral, em Senador Camará, e Vila Aliança, em Bangu. O carro com o corpo foi localizado ao lado de uma escola municipal em um dos acessos à Vila Aliança. O corpo apresentava tiros em uma das pernas e nas costas, que teriam sido disparados por um atirador de elite que estava em um helicóptero da Polícia Civil. Comparsas tentaram retirá-lo para prestar socorro, mas, por causa da grande quantidade de policiais bloqueando as saídas, o abandonaram no carro e fugiram.

O Disque-Denúncia oferecia R$ 10 mil por pistas que levassem a seu paradeiro. O traficante era investigado em 26 inquéritos e havia 15 mandados de prisão contra ele, pelos crimes de tráfico, associação para o tráfico e formação de quadrilha.

O cerco vem sendo feito desde o mês de março e se intensificou em maio, com operações sistemáticas nas favelas da Coreia e Taquaral. Há 22 dias, o homem tido como seu braço-direito foi preso.

No início de abril, uma namorada do e Matemático já havia sido indiciada. Ela foi detida em uma operação que tinha como alvo o traficante, que conseguiu à época escapar. Em março, um segurança dele já havia sido preso e outro, morto pela polícia.

O traficante, que tinha 37 anos, era conhecido por promover festas comunitárias para angariar a simpatia dos moradores, além de bailes funk com a presença de bandidos. De acordo com o Disque-Denúncia, estava sempre armado com uma pistola e cercado por homens com fuzis. Matemático também controlava a venda de botijões de gás e galões de água, além de uma frota de vans ilegais.

Segundo a polícia, seu bando costumava expulsar moradores de suas casas para usar o local no embalo e na venda de drogas. Matemático proibia o uso de celulares em sua presença, com medo de ser fotografado ou filmado. Estabeleceu, também, uma gratificação para comparsas que matassem policiais.

Matemático estava foragido desde 2009, quando saiu da cadeia em regime semi-aberto, depois de cinco anos preso, supostamente para trabalhar formalmente, e não retornou mais. Voltou para o crime e passou a tentar tomar o controle das favelas de Vila Kennedy, dominada por bandidos rivais e também na zona oeste, região menos contemplada no planejamento das UPPs.

Fonte: UOL

Esporte: Hamilton é punido após pole e Maldonado larga em primeiro na Espanha; Massa é o 16º

O inglês Lewis Hamilton foi pole position do Grande Prêmio da Espanha apenas por algumas horas. O piloto da McLaren dominou o treino classificatório deste sábado, obteve o melhor tempo, mas acabou punido pelos comissários de prova, viu a primeira colocação ficar com o venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, e largará na última colocação.

De acordo com o regulamento da Fórmula 1, o volume mínimo de combustível permitido no tanque no retorno aos boxes é de 1 l, para que o material possa ser analisado pelos fiscais. Para evitar ficar abaixo do limite, Hamilton parou seu carro logo após a volta rápida com 1,3 l no tanque. Os comissários, porém, chamaram representantes da McLaren e consideraram a manobra ilegal.

Maldonado, que havia ficado em segundo com 1min22s285, foi o beneficiado e obteve a primeira pole de sua carreira. Fernando Alonso e Romain Grosjean completaram os três primeiros. Felipe Massa largará em 16º, seguido de Senna em 17º.

Devido ao forte calor, os pilotos optaram por permanecer maior tempo nos boxes e foram para a pista após quase 10 minutos do início do treino. Hamilton dominou o Q1 e foi o mais rápido com 1min22s583. Romain Grosjean, Fernando Alonso, Nico Rosberg e Pastor Maldonado completaram a lista dos cinco primeiros.

Felipe Massa foi apenas o 14º colocado da parcial, enquanto Bruno Senna teve desempenho ruim, bateu em sua última tentativa e terminou com 1min24s981. Além de Senna, Vitaly Petrov, Heikki Kovalainen, Charles Pic, Timo Glock, Pedro de la Rosa e Narain Karthikeyan foram eliminados.

No Q2, Massa conseguiu melhorar o tempo apresentado no início da manhã, mas ainda assim ficou muito longe dos demais e foi o pior da parcial, com 1min23s444. Maldonado surpreendeu com o tempo mais rápido (1min22s105), seguido por Hamilton, Grosjean, Perez e Raikkonen.

Quem decepcionou no treino foi Jenson Button e Mark Webber, que acabaram fora do Q3 e ficaram, respectivamente, na 11ª e 12ª colocações. Paul Di Resta, Nico Hulkenberg, Jean-Éric Vergne e Daniel Ricciardo foram os outros eliminados, além de Massa.

Na etapa final do treino, Hamilton registrou uma boa volta e liderou praticamente todo o Q3. Vettel, Schumacher e Kobayashi optaram por poupar pneus e não foram para a pista. Nos segundos finais, Maldonado ‘roubou’ a primeira colocação ao obter 1min22s285, mas o piloto inglês deu o troco em seguida com 1min21s707 e ficou a pole position até ser desqualificado.

Fonte: UOL

Genesis - Invisible Touch


Novo teste diagnóstico do calazar será implantado nos 184 municípios do Ceará

Todos os municípios cearenses devem implantar, até o final do ano, o novo teste diagnóstico do calazar em cães, que apresenta o resultado em 15 minutos. A capacitação dos agentes municipais de endemias será feita por técnicos das 21 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), durante o Curso de Atualização em Vigilância e Controle de Leishmanioses, que realizado pela Secretaria da Saúde do Estado.

O evento acontecerá de 14 a 18 de maio, no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar 2380, Meireles. O curso terá 45 participantes, incluindo técnicos das unidades do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) de Fortaleza, Senador Pompeu, Tauá, Icó, Crato e Juazeiro do Norte e de dez centros municipais de controle de zoonoses.

O Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet), da Sesa, já dispõe de 200 kits para dar início, em junho, aos testes rápidos de calazar em cães. O novo teste possibilita o diagnóstico imediato, enquanto que o teste de laboratório demora mais de um mês para dar o resultado.

O exame de laboratório passará a ser realizado somente para confirmar os resultados positivos do teste rápido, que dispensa estrutura laboratorial e equipamentos, facilitando o uso no campo. Os testes serão realizados em cães pelos agentes de endemias, durante as visitas domiciliares.

As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários transmitidos ao homem (e também a outras espécies de mamíferos) por insetos vetores ou transmissores. De modo geral, essas enfermidades se dividem em leishmanioses tegumentares, que atacam a pele e as mucosas, e viscerais (ou calazar), que atacam os órgãos internos.

A leshmaniose visceral é transmitida pela picada do inseto comumente conhecido como mosquito palha. Se picar um cachorro contaminado e depois uma pessoa, essa pessoa pode ficar doente.

Em 2011, o Ceará registrou 660 casos de leishmaniose visceral e 43 óbitos pela doença. De leishmaniose tegumentar foram registrados 816 casos e 4 óbitos. Há, ainda, cinco óbitos por leishmaniose não especificada.

Fonte: Ceará Agora

Morre filhote de baleia que estava encalhado na Praia de Iracema

Morreu na tarde desta sexta-feira (11) o filhote de baleia da raça cachalote que havia encalhado pela na Praia de Iracema. Ele estava sendo monitorado desde as 8h por uma equipe da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis). Segundo o biólogo da equipe, Juaci Araújo, o filhote estava muito debilitado e já corria risco de morte.

O filhote macho tinha dias de vida e estava muito ferido, em decorrência das condições do local onde ele encalhou, que há muitos restos de embarcação e ferros. A baleia mede cerca de quatro metros e tem uma tonelada e meia, peso muito abaixo da média, que deveria ser, no mínimo, de duas toneladas. A situação era caracterizada como sendo delicada.

Ainda não há previsão para a divulgação do laudo da necropsia, que já está sendo realizada. Mas a Aquasis antecipa que parte da musculatura e dos órgãos do animal serão descartados e os ossos, enterrados, para que depois possam ser utilizados em estudos.

Juaci também diz que não se sabe a causa de o filhote ter sido afastado da família, mas que é muito comum baleias da raça cachalote encalharem no litoral cearense, assim como as jubarte.

Fonte: O Povo

Esporte: Hamilton conquista 3ª pole no ano e larga na frente na Espanha; Massa é o 17º


O inglês Lewis Hamilton largará na frente no Grande Prêmio da Espanha, em Barcelona, neste domingo. O piloto da McLaren dominou o treino classificatório deste sábado, obteve o tempo de 1min21s707, e conquistou sua terceira pole position nesta temporada.

Companheiro de Bruno Senna na Williams, o venezuelano Pastor Maldonado foi a grande surpresa da classificação e conquistou a segunda colocação. Fernando Alonso e Romain Grosjean completaram os quatro primeiros. Felipe Massa largará em 17º, seguido de Senna em 18º.

Devido ao forte calor, os pilotos optaram por permanecer maior tempo nos boxes e foram para a pista após quase 10 minutos do início do treino. Hamilton dominou o Q1 e foi o mais rápido com 1min22s583. Romain Grosjean, Fernando Alonso, Nico Rosberg e Pastor Maldonado completaram a lista dos cinco primeiros.

Felipe Massa foi apenas o 14º colocado da parcial, enquanto Bruno Senna teve desempenho ruim, bateu em sua última tentativa e terminou na 18ª colocação, com 1min24s981. Além de Senna, Vitaly Petrov, Heikki Kovalainen, Charles Pic, Timo Glock, Pedro de la Rosa e Narain Karthikeyan foram eliminados.

No Q2, Massa conseguiu melhorar o tempo apresentado no início da manhã, mas ainda assim ficou muito longe dos demais e foi o pior da parcial, com 1min23s444. Maldonado surpreendeu com o tempo mais rápido (1min22s105), seguido por Hamilton, Grosjean, Perez e Raikkonen.

Quem decepcionou no treino foi Jenson Button e Mark Webber, que acabaram fora do Q3 e ficaram, respectivamente, na 11ª e 12ª colocações. Paul Di Resta, Nico Hulkenberg, Jean-Éric Vergne e Daniel Ricciardo foram os outros eliminados, além de Massa.

Na etapa final do treino, Hamilton registrou uma boa volta e liderou praticamente todo o Q3. Vettel, Schumacher e Kobayashi optaram por poupar pneus e não foram para a pista. Nos segundos finais, Maldonado ‘roubou’ a primeira colocação ao obter 1min22s285, mas o piloto inglês deu o troco em seguida com 1min21s707 e garantiu a pole position.

Confira o grid de largada para o GP da Espanha:
1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m21s707
2 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m22s285
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m22s302
4 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m22s424
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1m22s487
6 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m22s533
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m23s005
8 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - Sem tempo
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - Sem tempo
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - Sem tempo

Eliminados no Q2:
11 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m22s944
12 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m22s977
13 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m23s125
14 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1m23s177
15 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - 1m23s265
16 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m23s442
17 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m23s444

Eliminados no Q1: 
18 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - 1m24s981
19 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - 1m25s277
20 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - 1m25s507
21 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - 1m26s582
22 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - 1m27s032
23 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - 1m27s555
24 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - 1m31s122 (acima dos 107%)

Fonte: UOL

Ceará tem mais de seis milhões de eleitores

Os serviços para emissão de título eleitoral foram finalizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na última quarta-feira. Com os novos cadastros realizados em todo o Estado, o eleitorado cearense passa a atingir a marca de 6.093.141 pessoas aptas a votar nas eleições de outubro próximo. Em Fortaleza, são 1.594.897 eleitores que deverão ir às urnas neste ano para escolher os novos representantes da Capital.

Caucaia continua sendo o segundo município com maior eleitorado no Estado do Ceará. Apesar da expectativa de que a cidade alcançasse os 200.001 eleitores necessários para viabilizar um eventual segundo turno na disputa municipal, Caucaia atingiu apenas 191.263 pessoas aptas a votar. Sem o cadastro de mais 8.738 eleitores necessários, a escolha do novo prefeito será definida no primeiro turno da disputa.

Dentre os maiores colégios eleitorais do Estado, apenas Caucaia esteve próximo de atingir o número de 200 mil eleitores. Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral, embora tenham aumentado o eleitorado, ainda estão distantes de atingir essa marca. Juazeiro do Norte agora tem 163.502 pessoas aptas a votar no pleito de outubro.

Cadastrados 
Já em Maracanaú, deverão ir às urnas 144.458 eleitores. Enquanto isso, Sobral apresenta 129.301 eleitores cadastrados nas duas zonas do município. Em sequência, vem as cidades de Crato, com 84.599 eleitores; Itapipoca, com 81.453; Maranguape, com 70.797; Iguatu, com 69.252 e Crateús, com 56.804 pessoas aptas a votar nas eleições municipais que ocorrerão em outubro.

Por outro lado, a cidade cearense que apresenta hoje o menor eleitorado é Grangeiro. Neste município, são apenas 4.945 pessoas aptas a votarem no pleito deste ano. Junto com esse município, integram os cinco menores colégios eleitorais do Estado, respectivamente, as cidades de Ererê, Senador Sá, Guaramiranga e Baixio.

O novo número de eleitores de Ererê é 5.071. Em seguida, vem Senador Sá, com 5.159 pessoas aptas a irem às urnas. A sequência conta ainda com Guaramiranga, que tem 5.301 eleitores, e Baixio, que apresenta eleitorado de 5.315 pessoas. As informações foram retiradas do site do TRE do Ceará, através de consulta realizada no último dia 10 de maio.

Regularizar
Como foi encerrado o prazo para que o Tribunal emitisse novos títulos, não mais é possível o cadastro de eleitores para esta eleição. No entanto, a partir do dia 14 de maio, eleitores que deixaram de votar ou e justificar em uma ou duas eleições subsequentes deverão procurar o TRE para regularizar a sua situação até o dia 11 de junho. Para isso, é aplicada multa de R$ 3,00 para eleitor de Fortaleza e de R$ 3,51 para eleitores do Interior.

Durante os dez dias de mutirão do TRE no ginásio Paulo Sarasate, foram realizados 29.729 atendimentos. Conforme balanço divulgado pelo Tribunal, 56% das solicitações foram para a emissão do título pela primeira vez. Os demais pedidos foram para revisão eleitoral e transferência de domicílio. Já os requerimentos para emitir segunda via do título representam apenas 1% dos atendimentos, tendo em vista que o prazo para isso ainda segue até 27 de setembro.

Fonte: Diário do Nordeste

The Police - Spirits In The Material World


Defesa de Cachoeira aciona STF para adiar depoimento

A defesa do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, entrou com uma ação nessa sexta-feira (11) no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar adiar o depoimento do bicheiro na CPI que apura sua relação com parlamentares e agentes públicos. No habeas corpus, a defesa sugere que, caso o político não tenha acesso às provas, ele pode adotar a tática do silêncio.

“Para decidir se fala ou se cala, ele precisa antes saber o que há a seu respeito”, destaca trecho da ação. Os advogados prosseguem alegando que  “caso decida silenciar, [Cachoeira] perderá valiosa oportunidade não só de desconstruir as suspeitas que pesam sobre seus ombros, mas também de esclarecer fatos que tanto rumor têm causado”.

O habeas corpus pretende anular decisão do presidente da CPI, senador Vital do Rego (PMDB-PB), que convocou Cachoeira a depor no próximo dia 15, negando acesso da defesa às provas e informações colhidas na CPI.

Os advogados contestam o fato de a defesa de Cachoeira estar sendo cerceada, já que ele não pode avaliar as provas que os parlamentares usarão para interrogá-lo, inclusive as colhidas nas operações Vegas e Monte Carlo. O relator do habeas corpus é o ministro Celso de Mello.

Fonte: Agência Brasil

Crato (CE): Cresce demanda por diarista no Cariri

Entre os anos de 2004 e 2008, o Município de Juazeiro do Norte registrou um crescimento de 157% em seu Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE). Esse crescimento econômico induziu a chegada de novos empreendimentos de grandes e pequenos porte e a instalação de universidades, o que provocou um aumento da população e também a demanda por novas atividades profissionais. É o caso da grande procura por serviços de diaristas. Na região do Cariri, há apenas duas empresas especializada no fornecimento deste tipo de mão de obra. A carência por profissionais do setor ainda é grande.

Ainda de acordo com Ipece, no Município de Juazeiro, apenas 15,80% da população possui emprego formal, e desses empregados apenas 13,64% é sexo feminino. Porém, algumas mulheres não contribuem com o crescimento destes índices. Uma parte delas ainda está desempregada. Geralmente, são moradoras de bairros periféricos e com baixa escolaridade. Diante da ausência de renda destas mulheres e da necessidade de acompanhar o processo de desenvolvimento da cidade, o Associação dos Estudantes em Livre Iniciativa (Sife), organização formada por estudantes universitários de todo mundo (instalada em Juazeiro desde 2008), em parceria com o Sebrae, WalMart e Universidade Federal do Ceará (UFC- Cariri), está realizando um curso de formação de técnica em diaristas. A partir da próxima semana, serão mais 13 profissionais inseridas no mercado de trabalho.

O projeto Donas de Casa é realizado através de um curso que seleciona e capacita um grupo de mulheres para trabalhar como diaristas. Além de gerar renda, um dos objetivos do projeto é que as participantes possam, através de seu trabalho, criar uma referência de qualidade e profissionalismo na prestação de serviços de limpeza, uma vez que esse tipo de profissional é escasso no Cariri.

Nas aulas do curso de formação, são oferecidas noções administrativas, cooperação, empreendedorismo, atendimento ao cliente, finanças pessoais, ética profissional, higiene pessoal, etiqueta, uso de eletrodomésticos, cuidado com o meio ambiente, orientações sobre desperdício, dicas de limpeza e também misturas caseiras.

Os parceiros do projeto irão promover um evento de lançamento das mulheres formadas para o mercado de trabalho. A ideia é organizar um plano de propaganda, que ajude a divulgar o trabalho oferecido por estas mulheres. Uma empresa do setor, irá realizar o acompanhamento dos serviços desenvolvidos por elas em um período de 4 a 6 meses nas residências onde trabalharem.

Para a diarista Cecília Limeira dos Reis Barreto, o curso vai modificar sua vida. "Para mim, esse curso foi muito útil. Com ele, aprendi a ter mais responsabilidade e como devo me comportar no serviço. Agora vou poder trabalhar, ficar independente e cuidar melhor de minha família", revela a profissional.

A Sife está analisando as possibilidades de novos financiamentos e parcerias para a formação de novas turmas de técnicas diaristas. Os requisitos exigidos estão: mulheres que necessitem de trabalho, que não sejam analfabetas, que possua vínculo de confiança na comunidade onde residem e com alguma experiência no ramo. A seleção inclui entrevistas e aplicação de questionários com elas e com os membros da comunidade. As inscrições poderão ser feitas a partir do segundo semestre deste ano, no Grupo Espírita da Fraternidade Irmã Sheila (Gefis).

Mais informações
Sife UFC-Cariri
Av. Tenente Raimundo Rocha- S/N
Bairro Cidade Universitária
Telefone: (88)8816.4026

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPORTER

Fonte: Diário do Nordeste

Especialistas dos EUA aprovam pílula preventiva contra Aids

Consultores sanitários dos Estados Unidos recomendaram nesta quinta-feira a adoção da droga Truvada como a primeira pílula preventiva contra a Aids.

O Comitê de Aconselhamento de Drogas Antirretrovirais, que assessora a Food and Drug Administration (FDA), agência que regula os alimentos e os medicamentos nos Estados Unidos, aprovou por 19 votos contra 3 a prescrição do Truvada para homens homossexuais HIV-negativos, e por 19 votos a 2 (uma abstenção) receitar a droga para cônjuges não infectados cujos parceiros têm Aids.

O Truvada atualmente está disponível como tratamento para soropositivos em combinação com outras drogas antirretrovirais e a FDA o aprovou em 2004. A fabricante de medicamentos Gilead Sciences Inc., da Califórnia, apresentou uma solicitação para poder comercializá-lo com objetivos de prevenção.

Resultados de estudos de referência publicados em 2010 demonstraram que a droga, fabricada pela Gilead Sciences, ajudou a repelir o HIV em homens homossexuais que adotam comportamentos de risco de 44% para quase 73%.

Mas críticos observam que a pílula é cara - custa até US$ 14 mil ao ano - e outros alertam que o teste clínico não representa as circunstâncias do mundo real e poderia provocar um aumento na prática de sexo sem proteção e em uma retomada nos casos de Aids.

Os dados usados provêm principalmente do Estudo de Prevenção do HIV iPrEx, pesquisa realizada entre julho de 2007 e dezembro de 2009 em seis países: Brasil, Equador, Peru, África do Sul, Tailândia e Estados Unidos.

O estudo foi realizado com 2.499 homens homossexuais, inclusive 29 transexuais, com idades entre 18 e 67 anos, sexualmente ativos, mas não infectados com o vírus causador da Aids.

Os participantes foram selecionados ao acaso para tomar uma dose diária de Truvada - combinação de 200 miligramas de emtricitabina e 300 milligramas de tenofovir disoproxil fumaratoo - ou um placebo.

Aqueles que tomaram o novo medicamento com regularidade tiveram uma incidência quase 73% menor de infecções. Em todo o estudo, incluindo aqueles que não fizeram um uso tão seguido do Truvada, houve 44% menos infecções do que entre aqueles que tomaram o placebo.

O método de ingestão do medicamento antes da potencial exposição ao HIV é denominado profilaxia pré-exposição (PrEP).

Depois da publicação do estudo no periódico New England Journal of Medicine, alguns especialistas saudaram os resultados, denominando-os de uma virada de mesa e a primeira demonstração de que um medicamento oral já aprovado poderia reduzir a probabilidade de infecções por HIV.

No entanto, outros alertaram para os riscos de se depender nas pessoas - particularmente naquelas que já tiveram comportamentos de risco - em ingerir uma pílula diária.

"Poderá haver um aumento do risco para os homens que, acreditando falsamente estar 100% protegidos, parassem de usar preservativos. Uma redução no uso do preservativo significaria um risco maior de transmissão e disseminação de um vírus resistente a medicamentos", alertou em um comunicado a Aids Healthcare Foundation.

"Os 44% que se beneficiaram do Truvada no estudo iPrex foram aconselhados mensalmente e fizeram exames frequentes para detectar infecções sexuais, algo que não é verossímil no mundo real", acrescentou.

Os homens homossexuais representam mais da metade dos 56 mil novos casos de HIV nos Estados Unidos, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças do país.

Uma análise do custo e benefício, realizada no mês passado por especialistas da Universidade de Standford, sugeriu que o medicamento seria financeiramente viável entre homens gays com cinco parceiros ou mais ao ano, mas seria proibitivamente caro se promovido para todos os homossexuais masculinos.

Fonte: UOL

Bobagens que falam por aí e que você acredita

QUEM ESTÁ COM DOR DE GARGANTA NÃO PODE TOMAR SORVETE
Mito que seus pais muquiranas, criaram pra não gastar dinheiro com um belo e gostoso sorvete para você. Inflamação na garganta é causada por vírus, que em geral resultam em gripes e resfriados. Se a dor estiver incomodando muito, um sorvete até ajuda a aliviar a inflamação.

O SAHARA É O MAIOR DESERTO DO MUNDO
É um erro idiota que todos comentem ao associar deserto a regiões quentes. Na verdade, a maior região árida (onde não há água em estado líquido, nem plantas de qualquer espécie, o que define corretamente um deserto) é a Antártida.

O DERRETIMENTO DO PÓLO NORTE AUMENTARIA O NÍVEL DO MAR CONSIDERAVELMENTE
Faça uma experiência simples: Coloque algumas pedras de gelo em um copo e complete com água até a boca, quase transbordando. Espere o gelo derreter completamente. A água transbordou? Não! O gelo do pólo norte está quase todo sobre o oceano, se ele derretesse aconteceria o mesmo o que aconteceu com seu copo. Já o pólo sul é diferente... O gelo está quase todo sobre o continente. Se derretesse, este sim, causaria um grande estrago ao planeta.

ADÃO E EVA NUNCA COMERAM UMA MAÇÃ
Já sabemos que só é um mito, mas ainda assim, no Gênesis não se menciona de que fruto se tratava; unicamente lê-se: “… mas do fruto da Árvore que está no meio do jardim disse Deus: ‘Não comereis dele’… “ O mito da maçã provavelmente é devida aos pintores renascentistas.

SE MAOMÉ NÃO VAI ATÉ A MONTANHA , A MONTANHA VAI ATÉ MAOMÉ
Este provérbio não pertence a nenhum texto sagrado islâmico. Faz parte de uma parábola inventada pelo filósofo britânico Francis Bacon.

OS PIRATAS NÃO ENTERRAVAM SEUS TESOUROS
Ou então faziam-no muito bem, por que nunca foi encontrado algum. O normal era gastarem as pilhagens nas tabernas, bordéis e casas de jogo da ilha da Tortuga.

ANTES DE ABRIR O MICROONDAS, VOCÊ DEVE ESPERAR UNS SEGUNDOS
Claro que não. Se isso fosse verdade, as fabricantes estariam afundadas em processos judiciais… O problema é a má interpretação que as pessoas fazem da palavra radiação. Se você levar em conta “radiação nuclear”, aí sim, exposição a isso, mesmo que por pouco tempo, é perigoso. Agora “radiação eletromagnética”, como é o caso do microondas, é mais comum do que você imagina (TV, celular, lâmpadas…). Existe um mecanismo no aparelho aquecedor chamado “killswitch” que, ao abrir a portinha, imediatamente o magnetrômetro desliga. Devido às ondas viajarem na velocidade da luz, antes mesmo de você abrir a portinha, elas já se dissiparam, na comida, ou no escuro. Para adquirir qualquer tipo de dano em contato com essa radiação, ela precisa ser mantida por certo tempo.

QUEIMADURA NO CORPO? PASSA ISSO, E ISSO, E ISSO…
Quando você se queima, sua mão/tia/avó logo diz: “passa gelo, pasta de dente, manteiga…”. O que aconteceu com a boa e velha água fria? Gelo, em contato prolongado com a pele também queima. Pasta de dente, manteiga, ou qualquer outro produto caseiro, deve ser evitado, pois pode, dependendo do grau da queimadura ou do local, causar certo tipo de infecção.

NÃO USAR ÓCULOS PODE AUMENTAR SEU GRAU!
Nada a ver também. A estabilidade do grau de qualquer problema de visão varia de pessoa pra pessoa. Os óculos servem para corrigir falhas oculares que dificultam na formação das imagens. Ler no escuro também não causa nenhum dano permanente à visão, você forçar a leitura em ambientes com pouca luminosidade apenas pode causar dores de cabeça.

O SENTIDO QUE A ÁGUA GIRA EM VASOS E PIAS NOS HEMISFÉRIOS
O efeito Coriolis (ou seja, o aparente movimento circular tal como visto por um ponto referencial inerte num objeto em giro) realmente explica por que a água, quando em repouso, tende a ser afetada de forma diferente graças a sua localização no planeta. Acontece que a força é extremamente fraca, e há um fator muito mais decisivo pro giro da descarga que esse efeito Coriolis: o ângulo em que a água é injetada no sanitário.

BRUCE LEE NÃO FOI O REI DO KARATÊ
De fato, ele jamais praticou essa modalidade das artes marciais. O seu estilo de luta diferente era conhecido como Jun Fan Gung Fu. Quem lhe ensinou a base da técnica foi Jeet Kune Do. E foi esta base que Bruce ensinou por mais de 30 anos a seus alunos.

ARTHUR NUNCA FOI REI
Na realidade, foi um general romano chamado Lucio Artorius Casto, nomeado prefeito para defender Berta dos bárbaros.

ROBIN HOOD NÃO ERA UM BANDIDO GENEROSO, NEM ROUBAVA OS RICOS PARA DAR AOS POBRES
Na verdade foi um homem chamado Robert Hood, que se revoltou contra o rei Ricardo II para não pagar impostos.

SHERLOCK HOLMES NUNCA DISSE: “Elementar meu caro Watson”
Nas novelas de Conan Doyle, o famoso detetive pronuncia a palavra “elementar”, mas nunca acompanhada pela batologia. A frase, tal e como a conhecemos, foi escrita para o filme protagonizado por Basil Rathbone em 1939.

Ceará tem quase 50% de perda na safra de grãos

Produção de apenas 657.361 toneladas (t) de grãos em 2012. Essa é a expectativa apresentada no relatório de ocorrências de abril do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA). O resultado, divulgado pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias do Ceará (GCEA-CE) ontem, comparado à estimativa inicial (1.438.395 t), representa um decréscimo de 54,30%. Em relação à safra obtida no ano passado, estima-se uma queda de 49,47%.

E a tendência é que essa redução seja ampliada nos próximos meses. Segundo a secretária do GCEA, Regina Dias, ainda não estão no cálculo as perdas da mamona e do arroz. Ela explica que a irregularidade das chuvas, aliada aos pequenos volumes, frustraram a colheita de milho, que é o carro-chefe da safra de grãos cearense. “A água foi insuficiente para as plantas produzirem”, completa, acrescentando que as perdas de milho e de feijão foram verificadas em municípios das 33 microrregiões do Estado. Para amenizar a situação, ela conta que já estão chegando safras de outros estados para abastecer o mercado local.

Estimativa
Segundo o relatório de abril, dos 46 produtos pesquisados, os dados indicam que, em relação ao mês anterior, houve crescimento na estimativa de produção de seis produtos e redução em 15 outros. “Os produtos que alteraram positivamente foram: melancia, abacaxi, acerola, cana-de-açúcar (irrigada), banana irrigada e mamão”, informa.

As perdas foram observadas nas culturas do algodão herbáceo de sequeiro, amendoim, arroz de sequeiro, arroz irrigado, batata-doce, fava, feijão de arranca de primeira safra (Phaseollus), feijão-de-corda de primeira safra (Vigna), girassol, milho (grão), milho (semente), sorgo granífero, cana-de-açúcar, mamona, mandioca e banana de sequeiro.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou informações revisando para cima a safra de grãos 2011/2012. O estudo feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que a safra de grãos deve chegar a 160,06 milhões de toneladas. Apesar de o número ser considerado expressivo, é 1,7% inferior ao obtido na safra 2010/2011, quando atingiu 162,80 milhões de toneladas.

O Mapa também abordou a seca no Nordeste e os problemas com o feijão e o arroz. “No semiárido nordestino, a estiagem castiga a produção em geral com queda de 40,1% em relação à safra passada, o que significa uma queda da produção de 1,24 milhão de toneladas de produtos a menos, basicamente de milho e feijão”.

Fonte: O Povo

Barbalha (CE): Prefeitura realiza 1ª Semana do Bebê

A Prefeitura Municipal de Barbalha, através das secretárias de Saúde, do Trabalho e Desenvolvimento Social e Educação estarão realizando de 13 a 18 deste mês de maio, a 1ª Semana do Bebê.

À abertura consta de uma vasta programação que será desenvolvida durante o período em todo município. Dia 14 segunda-feira, abertura oficial às 19h30 com peça teatral: “Esperando Cumadre Daiane”; às 20h30 coffee break no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueira.

Dia 15 (Terça-feira), atividades nas escolas da rede municipal de ensino: Educação infantil, mostra do Cinema Infantil e jogos e brincadeiras “Brincar é sério”.

Ensino Fundamental: Palestras nas escolas com a equipe da STDS, com o tema: Gravidez na Adolescência.

Atividades nas Comunidades:

Público alvo: Gestantes e Mães com crianças até 2 anos de idade, onde acontecerá palestras com os profissionais da equipe de Saúde da Família. PSF do bairro Malvina e PSF da Vila Santa Terezinha, com o Tema: Importância da amamentação exclusiva no Salão Paroquialdas Malvinas.

No PSF Alto do Alto da Alegria I, acontece palestra com o tema: Teste da Orelhinha, amamentação e cuidados básicos com o recém-nascido. A palestrante será a Dra. Raquel Amorim (fonoaudióloga).

No PSF do Riacho do Meio, acontece palestra sobre: Amamentação após os 6 meses de vida. A palestra será na Escola Monsenhor Silvano de Sousa no Sítio Pelo Sinal.

No PSF do Centro I e II a partir das 8 horas, acontece palestra sobre alimentação do Bebê após os 6 meses de vida. O palestrante será o médico pediatra Dr. Cícero Cruz que também, ministrará palestra sobre Aleitamento Materno exclusivo no Centro Materno Infantil.

No PSF do Barro Vermelho, acontece a palestra: Alimentação Saudável Durante a Gestação.

No PSF do Sítio Lagoa acontece palestra sobre: Prevenção de acidentes domésticos com bebê.

Dia 16(Quarta-feira):Diversas atividades irão acontecer com a participação das gestantes e mães com crianças até 2 anos de idade. Os palestrantes serão os profissionais de Saúde da Família. NO PSF do Caldas acontece palestra sobre: Aleitamento Materno e Vacinação. No PSF do bairro do Rosário; a palestra será sobre “Os cuidados com a Higiene do bebê”.

No NASF – Núcleo da Saúde da Família acontecerá palestra sobre, “Alimentação do bebê de 0 a 2 anos, Uso irracional de Medicamentos em crianças”. No PSF do Alto da Alegria II, acontecerá palestra sobre os Cuidados com a Higienização do Bebê. No PSF do Parque Bulandeira, acontece palestra sobre o tema: “A importância do Teste da Orelhinha na SOBEF.

No PSF do Sítio Mata dos Limas acontecerá palestra sobre: Aleitamento Exclusivo. A palestra será na sede da Associação de Moradores do Sítio Mata dos Limas.

Já no PSF do bairro Cirolândia I e II/Bela Vista Santo Antônio acontecem palestras sobre o tema: “A importância do aleitamento materno, teste da orelhinha quanto realizar”. O palestrante será a Dra. Karla Sampaio (Fonoaudióloga) a palestra será no auditório do CRAS Santo Antônio.

No PSF do sítio Macaúba, acontece a palestra com o tema: “Consequencias do uso do álcool na gestação.

No PSF de Arajara, acontece a palestra com o tema: Alimentação saudável durante a gestação.

No PSF do Distrito estrela acontece a palestra com o tema: Aleitamento Materno e os primeiros cuidados com bebê.

Dia 17 (Quinta-feira) às 8h haverá caminhada da semana do bebê. Com início no Largo do Rosário para o centro de Saúde Materno Infantil.

Dia 18 (Sexta-feira) às 14h00minh acontece Audiência Pública para apresentação do 1º Bebê Prefeito 2012 na Câmara Municipal de vereadores.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Ambientalistas e ruralistas apresentam novos projetos de lei para completar Código Florestal

A menos de quinze dias do prazo final para que Dilma Rousseff vete (total ou parcialmente) ou sancione alterações no Código Florestal, senadores e deputados já registraram novos projetos de lei para completar o texto enviado à presidente. Cada proposta segue a linha predominante na respectiva Casa: a do Senado atende mais aos ambientalistas enquanto a da Câmara é feita por ruralistas.

A versão que está na mão da presidente, aprovada em 25 de abril na Câmara, delimita em 15 metros o tamanho da vegetação a ser recuperada nas margens dos rios com até 10 metros de largura. Não há regulamentação sobre os rios mais largos, porque o assunto foi cortado durante a votação na Câmara dos Deputados.

O projeto do Senado, de autoria de Jorge Viana (PT-AC) e Luiz Henrique (PMDB-SC), o PLS 123 de 2012, prevê a retomada do texto do Senado com a recomposição de florestas desmatadas em beiras de rio com largura maior do que 10 metros, respeitado o limite correspondente à metade da largura do curso d’água, observado o mínimo de 30 metros e o máximo de 100 metros. Para os rios com até 10 metros, mantém os 15 metros de preservação.

Já o novo projeto dos deputados da bancada ruralista, o PL 3846 de 2012, prevê a obrigatoriedade de preservação às margens dos rios de uma faixa menor do a proposta atualmente, seguindo a largura do rio; e estabelece que o governo federal indenize os proprietários com imóveis rurais de até quatro módulos fiscais (até 400 hectares) pelos custos de recomposição em APPs (Área de Preservação Permanente).

"Essa proposta vem para corrigir algumas imperfeições que ficaram no Código”, justificou o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN).

Os ruralistas se defendem ao afirmar que, para os pequenos produtores, ficaria inviável ter de recuperar até 15 metros nas margens de rios. Por isso, estipularam a recuperação de cinco metros para rios com largura de até cinco metros; de 7,5 metros para os rios com largura entre cinco e 10 metros; de até 10 metros para os rios de 10 a 30 metros de largura; e para os rios acima de 30 metros de largura, a recomposição poderia variar de 15 a 100 metros.

Trâmite apressado
A proposta da bancada ruralista, apresentada nesta quinta-feira (10) na Câmara, conseguiu o apoio de sete partidos (PMDB, PP, PSD, PSDB, PDT, PR e PTB). A ideia é colocar, na próxima semana, o projeto para votação em plenário, e enviá-lo para o Senado.

Para o líder da bancada ruralista, o deputado Moreira Mendes (PPS-RO), o objetivo da apresentação do projeto não é promover uma corrida com os senadores para ver quem aprova o projeto primeiro.

“Eu acho que nós [os deputados] teremos mais agilidade para votar este tema do que os senadores. Apresentamos para resgatar um compromisso nosso e demonstrar que a chamada bancada ruralista tem sim compromisso com o meio ambiente”, defendeu Mendes.

Com relação ao polêmico item relacionado à suspensão de multas aos desmatadores, Mendes reconhece a possibilidade de alterar a redação e fazê-la semelhante a um decreto publicado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva que os produtores que se comprometerem em se regularizar poderão se livras das multas.

O Planalto já havia se manifestado a favor da versão dos senadores (mais pró-ambiente). Declarações de ministros indicam que Dilma deve vetar, pelo menos parcialmente, o projeto aprovado na Câmara. Pelos trâmites normais, o veto vai, então, para apreciação do Congresso. Para derrubar o veto presidencial é preciso maioria absoluta (metade mais um) dos senadores e deputados.

Enquanto os deputados se apressam em aprovar o novo projeto, os senadores pensam em esperar a decisão da presidente. O texto do Senado, apresentado logo depois da aprovação do projeto na Câmara, deve passar por uma reunião conjunta de quatro comissões o quanto antes, para ser votado na próxima quarta-feira (16) já no plenário da Casa e seguir para a Câmara.

A questão principal é que os ruralistas são maioria na Câmara --eles dizem contar com o apoio de mais de 300 dos 513 deputados, o que lhes dá vantagem nas decisões. Por outro lado, a visão predominante no Senado é mais alinhada aos ambientalistas. Assim, o texto de autoria dos senadores pode sofrer alterações na Câmara, mas volta para os senadores darem a "palavra final", que deve ser a mais próxima dos interesses do Governo.

As duas Casas correm agora para votar seus textos. Até 25 de maio, a presidente Dilma Rousseff deve dar seu parecer. Artigos que permitem mais desmatamentos e o perdão aos desmatadores ilegais devem ser vetados. Outras questões, como a recuperação em margens de rios com mais de 10 metros de largura, ficam sem regulamentação pelo projeto que está com Dilma. Por isso, a necessidade de aprovar leis complementares. Resta saber se será o projeto de lei do Senado, da Câmara ou uma Medida Provisória enviada pelo executivo.

Fonte: UOL

Juazeiro do Norte (CE): Comerciante de 85 anos morre após ser atropelado por uma moto

Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado por volta das 17h30min desta quinta-feira entre a primeira e segunda etapas do Bairro Novo Juazeiro. O comerciante Nicodemos Rodrigues de Oliveira, de 85 anos, saía do seu estabelecimento para sua residência quando foi atropelado por uma motocicleta que, segundo testemunhas, desenvolvia relativa velocidade.

O acidente aconteceu em uma das pistas de rolamento da Avenida Castelo Branco no sentido Novo Juazeiro/Betolândia. A vítima tombou praticamente morta a uma distância média de 50 metros em relação ao seu comércio. Populares acionaram imediatamente o GSU do Corpo de Bombeiros, mas a equipe que esteve no local foi logo constatando o óbito.

Duas viaturas do Ronda do Quarteirão também compareceram e uma delas até diligenciou no sentido de localizar o piloto da motocicleta Yamaha YBR de cor vermelha e placas HY0-7292, inscrição de Juazeiro do Norte. É que o mesmo fugiu por dentro de um matagal próximo ao local do acidente abandonando o veículo que caiu no asfalto.

A polícia vai chegar até o mesmo a partir da placa da moto. Para tanto, agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) estiveram no local adotando providências. O rabecão do Instituto Médico Legal (IML) resgatou o corpo e conduziu para necropsia. A vítima era membro da conhecida família Horácio e pessoa bastante querida e popular no bairro devendo ser sepultado nesta sexta-feira em Juazeiro.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Tina Turner - Private Dancer


Caso Cachoeira: Governador de Goiás foi citado 237 vezes por envolvidos no esquema

O delegado Matheus Mella Rodrigues afirmou na sessão reservada da CPI do Cachoeira, que durante as interceptações telefônicas feitas na Operação Monte Carlo o nome do governador de Goiás, Marconi Perillo, foi citado 237 por pessoas envolvidas no esquema comandado pelo contraventor Carlinhos Cachoeira. A Monte Carlo levou à prisão Cachoeira e seu grupo no final de março. O investigador disse que em apenas duas ocasiões Perillo aparece conversando diretamente com Cachoeira.

As ligações, segundo parlamentares ouviram do delegado, serviram para marcar jantares com a participação dos dois. “Fazendo uma figura de linguagem: o que dá para entender é que o governador de Goiás era o Cachoeira”, afirmou o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), que defende a imediata convocação do governador tucano para explicar a ligação de Perillo com o contraventor. “O fato de existirem essas ligações não quer dizer nada”, afirmou o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). O peemedebista disse, que, embora acredite que tenha havido uma “promiscuidade” de integrantes do governo de Goiás com o grupo do contraventor, é necessário avaliar a conveniência de convocar autoridades para não se perder o foco das investigações.

Na sua exposição inicial, o delegado também disse, segundo integrantes da CPI, que foram interceptadas com autorização judicial 260 mil ligações, das quais 17 mil consideradas pela PF como importantes para a investigação. Houve ainda 4 mil ligações fortuitas, quando surgem pessoas que originalmente não tem vinculação direta com os fatos sob apuração.

O investigador afirmou que há 81 autoridades com foro especial citadas nas conversas. Entre elas, vereadores, deputados federais e estaduais, senadores, secretários de Estado, ministros do Supremo Tribunal Federal. Após ouvir informações prestadas pelo delegado, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), defendeu a convocação urgente do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), para depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira.

Fonte: O Povo

Fortaleza (CE): Travestis imitam quadros famosos e causam polêmica

Em "O Último Truque", um grupo de 12 travestis cerca uma mesa repleta de perucas, plumas e sandálias, num cenário que remete à "Última Ceia", de Leonardo da Vinci.

A imagem integra um calendário produzido pelo grupo teatral "As Travestidas", do Ceará, que está causando polêmica no Estado.

Tudo começou com uma reclamação do deputado estadual Fernando Hugo (PSDB) em sessão da Assembleia nesta semana, para quem três imagens do calendário "desrespeitam, chacoalham e agridem o mundo cristão. É uma aberração."

Hugo diz que enviou uma carta ao arcebispo de Fortaleza, Dom José Aparecido, e pediu à Promotoria para que investigue o caso. O deputado também questiona o fato de o calendário ter a logomarca da Prefeitura de Fortaleza.

O pároco da Catedral de Fortaleza, padre Clairton Alexandrino de Oliveira, defendeu a reação.

"Não se trata de uma posição homofóbica. Não aceitamos isso. Mas não se pode ter os símbolos e imagens da nossa fé e da maioria dos brasileiros vilipendiados. Eles resolveram brincar com o que é sagrado", disse.

A deputada evangélica Silvana Oliveira de Sousa (PMDB) também pediu que a prefeitura retirasse as imagens de circulação. "É o fim dos tempos", disse.

Responsável pelo produto, o ator Silvero Pereira diz que a ideia era gerar "visibilidade positiva para o mundo travesti e transexual" e que a intenção não era abordar religião, mas "fazer uma releitura de obras clássicas".

Foram feitas 400 cópias do calendário, que também faz alusão aos Beatles e a Carmen Miranda, entre outros. O material, que era vendido a R$ 10 e distribuído gratuitamente em eventos, foi retirado de circulação.

Pereira diz que o calendário foi pago pelo grupo e com o cachê pago pela prefeitura após uma peça teatral.

O secretário de Direitos Humanos de Fortaleza, Demitri Cruz, diz que não sabia do teor das imagens e que pediu a retirada da logomarca da prefeitura.

Fonte: Folha.com

Plantão Infotech: Venda do novo iPad vai começar amanhã no Brasil

O novo iPad da Apple começará a ser vendido no Brasil nas primeiras horas desta sexta-feira. A TIM, primeira operadora a oferecer o aparelho no País, vai vender modelos a partir de R$ 1.560,00, pelo menos R$ 99,00 mais barato que a geração anterior do tablet, lançada em maio de 2011 com preços a partir de R$ 1.659,00. A versão mais barata do aparelho possui 16 GB, tem tecnologia Wi-Fi e 3G, mas não inclui o plano de dados da Tim. O modelo de 64 GB sai por R$ 2.249,00 à vista.

Procuradas, as operadoras Oi e Claro não informaram se oferecerão o produto a partir de amanhã. A Vivo disse não ter novidade sobre o assunto. No site oficial da Apple e em algumas lojas virtuais, as vendas começam já a partir do primeiro minuto da sexta. Fnac, Saraiva, Walmart, iPlace e Submarino são algumas das redes que iniciam as vendas.

Não haverá esquema especial de abertura de lojas físicas durante a madrugada, como ocorreu em outros lançamentos, apenas algumas unidades das redes Fnac e iPlace abrirão uma hora mais cedo na sexta-feira, às 9h.

Tecnologia
A terceira geração do tablet tem como principal trunfo a tela "retina display", de alta definição. Em comparação com o iPad 2, o modelo atual tem o quádruplo de pixels por polegada, o que garante imagens mais nítidas e brilhantes, além de uma saturação de cores 40% melhor que o modelo anterior. A câmera, agora com Mpixels, grava vídeos em alta definição. Outra novidade é o processador do dispositivo, que processa imagens de maneira duas vezes mais eficiente que o chip presente no iPad 2. Com as mudanças, o tablet ficou ligeiramente mais grosso e pesado.

Fonte: Diário do Nordeste

Exigência de cheque-caução para atendimento médico de urgência passará a ser crime

A exigência de cheque-caução como condição para atendimento médico-hospitalar de urgência se tornará crime. Vai à sanção da presidente da República o Projeto de Lei de Câmara (PLC) 34/2012, que pune com detenção de três meses a um ano mais multa quem exigir cheque-caução, nota promissória ou qualquer outro tipo de garantia do paciente de emergência.

A pena estabelecida pelo projeto ainda poderá ser dobrada se a recusa de atendimento resultar em lesão corporal de natureza grave e triplicada se levar à morte do paciente.

– O PLC 34/2012 trata, portanto, de priorizar a vida em vez da tendência observada de subordinar tudo ao lucro e ao ganho – ressaltou o relator, senador Humberto Costa (PT-PE).

Os senadores aprovaram em Plenário, nessa quarta-feira (9), o texto que fora aprovado, de manhã, em regime de urgência, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O PLC 34/2012 inclui a punição no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40).

O texto, de autoria do Executivo, cria um novo tipo de crime específico relacionado à omissão de socorro (artigo 135 do Código Penal). Atualmente, não há referência expressa na lei quanto ao não atendimento urgente de saúde.

Casos de pacientes que necessitavam de atendimento de emergência e foram recusados em hospitais privados por não contarem com plano de saúde ou cheque-caução, terminando por falecer, têm provocado indignação na opinião pública.

Fonte: Agência Senado

Fortaleza é a capital com maior percentual de diabéticos

Dados inéditos da pesquisa Vigitel 2011 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) mostram que a tendência de diabetes está crescendo no Brasil. Em homens, o percentual subiu de 4,4%, em 2006, para 5,2%, em 2011. Apesar do aumento, a prevalência de homens que informam  ter a doença continua sendo inferior a das mulheres (6%). Os números foram divulgados, nessa quarta-feira (9), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o Fórum Pan-Americano de Ação contra as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), que ocorre em Brasília.

O levantamento, que coletou dados nas 26 capitais e no Distrito Federal, revela que 5,6% da população declaram ter a doença. O estudo mostra ainda que o diagnóstico de diabetes é mais comum em pessoas que estudam menos: 3,7% dos brasileiros com mais de 12 anos de estudo declaram ser diabéticos, enquanto 7,5% dos que tem até oito anos de escolaridade dizem ter a doença. Uma diferença de mais de 50%. Para o ministro Alexandre Padilha, os dados comprovam a importância de trabalhar cada vez mais na prevenção e ampliar o acesso à informação. “É de extrema importância o fortalecimento de ações de prevenção e melhoria na qualidade da educação, além da expansão do diagnóstico e do oferecimento de medicamentos gratuitos”, analisou o ministro.

O autorrelato de diabetes também aumenta com a idade da população. O diabetes atinge 21,6% dos idosos (maiores de 65 anos), índice bem maior do que entre a faixa etária de 18 a 24 anos (0,6%).

A capital com maior percentual de diabéticos foi Fortaleza (7,3%), seguido de Vitória (7,1%) e Porto Alegre (6,3%). Os menores índices estão em Palmas (2,7%), Goiânia (4,1%) e Manaus (4,2%).

Fonte: O Povo

Juazeiro do Norte (CE): Polícia prende acusado de estuprar uma criança de 10 anos

Após uma série de levantamentos e diligências a polícia prendeu por volta das 13 horas desta quinta-feira um homem acusado de estuprar uma criança de 10 anos no Bairro Juvêncio Santana. Heberton dos Santos Feitosa, de 34 anos, mais conhecido por Ney, estava foragido desde sexta-feira quando o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro do Norte divulgou como positivo o resultado do exame feito na menina constatando o abuso sexual.

Ele trabalha como ajudante de caminhoneiro e estava refugiado na casa de um amigo identificado como Nivaldo, que reside na localidade denominada Vila Nova (Bairro Pedrinhas). O dono do imóvel também foi levado para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), mas negou ter conhecimento do que o colega havia cometido. Segundo o Sargento Calixto, que comandou a operação, Ney vai responder por crime de estupro de vulnerável.

Por volta das 18h30min da última sexta-feira uma mulher de 38 anos, residente na Rua Mascarenhas de Morais (Bairro Juvêncio Santana), ligou para a CIOPS avisando sobre o estupro e que o acusado estava na Avenida Carlos Cruz (Vila Fátima). Quando os Soldados Pita, Deusdete e Jaaziel chegaram não mais encontraram Ney que era amante da mãe da criança. A própria vítima disse que vinha sendo abusada desde o mês passado, mas só agora teve coragem de denunciar.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Plantão Infotech: Google e Facebook podem desaparecer em 5 anos, segundo analista

O especialista em tecnologia Eric Jackson analisou a situação atual de duas das maiores empresas de tecnologia atuais: Google e Facebook. Segundo o analista, o futuro das duas companhias pode ser sombrio e elas podem até mesmo desaparecer em cinco anos.

De acordo com Jackson, mesmo que as duas sejam enormes e possuam muitos recursos, elas podem acabar sendo vítimas das mudanças de mercado. Isso por que o mundo está em constante evolução, e as pessoas estão cada vez mais migrando para os dispositivos móveis. As empresas de internet que surgiram na segunda década do século 21 são muito mais focadas no negócio móvel. O Instagram é um exemplo disso.

Jackson vai mais fundo e diz que os aplicativos mobile do Google e, principalmente, do Facebook, são muito fracos. O Facebook tende a fragmentar as ferramentas, desenvolvendo programas separados para messenger, fotos e outros, dando a impressão de que ainda não sabe que caminho percorrer no mundo dos dispositivos móveis.

O mercado está cada vez mais dinâmico
O que podemos dizer com certeza é que o mercado será muito mais dinâmico nos próximos cinco a oito anos, e mesmo que Google e Facebook tenham sólidos planos de crescimento e muito dinheiro em caixa, é difícil prever o que vai acontecer se as empresas não conseguirem se adaptar às novas tendências.

Uma coisa é certa: se por um lado cinco anos é muito tempo no mundo da tecnologia, por outro o tamanho não significa nada perto das mudanças do mercado e a Kodak está aí para provar isso.

Fonte: Tecmundo

CCJ aprova relatório de Eunício que isenta de ICMS CDs e DVDs de autores brasileiros

O senador Eunício Oliveira (PMDB) manteve voto favorável e conseguiu aprovação de seu relatório à Proposta de emenda à Constituição (PEC 12/11) que isenta de impostos CDs e DVDs com obras musicais de autores brasileiros. Houve resistência por parte de parlamentares e empresários do estado do Amnazonas, onde opera a Zona Franca de Manuas.

Mais conhecida como ‘PEC da Música’, a matéria foi aprovada nessa quarta-feira, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e tem como objetivo, reduzir o preço dos produtos ao consumidor e, assim, desestimular a venda de reproduções piratas.

A iniciativa, de autoria do deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), livra de impostos CDs e DVDs produzidos no Brasil “contendo obras musicais ou literomusicais de autores brasileiros e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros, bem como os suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham”. O benefício, no entanto, não alcança o processo de replicação industrial, que continuará a ser tributado.

Em seu voto favorável, Eunício lembrou que a isenção, se efetivada, irá assegurar ao setor fonográfico benefícios fiscais já concedidos a livros, revistas e jornais. Ele argumentou que além de reduzir a pirataria, a iniciativa busca democratizar o acesso da população às produções artística brasileira.

Fonte: Blog do Eliomar / O Povo

Juazeiro do Norte (CE): Professores e alunos do Centec entram em greve

Estudantes e professores do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) na região do Cariri (Sul do Estado) estão de braços cruzados. A paralisação deve se estender até que a direção do instituto resolva dialogar com representantes dos manifestantes, para buscar uma solução para os problemas vividos na unidade de ensino estadual.

Na manhã de ontem, um grupo de estudantes saiu das dependências do Centec, em Juazeiro do Norte, e fez uma caminhada, alertando sobre a paralisação e a situação em que se encontra a instituição.

De acordo com Bosco Machado, dirigente do Sindicato dos Docentes do Centec secção do Cariri, a comunidade acadêmica está paralisando suas atividades por não ter mais como manter o instituto funcionando.

Machado lembra que todo início de ano, por conta do Centec ser uma organização social, ao atrasar a assinatura do convênio de gestão, faltam recursos para pagar salários e atividades dos estudantes.

Em 20012, a situação teria agravado-se. A prestação de contas, feita pela atual responsável pelo Centec, Geórgia Aguiar, segundo o movimento, foi feita atrasada e aprovada com ressalvas pelo Conselho Fiscal da instituição.

Com essa situação está faltando recursos para os professores que estão com salários atrasados, além de recursos para pagar aulas práticas, visitas técnicas e faltam equipamentos que possibilitem o bom desenvolvimento das aulas.”

Fonte: O Povo

AddThis