Cid Gomes decreta situação de emergência no Estado do Ceará

O Governador Cid Gomes acaba de determinar situação de emergência no Estado do Ceará devido a situação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

A decisão do Governo se dá por conta da situação de anormalidade e instabilidade pela falta de segurança do Estado. De acordo com a Casa Civil, o movimento da PM e dos Bombeiros é considerado crime .

Além da convocação da Força Nacional de Segurança (FNS), o governador Cid Gomes autorizou o empréstimo de 159  carros da Secretaria de Saúde que seriam entregues na próxima terça-feira (3). Os veículos serão usados pelos homens do Exército.

Leia a nota na íntegra:

"O governador Cid Gomes,  conforme o artigo 88, inciso XIX, da Constituição Estadual, e considerando a  situação de anormalidade e instabilidade institucional face o cometimento de crimes e infrações disciplinares por militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, decretou situação de emergência em todo o Ceará.  O Decreto n° 30.799 foi assinado na última sexta-feira (30) tem efeito imediato e já foi publicado no Diário Oficial do Ceará. O estado de emergênica permite mais agilidade e flexibilidade para que o Estado possa agir para garantir a segurança da população.

"Fica decretada situação de emergência em todo o território do Estado do Ceará, para todos os fins necessários e úteis ao atendimento da situação emergencial e ao restabelecimento do estado de normalidade e proteção da integridade e tranquilidade da sociedade cearense."

Fonte: Diário do Nordeste

Recicle suas metas para o ano-novo

Fim ou início de ano são os momentos mais propícios para determinar objetivos de vida, não é? Somos inundados pela sensação de fim de um ciclo e de recomeço que nos obriga a refletir sobre nossos desejos e sonhos para o futuro.

O problema é quando várias metas que foram estipuladas um ano antes continuam no mesmo lugar onde nasceram: apenas na imaginação. Aí o sentimento bom de ‘construir o futuro’ dá lugar à sensação de fracasso.

“É necessário compreender e aceitar que podemos não conseguir tudo o que queremos, que podemos ter errado, que nos enganamos, nos decepcionamos e magoamos os outros”, diz o psicólogo clínico Gustavo Aurélio Tabosa, de São Paulo.

Aceitar nossas falhas e limites é essencial. Igualmente fundamental é saber identificar o que deu errado. Estabelecer metas é um exercício de foco e priorização. Precisamos escolher entre tantos sonhos e desejos, aquele que vamos perseguir para conseguir realizar.

Por isso, a pergunta que os especialistas fazem é: se você resolveu estabelecer determinada meta o que o impediu  de atingi-la? E segundo eles, são duas as razões que explicam as metas abandonadas no meio do caminho: planejamento errado ou execução problemática.

A etapa de planejamento começa exatamente no começo: como determinar qual é a sua meta. E a primeira regra é: uma meta que não depende de você para ser atingida não é uma meta.

“A sorte pode até estar envolvida, mas não deve ser decisiva. O empenho e a dedicação precisam ser fundamentais para a concretização de nossos objetivos”, ensina Gustavo.

A estudante de direito Ana Carolina Carmo, 20 anos, leva esse conselho à risca. Suas metas, todas cumpridas em 2011, eram de se dedicar mais ao trabalho e aos estudos. E foi exatamente o que ela fez. “Sempre defino metas para eu mesma cumprir, como ser mais organizada, por exemplo. E em 2011 consegui cumpri-las muito bem”.

Agora, não se engane achando que a maioria dos seus desejos dependem de ordem divina. Para encontrar um namorado, por exemplo, você precisa frequentar os lugares certos e se mostrar disponível para tal. O life coach de São Paulo Douglas Ferreira montou um esquema que vai ajudar você a criar e a definir direitinho suas metas. Pegue já papel e caneta e comece a lista!

O quê? Descreva exatamente o que você quer para seu futuro. Não seja vago. Desejar um emprego, por exemplo, é diferente de desejar um emprego X, na empresa Y, com um salário Z. “Quanto mais específico você conseguir ser na formulação, mais sucesso terá na realização”, garante Douglas.

Por quê? Ao responder isso, você determina quais são os reais motivos do seu desejo. Quando as razões são muitas, mais motivação você terá para realizar um desejo. Por outro lado, nesse ponto do processo você pode descobrir que aquele objetivo nem é tão importante assim e pode ser deixado de lado.

Como? Essa é a parte mais importante da definição da meta. “Nessa etapa, constrói-se um planejamento para alcançar o objetivo”, diz o especialista. Descreva tudo o que está ao seu alcance para facilitar o caminho. De novo, quanto mais específico e detalhado for seu planejamento, mais chances você tem de que ele seja realizado.

Quando? “Uma meta sem data de conclusão nunca será realizada”. Não basta escrever que você vai chegar onde quer em 2012, defina o mês, dia até, se for o caso! “Próximo ano” é uma expressão proibida, pois esse dia nunca chega, sempre será o próximo.

A hora da execução: depois de definir a meta mexa-se para alcançá-la

Deixe sua lista em um local acessível, como no criado-mudo ou na porta da geladeira. Sempre que possível, antes de dormir, por exemplo, releia e analise se está progredindo e se está conseguindo fazer os esforços necessários para conquistar seus objetivos.

“Algumas pessoas até acham que se comprometem, mas nunca conseguem dar o pontapé inicial no planejamento, ficam postergando indefinidamente o dia de começar de fato a fazer o que se propuseram a fazer. Quando percebem, o tempo se foi junto com as possibilidades do que fora planejado”, conta Gustavo.

Observe se isso acontece na sua vida. Se for esse o seu caso, formou-se um padrão de comportamento que precisa ser quebrado.

“É necessário desenvolver um sentimento de urgência e não permanecer no hábito de adiar os planos”, completa.

Um bom exercício para perceber se você é um adiador compulsivo, é escrever uma carta para si mesmo no último dia do ano, descrevendo suas metas. Ponha num envelope, cole e só abra no último dia de 2012. Cheque se conseguiu atingir suas realizações ou se as está deixando para amanhã.

Mas como descobrir se é fracasso ou adiamento? A estudante de publicidade Vitória Liao, 20 anos, cumpriu algumas metas em 2011, mas deixou outras para 2012, sem grilos. “Fiz muita coisa que queria, como viajar e começar a trabalhar. Mas outras vou renovar para 2012. Pretendo emagrecer e fazer mudanças radicais na minha vida”, conta.

É esse o espírito: não cumpriu toda a lista em 2011? Recicle as metas para o ano que está chegando. “Não ter realizado uma meta não é sinônimo nem de fracasso nem de desistência. Pode ser apenas um indicativo de que o caminho que tomamos não é o ideal”, explica Gustavo.

Repense, reavalie as ações desenvolvidas para a realização desse objetivo que não deu certo e estabeleça novas estratégias. Claro que você pode chegar à conclusão que não vale a pena insistir, mas só se você perceber que a meta perdeu sua importância. “Não existem metas impossíveis, o que existe é falha no planejamento”, promete Douglas.

Muitos dizem que preferem não estipular objetivos, para deixar a vida seguir seu curso. Se você pensa assim, analise se não é simplesmente o medo do fracasso falando mais alto.

“Estabelecer metas é o primeiro passo para alcançar aquilo que queremos”, acredita Gustavo. Quando estabelecemos objetivos, indiretamente começamos a nortear e a focar nossos pensamentos e ações no sentido da sua realização. Se não temos um norte na vida, ficamos perdidos e não conseguimos aproveitar ou mesmo perceber as oportunidades que batem à nossa porta.

“Determinar um objetivo é dizer a nós mesmos e aos outros que estamos definindo um ponto atual onde estamos e compartilhar para onde desejamos ir”, lembra Douglas.

E não basta definir as metas para 2012. Aproveite esse finalzinho de ano para definir também onde você pretende estar nos próximos cinco e dez anos. Acredite nos seus sonhos e injete o otimismo que vai permear sua vida em todos os anos incríveis que estão por vir!

Fonte: iG

Infraero diz que laser atrapalhou 91 voos

A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) registrou 91 ocorrências em que feixes de luz verde, conhecidos como laser, foram direcionados para aviões que pousavam ou decolavam ao longo de 2011.

Segundo a Infraero, a popularização do laser preocupa as autoridades da Aeronáutica em Fortaleza, por colocar em risco a segurança dos voos. De acordo com a empresa, com cinco megawatts de potência e podendo atingir seis mil metros de alcance, os feixes de luz jogados na cabine do avião podem comprometer a visão do piloto e até mesmo deixá-lo temporariamente cego, aumentando o risco de acidentes durante o pouso.

Devido ao problema detectado, a Infraero iniciou, em Fortaleza, um trabalho de levantamento e registro de ocorrências envolvendo o uso de laser pointers contra as cabines de aviões, com o objetivo de mapear os casos para planejar ações de prevenção a interferências nas operações das aeronaves. Até o momento, as imediações dos bairros Parangaba, Benfica, Joaquim Távora e Água Fria foram identificados como locais de uso do laser.

O levantamento, servirá de base para ações educativas que a Infraero pretende promover em parceria com a Base Aérea de Fortaleza e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. De acordo com a empresa, estão previstas palestras nas escolas próximas aos pontos de maior incidência, sobre situações que oferecem perigo ao transporte aéreo com o uso do laser.

Todas essas ações são fruto de reuniões mensais que a Infraero tem com os demais órgãos públicos para tratar da Segurança Operacional do Aeroporto de Fortaleza. Participam desses encontros, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Executiva da Regional II, além do 1º do 5º Grupo de Aviação da Base Aérea de Fortaleza.

Fonte: G1


Sem ressaca para começar o ano

A noite de Réveillon normalmente é de exageros. As pessoas bebem muito e a alimentação não é a ideal. Para evitar as consequências no dia seguinte, especialistas dão recomendações que, se seguidas, podem diminuir os efeitos da famosa ressaca. A nutricionista Auristela Magalhães explica que o fundamental é investir na hidratação. "Beber muita água e água de coco a todo momento". A especialista adverte que o álcool pode causar intoxicação do organismo, caso não haja a hidratação adequada.

O álcool é um grande vilão. Quando o consumo é elevado, o fígado precisa fazer a desintoxicação, o que causa a famosa ressaca com seu típico cansaço, dor no corpo e na cabeça, além de provocar a desidratação da pele.

Quanto à alimentação, a dica para o dia do Réveillon é consumir carboidratos complexos, leves em gordura. "Esse tipo de alimento fornece energia para o corpo, dando agilidade para quem vai brincar durante a virada", justifica. A nutricionista lembra que as pessoas devem evitar comidas pesadas, como feijoada e panelada, antes e depois da festa de Ano-Novo. "Esse tipo de opção nos deixa cheios e isso causa moleza no organismo e dificulta a digestão", alerta.

Para a ceia, Auristela recomenda as carnes mais "lights", que são as brancas, como a de peixe, porco, peru, peito de frango e pernil, evitando a gordura. "É bom evitar a carne bovina que é muito pesada e tem alto índice de gordura". Para o dia seguinte ao da virada, a nutricionista esclarece que valem as mesmas orientações da véspera.

Clique na imagem para ampliar

Fonte: Diário do Nordeste

Pro Teste - Filmadora  Gratis

Ciro pode mesmo virar ministro de Dilma

De volta ao cenário político nacional, Ciro Gomes (PSB) passou a ser cotado para o Ministério da Ciência e Tecnologia, na vaga de Aloizio Mercadante (PT). 

A reportagem apurou que Mercadante e Ciro conversaram pessoalmente no ministério há aproximadamente duas semanas, encontro que provocou uma tensão no PT.

A mera possibilidade de Ciro se tornar ministro de Dilma Rousseff não estremece apenas o PT. O PSB terá que descobrir como reacomodar alguém do tamanho do ex-governador do Ceará. É consenso na legenda que ele é um quadro excepcional e que está subaproveitado. Mas algumas coisas estão claras na cabeça dos dirigentes partidários: caso Ciro seja escolhido, ele deve ser contado como um ministro da cota pessoal da presidente Dilma, não como um indicado do PSB.

Fonte: Correio Braziliense

Confira as empresas que passaram por dificuldades em 2011

A crise financeira mundial, que atinge principalmente os países da Europa, o aumento no preço dos combustíveis, tragédias naturais e algumas más gestões foram fatores que fizeram com que empresas enfrentassem dificuldades financeiras no decorrer de 2011. Companhias tradicionais, como a aérea American Airlines e a montadora sueca Saab, recorreram à lei de falências. No Brasil, o caso mais emblemático foi o do Grupo Silvio Santos, obrigado a vender algumas empresas após o banco PanAmericano reportar dívidas em torno de R$ 2,5 bilhões.

Confira as empresas que passaram por dificuldades em 2011:

Grupo Silvio Santos 
O banco PanAmericano anunciou em novembro do ano passado que o Grupo Silvio Santos, seu controlador, iria injetar R$ 2,5 bilhões na instituição para restabelecer o equilíbrio patrimonial e a liquidez, após "inconsistências contábeis" apontadas pelo Banco Central (BC). O montante para quitar as dívidas foi arrecadado junto ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Até a rede de televisão SBT foi colocada à disposição como garantia para o empréstimo. Silvio Santos disse que os problemas no PanAmericano foram causados por uma administração ruim. "Foi uma má administração. Se fosse boa, não teria ocorrido o que ocorreu."

Desde a descoberta do rombo, o grupo do empresário Silvio Santos reviu parte de seus negócios e, em 2011, teve de se desfazer de grande parte do "império". Em janeiro, 51% das ações ordinárias do banco PanAmericano foram vendidas ao BTG Pactual por R$ 450 milhões. Em maio, Silvio Santos vendeu a empresa de pagamentos online Braspag para a Cielo por cerca de R$ 40 milhões. Já em junho a rede de lojas do Baú da Felicidade foi vendida por R$ 83 milhões ao Magazine Luiza.

Atualmente, o Grupo conta com a Jequiti Cosméticos, a rede de capitalização Tele Sena, o SBT, entre outros. Após a venda do PanAmericano, Silvio chegou a declarar que a televisão que alguém queria comprar não estava mais à venda.

American Airlines
A companhia aérea American Airlines anunciou em novembro que iria entrar com pedido de concordata junto ao governo dos EUA após o aumento dos custos trabalhistas e do preço do combustível elevar a dívida da companhia aérea americana, que teve perdas de US$ 162 milhões no terceiro trimestre deste ano.

Porém, graças a uma disponibilidade de caixa de US$ 4,1 bilhões em dinheiro, as operações da empresa não foram afetadas.

A controladora da companhia, a AMR, afirmou que a reorganização da American Airlines será realizada no âmbito do capítulo 11 da lei de falências americana, na qual permitirá que a empresa reduza de forma duradoura seus custos operacionais, principalmente na questão salarial. A empresa conta com cerca de 78 mil empregados. A AMR também deve iniciar negociações com todos os sindicatos para reduzir custos trabalhistas.

Toyota
Em março deste ano, um terremoto, seguido por um tsunami devastaram o Japão, atingindo seriamente a economia nipônica. A Toyota, maior fabricante de automóveis do mundo, viu sua produção despencar devido à catástrofe ter danificado a cadeia de suprimento de componentes e o fornecimento de energia, e poderá ser ultrapassada no final do ano pela General Motors. O lucro da companhia chegou a cair 77% no primeiro trimestre do ano e 99% no segundo trimestre ante o mesmo período de 2010.

A montadora anunciou em julho que iria investir US$ 1,3 bilhão para reformular suas operações de produção no nordeste do Japão. "Não há dúvida de que a produção no Japão continuará extremamente difícil se as condições não mudarem e é por isso que nós estamos apelando ao governo para ajudar a equilibrar o ambiente de competição contra concorrentes estrangeiros", afirmou em julho o presidente da Toyota, Akio Toyoda.

Porém, entre outubro e novembro, inundações atingiram a Tailândia, fazendo com que algumas peças oriundas deste país e utilizadas na montagem dos veículos ficassem escassas. Por isso, a Toyota reduziu a produção no Japão, Tailândia, Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Indonésia, Filipinas, Vietnã, Paquistão e Malásia. Para este ano fiscal, a Toyota prevê um lucro 55,9% menor que o registrado ano passado.

Philips 
A Philips mostrou seu primeiro aparelho de televisão em 1928, na Holanda. Já em 2011, a companhia anunciou que vendeu 70% da divisão de televisores para a fabricante de monitores TPV, de Hong Kong, graças à falta de competitividade e aos prejuízos registrados. O grupo holandês, que já foi líder global em televisores, enfrentava dificuldades para concorrer com rivais asiáticos tais como Samsung e LG Electronics, tendo uma série de prejuízos.

O lucro líquido da companhia no primeiro trimestre caiu 31%. Já no segundo semestre, a Philips apresentou um prejuízo inesperado de 1,3 bilhão de euros (US$ 1,8 bilhão). O prejuízo trimestral representou mais uma recente decepção para a companhia, que também teve uma desaceleração nas vendas nas divisões de iluminação e de eletrodomésticos, em meio à fraca demanda europeia.

Saab
Após dois anos em um processo para tentar salvar a marca, a montadora sueca Saab, afetada por dívidas que a obrigaram a suspender a produção em junho, recorreu à lei de falências em setembro. A companhia esteve perto do fim desde março, quando problemas financeiros obrigaram a empresa a parar a produção. 

Depois disso, a Saab voltou a produzir por pouco tempo em uma fábrica no oeste da Suécia, mas dívidas cada vez maiores junto a fornecedores causaram nova paralisação em abril, quando a empresa deixou de produzir.
A Swedish Automobile, que comprou a Saab da General Motors, afirmou em comunicado esperar que a corte sueca aceite o pedido e aponte credores recebedores de recursos em breve. A empresa contava com cerca de 3.700 funcionários.

Banco Morada
O Banco Morada, instituição de pequeno porte com apenas uma agência no Rio de Janeiro, sofreu uma intervenção por parte do Banco Central (BC) em abril. De acordo com o BC, a intervenção ocorreu "em decorrência do comprometimento patrimonial, do descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central do Brasil e do fato de seus controladores não terem apresentado um plano de recuperação viável para a instituição".

Em outubro, o BC anunciou a liquidação extrajudicial do Banco Morada. Em comunicado, a autoridade financeira informou que sua decisão baseou-se no relatório do interventor, que confirmou a "situação de insolvência do banco".

Hypermarcas 
A empresa de bens de consumo Hypermarcas começou o ano de 2011 registrando queda de 40,3% no lucro líquido do primeiro trimestre ante o mesmo período de 2010. A companhia também encerrou o primeiro trimestre com uma dívida líquida de R$ 2,89 bilhões, mais de R$ 1 bilhão acima do endividamento registrado ao final de março do ano passado.

No mês de outubro, a Hypermarcas vendeu as marcas Assim e Mat Inset. Já em dezembro, a companhia concluiu a venda das marcas Etti, Salsaretti, Assolan, entre outras. Deste modo, segundo a empresa, o valor total das operações foi de aproximadamente R$ 445 milhões.

Analistas afirmam que alguns investidores estão com medo de que a companhia tenha crescido demais e muito rápido. Fato é que a empresa é a décima com a maior queda de valor de mercado (quanto custaria para comprar todas as ações disponíveis da empresa) até o dia 27 de dezembro de 2011 na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), com R$ 6,775 bilhões, afirmou a consultoria Economática em levantamento.

Fonte: Terra

Missa louvará Benigna

Diocese do Crato inicia o processo de beatificação da jovem Benigna Cardoso da Silva, assassinada brutalmente aos 13 anos, por Raul Alves, jovem com a mesma idade, há 70 anos. Para fortalecer este processo, a Diocese, junto com a Paróquia de Santana do Cariri, realizam amanhã celebração solene na Igreja Matriz do Município, a partir das 18h, pela alma e beatificação da jovem martirizada.

Benigna resistiu aos pedidos do agressor e foi morta após lutar pela sua castidade. O processo de beatificação ainda está em fase inicial. O bispo do Crato, dom Fernando Panico está preparando a Congregação dos Santos que será enviada ao Vaticano. O documento solicita a permissão de abertura do processo de beatificação. Toda a história da vida, virtudes e anseios da jovem serão evidenciados durante a beatificação.

Somente quando o Vaticano analisar e, possivelmente, enviar resposta positiva sobre a beatificação da "Mártir da Pureza", como ficou conhecida, é que o bispo poderá dar início à abertura do processo. O ato deverá acontecer em uma cerimônia pública, na Cúria Diocesana. Toda a documentação relacionada à beatificação já está pronta. A expectativa é que nos próximos dias de janeiro os papéis sejam enviados ao Vaticano.

A segunda fase do processo consiste na congregação examinar o trabalho da Diocese, segundo as "Normas para Observação na Instrução Diocesana às Causas dos Santos", promulgada em 1983. Se tudo estiver de acordo com a Congregação dos Santos, dom Panico enviará a documentação ao Papa Bento XVI, que deverá analisar e reenviar o resultado do trabalho e a confirmação de que não existe nenhum obstáculo que impeça a beatificação da jovem.

Vantagens
De acordo com o monsenhor Vitaliano Mattioli, responsável por encaminhar os documentos para o processo de beatificação ao Vaticano, há grandes possibilidades de Benigna ser efetivamente beatificada. Segundo ele, o processo de beatificação será menos complicado porque a jovem não deixou nenhum título escrito. "Acreditamos que ela preferiu morrer para não cometer o pecado contra a castidade. Por isso, nós introduzimos o processo sobre o martírio dela, acho que há grandes possibilidades de tudo correr a favor da beatificação".

O processo consiste na apresentação de depoimentos de testemunhas de algum milagre realizado pela intercessão da jovem, informações sobre o comportamento e sobre a vida humana e religiosa de Benigna, espiritualidade e estima que a menina tinha pela virtude da pureza e castidade, em que ela preferiu morrer para não pecar.

Alguns desses pontos já foram confirmados pelo padre Cristiano Coelho, que escreveu logo após a morte de Benigna, em um pequeno espaço reservado a observações, na certidão de batismo, que a menina morreu martirizada, às 4 horas da tarde, no Sítio Oitis. Declarou que ela foi a heroína da castidade e encomendou sua alma, chamando-lhe de santinha.

Mesmo existindo vários depoimentos como o da dona de casa, Maria Luiz de Melo, 70 anos, que diz ter alcançado um milagre para a saúde de seu filho pela intercessão de Benigna, sendo um processo sobre o martírio sofrido pela jovem, não há necessidade de comprovação dos milagres. "Eu rezei e pedi a santa Benigna que meu filho que havia sofrido um acidente não tivesse que amputar a perna. Ela me atendeu, por isso eu confiei e confio na santidade dela, vou continuar agradecendo sempre", testemunha.

MAIS INFORMAÇÕES
Diocese do Crato
Rua Teófilo Siqueira, 631
Bairro - Centro
Telefone: (88) 3521.1110

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Feliz 2012!


Em 2012 seja feliz nos seus sonhos
E tenha a felicidade de buscá-los...

Seja feliz nos seus projetos
E tenha a felicidade de realizá-los...

Seja feliz nos seus desejos
E tenha a felicidade de concretizá-los...

Seja feliz nos seus sucessos
E tenha a felicidade de obtê-los...

Seja feliz sempre, em todos os momentos...

“Feliz 2012”

Administrador do Blog Cariri

Liberdade custa caro

Sabem por que a série "Todo mundo odeia o Chris" faz tanto sucesso? Porque não é mais um filme, novela ou seriado de riquinho que sofre por não conseguir sustentar sua vaidade! É um seriado de humor sobre uma família comum e sobre situações comuns aos menos favorecidos financeiramente.

E como seria o percurso financeiro de uma pessoa durante sua vida?

Primeiramente, estou considerando que você tem família. Segundo, considero que você não é rico. Terceiro, considero que sua família seja liberal.

Na infância você é protegido por teus pais. Mas você tem que engolir regras e mais regras para isto. Tem que fazer o que eles pedem, sempre. E eles pedem muita coisa. Você é um cão numa coleira - mas um cão bem tratado.

Na adolescência você começa a dar os primeiros passos sozinho, ainda que bancado e protegido pelos pais. Privacidade, patrocínio, liberdade e diversão. Você sente o gostinho da liberdade e quer mais!

No fim da adolescência você tira a carteira da habilitação e entra no primeiro emprego. Você sai de casa - vai morar só. Mas volta rápido já que não tinha dinheiro pra tanta despesa. Você ainda tem seus pais.

Na fase adulta, dos 20 aos 30 anos de idade, você namora sério com uma garota - quer casar. Mas é logo alertado que vai ter muitas despesas, que você tem que ter um emprego melhor. Você busca um emprego melhor e separa da garota. Você acha muito cedo para casar. Você vai morar só mas ainda tem seus pais. Tua mãe cuida da casa como se fosse a casa dela. Teu pai te manda dinheiro pras despesas.

Na fase adulta, dos 30 aos 35 anos, você perde seus pais. Agora vai ter todas as responsabilidades nas costas. Conta de água, de luz, de gás, do telefone, das prestações da casa, das prestações do carro, do seguro do carro, da gasolina, da água, da comida, dos produtos de limpeza, das prestações dos eletrodomésticos, da internet, de higiene, da saúde e de toda e qualquer atividade que você tiver. Além dos gastos de tempo em arrumar a casa e trabalhar. Todo este trabalho estava sobre teus pais até agora. Trabalhar e cuidar da casa é o que consome 90% do teu dia. Os outros 10% você tira para gastar com mulheres - você quer curtir um pouco, afinal de contas. Gasta mais ainda procurando roupas de marca, tênis, perfumes e apetrechos para o carro.

Ainda na fase adulta, dos 35 aos 40 anos, você casa. Era um sonho seu que desde pequeno vinha sendo confirmado por sua família, pela TV e pelos amigos. Mas sua mulher não trabalha, e você tem que pagar o dobro em alimentação, em higiene, em água, luz, gás, telefone, higiene, saúde, enfim. Além de pagar o dobro no básico paga adicionais para cosméticos, noitadas, restaurantes, bares, sapatos (e mais sapatos, como se você fosse revender), roupas (e mais roupas, como se você fosse revender), acessórios (e mais acessórios, brincos, colares, pulseiras, bolsas, como se você fosse revender) e salão de beleza (que eu chamo salão do demônio, já que é ele o pai da mentira). Ela tenta esconder a cara em máscaras para continuar te enganando e te manter interessado. Como diria o Lemmy Kilmister - "Eu nunca fui pra cama com uma mulher feia, mas já acordei com algumas delas". Teu salário é chupado completamente. Você tem duas bocas para alimentar.

Dos 40 aos 45 vem teu primeiro filho. Oh! Quanta alegria! Quantos gastos! O moleque obriga a mãe a trabalhar! Uma babá cuida da criança. E ela pega parte das despesas dele e dela com o salário que recebe. As despesas dela, neste caso, se resumem ao seu luxo, já que ela não quer pagar pelo que come. Ela ainda não quer abandonar as festas, então compra, com seu dinheiro, sonífero para o bebê. Entope o moleque de remédio pra sair pra festa como se tivesse 17 aninhos. Pelo menos isto ela comprou com o dinheiro dela.

Dos 45 aos 50 anos você percebe que as despesas crescem com o menino. As roupas se perdem logo, mesmo assim tua mulher quer porque quer comprar todos os sapatos da loja pra ele. Então você decide ter um segundo emprego para aguentar as despesas sem cair no SPC. Sexo zero. Sexo só aparece na lembrança nas tuas poluções noturnas. Você dorme 5 hora por dia. No trabalho aqueles sorrisos dos 20 anos não existem mais. Não há energia pra gastar com isto - quanto mais você produzir mais você ganha. E aí, numa noite, você cai de sono. Não por ter bebido - você não pode gastar com bebida. E nesta noite você sonha com seus pais. Da adolescência com liberdade e patrocínio. E então você chega a uma conclusão:

LIBERDADE CUSTA CARO! (só queria que a mulher entendesse isto, não é Sr. Julius?)

E nem vou falar de quando você realizou o sonho de sua esposa: o segundo filho...

STF começa 2012 com racha

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir no primeiro semestre do ano que vem se o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), criado há seis anos para realizar o controle externo do Judiciário, tem ou não poderes disciplinares sobre membros da magistratura e servidores de tribunais.

O tema abriu uma crise no Judiciário. De um lado, membros do conselho questionam a falta de transparência na magistratura. De outro, juízes e tribunais acusam o órgão de cometer ilegalidades durante as investigações, como quebra de sigilo bancário de servidores e magistrados.

Quando a matéria for analisada no plenário do STF, os ministros debaterão, principalmente, se o CNJ pode investigar e punir desvios de conduta quando as corregedorias regionais se mostrarem incapazes de fazê-lo e se o conselho tem esta atribuição independente de a fiscalização local estar atuando em um respectivo caso.

O tema divide o Supremo. Ricardo Lewandowski, Cezar Peluso, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello defendem a limitação da atuação do conselho. Pela manutenção dos poderes do CNJ estão Gilmar Mendes, Carlos Ayres Britto, Joaquim Barbosa e José Dias Toffoli.

O ministro Luiz Fux busca uma conciliação entre os grupos. Em outubro, ele chegou a se reunir com a corregedora do CNJ, Eliana Calmon, para discutir os limites da atuação do conselho. Ele defende, por exemplo, que as corregedorias regionais tenham um prazo para investigar os juízes investigados.

Responsável por conceder a liminar que restringiu os poderes do CNJ, o ministro Marco Aurélio Mello acredita que o ministro Fux tende apoiar a tese que defende a atuação “subsidiária” do CNJ. Não são conhecidos os votos das ministras Carmem Lúcia e Rosa Weber – mais nova integrante da Corte -, que devem decidir a disputa. Mesmo assim, Marco Aurélio diz acreditar que poderá conseguir mais um voto para ter maioria

“Nós temos quatro votos super declarados quanto a essa atuação subsidiária. O meu, do ministro decano Celso de Mello, do ministro Ricardo Lewandoski e do ministro Cezar Peluso, que é o presidente. Temos mais o ministro Luiz Fux, que também crê que a atuação é subsidiária. Aí somos cinco. Precisamos de mais um para formar maioria. Não é possível que entre os seis outros (ministros) nenhum deles vote nesse sentido (contra o CNJ)”, disse.

Polêmica
A polêmica sobre os poderes do CNJ nasceu de reclamações contra uma investigação do conselho sobre a movimentação financeira de juízes e servidores nos tribunais estaduais. Em 2010, o CNJ solicitou a um órgão do Ministério da Fazenda uma varredura na movimentação financeira de 217 mil pessoas.

A análise identificou movimentações suspeitas, como pagamento de passivos trabalhistas a desembargadores, em 3.400 delas. O CNJ decidiu aprofundar as inspeções, que atingiriam tribunais de 22 estados.

A medida foi questionada pelo presidente do Supremo, Cezar Peluso, egresso do Tribunal de Justiça de São Paulo, que em nota disse que investigações que atinjam ministros do STF constituiriam “abuso de poder”, com possibilidade de “punição na forma da lei”.

Na semana passada, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e outras duas entidades de juízes conseguiram interromper as investigações, alegando junto ao Supremo que o conselho acessou ilegalmente dados fiscais sigilosos. Elas obtiveram duas liminares contra o CNJ.

A primeira, concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski, suspendeu as investigações nos estados, afirmando que a medida serviria para proteger os investigados de eventual quebra de sigilo bancário. A segunda, concedida pelo ministro Marco Aurélio Ribeiro, impediu o CNJ de investigar juízes que já não tiverem sido alvo das corregedorias regionais.

Transparência 
Na mesma semana, a briga subiu de tom quando a Eliana Calmon revelou que, só em São Paulo, 45% dos desembargadores não entregaram declarações de bens e rendimentos, o que contraria uma lei de 1993. Em novembro, a corregedora já havia causado rebuliço no Judiciário ao afirmar que existem “bandidos de toga”.

O Judiciário é o poder mais opaco da República. O Executivo e o Legislativo, embora omitam alguns dados – como o pagamento de bonificações, o que impede o cálculo dos chamados supersalários de servidores –, disponibilizam na internet parte significativa de informações relacionadas à transparência, como o valor dos salários e ajuda de custos com moradia e passagens aéreas recebidos, por exemplo, por ministros e parlamentares.

A Ordem dos Advogados do Brasil tem se posicionado contra as restrições do CNJ. Em entrevista ao iG, o presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, afirma que se o plenário do STF tornar a atuação do conselho subsidiária é “melhor acabar com o órgão”. Ele diz ainda que essa decisão comprovará a tese de que o Judiciário se vê acima dos outros poderes e não aceita ser fiscalizado.

Fonte: iG

Coreia do Norte diz que morte de Kim Jong-il não vai mudar postura do país

O anúncio da Coreia do Norte de que não haverá mudanças políticas no regime totalitário após a morte do ditador Kim Jong-il, no último dia 17, e que endurecerá suas relações com Seul indica a direção continuísta e o tom desafiador da era aberta na quinta-feira por Kim Jong-un, filho de Jong-il e novo líder do país.

Por meio de um comunicado, Pyongyang quis dar nesta sexta-feira um golpe de efeito midiático ao confirmar que não abre nenhuma porta à mudança, após dias de debate em torno de uma possível alteração no rumo por parte do regime diante da troca de poder. Um dia depois de o país proclamar Kim Jong-un como seu novo "líder supremo" durante as homenagens fúnebres ao seu pai, e coincidindo com a emissão de selos com a imagem de Kim Jong-un, a poderosa Comissão Nacional de Defesa norte-coreana confirmou que vai continuar apostando pela linha dura.

"Nesta ocasião, declaramos solenemente com convicção que os políticos de todo o mundo, incluídas as forças títeres da Coreia do Sul, não devem esperar nenhuma mudança por nossa parte" dizia o documento, com o característico tom beligerante e a retórica militar do regime. Este ressaltou o apoio do Partido único e as Forças Armadas ao sucessor ao afirmar que "o mundo observará como o Exército e o povo da RPDC (República Popular Democrática da Coreia) alcançam a vitória final após transformar sua dor e lágrimas em força e valor, estreitamente unidos atrás do querido e respeitado Kim Jong-un".

A mensagem confirmou a declaração de intenções que nesta quinta-feira, durante a cerimônia pela morte de Kim Jong-il, realizou o número dois do regime, Kim Yong-nam, ao garantir que o país avançará "sob a liderança de Kim Jong-un" no caminho do "Songun" ("o Exército primeiro"), instaurado pelo falecido ditador. Na nota, o regime também ameaçou não manter relações com a administração conservadora do presidente sul-coreano Lee Myung-bak, cuja política externa seguiu uma linha mais severa em direção a Pyongyang desde que, em 2008, assumiu o poder e fechou uma longa etapa de governos que empregaram um tom mais flexível. "Como já declarou, não realizará pactos com o grupo de traidores de Lee Myung-bak", indicava o comunicado da Comissão militar norte-coreana, em referência ao atual governo do Sul.

Embora na semana passada Lee tenha insistido que a Coreia do Sul não quer demonstrar hostilidade em direção ao Norte, o regime comunista criticou nesta sexta-feira de novo Seul por não enviar pêsames oficiais nem uma delegação estatal ao funeral de Kim Jong-il e por restringir a duas o número de comitivas civis autorizadas a cruzar a fronteira. "Obrigaremos indubitavelmente o grupo de traidores (o governo sul-coreano) a pagar por seus horríveis crimes cometidos no momento da grande desgraça nacional", afirmava o comunicado de Pyongyang.

Em resposta às duras asseverações norte-coreanas, uma autoridade de Seul que preferiu não se identificar, classificou o comunicado, em declarações indicadas pela agência local "Yonhap", como decepcionante, embora tenha expressado a esperança de que o Norte se estabilize rapidamente e adote uma atitude construtiva nas relações intercoreanas. As declarações do funcionário sul-coreano se baseiam em que, apesar das fortes críticas a Seul, paradoxalmente a Coreia do Norte também expressou nesta sexta-feira seu desejo de melhorar no futuro os laços com a Coreia do Sul.

"O Exército e o povo (da Coreia do Norte) seguirão o caminho da melhoria das relações Norte-Sul e da conquista da paz e da prosperidade", afirmou o documento, que convida o Sul a cumprir acordos de cooperação que, assinados no início da década passada, permanecem nesta sexta-feira estagnados por causa das más relações.

A Coreia do Sul deve realizar eleições parlamentares em abril de 2012 e presidenciais em dezembro, e seu desenlace poderia modificar o rumo das relações entre ambos os países já que, por lei, Lee não pode repetir mandato e poderia ocorrer uma mudança de governo. O comunicado da Comissão Nacional de Defesa se considera a primeira declaração oficial de intenções de Pyongyang após abrir a era Kim Jong-un, sucessor de seu pai Kim Jong-il, que governou com mão de ferro durante 17 anos o hermético país comunista até falecer aos 69 anos.   

Fonte: Época

Juazeiro do Norte (CE): Metrô do Cariri completa dois anos de operação

O Metrô do Cariri este mês completa dois anos de operação com um transporte mensal de mais de 30 mil usuários.

De acordo com um projeto da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), esse número deve crescer ainda mais com a integração entre o Metrô do Cariri e algumas linhas de ônibus intermunicipais.

Segundo o gerente de Controle e Tráfego do Metrofor, Antonio Chalita de Figueiredo, ´a integração vai permitir que o usuário do Metrô utilize apenas um bilhete para pegar as linhas integradas de ônibus para continuar seu percurso´, explicou.

Ainda segundo Antônio Chalita, a integração será tarifária, operacional, temporal e física. ´Com isso prevemos que haverá um incremento em torno de 20% a 30% de passageiros no sistema´, avalia.

A integração está prevista para começar no início de 2012.
O Metrô do Cariri também está ganhando sua nona estação e uma nova composição. O VLT 3, que já realizou os testes necessários e que já iniciou sua operação.

A terceira composição dará mais confiabilidade ao sistema, pois irá substituir as outras composições em caso de parada para manutenção. A nova estação ficará em frente à escola técnica no Antônio Vieira. Atualmente, estão em funcionamento oito estações: Juazeiro, Teatro, Crato, Fátima, São Pedro, São José, Muriti e Padre Cícero.

Em dois anos de funcionamento, o metrô do Cariri vem se mostrando uma importante ferramenta de fomento para o desenvolvimento da Região do Cariri, já que liga importantes polos geradores de viagens, como universidades, comércio, escolas, indústrias. O metrô do Cariri foi o primeiro projeto do Governo do Ceará de requalificação do transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado.

O Metrô do Cariri significou um avanço na região não somente por ser uma opção de transporte eficiente, seguro e barato - a passagem custa R$ 1,00. O sistema é operado com veículos leves sobe trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. E os VLTs que operam no Cariri ainda usam uma tecnologia local, visto que são fabricados pela Empresa Bom Sinal de Barbalha. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970.

Segundo Antonio Chalita de Figueiredo, o Metrô do Cariri trouxe melhorias significativas à qualidade de vida da população da Região. Segundo ele, as pessoas ganharam a opção para se deslocar num transporte barato, seguro, limpo e confortável. Houve ainda a melhoria do entorno das estações criando um ambiente agradável.

Números 
O Metrô do Cariri opera de segunda a sexta-feira, de 6 horas às 19:20 hs, fazendo um total de 42 viagens/dia.
No sábado, ele funciona de 6 horas às 14 horas, com 30 viagens.
O percurso Juazeiro do Norte a Crato leva cerca de 40 minutos.
Atualmente, são transportados cerca de 1.200 passageiros por dia.

Silene Santos com informações da Assesoria de Imprensa do Metrofor

Fonte: Miséria

Esporte: Laudos do Romeirão e Mirandão estão com pendências, diz FCF

O Ministério Público Estadual (MPE) deu o parecer à Federação Cearense de Futebol (FCF) sobre os laudos dos estádios Mirandão, localizado no Crato, e o Romeirão, de Juazeiro do Norte. Segundo o diretor de competições da FCF, Josimar de Carvalho, nestes laudos constaram pendências de ordem técnica, não reveladas pelo dirigente.

Com isso, as administrações destas praças esportivas deverão encaminhar novos laudos à FCF e ao MPE.

- Embora tenham sido entregues os laudos, esses dois estádios têm pendências. Mas falei com os dirigentes e já estão sendo providenciados novos laudos e serão entregues - afirma o diretor.

O parecer dos demais estádios deve ser entregue nesta sexta-feira à Federação Cearense Futebol. Os laudos dos estádios devem ser entregues e aprovados até dez dias antes da partida do clube pretendida para o local.

A menos de um mês do início da competição, apenas o Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, já está liberado oficialmente para receber jogos.

Fonte: G1

Bandidos invadem delegacia e roubam viaturas do Ronda

A sexta-feira começou com tumulto e muita confusão no bairro São Cristóvão, periferia de Fortaleza. Um grupo de bandidos, encapuzados, invadiram o prédio onde funciona o 30º Distrito Policial (30º DP). Os bandidos conseguiram levar do local duas viaturas da Polícia Militar (PM).

As duas viaturas roubadas são do programa Ronda do Quarteirão. As equipes da PM haviam chegado à delegacia há poucos instantes, para deixar no local dois presos. Segundo a Polícia, os bandidos não agrediram ninguém e não houve troca de tiros.

As pessoas que estavam no prédio da delegacia quando o fato aconteceu disseram que os assaltantes não apresentavam armas no momento em que chegaram ao local. Os bandidos, simplesmente, entraram no prédio, tomaram as chaves das viaturas e fugiram.

Os dois homens que haviam chegado presos pela PM não fugiram da delegacia, mesmo com todo o tumulto. Os dois, cujos nomes não foram divulgados, permanecem presos no xadrez do 30º DP.

Fonte: O Estado

Com prêmio de R$ 170 milhões, Mega-Sena da Virada atrai milhares de apostadores às lotéricas

O sonho de levar para casa um prêmio que pode chegar a R$ 170 milhões fez muita gente enfrentar longas filas nesta sexta-feira (30), nas casas lotéricas de Brasília.

Nem mesmo o mau tempo e a espera desanimaram os apostadores que sonham com a premiação da Mega-Sena da Virada. O superintendente nacional de loterias da Caixa, Gilson Braga, disse à Agência Brasil que o volume acumulado, até ontem (29), já chegava a 60 milhões de apostas que totalizavam R$ 390 milhões.

O sorteio da Mega-Sena da Virada será feito amanhã (31), às 20 horas, em São Paulo, com exibição ao vivo pelas emissoras de televisão.

A expectativa é de que o prêmio ultrapasse os R$ 170 milhões. Os apostadores podem tentar a sorte até o último dia do ano (amanhã) às 14 horas. 

“A Caixa trabalha com um prêmio estimado de R$ 170 milhões, mas esse valor pode ser ainda maior dependendo da arrecadação até o dia do sorteio. Hoje [sexta-feira] o movimento está muito bom, mas como o brasileiro sempre deixa para última hora, amanhã deve ser registrado o maior número de apostas”, disse Braga.

Em comparação às vendas de 2010, a Mega-Sena da Virada arrecadou até agora 30,5% a mais. A quantidade de bilhetes vendidos também aumentou, registrando um crescimento de 31%. Em Brasília, os apostadores não se intimidaram com a longa espera nem com o tempo nublado e enfrentaram as filas.

“Se eu ganhar o prêmio, minha vida vai mudar completamente. Comecei a jogar agora e estou super esperançosa, estou no sétimo mês de gravidez e espero que meu filho nasça milionário”, disse a atendente de lanchonete Rosa de Jesus, 20 anos, grávida do primeiro filho.

O professor de Educação Física Euron da Silva disse que “joga sempre”. Ele contou que fez 50 jogos para concorrer ao grande prêmio da Mega-Sena da Virada. “Se eu ganhar vou parar de trabalhar e investir o dinheiro, além dos 50 jogos que fiz sozinho, entrei em vários bolões, espero que minha sorte mude, vou ganhar e ficar só na sombra e água fresca”, disse.

Já o aposentado Tertualiano Ferreira da Silva, 63 anos, tem planos diferentes. Ele disse que pretende ajudar a família, os amigos e instituições que atendam idosos carentes. O analista de informática Rafael Souza Ribeiro, 24 anos, disse que estava na fila a pedido do pai, que mora no interior. Segundo ele, o pai “ditou por telefone” os números a serem apostados.

Fonte: UOL

Homem é preso por enviar mais de 5 mil mensagens de texto para adolescente de 13 anos

Liam O’Grady, campeão internacional de karatê, foi condenado no dia 23 de dezembro, na Inglaterra por enviar mais de 5.000 mensagens de texto por celular e por mensageiros virtuais para uma garota de 13 anos, sendo muitas delas de cunho sexual. As mensagens vinham sendo enviadas em um período de 8 meses, inclusive algumas diziam que O’Grady gostaria de largar sua própria mulher e os dois filhos para viver com a menina.

Ele já deu aula de karatê para centenas de crianças no Reino Unido, e a sentença deixou diversos pais alarmados. Durante o julgamento, ele desabou em prantos e teve que ser removido do tribunal para o prosseguimento da sentença. Além das acusações de enviar mensagens de texto com temática sexual, ele também foi acusado de ter abusado sexualmente da garota em casa e em seu carro. Ele negou todas as acusações e foi absolvido da sentença de abuso sexual, porém, a condenação se estendeu ao que diz respeito às mensagens de texto no celular e web.

Um porta-voz da União de Karatê da Grã-Bretanha (KUGB), instituição a qual suspendeu Liam depois das acusações, disse que o comitê disciplinatório da união irá tomar as medidas cabíveis quanto à situação do atleta, visto que ele, na posição de professor de crianças, deveria ter postura exemplar nessa relação.

Fonte: Techtudo

Glamour Flirt

Juazeiro do Norte ganha bafômetros

Os agentes de trânsito das cidades de Juazeiro do Norte e Crato, na Região do Cariri, no Ceará, agora contam com bafômetros para fiscalizarem a ingestão de bebidas alcoólicas por condutores. O aparelho, segundo o diretor do Departamento Municipal de trânsito (Demutran), Joatan de Souza, têm sido fundamental no auxílio das investigações de acidentes e blitzes realizadas neste fim de ano.

“Era constrangedor para o agente porque o agente tinha de parar e conduzir o motorista até a sede da Polícia Rodoviária Estadual (PRE-CE) ou para o Instituto Médico Legal (IML)”, explica o diretor Souza. Atualmente, dois aparelhos foram cedidos para Juazeiro do Norte pelo Detran-CE, mas se encontram auxiliando a fiscalização no Crato.

Na cidade, 36 agentes foram treinados e se revezam nas blitzes agendadas para o final de semana do réveillon. Em Juazeiro do Norte, um etilômetro foi adquirido há dois meses pela prefeitura. Segundo o Demutran, o condutor flagrado alcoolizado terá de pagar uma multa de R$ 957,70, a habilitação suspensa e pode até responder a processo penal.

A Lei Seca entrou em vigor em junho de 2008. Até dezembro deste ano, o Detran-CE e a PRE-CE já aplicaram mais de 20 multas por alcoolismo. Segundo os órgãos de fiscalização, o comprovante emitido pelo bafômetro serve como prova nas investigações de acidentes. Mesmo quando o condutor se recusa a fazer o teste, o comprovante é emitido e anexado aos autos.

Fonte: G1

Cabo da PM e mais três são presos por assalto a banco no Ceará

A Polícia Federal no Ceará, com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado, prendeu nesta quinta-feira (29) quatro homens suspeitos de participação em quadrilha especializada em assalto a bancos. Entre os suspeitos estava um cabo da Polícia Militar do Ceará.

De acordo com a Polícia Federal, o cabo da PM fornecia “apoio logístico” e segurança aos demais suspeitos. O homens foram presos na Zona Rural de Jijoca. No momento da prisão, eles portavam pistolas, colete à prova de bala, e máscaras pretas que são usadas em assaltos, de acordo com a Polícia Federal. Eles devem ser julgados por porte ilegal de arma e formação de quadrilha.

 Outros dois suspeitos de compor a quadrilha estão foragidos. Ainda conforme a Polícia Federal, durante as investigações, o grupo se preparava para realizar um assalto a uma agência bancária da cidade de Cruz.

A Secretaria de Segurança e Polícia Federal informam que vão continuar as investigações e avaliar a participação da quadrilha em assaltos a bancos realizados no Ceará.

Fonte: G1

Tempos Modernos São Frágeis…


O Tamanho de 5 Megas em 1956


Esta foto mostra como 5 megas eram transportados em 1956. Em cima da empilhadeira temos um IBM 305 RAMAC, um dos melhores HD’s da época, que pesava cerca de 1 tonelada. O custo anual para usá-lo era de 35 mil dólares.

Ou seja, o primeiro pen-drive era meio difícil de carregar por aí…

PIB do Ceará deve crescer 5% em 2012, afirma Ipece

A despeito da crise econômica que afeta os Estados Unidos e diversos países da Europa, refletindo também no Brasil, a economia cearense deverá ter resultados bastante positivos no próximo ano. De acordo com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado cresça 5% em 2012, podendo variar entre 4,5% e 5,5%. A previsão está acima da média nacional para o próximo ano, estimada em 3,5% pelo Banco Central, e também é superior à estimativa de fechamento deste ano, que é de 4,1%.

“Este cenário otimista pode ser explicado pela forte capacidade que o Ceará vem apresentando na realização de investimentos com recursos próprios, especialmente em projetos na área social e em investimentos estratégicos estruturantes”, afirma o diretor geral do Ipece, professor Flávio Ataliba, enfatizando que o governo do Estado é responsável pela economia local não apresentar “grandes solavancos” devido à crise econômica internacional, uma vez que o Ceará tem conseguido ampliar sua arrecadação e financiar os investimentos.

O diretor do Ipece explica que, para alcançar a meta de crescimento, o Estado dependerá de resultados positivos em diversos segmentos, com destaque para Comércio, Turismo e Construção Civil, que integram os setores de Serviços e Indústria. Segundo Flávio Ataliba, o setor de Serviços é responsável por 70% do PIB cearense, enquanto a Indústria responde por 24% e a Agropecuária por 6%.

Conforme o estudo do Ipece, as expectativas são animadores para o Comércio no ano de 2012, uma vez que o governo adotará uma série de medidas que irão impactar de forma positiva o setor, como a redução da taxa de juros e de impostos (IPI) incidentes nos produtos industriais, mas com rebatimentos nas vendas comerciais. Isso sem falar na adoção do novo valor do salário mínimo, que deverá incrementar as vendas do comércio.

No Turismo, as expectativas também são otimistas. De acordo com o diretor do Ipece, a previsão é que o Ceará receba, em 2012, aproximadamente 2,9 milhões de turistas, crescimento de 3,6% em relação a 2011. A taxa de ocupação hoteleira deverá ser de 73%, um crescimento de três pontos percentuais em relação a 2011 e de 6,4 pontos percentuais em relação a 2010 (66,6%).

Já para a Indústria, que é composta por quatro ramos (Indústria Extrativa Mineral, Indústria de Transformação, Construção Civil e Eletricidade, Gás, Água e Esgoto), sendo influenciada, sobretudo, pela Indústria de Transformação, o destaque deve ser a Construção Civil. “A preocupação fica com a Indústria de Transformação e segmentos importantes como Calçados, Têxtil e Vestuário, que são os principais produtos da produção e que, nos últimos anos, vêm sofrendo uma acelerada competição externa com os produtos da China”, afirma a analista de Políticas Públicas do Ipece, Eloísa Bezerra.

Na avaliação do diretor do Ipece, os investimentos públicos do governo têm ajudado a contribuir para a dinamicidade do setor de Serviços, bem como para a Construção Civil. “Em 2012, serão concluídos empreendimentos como o novo Centro de Eventos do Ceará, que irá potencializar ainda mais o setor de Serviços. Também terá início a construção do Acquario Ceará e de outras obras que irão criar demandas para outros setores”, diz.

Com relação à Agropecuária, o estudo do Ipece destaca que o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), indica para as regiões Norte e Nordeste do Brasil, em 2012, a probabilidade de 40% das chuvas ocorrerem na categoria normal e 35% na categoria excessiva, com a ocorrência do fenômeno La Ninã. Se as previsões forem confirmadas, pode-se esperar um cenário favorável para a agricultura.

Fonte: O Estado

30 de dezembro

1922 - O Conselho dos Sovietes cria a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
1972 - Guerra do Vietnã: os Estados Unidos suspendem os pesados bombardeios ao Vietnã do Norte.
1973 - O Vaticano e Israel estabelecem relações diplomáticas.

Nasceram neste dia…
   39 - Tito Flávio, imperador romano (m. 81).
1864 - Max von Stephanitz, cientista alemão (m. 1936).
1865 - Rudyard Kipling (foto), escritor britânico, Nobel de Literatura (m. 1936).

Morreram neste dia…
1591 - Papa Inocêncio IX (n. 1519).
1852 - Francisco Gomes da Silva, o Chalaça, amigo próximo de Dom Pedro I do Brasil (n. 1791).
2006 - Saddam Hussein, político e antigo ditador do Iraque (n. 1937).

Fonte: Wikipédia

Aparelhos de TV serão interativos a partir de 2012

A partir do ano que vem, a maioria dos aparelhos de televisão fabricados na Zona Franca de Manaus deverá estar equipada com o Ginga, uma ferramenta que permite a interatividade na TV digital brasileira. O programa, que é um software livre nacional, permite que o telespectador consulte informações sobre a programação, faça compras e acesse dados bancários pela televisão.

A consulta pública sobre as mudanças no Processo Produtivo Básico (PPB), encerrada em outubro, prevê que pelo menos 75% dos televisores com tela de cristal líquido devem vir com o Ginga a partir de 2012. A partir de 2013, todos os aparelhos terão que trazer o software. As contribuições ainda estão sendo analisadas pela área técnica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e a publicação está prevista para o início do próximo ano.

Quem comprar os televisores com o Ginga poderá pagar até R$ 80 mais, segundo o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins. Mas ele acredita que o valor poderá ser absorvido pelas empresas. Até o fim do ano, o ministério deverá ter autorizado a transmissão do sinal digital para todas as 400 geradoras do país, que são responsáveis pela produção de conteúdo. A previsão é que até 2016 todos os canais com sinal analógico já tenham sido digitalizados.

De acordo com o secretário, foram implementadas recentemente mudanças para agilizar a autorização da digitalização de geradoras e retransmissoras, e a ideia é que até o final de 2012 cerca de 3 mil processos tenham sido analisados. Depois da autorização do ministério, os radiodifusores têm seis meses para colocar o canal em funcionamento. “Nós vamos ser eficientes, mas isso também vai exigir uma eficiência maior do radiodifusor”, destaca Lins.

A agilização dos processos deverá aumentar a procura das emissoras por novos equipamentos, o que poderá também facilitar as condições de financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES). “O principal argumento dos bancos é que não há demanda para fazer linha de financiamento. Quando tiver uma demanda razoável, vamos trabalhar para facilitar o financiamento”, diz o secretário.

O governo trabalha também na implantação do sistema de rádio digital no país. Até o fim do ano, a equipe técnica do Ministério das Comunicações deverá ter definido qual o melhor sistema para ser utilizado no Brasil. Até agora, só o sistema europeu foi testado. O americano, que também se apresentou, não mandou os equipamentos para teste. O prazo para o envio dos equipamentos para serem avaliados termina em março.

Depois dos testes, o governo ainda tem que trabalhar para a implantação da indústria que irá fabricar os novos aparelhos de rádio que receberão o sinal digital. “A posição do ministério é que os aparelhos de rádio têm que ser produzidos no Brasil. Vamos ver quem vai oferecer a melhor proposta para trazer a tecnologia para cá”, ressalta Lins.

O secretário também informou que a intenção do governo é ter, até o final de 2013, pelo menos uma rádio comunitária funcionando em cada município brasileiro. “Isso é democratização da informação. A comunidade local tem o direito de ter uma voz, de se comunicar, de emitir a sua opinião”. O ministério já lançou avisos de habilitação de rádios comunitárias para quase todas as cidades, com exceção de seis municípios na região metropolitana de São Paulo, por inviabilidade técnica, pois na região o espectro está muito congestionado.

Fonte: Agência Brasil

Pro Teste - Filmadora  Gratis

Morte de Chita, o chimpanzé de Tarzan, é questionada

A diretora do Suncoast Primate Sanctuary em Palm Harbor Debbie Cobb afirma que seus avós compraram o animal por volta de 1960 do ator Johnny Weissmuller, que teria contracenado com o animal na década de 1930, nos filmes Tarzan, o Homem Macaco (1932) e Tarzan e sua Companheira (1934).

Segundo a agência Associated Press, registros em Hollywood indicam que um chimpanzé conhecido como Jiggs ou Mr Jiggs teria contracenado com o ator no período indicado, tendo morrido em 1938.

Cobb não apresentou documentos que comprovem a identidade do animal, com a explicação de que um incêndio destruiu os papeis em 1995.

Além disso, a agência aponta a incoerência na idade do animal. Segundo especialistas, um chimpanzé vive entre 40 e 60 anos - a idade cai para 50 anos em caso de criação em cativeiro. Um animal de 80 anos estaria entre os mais velhos do mundo.

Segundo a diretora do santuário, Chita morreu no dia 24 de dezembro de falência renal e seu corpo foi cremado. "Tenho 51 anos. Minha primeira lembrança foi de quando tinha 5 anos de idade e o conheço desde então. Ele já era um animal adulto na época", afirma Cobb, citada pela agência.

Em 2008 uma história parecida foi desmentida pelo jornal The Washington Post. Na época, descobriu-se que o animal apontado como Chita havia nascido por volta de 1960, o que significava ser impossível que o animal tivesse contracenado com Johnny Weissmüller nos primeiros filmes de Tarzan.

Fonte: Estadão

Chávez fala em conspiração e estranha câncer em líderes latino-americanos

Depois de prestar solidariedade nesta quarta-feira (28) à presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que iniciará um tratamento de combate a um câncer de tireoide, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse estranhar o fato de cinco chefes de Estado da América Latina estarem sofrendo do mesmo mal: tumor maligno. Para Chávez, há uma estratégia liderada por norte-americanos para minar os líderes latino-americanos.

Durante seu programa de rádio, Chávez lembrou que há provas de que médicos dos Estados Unidos fizeram, nos anos de 1940, na Guatemala, experiências com cidadãos guatemaltecos sobre doenças sexualmente transmissíveis que levaram 83 pessoas à morte. O caso teve repercussão internacional e o governo dos Estados Unidos se desculpou pelo fato.

"É muito difícil explicar, com base na lei das probabilidades, por exemplo, o que tem ocorrido com alguns de nós [líderes] na América Latina", disse Chávez, que também está em tratamento médico para combater um câncer. Em meados deste ano, ele retirou um abscesso na região pélvica durante cirurgia em Cuba.

Além de Chávez e Cristina Kirchner, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz quimioterapia para curar um câncer na laringe. A presidenta Dilma Rousseff e o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, foram submetidos a um tratamento para a cura de linfoma.

"Fidel [Castro, ex-líder de Cuba] sempre me disse: 'Chávez tenha cuidado, essa gente desenvolveu tecnologia, atenção ao que te dão para comer e cuidado com uma pequena agulha que te injetem e não se sabe o porquê'", disse o venezuelano.

Fonte: Época

O Mestre e o Escorpião

Um mestre viu um escorpião que se afogava e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião tentou lhe picar. Numa rápida reação, o mestre soltou-o e o animal caiu na água e, de novo, estava se afogando.O mestre tentou tirá-lo outra vez, e novamente o escorpião tentou lhe picar.

Um de seus aprendizes que tinha atentamente observado tudo, aproximou-se do sábio e disse:

- Perdão, mestre, mas cada vez que tentar tirar essa criatura da água, ela tentará lhe picar. Salvar-lhe a vida pode custar a sua.

O mestre respondeu:

- A natureza do escorpião é picar e isso não muda a minha natureza, que é ajudar.

Então, com um galho seco, o mestre retirou o escorpião da água e salvou-lhe a vida.

Moral da estória:
Não mude a sua natureza por simples medo. Apenas tome as devidas precauções.

Esporte: Pode rir! Ronaldinho vai ficar no Mengão

Enfim, a novela acabou e teve final feliz. Flamengo e Traffic chegaram a um acordo verbal em reunião ontem na Gávea e confirmaram a permanência de Ronaldinho para a próxima temporada. A partir de hoje, as duas partes irão se encontrar para redigir o contrato, que será assinado somente em janeiro, possivelmente no dia 9.

"Vamos comemorar, conseguimos solucionar a questão, sempre tivemos a certeza de que isso iria acontecer. Está atrasado, mas é um grande presente de Natal para os torcedores do Flamengo. Ronaldinho fica até o fim de seu contrato", disse o vice de finanças do Flamengo, Michel Levy.

O dirigente comunicou Assis, irmão e representante de Ronaldinho, que o acordo foi feito, mas que o pagamento dos quatro meses de salários atrasados, que chegam a R$ 3 milhões, só serão pagos a partir do dia 9 de janeiro, quando a Traffic volta de recesso.

Após muitas discussões e a possibilidade de a parceria acabar, Flamengo e Traffic se entenderam em relação a pontos polêmicos como a exclusividade para negociação de patrocínios e o projeto de sócio-torcedor. Após a reunião de ontem, ficou-se acordado que nenhuma das partes falará detalhes do novo contrato.

"Chegamos aos termos que queríamos e nos acertamos verbalmente. A partir desta quinta-feira, haverá encontros para definirmos o contrato que será assinado", celebrou o diretor da Traffic, Fernando Gonçalves.

Até agora, a parceria entre Flamengo e Traffic era sustentada por uma minuta de intenções, que não englobava pontos importantes. A empresa de marketing, para tentar recuperar o prejuízo do investimento, optou por parar de pagar a parte dos salários que lhe cabia (R$ 750 mil).

Fonte: Lance

AddThis