As três maiores consequências do lixão no Crato - Por: George Macário

NE - Fiz questão de republicar esse ótimo artigo do George Macário (publicado originalmente no blog O Democrato) para que você, caro leitor, possa ter ciência do tamanho da gravidade em trazer o lixão para nossa cidade.
O CRATO DIZ NÃO AO LIXÃO DO CARIRI!

SAIBA QUAIS SÃO OS ARGUMENTOS MAIS FORTES

PRIMEIRO:

QUANTO AO AUMENTO DO TRÁFEGO DE CAMINHÕES PESADOS E SEUS EFEITOS:


*Impacto no Trânsito - Aumento considerável do fluxo de caminhões nas estradas e a possibilidade da elevação do número de acidentes;
* Poluição do Ar 1- Por meio do mal cheiro deixado pelo resíduo da parte externa dos caminhões CUCA;
* Poluição do Ar 2- Provocada pela quiema do Óleo Diesel dos caminhões;
* Poluição Sonora - Produzida pelo barulho dos motores dos caminhões, que transitarão DIA e NOITE.

Obs.: As Avenidas Padre Cícero ( Crato - Juazeiro), Perimetral Thomaz Osterne, Av. J. P. B. de Menezes, a CE 386 (Crato - Ponta da Serra), e a Estrada de Arajara (Crato - Barbalha), sofrerão diretamente os impactos.

Caro leitor, imagine-se viajando de Topic ou de motocicleta, de ônibus ou de carro particular, com destino à Ponta da Serra. De repente, você encosta na traseira de um desses caminhões CUCA, que faz parte de um comboio de oito deles, em fila e carregados de Lixo. Você espera pacientemente pela oportunidade da ultrapassagem, devido ao tráfego de incontados caminhões de lixo que estão retornando. Pense no quanto será agradável, respirar, durante 10, 15, 20 anos, aquele "aroma de rosas" solto no ar, sem esquecer o tanto de fumaça preta do diesel queimado, o quanto "fará bem aos seus pulmões". Durma com um barulho desses! Não! Não se trata de um mero bordão popular! O Barulho dos caminhões CUCA é outra dura realidade que iremos enfrentar todos os dias, pela manhã, tarde, noite e de madrugada! Vocês que moram nessas Avenidas e Rodovias jamais terão a sua vida como antes! Abra a porta e sentirá a diferença no AR!

SEGUNDO:

QUANTO AOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA REGIÃO ONDE SERÁ INSTALADO O LIXÃO/ ATERRO SANITÁRIO.


Obs.:O Sítio Jaburu, Palmeirinha dos Vilar, Palmeirinha dos Brito e Sítio Cipó dos Thomaz, além da sede do Distrito de Ponta da Serra, sofrerão diretamente os impactos abaixo:

* Poluição do Riacho Jaburu - Este é um importante afluente do Rio dos Carás, rio que é perenizado pelas águas do Açude Thomaz Ostene de Alencar, durante os 12 meses do ano. A partir da afluência do Riacho Jaburu, despejando suas águas poluídas, é evidente que provocará a MORTE daquela parte o Rio dos Carás até o final de suas águas, que darão prosseguimento à poluição ao Rio Salgadinho e assim por diante.
* Poluição do Lençol Freático - Isto poderá acontecer por possíveis fissuras ou fendas geológicas no solo cristalino, pela introdução de substâncias altamente poluentes, inclusive, as que serão oriundas das indústrias de borracha, de metais e jóias, entre outras que se utilizam de elementos químicos, além de todo o lixo hospitalar da Região.
* Poluição do Ar - Uma vez que Pilhas e Pilhas de lixo serão erguidas, cada uma com mais de 30 metros de altura, verdadeiras montanhas, que terão drenagem para a coleta do CHORUME, que vem a ser aquele líquido preto que sai dos sacos de lixo, uma substância com elevado grau de perigo à saúde. Pois bem, serão construídos PISCINÕES para a recepção deste líquido e que ele possa ser tratado. Antes disso, o odor podre deste processo ficará no AR, se transportando de acordo com a vontade do vento. Há quem diga, que com até 06 km de distância é possível sentir a fedentina, afetando toda a região.

TERCEIRO:

QUANTO À DISTÂNCIA PERCORRIDA PELOS CAMINHÕES, COM DESTINO AO LIXÃO, CASO ELE SEJA EM CRATO OU SE FOR EM CARIRIAÇU:


Obs.: Citamos o exemplo dos três principais municípios do Cariri - CRATO, JUAZEIRO E BARBALHA.

CASO SEJA EM CRATO:
O caminhão do Crato percorrerá - 28Km ( Ida e volta = 56km)
Juazeiro do Norte - 40Km ( Ida e volta = 80km)
Barbalha - 52Km ( Ida e volta = 104km)

CASO SEJA EM CARIRIAÇU:
O caminhão do Crato percorrerá - 23Km ( Ida e volta = 46km) - economia de 10Km
Juazeiro do Norte - 21Km ( Ida e volta = 42km) - economia de 38Km
Barbalha - 37Km ( Ida e volta = 74km) - economia de 30Km


É bom salientar que, somente o Juazeiro do Norte produz 60% de todo o lixo do Cariri. Estima-se em mais de 270 toneladas por dia. É certo que será o município que terá a maior frota de caminhões, com no mínimo 27 deles, entre os 50 que circularão todos os dias em direção ao Lixão. Acima, na cor azul, podemos constatar a economia de 38Km(para cada viagem de caminhão Cuca) que fará o Juazeiro do Norte, caso o Aterro Sanitário venha a ser instalado no município de Caririaçu que, diga-se de passagem, já manifestou interesse e, inclusive, destinou uma área propícia.

O argumento de que o ATERRO SANITÁRIO é um bom "negócio", que gera emprego e renda, além de atrair inúmeros incentivos Estaduais e Federais é, de longe, insignificante diante dos danos causados ao Meio Ambiente. O número de pessoas que serão beneficiadas pela implantação do ATERRO CONSORCIADO é irrelevante, se comparado ao universo daquelas que serão, direta e indiretamente, envolvidas pelas consequências nefastas deste "Presente de Grego" ofertado ao Crato.


A PERGUNTA É:
SE CARIRIAÇU ACEITA O ATERRO SANITÁRIO, POR QUE A INSISTÊNCIA PARA A INSTALAÇÃO EM CRATO?

GEORGE MACÁRIO - Editor do blog O Democrato. Publicado no Blog Cariri com autorização expressa do autor.

Casa Grande faz turnê nos EUA

Nova Olinda. Os meninos da Fundação Casa Grande estão nos Estados Unidos. Depois de turnê por vários países da Europa, a turma apresenta-se em exposições, shows, conferências e vídeos, levando a cultura e tradição do Cariri em "Casa Grande - Uma Viagem aos Encantos da Chapada do Araripe". O grupo estará nas cidades americanas de North Dartmouth e Boston. Este ano, os integrantes da Fundação ainda deverão visitar países sul-americanos, como México e Colômbia. Desde a última terça-feira que a turma, acompanhada pelos diretores do projeto, Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde, estão participando de várias apresentações na Terra do Tio Sam. Na quarta-feira, o Concerto Rua do Vidéo, com o grupo "A Banda", foi levado ao público de alunos e professores da Universidade de Massachusetts, em North Darmouth.

A apresentação aconteceu no auditório Woodland Commons, da instituição. No dia 20, em Boston, além da apresentação do filme Rua do Vidéo, houve uma mesa de conversa com Alemberg e Rosiane sobre o tema "Fundação Casa Grande, um espaço de vivência em gestão cultural para crianças e jovens".

Turnê 
A Chapada do Araripe ganha visibilidade com a exposição, que foi aberta na última segunda-feira, no hall de entrada do Centro de Estudos de Língua Portuguesa da Universidade de Massachusetts. A solenidade de abertura da exposição, segundo Samuel Macedo, um dos integrantes d´A Banda, aconteceu com a presença de professores e alunos da instituição, e foi muito bem recebida.

Os espetáculos já foram apresentados aqui no Sudeste, além de Itália, Portugal, Espanha e também na Alemanha. É uma oportunidade de o mundo ter contato como Cariri. O espetáculo Rua do Vidéo traz a vivência das trilhas regionais. Uma mescla das influências dos meninos de Nova Olinda, com exibição em cenas de audiovisual, enriquecendo o show, criado desde as ruas do Cariri, por onde os garotos passaram e passam, entrando pela vivência do laboratório da Fundação.

O espetáculo foi criado no programa de Arte no laboratório de música da Fundação Casa Grande, juntamente com o produtor musical paulista e percussionista André Magalhães.

A rua que dá nome ao espetáculo realmente existe, e fica no centro de Barbalha. Por lá foram registradas imagens da festa tradicional de Santo Antônio e os grupos de tradição popular que todos os anos mostram seu encanto e tradição. No show essas imagens são revividas, pelo som, e a naturalidade de jovens que estão simplesmente em casa para mostrar o misto da cultura caririense.

Maturidade 
O guitarrista Samuel Macedo afirma que o nome do show se traduz no trocadilho de vídeo e Vidéo. O musical é, na verdade, um passeio pelas ruas e cidades da região. Ele diz que esse é um momento de maturidade do grupo, com composições próprias no palco. Uma delas é de Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde. "A Banda" faz uma leitura das linguagens populares, também trazendo influências do rock, jazz, e é formada pelos jovens Aécio Diniz (baixo e percussão), Samuel Macedo (guitarra e violão), Hélio Filho (bateria e percussão) e Rivaldo Souza (percussão).

O grupo estuda junto desde a infância no laboratório de música da Fundação. Com o conhecimento que cada um vem adquirindo, transformam a música em uma ferramenta para a construção social de crianças e jovens, com influência nas origens do seu povo.

Referências 
São experiências vindas também do contato com músicos que admiram e outros tantos com quem já tocaram, como Gilberto Gil, Jefferson Gonçalves, Heraldo do Monte, Arismar do Espírito Santo, André Magalhães e outros complementadas pelas viagens Brasil afora e das turnês internacionais por Portugal, Alemanha e Itália. Este mesmo show d´A Banda foi apresentado em julho do ano passado na Alemanha e depois no Rio de Janeiro. A estreia aconteceu mesmo em Nova Olinda, depois de uma produção que envolveu seis meses de trabalho. São 50 minutos muito bem aproveitados. Os meninos apaixonados pela música chegam na terra do Tio Sam com seus acordes refinados na cultura bem caririense.

A exposição conta com imagens bem trabalhadas e um histórico da Chapada do Araripe. As tradições, a cultura, a natureza, todo um contexto encantador para quem ouve o contador de histórias, Alemberg Quindins, e para quem vê as belas imagens do paraíso natural e cultural do Cariri. O projeto de turnês internacionais foi iniciado por meio de um edital do Ministério do Turismo, por meio da Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário (Turisol). Nova Olinda hoje figura no cenário nacional como uma das 60 cidades turísticas do Brasil.

FIQUE POR DENTRO
 
Programação 
Os espetáculos levados para os Estados Unidos, junto com as palestras, pelos gestores da Fundação Casa Grande, passaram por vários países da Europa e também foram apresentados no Cariri e sudeste do País. A cultura, a história do Cariri e do seu povo, o envolvimento dos meninos filhos de agricultores de Nova Olinda com as trilhas da modernidade e o projeto desenvolvido na Fundação em quase duas décadas são apresentados pelos meninos, em forma de apresentações musicais, vídeos, conferências e exposições fotográficas.

MAIS INFORMAÇÕES
Escritório da ONG Fundação Casa Grande
Rua Ratisbona, S/N, Centro, Crato-CE
Telefone: (88) 3521.8133

Elizângela Santos
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Artista cria `Jesus sarado´ para aproximar jovens da religião

Jesus Cristo, herói do século XXI. A reinvenção de quem, para os cristãos, é o filho de Deus gerou um fenômeno artístico nos Estados Unidos. Com peitoral marcado, braços musculosos e atitude de vencedor, o Cristo chegou inclusive à capa do jornal 'The New York Times'. 'Um Chuck Norris de sandálias', assim definiu-o a publicação.

O autor dos desenhos, o artista Stephen Sawyer, de 58 anos, criou o projeto Art4God para tentar aproximar os jovens da religião. 'Todos somos evangelistas de alguma coisa', disse Sawyer à BBC. 'Sou o pregador do homem que viveu há 2 mil anos e continua sendo meu herói.' O artista sustenta que a imagem de Jesus masculino e forte vem da Bíblia.
'Dificilmente poderiam ter narrado cenas como o ataque de Jesus aos mercadores do templo se o protagonista da história fosse um fracote', defende Sawyer. 'Era um carpinteiro da classe trabalhadora. Com certeza o seu corpo era forte e musculoso, porque essa era a sua ferramenta de trabalho.'

Através de livros, revistas e blogs, o desenhista, que vive em Kentucky, tem viajado os Estados Unidos alimentando o seu movimento. Apesar do sucesso, as imagens foram questionadas por grupos de conservadores, para quem destacar o físico de Jesus relega o seu aspecto espiritual.

'Fico feliz que se crie um movimento em torno disto. A ideia é deixar de lado nossos prejuízos e aceitar as crenças de todos a partir da tolerância', responde o autor. 'Não sei como Cristo era visto há 2 mil anos, nem me importa. Quero criar uma iconografia que seja relevante para hoje.'

Fonte: G1

Sítio Fundão pode integrar roteiro turístico da Copa

Crato. O Parque Estadual do Sítio Fundão, neste Município, poderá ser um dos Parques da Copa de 2014, no Estado, destinado à visitação de turistas de todo o planeta. Seis parques foram selecionados e serão estruturados com essa finalidade, mas apenas um será escolhido. Antes disso, depois de anos e indefinições sobre o projeto de preservação e revitalização, será iniciada, no próximo ano, a estruturação do Fundão.

O projeto está sendo finalizado, com mudanças que preveem a construção da parte administrativa e receptivo turístico, além de um museu e a recuperação do engenho e barragem. Em 2008, o sítio passou a ser área de preservação de proteção integral.

Ontem, uma delegação do Conselho de Políticas e Gestão de Meio Ambiente (Conpam) realizou visita técnica ao local, juntamente com integrantes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), para observar detalhes técnicos que necessitam de melhorias. A casa centenária do Sítio Fundão recebeu manutenção há cerca de dez meses e recentemente passou por reparos, já que sua construção foi feita em taipa. Uma das raras edificações com primeiro andar desse gênero.

A meta é que novas construções sejam feitas numa área próximo da entrada do sítio, para não haver intervenção no parque. O terreno está sendo negociado com esta finalidade. A área de pouco mais de 93 hectares conta com um rio, uma barragem construída por escravos e um engenho, que funcionava com tração animal. O projeto proposto pelo Governo é transformar a área num espaço de turismo ambiental e educação.

O local faz parte do Geopark Araripe, denominado geossítio Batateiras. Este se encontra praticamente destruído pela ação do tempo. O processo de tombamento para o seu resgate encontra-se praticamente parado, já que é necessário o levantamento do histórico do local. Enquanto as obras não têm andamento, ambientalistas da cidade têm criticado a lentidão no avanço dos trabalhos.

Vigilância 
Uma vigilância 24 horas fica no Sítio Fundão. A casa encontra-se após um quilômetro da entrada. A proximidade com a área urbana, no Bairro Seminário, é um dos pontos problemáticos do local. Segundo o secretário Executivo do Conpam, Iraguassu Teixeira, serão tomadas providências imediatas, entre elas a inserção de uma cerca. A presença de pessoas que adentram o sítio acaba deixando rastros de sujeira, como sacos plásticos, e até a preocupação da vigilância com o uso de cigarros e até entorpecentes, por conta de possíveis focos de incêndios.

O processo de transição de gestões governamentais acabou protelando o processo de melhorias no local. Antes, a gestão era da Semace e passou recentemente para o Conpam. Será administrado por meio da Coordenação do Programa da Biodiversidade, com supervisão do núcleo das novas unidades de Conservação. Segundo a coordenadora, Goretti Gurgel, estão sendo visitadas no Estado 23 unidades de conservação, com o objetivo de visualizar e entender as necessidades e carências de cada uma dessas áreas.

Revisão
O projeto do sítio passou por uma revisão do Conpam e o atual presidente do Conselho, Paulo Lustosa, fez algumas sugestões de equipamentos que estivessem na área. O escritório da Semace, que seria ali, foi retirado e está instalado no Parque Grangeiro, no Crato. Há previsão de inserção do museu, acolhimento dos pesquisadores, além da reforma do engenho e barragem, e uma estrutura mais de frente para receber a visitação, como o auditório e o centro de acolhimento. O projeto dos arquitetos será entregue na próxima semana.

Os investimentos serão definidos após a finalização do projeto, já garantidos por meio de compensação ambiental, advindos de grandes empreendimentos que serão instalados no Estado, para proteção dos ecossistemas. No caso do Fundão, os recursos vêm da empresa MPX, empresa internacional que atua na área de energia eólica.

A primeira etapa de investimentos aconteceu com a reforma da casa. A coordenadora afirma que até o fim de 2012 se pretende estar com o parque totalmente estruturado, já que os parques da Copa devem ser áreas de conservação a serem visitadas por turistas do mundo todo que estarão vindo ao Ceará. Para cada Estado, está sendo destinada área de conservação federal, estadual e municipal. Foram selecionadas no Estado seis delas, atendendo às exigências da Copa, e dessas será escolhida uma que será colocada no roteiro turístico. Os parques escolhidos foram o Cocó, Botânico, monumentos naturais de Beberibe e Quixadá e Pedra da Risca do Meio.

Pesquisas
Já está autorizada pela presidência do Conpam a reforma do engenho e a construção de guaritas, do portal e entrada da sede da unidade de Conservação. À tarde, foi realizada reunião com representantes do Geopark Araripe, para debater a administração e utilização do Parque para fins de pesquisas científicas.

A coordenação do programa da biodiversidade realiza seleção pública para contratação de gerentes para as 23 Unidades de Conservação do Ceará.

MAIS INFORMAÇÕES
Escritório Regional da Semace. Av. Pedro Felício Cavalcante, 2530
Parque Granjeiro - Crato
Telefone: (88) 3102.1288

Elizângela Santos
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Sindicato APEOC e comando de greve dos professores são recebidos pelos deputados

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio, recebeu nesta quarta-feira (21/09), no gabinete da Presidência, a direção do Sindicato APEOC e comando de greve da categoria. Os professores, em ato público no bairro Dionísio Torres, solicitaram a mediação do Legislativo cearense para uma nova rodada de negociação com o Governo do Estado. A categoria busca uma alternativa que garanta a aplicação da Lei do Piso Nacional do Magistério (Lei 11. 738) no Plano de Carreira. A reunião contou, ainda, com a presença dos deputados Carlomano Marques, Hermínio Resende, Heitor Férrer, Lula Morais, Eliane Novais e Patrícia Saboya; além do vereador de Fortaleza, João Alfredo.

Após a reunião com o comando de greve, Roberto Cláudio entrou em contato com o governador Cid Gomes, que assumiu o compromisso de receber, nesta quinta-feira (22/09), às 9h, uma comissão representativa da categoria em seu gabinete. No encontro na Assembleia Legislativa, vários professores se manifestaram contra a posição do governador diante das reivindicações. O professor George Bezerra classificou de “indiferença e arrogância” a postura de Cid Gomes e lamentou “a passividade” dos parlamentares na questão. “Queremos saber qual a posição dos senhores em relação a isso?”, cobrou, relatando que trabalha três expedientes ganhando “uma miséria”.

A professora Bruna Dantas foi incisiva: “Nós viemos reivindicar o cumprimento da Lei do Piso e da Lei Estadual (PCCS), e a Casa Legislativa tem o dever de resolver esse problema”. Ela explicou que há um artigo da Lei do Piso, afirmando, que caso os estados não tenham recursos para garantir o direito, poderiam recorrer à União que complementaria desde que o governo estadual “abra” o orçamento.

(Com informações da Assembleia Legislativa e do Sindicato APEOC)

A pergunta que não quer calar...



O Crato merece o lixão que estão querendo instalar aqui? 

Cadê os políticos que dizem lutar pelo bem do Crato?

Na ONU, Dilma defende reforma e diz que Brasil está pronto para integrar Conselho de Segurança


Primeira mulher a abrir uma Assembleia Geral da ONU, a presidente Dilma Rousseff defendeu uma reforma do Conselho de Segurança da ONU e lembrou que "há 18 anos" se discute a entrada de novos países.

"O Brasil está pronto para assumir suas responsabilidades como membro permanente do Conselho. Vivemos em paz com nossos vizinhos durante mais de 140 anos", disse. 

"O mundo precisa de um Conselho de Segurança que venha a refletir a realidade contemporânea", acrescentou.

“A atuação do Conselho de Segurança é essencial e ela será tão mais acertada quanto mais legítimas forem suas decisões, e a legitimidade do próprio conselho depende cada dia mais de sua reforma”, disse Dilma.

“A cada ano que passa, mais urgente se faz uma solução para a falta de representatividade do conselho o que corrói sua eficácia”, completou.

Sky terá serviço de banda larga


A Sky assina hoje, 21 de setembro, um acordo com a Telebrás que permitirá à operadora de TV por assinatura oferecer o serviço de banda larga para os seus clientes. A expectativa é que a empresa lance a novidade já no próximo mês, usando a faixa de 2,5 GHz do MMDS para o acesso.

A outorga dá à Sky o direito de disponibilizar o serviço em 12 cidades: Bauru (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Franca (SP), Goiânia (GO), Porto Velho (RO), Presidente Prudente (SP), Uberaba (MG) e Vitória (ES). Há possibilidade de expansão da banda larga nas respectivas regiões metropolitanas.

Luiz Eduardo Baptista, presidente da Sky, garante que a empresa não está se antecipando ao PNBL. “Escolhemos a Telebrás porque eles nos ofereceram uma proposta competitiva e profissional, mas infelizmente não dá pra fazer o serviço a R$ 35 com os custos que foram impostos pela Anatel”, explica.

Ainda não há detalhes de como será o serviço oferecido pela Sky. Tudo o que se sabe é que a empresa será uma das primeiras do mundo a disponibilizar banda larga na tecnologia TD-LTE, solução que está sendo adotada também na China.

Fonte: Tecmundo



Suspeita de armação marca permanência do Fortaleza na Série C

Torcedores de Campinense e Ceará estão indignados, enquanto os fanáticos pelo Fortaleza se defendem acusando. Uma partida decisiva da Série C entre Fortaleza e CRB, no último sábado, motivou acusações de que o clube alagoano teria entregado o resultado que fez os cearenses se livrarem do rebaixamento para a quarta divisão.

O jogo em questão valia pela rodada derradeira da primeira fase do torneio e aconteceu no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. O time da casa tinha seis pontos, assim como o Campinense, que levava vantagem no saldo de gols.

VEJA O VÍDEO QUE LEVANTA A HIPÓTESE DE ENTREGA DO CRB DIANTE DO FORTALEZA



Enquanto acontecia a partida, o Campinense recebia o Guarany de Sobral. Depois de ir para o intervalo com um empate sem gols, o Fortaleza retardou o retorno para o gramado. Com isso, soube antes do fim do jogo quantos gols teria de fazer para evitar o rebaixamento.

Na Paraíba, o Campinense só garantiu a vitória nos acréscimos, acreditando que o 1 a 0 seria suficiente para se manter na “C”. Depois do gol dos concorrentes, o Fortaleza, que vencia por 2 a 0, foi com tudo para o ataque e fez mais dois gols no CRB, que com a derrota do Guarany estava com a classificação para a próxima fase garantida.

Desde o apito final, uma compilação de vídeos inundou a internet. As imagens da TV Pajuçara, de Alagoas, mostram Carlinhos Bala, atacante do Fortaleza, fazendo o sinal do número um para os zagueiros rivais após a marcação do terceiro gol. Na sequência, ele e Gustavo Papa falam ostensivamente com um jogador adversário no meio do campo.

A reportagem da TV Pajuçara também identificou um suposto “pedido” do time do Fortaleza. Segundo o repórter Edson Vieira durante a transmissão, um atleta do clube cearense pediu que o CRB entregasse o quarto gol, que não interferiria no futuro dos alagoanos na competição. Minutos depois, um zagueiro do CRB também é visto conversando com o goleiro do seu time e, supostamente, dizendo “deixa fazer”.

A arbitragem da partida em Fortaleza também foi alvo de críticas. O juiz Gutemberg de Paula Fonseca expulsou dois jogadores do CRB, sendo um deles o goleiro do time. Como os alagoanos já tinham feito todas as substituições, tiveram de improvisar um jogador de linha na posição durante a maior parte do segundo tempo.

O protesto tornou-se oficial. O Campinense, prejudicado pela teórica “armação”, deu vazão em seu site oficial a matérias que descreviam toda a confusão.

Os torcedores do Fortaleza, então, partiram para o contra-ataque. Em diversos sites que repercutiram os incidentes, acusaram o Campinense de ter sido favorecido contra o Guarany. O time de Sobral teria tido um gol legal anulado, enquanto o gol decisivo dos paraibanos teria sido feito ilegalmente.

Motéis lotados e mulheres sozinhas em casa: conheça a tradição do ‘Dia do Gaúcho’

Você sabia que ontem foi comemorado o Dia do Gaúcho em todo o país, menos nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste e nos estados do Paraná e Santa Catarina? É uma tradição centenária, criada durante as longas viagens dos tocadores de cavalo. Enquanto tocavam nos cavalos, os gaúchos acabavam desenvolvendo entre si um grande apreço.

Para honrar seus antepassados, hoje milhões de gaúchos também desaparecem de casa e voltam apenas de manhã. Coincidentemente, os motéis ficam lotados – uma ocupação maior do que a do dia dos namorados.

Marcelo Z.

Pesquisa mostra que 98% das pessoas que perguntam “Estou incomodando?” sabem que estão

Um levantamento do Núcleo de Pesquisas da America Latina mostrou que 98% das pessoas que perguntam se estão incomodando sabem que já estão. O mesmo estudo comprovou que, em geral, quem faz qualquer pergunta embaraçosa já sabe a resposta. “Em geral, quando a pessoa pergunta, ela já tem a impressão de que está provocando um incômodo mas, como não liga para isso, pergunta apenas para parecer educada”, disse Marcelo Correa, pesquisador-chefe do levantamento. O mesmo estudo mostrou que em 85% dos casos quando o parceiro pergunta se a mulher gozou é porque ela não atingiu o orgasmo.

Otileno Junior

Palocci e Jaqueline Roriz prometem participar da Marcha Contra Corrupção

Nesta terça-feira (20) aconteceu no Rio de Janeiro, a Marcha Contra a Corrupção, com a participação de milhares de pessoas, que lutam para que os políticos tomem vergonha na cara. Brevemente haverá também uma marcha na capital do país, Brasília.

O ex-ministro Antônio Palocci, mestre em multiplicação; A deputada absolvida, Jaqueline Roriz; e outros políticos, prometeram apoio e participação aos manifestos contra a Corrupção.

Paulo Maluf, José Dirceu, Roberto Jeferson, Valdemar Costa Neto, Delúbio Soares, e outros políticos de renomes, ainda não confirmaram presença, mas tudo indica que também irão dar apoio ao movimento que pede o fim da corrupção na política.

Antônio Palocci e Jaqueline Roriz, que apoiam com todas as forças o fim da corrupção, irão abrir a marcha segurando uma faixa com o letreiro: “chega de corrupção”.

Acusado na morte do Soldado Evandro morre em troca de tiros com a polícia

A tentativa de prender Ricardo Alves Feitosa, de 30 anos, resultou em troca de tiros contra policiais militares dos estados de Alagoas e Ceará por volta das 6 horas da manhã desta quarta-feira no município de São José da Tapera, distante 220 quilômetros de Maceió (AL). Ele é o principal suspeito na morte do Soldado PM, Evandro Carlos da Silva, de 38 anos, no último dia 8 de setembro na Avenida Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Ricardo foi socorrido às pressas pelos próprios PMs para a Unidade Mista Ênio Ricardo Gomes, mas faleceu antes de receber atendimento médico.

O corpo encontra-se no necrotério da Unidade Mista e será trasladado nas próximas horas para o município de Juazeiro do Norte, onde será sepultado. Ele residia na Rua Francisca Pereira, 110 (Frei Damião) e desde o dia do assassinato do Soldado da Companhia de Polícia Militar de Campos Sales, estava foragido. A reportagem do Site Miséria conversou com o Delegado de São José da Tapera, Emanuel David Freitas Viana, e foi informada que Ricardo estava refugiado na casa de parentes no Sítio Serrinha, distante cerca de 10 quilômetros do centro da cidade.

Antes de viajar para Alagoas, há informações de que a vítima teria passado uma semana em Natal (RN) enquanto decidia o rumo a seguir. Segundo a polícia, Ricardo era um indivíduo de alta periculosidade e já respondia por dois outros homicídios, porte ilegal de armas e supostos assaltos em Icó, onde residiu durante algum tempo. Ele tinha rixas com o Soldado Evandro por quem já havia sido preso quando o militar atuava no Serviço Reservado do 2º BPM de Juazeiro.

O assassinato do PM quando este parou com sua moto em um dos semáforos da Avenida Padre Cícero, causou grande repercussão no Cariri. Ricardo e outro comparsa teriam parado ao lado e o militar atingido com um único tiro à altura do peito esquerdo. O Soldado Evandro ainda foi socorrido com vida para o Hospital Regional do Cariri, mas morreu antes de receber atendimento. Momentos após o tiro, uma pessoa teria ligado para a Ciops avisando ter assassinado “o soldado de vocês”.

Fonte: Miséria

Infotech: a coluna de tecnologia do Blog Cariri

Google+ elimina necessidade de convites e adiciona mais nove recursos
Nesta terça-feira (20/9) a equipe do Google+ postou no site oficial mais nove aprimoramentos diferentes para a rede social. Segundo o site, o Google+ está em teste há 90 dias e já foram feitas 91 atualizações.

Entre as novidades dessa semana estão mudanças no "Hangout", a plataforma de videoconferência do Google+ que, até então, usava vídeo para conectar grupos de pessoas somente na tela do computador. Agora, com a atualização do app do Google+, usuários já podem ter o "Hangout" em seus smartphones. Segundo a empresa, para começar a usá-lo é só achar um amigo que esteja ativo no "Stream" e clicar em "Participar" para iniciar uma videoconferência.

Outra inovação envolvendo a plataforma de videoconferência é que as melhorias no aplicativo vão permitir que usuários do Google+ façam transmissões públicas pelo celular, usando o "Hangout". Segundo a equipe, para configurar, é bem simples: basta iniciar uma conversa e selecionar a opção de "Transmitir" e "Gravar" sua sessão. Uma vez no ar, até nove pessoas podem participar do "Hangout" e qualquer pessoa pode assistir à transmissão. "Começamos com um número limitado de transmissões, mas qualquer membro da comunidade do Google+ pode assistir", explicam.

Os aprimoramentos no "Hangout" ainda incluem compartilhamento de tela com outros usuários da rede, caderno de desenho, acesso ao Google Docs e "Hangouts temáticos", que trazem tópicos ao vivo, com diversos assuntos propostos pelos internautas. Além disso, a equipe do Google também disponibilizou para desenvolvedores a API do "Hangout" para a criação de novos apps e jogos usando a plataforma.

Já na área de busca, a empresa resolveu aprimorar a experiência do usuário do Google+. A partir de hoje, é possível encontrar qualquer coisa usando a rede social. "Digite o que deseja encontrar na caixa de pesquisa do Google+ e retornaremos pessoas e posts relevantes, e também conteúdos populares de toda a Internet", comentam. "Com mais de 1 bilhão de itens compartilhados e recebidos todos os dias, estamos curiosos para ver como a pesquisa irá conectar as pessoas através de seus posts no Google+", completam. De acordo com o post, o novo aplicativo da rede, com as novas atualizações do "Hangout", já está disponível no Android Market e logo chegará à App Store.

Por fim, a equipe decidiu, finalmente, abrir o Google+ para o público. Isso significa que, agora, qualquer pessoa pode se inscrever na rede, pois não é mais necessário ter um convite. "Testamos o produto ao longo das últimas doze semanas e aprendemos muito. Ainda estamos muito longe do fim, mas com os aprimoramentos que fizemos até agora estamos prontos para sair da fase de teste e ir para a fase beta, incluindo nosso 100o recurso: inscrições abertas", concluem.

Facebook muda feed e cria placar de novidade
No mesmo dia em que o Google+ anuncia sua abertura ao público geral, o Facebook contra-ataca com duas novidades.

O site está mudando a maneira como as atualizações são exibidas no feed de notícias. Além disso, a página inicial do usuário está ganhando um placar onde as notícias são atualizadas em tempo real.

No feed de notícias do Facebook, em vez de as notícias serem exibidas em ordem cronológica, elas serão ordenadas em função da frequência em que o usuário visita o site. Se faz uma semana que ele não entra na rede social, um resumo das notícias daquele período é exibido primeiro. Se a pessoa vai ao Facebook várias vezes num dia, o site mostra primeiro os posts mais recentes. Outra mudança é que as fotos passam a ser exibidas em tamanho maior.

O novo quadro Novidades passa a ser exibido no canto superior direito da página, ao lado do feed de notícias. Nele, as notícias vão mudando à medida que novos posts são publicados pelos contatos do usuário. Clicando numa delas, o post completo é exibido, com a foto e algumas informações da pessoa que o publicou. E o usuário pode adicionar seus comentários. Assim, fica fácil entrar numa conversa em andamento.

Esse quadro pode ser útil para quem verificar se um post está gerando discussões e se espalhando pela rede. Abaixo do quadro Novidades, aparece o de bate-papo. A linha divisória entre eles pode ser arrastada para cima ou para baixo. Com as mudanças, deixam de existir as opções de visualização Principais Notícias e Mais Recentes.

As novidades devem começar a ficar disponíveis para os usuários nesta noite. Sua  divulgação acontece dois dias antes do início da conferência f8, que o Facebook realiza em São Francisco, na Califórnia, na próxima quinta-feira. Lá, é possível que a a empresa anuncie mais mudanças no layout do site.

Na verdade, as mudanças divulgadas hoje eram esperadas para o f8. É possível que a empresa tenha decidido antecipá-las para se contrapor ao anúncio da abergura do Google+. O que está claro é que a turma de Mark Zuckerberg está reagindo com rapidez à investida do Google na área de redes sociais. Vai ser uma boa briga. O vídeo abaixo (em inglês) mostra as mudanças no Facebook.

Positivo apresenta tablet Ypy
Muitos já esperavam isso há algum tempo. Desde a conferência de imprensa do ano passado, jornalistas brasileiros se indagavam: "Quando será lançado o tablet da Positivo?". Era uma questão de tempo até o anúncio oficial, que ocorreu hoje. O nome do aparelho é muito surpreendente, e não segue a linha que todos imaginavam. Ypy foi o nome escolhido pela fabricante de eletrônicos. Em tupi, a palavra quer dizer "primeiro".

Serão dois modelos produzidos pela empresa, um de 7 (Ypy 7) e um de 9,7 polegadas (Ypy 10). A versão menor chegará às lojas com o sistema operacional Android 2.3.4, já o maior contará com o Android 3.2 Honeycomb. Enquanto o Ypy 7 chega ao mercado na segunda quinzena de outubro (a partir de 999 reais), o Ypy 10 ainda não tem preço ou data de lançamento.

Positivo Ypy 7

    * Tela: 7 polegadas (4:3, resolução de 1024 x 768 pixels);
    * Sistema operacional: Android 2.3.4;
    * Peso: 420 gramas;
    * Espessura: 11,8 mm;
    * Bateria: autonomia de até 9 horas;
    * Câmeras: frontal;
    * Memória de armazenamento: 10 GB (expansível por cartão SD);
    * Memória e processador: ainda não divulgados;
    * Preço: a partir de 999 reais (Wi-Fi).
    * Conectividade: USB, miniHDMI, expansão por cartão SD.
    * 3G: opcional.

Positivo Ypy 10

    * Tela: 9,7 polegadas (4:3, resolução de 1024 x 768 pixels);
    * Sistema operacional: Android 3.2 Honeycomb;
    * Peso: 700 gramas;
    * Espessura: 11,8 mm;
    * Bateria: autonomia de até 8 horas;
    * Câmeras: frontal e traseira;
    * Memória de armazenamento: 20 GB (expansível por cartão SD);
    * Memória e processador: ainda não divulgados;
    * Preço: não divulgado;
    * Conectividade: USB, miniHDMI, expansão por cartão SD, GPS;
    * 3G: opcional.



Norton lança versão 2012 de suíte antivírus
A marca Norton da Symantec acaba de lançar os produtos da linha 2012. Nela, estão os software Norton Internet Security e Norton AntiVirus. Também foram anunciados outros dois programas voltados para a iniciativa Norton Everywhere chamados Norton Tablet Security e Norton Anti-Theft.

Sobre o projeto Norton Everywhere, Sally Jenkis, vice-presidente mundial de marketing da Norton, destaca a ideia de “ir além da segurança tradicional no PC e fornecer segurança para tablets e dispositivos móveis”. Portanto, são oferecidas soluções de segurança familiar, bem como ferramentas para o usuário conseguir localizar seu computador portátil ou celular perdido.

Sally também ressaltou a importância de ter um produto pago para proteger o computador: “O ponto é que um antivírus gratuito é básico e os números mostram que isso não basta para se proteger do crime cibernético. Você tem exatamente o que paga por ele. As expectativas podem ser maiores quando se paga pelo produto, é uma questão de conscientização”.

Dentre as novidades e principais melhorias da nova versão estão ferramentas como Norton Identify Safe in the Cloud, para proteção de informações pessoais e financeiras contra crimes cibernéticos, além de manter os usuários seguros contra websites fraudulentos.

Há também o Norton Management, funcionalidade baseada na web para o usuário gerenciar seus aplicativos de qualquer lugar. Outro destaque fica por conta do Download Insight, o qual verifica cada arquivo baixado antes da instalação e fornece dados adicionais ao usuário.

A tecnologia Sonar também foi aprimorada e monitora a execução de aplicações a fim de detectar e desativar ameaças desconhecidas. Além disso, agora o usuário também conta com um gerenciador de tarefas da inicialização. Assim, ele pode visualizar itens que vão afetar o boot inicial do PC. A partir disso, pode desligar aplicações prejudiciais.

Por sua vez, o Norton Internet Security 2012 é a suíte completa de segurança da Symantec. O software vem com antivírus, antispyware, proteção contra phishing, rootkit, worms, atispam, monitoração e mapeamento da rede. Também garante proteção de identidade online, gerenciamento de controle dos pais, firewall e proteção para rede sociais.

Uma das grandes vantagens do Norton Internet Security 2012 está na proteção em tempo real estendida às outras funções do programa. Tal fato garante ao usuário uma navegação mais tranquila pela internet.

Já o Norton AntiVirus 2012 vem com as tradicionais opções de escaneamento e outros escudos contra ameaças que costumam atacar o computador. Ele vem com antivírus, antispyware, proteção contra phishing, rootkit, worms e ao navegador.

O grande problema tanto do Internet Security quanto do AntiVirus está na interface. Não há como negar que muitas mudanças foram feitas para a versão 2012. Agora, a interface está mais moderna, bem organizada e com menos informações. No entanto, as descrições das configurações são complexas para o usuário comum, o que dificulta em muito a utilização do aplicativo.

Maria Bethânia desiste de blog milionário
A cantora Maria Bethânia desistiu de criar seu blog de poesias.

Em março deste ano, Bethânia foi autorizada pelo Ministério da Cultura a captar até 1,3 milhão de reais em incentivos, por meio da Lei Rouanet, a fim de financiar seu blog de poesias.

O projeto previa a publicação de um vídeo diário com Bethânia interpretando textos de poetas famosos. A direção dos vídeos seria feita por Andrucha Waddington. Pelo projeto, Bethânia receberia cerca de 600 mil reais.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a cantora se dedicará a outros projetos. No momento, Bethânia está em estúdio gravando seu novo disco.

Na época, o projeto foi bastante criticado na web e nas redes sociais.

Fonte: Info, Olhar Digital e Tecmundo.

Vereador e policial civil são mortos em Juazeiro do Norte

Um fim trágico para dois policiais que já não estavam mais na ativa e, por coincidência, haviam ingressado na política. Amarílio Pequeno da Silva, de 52, e José Alves Bezerra, de 55 anos, foram assassinados com oito tiros de pistola .40 por volta das 21 horas desta terça-feira. Os dois se encontravam na Praça José Feijó de Sá ou do Triângulo como é mais conhecida quando foram surpreendidos por dois indivíduos encapuzados que chegaram em uma motocicleta.

Os dois ainda foram socorridos às pressas para o Hospital Regional do Cariri que funciona ao lado, mas morreram cerca de meia hora depois por não resistirem aos graves ferimentos. Foram execuções sumárias com características de pistolagem e a polícia ainda não sabe dizer quem seria o alvo dos dois. Diligências foram feitas em várias viaturas, mas, até o momento, ninguém foi preso.

Os corpos foram necropsiados pela madrugada no Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro do Norte e já liberados para os devidos sepultamentos por seu familiares. Amarílio era Sargento Reformado da Polícia Militar, Advogado e Vereador pela terceira legislatura. A primeira vez disputou o cargo foi em 1992 pelo PSC quando foi eleito com 608 votos. Quatro anos depois foi reeleito pelo PMDB quando obteve a sua maior votação com 1.952 votos.

Em 2000, Amarílio tentou o terceiro mandato, mas não obteve êxito ficandona suplência do PSD com 1.056 sufrágios. Na eleição seguinte, ele decidiu não disputar voltando a fazê-lo no ano de 2008 quando foi eleito com 1919 votos pelo PPS. Ele guardava consigo o desejo de um dia ser prefeito de Granjeiro e muitos pensavam que ele era filho daquela cidade. Na verdade, Amarílio Pequeno nasceu no dia 15 de maio de 1959 no município de Satuba (AL).

Os corpos estão sendo velados nocentro de velório Anjo da Guarda e o prefeito Manoel Santana decretará luto oficial de três dias no município por conta da morte do vereador que, atualmente, ocupava o cargo de Secretário de Governo. Ele residia na Rua Rui Barbosa (Santa Tereza). José Alves Bezerra tinha 55 anos e residia na Rua São Cândido, 457 (Socorro). Ele estava com Amarílio que costuma fazer Cooper naquela praça.

Mais conhecido como Dedé da Civil ele já foi ameaçado de mortes por diversas vezes. “Novo é Novo”, costumava dizer em tom de brincadeira junto aos amigos e acabou adotando como lema de campanha política. Na primeira e única vez que disputou o cargo de vereador foi em 2004 pelo PP e, por coincidência, no ano em que Amarílio não foi candidato. Dedé obteve apenas 479 votos, mas no ano seguinte não pôde disputar em virtude de dupla filiação e terminou impedido pela justiça eleitoral. Com a morte de Amarílio Pequeno, Domingos Borges (PPS), de 58 anos, será efetivado vereador.

Fonte: Miséria

10 exigências inusitadas para o Rock In Rio 2011

Esta semana já começa o Rock In Rio 2011, e abaixo você já pode conferir as exigências de alguns cantores e bandas para tocar no evento.


Fonte: Lista10.org

Facebook terá botão para enviar usuários de volta para o Orkut

Os internautas pediram e o Facebook atendeu, e irá implementar no próximo mês o botão para que, o internauta possa marcar outro internauta, que deseje enviar de volta para o Orkut. O botão “Volta para o Orkut” ficará exposto no perfil do usuário. Quem desejar enviar um determinado perfil, de volta para o Orkut, basta clicar no referido botão, mas o usuário do Facebook só será devolvido quando atingir 50 mil cliques. 

Veja passo a passo como funcionará a nova ferramenta do Facebook: 

Internauta que não curtir o perfil de outro usuário, poderá marca-lo clicando no botão “Volta para o Orkut"; com 50 mil cliques o usuário é devolvido.

Para ter Neymar até os Jogos Olímpicos, Santos aumenta salário do atacante


A pressão dos espanhóis Real Madrid e Barcelona na contratação de Neymar levaram o Santos a trabalhar nos bastidores para criar alternativas com o objetivo de evitar que o atacante deixe o Santos antes dos Jogos Olímpicos de Londres (Inglaterra), em 2012. Visando diminuir um pouco esse assédio e a insistência dos representantes do jogador por uma negociação com o futebol europeu, o Santos alinhavou um reajuste salarial. Sendo assim, Neymar, que já recebia cerca de R$ 1 milhão mensais - de R$ 350 a R$ 500 mil é pago pela diretoria santista, com o restante sendo originado de receitas publicitárias -, deverá ganhar a partir de agora quase R$ 1,5 milhão por mês entre o salário fixo e propagandas.

Desta forma, a cúpula alvinegra, até mesmo pelo que já foi discutido com o staff do atacante, crê que não terá mais problemas para garantir a permanência de Neymar na Vila Belmiro pelo menos até a metade do próximo ano. Com isso, o camisa 11 do Santos disputaria normalmente a próxima edição da Copa Libertadores da América, no ano do centenário do clube. O próprio Neymar garantiu nesta segunda-feira que não deixa o Santos e que a sua continuidade na equipe após as Olimpíadas também pode ser influenciada por uma nova proposta da diretoria. "Até lá tem 'chão' pra caramba. Quem sabe o Santos não faz uma proposta melhor para eu ficar. Tem muita coisa para ser resolvida ainda. Mas, o que foi decidido agora, é que eu não saio na próxima janela (de transferências, em janeiro de 2012)", disse.

Enquanto isso, a imprensa espanhola praticamente assegura a ida de Neymar para o Real Madrid, superando o rival Barcelona na disputa. Segundo a edição do jornal Marca, desta terça, há um acordo entre as duas partes, que prevê até mesmo um amistoso entre os dois times, no dia do aniversário de 100 anos dos santistas: 14 de abril de 2012.No acerto, que de acordo com o Marca deve ser concretizado após as Olimpíadas, está previsto que Neymar poderá ganhar um aumento salarial caso seja Bola de Ouro da Fifa (Melhor Jogador do Mundo) vestindo a camisa merengue. Os alvinegros também receberiam 2,5 milhões de euros (R$ 6 milhões) caso essa meta do atacante seja atingida.

Fonte: MSN Esportes

Polícia diz que homem contratado para matar forjou crime com ketchup


A polícia de Pindobaçu, município a 400 km de Salvador, foi surpreendida com uma história inusitada a partir de uma queixa de roubo. Uma mulher teria procurado a delegacia da cidade alegando que R$ 1 mil teriam sido tomados por assalto por um homem. Ao encontrar o suspeito, a polícia descobriu que o homem tinha sido contratado pela mulher para assassinar uma pessoa.

No entanto, em acordo firmado com aquela que seria sua vítima, o homem optou por não cometer o crime e decidiu encenar a morte usando molho de ketchup e uma faca. Em seguida, ele tirou uma fotografia da 'morta', entregou à mandante como prova da ação e recebeu o pagamento. A trama foi descoberta quando a mulher que deveria estar morta foi avistada pela mandante, na feira da cidade, aos beijos com aquele que seria o seu assassino, alguns dias após a entrega da foto.

O caso aconteceu no dia 24 de junho, mas foi divulgado esta semana pela polícia de Pindobaçu, cidade com pouco mais de 20 mil habitantes. Segundo o delegado Marconi Almino de Lima, o homem alegou que teria aceito o serviço porque estava sem emprego e precisava de dinheiro. No entanto, ao perceber que a vítima era sua “conhecida”, resolveu bolar o plano.

Para dar mais realidade à fotografia apresentada como prova do crime, o homem levou a vítima para um matagal, amarrou seus braços e pernas e a amordaçou, além de inserir uma faca entre o braço e o peito da mulher, simulando um esfaqueamento. O ketchup serviu para forjar o sangue. Marconi Almino de Lima explicou que ninguém está preso, mas os três envolvidos respondem a processos na Justiça. "A mandante está respondendo por ter encomendado o crime, já o homem responde pelo crime de extorsão e a mulher que seria a vítima responde por co-participação na trama", explicou o delegado.

Repercussão na cidade
O fato repercutiu na cidade de Pindobaçu. Funcionários de órgãos públicos e de estabelecimentos comerciais contaram ao G1 que na cidade a história foi interpretada com humor, devido ao plano "bem montado" pelo homem e por sua 'vítima', como contou uma moradora da cidade. "Até hoje ainda se comenta pela rua", revelou uma funcionária da prefeitura.

Fonte: G1

'Tropa de Elite 2' é o Brasil no Oscar


Capitão Nascimento pode ir se preparando, pois a batalha apenas começou: 'Tropa de Elite 2' foi o filme brasileiro escolhido para tentar uma vaga brazuca na seleção final dos indicados ao Oscar na categoria de Filme Estrangeiro. O longa de José Padilha concorreu com nomes como 'Bruna Surfistinha' e 'Assalto ao Banco Central'.
O longa foi escolhido por uma comissão composta pela secretária do Audiovisual do MinC, Ana Paula Dourado Santana, o presidente da Associação Brasileira de Cinematografia, Carlos Eduardo Carvalho Pacheco, o ministro do Departamento Cultural do Itamaraty, George Torquato Firmeza, e os representantes da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Humberto de Freitas Peregrino, Nelson Hoineff, Roberto Farias e Silvia Maria Sachs Rabello.

No dia 24 de janeiro os finalistas serão anunciados e a cerimônia do Oscar rola dia 26 de fevereiro, no Kodak Theatre, em Los Angeles. Dedos cruzados!

Fonte: Jornal do Brasil

Professores do Ceará podem ter salários descontados


A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve a liminar que havia determinado a suspensão da greve dos professores da rede estadual, que estão com as atividades paralisadas desde o dia 5 de agosto deste ano. Além de ter de pagar a multa que já está acumulada em R$ 150 mil (R$ 10 mil por cada dia parado desde a decisão judicial), os professores ainda poderão ter seus dias de greve descontados pelo Governo. O risco de substituição (demissão) de professores temporários, também existe.

O Sindicato dos Professores do Ceará (Apeoc), que acompanhou a votação do recurso da categoria no TJ-CE deixou a sede do órgão revoltado com a confirmação da ilegalidade. Ontem mesmo, representantes da Apeoc compareceram à Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE) procurando apoio para tentar uma saída para o movimento que dura mais de 40 dias e que reivindica, entre alguns pleitos, o pagamento do piso salarial nacional. O sindicato agora reunirá os membros de sua diretoria para avaliar os novos rumos (e novos recursos) a serem seguidos e as decisões que deverão ser tomadas pela categoria na assembleia geral que já está marcada para a próxima sexta-feira, no Ginásio Aécio de Borba. O presidente da Apeoc, Anísio Melo afirma que a categoria continua aberta à negociação e faz um apelo ao Governo e Ministério Público para que esta situação possa ser resolvida. "Queremos resolver o impasse e estamos buscando canal de entendimento. Aguardamos que o Governo possa também querer este entendimento", disse.

Na OAB
No encontro na OAB-CE, a diretoria do sindicato, por meio de seu presidente, Anísio Melo pediu que a Ordem intermediasse a negociação e abrisse um canal de divulgação da luta da categoria. Já a OAB-CE solicitou que a categoria entregue hoje às comissões sindical e de direitos humanos um documento contendo as razões da greve, mostrando as reivindicações para que a entidade possa informar a sociedade por meio de um comunicado os motivos da luta. O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, destacou que quer conhecer os documentos sobre a ação e recurso, para depois se posicionar. "A OAB colocou comissão sindical à disposição da Apec para que ela se justifique. Posteriormente, vamos analisar a possibilidade de ingressarmos ou não em juizo", ressaltou.

Luta
40 dias é o tempo em que os professores da rede estadual de ensino estão em greve. Entre outras exigências, a categoria exige o pagamento do piso salarial nacional 
150 mil reais é o valor acumulado da multa determinada pela Justiça. Para cada dia de paralisação desde a decisão judicial, o Sindicato deve pagar R$ 10 mil.

Fonte: Diário do Nordeste

Jovem que residia no Crato morre afogado na capital paraibana


O jovem Samuel Brito da Silva, 31 anos, natural de São Paulo, e que residia com os pais na cidade do Crato - CE, foi encontrado morto na tarde desta segunda-feira (19), após se afogar em um rio na Barra de Gramame II, em João Pessoa-PB. Samuel estava na capital paraibana na companhia de um grupo de amigos a passeio. 

Ele teria ido a Barra de Gramame conhecer o paraíso natural com os colegas, quando se afogou nas águas turvas do rio. Samuel era filho do comerciante e maçon João Batista da Silva e Maria do Socorro Brito da Silva. 

Familiares estão providenciando o translado do corpo para a cidade do Crato onde será sepultado.

Fonte: Miséria

AddThis